Itaú, Natura e Marina, com a mesma imagem

Recentemente, a Natura lançou campanha enaltecendo suas consultoras. No anúncio, realçava a palavra “rede” e a consultora apresentada tinha semelhança física com Marina Silva.

Esta semana, o Itaú mudou o nome da Redecard – sua operadora de cartão de crédito – para apenas Rede. “Rede remete à tecnologia, agilidade e modernidade ao mesmo tempo que cria para a marca uma personalidade jovem e conectada. Uma Rede que conecta pessoas e empresas, mudando a experiência de consumo”, explicou o release do banco.

O site da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, apregoa: “Rede é participação e acesso, é conexão entre pessoas. Com o registro da #Rede, começam processos inovadores de participação cidadã. Conecte-se”.

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Não por coincidência, Itaú e Natura estão entre os principais apoiadores da candidatura Marina Silva.

Trata-se de uma das mais ousadas e arriscadas experiências de marketing: o investimento pesado no sentido de rede, provocando um imbricamento entre a imagem das empresas e de uma candidatura política.

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Historicamente, poucos banqueiros ousaram participar diretamente do jogo político. E nenhum arriscou a misturar imagens de forma tão ostensiva.

Nos anos 50, Roxo Loureiro, um banqueiro ousado que praticamente inaugurou a poupança e o sistema de agências descentralizadas, entrou na política. Gastou mais do que podia. E foi fuzilado por uma declaração impensada de Octávio Gouvêa de Bulhões, que provocou uma corrida contra seu banco. Aliás, seu principal executivo era Otávio Frias, que, anos depois, se tornaria o proprietário da Folha.

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Ainda nos anos 50, o banqueiro Walther Moreira Salles tinha tudo para ser o governador de Minas Gerais. Conseguira o impossível: o apoio tanto do PSD quanto da UDN. Recusou para não colocar o banco em risco.

Leia também:  Raio X do comércio com a China e a diplomacia fundamentalista bolsonariana, por Luis Nassif

Nos anos 70 foi a vez de Olavo Setúbal, do Itaú. Apesar da solidez, o Itaú tornou-se vítima de boatos que chegaram a provocar corridas em algumas praças importantes, como a de Campinas. Setúbal manteve a carreira pública, mas sem arriscar a disputar eleições.

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Na história do país, apenas o ex-governador de Minas Magalhães Pinto conseguiu fazer carreira política e bancária. Seu banco quebrou anos depois, mas sem ter sido prejudicado pela política.

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Apostar em políticos é estratégia de marketing tão arriscada quanto apostar em boxeadores: basta um nocaute para liquidar com qualquer campanha; basta uma denúncia, uma derrota acachapante, uma reversão de imagem para respingar no patrocinador. Basta derrotar os adversários para ter contra si todos seus eleitores.

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Não apenas isso. Especialmente em períodos eleitorais, a radicalização política não poupa gregos, troianos e egípcios, ainda mais nesses tempos de redes sociais. É uma mistura que poderá colocar contra o banco os eleitores do PT, do PMDB e Minas Gerais inteira.

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As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas. No caso da Natura, há uma ampla identificação com o ecoliberalismo de Marina Silva. No caso do Itaú, o foco em um público urbano moderno, mesmo alvo do partido de Marina.

Mas, se vivo fosse, Olavo Setúbal certamente não teria permitido essa aventura.

160 comentários

  1. B,ba

    O Itaú deve mais de 17 bilhões à União e a Natura tmbm é caloteira: Bomba semiótica ao contrário

    • Dividas do Itau e Natura

      Gostaria de ver uma reportagem sobre essas dividas com o estado do Itau e Natura. Eu , assalariada, nao posso dever NADA, o que e justo. POrque eles podem?

      E essa a “sustentabilidade” da Marina? Uma sim sustentabilidade dos bancos, empresas amigas?

      Ta louco!

  2. “As duas empresas têm a seu

    “As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas.” Nassif, e os “probleminhas” que o Itaú e a Natura teriam com a Receita Federal, isto é, ao que consta sonegação brava? Aliás, parece que um “probleminha” semelhante ao que tem a Globo. Aliás, também apoiadora “oficiososa” (por enquanto) de Marina!

    • “As duas empresas têm a seu

      “As duas empresas têm a seu favor o fato de serem inquestionavelmente sólidas e bem administradas.” Nassif,

      Sim. Mas tem solidez que resista a BOICOTE de clientes, QUE VENCERAM AS ELEIÇÕPES COM OUTRA CANDIDATA?

      Até a Globo recuou…até onde os apoiadores de Marina arriscarão?

      Tem certeza que a NATURA não usa Beagle ???

      E o Itaú  já pagou a multa???

      Tirando isso…o que sobra para Marina é uma Vereança…no Acre.

       

  3. A REDE DE MENTIRAS FINANCEIRAS E NEGÓCIOS

    Nassif, a mais de uma semana eu anunciei em comentários sobre a investida do ITAÚ já como partido político, o Partido dos juros altos e taxas escorchantes, não havia detectado a natura o qual uso produtos e não mais usarei, por quê? Quando empresas se tornam partidos políticos à democracia some, some porque o dinheiro compra quase tudo, o Itaú está arriscando o que não deu certo nem nos EUA. E tem mais REDE não é só a impressão de novo e conectividade é também sinônimo de REDE DE MENTIRAS, REDE DE PROSTITUIÇÃO, REDE DE ESGOTO, REDE DE TELEVISÃO QUE SONEGA, portanto a palavra REDE não é só essa maravilha midiática imposta a peso de ouro pelo Itaú e natura na mídia, eu mesmo escreverei muito sobre a NOVA REDE DE ESGOTO QUE SE INSTALA NA POLÍTICA BRASILEIRA.

    • Sem falar que esse banco

      Sem falar que esse banco obriga seus empregados a ligarem para a residência de seus clientes dia e noite, oferecendo benesses, sempre em prejuízo da clientela e a favor deles. Antes que me enlouquecessem de vez, me mandei de lá.  Mudam os gerentes a cada 3 meses, desconfio que ao não atingirem o tal volume de bônus, (conseguidos as expensas dos clientes) os gerentes são rifados do cargo.  Quanto a essa natura, não uso prefiro O Boticário. 

  4. É vergonhoso um candidato à

    É vergonhoso um candidato à presidência da república ser patrocinado ostensivamente por empresas máxime um banco com tantos interesses comerciais e (por via direta ou indireta) políticos.

    Considerando a velha máxima política: não tem almoço grátis, caso Marina chegue ao poder irá governar para quem? para o povo ou para seus patrocinadores?

     

  5. Banqueiro Quebrado

    Meu caro,aqui no Paraná o “dono” do Bamerindus também teve o mesmo fim. Obteve por um curto período algum sucesso político e depois…. Tchssbuuummmm!  Água!

  6. Acredito que pega é muito mal

    Acredito que pega é muito mal para o político que é financiado por bancos, daí não se pode esperar boa coisa; esses políticos que se apresentam como novos no fundo são mais do mesmo, querem a caneta e a cadeira como todos os “velhos” políticos.

  7. CASAS BAHIA E FHC

    Na época da campanha da reeleição do FH, as Casas Bahia fizeram uma campanha de vendas muito esquisita. Estavam vendendo seus produtos para começarem a pagar em 45 dias. E as cores da campanha eram azul e amarelo. 

    Onde está hoje o sr. Samuel Klein? 

  8. E a militancia da rede, como

    E a militancia da rede, como é que ficam nessa história toda, como serão chamados pela Marina e seus próceres? “Colegas de trabalho” como SS se refere ao pessoal do auditório. Como nós, seus adversários, devemos tratá-los, como consultores de negócios, ou como vendedores de de serviços bancários? Serão remunerados pelo serviço?

    Acho que a Marina rifou os marineiros, sem consulta-los.

  9. Um lance ousado e

    Um lance ousado e inteligente. Itaú e Natura tiveram um marketing gratuito por semanas.

    Será que o Gilmar Mendes sabia da estratégia ou ele também era garoto propaganda?

  10. Até já sei o

    novo slogan do Itaú, caso a Marina vingue (claro, no sentido de apenas de ganhar a presidência, e não de se vingar):

     

    Itaú, feito DE você!

     

    Claro, não pagou o rombo, o dinheiro vem dos outros contribuintes, não é? 

  11. Itau,Natura e Marina.

    Com apoio ao reacionário Pastor,ser contra a pesquisa célula tronco, contra o produftor rural,isso for moderno,tô fora,lixo…

     

  12. ITAU. E. NATURA … NAO.
    ITAU. E. NATURA … NAO. QUEREM. E PAGAR. OS. IMPOSTOS…

    MARINA. PROMETEU ANISTIA. A. ELES .

  13. Nem a Globo

     

    Até a poderosa Globo não levou a frente esse tipo de empreitada, apesar de ter esboçado iniciativa semelhante com a estranha comemoração dos 45 anos recuou ante a reação observada principalmente na blogosfera, será que a Rede Globo tentará novamente em uma campanha onde destacará a palavra “rede”? Eduardo Campos que se cuide pois quanto mais o tempo passa mais candidata fica a sua vice, um caso inédito onde o enxadrista é substituido por uma peça do tabuleiro.

  14. Tudo que é sólido desmancha no ar!

    Titia nunca viu no mundo capitalista um banco que pudesse ousar dizer-se sólido!

    Partindo do princípio que seus ativos são sempre menores que o passivo(dinheiro dos outros), o que fica é a confiança, força motriz do mercado financeiro!

    Confiança não é um insumo exatamente associado a solidez, ou é? Pois bem…

    Há um negócio engraçado em assuntos relativos a Democracia que até hoje muito pouca gente ousou pesquisar, embora haja alguns trabalhos neste sentido, pois vejamos:

    a) Ao contrário do que se diz por aqui, o grosso da população (o que os elitistas daqui chamam de “desinformada” ou “manipulada”) tem conhecimento de que a mídia se mistura com política e vice-versa, e não raro notícias, programas de entretenimento, apresentadores, etc, são direcionados a ajudar a forma um tipo de noção da realidade;

    b) ainda que saiba desta promiscuidade, a população rejeita, na maioria das vezes, a vinculação direta ou indireta declaradas de personagens e empresários de mídia com partidos e candidatos. Em menor número, alguns alçam sucesso para o parlamento, mas via de regra, o executivo não emplaca estes nomes.

    c) assim é o mundo empresarial: ainda que saibamos que os grandes empresários manifestem seus apoios (direta ou indiretamente, declaradamente ou não) a seus candidatos de preferência, as empresas evitam, por óbvio, vincular seus produtos e marcas a candidaturas, ainda que os candidatos sejam os donos destas marcas e produtos, talvez pelo simples motivo que a aventura partidária( partido, parte) segmente demais e acabe por encurralar a marca ou empresa em um canto do mercado, justamente por misturar decisões de consumo com paixões políticas, que raramente se misturam, mas quando é explícita a confusão, acabam desastradamente para as marcas.

     

    Como o eleitorado brasileiro não revelou grandes mudanças nestes quesitos que titia colocou aí em cima, o fato é que ou o Itáu e Natura estão dando “O” passo a frente, ou estão dando o passo a beira do precipício…

    Titia crê que nesta toada, o Itaú e Natura estejam indo pr’o saco!

    Titia tem certeza de algo mais, e aquilo falo do ponto de vista pessoal:

    Conta no Itáu já não tinha há tempos (por causa, é verdade, do asqueroso luciano “gente boa demais” hulk ). Natura, então never more!

    Não porque a empresa de beleza já não tivesse vínculo com a joana d’arc da floresta (desde o PT), mas porque senão conseguiu consertar nada naquela cara horrível, como imaginar que vá dar jeito em um bruxa velha como eu?

  15. Em 2010 a extrema-direita

    Em 2010 a extrema-direita acusava Dilma de ser o avatar do Lula, com charge e tudo. Em 2014 teremos Marina, o avatar do Serra.

    • É verdade, Marina Silva e

      É verdade, Marina Silva e jserra são idênticos no ódio que destilam contra o PT. Ela será a herdeira de jserra. As únicas diferenças serão as saias e os cabelos compridos de Marina, um jserra piorado, se é que isso é possível.

  16. Consuma hasta morir

    mais um movimento que corrobora com o sepultamento da cidadania e ascensão do consumidor. sintomático ser um Banco e uma empresa de Cosméticos. 

  17. não seria com a mesma natureza? vejamos…

    Marina traz da sua inexperiência o que os banqueiros mais procuram, o descontentamento permanente.

     

    no caso parecendo político, mas que de forma mais agravante afeta também o lado pessoal, dela, de sua natureza

     

    é com o descontentamento permanente que banqueiros e empresários oportunistas conseguem multiplicar os problemas e aflições que tentamos remover de nossas vidas, de nossa natureza e, muito raramente, da política

  18. Octavio Frias Filho

    Falando no filho do dono da Folha, este realmente é um obsecado de tamanho maior. Ele quase que acabou com o jornal, quando ele, ainda jovem, assumiu o jornal e comprou maquinas novas, sem consultar o seu quadro tecnico, totalmente inadequadas. Não quebrou então, porque as maquinas (Uniman 4/2 S) sairam totalmente de graça. O que a Siemens já confessou, um dia, a MAN tambem vai confessar). Afastado da diração industrial, atualmente ele está se esforçando para acabar o jornal na redação.

  19. “Quem paga a conta escolhe a música”‘

    “Historicamente, poucos banqueiros ousaram participar diretamente do jogo político.”

    Quero ver se o Itaú vai continuar despejando grana em várias candidaturas ou ficar só com Marina. Gostaria de saber dos cavanlheiros ministros do TSE se, na primeira hipótese, a família setúbal não estaria violando regra de “fidelidade partidária”, rsrs

    O bradesco está do lado mais reacionáprio do espectro politico. Isso todos sabem.

  20. Governo amplia limite para

    Governo amplia limite para participação estrangeira no BB para até 30%

    25 Out (Reuters) – O governo ampliou por meio de decreto presidencial o limite de participação de estrangeiros no capital do Banco do Brasil de 20 por cento para até 30 por cento, informou o banco em fato relevante divulgado nesta sexta-feira.

    Em setembro de 2009, o banco havia informado a elevação do limite de 12,5 por cento para 20 por cento, na mesma ocasião em que foi autorizada pelo governo a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) da instituição financeira.

    A emissão dos recibos de ações negociados no mercado norte-americano ocorreu em dezembro de 2009, quando o banco informou que a iniciativa permitiria a diversificação da base acionária e o aumento da liquidez da ações.

    (Por Natalia Gómez)

     

  21. Nassif, sua análise é tão

    Nassif, sua análise é tão real que antes de lê-la já havia constatação prática. No meu local de trabalho tem uma revendedora da Natura. Ontem ela foi me oferecer a revista e eu disse a ela que não mais compraria produtos desta marca.

    Há quase vinte anos assino a Folha, apesar da sua mudança na linha editorial. Ontem foi a gota dágua que faltava pra transbordar o copo. Li que o Reinaldo Azevedo começaria hoje a escrever no jornal. Acabo de cancelar minha assinatura da Folha. A atendente me ofereceu inúmeras promoções e argumentações. Resisti e refutei a todas. Estou aliviada. Passarei a assinar a Carta Capital.

    • Ana, vc tem ‘estômago forte’.

      Ana, vc tem ‘estômago forte’. Não consigo ler isso há mais de 8 anos. E olha que leio de tudo desde criança.

      Agora só Nassif e blogs sujos.

      No início deste ano a Folha me mandou o jornal durante um mês na faixa. Quando a moça me ligou oferecendo a assinatura com um monte de ‘vantagens’, simplesmente eu disse: minha filha isso é pior que droga…etc.

      • Dudu,você tem razão. Ao fazer

        Dudu,você tem razão. Ao fazer meu comentário, tinha certeza que ouviria isso. Sinceramente, estou aliviada. Já pratiquei uma boa ação hoje.

        • É possível. Mas seu público

          É possível. Mas seu público não é estatal. E geram empregos, não discursos e proselitismo…

  22. Ecoliberalismo

    Nassif.

    Nunca ouvi falar em “Ecoliberalismo” mas encarna realmente o que representa a frente em torno da candidatura da Marina. Essa vai para sua conta.

  23. A cadeia corrupta do valor social.

    Natura (a natureza), relativamente a cadeia sistemática do valor social, com o carater das atividades, em posição paralela ao produto de dependência (moeda virtual) , pela forma dos bancos (rede) é recorrente a presidentes corruptos ao invés do Estado que se deve considerar a potência de gestão; e longe de proporcionar um meio humano sobre a produção (Marina?), subdivide o poder que opõe-se como algo alheio à moeda física para a alienação da sociedade.

    • Verdade. E como eu já disse

      Verdade. E como eu já disse ontem, a estilística visual dos paralelogramos digitais antepõe à mentalização radicalizante novas formas de imaginar a estrutura dos valores, exatamente como previsto para suprir as necessidades do novo milênio. Sei que você vai concordar comigo.

  24. O curioso é saber se e como

    O curioso é saber se e como essa associação pode evoluir. Não me parece óbvio que a Marina aceite ser simplesmente garota propaganda de algumas vanguardas burguesas. Se ainda fossem vanguardas artísticas, daria para se enganar. Mas não, são grupos econômicos com interesses muito evidentes e especificados. Ela, pessoalmente, pode até estar encantada com a situação, mas como vários por aqui lembraram, têm também os militantes que estão (estavam?) com ela. Por enquanto estou achando que esse jogo está demasiadamente descarado para funcionar. 

  25. Rejeição

    Na pesquisa IBOPE o índice de rejeição da Marina subiu de forma galopante para 31%, devemos notar que foi após grande exposição na midia.

    Significa que as suas idéias e suas associações estão ficando conhecidas do grande público, sua aura de “povo da floresta” está sendo abatida por uma moto serra ( com trocadilho ) que é as suas próprias palavras.

    • Falta de opção.

      Como eu me divirto aqui no território progressista…. tá muito mais agitado e digamos “politicamente correto” que nos blogs da vida privada. Só é meio arriscado entrar com o nome verdadeiro, mas não sei fazer o contrário. Confio na Constituição e na liberdade de expressão, valores inquestionáveis da “esquerda”, então estou seguro.

      Alguém comentou aí corretamente, por sinal, que a urna aceita qualquer voto. Eu concordo.

      Isto porque o voto é obrigatório, então comprá-lo por 70 reais é extremamente barato e com retorno garantido.

      Para mim a Marina é um cruzamento de lula com um pé-de-maconha, ou candidata -melancia, se preferirem, verde por fora e vermelhinha por dentro.

      Se o Itaú põe dinheiro nela, isto não me incomoda, porque isso não está saindo do meu imposto. Aliás, todos os grandes bancos e empresas acendem uma vela para Deus e outra pro diabo, é notório.

      E antes que alguém me “acuse” de tucano, eu digo: não tenho candidato até o momento, nem partido.

      A tucanada anda tão perdida e arrogante, que quando decidirem quem será o candidato, acabou a campanha.

      A prioridade é manter a alternância, livrar o país do regime de partido-único e re-estatizar o estado, que foi privatizado pelo PT para seu próprio uso.

      O importante é debater idéias. Eu não quero praticar ironias, com quem quer que seja.

      Se conseguirmos isto aqui, excelente.

       

       

       

       

       

      • Me coloco entre os progressistas

           …mas tenho minha cota de diversão garantida aqui embora seja pouca em comparação com sites hariovaldianos ou dos vestais “neutrox”, principalmente quando políticamente incorretos, é só a divina comédia humana. Mas não esqueço que faço parte dela, somente tento diminuir a parte tragicômica o que não se faz por inércia, já seria um progresso.

  26. Isso porque a “Rede” não foi

    Isso porque a “Rede” não foi homologada pelo TSE a tempo de participar do pleito de 2014, com a Marina como presidente do partido e canditata. Imagine se tivesse.

    • Considerando que nenhum

      Considerando que nenhum marketing é definido de uma hora para outra, mas parte de um estudo e de um planejamento , é pertinente considerar (inclusive pelas relações entre Marina/natura/Itaú), que a decisão tenha sido tomada há mais tempo e combinada com o prazo final de registro de partidos para as eleições 2014. Itaú e natura cumpriram sua parte, faltou os marineiros recolherem as assinaturas validáveis necessárias.

      Sou avesso a teorias da conspiração, mas , nesse caso, é difícil não considerar que houve algo planejado

  27. Marina Itaú Natura estão

    Marina Itaú Natura estão tentando por vias indiretas fazer dela a candidata a presidente. Se eu fosse Eduardo Campos, mandava ela embora rapidinho, antes que o nome dele seja esquecido para sempre.

  28. Acho que há duas coisas aí. A

    Acho que há duas coisas aí. A primeira é Itaú e Natura serem, como o Nassif disse uma vez, sponsors da Marina. As críticas a isto em geral vem de simpatizantes da Dilma, e são inválidas de saída justo por isso. Alguém acha que o Itaú não contribuiu para as campanhas de eleição e reeleição do Lula e a da Dilma também? Apenas estas doações foram feitas como a lei estipula, sem alarde, sem associação de nomes. Ora, na última eleição presidencial a única candidata que apresentou de forma transparente as contribuições que recebeu foi a Marina. Nada mais natural que os que contribuem com ela hoje mostrem sua cara e queiram ser reconhecidos por isso. É uma atitude transparente e bastante corajosa, ao contrário das empresas sustentadoras anônimas de campanhas, que depois cobram a conta com facilidade. Estas, no caso da Marina ganhar, serão vigiadas por toda a sociedade. Ela obviamente não pretendem ganhar ilicitamente, mas em termos de imagem junto ao público consumidor, o que é perfeitamente legítimo, legal e mesmo ético, pois não estão mentindo nem escondendo nada. Portanto, as críticas a Itaú e Natura por contribuírem com a campanha da Marina não se sustentam.

    Aí vem outra coisa, que é o tratado neste artigo: a associação de produtos do Itaú com o  nome do partido da Marina, a Rede Sustentabilidade, ou o uso em propagandas da Natura do conceito horizintal do partido applicado a uma empresa que obviamente não faz uso deste conceito em sua organização. Isto eu vejo com enorme desconfiança. É realmente um passo muito arriscado. Pode dar certo em termos de marketing? Pode, mas acho que não para a Marina ganhar. Se houver um segundo turno entre Marina e Dilma, haverá uma polarização natural que não será interessante para as empresas que a apoiam, pois afastará um bom público delas. Posso estar errado, mas enxergo Itaú e Natura investindo na Marina como quem investe no América: o segundo time de todo mundo, todo mundo gosta, mas não chega a ameaçar. Se a candidatura da Marina realmente acontecer – lembremos que neste momento o candidato é o Eduardo – e crescer, seus sponsors possivelmente vão ficar numa sinuca de bico, tão mais terrível quanto maior for a identificação deles com ela. Este é o grande risco das ações que eles estão fazendo agora.

    • Apoio ao dito do primeiro paragrafo do texto acima

      Muito bem colocado a questão no primeiro paragrafo , é bem para refletir sem alardes e sem tirar conclusões precipitadas! 

       

    • as duas coisas

      1-apoio finacnceiro legal e registrado

      2-propaganda eleitoral ilegal ,

          aí é que se comlicam, não se compara ao apoio financeiro dessas grandes empresas que normalmente são sim registrados conhecido  e legais, imorais talvez,  trata-se de propaganda eleitoral ilegal escamoteada, um subterjúgio para aparecer mais para o público pra lá de discutível tanto no campo ético quanto legal, não é difícil ser considerado recurso não contabilizado e desta vez à olhos vistos, a globo logo afinou com seu 45 nas eleições passadas ao ser denunciada por seus próprios funcionários que por vezes participaram daquilo sem perceber.

  29. Olavo Setubal, Prefeito de São Paulo

    Muito boa a matéria, que revela o sofisticado nível de articulação entre o grande capital e aqueles que se dsipõem a servi-lo, ainda que de forma escamoteada.

    Quero, entretanto, relembrar que Olavo Setubal foi nomeado prefeito de São Pailo, na época da ditadura militar (1975).

    Foi filiado à Arena e somente dela se desligou, quando preterido na sucessão de Paulo Egydio Martins, ao Governo do Estado de São Paulo,cuja escolha recaiu em Paulo Maluf.

    Essas informações estão dispoiveis em: http://www.olavosetubal.org.br/prefeito/

     

  30. Vamos falar de todos

    Não é segredo que os bancos apoiam (todas) as candidaturas de ponta, do PT, do PSDB, … E sempre quererão sua vantagem. Isso deveria ser proibido!

    O que não é justo, na minha opinião, é só malhar a Marina.

    Abraços.

    • O problema é que ela não

      O problema é que ela não admite essas práticas pelos outros. Não propôs a ‘rede’ para ser diferente, ‘sonhática’. Enganação. Bem, mais ou menos como o PT antes de chegar ao poder e agora é malhado.

  31. Financiamento Público

    É estranho os comentários, ao mesmo tempo que não querem o financiamento de campanha patrocinado pelos cofres públicos, também não o querem patrocinados pela iniciativa privada? Como conseguir o dinheiro para a campanha? 

    observação 1: nas entrelinhas dos comentários percebo que querem mais um “Salvador da Pátria”, ninguém fala sobre uma participação ativa da população nas questões polícas.

    observação 2:  no dia-a-dia vejo que todos reclamam da corrupção, mas a maioria corrompe e é corrompido em pequenas situções. Já é hora de olhar para o próprio umbigo e mudar a se mesmo, assim poderá ter algum efeito na mudança do país.

    • Uma coisa é uma coisa, outra

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é o que ocorre com o patrocinio intensivo do Itau e da Natura a um candidato e ha aguns anos.

      Por que uma grande empresa, bem posicionada, mas desde seu inicio, com problemas com o fisco, e um banco, que é um dos que tem mais lucro no Brasil, escolheram colocar mais que o pé no barco da Marina ? E porque ela ? Candidata ecologica tão somente ? Qual o acordo que foi firmado entre Marina e o Itau e Marina e a Natura ? Não é um brinde apenas quando um banco e uma empresa entram de cabeça, manifestando por todos os meios, seu apoio a um politico. Ha muito em jogo, como explicita o Nassif. 

      Evidentemente que muito além de querer colar a marca na candidata ecologica dos novos tempos e assim ganhar jovens clientes, contam com retorno politico mais adiante. 

      Quanto à corrupção ativa-passiva. Sempre fiz a minha parte a respeito disto.  

       

  32. UM PÉ NA SUSTENTABILIDADE O

    UM PÉ NA SUSTENTABILIDADE O OUTRO NA SONEGAÇÃO

    A dona da marca Rede, deve requerer registro no (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) INPI solicitando patente da marca beterraba. Tornando seu uso exclusivo para o batom natureba da própria Blablarina.

    Ao cabo, se a jogada política da Marina fizer água, como sugerem eflúvios oriundos da Mata Atlântica. A Pastora das florestas do Acre, ingressa de mala e cuia no mundo empresarial. Desta feita, aplicando uma rasteira na Natura.

    Como de hábito, a esperta missionária, pula de um galho pro outro com astuciosa habilidade. Lembrado sempre do aprendizado florestal: não se tira os dois pés da piroga a um só tempo. Só depois de apoiar um pé na outra canoa… portanto… por enquanto, o Itau e o Dudu, ficam.

    Orlando

  33. Breve comentário

    Trata-se de um fenômeno visto há muito. Setores de relações públicas de empresas e ONGs forjando imagens para a “sociedade civil” – sustentabilidade, responsabilidade social – no meio do neoliberalismo predatório (redundância). Tem gente que se indigna hoje, mas que acreditou. Logo, não é a Marina, nem a Natura, nem o Itaú. O problema é muito maior.

  34. Só uma pergunta ,
    Os

    Só uma pergunta ,

    Os bancos,as grandes empreiteiras ,as empresas privadas,os interesses internacionais ,sempre financiaram campanhas políticas,chegando sempre ao cúmulo de financiar mais fortemente os dois primeiros colocados nas pesquisas,sempre foi assim,seja o psdb,PT,PP,DEM,etc…,por quê seria diferente nesse caso?

    Pelo visto não se faz campanha política sem muito dinheiro,seja de caixa um,dois ,tres . Nào existe eleição em que nao haja um injeção enorme de dinheiro.

    Não estou defendendo a Marina nem o Eduardo Campos.Eles adotam a mesma coisa que os seus congêneres.

    Enquanto não ocorrer uma moralização nesse sentido , as campanhas eleitorais de qq candidato ou partido terão patrocínio dessas organizações.

    Logicamente a contrapartida virá após a eleição ,onde o vencedor tera que remunerar em dobro ou em triplo as benesses concedidas.

    Não existe almoço gratis,não é mesmo?

     

  35. Fico aqui pensando no que a

    Fico aqui pensando no que a escolha do nome de ex-futuro partido pretendia mostrar e agora escapa por suas malhas. É nisso que dá escolher como nome de partido o mesmo que pode servir de slogan de propaganda. Como pessoa mais das antigas, acho bom que as mãos que seguram a rede se revelem dessa maneira e com tempo suficiente para os peixes mais jovens e antenados que pretendem capturar fiquem espertos e … escapem. 

    Como se diz muito frequentemente nas minhas Minas Gerais: “atiraram no que viram e atingiram o que não queriam que fosse visto”.   

        

  36. Dono da Natura já foi vice na chapa da Marina na última eleição.

    A Marina definitivamente cavando a própria cova.

    Agora está comendo no prato que cuspiu.

     

  37. Parece que não é diretamente

    Parece que não é diretamente a imagem do Itaú que está sendo posta em jogo. É a da REDECARD.

    Penso que na cabeça do público não há uma associação direta entre o Itaú e a REDECARD.  Se algo der errado , apenas reformula-se a imagem da REDECARD , sem efeitos para o ITAÚ .

    Se entrar no site da REDECARD , não há nada lá que remeta à imagem do ITAÚ .

  38. Um passarinho me falou…

    que alguns certos comentadores daqui, alguns bastante militantes em suas causas – que nem sempre são as mais expressivas e nem estão em demanda na atual conjuntura, apesar de toda essa trairagem, dessa escandalosa associação com as forças mais obscuras, votarão na Marina e/ou deixarão de apoiar Dilma…

    É triste quando os “puristas” se vestem de branco, como vestais…..

    Bom, Nassif, era o que faltava para eu acabar com minha conta itaú.. Segunda vou lá tirar uma graninha que guardo numa poupança naquele antro… Chega!! Cansei!!!.

    Sei que uma andorinha não faz verão, mas meu dinheiro não patrocinará trairagem e vendilhança do país, e menos ainda causas que não estão em demanda – que não são prioridade para tirar nosso povo da merda.

    Eu sou Carlos Dias, eu sou de ESQUERDA ! Eu sempre lutei e lutarei por uma sociedade melhor… Melhor em todos os sentidos… Não se iludam com os vendedores da liberdade, com as causas das vestais. Não vai ser a Natura que vai preservar a amazonia, não vai ser o GP que vai tirar nosso povo do atraso, não vão ser movimentos narcísicos que farão a diferença..

    Devemos sempre sopesar os princípios.

  39. temporada de intrigas 30 horas à domicilio eleitoral

    rede de intrigas nas redes.

    … enquanto isso, nos states

    tio obama, o cara de paisagem,

    ….onisciente onividente onipotente

    é todo ouvidos – fala que eu te escuto.

    nos enredemos todos na perda de tempo

    dessa política partidária caiu na rede é peixe.

    o império avança! enquanto políticos brasileiros

    cuidam de dar nomes de ruas minirreformas gays…

  40. Próximo “round”: Serra x Marina

    Casa onde falta o pão, todo mundo briga e ninguém tem razão, é o ditado.

    A situação de Aécio Neves vai ficando insustentável e ele próprio dá a impressão de estar encolhido desde a “conversão” de Eduardo Campos ao marinismo.

    O “vamos conversar” parece que não está certo de encontrar interlocutores. E, nas conversas, o que ele pode oferecer? Incertezas?

    Serra, sentindo o momento, voltou à toda, com uma agenda de candidato que tem cinco ou seis vezes mais compromissos do que a de Aécio.

    Ele e todos veem que a candidatura Aécio dissolve-se em sua própria fragilidade. E Dilma percebe que Minas pode vir a ser um campo aberto se Serra se impuser como candidato tucano.

    Da mesma maneira, Eduardo Campos tem de se atirar para o pior dos papéis que poderia desempenhar nessa eleição: apresentar-se como um anti-Lula (e ser anti-Dilma, progressivamente, implicará ser anti-Lula). Isso pode lhe dar espaço na grande mídia, mas lhe é terrível em suas próprias bases pernambucanas.

    Pelo resto do país, ele também não parece ter muito o que fazer. Sua declaração, hoje, no Rio, de que “palanques regionais são coisa para 2014″ é de fazer rir qualquer um que já tenha participado da disputa de meia eleição, quanto mais de uma eleição “casada” de deputado estadual a Presidente.

    Imaginem agora como se sentem milhares de candidatos a cargos proporcionais do PSB…Quem são seus candidatos a governador, a senador e, até mesmo, o seu candidato a Presidente?

    Bem, este é o campo dos devastados, Aécio e Campos.

    O dos devastadores, de Serra e Marina, verá a disputa entre ambos para ver quem se firmará como o candidato do campo conservador.

    Embora ambos tenha grande inapetência pela articulação política, é claro que este flanco é mais favorável a José Serra.

    Mas ele sabe que será necessário recuperar os espaços da mídia, hoje oferecidos a Marina.

    Ambos sabem que têm de se enfrentar sem que, pessoalmente, inviabilizem a adesão mútua no segundo turno.

    Mas despacharão seu “comandos” para este fim. E novamente aí Serra leva vantagem.

    Ele vai apelar para o discurso do preparo, da competência, da capacidade, certo de que isso não será percebido em Marina Silva.

    E se Marina mantiver Eduardo Campos na coleira, impedindo de fechar os acordos no “diapasão conservador”, como diz ela, pode colocar em risco até a “composição heterodoxa” em que ambos se meteram,

    Afinal, como dizia aquela velha peça de teatro, “trair e coçar é só começar”.

    http://tijolaco.com.br/index.php/proximo-round-serra-x-marina/

    • Apesar dos resultados da

      Apesar dos resultados da última pesquisa, acho que é muito mais fácil para a Dilma vencer disputando contra a Marina e o Serra do que contra o Aécio e o Eduardo Campos, embora ache que ela vencerá seja quem for o adversário.

      Apesar de ter mais intenções de voto agora Serra teria uma rejeição altíssima, talvez maior do que a de 2012. A pesquisa atual não está captando a rejeição do eleitorado às práticas e ao estilo do Serra. E Marina é uma adversária mais frágil do que o Eduardo Campos devido a sua incoerência e o vazio programático de seu discurso.

      Não acho que Aécio ou Eduardo tenham muita margem para crescer na camapnha eleitoral, mas MArina e Serra tem uma ampla margem para cair.

      Eu acharia muito bom se o PSDB trocasse o Aécio pelo Serra e o PSB trocasse o Campos pela Marina por causa do resultado dessa pesquisa. Ficaria ainda mais fácil para a Dilma.

       

  41. Fico imaginando se o Aécio

    Fico imaginando se o Aécio Neves tivesse como apoiador no mesmo nível o “Bradesco”, sem a demagogica

    sustentabilidade e sim só rendimentos.,  esse dia ainda chegará.

  42. Lendo todos os comentários

    Lendo todos os comentários até esta hora, constato:

    É apostando na ignorância (apolíticos, coxinhas) que se vendem bilhete premiado.

    Teve as Casas Bahia 45 (favorecendo FHC), e o bioCOLOR nos intervalos de debates em 89, mesmo com a ausência do Collor.

    Dirão os coxinhas: Ah! a Dilma também recebe doação de bancos.

    1º o PT está no poder e a Dilma é favorita, eles teem que manter as aparências de neutralidade.

    2º se opor abertamente ao governo é um péssimo negócio.

    3º eles doam contrariados, o PT jamais será a opção dos banqueiros.

    4º e com certeza a oposição recebe muito mais recursos, apesar de não apresentar chances de vencer. Que seria totalmente diferente se o Lula ou a Dilma fossem lanterna não veriam ” nem a cor desse dinheiro”.

  43. Continuo achando um ABSURDO,

    Continuo achando um ABSURDO, o TSE aceitar o regisro de um PARTIDO POLÍITCO com o nome de REDE; a ideia é, nitidamente, confundir as pessoas. Eu recebo, sei lá pq, um informativo chamado notícias da REDE; sempre achei que fosse algo relacionado a web, entrava como SPAM e eu deletava sem abrir. Depois desse auê todo por causa de registro fui abrir, e não deu outra, era o informativo do partido.  O registro desse domínio como partido políico é má-fé, pura e simples.

    • Discordo gentilmente da sua

      Discordo gentilmente da sua opinião. Chamar “Partido” é que é um atraso. Na Alemanha os partidos não se chamam mais de partidos. Por exemplo, lá tem a União Democrática Cristã (CDU) da Angela Merkel. Solidariedade na Polônia nos anos 80 com Lech Walessa (com imitação grotesca no Brasil). Por que é que partidos devem ter no seu primeiro nome partido? Faz sentido?

      • Fabrício, eu não quis dizer

        Fabrício, eu não quis dizer que o regisro de um partido deva vir com o “P” na frente; o DEM é partido… Minha questão é a clara intenção de ludibriar o eleitor.  Não fosse a possibilidade de se faturar em cima  de uma marca já consagrada e a legislação de Marcas não teria qq sentido. Rede, remete, qq um, imediatamente, a rede mundial de computadores… A Rede luta por isso; na Rede as pessoas pensam assim, a Rede abriga uma diversidade enorme… Suponha se crie um partido chamado Globo… A Globo apoia isso… A Globo disse que… Mas ainda assim, Globo, diferente de Rede, é uma marca registra e rede, e um substantivo que designa uma coisa específica, como pode isso ser objeto de apreensão política por um determinado grupo? Toda vez que eu quiser falar em rede, vou ter que explicar que estou me referindo a rede mundial de compuadores e não ao partido políttico? Poderia enão um grupo registrar um paritdo como o nome presidência da república, tribunal superior, nordeste, televisão, rádio? Isso é má-fé mesmo. Gostemos ou não, aceitemos ou não, a tal de Rede é um partido políitco que simula falar em nome de milhões de internautas. Veja como fica lindo, nós da Rede, acreditamos que… Nós quem? Eu estou na Rede e nem sei do que se trata.

        • Minha implicância nem é com o nome rede.

            É e como ela explica ao Brasil que está criando um  “não partido”, isso merece sim uma chamada na chincha por parte do TSE pois cheira ao nosso famoso artigo 171, o TSE deveria obrigar esse pessoal a assinar um documento que onde afirmam com todas as letras que está se criando um partido pois é pra isso que existe todo esse processo, e como diria Felipão, é um partido partido.

        • Mas eu acho que deveria ser

          Mas eu acho que deveria ser obrigatório o P antes sim. No Brasil é tradição e não limitaria em nada.

          Fica PD – Partido Democratas, PRS – Partido rede sustentabilidade, PS – Partido Solidariedade. Se ja houver a mesma sigla o partido não usaria a sigla mas apenas o nome completo.

          Não vejo problema. Do jeito que voce fala, Cristiana, fica uma avaliação muito subjetiva.

      • Interessante você perguntar

        Interessante você perguntar se faz sentido um partido ter a palavra “Partido” no nome.

        Faz sentido uma padaria ter a palavra “Padaria” no nome? É um atraso chamar a padaria da esquina de “Padaria da Esquina”? Ficaria mais correto chamar apenas de “Da Esquina”? Ou será que colocar um nome como “Rede”, “Hashtag” ou “Te Adicionei” ficaria mais correto?

        O Banco Itaú poderia também deixar de ser antigo e abolir a palavra “Banco” do seu nome. Coisa mais antiga chamar banco de banco…

        Isso me lembra muito a jogada publicitária do PFL que, estando completamente desmoralizado, resolveu enfrentar o problema trocando de nome. E como os partidos são criticados, resolveram retirar a palavra “Partido” do nome a chamar-se de “Democratas”. O PFL tornou-se mais moderno então? Melhoraram as práticas políticas? Os corruptos do PFL tornaram-se menos corruptos por estarem no “DEM”?

        Não.

        Foi só um golpe publicitário para enganar as pessoas. E deu certo?

        Também não.

        Para mim esse nome do partido da Marina é uma tentativa de disfarçar e enganar com um nome mais bonitinho e “na moda”.

  44. Marina vai ser laica?

    Será que o Itaú vai reduzir taxas e juros, a Natura vai aumentar a renda de suas consultoras e a Marina vai ser laica?

  45. Mutação camaleonica de tucano com cobra d’água

    Trata-se de propaganda subliminar escancarada e escandalosa para a conservadora verdista e ‘horizontalizada’ Submarina Silva. A Rede, enquanto partido (ainda não o é oficialmente), é uma fraude, um engodo, um embuste, uma farsa política. Não há absolutamente nada de novo nesse projeto ‘sonhático’.

     

    É o liberalismo explícito, com matizes e vernizes ‘ecológicos’ para engambelar inocentes úteis. Osmarina Radonski faz questão de se identificar com todas as forças políticas que constituem o núcleo duro da oposição ao projeto capitaneado pelo Partido dos Trabalhadores desde 2003.

     

    Faz questão de se auto proclamar enquanto uma espécie de Yoany Sánchez que fala português. Faz questão de se identificar como candidata disposta a combater o ‘chavismo’ do PT. Ora, mas não foi justamente o conjunto de forças políticas lideradas por Hugo Chávez, Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor e Cristina Kirchnner, Evo Morales, Rafael Correa e Pepe Mujica, que empreenderam uma mudança de época em toda a América do Sul?

     

    Pois é, Marinárvore Selva se dispõe a destruir este processo magnífico de ascensão social, de diminuição das desigualdades sociais, de integração econômica, política, social, cultural e de infra-estruturas que vem sendo feito nos últimos dez anos em nosso continente! Mais retrógrado e conservador do que isto é algo quase impossível.

     

    A crítica principal, além da propaganda subliminar (que coloca a verdista definitivamente no campo da direita), é justamente com relação a fraude política representada por Osmarina Thatcher. Ela é velha em práticas e ideias, é conservadora no campo político e econômico, e mais ainda no campo comportamental.

     

    É a nova cara da direita, uma mutação camaleonica e camuflada que os frustrados com o desmoronamento do PSDB passam a cultivar com especial apreço. Se esta transgenia política terá êxito em interromper o processo de pleno emprego, distribuição de renda, aumentos reais nos dissídios e no salário mínimo, e inflação controlada, empreendido com sucesso por Dilma Rousseff, o tempo há de dizer. Não creio.

     

    Concretamente, Osmarina é uma fraude até com relação ao seu antigo mote principal, qual seja, o verdismo.

     

    Sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente foi um festival de incompetências mil, sob todos os aspectos e pontos de vista. Carlos Minc e Izabela Teixeira fizeram muito mais pelo meio ambiente (em menos tempo), do que a pastora do atraso.

     

    Essa mistura de Fernando Henrique Cardoso com cobra d’água dificilmente vai enganar o povo brasileiro durante muito tempo. Nem que a pastora das trevas reze três dias e três noites consecutivas…

  46. Tres palavrinhas.

    Tres palavrinhas. Finaciamento publico de campanhas. Não é certo, empresas privadas finaciarem campanhas politicas de quem quer que seja. De A a Z. Ninguem me diga que o Itau e a Natura são  “santos”  por que  apoiam a candidata abertamente. Não há merito algum nisso. A fatura vai ser cobrada de uma forma ou de outra. Como tem sido em todos os governos da A a Z. Isso é promiscuo. E agora a promiscuidade é escancarada. Cinica.  Na hora de cobrar a fatura, ai eu quero ver a  suposta transparencia do Itau e a suposta “santidade” da candidata …

    • Itaú já tá nessa há um tempo.

      Itaú já tá nessa há um tempo. O comercial “change the world” associado as manifestações do Change Brazil, foi escancarado. Não sei o que o banco pretende com isso; associar sua imagem a interesses estranhos ao Brasil …tá apostando alto mesmo… Tá mergulhando de cabeça num poço prá lá de raso. A exemplo do que aconteceu ao STF, a aposta é na Mídia, no que ela ainda tem capacidade de promover por aqui. Pelos comentários, parece que não vai colar, não.

      • Change the world

        Com certeza. Em junho, quando recebíamos os e-mails apócrifos do “Change Brazil”, o Itaú iniciava o comercial nas rádios falando em mudanças. Ao final da “música”, diziam:  “Se quiserem ouvir essa música em seu celular, envie uma mensagem para o número tal ( não lembro o número ) , com a palavra ; MUDE.

        Era o Change Brazil e o Itaú nos bombardeando com ” mudanças “. Cheguei a comentar no Blog, para prestarem atenção no novo comercial do Itaú.   

  47. As observações contida no

    As observações contida no texto ligando a Rede de Marina as outras redes podem ser de fato , mas tambem pode ser uma observação maliciosa já com o fim de bombardear a candidatura da nobre senhora Marina , o que não posso acreditar  vindo  de um jornalista da qualidade do Nassif.

    Agora como o jogo político é bruto , pode se esperar de tudo , mas esperamos que o alto nível seja preservado.

     

     

  48. Nassif – A este propósito

    Nassif – A este propósito tivemos também o Banco Rural que era, no início, um banco em crescimento contínuo, mas ao fazer negócios com políticos ansiosos por dinheiro, propiciou esquemas como o Valerioduto, o que acabou em fechamento do banco. A proposito: o Batman ainda está assentado em cima do processo do mensalão mineiro?  

    • Itau e Marina

      Perfeito – o banco rural foi exemplo. O Itau perde e perderá muito com isso. Inevitavelmente haverá essa ligação (cumplicidade)!!

       

  49. Consultoras da Natura….

    Deixa ver se eu entendi, a grande amiga do Chico Mendes (sindicalista, antes de “ecologista”) está ao lado de uma empresa que inventou uma figura trabalhista inusitada: “as consultoras”, aquelas que trabalham sem nenhum direito trabalhista. 

    É esta a modernidade da Rede?

    • Será que o sistema Itaú ta interligado ao TSE?

      Se tiver, não vai dar pra se filiar a rede e votar na Dilma rsrsrsrsr

  50. Itaú, Natura e Marina, com a mesma imagem

    A associação empresa e campanha política não é novidade. O que é novo é a forma subliminar de fazer a campanha, supondo que os cidadãos brasileiros não iriam perceber a sua R E D E, que é tão ampla que não faz seleção de quem cai na rede. Neste sentido, o artigo de Nassif é esclarecedor. Vamos torcer para que muitos tenham acesso a esta análise. As pessoas podem até votar em Marina, mas que votem consciente de seu passado, de seu presente e do que poderá ser seu futuro. No passado, fez discurso progressistas, mas provou, na prática, que não passava de um discurso enganador. Sua prática tem mostrado para que veio – conservar o que há de mais retrógado. Se eleita, com esta aliança em rede, imaginem o que poderá acontecer. Alguma empresa, por acaso, se associa para não ter lucro? Alguma empresa gasta sem, ao menos, esperar retorno do que investiu e expectativa de lucro? E a nobre candidata, por que se associa? Será tão ingênua que pensa não estar se comprometendo? Será tão pura e inocente que pensa que não será cobrada por isso? Tenho minhas dúvidas. 

  51. A continuidade do sistema

    A continuidade do sistema capitalista entre os candidatos a presidência da república é uma compra evidente. O conteúdo dos canditatos serve apenas para confirmar o comprovado extrinsecamente no resultado da eleição: O eleitor enquanto ser social, espécie objetiva de valor da natureza, em certo sentido, data a alienação econômica do Estado, refundado por elementos protegidos, segundo o plano de governo indicado para circunstâncias externas.   

  52. A velha e carcomida imprensa brasileira explica

    Diário do Centro do Mundo

     

     

    O pragmático marido da programática Marina

     

     Postado em 24 out 2013por :    

    Uma das frases mais divertidas da semana vem do marido de Marina, Fábio. Foi o triunfo do pragmatismo contra o programatismo, para usar uma empressão que a mulher de Fábio tem repetido à exaustão.

    “Vou pedir demissão não”, escreveu Fábio  no Facebook. Aos 51 anos, Fábio tem um bom cargo no governo do petista de Tião Viana, no Acre. Poucos dias antes, também no Facebook, um líder petista no Acre perguntara a Fábio se ele não ia largar o “empregão” num partido que, segundo sua mulher, é “chavista” e foi vital no processo de negação de registro para a Rede de Sustentabilidade.

    Pragmaticamente, Fábio disse que fica. E programaticamente alegou que o PT no Acre é ainda “sonhador”, ao contrário do PT nacional.

    É um episódio quase anedótico, mas que cresce em importância nas revelações que traz com ele. Primeiro, mostra como é difícil separar o programatismo do pragmatismo, por mais que no plano da retórica Marina venha fazendo portentosos esforços nisso.

    Segundo, leva a uma pergunta: como a grande mídia pôde ser tão incompetente num assunto que, afinal, está ligado às eleições presidenciais de 2014?

    Jornais, revistas, telejornais, rádios, tudo isso com exércitos copiosos de repórteres e editores – ninguém deu a informação de que o marido de Marina trabalha no PT. A origem da notícia está no Facebook.

    A imprensa local deu primeiro, já há alguns dias. O paradoxo da família permaneceu ignorado da grande mídia, até que uma notinha apareceu. Num comportamento bovino, todo mundo correu atrás – com notável lentidão.

    Enfim, esta é a nossa grande mídia, aspas.

    Nos próximos dias, vai ser curioso ver a explicação que Marina dá entre programatismo e pragmatismo quando se trata de seu próprio lar.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-pragmatico-marido-da-programatica-marina/

     

    • Visão monodirecional na imprensa?

      A propria Marina Silva em entrevista no programa Roda viva na tv cultura, afirmou que não teria o menor constrangimento em trabalhar com vários bons quadros do PT, PSDB, etc, caso fosse necessário para ajudar a montagem de um governo.

      Existem pessoas muito competentes em todos os partidos, o problema consiste exatamente naqueles que acham que são detentores da verdade absoluta. Desta forma, quando analisado de forma isolada, o fato do marido da Marina Silva trabalhar em um governo petista dá uma impressão de contrassenso, porém aos mais atentos ao contexto, este argumento inexiste.

      Desde que o marido da Marina Silva tenha conseguido o seu emprego por méritos próprios e o execute com presteza, qual o problema disto?

      A imprensa não pode ser uma espécie de cabedal.

       

      • Acho que o problema não é exatamente esse.

         Até ai, estamos de acordo. Mas como explicar que o marido dela permaneça no governo estadual do PT, quando ela diz que o PT esta destruindo o Brasil ? Logo, ele faz parte dos que estão acabando com o Pais, seja através da destruição da floresta amazônica, do chavismo ou do esquerdismo.  

        • A semântica é o problema.

          Maria Luisa, insisto para que assista o programa e tente enxergar as questões sem preconceito ( pré-julgamento), A questão é que existem políticos bons e ruins em todos os partidos, no caso o governo do estado pode ter vários secretários muito bons que executam bons trabalhos.

          Não é estranho como o brasileiro,  via de regra, vota no candidato e não no partido, se não fosse assim teríamos mais movimentos populares por voto distrital. Acho portanto, um erro colocar todos os petista num mesmo saco, assim como de qualquer outro partido. O que nós eleitores temos que aprender é separar o joio do trigo e  acompanhar o trabalho daqueles que escolhemos. O problema não é o partido mas o comportamento humano dos políticos, dos empresários, dos funcionários públicos, da sociedade no geral.

          Para finalizar, não podemos atribuir a outros, todos os desvios de alguns, caso fosse correto, julgaríamos criminosos os familiares de quem partica ilícitos, e por mais fortes os laços,  isto não é correto.

          Precisamos mais do que julgamentos, precisamos  votar conscientementes e agir proativamente  para construirmos o país que queremos, sem intransigência e intolerância e com muito respeito e responsabilidade.

          Respeitosamente,

      • Ó conselheiro de tremendão,

        Ó conselheiro de tremendão, seja mais discreto!

        Vc não imaginou uma rede de investimento dos especuladores que é o que eu critico, com fazer o nosso investimento na mulher bundão, que neste caso é o último ponto que nos interessa?

  53. Que seja bem vinda a transparência ao reacionarismo

    Caro Nassif e demais

    Oras, o PSDB e outros partidos semelhantes, representam os interesses do capital, mas se dividem para assim melhorar a captação dos votos, governa-se para eles, mas se fica escondido. O PT, PCdoB e mais alguns partidos, de esquerdas e progressistas também recebem dinheiro do grande capital, que não se sentem muito ameaçado, pois tem na Constituição a certeza das poucas mudanças permitidas. Mas também sabem que ganharão com isso.Falar que o grande capital não está ganhando com os governos Lula/Dilma, é mentir para si.Agora, pelo menos já se sabe o que esperar, Itaú é um animal ferido e feroz, uma vez no governo, o povo dança. Quanto ao Natura. SE os demais souberem elencar as diferenças, por favor, fiquem a vontade. Não é a Marina quem puxa, mas ela será a puxada. Se houverem palavras de avanços sociais, não se deve acreditar, ela representa um nome alternativo para os setores da casa grande, que querem o poder de volta.

    Eles contribuirão com Dilma, mas desejosos que perca.  

     Saudações

  54. esse apoio às claras chama-se

    esse apoio às claras chama-se inovação, no dicionário de d. marina. pobre dudu.

  55. Sempre desconfio desse tipo

    Sempre desconfio desse tipo de visão que coloca os eleitores como idiotas incapazes de discernir.

    • É verdade. O Wilson bem que
      É verdade. O Wilson bem que poderia nos brindar com sua análise semiótica deste curioso nó marina-rede-itaú-natura com seus signos e implicações.

  56. Banco Cruzeiro do Sul

    A família Índio da Costa apostou no jovem deputado carioca, na vaga de vice na chapa josé serra, para salvar o banco que viria a quebrar meses depois da eleição.

  57. REDE

    .Perguntem a 100 pessoas do povão o que Rede é identificado no meio político, e quase todos  vão citar a “Rede” Globo..Façam-me o favor, acreditem que o que importa para  a maioria é o emprego, inflação sob controle e os “agrados” às c lasses C,D e E. Com estes  pilares que representam basicamente  a estabilidade econômica e política do país   veremos que não tem para ninguém. As “faltas”: falta melhor saneamento  básico, melhor educação, melhor saúde, melhor segurança, melhor infraestrutura, melhor transporte urbano serão sempre empurradas com a barriga , igual àquelas casas de alvenaria que o pessoal constrói e já as ocupa antes dos acabamentos , mas as considera “sua moradia”(nas periferias de São Paulo é muito comum se ver  casas com “tijolos à vista”). Os candidatos vão disputar as”promessas”, com a diferença que há um candidato com ótimo cacife que está lhe dando larga margem de vantagem no jogo.Com certeza neste proximos 12 meses não teremos alta significativa de desemprego, a inflação não passará da meta(tome alta da Selic se for necessário) e  os  PAC , MCMV, MM, BF , estão bombando.. Até quando ? Só Ele sabe. Rede? No Nordeste e em todo Brasil sempre se encontra um verndedor de rede.

  58. Rede

    Vale lembrar/mencionar o exemplo do Andrade Vieira, senador e ministro da Agraicultura versus seu banco o Bamerindus.

  59. Rede Sustentabilidade

    LUIS NASSIF

     

    Me ajude lembrar melhor sobre a moral da Marina quando era ministra do meio ambiente, indignada pela devastação da Amazônia  anunciava  na mídia que ia acabar com o desmatamento da região, enquanto isso apareceu uma denúncia de pirataria  contra a Natura por extração de ervas da floresta e de desmatamento desordenado criminoso de seu próprio marido Fabio. Porque a mídia se calou? Memória curta? Ou crime comum de pouca importância. Sem ibope ou rabo preso.

     

  60. Sou cliente do Itaú e já

    Sou cliente do Itaú e já externei a instituição o meu desagrado com relação a essa exposição político/partidária. Fica aqui a minha sugestão. Se todos clientes fizerem isso, acredito que o Banco irá refletir, se o mais importante é o cliente ou uma candidatura presidencial; finalmente políticos passam, mas uma empresa solida como o Itaú ficará, só que manchada por algo completamente sem nexo.

     

    • Sua sugestão

      Excelente a sua sugestão dos correntistas mostrarem seus desagrados com o Banco, apesar de  tais comportamentos não evitarem o “”PROJETO”” que o Itaú deve ter com a suposta eleição da OSMARINA. Mas que saiba que tudo isso denigre a imagem da empresa e, que estamos atentos a esse escandaloso comportamento.  

    • Fátima,
      Concordo com

      Fátima,

      Concordo com você.

      Não sou cliente do Itau mas vou enviar e-mail mostrando meu desagrado com esta atitude de uma instituição financeira deste porte bancar uma candidata.

      Farei o mesmo com a Natura.

      Se receberem 10.000 e-mail e isto repercutir nas redes socias, vão parar para pensar.

       

       

       

       

       

       

    • “finalmente políticos passam,

      “finalmente políticos passam, mas uma empresa solida como o Itaú ficará”

      Sim, a base do prédio do Banco Itaú é solida.

      As generalizações que permitem desenvolver as inscrições dos Bancos são peças virtuais.

      Se bater uma crise de elaborações solidas, eles correm com o dinheiro físico, e dizem que quebraram.

    • Fátima

      Qual canal voce usou pra reclamar?

      No site do itaú nao vi link que pudesse ser específico pra esse tipo de protesto.

       

  61. Rede

    Qual é a trama da Rede?

    Fica claroporque  que Marina não se empenhou em colher assinaturas para fundar o seu partido …

    É que o partido já existia!

  62. Rede Sustentabilidade do bolso da Marina/Fabio

    Luis Nassif

    Onde foi parar aquela dunúncia de pirataria ou extrativismo de ervas da Natura da floresta amazônica e também da denúncia de desmatamento desordenado criminoso da Amazônia do Sr. Fábio seu Marido, enquanto ela era ministra do meio ambiente? Cadê a mídia, os políticos? Memória curta ou estão com o rabo preso?

    • Muito bem lembrado.

      Pois é, Egídio, por trás das caras dos sonsos, é onde se encontram os mais variados tipos de pecados, já dizia minha avó. 

  63. Pessoal,
     
    Na Rede da Marina,

    Pessoal,

     

    Na Rede da Marina, da Natura e do Itaú só não tem lugar pra alguém, e esse alguém é o Dudu. 

  64. Itaú e Rede
    Nassif.

    O Itaú corre o risco de criar uma imagem de radicalismo ambiental doentio, que é o que representa Marina Silva. O radicalismo de Marina chega a tal grau que ela é capaz de entregar a Amazônia Brasleira às ONGs internacionais. Marina coloca o ambiente acima do ser humano. As ONGs internacionais usam o meio ambiente como pano de fundo para intervir nos assuntos internos do Barsil. São financiadas por Fundações milionárias dos States, Canadá e Europa. O Itaú que se cuide com seus clientes, principalmente os dedicados ao agronegócio.

  65. Rede Globo, Natura e Itau – Gananciosos e Interesseiros

    Porque Rede Globo, Natura e Banco ITAU  querem apoiar a Marina ?

    Estas Empresas querem apoiar a Marina Silva, porque estao interessadas no perdão da grande dívida fiscal que cada uma delas carrega. 

    São todos picaretas interesseiros….golpistas que se locupletam mamando nas tetas do Governo. Todos seus executivos possuem Jatinhos particulares e tiram férias nas Ilhas Cayman, Bahamas, etc….  Poré não tem caixa para pagar as suas dívidas fiscais.

    Fica mais uma vez provado que no Brasil só pobre é quem paga impostos….

    Quanto a Marina Silva, espero que esta nao “entre na onda desses picaretas”  pois seu eleitorado odeia essa raça de sangessugas…………………Se a Marina aceitar apoio dessa gentalha, será o seu fim politico ! 

    O Luiz Nassif sabe disso tudo mas nao escreve…fica somente nas entrelinhas porque é pau mandado dessa gentalha !

     

     

     

  66. No final o que todos querem é

    No final o que todos querem é a coroa custe o que custar, pura doutrina Maquiavélica! 

  67. ai que saudade das nossas Carmens Mirandas autênticas…

    troquei frutas por produtos da floresta e não vi brasilidade nenhuma em Marina

     

    mas como sou daqueles que acham que todo mundo tem o direito de tentar se eleger, troquei padrões de comportamento por padrões de consumo e só piorou

     

    enfim, rede sustentabilidade e falsas Carmens Mirandas, tudo a ver…………………

     

    mas reconheço que Marina deve ser muito boa para telenovelas filmadas na floresta

     

     

  68. Imagem Desvendada

    Nassif: os bicheiros, a “velha guarda” da malandragem , no Rio de Janeiro, aos poucos foram sendo afastados, ora por ação natural, ora por antecipação da ação natural. O resultado é que seus sucessores, jovens cheios de idéias ilicitamente geniais, mas sem vivência com o trato nas esferas políticas e policiais na cidade maravilhosa, acabaram enveredando por episódios grotescos, cujo resultado foi uma escalada de violência que até hoje se paga alto preço. Não que se pretenda comparar os quadros com a aliança Marina-Dudu e as articulações daí advindas. Os bicheiros eram bem mais humanos. Mas apenas para mostrar que esse pode ser o problema das novas potências, capitaneadas por mentes tão brilhantes quanto as que sucederam os bicheiros. A questão é no que isto vai dar. A Natura, como você mesmo admite, tem solidez financeira. E com R$ 500.000.000,00 de capital consolidado, pode muito bem investir 30% disto na campanha da dona da “Rede”, sem comprometer sua saúde financeira. Se perder, deduz no IR e socializa o resto no preço dos produtos, cuja concorrência e mínima; se ganhar, em menos de 2 anos recupera isto. Os 3 restantes serão para o lucro. Quanto ao Itaú, a questão ai é mais complicada para análise. Primeiramente, ele não esta sozinha nesta; tudo indica ser a ponta do iceberg, com os Bornhausen capitaneando o pool de bancos e instituições similares. Os Bancos da Suíça já demonstraram interesse em participar da “jogada”. E olhe que eles não dão ponto sem nó. Para investir neste novo negócio da alta rentabilidade, até a máfia russa e a colombiana seriam capazes de participar. Todos somando, facilmente ajuntariam R$ 700.000.000,00 (menos de U$ 350,000,000.00) para a campanha presidencial. A grande mídia, ressabiada como anda, adoraria participar, especialmente se for para destituir quem não lhes agrada e ainda garantindo altos lucros com a veiculação de fofocas e boatos desestabilizadores. Eleita a dona da “Rede”, quando muito teríamos de volta o período do governo de 1989, sem base parlamentar e com uma nova modalidade de PC Farias (ou quem sabe a forte presença de Sergio Motta) cuidando das “sobras de campanha” e dos tratos palacianos, dentre outros. A Chevron já falando em pós-sal (esse de pré já não cola), garantida pela 4ª esquadra em águas nacionais. Trens-bala cruzando o Pais em todas as direções. Evidentemente, sob contratação e supervisão da Easton. A Siemens ficaria de castigo por um ano, por denunciar negócios do “grupo”; mas voltaria sorridente e feliz com o “mercado” da telefonia. Fortemente imaginável, neste cenário se agruparia toda a “oposição” ao atual governo. Nada teriam a perder, se não vingar a articulação. E quem nada tem pode arriscar tudo. Por isto é que nestes dois pilares, Natura e Itaú, sólidos financeiramente e promissores nos propósitos de vingança, Marina esta amarrando os punhos da sua “Rede”, “pra ver a banda passar, cantando coisas de amor”…

  69. Os banqueiros querem afastar o Estado intervencionista.

    O fato do capital se apoiar numa análise reduzida em rede, por efeitos da tecnologia avançada dos bancos, Marina Silva, talhada para dar livre curso aos poderes naturais, não pode deixar de mediar a centralidade das formas da sociedade, quer em sua insignificante medida para unir os individuos, quer em pontos isolados pela ciência da economia.

  70. FAROL DAS ANÁLISES

    Apontem o farol das anállises para o presidente do PSB, aquele quem apassou 12 anos aliado ao Governo Lula-Dilma e agora flutua como pretensa oposição…

    É sabido que “Ele” não bate prego sem estopa, mas depois da união entre estas duas figuras (adjetivo?) não sei ainda qual é a “dele”, mas sei que é muito importante observar este detalhe.

  71. NAZISMO E PROPAGANDA SUBLIMINAR

    Outra coisa:

    A idéia não é nova:

    A História da registrou o uso de PROPAGANDA SUBLIMINAR por HITLER.

  72. A que preço? Um banco como o

    A que preço? Um banco como o Itaú, não entra numa campanha dessas pra não levar nada!!  Deixemos a Marina explicar….se é que vai!!

    E a Marina traíra mostrou a cara…..e não é a de boazinha, a  amiga da natureza…..isso aí gosta é de dinheiro, e muito dinheiro.  Marina é retrocesso dos bravos…..é perigosa e fez alianças com o diabo!!!  O perigo é esse….uma despreparada, que quando ministra, nem sabia que caminho trilhar….imagina enquanto presidente??  Serra, Alckmin e até o Aécio são mais “honestos” nas suas imagens que ela…além do que,  a gente sabe o que esperar. 

  73. Doações do Itaú em 2010

    Doações do banco Itaú em 2010

     

    Dilma 3 milhões, Serra 3 milhões.

    Total geral de doações a deputados, governadores, senadores em todos os estados e todos os partidos : R$ 23.350.000,00

    Ou seja, metade dos políticos do país são “funcionários” do Itaú e agora neguinho quer ver chifre em cabeça de cavalo.Benza Deus.

     

    BANCO ITAU S/A60.701.190/0001-0405/08/10450001094511.000.000,00Transferência eletrônicaGERALDO JOSE RODRIGUES ALCKMIN FILHO45PSDBGovernadorSPBANCO ITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0403/09/104300158026150.000,00Transferência eletrônicaEUSTAQUIO LUCIANO ZICA4321PVDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0413/08/104300170715825.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA43PVGovernadorMGITAU INIBANCO S.A60.701.190/0001-0404/08/10130011431012.000.000,00Transferência eletrônicaDILMA VANA ROUSSEFF13PTPresidenteBRITAU INIBANCO S.A60.701.190/0001-0426/11/1013001144759500.000,00Transferência eletrônicaDILMA VANA ROUSSEFF13PTPresidenteBRITAU INIBANCO S.A60.701.190/0001-0426/10/10130011445071.500.000,00Transferência eletrônicaDILMA VANA ROUSSEFF13PTPresidenteBRITAU UNIBANCI SA60.701.190/0001-0428/10/1045000175924100.000,00Transferência eletrônicaTEOTONIO BRANDAO VILELA FILHO45PSDBGovernadorALITAU UNIBANCO60.701.190/0001-0401/10/101300062462150.000,00Transferência eletrônicaGERALDO MAGELA PEREIRA1313PTDeputado FederalDFITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/09/101100016971250.000,00Transferência eletrônicaGERSON DOS SANTOS PERES1115PPDeputado FederalPAITAU UNIBANCO S. A.60.701.190/0001-0405/08/1045000025806100.000,00Transferência eletrônicaARNALDO DE ABREU MADEIRA4580PSDBDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S A60.701.190/0001-0413/08/1013000709510300.000,00Transferência eletrônicaDELCÍDIO DO AMARAL GOMEZ138PTSenadorMSITAU- UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0429/09/104500002508850.000,00Transferência eletrônicaANTONIO CARLOS DE MENDES THAME4577PSDBDeputado FederalSPITAU- UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/09/102300018561950.000,00Transferência eletrônicaRUBENS BUENO2300PPSDeputado FederalPRITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0403/09/1045000430823100.000,00Transferência eletrônicaALOYSIO NUNES FERREIRA FILHO451PSDBSenadorSPITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0408/09/1045000077315100.000,00Transferência eletrônicaANTERO PAES DE BARROS NETO455PSDBSenadorMTITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0417/08/1033000002502100.000,00Transferência eletrônicaARMANDO VERGÍLIO DOS SANTOS JÚNIOR3345PMNDeputado FederalGOITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0417/09/1013000680013300.000,00Transferência eletrônicaFERNANDO DAMATA PIMENTEL133PTSenadorMGITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0429/09/101200101881050.000,00Transferência eletrônicaFLÁVIA CARREIRO ALBUQUERQUE MORAIS1212PDTDeputado FederalGOITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0429/09/102500001012350.000,00Transferência eletrônicaGUILHERME CAMPOS JUNIOR2590DEMDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0429/09/106500005037650.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ ALDO REBELO FIGUEIREDO6565PC do BDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0413/08/1045000108552100.000,00Transferência eletrônicaMARCELO ZATURANSKY NOGUEIRA ITAGIBA4518PSDBDeputado FederalRJITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0429/09/101100007986150.000,00Transferência eletrônicaMARCIO REINALDO DIAS MOREIRA1177PPDeputado FederalMGITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0402/09/102500042670550.000,00Transferência eletrônicaMARIA AUXILIADORA SEABRA REZENDE2580DEMDeputado FederalTOITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0401/10/101100000749825.000,00Transferência eletrônicaMARIA DA GRAÇA DOUAT BARBOSA DE MEDEIROS11040PPDeputado EstadualRJITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0401/10/104500000561725.000,00Transferência eletrônicaPAULO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA45633PSDBDeputado EstadualSPITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0413/08/1025000072508150.000,00Transferência eletrônicaPAULO GANEM SOUTO25DEMGovernadorBAITAU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0423/08/104500031370550.000,00Transferência eletrônicaZENALDO RODRIGUES COUTINHO JUNIOR4567PSDBDeputado FederalPAITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0429/09/101300085175650.000,00Transferência eletrônicaANDRE LUIZ VARGAS ILARIO1345PTDeputado FederalPRITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0430/09/101300087472325.000,00Transferência eletrônicaCARLOS MINC BAUMFELD13001PTDeputado EstadualRJITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0427/09/102500009402050.000,00Transferência eletrônicaCLAUDIO CAJADO SAMPAIO2522DEMDeputado FederalBAITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0430/09/102000067311450.000,00Transferência eletrônicaHUGO LEAL MELO DA SILVA2010PSCDeputado FederalRJITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0410/08/1025000267503200.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ AGRIPINO MAIA252DEMSenadorRNITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0430/09/101100004042850.000,00Transferência eletrônicaJOSE OTAVIO GERMANO1112PPDeputado FederalRSITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0404/08/104500002808650.000,00Transferência eletrônicaMARA CRISTINA GABRILLI4517PSDBDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0401/10/104500001384725.000,00Transferência eletrônicaMILTON FLAVIO MARQUES LAUTENSCHLAGER45101PSDBDeputado EstadualSPITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0423/09/101500019766550.000,00Transferência eletrônicaOSMAR GASPARINI TERRA1522PMDBDeputado FederalRSITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0427/09/101500031661225.000,00Transferência eletrônicaPAULO CÉSAR MELO DE SÁ15288PMDBDeputado EstadualRJITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0401/10/101100001181050.000,00Transferência eletrônicaREBECCA MARTINS GARCIA1122PPDeputado FederalAMITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0422/09/102500004912825.000,00Transferência eletrônicaRICARDO DE AQUINO SALLES25200DEMDeputado EstadualSPITAU UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0430/09/1013000608179100.000,00Transferência eletrônicaWALTER DE FREITAS PINHEIRO130PTSenadorBAITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0419/08/1045000243479500.000,00Transferência eletrônicaAÉCIO NEVES DA CUNHA456PSDBSenadorMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0428/09/102000032123725.000,00Transferência eletrônicaANTONIO CARLOS ARANTES20456PSCDeputado EstadualMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/101300108655950.000,00Transferência eletrônicaARLINDO CHIGNALIA JUNIOR1322PTDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/09/104500000456625.000,00Transferência eletrônicaBRUNO COVAS LOPES45145PSDBDeputado EstadualSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/101500012829025.000,00Transferência eletrônicaBRUNO DE FREITAS SIQUEIRA15622PMDBDeputado EstadualMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0427/08/1045000120270500.000,00Transferência eletrônicaCARLOS ALBERTO RICHA45PSDBGovernadorPRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/104500025416325.000,00Transferência eletrônicaCARLOS EDUARDO VENTURELLI MOSCONI45513PSDBDeputado EstadualMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0413/08/101500019367550.000,00Transferência eletrônicaDARCÍSIO PAULO PERONDI1502PMDBDeputado FederalRSITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0419/08/102300028033025.000,00Transferência eletrônicaDAVID ZAIA23123PPSDeputado EstadualSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/1025000052306150.000,00Transferência eletrônicaDEMOSTENES LAZARO XAVIER TORRES251DEMSenadorGOITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0408/09/1043001524016100.000,00Transferência eletrônicaFABIO JOSÉ FELDMANN43PVGovernadorSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0404/08/104500002470150.000,00Transferência eletrônicaFERNANDO BARRANCOS CHUCRE4566PSDBDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0427/09/1045000320603100.000,00Transferência eletrônicaFERNANDO DE SOUZA FLEXA RIBEIRO456PSDBSenadorPAITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0422/09/1015000092274250.000,00Transferência eletrônicaIRIS REZENDE MACHADO15PMDBGovernadorGOITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0423/08/1013000605013150.000,00Transferência eletrônicaJAQUES WAGNER13PTGovernadorBAITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0427/09/101400001789350.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ FRANCISCO PAES LANDIM1410PTBDeputado FederalPIITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0413/08/1040001860128150.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ RENATO CASAGRANDE40PSBGovernadorESITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/104500002512550.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ RICARDO ALVARENGA TRIPOLI4565PSDBDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0426/11/1045000452005500.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ SERRA45PSDBPresidenteBRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0426/10/10450004511781.500.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ SERRA45PSDBPresidenteBRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/08/10450003128012.000.000,00Transferência eletrônicaJOSÉ SERRA45PSDBPresidenteBRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0410/08/1045000051803100.000,00Transferência eletrônicaJUTAHY MAGALHÃES JÚNIOR4545PSDBDeputado FederalBAITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/1045000102480100.000,00Transferência eletrônicaLÚCIA VÂNIA ABRÃO COSTA451PSDBSenadorGOITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/104500014700150.000,00Transferência eletrônicaLUIZ CARLOS JORGE HAULY4515PSDBDeputado FederalPRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/104500026461425.000,00Transferência eletrônicaLUIZ HUMBERTO CARNEIRO45999PSDBDeputado EstadualMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0414/09/101300107612750.000,00Transferência eletrônicaLUIZ PAULO TEIXEIRA FERREIRA1398PTDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/08/1045000294271150.000,00Transferência eletrônicaLUIZ PAULO VELLOZO LUCAS45PSDBGovernadorESITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0410/08/1025000542881200.000,00Transferência eletrônicaMARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MACIEL256DEMSenadorPEITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0412/09/1045000102217250.000,00Transferência eletrônicaMARCONI FERREIRA PERILLO JÚNIOR45PSDBGovernadorGOITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0424/08/1043001302602250.000,00Transferência eletrônicaMARIA OSMARINA MARINA DA SILVA VAZ DE LIMA43PVPresidenteBRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0404/08/1043001302511750.000,00Transferência eletrônicaMARIA OSMARINA MARINA DA SILVA VAZ DE LIMA43PVPresidenteBRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/101100015781350.000,00Transferência eletrônicaMÁRIO SILVIO MENDES NEGROMONTE1111PPDeputado FederalBAITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0426/08/1013001048522300.000,00Transferência eletrônicaMARTA SUPLICY133PTSenadorSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/09/101300069854050.000,00Transferência eletrônicaMIGUEL CORREA DA SILVA JÚNIOR1330PTDeputado FederalMGITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0413/08/1012001050653500.000,00Transferência eletrônicaOSMAR FERNANDES DIAS12PDTGovernadorPRITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0403/09/1023000200014100.000,00Transferência eletrônicaRAUL BELENS JUNGMANN PINTO232PPSSenadorPEITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0429/09/101100004281650.000,00Transferência eletrônicaRENATO DELMAR MOLLING1122PPDeputado FederalRSITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0404/08/102500001610350.000,00Transferência eletrônicaRODRIGO GARCIA2525DEMDeputado FederalSPITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0405/08/1025000264504100.000,00Transferência eletrônicaROSALBA CIARLINI ROSADO25DEMGovernadorRNITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/09/101100000443650.000,00Transferência eletrônicaSAVIO LUIS FERREIRA NEVES FILHO1110PPDeputado FederalRJITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/1045000290072100.000,00Transferência eletrônicaSEVERINO SERGIO ESTELITA GUERRA4510PSDBDeputado FederalPEITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/09/101100000450750.000,00Transferência eletrônicaSIMAO SESSIM1125PPDeputado FederalRJITAU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0417/09/101300108552750.000,00Transferência eletrônicaVICENTE PAULO DA SILVA1390PTDeputado FederalSPITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0429/09/1011000045739100.000,00Transferência eletrônicaANA AMELIA DE LEMOS111PPSenadorRSITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0401/10/1012001521789100.000,00Transferência eletrônicaCRISTOVAM RICARDO CAVALCANTI BUARQUE123PDTSenadorDFITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0410/08/104300158140950.000,00Transferência eletrônicaFRANCISCO MARCELO ORTIZ FILHO4341PVDeputado FederalSPITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0419/08/1025000499611100.000,00Transferência eletrônicaHUGO NAPOLEÃO DO REGO NETO2510DEMDeputado FederalPIITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0405/08/1040002202005100.000,00Transferência eletrônicaJULIO CESAR DELGADO4050PSBDeputado FederalMGITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0423/09/101500012932425.000,00Transferência eletrônicaLUIZ SÁVIO DE SOUZA CRUZ15900PMDBDeputado EstadualMGITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0420/09/104500009218850.000,00Transferência eletrônicaNELSON MARCHEZAN JUNIOR4545PSDBDeputado FederalRSITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0424/09/104300158963950.000,00Transferência eletrônicaRICARDO IZAR JUNIOR4363PVDeputado FederalSPITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0408/09/101400002863150.000,00Transferência eletrônicaROBSON TUMA1414PTBDeputado FederalSPITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0408/09/1014000025813100.000,00Transferência eletrônicaROMEU TUMA141PTBSenadorSPITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0413/08/1015000021892700.000,00Transferência eletrônicaSERGIO DE OLIVEIRA CABRAL SANTOS FILHO15PMDBGovernadorRJITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0414/09/1045000184454300.000,00Transferência eletrônicaTASSO RIBEIRO JEREISSATI456PSDBSenadorCEITAU UNIBANCO SA60.701.190/0001-0430/09/102500005283350.000,00Transferência eletrônicaVILMAR DA SILVA ROCHA2525DEMDeputado FederalGOITAÚ UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0405/08/104500010845550.000,00Transferência eletrônicaOTAVIO SANTOS SILVA LEITE4555PSDBDeputado FederalRJITAÚ UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0408/09/101500021726650.000,00Transferência eletrônicaREINHOLD STEPHANES1515PMDBDeputado FederalPRITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0411/08/1045000238484700.000,00Transferência eletrônicaANTONIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA45PSDBGovernadorMGITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0417/09/1045000204482200.000,00Transferência eletrônicaARTHUR VIRGILIO DO CARMO RIBEIRO NETO451PSDBSenadorAMITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0419/08/1043001508105350.000,00Transferência eletrônicaFERNANDO PAULO NAGLE GABEIRA43PVGovernadorRJITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0416/08/1015000175156200.000,00Transferência eletrônicaJARBAS DE ANDRADE VASCONCELOS15PMDBGovernadorPEITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0424/09/104500003144150.000,00Transferência eletrônicaJOSE RICARDO FRANCO MONTORO4546PSDBDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0401/10/102300015333525.000,00Transferência eletrônicaMARIA GLÁUCIA COSTA BRANDÃO23723PPSDeputado EstadualMGITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0408/09/1025000166571100.000,00Transferência eletrônicaRODRIGO FELINTO IBARRA EPITACIO MAIA2587DEMDeputado FederalRJITAÚ UNIBANCO S.A.60.701.190/0001-0424/09/102500001812050.000,00Transferência eletrônicaZULAIE COBRA RIBEIRO2529DEMDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0404/08/10130010920271.000.000,00Transferência eletrônicaALOIZIO MERCADANTE OLIVA13PTGovernadorSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/101300105551650.000,00Transferência eletrônicaCANDIDO ELPIDIO DE SOUZA VACCAREZZA1312PTDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0401/10/104500010273350.000,00Transferência eletrônicaCARLOS ALBERTO LEREIA DA SILVA4544PSDBDeputado FederalGOITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/09/104500000801325.000,00Transferência eletrônicaEVANDRO LUIZ LOSACCO45045PSDBDeputado EstadualSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0426/08/1015000212002200.000,00Transferência eletrônicaGARIBALDI ALVES FILHO154PMDBSenadorRNITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0428/09/102500027701125.000,00Transferência eletrônicaGUSTAVO DA CUNHA PEREIRA VALADARES25464DEMDeputado EstadualMGITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/08/1023000321029150.000,00Transferência eletrônicaITAMAR AUGUSTO CAUTIERO FRANCO234PPSSenadorMGITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0428/09/102200001230750.000,00Transferência eletrônicaJOAO CARLOS PAOLILO BACELAR FILHO2288PRDeputado FederalBAITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0426/08/104500002530950.000,00Transferência eletrônicaJOSE CARLOS STANGARLINI4510PSDBDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0403/09/1013000788595100.000,00Transferência eletrônicaMAURICIO RANDS COELHO BARROS1310PTDeputado FederalPEITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0428/09/101300108013650.000,00Transferência eletrônicaNEWTON LIMA NETO1318PTDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0423/08/1043001674013100.000,00Transferência eletrônicaRICARDO YOUNG SILVA430PVSenadorSPITAÚ UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0413/08/104500002775475.000,00Transferência eletrônicaWALTER MEYER FELDMAN4570PSDBDeputado FederalSPITAÚ UNIBANCO SA60.701.190/0001-0430/09/104500010382825.000,00Transferência eletrônicaAFRENI GONCALVES LEITE45456PSDBDeputado EstadualGOITAÚ UNIBANCO SA60.701.190/0001-0424/09/101500021740825.000,00Transferência eletrônicaREINHOLD STEPHANES JUNIOR15000PMDBDeputado EstadualPRITÁU UNIBANCO S.A60.701.190/0001-0429/09/1022000033033100.000,00Transferência eletrônicaLUCIO GONCALO DE ALCANTARA22PRGovernadorCEITÁU UNIBANCO S/A60.701.190/0001-0414/09/1015000162437300.000,00Transferência eletrônicaHÉLIO CALIXTO DA COSTA15PMDBGovernadorMGITAÚ UNIBANDO S.A.60.701.190/0001-0427/09/101500002616725.000,00Transferência eletrônicaEDSON ALBERTASSI15088PMDBDeputado EstadualRJITAUNIBANCO S/A60.701.190/0001-0430/09/101500002387525.000,00Transferência eletrônicaFRANCISCO MANOEL DE CARVALHO15345PMDBDeputado EstadualRJ

     

    • ENQUANTO OS BANCOS DO 1o. MUNDO ESTAO QUEBRANDO…

      É POR ESTA RAZAO QUE ENQUANTO OS BANCOS DO 1o. MUNDO DECRETAM QUEBRA, OS BANCOS BRASILEIROS

      COMO O ITAU, TÊM A CARA-DE-PAU DE DECLARAR UM LUCRO LIQUIDO DE R$ 8 BILHOES NO ULTIMO SEMESTRE.

      ESSES AGIOTAS, ROUBAM DO POVO PARA SE LOCUPLETAREM E ACABAM COMPRANDO COM “MIGALHAS”  OS

      NOSSOS POBRES POLÍTICOS CORRUPTOS……….E AINDA QUEREM ANISTIA DE DIVIDAS FISCAIS….! 

      E A NOSSA IMPRENSA DE CABRESTO,  SÓ  COMENTA SOBRE FUTEBOL…………..

      NOSSA PRESIDENTA FAZ VISTAS GROSSAS A ESTES ABSURDOS PORQUE SEU PODER É FRUTO COMPRADO COM

      AS MIGALHAS FORNECIDAS EM CAMPANHAS PELOS BANQUEIROS……………..ESTE É O BRASIL !  

       

  74. Esse embricamento já me fez

    Esse embricamento já me fez deixar de assinar e ler a folha, ler a óia, assinar uol e agora fecho a conta….

     

  75. GAROTO PROPAGANDA DO ITAÚ

    Luciano, o Hulck, é o garoto propaganda do ITAÚ, inclusive do novo cartão.

    “Cês sabe qui tô gostando dessa ixposição em verso, prosa, logo e marca”, vamos aguardar a passagem das águas…

  76. Bancos e política

    Bom, também tinha a turma da TFP, que financiou operações da ditadura através do Banco Mercantil (ou vice-versa). No Paraná havia o Andrade Vieira, do Bamerindus, que fazia as políticas regionais e se bancava no cenário nacional com $ do banco. E há quem diga que o próprio Itaú participou com $ em ajudas aos repressores (matéria de José Casado e Chico Otavio, n’O Globo, 09/13/2013). Enfim, fica evidente que a escolha dos bancos é sempre à direita, o máximo possível.

     

  77. Itaú, Natura e Marina

    Pelo que o autor deste comentário está escrevendo parece que a expressão e palavra “REDE” foi inventada pela Marina, mas pelo que sei essa expressão é há muito tempo utilizada em vários setores, principalmente o de cosmético, com a AVON que inicou uma venda com a “Rede de suas Consultoras”. O ITAÚ tem como símbolo o conector de internet que é uma REDE, muito antes da Marina surgir como candidata há alguma coisa. Afinal , acho que o cara está viajando na maionese!

  78. REDE

    Realmente é uma cartada extremamente ousada das empresas, associando-se a um mote corporativo.

    Marina Silva, para muitos, parece estar “bola da vez”, como alternativa nova (nem tanto) no cenário político brasileiro.

    Aspira a principal cadeira do Executivo Nacional, fazendo frente à possibilidade de reeleição de Dilma.

    Há necessidade de considerarmos o seguinte: o empresariado brasileiro já não suporta mais a enxurrada de oscilações provenientes das medidas paliativas ou a contemplação, por parte do poder, de uma minoria.

    Muito bem: o segmento financeiro apoiador de Marina carece de estabilidade, para estufar seus cofres.

    Por outro lado, estando para o lado de Marina, numa possível eleição desta, a empresa de cosméticos tentará manter sua linha de naturalidade, mesmo buscando no paraíso amazônico soluções de mercado para seus produtos.

    Trocando em miúdos, a meu ver, apenas apoios por conta de interesses comerciais e financeiros.

    Não creio em fidelidade, simplesmente.

    O lobby ainda predomina, logicamente muito bem arquitetado.

    Como afirma o articulista, basta um pingo para se escrever um discurso capaz de derrubar a candidata, arrastando consigo os patrocínios.

    Por outro lado, se tudo correr bem, o que cair na Rede é peixe.

    Preciso se faz saber pescar…

  79. Referente ao paragrafo

    Referente ao paragrafo abaixo:

    “Apostar em políticos é estratégia de marketing tão arriscada quanto apostar em boxeadores: basta um nocaute para liquidar com qualquer campanha; basta uma denúncia, uma derrota acachapante, uma reversão de imagem para respingar no patrocinador. Basta derrotar os adversários para ter contra si todos seus eleitores.”

     

    Duvido que aconteça, exemplo BMG que estava envolvido no caso do mensalão, mas não afetou a operação da empresa.
    Isso falando apenas de uma instituição financeira e de um caso que eu conheço e lembro no momento, independente de partido. Caso conheçam de outras instituição financeira, favor compartilhar.

    Obrigado.

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