As manobras estatísticas para ocultar o desastre do mercado de trabalho, por Luis Nassif

Repare que, em períodos de aprofundamento da crise - 2015 e no ano passado - aumenta a proporção de contribuintes na força de trabalho. Significa a demissão maior foi de trabalhadores com contratos informais de trabalho.

Estudo realizado pela Rede de Pesquisa Solidária estimou quais grupos de empregos e trabalhadores são mais afetados pelo impacto econômico da pandemia – Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

A propaganda oficial costuma recorrer a uma “pegadinha” para edulcorar os dados de desemprego. Trata-se de divulgar, de forma isolada, os dados sobre a População Ocupada. Pelos dados que acabaram de ser divulgados, do trimestre mar-mai 2021, houve aumento de 809.000 pessoas ocupadas, uma alta de 0,94% em relação ao trimestre dez 2020-fev 2021.

Ocorre que, no mesmo período, a População Economicamente Ativa (PEA) – ou seja, pessoas em idade de trabalho – aumentou em 1.180.000 de pessoas. Portanto, houve um aumento de 372.000 na população desocupada. Ou seja, para manter o mesmo nível de ocupação, a geração de emprego tem que, no mínimo, acompanhar o crescimento da PEA.

As curvas de desalentados na Força de Trabalho e de subocupação teve mudanças mínimas e se mantêm em patamares muito mais elevados depois da reforma trabalhista do governo Temer. O mesmo ocorreu com a subocupação.

Outro dado que comprova o desmonte do mercado de trabalho, a partir de Temer, é a relação entre contribuintes (com pagamento ao INSS) e força de trabalho.

Repare que, em períodos de aprofundamento da crise – 2015 e no ano passado – aumenta a proporção de contribuintes na força de trabalho. Significa a demissão maior foi de trabalhadores com contratos informais de trabalho.

Aqui, os dados da composição do emprego nos dois períodos.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Estudo realizado pela Rede de Pesquisa Solidária estimou quais grupos de empregos e trabalhadores são mais afetados pelo impacto econômico da pandemia – Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens”

    Todo e qualquer estudo que relacione as desgraças que o pais está passando com pandemia, é elaborado e divulgado por golpistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador