Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

Qual a intenção  de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.

A intenção foi puramente política, de bater, bater, bater em Lula, até que arriasse emocionalmente.

Não existe ética na guerra. E não existe a figura do inimigo no direito. A Lava Jato se tornou uma operação de guerra, caçando o inimigo e o direito se tornou instrumento de vingança.

Não viam a figura da mãe e da avó, mas apenas a mulher do inimigo a ser abatido.

Divulgaram como prova de crime os pedalinhos que dona Marisa comprou para os netos. Invadiram sua casa, entraram em seu quarto, reviraram até o colchão da cama. Levaram seu marido detido, expuseram incontáveis vezes os filhos no tribunal da mídia.

Esse exercício continuado de crueldade, mais do que estilo jurídico, é marca de caráter.

É possível encontrá-lo em diversos personagens e diversas situações, cada qual subordinando-se aos ritos da classe e às prerrogativas da profissão.

No Judiciário, gera alguns juízes vingadores. No Ministério Público, alguns projetos de torquemadas. Cada qual busca a jugular do inimigo valendo-se das armas que lhe foram conferidas institucionalmente. Não lhes exija momentos de civilidade, respingos de respeito, gotículas de humanidade.

No PCC, há chefes sanguinários que não se contentam com assassinatos de imagem e mortes civis: eliminam fisicamente os adversários.  Na Polícia Militar os soldados que, com um revólver na mão, se consideram donos do mundo e das vidas. No crime, o poder das chefias depende apenas da meritocracia: não há concursos, nem carreiras pré-definidas, com planos de cargos e salários. E eles correm risco, pois não contam com a blindagem do Estado. São cruéis e são valentes.

Em comum, todos os vingadores, os da lei e os fora-da-lei, têm a crueldade de caráter, o gozo infindável de chutar o adversário de todas as formas, de tratá-lo como inimigo, os fora-da-lei matando pessoas, os da lei expondo-as ao direito penal do inimigo, desumanizando-as, transformando donas-de-casa em cúmplices, presentes de avó para netos em provas de crime, violando seu quarto, sua penteadeira, suas lembranças.

Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro e cada procurador colocarão uma marca a mais no coldre virtual de onde empunham suas armas legais. Que pelo menos tranquem a porta antes de iniciar a comemoração.

131 comentários

    • Concordo

      Juízes, promotores, meganhas,jornalistas, trolls e comentaristas de grandes portais são os responsáveis pela morte de Dona Marisa.

      Acontece que a culpa é uma merda. Não dá pro sujeito esconder.

      A grande mídia denotou sua culpa reagindo de forma bsolutamente fria e indiferente à morte de Dona Marisa. Trolls estão reagindo à culpa pela morte dela com comentários violentos e insanos nas redes. E já comerçaram a  dar as caras por aqui. Os canalhas da Lava Jato, devem estar comemorando, como sugeriu Nassif, assim como alegre está o capeta no inferno, aguardando-os, todos, no umbral da morte.

      As mãos da nova direita golpista estão manchadas de sangue.

  1. Uma bandeira… Marisa e

    Uma bandeira… Marisa e Lula, vida em movimento, pra sempre.

    Dentre todas as imagens, uma das mais significativas, pelo simbolismo do início da jornada, a que fica guardada em nossos corações, é a que narra a criação de um movimento que buscava a emancipação de todas as pessoas, uma visão generosa e solidária de mundo, imortalizada na pura e simples criação de uma bandeira…

    Uma bandeira, um  manto rubro, em cujo centro despontava o desenho de uma estrela…

    Uma estrela forjada dia a dia na luta de todos… de cada companheiro, amigo, militante, operário, amigo… ,de todos,  que com a luz de cada traço, cada abraço, cada gesto, a tornaram única e imprescindível …

    Uma bandeira, um manto pleno da força de cada um dos que firmaram seus nomes e deram vida a intenção de seus criadores… um grupo de operários… aos quais se uniram pessoas de boa vontade de todos lugares… do Brasil… do mundo…

    Um manto feito de propósitos indestrutíveis, como o amor a solidariedade e a luta.

    Um manto simples, mas com tanta emoção e força capaz de comover uma nação.

    E todos nós,  homens e mulheres,  de coração e alma generosos, em traços indeléveis, também assinamos este manto e damos  vida e cor a novas formas, a novas estrelas…

    Lula… Marisa…

    Neles não há enigmas a serem desvendados.

    São apenas poesia e luta, vida em movimento, pra sempre.

    Daí eu pergunto.

    Mas, para que tudo isso? (violência e barbárie, dos que, ao invés de festejarem a vida, celebram a morte).

    Que coisa mais sem sentido.

    Eles acham que podem matar Marisa… Lula…

    Quanta falta de senso, quanta falta de sentimento, quanta falta de humanidade, quanta falta de tino…

    Esquecem, em sua pequenez moral, que não mais podem  atingir seu intento..

    Já faz  tempo, mais precisamente uma vida, em que  a cada ato seu em defesa deste país, a cada gesto humano em defesa do próximo, a cada olhar fraterno distribuído aos que o cercavam, que esta figura humana ímpar, passou a viver um pouco em cada um de nós, e, nós , cada vez mais em Lula… e em Marisa…  e em cada companheiro de luta deste país imenso…

    Não, não podem matar Lula…  , não, não podem matar Marisa Letícia… assim como não podem calar a voz do povo…nem aprisionar sua alma….

    …não, eles  não podem….tirar o fulgor das estrelas….

    Nem agora.

    Nem depois.

     

    “Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante. E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais. E assim – dizem – recontam a vida. Agora retiram de mim a cobertura de carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela!”

    Elis Regina, em trecho do espetáculo Trem Azul

    http://www.youtube.com/watch?v=9WWtsBqSQWg

     

  2. Estava agora mesmo ao

    Estava agora mesmo ao telefone com um amigo falando algo parecido com isso. No início, chamavamos esse bando que assaltou o poder – juntamento com seus mentores, apoiadores e patrocinadores (além dos políticos, obviamente, também procuradores, juízes, mídia et caterva) – simplemente de golpistas. 

    Infelizmente, a cada dia comprova-se que não são “simplesmente” adversários políticos sem escrúpulos. São CRIMINOSOS de alta periculosidade.

  3.  
     Breno Altman31 de janeiro

     

     Breno Altman31 de janeiro às 11:58 ·  

    SOBRE A FORÇA VITAL DO PT

    Hoje se reúnem as bancadas do PT no Senado e na Câmara dos Deputados, para decidir o que fazer na eleição das mesas diretoras.

    Há dez dias, depois da última reunião do Diretório Nacional, tudo parecia caminhar para um acordo com Eunício de Olivera e Rodrigo Maia.

    Mas a reação da militância petista, transversal a todas as tendências, se transformou em uma onda avassaladora de pressão, chancelada pelo próprio presidente do partido, Rui Falcão, e também por Lula.

    O mais provável, agora, é uma ampla maioria contra qualquer voto em candidatos do campo golpista.

    Como em 1993, quando as bases petistas derrotaram por 70% dos votos a posição suicida a favor do parlamentarismo, que tinha, então, o apoio de 70% da direção central, incluindo o ex-presidente da República, José Dirceu e José Genoino.

    Será um feito histórico: mais uma vez a força vital do PT, representada por incontáveis lutadores e lutadoras que se espalham pelo país, impedirá uma catástrofe política.

    Repito a velha máxima do falecido David Capistrano Filho, um dos comandantes da virada pro-presidencialista de 1993: o PT é formado por generais paraguaios e sargentos norte-americanos, mas sua militância continua a ser de soldados vietnamitas.

     

    • David Capistrano! Faltam caras como ele!

      David Capistrano! Grande cara que mesmo anos e anos depois de morto, recebe prêmios internacionais pela gestão da saúde pública em Santos, tanto pelo período em que foi secretário do governo Telma, quanto pelo período como prefeito que a sucedeu. Nós aqui em Santos, jamais soubemos reconhecer sua grandeza ou conhecê-lo a fundo. Paradoxalmente, após campanha massacrante da mídia local, tal qual agora vem sendo feito contra Lula, nunca mais o PT conseguiu se eleger na cidade. 

  4. Faltou incluir o PIG/PPV e a PF

    Caro Luís Nassif, caros leitores,

    Subscrevo o artigo, com um acréscimo, como mostra abaixo:

    “Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro, cada procurador do MP, cada policial federal, cada profissional dos meios de comunicação que promove o linchamento de pessoas investigadas colocará(ão) uma marca a mais no coldre virtual de onde empunha(m) suas armas legais. Que pelo menos tranque(m) a porta antes de iniciar a comemoração.”

  5. Quando os indivíduos se tornam piores que corvos

    Linchamento e quebra-quebra são coisas que saem da racionalidade humana. Por mais sensatos que pensamos ser, muitas vezes, nos envolvemos em linchamentos sem perceber… depois é tarde para voltar atrás. 

    Lembro, por exemplo, na Inglaterra, quando muitos adolescentes de classe média iam devolver aparelhos eletrônicos roubados de lojas depredadas devido a um distúrbio. Eles não conseguiam sequer explicar por que haviam feito aquilo. 

    Em nosso caso, quando a poeira abaixar, talvez daqui alguns anos, fico a pensar quantos “bons cristãos” conseguirão confessar que ajudaram a linchar a esposa do Lula.

    Mas sei… Já se foi o tempo em que arrependimento matava.

    E por falar em bons cristãos, ofereço aos linchadores de plantão uma pequena citação de um bom entendedor dessas coisas brasileiras.

    “Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o o inquiridor, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado, já está comido. São piores os homens que os corvos. O triste que foi à forca, não o comem os corvos senão depois de executado e morto; e o que anda em juízo, ainda não está executado nem sentenciado, e já está comido”. Pe Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos peixes.

    • Tenho lido esse texto

      Tenho lido esse texto amiudadas vezes e feito precisamente essa ligação. Meus parabéns Sr Y

    • Quando os indivíduos se tornam piores que corvos

      Concordo plenamente com Luiz Nassif, vai ficar na historia triste do nosso país,esse massacre que estão fazendo com Lula e sua família,a morte de dona Marisa é so uma das coisas terriveis que está acontecendo

       

    • Trol é como mosca varejeira:

      Trol é como mosca varejeira: vive na merda e dando umas voadas por aí, pousando aqui e ali.

  6. Até agora quase nenhum

    Até agora quase nenhum político que não seja do PT, PSOL, PC do B e outros partidos de esquerda não manifestou qualquer pesar ou solidariedade ao Lula.

    Será o silêncio dos cumplices?

  7. Eles querem destruir o Lula e

    Eles querem destruir o Lula e depois salgar a terra. Os golpsitas sabem que o melhor é acabar com ele e se possível com a sua família também, pois ele será sempre uma ameaça eleitoral.

     

  8. Aa verdade é que nós tentamos

    Aa verdade é que nós tentamos humanizar um pouquinho o Brasil. Distribuir melhor a renda, dar cidadania, incluir os miseráveis, tornarmos mais dignos para construir algo perto de uma nação. Sempre dentro da dita lei, feitas por eles para eles. Tivemos alguns bons resultados que incomodaram muito. Dinheiro, poder, privilégios, regalias são para eles algo não negociável. Não tiveram perdão. Mataram e arrancaram a cabeça. Não têm um pingo de respeito. Nem com a mãe do José Dirceu, nem com a família do Lula, do Genoíno, Gushikem, Mantega. O que for preciso, tudo, eles fazem sem dó. Escutei até fogos hoje pela manhã.

    como disse, tentamos. Jogando com as leis deles, no campo deles, com o juiz deles, com a imprensa deles, com o poder ilimitado deles.

    estamos derrotados, sim. Passaram um trator em cima, deram ré e passaram de novo. E eles não tem um minimo de sentimento não. Não pensem que vão parar ou terem dor de consciência, não. Sabem que podem tudo. Fazer o mal dizendo que é para o bem. Matam de manhã e à tarde vão para festa. Vão continuar se vendendo ainda santos, honestos e gente do bem.

    Há duas escolhas para nós. Continuarmos sendo mortos, violentados, massacrados, humilhados, escrachados. Ou, reagir cirurgicamente. Com estratégia e táticas, mas pontualmente. Não precisa de manifestação de rua não. No atual estágio não funciona mais. Democracia?, que democracia? Justiça? Que justiça? 

    Alvos e Ações pontuais, Cirúrgicas. Onde e quem realmente interessa.

     

  9. A dor no coração e a dor na consciência.

    Antes de tudo, nossos sentimentos e nossa solidariedade ao Lula, família e amigos. Esse texto do Nassif  sintetiza a miséria moral, ética e profissional dos golpistas que tomaram o poder. Se lhes faltam empunhar as armas com que o PCC comete seus crimes, não lhes faltam as mãos manchadas de sangue, Eles devem saber hoje, sobretudo a fgura do fantoche Moro, que essa mancha nunca se apagará, vão carrega-lá até o fim de seus dias. 

  10. O símbolo maior da falta de

    O símbolo maior da falta de caráter da Lava Jato é o grampo à Dona Marisa e sua divulgação. Não tinha nenhum motivo pra grampeá-la e muito menos divulgar. E o que ela falou é o que eu falaria também vendo a palhaçada que foi a manipulação da massa pela mídia, melhor, Globo. Aliás, depois que passar a reforma da previdência que o governo quer, eu diria que enfiar a panela no c… é pouco pra esses idiotas que endossaram a tomada do poder dessa camarilha. E foi um episódio com Dona Marisa que mostra o mau caratismo da nossa imprensa = quando ela fez  no jardim uma estrela do pt, foi massacrada pela imprensa, a frente Augusto Nunes, que, se for usado como parâmetro de civilidade num jornalista, torna  Noblat um Pulitzer . A mesma imprensa que ficou quietinha quando o casal Temer simplesmente gastou uma fortuna para mudar os tapetes persas da residência oficial, descaracterizando o projeto inicial de Niemayer, porque a primeira dama não gosta de nada vermelho. E o ataque desses dois poderes contra ela mostra que eles sabiam a importância que dona Marisa é pro Lula. Que ele seja forte pra passar por esse momento que é de uma dor sem tamanho. 

  11. Pesar.

    Lamento a perda de Marisa e o sofrimento da família Lula da Silva. Lamento a perda dos brasileiros, perda da esperança da construção de país mais igual, solidário, justo e democrático. Lamento também a perda de humanidade e de civilidade dos que abraçaram o ódio e preconceito reagindo com selvageria , violência inusitada e desregrada como a que observamos na república do paraná, seus torquemadas e simpatizantes.

  12. Inquietação

    Após algumas horas da divulgação da notícia sobre Dona Marisa , algo chama a atenção no comportamento do mainstream da mídia : a discrição com que divulga a notícia. 

    Todos os holofotes ficaram voltados para a eleição do presidente da Câmara . Na Globo News , nenhuma chamada ao vivo da porta do Hospital Sirio Libanês . Nos portais de notícias da internet , o fato está sem destaque , colocado entre as demais notícias. 

    Num ambiente em que a regra é a repetição até a exaustão de qualquer assunto por mais irrelevante que seja , o tom morno dos principais veículos de mídia é indicativo de algo fora dos eixos . 

    Seria o receio de que sejam colocados em evidência e acusados pelo linchamento de Dona Marisa ? Seria o receio de que mais uma vez cometeram um erro estratégico – como no caso da condução coercitiva – e agora Lula possa ser retratado como um mártir ?  Ou que a tese de perseguição a Lula possa ganhar mais força ainda ? 

    Enfim , há inquietação entre os gentios. Mas eles aguardam os desdobramentos , para definir como vão agir .

    •  Me pergunto isso desde a

       Me pergunto isso desde a madrugada: Seria uma das opções abaixo ou todas elas?

      – A divulgação de sua morte causaria comoção e apoio popular a Lula

      – O desrespeito mesmo após a morte, agora a tratando com irrelevancia (após o deboche em vida)

      – O silêncio dos “cumplices de um assassinato”

      – Medo de despertar a turba

      – Batalha vencida, foco na batalha seguinte!

    • A inquietação

      Sobre o assunto passar discretamente…

      Seria o receio de que sejam colocados em evidência e acusados pelo linchamento de Dona Marisa ? Seria o receio de que mais uma vez cometeram um erro estratégico – como no caso da condução coercitiva – e agora Lula possa ser retratado como um mártir ?  Ou que a tese de perseguição a Lula possa ganhar mais força ainda ?

      Certamente que sim.

      A condução coercitiva foi um monumental erro estratégico: não apenas começou ali o desmoronamento da imagem da Lava-Jato, como também passou o recibo do golpe, fez a maior parte da esquerda acordar e recolocou Lula de vez no jogo.

      Outro erro estratégico, ainda mais na confusa situação atual (não acreditem em quem vê estabilidade em tempos de Trump), é tudo que a mídia/Lava-Jato não precisa.

  13. Dona Marisa e os três S: SUS, Sírio e Sérgio Moro

    Por Nirlando Beirão.

    http://noticias.r7.com/blogs/nirlando-beirao/2017/02/02/dona-marisa-e-os-tres-s-sus-sirio-e-sergio-moro/

    Dona Marisa e os três S: SUS, Sírio e Sérgio Moro

    Hoje, 2 de fevereiro, os baianos sabem, é dia de festa no mar. E de tristeza na terra. Foi confirmada a morte cerebral da companheira do Lula, dona Marisa.

    Deve ter gente celebrando. Lembro, por exemplo, das duas patetas que foram para a porta do Sírio-Libanês portando cartazes e debochando do fato da ex-primeira-dama ter recorrido a um hospital particular, e não ao SUS.

    A ignorância, no Brasil, insuflada por um setor da imprensa ideologicamente orientado e politicamente enviesado, desconhece que o Sírio-Libanês acolhe, de graça, um imponente número de usuários do SUS.

    A ignorância – junto com a má fé – não consegue aceitar que uma ex-primeira-dama fosse tratada num hospital de ótimo nível só porque ela se casou com um torneio mecânico. Aos pobres, os maus tratos; aos ricos, as benesses de um sistema eternamente injusto.

    (O SUS, aliás, com todas as suas limitações, é um sistema muito mais humano do que imaginam as duas idiotas postadas no Sírio em seu plantão de ódio)

    Dona Marisa vinha sofrendo humilhações mais doloridas do que esta. Por ter acompanhado o marido na visita a um apartamento no Guarujá que os dois acabaram não comprando (a PF divulgou esta semana, com a maior discrição, esta conclusão), passou a se submeter ao escrutínio feroz do juiz Moro.

    Aquele que só vê crime de um lado – com as outras organizações igualmente criminosas, ele se confraterniza alegremente, em simpósios engravatados e coquetéis de luxo.

    Dona Marisa se foi. Agora só falta o Lula, né mesmo, doutor Sergio Moro?

    • O Sírio é considerado privilégio.

      Porque a saúde no Brasil que não admite o SUS é tratada como uma mercadoria. Não pode ser oferecida a população pelo Estado. O pobre só tem direito ao atestado de óbito onde consta morte de causas desconhecidas. Porque de que sofre e perece o pobre a ninguém interessa. O Sírio e outros centros de excelencia devem ser acessíveis exclusivamente aos bandidos sonegadores da Zelotes, protegidos pelo judiciário corrupto, associado as quadrilhas de empresários controladores de concessões públicas de comunicação. Cuja associação abjeta e criminosa está destruindo o país e formando uma sociedade de ignorantes fascistas bestializados. Uma boa contrapartida para o saque de 1,3% do PIB que a instituição parasita arranca todos os anos do Orçamento da União. A contrapartida, um país destruído habitado por uma população bestializada e fascista.

  14. No Mercy…

    Tudo isso nos ensina algo: Não há que se ter misericódia dessa gente quando chegar a hora!

    Não se ensina bons modos à mesa a canibais, não se trata fascistas com gestos democráticos…

    O que esse pessoal está fazendo é a lógica da guerra total…não poupam civis e fazem feridos apenas para retardar o movimento dos inimigos…

    Eu sei que por aqui, inclusive o editor do blog, há gente que acredita em civilidade e republicanismo com esse escória, sob o argumento de que não nos igualamos a eles…

    Errado: nossos propósitos são diferentes, eles querem acabar com a Democracia e nós não…Então não há igualdade entre nossas ações, ainda que pareçam antidemocráticas…

    Quando chegar a hora não podemos fazer prisioneiros…

  15. Assim é. País sem pudor!
    Qual é o sabor do cocô que estes traidores da Pátria comem? Será que comem por que gostam ou porque os convenceram de que era bom?O fato é que os caras comem cocô. Só pode ser isto! E distribuem fartamente entre seus apoiadores que, manipulados e enganados, compartilham do banquete de merda.
    “Assim é. País sem pudor! TERIA SIDO UM GOLPE? TERIA SIDO UM GOLPE COMANDADO PELOS PODERES DA REPÚBLICA, SOB DOGMAS DOS PODEROSOS MULTI-NACIONAIS E GOVERNOS EXTERNOS?”> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/01/05/assim-e-pais-sem-pudor-teria-sido-um-golpe-teria-sido-um-golpe-comandado-pelos-poderes-da-republica-sob-comando-dos-poderosos-internacionais/ ”O que você acha? Você ainda tem dúvidas?Não as tem? Está convencido de que foi um golpe? Está convencido de que não foi um golpe?…”

  16. Valeu Marisa!
    Viva
    Valeu Marisa!
    Viva Marisa!
    Paz e Bem Marisa
    “De Marisa em Marisa
    ter Marisa sempre”
    Lula e família força, paz e bem!

  17. “QUE PELO MENOS TRANQUEM A PORTA…”
    Assim é. País sem pudor! “QUE PELO MENOS TRANQUEM A PORTA ANTES DE COMEÇAREM AS COMEMORAÇÕES…”> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/02/02/assim-e-pais-sem-pudor-que-pelo-menos-tranquem-a-porta-antes-de-comecarem-as-comemoracoes/ ”…Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro e cada procurador colocarão uma marca a mais no coldre virtual de onde empunham suas armas legais. Que pelo menos tranquem a porta antes de iniciar a comemoração. …”

     

  18. A elite brasileira é perversa

    A elite brasileira é perversa e já provou isso em diversas passagens, principalmente, nos inúmeros períodos de exceção a que o país foi submetido na sua história, lembro de cabeça do episódio que aniquilou a panair do Brasil.

    A perseguição jurídico-midiática que, certamente, influenciou em muito na morte de dona Marisa é mais um caso em que pessoas usam as instituições como biombo para aruinar a vida de seu desafeto.

    moro e seus rapazes conseguiram, devem estar saltitantes com o mal infringido a Lula e quem sabe com a sua prisão, finalmente, possam comemorar seu grande ato de heroísmo num evento patrocinado pela globo. 

  19. Isso é o suficiente para que

    Isso é o suficiente para que vocês entendam finalmente que vocês não estão argumentando com adversários políticos, que vocês estão tentando argumentar com criminosos? Que inimigos devem ser liquidados antes que eles liquidem vocês? Nesse jogo não têm espaço para ingenuidade e quem perde acaba morto, então já está mais do que na hora de parar com a ingenuidade.

  20. Quem são os bandidos?

    Seriam os bandidos os empresários da construção civil pesada que aderiram ao CARTEL e ao CAIXA DOIS institucionalizados que alimentavam as mesas dos banquetes onde se fartaram autoridades públicas conhecidas e membros do judiciário não tão conhecidos assim, durante décadas? Ou são os cínicos hipócritas criminosos que levaram o projeto de país soberano e respeitado no cenário internacional ao colapso, passando por cima das leis constitucionais e infraconstitucionais, sob o pretexto de empreender a luta contra a corrupção que eles mesmos cultivaram e cultivam no país há décadas?

  21. Texto pungente…

    Porque evoca páginas recentes da nossa triste história, e da baixeza humana e moral do nosso presente.

    Para entender o lastro de nossa miséria politica, da qual dona Marisa é mais uma vítima, recomendo o curta “Eunice, Clarice e Thereza”, tem no vimeo…

    Meus sentimentos e o profundo respeito ao presidente Lula e família.

     

  22. luiz Nassif
    É o caso clássico

    luiz Nassif

    É o caso clássico de bater não importa o motivo, não é mesmo?

    O ministerio público agiu com indicios e o juiz ainda não julgou. Assim fica facil fazer o papel de quinta coluna da defesa do ex presidente falando em provas. Se o MP bastasse apresentar provas irrefutáveis (e aqui não se fala na contraposição da defesa), para que julgamento? E como dito, julgamento ainda não houve. Nesse ponto, quem é contra o ex-presidente, pega os indicios do MP e os considera dignos de credo, já quem defende o ex-presidente, se apoia no argumento da defesa, como se a construção teórica do advogado fosse suficiente para demonstar indicios, Ou seja, voce que defende o ex-presidente acusa os que dele divergem, de fazer a mesma coisa que voce faz.

    Voce atenua o caso dos pedalinhos quando são indicios fortes de titularidade, porque ninguem em sã consciência reforma algo que é de outro. Mas como dito, o caso não foi julgado ainda.

    Não existe relação de causa e efeito entre a doença da esposa do ex-presidente e o processo. Voce replica aquilo que o presidente do PT falou quando ela foi internada e ao que me consta voces nao são médicos. Ou seja, o uso politico da infeliz doença começa com aqueles que se dizem defensores do ex presidente e que deveriam ser os primeiros a tentar protege-los.

    A doença e ao que parece o falecimento da esposa do ex-presidente não os torna inocentes das acusações nem vitimas de perseguição. Dizer isso é tão estupido quanto dizer que a doença é resultado do sentimento de culpa e pesar de ser pego. E no entanto, só vi isso por parte dos defensores do ex-presidente, pelo que se acompanha na web.

    O ex-presidente e sua familia nesse momento merecem todo o apoio e votos de pesar pela situação. Situação essa que no momento suplanta qualquer pendor militante ou ideológico.

    Seria muito bom que se separasse as coisas. O ex-presidente atacou dia e noite FHC e no entanto, no funeral da ex-esposa de FHC, ele foi lá e o abraçou. Voces deveriam pensar nesse exemplo e separar as coisas ao inves de alimentar um fogo de dissenção aonde não deveria existir

    • Errado estás.  Nossa lei

      Errado estás.  Nossa lei proibe indiciar esposa a e familiares de réus, pois é perseguição poltica.

      Além, a lei proibe escuta não autorizada(grampo) e divulgação destas, mas serginho fez oq quiz e enviou pros 3 patetas – em menos de 2h estava no ar.

      Serginho recebeu do TRF4 uma licença pra matar. Hedionda e que ainda será motivo de vergonha e ridículo pra todos envolvidos e seus familiares, o linchamento será moral e psicologico, autoinfligido devido toda mágoa injustificável que sabem ter causado.

      O sangue escorre pelas mão do Estado golpista gerido por canalhas, novamente.

      Não vai levar 21 anos de novo. Sem crime não há impeachment, há golpe de estado.

      Brasil, corrija seus erros: re-DILMA-se!

      O povo é a chave, abriremos os portões.

    • Que lindo!

      Querendo apagar o “fogo” de distenção agora. E antes, podia botar fogo no circo com o público dentro? Quer dizer que ter pedalinho num sítio de amigos é indício fortíssimo de posse?

      Então por aqui nas bandas do RS o que tem de dono de terra que não sabe que é dono… Não sei se tu sabes, mas por aqui muita gente gosta de desfilar a cavalo no “20 de setembro”. E muitos têm cavalo e não têm terra. O que fazem? Arrumam um cantinho nas terras de algum amigo e colocarm o bicho a pastar.Às vezes pagam aluguel, outras apenas a comida dos bichos. Nem por isso serão indícios de serem donos.

      E quantos casos de pessoas, em troca de usufruto fazem melhorias em imóveis? Muitas! Só eu conheço pelo menos uma dúzia. Tenho uma cunhada que mora de favor em uma casa que eu tenho. Ela investe na casa. A casa não é dela. Ela é corrupta?

      Esta tuda defesa da lava-jato é patética. E o Lula não perseguiu a finanda esposa do FHC com processos, conduções coercitivas, revirar o colchão da cama do casal FHC. Tu criticas o Nassif, mas fazes uma comparação esdrúxula.

      Faz o seguinte: manda um beijo pro Moro e vê se te muda para Curitiba para ficar mais perto do teu ídolo. Se é que já não mora por lá.

       

      • Tenho um cunhado que

        Tenho um cunhado que construiu uma casa de campo nas montanhas do Espírito Santo. Já fui várias vezes passar fim de semna lá.

        Doei para ele na época da construção ventiladores de teto, luminárias e algumas outras coisas, além de ajudá-lo a fazer cerca, aparar grama, etc etc

        Se o FDP Moro souber disso vai me acusar de ser o dono da propriedade.

         

    • Santa hipocrisia!

      O MP tem muito mais do que indícios pesadissimos contra o pessoal do lado de lá, mas faz de conta que não vê…

    • Você e tua escória,

      Você e tua escória, pagará…está com o cu na mão vomitou as mesmas merdas de sempre sem ter capaciadade de interpretar o texto. Safado….seu verme…

    • Seu, verme imbecil….Dona

      Seu, verme imbecil….Dona Mariza….foi denunciada criminosamente pelo traidor, por ter vistado o Triplex uma vez no guarúja, seu filha da puta desde quando vistar um condominio é lavagem de dinheiro?pegue o pedalinho e enfie no teu rabo. Cade os 200 milhões que o cunha roubou, moro surrupiou? Por acaso Dona Mariza tinha conta na suíça com milhões roubado, igual a Claudia Cruz? em seu filho da puta! ela foi citada como operadora de caixa, do Lula por 3 delatores diferentes? igual a irmão do Aecio, Andrea Neves? Canalha….

    • Sinto muito, mas a tua

      Sinto muito, mas a tua tentativa de racionalização precisa de mais consistência factual e lógica. Aliás, incides em simplismos inaceitáveis para quem se arrisca a contrapor um ponto de vista.

      O ministério público agiu com indícios e o juiz ainda não julgou.

      E daí? Em vez de desagravar, esse tua alegativa faz mesmo é acentuar ainda mais o caráter persecutório contra Lula e sua família. Não sou advogado, mas afirmo categoricamente que indícios de per si não são suficientes para a oferta de denúncia. Então, aí é que está o claro ânimo político do parquet: transformar em provas o que são apenas meros indícios; estes por sua vez apontados a partir de ilações. Isso está registrado nas audiências respectivas. Basta ir ao You Tube e assistir.

      Ora, quem afirma que já houve julgamento? Desde quando as ações de um magistrado se resumem a julgar, a parte final de um processo? As arbitrariedades patentes do Juiz Moro se apresentam(ou se apresentaram no que que tange a Dona Marisa) quando determinou a condução coercitiva do Lula e paralelamente busca e apreensão na sua residência. Medidas totalmente dispensáveis, tomadas apenas para humilhar e intimar o ex-presidente e sua família. 

      Se o MP bastasse apresentar provas irrefutáveis (e aqui não se fala na contraposição da defesa), para que julgamento?

      Aqui o velho uso do “espantalho”. Ao MP se exige provas consistentes e colhidas na forma da Lei, não irrefutáveis. Provas, repito, e não “convicções”, como tem sido o modus operandi do Parquet quando não consegue dar consistência ao seu libelo acusatório.

      Nesse ponto, quem é contra o ex-presidente, pega os indícios do MP e os considera dignos de credo, já quem defende o ex-presidente, se apoia no argumento da defesa, como se a construção teórica do advogado fosse suficiente para demonstrar indícios.

      Não se trata de “pegar” nada, e sim analisar e ponderar, como já arguido, tanto os métodos como a consistência das PROVAS(não indícios) de quem acusa. Nem é necessário o apoio da defesa para se apreender como uma reles forjamento dar como “prova” para demonstrar a titularidade de um imóvel a existência de pedalinhos adquiridos para netos. 

      Não existe relação de causa e efeito entre a doença da esposa do ex-presidente e o processo. Você replica aquilo que o presidente do PT falou quando ela foi internada e ao que me consta vocês não são médicos. Ou seja, o uso politico da infeliz doença começa com aqueles que se dizem defensores do ex presidente e que deveriam ser os primeiros a tentar protege-los.

      Mesmo recurso à falácias. O texto não alude a uma RELAÇÃO DIRETA entre as ações e os métodos do aparato repressivo e a doença de Dona Marisa. Se o fizesse, seria realmente uma imputação falsa e até absurda. Assim como há os fatores diretos(hipertensão, cigarro etc), há os indiretos que dizem respeito às condições psicossociais do paciente. Falo de cátedra porque sou hipertenso e sei bem o que significa o stress como fator concorrente para uma crise. Por uma simples discussão tive um pico de pressão que por sua vez levou a uma fibrilação atrial que quase me leva para o buraco. Agora imagine um estado de tensão contínua em situação bem mais periclitante. 

      A doença e ao que parece o falecimento da esposa do ex-presidente não os torna inocentes das acusações nem vitimas de perseguição

      Mas como gostas de um espantalho, hein? O post em momento algum remete a um eventual desfecho dos processo, mas à consistência da acusação e aos métodos utilizados pelo Parquet e pelo Juiz Moro nessa fase da instrução processual. Ou não sabes interpretar textos ou usas de má fé. 

      O ex-presidente e sua família nesse momento merecem todo o apoio e votos de pesar pela situação. Situação essa que no momento suplanta qualquer pendor militante ou ideológico.

      É isso mais alguma coisa. E essa “alguma coisa” é o direito que temos de examinar mais a fundo todo os contextos – passado e presente –  sob os quais ocorrem os infaustos. Isso é o mínimo que podemos fazer pelas vítimas. O contrário seria omissão e covardia. 

       

       

       

       

       

    • “Voce atenua o caso dos

      “Voce atenua o caso dos pedalinhos quando são indicios fortes de titularidade, porque ninguem em sã consciência reforma algo que é de outro.”

      Quem ouviu as gravações feitas pela justiça muitas das quais ilegais, entenderia a relação entre aquelas familias!

      Não é trivial um relacionamento daquela forma!

      Por isso dentro de sua realidade isso não aconteceria…

      Você é apenas uma parte da realidade…

      O Moro ajudou a clarear a relação divulgando as conversas que deveriam ser particulares!

      A acusação do MP parte de um relacionamento entre pessoas diferente daqueles encontrados nas gravações!

       

    • Eu ia aqui esculhambar com

      Eu ia aqui esculhambar com cada uma das suas falácias, mas graças JB já deu o recado. Só mais uma coisinha, você é tão patético e imbecil feito aquele canalha de Curitiba, isso se n for o próprio que tenho certeza que vez por outra aparece aqui com esses argumentos que só na cabeça dos imbecis que assistem a globo cola.. Sua hora e a dele vai chegar, quem persegue será perseguido. O mundo é um moinho…

  23. Quanto mais conheço o Homem, mais amo meu cachorro.

    Quanto mais conheço o Homem, mais amo meu cachorro.

    Descanse em paz, Dona Mariza.

     

     

  24. Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

    nunca mais esqueceremos que estamos em guerra. nunca mais esqueceremos quem são nossos inimigos.

    não perdoaremos. não teremos qualquer misericórdia. não faremos prisioneiros.

    e assim isto se tornará parte de nossa cultura. será o legado de nossa geração. não há de ser inutilmente.

    mas não abandonaremos nossa ética.

    se só a antropofagia nos une, nossos inimigos não são dignos de serem por nós devorados. seu sangue, sua carne, seus ossos e toda sua carniça alimentarão nossos chacais.

    com suas bocarras escancaradas, nossos belos e amados cães já mal conseguem conter seu apetite…

    .

  25. Dia triste. Mais uma das

    Dia triste. Mais uma das nossas que sucumbe às pressões do conluio midia-judiciário-PF-partidos golpistas. Mas  a luta continua. Meus pêsames à família Lula da Silva, seu amigos e aos milhões de brasileiros que participam do projeto que tentou melhorar o país.

  26. Que hoje seja o primeiro passo
    Da vingança. Não são adversários políticos são inimigos! E o povo que os apoiou não fazem parte da nossa sociedade. Tomara que a esquerda quando voltar não seja tola e faça dá vingança um prato frio que se come pelas beiradas mas não se deixa sobras.

  27. Descanse em paz, Sérgio

    Descanse em paz, Sérgio Moro.

    Quando estiver em sua mansão em Miami, desfrutando o régio pagamento de seus serviços.

    Refestelado em algum sofá, lendo jornais – espero que até lá já tenha um inglês melhorzinho – e rememorando, em artigos laudatórios, sua inestimável contribuição para o progresso do 51ª estado.

    Lembrando com orgulho da perseguição a que submeteu uma mulher cujo único crime foi ser o esteio de um homem cuja grandeza o senhor, nem que viva mil anos, jamais terá nem a menor sombra de capacidade de sequer conceber.

    Em cada canto de sua memória, brilharão os elogios da mídia nativa e dos midiotas nativos, o incenso podre da bajulação canalha, a conferir-lhe um deleite inimaginável.

    Descanse em paz. São meus sinceros votos, o melhor que posso oferecer a um morto-vivo moral.

  28. O que esperar de quem….

    O que esperar de quem para tentar curvar Dirceu, expropriou a casa de sua mãe de 90 anos? O que esperar desta operação que destruiu a vida profissional dos filhos de Dona Maia Letícia , e visou sempre acabar com todos que se aproximaram do presidente. Sempre com a desculpa da moral estes homens cruéis disseram aos quatro ventos, toda e qualquer amizade é suspeita. Todo e qualquer ato de admiração é suspeito. Todo ato de solidariedade é suspeito. .A crueldade sempre esteve  presente. Mas mas não culpem apenas Moro, afinal ele nada seria sem uma imprensa.

  29. Dia muito triste. Perdemos

    Dia muito triste. Perdemos duas grandes guerreiras. D. marisa e Salete Macaloz nos deixam no mesmo dia.

    D. Marisa torturada até a morte por um sistema judiciário e uma mídia assasssinos.  Como a grande maioria dos companheiros tb enchi. Quero vingança. Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como empresas de comunicação e MP’s tomados por criminosos. Façamos nós por nossas mãos tudo que a nós nos diz respeito. Não dá mais! Já mataram vários dos nossos e estão numa boa. JD sequestrado desde 2015, Lula perseguido, Dilma deposta, Genoíno afastado, Marisa morta, Gushkein morto, lula perseguido feito um bicho . São criminosos. A gente precisa reagir pesado.

  30. Sangue nas sargetas

    De uns tempos pra cá tenho refletido sobre uma frase de Mino Carta que eu concordo, mas agora com outra visão.

    Mino com certa frequencia diz que no Brasil, enquanto não escorrer sangues nas sargetas, não haverá um país justo e democrático. Era com o que concordava.

    Pensando bem, vejo o país numa eterna guerra civil sim, diferente daquela a que Mino se refere. Ou seja, uma quebra repentina de uma aparente normalidade social e uma imersão catastrófica ofensiva armada de defensores de um lado, da manuteção da maioria do povo na miséria e a preservação dos seus privilégios e do outro lado, o povo oprimido tentando vencer e se libertar do jugo das elites.

    Conflitos convencionais como esses, nós vemos frequentemente mundo afora, mas no Brasil, embora as condições houvesse para isso, nunca se chegou as vias de fato.

    Momentos propícios para isso houve vários, mas reputo o de maior importância e que se deixou esvair, foi o golpe civil militar de 1964. Era o momento de ouro.

    Como sempre, as forças progressistas nunca se prepararam para o exercício do poder. Governaram, mas nunca exerceram o poder de fato.

    A era Lula é para mim o segundo momento, mas desafortunadamente também despreparada para o confronto.

    Se nós não considerarmos que nos mais de quinhentos anos de Brasil nação, vive uma guerra eterna, estamos nos enganandos.

    País continental com riquezas extraordinárias, populoso, auto suficiente em tudo, se voltassemos só para nós, como numa imaginária situação surreal em que só existisse as terras do Brasil, mais nenhuma outra no mundo, nós deixaríamos de ter condições de viver dignamente?

    É essa pergunta que nós nos devemos fazer.

    Se não for guerra, as injustiças sociais, os roubos dos poderosos disfarçados em leis aprovadas pelos parlamentares apoiados por eles, os saques das riquezas nacionais pelos países ricos com regras estabelcidas pelas elites para também se auto beneficiarem, a marginalização do nordeste brasileiro, a tutelagem do povo na ignorância num sistema educacional cada vez mais deprimente, oferta de emprego escravo pelas empresas nacionais e multinacionais, manutenção de uma dívida pública martelada pela mídia como consequência de um estado perdulário, esforço concentrado numa visão econômica proposital de só produzir produtos primários para abastecer os países ricos, entre outras ações anti nacional, então não saberei mais dizer o que é guerra. 

    Essa é a pior guerra, porque ela nunca termina.

    A classe média passa por períodos de dificuldades, mas nunca passa fome.

    Se a classe média um dia passar fome mesmo, ai poderemos ter alguma esperança de reviravolta.

    Mas acho que caminhamos para isso.

    Nunca desejei tanto que essa situação se agrave a esse ponto.

    Classe média virando morador de rua, sem ter o que comer, é o que mais desejo.

    Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas parecem caminharem nessa direção.

    Numa situação dessa não haverá Sérgio Moro, Janot, STF e Rede Globo que consiga dar jeito.

    Enquanto isso as perdas do nosso lado continuam tombando, e as do lado de lá parecem pragas que nunca acabam.

    Em tudo na vida existe um limiar e isso está prestes a extrapolar.

  31. Tenho nojo do Sérgio Moro, do

    Tenho nojo do Sérgio Moro, do Danlanhol e desta bosta de Lava Jato. Não passam de facínoras!

    Estão destruindo o Brasil, onde todos são suspeitos menos a nossa elite, que tudo pode! O Judiciário e o MP não passam de algozes do povo brasileiro. O que mais me dói é ver que grande parte dos brasileiros adoram estes caras da Lava Jato. Como pode um país de mais de duzentos milhões de pessoas ser levado a abandonar seus próprios interesses para odiar um determinado seeguimento da sociedade e, pior ainda, determinadas famílias. Será que  não conseguimos perceber o quanto somos manipulados por uma rede de televisão, a rede Globo da família Marinho? Será que não conseguimos perceber que esta família Marinho (que manipula todos os Poderes desta Repíublica), donos da Globo, não hesita, um segundo sequer, quando seus interesses se contrapõem aos interesses dos mais de duzentos milhões de brasileiros? É triste ver que em pleno xéculo XXI, estamos vendo um retrocesso do Brasil e de sua sociedade à uma Idade Média (eletrônica). E, não se enganem, disto só se salvará a família Marinho da Globo e seus puxas sacos, enquanto forem úteis.

  32. Olha, vamos combinar duas

    Olha, vamos combinar duas coisas:

    1. A Operação Lava Jato, sempre foi uma operação de guerra. Os teóricos estão chamando de guerra de Quarta/Quinta Geração, conforme o humor do autor. Os indícios nunca deixaram dúvidas, mas tem imbecil que acha que é Teoria da Conspiração. Patetas;

    2. Numa guerra não deve haver piedade com o inimigo. Jamais. O PT teve a ingenuidade de acenar com o republicanismo. Deu no que deu. Sempre apoiei a disposição de diálogo do Lula porque eu não tinha elementos para afirmar que o republicanismo é impossível no Brasil. Agora tenho. 2016 me deu a certeza que não é possível conversar e negociar com gente que sempre nos tratou como escravos.

    A solução é clara: é só seguir as pegadas dos revolucionários franceses de 1794 e de Stalin. Com essa gente não tem conversa. Devem ser vistos e tratados sempre como inimigos. 

    Acordemos! Tratemos essa gente como inimiga mortal! Qualquer comportamento em contrário estará sempre fadado ao fracasso.

    Não é uma luta política. É uma luta pelo direito de viver. Isto que está em jogo.

     

    • Os amarelos fascistas são assassinos

      Em Brasília foram pichadas as sedes do Supremo, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal: ASSASSINOS.

      Faltou a pichação equivalente em Curitiba.

    • Concordo plenamente

      Concordo plenamente contigo.

      Entramos numa fase de guerra psicológica da mais pesada possível, com a anuência do Judiciário e de todas irmandades coxinhas brasileiras. Tudo isso contra o povo e a favor dos privilégios.

      Não haverá outra saída senão o confronto direto. A elite deixou bem claro que está dispostas a matar para se impor.

      Entramos com tudo na lei do mais forte.

      Ao povão resta acordar do boa noite cinderela que a Globo aplicou.

      A classe média lerda diplomada e burra continuará apostando que um dia será elite.

  33. A se destacar a generosidade

    A se destacar a generosidade da família Lula da Silva. Mesmo na dor o exemplo na doação de orgãos. 

    Quanta classe a esfregar na cara desses desclassificados preconceitousos que os perseguiram por sua origem e compromisso social. Da policia federal que roubou o celular de Marisa pois não o devolveu após a invasão de sua casa. Dessa imprensa maldita que tem no riso cínico de um lambe botas como William Bonner o símbolo máximo de desrespeito ao divulgar conversas íntimas de uma senhora com seu filho. De promotores e juizes infames que não tem integridade moral para compor o Poder Judiciário pois são verdugos e não homens da lei.

    Eu espero que a família impeça a imprensa de fazer imagens pois Marisa merece ser velada somente por quem a ama e respeita. E que Lula jamais abandone a luta política pois a imprensa na porta do hospital só tinha um objetivo: tornar público o sofrimento da família e anunciar o debacle do ex-presidente. Lula é um Júpiter perto dos vermes que perseguem a ele e sua família.

  34. “O tempo acaba o ano,o mês e
    “O tempo acaba o ano,o mês e a hora. A força,a arte,a manhã,a fortaleza; O tempo acaba a fama e a riqueza. O tempo o mesmo tempo de si chora”; Quantos e quantas Da.Mariza resurgirao e nascerão com esse emocionante texto do mais completo,brilhante,corajoso e valente jornalista de sua geração,Luís Nassif.O tempo dirá.

  35. À cretinice da pf, do mpf e

    À cretinice da pf, do mpf e do juizite, junto a omissão criminosa do cnj, do stf, do cjf, das associações de mérdicos-juizites, dessa imprensa-amarronzada-negocial, a ação criminosa dos GOLPISTAS e, por fim, ao coxinhas-de-merda. O inferno tem lugar para todos, mesmo que a seu tempo. Não perdem por esperar.

  36. Dona Marisa,bom exemplo ao

    Dona Marisa,bom exemplo ao Brasil, obrigado !!

    Judiciário(p aqueles q a carapuça sirva) mal exemplo ao Brasil!

    LUTEMOS POR UM BRASIL MAIS HUMANO,RESPEITOSO NAS LEIS E PESSOAS E NÃO SÓ

    NEGÓCIOS,NEGÓCIOS,PODER,PODER,PODER!!!!

  37. Brilhante, Nassif!

    Lavou nossa alma entristecida e chocada com essa situação absurda e desumana.

    Há tempos vimos testemunhando impotentes o país ser tomado de assalto por uma quadrilha predadora, que conspurcou a Política, aniquilou a Democracia, destruiu a Economia, entregou  as riquezas, esmagou direitos individuais e sociais conquistados a duras penas. Assistimos, concomitantemente, à violação sistemática da Constituição e das leis pelos seus legítimos guardiões e operadores.

    O  texto do Nassif, em meio à dor e ao espanto, nos faz lembrar os versos da poeta Marina Tzvietáieva  “enquanto houver saliva, todo o país está em armas”.

    Que a família Lula da Silva receba carinho, solidariedade, luz e coragem para seguir adiante.

    Que Dona Marisa Letícia descanse em paz na companhia dos santos de sua devoção e nos braços amorosos de Iemanjá.

    O mar da História é agitado…

    O barco chamado Brasil há de prosseguir  atravessando marolinhas, marolas e tsunamis em direção ao seu verdadeiro propósito como nação e como povo.

    Haveremos de reencontrar o destino, a bússola e o caminho.

  38. Perfeito, Nassif. Com o

    Perfeito, Nassif. Com o desassombro e a categoria de sempre.

    E a Marisa Letícia que Deus a receba em paz, e a Lula e família minha solidariedade.

  39. Tudo isto ocrre por causa da

    Tudo isto ocrre por causa da covardia imensurável dos brasileiros.

    Todos os dias me pergunto como pode o povo brasileiro assistir com tanta passividade o assalto a que o Brasil está sendo submetido por esta quadrilha de facínoras que tomou o governo através de golpe. Como podemos assitir este bando de ladrões roubar os nossos votos, nossa aposentadoria, as riquezas do país, os empregos dos trabalhadores brasileiros, a reputação e a vida de muitos brasileiros, etc etc como podemos ser tão pusilânimes?

    Se fôssemos mais corajosos e menos ignorantes toda esta turma da lava jato já teria ido antes de dona Marisa.

    Pela nossa covardia temos o governo que merecemos.

    Que nos fodamos todos.

  40. Redes sociais

    Eu nao acredito em Deus, mas definitivamente o diabo tomou conta do Brasil. Nas redes sociais pipocaram postagens enaltecendo a morte de dona Marisa e que Lula agora poderia “dar conta de suas amantes”.

    Será que vamos precisar de uma guerra de secessão como a norte americana para nos tornarmos um país de novo? Mas onde estará o nosso Abraham Lincoln nessa hora? Provavelmente junto do Paulo Lacerda, desterrado em Lisboa, ou do Protogenes, asilado na Suiça.

  41. É Carnaval!

    “Ê, ê, ê, ê, ‘Indio’ quer apito, se não der pau vai comer!” — de outros Carnavais.

     

    Nassif: você que me desculpe, mas pegou pesado sobre o PCC. Pelo que ouvi, esse pessoal, se comprado com o nosso Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo, é anjinho de pré escola. São amadores no crime. Ficam no chinelo!

    Por acaso eles dispõem de um “Botafogo” da Câmara? De um “Índio” do Senado ou de um “MT_43” do Executivo? Já ouviu de terem cobertura ampla e incondicional na grande mídia? Teve notícia dos “6 do Ferrari” fazendo defesa deles?

    Dizem que em São Paulo até que chegaram a algum entendimento com o homem forte de “Xuxú”. Mas foram traídos, com a competência a classe política, e até hoje amargam as consequências.

    Não seria exagero imaginar que eles é que “andaram na Lei”, honrando os compromissos eleitorais combinados. Levaram a maior rasteira.

    Não que os defenda. Longe de mim. Mas, Justiça seja feita (não confundir com o “Justiça”).

    Os crimes atribuídos a essa facção nem chega aos pés do que a corja mencionada levou e continua levando. Com vistas grossas e certa complacência do Çu-premo.

    Um ou outro criminozinho foi em cana. Puro jogo de cena, pra enganar os coxinhas. Logo logo tão na rua e usufruindo das benesses combinadas e o que gatunaram antes. Alguém já viu um tostão sequer dos 200 milhões de “Caranguejo”? Eike saiu a negocio ou foi distribuir para o bando o que com ele ainda restava apagar e encobrir os vestígios? Os “delegas” do Intelectual Tardio parece deram cobertura.

    Você acha que o pessoal do PCC tem essas oportunidades, mobilidade e facilidades?

    Tenho ou não tenho razão?

     

    • pensei exatamente o

      pensei exatamente o mesmo.
      acrescento, ainda, que em termos de ética, o pcc me parece melhor.

       

  42. Amor em tempos de cólera

    Em momento de profunda tristeza e consternação, com a passagem de Dona Marisa Letícia, companheira de vida e de

    luta do único líder popular do tamanho da grandeza, ofuscada e saqueada, desse triste país, nosso Lula, o que

    dizer?

    Que sofremos com ele sua perda, sua tristeza, sua saudade – difícil lembrar de momentos importantes 

    em que não haja registro de imagens eloquentes dela a seu lado, à sua altura, ou de referências, de admiração e amor

    devotado, dele a ela e à importância dela em sua vida. 

    Depoimentos de quem a conheceu e com ela viveu momentos importantes da trajetória política do partido, de seu líder

    maior e assim, da história da esquerda democrática no país, retratam a discrição de gente sábia, advinda de maturidade

    política e pessoal, firmeza de caráter e coração generoso, atividade política que prescindiu de palanques e holofotes

    porque sabia que a Política é mais ampla e difusa do que supõem aqueles que a rejeitam por ignorância, preguiça e má

    fé, ou a buscam por motivos indizíveis. 

     

    Se conheceram, se amaram e foram companheiros, na plenitude do termo, não por acaso, pois compartilhavam não só

    as origens populares e de trabalhadores exemplares do que é este país mas, cada um a seu modo, a tarefa bendita de

    serem abnegados de si pelo interesse de algo maior que eles, um amor transcendente, por princípios de fraternidade e

    solidariedade, de defesa de direitos e da máxima generosidade de dividir primeiro para multiplicar depois, a matemática

    dos justos.

    Ficarão pra mim convergência dos retratos feitos por Frei Betto, Hildegard Angel e os que são compostos de

    depoimentos que revelam um pouco de sua biografia e muito de uma grandeza delicada, forte e tão humana que

    como verdadeira cristã foi traspassada pela dor dos outros, que fez sua, não só de sua família imagino, mas muito de

    vê-la refém de um

    ataque covarde e mesquinho com o intuito de destruir décadas de construção coletiva e supranacional de um sonho de alegria

    compartilhada. E também as muitas fotos em que estão os dois em sintonia, em sorrisos, carinho espontâneo, abraços

    e beijos afetuosos, o estar lado a lado.

    Subscrevo as palavras do verdadeiro iluminista Nassif, insuspeito de partidarismo mas suspeitíssimo de autêntica

    mineiridade, aquela que carrega no mesmo coração a defesa de princípios solares da humanidade – em tempos de

    gente soturna – e a emotividade que garante à espécie sua continuidade.

    Também as do grande ministro da justiça Eugênio Aragão, e parcialmente o discurso do deputado federal do Rio de

    Janeiro Marcelo Freixo, que evoca um tipo de dignidade que o povo brasileiro tem de sobra mas está sufocado pela

    mídia criminosa que faz George Orwell parecer ingênuo. (Minha mãe contou agora à tarde que uma senhora evangélica, que não assiste TV – sua sorte –, se emocionou quando soube por ela do fato, em posto público de saúde, e quase não acreditou devido ao pacto de indiferença que tornou a notícia quase um segredo.)

    Finalmente, e mais importante,

    Ao homem Lula, sua família, amigos, paz dos que lutam do lado certo da Vida, sem farisaísmos, e o conforto que só

    Deus pode dar aos que o reconhecem, a certeza de que podem contar com seu povo.

    À memória de Dona Marisa Letícia, respeito e integridade que a mediocridade dos ignorantes não vai conspurcar.

    Que volte a Deus que a criou e recebe na luz do seu amor e misericórdia por aqueles que sofrem por amor à sua

    Justiça.

    SP, 02/02/2017 – 22:35

     

     

  43. O que se está em disputa no

    O que se está em disputa no país é a instauração de uma cultura pró-psicopatia…

     

    agora, aberta e explicitamente.  

    • Aquele que vem a mim não o lançarei fora

      Que Lula faça suas as palavras de Jesus Cristo: Aquele que vem a mim não o lançarei fora.

  44. Usurpador diz que vai visitar
    Usurpador diz que vai visitar Lula em SP.
    Não bastasse a dor e a revolta de perder a esposa, vítima do preconceito, do ódio dos golpistas, Lula ainda terá de cumprimentar tão abjeta criatura, passível de causar-lhe náuseas.
    Poderiam poupá-lo de tal encontro.

    • Sucupira fez escola

      “Isso me lembra aqueles episódios do Bem Amado em Sucupira. Mandava os jagunços matar o Marido Da mulher e Aparecia no velório todo choroso. Rss” . (Comentário do amigo Edilson, via zap.)

    • Podres

      Não tem ovos em São Paulo?

      O paspalho estava sorrindo pra galera.

      Senti falta do xerife caipira, só faltou esse urubu junto da canalha!

  45. Médicos escreveram pedindo a morte de Dona Marisa

                              Eu e milhões de eleitores sempre, ao longo da História, fizemos uma enorme bancada da saúde votando em Médicos p/ Vereadores, Prefeitos, Deputados, Senadores, Presidentes da República, Governadores.

                              INÚTIL essa votação, pois a Saúde semrpe ruim.

                            . Raríssimos como Adib Jatene.  

                             COMO O CORVO: Nunca mais. Manifestações desses “Médicos contra a vida de dona Marisa, só prova que muitos dos chamados erros médicos, na verdade são condutas de assassinos psicopatas”. 

  46. Guerra tem 2 lados, isso é um massacre!

    Essa “guerra” é tipo uma tribo indígena sendo dizimada pelos europeus. Um lado é destruído e só leva a pior… o outro, ganha todas as batalhas e tem acesso a todas as armas e tecnologia. O rei da tribo é deposto, preso e assassinado… o seu povo é perseguido… seus legado é dilapidado. 

    Isso não pode ser chamado de guerra. 

  47. O caso Dona Marisa lembrou o caso Escola Base

    O caso Dona Marisa lembrou o caso Escola Base e assim será lembrado apesar do esforço da Globo em tirar o corpinho fora ao anunciar a morte sem usar a palavra morte: ela parou de circular o sangue e o cérbero também parou..

    fascistas! assassinos! prefiro bandidos que pegam uma arma para matar do que funcionários públicos que se aliam a uma Globo para atingir o mesmo objetivo.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=033A9C13gGY%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=6xrS5MXW0dY%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ZZQ2-aJJLzw%5D

     

  48. sintese

    caro nassif

    concordo integralmente com sua síntese do descalabro pútrido onde afunda o judiciário brasileiro.

    esses marajás do serviço público, em breve, ouvirão de dentro de suas redomas sociais a mais terrivel acusação que pode ferir uma pessoa honrada: ‘assassinos’.

    sorte que falta-lhes a necessária honra para tratar-se de ofensa.

    a canalha togada está exposta. não era sem tempo.

    canalhas!

    assassinos!

  49. a canalha

    quem apoia esses caras, essas merdas togadas e investidas de prerrogativas para denegrirem a honra dos cidadãos, é a mesma canalha que fez buzinaço na frente do hospital: é a escória.

    se merecem.

    por isso a sociedade deve se livrar deles.

  50. Que Deus os ilumine

     

    “Qual a intenção de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.

    A intenção foi puramente política, de bater, bater, bater em Lula, até que arriasse emocionalmente.

    Não existe ética na guerra. E não existe a figura do inimigo no direito. A Lava Jato se tornou uma operação de guerra, caçando o inimigo e o direito se tornou instrumento de vingança.

    Não viam a figura da mãe e da avó, mas apenas a mulher do inimigo a ser abatido.

    Divulgaram como prova de crime os pedalinhos que dona Marisa comprou para os netos. Invadiram sua casa, entraram em seu quarto, reviraram até o colchão da cama. Levaram seu marido detido, expuseram incontáveis vezes os filhos no tribunal da mídia.

    Esse exercício continuado de crueldade, mais do que estilo jurídico, é marca de caráter.”…

     

    A pesada carga espiritual adquirida pelos golpistas, em especial, Sérgio Moro, Rodrigo Janot, Gilmar Mendes e outros, em nome da grana, poder e vaidade, não é nada pequena. Só se darão conta disso, lá na outra dimensão, sem grana, arrogância e poder. Que Deus os ilumine. 

    • Sabotagem?

      Não consigo imaginar quem estaria sabotando o meu comentário redigido e enviado através do meu computador de trabalho, na Eletrobras. 

      Muito lamentável!

  51. As Origens do Totalitarismo

    Relendo um trecho hoje do que Hannah Arendt escreve sobre a evolução na Alemanha do anti-semitismo associei imediatamente ao anti-petismo, ressalvando que os dois casos tenham distinções, a finalidade da persecução era a mesma.

    Traduzo trecho do livro

    Escândalos Financeiros, Pequenos Burgueses e Partidos Anti-semitas

    Uma série de escândalos implicando parlamentares e pessoas publicas marcam os ultimos vinte anos do século XIX. O mais conhecido foi o affaire do Canal do Panama.

    Eles servirão de pano de fundo para a aparição do anti-semetismo enquanto fator politico importante na Alemanha, na França, na Austria, malgrado que nenhuma familia judaica tenha feito fortuna no caso Panama […] A pequena burguesia torna-se, então, bruscamente anti-semita.

    Engels observou que os protagonistas do anti-semitismo de sua época eram aristocratas e a pequena burguesia delirante que fez o papel de amplificador […] Em todos esses paises (França, Alemanha e Austria), a aristocracia travou uma luta desesperada, e que seria sua ultima…. O populacho servia apenas a amplificar seus clamores e a reforçar sua posição”.

  52. Que Deus os ilumine

     

    “Qual a intenção de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.

    A intenção foi puramente política, de bater, bater, bater em Lula, até que arriasse emocionalmente.

    Não existe ética na guerra. E não existe a figura do inimigo no direito. A Lava Jato se tornou uma operação de guerra, caçando o inimigo e o direito se tornou instrumento de vingança.

    Não viam a figura da mãe e da avó, mas apenas a mulher do inimigo a ser abatido.

    Divulgaram como prova de crime os pedalinhos que dona Marisa comprou para os netos. Invadiram sua casa, entraram em seu quarto, reviraram até o colchão da cama. Levaram seu marido detido, expuseram incontáveis vezes os filhos no tribunal da mídia.

    Esse exercício continuado de crueldade, mais do que estilo jurídico, é marca de caráter.”…

     

    A pesada carga espiritual adquirida pelos golpistas, em especial, Sérgio Moro, Rodrigo Janot, Gilmar Mendes e outros, em nome da grana, poder e vaidade, não é nada pequena. Só se darão conta disso, lá na outra dimensão, sem grana, arrogância e poder. Que Deus os ilumine. 

  53. Fica dificil defender o Lula

    depois de ontem. Os caras foram nas visceras dele. atacaram a familia, fizeram a esposa sucumbir e ele confraterniza com eles achando que ainda existe caminho para alinhamento com o outro lado? Acho que Lula ainda n entende bem oq aconteceu e oq esta acontecendo. Ele ainda acha possivel o Lula paz e amor. N existe mais essa possibilidade o caminho agora eh outro. Ou a esquerda acorda vai para o afrontamento, ou vai se perder para sempre se continuar fazendo jogo de coitado querendo um aceno… O jogo mudou radicalmente e infelizmente Lula n entendeu ainda. Quem estava ontem cumprimentando ele conspirou para tudo que aconteceu.

    • Acho …

      Acho que ao contrário, ele entende sim; e também entende que os adversários, por mais sem caráter e honra, não vão desaparecer como mágica pelos seus maus feitos. A boa articulação e mediação política sempre foi um de seus maiores dons e justamente por isso ele é um Líder e Estadista.

  54. ERRO MEDICO?
    Sem querer

    ERRO MEDICO?

    Sem querer polemizar, mas polemizando, aqui todos querem achar um culpado na cidade de Curitiba, mas o culpado pode estar mais perto do que se imagina, em São Paulo mesmo. Na verdade na cabeceira da cama. Os médicos.

    Veja bem, Mariza sofreu um AVC grave, que é o rompimento de um vaso sanguineo. Foi para um respeitável hospital em São Paulo e recebeu um tratamento de primeira. SERÁ?

    Neses casos os procedimentos foram feitos para se estancar a hemorragia e a paciente, para se evitar sequelas no cérebro foi induzida ao coma com medicamentos.

    No estado de coma, o cérebro trabalha em um ritmo mínimo, com um baixíssimo consumo de recursos e oxigenio. É uma forma de se deixar o cerebro protegido, enquanto o corpo recompõe os danos nos vasos sanguineos.

    Agora, por que ela foi retirada do coma em tão pouco tempo? Foi uma decisão absolutamente desastrosa, pois tão logo a paciente foi saindo do coma, seu estado de saúde se deteriorou rapidamente, vindo a falecer em poucas horas.

    Por que essa pressa? por que não deixaram mais alguns dias?

    Ninguém pensou que os médicos se precipitaram? Que pode-se ver que se trata de erro médico?

     

    • E, nesse caso você acredita

      E, nesse caso você acredita que os médicos responsáveis pela junta: Janot, Moro, Deltan, se precipitaram?

  55. O segredo do dinheiro continua a ser o direito do criador

    Como provar sua inocência na proporção dos políticos blindados pela Lava Jato? E, no caso contrário, o judiciário que faz uso da tábua da lei como para cortar cebolas na cozinha? 

    Parece que, quando somos criados em sintonia com a mídia ninguém sabe porque.

    São questionamentos importantes pois não podemos ter uma medida de vida que devemos contemplar.

    Uma das teorias para explicar nossa origem – comparando o atropelo das instituições do país – ensina que determinado deus esmagou outro (cujo corpo veio para terra) e cada vez que o deus vitorioso cuspia no cadáver esmagado de seu inimigo vencido, surgia um ser humano.

    Por isso, como o dinheiro, não existimos de verdade: somos meras simulações computadorizadas criadas por uma raça de alienígenas; sem sentido em um universo material.

     

     

  56. Analgas e assassinos, eles sabem quem.

    Canalhas, sempre foram; agora são assassinos. Que tristeza ter que afirmar isso.

  57. Belo texto de Maria Inês Nassif

    Via Luiz Matos

     

    Maria Inês Nassif38 min · 

    Até sempre. dona Marisa.

    Não sei se um coração chora, mas a tristeza hoje é tanta que se torna lágrima, uma chuva de lágrimas, uma tempestade. É uma ventania da tristeza que atravessa o país, no momento em que Marisa Letícia, morta, ainda não conseguiu morrer de fato. O seu cérebro cansado foi antes, cheio de dor, de sangue, de mágoas. Calou-a. Não fosse o cansaço, talvez ainda ela pudesse dar um sorriso, dizer um palavrão, contar uma história, proteger a prole; e ameaçar inimigos com a promessa de cuidar do marido para que ele, forte por seu cuidado, os enfrente de peito aberto. O último sopro de vida de Marisa Letícia se foi. Os aparelhos ainda seguram os tique-taques do coração, por pouco tempo. Mas o tique-taque não é mais a vida de Marisa Letícia.
    Em dezembro, Marisa, num jantar entre amigos, fez um brinde realista: não a dias melhores, mas à força que deveríamos ter para enfrentar dias ainda mais negros. “Não serão dias fáceis”. Minutos adiante, comentando a perseguição ao ex-presidente Lula, disse que os perseguidores não iriam conseguir matá-lo. Ela não deixaria. “Eu vou cuidar dele e ele vai morrer velhinho”. Uma profissão de amor e fé no marido.
    Não serão dias fáceis os que nos esperam e Marisa Letícia não estará ao lado de seu companheiro. Mas terá deixado o seu recado: por piores que os dias sejam sem a sua presença, Lula deverá ter forças para lutar e vencer seus adversários. Ela cuidará disso, de onde estiver. E, mais tarde, conseguirá, de lá, brindar a nós, que ficamos para trás, e a dias melhores. Tintim, dona Marisa. A dias mais serenos, mais felizes e mais justos, que um dia virão. E que teríamos gostado de compartilhar com você

     

    • Família

      Que família maravilhosa essa dos Nassif.

      Além de serem extraordinários profissionais do jornalismo, são antes de mais nada, brasileiríssimos.

      A quem poderíamos recorrer para externarmos as nossa mágoas, iras, as nossas opiniões vetadas pela grande imprensa, na ultrapassada (já foi tarde) coluna do leitor/

      Senão fosse aqui, porque é aqui que eu mais comento, desabafo, xingo, faço o diabo, porque se não a gente morre de ódio no coração.

      Desopilo meu fígado graças a este espaço, porque nos dias de hoje, não dá para suportar, pois ninguém é de ferro.

  58. Luto
    Triste e verdadeiro texto neste momento de pezar. Tristes tempos de vingança e sadismo “oficial”. Quanta dor pelos que sofrem a maldade dos que se fizem bons! Seja pelos “servidores” do Estado ou membros de famílias a serviço da “justiça patrimonial”…

  59. Monica Bergamo a fofoqueira

    Quem é mais canalha ? Monica Bergamo, Miriam Leitoa, Cristiana Lobo ,

    O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), telefonou nesta sexta (3) para Lula para prestar condolências pela morte de Marisa Letícia.

    Além dele, ligaram para o ex-presidente os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

    O diálogo com Gilmar Mendes foi o mais emotivo.

    Os dois já foram amigos, mas se distanciaram depois que o magistrado acusou o ex-presidente de tentar influenciar o julgamento do mensalão. Desde então, nunca mais tinham conversado.

    No meio da conversa, Lula lembrou do bom relacionamento que Marisa tinha com a mulher de Gilmar, Guiomar Mendes. Quando Marisa era primeira-dama, as duas se frequentavam e chegavam a ir juntas a shows de música em casas noturnas.

    O ministro passou então o telefone a Guiomar.

    A mulher de Gilmar já pegou o aparelho chorando, e Lula também foi às lágrimas.

    “Guiomar, você perdeu uma grande amiga”, disse o petista. “Ela gostava muito de você e falava sempre de você. Eu quero que você saiba disso.”

    A mulher de Gilmar disse que sempre pensava em Marisa e que gostaria de ter mantido contato com ela, mas o afastamento de Gilmar e Lula teria impossibilitado o convívio entre as duas. “Vontade nunca faltou, presidente”, disse.

    Ainda chorando, Lula disse: “O mundo é redondo, querida. E a gente ainda vai se encontrar”. 

     

    Faltou a fofoqueira falar o cor da camisa do Presidente e  a cor do ministro golpista!

  60. Operação Lavajato NÂO causa aneurisma

    Todos nós morreremos um dia. Esta senhora tinha um aneurisma há dez anos. Ainda assim fumava e era hipertensa. Teve um AVC, foi levada ao melhor hospital do País. Tinha a seu dispor o melhor da medicina, mas milagre ainda não dá pra fazer. Simples assim. Assim é a vida.

    A morte não redime ninguém

    • Vai pensando que o direito penal do inimigo

      Quem sabe um dia vc entenda isso quando, por algum mistério do destino, vc for vítima de uma injustiça  do tipo lawfare*, trool ridículo, ou será que vc não sabe o que aconteceu com os donos da Escola Base

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=0_i0lLEg924%5D

      lawfare* = direito penal do inimigo

      Informe-se sobre o tema antes de fazer piadinha com um assunto tão sério

      Direito Penal do Inimigo, da Alçada à Lava Jato

      http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima-spin/direito-penal-do-inimigo-da-alcada-a-lava-jato

      Zanin denuncia na Espanha, artimanhas do golpe

      http://www.ocafezinho.com/2017/01/27/zanin-denuncia-na-espanha-as-artimanhas-do-golpe-no-brasil/

       

       

       

      • Isso sim é piada.

        Sério mesmo que voce acredita que os acusados no mensalão são inocentes?

        Isso sim é fazer piada. Alias, muito boa piada!

    • Não senhora, dona regina lima.

      Estresse, ansiedade, depressão ou qualquer sofrimento psicológico aumentam significativamente o risco de acidente vascular cerebral independente de fatores demográficos, comportamentais (aqui incluído tabagismo), cardiovasculares, idade, sexo, raça ou qqr. outro fator de confusão. É isso que afirmam estes estudos que compõe o relatório estatistico da American Heart Association/2016 sobre doenças cardiacas e acidente vascular cerebral.

      E Marisa foi cruelmente submetida a uma tortura psicologica  violenta por mais de 2 anos.  Não tem como negar que isso foi determinante nos eventos que ocorreram

      http://circ.ahajournals.org/content/133/4/e38.full

      Fatores de Risco Psicossocial

          Entre 6019 adultos acompanhados por uma média de 16,3 anos a partir da primeira NHANES, níveis mais elevados de sintomas de ansiedade foram associados com maior risco de acidente vascular encefálico após ajuste para fatores demográficos, cardiovasculares e comportamentais (HR 1,14 IC 95% -1,25). Essa associação manteve-se significativa com ajustes adicionais para sintomas depressivos.

          No Projeto Saúde e Envelhecimento de Chicago, maior sofrimento psicológico foi associado a maior mortalidade por acidente vascular encefálico (HR, 1,29, IC 95%, 1,10-1,52) e AVC hemorrágico (HR, 1,70; IC95%: 1,28-2,25) em 4120 adultos Após ajuste  para fatores de risco como idade, sexo, raça e fatores de risco para acidente vascular cerebral (como p.ex.hipertensão e tabagismo).

      As análises de subtipos de acidente vascular cerebral revelaram que a angústia estava significativamente relacionada com acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, mas não com acidentes vasculares cerebrais isquêmicos após ajuste para covariáveis. Nossas descobertas documentam claramente importantes efeitos adversos da angústia psicossocial sobre o risco de doença cerebrovascular em idosos..

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3552144/

          A depressão foi associada a uma probabilidade de acidente vascular cerebral quase 2 vezes maior após ajuste por idade, status socioeconômico, estilo de vida e fatores de risco fisiológicos (OR, 1,94; IC95%: 1,37-2,74) em uma coorte de 10 547 mulheres de 47 a 52 anos que foram seguidos por 12 anos como parte do estudo longitudinal australiano na saúde das mulheres.

          Numa metanálise de 17 estudos prospectivos de base comunitária ou populacional publicados entre 1994 e 2010, envolvendo 206 641 participantes, as pessoas com história de depressão apresentaram um risco 34% maior de desenvolvimento de acidente vascular cerebral subsequente após ajuste para potenciais factores de confusão (RR combinado, 1,34; IC 95%, 1,17-1,54); Entretanto, observou-se heterogeneidade substancial entre os estudos. As associações foram semelhantes para homens e mulheres.

          Uma meta-análise de 28 estudos prospectivos de coorte, incluindo 317 540 participantes com um período de acompanhamento que variou de 2 a 29 anos, mostrou que a depressão foi prospectivamente associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral total (HR combinado, 1,45; IC 95%: 1,29 -1,63), acidente vascular cerebral fatal (HR combinado, 1,55, IC 95%, 1,25-1,93) e acidente vascular cerebral isquêmico (HR combinado, 1,25; IC 95,1,11-1,40) .188

      .

    • Coxinhas, cada vez mais gente ruim

      Regina Lima, deixa de ser imbecil, Dona Marisa (dobre a língua para falar dela) foi praticamente assassinada pela Lavaajato vulgo Farsaajato, só não vê quem sofreu lavagem cerebral midiática e jurídica, deve ser seu caso. Conheço gente na mesma condição de saúde dela e que está vivendo sim. Você até que foi educada, mas é inoportuna, sem noção, seu lugar não é aqui. Pelo menos está melhorzinha do que as coxinhas mal amadas e ignorantes que foram gritar no hospital com D. Marisa internada, os médicos descarados e sem ética que desejavam que ela morresse (devem ter seus Cremebs cassados, um deles, acho que o da Unimed, tem cara de nazi-fascista)), o tal procurador mineiro chamado Rômulo que queria que ela morresse para ele abrir champagne pra comemorar, este tem que responder processo e ser exonerado a bem do serviço público. Fico pasma com esses golpistas despeitados, cruéis e inescrupulosos, poder só no golpe. Absurdo inominável desejar a morte de uma mulher de valor, esposa, mãe, avó, brasileira que nos orgulha. Eles  esquecem que têm família e que a morte bate na porta de todos. Se tiverem família, não a valorizam. Viver no nosso chocante país cheio de serpentes peçonhentas prontas pra dar o bote traiçoeiramente é triste, nunca pensei que fosse assistir de novo pois NÃO VALE A PENA VER DE NOVO com certeza… E quanto aos médicos, precisa-se procurá-los com cuidado, a meu ver podem matar por conta de opiniões diferentes…  Pobre Hipócrates…   

  61. D. Marisa sofreu violência

    D. Marisa sofreu violência psicológica por parte dos golpistas AINDA NO GOVERNO DILMA e uma destas violências foi a invasão de seu lar por MEGANHAS FEDERAIS. Como a PF está sob comando direto do chefe do executivo, a pergunta que faço é porque DILMA NÃO INTERVIU e puniu os responsáveis por esta violência? Estupidez?COVARDIA?

    Não esquecendo o cara que é o chefe da horda de funcionários públicos, JANOT em quem ela podia enfiar o pé na bunda na hora que quisesse.

    A MORTE DA D. MARISA ENTRA NA CONTA DA COVARDIA DE DILMA.

  62. A fina flor do golpe vai aos EUA prestar contas. FDP!

    A fina flor do golpe vai mais uma vez aos EUA prestar contas. Ah, segundo o Janot(a) a Lava Jato é pró-mercado, disse ele isso em Davos, o Brasil virou essa coisa bizarra nas mãos desses traidores, a Dona Carmem e cia fecharão bons negócios e voltarão com muitos empregos para os brasileiros. Bando de fdp. Me desculpem o palavrão mas não consegui me conter.

    O que o Brasil ganha com essa palhaçada de funcionários toscos e traidores do interesse nacional? Trump com seu protecioismo extremo e seu lema PRIMEIRO O MEU PIRÃO, deve estar sorrindo de orelha a orelha.

     

    Moro e Cármen Lucia falarão sobre Lava Jato em Nova York; acompanhe no InfoMoney Evento, que debaterá os efeitos da operação no quadro institucional brasileiro, será realizado pela UM BRASIL em parceria com as universidades norte-americanas Columbia e News School nos dias 6 e 7 de fevereiro

     

    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/6096940/moro-carmen-lucia-falarao-sobre-lava-jato-nova-york-acompanhe

     

     

     

  63. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome