Com o bolivarianismo, a Globo passou a perna no editor

Em 1962 a Globo associou-se ao grupo Time-Life, em um momento em que as redes norte-americanas tentavam se internacionalizar. Recebeu cerca de US$ 6 milhões, a dólares da época, e um know-how imbatível de operação.

Foi beneficiada por uma CPI conduzida por João Calmon, dos Diários Associados, que levou os gringos a venderem sua parte. O próprio Roberto Marinho adquiriu com financiamento do Banco Nacional autorizado por José Luiz de Magalhães Lins.

***

Em 1980 as verbas publicitárias para a televisão já representavam 85% do total de tudo o que se anunciava no país. Sobravam 15% para a rapa. Desses 85%, a Globo ficava com 85%, contra 11% da TV Tupi e 4% das demais emissoras.

O modelo comercial e político, os pactos com o mercado publicitário, tudo foi tão bem sucedido que a Globo sempre conseguiu fatias de publicidade superiores aos seus índices de audiência.

***

Em agosto passado, a Abert (Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão) estampava os indicadores favoráveis: no primeiro quadrimestre o meio TV recebeu 70% das verbas publicitárias. Cresceram também o rádio, a TV por assinatura e a mídia exterior.

Quem perdeu: Guias e Listas, com queda de 32%, Revista, que caiu 10,1% e Jornal, que caiu 6%.

***

A Globo domina amplamente a TV aberta, tem presença forte na TV fechada, amplo predomínio no rádio, boa presença no mercado de revistas, um dos três jornais mais influentes do país e presença fortíssima na Internet.

A Abril se esvai em sangue. Há informações fidedignas na praça de que a família Civita conferiu mandato a dois bancos para vender a revista Veja. Há anos o Estadão busca um comprador. A Folha caminha para ser um braço da UOL – cujo modelo de negócio está cada vez mais focado em prestação de serviços tecnológicos. O Valor tenta se equilibrar com eventos e edições especiais, mas sua tiragem caiu abaixo dos 50 mil.

Todos esses grupos são vítimas dos novos tempos, sim, mas principalmente da Globo, cujo modelo monopolista atuou como um super aspirador das verbas do mercado.

Em tese, esses grupos seriam os maiores beneficiários de uma regulação econômica da mídia, assim como a imprensa regional e os novos jornais e sites na Internet. No entanto, as maiores resistências a essa regulação econômica partem justamente deles. Como se explica?

***

Se vivo fosse e à frente da Folha, Otávio Frias certamente estaria comandando uma campanha pela regulação econômica da mídia. Já o filho comanda uma campanha contra… blogs. Os Mesquita estariam na mesma trincheira, como estiveram por ocasião do acordo da Globo com a Time-Life.

***

A Globo conseguiu montar um clima de guerra, de luta contra o tal bolivarianismo, em que ela foi a grande vitoriosa. Invoca-se o fantasma de Hugo Chaves para interditar o debate sobre a regulação econômica da mídia.

Meses atrás, um dos interlocutores dos irmãos Marinho relatava sua preocupação com o enfraquecimento acelerado de seus parceiros. Abril, Estadão e Folha não apenas davam respaldo político à vocação monopolista da Globo, como eram os álibis para quem apontava concentração excessiva de mercado.

A trama conspiratória do bolivarianismo conseguiu iludir o eleitor, o leitor, o telespectador. E, no caso dos demais grupos, também o editor.

Luis Nassif

157 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Controle das verbas publicitárias deve ser o caminho!

    Muito bom Nassif! Nassif, leitores; o que não dá é essa historinha de mídia técnica ou o nome que se tenha. Fica-se sustentando o agressor. No mínimo, burrice. A propósito, Saul Leblon, em Carta Maior, aborda hoje esse tema, com angulaçãoes um pouco diferentes e nós reproduzimos. http://refazenda2010.blogspot.com

  2. Vamos montar no cavalo!

    As dificuldades são muitas para conseguir uma regulamentação dos meios de comunicação o mínimo decente. 

    Além de corporações do setor que poderiam se beneficiar com ela a jogar contra, temos um congresso mais conservador ainda do que a versão 2010-2014. 

    Mas com vontade política do ministro Berzoini de da presidenta que acredito, irão turbinar a participação da sociedade no debate e somados aos possíveis desdobramentos positivos da operação Lava-jato, as chances podem aumentar. 

    Acredito que tem um cavalo celado passando em frente à nossa porta. E ele só passa uma vez. 

     

     

  3. Se explica pois sabem que no

    Se explica pois sabem que no ambito politico a suposta democratizaçao da midia nao tem como finalidade garantir isenção ou condiçoes de competição, apenas substituir o monopolio da globo por um do governo de plantao atraves da criaçao de midia predominantemente chapa branca…

    1. E tudo bolivarianismo e todos são Leonidas

      Está vendo, Nassif, a explicação porque os editores dos veículos prejudicados pelo poderio da Globo, apoiam o que os mata? Todos pensam como o Leonidas.

      O sujeito pensa que o governo num país complexo como o Brasil pode dar uma de Coreia do Norte. Transformar toda a mídia em chapa-branca. Basta que se aprove uma ley de medios, o bicho papão da “imprensa livre”!

      Não conseguem, ou não querem, ver a diferença entre um país só ter um Pravda, e um país em que não se pode ter propriedade cruzada, ou seja, deter rádio, TV e jornal na mesma praça. Ou então que haja uma lei de direito de resposta decente. Proibição que políticos tenham concessão de rádios. De concentração de verbas públicas de publicidade, matando os pequenos. De concentrar a produção no eixo Rio-São Paulo, sufocando o conteúdo regional. E por aí vai.

      Eles nem sequer param para pensar sobre isso. É tudo Bolivarianismo. 

  4. Liberdade de expressão…

    No jornal da manhã de hoje a Globo disse e repetiu várias vezes que o atentado na França foi “contra a liberdade de expressão”. Somente quando relataram os fatos é que se ficou sabendo que o atentado foi terrorista, fanáticos matando quem fazia charges tendo Maomé como tema.

    1. Antônio,
      A velha mídia

      Antônio,

      A velha mídia brasileira está tentando arrumar um malabarismo para ligar o atentado “contra a liberdade de expressão” com a questão da regulação da mídia. Só não descobriu ainda o jeito certo de fazer.

      Tive essa nítida impressão no meio da tarde de ontem, quando soube que a CBN iria derrubar sua programação normal das 20h as 21h para apresentar um debate sobre o atentado, focando na questão da liberdade de expressão. Seguindo minha intuição, fiz o sacrifício de ouvir essa rádio por 1 hora seguida para saber se alguém ia ousar fazer essa correlação.

      Logo de início fiquei meio cabreiro quanto foram apresentados os 3 primeiros debatedores: William Waack, Demétrio Magnolli e Eugênio Bucci. Mas relaxei um pouco quando vi que Alberto Dines também iria participar.

      Tudo ia transcorrendo dentro da normalidade, até que do meio pro final Bucci ensaiou lançar o balão, ao fazer várias críticas aos “políticos brasileiros” e sua relação com a imprensa. Mas senti que ele não encontrou o timing certo pra voar mais alto na questão e arremeteu. Ninguém tentou acompanha-lo.

      Hoje de manhã, também na CBN, Miriam Leitão deu mais uma estocada, seguindo essa mesma linha, só que aprofundou um pouco mais, falando sobre “mecanismos que governos usam para tentar calar a imprensa…”

      Fiquemos atentos. Está aberta a temporada dos “testes de hipóteses”. Quando as famiglias midiáticas encontrarem uma linha de raciocínio que dê pra ser sustentada, ainda que mais ou menos, é nessa que eles vão. O negócio é bater na regulação do jeito que der.

      Teoria da conspiração da minha parte? Acho que não. O modus operandi dessa turma é bem conhecido. Não seria a primeira vez que a nossa mídia “isenta” iria usar uma tragédia pra defender seus interesses. Lembram do acidente da TAM, que tentaram botar na conta do Lula? Pois é…

      1. A chave para isso, caro Jota

        A chave para isso, caro Jota está na diferença entre “liberdade de expressão” e “liberdade de imprensa”, que no fundo no Brasil significa “liberdade da empresa”. Um debate sobre ley de medios tem que ir direto nesse ponto. Aí desmonta-se o mito de que é censura

        1. Juliano,
          O que a parte

          Juliano,

          O que a parte atrasada e carcomida da nossa mídia defende mesmo é a má e velha libertinagem de imprensa, que é o estágio em que nos encontramos agora.

          O que ela quer é poder continuar assassinando as reputações que lhe convierem, defendendo seus escolhidos e protegengendo seus interesses 99,99% pouco republicanos.

          E, claro, poder gritar “censura, censura, censura!” toda vez que alguém ousar lhe questionar.

          Estou lendo um livro do Nassif, “O Jornalismo dos Anos 90”, onde em dado momento ele escreve: “Não se pense em desprendimento. A imprensa age movida exclusivamente por interesses, assim como muitos advogados que escolhem os clientes de acordo com seus fundos bancários”. Nada mais a acrescentar. E quem ainda acredita nesse papo de “imprensa livre, isenta e independente”, com todo o respeito, já pode ir separando o sapatinho que vai por na janela em 25 de dezembro…

  5. A conta não fecha

    Nassif,

     

    tem erro de percentagem no terceiro parágrafo. Cito: ” Desses 85%, a Globo ficava com 85%, contra 11% da TV Tupi e 4% das demais emissoras.”

    😉

     

    Abraço

    1. Re: A conta não fecha

      Virginia,

       

       pelo texto:

       dos 100% destinados a qualquer propaganda, 85% vão para a TV.

       desses 85% que vão para a TV, 85% vão/iam para a Globo, 11% para a Tupi e 4% para o resto (que somam 100% dos 85% que vão para a TV de todos os investimentos em propaganda)

       

      Abraços

      Adilson

    2. A conta fecha

      Virginia, a conta fecha porque Nassif pega toda a verba publicitária de 1980 e identifica as fatias, 85% para a TV e 15% para os demais meios. Nessa parte que apontaste o erro, ele passa a analisar somenta a fatia que cabe à TV. Assim, essa fatia passa a representar 100%, passa a ser o todo. Agora o que estou achando estranho são os termos bolivIArianismo e bolivIArismo. Sempre vejo esses termos grafados com boliVArianismo e boliVArismo.

    3. Minha cara, a CONTA FECHA. É

      Minha cara, a CONTA FECHA. É só prestar mais atenção. Verba publicitárioa: 100% . Desses 100% , 85% é da Televisão. Ele diz que 85% dos 85% da Televisão é da Globo. Conseguiu entender agora? Espero que sim, porque dá muito trabalho desenhar.

  6. Interessante, mas acho que

    Interessante, mas acho que esse golpe no editor tem outros fatores.

    Recentemente, eu folheei algumas Veja dos anos 70 e 80. Fiquei com uma sensação atemporal, a programação visual é a mesma, as matérias são parecidas, as seqüências em que são apresentadas são muito semelhantes! Será que a sociedade brasileira não mudou nada em 40 anos? Será tudo culpa da internet e dos bolivarianos? Uma das diferenças notadas é, além da data, as publicidades. Havia um tipo de anunciante que comandava os principais espaços da revista, que eram os anúncios de cigarros. Esse tipo de publicidade foi banido. A predominância das publicidades de fumo foram substituídas nos anos 90/ 2000 pela publicidade de bebidas, hoje também banida dessa mídia. Não há mais um setor que necessita de doses maciças de publicidade para se legitimar. Isso com certeza influenciou na diminuição das cotas de patrocínio fora do monopólio.

    Não que esse sentimento atemporal seja exclusivo da Veja, as comemorações do aniversário da Globo mostram que a criatividade não é o forte da grande mídia, apenas que o monopólio é um bom meio de ganhar dinheiro. Esse modelo de mídia brasileira é burro, sem inovação, autofágico e como sua própria história mostra, caminha para o nada por andar sempre em círculos.

    1. Monopólio

      Esse monopólio da comuinicação no Brasil, é prejudicial até para a 

      nossa fragilizada democracia. Pois é vedada ao povo a verdadeira 

      realidade em que vivemos. A Globo não passa de uma manipiladora 

      de opinões, mente para o povo e priva os brasileiros das maracutáias

      dos governos. É uma pena que o povo viva enganado até pela informações.

       

  7. PELO FIM DOS ATRAVESSADORES DA NOTÍCIA!

    INFORMAÇÃO INDEPENDENTE! O Governo precisa substituir os “atravessadores da informação”, ou seja, a mídia tradicional, como canal para informar o povo. Fortalecer a internet, investir nos jornais e boletins de classe, jornais de igrejas, associações, etc. Enfim, pulverizar os meios de se dirigir ao Brasil. O texto abaixo reflete sobre o tema. Recomendo a leitura!

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

     

     

  8. simples assim

    governo Dilma faz como aquele personagem de Jô Soares no leito de hospital: “TIRA O TUBO” mas um Governo que tem Mercadante como “homem forte” não é capaz de tal atitude..

  9. Jornal da Lixeira.

    Há muito tempo, em algum veículo de comunicação que não a internet, havia uma seção chamada  “Jornal da Lixeira”.

    Um jornalista cujo nome esqueci publicava as notícias rejeitadas da semana, rejeitadas pelos editores. Havia coisas muito interessantes, eram notícias que não interessavam aos proprietários do jornal e que por isso, não eram publicadas. Nassif, que já trabalhou nos principais veículso de comunicação o país sabe muito bem como é isso. Em seu blog ele pode escrever qualquer coisa em que não corra o risco de ser preso. E é assim que nos informamos, nós, os últimos mohicanos com cérebros pensantes nesta Terra Brasilis.

    No Brasil, a Verdade está nos blogs sujos, e a Verdade nos libertará das mentiras e calúnias da imprensa empresarial. Uma pena que alguns blogs precisem de mais advogados do que de jornalistas, pois a Casa Grande não admite ter seus domínios invadidos e a cada notícia de que eles não gostem, um exército de advogados bem pagos e bem preparados vai atormentar os blogueiros sujos por muito tempo, pois têm reservas financeiras praticamente inesgotáveis. Já é mais do que na hora de os governos progressistas (prefeituras, governos estaduais e Presidência da República) apoiarem politica e financeiramente esses blogs. Mil vezes anúncios do BB, Caixa e PETROBRAS no Nassif, PHA, Tijolaço, etc., do que nessas TV’s infestadas de jornalistas-coxinhas. Ver uma Leitão na televisão falar o contrário do gráfico que ela mesma está exibindo, não tem preço. Mas é um vexame do c*ralho.

  10. O dono do blog se enrolou

    O dono do blog se enrolou todo com o “ismo”. Acredito que queria dizer “bolivarianismo”.

    O modelo de mídia em papel não sobreviverá muito tempo. Quem com menos de 40 anos aianda compra jornal? Revista eu só vejo em consultório médico ou odontológico, ou então no cabelereiro.

    Mas o modelo de mídia em que uma emissora decide em que horários assistiremos nossos programas favoritos também está com seus dias contados. O futuro (que não está tão longe assim) é o streaming. O Netflix já vem oferecendo séries de alta qualidade (House of Cards, Marco Polo, Orange is the New Black) que você vê a hora que quiser, tão logo os episódios sejam carregados. Compare qualquer uma com as maçantes novelas da Globo, com seus elencos inchados em que alguns poucos bons atores (boa parte com mais de 50 anos!) tem que segurar um enredo capenga que é piorado pela presença da “geração Malhação”. Uma molecada saradinha, bonitinha, que interpreta (e muito mal) a si mesma. E ainda assim, a dramaturgia televisiva já não atrai mais a juventude.

    1. Alta qualidade???!!!

      Netflix já vem oferecendo séries de alta qualidade (House of Cards, Marco Polo, Orange is the New Black) que você vê a hora que quiser, tão logo os episódios sejam carregados.

      Quem não se livrou ainda desses enlatados americanos a ponto de dizer que tem alguma qualidade não tem menor capacidade de dar alguma sobre televisão. Se na sua capacidade limitada de avaliação algumas dessas porcarias de séries americanas tem qualquer valor realmente você também ficou reduzido em sua capacidade de avaliação de tanto assistir a Globo e esses inúteis canais a cabo da Sony, Warner e similares. Que as novelas da Globo são péssimas nem precisa dizer, mas tentar encontrar alguma qualidade numa bosta de enlatado americano é forçar demais a barra né??

      1. PRODUÇÕES BOTUCUDAS

        Enlatado americano realmente uns 30% são ruins mesmo. Mas aguentar assistir as produções botucudas onde prevalece aquelas cenas paradas de 20 minutos de ondas na praia, 10 minutos do rosto do(s) atuante(s) com o olhar perdido não sei para onde, e mais uns 30 minutos de uma palmeira balançando ao vento, isso sim é de encher a paciência, além de ter que assistir Franklin Martins com suas entrevistas africanas.  É de doer.

        Taca-lhe pau.

        1. Minha filha de 1 ano está

          Minha filha de 1 ano está assistindo pepa num canal pago, assimilando as relações familiares basicas ali representadas e de repente entra uma propaganda esquizofrênica do nada cortando a relação de continuidade e deixando o bebê perplexo por alguns segundos. TV paga também é lixo.

          Muitas das coisas que assisto na TV paga são “botocudas” canal Brasil 55 e sem hd, tem ótimo conteudo. apenas um pouco irregular. Fora disso tem programas sobre tatuagens, noivas, cachorros, arrumaçao de casas e consertos de automóveis, patricinhas fazendo camping. CONTEUDO DE PASTEL DE VENTO. Aumente de 30% para 75% de lixo

      2. Independente disso ele está

        Independente disso ele está certo, ninguém com menos de 30 gasta dinheiro com mídia impressa ou se importa com televisão aberta. A tv fechada está condenada e mesmo o streaming não dá conta da distribuição em torrent. Tudo isso aí é museu, ainda bem.

    2. Cooptismo.

      Quando um dos mais conceituados jornalistas do Brasil opina a favor de mudanças drásticas no conceito básico da imprensa de ”  que só progride quem é competente sempre com um olho no peixe e outro no gato ” , a normalidade de informações do país está a perigo. O Bolivarianismo do governo vitorioso nas urnas planeja mudanças que diminuem o poder de fiscalização de mal feitos. A quem interessa ?

      A quem é cooptado sabe- se lá como irá ajudr a destruir  o que Brasil ganhou pela competência  de homens como Roberto Marinho, nosso exmplo de líder. E o que sobraria ? Imprensa sempre ansiosa por ajuda de BNDS e afins .

      O Bolivarianismo ou algo pior que isso, o Petismo disfarçado de Rato pode ter sucesso sim, se consegue opiniões favoráveis de um dos mais conceitados  jornalistas do país . 

      A que preço ? 

      Um abraço do Capeta ?

      1. inteligencia

        Sr Capeta só os desprovidos de inteligencia ainda não perceberam a desgaraça que é esta rede globo para o nosso país ou os mau intencionados de plantão que torcem para partidos pliticos com se fossem o clube do coração.

  11. José Luiz de Magalhães LIns

    José Luiz de Magalhães LIns foi o coveiro do Banerj, foi quem preparou a sua venda, que favoreceu enormemente à Globo.

    É como disse o Chico Buarque no documentário ” Muito Além do Cidadão Kane “:

    O PODER DA GLOBO É ASSUSTADOR.

     

     

     

     

     

     

  12. Perfeito, Nassif.  Parece que

    Perfeito, Nassif.  Parece que a Globo monopolizou tudo, inclusive a experteza. Quer maior burrice do que segmentar seu publico, e passar a depender somente de um segmento, como fez o Grupo Abril, ao dar sua guinada a extrema-direita? Quantos, como eu, deixaram de comprar produtos da Abril assim que o Grupo deu essa guinada? E todos os grupos fizeram isto, quase como que atendendo ordens da Globo? Tera sido de fato burrice? Ou escravismo economico, por conta da promessa global, que ela daria divulgação a estas sandices, desde de que adequadas, como tantas vezes vimos a Globo replicar as capas da Veja.

  13. Constituição

    Toda discussão deve se iniciar com a expressão ¨para se respeitar a CONSTITUIÇÃO ¨ . carta magna da república que obriga os meios de comunicaação a .

  14. Globo

    Esqueceram de comentar que a Globo  (Rede de Televisão) Surgiu com os militares após “64”. E Receberam milhões do BNDES ao longo dos anos e não se sabe se pagaram em espécie. Possivelmente fizeram acordo, tipo publicidade , favores e outras coisar ilicitas para o governo.!

    Suas afiliadas deviam ( e alguma ainda dvem ) milhões para cias elétricas, telefones,  transmissão por satélites, impostos(inclusive a globo do Rio e de São Paulo que comandam  até hoje  interferindo em tudo, com  suas opiniões, tendencias de poder mais selvagem, uma mistura de capitalismo imperialista tipicamente americano versus comunismo)  Mais Protegida  ainda por todos os Governos após os militares. Deram poder a uima só. É incrivel!

    Até quando temos que aguntar issoo???!!!

  15. os equívocos da cúpula da

    os equívocos da cúpula da globo vem desde a

    ditadura, a qual apoiou disparatada e imoralmente.

    aí perdeu acredibiiidade, embora mantivesse

    o mito do tal “bom padrão de qualidade”.

    o inacreditável, no entanto, é a postura das demais

    cinco ou seis famílias que hegemonizam

    com a globo as comunicações sociais.

    a burrice ética e economica é fenomenal.

    um fenomeno a ser estudado sobre essa vocação

    para o suicídio ou para a a irrelevancia.

    ora, ao se assumirem, todos, como emissores dos

    interesses desse conluio capital selvagem-financeirizador-tucanato-e

    outros golpístas remanecentes da ditadura, perderam

    muitos leitorese telespectadores.

    e tendem a perder cada vez mais, principlamente

    com a multiplicação das possibilidades editoriais na internet e das redes sociais.

    pelo jeito, no desespero, acabarão  criando o tal do bolivarianismo.

    parece um paradoxo.

    mas a direita é especialista nisso.

    quer criar o caos com seus catastrofismos e críticas falaciosas

    e fundamentalistas

    – visão única – ,

    uma espécie de solução final,

    para resolver seus problemas.

    pois o jogo para eles parece meio perdido.

    o tempo rola, trinta minutos do segundo tempo,

    o time tá perdendo por quatro a zero, mas porecisa revertter o resultado.

    com esses artilheiros atuais, fica cada vez  mais

    difícil.

    o time do governo joga recuado.

    às  vezes têm beques de segunda divisão ou de futebol de terceira divisão, mas vai evando.

    quem rola a bola direitinho são os cobras do meio campo,

    estilo didi, ademir da guia, gerson. dirceu lopes,por aí,

    de alguns  blogos da internet, que tentam quebrar essa hegemonia da grande mídia. 

     

  16. E o bolivarianismo na publicidade estatal?

    Nassif, para termos uma mídia “honesta”, o governo  e as estatais bem que poderiam dar o primeiro exemplo, tornando objetivos e transparentes os critérios para escolha dos veículos de divulgação de sua publicidade. 

    Em vez disso, o governo usa sua verba publicitária para manipular a mídia, direcionando-a aos veículos que lhe agradam politicamente. Um exemplo descarado ocorreu recentemente com a Veja, que teve toda a publicidade ligada ao governo EXTIRPADA após aquela polêmica publicação contra a Dilma às vésperas da eleição.

    Por mais que se discorde do que a Veja fez, o governo não poderia adotar tal atitude… É misturar as coisas, o que deveria ter feito é usar o Judiciário, processar a revista, mas não suspender sua publicidade. Ao fazer isso, sinaliza que sua intenção em propor uma nova regulação da mídia é controlar a oposição, e não a de evitar os excessos. 

    Pois, se, de um lado, há excessos e mentiras da mídia oposicionista, o que dizer dos excessos da mídia “chapa branca”, defensora do governo?

    Então, Nassif, se o governo está realmente interessado em termos uma mídia honesta, que comece dando o exemplo na distribuição de suas verbas publicitárias, tornando-as claras, transparentes e com critérios OBJETIVOS de escolha…

     

    1. Os critérios atuais favorecem

      Os critérios atuais favorecem apenas os grupos de mídia.

      1. Não houve corte de publicidade na Veja. É conversa de rede social.

      2. Tome o caso do BNDES. Qual omeio mais adequado para atingir formadores de opinião e executivos: blogs com público adulto e bancarizado ou programa do Datena? No entanto, os critérios “objetivos” atuais privilegiam o Datena, porque mandam colocar em cada canal o equivalente à proporção que têm na audiência total de TV aberta. Como não tem programa “adulto” para descarregar, descarregam no Datena.

      3. No caso de Internet, as empresas pagam por visualização. Em um blog de opinião, todas as visualizações são de adultos bancarizados. Nos portais genéricos, paga-se por click de criança, adolescente, jovem atrás de mulher pelada.

      4. Pelos critérios de audiência, o Extra deveria receber muito mais publicidade que o Globo. Porque o Globo tem mais? Porque influencia opinião. Nos critérios da Secom, não entram essas características dos veículos. 

       

      1. Desconfiava disso, que esse

        Desconfiava disso, que esse corte de verbas publicitarias fosse lenda da internet, mas seria maravilhoso se o corte para a Veja fosse real.  Seria a única forma de justiça possível para equilibrar o jogo de poder. Não se pode tentar ser isento quando alguém está te apontando uma faca e desferindo vários golpes. E no fundo, para alguns meios, tudo se trata de dinheiro.

      2. Que pena.

        Gostaria que o corte de verbas para a Veja fosse real e não apenas lenda da internet. Considerando que não há nenhum compromisso com as idéias nem com a verdade nessa revista, apenas com o dinheiro, não adianta argumentar, só cortando o dinheiro mesmo. Que arrume dinheiro com o PSDB que já a financia de forma nada isenta.

      3. Sou adulto, bancarizado e

        Sou adulto, bancarizado e (heresia) vejo esporadicamente Datena por dever de ofício ocioso. É a velha história de que só sangue bom zona sul é que ouve MPB ou que há vida cultural fora da superestimada Vilal Madalena.

  17. Nassif, o problema continua

    Nassif, o problema continua por que quem dizia-se contra este modelo que bem sabemos como foi implatado às vesperas do golpe militar, hoje dão o mesmo apoio e as mesmnas receitas. A dita centro-esquerda foi beber na mesma fonte. Querem resolver o problema? O jogo deve ser às claras como na Argentina. Regulamentação dita “bolivariana” copiada das leis norte americanas contra monopólios e oligopólios. Grupo Clárin prejudicado? Censura da imprensa? Cúmplices e beneficiários da ditadura. Ficou provado. Monopólio absoluto na Argentina assim como a Globo é no Brasil. Práticas democráticas às claras. Abandono de ideologias moribundas, e este país começará a ter rumo. 

  18. O poder da Globo.

    O poder da Globo não vem apenas da sua capacidade econômica, assim como uma imperialista no mercado; mas surge forte e robusta, por manipular e agregar as melhores cabeças, essas sim são o patrimônio pulsante da Globo: pessoas. Se a empresa cresceu e engoliu suas concorrêntes, a primeira impressão é que as rivais são incompetentes e mais, o crescimento da Globo não lhe tira mérito, e sim credita a ela todo mérito, pois andou bem durante a direita, de onde nasceu e cresceu, depois dobrou de tamanho já dentro da esquerda, que esta no governo a 12 longos anos. A regulamentação que querem em lei, nada tem com fator econômico de distribuição de benefícios governamentais, que a meu ver nem deveria propagandear seus feitos; mas o perigo dessas regulações é se incluir aos grupos radicais do Islã, como o caso recente em Paris, que querem fazer controle da voz do quarto poder. 

  19. BOLIVARIANISMO

    BOLIVARIANISMO foi uma invensão dos própios BEÓCIOS ou de GOLPISTAS, estes no intuito de se aproveitarem dos BEÓCIOS para implantar o GOLPE ELEITORAL, emporcalharem a democracia e solidificar a DITADURA DA GRANDE MÍDIA.

  20. Otavinho

    Na internet, sites e empresas de jornalistas que se alinham do lado do governo na batalha virtual entre PT e PSDB também foram destinatários do dinheiro da publicidade estatal nesses 14 anos –entre eles Luis Nassif (R$ 5,7 milhões) e Paulo Henrique Amorim (R$ 2,6 milhões).

    Um dos principais defensores do governo na internet, o site Brasil 247 recebeu R$ 1,7 milhão desde 2011.

    A sua receita com a publicidade das empresas estatais dobrou em 2012 e mais do que dobrou em 2013.

    Autodeclarado “o portal de esquerda”, o Carta Maior recebeu R$ 9,1 milhões de 2003 a 2013. O Opera Mundi e a “Revista Fórum”, também ligados ao campo da esquerda, receberam R$ 2 milhões e R$ 1,7 milhão, respectivamente, no mesmo período.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1563487-sites-alinhados-ao-governo-tambem-foram-beneficiados.shtml

    1. Prezado
      se você não fosse

      Prezado

      se você não fosse contumaz aqui no Blog, diria que é apenas desinformado. Mas é mais: é mal intencionado.

      Se somar 14 anos de peidos da sua avó, o resultado é uma bomba de gás. Se somar 14 anos de ideias que você teve, é capaz de dar uma página de caderno.

      CEF e BB anunciam em todos os veículos do país, mais em quem critica o governo, menos em quem defende. AS inclusão de blogs que tambem criticam o governo, como este, é má fé da Folha avalizado por sua má fá.

      1. Que fortuna !!

        R$ 33.928,57 por mes. Seria essa a média em 14 anos.

        Sem noção para comparar com o PIG.

        Se o Nassif te perdoou eu não !

         

         

         

         

         

         

  21. Foro de São Paulo não

    Foro de São Paulo não existe?

    Está tudo documentado; inclusive as reuniões e a articulação esquerdista latino-americana: que alguns chamam de bolivarianismo.

    Porque vocês não desmentem isso então?

    Terminaria e acabaria toda e qualquer conspiração.

    1.  Acabando o Bolivarianismo e

       Acabando o Bolivarianismo e caindo nos braços  do Grande Irmão do Norte, aquele tão bonzinho, ne não? Aquele que não visa única e exclusivamente os seus negócios, né não ? Eu gostaria que vc me apontasse o que eles já fizeram de bom para o nosso país, a não ser a exploração e golpes e mais golpes, quando alguém tenta colocar as manguinhas de fora de seus domínios. Deram um pouco de sossego (?) pq estão mt compenetrados em espalhar o terrorismo e a democracia de araque deles, em outras plagas mais distantes. Mas TERRORISTAS são os outros, aqueles que se revoltam com tanta interferência. E haja país para receber os refugiados, que tentam sair de um inferno e entram em outro, o da discriminação.

      Mas o que importa prá vocês e as doces mulheres de Santana e dos Jardins é o Bolivarianismo. Que meda !!!!!

      1. Um computador americano fez

        Um computador americano fez mais pela America Latina do que todos os presidentes(e/ou ditadores) revolucionários

        1. E para o bolsinho deles,

          E para o bolsinho deles, nada? E para controlar o mundo todo, nada? Xeretar países , pessoas e firmas, como a Petrobrás, nada?

  22. Foro de São Paulo não

    Foro de São Paulo não existe?

    Está tudo documentado; inclusive as reuniões e a articulação esquerdista latino-americana: que alguns chamam de bolivarianismo.

    Porque vocês não desmentem isso então?

    Terminaria e acabaria toda e qualquer conspiração.

    1. Prezado
      explicando óbvio.
      A

      Prezado

      explicando óbvio.

      A discussào não é se existe ou nào existe. Existe o Foro, os talibans, os neonazisas, Fidel vive, as Farcs ainda funcionam.

      O que se discute é se é relevante ou não. E é absolutamente irrelvante.

      1. Nassif,

        Outro tema que você pode dar sua contribuição extremamante valiosa é que as campanhas de mobilização dos grandes grupos de mídia, baseadas no ódio e desqualficação de todas as instituições, não estão conseguindo mobilizar uma parcela significativa para o debate nem convencê-las de suas teorias conspiratórias, gerando uma rejeição enorme e um esvaziamento crescente da imprensa. Qualquer assunto sério conduzido por irresponsáveis fica mais irrelevante do que as pernas da vice bumbum ou as novidades do casal bello  e gracyane.  Assuntos sérios podem ser muito interessantes se o leitor for respeitado. Essa palavra desapareceu do dicionário da imprensa. RESPEITO ao leitor.

  23. Realmente, o comportamento

    Realmente, o comportamento das empresas de comunicação em relação ao grupo Globo é mais bem explicada pela síndrome de Estocolmo. Parece que elas entendem a supremacia da Globo como proteção e o share diminuto que possuem como uma recompensa mais do que satisfatória.

    O problema é que hoje eles não têm muito mais a fazer para mudar sua posição. Jornais são mídias terminais, independente do poder que a Globo tem. 

    O grande espetáculo prestes a ocorrer é a derrocada da rede Globo. O modelo de TV aberta está condenado. A TV fechada nem vai chegar a substituí-lo. Resta à emissora o papel de netflix brasileira. No entanto, em um ambiente de internet neutra, isto é muito menos do que ela possui hoje. A maior perda é o de poder político. A Globo atrai público para suas novelas mais importantes e joga entre elas o jornal nacional. É essa sua maior fonte de poder político.

    Em um modelo netflix não há horário de exibição. É o espectador quem decide o que e quando ver. Muitos não verão mais o jornal. O poder político da empresa se esvai. Sem esse poder, a empresa fica a mercê do congresso, invertendo a situação atual.

    Eu duvido que o governo consiga reunir força para votar uma lei de regulação econômica da mídia, mas creio que há formas que independam do congresso. Uma delas é o controle sobre a verba publicitária. Uma redistribuição da verba retiraria recursos das mãos das grandes empresas em um momento em que estão muito vuneráveis. Se os recursos fossem parar na internet, isto aceleraria a ascenção dos concorrentes. Uma segunda maneira é exigir que estatais cobrem das empresas de publicidade o BV que receberam, com base na decisão do STF no mensalão. Como as emissoras poderiam se opor a uma decisão da justiça que devolve recursos aos cofres públicos? Seria moralmente indefensável. O governo poderia ainda acenar com a liberação de empresas estrangeiras no setor de mídia. Por exemplo, licença para telecoms abrirem canais de tv na web, que pudessem transmitir torneios esportivos etc. Mais uma vez, seria complicado ser contra o aumento da concorrência, quando pregam o liberalismos de mercado.

    Em suma, o governo colocaria um bode na sala das empresas de mídia. A alternativa ao bode seria a regulação econômica que o governo cogita hoje, de modo hesitante.  

     

  24. A dona do Brasil

    Quem manda no nosso futebol, ditando até o horário das partidas?

    Quem manda no nosso carnaval, c/ exclusividade de transmissão dos desfiles?

    Quem manda na transmissão da fórmula 1 ?

    Quem sempre exigiu beija-mão dos presidentes eleitos ?

    Quem quer “nomear” os presidentes do Brasil?

    Quem quer mandar no legislativo do Brasil ?

    Quem quer” eleger” os ministros do STF ?

    Quem dita qual personagem a ser atacado e desconstruído pela imprensa?

    Quem faz “lavagem cerebral” em pessoas como o Leônidas?

    Quem não aceita o bolivarianismo e quer impingir o Globismo?

    1. Quem manda…

      Quem manda no controle da minha TV e na minha mente sou eu, ai que suje meu comentário positivo e negativo sobre as transições e isso não é só de um unico canal e sim vários, tenta mudar de canal ex: jornal da cultura.

    2. Quem manda…

      Quem manda no controle da minha TV e na minha mente sou eu, ai que suje meu comentário positivo e negativo sobre as transições e isso não é só de um unico canal e sim vários, tenta mudar de canal ex: jornal da cultura.

  25. Não há Inocentes

      E a Abril está chorando por que? Se ela pudesse, teria falido todas as Editoras concorrentes. É o podre mundo dos negócios, total ganância e cobiça pelo $$$$$$…….

  26. Governo federal:maor cúmplice da rede Globo

    Começa que, eticamente, o governo só poderia fazer publicidade dos seus segmentos que vendem algum produto, como Caixa, BNDES, Banco do Brasil e Petrobras. Além disso, só se justificaria publicidade estatal, por exemplo, se fosse p/ alguma campanha de vacinação, o resto é meio de corrupção. Ora, se esse esquema é mantido, depois de 12 anos do mesmo governo e a distribuição de verbas publicitárias segue os mesmos critérios, dando mais aos que mais têm, para mim, o governo/PT são cúmplices ou parceiros dessa porca mídia, e “Se andas com os porcos, porco és”. Afinal, é bom lembrar, que depois de 12 anos e apesar do imenso poder da Globo, o PT continua governando, sem ter dado um jeito nessa mídia conservadora, ou seja: qual é o acordo? Rafael Correia, simplemente acabou com a publicidade inútil e dividiu a verba governamental em partes iguais entre todos; os jornalões equatorianos que lhe enchiam o saco já fecharam. Simples assim.

  27. Nassif elocubra, Globo invenou o Bolivarismo p/ manter monopólio

    Quer dizer que o bolivarismo não existe e que não passa de uma invenção da Globo para se manter no centro do poder?

    Bolivia, Venezuela, Equador, Argentina, Cuba, são vítimas da Globo?

    Os petistas não estão querendo transformar o Brasil em uma republica bolivarista. Isso é simplesmente invenção dessa direita maldita do Brasil ?

    O bolivarismo é uma forma de governo perfeita, de vanguarda, democrática, justa e que não permite a apropriação do país por uma única pessoa ou partido?

    A esquerda que o sr. Nassif está representando é ética, moral, honesta e sinsera?

    Essa esquerda que está aí, não rouba, não mente, não corromp, não se faz de vítima e nem distorce os fatos?

    Só falta o sr. Nassif querer nos convencer de que o projeto de poder do PT não ameaça as liberdades individuais dos cidadãos comuns (não petisitas), não ameaça a democracia como a conhecemos e nem ameaça a liberdade de expressão e opinião da imprensa livre e de todos nós.

    Depois dessas eleições não acredito que exista alguém no seu juizo perfeito que acredite nas coisas que o PT e seua aliados falam.

    É sr. Nassif até posso imaginar, agora que você nos iluminou com toda a sua honesta sabedoria, as filas enormes que se formaram nas estradas, aeroportos e ferrovias de pessoas, famílias inteiras, querendo fugir desse Brasil da Globo para todas esses maravilhosos paises bolivarianos!!

    Você poderia mudar para Cuba ou Venezuela afim de ajudar aqueles governos, pra lá de bacanas, a receber nos seus paises os milhões de brasileirão que querem vivier lá.

    BELA TENTATIVA!

    (…só que não.)

     

     

     

    1. ” Ética, moral, honesta e

      ” Ética, moral, honesta e sinsera” , A que o sr. Nassif está apresentando é a esquerda Ética, ,mora , honesta e sincera.

    2. Nassif. Pra esse ai tem que desenhar?

      Faz uma HQ. Talvez ele entenda do que estamos falando. O homem parece um disco de vinil emperrado, repetindo as mesmos cliches  contra a regulação da midia. E ainda vem, arrogantemente, dar uma de esperto. Deus do ceu …

  28. Autoregulamentação do Mercado

    Se a regulação do Mercado fosse boa, a URSS seria o melhor país do mundo. FALIU, não deu certo. Quem sonha com a intervenção estatal em mercados quer se benefiar “por ser amigo”  do Poder. O Mercado dá valor a Competência e esse é o cartão de visitas da Globo, com prêmios internacionais no que faz. O que se deseja é premiar quem não faz? Criar concorrência fictícia custa caro.Será que o consumidor Brasileiro aceitaria pagar mais a Record? Ou a propaganda Estatal deixaria de passar na Globo? Ou baixaria-se um Decreto de que na Globo, por atingir um maior público seria feito de graça…Então muito cuidado com a regulação da Mídia e o que está por trás dela. Com certeza há interesses Políticos e Econômicos bem maiores na busca e manutenção do Poder.

    1. Burro.
      Na Russia nào existe

      Burro.

      Na Russia nào existe regulação: existe controle. Regulação é coisa de país democrata, como a Inglaterra, a França, os Estados Unidos. Combate à concentração econômica é inerente às economias de mercado.

      Burro!

       

      1. Democratas

        Na Inglaterra existe Monarquia e não Democracia!!! O cidadão não pode tirar a rainha, … a não ser com revolução!!! Rsrsrs.

        Na minha humilde opinião, não existe livre mercado. Os grandes players e estados manipulam o mercado conforme seus objetivos: vide o petróleo sendo forçado a baixo justamente para derrubar a Rússia (que anda se armando novamente com o dinheiro dessa Commodity, tal como dizem que ocorreu no crash de 1979).

        1. Inglaterra Democrática

          Edumanzo, boa tarde!

          A Inglaterra, ao contrário do que seu texto afirma, é SIM uma democracia, e das mais sólidas e modernas, mesmo tendo muitos s[eculos de existência. O que ocorre lá, é uma forma de Monarquia Parlamentarista, que também existe em países como Holanda, Espanha e alguns outros do norte da europa. Nesse modelo, há geralmente um Primeiro Ministro eleito de forma indireta (na maioria das vezes), pelos parlamentares, Estes, geralmente são eleitos de forma direta, pelo povo (mas nem em todas as nações). O Rei, ou Rainha, são figuras quase decorativas, a atuam mais como “Chefes de Estado” representativos, ou seja, representam a essência da nação, e cumprem agenda protocolar de representação em visitas de estado (feitas por um chefe de estado a uma nação amiga ou parceira), mas sem influenciar na gestão administrativa/executiva, ou mesmo na judiciária e legislativa. Simplificando, é (ou deveria ser) uma espécie de ‘esteio’ moral do país que representa, sem poder para alterar nenhuma das decisões dos Três Poderes de fato: Executivo, Legislativo e Judiciário, poderes estes que caracterizam, junto com o processo eleitoral, uma democracia contemporânea. Há ainda, governos puramente parlamentaristas, sem monarquia representativa, governados por Primeiros Ministros, e que tem Presidentes representativos (estes substituem a realeza). Exemplos desse modelo são a França e a Rússia. 

      2. Agencias

        NO governo FHC, foram criadas as agencias reguladoras e que apesar de estarem começando, funcionavam.

        Veja o exemplo da ANP, da ANAC, ANEEL, elas tinham membros indicados pelo governo mas sem vinculaçao partidaria. Hoje o que temos nestas agencias sao mais apaniguados do governo que ficam la fazendo politica pro Gov Federal em vez de realmente regular o mercado de forma a proteger o consumidor e nao permitir monopolios.

        Voce sabia que existe uma agencia reguladora para Transporte Aquaviario e outra para Trasnporte Terrestre e pelo que vemos nenhuma das duas fazem PN.

         

        Att

    2. Regulacao economica da midia

      Xará , o que esta discutindo e deve se implantar é a REgulação economica da Midia e não a regulação da midia! Não esta discutindo regular conteudo , mas o fato de a informação de um Pais ficar na mao de um grupo apenas. Que é o que esta acontecendo com o Brasil. Onde se acusa e condena um grupo de politicos e onde se defente politicos cujo compromisso de defender a empresa em questao. REGULAÇÃO DA MIDIA JÁ PARA NÃO TERMOS NO FUTURO UM PAIS DOMINADO PELO FASCIMO. OUTRA COISA TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNOS….em ambos os casos não precisa copiar a venezuela…Basta copia o REINO UNIDO!..OU MESMO OS ESTADOS UNIDOS!…

  29. Fundamentalistas

    Os fundamentalistas na frança usaram armas e no brasil usam argumentos como eu Ii,  agora com o mesmo argumento dos bolivarianos que tem pessoas que ganham mais que outras e que os bolivarianos tem a capacidade de regular essa balança. Eu controlo minha TV e meus pensamentos, tenta experimentar jornal da cultura se aglobo o incomoda.

  30. Bolivarianismo global

    boa tarde! 

    não se preocupem,” a geração que está aí, os jovens de hoje entre 15 à 24 anos, transintam por outras ondas: nada de TV, nem aberta muito menos paga. O canal preferido deles: internet recheada de games, sites sociais, youtube, músicas à vontade, filmes a qualquer hora. Podem até mesmo assistir e compartilhar canais de vários países, eu que sou pai de dois desses jovens, usufruo muito da TV por streaming, muito melhor do que “Faustão”, “Gavão”, “Bonner JN”, tudo pra não ver Globo bobo, SBTeiras, Bandfútil, RedeTV. A mudança só depende de nós, basta querer, não esperemos pelos políticos, por Lei que partilhe as verbas da comunicação. Nossas escolhas definem tudo ao nosso meio.

  31. Isso explica muita coisa

    Esta publicação explica muita coisa, mais o melhor de tudo é que a revista Tucaneja e o Estadão estão indo a falência, ninguem acredita em suas publicações absolutamente partidárias. 

  32. Golpes e Interesses

    Há aqueles, que não sendo bem sucedidos na “carreira” (e olha que eu gostaria que fosse realmente uma carreira com exigências e regulamentações), passam a escrever. Fato que a retórica construída no inconsciente coletivo dos últimos 64 anos relegou a importância de muitos “Einsteins” e “Nobels” – a parte boa da história que deveria vender notícia, para vender Placebo. E o Placebo aqui é essa coisa homeopática, vendida em doses cada vez menores e mais concentradas de uma mentira que se corrobora por outras mentiras. Ainda não faz sentido ???… Bem, Daniel Herz escrevu “A História Secreta da Rede Globo” e depois os Marinhos mandaram caçar “A Besta do Jardim Botânico” – História esta bem mais cabeluda sobre a utilização preferencial do traseiro de certa pessoa. Ecândalos abafados, Antônio Carlos Magalhães único Ministro Civil durante a “ditadura”(palavra que no Brasil não faria jus ao número de aspas que se quisesse elevar ao infinito). Embarcações que jamais foram afundadas por alemães levaram o Brasil a participar do golpe derradeiro de Hegemonia dos três grandes mandatários do mundo ocidental. UK, EUA e França (exatamente nesta ordem), afinal o mundo ocidental e suas coroas são essencialmente semitas. Embora eu não tenha absolutamente nada contra qualquer coisa que viva, muito menos em especial acerca de qualquer raça da nossa espécie, não posso deixar de de dar à Iaveh o que é de Iaveh !!!… Ocorre que todo esse eclodir de um segundo momento da Revolução Industrial, já de braços dados com o nascimento das hoje avassaladoras revoluções tecnológicas e cibernéticas, ocorreu justo nas mãos e durante a vida das pessoas a quemeste post se refere. O que me parece lamentável, após a grande farsa da chamada “ditadura” brasileira (que realmente só não foi uma farsa para os romênticos que por ela perderam suas vidas – e os sobreviventes que dela carregam recordações e traumas) – é que, visivelmente pensando ao menos 100 anos à nossa frente, vivem os 3 Mandatários. E em suas estratégias de política internacional decidiram que Lula, Dilma e Jenoíno (só pra citar o mínimo) deveriam continuar vivos, para estarem onde hoje estão. Após toda a construção de um monopólio capaz de enraizar qualquer doutrina na cabeça de qualquer raça ou sub-raça, engendrado pela mídia através de UK, EUA e França, o Brasil acreditou que estava construindo uma constituição forte – e olha que os juristas, verdadeiros “canastrões” dessa “telenovela” têm a empáfia de reverberar aos 4 cantos das salas de aula que a CF/88 é a mais moderna constituição do mundo. Bem, não é exatamente assim que acontece, não é mesmo ???… Continuamos sendo uma grande colônia, cuja ingerência sobre a área de Segurança Pública, por exemplo, passou à natureza do apelo assistencialista das ONGs, já que não vejo qualquer de seus representantes se manifestando em apoio à viúva de um policial morto em combate por bandidos cruéis – e ao mesmo tempo, a hipocrisia desta mesma sociedade, incluindo ex-políticos que viraram comentaristas da WEB, aplaude o “bota pra quebrar” dos EUA em Bostom após o atentado durante a maratona. Um povo criado no assistencialismo não pode discutir a regulamentação e um novo marco para a mídia. Se de um lado é saudável reequilibrar, equiparando poderes e estimulando a criação de mais veículos, de outro é visível a formação de um Bloco Comunista na América do Sul que se constrói pelos projetos de poder do PT, da Família Kirshner, dos Cháves e Maduros e Morales. A única administração inteligente de militares que se viram obrigados a tomar o poder incentivados por UK, EUA e França, foi a Chilena. Augusto Pinochet foi um crápula ???… Sem dúvida, mas vendeu só 50% de sua alma aos diabos mandatários. Pois seu investimento pesado em educação de base, realmente sólida, construiu a nação mais educada e com as melhores universidades da América do Sul, afora que isso se pode ver na total ausência de guimbas de cigarro nas ruas de Santiago. De modo que voltando ao Marco Regulatório da Mídia e sua verdadeira história, sinto cada vez mais nojo do Brasil, que se fosse um país, teria um povo, e se esse aglomerado de pessoas fosse um povo, teria de fato deposto o governo do PT e exigido que o PSDB fosse embora dentro da bolsa de sua cafetina, o PMDB. O que é relevante aqui, Nassif, é que não se pode construir um país sem um povo, porque este povo foi acostumado a receber e exigir receber. Não foi forjado no sangue derramado em campos de batalha, não sabe dar valor à necessária construção de suas próprias riquezas, e por isso não produz tecnologia suficiente para virar o jogo de empurra-empurra das balanças comerciais. Enquanto o Brasil necessitar mais do dinheiro que compra os títulos de nossas dívidas do que do lucro que seu talento e esforço podem construir, seremos colônia e nada mais. Logo, realmente é irrelevante discutir equiparação e/ou democratização do que quer que seja. O mundo não é uma democracia, e se fosse, teria um rei, ou três. O site do IG vem, visivelmente funcionando como um veículo de esquina que depende do seu Zé da padaria para pagar o aluguel da salinha onde funciona. Leads e sub-leads tendenciosos, parecendo “matéria paga”. Aquela que, porque é crime no papel, todo mundo nega que faz. Já se decide, há muito tempo, o que vai ser dito e como vai ser dito. O verdadeiro jogo de forças agora é entre se vai continuar sendo um discurso fascista de “direita” comandado pelos Marinhos e seus herdeiros (e luas que orbitam este planeta particular), ou pelos fascistas de “esquerda” que já, mais que visivelmente, decidem até o que meios poderosos de rádio-televisão devem ou não devem publicar. Após comprarem as elites, com ausilios moradia, aumentos para oficiais, delegados, procuradores e mais uns penduricalhos, o PT agora tem mais 12 anos para consolidar o fim das pol[icias judiciárias do país (Polícia Federal e Polícia Civil), substituindo-as pela maior aberração jurídica de todos os tempos, que responde pelo nome de Força Nacional, formada por cidadãos que fariam o general Pinochet e o povo chileno dar gargalhadas de soluçar. Tudo isso foi devidamente arregimentado pelos 3 mandatários ao longo dos últimos 64 anos. A Lei de Diretrizes e Bases é maior farsa já descrita em um documento, que adiquriu o status de “tipificada”, pois é lei. Usar o IDH (e o antigo Risco Brasil) para com isso sucatear a educação foi golpe de mestre arquitetado pelos EUA, usando o FMI e o índice da ONU para transformar crianças em números, já que se dizia que o risco Brasil precisava descer e o IDH aumentar para que o capital estrangeiro que compra nossos tótulos não fosse retirado de nossas terras. Para os menos desmemoriados, e olha que estou falando do dia 17 de junho de 2013, a matéria que imperava em segundo plano nos grandes sites como o IG no dia seguinte era: “Brasil já não é considerado seguro para investidores com U$ 1 milhão de dólares. O recado foi dado uma vez mais: “controla essa palhaçada aí, ou a gente tira a grana”. Sem o capital não pode haver sequer socialismo ou comunismo. E a conclusão é óbvia. O mundo precisa mudar ? Você quer mudar o mundo ? Você realmente acredita nisso ? Pare de discutir as leis e passe a discutir a espécie e seu comportamento. O problema nunca foi o capitalismo e os grupod poderosos que dele surgem, mas a selvageria do homem para com seus semelhantes – o que permite que os grandes grupos se mantenham pela covardia. Países que se formaram porque passaram por longos períodos de conquistas podem erguer a voz e discursar sobre a não-violência. O Brasil precisa mesmo é de um pouco de sangue, porrada e bomba !… Ou vamos continuar assistindo Barbosas fazendo papel de Guarda Mau Mau, e Lewandowskis fazendo papel de gaurada Bom Bom, num STF que, agora, terá 10 dos 11 ministros nas mãos dos fascistas que aí estão ora na situação. Já não me parecem tão ruins as novelas mexicanas, “né não” ???

  33. Só os incapazes de entender o

    Só os incapazes de entender o capitalismo podem ser contrários à regulação do mercado. O contário da regulação( que não existe no Brasil, diga-se) é o predomínio de um grupo ou alguns grupos. Hoje, neste triste Brasil de pseudodemocracia e pseudocapitalismo, estamos submetidos às notícias que a Globo nos dá. E que notícias…

  34. Framboesa de Ouro para o Brasil

    Há aqueles, que não sendo bem sucedidos na “carreira” política (e olha que eu gostaria que fosse realmente uma carreira com exigências e regulamentações), passam a escrever e dar conselhos. Fato este que a retórica construída no inconsciente coletivo dos últimos 64 anos relegou ao status-quo com a mensagem: “fulano é muito bom”. A importância de muitos “Einsteins” e “Nobels” foram relegadas ao quinto plano – a parte boa da história que deveria vender notícia – porque para controlar massas é melhor vender Placebo. E o Placebo aqui é essa coisa homeopática, vendida em doses cada vez menores e mais concentradas de uma mentira que se corrobora por outras mentiras. Ainda não faz sentido ???… Bem, Daniel Herz escreveu “A História Secreta da Rede Globo” e depois os Marinhos mandaram caçar “A Besta do Jardim Botânico” – História esta bem mais cabeluda sobre a utilização preferencial do traseiro de certa pessoa e o crime que foi ocultado em nome da imagem deste senhor. Ecândalos abafados, Antônio Carlos Magalhães único Ministro Civil durante a “ditadura”(palavra que no Brasil não faria jus ao número de aspas que se quisesse elevar ao infinito), estava tudo perfeitamente nos eixos e no rumo certo, para “eles”, os mandatários. Embarcações que jamais foram afundadas por alemães levaram o Brasil a participar do golpe derradeiro de Hegemonia dos três grandes mandatários do mundo ocidental. UK, EUA e França (exatamente nesta ordem), afinal o mundo ocidental e suas coroas são essencialmente semitas. Embora eu não tenha absolutamente nada contra qualquer coisa que viva, muito menos em especial acerca de qualquer raça da nossa espécie, não posso deixar de “dar à Iaveh o que é de Iaveh” !!!… Ocorre que todo esse eclodir de um segundo momento da Revolução Industrial, já de braços dados com o nascimento das hoje avassaladoras revoluções tecnológicas e cibernéticas, ocorreu justo nas mãos e durante a vida das pessoas sobre as quais este post se refere. O que me parece lamentável, após a grande farsa da chamada “ditadura” brasileira (que realmente só não foi uma farsa para os românticos que por ela perderam suas vidas – e para os sobreviventes que dela carregam recordações e traumas) – é que, visivelmente pensando ao menos 100 anos à nossa frente, vivem esses 3 Mandatários. E em suas estratégias de política internacional decidiram que Lula, Dilma e Jenoíno (só pra citar o mínimo) deveriam continuar vivos, para estarem onde estão hoje. Após toda a construção de um monopólio capaz de enraizar qualquer doutrina na cabeça de qualquer raça ou sub-raça, engendrado pela mídia através de UK, EUA e França, o Brasil acreditou que estava construindo uma constituição forte – e olha que os juristas, verdadeiros “canastrões” dessa “telenovela” têm a empáfia de reverberar aos 4 cantos das salas de aula que a CF/88 é a mais moderna constituição do mundo. Bem, não é exatamente assim que acontece, não é mesmo ???… Continuamos sendo uma grande colônia, cuja ingerência sobre a área de Segurança Pública, por exemplo, passou à natureza do apelo assistencialista das ONGs, já que não vejo qualquer de seus representantes se manifestando em apoio à viúva de um policial morto em combate por bandidos cruéis – e ao mesmo tempo, a hipocrisia desta mesma sociedade, incluindo ex-políticos que viraram comentaristas da WEB, aplaude o “bota pra quebrar” dos EUA em Bostom após o atentado durante a maratona. E o capital da VIVA RIO, vem de onde mesmo ???…

     

    Um povo criado no assistencialismo não pode discutir a regulamentação e um novo marco para a mídia. Se de um lado é saudável reequilibrar, equiparando poderes e estimulando a criação de mais veículos, de outro é visível a formação de um Bloco Comunista na América do Sul que se constrói pelos projetos de poder do PT, da Família Kirshner, dos Cháves e Maduros e Morales. A única administração inteligente de militares que se viram obrigados a tomar o poder incentivados por UK, EUA e França, foi a Chilena. Perunta-se: Augusto Pinochet foi um crápula ???… Sem dúvida, mas vendeu só 50% de sua alma aos diabos mandatários. Pois seu investimento pesado em educação de base, realmente sólida, construiu a nação mais educada e com as melhores universidades da América do Sul, afora que isso se pode ver na total ausência de guimbas de cigarro nas ruas de Santiago. De modo que voltando ao Marco Regulatório da Mídia e sua verdadeira história, sinto cada vez mais nojo do Brasil, que se fosse um país teria um povo, e se esse aglomerado de pessoas fosse um povo, teria de fato deposto o governo do PT e exigido que o PSDB fosse embora dentro da bolsa de sua cafetina, o PMDB, junto com o Brizola (que tanto reverberou seu discurso contra os poderes da Globo, mas cuja representação no Brasil sempre foi fascista também, afinal, a Internacional Socialista é ainda um braço forte do pensamento nazista em todo o mundo.

     

    O que é relevante aqui, Nassif, é que não se pode construir um país sem um povo, porque este povo foi acostumado a receber e exigir receber. Não foi forjado no sangue derramado em campos de batalha, não sabe dar valor à necessária construção de suas próprias riquezas, e por isso não produz tecnologia suficiente para virar o jogo de empurra-empurra das balanças comerciais. Enquanto o Brasil necessitar mais do dinheiro que compra os títulos de nossas dívidas do que do lucro que seu talento e esforço podem construir, seremos colônia e nada mais. Logo, realmente é irrelevante discutir equiparação e/ou democratização do que quer que seja. O mundo não é uma democracia, e se fosse, teria um rei, ou três.

     

    O site do IG vem, visivelmente funcionando como um veículo de esquina que depende do seu Zé da padaria para pagar o aluguel da salinha onde funciona. Leads e sub-leads tendenciosos, parecendo “matéria paga”. Aquela que, porque é crime no papel, todo mundo nega que faz. Já se decide, há muito tempo, o que vai ser dito e como vai ser dito. O verdadeiro jogo de forças agora é entre se vai continuar sendo um discurso fascista de “direita” comandado pelos Marinhos e seus herdeiros (e luas que orbitam este planeta particular), ou pelos fascistas de “esquerda”, que já mais que visivelmente decidem até o que meios poderosos de rádio-televisão devem ou não devem publicar. Após comprarem as elites, com auxilios moradia, aumentos para oficiais, delegados, procuradores e mais uns penduricalhos, o PT tem agora mais 12 anos para consolidar o fim das polícias judiciárias do país (Polícia Federal e Polícia Civil), substituindo-as pela maior aberração jurídica de todos os tempos, que responde pelo nome de Força Nacional, formada por cidadãos que fariam o general Pinochet e o povo chileno dar gargalhadas de soluçar. Tudo isso foi devidamente arregimentado pelos 3 mandatários ao longo dos últimos 64 anos. Assim como  a última grande crise foi forjada com personagens importantes como Alan Greenspan (assista ao documentário Anônimus e descubra como, durante 30 anos, o mercado imobiliário se valeu da confiança adquirida em países de primeiro mundo, sobretudo nos EUA, para financiar o dinheiro sujo de guerras, tráfico de seres humanos, armas e drogas, já que é para estes mercados que a lavagem da grana limpa corre). Eis a pergunta que realmente não pode calar, mas que nenhum meio de comunicação tem a coragem de fazer ao menos uma vez: “É o dinheiro limpo que lava o dinheiro sujo, ou é o dinheiro sujo que lava o dinheiro limpo ???” (O Poeta de Nova York – Editora Alba).

     

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (votada no governo de seu “Fanfarrão Henrique Cardoso”) é a maior farsa já descrita em um documento, que adquiriu o status de “tipificada”, pois é lei. Usar o IDH (e o antigo Risco Brasil) para com isso sucatear a educação, foi golpe de mestre arquitetado pelos EUA, usando o FMI e o índice da ONU para transformar crianças em números, já que se dizia que o Risco Brasil precisava descer, e o IDH aumentar, para que o capital estrangeiro que compra nossos títulos não fosse retirado de nossas terras. Para os menos desmemoriados, e olha que estou falando do dia 17 de junho de 2013, a matéria que imperava em segundo plano nos grandes sites como o IG, no dia seguinte, era: “Brasil já não é considerado seguro para investidores com U$ 1 milhão de dólares”. O recado foi dado uma vez mais: “controla essa palhaçada aí, ou a gente tira a grana”. Sem o capital não pode haver sequer socialismo ou comunismo. E a conclusão é óbvia. O mundo precisa mudar ? Você quer mudar o mundo ? Você realmente acredita nisso ? Pare de discutir as leis e passe a discutir a espécie humana e seu comportamento. O problema nunca foi o capitalismo e nem os grupos poderosos que dele surgem, mas a selvageria do homem para com seus semelhantes – o que permite que esses grandes grupos se mantenham pela covardia das massas. Países que se formaram porque passaram por longos períodos de conquistas podem erguer a voz e discursar sobre a não-violência. O Brasil precisa mesmo é de um pouco de sangue, porrada e bomba com sabor tupiniquim !… Ou vamos continuar assistindo BarbosaS fazendo papéis de Guardas “Mau Mau”, e LewandowskiS fazendo papéis de Guardas “Bom Bom”, num STF que, agora, terá 10 dos 11 ministros nas mãos dos fascistas que aí estão, ora na situação e rumo ao total achatamento da Classe Média (esse carro pagador de todas as contas). Já não me parecem tão ruins as novelas mexicanas, “né não” ???… E quando falo em sangue, porrada e bomba isso não quer dizer que desejo tolir liberdades, mas de fato libertar os seres humanos e suas genialidades. Afinal, numa sociedade que considera Luan Santa, Ivete Sangalo, Michel Teló, Roberto Carlos e Claudia Leite gênios expoentes de sua cultura, não pode ser uma sociedade desenvolvida e rumo à evolução da espécie. E enm adianta considerar meu último comentário preconceituoso. Esse “sertanejo pasteurizado” que aí está (pasteurizado porque tem sempre prazo de validade), juntamente com esse movimento a que mui erroneamente se chama Funk (tadinho do James Brown), e a este outro movimento que desde o início da década de 90 deveria mesmo ter sido chamdo de “pagode de corno” são as manifestações mais pobres, tanto melódica quanto poéticamente que eu já vi em todo a história da humanidade. Merecem um Framboesa de Ouro.

    1. Resposta ao Sr.Albornoz

      Li seu extenso comentário e fiquei simplesmente contente em ver quão lucida e correta foi sua fala.Não sou nenhum intelectual,muito pelo contrário e sim um velho-jovem autodidata,apenas com um precaríssimo conhecimento didatico,porém ,ansioso por conhecimento e informação.Fui saciado,esclarecido e parabenizo por seu equilibrio e isenção.

      Muito agradecido amigo.

    2. Seu Artigo

      Luiz, boa noite!

      Seu texto me impressionou! O início parecia um tanto errático e furioso, mas com o tempo, os argumentos foram se alinhando, e entendi sua retórica. Concordo com seu conteúdo, e tal qual você, não comungo com a esquerda, nem com a direita, e não sou de centro, mas MUITO PELO CONTRÁRIO, também achando que o animal político que temos aqui, e porque não, em outras paragens, quer mesmo é sugar a carne do povo até os ossos, para manter seu status quo. O mal da humanidade é o ser humano, a quem falta humanidade!

      Talvez ainda não tenha chegado ao seu nível de fúria, e achei seu tom bem raivoso, contudo posso entender seus “porquês”, para tudo isso. E concordo com grande parte (a maioria) do seu texto, divergindo em alguns pontos aqui e acolá. Nosso país é realmente vítima de si mesmo, e de seus dirigentes, com a ‘ajuda’ e influência de outros mandatários externos.

      Bem, é isso, e gostaria de poder iniciar trocas de textos contigo, para debatermos temas variados. Acredito que seremos bons interlocutores, a proporcionarnos embates intelectuais potencialmente interessantes.

    3. Desenvolvimento

      Concordo, principalmente com o “último parágrafo”, que é um exemplo que cito sempre, bela amostra de quanto o País está se “desenvolvendo”.

      Triste realidade.

  35. E ainda gostam de nos chamar de burros …

    Antigamente, os grandes grupos de midia se alinhavam e blindavam o regime militar, e os governos que se seguiram ao fim da ditadura, não só por  imposição da censura, mas por opção mesmo. Aí, a gente era obrigado a recorrer a imprensa alternativa, não alinhada, pra ter informação menos contaminada. Hoje é a mesma coisa com sinal trocado. Os grandes grupos de midia se fecham  para atacar e derrubar as politicas publicas do governo, mesmo que isso seja um tiro no proprio pé, mesmo que isso os leve a perder credibilidade e renegar seus proprios interesses. E a gente é obrigado, de novo, a recorrer a midia alternativa, pra ter informação menos contaminada. E os colunistas ainda vem nos chamar de burro… Que situação essa da editora abril, hein? 

  36. Semântica

    Nassif, eu gostava demais dos seus textos quando você falava de economia nos anos 80, onde você manja muito.

    Desde que bandeou para as esquerdas, ficou intragável, tal qual PHA, mas a chamada na primeira página do IG me fisgou e trouxe aqui.

    Você está absolutamente certo, do meu ponto de vista, analisando o que seria a “regulamentação economica”, OK !

    Mas a questão não é esta !

    O que até a mãe do Zé Dirceu sabe é que a petralha quer ter poder sobre o que se escreve e publica, no popular, a volta da censura. Visto que a imprensa livre, não importa como e quem financia, é a verdadeira oposição deste país, já que os partidos que não fazem parte da base governista não representam o pensamento oposicionista de forma verdadeira, esta (a imprensa) é o inimigo numero 1 do governo central.

    Portanto, acertou nos meios mas errou o alvo.

     

     

     

    1. Regulação da Midia

      Neuyton, na sua cequeira de ser contra o PT, vc não esta entendendo quando se fala “REGULAÇÃO ECONOMICA DA MIDIA”…e o texto é bem claro…cada vez mais a comunicação e a desinformação esta concentrando na maos da Globo! Nunca se falou em regular conteudo! Agora que precisa-se de uma regulação nos moldes do Reino Unido , precisa! Pois os meios de comunicação atacam a honra das pessoas e instituições com inverdades e não são punidas. Precisa-se de termos direito de resposta a inverdades e precisa-se ser idenizado quando inverdades forem publicadas!…Isso é o minimo para assegurar o direito das Pessoas!

      1. Regulação

        Wilson, boa noite!

        Não se pode falar em regulação econômica, pelo simples fato disso ferir as liberdades constitucionais, já que implica em determinar quem, quanto e onde poderão ser feitos os investimentos de verbas publicitárias. Quem deve determinar isso são as empresas, que investem seu lucro, em campanhas publicitárias, destinadas em manter ou aumentar suas vendas.somente elas tem esse direito, já que o dinheiro é DELAS, e pagaram, tal qual a população, altos impostos para tal. Quanto às inverdades, calúnias, outros absurdos cometidos, nossa legislação contempla a matéria, de forma criminal e cível, concedendo direito de resposta em tempo, tamanho e destaque semelhantes, indenizações, e em alguns casos, condenações criminais (tá, tudo bem, não serão presos, e sim terão penas comutadas em serviços comunitários), que tiram a primariedade de alguns dos condenados, emalguns dos (raros) casos, em que há esfera criminal. Mas as indenizações financeiras, essas ocorrem, e são expressivas, líquidas e certas.

    2. Texto “intragável”

      e como usou a palavra “petralha” deve ser excluído do blog por medida de respeito aos demais participantes sejam eles petistas, simpatizantes ou neutros.

    3. Desencana troll!

      Não é o Nassif que caiu para a esquerda. É você que entrou esperando no blogue ler outra coisa…

      Seu lugar é outro, procure, é so seguir o mau cheiro.

    4. E vc entrou aqui,

      E vc entrou aqui, simplesmente para defender a imprensa que  defende e esconde todos os mal feitos do seu partido. Por que será que a crise da água em SP não foi devidamente questionada, os aecioportos do Aécio e o pó de MG, idem: O jatinho do PSB, que já estava de mãos dados com seu partido , o caso do Cachoeira/Demóstenes/Veja e Caneta, todos devidamente esquecidos. Todas as CPIs são encerradas quando se encontra rastros do PSDB. O que queremos é uma imprensa não partidária, que “Dá a Cesar o que é de Cesar”, não uma deturpação total contra 1 único partido. JUSTIÇA é a palavra ! E vá de novo procurar a sua turma.

  37. é simples

    Adotem as medidas de austeridade em relação às verbas publicitárias destinadas àqueles veículos que as defendem.

    Não haverá do que reclamar…

  38. Agora é que não sai

    ….a “regulamentação” da mídia. Com o atentado em Paris não há clima para se discutir a Lei das midias. Fica para a próxima década.

  39. Agora é que não sai

    ….a “regulamentação” da mídia. Com o atentado em Paris não há clima para se discutir a Lei das midias. Fica para a próxima década.

    1. Agora é que não sai.

      A revista francesa pratica seu fundamentalismo religioso deitando o pau no profeta e o Islã que sifu. Lei da midia já existe na constituiçao,precisa ser aplicada /obedecida, coisa que o judiciario brasileiro,pai e mãe da corrupçao não faz.Fazer lei que ninguem obedece é coisa de brasileiro. Regulaçao de midia não é censurar conteudos e sim verificar se estao dentro da lei.Torcedores de partidos politicos adoram elogios sem lei. Laranjas donos de canais de tv/jornais/radios,com mandato são “criminosos” e nao cidadaos.

  40. Monopolismo da Mídia…

        Bem Senhores. Depois de ler a matéria acima, e os comentários dos internautas, não iria de deixar em colocar aqui o meu comentário.

        O que escreverei, já é de conhecimentos de todos, referentes a mídia impressa, falada e televisiva.

        Não resta dúvida que a Globo(no qual todos citam, e a maioria a odeiam), tenta sobreviverf a qualquer modo neste século, e não temos certeza que daqui há dez anos ela não esteja indo a falência…Seus telejornais tem caido de audiência, assim como algumas telenovelas e alguns programas chulas.

        Se ela é pioneira, não se esqueça, que nos últimos debates uma candidata da oposição disse que ela deve ao governo alguns milhões de impostos, de dinheiro tirado do BNDS e “emprestado” a Globo para pagar dívidas da Globosat. Se ela tinha o direito em “pegar” emprestado dinheiro do BNDS, outras emissoras e jornais, então teriam o mesmo direito(Basta fazer Auditoria Interna, para averiguar).

       Porque as outras empresas de mídias, com SBT, Band, Sbt, Recor, Folha, Estadão, e tantos outros não verifiquem a retirada desta verba junto ao BNDS, e se realmente uma empresa como a conceituada Globo, tenha pago estes emprestimos e impostos atrasados. Se mexam, pois se ficarem de braço cruzados, vocês irão à falência.

     

  41. A tropa de choque que defende

    A tropa de choque que defende a regulamentação da mídia esta unica e exclusivamente a serviço de um partido que teve suas falcatruas desvendadas pela grande imprensa. Ja que não podem se defender dos ilicitos culpam os outros. É uma tática que vem sendo empregada massivamente. Os bovinos reverberam ad nauseam. Como dizia Millor “Imprensa é oposição. O resto é armazem de secos e molhados.

    1. Millor ,Também disse:

      Millor ,Também disse: “opinião publica é opinião publicada”.Sim temos que ter diversidade!não to nem ai ,para audiencia ou os besterol BBBs da Globo.Mais quero ter o direito de assistir o Brasileirão,em qualquer canal com a voz que me agrade,o que dizer das quarta a noite previlegiar novelas e pau no c…..do torcedor que tambem trabalha para se virar para assistir seu time ou corre o risco de dormir na rua sem condução devido ao horário do termino do jogos!.

      Tem que repartir o Bolo.não se acham privados que ganhe o sustento como privados,não mamando nas tetas do governo.

      Ridiculo,uma emissora tentar fazer telespectar de otario transformando uma bolinha de papel num meteoro.l

      Farsa muito bem desmontada pelo jornal do SBT com Carlos Nascimento.

      Agora a ultima elevar a sua hipocrisia e safadeza ao extremo,tentando colar porra de campanha suja por parte do PT.

      Não tenho memoria curta lembro muito bem da ficha falsa da Dilma,panfletos  acusando-a de aborto aos 9 meses,até hoje chamam a presidente de terrorista,e não vi nem um suposto intectual  comentarista,Arnaldo Jabor.Se demonstrar indiganado com tal lixo eleitoral.

       

       

  42. Bolivarianismo

    Mesmo que um dia tudo isso se acabe(diga-se Rede Globo),eles já terão ser fartados da nossa letal e cega burrice brasileira…

     

     

  43. Bolivarianismo

    Mesmo que um dia tudo isso se acabe(diga-se Rede Globo),eles já terão ser fartados da nossa letal e cega burrice brasileira…

     

     

  44. O que está por trás da campanha de marketing mais agressiva que

    O que está por trás da campanha de marketing mais agressiva que o Youtube já fez no Brasil

    por Pedro Katchborian, youPIX

    http://youpix.virgula.uol.com.br/youtube/campanha-marketing-youtube/

     

    Com a cabeça encostada na janela do busão, um anúncio me chamou a atenção: do lado de fora, fixo no ponto de ônibus, uma propaganda gigante do YouTube, mais especificamente do canal da Camila Coelho, trazendo o número de inscritos e os dias em que ela posta vídeos.

    No mesmo trajeto, quando olhei o relógio de rua pra ver a temperatura (que parecia que era tipo 50ºC), mais um anúncio do YouTube. Dessa vez, o garoto-propaganda era Iberê Thenório, do Manual do Mundo. Tudo isso em um intervalo de tempo de menos de 10 minutos. “Eles estão investindo”, pensei. Mas o fato de vermos anúncios do YouTube fora do seu lugar-comum, que é a internet, tem um significado muito maior do que apenas uma propaganda bacaninha do site de vídeos.

    Esses anúncios, assim como outro que vi na TV fechada outro dia sobre o Porta dos Fundos, fazem parte de uma mega estratégia do Youtube pra mudar a percepção do mercado em relação à seriedade e profissionalismo do conteúdo do site, pra solucionar seu desafio de transformar audiência em dinheiro (apesar da plataforma ser conhecida, isso não é suficiente pra que ela se consolide como forma de entretenimento concorrente da TV no Brasil) e, finalmente, tentar barrar o crescimento do Facebook no mundo dos vídeos. A rede social não é exclusivamente direcionada aos vídeos, mas tem investido maciçamente no formato.

    É a campanha de marketing mais agressiva que o Youtube já realizou em terras brasileiras e falamos com o mercado pra entender o que está por trás dela e o impacto da mesma pro ecossistema de vídeos online.

    Youtube também é coisa séria!

    A campanha, que tem 6 semanas de duração, está em anúncios digitais e em vídeos, além de fazer propagandas out-of-home (outdoors, estação de metrô, relógios e ponto de ônibus), cinemas e até aviões. Já em relação aos canais escolhidos pra figurar na campanha, são três: Porta dos Fundos, o canal com mais inscritos do Brasil (9 milhões), Camila Coelho, o maior voltado ao universo feminino e Manual do Mundo, de curiosidade e ciência que tem uma mescla de público infantil e adulto.

    Iberê Thenório, dono do Manual do Mundo, falou sobre o impacto da campanha. “Anunciar no mundo offline faz a gente sair do mundo fechado – grande, mas fechado – que é a internet. Muitas pessoas vão querer ver o que tem de novidade nesse tal de Youtube”, diz. “O ritmo de inscritos já está dobrando, e a audiência também subiu muito. O legal é que esses inscritos são pessoas que viram na rua ou clicaram em um link, ficaram interessados, assistiram e gostaram. A tendência é que acompanhem o trabalho. E são inscritos que estavam fora do nosso radar, que talvez nunca nos conhecessem”, completa.

    Por mais que a gente aqui conheça o poder de influência que esse ecossistema tem (veja essa pesquisa da Variety que mostrou que youtubers são mais influentes que celebs de Hollywood entre os teens), a verdade é que quem está de fora sempre acha que o que está na internet é amador. O Porta dos Fundos foi o canal que deu o pontapé inicial nessa mudança de percepção do mercado sobre a qualidade e profissionalismo das produções de internet e essa campanha do Youtube contribui mais ainda pra esse cenário. “A campanha também faz as pessoas nos enxergarem com um pouco mais de seriedade”, afirma Ibere Thenório.

    O próprio Youtube corrobora essa necessidade: “queremos mudar a percepção em torno do negócio do YouTube no Brasil. O país é o segundo maior mercado do YouTube no mundo em termos de visualizações, mas ainda não é reconhecido como uma parte importante do ecossistema audiovisual no Brasil. Esperamos aumentar a percepção de que o YouTube é um destino para entretenimento de qualidade, em que 70 milhões de espectadores de vídeo online assistem a uma média de 8,1 horas de vídeos por semana na web”, diz o Google.

    Audiência tem, mas onde está o dinheiro?

    Quando o Google afirma que ainda o Youtube não é reconhecido como uma parte importante do ecossistema audiovisual, muito tem a ver com dinheiro. Ao contrário dos Estados Unidos, onde o negócio já está firmado como entretenimento ao lado da TV, por exemplo, no Brasil o YouTube ainda encontra desafios pra converter essa enorme audiência em dinheiro.

    O Youtube não libera dados de faturamento, mas a imprensa informa que a subsidiária caminha para fechar o ano com um lucro apenas 5% superior ao de 2013. Os americanos esperavam o triplo. O curioso é que o Youtube deverá responder por 10% de todos os acessos a mídias sociais no Brasil, contra 8% no ano passado. Audiência tem, conteúdo também tem, mas onde está o dinheiro pra sustentar todo mundo?

    O aumento considerável do número de canais monetizáveis no site acaba por diluir a grana entre mais gente e existe uma dificuldade intrínseca ao mercado de publicidade brasileiro em tirar investimentos publicitários da TV (65% da verda dos anunciantes ainda vai pra Globo, sabia?). Com mais inventário e pouco dinheiro, o Youtube tem dificuldade em remunerar seus criadores.

    A concorrência do Facebook

    A campanha também tem a ver o crescimento no mercado de um concorrente de peso: o Facebook. Esse ano a rede social focou em sua plataforma de vídeos e passou a investir pesado nessa área. O Facebook já mostra o número de visualizações de seus vídeos e segundo dados da comScore, já ultrapassou o Youtube em 1 bilhão de views no desktop.

    É claro que muito disso se deve ao autoplay dos vídeos na rede social, mas são números significativos. Quando perguntado sobre a concorrência com o Face, o YouTube disse que cada empresa mede visualizações de uma forma e que o Youtube entrega algo que o Facebook não tem: “nós focamos mais em medir a intenção do espectador e watch time, do que o autoplay de 3 segundos. No YouTube, um view significa que o usuário clicou no vídeo para assisti-lo, e nós começamos a então a mostrar o vídeo para o espectador engajado”, diz.

    Vida longa ao Youtube…

    A campanha é a prova de que uma plataforma não vive apenas de audiência. Em um país onde a mídia de entretenimento é dominada por poucas famílias, fazer uma plataforma de conteúdo democrático e independente se transformar em um pilar de entretenimento no Brasil não é fácil, por mais que ela tenha bilhões de visualizações.

    Coube ao YouTube recorrer aos anúncios tradicionais, que fogem da sua área e de sua maneira de atuar, pra que as pessoas levem o trabalho dos produtores mais a sério e, consequentemente, a publicidade vire os olhos e traga o dinheiro pra plataforma de uma vez por todas. O conteúdo e a audiência já estão no Youtube, só falta o dinheiro acompanhar.
     

  45. Regulação da midea

    Como todos temos direito a opinião, discordo de regulação da midea. Os argumentos utilizados pelo colunista não batem com a realidade. A Globo é lider no canal aberto apenas! E neste tem concorrentes onde a escolha do canal é do telespectador. Se é lider no segmento é por escolha destes telespectadores ou por incompetência dos concorrentes em fazer algo melhor. Tanto nos jornais em papel quanto radios e revistas também há concorrentes e que são lideres de venda e de consumo mais que o grupo da Globo! É diferente quando temos num pais apenas 1 ou 2 grandes grupos que monopolizam um segmento e não nos deixam escolha para consumo. Há ainda as diversas radios regionais, pequenos grupos de comunicação, jornais locais, revistas apenas estaduais… como falar em monopólio economico da Globo? Mais ainda, que há desconfianças minhas sobre as reais intenções desta “regulação”, há sim!

    1. Marcos Mendes, o que está em

      Marcos Mendes, o que está em jogo é a chamada “grande imprensa” que domina 80% da audiência, e ao que parece, o que você ainda não conseguiu perceber é que ela reza da mesma cartilha, e porta uma carteirinha tucana(com símbolo invisível). Note que, simultaneamente, ela divulga e esconde a notícia conforme os seus próprios interesses e conveniências. Portanto é importante descentralizar e diminuir as filiadas.  Procure sabe como foi a regulação de mídia na Argentina e no Uruguai. Nos EUA, por exemplo, um Estado ou uma cidade, um grupo não pode dominar mais do que um meio de comunicação, como ser dono de jornal, rádio e TV, exatamente pra democratizar a informação.

      1. Manda este coitado ler e

        Manda este coitado ler e entender o que a lei da mídia. Se ele quer ter uma visão de democracia da mídia, basta ler as reformas feitas na Inglaterra e assim ele entende o que muita gente quer no. Brasil.  A globo e maléfica para o País . Tem que ser feito a lei da mídia e de preferência como a da Inglaterra .

      2. Regulação da Mídia

        JC, não discutirei o viés político de empresas que recebem aproximadamente 15% a 20% de sua verba publicitária, do Governo Federal (seja ele PMDBista, Collorido, Tucano, ou PTista), entretanto, usar a Argentina, país que caminha (ou caminhava) a passos largos para uma ditadura populista-personalista da Sra Kirchner, como exemplo de regulação de mercado, não é adequado. Nos EUA, país federalista, cuja constituição funciona como uma direcionadora geral das leis estaduais, e garantidora das liberdades individuais e negociais, cada estado tem sua legislação própria, assim, encontramos grupos de mídias com mais de um modelo de negócio, na mesma cidade, e quando não pode ser, no mesmo estado. Veja grupos como Time-Warner, Disney, NBC e outros, que controlam ao mesmo tempo cadeias de TV Nacionais, jornais de circulação nacional, estúdios de cinema, editoras, TV a Cabo, Portais de Internet, e por aí afora. Só não são monopolistas, porque num país com quase 350 milhões de pessoas, sendo 70% de classe média, com Renda Percapita entre as mais altas do mundo, o mercado é muito amplo. Sim, a legilação de lá favorece a prevenção de monopólios e oligopólios, contudo, sem prejudicar a livre-iniciativa, raiz da democracia e sucesso econômico daquele país. Não obstante, em nenhum dos inúmeros parágrafos das várias legislações estaduais e municipais existentes, há algum que fale em modelo de regulação econômica, ou em qualquer tipo de censura, Esta, a censura, é realizada pela opinião pública, muito atuante (mesmo que extremamente puritana e contaminada pelo inefável foco no “politicamente correto”), que boicota editoriais e veículos de informação de forma paulatina, sem descansar, enquanto não obtém o que visa.

        O que nosso país necessita é de uma população mais educada formal, funcional e culturalmente, que tenha condição ela mesma (e somente ela, sem tutela de NINGUÉM), de fazer a crítica do que lhe é apresentado como informação, sabendo assim, distinguir o que é real, sem comprar facilmente qualquer notícia que lhe é passada, e entendendo quando alguém, alguma empresa ou partido, querem torcer a realidade a seu próprio favor, ou contra algum desafeto, inimigo ou concorrente. Quando isso for uma realidade, a discussão sobre controle de qualquer veículo, ou meio, será desnecessária, inclusive!

    2. Como é que é ?

      “Se é lider no segmento é por escolha destes telespectadores ou por incompetência dos concorrentes em fazer algo melhor.”

       

      Não seria por falta de opção, o mais óbvio ?

    3. Regulação da Mídia

      Primeiro: é mídia e não mídea.

      Segundo: A globo, ao contrário de vosso comentário não é lider apenas na tv aberta!  Óbvio que não! Multishow, GNT, Globonews, Canal Viva, já ouviu falar?

      Terceiro: Fato inconteste: A mídia neste país está concentrada nas mãos de uma meia dúzia de famílias, praticamente todas de extrema direita.

      Quarto: Quase três CENTENAS de membros do Congresso são proprietários/sócios dos meios de comunicação, em TOTAL DESRESPEITO AO PRECEITUADO NA CONSTITUIÇÃO!

      Quinto: Liderança de audiência neste país, infelizmente, muitas vezes é o fruto de concorrência desleal e apelativa, destituída de qualquer ética.

      Sexto: O monopólio da globo é concreto, inconteste. Por mais que se goste de seus conteúdos, quem a defende há que se curvar ao óbvio.

  46. Será que é a Globo mesmo?

    Eu leio frequentemente este blog e já vi várias colocações super interessante, que me fizeram me fizeram rever minhas posições, e algumas que demonstra a forte crença em teorias conspiratórias.

    Depois de ler alguns comentários aqui eu fui verificar o que diziam outras fontes independentes da Globo (Le Figaro, Times, etc). Todas elas falam sobre atentado à liberdade de expressão.

    Se alguém aqui ouvir o discurso do François Hollande, verá que foi falado : “Hoje, toda a República foi atacada. A República é a liberdade de expressão, a cultura, a criação, o pluralismo, a democracia. Foi isto que foi atacado”.

    Será que o François Hollande está a serviço da Globo ou tem gente achando fantasma onde não tem?

    Em tempo: eu não gosto da Globo e sou contra este “monopólio branco”, financiado em grande parte por governos de todos os partidos e em várias esferas políticas.

    1. Globo e liberdade de imprensa

      QUem se preocupa com a liberdade de imprensa – eu me preocupo – deve se inteirar que todos os países desenvolvidos ditos avançados, como a França, EUA, etc.. têm algum tipo de regulamentação sobre a imprensa. Todos são livres para dizer ou escrever o que quiser, mas têm que se responsabilizar pelo que escreve e fala. Se algum dia voce for vitima de calunias voce vai querer responsabilizar quem lhe acusou. É disto que se trata uma lei de imprensa. Todos podem falar o que quiser mas são responsáveis pelas consequências de seus atos. As palavras muitas vezes ferem e fazem estragos maiores do que armamento bélico. Quem não quer uma regulamentação da imprensa, esta na prática a favor de que alguns que têm o poder dos meios de comunicação nas mãos destruam pessoas e imagens de pessoas e construam “verdades” sem se importar a quem possa prejudicar.

      1. Liberdade de Imprensa

        Certamente, Romaro, 

        E nossos códigos penal e cível, já contemplam essa abordagem, punindo caluniadores, difamadores e mentirosos, que visam arruinar reputações.

        Se a legislação já contém esses mecanismos, por que criar outros que se sobrepões ao tema, abordando-o da mesma forma? Talvez porque queiram enxertar, ou até “maquiar” nesta nova legislação, parágrafos e itens que possibilitem censura prévia, e essa “porta” NUNCA deve ser aberta, pois é um passo certeiro para o fm da liberdade de expressão!

        1. Será?

          A Globo e seus alelos da chamada grande imprensa são inatingíveis pela legislação penal brasileira, pois qualquer tentativa que  se faça nesse sentido logo será tachada de “atentado à liberdade de imprensa” e a vítima de seus crimes será sumariamente transformada num “ditador bolivariano”. E não faltarão coxinhas lobotomizados para defendê-los, inclusive e principalmente nas “redes sociais”! 

    1. BOLIVARIANISMO:

      GENERAL SIMON BOLIVAR ;  CONSIDERADO UM DOS LIBERTADORES DA AMÉRICA DO DOMINIO ESPANHOL;O BOLIVARIANISMO INICIALMENTE REPRESENTOU UMA LIBERTAÇÃO DOS PAISES DA AMERICA DE QUALQUER DOMINIO EUROPEU OU NORTE AMERICANO;MAS É APENAS UM PRETESTO PARA SE ESTABELECER O COMUNISMO EM TERRAS SULAMERICANAS.

    2. Bolivarianismo

      De forma bem simples, Silvar, BOLIVARIANISMO é o nome que se dá a um modelo de estado ou de governança social e econômica, nascido na Venezuela, através do voluntarismo do falecido Hugo Chavez. Esse modelo, populista, se pretende como uma forma atualizada de socialismo, adaptada, segundo seu criador, à realidade sulamericana. Se dá certo? Bem, aí você deve analisar e situação atual da Venezuela (detentora da maior reserva de petróleo do mundo – até agora), e descobrir a resposta por si mesmo.

      Até mais, e espero que a resposta tenha te servido.

  47. Com o bolivarianismo, a Globo passou a perna no editor

    Nassif,

    sofismo e semântica são artifícios conhecidos, porém, pouco reconhecidos por muitos, até por, se bem elaborado, o texto pode induzir ou formar a opinião alheia. O princípio da lógica gramscista, se apropria desses expedientes, além de apelar para a falsificação de fatos a exaustão (o que não é tanto o caso de seu texto), no intuito de controlar ideologicamente as mentes. Esse é o postulado do eufimismo chamado inicialmente de “Controle Social da Mídia” (que não foi aprovado – FELIZMENTE), e que agora, retorna ‘travestido’ de “Controle ou Regulação Econômica da Mídia”, conseguir um disfarce ‘legal’ e ‘oficial’, que possibilita realizar sua verdadeira aspiração, ser um mecanismo eficiente de censura, a serviço de qualquer que seja o partido no poder, tendo ele viés de direita, centro ou esquerda, e que será o deleite para a ilibada e digníssima classe política de que dispõe nosso, país, poder continuar se locupletando de nossos tributos, através do ‘saque’ direto aos cofres públicos.

    A parte inicial de meu texto se refere ao conteúdo do seu, que é puro sofismo e semântica, mesmo que embazado em fatos históricos verídicos, mais o menos como aqueles livros recheados de contextos e referências históricas, que dão viço realista e verossímel a uma ficção (Código Da Vince, O Tempo e o Vento, Os Três Mosqueteiros e tantos outros da literatura mundial). Contudo, não deixam de ser ficção.

    A Globo monopoliza o mercado? SIM. Mérito dela!

    Isso é bom? NÃO. Mas fazer o quê, o mundo não é perfeito. As concorrentes que se mexam, e façam por onde. A Tupi era hegemônica, mas perdeu espaço, por pura incompetência gerencial e falta de visão do negócio.

    Deve-se espoliar esse monopólio? NÃO!!!! isso implicaria em intervenção estatal, que fragiliza as instituições, reduzindo a confiança do mercado na estabilidade das regras do jogo em nossa nação.

    Quanto às mídias impressas, essas estão passando por um processo Darwinista em todos os continentes, e de forma mais acelerada, nos países com melhor estrutura de comunicações, principalmente internet. Terão que se adaptar ao novo modelo, tal qual as empresas de gás, na passagem do século XIX para o XX, com o advento na energia elétrica. Como especialista em economia, você deve saber como tantos investidores perderam fortunas, por fazerem apostas contra a nova matriz energética, na época. E sabe também, que o dinheiro NÃO acaba, só muda de mãos (ou bolsos, no caso). 

  48. A Globo passou a perna no Brasil

    Meio século de domínio.Entrelaçada   com seus tentáculos, todas as instituições tem o rabo preso com a Globo,  no Senado e  judiciário seus filhos  são   funcionários da Globo.Os Marinhos bilionários, mesmo que  a empresa  feche amanhã, eles tem dinheiro  pra viver o resto da vida  tranquilos.Enfim,  meio século de  corações e mentes  não é pra qualquer um!!!!!

  49. Prezados Senhores  A rede

    Prezados Senhores  A rede globo é tudo isso, mas não abro mão do direito de não assistir ou ler a globo, mas ler e assistir o Estadão Folha e outros. Ler o Gramma ou o Pravda é de lascar, seu Nassif

  50. nada mais democrático do que

    nada mais democrático do que vc ligar a tv e assistir o que quizer, a globo é líder por acaso? entao assista os canais estatais e vc vai morrer de tédio

  51. Regulação da Mídia

    Já estão com medo antes que aconteça.

    A regulação da mídia não implica em censura. Quem vai continuar fazendo censura branca é o dono do meio de comunicação. Engraçado, contra isto jornalista não tem peito para reclamar.

    A regulação terá por objetivo evitar que matérias tendenciosas, sem nenhum fundo de verdade, sejam veiculadas em momentos específicos para confundir ou direcionar resultados no funcionamento das instituições. Em outras palavras, para evitar que se use o cidadão como massa de manobra.

    Pressuponho que não haverá proibição de publicação, mas responsabilização por atos de calunia ou de causa do prejuízo moral à instituição ou ao indivíduo. Ninguem, à princípio, será proibido de publicar nada, mas uma vez publicado, poderá ser chamado para fundamentar o que publicou.

    Isto não é ruim. Acaba com especulações, adivinhações, pressupostos, matérias em que se cita o milagre mas nunca o santo, etc. A imprensa, em minha opinião, existe para comunicar fatos. É claro que há espaço para as crônicas e para as colunas que trazem ao público a opinião dos especialistas, mas isso não quer dizer que se possa utilizar a mídia para “formar opiniões”, “fazer cabeças”, “fabricar efeitos”, ao sabor dos interesses do articulista ou de seu contratante, o proprietário do meio de comunicação.

    Em suma, vai-se procurar evitar que agitadores criem situações de conflito por motivo de interesse próprio, fazendo uso de notícias inverídicas ou comentários supostamente proferidos por indivíduos não identificados.

    Acho isso muito positivo. Liberdade à mídia, mas com responsabilidade. 

    1. Resposta a Lucifer

      Lucifer,

      Como você chama o que está nessas linhas ?: “…terá por objetivo evitar que matérias tendenciosas, sem nenhum fundo de verdade, sejam veiculadas em momentos específicos…”- Eu chamaria de CENSURA, pois se parte do pressuposto de EVITAR, significa que tais textos, e quais seriam? teriamos que enviar todo e qualquer texto para alguém avaliar antes? (isso a ditadura militar já fazia), estariam a disposição de um “revisor” (no meu entender – Censor), antes de serem publicados, para receber autorização prévia. Isso só tem o nome que ninguém quer admitir.

      Você se esquece, que quase todo revisor tem tendências políticas, e provavelmente seriam escolhidos pelo partido no poder, e assim, carregariam seu viés político. Imagine o DEM no poder? Os revisores seriam TODOS da direita, aí, qualquer escritor ou jornalista de esquerda, estaria impedido, em teoria, de publicar algo que não estivesse de acordo com o que tal “revisor” considerasse lícito. O mesmo aconteceria com os jornalistas e escritores de direita, quando lá estivesse um “revisor” alinhado com a esquerda.

      Pronto, agora teriamos a perfeita receita para a morte da liberdade de expressão!

      Se o problema é a mentira, a calúnia e difamação de alguém, de alguma empresa ou partido, nossa legislação cível e criminal já dispõe de elementos legais mais do que suficientes para punir os faltosos, como tem demonstrado várias decisões em processos, pelos muitos fóruns do Brasil.

      Como já digo há tempos: A solução é educar ao povo, para que possa exercer criticidade, sem influência ou tutela de NINGUÉM!

      1. Artur, o Lucifer deixa claro

        Artur, o Lucifer deixa claro que não haverá censura sobre qualquer publicação, toda e qualquer matéria será publicada, a diferença é que se ela não for verdadeira o veículo será responsabilizado, coisa que não existe hoje ou existe de maneira pífia. A Veja é o melhor exemplo para isso.

      2. Leia o artigo do Nassif

        O Nassif acaba de definir o que bolivarainismo e como ele é usado para manter os marinhos enchendo o bolso e usando politicamente os bobos, e vc não entendeu?

        A influencia doa bolívia no Brasil é zero elevado a dois. Pouquissimos brasileiros sabem o que faz o governo da bolivia, ou das ilhas virgens. Aquilo é um sofisma para enganar bobos que acreditam que o morales ( se me provar que 1% da população brasileira sabe quem é o presidente eleito da Bolívia, apesar do jabour, cantando todo dia, ou 0,0001% souber quem é o das ilhas virgens eu mudo de opinião) vai mudar o Brasil. 

        Serviu apenas para criar um ambiente para favorecer que os marinhos continuem a enche os bolsos e a dominar uma área que eles mesmos predam e conseguem a ajuda dos predados. 

        Com a experiência histórica, antiga, de predar a petrobrás. Desde a época do eugênio gudim.

      3. És um apedeuta?

        Bastaria ler o parágrafo seguinte para entender que o comentarista não propos censura, mas punição severa a quem abusar do direito de expressão.

        Vou usar um exemplo beeeeem exagerado, para ver se compreendes (se é que não estás apenas fazendo cena…):

        Todos temos liberdade sexual como um direito fundamental. Qualquer um pode ter relações sexuais com quem quiser. Mas, e aí reside a comparação, NINGUÉM pode ter relações sexuais com quem não queira. Isto é estupro, e é crime.

        Do mesmo modo, qualquer um pode dizer o que bem entenda. MAS, pode ser penalizado se o que disser for criminoso ou atentatório contra outra pessoa ou instituição. Isto é liberdade de expressão. Eu posso achar alguém um FDP. Mas não posso xingar alguém disso alegando liberdade de expressão, porque é simplesmente ofensivo.

        E só mais uma coisinha: educação não faz ninguém ficar mais inteligente, atento ou crítico. Se fosse assim, não haveria idiotas nos países onde a educação é de primeira… o que faz as pessoas se educarem contra a manipulação política é o debate político, que, no nosso país, infelizmente, é interditado por um oligopólio midiático abertamente direitista.

  52. Venderam a ideia que o

    Venderam a ideia que o comunismo iria tomar as casas dos paulistas…

    Ledo engano…

    Como foram ingênuos…

    Pro que o mais provável é que o psdb deixará estas casas inabitáveis, mas por falta d’água…

  53. É por isso que eu já cansei

    É por isso que eu já cansei de escrever aqui.

    Ficar pedindo lei de meios é uma besteira.

    A Constituição Federal, no artigo 173 e a Lei 12529/11 já dão fundamentação legal para que um processo junto ao CADE obrigue as organizções globo a venderam parte de suas empresas.

    Mas quem tem coragem prá isso ? 

    1. Este é o problema

      E isso. Lei já existe. Faltaria só fazer valer a lei. O poder judiciário….

      Mas quem intende um jornaleco como o estado de minas, pequeno, bobo e regional, ficar dando este prestígio à globo que há pouco tempo atrás, com a ajuda dos militares, no poder, lhe tomou a tv itacolomi? Por isso não acredito em regulação. Regular o que se eles são já completamente desregulados por princípio?

      Agora, quem seria o idiota a comprar a revistinha do esgoto? Comprar ao já perdido, já comprado ( em outro sentido)?

  54. “Isso é assustador!” Como bem

    “Isso é assustador!” Como bem o diz o Chico, na sua participação no excelente, porém ainda tímido documentário da BBC, “Muito além do Cidadão Kane”.

  55. há alguns que são contra a

    há alguns que são contra a regulação.

    tudo bem.

    é do debate.

    mas é bom alertar que a grande mídia sequer segue a constituição.

    sente-se acima da lei.

    é a elite da casa grande, secular e patrimonialista.

    alguns com nome de diplomata parecem advogar para essa casa grande mídiática…

    ela nem precisa.

    é  hegemonica, economicamente.

    faz o que quer, embora com cada vez menos influencia

    ainda bem.

    já não derruba mais governos como antigamente.

    até agora, pelo menos, não conseguiu derrubar o governo progressista.

    e olha que essa grande mídia/casa grande  está tentanto com insistencia

    de urubus e catastrofistas desde 2003, desde a posse de lula.

  56. A verdadeira regulação está no Judiciário

    O Poder judiciário precisa de uma reforma imediata. Se fosse rápido, moderno, justo, com juízes descolados de suas posições preconceituosas e elitistas, o país seria outro. Tudo se resolveria com o desdobramento natural. Regulação de mídia, indenizações por danos morais, distribuição de cotas publicitárias, questionamentos sobre malfeitos(petistas, tucanos e afins) etc. A verdadeira justiça social que todos nós, situacionistas ou oposicionistas, desejamos é a Justiça para todos.O meu verdadeiro desanimo é ver a apatia sobre o tema, um  ministro da Justiça que não agrada, ministros de supremo cabos eleitorais, presidente de tribunal de SP justificando que juiz deve ganhar os 4 mil a mais para auxílio moradia pois PRECISA ir a Miami comprar terno e sapatos bons, usar carros caros etc para não ficar deprimido – procurem no YouTube as declarações deste senhor numa entrevista à TV cultura… Não viram? Estavam assistindo BBB? 

    Pois bem, o equilíbrio, a equidade e a justiça, tem poder próprio, independente e invisível aos brasileiros. Quando forem lutar pela regulação da mídia, pelos dez centavos, a falta d’Água em SP, Petrolão, Trensalão, Mensalao Mineiro , etc, lembrem-se de quem julga.

    Se neste país houvesse justiça de fato, tanto a Globo devendo ao fisco, danos morais que a Veja  constrói, etc, tudo, seria resolvido exemplarmente. Assim como todos os malfeitos situacionistas, tanto nas esferas federais, quanto estaduais e municipais.

    Se bolivarianismo é ter justiça social por meio da justiça, eu sou bolivariano, se isto for capitalista moderno, eu serei também.

    O poder judiciário é a verdadeira regulação de tudo. 

    1. Regulamentação do Judiciário

      O Judiciário deste País está na mão de Juízes inescrupulosos que realmente estão acima de todo bem e do mal. Eles ignoram as leis brasileiras fazendo de pessoas comuns vítimas de seus jugos totalmente particulares. Esta é uma ditadura sem precedentes neste País onde a Constituição está totalmente desrespeitada. Caminhamos rumo a um País onde a lei vigente será total e completamente a do mais forte. Quem trabalha honestamente e paga seus impostos, pode acabar por não ter nada além do medo para garantir sua sobrevivência. Falo isso com conhecimento de causa, pois tive meus direitos constitucionais ignorados na mesa de acordo do sistema judiciário em segunda instância no tribunal de justiça de São Paulo. Eu fiquei tão perplexa com tudo que ouvi ali que pedi uma semana para averiguar e acreditar na unanimidade daquelas declarações, pois tanto o representante do judiciário quanto os dois advogados me garantiam que apesar de eu apresentar provas constatadas em procedimento do ministério público de que a associação havia cometido crimes gravíssimos, inafiançáveis contra o meio ambiente, ainda assim eram grandes as chances de eu perder em segunda instância e  ver minha casa ser levada a leilão para pagar a suposta dívida que eles diziam que tinha sem que eles tivessem que comprova-la. A associação em questão, me processava por eu não ter me associado e viver no bolsão residencial aprovado por lei municipal inconstitucional e que, portanto eu estava enriquecendo ilicitamente. As aberrações eram tantas que fica até difícil de relata-las. Uma delas somente veio a tona graças ao único vereador descente de Carapicuíba da época, Dr. Cordeiro, que promoveu uma CPI contra esta lei e que levou em visita ao ministério público estadual e anexou a todos os procedimentos contra estes bolsões. Enfim, a lei foi a julgamento e a procuradoria pública perdeu em primeira instância e apesar de ser obrigada a recorrer, por se tratar de interesses públicos, eles não o fizeram e isso ficou assim mesmo. Dr. Cordeiro desistiu da vida política e nós ficamos a Deus dará, mas como os Diabos estão a julgo então trate de aprender a rezar. Quanto ao meu caso eu tive que fazer um arremedo de acordo onde eu não me associava, mas pagava para eles uma vultosa quantia para que eles concordassem no fim da questão. Não fiz isso sem antes falar com um desembargador que era simpático a minha causa. Nesta conversa ele também confirmou que apesar de todas as provas que eu tinha amealhado durante anos contra esta associação eu poderia sim e muito provavelmente ser condenada a pagar aquela quantia vultuosíssima que eles me cobravam de forma rápida e definitiva assim que o processo fosse julgado sem que conseguisse ir ao supremo, onde causas como a minha estavam aí sim sendo reconhecidas como legítimas. Na época eu aguardava ansiosamente que o Supremo criasse uma jurisprudência que serviria para todos os outros processo de outras instâncias, que eles chamam de sumula vinculante, mas para mim ela não saiu e tive que pagar para ver o lugar que minha família tanto preservou se tornar uma natureza morta. 

  57. Foi um golpe de mestre este bolivirianismo.

    Até o jornal estado de minas caiu no golpe da globo. Pequeno, regional, tacanho, quase morrendo, com pouco tempo de vida a frente, e defendendo interesses da globo que lhe causou isto tudo. Caindo fácil na conversa do predador. É verdade que os donos do em são de uma estupidez tremenda, tacanhos da gema, mas…. não precisava cair tão fácil. Historicamente a globo tomou do e.m. a tv itacolomi, sucesso na época, com a ajuda dos golpistas de 64, dos quais o e.m. nunca se desligou, acreditem. A vocação de capacho do e.m. é inescedível. É um repetição diária das manchetes da globo, ás vezes pioradas, que dá tristeza.

    Por isso acho que a regulação não funcionaria. Aliás, já há lei que proibe o poder total de midia como o exercido pela globo. Mas a lei é bloqueada pelas tacanhas vítimas do globo. Palmas para o predador da imprensa que ainda agora conta com ela, a tacanha imprensinha regional, para predar a petrobrás. 

    A família marinho agradece à bolívia pela fortuna que tem feito.

  58. Cancer

    A família Marinho e sua famigerada empresa, as Organizações Globo, são um verdadeiro cancer, nada cresce à sua volta!

    Enquanto houver a Globo e seus proprietários, os Marinhos que, esganados, querem tudo para si, nem que para isso seja neessário levar milhões à miséria, o Brasil jamais deixará de ser uma repupliqueta de bananas. Eles, sim, são fascistas, e só causam infortúnio ao povo brasileiro!

  59. Globo

    Pois é, se voces observarem com cuidado a quantidade de propaganda que a Rede Globo apresenta no seu horário nobre e tambem nos demais horários, vão ver que o monstro está sendo desnutrido. Para não dizer na CTI.  Acho que da forma como anda a carruagem, em breve…

  60. Se vivo fosse, Frias…

    Se vivo fosse, Otávio Frias por certo enfrentaria o Globo.  Por sinal, creio que em fins da década de 70 o título do Correio da Manhã foi a leilão, no Rio, e a Folha arrematou, indicando à turma global que ela teria concorrência no Rio, caso tentasse entrar em S. Paulo. O leilão foi mais tarde anulado. Hoje pouca gente sabe que a ditadura militar tentou cooptar o Frias oferecendo-lhe, de graça e com todas as dívidas pagas – inclusive as trabalhistas – o acervo da rede de televisão dos Diários Associados (O emissário do governo foi o Paulo Maluf, que pode confirmar a história). Frias recusou, dizendo que não queria ficar com o rabo preso.  Também lhe ofereceram 380 milhões de dólares pelo jornal – uma fortuna fantástica na época.  Neste caso, o emissário foi JCA, já falecido. Mas ele não se rendeu. É certo que, na época do golpe, Frias ficou a favor, argumentanto que “depois de um coronel vem sempre outro coronel, e esses eu sei quanto custam”.  Tempos depois aprendeu que a matéria-prima com que se faz um jornal não é o papel, mas a liberdade, e mudou de pensamento sobre os golpistas.
     

  61. Se vivo fosse, Frias…

    Se vivo fosse, Otávio Frias por certo enfrentaria o Globo.  Por sinal, creio que em fins da década de 70 o título do Correio da Manhã foi a leilão, no Rio, e a Folha arrematou, indicando à turma global que ela teria concorrência no Rio, caso tentasse entrar em S. Paulo. O leilão foi mais tarde anulado. Hoje pouca gente sabe que a ditadura militar tentou cooptar o Frias oferecendo-lhe, de graça e com todas as dívidas pagas – inclusive as trabalhistas – o acervo da rede de televisão dos Diários Associados (O emissário do governo foi o Paulo Maluf, que pode confirmar a história). Frias recusou, dizendo que não queria ficar com o rabo preso.  Também lhe ofereceram 380 milhões de dólares pelo jornal – uma fortuna fantástica na época.  Neste caso, o emissário foi JCA, já falecido. Mas ele não se rendeu. É certo que, na época do golpe, Frias ficou a favor, argumentanto que “depois de um coronel vem sempre outro coronel, e esses eu sei quanto custam”.  Tempos depois aprendeu que a matéria-prima com que se faz um jornal não é o papel, mas a liberdade, e mudou de pensamento sobre os golpistas.
     

  62. Os tolinhos, FOLHA, ABRIL ESTADÃO

    Os tolinhos, FOLHA, ABRIL ESTADÃO  moderam a isca que o grupo Globo lançou direitinho !! O anti- bolivarianismo Chavista… A Globo conseguiu montar um clima de guerra, de luta contra o tal bolivarianismo, em que ela foi a grande vitoriosa. Invoca-se o fantasma de Hugo Chaves para interditar o debate sobre a regulação econômica da mídia.

  63. Os tolinhos, FOLHA, ABRIL ESTADÃO

    Os tolinhos, FOLHA, ABRIL ESTADÃO  moderam a isca que o grupo Globo lançou direitinho !! O anti- bolivarianismo Chavista… A Globo conseguiu montar um clima de guerra, de luta contra o tal bolivarianismo, em que ela foi a grande vitoriosa. Invoca-se o fantasma de Hugo Chaves para interditar o debate sobre a regulação econômica da mídia.

  64. Zona de conforto comercial…

    É risível perceber a paralisia comercial de veículos, sejam gráficos ou radio e tv, cuja construção e crescimento ocorreu na confortável condição de receber anunciantes via agências, quem de fato vendiam publicidade.

    As ineficientes áreas comerciais da velha escola, seja de agências ou veículos se recusam ir a luta e brigar no mercado que hoje transfere seus investimentos a internet. A velha escola tenta corrigir no congresso que é incapaz de mudar com ações de mercado. Adapte-se ou morra, está é a lei, acabou a festa, sejam bem-vindos a realidade. Boas vendas.

  65. Zona de conforto comercial…
    É risível perceber a paralisia comercial de veículos, sejam gráficos ou radio e tv, cuja construção e crescimento ocorreu na confortável condição de receber anunciantes via agências, quem de fato vendiam publicidade.

    As ineficientes áreas comerciais da velha escola, seja de agências ou veículos se recusam ir a luta e brigar no mercado que hoje transfere seus investimentos a internet. A velha escola tenta corrigir no congresso que é incapaz de mudar com ações de mercado. Adapte-se ou morra, está é a lei, acabou a festa, sejam bem-vindos a realidade. Boas vendas.

  66. COMO RESPONDER AO NASSIF?

    “Em tese, esses grupos seriam os maiores beneficiários de uma regulação econômica da mídia, assim como a imprensa regional e os novos jornais e sites na Internet. No entanto, as maiores resistências a essa regulação econômica partem justamente deles. Como se explica?”

    Olha, o Nassif que me desculpe, mas pelo menos o link eu vou soltar, pois a foto explica tudo, e evita da gente falar besteira:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/379112835557718/?type=3&theater

    Mas o que podemos esperar de um mundo empresarial; onde tem gente que depende do mercado interno, mas apoia os empresários exportadores, mais ricos e influentes, e também mais elegantes, contadores de vantagens, e cheios de puxa sacos, que não compreendem nem o que ouvem e o que dizem?

    O que esperar de uma classe empresarial, onde tem gente que paga uma fortuna para a campanha política de ladrões, que acabam roubando o próprio dinheiro da pesquisa científica, pertencente às suas empresas; e não são capazes nem de exigir que aprovem o REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO no Congresso, pra acabar com essa roubalheira?

    O que podemos esperar de empresários, que pagam os mais altos impostos do mundo, não recebem o mesmo benefício de empresas estrangeiras, para subsídios à tecnologia; acabam vendo seu mercado consumidor reduzido, pelo governo não ter recursos para aumentar o salário mínimo; mas não exigem de seus políticos comprados no Congresso, que aumentem os impostos sobre a especulação financeira e imobiliária?

    Essa é a uma classe que deveria se chamar: “MARIA VAI COM AS OUTRAS”

    Do mesmo jeito que essas “Marias” foram com a globo, outras “Marias” correm atrás dos interesses dos exportadores, mas produzem para o mercado interno; não recebem subsídio algum pra pesquisa científica (quase 100% nos EUA), mas também não fazem nada contra a corrupção, que corroi essas verbas:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/543830732419260/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/546704845465182/?type=3&theater

    Se alguma “Maria vai com as outras” ler este artigo, por favor, responda-nos porque suas empresas não chegam nem aos pés das desses caras, e o que eles têm que nós não temos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

    Se não tiverem resposta, aí vai a cola:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/538137582988575/?type=3&theater

     

  67. O futuro da mídia e das influências da mídia no Brasil

    A mudança da sociedade brasileira dependerá em algum grau no longo prazo, do resultado da conduta das organizações globo. O seu poder começa a dar sinais de enfraquecimento. A internet diminuiu e continuará a diminuir a influência dos veículos de mídia clássicos. Porém, essa decadência terá vários capítulos ainda, devido a fortaleza existente. Não existe espaço vazio no poder! Quais serão as alternativas que se apresentarão como opções viáveis e construtivas em termos de influenciar os usos e costumes da sociedade brasileira que disseminarão princípios fraternais, democráticos e transparentes?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador