As mudanças no mercado de mídia

Nos próximos meses haverá mudanças expressivas no mercado publicitário para a Internet, com a implantação progressiva das análises socioeconômicas de audiência.

Até agora, vigorava apenas a audiência, o pageview. Esse modelo promoveu distorções em relação ao que vigorava no mercado impresso. Por lá, a qualificação do leitor vale mais do que a mera tiragem. É o que faz, por exemplo, a publicidade em O Globo custar mais do que no Extra – do mesmo grupo. Ou o segundo no Jornal Nacional mais do que em um programa de auditório.

***

Essa indiferenciação permitiu a consolidação de alguns fenômenos tipicamente brasileiros, como os portais de Internet, uma grande porta de entrada onde se misturam notícias, entretenimento, horóscopo, nus, sites infantis. E também a chamado turbinação de audiência, parcerias com sites ou com serviços (como de downloads) que aumentavam a visitação sem necessariamente aumentar a qualificação.

***

Atualmente, os medidores de audiência não mensuram o perfil sócio-economico do usuário. São serviços como o Google Analytics ou o Comcast, adotados por agências de publicidade, mas focando exclusivamente audiência.

Agora, outros serviços começam a entrar visando a qualificação do leitor. É o caso da parceria Nielsen-Ibope que usa um modelo similar ao dos aparelhos de medição de audiência de TV.

O serviço montou um painel de audiência com 12 mil usuários. Cada qual instala um programa no seu micro permitindo o acompanhamento permanente dos sítios visitados. A partir daí, desenham-se os perfis socioeconômicos dos usuários de cada site.

***

Nos primeiros estudos, percebeu-se uma diluição gradativa da audiência. Os grandes portais ainda lideram, ao lado das redes sociais e dos serviços de e-mail. Mas há um enorme crescimento dos sites de vendas e uma dispersão cada vez maior da audiência por blogs de todos os setores e por sites de vendas.

Recentemente, Meio & Mensagem divulgou um estudo mostrando uma redução no volume de publicidade da Internet. Mas o universo acompanhado era apenas o dos grandes grupos jornalísticos, não captando a pulverização da audiência por toda a net.

***

Esses dois movimentos – o da redução dos grandes portais e aumento dos pequenos – define como vitoriosos os modelos de publicidade distribuída, capitaneados pelo Google.

Por enquanto, esse tipo de publicidade representa uma receita marginal para os sites. Mas gradativamente estão entrando no mercado outros grupos concorrentes, trabalhando o mesmo sistema: o anunciante define palavras-chave e perfis de sites e blogs, e o serviço distribui a publicidade pelos sítios cadastrados.

***

Nos últimos tempos Nielsen-Ibope passou a buscar clientes nos sites e blogs independentes, considerando saturado e em queda o mercado dos grandes portais e sites.

Esse mesmo movimento já se nota no mercado publicitário, com as agências aprendendo a trabalhar picado buscando segmentar a veiculação.

O próximo grande impulso será dado pela Secom, a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, ao implementar as análises socioeconômica nas campanhas das estatais.

É um movimento rápido de mudanças que abrirão espaço para novas experiências e deixarão alguns mortos pelo caminho.

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boas novas

    Que as agências trabalhem com a realidade inequívoca da audiência/visitação da internet e consiga com isso mudar diretrizes dos ramais e caminhos de informação, já carcomidos pela falta de escrúpulos éticos e morais, que ora se vê na mídia tradicional.

    1. (melhor dizendo)

      Que as agências trabalhem com a realidade inequívoca da audiência/visitação da internet e se consiga com isso mudar diretrizes dos ramais e caminhos de informação, já carcomidos pela falta de escrúpulos éticos e morais, que ora se vê na mídia tradicional.

       

      Odonir Oliveira

       

  2. Sim, é fato!

    “É um movimento rápido de mudanças que abrirão espaço para novas experiências e deixarão alguns mortos pelo caminho.” (Luis Nassif)

    No entanto, diferentemente da mídia clássica e unidirecional, a internet é viva, pulsante, interativa e não se acomoda em “engolir” a propaganda; reage e realiza o movimento contrário, quando o que é divulgado não se confirma.

    Isto, evidentemente, muito além das cores e formas chamativas em que se embrulham os produtos, impõe ao divulgador responsabilidade compartilhada quanto à qualidade do que anuncia, ou comunica.

    Quem considerar apenas o “cashflow” ao aceitar anunciantes na sua mídia, e produzir ou divulgar conteúdo ruim para o que considere a “sua” linha, pode ter a absoluta certeza de ver a “sua” frequência se esvaziar no dia a dia.

    É extremamente fácil criar um portal, um site temático, um fórum ou um blog hoje em dia.

    Difícil é mantê-lo atualizado e produzir conteúdo de qualidade para a sua “freguesia”.

     

    1. E cuidados ao demonstrar “interesses” na rede

      Mayo,

      vai um pouco mais longe. Sou cliente de um pet que atende “as crias” aqui da casa. Outro dia um deles esteve “doentinho” e aproveitei para levá-los. Serviço completo: consulta, “pedicure” “banho e tosa” mais os remédios. Paguei com o cartão. Quando cheguei em casa e entrei no “Google” TODOS os anúncios já estavam direcionados para a saúde, bem estar e cuidados dos animais, inclusive com nomes, endereços e sites de veterinários e pet’s. Como não acredito que essa informação da “minha necessidade” foi repassada pela administradora do cartão, até pode, mas não acredito, penso que quem “jogou” essa informação na rede foram os fabricantes dos produtos que eu comprei com a correspondente “baixa” no estoque da loja e claro o acesso a minha ficha de cliente.

      Percebi também que o mesmo ocorre quando você compra passagens aéreas e hospedagem.

      Cuidado ao dizer na rede que vai participar de um panelaço. Tuas páginas vão “lotar” de anunciantes e fabricantes de panelas. Bem feito. 

      1. Resposta

        o que ocorreu, foi que provavelmente alguém na sua casa fez pesquisas na internet sobre o pet doente e assim o google já identificou sua necessidade.

        quer fazr um teste, passe 5 minutos navegando pelo mercadolivre, olx ou qualquer um de compras e logo após acesse seu facebook. já terá anuncios dessas empresas.

        1. Mineração

          É uma técnica conhecida como mineração de dados.

          Há aplicações ” para o bem ” desta técnica.

          Fala-se inclusive em aplicações na agropecuária.

      2. Resposta

        o que ocorreu, foi que provavelmente alguém na sua casa fez pesquisas na internet sobre o pet doente e assim o google já identificou sua necessidade.

        quer fazr um teste, passe 5 minutos navegando pelo mercadolivre, olx ou qualquer um de compras e logo após acesse seu facebook. já terá anuncios dessas empresas.

      3. É verdade, LACosta, bem lembrado!

        Essa é a função dos “cookies”, “super-cookies” e “robots”… verdadeira praga!

        Além desses, muitas outras formas de “exposição” podem ocorrer inadvertidamente (ou não) e dar margem a invasões de privacidade e até piores coisas, principalmente a partir de “redes sociais”, mas, também, a partir dos extensos cadastros, nem sempre bem protegidos, que muitas vezes nós mesmos preenchemos em sites e lojas “virtuais”, ou através de downloads de aplicativos e programas ditos “gratuitos”, mas que depois saem bem caro para os distraídos do turno, que acabam às voltas com malwares, spywares, vermes, vírus, trojans e demais fauna binária, quando apenas queriam “economizar”.

        Abs

  3. Mídia tradicional(de papel)

    CARLOS FERNANDO LINDENBERG NETO A internet informa:

    ‘O tradicional é eficiente’ Depois de terem surfado na onda da novidade, as grandes empresas desse admirável mundo novo da comunicação buscam “mídias tradicionais” Se todos estão hoje ligados à internet e inseridos nas redes sociais, a melhor forma de anunciar uma marca, um produto ou um serviço é por meio da internet e das redes sociais, certo? Errado. Que o digam Facebook, Google e Apple, estrelas desse novo mundo da comunicação.

    Pesquisa da Nielsen no Reino Unido mostra que até agora, em 2015, o Facebook investiu 375 vezes mais em publicidade nas “mídias tradicionais” do que em todo no ano passado. Não é preciso dizer mais nada.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/218254-a-internet-informa-o-tradicional-e-eficiente.shtml

  4. quase todo mundo se mexendo

    em busca de informações sobre nós, internautas. Ontem ao visitar o site do The Guardian, pediram para responder a um extenso questionário, que respondi porque fico agradecida porque não assino e assim mesmo leio o que quero. Fiz também umas buscas no TripAdvisor e de novo um questionário querendo saber como fiquei sabendo do site. Uma das perguntas era se tinha sido por um anúncio na televisão, claro que não!

  5. O kamell rapou a conta do blogueiro

    ”Há algumas semanas, por ocasião do evento de democratização da mídia do qual participei, na hora de pagar a conta, descobri que os advogados de Ali Kamel, chefão da Globo, tinham mandado limpar minhas duas contas, a do BB e a da Caixa.

    Os advogados entraram com uma petição e, em tempo recorde, questão de horas, o juiz usou o sistema Bacen, num final de semana à noite. E eu ali, fora de casa, em outra cidade. Uma inexplicável violência judicial, a meu ver, visto que tenho o dinheiro para pagar o processo, investido em outro lugar, e só estava esperando um comunicado da justiça para fazê-lo. Não esperava que saqueassem as contas que uso para viver.

    Nosso Judiciário é mesmo estranho: como assim limpar as contas de um cidadão brasileiro, deixando-o sem condição de se movimentar ou alimentar-se? Não deviam fazer isso nem com um bandido, ainda mais com um blogueiro cujo único crime foi incomodar um poderosinho da Globo, que não gostou de ver a concessão pública que dirige ser criticada.

    Devia existir uma regra que, em casos similares, se deixasse ao menos o suficiente para o cidadão pagar um almoço! Eles pegam tudo! Pegaram inclusive na conta poupança, o que meu advogado disse ser uma ilegalidade.”

    http://www.ocafezinho.com/2015/05/06/reflexoes-contraditorias-apos-um-dia-na-puc-mg/

  6. Passivo x ativo

    Há pouco mais de seis meses passei a frequentar blogs independentes de notícias e a interagir com os mesmos através de postagens de comentários. O que eu percebi foi o aumento de meu envolvimento com a notícia e de minha conscientização dos fatos narrados, de um modo que não acontecia diante da TV, posto que ali nos colocamos de forma passiva, enquanto na Internet procuramos ativamente pelo que nos interessa.          

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador