Diferenças e vulnerabilidades de Dilma e Aécio

Os debates entre Dilma Rousseff e Aécio Neves têm explicitado vulnerabilidades de dois projetos de governo: o  modelo Aécio não tem o menor compromisso com o social; o modelo Dilma, pouca sensibilidade com o empresarial.

Confiram-se alguns episódios, visíveis no último debate da TV Record:

Dilma acusou o governo FHC de ter proibido a criação de escolas técnicas. Aécio explicou que o decreto não proibia: apenas exigia que, para criar escola técnicas, houvesse parceria com estados e setor privado. Pode-se selecionar o argumento que quiser. Interessa o resultado final: apenas 14 escolas técnicas construídas no período FHC contra 422 no período Lula-Dilma.

O Bolsa Família chegou pronto ao governo FHC. Aprovado no Senado, com votos de ACM a Eduardo Suplicy, o projeto de lei planejava universalizar a renda mínima para as famílias que viviam na extrema pobreza. FHC vetou, alegando que feria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O orçamento continuou comprometido com pagamento de juros que excediam qualquer limite de bom senso.

A ideia original do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) foi apresentada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) inicialmente MInistro Paulo Renato de Souza, no governo FHC. Não saiu da gaveta.

***

Já na área econômica o plano de governo de Aécio Neves recorreu a especialistas do setor privado ligados ao partido. Antes dele, o de Marina Silva foi montada com contribuição de diversos setores, trazendo ideias novas e novos conceitos.

O plano de governo de Dilma recorreu aos próprios quadros do governo e fechou os olhos a propostas de fora. Em um momento em que o grande desgaste da política econômica é a falta de discernimento e de clareza fiscal para a concessão de subsídios, o Ministro Guido Mantega prosseguiu seu périplo.

***

Há uma diferença básica entre os modelos de gestão de ambos os lados.

Dilma resiste às concessões políticas. Grande parte do seu desgaste decorreu do enfrentamento das pressões do suspeitíssimo deputado fluminense Eduardo Cunha – que anunciou apoio a Aécio e disputa o comando do PMDB com Michel Temer. Mas o caminho encontrado foi fechar-se, entregando MInistérios-chave a pessoas de sua confiança que não estavam à altura do cargo. Não soube discernir pressões legítimas de maracutaias.

Aécio é seguidor das práticas políticas convencionais. Seus acordos políticos acabaram comprometendo a administração de um grande gestor,  seu sucessor Antonio Anastasia, inclusive naquela que poderia ser a vitrine do seu governo: a saúde.

***

Há diferenças  também na maneira de encarar a economia.

No governo FHC – e na proposta de Aécio – a Fazenda voltará a ser o centro das políticas públicas. Foi essa mesma subordinação – e falta de sensibilidade social – que fez FHC abdicar do Bolsa Família, do Prouni, do Reuni, mesmo tendo em sua própria casa uma figura pública da dimensão de dona Ruth.

Da parte de Dilma, Fazenda e Tesouro tornaram-se instrumentos da vontade pessoal da presidente. Embora para bons propósitos – gastos sociais e incentivos à produção – sua atuação autocrática espalhou a desconfiança no setor empresarial.

 

Luis Nassif

177 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Temo esta cegueira coletiva,

      Temo esta cegueira coletiva, incompreensível!!!!!!!!!!!!!

      Pensem no Brasil e reflitam se o país merece continuar sem ética, sem moral, sem verdade!!!!

      Deus nos ajude!!!!!!

      1. socorro

        Dona Roseli, por favor me ajude!

        Sou um dos cegos que anda com a ajuda de uma bengala branca.

        Por caridade, me mostre de que lado está a ética, a moral, e a verdade.

        Penhoradamente agradeço.

      2. E onde está a ética, a moral

        E onde está a ética, a moral e a verdade? Ela está representada na outra candidatura? Se for, eis a grande cegueira. Se acalme.  Vc está contaminada pelo ódio ao partido mais vigiado do Brasil. É sempre acusado e o aparato judicial não alivia. Preocupe-se com os que contam com o acobertamento midiático e com “facilidades” nas instâncias superiores da justiça.  É aí que mora o perigo.

      3. Roseli, o governo FHC

        Roseli, o governo FHC arquivou 217 investigacoes e engavetou 242 processos de corrupcao. Pense melhor e nao se deixe levar pelas grandes empresas de midia que so divulgam o que lhes favorece.

        1. Curioso

          É no mínimo curioso que se saibam o número de processos arquivados durante o governo FHC, mas já se perguntaram porque o governo Lula não os investigou quando assumiu o governo? era a oportunidade de passar o Brasil a limpo definitivamente, mas não foi feito né!? Curioso… muito curioso…

          1. È da competência do MPF. O

            È da competência do MPF. O Procurador Geral da República à época foi tratado como Engavetador Geral da União.

      4. Muito riso é sinal de pouco siso.

        Minha professora primária sempre dizia isso.

        Hoje, quando leio textos cheios de “kkkkk” ou exclamação, sempre me recordo de dona Nelta, minha primeira mestra.  

      5. Ético é quem usa o bem público para fins particulares?

        Aeroportos privados construídos com dinheiro público, coletivo de parentes contratados ilegalmente, dinheiro para as rádios da família… Isso sem falar em contrataçoes sem concurso, maquiagem nas verbas de saúde e educaçao, perseguiçao a jornalistas, etc. 

  1. Justo com Aécio, injusto com Dilma.

    Por incrível que possa parecer, mas não estou fazendo partidarismo, embora sei que possa parecer ser isto devido ao momento eleitoral.

    Mas o fato é que nunca o Brasil teve, depois do plano Real, um presidente que tivesse enfrentado o cartel dos bancos de maneira tão enfática quanto Dilma.

    Ficou claro que o projeto de Dilma era o de dar fluidez aos canais de crédito na economia através da redução drástica da taxa SELIC e da colocação dos bancos públicos (CEF e BB) para furar o cartel dos bancos privados.

    Foi isto que Dilma fez quando tinha alta popularidade.

    Ocorre que, já disse isto mais de uma vez, as manifestações de junho e a baixa da popularidade da presidenta, com a grande probabilidade, então, de perda de controle da sociedade com os ataques da mídia e da consequente possibilidade de derrota eleitoral que se avizinhava, Dilma voltou atrás, aumentou os juros, colocou os bancos públicos de volta aos preços do cartel e voltou ao único sistema possível de crescimento nestas coordenadas, que é da concessão de juros subsidiados para o setor produtivo, porque os do sistema bancário privado simplesmente inviabilizam qualquer projeto.

    É por isto que considero e sempre considerei qualquer julgamento puramente técnico-econômico do governo Dilma, como este acima, injustos com os verdadeiros princípios que nortearam (norteariam) o seu governo. Não há como retirar o componente político da análise.

     

  2. No caso de Dilma, faltou
    No caso de Dilma, faltou política. Ela afastou os ministros mais políticos do governo Lula e acreditou que um governo mais técnico seria suficiente para atrair as camadas representativa da sociedade.

  3. equivoco

    Erra quem pensa que o concorrente da Dilma é o PSDB na pessoa do Aécio.

    O correto seria considerar o PIG (e seus representados) na pessoa da (pseudo) elite.

    Aécio nem queria ser representante desse povo. Não tem essa ambição. Preferia continuar levando a sua vidinha despreocupada.

    fegace, por sua vez quer reescrever a história, esconder o que fez e não ser preso como os entreguistas da sua geração foram. É de dar dó essa desprezivel figura antipatriótica.

    Incrivel é a quantidade de trabalhador, de capatazes até a juizes que acham que pertencem à elite. Não percebem que são meros peões nesse jogo.

  4. Dilma tem vulnerabilidade

    Dilma tem vulnerabilidade porque tem proposta para o país e a nação brasileira.

    Vulnerabilidade de Aécio? Qual é a proposta de país dele? Aécio e a cambada (Eduardo Cunha representa bem essa cambada) que está com ele não tem proposta de governo, tem projeto de poder. E esse projeto de poder não beneficia o país: beneficia a eles próprios e seus milionários financiadores brasileiros e estrangeiros. O vazamento da delação premiada prova isto, a denúncia do Sindicato dos Auditores Fiscais de Minas Gerais onde o Psb de Eduardo Campos aparece beneficiado pelo Aécio mostra que o projeto era conjunto e vem de longa data. E a a Marina só fez jogo de cena neste teatro montado. Estava tudo combinado e o objetivo era um só: derrubar o governo Dilma. Já o país e a nação? Bom, seriam tratados como sempre foram tratados pela direita e seus financiadores. O país como um buraco de terceiro mundo e sua população como um povo de segunda classe.

    1. Perfeito.
      E ainda tem o

      Perfeito.

      E ainda tem o cinismo de ficar dizendo que o pt não teve uma oposição raivosa… Eles, que queriam “sanngrar” o pt….

      Tudo que dizem é o contrário; é impressionante.

  5. Luiz, sua colocação está correta.

    Dilma trabalhou pensando mais nas classes pobres, enquanto governos do PSDB priorizam os ricos, como aconteceu aquí em Minas Gerais, AÉCIO aumentou impostos como IPVA passou de 3% para 4%, ICMS aquí ele passou para 18% enquanto que na maioria do país e 7% e 12%, e a conta de luz mais cara do país e esqueceu de investir na parte que o pobre mais precisa: saúde, segurança e educação, e o pior salário da educação é aquí em minas, ainda fala que temos a melhor educação do país. Cuidado na hora de votar.

    1. Tudo menos aguentar este

      Tudo menos aguentar este desgoverno por mais quatro anos. 

      Pode se somar tudo que o Aécio fez de errado na vida política dele que mesmo assim ele é um mero trombadinha comparando-se ao que este governo do PT aprontou nestes 12 anos de desgoverno. Quanto aos escandalos do PSDB comparados aos do PT o PSDB também é aprendiz de feiticeiro. Acontece que a memória e a cultura da grande maioria do eleitor brasileiro é altamente sofrível. Quero deixar bem claro que não sou e nem nunca fui eleitor do FHC!!!  

      Vou citar um pequeno, mas importantíssimo exemplo que é a ECT ( correios ) o qual por acaso é da época do FHC e antecessores. Em 2002 foi considerada entre as 10 empresas mais confiáveis do mundo. Ela ficou a partir da chegada do PT ao poder e por ter sido totalmente aparelhada políticamente por petralhas. Resultado: hoje não figura mais nem entre as 100 empresas a nível mundial. O funcionamento eficiente da ECT é uma calamidade. Sofro demais com os correios!!!

      O problemaço do PT é que por onde passa não nasce no solo mais nem tiririca ( erva daninha )!!!

      O PT também entre muitas outros fatos conseguiu sucatear a INDÚSTRIA TEXTIL no Brasil. Este segmento outrora foi o segundo maior empregador no Brasil, inclusive empregava mão de obra não especializada. Eram milhões de empregos!!! Só ficava atrás da construção civil. Hoje virou pó com o este desgoverno que está voltado para o “social”. A indústria em geral está parando!!! O comércio JUNHO está quase que parado. Os supermercados preocupadíssimos.  

      Imaginem o ano que vem!?!?!?

      Quando as obras inacabadas do governo federal acabarem. Vão ter que inventar outras. Quando estas outras acabarem ( sic…)o cíclo vai fechar!!! VÃO INVENTAR O QUE??? Resultado os milhões de empregos vão para o espaço!!! Aí vão inventar que tipo de bolsa??? 

      1. É DISTO QUE SEMPRE COMENTO!


        OBSERVADOR, os petistas só enxergam o “PUDER”!

        Vide, no yuo tube o que diz o sério e correto Hélio Bicudo (um dos fundadores do pt e hoje longe da legenda), a respeito do Lula, quando ficou na casa dele (Hélio) por 21 dias, depurando a derrota para o Cllor de Melo. “Ele” disse, o Hélio, “Lula, só pensa no poder” “É obstinado só pelo poder”. “Para ele, só o poder é o que importa”.

        Daí, a coisa ser assim. Os petistas são iguaizinhos à PiraTas: Só enxergam com um olho!

        Não dão méritos a quem, de fato, os tem!

        Só o que fazem é o que serve e “é bom”.

        Incluisve, ser preso por corrupção, na visão deles, é “heroísmo”.

        Onde é que se pode vê algo dessa magnitude??? MEU DEUS!!!

  6. Dilma pode ter lá seus

    Dilma pode ter lá seus defeitos, mas Aécio é o nosso Bush Filho, um simples testa de ferro de um bando que vai do PIG às tais “forças ocultas”, nacionais e estrangeiras, pra mim isto basta.

    1. Eduardo Cunha…

      Imagino o que é ter que conviver com um político da índole de Eduardo Cunha! Para mim um dos mais reles políticos desse nosso país. Há muitos semelhantes a ele, mas mesmo assim perdem. Ele é do nível do “finado” Roberto  Jefferson.

  7. FRAUDES NAS URNAS ELETRÔNICAS?

    Antigamente, lembro-me que sempre havia fiscais partidários junto às urnas e nos locais de apuração, quando o processo era feito por cédulas.

    Hoje não tenho  visto mais fiscais dos Partidos políticos envolvidos nas disputas, principalmente, acredito, pela grande confiança que foi conquistada na segurança das urnas eletrõnicas por toda a classe política e pelo povo em geral.

    Aqueles que estão, atualmente, suspeitando a possibilidade das urnas eletrõnicas serem fraudadas, pelo que entendi – pode ser que eu não tenha entendido convenientemente, –  levam a questão a dois momentos:

    a) o primeiro seria no ato do fechamento da urna, com a contagem do total dos votos, quando então, os mesários poderiam, se praticarem fraude, procederem alterações na votação, máxime utilizando as ausências, quando então acabariam por votar por aqueles que não comparecerem, assinando a lista de presença por eles e, ainda, ao final, passando resultados equivocados, de má-fe. Esta possibilidade existe, mas é muito difícil, pois deve haver um conluio entre os mesários. Neste caso, era importante o comparecimento dos fiscais no ato da apuração e, principalmente, no encerramento das urnas.

    No caso, há ainda a contribuição de técnicos em informática, de empresas contratadas pelos TRs, serviços terceirizados, das referidas empresas, que acompanham e fazem o trabalho de preparação e suporte das urnas nos locais de votação e de armazenamento durante a realização durante a realização das eleições gerais. Aqui, cópia de um contrato entre o TRE do RG e a empresa Engetec.

    http://www.tre-rs.jus.br/upload/48/4214.pdf

    Ocorre que nas eleiçoes passadas, o TSE é quem contratava as empresas. Agora, elas passaram para os TRs, por não ter havido tempo – coisa assim – para que o TSE fizesse as contratações por licitações. Argumenta-se que poderiam as urnas serem objeto de alterações, inclusive anteriormente ao seu funcionamento, para produzirem resultados que não correspondam a verdade da votação.

    Como se pode ver, o STF explica todo o sistema:

    http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2013/Setembro/serie-urna-eletronica-do-armazenamento-dos-votos-a-divulgacao-dos-resultados

    b) Desta forma, o segundo caso seria na seria no caso da transmissão dos dados das urnas de cada seção para os TRs e estes, posteriormente, transmitidos para o TSE. E neste caminho, também poderia haver fraudes..

    Há notícias em blogs que o Deputado Protógenes Queiroz teria

     

     

    http://www.esmaelmorais.com.br/2014/10/suspeita-de-fraudes-nas-urnas-eletronicas-a-uma-semana-da-eleicao/

  8. Nesta eleição, ninguém se salva

    E quem perde é o Brasil que caminha para um imobilismo na área econômica que vai comprometer quaisquer futuros investimentos no social. O PT não é só um perigo para a economia, mas ainda pior, é um inimigo da democracia, já que pretende transformar o Brasil num pais de partido único com todos os políticos comprados com dinheiro público roubado da Petrobrás e outras estatais.

    1. Somos a setima economia do

      Somos a setima economia do mundo gra,cas ao PT. Saimos do mapa da fome. Agora somos um pais de classe media. Somos credores do FMI e parte fundamental dos BRICS.  Mais nada convence aqueles que tem comlexo de vira-latas. Querem ser um pis subserviente pra sempre.

  9. Correspondência recem-chegada

    Correspondência recem-chegada da Corte revela que nesta semana faltou água nos jardins de Higienópolis, onde reside o principe boca-solta (braquilha idem). Mas o sempre-jovem muambeiro estava em Paris, sorvendo seu champan. Sorry, periferia. De outro lado, o candidato do desmanche total, o abominável Aécio das Neves, promete expandir para todo o pais o maravilhoso progrma já testado em SP, de sucateamento de um estado rico. A Petrobrás mudará de nome e terá vendido seu patrimônio – nas instalacoes da velha emrpesa serão construidos mausoléus para tucanos famosos, como Sérgio Guerra. E para os cavalos do Sérgio Guerra, que são seres humanos como outros quaisquer.  Os bancos públicos serão transformados em lotéricas ou algo que o valha – de qualquer modo, como diz o vizir Arminio Fraga, será dificil saber o que vai sobrar no final do processo. E o que sobrar, com certeza, estará depositado em segurança na Costa Rica, Panamá, Ilhas Jersey ou em outras dependências inatacáveis – graças à eficiencia sempre comprovada do CityBank .

  10. Cegueira


    Partindo-se da premissa que nenhum governo acerta 100%, vamos lá:

    Como votar em alguém que representa um partido que está sob gravíssimas acusações de corrupção e lavagem de dinheiro?

    Um partido que é representado por pessoas que se dizem iguais à maioria da população e vivem como nababos, pois enriqueceram de uma hora para outra sem explicar como?

    Que dão o peixe mas não ensinam a pescar?

    Que desviam dinheiro público para sustentar regimes ditatoriais?

    Que tratam profissionais liberais como escravos?

    Que desvirtuam índices para mostrar um falso Brasil?

    Onde vamos parar com esse fanatismo cego?

    Vamos pensar no futuro do País, ele está acima de qualquer partido!!!!!!!!!!

    Precisamos de seriedade, verdade, moral, ética, EDUCAÇÃO!!!!!!

     

     

     

    1. Cara Roseli Maria , se voce

      Cara Roseli Maria , se voce está tão a par da política do país , deveria saber que um ente público  para governar o país deve ter um histórico , um currículo político , realizações , enfim . Voce acha justo entregar o futuro de quase 200 milhoes de cidadãos nas mãos de um político que não conseguiu relizar nada em um estado  com Minas ? Obs .: Sou Mineiro e vivencio a política do meu estado .

    2. Do jeito que vc escreve,

      Do jeito que vc escreve, parece que o candidato do PSDB é o Gandhi e não o Aécio Falcatrua Neves…concordo que nenhum governo acerta 100% e se a oposição tivesse um candidato que REALMENTE tivesse uma história de defesa da seriedade, verdade, moral, ética, EDUCAÇÃO, eu votaria neste candidato. Aécio Falcatrua Neves não é esta pessoa.

    3. “AGORA É AÉCIO, PORQUE PARA TIRAR O PT, VALE QUALQUER COISA”

      Cara Roseli,

      Recomendo muito o artigo citado adiante, onde são listados argumentos para o voto em Aécio, inclusive aqueles no seu comentário. Como disse FHC, eleitor qualificado é eleitor bem-informado.

      Leia com atenção e não deixe de visitar todos os links fornecidos pelo Autor, para aumentar ainda mais a sua informação. E, por favor, repasse o artigo para todos os seus amigos.

      Assim começa o artigo: “Me desculpem meus amigos que ainda votam no PT, mas eu vou votar no Aécio, porque me convenci que para derrubar o PT, nesse momento, vale qualquer coisa. Tudo o que vou dizer está baseado em reportagens dos grandes jornais desse país, e todos com links abaixo. Sem blogs sujos. Coisa séria. São escândalos graves aos quais temos que reagir. Temos que mudar”

      O artigo é o seguinte: “AGORA É AÉCIO, PORQUE PARA TIRAR O PT, VALE QUALQUER COISA”, por Gustavo Castañon, e você encontra o texo completo em http://www.viomundo.com.br/politica/gustavo-2.html

      Boa informação para você

      Abraços,

    4. CORRETÍSSIMO!!!

      Sra. Roseli, a senhora está com toda razão!

      Pena que os eleitores petistas querem contiuar com a cegueira política que sempre os caracterizou.

      Não adianta usar de coerência e sensatez com esses!

      Só para lembrar: Toda a cúpula do PT está na cadeia… isto já é o bastante para saber a índole dos tais!

       

      Abraço.

  11. A Ingnorança que astravanca o pogréssio

    “Já na área econômica o plano de governo de Aécio Neves recorreu a especialistas do setor privado ligados ao partido. Antes dele, o de Marina Silva foi montada com contribuição de diversos setores, trazendo ideias novas e novos conceitos.”

    Se é a econômia que conta, então, Dilma nem deveria estar no segundo turno, segundo a ótica do Luis Nassif.

    Contudo, como ainda somos desinformados e pobres habitantes dos “grotões” parece que estamos prestes a eleger novamente um governo com ideias atrasadas e sem novos conceitos, não por sermos pobres, mas por sermos desinformados.

    Há momentos em que não seria nada mal ser surdo, cego ou pior, ignorante.

     

     

    1. Fiquei assustado agora, tanto

      Fiquei assustado agora, tanto erro de português , será que alguém levará esse comentário a sério ou eu sou o ” ingnorante e atraZado ” nessa história. Vá fazer um pronatec , enem , prouni , ciencias sem fronteiras …………………………..

       

      1. fernando1137, você não entendeu

        Você deve ser muito novo para não reconhecer e entender a ironia neste título da mensagem que você critica pelos erros de português. É a forma de falar, o bordão de um personagem de Chico Anízio de muito tempo atrás.

          1. Quem usava era o personagem do Mário Tupinambá…

            Que era ator e redator. Fazia o ”camarão” Bertoldo Brecha ainda no Chico City. Acho que é dele.

      2. Nota de Agradecimento

        Muito obrigado Fernando 1137 por ter chamado a atenção para meu erro ortográfico:

        Onde se lê: …não seria nada mal ser…

        Leia-se: …não seria nada mau ser…

        Foi mau, mas poderia ter sido pior, se minha critica fosse restrita à ortografia e minha escrita estivesse em descompasso com a língua pátria, nesse caso, poderia evidenciar até certo atraSo intelectual, quiçá moral.

    2. Esta do Nassif eu nao

      Esta do Nassif eu nao entendi. Que ideias e conceitos novos sao estes? O velho neoliberalsmo de sempre?  Milton Friedman com oculos Rayban?

  12. Universidade para poucos:

    Universidade para poucos: coisa de tucanos

    Desemprego para muitos: coisa de tucanos

    Juros estratosféricos: coisa de tucanos

    NÃO SOU TUCANO!

    Bolsa Mercado: coisa de tucano

    Minha Mansão custou a vida dos pobres: coisa de tucano

    PRÓDESUNIR o Brasil: coisa de tucano

    NÃO SOU TUCANO!

    Segregação racial na Universidade: coisa de tucanos

    Segregação social nos Shoppings: coisa de tucanos

    Pó: coisa de tucanos

    NÃO SOU TUCANO!

    Mentiras repetidas à exaustão: coisa de tucanos

    Playboyzada violenta: coisa de tucanos

    Agredir mulheres: coisa de tucanos

    NÃO SOU TUCANO!

    Destruição dos Bancos Públicos: coisa de tucano

    Pré-sal doado aos gringos: coisa de tucano

    HeliPÓpteros: coisa de tucanos

    NÃO SOU TUCANO!

    Roubalheira no Metrô SP: coisa de tucano

    Impunidade política/criminal: coisa de tucano

    Violência policial: coisa de tucano

    NÃO SOU TUCANO!

    Redução do Salário Mínimo: coisa de tucano

    Revogação da CLT: coisa de tucano

    Maximização dos lucros: coisa de tucano

    NÃO SOU TUCANO!

    Separatismo do Sul/Sudeste: coisa de tucano

    Racismo contra nordestino: coisa de tucano

    Dependência dos EUA: coisa de tucano

    NÃO SOU TUCANO!

     

  13. O PT fala uma coisa pela frente e outra por trás

    Pela frente, o PT fala que elevou milhões à condição de classe média já que contabiliza como classe média quem ganha R$ 300,00 per capta. Mas o PT odeia a verdadeira classe méida, aquela que não vai na sua conversa e cria os milhões de empregos que o PT diz ter criado. A prova disto está no discurso de ódio de Marilena Chauí no aniversário de dez anos do PT no governo. Procurem por “eu odeio a classe média Lula aplaude” e verão o vídeo em que Lula aplaude e sorri enquanto esta intelectual petista faz um discurso insano de ódio e atribuindo à classe média tudo que há de ruim.

    1. Sem falar das críticas antes e depois

      Sem falar das críticas a família Sarney antes de estar no poder e depois de assumir o poder feitas pelo LULA, é muito fácil achar no youtube. Foi uma mudança radical, antes esles não valiam nada, depois eram companheiros. O Brasil é um país sem memória, basta dar um agradinho as pessoas que você é o melhor do mundo e basta tirar que você não vale nada. Temos de olhar pelo Brasil, acredito que o PT teve sua chance e não aproveitou. Não se pode comparar o PSDB de hoje com o de 12 anos atrás, isso é SOFISMA, estão querendo vender uma imagem distorcida, com medo, assim como o PT com certeza também não é o mesmo, isso é SILOGISMO,

  14. Vale lembrar que a semeadura foi feita pelo governo FHC que mesm

    Vale lembrar que a semeadura foi feita pelo governo FHC que mesmo vivendo uma época econômica difícil implantou o Plano Real que deu os rumos que permitiram ao Brasil evoluir economicamente. O PT perdeu uma oportunidade histórica que dificilmente de repetirá, pegou um plano bem sucedido a todo vapor que favoreceu a ampliação dos ditos projetos sociais, mas se perdeu entrando na contramão da história quando em nome da sua ganância pelo poder entrou num jogo de permissividades políticas suicida. Pena porque sem dúvida o PT inicialmente alimentou sonhos de um pais mais justo em que muitos acreditaram – inclusive eu que hoje vejo triste que o PT não foi diferente dos que ele criticava, pior traiu nossas esperanças de que seria

      1. A rigor

        O plano nasceu do consenso de Washington (EUA) e foi aplicado primeiro na Argentina, seguindo para outros países da América latina. A implantação brasileira do plano foi feita no Governo Itamar, mas o “aproveitamento político” disso foi imputado aos tucanos (recém nascidos e turbinados pelos EUA) ao colocar FHC de Ministro da Fazenda com aquela plano embaixo do braço.

  15. A grande diferença entre PT e

    A grande diferença entre PT e PSDB.

    O PSDB não deseja tornar o Brasil uma grande Venezuela.

    Só isso já justifica o voto em Aécio Neves.

    O resto é o resto.

    1. Blá, blá, blá… queremos

      Blá, blá, blá… queremos transformar o Brasil numa Venezuela sim, mas naquela Venezuela que era completamente dependente dos EUA antes do Chavez. Blá, blá, blá… somos vassalos do império, lustramos as botas dos gringos. Blá, blá, blá… russos perigosos, cubanos assassinos. Blá, blá, blá…. tucano é foda. Quando peida tucano defeca esperma de norte-americano, quando arrota faz o mesmo. Ha, ha, ha…

      1. Fabio não tem um jeito de não

        Fabio não tem um jeito de não ser a favor do EUA e da Venezuela(Cuba) e ser a favor do nosso país.

        Meu partido e o Brasil (parafraseando Sartori).

      1. Você participa de atividades

        Você participa de atividades internas do PT?

        Sabe sobre os objetivos do partido?

        O socialismo do século 21 que ninguém diz exatamente o que é.

        O que o PT diz internamente não diz ao publico, veja o PED 2014 e comprove.

    2. Você pode bem mais do que

      Você pode bem mais do que isso, Aliança.  O problema é que a candidatura e o partido que a sustenta são muito ruins de cela e por causa disso, para marcar posição vc tem que soltar pérolas desse tipo. Lamentável.

        1. CONTRAPOR O PSDB, É SÓ

          CONTRAPOR O PSDB, É SÓ TRABALHAR 35 ANOS EM UMA LINHA DE MONTAGEM E NÃO PODER APOSENTAR, POIS SERÁ ROTULADO DE “VAGABUNDO”. QUEM FALA É UM TRABALHADOR HONESTO!!!!

    3. O VOTO EM DILMA

      Mas a grande diferença mesMo é que Dilma governa para o povo e Aécio governaria para uma minoria de privilegiados, talvez seja isso que tanto incomoda alguns poucos. Mas só isso já é o suficiente pra justificar o voto da maioria em DILMA.

      1. Dilma governa para se manter

        Dilma governa para se manter no poder e se locupletar do país.

        O povo só e lembrado a cada eleição.

        Nosso país pode muito mais.

        A politica petista e achar desculpas para seu fracasso.

         

         

        1. Por que tucano mente tanto?

          Caro alienado. Este papo abóbora só serve em blog tucano. Dizer que o PT fez menos pelo seu povo que PSDB é um acinte a nossa paciência ao besteirol tucano escrito e falado. Inventa outra história.

          1. Alienado?
            Como um PTista tem coragem de chamar alguém de alienado? Isso já é um estado mental grave. O Brasil merece o que tem. Uma ditadura covarde, que engana assustadoramente pessoas como você. Vamos discutir politica? Escolhe o tema que voce quiser e vamos comparar os governos. Eu tenho muita pena de você! Tomará que a Dilma ganhe, você merece o governo aue você tem. Como diria um jornalista por aí: ” O cara é estuprado diariamente e passa a gostar do estuprador”. Inteligência a gente se vê por aqui!

    4. Ao contrário, a política

      Ao contrário, a política tucana é transformar o Brasil no novo México, e São Paulo no novo Porto Rico.

      Nós progressistas queremos que o Brasil continue sendo o Brasil, soberano e digno.

      1. O objetivo dos ditos

        O objetivo dos ditos “progressistas ” é inchar o estado a tal ponto que tenha controle total, assim garante emprego e renda para milhares de apoiadores do regime.

        Os ditos “progressistas ” nem socialismo querem pq sabem que que é inviável.

        O que os move e o interesse particular, o objetivo e se locupletar dos recursos do estado.

        O exemplo atual e a Petrobrás.

        1. Por que tucano mente tanto?

          De tanto ouvir o PIG tucano fica abestalhado e pouco crítico. Se informa-se mais saberia que o numero de funcionários públicos do governo PT é praticamente o mesmo do governo FHC. Com a diferença que o país cresceu exponicialmente. Só que mudou o funcionário público. Hoje temos mais professores, políciais federais, médicos e outros técnicos. No governo FHC havia mais administrativos, aspone mesmo. Lembra o Serra e seu desmonte dos mata mosquitos e a crise de dengue provocada no Brasil por esta atitude irresponsável do Serra? E olhe os governos estaduais de MG e SP. Tem tanto cargo comissionado que parece o governo Federal. E a Petrobrás, que vocês insistem tanto, hoje é 15 vez maior que no governo FHC. 

          1. “desmonte dos mata mosquitos”

            “desmonte dos mata mosquitos” quando se demite funcionários em situação irregular é errado.

            Quando se mantêm (Aécio Neves em minas Gerais) é errado.

            Tem que manter um minimo de coerência senão a critica fica vazia.

        2. Transformar é antônimo de conservar

          Explique-me um coisa:

          A teoria do valor trabalho , do pessoal que gosta de picles, já foi destruída, mesmo com a baboseira da teoria da mão boba e invisível.

          Vais me dizer que a teoria subjetiva da utilidade marginal com fulcro na lei da oferta e da procura explica “as regras do jogo” oligopolizado no mercado global de extração de “produtividade”?

          Eu particulamente adoro picles. Muito bom!

          Mas fica ali um tempo e  depois desaparece. A gente o consome.

          Conservar parece ficar só na ordem. Mas é  preciso progresso também.  Progresso me lembra “progressistas”.

          Ora, se progride, não pode parar na conserva.

          Democracia transforma, avança, progride. Logo, não pode parar em conserva por muito tempo. 

          Evidentemente, democracia não combina com o conservadorismo, mormente, no longo prazo. São adversários.

          Se democracia, progressividade e desenvolvimento são aliados, então o conservadorismo não pode progredir.

          As duas proposições são verdadeiras, logo, representa uma verdade.

          Falso é pensar em progresso quando algo não se desenvolve, isto é, conserva-se

          Democracia transforma e supera o conservadorismo anacrônico.

          Em suma, não há mais espaço para conservadores!

          Transformar é antônimo de conservar

           

          1. Conservadorismo não é

            Conservadorismo não é imobilismo.

            Os nazistas eram progressistas queriam transformar a sociedade e criar uma nova.

            Pol Pot era progressista queria transformar a sociedade e criar uma nova.

            Falando em Khimer vermelho, como se comemora o aniverário do seu lider progressista.

            [video:https://www.youtube.com/watch?v=vuw-0zK14Dc%5D

             

    5. Para isto existe concurso público

      Para efetivar técnicos. Mas o PSDB não conhece isto. Só conhece QI ou quem indica. Só entra aspone em governo PSDB. Por isto o planejamento tucano é nulo, só dá funcionário incompetente!

  16. Dilma e Aécio

    Embora torcendo pela vitória de Dilma, gostei bastante que o Aécio chegasse ao segundo turno, onde estamos 

    presenciando um embate politico muito saudável para a nossa democracia e talvez jamais visto pelo povo brasileiro,

    que mesmo com as ofensas e chingamentos, esta mostrando claramente como são opostos ambos os candidatos, ir contra o que esta dando certo é suicidio politico e tambem aproveitar boas ideias do outro é bom senso.

    Só meu voto, não vai dar a vitoria para meu candidato, mais com certeza o embate mudou a cabeça deles para melhor.

     

  17. ALERTA: AÉCIO DESMONTARÁ ESTOQUE DE RESERVAS CAMBIAIS DO BRASIL

    ALERTA: AÉCIO DESMONTARÁ ESTOQUE DE RESERVAS CAMBIAIS DO BRASIL

    Para que tanta reserva? O negócio deles é criar instabilidade para aplicar juro na veia.

    (Nota: Bem que o Nassif poderia nos dar uma opinião sobre este assunto. Aguardamos.)

     

    O que Armínio Fraga quer fazer com nossas reservas cambiais

    Publicado no Viomundo, em 20 de outubro de 2014 às 18:30, em http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/arminio.html

    Segundo Sicsú, a cartilha acima é o DNA da proposta de Armínio e Aécio para “desmontar” o estoque de reservas cambiais brasileiras

    Da Redação

    Proposta tucana: desmontar as reservas cambiais brasileiras

    Armínio quer ‘desmontar’ o estoque de reservas cambiais brasileiras para conter as pressões do dólar com o aumento dos juros

    O ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga, anunciado por Aécio Neves (PSDB) como ministro da Fazenda em um eventual governo tucano, disse na última quarta-feira à agência Reuters que pretende interromper imediatamente o programa de intervenções cambiais do BC e desmontar seu estoque ao longo do tempo.

    “Nós certamente não teríamos esse programa [de swap cambial]”, disse Armínio à Reuters, por telefone. “Tem o fluxo e o estoque. A intervenção seria removida imediatamente e o estoque pode ser desmontado ao longo do tempo”, afirmou.

    O atual programa de intervenção cambial do BC, lançado em agosto do ano passado, tem como objetivo conter a volatilidade do dólar a partir de leilões diários do swap cambial, que equivalem a vendas da moeda norte-americana no mercado futuro.

    Para conter a demanda pela moeda estrangeira sem mexer nas reservas cambiais, o BC oferece contratos de vendas de dólares no mercado futuro e se compromete a pagar juros sobre o valor dos contratos, recebendo do investidor a variação da moeda norte-americana no período.

    Em junho, o BC anunciou a extensão do programa de intervenção, sem alterações, pelo menos até o fim deste ano.

    Ao interromper o programa e desmontar o estoque de reservas,  ex-presidente do BC inviabilizaria, na prática, qualquer operação cambial por parte da autoridade monetária. Dessa firma, restaria ao BC elevar a taxa de juros para combater as pressões da moeda estrangeira.

    Conforme documento recuperado pelo economista João Sicsú em sua página no Facebook, a estratégia não é nova. Segundo ele, “O Regime Cambial Brasileiro”, lançado em de novembro de 1993, era, de fato, uma cartilha sobre como acabar com as reservas brasileiras em dólar, ensinando e estimulando a retirada de recursos do país.

    Em um dos trechos, o documento diz: “A rigor, não há nada de errado em o cidadão comum, contribuinte e em dia e cumpridor dos seus deveres, dispor de suas poupanças como bem quiser, aí compreendido, inclusive, remessas para o exterior. O verdadeiro problema não é cambial, mas fiscal.”

    Em outra passagem, a cartilha sugere: “Se o não-residente é uma instituição financeira, o saldo em cruzeiros reais de sua conta-corrente pode ser utilizado para comprar moeda estrangeira e remetê-la ao exterior, sem qualquer restrição.”

    E deixa as formalidades de lado para apresentar sua receita de maneira informal: “Isso significa que, se um agente quiser fazer uma remessa para exterior, basta que deposite cruzeiros reais na conta de uma instituição financeira não-residente e deixe que ela faça o resto.”

    Na época, o diretor de relações internacionais do BC era Gustavo Franco e o presidente da instituição era Pedro Malan, que se tornou ministro da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso, inclusive durante a gestão de Armínio no BC.

    O documento foi apelidado pelo mercado financeiro de “Livreto Branco da Sacanagem Cambial”, como revelou um funcionário do BC em depoimento ao Ministério Público, que tentou investigar o caso.

    Para Sicsú, a cartilha é um DNA da proposta de Armínio Fraga e Aécio Neves para desmontar o estoque de reservas cambiais brasileiras.

  18. Venezuela sim!

    Se o projeto é fazer mais referendos e plebiscitos, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!

    Se o projeto éacabar com o analfabetisomo, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!

    Se o projeto é que dondocas e madames não viajem para a MIami, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!

      1. Tem gente que tem que voltar para o banco escolar.

        Onde eu disse que tem que morar na Venezuela? Apenas foi feito o cotraposto.

        “Se o projeto é fazer mais referendos e plebiscitos, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!

        Se o projeto é acabar com o analfabetisomo, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!

        Se o projeto é que dondocas e madames não viajem para a Miami, que o Brasil se torne mais uma Venezuela!”

        Sugiro a você voltar a estudar e entender o que é uma oração subordinada adverbial condicional. Aí talvez você entenda o que escrevi.

  19. Jornalistas mineiros lançam manifesto pela reeleição de Dilma e

    Jornalistas mineiros lançam manifesto pela reeleição de Dilma e liberdade de imprensa em Minas _

    São conhecidas por todos os mineiros e, principalmente, pelos profissionais da imprensa de Minas, as manobras de Aécio Neves para ser blindado de notícias em desagravo ao tempo em que foi governador do estado. O tucano já tentou censurar sites de busca, como Google, Yahoo! e Bing, para que não mostrassem notícias negativas sobre ele e, mais recentemente, solicitou que o Twitter divulgasse dados de 66 perfis  que supostamente militam na rede contra ele. _

     

    Por isso, na noite no último dia 15 de outubro, cerca de 100 jornalistas se reuniram em Belo Horizonte para manifestar seu apoio à reeleição de Dilma e pela liberdade de imprensa. Na descrição do evento, chamado de “Jornalistas Com Dilma”, lê-se: “porque o primeiro compromisso de Minas é com a Liberdade”. _ .

     

    Ao final do encontro, os jornalistas produziram um manifesto, reproduzido abaixo, falando da diferença das coberturas dos principais veículos da mídia sobre a eleição e campanhas dos dois candidatos, e alertam para o perigo da eleição de Aécio e de suas “medidas antidemocráticas”, para toda a sociedade e, em especial para os profissionais da imprensa. _

     

    A presidenta Dilma já havia alertado para a blindagem que Aécio construiu para si mesmo em Minas Gerais. Na quarta-feira (15), a presidenta declarou, em coletiva de imprensa em São Paulo, que “o candidato, de fato, não está acostumado a críticas, porque, como a imprensa divulga, tinha certa blindagem quando foi governador”. _

     

    Aloisio Morais, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, esteve presente no encontro em Belo Horizonte e comentou, em entrevista ao Muda Mais, o episódio do desaparecimento dos documentos do Tribunal de Contas do Estado que mostram a má gestão de Aécio em Minas, citados pela presidenta Dilma no último debate. Aloísio disse que “esse é mais um episódio que mostra como aqui (em Minas Gerais) está tudo dominado pelos tucanos. O poder Legislativo, Judiciário e Executivo. Eles conseguiram influir em tudo. Mostra o descaramento de como há um complô em favor da eleição do Aécio”, declarou. _

     

    Veja a íntegra do Manifesto dos jornalistas mineiros pela reeleição de Dilma: _

     

     

     

    Alerta ao Povo Brasileiro _

     

    – Nós, jornalistas mineiros reunidos na noite de 15 de outubro de 2014, em Belo Horizonte, vimos manifestar à sociedade brasileira as nossas apreensões quanto ao grave momento vivido pelo país às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais: _

     

    1. Estarrecida, a opinião pública mineira e brasileira deparou-se nos últimos meses com uma escalada da cobertura jornalística das eleições pelos meios de comunicação em claro favorecimento de candidaturas à Presidência da República, seja por meio da manipulação de informações políticas e econômicas, seja pela concessão de espaços generosos a um candidato em detrimento dos outros. Tais fatos, públicos e notórios, são sobejamente atestados por instituições de pesquisa e monitoramento da mídia, revelando uma tentativa de corromper a opinião pública e de decidir o resultado das urnas. _

     

    2. Infelizmente, tais práticas antidemocráticas, que atentam contra os princípios constitucionais da liberdade de expressão e manifestação e do direito à informação, fizeram parte do cotidiano da comunicação em Minas Gerais, atingindo nível intolerável nos governos de Aécio Neves. A atividade jornalística e a atuação dos profissionais foram diretamente atingidas pelo conluio explícito estabelecido entre o governo e os veículos de comunicação, com pressão sobre os jornalistas e a queda brutal da qualidade das informações prestadas ao cidadão mineiro sobre as atividades do governo. Tais pressões provocaram censura e mesmo demissões de profissionais e uma permanente tensão nas redações. E quebraram as históricas vocações e compromissos de Minas com a liberdade de pensamento e de ideias, traços distintivos da formação e das tradições históricas do Estado. _

     

    3. Diante do exposto e por dever do ofício, nós, jornalistas mineiros, alertamos a sociedade brasileira sobre os riscos que tais práticas representam para a Democracia, para o Estado de Direito e para os direitos individuais e políticos dos cidadãos. Reafirmamos que a essência da atividade do jornalista é a liberdade de expressão e manifestação, assegurando o direito da sociedade à informação, livre e plena. _

     

    Belo Horizonte, 15 de outubro de 2014

  20. Diferenças entre Lula/Dilma e

    Diferenças entre Lula/Dilma e FHC/Aecio

     – De onde vêm os recursos do Bolsa Família?

    Resposta: Dos infelizes que ganham acima de um salário de aposentadoria. Infelizes, porque durante 30 e 35 anos pagaram pelo teto e se aposentam com 40 a 60% menos. FHC implantou, Lula não tirou.

     – E a CPMF?

    FHC implantou e Lula não tirou. E olha que era promessa de campanha.

     

    Viram alguma diferença? Se virem me apontem, por favor!

    1. A diferença passou na sua janela e você não viu…

      A diferença é que FHC usou a receita em tudo, menos na saúde, causando até o pedido de demissão do seu criador, o médico e então ministro da Saúde Adib Jatene. Lula a aplicou estritamente na saúde, razão de sua criação.

      Ah sim! todos (menos alguns como vc) puderam perceber também que este imposto denunciava e dificultava as movimentações financeiras (MF) da zelite, tornando-se assim inimiga “pública” (dela), a ser abatida.

      Note que era uma taxa de 0,38% sobre as MF´s. Só o ICMS de um picolé de Chuchu pode chegar a mais de 20%.

      Entendeu, Lolô? Se sim, obrigado. Se não, melhore seus entendimentos para opinar melhor, ok?

      Saudações de quem não acha que “é tudo a mesma coisa”…

      Nenão, querida!

    2. Sobre o Bolsa-Familia

      A diferença é que FHC abriu algumas contas de poupança com 10 centavos cada uma, só para dizer que “abriu”.

      Lula abriu uma conta só e colocou bilhões nela para distribuir no combate, mudialmente reconhecido e copiado, à fome, a miséria e à inserção de milhões de brasileiros na economia, o que interessa também aos ricos, apesar deles não perceberem, por seu generalizado egoísmo e mediocridade.

      Tendeu as diferenças, querida?

      1. Eloi,
        Sua reação agressiva,

        Eloi,

        Sua reação agressiva, grosseira e desagradavel ao meu comentario primeiramente me fez rir. Depois, entretanto, me levou a algumas reflexões que me entristeceram:

        – Você nem percebeu/entendeu que, se eu estou reclamando do valor que recebo de aposentdoria, não posso ser um membro das elites. Elas não precisam disso para viver, eu preciso, infelizmente..

        – Você deve ser bem jovem, deve ter um bom emprego ou pais que sustentem você. Espere ate chegar a minha idade e depois de trabalhar por mais de 30 anos, pagando pelo maximo, precisar se aposentar porque a sua saude ja não colabora e ver seu rendimento encolher. Espero, sinceramente, que o mesmo não aconteça com você.

        – Você deve ter sido criado por representantes das elites, pois os jovens mais pobres geralmente são bem educados, o que não é o seu caso.

        Por ultimo, escolhas nos obrigam a pensar, pesar as coisas, obsessões nos cegam e emburrecem.

        P.S.: meu nome e Heloisa, não querida e muito menos Lolô, ok?

        1. A resposta foi para atender a um pedido seu…

          Agora, se exagerei no humor (que fico feliz que lhe tenha dado risos, não os troque por tristeza), fique com minhas desculpas.

          Com a quantidade de trolls que estão infestando o blog, inclusive travestindo-se, não é raro que seja ferino, irônico ou sarcástico. Seu caso terá sido então um equívoco (meu).

          Mas note que meu foco são argumentos e não agressões. No caso, a explicação das diferenças solicitadas em seu comentário, pois é preciso deixar claro que neoliberal e trabalhista ou FHC e Lula são coisas BEM diferentes, apesar da tentativa de alguns em dizer que “é tudo a mesma coisa”. Não é! E olha que ainda falta muito pra ficar bom!

          Ah, e obrigado pelo elogioso “bem jovem”. Era mesmo um fato, por ex., na época em que Getulio morreu….

          Saudações respeitosas do Loló (se me permite, imaginando-lhe um sorriso).

           

    3. Respondo com prazer

      Heloisa, lhe respondo com muito prazer, acredito que você é uma aposentada, uma pessoa esclarecida, que deve ter seu numerário reduzido com esses problemas, mas a grande diferença é que FHC estava pondo a casa em ordem, após anos de inflação e  não podia criar nem aprovar nada a mais, já o Lula pegou um Brasil dando lucro de bandeja, com grande superávit deixado, logo Lula não mexeu por que não quiz, essa é a grande diferença, um não podia o outro não queria…Quem mais errou??? Não sou contra o Bolsa família, mas essa medida deveria ter regras mais eficientes e claras, como por exemplo, ser fornecido apenas aos 3 primeiros filhos e a pessoa ser alertada que se tivesse o 4° filho. só receberia por 3, pois existem muitos “bolsistas profissionais” com muitos filhos, pois isso é sinônimo de “geração de renda”, as custas de pessoas como você e eu. Outro grande problema que lhe afeta e você talvez não saiba é a corrupção desenfreada que está corroendo o Brasil por dentro, por isso não sobra dinheiro para lhe dar um “aumento” por exemplo. Falar que o governo FHC não houve corrupção é mentira, mas posso lhe garantir que nos útimos 12 anos houve no mínimo 10X mais, tome por base os escândalos do mensalão, da petrobrás então sao muitos, a compra da sucata de Pasadena é talvez o pior deles. Por que o Paulo henrique Costa  e o Yussef só vão depor pra valer depois da eleição?????

      1. Oi, Marcelo, não acho que o

        Oi, Marcelo, não acho que o FHC tirou esse dinheiro do Bolsa Familia porque não pôde, mas porque era mais facil do que tirar dinheiro da corrupção, por exemplo. Ele tinha todo o dinheiro das privatizações, sem falar no Banco Nacional, no Sivam, hi! … tanta coisa. O problema é que nesse país, os pobres não pagam, os ricos também não. So quem aga as contas e o trabalhador assalariado.

        Quanto ao Bolsa Familia, não sou contra não, muito pelo contrario e uma “segunda geração” desse programa seria mais do que bemvindo, mas isso não daria votos para ninguem, não e mesmo?

  21. NÃO EXISTE COLHINHO DA PÁSCOA, PAPAI NOEL, E POLÍTICO PERFEITO!

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

    O Brasil é assaltado desde seu descobrimento, e quem está hoje no governo, pelo menos está cassando a corrupção, colocando a PF em cima deles.

     

    E se não fizemos a reforma política, para acabar com a corrupção; é porque partidos, principaqlmente como o PSDB e o DEM, não deixaram. Infelizmente não temos maioria no Congresso. Não o suficiente para fazer a reforma que precisamos, e isso não é culpa da Dilma; mas sim do próprio eleitor, que escolheu péssimos deputados e senadores; ou por sua falta de participação e ajuda na fiscalização da eleição, que permite a fraude. Mesmo assim conseguimos mandar metade deles pro olho da rua nessa eleição. Talvez agora a reforma ande, mas um presidente comprometido com isso é fundamental.

    A CULPA PELA CORRUPÇÃO NÃO É DA DILMA!

     

    O DESAFIO É ESSE, CONTESTEM O ESTUDO ABAIXO:

     

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/525125084289825/?type=3&theater

    Eu vou discordar de que a Dilma seja insensível com as empresas. Recentemente, graças aos investimentos em pesquisa de seu governo no Rio Grande do Sul, conseguimos criar a maior empresa se semi condutores (microeletrônica) do hemisfério sul. E como os números falam bem mais alto que palavras, basta avaliá-los:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203805493675154&set=a.2277035762734.2164868.1153925397&type=1

    É claro que ainda existem absurdos, A tabela do imposto de renda para o simples, por exemplo, deve ser corrigida todo ano pela inflação, se não quisermos a injustiça de ver quem deve ser protegido, as micro e pequenas empresas, com seus impostos subindo sistematicamente.

    CRÍTICA À DILMA!

    Presidenta, a Sra. precisa enfatizar ainda mais a reforma política, principalmente nos debates. Esse é o calcanhar de Aquiles do PSDB, basta ver a atuação de quem tem tanta importância no PSDB, que chegou à condição de vice:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353408031461532.1073741837.300330306769305/353410901461245/?type=3&theater

    Falar de reforma política, não apenas detona com o PSDB, mas também politiza nosso povo, que perceberá quem quer governar para ele. Não é uma questão de prometer isso ou aquilo; que pode não ser cumprido, já que quem decide esse tipo de coisa é o Congresso. Mas é possível sim defender propostas que nos colocam em igualdade com o mundo desenvolvido, demonstrando que o PSDB é uma das principais forças opositoras a elas; e deixando claro que essa é uma competência do Congresso. Um bom exemplo é o referendo revocatório de mandato, já proposto pelo PT. O povo precisa de um debate educativo sobre temas assim, até para que perceba a importância das eleições parlamentares; e acabe o antigo problema, de se votar num partido para presidente, e escolher parlamentares de outros, dificultando a governabilidade e o cumprimento das propostas de campanha.

     

    1. Também, como vc imagina ter

      Também, como vc imagina ter uma bancada favorável no senado, no caso do PT se os homens a quem o povo confiou, foram presos, acusados de corrupção. Fica difícil um partido assim ter maioria na casa e principalmente credibilidade!!!!

  22. Será que existe diferença?

    Estamos verificando o embate para não dizer o “combate” entre aqueles que já passaram e querem voltar, por que a COISA É MUITO BOA, com aqueles que estão e acharam muito bom ficar, PORQUE A COISA É MUITO BOA MESMO! Está eleição pode ser o início de um período muito doloroso para a população que há +/- 25 anos acreditou que alguém poderia ter a solução dos problemas básicos e não viu acontecer nada na saúde, na educação e etc.. Senhores, estamos presenciando o que acho ser a situação “mais vergonhosa” de todos os tempos em nosso país. No combate entre dois partidos que como já disse, um esteve e outro está no poder, é distribuído como informação por ambos, que tem a solução para os problemas,…. sei lá do que, pois não apresentaram nada em termos de programa de trabalho para a população. Onde estão as propostas? Se prestarmos a atenção, não existe oposição e situação, neste momento todos participam de todas negociações existentes. Em todos os grandes partidos existem pessoas envolvidas em situações no mínimo constrangedoras para nós “reles” trabalhadores. E vou dizer qual seria a melhor proposta e deveriam usar a seguinte frase ……”EU SEREI UM POLÍTICO….. HONESTO E TRABALHADOR!”. Sabem porque???? Porque neste país são virtudes e em nossos humildes lares ensinamos que são…….obrigações. Os senhores sabem quando terão a possibilidade de ver a reforma tributária, a reforma política e a reforma do código penal? NUNCA! PORQUE AQUELES QUE PODERIAM MODIFICAR SÃO AQUELES QUE PODEM SER OS MAIORES PREJUDICADOS. Li alguns comentários e verifiquei que existe um verdadeiro combate entre os eleitores. Tenho 50 anos. A minha geração era considerada a do futuro. Presenciei muita coisa, vi que todos aqueles que foram expulsos, voltaram, disseram que sofreram nas mãos do autoritarismo, tinham as verdadeiras soluções e não vi nada acontecer. Continuamos com os mesmos problemas de saúde, transporte, moradia, educação e trabalho.

    1. 50 anos e ainda não aprendeu

      “PORQUE A COISA É MUITO BOA MESMO!”

      “Coisa boa” colega, varia de pessoa pra pessoa.

      Por ex: para uns, ganhar mais grana do que pode gastar. Pra outros, uma pedrinha de crack ou carreirinha de pó. Para outros, ter belas mulheres (homens), ou usá-las(os). Tem quem goste de mandar, ou de aparecer. Varia muito…

      Há também aqueles que acham COISA BOA poder tirar dezenas de milhões da fome e miséria.

      Como voce pode perceber, há muita “coisa boa” no mundo pra se fazer.

      Acredite! Vc já tem 50 anos, né?

      Ainda dá tempo…

      1. 50 anos

        Com 50 anos aprendi a respeitar ideias e conceitos consdierando aquilo que vivi e vi nestes anos todos. Acredito “colega” que não tenha 50 anos…..vai verificar ao chegar lá ou caso já tenha o seus 50 …. sinto muito…… mas eu acho que você ainda não aprendeu.  Ainda tem tempo para aprender com 50 ou pós 50.

        1. Ecoar repeteco de conselho não vale, né?

          Vc me lembra um amigo que estava mortalmente decepcionado porque votou no Lula para “acabar com a corrupção” e ela “não acabou”. Agora vai votar no Aécio (com claros sinais de ser, dentre outros defeitos, corrupto), pela “decepção”…

          Disse-lhe que se votou esperando que ele “acabasse” ele era um ingênuo. Não porque Lula seja corrupto, mas porque o mundo é assim desde que “inventaram” o “descendente do macaco”, esse ser imperfeito a cujo grupo pertenço.

          Se alguém me disser por ex. que vai “acabar” com o crime no mundo, eu darei (tristes) gargalhadas.

          O que não significa que não acredite em gente séria que combata o crime…

          Há décadas atrás, quando eu tinha os seus 50 anos (pois é, supôs errado…) eu já tinha aprendido estas duas coisas.

          E continuarei aprendendo outras.

          Espero que vc também.

           

  23. E os eleitores?

    Outro dia vi um cachorro correndo atrás de um carro. Parecia um eleitor tucano querendo tirar o PT do poder. É claro, o cachorro não sabia por que corria atrás do carro, nem o alcançou, mas se tivesse conseguido não saberia o que fazer depois. Não era um cão hidrófo, então a comparação é imperfeita.

  24. politica

    Caro nassif, o brasil e uma potência o seu povo e trabalhador o empresariado sabe disso    quem ganhar a eleiçâo tem o apoio de todos.

    1. Apoiado!

      Troll vem aqui cheio de generalidades vazias para dizer que “matam cobras” sem mostrar o pau.

      Para ganhar a eleição é luta, suor e atenção até o fim!

      Mostrar aos eleitores indecisos e CONFUNDIDOS qual é a mehor opção para o Brasil.

      Não apenas para uma pequena parte privilegiada dele.

      O que qualquer pessoa sem interesses diretos, com mais de 1 neurônio, descobrira facilmente, de longe…

      Que é A Candidata!

      1. Legal Cristiana

        Você quase me fez gostar de Aécio.

        Meu filho sempre me diz: -Pai, Aécio teria meu voto, mas só se fosse candidato a baladeiro. 

    2. Clap, clap, clap!!!

      Falou e disse! (Mas às vezes é preciso responder a coisas falsas que possam parecer reais). Mas há alguns que sao tao obviamente trolls que realmente responder é desperdício de tempo, saliva e latim. 

  25. A JULGAR PELO CONTEUDO DO

    A JULGAR PELO CONTEUDO DO ARTIGO e pelos comentários parece que não se está falando do Brasil, de seus problemas e não se comenta sobre os candidatos Aécio e Dilma ou seus programas (?). Só se fala do passado e ninguém se preocupa com o país que nossos filhos terão. POBRE PAÍS ESTE.

  26. Se fosse tão bom, não precisava mentir tanto

    Eu não consigo entender uma coisa, se a Dilma e o PT são tão bons assim, porque eles precisam mentir tanto, basta dizer a verdade como está dizendo, afinal, pelo que escreve, a turma do PSDB é realmente tudo que o PT sempre diz só que suas “verdades” no entanto, vale lembrar que foi no governo do PSDB que foi criado os programas sociais que hoje leva o nome de Bolsa Família que é a maior bandeira do PT, além disso, foi graças ao plano econômico que possibilitou todos os benefícios que eram impossíveis com uma inflação de 900% ao ano, você não é nenhum garoto e deve lembrar muito bem deste tempo. Acho realmente que melhoramos muito nos últimos anos, mas deveríamos ter melhorado muito mais, muito mesmo, se não fosse os desmandos de um governo, cuja cúpula estão ou estavam presos, por muito menos o Collor sofre um impeachment, ou seja, se melhoramos em alguns aspectos, em outros caímos na desmoralização do povo, quando o roubo dos cofres públicos é tratado com indiferença, como se nada tivesse acontecido, e um não saber das maiores autoridades, os isentam de qualquer responsabilidade. Só mais uma coisa, faltou comparar a forma que o PT e o PSDB quer controlar a mídia, é só olhar os países visinhos e ter a capacidade fria de análise para ver que estamos caminhando a passos largos para ficarmos iguais as “democracias” da Venezuela, Colômbia, Cuba, etc… tudo pelo social… 

    1. Cadeia aos culpados

      Cadeia aos Culpados

      Bem lembrado pelo internauta Marcos Esteves que aquela que era a cúpula do PT foram presos, é assim que deve ser, quem tem responsabilidade deve pagar pelos seus atos.

      Mas, será que sempre foi assim? A privataria do PSDB que vendeu a Vale poe miseros R$ 3 bi quando a empresa valeria R$ 92 bi. com financiamento do BNDES para investidores e pagamento com títulos podres da dívida ativa da União.

      E a compra de votos para aprovação da emenda da reeleição proposta pelo PSDB e todos os outros escândalos. Onde estão os cuplados??? Houve alguma condenação??? 

      REFORMA POLÍTICA TOTAL. ESTA É A SOLUÇÃO!!!!

    2. ladroagem,corrupção,e muitos assassinatos

      Eu concordo com o Sr nassif, más esqueceu de uma coisa muito importante que este partido é tão perigoso tanto como a mafia ou dos traficantes; mandam matar seja quem for ou sera que já caiu no esquecimento, as mortes do prefeito Daniel

      e STo André, e a morte do prefeito de Campinas. Nos precisamos ter muita cautela , porque neste pais tudo é possivel.

      Principalmente com este partido (PT) NO PODER, é claro que eles adoram os menos favorecidos e ignorantes, quanto menos estudo para os conterraneo dele,de lulala melhor é bem mais facil de enrrolar NÃO É MESMO COMPANHEIRO.

  27. Dilma vencendo

    Tu sabes, se Dilma ganhar não teremos perspequitiva de crescimento, perdemos toda a confiança, a inflação em alta, juros altos, nós não faremos mais investimentos neste País.

  28. ticano parece que gosta   de

    ticano parece que gosta   de engavetar

    o que é ruim e que é bom para o país.

    são craques nisso. brindeeiro,

    paulo renato, ewtc. .

    dilma simplesmente tem um lado, o

     do povo brasileiro,

    talvez seja incompreendids mas coragem ela tem.

    cmversa com toda a sociedade brasileira…

    talvez seja criticada por isso?

  29. Bah cara, você e o IG não tem jeito mesmo!

    Millôr Fernandes disse sobre Chico Buarque: “Eu desconfio de todo o idealista que lucra com o seu ideal”

    Mas ele poderia ter dito também: “Eu desconfio de todo jornalista que lucra com a sua opinião”

     

     

    1. Bah…

      Acho que tanto o artista, quanto o jornalista, podem lucrar com sua opinião: contanto que essa opinião seja sincera,  que reflita não somene o que tal diz, mas o que ele vive – principalmente se o opinante é uma celebridade, um formador de opinião.

       

  30. Todos devem pensar muito bem


    Todos devem pensar muito bem no que escrevem e publicam, caso se preocupem mesmo com o futuro do País e o futuro de suas próprias famílias.

    Eleição não é uma brincadeira . Está em jogo a vida futura de todos. A minha, a sua, a de nossos filhos…

    Está bom da forma atual? Vamos ficar olhando tudo que acontece e aceitar o que vem?

    O voto é nossa resposta, se vai dar certo, melhorar, quem sabe? Mas precisamos mudar, protestar,tentar!!!!!

    Chega de mentiras, chega de sermos enganados, de menosprezarem nossa capacidade intelectual ou a ignorância daqueles que não tem tempo de se informarem porque tem que sobreviver trabalhando, sem direito a mais nada!!!

    O atual governo está longe de governar para os mais necessitados, ao contrário, ele precisa deles para continuar governando.

     

     

     

  31. eleições

    nossa. fui pr por muitos anos,. sei muito bem o que é essa “cumpunheirada”…..  pra ficar no poder , sçao capazes de tudo, até mandar te fuzilar, isso mesmo. a corrupção se institucionalizou no pt de tal forma ,, bilhões desviados,, que é tudo normal, pra eles… fora PT,, prfiro o suicidio a ver o PT no poder.. les são podres.. voces não conhecem realmente o PT..

     

    1. Só pode ser piada 2

      Percebi isso pelo retórica Ariovaldiana de Almeida Prado, muito embora a escrita esteja camuflada com um característico linguajar matuto.

      Também achei muito engraçado.

  32. AECIO NEVES ESTAVA ANDANDO

    AECIO NEVES ESTAVA ANDANDO NUMA ESTRADA COM UM QUEIJO REDONDO NA CABEÇA, QUANDO PASSOU UM CAMIONEIRO E DISSE EI MINERIN VAMOS COMER ESSE REDONDO AI, AECIO DISSE , E QUEM SEGURA O QUEIJO.       VAI LULA VAI CURINTIA .

    1. Revista Isto É 10 outubro de 2014

      Revista Isto É 10 outiubro de 2014. 

      É uma obra prima. Os delatores querem jogar titica no ventilador!!!!

      Engraçado que querem tirar a Revista de circulação!!!

      Por que será????

      É a resposta a todos os indecisos, Devemos pensar no Brasil, esta porcaria toda deve acabar…

    2. Só pode ser piada

      Percebi isso porque o queijo de minas é sempre redondo, o que configuraria redundancia “um queijo redondo”.

      Achei muita graça.

  33. Escolher o menos pior

    Se Aecio ganhar, teremos alguma chance de respirar por mais 4 anos antes de outro golpe militar. Se Dilma Ganhar, entao o Golpe militar esta mais proximo do que nunca.

  34. Comentários tendenciosos!

    Pois é, Sr. Nassif, mais um comentário tendencioso, como muitos outros seus e de alguns dos seuscolegas jornalistas, como se todos os leitores pudessem ser enganados.
    Por que você não faz como o Xico Sá e declara abertamente o seu apoio à Dilma?
    Sou contra jornalistas que usam suas credenciais e seu espaço na mídia para emitir suas opiniões pessoais de forma velada.
    Faça-me o favor!!! É escancarado!!!

  35. Pior que, só com

    Pior que jornalista pago, são os leitores pagos. É muito engraçado como fica fácil identificá-los. Basta ler o que escreveram: caso seja igual o veiculado na propagando do partido deles, pode saber que das duas uma, ou é muito otário em acreditar ou é pago para isso.

  36. Diferenças e vulnerabilidades de Dilma e Aécio

    esses comentaristas políticos, que geralmente são da esquerda, como fãs e não como cidadãos e eleitores, já fizeram um estrago muito grande no país. Onde são os mesmos que influenciam o povo a votar em quem os bancam… a desgraça do país está sendo novamente contruída nessas eleições e o jovem vunerável a tuda essa sujeira, cobra caro depois… violência.

  37. Muito bem colocado, parabéns,

    Muito bem colocado, parabéns, a primeira opinião q compartilho nessa eleição, pena não termos como incorporar o melhor de cada um dos concorrentes!!!

  38. O que é isso companheiro,

    O que é isso companheiro, NASSIF, abriu para os TROLLS, ou assumiu a sua TUCANICE ?!?! Quant obobagem que esse povo escreve !!  È impressionante !! E você também , ao dizer que o Governo não tem sensibilidade como ‘empresários’. As condições estão dadas: temos mercado, mão-de-obra e recursos materiais. O que vc quer, quer o governo pegue os marmanjos que faturam fortunas comprando títulos do governo e os leve pela mão para aplicar na produção ?!? PELAMOR…. E tem uns bobos aí, falando que o fhc acabou com a hiperinflação e quecriou o BOLSA FAMILIA, que é que essa gente  tem na cabeça !?!? Na época do PLano Real já havia um movimento deflacionário munidal e o fhc não acabou com a inflação, pois, em 2002, a inflação era de 12,5% a.a. sem comentar que o poder de compra dos salários estavam totalmente corroídos, e em 1999 os juros do arminio NAU fraga bateram em 45%. E os BOLSA ESCOLA do fhc, que é o carro chefe dos programas sociais dos tucanos foi copiado de programa do CHRISTOVAN BUARQUE que na época era Governador do DF pelo PT.  XÔ, TROLLZADA !! Parece que para votar em Tucanos a condição é ser burro, mal-informado e manipulado pela grande mídia, como diz o FDP, digo, fhc, dos nordestinos. É natural já que os tucanos e sua mídia tucanalha são mestres em inversão de valores.

    “O BRASIL PARA TODOS nõa passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  39.  
    É DE LASCAR OUVIR AÉCIO

     

    É DE LASCAR OUVIR AÉCIO FALAR EM HONRADEZ E GENEROSIDADE. NÃO SERIA MAIS JUSTO APLICAR AO GAJO UM ANTÔNIMO DO TERMO?

    Enquanto isso, os objetivos de “cujos ditos bicudos”  é encher as burras da elite parasitaria do rentismo local. Sobretudo, aqueles da família partidária do aético do aeroporto presenteado ao titio. Gajo, sempre empenhado em engordar os alforges de seus mandantes sediados em Wall Street.

    Definitiva e exemplar, é a atual demonstração da competência tucana. Me refiro ao atual “apagão hídrico” em São Paulo. Onde a gerento+cracia operacional dos tucanos, deram com os burros…no volume morto. Ainda aproveitam, pra revelar como dirigir uma empresa pública, digo, privada? Ou a PPP (pqp) seria uma latrina mesmo?.

    Pois bem, a SABESP, empresa que aplicou fortunas em propaganda (suspeitíssima) pelo Brasil inteiro no ano da campanha do Zé Serra. A dita cuja, nunca deixou cair os rendimentos oferecidos aos seus abutres, digo, investidores. É a mesma turma honesta e competente, que nada investiu para reduzir os danos que ora causam ao povo de São Paulo. Há dez anos que são advertidos do previsível desastre que finalmente chegou. Vão apurar as responsabilidades dos tucanos?

    Enquanto isso, os corruptos que operavam na Petrobras, estão sendo investigados e, entre os suspeitos até aqui apontados, tem pra todos os gostos. Inclusive, algumas das vestais do PSDB habituadas a roubar apontando o dedo na direção dos outros, estão lá.

    Que fiquem certos os reacionários aliacistas. Quando, e se comprovados, os crimes denunciados na garnde empresa brasileira, não ficarão abafados como custumam fazer as autoridades ligadas aos tucanos. Com o PT, tem sido diferente. Todos, serão indiciados e julgados. Os condenados, irão pro xilindró. O resto, é dor de corno e má fé. 

    Enquanto os que se locupletaram com: Sivan, PROER, Pasta Rosa, da compra da reeleição do professor Cardoso, do mensalão tucano mineiro, da privataria tucana ligados à turma de corruptos que envolvem de FHC a José Serra et caterva. Todos os  membros desta corja estão pastando livres e soltos, os solertes. Delinquindo normalmente, como se nada tivesse acontecido.

    Como ficamos, oh honestos de meia tigela? Com tamanha impunidade ofertada a essa gente fina e cheirosinha?

    Orlando

    1. NUNCA AVANÇAMOS TANTO

      Essa logorreia verbática não se explica se não pelo estado acéfalo em que se encontra tal escriba, que como aqueles, apenas transcreve o lê. No entanto, até os não PSDBistas, como eu, com um mínimo de discernimento, perceberá que “nunca antes na história deste país” avançamos tanto….tanto em corrupção…tanto em mentira….tanto em inconpetência….tanto em demagogia….e não exergar isto é privilégio exclusivo de PTistas.

  40. Fraude nas eleições

    Carros amigos, acredito que estamos dando pouquíssimo valor às denúncias de fraudes nas eleições, quando as diferenças entre as pesquisas de boca de urna e os votos apurados foram enormes em muitos lugares. Considerando que as lei que propuseram a emissão de comprovante em papel, para posterior conferência, foram sistematicamente rejeitadas pela justiça, chegando ao ponto do presidente do STF, em 2005, ter dado ultimato aos partidos, e também que para esta eleição o TSE permitiu aos TREs terceirizarem  a operação das urnas para empresas privadas, então devemos nos preocupar.

    A lei de impressão dos votos, que usaria urnas mais modernas, de 3ª geração, foi aprovada e sancionada pelo Lula, mas foi rejeitada pelo STF em 06/11/2013, portanto há pouco tempo.

    Se houve irregularidades no 1º turno certamente haverá também no seguinte.

    Abaixo exemplos dos resultados, fora da possibilidade estatística de acontecer:

    Segue abaixo link p/ artigo de Adriano Benayon: Consultor em finanças e em biomassa. Doutor em Economia, pela Universidade de Hamburgo.

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

    O resultado de Aécio foi muito além da margem de erro do Ibope, 1,5% além do previsto, e o de Dilma, aquém, 2,5%. Aécio tinha 99% de chances de ter entre 28% e 32% dos votos. Teve 33,5%.

     O outro “erro” foi com os índices de Dilma. Ela teve 0,5% para menos, além da margem de erro. A chance de isso acontecer é bem menor do que 0,005 x 0,005:  menor que 0,000025% (25 décimos milésimos por cento) o que é uma IMPOSSIBILIDADE matemática. Esse FATO virtualmente determina a FRAUDE ELEITOR   -Resultados virtualmente impossíveis aconteceram em todo o País. A avalanche absurda de 40,4% em Sartori no RS, por exemplo, quando a boca de urna previa 29%. Esta dava Genro (PT) 35%, Sartori (PMDB) 29%, Amélia (PP) 26%. As urnas deram Sartori 40,4%, Genro 32,5% e Amélia 21,7%. Não existem espaços na linha para os zeros necessários para expressar a probabilidade de isso ter ocorrido por acaso. Olívio Dutra, no RS, perdeu a vaga no Senado, depois de a boca de urna ter indicado sua vitória por 6 pontos percentuais de diferença. No RJ, 8% dos votos parecem ter sido transferidos de Garotinho para Pezão e Crivella.. Pezão teve mais 6% e Crivella mais de 2%, acima da margem de erro.

     

    1. Fraude

      Uma possibilidade concreta é fraudw eletronica. Conectadas na rede seria moleza para a NSA montar o golpe perfeito. Não duvidaria da Dilma ganhar e não levar. Abraços

  41. Folheto do PT

    Texto completamente tendensioso. É possível ver a marca d´água em vermelho e com uma estrela vazada ao fundo da página. Esse tom “encerado” do jornalista não esconde sua predileção mentecapta. Marca característica de todo adolescente recém chegado ao socialismo pelo vestibular.

    1. Tendencioso é pouco. Veja o

      Tendencioso é pouco. Veja o comentário:

      “…o  modelo Aécio não tem o menor compromisso com o social; o modelo Dilma, pouca sensibilidade com o empresarial…”.

      Já ouvimos isso na campanha vermelha.

  42. Risco quem corre é o ainda vulnerável Brasil

    Aécio não corre riscos, é franco atirador (seu eleitorado convicto não chega a 20%). No máximo, os correm  os interessados em sua eleição.

    Já Dilma, que representa os interesses mais legítimos de toda a população brasileira, tem 2 vulnerabilidades:

    1) Fraude nas urnas

    2) Balas de prata de última hora da Globo e suas parças.

    De resto, acho que o povo brasileiro já está pelo menos 51% maduro.

    Torço para continuarmos amadurecendo.

  43. Ganhe quem ganhar, precisamos de aprender a cobrar!

     

    O povo brasileiro, precisa aprender a cobrar dos politicos suas promessas, seus planos de governo. Toda eleição é a mesma coisa, na visão do candidato a presidencia tudo é facil de fazer, tudo é possível e no final do mandato não cumprem nem 10% do que prometeram. O pessoal tem que aprender a usar melhor as redes sociais, para divulgar o que está sendo feito, não adianta protestos “fogo de palha”, a coisa tem que ser coerente, concreta, verdadeira e com um mínimo de amor a Pátria, coisa que infelizmente é coisa rara entre nós brasileiros.

     

    1. KAKAKA

      O Brasileiro não sabe cobrar politicos porque nem se lembra quem elegeu. Talvez, em um futuro distante, tenhamos outro junho/2013. Aposto qeu dificilmente teremos caras pintadas nas ruas. O jovem está alienado, e somente se junta as aglomerações para assitir sertanejo universitário.

      O jovem brasileiro mal consegue ler e entender um texto sobre política. Marx e Maquiavel são inatingíveis pela maioria dos jovens, que pensam que eles são parte de alguma lenda da terra de TOLKIEN.

      O brasileiro tem e vai sempre ter o governo que merece

    2. KAKAKA

      O Brasileiro não sabe cobrar politicos porque nem se lembra quem elegeu. Talvez, em um futuro distante, tenhamos outro junho/2013. Aposto qeu dificilmente teremos caras pintadas nas ruas. O jovem está alienado, e somente se junta as aglomerações para assitir sertanejo universitário.

      O jovem brasileiro mal consegue ler e entender um texto sobre política. Marx e Maquiavel são inatingíveis pela maioria dos jovens, que pensam que eles são parte de alguma lenda da terra de TOLKIEN.

      O brasileiro tem e vai sempre ter o governo que merece

  44. Nassif acabasse de conseguir apoio dos tucanos

    Me desculpe caro, eu normalmente não comento aqui, apesar de ler todos os dias, mas este post me pareceu muito com uma justificativa de voto tucano…

     

     

     

     

  45. Números sobre escolas técnicas

    Por sorte discuti este assunto ontem numa rede social e tenho o post para replicar aqui.

    Entre 1998 e 2002, o governo aprovou 336 projetos de escolas técnicas: 136 para o segmento estadual, 135 para o comunitário e 65 para as escolas técnicas federais. A partir de janeiro de 2003, primeiro mês do governo Lula, o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi interrompido. Em 2004, acredite, o Ministério da Educação devolveu ao BID US$ 94 milhões não usados no programa. Aí próximo da eleição de 2006, Lula retomou 32 projetos do Proep ( 232 estavam interrompidos) e federalizou-os.  Estatística do portal do MEC (alunos matriculados nas escolas técnicas federais): Em 2003: 79 mil no Brasil inteiro e 78 mil nas escolas técnicas estaduais paulistas.Em 2010: 123 mil alunos nas escolas técnicas de São Paulo , 87 mil nas escolas federais.

  46. Gostei de ver que o nível da trollada

    paga para emporcalhar o blog, caiu vertiginosamente.

    É desespero?

    É queda de $$$$ da campanha virtual do Aécio?

     

  47. debate

    QUANDO DO DEBATE NA RECORD, AÉCIO SE DIRIGIU A DILMA E DISSE, ” VOU FALAR DA PETROBRAS, MAS PODE FICAR TRANQUILA QUE NÃO É SOBRE CORROPÇÃO” . DILMA, PELO TOM DADO POR AECIO,  DEVERIA TER DITO: ” CARO CANDITADO O QUE O SR. ESTA FAZENDO É ZOMBARIA, ISTO É UM DEBATE VISANDO A OCUPAÇÃO DO CARGO MAIS IMPORTANTE NO PAÍS, O SR. NÃO ESTÁ SE PORTANDO COMO ALGUEM QUE TEM A POASTURTA PARA TAL. ”  MAS MESMO ASSIM CREIO QUE A DIFERENÇA VAI SER DE MAIS DE DEZ MILHÕES PARA DILMA.

  48. Luiz Henrique apela por mudanças e pelo restabelecimento da mora

    Excelente texto de autoria de Luiz Henrique da Silveira, Senador e ex-governador de SC, PMDB

    Em tempo, não sou fâ dele, pelo contrário, mas assino embaixo!

     

    “Quem é capaz de deter o vento? É temerário confrontá-lo! Mais coerente é seguir-lhe o rumo.

    Vilfredo e Heloisa Shürmann, ora empreendendo sua terceira volta ao mundo, conhecem bem a força do vento que inflará as velas do veleiro KAT, para que percorram os sete mares, pela mesma rota dos juncos chineses que estiveram nas costas americanas, quase cem anos antes de Colombo e Cabral.

    Fui eleito governador do Estado (num pleito em que eu era o candidato que ia perder) porque fui tangido pelos ventos da mudança.

    Lembrava Érico Veríssimo que “quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos”. Ou, numa linguagem contemporânea, erguem torres eólicas, para gerar energia limpa e barata.
    Mahatma Gandhi, ensinava que “temos que nos tornar na mudança que nós queremos ser”. Na mesma linha de pensamento, George Bernard Shaw, afirmou: “o progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”.
    O Brasil precisa ser passado a limpo. Precisa de uma nova atitude coletiva. Arrepia-me ao lembrar da famosa frase de Stanislaw Ponte Preta, publicada no Jornal Última Hora, há uns quarenta anos: “ou restauremos a moralidade, ou locupletemo-nos todos.”
    Aturdidos diariamente pelos noticiários negativos, intoxicados pelas “novelas”, escandalizados pelo tal “reality show”, parece que os brasileiros optaram pela segunda alternativa que Sergio Porto lhes ofereceu. Ou pela chamada “Lei de Gerson”, pela qual ”o negócio é levar vantagem em tudo”!
    O fato é que, no Brasil de hoje, o filho desrespeita o pai; o aluno desafia o professor; o preso comanda, do cárcere, a baderna nas ruas, dando-nos uma sensação de que o crime organizado é mais forte que o poderes constituídos.
    Revogando o “locupletemo-nos todos” temos que fazer a mudança que nos leve à restauração da moralidade.

    O ator norte-americano Eliott Gould (lembram-se da série MASH?) cunhou uma frase muito adequada para os tempos atuais: “Ninguém pode ser escravo da sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança, é preciso mudar”. Isso porque num dos seus mais felizes ensinamentos, no extraordinário “O Príncipe”, Nicoló Machiavel filosofava: “uma mudança deixa sempre patamares para novas mudanças”.
    O que mais tenho ouvido de muitos de nossos jovens é o desejo de ir embora, para viver num outro país. Ouço o mesmo de empresários, que me passam uma real sensação de esgotamento e desencanto com o Brasil.
    Um dia desses, encontrei, no Aeroporto de Guarulhos, um de nossos melhores empreendedores, que construiu, com a cabeça moldada pelo ITA, um império na área de tecnologia da informação. Perguntei-lhe onde estava indo. Respondeu-me que ia tomar um avião para os Estados Unidos. O filho pequeno, entusiasmado, atalhou: “estamos indo prá nossa casa!”. Meio sem jeito, o meu amigo empresário confessou: “é, comprei uma casa lá. Conforme forem as coisas, me mudo definitivamente”.

    Durante a ditadura de 1964, cunharam aquela frase arrepiante: “Brasil, ame-o ou deixei-o!”. Cada um de nós tem, na cabeça e nas mãos, a oportunidade preciosa de sair dessa situação de pessimismo e desalento! E devolver confiança a esses milhões de brasileiros desesperançados.”

     

  49. O governo PSDB é só arrocho e

    O governo PSDB é só arrocho e o dinheiro não circula. Que adianta ter inflação controlada se o dinheiro não chega nas mãos do povo. A primeira coisa que eles fazem é cortar todo tipo de gasto no funcionalismo público, menos nos primeiros , segundos e terceiros escalões, onde estão exatamente o pessoal do PSDB. O restante vai sofrer quatro anos, com salários congelados e as vezes até reduzidos. Dessa forma e de outras, a economia vai murchando, com menos dinheiro circulando,o que gera  uma redução drastica na renda do trabalhador, tudo em cadeia. FORA PSDB !!!!!

  50. como tem papagaio na net

    SOU MINEIRO AQ SABEMOS   BEM QUEM É ESSE TUCANINHO PLAYBOY, PAU MANDADO DA IRMÃ. E NAO SEI NASSIF DE ONDE VC TIROU QUE ANSTASIA TEM COMPETENCIA . ESTE SÓ ACABOU DE EMPURRAR MINAS PARA O BURACO.

    QUANTO A PAPAGAIOS VEJO NOS COMENTARIOS QUE UM MONTE DE GENTE SÓ REPETE O QUE A REDE BOBO E OUTRAS EMISSORAS DIVULGAM TODO DIA. TUDO ACABA PARECENDO VERDADE. SÓ MOSTRAM O NEGATIVO.

    POR QUE NÃO MOSTRAM OS MILHARES DE ESTUDANTES POBRES QUE CONSEGUEM ENTRAR COM MAIS FACILIDADE NUMA UNIVERSIDADE OU FINANCIAR UMA FACULDADE PARTICULAR. AH!!! ESTAO COM MEDO DE TER QUE COMPARAR O FHC NAO CONSTRUIU UMA UNIVERSIDADE.  O PT CONSTRUIU 18. AS MAIS ANTIGAS ESTAO SENDO MODERNIZADAS. VENHAM VER A UFJF E A UFSJDR AS DUAS EM MINAS ESTADO GOVERNADO PELOS TUCANOS. NAO FALTARAM VERBAS PARA MINAS, MESMO O GOVERNO SENDO DE OPOSIÇÃO. QUANTO A ELES, TUCANOS, DEIXARAM UM HOSPITAL INACABADO EM JUIZ DE FORA E E PROIBIRAM MATRICULAS DE ESTUDANTES NOS ENSINO MEDIO NOTURNO.

    PAREM DE REPETIR A REDE BOBO SEUS BOBOS!!!!!!!! TENHAM OPINIAO PROPRIA 

  51. URNAS

    TEM UM COMENTARIO AI DE UM OUVINTE DA REDE BOBO. O SISTEMA DE URNAS DO BRASIL É MAIS CONFIAVEL QUE AQUELE QUE ELEGEU O  AMIGO DOS TUCANOS NOS EUA – O BUSH – . PIOR É A TURMA DE TUCANOS AQ EM MINAS QUE SEMPRE PRESENCIAMOS COMPRANDO VOTOS E QUE POR MUITAS VEZES FORAM DENUNCIADOS E NADA ACONTECEU. AH!!!!! A MAIORIA DOS JUIZES AQ REZAM NA CARTILHA DA IRMÃ DO PLAYBOY TUCANO. 

    O CARA É MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO AQ EM MINAS. MAS A IRMAZINHA ENCOBRE TUDO.

  52. Pouco explorado

    As falhas de Aécio Neves foram pouco exploradas nesta campanha. Mas vejamos algumas delas:

     

    As Alianças de Aécio Neves

    “Diz me com quem andas e eu te direi quem és”.

    Aécio fez aliança política com o “DEM”. Parece estranho para quem se dizia o paladino da moralidade. Pois é do conhecimento de todos que o partido DEM é um dos mais corruptos do congresso nacional, com o maior número de parlamentares cassados. E o pior de tudo é que as acusações contra os políticos do DEM são acusações gravíssimas, homicídios sequestros, formação de quadrilha, cárcere privado e muito mais. Teve até candidato do DEM que concorria de dentro de penitenciária ao cargo de parlamentar. Como disse Lula um partido como o DEM nem deveria existir. Se o povo votar em aécio estará trocando a base aliada do PMDB pelo DEM. É assim que o Aécio vai promover a “moralização” do Brasil ?

     

    FMI

    Com certeza FMI e PSDB são inseparáveis. e não teve um único pais onde esta instituição se imiscuiu que não teve desemprego elevado. É só ver o que restou da Europa após o FMI chegar lá, países como a Grécia tem 60% de desemprego.

     

    Prioridade de investidores estrangeiros.

    Durante o Governo FHC, até na propaganda eleitoral se escrevia Brasil com “Z” (Brazil), pois era para “agradar” os investidores internacionais. O povo ficava em segundo plano, se é que tinha plano.

     

    Privatizações.

    Tudo o que sobrou de patrimômio público sem dúvida estará na mira do PSDB. Não só Bancos e a Petrobrás, mas já houve sugestões de privatizar a saúde, a educação e o que for possível mais. Países como o Chile seguiram por este caminho e agora se arrependeram, tentam voltar atrás. Houve parlamentares do PSDB que sugeriram privarizar as Universidades Públicas. Depois não tem volta.

     

    Juros e Dívida Pública

    O discurso de “responsabilidade fiscal” é só retórica, Pois no governo FHC, aumentaram a divida interna de 60 bilhões para 600 bilhões. É que eles tem um “jeito” de cortar gastos sociais e aumentar os gastos do governo sem sair na contabilidade, uma vez que os juros altos da Selic incidem sobre a dívida interna nossa. Resultado, corta gastos para o povão e abre os cofres para os banqueiros e especuladores. E de quebra ainda aumenta a dívida publica, passando uma imagem de “partido anti corrupção”. Quer dizer que tirar do bolso do contribuinte para pagar juros de banqueiro e especulador não é corrupção?

     

    O povo que decida nas urnas o futuro que vai querer ter.

    1. As Alianças de Dilma.
      Chaves,

      As Alianças de Dilma.

      Chaves, Fidel, Desi Bouterse o presidente traficante internacional, investimento pesado em ditaduras.

      FMI

      “teve desemprego elevado” se já necessita de ajuda externa é por que as contas não estão boas, o Brasil era e é ainda um país fechado, não tinhamos o nivel exportação que temos hoeje, fator que independe do governo do Brasil.

      Prioridade de investidores estrangeiros.

      Pelo mesmo motivo anterior há ainda a necessidade de ter mais comércio com outros países. 

      Privatizações.

      “Tudo o que sobrou de patrimômio público sem dúvida estará na mira do PSDB”, tudo que sobrou de empresa publica esta privatizada pelo PT para financiar seu enriquecimento ilicito.

      Juros e Dívida Pública

      O discurso de “responsabilidade fiscal” é só retórica, Pois no governo FHC, aumentaram a divida interna de 60 bilhões para 600 bilhões. 

      A divida foi criada para conter a inflação que era a meta principal do governo, adiciona a federalização das dividas estaduais, o programa de recuperação dos bancos publicos, o PROER, a absorção de diversos “esqueletos”(BNH), 

      ” Quer dizer que tirar do bolso do contribuinte para pagar juros de banqueiro e especulador não é corrupção?”

      Os juros existem na proporção da necessidade de o estado financiar seus deficits, o governo não consegue pagar suas contas e necessita de verba.

      Não gasta mais que arrecada que não necessita de pagar juros para ninguém.

        

       

      1. Agradeço

        Sr. Aliança, você escreveu, escreveu, e no fim não discordou da veracidade do meu post, apenas divergiu quanto ao ponto de vista.

        Agradeço por prestigiar minha postagem, e mais ainda agradeço por confirmar que tudo o que eu disse é verídico.

        Escreva sempre que quiser. Para nós, entendermos a visão dos adversários políticos é muito importante para se ganhar uma eleição.

  53. escolaridade

     

    srs. pergunto por que nas pesquisas os mais graduados ( informados ) poucos votam em Dilma, e os menos graduados (pouco estudo), votam mais em Dilma?  

  54. Motivos para mudança

    Tu Sabes amigos, motivos pra não votar em Dilma: Inflação alta, PIBinho, Petrobras(roubo) rebaixamento e divida), criminalidade crescente, industria sucateada, divida publica fora de controle, juros altos, intervenção do governo na economia, carga tributaria elevada, infraestrutura fraca, regulação atrapalhada, falta de confiança, divisão entre regiões, baixaria na propaganda eleitoral, corrupção em tudo quanto lugar, tática de eu não sei de nada,povo endividado, cada 10 veículos estacionados, 5 estão com placa de vende-se.

  55. As tentativas d Nassif s mostrar “equitativo” sao meio patéticas

    Ao fazer 6 se equivaler a 666 ele nao mostra equidade nenhuma, só tentativa de parecer equânimo. 

    1. Eu ia escrever a mesma

      Eu ia escrever a mesma coisa… toda vez que escreve pro IG é isto…rs. Só não escrevi pra não provocar o chefe, como vc mesmo me alertou certa vez…rs.

      1. Nem lembrava de ter te aconselhado isso.

        Mas pus rs, rs, nao? Porque o Nassif pode nao ser muito objetivo, mas antidemocrático nao acho que ele seja. 

  56. quanta bobagem

    Amigos, quanta bobagem esse tal de LULA tem falado, nem parece que já foi Presidente de uma grande Nação. Quanta ignorância guiando seu povo.

  57. O Blog tá completamente invadido por trolls novos

    Haja verba para pagar a tantos (ou ao mesmo com vários nomes, sao praticamente todos nao cadastrados; nao estou incluindo o Aliança na conta, esse é troll velho). 

      1. Sou contra mentiras. Mas

        1) Você tem certeza de que era notícia mentirosa? 

        2) O Noblat deu o link? Nao vi no trecho que você postou. Porque se é só a palavra dele, nao vale nada, fonte isenta ele nao é.  

  58. Não! Esta não é uma eleição

    Não! Esta não é uma eleição que possamos perder. Não! Esta é a última eleição que podemos vencer. Definitivamente.

     

    Não estamos vivendo um momento comum da nossa frágil democracia.

    Podemos estar vivendo o seu último suspiro.

    Se Aécio Neves, que representa a mudança, não vencer esta eleição, nunca mais os que estão no comando sairão do poder. 

    E numa espécie de reich esquerdista de mil anos a nossa democracia definhará.

    Lenta e inexoravelmente.                             

    Por que  nunca mais o nosso pensamento liberal vencerá?

    Porque o estado será definitivamente aparelhado por esta quadrilha de corruptos que está acabando com a economia do país e, principalmente, com as sua instituições.

    Eles já tem em mãos 40% dos votos, com a Bolsa Família.

    A nova escravidão.

    E não estão tendo o mínimo remorso em ameaçar as pessoas mais pobres com o fim do benefício.

    Ministros de estado estão fazendo isso.

    A ministra dos Direitos Humanos instalou uma central de telemarketing no seu comitê para pressionar e chantagear os beneficiários dos programas sociais com o fim dos mesmos, se a atual presidente da República não for reeleita.

    Algum órgão de imprensa repercutiu? 

    Não, ignoraram o fato que, pelo seu simbolismo, deveria ter sido usado como exemplo.

    Mas não é só a Bolsa Família.

    Todos os programas de governo em Saúde, Habitação, Educação já nascem com a marca da divisão medonha do país entre os pobres e os ricos. 

    O ódio está virando política de estado.

    E o medo a sua arma mais poderosa.

    Pasmem! Dois governadores do Nordeste estão em São Paulo para fomentar o ódio dos nordestinos que vivem no maior estado do país contra os “tucanos”.

    Estão correndo as periferias para implantar o pânico entre o eleitorado mais humilde. 

    Não trabalham e ninguém denuncia, nenhuma autoridade se manifesta, nem Igreja, nem Imprensa, ninguém!

    Nem vamos falar de Lula e da sua boca cancerosa, um verdadeiro biodigestor, de onde saem os piores dejetos, uma coleção de ofensas baixas e imorais contra o  adversário, como jamais visto na História do País.

    Se eles vencerem, nunca mais quem, como nós, quer liberdade de imprensa, livre iniciativa, segurança jurídica, elegerá um Presidente da República.

    Não é possível aceitar os atos de banditismo que estão sendo cometidos contra Aécio Neves, de forma oficial, com mentiras e calúnias que esta Imprensa que será a primeira a ser amordaçada apenas cobre, sem posicionamento e sem crítica, como se estivéssemos vivenciando acontecimentos normais numa democracia.

    Não é! Estão sendo cometidos crimes em cima de crimes contra um dos candidatos, assim como foram cometidos contra outra candidata, que foi destroçada e destruída por estes assassinos de reputações.

    Não se trata de uma eleição, senhores e senhoras, brasileiros e brasileiras.

    Se trata da última eleição!

    Ou vencemos ou podemos nos recolher a nossa insignificância, pois seremos aquele país que um dia sonhou em ser uma potência.

    Teremos o proletariado pobre.

    Teremos uma casta de funcionários públicos.

    Teremos a classe política.

    Teremos os cartéis e as estatais para subornar os políticos.

    Teremos infinidade de pequenos negócios voltados para a sobrevivência.

    Teremos nós, os amordaçados, ameaçados, perseguidos, escorraçados, que serão empobrecidos pela carga tributária e pelo engessamento da economia.

    Os 50 milhões que vivem de Bolsa Família e não são considerados desempregados seguirão sendo sustentados pelo  Estado, no limite da sua necessidade de proteínas para sobreviver.

    Sem futuro, sem sonhos, mas com uma ralo prato de comida garantido pela cartão de plástico amarelo.

    E, a cada quatro anos, serão convocados para um plebiscito, onde a escolha será: você quer que a Bolsa Família continue, vote 13: se quiser que ela acabe, vote no outro candidato.

    A campanha eleitoral não será de três meses. Ela será, depois de agora, de quatro anos, sem nenhum limite.

    Podemos reagir?

    Podemos, usando as mesmas armas que eles usam, porque não se vence uma guerra bacteriológica como a que eles estão travando, inoculando o vírus da calúnia e da mentira em gente mal informada, usando espadas. 

    É preciso que, se empresários, reunamos os nossos empregados e mostremos a eles que, se perdermos esta eleição, muitos deles perderão os empregos. Isso é verdade. Façamos isto na próxima sexta-feira.

    É preciso que, se donas de casa, chamemos a nossa doméstica e a informemos que se perdermos esta eleição o país entrará em recessão e será difícil que mantenhamos o conforto da nossa casa, pois teremos que cortar despesas. Façamos isso na próxima sexta-feira.

    É preciso, se pais, que chamemos os nossos filhos e peçamos a eles para terem consciência do seu voto, pois estamos, sim, vivendo um momento dramático para o futuro do país. Façamos isto no próximo sábado.

    Nossa arma é a verdade e é ela que devemos brandir sem medo, pois só ela vencerá esta carnificina que esta esquerda suja e nojenta está promovendo, ignorando qualquer limite da ética.

    Não esqueçamos!

    Esta não é uma eleição que podemos perder.

    Esta é a última eleição que poderemos vencer.
    Mas para vencer, temos que jogar duro, jogar sujo, jogar o jogo deles.
    Você está pronto? 

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/10/nao-esta-nao-e-uma-eleicao-que-possamos.html

    1. Agradeça FHC

      Caro Aliança Liberal, agradeça a uma só pessoa, caso a sua visao facista de ver o mundo  se concretize e ganhe o Reich esquerdista. O mérito é em grande parte de uma pessoa, a farsa em formato de gente : FHC , que fez um governo tão mediocre, tão prostado ideoligamente aos seus amigos do consenso de Washigton que entregou de bandeja ao PT o poder, e como dizem, nada como fazer resultado em cima de um desastre, em cima de um incompetente. Dificil seria se o Aecio assumisse, pois rapidamente mostraria nos fatos, na gestao, o resultado do seu discurso vazio, do faça como eu diga não como eu faço.

       

      1. Hermes o PT só teve algum

        Hermes o PT só teve algum sucesso não devido ao sua competencia mas a melhora da cunjuntura externa que permitiu um certo desempenho positivo da economia.

        Tanto que agora quando a maré deu baixa, o PIB será negativo ou nulo.

        Conjuntura externa não depende do governo eleito.

        1. Aliança esta recessão tão

          Aliança esta recessão tão comentada no seu texto já esta acontecendo, qq um dos dois vai ter muita dificuldades após as urnas,assim pode ser a última eleição do PT , porque se não acertar o passo estes teus argumentos vão vingar e se vencer o Aecio estes seus argumentos tb servem , a desvantagem do PT se reeleito é que não pode mais acusar o governo passado pelo fracasso da economia, a Dilma recebeu um pais bem melhor em 2010 do que esta recebendo ou entregando agora para o seu sucessor.Penso que é a última chance do PT que pode  ganhar por muito pouco.

           

        2. Zebras e leões.

          Aliança Liberal, o sucesso do PT foi graças à conjuntura internacional favorável? E setembro de 2008? Quando eu leio o que você escreve, me lembro das eleições na selva. Só havia dois candidatos, o Leão e a Zebra. O Leão tinha uma juba negra linda, era muito forte e seu rugido era ouvido a quilômetros de distância. A Zebra? Ora, a Zebra só comia capim. Então, uma das zebras afirmou no meio do rebanho que votaria no Leão. Disse que ele era forte, bonito, portentoso e a Zebra, a Zebra só comia capim. Mas ela esqueceu-se de avisar às amigas que os leões devoram zebras. Por isso ela era uma zebra.

  59. Aliás, nunca tive nada contra

    Aliás, nunca tive nada contra as jabuticabas.

    Mas, pensando bem , no império era o poder moderador.

    Na 1º república e na 2ª  foi o que se viu.

    Na terçeira ou quarta, nem me lembro mais.

    Agora, just now, para ser essa  meio conceitual,

    Eu queria falar dos quintos poderes,

    Os quintos dos poderes,

    Mais exatamente daquele mais plutocrático,

    Chama-se  o PODER TUTELAR.

    Ai, ai, caramba!

  60. Bateu o desespero: Dilma 47 x 41 Aócio Bafômetro Never

    Demotucanos, liberais e aliancaliberal estão desesperados. A continuar a desconstrução do Aócio, a diferença chegará a mais de 10 pontos. O desespero é pela vitória de Dilma? Não!!!!

    O desespero é que Lula virá em 2018!

     

  61. Por que impedir a volta dos demotucanos?

    Motivos para que os demotucanos não voltem: privataria tucana, trensalão, falta d’água, apagão, compra da pec da reeleição, bolsa-família só para a família Neves, aeroporto do titio, mapa da fome, daniel dantas, inflação alta, PIBinho, Petrobras (roubo, privataria, afundamento da P-36, valor baixo e divida), criminalidade crescente, indústria sucateada, dívida publica fora de controle, juros altos, intervenção desastrosa do governo na economia para beneficiar especuladores, carga tributária elevada, infraestrutura inexistente, regulação que nada regula, falta de confiança, sivam, pasta rosa, sudam, banestado, operação navalha, operação castelo de areia, operação satiagraha, anões do orçamento, sanguessuga, divisão entre regiões e classes, baixaria na propaganda eleitoral, corrupção em tudo quanto lugar, tática de eu não sei de nada, povo endividado e miserável etc.

    A lista é muito grande.

  62. A vulnerabilidade de Aócio são as mentiras

    1) Já de início, antes mesmo de o debate começar, Aécio disse na porta da Band que fazia “uma campanha só de verdades”. Curioso, porque uma das coisas que vem dizendo é que vai transformar o Bolsa-Família em lei. Ora, ele não sabe que ela já é lei desde 2004, quando a Medida Provisória 132/2003 se transformou, em janeiro de 2004, na Lei 10.836/2004?

    2) Em seguida, Aécio afirmou que o Brasil “perdeu credibilidade no exterior”. Provavelmente não leu, entre outras coisas, a análise que a FORBES fez sobre Dilma e o país há poucos meses.

    3) Logo depois, o presidenciável afirmou, sem hesitar, que as contas da Saúde de seu governo foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Não. Para piorar, quando Dilma afirmou que o parecer do TCE poderia ser verificado online, o site, que fica sob os cuidados do atual governo tucano de MG (que, felizmente, será substituído em janeiro), simplesmente SAIU DO AR E NÃO RETORNOU. E quando retornou, o documento já não estava lá. Mas há outras fontes.

    4) Aécio diz que MG foi o Estado que mais investiu em Saúde durante seu governo. Opa: dos 26 estados (mais o DF) da União, MG ficou em 24°. lugar. Sim, 24° entre 27.

    5) Dilma apontou que Aécio ameaçava acabar com os bancos públicos e este negou veementemente. Ora, deveria ter consultado Armínio Fraga, que ele já anunciou que será seu Ministro da Fazenda e que declarou, quanto ao BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil, que, se assumirem, “nem sabe o que vai sobrar deles”. Aliás, há ÁUDIO de Fraga dizendo isso.

    6) Quando Dilma fez questionamentos sobre Armínio Fraga, Aécio disse que ela estava “preocupada” demais com este. Ora, e deveria mesmo estar – não só como ela, mas também o eleitor. Quando Fraga assumiu a presidência do BC, em 1999, elevou a taxa de juros a 45% ao ano. Nos três anos seguintes, sabem o que aconteceu com a inflação que os tucanos insistem em dizer que controlaram? Ela DOBROU de tamanho, indo de 6,5%, em 2000, para 12,5% em 2002. Aécio, vale apontar, é bem corajoso ao tentar falar de inflação com Dilma, já que, ao contrário do que ele tenta fazer parecer, a média anual da inflação nos anos Dilma é a segunda MENOR em CINCO MANDATOS PRESIDENCIAIS, sendo bem próxima à de Lula e muito inferior à de FHC.

    7) Confrontado com relação ao “choque de gestão” em MG, Aécio afirmou que as finanças do estado estão saudáveis. Outra mentira: Minas está quebrada. O mais incrível: ao voltar a falar sobre o Bolsa Família, Aécio disse que o Plano Real foi um programa de “redistribuição de renda” muito mais eficiente. De onde tirou isso, não sei, mas – claro – não é verdade.

    8) Quando o assunto mudou para Educação, Aécio deu outro show de desinformação. Em primeiro lugar, cobrou de Dilma resultados das escolas públicas MUNICIPAIS e ESTADUAIS, que, como já fica claro pelo… ora… pelo “municipais e estaduais”, são responsabilidade do município e dos estados – COMO DETERMINA A CONSTITUIÇÃO. O pior: Aécio afirmou que MG tem a “melhor educação do país” – mas como isto pode ser possível se, de novo, entre 26 estados (mais o DF), Minas ficou em 24° em termos de investimento na Educação? Além disso, os professores mineiros ABOMINAM Aécio Neves.

    9) A seguir, Dilma trouxe à baila a questão da corrupção. E apontou como, ao contrário do que houve nos anos FHC, a era Lula-Dilma criou mecanismos de investigação e condições para que a PF agisse de forma eficaz. Basta dizer que nos OITO anos de FHC, apenas 48 operação da PF foram feitas, enquanto nos doze anos de Lula e Dilma, foram realizadas MAIS DE DUAS MIL OPERAÇÕES. Isto para não mencionar o fato de que o procurador-geral da época engavetava todas as denúncias. Dilma apontou também que nenhum tucano jamais foi investigado por todos os desmandos do mensalão tucano mineiro, do cartel do metrô (o trensalão), da privataria, do banco Marka, da SUDAM etc.

    10) Aécio insistiu em dizer que Dilma se mostrava obstinada em olhar pra trás, enquanto ele queria olhar pra frente. Dá pra entender porque ele prefere olhar para um futuro hipotético do que para o passado, com todos os seus dados e fatos registrados.

    11) Em seguida, Aecio disse que foi “inocentado” com relação ao aecioporto. Mentira. A procuradoria-geral disse que não havia indícios de ilícito criminial, mas encaminhou a denúncia para o MPE para investigação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA do governo tucano.

    12) Veio, então, a parte mais inacreditável do debate. Dilma questionou os vários parentes que Aécio mantém empregados em seu governo. Ele negou que isto fosse verdade e disse, por exemplo, que sua irmã não trabalha com ele. Esta fez MG rir em conjunto, já que Andrea Neves foi uma das figuras mais poderosas do governo Aécio. Tanto que entrou numa lista das 60 pessoas MAIS PODEROSAS DO PAÍS (na 42ª posição) Isto para não mencionar que, sim, ele empregou outros parentes.

    13) A seguir, Dilma perguntou a Aécio sobre “violência contra a mulher”. Do ponto de vista de estratégia de debate, era óbvio que ela fazia referência a algo específico para desconcertar o oponente. Conseguiu. (A propósito: Aécio ameaçou, mas curiosamente não processou Kfouri pelo que este publicou em seu blog.)

    14) Aécio criticou empréstimo do BNDES a Cuba. Ué, e o feito por FHC, podia?

    15) Aécio tenta criticar os investimentos de Dilma na área das escolas técnicas. O governo do PT criou mais de 400. O de FHC? 14. Aécio nem deveria ter tocado neste assunto. Como se não bastasse, Aécio disse que Dilma não cumpriu promessa de construir seis mil creches. Outra mentira.

    16) Logo a seguir, outro momento em que Aecio se perdeu totalmente. Dilma questionou – e atenção para isso – o investimento que o GOVERNO DE MG fez em anúncios nas rádios PERTENCENTES À FAMÍLIA DE AECIO. Ele negou que isto tenha acontecido. Ops.

    17) Dilma levantou, então, a questão dos quase CEM MIL servidores públicos contratados IRREGULARMENTE por Aécio no governo de MG. Ele mais uma vez negou qualquer irregularidade. Mentira. Uma mentira, aliás, que foi custar os empregos destas quase cem mil pessoas numa lei que Aécio tentou passar pra corrigir o problema, mas que era INCONSTITUCIONAL. E contratou numa área crítica que é a educação.

    18) Neste ponto do debate, Aécio começou a falar repetidas vezes de “meritocracia”. Ele não é a melhor pessoa pra falar do assunto, já que, aos 17 ANOS, foi indicado por seu pai para um cargo de confiança em Brasília quando este era deputado do Arena, partido que apoiava o regime militar. Não só Aécio tinha 17 anos como aparentemente também desempenhou este cargo (em Brasília) do RIO DE JANEIRO, onde morava. Poucos anos depois, Aécio foi nomeado para o cobiçado cargo de diretor de Loterias da Caixa quando seu primo, Francisco Dornelles, era Ministro da Fazenda. Meritocracia. Sei.

    19) Outras mentiras pontuais: Aécio disse que não foi contra o Mais Médicos (que ele agora afirma que vai melhorar). Opa, foi, sim.

    20) Aécio acusou Dilma de não cuidar da segurança pública nos estados. Desconhece que, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO, esta é de competência dos governos estaduais – ou seja: dele. Então, Dilma apontou que a violência em MG subiu 52% durante governo de Aécio. Ele negou veementemente. Estava mentindo.

    21) Aécio disse, em certo momento, que “todas as eleições que disputei em MG, venci”. Opa. Em 1992, concorreu à prefeitura de BH. Perdeu para Patrus Ananias, do PT.

    22) Aécio afirmou que o Brasil teve queda “em todos os indicadores sociais”. Deveria ter lido o relatório do IBGE, que mostrou melhora na renda, no acesso ao ensino fundamental, queda na mortalidade infantil, entre outros.

    Pra finalizar, Dilma mencionou brevemente Montezuma, mas acabou se concentrando no aeroporto de Cláudio. Pena. Há muito que falar sobre Montezuma.
     

    De https://jornalggn.com.br/noticia/anatomia-de-um-debate-por-pablo-villaca, com ajustes meus.

     

  63. Deve ser a “Lista de Furnas”, outra corrupção tucana

    “Nas eleições de 2002, os tucanos promoveram outra forma de arrecadação de recursos para financiar suas campanhas e as de seus aliados. O esquema previa o repasse de dinheiro por meio de licitações superfaturadas da empresa Furnas Centrais Elétricas S.A.”

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/lista-de-firnas.html

    http://www.cartacapital.com.br/politica/o-mensalao-tucano-e-a-lista-de-furnas-9434.html

    http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

  64. “Diferenças e

    Diferenças e vulnerabilidades de Dilma e Aécio

    só para o fechamento  da vida útil deste post que já se perfazem uns 4 dias de saco cheio que ainda não foi embrulhar peixe na feira livre ou forrar chão de gaiola de canarinhos do reino:

    na realpolitik de Antigo Regime do Brasil,

     doutor Aécio faz a diferença

    pero si, conseguintemente,

    doutora Dilma é a vulnerabilidade

    do país de jacobinos de salão y jaquetão

    … e Lula, neste impagável momentum apoplético,

    perigas, do salto Luis XV, liderar inflamar a re/tomada da Bastilha…

  65. Em busca de uma esquerda

    Em busca de uma esquerda

     

    Talvez a análise mais comum na esquerda, tanto naquela que se opõe ao PT quanto na esquerda que disputa o PT fazendo parte do partido, é a de que o Partido dos Trabalhadores, por um lado, afastou-se dos movimentos sociais e, por outro, cedeu demais às alianças (célebre governabilidade). Parte dessa ampla esquerda entende que é possível retomar o modus operandi que formou o partido para sanar o primeiro erro; para sanar o segundo erro, a reforma política. Parte ou à parte do partido, parece que a dupla aposta pode ser muito promissora. Contudo, gostaria de encontrar mais espaço à parte, por entender que às vezes o erro foi demais; mas aí o discurso me parece extremamente equivocado.

    Há, afinal, aqueles que não se dão ao trabalho de diferenciar (e não se trata de capacidade, de modo algum, mas de escolha narrativa) os possíveis “erros do PT” dos projetos que lhe fazem oposição sistemática. Não sei se é pra construir uma identidade distinta, mas vejo muita gente insistindo na tese do “sujo e mal lavado”, “farinha do mesmo saco” e, depois, suando pra garantir que a direita não volte ao centro do poder executivo (dito e reconhecido retrocesso). Não teriam já colaborado para que ela ganhasse mais espaço não apenas no legislativo, mas, muito pior, no imaginário social?

    Vejam, nem de longe se poderia atribuir a responsabilidade principal pelo quadro conservador dessas eleições a essa ampla esquerda. Porém, acredito que ela tem uma pequena parcela de responsabilidade sim. A parcela menor é mais importante pra mim porque deixa muitos de nós “fora de lugar”.

    Acredito que fazer o balanço dessas eleições pela esquerda signifique repensar o que faz de um discurso de esquerda um discurso realmente crítico. Para mim, esse elemento é o discernimento, a diferenciação, e seu primeiro efeito é manter a crítica ao PT em um plano muito diferente da crítica ao PSDB (pra não falar de todo o resto). Talvez no Rio de Janeiro tenhamos visto isso acontecer (um brinde a Freixo e Wyllys), mas em São Paulo parece que a ausência desse tipo de distinção jogou muita água no moinho da direita. Se tudo era igual, não poderia ter ficado diferente apenas no segundo turno; e se é diferente no segundo turno, que se tenha o cuidado de identificar essa diferença no dia a dia.

    Dou um exemplo concreto, entre muitos possíveis. Na greve das universidades federais de 2012 ouvi em muitas assembléias que “a universidade nunca esteve tão sucateada”, e as mesmas bocas nervosas gritaram Dilma para o segundo turno de 2014, apavorados com a possibilidade da volta do governo tucano. Apavorados porque quem esteve nas universidades antes de 2003 sabe muito bem que essa frase era apenas uma maneira pouco criativa e nem um pouco verdadeira de defender a greve (que foi necessária, mas durou mais do que o necessário – demora causada pela mesma falta de discernimento). Digamos que o “perspectivismo” que abstrai um caso do conjunto corre o risco de dissolver a crítica necessária de um assunto na frágil afirmação de que tanto faz quanto tanto fez.

    É mais fácil se posicionar quando há dois lados claros, e quando tudo é confuso – sempre, na vida real – é mais fácil ainda recusar tudo, simplesmente. Mais difícil, parece, é ter clareza dos lados no cotidiano. É preciso, acredito, ter cuidado com a posição diária, para que se possa fazer crítica à esquerda sem perder do horizonte os riscos do processo, o sentido e o peso de cada disputa. Por mais que o PT tenha se afastado dos movimentos sociais ou tenha feito alianças pela governabilidade, não é nem de longe igual ao PSDB; garantir a evidência dessa linha é condição, inclusive, para notar os momentos nos quais o PT pula a cerca – do que depende a crítica à esquerda. É essa esquerda que procuro, faça ela parte ou esteja à parte; porém, não a vejo hoje em parte alguma. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador