Haddad e as nuvens dúbias da política

Dizia o sábio Magalhães Pinto que a política é como as nuvens do céu. Você olha, estão em uma posição. No momento seguinte, em outra.

A posição atual das nuvens, para 2018 mostra uma possível polarização entre o PSDB e o PMDB. Baleado pela Lava Jato, depois de gravemente ferido pelo mensalão, o PT terá que lutar muito para chegar na largada.

***

Os movimentos atuais das nuvens:

  1. O PSDB virá com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Antes, terá que passar pelo desafio das águas. Em caso de rodízio em São Paulo, nem caminhando sobre as águas, como São Pedro, conseguirá manter-se à tona.

  2. O PMDB apostará suas fichas no prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Nos últimos tempos, a banda carioca tomou conta do PMDB, com o trio Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Há que se aguardar os efeitos políticos da Lava Jato para avaliar o seu fôlego para 2018.

***

A situação do PT é mais complexa. O partido anda sem rumo e apostando demais suas fichas em Lula. O Lula atual está a léguas de distância do Lula do mensalão e da crise de 2008, sem reflexos e incapaz de um discurso mobilizador, assim como a presidente Dilma Rousseff.

Resta ao partido a aposta no prefeito de São Paulo Fernando Haddad – mas que, antes, terá que passar pelo desafio das eleições municipais de 2016 que virá com ventos de renovação.

A situação política e econômica conspirará contra todos os prefeitos e governadores.

***

E aí entram virtudes e vulnerabilidades de Haddad, que o fazem um sucesso de crítica e um fracasso de público.

As virtudes estão nas ideias. Hoje em dia Haddad é o político (e intelectual) que melhor sintetiza a social democracia. Tem ideias claras sobre inclusão, costumes, temas contemporâneos e não foge da briga no terreno das ideias.

Não tem antagonismos com o setor privado. No Ministério da Educação desenvolveu políticas sistêmicas, valendo-se de conceitos claros de educação, bom uso de ferramentas tecnológicos, busca de sinergias com outras áreas, como inovação e compra de equipamentos.

***

As vulnerabilidades estão no punch político.

Haddad aposta que a política depende exclusivamente de ideias claras, planejamento objetivo, e resultados entregues. E, depois, do tempo de TV para explicar-se. É pouco.

Hoje em dia, é praticamente desconhecido na periferia, apesar das inúmeras obras construídas. Há regiões relevantes que jamais receberam uma visita sua. Evita grandes inaugurações, não gosta de perder tempo com lideranças comunitárias e sequer com vereadores

***

Além disso, ele e o governador Geraldo Alckmin mantém uma relação de genuína simpatia de um para com o outro. E essa troca, boa para os sentimentos, tem sido ruim para a estratégia política de Haddad, impedindo-o de assumir um protagonismo maior, nos vácuos deixados por Alckmin.

Este ano Haddad avançou na estratégia política com a indicação de Gabriel Chalita para a Secretaria de Educação, do símbolo Eduardo Suplicy para Direitos Humanos, e de Alexandre Padilha para as Relações Institucionais.

***

As melhores cabeças paulistas já perceberam em Haddad uma missão civilizatória que não se vê mais nem em seu partido nem na presidência da República.

Seria importante que ele se desse conta e começasse a avançar além das ciclovias.

Luis Nassif

101 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um exemplo da quase

    Um exemplo da quase ingenuidade política de Haddad = no dia de votação do primeiro turno para presidência da república, indo votar na minha escola, tive que me deslocar de um ponto a outro de São Paulo. E aí chega num ponto em que o trânsito estava ruim. Achei que era acidente, mas depois descobri que era porque a ciclovia do local não tinha sido desativada, ela seguiu o seu horário habitual. Enquanto isso, no rio , o governador Pezão liberou todas as ciclofaixas para os carros. Haddad cria seu próprio calcanhar de Aquiles ao enfatizar ciclovias – e impede de mostrar as melhorias que está fazendo nos corredores de ônibus, depois de SP ficar 8 anos sem investimento nesse setor.  Do jeito que vai, 2016 pode ser um golpe terrível ao PT, não conseguindo manter a prefeitura. 

    1. Acredito que será muito

      Acredito que será muito difícil Haddad manter a prefeitura de São Paulo, porém mais devido aos respingos da situação nacional do PT do que de falhas próprias. Ao menos, colando a sua imagem às ciclovias e aos corredores de ônibus, qualquer outro prefeito que venha futuramente a ocupar a sua cadeira, terá o fantasma de Haddad na cola. E inevitavelmente, como muitas cidades do mundo vêm fazendo, as ciclovias e a prioridade ao transporte público é a solução para melhorar a qualidade de vida urbana. O que o prefeito tem de fazer agora é diversificar as soluções urbanísticas e formentá-las em grande número, como fez com as ciclovias, os corredores de ônibus e as faixas de pedestre transversais. Ele deve procurar mais iniciativas pioneiras pelo mundo para aplicar em São Paulo. Assim, mesmo que venha a perder a reeleição, o seu nome ficará gravado na memória da população.

  2. É da natureza das nuvens a

    É da natureza das nuvens a dubiedade. Do ponto de vista que tenho vejo uma dobradinha PMDB e PSDB em 2018. A tucanagem no PMDB só cresce com os últimos movimentos no congresso.

  3. Ampliar as Soluções

    Haddad acerta ao se concentrar em resolver com rapidez um grande problema por vez e com isso veicular sua imagem às soluções por ele apresentadas, como as ciclovias e os corredores exclusivos de ônibus. Porém São Paulo é a cidade mais ingrata de se administrar do país, por possuir muitos problemas grandes e de longa data, desde as enchentes até as filas na saúde e educação. Para complicar ainda mais, ele fica na linha de frente dos tiros da revolta contra a corrupcão e a alta do custo de vida. Para o seu próprio bem e do partido no longo prazo, o prefeito tem de buscar se descolar da imagem do partido nacionalmente. Em parte ele fez isso, pelo que pudemos notar nas suas entrevistas nas rádios. Mas ainda assim timidamente.

    Uma ideia é ir corroendo parte da resistência à sua administração entre o público conservador, até porque a população de São Paulo é coservadora, ainda que neguem isso. Basta ver pelo plebiscito de 1993, em que o Estado foi o que mais votou percentualmente a favor da monarquia. Uma sugestão é começar pela categoria dos taxistas, explicando que os corredores de ônibus e ciclovias podem ser uma vantagem para a sua classe. Com menos pessoas possuindo carro próprio, ainda que muitos optem pelo transporte coletivo ou de bicicleta, o número de viagens de táxi tenderá a aumentar. Além disso, Haddad pode buscar introduzir algumas vantagens seletivas para os taxistas, sem atrapalhar o seu projeto de privilegiar o transporte coletivo e individual desmotorizado.

    Outra ideia é aumentar as soluções especificamente na área de transportes que funcionem tanto na prática, quanto na questão estética. Ainda que haja uma resistência contra medidas de fundo estético, a verdade é que urbanistas concordam que as mudanças estéticas nas cidades ajudam a melhorar a autoestima dos cidadãos, devido ao aumento da sensação de mudança e cuidado da adminsitração pública. Uma sugestão é implantar em algumas esquinas menos movimentadas calçadas avanças para os pedestres, próximas das faixas de travessia. Essas curvas que prolongam as calçadas apenas nas esquinas, cumprem diversas funções como aumentar a segurança do pedestre para atravessar a rua, já que ele não fica mais escondido atrás de uma fleira de carros estacionados, também diminui a velocidade dos carros, devido a um fator psicológico do estreitamento das vias, e protege os carros estacionados, ao criar uma zona específica para o estacionamento. Esteticamente também pode ajudar porque nestes cantos ampliados das quadras é possível plantar árvores de pequeno porte e floreiras.

  4. Não há mais nomes fortes na política

    Lula pelo desgaste do PT já não é suficiente para emplacar um desconhecido como foi no caso de Haddad e Dilma

    Picolé de Chuchu, a alcunha já diz tudo, teve a vergonhosa derrota nas presidenciais onde conseguiu o fato inédito de ter menos votos no segundo turno do que no primeiro

    Os nomes do PMDB mais ainda desconhecidos nacionalmente.

    Os políticos bastante desgastados

    Qualquer que seja o nome terá que ser construído à partir do alicerce e tijolo a tijolo

    Se a militância do PT ainda fosse forte, seria uma grande vantagem

    Com tudo isso pode ser um indicativo de que a mídia voltará a conseguir emplacar “vencedores” assim como fez com Collor

    A possibilidade de um franco atirador como o “caçador de marajás” sair vencedor é bastante real

    1. Assis os resultados das duas

      Assis os resultados das duas últimas eleições para a presidência da república mostram que a miltância do PT ainda é forte e aguerrida. Fraca e desorientada é a direção do partido.

  5. Sei mas quem vem disputar com

    Sei mas quem vem disputar com ele? A Marta? Vão juntar pmdb e psdb? E para o governo de São Paulo? Se está dificil para um lado, o outro não tem muita coisa nova tambem não.

    1. Maluf
      Ouvi dizer que Maluf poderá se candidatar. Acho que Maluf, Marta, Haddad e o candidato do PSDB que ainda não sabemos quem é, a receita perfeita para a indefinição em São Paulo Estou realmente ansioso para ver as cenas do próximo capítulo em São Paulo.

  6. O espetacular show midiatico
    O espetacular show midiatico em torno da Lava Jato nāo é luta contra a corrupçao e sim disputa de poder..disputa partidåria…so nao ver isso quem nao quer…nao estāo nem ai para alterar o sistema que leva a corrupcao…pelo contrario querem é aprofunda-lo mediante a aprovaçao do financiamento privado de campanhas eleitorais..querem que os tribunais de contas continue sendo casa do cha das 5…nao querem democracia participativa…bom demais ne…ah mirem-se na história..Maos Limpas; e depois Berlusconi? http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Maos-limpas-e-depois-Berlusconi-/32240

  7. A solução para 2018 é muito

    A solução para 2018 é muito simples: os marinhos, civitas, frias e mesquitas se encarregarão da missão de indicar o futuro presidente, assim como os generais indicavam quem deveria ocupar o cargo durante a ditadura. Pelo que temos percebido uma parcela considerável da população vai até concordar com isso. Quanto aos que não se deixaram hipnotizar pelas teletelas e publicações do Partido da Imprensa restará tomar as ruas. Não haverá outra maneira de derrotar os que verdadeiramente mantém o poder em suas mãos nesta terra. Não pensem os petistas, principalmente os de SP, que alguém está “lutando” por eles. A luta é pelo Brasil e contra o entreguismo daquela mesma classe dominante que sempre se achou com mais direitos sobre o país do que o resto dos brasileiros e o PT será apenas a ferramenta. “Os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros”, é assim que funciona a coisa na cabeça da nossa “elite” branca.

  8. Recuperar os ideais perdidos

    Tirando a parcela de horário político que lhe corresponde na TV, o PT está saindo gradativamente da serie “A” da política, da rodas de poder, da influencia, tendo que voltar às suas origens, na rua, do lado do povo, do lado do PCdoB, do PSol e outros. O PT terá que voltar a sua tentativa de chegar ao poder, desta vez ao verdadeiro poder, rompendo os paradigmas atuais. A esquerda deve pressionar por reforma política real e efetiva. Aí, poderá surgir um verdadeiro poder popular, com executivo e maioria do legislativo. Juto com as Forças Armadas, sindicatos e organizações civis, deverá enfrentar o PIG, o poder econômico global e os poucos maus brasileiros que roubam as riquezas nacionais e levam o dinheiro para o exterior.

  9. O pt é esperto e o brasileiro

    O pt é esperto e o brasileiro é imbecil! Todos os escandalos ptistas ocorrem em começo de mandato, aí perto das eleiçoes eles reduzem uma tarifa (como fizeram com a luz e a gasolina) dão uma bolsa familia extra e o povo tudo vota no pt de novo…. Salvem esse comentário e comprovem em 2018. Basta olhar as 3 últimas eleições presidenciais…. Vou me corrigir, o brasileiro não é apenas imbecil é extremamente e puramente imbecil!

    1. Acho que imbecil é o imbecil

      Acho que imbecil é o imbecil que se acha no direito de chamar alguém de imbecil. O que acrescenta a um debate a publicação de uma babaquice destas?

    2. Além de troll é burro…

      O Mensalão foi detonado em maio de 2005, penúltimo ano do 1º mandato do Lula – e não no início do mandato, troll burro!

      E o escândalo da Petrobrás foi detonado em fevereiro de 2014, começo do último ano do 1º mandato de Dilma – e não no início do mandato, troll burro!

      Pra completar, as manifestações de junho de 2013 – você entende que elas foram em junho de 2013, troll extremamente e puramente imbecil e burro?

  10. Lula no palanque não tem páreo

    Lula no palanque não tem páreo. Vamos ver em 2018 se o Picolé de Chuchu tem cacife pra enfrentá-lo, quem achar que o Lula em 2018 é um candidato tipo “C” pode assinar a ficha de entrada em um hospício.

    1. Alckimin

      Não consigo entender, como depois de 20 anos do atual sistema de gestão do Estado de São Paulo, com educação pública medíocre a nível de ensino médio e fundamental, incluindo a falta de desenvolvimento clara das instituições de ensino superior  de responsabilidade do estado, praticamente falidas,  ainda seja possível alguém pensar em votar em Geraldo Alckimin. Para mim, a grande falta de responsabilidade para com a qual passa nosso Estado é a desfaçatez com que é tratada a educação, a ponto de termos um colapso no ensino público compulsório até o ensino médio. É uma cretinisse sem tamanho votar sem pensar nesse tema que é a base para qualquer sociedade. Fazendo um único comparativo lógico pela educação, vemos que não há comparações entre o que foi realizado na esfera federal comparado as contrapartidas de nosso governo estadual, vejo que a federalização da educação como o único caminho. Em São Paulo já podemos ver a falência do sistema público superior de educação, e estamos vendo também agora a falência desse sistema em Minas e no Paraná através desse mesmo partido, o qual sempre fará o possível para desmantelar quaisquer que sejam os serviços público, com o objetivo de entregá-los a serviços privados e pagos, onde uma pequena parcela da população terá acesso e haverá lucros em bens essênciais. Que fique claro, adolescentes, e ingressos nos últimos 4 anos em universidades através do programa PROUNI não sabem que Haddad foi a base para que esse sistema fosse implantado, negado pela USP e também pela mídia que, quem tem boa memória fez de tudo para que este não vigorasse. Me diga qual adolescente hoje, não tem o ENEM em mente ao estar no último ano do ensino médio? 

  11. Se fizer uma campanha

    Se fizer uma campanha adequada não tem pra ninguém, ganha Haddad. Motivo: Seu governo na prefeitura,  seu carisma além de ser o “fato novo”.

  12. Quando decide ir pela velha política, Haddad falha…

    Depois das rasteiras que o PMDB dar na Dilma, Haddad ainda vai tentar atrair apoio desse partido????

    O PT está prestes a cometer uma traição a Nádia Campeão de um partido sempre fiel ao petismo (PC do B), se os comunistas resolverem apoiar PSB, Marta ou Marina na prefeitura vou achar bom…

    Euardo Suplicy será candidato a vereador para fortalecer a legenda, coligando-se com o PMDB??? Para depois de eleitos com ajuda do PT, o PMDB virar se contra Haddad???

    Haddad quer estatizar as garagens, legal e os ônibus????

  13. Política é marketing. Não

    Política é marketing. Não adianta ser o melhor gestor do mundo sem dar conhecimento disso ao eleitor. Parece que a turma do PT não percebe isso com clareza, nem investe o suficiente. Também não se deve esperar nada da mídia, partidarizadíssima, sabemos todos. Que tal coletivas mensais abertas a todos os veículos, inclusive aos blogs?  Haddad é bom em imagem e conteúdo, teria oportunidade de esclarecer, explicar, falar de seus projetos. Certamente o PIG não daria muito espaço, o Tralli distorceria tudo, como de hábito, mas aposto que as midias alternativas dariam muita discussão e repercussão. Seria oportunidade de preparar o terreno para a disputa da reeleição. Sem exposição o excelente funcionário é igualzinho ao medíocre. 

    1. Politica é marketing

      Laure, você mora em São Paulo? Realmente acredita que o Haddad é um bom prefeito? Talvez a população deva viver de ciclovia. Acho que não precisamos de uma cidade limpa, de árvores tratadas, se m enchente, bueiros limpos etc….

      1. Eu moro em São Paulo e acho

        Eu moro em São Paulo e acho Haddad bom prefeito. Se tivesse apenas criado a CGM que desmantelou a quadrilha do ISS que pintou e bordou durante as gestões serra/kassab já teria feito grande coisa. Espera-se que um futuro prefeito de direita não venha a extinguir o orgão assim como FHC acabou com a secretaria de combate à corrupção que Itamar havia criado. Mas a lavagem cerebral do PIG acaba fazendo efeito. Aliás, acho que todo mundo que desce o sarrafo no Haddad e no PT deveria tomar as seguintes atitudes:

        1-Aqueles que tiveram redução do valor do IPTU podem devolver os carnês e pedir pra pagar o valor antigo. Com mais arrecadação a prefeitura poderá fazer mais pela cidade;

        2-Nunca usar bilhete único (implantado pela Marta) e pagar cada vez que entrar num ônibus. (Bom, a maioria dos coxinhas tem carrões, então não tem idéia do quanto isto ajuda a população que pega vários ônibus, trens e metrô para ir e voltar do trabalho).

        Porque dá na paciência ouvir e ler coisas ditas por gente que vive sob efeito da lavagem cerebral que a mídia executa diariamente.

  14. Venhamos e convenhamos, o

    Venhamos e convenhamos, o Lula deveria ter indicado o Haddad como candidato do PT para as eleições em 2010. Ter indicado a Dilma foi um erro.

  15. Nomes para 2018

    Acredito que para 2018 o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, poderá chegar ao fim de seu mandato cotado para disputar o pleito à presidência. Considerado um dos melhores prefeitos do mundo (quando era prefeito de BH), foi ministro e hoje conseguiu derrotar, em MG, o PSDB, lembrando que é a casa do Aécio e, aqui, o PSDB governou por vários mandatos seguidos.

  16. Nomes para 2018

    Acredito que para 2018 o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, poderá chegar ao fim de seu mandato cotado para disputar o pleito à presidência. Considerado um dos melhores prefeitos do mundo (quando era prefeito de BH), foi ministro e hoje conseguiu derrotar, em MG, o PSDB, lembrando que é a casa do Aécio e, aqui, o PSDB governou por vários mandatos seguidos.

    1. E o paulicentrismo deixa?
      O
      E o paulicentrismo deixa?

      O Haddad chegou ontem, perto do nivel baixíssimo dos políticos parece muito bom.

      Mas já o consideram o próximo salvador da pátria, o poço de virtudes num partido e movimento de esquerda em frangalhos – o legado do Lula para seus sucessores.

      Há muito localismo num país que nao se dá conta que para gravíssimas dificuldade é preciso mais que bons trabalhos pontuais.

      Enquanto nao se desgarrar da tendência messiânica continuará assim por muito tempo.

  17. Até onde já tive oportunidade

    Até onde já tive oportunidade de ver, acho que Haddad está léguas a frente do atual pensamento do PT, pelo menos em termos de valores. Ele, pelo menos, se mostra menos tacanho e menos radical, até porque o “nós” contra “eles” talvez não faça muito seu estilo.

    Entretanto, o que vejo em Haddad é uma disposição para o remendo. Idéias como a ciclo faixa até são boas, mas a maneira amadora como foi implantada (sem falar nos custos, esses ainda demandando explicações), me parece mais um remendo tão ao gosto do socialismo à brasileira. É uma administração esquisita, em que um suposto “fomento” às artes urbanas (como o grafiti), bate de frente com leis aprovadas pela população, como a Lei Cidade Limpa.

    Se eu votaria nele? Não. Acho ele bem intencionado, mas equivocado. E com uma tendência a se achar mais preparado do que realmente é. É uma “dilma” mais simpática. E só. Mas já é um avanço em relação à média do PT (bom, à época, lembro que o Cardozão também parecia…).

  18. Lógica circular…

    O alcaide de Sampa é um sucesso de crítica porque quem tem as penas que o avalia na grande imprensa são seus apoiadores e fãs. E entre a opinião desta e o distinto munícipe que sofre no dia a dia com suas tresloucadas atitudes, fico com o último.

  19. Desde pequena aprendi que A

    Desde pequena aprendi que A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO, talvez por ter nascido após o final da Segunda Guerra. Hadad, pelo visto, não tá levando isso em conta. Se achar que uma entrevista com Datena pode lhe render algum fruto, está enganado, porque aquele imbecil, tanto quanto os outros da sua laia, como Cajuru, Marcelo Rezende, etc., passam maior tempo de seus programas para esculhambar com Hadad. 

    Interessante é ver que esses programas com origem em SP, são repercutidos no Brasil inteirinho. Depois, em cada estado, vem o programa local. O fato é que a gente mora no Nordeste, Norte ou Sul, ou mesmo no Rio e em Minas – sudeste -, mas tem que saber todos os dias que a cidade que está sofrendo seca e enchente é a de São Paulo, por isso quem leva pau diarimanete é ninguém menos que Hadad. Ou seja, Fernando Hadad, diferente de Aécio, nem precisa sair de SP se quiser fazer campana pelo Brasil, onde pelo menos Datena e Marcelo Rezende já tomaram seu lugar nesse mister. 

    Por fim, a posição das núvens parece que tem sofrido mudanças sigificativas nesses últimos dias. Com essa Lava Jato, ao que tudo indica, teremos mais e mais mudanças. Não podemos perder de vista as núvens do céu.

  20. Haddad vai ter que explicar a

    Haddad vai ter que explicar a proliferação de cracolândias.

    Desde a tal operação “Braços Abertos” que dá casa, comida e um quadrado para consumir crack, já são 30 mini cracolândias espalhadas por São Paulo.

    O que querem as comunidadess? Reivindicam casa, comida e um quadrado para consumir crack!

    A tal política de contenção de danos está criando um exércio de zumbis! Tratamento para eles? Opcional! Basta que queiram?

    Haddad é gênio, mais um do PT que realiza antes e pensa depois.

    É um sucesso…

     

    1. Tenho certeza de que você não

      Tenho certeza de que você não tem idéia do que está falando. Apenas pega um tema polêmico para fazer declarações bombásticas.

      Se houve uma disperção dos dependentes de crack nos últimos anos, e houve, foi muito mais em função das ações de perseguição da PM e da prefeitura sob Kassab.

      Se os dependentes querem casa, comida e um quadrado para consumir crack como você diz, a lógica é irem para a Luz e não criar outro ponto de reunião onde não há estrutura montada.

      Ou você está dizendo que as pessoas estão se tornando dependentes por causa da oferta da prefeitura? Esse é um argumento ainda mais sem sentido.

       

       

    2. Pois é…

      Bom mesmo é o eficiente programa do governo do Estado, aquele que impedia a existência das cracolândias, essa maligna criação do PT…

      Tô falando daquele programa maravilhoso do Alckmin, que consistia em empurar com PM, cassetetes, gás lacrimogêneo e cavalaria os craqueiros de um lado para outro, e que fez com eles se dispersassem pela cidade!

      Lê isso aí, pode ser que aprendas algo com a sua querida Folha de S. Paulo:

      http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1523729-pequenas-cracolandias-se-espalham-por-bairros-de-sao-paulo.shtml

       

    3. Quando inicio a leitura de um

      Quando inicio a leitura de um comentário e vejo que se trata de asneiras, olho para cima para ver qual dos 3 ou 4 trolls que frequentam esse blog escreveu. Daí nem termino de ler. Passo para o comentário seguinte. Foi o caso desse. Nem terminei de ler, mas fiz questão de comentar.

  21. Análise de março de 2015 sobre outubro de 2018?

    Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte.

    O Petrolão pode acabar com a Dilma e o PT, assim como pode dar em nada.

    PMDB e PSDB podem se unir, assim como Kassab pode viabilizar seu superpartido e esvaziar o PMDB, ou nada disso pode acontecer e Bolsonaro vai virar o candidato único da Oposição.

    Aliás, penso que se o PMDB fosse essa superpotência toda que apregoam já teria eleito o seu próprio candidato à presidência… Lembrem que PMDB e PSDB já se uniram numa disputa presidencial, em 2002. E deu no que deu.

    Em 1º de setembro de 2014 Dilma estava duplamente derrotada: Marina era dada como eleita e se não fosse ela Aécio é quem derrotaria Dilma no 2º turno, mas o certo é que havia acabado pro PT. 60 dias depois Dilma estava reeleita.

    Em dezembro de 2005 Lula estava morto politicamente. O Mensalão o derrotara em definitivo, faltava só escolher quem o derrotaria em outubro de 2006. E deu no que deu.

    Aécio era o cara da Força, a Força estava com ele. Derrotaria qualquer petista que aparecesse pela frente. Deu no que deu. Derrotado, seria o catalisador das Oposições no Congresso, a força que faltava pra mudar o país. Estamos esperando…

    Quando Lula disputou a reeleição o seu péssimo governo e o Mensalão não permitiriam que ele se reelegesse. Qual Lula lançou Dilma o desgaste de 8 anos de governo não permitiria que ela se elegesse. Quando Dilma candidatou-se à reeleição o desgaste de 12 anos de governo não permitiria que ela se reelegesse. E agora o desgaste de 16 anos não permitirá que _ _ _ _ _ _ se eleja pelo PT em 2018.

    Em suma: análise política de longo prazo no Brasil nunca funcionou. Não vejo motivo pra funcionar agora.

  22. Haddad o não politico

    Se Haddad não vai a periferia, não inaugura obras e evita encontros com os líderes comunitários, ele e o antipolitico desta forma está no lugar errado, criminalizar a política e a maior ignorância de quem pleiteia um cargo público. Depois de saber disso, só por um milagre ele será reeleito. E o pior acredito que ele não vai nem para o segundo turno, principalmente se a Marta sair candidata por outra legenda, ela será a Marina do pleito paulista, vai ser usada para tirar voto do Haddad na periferia e assim possibilitar a vitória do candidato tucano. Quem não se comunica se trumbica.

  23. Haddad o não politico

    Se Haddad não vai a periferia, não inaugura obras e evita encontros com os líderes comunitários, ele e o antipolitico desta forma está no lugar errado, criminalizar a política e a maior ignorância de quem pleiteia um cargo público. Depois de saber disso, só por um milagre ele será reeleito. E o pior acredito que ele não vai nem para o segundo turno, principalmente se a Marta sair candidata por outra legenda, ela será a Marina do pleito paulista, vai ser usada para tirar voto do Haddad na periferia e assim possibilitar a vitória do candidato tucano. Quem não se comunica se trumbica.

  24. Antes de entrar no assunto

    Antes de entrar no assunto Haddad, coloco aqui uma discordância. Na atual “situação das nuvens” não projeto uma polarização entre PSDB e PMDB. Primeiro porque aí não existe polarização, o PMDB não polariza. O PMDB quer é ser o beneficiário da polarização entre o PT e o PSDB, como tentou a Marina.

    O PT vai começar a reagir e o inimigo é o PSDB. Dilma em algum momento vai se defender e é contra o PSDB. Os movimento sociais estão descontentes com a presidenta, mas rejeitam o PSDB. Os tucanos só tem o pig, que é muita coisa mas não é tudo.

    A minha projeção, Nassif, é que PT e PSDB continuarão se degladiando e o PMDB ficará na espreita, inda para lá ou para cá, até surgir para o país como a opção de conciliação nacional. Isso em termos de partidos, porque de nomes estão todos ruins. Lula não é o mesmo de antes, Dilma sucumbe em sua inação. Mas dificilmente Alkimin escapa da seca paulista, mesmo com o pig. No PMDB, Cunha e Renan estão no Lava a Jato, assim como Aécio, que não está mas está .  

    Aí surgem realmente os novos, como o Paes. Mas o PSDB terá que vir com outro além da trinca Alkimin, Serra e Aécio. Aí entrando na questão Haddad, concordo plenamente. Terá que fazer um intensivão de política. A política de gente grande, daquele tipo que voce descreveu no post sobre o Noblat

  25. Falta recheio para os políticos brasileiros

    Todos sem excessão, Haddad incluso, não apresentam um governo que governe para as oito direções.

    Assim, sempre fica faltando algo, que abre o flanco para o ataque da oposição maligna, a que destroi sem apresentar propostas.

    A Dilma , o Haddad e o PT, ou qualquer outro político ou agremiação têm de trazer planos e não destruição ou maledicências. 

    O que falta é recheio nos seus programas, que quando confrontadeos com as demandas se apresentam sempre pensos e incompletos, pois privilegiam uma lado – Ciclovias por exemplo ( e olha que sou o cara das bicicletas elétricas) – mas deixa de lado o envenenamento de parte da população.

    Como resolver isto e elevar as políticas públicas a um novo patamar de sinergias, eficiência e economia?

    Moleza.

    Fácil para quem sabe, impossível para os outros.

  26. Favorito para 2018, só o Lula.

    Não sei se Lula quer ser candidato, acho que não deveria, já fez sua parte. Se Lula se candidatar eu voto nele. Não se enganem quanto pior ficar a situação no Brasil, mais fácil para um salvador da pátria, e esse é Lula. O resto é especulação. Lembram que muitos diziam que o PSDB estava acabado? A direita raivosa o ressuscitou. O PT precisa se reinventar é fato, muito tempo no poder da nisso, é até normal. Haddad seria o melhor candidato para presidente sem dúvida. Agora em entrevista, ele disse que não queria ser candidato a prefeito, Lula quem o convocou. O Haddad é de outra estirpe de político, ele faz o que é certo, não da à mínima para as regras do salão.

    1. O maior mico da história, foi Dilma que fez

      Quem ressuscitou a  oposição foi Dilma quando cometeu o maior ERRO da históia do PT mandando aquela carta estúpida de aniversário pro déspota do  FHC rasgando-se de falsos elogios. Depois  convidou-o pra receber Obama no Planalto,  outra estupidez. Tem também a omelete da Namaria Braga.

      Alí eu vi que o governo dela não ia dar certo. FHC  estava morto e enterrado e  com ele a oposição. Ninguém queria passar  perto dele pra não perder eleição.

      No entanto, depois da cartinha maldita ele saiu da tumba e foi pras páginas do PIG posar de herói. O Aécio que não é besta mostrou a carta dela na TV.

      O desejo e ilusão de Dilma em ser aceita na Casa Grande foi maior que a responsabilidade política partidária.

      Foi o maior tiro no pé do século, dificilmente alguém cometerá outro desatino igual a  este.

  27. Haddad?  2016 é com Marta

    Haddad?  2016 é com Marta Suplicy esteja em que partido estiver. Tirando as ciclovias  mal feitas que expõe o ciclistas protegido por cones nas ruas, a cidade só respira bilhete único, corredores de ônibus ou seja nada mais do que deixado em 2004 por Marta Suplicy.

    Ainda acho que Marta teria ganho a prefeitura em 2012 e Haddad poderia ser o indicado para o governo 2014. A derrota petista em 2014 mostra muito como está a situação petista na capital.

    Marta Suplicy quebra qualque argumento do Haddad.

  28. Mais vigilante

    Fernando Haddad é o melhor prefeito que São Paulo teve desde Luisa Erundina. Mas ele deixa a desejar no varejo, em pequenas coisas, em falhas pontuais que adquirem enormes proporções pela sede de vingança que os derrotados (leia-.se PSDB) alimentam através da mídia. Dois exemplos, Um, os equívocos na implatação das ciclovias que está crescendo de forma atabalhoada. Ainda tenho dúvidas em relação a avenida Paulista. O outro, bem recente e passageiro, o lamentável atendimento na fila do SPTRANS no centro de São Paulo nesta terça e que acabou revoltando cidadões humildes, revolta essa exposta por todas as TVs. Sugiro ao prefeito mais vigilância nas administrações regionais e em algumas secretarias que têm de dar respostas rápidas à população. E faça certas visitas incertas. 

  29. Não vejo essa fragilidade em

    Não vejo essa fragilidade em Lula já apregoada por Nassif em algumas oportunidades. Basta ver seu discurso no evento de Minas, onde ele deu recados claros, precisos e bem entendidos pelo PT e seus parceiros, os movimentos sociais. O que está acontecendo é que a mídia hegemônica tem conseguido impor ao país uma realidade virtual criada por ela mesma. A armadilha da mídia virou o jogo com os movimentos de junho de 2013. Ali ela conseguiu impor sua agenda, transformou um movimento contra todos em movimento contra o PT e seu governo e institucionalizou a trilha de ódio contra o PT. A presidente Dilma, que tinha 80% de aprovação, caiu drasticamente sem que fato alguma tenha acontecido para isso, a não ser o movimento que começou sem foco e sem objetivo. 

    Enfim, o PT não conseguiu desmontar a armadilha que a mídia sem regulação representa e agora paga o preço da imprevidência.

  30. PT e seus SIndicalistas tudo fizeram pra não criar novos quadros

    Eis 1 parte do q Renato Fereira -um visitante- disse (com q concordo):”acho que Haddad está léguas a frente do atual pensamento do PT, pelo menos em termos de valores. Ele, pelo menos, se mostra menos tacanho e menos radical, até porque o “nós” contra “eles”.” .”Fraca e a direção nacional “-Valdecir,outro visitante.”Se a militância do PT ainda fosse forte, seria uma grande vantagem”- Assis Ribeiro-antigo ativo participante(cadastrardo,com q nem sempre concordo).Creio q já bati nestas mesmas teclas.Uma amostra o caso Recife.Outra amostra é maniqueísmo,o “preto-e-branco”,os dualismos tão presentes… A amostra vai além:lideranças sindicais q se rodiziam nas direções.Haddad, exceção ótima.Dilma:não foi um erro.

    1. Vivas aos Visitantes (acho que há mais q só assitem e jamais)

      jamais se manifestam. Acho que são muitos. Vivas aos Visitantes. (Termos como “imbecil”, troll, coxinhas só afugentam).

      Pela renovação do blog Posts do Dia.  E articulistas como Ricardo Antunes.

      Ciro Gomes p q não aparece como articulista nem esporádico?

  31. Delirar não faz mal a ninguém

    Essa é das previsões que faz inveja a Nostradamus. Cada um interpreta como quiser, puder e souber. Com a realidade não tem nada. Esse meteoroligista político surtou.

    O fato é que se Lula for candidato, não tem prá ninguém.

    E quem imagina que candidato do PT não cortejara o apoio da Dilma é porque não entendeu o recado “ImpitimanÉmeuZovo do moleque cearense. Não sabe a importância do combate a corrupção, sem tréguas que ela está patrocinando – as custas, momentânea da impopularidade -. 

    Tem mais, em 2018 a economia estará muito melhor que hoje.

    Oraite?

  32. Quem pensa como o Nassif

    Quem pensa como o Nassif sobre o ex ministro da educação,deve achar que os estupros nas universidades, as torturas nos trotes, a falta de discussão politica nos centros de educação superior, o gosto dos estudantes por “sertanejo univeritario”,  não passam de “mentiras da oposição”.

     

      1. É simples.
        Sertanejo ja é

        É simples.

        Sertanejo ja é ruim.

        Sobretudo num pais onde o povo ja escutou grandes artistas populares, como Pixinguinha, Nelson do Cavaquinho, Cartola, Caymi,Luiz Gonzaga e muitos outros.

        Sertanejo universitario é o ruim do ruim.

        Que a população mais pobre, explorada por todos os lados,  sem acesso a bens culturais, escute “sertanejo” ao inves da musica dos grandes artistas que temos,é lamentavel, mas compreensivel.

        Agora, que a universidade não ofereça informação suficiente para os estudantes se desenvolverem cuturalmente, ai é grave.

        Educação sem cultura não resolve nada.

        Forma robos para serem explorados pelo sistema e sairem em passeatas “contra tudo e contra todos”..

        Abre caminho para a barbaridade suprema, isto é, estupros numa entidade de ensino superior..

  33. O “novo” serão as fusões partidarias

    Pois é, alguém sabe da Cristiana ? Não a vi mais aqui. Mas lembrei da Cristiana porque nos falamos muitas vezes, que o PT deveria reagir contra o julgamento fulminante do mensalão. Não o fez. Calou-se. Recuou. Em seguida, as prisões horrendas, no XV de Novembro, tudo transmitido ao vivo. Depois, as jornadas de 2013 e finalmznte, colando na reeleição de Dilma, a Lava Jato. Esta é mostrada à população como mais uma corrupção do governo, de Lula e, por conseguinte, do PT.

    Certa vez Lula disse que ainda faria o acerto de contas com a historia sobre o mensalão. Até hoje, nada. Daqui pra frente, sem uma reação forte, até Lula tera muitas dificuldades de se reeleger em 2018.

    Fico com pena de Fernando Haddad. De longe, o melhor quadro que temos. Li que ACM Neto foi o prefeito mais bem avaliado de capital no Pais, pesquisa do Vox Populi de dezembro. Ai o resultado de tanto gritarem pegue o ladrão, sempre contra o PT.

  34. O final é chocante…

    “As melhores cabeças paulistas já perceberam em Haddad uma missão civilizatória que não se vê mais nem em seu partido nem na presidência da República.”

    Filie-se ao logo PSDB Haddad, que continua sendo o “novo”, o “moderno”, a “social democracia”, a “excelência em gestão” pela Qualidade Total,  e, sobretudo, é uma sigla partidária que não dá abrigo a ladrões e corruptos, larga logo desse entulho de quadrilheiros petralhas… uma coisa é certa, a Globo e a Veja e a Época e a CBN e a Folha vão te santificar em dois clics.

    O Mouro está se saindo melhor que a Globo News pra nos dizer duas sentenças definitivas e inexoráveis:

    – O Governo Dilma já era (afinal, quem foi guerrilheira e é individualista jamais se portará como Estadista)!

    – O Partido dos Trabalhadores morreu (e Luis Inácio Lula da Silva junto com ele)!

     

    1. Pois é!

      É isso que eu estou lendo também. Esse derrotismo que gente como Kotscho e Nassif estão disseminando me parece extremamente pernicioso. Perigoso mesmo! Eles têm todo o direito de pensar assim, mas, diante dos arroubos golpistas da direita, podiam enfocar a crise por outro ângulo, pelas saídas possíveis, pelas respostas possiveis de serem dadas pelos movimentos sociais… Mas ficam todo dia repedindo esse mesmo chororô. Por essas e outras que estou preferindo a postura de Rodrigo Vianna.  

      1. Isso ana…

        não vejo em Nassif a obrigação de se tornar o “chapa branca” que a direita e o PIG (sei que ele não gosta da denominação, lembranças de seu tempo como “foca” ou jornalista com J grande e militante), agora ficar repetindo os mantras do lado de lá como se fossem verdades absolutas (o ocaso do PT como alternativa para um marco civilizatório no Brasil por exemplo) pra mim é decepcionante, triste; não sei  quais informações privilegiadas ele tem, se as tem então ponto pra ele, está mais uma vez se antecipando ao que virá; mas se estiver simplesmente fazendo uma leitura somente baseado nessas crises fabricadas pelo Congresso Nacional, pela justiça pra lá de partidarizada pró PSDB e pelo barulho lobotomizador que faz a grande mídia, então lá na frente, e pode ser já em 2016 quando das eleições municipais e se essa “morte inevitável do PT” não acontecer, o que ele nos dirá?

        Que “Variáveis Ocultas Não Locais”, que nem ele nem outras cabeças pensantes conseguiram detectar, fizeram com que o PT sobrevivesse?

        E se o Governo Dilma não acabar, e se ela (mesmo tendo um passado na guerrilha – noite veloz, decisões rápidas, esconder as informações mais cruciais… – e também sendo uma individualista solitária e sem rumo) der a volta por cima, ganhar novamente a totalidade dos 54 milhões de corações que confiaram a ela seus destinos terrenos no Brasil, e se ganhar um quinhão dos que hoje querem ver seu sangue jorrando da jugular por pura desinformação ou manipulação midiática?

  35. Lula não é incapaz de mobilizar…

    Dizer que Lula está incapaz de mobilizar as bases é um exagero. Certamente ele não tem mais aquele folêgo, devido a idade e ao cansaço de longas batalhas, mas ele nunca perdeu aquela vocação para o diálogo e para se comunicar com a maioria da população brasileira. A Dilma sim precisa sair do torpor… Quanto ao Haddad eu o vejo como protagonista, Alckmin só está firme por causa da ajuda da mídia corrupta (globo, folha, veja). Haddad não tem o timbre popular do Lula, porém é um político que pensa no coletivo, então tem valores legitimos de governabilidade.

    1. Desculpe Alkmin de longe é um

      Desculpe Alkmin de longe é um dos melhores politicos em cena hoje. Não bate de frente com ninguem, incluindo a midia! Dilma por sua vez destruiu em um ano toda politica que Lula construiu com a base aliada ao longo dos anos. A imprensa nunca alisou o PT mas quando saiu a lista de condenação dos jornalistas pelo PT, incluindo Reinaldo Azevedo, colocaram lenha na fogueira e agora colhem o que plantaram. Dilma traiu sua base aliada (PMDB), Alkmin por sua vez vem se colocando contra seu impeachment… Desculpe, esse nome faz o PT e os petistas tremerem. Melhor vcs fazerem campanha pro Aecio, do contrario, Alkmin ficara com a pista limpa para decolar rumo ao Planalto. Quanto a Lula, realmente se arrasta para chegar em 2016…

      1. Alckmim é um gestor mediocre,

        Alckmim é um gestor mediocre, uma espécie de gerente de boteco sentado no trono do Palácio Bandeirantes. Sua nulidade é tão grande que por vezes até esquecemos que ele é ruim.

        Quantos estações de metro ele entregou? Qual o programa social dele que faz diferença para o povo paulista? Que política pública de segurança ele traz para reduzir a criminalidade em um estado cada vez mais perigoso?

        Uma Alckmin não tem a mínima noção de planejamento de médio e longo prazo. O PPA paulista não serve nem pra limpar a bunda. Gestão Pública para Alckmin é reduzir o número de vezes que se toca descarga em repartições públicas para economizar na conta de água.

        Agora, realmente, Alckimin é muito político, montou uma “base” forte no interior de SP e se aproveita do anti petismo para garantir sua hegemonia na Capital.

        Apenas isso. 

        Quem vos fala conhece a máquina de dentro, e o quão nociva é a turma do “interiorrrrr” que o Alckimin traz para “gerir” São Paulo.

        Nada contra o lindo interior paulista, apenas contra o de pior dele que “aportou” nas bandas do Morumbi.

         

  36. Haddad poderia ser

    Haddad poderia ser interessante para 2022 caso Lula vença em 2018 e Haddad se reeleja em 2016. Ai em 2020 ele iria para o Governo e sucederia Lula em 2022.

    Mas tudo isso é muito distante, muito especulativo.

    Do jeito que as coisas estão atualmente, se continuarem mais ou menos assim é certo que Lula não se candidatará (até porque ele não precisa disso) em 2018 e o PT fatalmente perderá a Presidência, disputando, para fazer figuração apenas, com algum nome mediocre. Este é o desenho atual.

    Evidente que até 2018, muita coisa pode acontecer, inclusive a economia melhorar e Lula decidir se candidatar, estar competitivo e até mesmo vencer.

    Vamos aguardar o desenrolar dessa lava jato, cujo objetivo parece ser paralizar todo o País até 2018.

  37. E ……………….

    Nassif com este artigo, só faz especular candidaturas, quando o governo atual está apenas a  3 anos e 9 meses em seu segundo mandato. A meu ver o que temos a fazer urgentemente é somente fortalecer o governo Dilma, e mais que nunca fazer o contraponto ao que os adversários estão pretendendo, qual seja – desconstruir o perfil LULA !!!!!

    Toda e qualquer especulação, sem focar no principal,  a meu ver, é pura digressão, nada mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  38. O PT VAI DAR A VOLTA POR CIMA

    QUEM PENSA QUE PENSA QUE LULA NÃO TEM MAIS FOLEGO SE ENGANA. ELE VAI SURPREENDER MUITA GENTE AINDA.  ISSO SÓ NÃO ACONTECERÁ SE ELE MORRER (BATO 3X NA MADEIRA) QUEM PODE SUBSTITUIR O LULA EU PENSO QUE O  FERNANDO PIMENTEL, PARECE QUE ELE ESTA FAZENDO UM BOM GOVERNO EM MINAS.

  39. Paes pra Presidente?Enfim,

    Paes pra Presidente?
    Enfim, esqueceram de falar tb da “Famiglia” Picciani. Leonardo está mobilizando o PMDB contra o PT nas próximas eleições municipais

  40. Nassif, Haddad tem um
    Nassif, Haddad tem um problema sério pela frente, que vem a ser o seu partido, digo, fragmentado aglomerado político incapaz de suar a camisa e demonstrar a que veio. Sigla que catalisou a sociedade brasileira antes e logo depois da ditadura, o PT foi incapaz de reorganizar-se e manter-se à tona, por mérito próprio, sem depender de Lula o tempo todo. Em sua terra natal, demonstrou-se incompetente enquanto oposição a Serra e Alckminn. Apregoar que estes dois últimos barraram mais de 60 pedidos de CPI’s na Assembléia Legislativa e por isto mais não fizeram é cabotinismo puro, uma vez que se esses sessenta pedidos de CPI tivessem sustentação própria, bastaria a Padilha ter dado publicidade aos mesmos para derrotar o tucanato. Mas os mesmos eram meras requisições parlamentares e não denúncias fundamentadas com fatos atemporais e provas indesmentíveis, uma vez que a bancada estadual petista passou os últimos vinte anos em brancas nuvens, achando que a mera protocolagem burocrática de pedidos de investigação parlamentar seria a mesma coisa que comprovar os malfeitos da desgovernança peessedebista que nos assola. Em âmbito municipal, a mesma acefalia e inapetência, pois a Câmara Municipal permaneceu anódina enquanto o zoneamento era arrebentado e obras ultra-prioritárias eram simplesmente esquecidas, como foi o caso da expansão do metrô, despoluição do Tietê-Pinheiros-Tamanduateí e dos mais de 200 riachos que nele desaguam dentro dos limites da Paulicéia; além de uma reestruturação do sistema de ônibus capaz de evitar seu atual sucateamento. Em síntese, o PT nada fez para evitar que tanto a AL quanto a Câmara Municipal fossem esvaziadas e, o pior, despolitizadas, pois desde junho de 2013 podemos contar nas falanges de um dedo as vezes em que foram cercadas por manifestações de protesto. Omisso quando o PSDB destroçou a então maior favela municipal para que a Globo ali erguesse sua sede e desse nome de seu fundador à avenida Águas Espraiadas que ali existia, o PT colhe o que plantou, qual seja, a campanha sistemática global contra a gestão municipal. Nesse contexto, a simpatia ou quase amor do burgomestre para com o governador poderá explicar, no futuro, como Geraldinho realiza o milagre de caminhar sobre as águas e ganhar todas: é que as mesmas, de tanto esgoto e lixo, são semi-sólidas e podem assegurar o abastecimento de merda líquida à população, uma vez que Alckmin já vem chamando a cloaca máxima paulistana, a Billings, de caixa d’água capaz de evitar o rodízio ou racionamento hídrico no outono-inverno que se aproximam. Ao invés de comprovar que essas “águas” estão repletas de metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo (que tratamento convencional algum elimina), o PT continua fazendo de conta que está tudo bem, insensível ao fato das rádios e tevês passarem o tempo todo enxovalhando seus líderes, fazendo a cabeça de seus ouvintes e espectadores, sem que o partido reaja – seja via Justiça ou através de desmentidos cabais veiculados e distribuídos através do Diário Oficial do Município, em sucessivas edições extras entregues domiciliarmente à população. Observando tudo isto, entretanto, acho que Haddad poderia recorrer à Aristófanes, que em 423 a.C. utilizou a comédia “As Nuvens” para denunciar, com êxito imortal, a imoralidade e falta de ética dos tucanos de seu tempo, a elite ateniense que investia contra a educação capaz de formar cidadãos e não apenas, como hoje ocorre entre nós paulistas e paulistanos, estudantes que não precisam estudar para serem aprovados para depois, sem educação ou informação, votarem em seus algozes. Afinal, só rindo às gargalhadas poderemos transformar o ressentimento anti-petista em motivo de escárnio ou rejeição a essa ópera bufa tucana em cena nos melhores palcos nacionais, que vem a ser suas casas de leis e justiça, para que o povo aprenda a distinguir gatunos palhaços de homens públicos dignos desse nome e de seu sufrágio universal.

  41. Resumindo, já estão

    Resumindo, já estão transformandoa Dilma numa pata manca em 2 meses de governo!

    Percebendo a “grandeza” da Coração Valente, no desespero total, tentam inflar o Haddad.

    Esperem o julgamento das urnas aqui em São Paulo, em 2016, vão economizar muito latim e vela com defunto ruim.

  42. So alterando a pauta,

    So alterando a pauta, gostaria de contar algo que aconteceu hoje.

     

    Tive a infelicidade e passear pelo blog do Reinaldo Azedo apenas para fazer a pergunta abaixo:

    “Boa tarde Reinaldinho,

    sem enrolação, pergunta objetiva, resposta objetiva.

    gostaria de saber por que a Veja fez uma capa sobre o Lula e a Dilma na véspera da eleição quando o Youssef mencionou o nome deles, mas nao falou que o Aecio também teve seu nome citado pelo Youssef??????”

     

    a resposta

    https://imageshack.com/i/f0rQj30sj

     

    O grande defensor da democracia te censura quando não tem resposta para algo ou é algo que simplesmente possa fazer alguem repensar sobre a Veja

  43. lula e jaques wagner

    acho meio precipitado falar que “O Lula atual está a léguas de distância do Lula do mensalão e da crise de 2008, sem reflexos e incapaz de um discurso mobilizador”.

    o lula já mostrou que tem grande visão politica.

    será que ele não está quieto esperando a tormenta passar?.

    e o jaques wagner? acho que está quieto do mesmo jeito. me parece a opção mais forte hoje, depois do lula.

    aliás na minha opinião lula não vai arriscar sua biografia sendo candidato novamente.

  44. O melhor do pior

    Nem Haddad e nem Alckmin. Se persistir este andamento o que teremos será o militarismo. Senão vejamos:

    1) foi espetacular o início da operação Lava Jato. Mas agora, depois dos malditos feriados e festas, começam a surgir os imunes. Não acredito que alguém possa ficar imune sem oferecer algo em troca.

    2) a justiça, caminha a passos intoleravelmente lentos. Não prendeu ainda quem se envolveu no petrolão e já liberta Genoino.

    3) os tributos começam a ser majorados, sacrificando a produção e o setor produtivo, cidadãos e empresas.

    4) o mercado financeiro aponta dificuldades de crédito e de financiamentos. Isto é igual a consumo menor, menos tributos, menos renda. E quando há menos renda, o governo aperta ainda mais o setor produtivo para manter seu padrão de gastos.

    5) houve uma euforia com Levy, hoje, talvez o mercado reagiria bem se ele fosse colocado na rua.

    6) Dilma venceu a eleição, mas vem apanhando feito gato de desenho animado do congresso e da câmara.

    7) viemos de um ano improdutivo, contaminado com festas, desânimo e indefinições. O caixa está baixo.

    8) existe uma clara luta entre poderes que não deixa o país avançar.

    9) não apenas o desemprego mas as falências e concordatas terão lugar em futuro breve.

    10) os juros não caem, os bancos soomente cederão sob ameaças, e sérias.

    11) capitais começam a evadir para o exterior em busca de garantias.

    12) saques de reservas evidenciam despesas maiores do que os ganhos.

    13) a falta de credibilidade do governo, interna e externamente, se institucionalizou.

    14) Lula é passado e todos já sabem disso.

    15) o governo aumenta impostos mas não reduz seus próprios gastos.

    16) a popularidade de Dilma cai vertiginosamente.

    17) o PT voltou a ser o que era, um sonho, talvez para muitos, um pesadelo.

    Mas apesar disto indivíduos estão dispostos a ignorar o bem comum, o bem da nação, para continuar usufruindo as vantagens do poder. Usando inclusive o poder que tem para explorar o povo, já tão explorado.

    Em minha opinião não se discute mais o impedimento. O que se discute é uma limpeza geral que só um poder militar consegue alcançar. Mudei de idéia, não quero mais a democracia. O brasileiro é inocente demais para viver neste regime. Deve ser tutelado por um regime ditadorial, militarista.

    Chega de enganação. Chega de exploração. Revolução já!

     

     

     

  45. Marta Suplicy, junto com o

    Marta Suplicy, junto com o PMDB e o PSB já está articulando sua candidatura.

    Vários antigos cabos eleitorais, incluindo párocos, como os de São Miguel e Capela do Socorro, já estão fazendo campanha pra ela junto aos movimentos de base, com reuniões etc.

    Isto foi falado pra mim por petista de alto escalão e dentro da Prefeitura de São Paulo. Há muita preocupação para a campanha do ano que vem.

    Muitos petistas falam abertamente nas redes sociais que votam na Marta em qualquer partido que ela esteja.

    Meu voto é Haddad, apesar de gostar muito dela.

  46. Falam mal da mídia

    Falam mal da mídia oligárquica e corrupta, mas vão a reboque. Dizer que o PT acabou, é delirante e bem midiático. Como alguem falou ai, o melhor candidato é o alckmim, ou seja, ele não fala, não diz, não aparece, não faz, governa mal, mas a farsa alckimim é bom exatamente, segundo alguns, por isso mesmo. Político tem que ser malandro, mas não transparecer. E querem acabar com a corrupção? Mayjesus.

  47. Importante lembrar que a

    Importante lembrar que a política brasileira não se resume a São Paulo. O segundo maior colégico eleitoral do país é governado por um petista, igualmente professor universitário, ex-prefeito de uma das maiores capitais.

    Isso sem falar da forte presença do PT no Nordeste, especialmente Bahia.

    Agora, o maior de todos os problemas é a constatação de que o segundo governo Dilma veio ao mundo natimorto e já precisamos olhar para 2018.

     

  48. Para, assim eu acredito

       Bom demais pra ser verdade, PT descolado do PMDB e os sanguesugas se degladiando com geraaaldo esquecendo por um minuto o PT que vem com Super Haddad, Nassif entrou na onda do vai-que-cola, só pode ser,  tá na moda isso, boa Nassif mas sei não viu, mesmo depois de tanto absurdo não consigo ver o Brasil inteiro votando ou nesse bordel que é  PMDB descolado do Lula ou nesse desastre em forma de gente que é o carrasco de SP,  acho que essa turma sabe bem disso.

  49. para 2018 o candidato do PT é

    para 2018 o candidato do PT é LULA , que vem como salvador da patria para salvar o país do estrago provocado por Dilma. O PMDB será governo com qualquer combinação de candidato e/ou partido que ganhe a eleição.

     

     

  50. Considerado esse cenário

    Considerado esse cenário traçado pelo Nassif, Marina Silva seria eleita presidente. Não consigo ver políticos como Alckmin ou Paes presidentes do Brasil.

    Alckmin deveria tentar mudar a Constituição de SP para permitir uma trileição, os paulistas seguiriam bovinos, obediente massa fascista que são. Qualquer problema em nível federal, pode pedir uma decisão para um de seus amigos no STF.

    Paes não possui um único atributo que o qualifique. Apenas prefeito, político sem brilho, nenhum carisma e vem de um estado marginalizado politicamente. 

    Não creio que Lula tenha perdido poder de mobilização, ele não deve querer gastar seu capital político à toa. Mobilizar apoio para Dilma é gastar vela boa com defunto ruim. Lula guarda seu cacife para momentos decisivos e de crise, foi assim com os milhares que marcharam contra a crise hídrica em SP, acovardando os porta-vozes do impeachment, que imediatamente recolheram suas armas.

     

  51. Crônica curiosa: perfeita em relação à Haddad, mas o resto…

    Discordo de tudo menos do Haddad que para mim é o quadro mais promissor do pt.

  52. O fator Lula

    Normalmente concordo com as análises do Nassif, dessa vez, não. Em relação ao governo federal, o povo brasileiro, mesmo com as grandes oscilações de humores, percebidas em todas as eleições, parece mais imunizado contra o veneno da grande mídia.

    Não fosse assim, como explicar a vitória de Dilma, com a mídia colando seu nome e o nome do PT ao “petrolão”, com todo tipo de distorções, mentiras, um barulho ensurdecedor, massacrante, contra “a presidente corrupta?”

    E, convenhamos, Dilma é fraca! Digo politicamente, é uma arte que essa mulher de qualidades excepcionais nunca dominou, nunca sequer chegou a ser razoável, que seja. Mas é digna, séria, realizou obras portentosas, ampliou todos os programas sociais, portanto, fez o que o PT sempre teve de MELHOR: a opção de progredir constantemente nessa coisinha esquecida, e que no fundo, carrega o partido nas costas, nos últimos anos: INCLUSÃO SOCIAL!

    Ora, pela análise do Nassif, o PT, enfraquecido, cambaleante, passa a ser “coadjuvante” em 2018, numa luta onde os protagonistas seriam o PMDB e o PSDB.

    Mas não aponta UM motivo sequer, que sustente a ideia de Eduardo Paes, como candidato viável. Sendo que há diferenças óbvias, em se manipular pelo poder econômico, o apoio de milícias e cabos eleitorais de bairros populosos, o resultado de uma eleição municipal ou estadual, e repetir esse feito em nível federal. Não há possibilidade alguma, penso, do PMDB roubar o lugar, tanto do PT, quanto do PSDB, numa eleição presidencial.

    Quanto a Alckimin, este sim, tem tudo para ser o grande oposicionista ao PT, principalmente pela máscara democrata que tem usado ultimamente, a fala macia, o “diálogo civilizado”, o ser contra o impeachment.

    Nada demais, de um modo ou de outro, tucanos, inclusive o próprio Alckmin, tentaram quatro vezes derrotar o PT, respaldados por algumas “qualidades” e o apoio absoluto da mídia, e todos fracassaram. O PT não estará “mais sujo” em 2018, para que uma vitória tucana se torne fácil.

    Haddad é brilhante, e tem tempo para se tornar mais conhecido e popular, a eleição de 2016 é fundamental para se tornar um “candidato a candidato” à presidência. Marta Suplicy é detestada demais, por muita gente, para ganhar em São Paulo. À imagem antipática de sempre, juntou agora a de “traíra oportunista e rancorosa”. Não leva!

    Mas o principal fator de equívoco no artigo, para mim se prende a um nome: Lula! Em um brilhante artigo, que aplaudi e partilhei, o próprio Nassif ensina que “estadistas não podem ser medidos pela métrica usada em relação ao homem comum….”

    Me parece ousado demais, arriscado demais, acreditar que esse Lula, de fato, combalido, de fato, “mais fraco nos discursos” que o Lula que governou o país por oito anos, não seja, ainda assim, um craque, um “fora de série”, mais que isso, um mito!

    Imaginar Lula, se a saúde lhe permitir isso, em palanques Brasil a fora, lembrando aos brasileiros tudo o que ele fez, tudo o que mudou o país, e acreditar que Paes (sic…..), Serra, Alckimin, ou qualquer outro, possam demover o povo, de “experimentar de novo o melhor governo que tivemos”, é diminuir o tamanho desse mito.

    Por fim, noto que não se fala em Ciro Gomes. Pode surpreender a todos, se souber se portar como o candidato capaz de “manter tudo o que o PT fez, ajustando tudo para melhor….”

    Se é para brincar de aposta, fico com esses três nomes apenas: em 2018, ou Lula, ou Haddad, ou Ciro Gomes, será o presidente do Brasil.

     

  53. “A situação do PT é mais

    “A situação do PT é mais complexa. O partido anda sem rumo e apostando demais suas fichas em Lula. O Lula atual está a léguas de distância do Lula do mensalão e da crise de 2008, sem reflexos e incapaz de um discurso mobilizador, assim como a presidente Dilma Rousseff.”

     

    Você fez um post excelente sobre Lula/Noblat.

    Baseado no que você disse, acreditas mesmo que o Lula hoje é incapaz de um discurso mobilizador ?

    Eu acredito que se o Lula abrir a boca e fazer um convocação nacional, ele coloca tranquilamente 1 milhão de pessoas nas ruas.

    Qual outro politico consegue tal façanha ?

    Na minha opiniaõ o Lula ainda é o maior agente mobilizador desse país.

  54. Não tenho essa visão tão

    Não tenho essa visão tão “pessimista”.

    O PMDB tem diversas frentes. Dificilmente consegue algum consenso. Hoje, parte do PMDB é governo e parte é oposição. Para 2018, Eduardo Cunha está salivando para sair candidato. Tudo depende do que vai acontecer na Lava Jato. Prevejo grandes disputas internas nesse processo. E vai voar muita denúncia pra todos os lados.

    Ao lançar candidato próprio, acredito que a parte do PMDB que aprecia ser governo vai acabar saindo do partido e entrando em algum outro que apoie o PT.

    Com relação ao PSDB são sempre os mesmos “tubarões” disputando a presidência. Serra, até o dia de sua morte, vai tentar sair candidato novamente. Alckmin, que já tentou antes, é a escolha mais óbvia, mas acredito que a crise da água vai corroer muito a sua base de apoio em SP. Quem vai achar legal ficar 2 ou 3 anos com água só 2 dias por semana? Essa chuva dos últimos dias, acima da média, só deu refresco de mais alguns dias de consumo. Não chega nem perto do que seria necessário para não ter um racionamento (que, na prática, já existe). Não me surpreenderia se, no final das contas, saisse o Aécio de novo como candidato do partido.

    O Lula de hoje não tem o mesmo poder mobilizador do Lula de antes? Claro! Agora ele é ex-presidente. Não podemos comparar o que ele pode fzer agora com o que podia fazer antes, quando estava no cargo, com poder nas mãos e com muito mais visibilidade.

    Mas não vamos nos enganar. Lula candidato faz todos os opositores tremerem. A única ressalva que faço seria com relação a sua idade e saúde. Uma campanha para presidência é algo estafante, estão essa é uma questão que deve ser levada em consideração. Mas se ele achar que pode, o PT tem um candidato muito mais forte que todos dos outros partidos juntos.

    Quanto a Haddad, está fazendo um ótimo trabalho, mas a população não fica sabendo por causa da campanha massiva de oposição da imprensa. Seria um nome possível para 2018, caso Lula não possa ou não queira disputar a presidência por conta da sua saúde e idade. Embora eu ache que ele faria um bom trabalho como presidente, a eleição com ele daria muito mais trabalho ao PT do que com Lula. Sinceramente, duvido que seria eleito.

  55. É comico ver certos

    É comico ver certos comentarios de aveztruzes com cabeça enfiada na areia, sem perceber que o mundo muda a cada semana , aqui e lá fora. muda muito e muda rápido, as tendencias não são estaticas, o que valia ontem não vale hoe.

    1.Lula NÃO vai se candidatar em 2018 a menos que tenha altas chances de ganhar. Na duvida não vai arriscar sua biografia e seu capital politico. Se em 2018 o PMDB ou o PSDB ganhar a Presidencia e o PT tiver um candidato apenas para constar, o PT perde mas continua sendo um grande partido.

    2.Na configração do quadro atual Haddad não conseguirá ser reeleito, tenho boa umpressão dele mas politicamente é fraco e no quadro que se avizinha em 2016 terá adversarios fortes, Marta pela esquerda e Russomano pela direita.

    3.O PMDB pela primeira vez vê chance de ter candidato proprio para a Presidencia. Quem manda na cupula hoje é o PMDB do Rio, a hipotese Eduardo Paes parece a mais provavel.

    4.O candidato provavel do PSDB deverá ser Geraldo Alckmin, com grande chance.  O parea ficará entre PMDB e PSDB.

    Esse é o quadro de hoje, estamos ainda longe de 2018, que ainda passa por 2016.

    Chutes nas estrelas não são fatores de analise politica, “”Lula coloca um milhão na rua””, nunca colocaou e muito menos nas atuais circunstancias, politica se opera em ciclos, as coisas não são sempre as mesmas, yivemos o ciclo dos barões do café, o ciclo de Vargas, o ciclo de JK, o ciclo militar, o ciclo da Nova Republica, o ciclo do Plano Real, o ciclo de Lula, a fila anda e surgem novos ciclos, em qualquer Pais e em qualquer tempo.

    Nassif está trazendo elementos lógicos de discussão, não adianta essas baboseiras, “”fulano de tal se entrar ganha””.

    O ultimo FURO desses lugares-chavões foi a derrota de Aecio em Minas e no Rio, duas praças onde Aecio era tido e havio por um “”lugar-chavão”” como dono do eleitorado. Não era. Mas dias antes os tais chutadores de cabeça de avestruz diziam que jamais Aecio perderia em Minas. A mesma coisa vale para Lula, que JÁ perdeu em São Bernardo,

    é bom não esquecer e que bancou um Padilha para governador de São Paulo, que foi um vexame eleitoral.

     

  56. a dubiedade nem sempre exige

    a dubiedade nem sempre exige um posicionamento,

    principalmente em arte.

    capitu traiu bentinho?

    dom casmurro é genial justamente  porque machado não explicita isso.

    deixa a cargo do leitor…

    mas nesses casos de análises políticas acaba levando

    o  leitor a ter de se posicionar.

    lamentável, porque daí ele perde a visão de conjunto e

    entra num esquema maniqueísta que impede uma análise mais aprofundada.

     

     

  57. O Nassif quer porque quer

    O Nassif quer porque quer fazer do Haddad Presidente para ontem.

    MAs não será assim. Ele seria o substituto ideal ao Mangabeira num futuro governo do PT pós Dilma.

    Apenas isso.

     

    SP, quanto mais longe estiver do campo federal, melhor para o Brasil!

  58. Possíveis candidatos do PT em

    Possíveis candidatos do PT em 2018:

    Haddad

    Jorge Wagner

    Lula

    Possíveis candidatos do PSDB em 2018:

    Aécio

    Alckmin

    Serra

    A não ser que o governo Dilma desabe sozinho (o que parece ser a aposta deste blog, mas é absolutamente cedo demais para saber), não vejo como qualquer dos candidatos do PT possa perder para qualquer dos candidatos do PSDB.

    Na verdade, mesmo que o governo Dilma seja um completo desastre, não vejo como qualquer desses cavalheiros de triste figura possa derrotar Marina Silva – a não ser que ela faça questão de não ser candidata.

    Possíveis candidatos do PMDB em 2018:

    nenhum que não esteja envolvido na LavaJato (Paes está sendo enviado para o STJ, em vez do STF, por ser governador, mas não passa incólume) e queira ser candidato

    nenhuma que queira ser candidato e não esteja envolvido na LavaJato

    nenhum que seja capaz de mobilizar apoio significativo fora do seu estado de atuação. Peemedebista gaúcho não vota em Cunha, peemedebista carioca não vota em Jarbas, peemedebista pernambucano não vota em Temer, peemedebista paulista não vota em Requião.

    ***********************************************

    É cedo demais para especular sobre as candidaturas de 2018, mas as tendências de longo prazo (que las hay, las hay) não apontam, de forma alguma, para uma polarização entre PSDB e PMDB. Ou haverá a continuidade da polarização PT/PSDB, ou haverá uma despolarização (ou multipolarização) da política. Somente nesse último caso o PMDB se arriscará a lançar um candidato (que terminará a eleição, na melhor (para eles) hipótese, em sexto lugar, atrás do PT, do PSDB, de Marina Silva, de Bolsonaro, e do Avante/Podemos – não necessariamente, é claro, nesta ordem – e podendo ainda perder para o ACM Neto se o Dem também enlouquecer e resolver lançar candidato).

    1. Gente, eu errei.

      O candidato do PMDB ficou em sétimo lugar, mesmo o DEM não tendo lançado candidato.

      E ficou atrás do PT, do PSDB, e do Bolsonaro. Mas ficou à frente da Marina Silva e do Avante/Podemos. Em compensação, o candidato do maior partido do Brasil também ficou atrás do Ciro, do Amoedo, e do Cabo Daciolo.

      E nem houve polarização PT/PSDB, nem multipolarização: em vez disso, tivemos uma nova polarização PT/Bolsonarismo.

      É nisso que dá fazer previsão com três anos de antecedência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador