O delegado que desmoraliza a Polícia Federal, por Luis Nassif

No artigo “Relatório de indiciamento de Haddad revele omissão e manipulação de provas” a repórter Cintia Alves demole o trabalho do delegado João Luiz de Moraes Rosa. Não se vale de informações exclusivas, de análises jurídicas. Simplesmente submete o relatório ao mais básico dos testes: o de verossimilhança.

Extrai do relatório as inconsistências, as provas deixadas de lado. Juntando tudo, tinha-se uma acusação fake. Mesmo nesses tempos em que as fake news foram erigidas à condição de ameaça nacional, e os jornais se apresentando como último bastião da verdade, o tal “indiciamento” fajuto pela Polícia Federal (só o Ministério Público pode indiciar) frequentou as homes dos jornais paulistas por todo o dia.

Existe alguma inteligência corporativa na PF para entender os prejuízos que irresponsabilidades como a de João Luiz de Moraes Rosa traz à corporação? Há uma luta ingente com o Ministério Público sobre atribuições nos inquéritos. A Lava Jato demonstrou a extrema fragilidade dessa turma para investigar. Limitaram-se a forçar delações que preenchessem suas narrativas, e a formular teses jurídicas estranhas, que já foram desmontadas pelos penalistas de peso.

Aliás, jogaram um abacaxi considerável para o TRF4, porque, dispondo de todos os poderes, do poder de prender e de torturar, de arrancar a delação que quisessem, de buscar dados no mundo inteiro, esperava-se uma denúncia minimamente consistente no caso do triplex. Não havendo, o pepino terá que ser descascado pelo TRF4.

Nos últimos tempos, a PF conseguiu se destacar, checando tecnicamente denúncias inconsistentes de Rodrigo Janot, entre outras. Mas isso graças a seu corpo técnico, aos peritos, aos delegados de fora do circuito do show bizz.

A disputa entre MPF e PF não será resolvida com a mediação da mídia ou de Temer, mas com a capacidade de cada uma das organizações de demonstrar profissionalismo, apego aos fatos, respeito aos direitos, inteligência investigativa.

Um denúncia como a desse delegado desmoraliza todo o trabalho de recuperação de imagem da PF. Aquela PF do início dos anos 2.000, orgulhosa de si, sequiosa por incorporar avanços tecnológicos nas investigações, está sendo sufocada pelos medíocres, os exibicionistas do vazio, os irresponsáveis que sacrificam a imagem da corporação por um momento de glória ou por um objetivo político.

 
Luis Nassif

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É parte de todo golpe de

    É parte de todo golpe de estado substituir os profissionais nas várias esferas de governo por medíocres ou criminosos alinhados com os conspiradores.

  2. Acrescente-se o suicídio do

    Acrescente-se o suicídio do reitor da UFSC, cuja peça de acusação-investigatória jamais chegará a lugar algum por inconsistente. Quer dizer, chegar, chegou, já que a delega-poliça foi promovida pela indução ao suicídio, aí sim, de um homem de bem.

  3. É lamentável que a PF tenha

    É lamentável que a PF tenha chegado a esse nível. Ou será que já agia antes assim? De qualquer forma, a cada dia tem a imagem profundamente arranhada por pessoas que deveriam ter uma ótima preparação investigativa.

  4. PF, MPF, TRFs, STF ou PQPF

    PF, MPF, TRFs, STF ou PQPF são iguais em duas coisas: 1) mediocridade; e 2) ódio ao PT.

    Para esses imbecis, desde que o PT possa ser incriminado, tudo é permitido, válido e aceito. Realidade ou verdade pouco importam, se não der com a realidade apelam pra ficção. Se a Globo inventar a ficção fica melhor ainda porque daí é só seguir o roteiro.

    Olha, se bobear eles são capazes de processar a Chapeuzinho Vermelho só por tentar se salvar do Lobo Mau.

     

  5. Nassif.
    Esse idealismo nunca

    Nassif.

    Esse idealismo nunca existiu. São as luzes, mariposas correndo atrás da fama. Esse aí mostra bem o nível desses desempregados concurseiros que prestam concurso público para ter uma boquinha. Me desculpe, todo o judiciário e a polícia federal precisam ser repensadas.

     

    1. Conheço dois senhores que nem

      Conheço dois senhores que nem sei se ainda estão vivos que eram procuradores do MP mineiro e que tinham empresas nas quais dedicavam 100% do seu horário de trabalho e de vez em quando davam um pulinho lá (no MP) pra despistar. Não ganhavam 50, 70, 100 mil como os DDs da vida recebem hoje e nem davam palestras milionárias inúteis, mas a cara de pau era tal qual.

  6. Será que é esse delegado quem desmoraliza ?

    E o  helicoptero do senador Perrela ? 

    E a operação Carne Fraca ? 

    E a atuação do Moro e da equipe de procuradores da Lava Jato ? 

    E o Gilmar no Supremo ? 

    Há uma doença institucional generalizada que permite o aparecimento e atuação ideológica  desses elementos nocivos , e não irão desaparecer sem uma reforma geral .

     

  7. Nassif, corrigindo: somente o
    Nassif, corrigindo: somente o Delegado tem poder para indiciar. É seu ato privativo. O Ministério Público é o titular da ação penal. O MP não pode indiciar ninguém mas pode propor ação penal sem que haja inquérito ou indiciamento.

    1. Verdade,

      Acho, com todo respeito, que o Nassif deveria corrigir, pois ao contrário do que foi escrito, o indiciamente é ato eminentemente policial. O que é privativo do Ministério Público é a denúncia, peça que, recebida pelo Judiciário, dá início à Ação Penal.

      1. Os comentaristas estão
        Os comentaristas estão certos.
        O “indiciamento” é prerrogativa do delegado de polícia que, ao concluir o relatório final da investigação. Se foram encontrados indícios suficientes de materialidade e autoria de uma infração penal o delegado concluirá pelo “indiciamento” do investigado num determinado tipo penal.
        Esse registro fica no banco de dados da polícia, mas não vincula o Promotor de Justiça que oferecerá a denúncia nem o Poder Judiciário.
        Se a investigação foi infrutífera o inquérito é remetido “sem indiciamento”. Nesses casos o MP pode requisitar outras diligências ou requerer o arquivamento do inquérito, encerrando a investigação.

  8. A PF enxerga o problema ou pensa viver seu “auge”???

    Acho que a Polícia Federal está longe de achar que estão passando por algum problema ou que precisam melhorar seus procedimentos e técnicas.

    1-A POLÍCIA FEDERAL ABRAÇOU APAIXONADAMENTE O PARTIDARISMO

    Parece que tudo que a PF desejava era um partido político no poder capaz de trocar favores descaradamente. Durante o governo do PT essa troca de favores era demonizada… agora liberou geral e a PF se lambuzou completamente. Basicamente qualquer idiota que usar o PT para desviar a atenção da quadrilha do PSDB/PMDB garante uma promoção. As investigações contra nomes como Aéio, Serra e Temer são feitas de maneira quase risível… também em troca de alguma boquinha… e não há nenhum tipo de questionamento contra isso na grande mídia.

    2-A POLÍCIA FEDERAL SE EMBASBACOU COM A MÍDIA A FAVOR

    A mídia, apesar de se alimentar de investigações da PF, até 2013 apenas noticiava o fato sem criar heróis. Na realidade apesar de noticiar os fatos, diversos “blogueiros Pitbull” usavam seus textos para criticar o trabalho da PF sempre que esse atingia algum político amiguinho do patrão. 

    Com um governo Temer aliado da imprensa a PF pulou de cabeça na parceria com a mídia… todo dia um novo babaca é eleito como herói nacional… amanhã arruma uma boquinha… os erros são varridos para debaixo do tapete… e todo mundo sai feliz…

    3-NÃO EXISTE NENHUMA VOZ DISSOANTE NESSE CORO

    Em plena época de Wikileaks, internet, watsapp… e não temos nenhum tipo de “vazamento interno” na PF. É incrível como operações de perseguição a Lula e Haddad são feitas de maneira porca e anti-profissional e mesmo assim não aparece ninguém para vazar uma troca de e-mails ou alguma mensagem interna guiando as ações partidárias… NADA! 

    Acho pouco provável que essas ações amadoras da PF contem com algum procedimento “anti-vazamentos” ou coisa do tipo… simplesmente elas contam com uma corporação 100% entregue à troca de favores e ao partidarismo. Todos ali estão querendo uma boquinha ou 15 segundos de fama.

    4-O JUDICIÁRIO E A OPINIÃO PÚBLICA APOIAM AS AÇÔES DA POLÍCIA FEDERAL

    Além do apoio da imprensa, a PF também recebe feedback positico da opinião pública completamente imbecilizada pelo momento de selvageria atual e do próprio judiciário que consegue agir ainda pior que a PF.

    Eles ainda devem ouvir que “parte da PF é dominada pelo PT” mais do que críticas realistas.

  9. Prezado MouroBom dia O

    Prezado Mouro

    Bom dia 

    O indiciamento de Haddad é mais uma distração midiática para ESCONDER a roubalheira tucana em São Paulo

    PS.: a febre “amarelada” também !!!

    Abração

     

     

    1. OMS

      É isso mesmo Mário.

      A OMS decretou, porque ela tem autoridade para isso, a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e uma penca de estados como áreas de risco para a febre amarela.

      A autoridade da OMS se dá por conta da obrigatoriedade do Brasil e todos os países membros a notificarem a ocorrência de doenças, as chamada de notificação obrigatória.

      Não vejo nas condições vergonhosas em que o país se encontra, a vagabunda da Eliane Cantanhêde dar se quer um pio a respeito desse caos.

      Entretanto no primeiro governo Lula, essa mal cheirosa colonista chegou ao ápice da sua ignorância, misturada com má fé, a dizer que naquela época o país vivia uma epidemia e prognosticava que haveria MILHÕES de mortes.

      Li ontem no uol que só em Mairiporã, na grande São Paulo, confirmados onze casos da doença com seis mortes.

      Vejam a gravidade desses dados.

      E o MS determina o uso da vacina fracionada (1/5 da dose) para a vacinação porque não tem vacina suficiente. A consequência desse procedimento é que a pessoa vacinada nessas condições tem imunidade por até 8 anos, enquanto que com a vacina integral a proteção é para a vida toda.

      E a vagabunda escondida. Ela só tem olhares para o charme (sic) do cangaceiro ladrão Temer – “dotes” que teriam atraído a Marcela Temer. Só dando risada mesmo.

      1. E QUEM É QUE DEMITIU TODOS OS MATA-MOSQUITOS?

        Prezados, boa tarde,

        Sob o risco e perturbar a (ótima) sequência de comentários ao artigo do Jornalista Luiz Nassif, pergunto; fora a palhaçada da PF, que nem é o Cirque du Soleil, quem terá sido o criminoso que despediu, quando era “ministro” da saúde (sic) do desgoverno de FHC, privatista-entreguista mor, ‘habitueé’ da Avenue Foch quando vai bater perna em Paris?

         Qual é o tamanho da encrenca, com a qual agora temos que nos defrontar, produzida pela canalhice explícita de gente bandida assim? Despdidos os mata-mosquitos (eles que comam brioches, é claro), os mosquitos fizeram a festa. E quem despediu esse exército de pessoas que visitavam e combatiam os focos de mosquitos nos mais longínquos recantos de nossas cidades – inclusive as grandes – mora em andares altos, ou tem aparelhos gigantes de ar condicionado, filtros, mecanismos de defesa – comprados com o dinheiro do povo que agora adoece nas filas, acometido de toda a sorte de enfermidade transmitida pelos mosquitos!

        Tudo solto por aí,, posando de especialista no assunto – o próximo passo será os poqruinhos nos atacarem com espirros e morreremos todos de “gripe suína”, invenção no mínimo cretina de um impostor, lesa-pátria e privatista desgraçado, que pouco se incomoda com as agruras das pessoas nesse país.

        E a imprensa bandida e  amiga, em suas salas fechadas, sem mosquitos, não se lembra de quem foi o bandido que acabou com o combate ao mosquito, coisa básica cuja importância até um imbecil pode entender.

        E enquanto isso um exército de palhaços na PF, no MP, nos TJs, StJs, |e outras “cortes” mais desvia a atenção, escamoteia, finge que não vê, que não sabe. E o Brazil (com  ‘z’, if you please) cada vez mais afunda, na doença, no desemprego, na desesperança.  E os bandidos que fazem essas barbaridades com o povo seguem soltos.  Precisamos nos organizar para  acabar com essa doença maior, a canalhice de certas pessoas, de uma vez por todas. O Brazil está literalmente se acabando.

        1. Haroldo

          Entrei aqui para dizer exatamente o que vc disse. Serra . Aquele que adquiriu também , ambulâncias de tamanho infantil para uso em adultos . Será que o fornecedor era amigão do Ministro.

          Amigos Paulistas, votem em qualquer um, menos nesse ladrão e vendilhão safado para governador. Não basta terem  escolhido o dito cujo como SENADOR DA REPÚBLICA, o que resultou na venda da Petrobrás , dentre outras.

          Obrigado pela atenção !

  10. Ideologicos

    O problema é ideologico, principalmente em SP, onde o MP e a PF não levam para frente nenhuma investigação relativa aos governos tucanos. Ontem mesmo no caso Capez ja tivemos um desembargador que saiu dizendo que Capez não seria preso nem seus bens confiscados, que isso não tem mais cabimento hoje depois de mais de ano sem que nada ocorresse. Veja bem. Se fosse um petista qualquer estaria preso, bens confiscados, a vida passada a limpo, contas esmiuçadas etc, mas como é um ex-promotor, tucano, fica por isso mesmo e uma boa pizza à paulistana para fechar o “imbroglio”. 

    O Judiciario brasileiro, Ministério Publico e PF é caso para Policia! Mas que policia?

  11. É por causa de palhaços como

    É por causa de palhaços como este delegado que estamos e ficaremos por  muito tempo neste inferno sem fim. Haja mediocridade nestes caras da elite do funcionalismo público.

  12. O Brasil Acabou.

    E desta vez é para sempre.

    Os caras tiveram anos para planejar, fora do Governo.

    Agora é só destruir qualquer coisa que possa ou tenha servido de apoio para o PT se manter no poder.

    Os que realmente mandam não precisam de um País funcional.

    Basta que este exista. A lógica é do saque.

    Quem precisa de País funcional é a população.

    Mas esta não apita nada, e ainda por cima está sendo levada ao desespero , para que aceite tudo.

    Como no tempo de Sir Ney, a saída é o aeroporto.

     

  13. Discordo. Creio que a ação

    Discordo. Creio que a ação dos delegados federais tem um propósito bem definido. Mas para entende-lo é preciso voltar no tempo.

    “Imprimindo ênfase às questões relacionadas com a segurança nacional, em nome da qual neutraliza as normas já existentes, o AI-5 contribui para colocar em destaque o papel desempenhado pelos organismos encarregados de zelar pela segurança. Como já foi dito, entretanto, ele instaura um tipo de ordem legal que, paradoxalmente, não contém um sistema de regras definido, ficando a criação de normas condicionado às exigências da situação. Embora os dispositivos do Ato deleguem essa espécie de iniciativa ao Executivo, na qualidade de agente do poder revolucionário, o fato é que, como já foi ressaltado, esse poder tendeu a assumir um caráter extremamente abrangente. Nessas condições, torna-se possível que alguns dos órgãos que constituem o poder revolucionário passam, na ausência de regras dispondo com precisão sobre as suas atribuições, e esfera de atuação, a formular suas próprias regras e a definir seus próprios limites.” (Legitimidade e Coação no Brasil pós-64, Lúcia Klein & Marcus Figueiredo, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1978, p. 46)

    “A identificação dos órgãos de informação com o papel desempenhado pelos órgãos de decisão se origina do fato de que cabe a eles analisar o andamento da guerra revolucionária, ou seja, informar em que medida as ameaças internas e externas à segurança continuam a exigir a manutenção dos instrumentos destinados a combate-las. É baseado, portanto, nas informações que lhe chegam através dos órgãos de segurança que, em última análise, o Executivo decide pela permanência da legislação de exceção. Fecha-se assim o círculo no qual o AI-5 se apresenta como um dos principais elementos condicionantes da autonomia dos órgãos de segurança, e no qual a sua vigência passa a depender, em última instância do parecer daqueles organismos.

    Cria-se, com isso, uma situação em que tende a se processar uma difusão do poder em favor desses órgãos. Ao mesmo tempo, a decisão relativa à continuidade da legislação revolucionária se transforma em uma questão política permanente colocada para as Forças Armadas, tornando os riscos do faccionismo militar um problema também permanente.” (Legitimidade e Coação no Brasil pós-64, Lúcia Klein & Marcus Figueiredo, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1978, p. 47)

    Após o golpe de 2016 a PF passou a atuar de maneira cada vez mais politizada. Além de provocar danos à economia brasileira (operação Carne Fraca), os delegados federais já causaram pelo menos uma morte (a do reitor da Universidade de Santa Catarina). O diretor da PF nomeado pelo usurpador ameaçou usar a Lei de Segurança Nacional (revogada implicitamente pela CF/88) para controlar a divergência política na internet. Isso evidencia a ambição da PF de se transformar num baluarte repressivo. Como o golpe de 2016 confirmou o convívio entre duas ordens jurídicas e ampliou o abismo entre essência da legalidade e sua aparência, a pretensão da PF é facilitado e legitimado pela ambiguidade do novo regime.

    Essa ambiguidade também se torna evidente quando os delegados federais dão entrevistas. Em nome do combate à corrupção os jornalistas defendem os abusos que eles cometem. O poder político que os policiais querem exercer justificaria inclusive as evidentes infrações funcionais que são cometidas em defesa da nação (é o que eles dizem, é o que a imprensa diz), muito embora alguns deles tenham prejudicado desnecessariamente e até criminosamente setores inteiros da economia brasileira. 

    “Ao que parece, é a posição das Forças Armadas não como um dos órgãos, mas como o único órgão no qual se processa o debate político que irá contribuir para aprofundar o grau de politização dos quadros militares, instaurando uma espécie de desequilíbrio entre os seus papéis profissional e político. Torna-se então extremamente difícil distinguir claramente entre as situações que exigem o exercício do papel profissional das que requerem o desempenho do papel político, como também se torna inevitável conferir um significado político a determinadas questões e tarefas eminentemente profissionais. Essa ambiguidade transparece, com certa freqüência, nos critérios adotados para a elaboração das listas de promoções e de nomeações, das quais têm estado ausentes elementos ligados a alguns dos grupos militares mais significativos.” (Legitimidade e Coação no Brasil pós-64, Lúcia Klein & Marcus Figueiredo, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1978, p. 55)

    Durante a ditadura militar a importância da PF foi reduzida. Após o golpe de 2016, com ajuda da imprensa os delegados federais parecem estar querendo exercer todo o poder que foi atribuído às diversas agências repressivas que deixaram de existir (DOPS, DOI-CODI, SNI, etc…).

    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/legitimidade-e-coacao-no-brasil-pos-64

     

     

  14. A PF, a mídia e o judiciário estão 100% corrompidas

    Uma quadrilha chegou ao poder e fez a união dos 3 poderes + mídia + opinião pública. 

    Se algum partido de esquerda assumir e tentar lutar contra essa PF ainda será acusado de aparelhamento. 

    A situação do Brasil é de queda livre. 

    Alguma instituição ainda é confiável???

  15. Polícia Federal, vergonha nacional.

    A polícia Federal infelizmente virou vergonha nacional. Cheia de conspiradores, pessoas sem um mililitro de patriotismo no sangue, apenas entreguismo e interesses corporativos. Vaidades exacerbadas, achismo, convicções, pouca tecnica investigativa real e isenta. Apenas conspiração e interesse outros. Lamentável, uma polícia sem comando. Cada superitendência age como quer. Grupos de delegados se formam por interesses não republicanos. A republica é o que menos importa. Uma instituição que deveria ser de estado mas, que agora virou um monstro fora de controle e fora do seu devido propósito que é o bem nacional. 

    Lamentável, vergonhoso.

  16. “Aliás, jogaram um abacaxi

    “Aliás, jogaram um abacaxi considerável para o TRF4, porque, dispondo de todos os poderes, do poder de prender e de torturar, de arrancar a delação que quisessem, de buscar dados no mundo inteiro, esperava-se uma denúncia minimamente consistente no caso do triplex. Não havendo, o pepino terá que ser descascado pelo TRF4.”

    Que abacaxi, Nassif? O Thompson, o Gebran e o Paulsen discordam de você. Segundo o Thompson, a sentença do Moro é irretocável. O Gebran é do circuito de palestras Lava Jato e palestrante do IDP portanto o voto pró Moro é rendoso  e o Paulsen revisor leu em 6 dias as 250 mil páginas do processo + o voto do Gebran e concluiu o trabalho. Já são marajás mas estão atrás disso das manchetes de jornais que lhes proporcionam isso:$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Quanto a Policia Federal:viva a impunidade da Érica Marena. São cúmplices. É a mesma polícia que deixou expulsarem e condenarem Protógenes porque investigou tucanos. 

    E nem vem com essa tal de lei de fake news controlada por esses milicos que substituem hoje o perseguidores e censores da ditadura militar.

  17. Qualquer palhaço q se
    Qualquer palhaço q se disponha a ferrar o PT tem o seu picadeiro garantido,q rebaixamento das nossas instituições, incrível, Judiciário da fofoca,sentença maluca,o q estão fazendo com o meu País,tudo isso sendo assistido pelos recebedores de auxílios moradia do stf, enquanto isso só miséria no Brasil,pedintes,vendedores ambulantes, moradores de rua aumentaram no mínimo três vezes mais nas ruas !Muita gente deve estar sentindo saudades dos militares mesmo !

  18. Cada um tem a sua opinião ….

    mas, para mim, tudo se resume a dinheiro enviado pelos amigos do norte. Como pode, de repente, não mais que de repente, todas as instituições brasileiras se tornaram neo liberais ? Todos os indicados por Lula/Dilma os trairam simplesmente pela ideologia deles ?

    O dinheiro tudo  compra e a vaidade impera nesse mundo de celebridades., mesmo conseguida através de falcatruas e histórias pessoais jogadas no lixo.

    Só pode ser pelas “verdinhas” , mais nada !

  19. O Brasil e a Fenix.

    A cada 5 séculos, a fênix morre queimada sobre uma pira e das cinzas renasce.  O Brasil expirou seus quinhentos anos e está morrendo.  A autoimolação parte de quem deveria zelar pela pátria, executivo, legislativo e judiciário. Esses poderes aliado à midia asquerosa estão permitindo que o país seja completamente delapidado. Esquecem eles que ao condenarem o povo à miséria, pobreza, fome, epidemias, desespero, loucura, estarão destruindo a economia da nação da base ao tôpo, as massas que pagam seus salários. Serão nobres encastelados sem súditos e também morrerão à míngua. E o que se desenha, é que a ave que renascerá das cinzas, herde as penas azuis e amarelas e reencarne em forma de tucano.  Pelo menos esse é o anseio dos conspiradores.

  20. Depois que a Polícia Federal

    Depois que a Polícia Federal adotou como símbolo o “Japonês da Federal”, um agente condenado por corrupção, perdeu completamente o respeito. 

    1. #

      Na verdade quem adotou o Japonês da Federal como símbolo da PF foi a grande e porca mídia. Mas concordo que isso foi um fator de perda de respeito da PF perante a população. Pelo menos da população que raciocina.  

  21. E os PFs de boa índole?

    Claro que tem! E muitos … Mas por que não se rebelam. Ficam sabendo de um monte de falcatruas e improbidades que rolam nos bastidores. Pq não denunciam? Não precisam dar a cara para bater. Façam uma denuncia anônima para a mídia convencional e digital. Por que não fazem? Solidariedade. Corporativismo e etc. Os de boa índole vão ver a instituição derreter, acabar… Ficará desmoralizada. Mas os “espirito de equipe” fala muito mais alto. Que pena!

  22. “o tal “indiciamento” fajuto

    “o tal “indiciamento” fajuto pela Polícia Federal (só o Ministério Público pode indiciar) frequentou as homes dos jornais paulistas por todo o dia.”

     

    O articulista é ignorante mesmo ou mau caráter??? Indiciamento é feito pelo delegado de polícia na fase do inquérito, a exclusividade do MP refere-se a denunciar o indiciado que passara a ser considerado réu, situações totalmente diferentes. Sejas mais inteligente para fazer críticas!

  23. isso já foi dito

    isso já foi dito anteriormente, esses caras cumprem um script.. é o bate tambor da imprensa, a voz dos invasores.. e cada vez mais o sistema tem dificuldade para produzir fatos novos.. então vai qualquer coisa mesmo.. o importante é a manchete..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador