O engano da TelexFree de supor que os EUA eram igual ao Brasil

Até alguns anos atrás, filmes de gangsters não raras vezes tinham um final melancólico para o Brasil: acabavam fugindo para cá, por saberem a terra da impunidade.

O caso TelexFree – a pirâmide que envolveu mais de um milhão de pessoas apenas no Brasil – a vergonha é maior.

A quadrilha começou a atuar no Brasil. Apesar das inúmeras denúncias contou com a ampla complacência do Ministério da Justiça, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da Polícia Federal.

Depois de enganar os brasileiros do Brasil, passou a atuar junto à comunidade brasileira dos Estados Unidos. Ali encontrou autoridades responsáveis, que defendem os seus – ainda que os “seus”, no caso, sejam os “nossos” patrícios.

Houve uma rápida investigação conduzida pela SEC (a CVM) de Massachusetts e pelo FBI. São oito os processados, com prisão preventiva decretada. Para escapar da lei, os brasileiros trataram de fugir de volta para o Brasil.

***

Desde os anos 60, o golpe das pirâmides já era conhecido por aqui. Montava-se um sistema qualquer de vendas – de sapatos Samello a discos de reggae.

A pessoa recebia uma lista com 10 nomes. Pagava o primeiro da lista, montava outra lista retirando o primeiro e colocando o seu nome em último e distribuía para dez novos incautos. Ia nessa progressão até estourar.

***

Nos anos 80, em pleno período hiperinflacionário, criaram-se pirâmides para vender cartelas que dariam direito a gramas de ouro. Depois, surgiram as pirâmides rurais, o Boi Gordo, o Avestruz e outros.

Todas elas tinham em comum a mesma rede dos chamados “divulgadores”. Eram estelionatários que ficavam à disposição e eram acionados sempre que surgia um novo golpe.

Após o estouro da Boi Gordo, pressionada, a CVM aceitou que tratava-se de fraude contra o sistema mobiliário e criou procedimentos para investir contra as novas pirâmides.

***

Com o advento da Internet, os golpes ganharam uma dimensão incalculável. O esquema tosco anterior foi substituído por um arquipélago de divulgadores online, com sites na Internet e rápida capacidade de mobilização, pulando de um golpe para outro, assim que o anterior estourava.

Foi assim que em pouco tempo a TelexFree conseguiu envolver um milhão de pessoas no Brasil e expandiu-se através de comunidades brasileiras em vários países.

***

Todos esses dados foram apresentados ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Foi alertado sobre a necessidade do Ministério atuar rapidamente não apenas contra a TelexFree mas contra toda a constelação de divulgadores e de pirâmides.

Havia crimes contra os consumidores, contra o sistema financeiro, contra o mercado mobiliário, lavagem de dinheiro, uma infinidade de crimes de alcance nacional que exigiam o envolvimento direto do Ministério.

Nada foi feito, a não ser uma ação administrativa que resultou em uma multa inferior a meio dia de captação de recursos da TelexFree.

***

Com as autoridades norte-americanas no seu encalço, alguns  dos membros da quadrilha fugiram de volta ao Brasil, onde poderão mudar de empresa e manter-se no mesmo ramo.

Afinal para sorte deles, aqui é um país sem lei.

Pensando bem, para sorte também do Ministro José Eduardo Cardozo. Fosse ministro nos EUA, dificilmente escaparia de um processo conduzido pelo Ministério Público e de uma CPI conduzida pelo Congresso.

Luis Nassif

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Eduardo Cardozo.

    Esse consegue se manter no cargo só no  gogó. Se Dilma ganhar espero que seja o primeiro a sair. O caso Telexfree é um absurdo, conheço gente simples que caiu no golpe, e o ministro não cumpre sua função.

    1. Quem pôs ele lá?

      Ué, Dilma não precisa ganhar para tirar o Cardoso não. Ela já é a Presidente da República, e pode, portanto, substituir Cardozo ou qualquer outro ministro na hora em que for preciso.

      Minha dúvida é: quem pôs o Cardozo lá? 

  2. Mas é aquela velha estória:
    Mas é aquela velha estória: esperteza demais acaba engolindo o dono. Cada um cai no golpe do vigário que merece.

  3. E continuam…

    O interessante e vergonhoso para nós Nassif, é que o golpe continua por que os caras que promovem a safadeza nunca vão presos, então apenas “fundam” outras empresas similares, e vão engordando suas contas bancárias sem que nada lhes aconteça… Parece que os nomes novos do mesmo “negócio” são Luvre, Paymony, Qualificare, Monavie, e por aí vai… 

    Um abraço. 

  4. Vergonha ou politico

    Qual e o partido deles? São policos do Brasil?

    De onde, eles são?  Sul, Suldeste, Centro-Oeste, Norte ou Nordeste. Como acabar 000000 e confirma.

     

  5. “Afinal para sorte deles,

    “Afinal para sorte deles, aqui é um país sem lei.”

     

    Só pode está de mau humor, o Nassif.

     

    O problema não é a inexistência de leis aqui na terrinha. E sim o limite que lei alcança. 

     

    Os códigos não servem para os habitantes da Casa Grande. Só para os da senzala.

     

    Isso não mudou.

     

    Crimes contra o sistema financeiro temos aos montes. Ou vc esqueceu dos fundos operados pelo ‘dono do Brasil’, o Daniel Dantas?

     

    O doleiro Youssef – novamente preso pela PF – é velho conhecido por lavar dinheiro de brasileiros.

     

    A PF, o MJ e a CVM nunca se importaram muito com isso.

     

    Eu apoio vc nessa empreitada. Logo, logo vc vai bater na porta do Daniel Dantas, pois ele era operador do fundo de investimento que tinha uma lista de clientes invejável.

     

    E nem a PF, nem o MJ e o MPF se importaram com isso. Certo?

     

    Percebi que vc tb gosta muito do Zé Dantas Cardozo. rs rs rs.

    1. Alter ego

      E onde tem o dedo de Daniel Dantas – o grande malandro da Republica – nada acontece.  Por isso o ministro não mexer nem o nariz, quando se trata dessas pirâmides financeiras, onde tem rastro de lavagem de dinheiro. 

  6. Pirâmde

    E a Herbalife, por que ninguem toma providências, vem lesando milhares de pessoas sob a promessa de riqueza através da Pirâmide.

    1. Herbalife

      Povo fala da herbalife como se fosse o mesmo produto da telexfree…. herbalife eu vejo vendendo a torta e a direita… já o voip da telex free…. nunca ninguem viu ….. kkkkkkkkkkkkkkk

    2. O Nassif podia se pronunciar

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/04/fbi-abre-investigacao-criminal-sobre-herbalife/

       

      O noticiário internacional está há muito tempo propagando as investigações sobre as irregularidades na Herbalife. Entretanto aqui no blog sempre tem referência à Telexfree e nehuma sobre a empresa de produtos dietéticos.

      Gostaria de uma análise sobre esta outra empresa que está operando normalmente no país, embora tenha sido proibida de atuar em outros países e se encontra em investigação nos EUA. Uma das minhas dúvidas é se as pessoas no Brasil que investem na empresa poderão ser prejudicadas por uma eventual condenação lá.

  7. Pera lá!

    Tudo bem que o inepto não funcione, mas depende apenas do ministro da justeza para investigar e processar os meliantes do telex? E o ministério público com sua finada pec37 não pode fazer nada? Ou é somente contra os 4 ps que eles agem?

    Bando de hipócritas!

  8. ingenuidade

    e o sr. Nassif, na intenção de defender o povo, mandando recados diários para o min. da (in)justiça.

    santa ingenuidade!!!

    aquele sr. a exemplo de outros de igual patente, nada faz.

    teria sido muito mais efetivo denunciar o crime para as autoridades do north! 

    -se algum empreendedor do ilícito lançar uma pirâmide de “latas de água” em Sampa, fica milionário em minutos!

  9. Pais de corruptos sem vergona

    Nosso pais é feito de corrupção e isto é uma doença que está no DNA dos politicos safados.

    O povo tem que tomar vergonha e acabar com esta festa à nostas custas . Pagamos diversos impostos de tudo que é tipo e nem percebemos , para estes vagabundos do governo roubar e gastar com a farra deles.

    Isso vai ter que ter um fim !

    1. O início do fim, meu caro, é

      O início do fim, meu caro, é perceber que não é a política que subverte os homens. Esta seletividade da maldade associada aos políticos é  que é o problema. Rouba-se e corrompe-se em TODAS as esferas da sociedade, mas os incautos ficam falando dos políticos, dos políticos e dos políticos, que nada mais são do que o NOSSO reflexo. somos NÓS que colocamos as pessoas desonestas na função de político.

      NÓS!!!!!

  10. Luis Nassif, blogueiro sujo, protege Ministro Samambaia.

    No Caso TelexFree, se a Veja o tivesse denunciado, não só o Ministro da Justiça teria caído, como a Presidente estaria enfrentando uma crise séria e uma CPI no Congresso. Como o denunciante foi um blog sujo, as samambaias continuam verdejantes nos jardins da Esplanada dos Ministérios.

    O caso TelexFree é o típico caso que se presta para uma exploração demagógica midiática. Envolve pessoas simples que perderam suas economias por, de boa fé, acreditar em estelionatários. O meio para o golpe foi a internet, o que sempre desperta atenção, dado que a maioria da população ainda se sente muito insegura em relação a isso. E, uma bomba, o Ministro da Justiça, que as devia ter protegido, mostrou-se relapso, displicente, negligente, enfim, em relação ao crime do qual essas pessoas estavam sendo vítimas, mesmo tendo sido alertado do delito. Um caso de prevaricação no primeiro escalão.

    E, no entanto, o caso TelexFree não despertou maiores interesses na mídia ou nos partidos, ambos, de oposição que investiram suas fichas em um caso provavelmente morto, se não contrassensual, tal como o Petrobras-Passadena. Por quê?

    Porque seria necessário reconhecer que, hoje, existe mais um partícipe de peso nos processos de formação da opinião pública – a blogosfera.

    O Caso TelexFree não é único a ter surgido na blogosfera e ter sido ignorado, tanto quanto possível, pela grande imprensa. Um caso de furo jornalístico foi o do Blog O Cafezinho e o affaire Globo X Fisco que acabou por resultar no bordão “Globo, mostra o DARF”. Caso com episódios barra-pesada ao ponto de furto de documentos de dentro da Receita Federal. Aqui poder-se- ia especular que a pouca divulgação do caso deveu-se a um espírito-de-corpo entre as empresas jornalísticas. Um depravado espírito de corpo, sem dúvida. As relações Veja-Cachoeira são outro em que, fora da blogosfera, não teria tido maior repercussão na opinião pública.

    A não repercussão do Caso TelexFree na grande mídia é mais complexa. Até porque o blog foi atacado por hackers assim que começou a divulgar o crime de pirâmide que estava sendo cometido. E isso é notícia, mas não foi. Nossa imprensa tão ciosa de seu direito de comunicação manteve-se calada. Se a página na internet de um cantor sertanejo ou de um astro do funk fosse atacada, seria noticiada.

    No entanto, desprezar o potencial explosivo do caso e a capacidade de criar constrangimentos ao Governo é algo inédito para uma imprensa que chamou de consultor um escroque ex-presidiário e deu voz às suas “denúncias” corrupção.

    Mas como noticiar que um jornalista independente, mas que já fez parte de suas equipes, hoje um blogueiro sujo, um blogueiro chapa-branca, foi capaz de sustentar sozinho uma campanha contra um esquema criminoso poderoso e colocar contra a parede um Ministro da Justiça de um governo que paga com dinheiro publico esse mesmo blogueiro para defendê-lo?

    Como reconhecer que a blogosfera já é capaz de gerar conteúdos que antes seriam das redações de grandes empresas jornalísticas?

    Como reconhecer que a blogosfera é independente quando a própria grande imprensa chafurda na lama do partidarismo que a impede de denunciar casos de corrupção nos governos que lhes são, mais do que simpáticos, grandes assinantes?

    E assim, um Ministro negligente segue sua estratégia de ser simpático sempre e de fazer se de samambaia a cada nova situação de conflito sem ser incomodado.

    1. Envolve a velha imprensa e seus interesses, ninguém mexe

      Envolve a velha imprensa e seus interesses,  ninguém mexe

    2. “…Porque seria necessário

      “…Porque seria necessário reconhecer que, hoje, existe mais um partícipe de peso nos processos de formação da opinião pública – a blogosfera…”

      UHauhauhauhauhauhauhauhauh..!!!

    3. São mais que levianos

      Pelo que tendo lido nos jornais (não vejo os telejornais), a imprensa brasileira decidiu ignorar os blogs de esquerda. Todos os furos, bons artigos, alertas, chamadas de atenção e investigações ( DCM e o caso Perrela) são ignoradas em bloco. Fazem hoje com a blogosfera o que fizeram muitos anos com a Carta Capital: figem que não existe.

      E o governo do PT tem feito a mesma coisa. Não saiu no Jornal Nacional ? No lixo da Veja ? No Estadão, Folha e Globo? Não existe.

  11. Engraçado !
    Em outros

    Engraçado !

    Em outros assuntos , quando se reclama da falta de seriedade do governo brasileiro , comentaristas de carteirinha deste blog já sacam da resposta pronta : É COMPLEXO DE VIRA LATA .

    1. Nos últimos anos foi

      Nos últimos anos foi destruída a capacidade crítica da esquerda.

      Tornaram-se excepcionais advogados de defesa.

      Basta uma espiada ao redor. As obras da Copa, por exemplo.

      Nada, ou praticamente nada saiu no tempo e modo corretos e ideais.

      Fosse um tucano na presidência lançariam pedras impiedosamente.

      Mas… como disse, prevalece a imperiosa necessidade de defesa.

      E adeus à crítica.

      1. Reformas, sim!

        Aqui todo dia critica-se o governo. Mas não com a lupa deformada da imprensa e das pessoas desinformadas. Em relação ao caso citado: eu não estou com vergonha do judiciario brasileiro. Estou pasma, chocada, indignada, traumatizada ( me refiro ao STF e o caso Joaquim Barbosa), envergonhada do nivel de juizes que temos e muita coisa mais, mas não envergonhada perante os estadunidenses. 

  12. Ganancia e enriquecimento ilicito

    Todo esquema de piramide necessita de uma base e essa base geralmente é formada por pessoas sem escrupulos, o problema é que o ser humano está sempre pensando em ficar rico da noite pro dia, qual a diferença da piramite para a loteria federal, é que a loteria é legalizada… e o que se arrecada com apostas, são revertidos somente 30% para pagamento de premios, nas piramides é igual, voce investe e tem um retorno minimo e outros nem retorno tem, o principio da piramide é o mesmo! é uma aposta no escuro, alguns tem retorno, ou seja, aqueles que interessam aos cabeças para que a divulgação continue. Quantas pessoas voce conhece que tiveram premios gigantescos em loterias? Tais quais os beneficiarios master dos esquemas piramidais. Se as pessoas fossem mais cuidadosas e menos ganaciosas, haveriam menos esquemas deste tipo.

  13. Rivalidade Financeira

    Não participo desta empresa, mas tudo que ela fez segundo investigações, “foi dentro da lei”, com devida devolução de impostos e venda de produtos, que a desconfigura como Pirâmide.

    Dá mesmo a entender que o governo Norte Americano, ( de onde foi difundido o MMN), usa essa forma de negócio para o crescimento econômico de seu país mas não tem interesse em permitir que outras pessoas fassam parte do negócio lucrativo. 

    Existem outras mais no ramo do  Mercado Mult Nível que trabalham nos mesmos moldes desta Telexfree, porém não são tratadas com o rigor do governo Brasileiro e Norte Americano ou dos seus CONCORRENTES.

  14. Leis existem, o que não existe é autoridade competente.

    Corrigindo: O Brasil não é um País sem leis. elas existem p/ todo gosto ou bolso. O que falta é autoridade honesta, que, em geral, tem um grande bolso. Faltam também, as autoridades competentes e com vontade e responsabilidade de cumprir a função de seu cargo. A Dilma precisava, pelo menos, escolher melhor o ministros do PT, já que os do PMDB não prestam mesmo e são obrigatoriamente indicações relativas às cotas – condição básica das coligações políticas. Aí, ela vai e indica Cardoso, Paulo Bernardo. Aí nivela por baixo, né?

  15. Mais bem faz defender os ludibriados do que atacar o ministro

     

    Luis Nassif,

    Deste seu post “O engano da TelexFree de supor que os EUA eram igual ao Brasil” de terça-feira, 20/05/2014 às 06:00, eu faço a transcrição de um parágrafo quase no início do texto e de um parágrafo no final. Transcrevo-os a seguir:

    “A quadrilha começou a atuar no Brasil. Apesar das inúmeras denúncias contou com a ampla complacência do Ministério da Justiça, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da Polícia Federal.

    . . . . .

    Pensando bem, para sorte também do Ministro José Eduardo Cardozo. Fosse ministro nos EUA, dificilmente escaparia de um processo conduzido pelo Ministério Público e de uma CPI conduzida pelo Congresso”.

    Chamo a atenção para os dois parágrafos porque  neles você deixa muito claro que a culpa é do ministro da Justiça e da CVM e então você traz a possibilidade de atuação do Ministério Público contra o ministro da Justiça, pelo menos se se tratasse do Ministério Público dos Estados Unidos.

    Bem, há um post anterior em que você lança mão do mesmo argumento. Você inicia o post “O erro da TelexFree: tungar brasileiros nos EUA” de segunda-feira, 19/05/2014 às 14:30, com o seguinte parágrafo:

    “A maneira como as autoridades norte-americanas atuaram no caso TelexFree, desbaratando em pouco tempo a quadrilha, obrigará, mais cedo ou mais tarde, a que o Ministério Público Federal analise a atuação do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)”.

    Então não é o Ministério Público dos Estados Unidos que acionariam o ministro da Justiça se este ministério fosse americano. É o Ministério Público Brasileiro que se verá obrigado a acionar o ministro da Justiça.

    O endereço do post “O erro da TelexFree: tungar brasileiros nos EUA” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-erro-da-telexfree-tungar-brasileiros-nos-eua

    Chamei a atenção para este aspecto de responsabilização no ministro da Justiça no caso da Telexfree repetido nos dois últimos posts seu sobre a Telexfree porque  me parece que você vai contra a estrutura organizativa do Brasil. Parece mais próximo da previsão constitucional da função do Ministério Público caber ao Ministério Público acionar na Justiça a Telexfree e não o fazendo pode ser que no futuro o ministro da Justiça obrigue o Advogado Geral à verificar se há algum mecanismo para acionar o Ministério Público por não ter agido como devia.

    Nunca gostei do ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardoso. Sempre considerei que ele tem mais nome de família do que qualidades. Fato muito comum na realidade brasileira. Ainda assim não vejo justificativa nas críticas que você lança a José Eduardo Martins Cardoso. O que eu fico intrigado é verificar que você atribui defeitos em José Eduardo Martins Cardoso em situações que estão longe de serem de responsabilidade dele, sendo ele um ministro que em meu entendimento deve ser muito fraco. Talvez a estrutura funcional de um Ministério da Justiça seja forte e consistente para se mover independentemente do ministro da Justiça, de tal modo que a fraqueza de um ministro não se faça perceptível. Aliás é só avaliar a atuação do Ministério da Justiça nos últimos 20 anos para verificar a desimportância do ministro da Justiça.

    Falei que você atribui defeitos a José Eduardo Martins Cardoso em situações que não seriam de responsabilidade dele tendo em vista dois outros posts recentes seus. Primeiro houve o post “O dia em que o Ministro Cardozo, o Richelieu do Planalto, falou” de quinta-feira, 24/04/2014 às 21:22, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-dia-em-que-o-ministro-cardozo-o-richelieu-do-planalto-falou

    E o segundo post é “Faxinalzinho: Cardozo sugere conciliação, falta e PF comparece em seu lugar” de sábado, 10/05/2014 às 10:16, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/faxinalzinho-cardozo-sugere-conciliacao-falta-e-pf-comparece-em-seu-lugar

    O post “O dia em que o Ministro Cardozo, o Richelieu do Planalto, falou” se vale algo é apenas pelo estilo e história que você bolou para criticar o ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardoso. Pode ter servido para jogar ainda mais os partidários do PT contra o ministro, principalmente os partidários do PT que nutriam alguma simpatia pela CPI de múltiplos propósitos que sempre deveria ser tratado pelos que defendem o governo como um verdadeiro disparate que só interessa a quem precisa de confusão e numa situação em que a realidade é favorável ao governo só interessa à oposição.

    E no post “Faxinalzinho: Cardozo sugere conciliação, falta e PF comparece em seu lugar” talvez coubesse um trabalho investigativo em que se demonstrasse alguma falha do ministro José Eduardo Martins Cardoso. Só que o trabalho investigativo seria laborioso e poderia demonstrar que o ministro José Eduardo Martins Cardoso até agiu com destreza, dado o fato de ele comandar uma polícia que tem muita resistência à ideologia do PT e portanto não deveria fazer-se presente nas discussões que estavam sendo agendas.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 20/05/2014

  16. E os pastores evangélicos??

    O ministério público não cumpre sua função de proteger o cidadão de picaretas, nem se importa aliás, vejam o caso das igrejas evangélica e seus pastores charlatões. 

  17. O Grande Golpe

    Existe toda uma literatura de vigarists entre os nos gringos: 

    http://en.wikipedia.org/wiki/Confidence_tricks_in_literature#Twentieth_century

    Meu preferido e um livro escrito por um antropologo EUAense David Mauer, que durante a Grande Depressao retratava um mundo sem piedade, manchado com vicio humano e a força da gula. 

    http://en.wikipedia.org/wiki/David_W._Maurer

     He spent much of his academic career studying the language of criminals, drug addicts, and other marginal subcultures. He died on his farm outside Louisville from a self-inflicted gunshot wound.

    Passou boa parte da sua carreira estudand o linguajar de criminosos, viciados e outras subculturas. Morreu um suicido pela propria mao ….

  18. .

    Nassif, se você não houvesse assumido a luta e a denúncia, tudo ainda estaria acontecendo no Brasil com o silêncio (ou acobertamento?) da velha imprensa e determinadas autoridades.

  19. Alguém se habilita a responder algumas simples questões?

    Caros colegas, vossas senhorias poderiam nos dizer, de forma objetiva e factual, porque causa, motivo, razão ou circunstância o Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, mostrou-se relapso, displicente, complacente ou negligente? 

     

    Poderiam nos dizer, também de forma objetiva e factual, quais ou atos praticados ou que deixaram de ser praticados pelo Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, e que configurariam um hipotético delito de prevaricação no caso em questão?

     

    Faço estas perguntas porque vou escrever um texto sobre o caso TelexFree e não encontrei em lugar algum nenhum ato que tenha configurado um possível delito de prevaricação. 

     

    O Ministério da Justiça recebeu a primeira denúncia sobre este caso no dia 16 de janeiro de 2013, por intermédio de um Ofício do Procon do Estado do Acre. Já em 14 de fevereiro tomou providências administrativas, dando conhecimento do caso para outras esferas de governo(CADE, BACEN, CVM, SEAE-MF, etc) e para todos os outros Procons do país.

     

    Em junho de 2013, após obter o retorno das outras unidades administrativas para as quais a denúncia foi encaminhada, o Ministério da Justiça abriu um processo administrativo contra a referida empresa. Em abril deste ano de 2014 aplicou uma multa de 5,5 milhões de reais contra a mesma (a multa máxima por violação do Código de Defesa do Consumidor, no Brasil, é de R$ 6,8 milhões).

     

    Paralelo a tudo isso, a TelexFree está impedida de ‘trabalhar’ no Brasil desde junho de 2013, em função de um processo cautelar que corre na justiça cível (primeira instância) do Estado do Acre. Ou seja, não há ainda sequer uma única sentença condenatória, obviamente aplicada pelo poder judiciário brasileiro, contra a tal de TelexFree…

     

    Dentro deste contexto (tem várias outras informações e datas relevantes), renovo o pedido para que vossas senhorias nos digam, se possível, como e de que forma o Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, teria sido relapso, displicente, negligente, complacente, ou mesmo de que forma sua Excelência teria cometido o delito de prevaricação.

     

    Com base em que o Ministério Público haveria de processar o Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo? Com base em que haveria o Congresso Nacional de abrir uma CPI contra o já referido Ministro?

    1. Vejo pouco elementos p/ um process contra o Ministro da Justiça

       

      Sinceramente não vejo muitos elementos para um eventual processo contra o Ministro da Justiça.

      O máximo que posso vislumbrar é que quando o fato se tornou público e notório ele poderia, como Ministro da Justiça ter determinado a Polícia Federal que abrisse um inquérito para apurar o caso, mas isso é muito subjetivo ao meu ver, afinal, quando é que se pode dizer que o caso ficou público e notório? Além de, como você colocou, depois que ele foi formalmente informado sobre o caso, aparentemente tomou as medidas cabíveis, pois ele não pode fechar uma empresa abruptamente, isso dependende da investigações e decisões dos demais órgãos. É o que eu pude perceber até o momento que acompanhei o caso pela internet.

  20. Vou ser curto e grosso… rs

     

    Sabe porque nos EUA as investigações foram rápidas e profundas? Porque lá os órgãos responsáveis por investigar não tinha seus agentes como divulgadores da Telexfree.

    Aqui, o que mais tinha era gente dos próprios órgãos de fiscalização e até de julgamento como “DIVULGADORES”. Então… para bom entendedor meia palavra basta.

  21. Ministro da Justiça inepto!!!

    Esse Ministro da Justiça é uma vergonha para o Brasil.

    Há anos essas quadrilhas de pirâmides financeiras infestam a internet e ele não moveu uma palha para acabar com isso. Onde está a Polícia Federal que até agora não agiu??????????.

    INCOMPETENTE!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador