O infame Beto Richa, governador do Paraná

O governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, é o retrato doloroso do que se transformou o principal partido de oposição no país.

O partido fundado por Franco Montoro, Mário Covas, que abrigou a generosidade de Sérgio Motta, a sensibilidade social de Bresser-Pereira, e até a temperança de um José Richa, a esperança de uma socialdemocracia moderna, tornou-se um valhacouto do que pior e mais rancoroso a política brasileira exibiu nos últimos anos.

A usina de ideias e propostas que parecia brotar do partido no inicio dos anos 90 foi substituída por uma cloaca interminável, um lacerdismo sem talento, um samba de uma nota só desafinado.

***

Derrotado em Minas Gerais, restaram ao partido dois estados para mostrar, até 2018, um mínimo de políticas inovadoras: São Paulo e Paraná.

De São Paulo não se espere nenhuma pró-atividade. Por aqui, definham institutos de pesquisa, aparelho cultural, universidades e, especialmente, as ideias.

Hoje haverá audiência pública para a extinção da Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo) e da Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal).

Hoje em dia, há uma disputa ferrenha para definir o governo mais inerte: se o de Dilma ou de Alckmin.

***

Mas nada se equipara ao desastre completo que se observa no Paraná.

O massacre que a Polícia Militar impôs, ontem, aos professores que manifestavam contra o governo entrará para a história política contemporânea como o dia da infâmia.

200 pessoas feridas, 15 em estado grave, uma covardia sem fim, cujo único gesto nobre foi o de 17 policiais que se recusaram a atacar os manifestantes – e foram punidos por isso.

Leia também:  Ciro: "Existiria bolsonarismo sem o lulopetismo e suas escolhas?"

***

É apenas o desfecho de uma gestão desastrosa, que quebrou o estado. Mas reflete um estado de espírito que se apossou do partido, quando substituiu os intelectuais por pitbulls de baixíssimo nível.

***

Nos últimos anos, a reboque da mídia, a única bandeira que o partido cultivou foi o antipetismo – como se fosse possível se tornar alternativa de poder sendo apenas anti.

Hoje em dia definha o PT e definha o governo Dilma, o país está rachado ao meio, há um ódio permanente no ar. A política econômica procede a aumentos sucessivos da taxa Selic, com a atividade econômica agonizante. E o governo patina sem um projeto de país para oferecer.

Seria o momento de se apresentarem os mediadores, os que conseguissem ser a síntese das políticas sociais do PT com a visão de mercado do velho PSDB desenvolvimentista.

***

Mas a miopia reiterada dos seus gurus, a falta de visão estratégica, o personalismo absurdo de uma geração geriátrica que se aboletou no poder, impediu a renovação do PSDB e permitiu que o infame Beto Richa se tornasse a cara do partido.

***

O que Richa fez foi apenas externar, com atos, a virulência desmedida da cara do partido, os Aloysios Nunes, Aécios Neves, Carlos Sampaios, Josés Serras.

Não foi à toa que, nas últimas eleições, a parcela mais moderna do empresariado paulista saltou fora do bonde do PSDB e tentou fazer alçar voo a candidatura de Marina Silva.

O espaço político está vago para aventureiros políticos, porque a geração das diretas acabou.

256 comentários

  1. É o caso de se perguntar:

    É o caso de se perguntar: como este homem se reelegeu? Que tantos truques os marqueteiros (ou marreteiros?) e a mídia usaram para que tantos paranaenses não se dessem conta de que o lobo vestia pele de cordeiro? E aqui em SP não ficamos muito longe disso.

  2. Caro Nassif e demais
    Beto

    Caro Nassif e demais

    Beto Richa faz o que o Aécio faria, o que o Alckmin faz.

    Com o povo, manda-se a tropa de choque.

    Vivenciei isso, inúmeras vezes.

    O resto é mascara.

    Saudações

  3. Esse cara encarna muito bem

    Beto Hitler  encarna muito bem essa onda totalitária que paira sobre nossas cabeças. Na República do Paraná, o Tucanistão, até o direito ao habeas corpus foi suspenso,  a Globo no comando: para quem achou que o espetaculoso julgamento da AP 470 era um ponto fora da curva mas uma blz, ta aí no que deu a evolução daquilo qe se pensou ser apenas uma exceção momentanea para o “bem da sociedade.” Todos juntos com o porrete: Globo, Legislativo, judiciário, Ministério Público e uma exercito de marionete teleguiadas repetindo o discurso dominante.

  4. Santos

    Na cidade de Santos, aonde eu vivo, pelo menos entre as pessoas com quem eu me relaciono, inclusive o faxineiro do prédio, a batalha está irremediavelmente perdida.

    Permeia um ódio gerado e alimentado pelo PIG (Progressista Imprensa Gloryosa) contra: 1) Lula, 2)  Dilma, 3) Stédile, 4) Petistas, 5) Comunistas, 6) Esquerdistas, e baderneiros, petralhas, vagabundos etc.

    A lavação cerebral piguenta plantou uma semente de ódio que pode brotar a qualquer instante através de atos violentos e até físicos se você insistir no seu ponto de vista, inclusive entre irmãos e amigos. Se você quer sair vivo é melhor esconder a sua preferência política.

    A única solução, a longuissimo prazo, penso que é  a criação de uma TV pública de alcance nacional semelhante a TELESUR ou reproduzir o sinal da própria no território nacional. Pelo menos seria algum contra ponto ao discurso global da RGT.

    Ao menos ali a Presidenta da República poderia saudar os trabalhadores no seu dia, sem o receio de ser linchada.   

    • Não apenas isto.
      Embora seja

      Não apenas isto.

      Embora seja realmente desanimador darmos a cara para bater, devemos fazer este pessoal pensar.

      A grande maioria está hipnotizada, não são da turma do ódio. A esta maioria, cabe a nós fazermos algumas ponderações para colocar dúvidas em suas mentes, como “a mídia diz mesmo a verdade?”, “Por que só o PT?”, “Vejam os partidos que aprovaram a PL4330” e por aí vai, tudo na calma e sem discussões acaloradas.

      Quanto à turma do ódio, são irremediáveis. Não vale a pena discutir qualquer coisa com eles, a não ser que o intuito seja desnudar a hipocrisia deles para certa platéia de hipnotizados. Mas haja estômago.

  5. Francischini escapou da Lava Jato para comandar a repressão

     Tucanos nunca respondem por seus crimes, uma blz ser tucano nesse pais, tem algum preso por ai? Incrível como eles conseguem se safar e até terminam comando as tropas da repressão:

    Francischini escondeu um dos suspeitos da Lava Jato

    QUA, 28/05/2014 – 12:56
    ATUALIZADO EM 28/05/2014 – 16:43
    Jornal GGN – Considerado um dos canais de vazamento da Operação Lava

    ato da Polícia Federal – que investiga a atuação do doleiro Alberto Youssef -, o ex-delegado e deputado federal Fernando  Francischini, do partido Solidariedade (ex-PSDB), deixou de divulgar um dos nomes que surgiram nos grampos da polícia: ele próprio.

    Seu nome foi diretamente envolvido nas negociações entre Yousseff e o deputado Luiz Argolo, também do Solidariedade.

    Lá pelas tantas, Argolo diz a Yousseff que está fechando um acordo “que acho que vai dar certo”. “Francischini fica na liderança fazendo o papel combinado com a gente e eu farei como primeiro vice-líder o encaminhamento em prol do governo e do Palácio. Já falou comigo.”

    A conversa se refere a um suposto acordo entre Argolo e a empreiteira OAS, representada pelo diretor Mateus Coutinho. Por ele, Argolo prestaria apoio ao Palácio e deixaria Francischini trabalhando na ponta contrária, de interesse da OAS.

    Yousseff gostou do combinado:

    – Ótimo, esse é o jogo. Depois colocamos Francisquini no bolso. Um de cada vez!

    E elogia a esperteza de Argolo:

    – Você é fodinha!

    Depois, Argolo pergunta a Yousseff se deve aceitar a Comissão de Orçamento ou a vice-liderança do partido. Yousseff recomenda a vice-liderança, porque assim vai estar com o governo e terá mais controle sobre Francischini.

    Provavelmente a estratégia de Francisquini, ao comandar o vazamento seletivo do inquérito Lava Jatos, foi ganhar imunidade dos jornais. De fato, vazaram até conversas entre o deputado André Vargas e Yousseff usando o nome do ex-Ministro da Saúde Alexandre Padilha em acordos totalmente improváveis.

    Mas o acerto de Yousseff e Argolo, bastante provável – dado o fato de Francischini integrar o Partido de Argolo – permaneceu blindado.

     

    http://jornalggn.com.br/noticia/francisquini-escondeu-um-dos-suspeitos-da-lava-jato

    • A transcrição que você nos traz diz o contrário:

      Francischini era “alvo” das intenções do Yousseff e do André Vargas, mas ao menos às alturas dessa conversa ainda não havia sido cooptado; é o que se verifica aqui:

      – “Ótimo, esse é o jogo. Depois colocamos Francisquini no bolso. Um de cada vez!” (Yousseff)

      Se ia ser colocado “no bolso”, é porque ainda não estava.

      Talvez não porque fosse “mais limpinho” ou de melhores instintos, mas porque o seu “patrão”, em relação ao do Yousseff, tivesse e tenha mais grana (mesmo que sem “lastro”).

      O Brasil, se quiser paz, vai ter que desacoplar os seus interesses do BRICS.

      • este é troll R$ 70.000,00

        O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

        Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

        Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

        Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  6. Difícil manter a serenidade…

    Difícil não pensar que, essa escalada louca da truculência do Estado contra a Nação, não esteja sendo sustentada por forças externas, interessadas na desintegração nacional, talvez por motivações geopolíticas…

    Infelizmente, damos muitas razões à cobiça.

    É possível que estejamos vendo o início da “africanização” da América do Sul.

    • A culpa é do Estado

      Há uma competição para ver quem é o politico mais corrupto e incompetente. Não vejo solução. Quem é minimamente inteligente entende que essa geração de políticos acabou. Eles jogaram fora os últimos 30 anos de democracia e ao invés de construir uma nação destruíram-na. Com poucas excessões (estabilidade econômica e algum avanço na área social), que estão indo por agua abaixo neste momento, estamos perdendo o rumo. E a culpa é de quem defende um lado ou outro dos políticos atuais. Temos que mudar.

      • Líderes fracos, venais, sem preparo nem assessoria

        Deu no que está dando: Falta de alinhamento do discurso redundando numa idiossincrasia política em que, os partidos, representam qualquer coisa menos as suas bases e os seus conteúdos programáticos, a ponto de, por exemplo, termos no governo do PT um Temer na articulação política, um Levy na fazenda e na presidência uma Dilma…

        Maravilha, né? Com o quê ou em quê, essa “trinca” se identifica? 

      • Você tem razão…

        “Certos sem noção” não tem limites e são estúpidos mesmo, não só ideologicamente.

        A Líbia, por exemplo, tinha os melhores índices sociais de toda a África há menos de cinco anos, mas tinha uma moeda lastreada em ouro, petróleo em abundância e… a maior reserva de água fóssil do norte da África.

        Agora tem o quê?

        • Tem exatamente o que os EUA,

          Tem exatamente o que os EUA, Inglaterra, França, Itália e outros menos votados plantaram naquela invasão para tirar o ditador de plantão. Fizeram m… sem perceber as consequências.

          • Caramba! Um pensamento articulado?

            Que maravilha, heinhô Ugo? Parece que acordou de um coma.

            Prossiga, companheiro, só não tem jeito prà morte!

          • Agora… Pra não perder a oportunidade dessa lucidez inesperada,

            Procura te informar sobre o que pretendia ser a UA (União Africana), quais os seus objetivos, quem a criou, quem praticamente a sustentava e talvez você entenda porque o Ocidente resolveu intervir e acabar com a Líbia.

            E talvez entenda também o que eu quis dizer, ao me referir à “africanização” da América do Sul. 

  7. Sem sacanagem

    Uma carnificina ocorrendo no Paraná sob o Governo falido e caótico dos tucanos, com pitbulls de quatro e duas pernas açulados contra os Professores e o contraponto do artigo é o Governo Dilma e o PT. Não dá para entender. Já temos tucanos na cozinha do GGN revisando a pauta da Redação?

    • Pensei a mesma coisa, Carlo.

      Pensei a mesma coisa, Carlo. Depois reclamam do FlaxFlu, ou se fazem de vítimas, como Marina. Mas virou uma obsessão: para criticar alguém, tem que envolver o PT. Parece que todos vivem em função do PT.

      Nassif, como muitas viúvas do PSDB, não conseguem aceitar a realidade de que,um dia, tomaram o bonde errado; que também caíram no canto da sereia. Não falta projeto de país ao PSDB, o que falta é voto, pois o projeto é ruim e não convence. São Paulo e Paraná são exatamente os brasileiros que não admitem seus erros e preferem morrer assim.

      E, para a tristeza de muitos, também não falta projeto de país ao PT, e esse ainda tem votos. Se falta liderança que leve o projeto adiante é porque estão sendo cassadas uma a uma, na esperança de dar fim ao partido e ao projeto. Ninguém quer destruir o que não existe não é? Tenho pena do Brasil se a direita conseguir emparedar a esquerda, como está fazendo o Congresso.

  8. Esse eu assino embaixo

    Infelizmente o PT está definhando e provavelmente a partir de 2018 não elege mais ninguem para cargos majoritários(o PT e seus dirigentes foram covardes nesses últimos anos deixando a grande mídia , judiciário e meia duzia de políticos da oposição detonarem o partido) , e o PSDB simplesmente acabou. Acabou sem nunca ter sido. Quem teve um mínimo de descência saiu do partido e sobraram apenas esses borrabostas que aí estão comandados pelo chefão dos borrabostas fhc.

    • Quanto você ganha por mês?

      Quanto você ganha por mês? Setentinha?

      O PT definhando????

      É por isso que o PPS e DEM vão fazer fusão com outros partidos… por que o PT está definhando!

      Acho que o pânico de vc´s tem nome… Lula!

      É isso… mas sua obrigação não é pensar nem ser honesto.

      É, por setentinha, falar mal do PT e escrever aberrações…

      R$ 70.000 do dinheiro do contribuinte para falar mal do PT…

      Tá ganhando bem…

  9. A maldição do Pinheirinho, por Luis Nassif, em 23.01.2012

    Nem por esperteza, Alckmin demonstrou sensibilidade

     SEG, 23/01/2012 – 14:28ATUALIZADO EM 02/05/2012 – 21:57

    É trágica a maneira como o PSDB joga pela janela oportunidades políticas.

    A vulnerabilidade central do partido é a insensibilidade social. Mesmo no bem avaliado governo Aécio Neves, a crítica central era a falta de preocupação social. Em São Paulo, a arrogância administrativa, das decisões de gabinete, sem nenhuma preocupação em ouvir, planejar ações.

    Aí o partido reune sua executiva para pensar o futuro. As únicas fontes de pensamento “novo” são financistas, exclusivamente preocupados em vender o peixe do mercado para o partido. 

    Curiosamente, foi Geraldo Alckmin o primeiro político de peso do PSDB a perceber a emergência de novos valores. Ainda na campanha, mostrou as vantagens de programas tipo “Minha Casa, Minha Vida” sobre o modelo autárquico do CDHU. Entendeu a importância da colaboração federativa. Percebeu a relevância de reduzir o estado de guerra com o professorado, praticar o relacionamento civilizado com prefeitura e lideranças de bairro. Até ensaiou algumas ações administrativas colaborativas, juntando várias secretarias de governo e a prefeitura.

    De repente, surge a grande oportunidade: 6.000 pessoas morando em uma área de disputa jurídica. Não são aventureiros, não são invasores forçando a barra para conseguir imóveis para futura negociação. São famílias que se estabeleceram ao longo de anos, criando uma comunidade com velhos, crianças, mulheres, mães e pais de família, que levantaram suas casas em regime de mutirão, firmaram-se nos seus empregos, colocaram suas crianças nas escolas, criaram uma comunidade sem nenhuma ajuda do poder público.

    Seria o momento máximo de inaugurar uma nova era. Um governador minimamente competente teria convocado a Secretaria de Assistência Social, o CDHU, a Secretaria da Justiça e da Defesa, a prefeitura de São José dos Campos, grandes empresas instaladas na região para um plano integrado destinado a encontrar uma solução para a comunidade de Pinheirinho.

    Não se espere de Alckmin nenhuma sensibilidade social. Só um amorfo moral para ordenar as ações da PM contra familias indefesas, em nome da ordem – como se estivesse tratando com marginais do PCC. Mas considere-se que, para quem almeja vôos altos, o exercício da esperteza política é fundamental.

    Tivesse tratado o caso com um mínimo de esperteza, Alckmin estaria inaugurando um conjunto habitacional. As televisões mostrariam imagens de crianças brincando nas praças do conjunto, velhos se aquecendo ao sol de São José, pais de família voltando para casa e encontrando os seus em segurança. Estudos acadêmicos, no futuro, analisariam uma comunidade viva, com relacionamentos construídos ao longo desses anos, com a solidariedade dos vizinhos de outros bairros, que se auto-organizou ao largo do poder público.  E falariam do governador sábio que impediu que essa riqueza social – uma comunidade que se auto-organizou – se perdesse sob os tratores e os cassetetes da polícia. 

    No entanto, o que se viu foi um festival de fotos trágicas, de mães carregando filhos ao colo, chorando, tendo ao fundo as fogueiras provocadas por governantes imbecis. Fotos de batalhões da PM, com cassetetes, escudos, capacetes, enfrentando familias com crianças e velhos. E, como defensores das famílias, políticos do PSOL se legitimando junto a uma rapaziada que ainda acredita na responsabilidade social como fator de mobilização política.

    Que as fotos das mães e filhos chorando as casas perdidas sejam uma maldição a acompanhar Alckmin pelo resto da vida política.

    • O que aconteceu depois do

      O que aconteceu depois do Pinheirinho?

      O PSDB perdeu a prefeitura de São José. E com alkimin, o pinoquio blindado? Se re-elegeu no 1º turno!!!!

      E o Nassif com essa lenga-lenga de comparar a condição deste com a da Dilma.

  10. Beto Aecio, Aecio Beto

    1) realmente o Nassif tá pululando, querendo envolver a Dilma numa situação aonde ela simplesmente não tem nada a ver. Não sei o porque, talvez para querer se mostrar isento mediante a raiva gerada pelo episódio. Só que isso não justifica, pois a Cesar o que é de Cesar, não vi nenhuma razão para envolver Dilma nessa guerra de Curitiba. Se foi uma caca  do governador é a ele que devemos criticar. Acho que essa deslizada, para querer marcar ponto com todos pegou mal. Amanhã o Serra dá um tiro na cara do Aecio e lá vamos nós enfiando a Dilma no meio da analise. É querer fazer festa pros dois lados e pega muito mal. Depois se critica o PT por não ter feito nada contra a mídia, se a alternativa não tem coragem para criticar a s ações de um tucano pelo que ela representou em si e enfia a Presidenta no meio dos mal feitos do mesmo dando uma temperado pra agradar gregos e troianos.

    2) essa postura adotada por Richa nada mais seria a posição adotada por Aecio caso vencesse. Ou já esquecemos de suas palavras no regabofe patrocinado pelo  Doria no  lançamento da candidatura Aecista com o Arminio a tira colo. Ali ele disse textualmente, que iria tomar medidas antipopulares, ou seja, jogar no povão o ônus do que pretendesse fazer para agradar seus padrinhos de campanha. Certamente a reação a essas medidas seriam tais e quais ao que foi gerado no Paraná.

    Esse é o jeito de governar neoliberal pra essa turba. Portanto o que temos de ser firmes é na condenação desse absurdo policial: trazer tropas de todos os lados, jogá-las contra professores e professoras na sua maioria usando de uma violência absurda, impedir o acesso ao legislativo (cas do povo) e por aí vai a serie de desmandos ocultados convenientemente pela mídia. Veja que na página principal da uol nada se tem sobre esse triste epísodio, como se houvessem passados anos do mesmo.

    Isso é que é o cerne da questão. Esse tipo de gente é que queremos que decidam os rumos do país. Com essa política de privilégios aos que mais têm em detrimentos dos menos favorecidos.

     

    • Lamentavelmente a “motivação” é a mesma

      Mexer em direitos estabelecidos e sacudir a seguridade social das famílias, alterando as regras das aposentadorias e pensões (como as dos professores agora), não é “tiro pela culatra” exclusivo do Richa, por “semelhança”, raspa também na Dilma. 

  11. A meu ver são 2 os maiores problemas

    O primeiro é que estimamos mal o impacto dos anos de ditadura nas gerações que se formaram em 70/80. Eu estou nela, meio que na rabeira pois ainda pude aprender com aqueles que se formaram em 50/60, e revejo tantos equívocos que penso o quanto demos bobeira e largamos os que se formaram nos anos 90 de mão. Esse problema pode ser visto na mudança ocorrida entre os médicos que perderam sua visão humanista e buscam carreiras que lhes tragam patamares finaceiros elevados apenas. Fruto de uma reforma educacional feita pelos militares em todas as áreas, mas que é mais emblemático entre os médicos.

    O segundo é a mídia que pauta o debate, ou melhor, não pauta, pois invoca apenas o lado visceral das emoções, com argumentos rasteiros e preconceituosos. O bem que uma midia profissional e isenta poderia nos fazer é incomensurável. No meio, acredito que soframos o mesmo problema de formação, com jornalistas mais empenhados em alcançar o Olimpo do que relatar os fatos e pensar profundamente. E nisso tudo, uma incapacidade daqueles que trabalham, constroem as categorias e as práticas profissionais, em se organizaram como um corpo social, politicamente conscientes de seu lugar na História.

    • Jorge, este título não está correto.

      Este título não está correto, pois os policiais militares (17) que tentaram se sublevar contra as ordens de atacar os Professores foram presos (17 policiais), e a polícia militar do Paraná tem demonstrado publicamente, dentro das limitações que impõe a sua função, um desacordo contra o governo de Carlos Alberto Richa, logo é pertinente ter em conta quem é o verdadeiro mandante do crime.

  12. Só não concordo quando voce

    Só não concordo quando voce afirma com a “visão de mercado do velho PSDB desenvolvimentista”. Quando isso aconteceu? Vejamos. Nos oito anos do FHC o PIB regrediu (PIB: 1995 = US$ 769 bilhoes e 2002 = US$ 506,00) onde houve desenvovimentista nessa época? Veja na evolução do PIB o que aconteceu nos governos do PT O Lula pegou um PIB de US$ 506 bilhões e chegamos em 2012 com um PIB de US$ 2.254 Bilhões. Não dá nem para compararar. Cade o desenvolvimentismo do PSDB.

    O PSDB sempre foi uma fraude, com a colaboração da mídia.

    Fonte:http://pt.kushnirs.org/macroeconomia/gdp/gdp_brazil.html#t1

    • Pois é, o sistema politico

      Pois é, o sistema politico ruiu de podre, mas a midia colaborou com vontade e com certeza chafurda junto. 

    • confusão entre crescimento e câmbio

      Ricardo,

      você repete mais uma vez a incansável cantilena de que durante o governo FHC o Pib brasileiro encolheu. O fato é que, mesmo tendo de lutar contra uma hiperinflação galopante, que custou ao Brasil uma fábula, durante o governo FHC o Brasil cresceu em ritmo próximo ao do goveno Lula, que pegou a inflação inteiramente controlada e surfou na maior onda de valorização das commodities vista em mais de um século. Vou explicar donde vem esses números idiotas que você repete mais de uma vez. Durante longo tempo, que incluiu parte do governo FHC, houve paridade ou quase paridade entre o Real e o dollar. Isso foi considerado importante para segurar a inflação. Mas no final do governo FHC o dollar atingiu o valor de 3,5 reais, o que foi importante para melhorar a balança comercial. Não confunda crescimento econômico com política cambial! Com a sua lógica econômica, o pib brasileiro teria oscilado doidamente nos últimos meses, com variações da ordem de 20%.

  13. Parabéns Sr. Nassif. Esse é o

    Parabéns Sr. Nassif. Esse é o retrato. Ma não podemos deixar de perceber que idêntico escárnio advém das lojas onde dizem respeitar o ser humano, as leis e as instituições. Se comportam como o PIG. Lendo a postagem de que o Francisquini teria esquecido de denunciar alguem na lavajato, ele mesmo, nos leva a pensar como é que a nossa justiça, as nossas polícias e o MP conseguiram fazer nascer tantos cachoeiras. Quer dizer, nem médico, mais ruralista do que médico, escapa. Anos e anos discutindo o que está errado e não funciona tomaram o nosso tempo de evoluir e planejar. Faz parte da dominação entreter os sbbjugados com novos tipos de espelhinhos. Não sei porque lembrei-me da academia. É uma mania que tenho pensar na que não existe.

  14. O Infame Beto Richa

    Nassif,

    me desculpe, mas usar o Governo Dilma  pra fazer contraponto ao Governo Beto Richa e o massacre que ele promoveu ontem é um brutal equívoco. Ia compartilhar esse post mas depois que o li, desiti. Muito equivocado, ou seria atucanado? Desse jeito você faz o discurso do ditadorzinho paranense, dizendo que a culpa é do PT. O que sobra do seu texto é somente o título ao chamar Beto Richa de Infame. Mas isto é pouco, pois nós aqui do Paraná já o chamamos de ditador, que inclui qualquer outro adjetivo. Você perdeu o foco, o massacre promovido ontem escapa de sua vã compreensão, atibuindo parte da responsabilidade à inércia do governo Dilma. Seu poder de análise vai mal!!!

    Um governo estadual  – do PSDB – cujo Secretário de Segurança num dia comum dá entrevista na Televisão de revolver na cintura é muito sintomático, pois indica o perfil deste Governo; um governo que usa helicóptero para jogar bombas em professores e funcionários públicos, atinge crianças de menos de seis anos numa esocla infantil é o que? Com certeza não é a inércia da Presidenta que o aconselha a fazer isto. Preste atenção meu caro e respeitado Nassif.   O Paraná está morto, imerso em trevas graças aos políticos dos partidos de oposição liderados pelo PSDB e por um dos mais mediocres e autoritários governadores que o estado já teve.

    Isto é uma chamada de atenção de quem viu e ouviu de sua janela, distante  – 2,5km da Praça do Massacre -, os  gritos de professores sendo feridos por  bombas lançadas por helicóptero sobre uma manifestantes indefesos, Um pouco mais e você vai falar em confronto. 

     

  15. “Hoje em dia, há uma disputa

    “Hoje em dia, há uma disputa ferrenha para definir o governo mais inerte: se o de Dilma ou de Alckmin.”

    Para né, Nassif?

    Alckmin tem a mídia e a ALESP na mão. Dilma apanha da mídia todo dia e tem o congresso mais reacionário e traira de todos os tempos. Situações “quase” iguais.

    • Concordo, fazer uma

      Concordo, fazer uma comparação superficial dessas entre o governo autista de Alckmin, que tudo nega com o auxílio da mídia, com o governo combatido pela mídia, judiciário e legislativo, com tem sido o de Dilma, desmerece o Nassif,. 

    • Mais um comentário Nassivista!

      Mais um comentário Nassivista! Podia ter escrito o texto sem se referir a Dilma, mas é uma formuleta para agradar Gregos e Troianos!

      (espero não ser censurado por estar criticando o grande mestre).

      • O que a Dilma te a ver

        Verdade verdadeira, o titulo do texto “o Infame Beto Richa, Governador do Paraná”, e de repente para de falar do governador e começa a falar da Dilma, essa não entendi. Está parecendo a grande imprensa, quando o problema é do PSDB, sempre coloca alguma coisa do PT ou da Dilma, para dar a impressão que a culpa não é só do criticado, mas também da Dilma e do governo federal.

      • O pior cego é o que não quer

        O pior cego é o que não quer ver o quanto são parecidos estes dois partidos. Nassif só erra ao dizer que ambos estão paralisados no mesmo nivel. O governo do PT é muito pior. Em 12 anos não conseguiu comprar a mídia que o Serra num só mandato no governo do Estado levou toda a imprensa paulista. Nós professores sabemos como.

    • Concordo plenamente!!!!!

      Concordo plenamente!!!!! Apesar de todos os defeitos, colocar no mesmo balaio o pinóquio blindado e a mulher mais agredida do país é inconcebível!!!!!!

      Ainda que concordemos com a falta de ação por parte da presidenta, são condições políticas totalmente distintas de todos os pontos de vista.

      Nassif erra mais uma vez. Faz parte.

  16. Infelizmente não espero muito

    Infelizmente não espero muito dos politicos, de nenhum partido, o sistema caiu de podre e eles chafurdaram junto, pior é que reforma vindo desse mesmo sistem seria pior do que o já estabelecido, não vão querer privilegios e benesses que amaldiçoam o sistema politico atual e deturpa a atividade parlamentar, nem os politicos e nem a elite economica que se beneficia e muito dessas deturpações, ou seja, estamos no sal.

  17. A ordem do governador de

    A ordem do governador de atirar na cara dos grevistas foi cumprida fielmente pelos PMs. Richa é responsável por cada olho destruído. Se for cobrado na base do “olho por olho” ele perderá até o olho do cu, muito embora haja controvérsia sobre quem é o proprietário do principal instrumento de prazer do governador do Paraná.

  18. PAULISTAS MARIONETES DA REDE “TU É BOBO”

    E ainda aparecem por aqui os defensores do PSDB. E o pior !!! Ousam citar a Dilma….. 

  19. Olhando blogs conservadores.

    O importante para ver a repercussão de uma ação como a do Governador Carlos Alberto Richa (alguém que se auto intitula Beto é porque quer se parecer como alguém da família) foi extremamente negativa inclusive em comentaristas de blogs semi-conservadores, isto é importante porque mostra que as pessoas começaram a pensar.

     

  20. Só vejo um problema nesta

    Só vejo um problema nesta análise. Acho que nunca exist iu esse projeto de social-democracia ou esse desenvlvimentismo com visão de mercado.

     

    O PSDB sempre foi só um grupo do PMDB que perdeu espaço e resolveu sair. E rapidamente se colocou à disposição dos financistas, que naquele momento consolidavam seu domínio sobre a economia mundial. Essa foi a estratégia de sobrevivência, e que deu certo por um bom tempo.

     

    Mas projeto e idéias, nunca vi nada. Além de privatizar para os amigos (garantindo alguma participação através de laranjas).

     

     

    • Essa foi a melhor análise que já vi sobre o PSDB

      Parabéns Moita. Concordo completamente com sua análise sobre o PSDB. Com certeza o PSDB nada mais é do que “um grupo do PMDB que perdeu espaço e resolveu sair”. 

      A minha própria memória da época da fundação do PSDB foi essa e nesse momento ainda pensava que haviam coisas interessantes em FHC, Montoro, Covas e etc. Mas justamente quando eles sairam do PMDB para formar o PSDB, por pura vaidade e inveja, e se encontraram diretamente com o PFL (que eram também políticos que haviam perdido espaço na Arena) para formar essa coalização que dura até hoje que eu percebi e me decidi nunca mais votar em alguém do PSDB. Para mim neste momento, lá pelo início da década de 90, eu não havia percebido toda a dimensão do que significava o PSDB. Mas já sabia com certeza que eles nunca seriam confiáveis, principalmente pela facilidade com que se aliaram a “filhotes da ditadura”como o PFL. Daí até chegar neste episódio grotesco e desumano de Beto Richa é fácil traçar o roteiro histórico. O desprezo pelo pensamento, cultura e intelictualidade foram moldando o comportamento tosco e rude. O apego ao “lucro de qualquer maneira” moldaram essa ideologia que se apresenta “neo-liberal” no nome e “neo-escravagista” na prática. Moldaram também o culto ao mauricinho nobre empoado Aébrio Never. Moldaram todo o discurso racista e violento que tomou o Brasil. Como promissores filhotes da Globo e da ditadura será que poderíamos esperar algo melhor do PSDB???

    • desenvlvimentismo com visão de mercado.

      Esse mito em que o Nassif ainda acredita cai por terra com as investigações do Trensalão.

      Até Covas(Eu também acrditava em sua biografia), parece que estava fazendo estrepulias.

      Olhe os homens e suas ações. Idéias, no caso desses caras desse partido, são coisas para consumo eleitoral.

    • Neoliberias econômicos

      Extamente o que vi do PSDB em sua trajetoria dos anos 90 pra ca. Quando FHC chegou ao poder o que fizeram rapidamente foi apagar, como se estivéssemos na obra de George Orwell, o que Itamar Franco e seu governo tinham feito. Tanto não tinham nenhuma projeto de desenvolvimento social, que nunca fizeram nada de concreto muito menos de grandioso nesse quesito. E até hoje, dizem que fizeram tudo o que foi feito pelo Itamar e sua equipe. Itamar foi tratado como um capira, chato, encrenqueiro, que não conhecia seu lugar. Colocaram ele para fora da foto como um dos pais do Real e dos genéricos (Jamin Haddad) e com a pa de cal da imprensa em cima dos anos Itamar , elegeram a turma de FCH (na qual Serra sempre foi um papagaio de pirata), como os grandes pensadores e desenvolvimentista do Brasil moderno. Que erro de analise, hein? Ou seria apenas a ma-fé da imprensa brasileira, como de praxe?  

       

  21. O goverrnador merece todas as

    O goverrnador merece todas as criticas.

    Mas, e os eleitores que o reelegeram no primeiro turno?

    Esta é apenas uma das várias consequências da ignorância política que tomou conta do país.

    O futuro deste país no curto prazo está gravemente comprometido e o maior responsável é a mídia golpista liderada pela globo e veja e bancada pelos rentistas, os procuradores que tem lado e o judiciário anti democrático.

     

  22. INFORMAÇÃO

    INFELIZMENTE VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE A GRANDE MAIORIA É TOTALMENTE DESPOLITIZADA E O UMA GRANDE PARTE DESINFORMADA E AI SE TORNAM PRESAS FACEIS PARA OS ALIENADORES.

  23. Alhos e sangue
    Uma coisa é a falta de traquejo politico,a sabotagem doaria feita pela midia,judiciario e legislativo.Outra bem diferente é um governador promover carnificinas,como Pinheirinho e agora no Parana.Um problema é estrategico,politico-economico dentro do jogo.Outro é promover chacinas,ataques a seres humanos desarmados que estão exercendo seus direitos de greve e de protesto.Então (como disse uma vez o Herbet Viana,eu tenho um mente ordinaria para certas coisas).O que tem em comum massacres de seres humanos com visões criticas suas a condução do governo Dilma.como dizem,a inclusão da critica a Dilma em podt falando de uma aberração humana,foi um ponto aleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmm da curva.

  24. O senhor não tem a menor ideia do que escreve aqui…

    Caro Nassif, nao sou seu fã e muito menos fã de seus comentários, mas dessa vez tive que ler e postar um comentário aqui. Infelizmente o senhor não faz a menor ideia do que escreveu em seu blog. Essa turma que esta enfrentando a PM Paranaense, em sua maioria, são militantes contratados pela APP Sindicato. Tem muitos poucos servidores ali, que só estão interessados no seus bolsos. Os governos do PSDB tem como politica maior pensar no futuro e não serem imediatistas (como o PT, que só pensa na próxima eleição). Grandes nomes do PSDB foram aniquilados politicamente para construir algo para as gerações futuras e com isso acabaram jogados na sargeta politica (caso mais conhecido, FHC). A alguns anos atras os professores eram sim marginalizados, mas hoje meu caro, não é bem assim. Enquanto a média salarial dos brasileiros patina em torno dos R$ 2.000,00, o salário dos professores estão em torno de R$ 3.500,00 para 40 horas semanais. Quando faltam 2 anos ou 3 para se aposentarem, fazem um curso de mestrado ou até doutorado que não vai influÊnciar em nada na vida escolar dos alunos e com isso triplica sua aposentadoria. Você acha razoável isso? Não vejo hoje em dia um professor andando de carro com mais de 5 anos de uso, assim como não vejo pagando aluguel, todos com cas propria ou financiadas. Nossos professores tem uma péssima formação (infelizmente, e isso não é culpa deles) mas querem ganhar como se fossem professores Japoneses. Não digo qu eles ganham o suficiente, mas é o merecido, se levar em conta a preparação deles e a média salarial do trabalhador brasileiro. Pesquise um pouco o estado do Paraná e seu fincionalismo público, para depois culpar o governo por alguma coisa. Abraço!

    • Mas que vergonha. Que

      Mas que vergonha. Que argumentos chinfrim. Comparar o salário dos professores com a média salarial dos brasileiros. Compare com os profissionais de nivel superior já que aos professores isto é exigido. Não são os professores que tem pessima formação. Todos os profissionais tem. De resto o malandro foge da questão central.

    • Se o nassif não sabe o que

      Se o nassif não sabe o que está falando fico imaginando voce que não ver que um politico ganha mais só de auxilio moradia.

       

      Lendo todo seu comentário noto que não vela apena responder mais nada, so me resta te perguntar 

       

      Seus filhos estudam em colegio publico? Usam os hospitais publicos? Andam nas noites tranquilas do seu estado?

       

      Voce declarou claramente que não gosta do autor o que tenho certeza de que isto não vai mudar em nada voce deveria passar a gostar mais de voce e do seu dinheiro que por pagar impostos oficializa eles roubarem teu dinheiro 

    • FHC, aquele que não construiu

      FHC, aquele que não construiu uma salinha de aula em oito anos, fez o maior arrocho salarial enquanto despejava bilhões para salvar bancos falidos ( ninguem ser preso), que fez o verdadeiro apagão depois de seis anos de governo, pesnava o futuro, pensava tanto que fez um programa de segurança na qual a maior medida era iluminar as ruas e um mes depois foi feito o contrario, apagaram as ruas por causa da crise de energia, vai ver por causa do breu não enxergavam um palmo diante do nariz.

    • PSDB

      Meu caro Eder Vandir. Você não tem idéia do que está falando. O governo do PSDB, principalmente em São Paulo, acabou com os professores. Na mídia, eles dizem que deram 45% de aumento de salário, mas o que fizeram foi incorporar antigos bônus que os professores já possuíam ao salário. Salário de R$ 3.500,00? Só se for na televisão. Talvez um professor com 20 anos de carreira, possuindo mestrado e doutorado, ganhe este valor. O professor foi totalmente desvalorizado e teve sua autoridade comprometida com um projeto insano implantado na era de Mário Covas, que passa o aluno sem saber nada. Não é o professor que tem formação ruim, é o aluno que não quer aprender. Se acha o PSDB um excelente partido, pergunte a opinião das pessoas que moram nas regiões que os governantes deste partido “esqueceram” de controlar o consumo de água antes das eleições e agora estão multando o seu consumo, mesmo sendo o normal, através de taxas abusivas e distribuindo milhões aos diretores das companhias de saneamento com o “nosso” dinheiro!

    • Parece que esse Beto Richa é

      Parece que esse Beto Richa é um paspalho. Digo “parece” porque não moro no Paraná. Ele e os outros playboys pitibuls do psdb (o das alterosas à frente) são incapazes de apresentar um projeto político e de governo decente em seus estados ou muito menos como contraponto ao inerte governo federal. Entretanto, concordo com o seu comentário quanto à situação dos professores, seja no Paraná ou em qualquer outro estado: querem” salários japoneses” (finlandeses?), mas são de um despreparo e de uma falta de compromisso que é um verdadeiro ultraje, uma calamidade nacional.  A imensa maioria vive de inventar todo tipo de esquema fajuto (e muitas vezes até ilegal) para aumentar seus salários. Não têm nenhum compromisso ético ou profissional. Sei disso porque sou professor e vivo enchugando gelo quando tento dar minha modesta contribuição a qualquer debate que envolva movimento grevista ou valorização da carreira. Minha única satisfação é estar com meus alunos em sala de aula, porque com meus pares é só decepção, com raríssimas excessões.  O fato é que a categoria não faz por merecer melhores salários, eis a verdade. Mas sob nenhuma condição isso justifica a ação vergonhosa e criminosa do governo do paraná contra grevistas, seja de que categoria for. Esse governador desastrado e truculento precisa ser responsabilizado.

      • “Enchugando gelo” é dose…

        Se você for professor de português… deveria estar pagando pra ensinar, e não recebendo.

         

        E, sim, “excessões” com dois “s” são mesmo raríssimas, as exceções habituais são com “ç”.

    • Como pode

      Como pode alguém ser tão cínico e falar de coisas que nem de longe correspondem a verdade.

      Nada do que você postou faz qualquer sentido no Paraná.

      Não se trata de campanha salarial, trata-se de roubo de um fundo de previdência cujo aportes são descontados do servidores.

      Pelo menos veja as fotos e constate se há algum contratado pela APP.

      Quem deveria pesquisar o estado do Paraná deveria ser você, mas acredito que não daria conta de entender nem o básico.

       

    • Ah sim! Vamos rever alguns

      Ah sim! Vamos rever alguns pontos:

      “…governos do PSDB pensar no futuro e não serem imediatistas”, claro, por que não?? Retiramos agora dinheiro da previdência dos servidores para pagar contas da má adminstração do Estado e mais tarde que se resolva isso!; 

      “…a média salarial dos professores está em torno de R$ 3.500,00…”, parece que quem não sabe de nada é você inocente. Não se tratam de questões salariais. A paralisação ocorreu novamente por questões de garantias de aposentadoria, quando o mesmo, o governador, prometeu que não mexeria na previdência de todos os servidores e vimos o que vimos.

      “…quando faltam dois ou três anos para se aposentarem fazem mestrado ou doutorado que triplica o salário…???” Basta uma olhadinha no Direito Previdenciário e entender que não é bem assim. É preciso um cálculo no qual se leva em conta 80% dos maiores salários de contribuição e no final não podendo ultrapassar ( o valor da aposentadoria ) o teto máximo do INSS que é de R$ 4.663,75 mesmo que nós professores tenhamos Regime Próprio de Previdência.

      Isto posto,meu caro, não são todos os professores que andam de carro seminovo ou que não paguem aluguel, Aliás há algum pecado nisso? Ou são regalias apenas para classe média alta ou políticos? E é claro, há péssima formação intelectual no nosso meio, mas também excelentes profissionais. 

       Pesquise um pouco o estado do Paraná e seu funcionalismo público, para depois culpar os professores por alguma coisa. Abraço!

    • O cara faliu o Estado, quer

      O cara faliu o Estado, quer pegar o dinheiro que é do fundo de pensão dos servidores para pagar as contas do Governo, e “pensa no futuro”? Só se for o futuro dele mesmo. Acho que quem tem que pesquisar melhor antes de sair papagaiando e passando vergonha por aí é você. Por acaso és comissionado do #BetoRitler ?

      A tabela de remuneração dos professores está no link abaixo, e varia de R$1.700,00 a R$2.400,00 BRUTO, dependendo da formação, isso por 40h semanais! E todos sabemos que Professor tem que dar aulas em várias escolas e horários(no que gasta tempo com deslocamento), corrigir provas, preparar aulas, etc, portanto é humanamente impossível conseguir cumprir uma jornada de 40h.

      http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/pss/tabelavencimentospssmaio2014.pdf

       

       

    • Professor…..

      Eder, Vc deve ser bem informado sobre o que realmeite é a vida de professores. Também deve ser bem informado sobre como o que é governar e fazer política. Talvez vc seja um grande observador dos métodos de gestão dos governos e tem propriedade para inferir uma avaliação positiva sobre a atuação de “seu governo” ou “seu candidato”. Mas com certeza vc não tem a mínima noção do que é “ver o futuro”, como mencionou no seu commentário. Pois bem, eu não tenho idéia de como ver o futuro de um país como o nosso ou de um estado. Eu sei que a PT, PSDB, PSOL, P……  não trabalham há muitos anos visando o Brasil e o povo brasileiro. Todos os partidos e todos os políticos, e afirmo, todos não têm intenção de fazer pelo povo. Vc no mínimo é muito ingênnuo em acreditar que se o PSDB estivesse hoje no comando do Brasil as coisas estariam melhores, não meu caro ingênuo, tudo estaria na mesma situação, a justificativa por não conseguir fazer a situação melhor se “eles” estivessem no poder seria que, seus adversários deixaram a “merda” pra que nós consertassemos. Esse governo do paraná, nesse momento está transformando um dos melhores estados do Brasil em um exemplo da incompetência da política administrativa. Antes, ele e os seus pares poderiam não deixar que as atitudes e decisões dos visionários da assembéia legislativa não criassem um sistema que viesse prejudicar as finanças do estado, mas criaram. Criaram porque num país onde as contas andam bem o estado pode pagar. Não foram homens inteligentes e deputados eleitos por vc com as melhores intenções que criaram os benefícos para os professores hoje? Que forma de gorvernar é essa no Paraná onde uma turma de “deputados” elaboramum projeto e o governo aprova, e depois o mesmo governo vem para desfazer? O governo do Paraná é considerado, pelos mais respeitados jornais paranaenses e outros meios de comunicação desse estado, como o pior governo de todos os tempos no Paraná. Vc já se perguntou por que os seus correligionários e os líderes do PSDB não saem em defesa desse atual governo? Quer que eu responda…? Se vc se der ao trabalho de pesquisar um pouco o PSDB nunca foi um partido que visasse uma boa política de educação no Brasil, nuca foi e não é atualmente. Vc foi infeliz em dizer que poucos professores estavam ali defendendo seus direitos. Vc realmente é partidarista e não um brasileiro que vê as intenções e os métodos do governos. Eu pergunto a vc, o mesmo Beto Richa não foi governador na gestão passada? Que tipo de gestor não tem visão de futuro quando assume o governo de um estado e não prevê as situações? Porque seu governo de visão futura não viu a situação dos professores no primeiro mandato? É um político como qualquer outro. Não tem interesse pelo povo e sim na manutenção de sua carreira. Cara, vc devia ir para uma sala de aula, ao menos por uma semana. Não uma sala de aula no centro de Curitiba, mas uma lá na periferia. Vc ia mudar de opinião no primeiro dia. Quanto aos pliciais que atuaram na repressão dos professores, cumpriram seu dever. Já a “inteligência” da polícia, que pena. Vc é do PT? Meu caro, eu votei do Aécio Neves nos dois turnos da eleição passada, não por causa de suas “idéias” mas para alternar conversa e ver as verdades sobre as intenções e competências desses governanrtes. Eu achava que o estado do Paraná era uma estado com pessoas com capacidade crítica diferenciada. Capacidade crítica e capacidade de governar. Sabe o que eu acho agora? Tamo fudido mesmo!!!!!!

    • Você não se encherga né

      Você não se encherga né playboy?

      Eder ao contrario da sua argumentação não é preciso estudo para ver a violência descabida da policia govarde. Não tem turma enfrentando a policia. Eles não querem deixar o Richa pagar seus erros administrativos tirando direitos dos servidores publicos. Ai o coronelzinho que o senhor elegeu manda bater por que não quer discutir o assunto, ja firmou acordos com seus amigos politicos

      Quer dizer que o professor esta ganhando até de mais? O senhor é professor?

    • E senti nojo e vergonha

      E senti nojo e vergonha alheia pelo se comentário.Prefiro acreditar que vc está sendo pago pelo governo do Paraná  para cagar pelos dedos.

  25. Kd o Oneide??

    Kd o Oneide pra defender o Beto Richa?? Agora você vai se esconder e fingir de morto é? E todo aquele empenho e verbalização em defesa do seus ídolos do PSDB? Oneide é igualzinho a eles corajoso quando está numa boa e covarde e fujão assim que o bicho pega??

    KD VOCÊ? SEJA HOMEM E APAREÇA AGORA!

  26. Oi? Modernidade?

    “Não foi à toa que, nas últimas eleições, a parcela mais moderna do empresariado paulista saltou fora do bonde do PSDB e tentou fazer alçar voo a candidatura de Marina Silva.”

    Como o empresariado paulista é moderninho! Por isso que de locomotiva o Estado de São Paulo está virando um bonde reformado e superfaturado.

  27. A população nunca viveu um

    A população nunca viveu um democracia desde  o fim da ditadura, O que realmente aconteceu foi sair de uma ditadura para voltar para uma escravidão, entramos numa democracia capitalista monstruosa com uma demanda de ladrão que quando seus interesses são ameaçados usam da força contra quem os sustentam, Dai numa rodada de PAPO me vem um burocrata e fala que a culpa é da população que votou errado e me veio o direito de perguntar ao burocrata QUEM SERIA O CERTO PARA VOTAR e ele não soube responder de uma coisa tenho a certeza que se colocasse uma INDONESIA nos  3 poderes talvez alguma coisa mudasse esperar alguma coisa é ser sonhador demais 

    • Meu caro Sr.Manoel,
      O senhor

      Meu caro Sr.Manoel,

      O senhor tem razão em dizer que o país nunca viveu uma verdadeira democracia, principalmente nos últimos 13 anos , porque, em verdade, o regime implantado por este governo que aí está aboletado é a denominada cleptocracia e nada além disso.

       

  28. Quando se ADESTRAM esses

    Quando se ADESTRAM esses animais fardados, será que lhes é dito que para dispersar manifestações populares OS TIROS TEM QUE SER NA CABEÇA?

    • Várias pessoas

      Várias pessoas com mrcas DE TIROS DE BALAS DE BORRACHA NO ROSTO!!!!

      O policial que faz isso, nada difere de um bandido assassino. nem os criadores da arma dizem que deve ser usada assim.

       

  29. Imaginem um governante enviar

    Imaginem um governante enviar um projeto que, em nome de um verdadeiro ajuste fiscal, determine o confisco da previdência dos funcionários do judiciário, com a suspensão de direitos em caso de improbidade administrativa. Apenas imaginem. Seria uma guerra, sem dúvida. É INIMAGINÀVEL, como diria aquele ministro do Colllor. Agora, professores com salários de R$ 3.500,00 são acusados de vândalos por defenderem um direito sagrado e que foi derivado de descontos expressivos de seus salários ao longo dos anos de trabalho para uma velhice digna no mínimo dos mínimos. E um INCAPAZ de administrar as contas do estado confisca o dinheiro dos outros, não o seu, nem de seus secretários ou do primo acusado de ladroagem. Mas um sinal positivo desse horror foi a negativa de alguns PMS de agirem em nome de um estado INJUSTO e CONFISCADOR. A eles, minha homenagem de hoje antecipando o dia do Trabalho. Sim, o Brasil pode ter esperança, apesar do PSDB, dos Gilmares, dos Moros e que tais.

  30. INCOMPARÁVEL

    Com todo respeito mas querer arrastar o PT pra dentro dessa vala que é o PSDB e fato que mais uma vez se confirmou com o episódio lamentável do massacre dos professores do Paraná é algo sem noção.

  31. Impeachment de Beto Richa

    Governador Beto Richa cometeu crime de responsabilidade segundo a Lei do Impeachment – Lei n. 1.079/50, art. 7º, incisos 5, 6 e 8. Convido os amigos a se juntarem na petição virtual ao Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná para denunciarmos, na forma do art. 75 da lei, esse governante despótico e cruel. Clique aqui para assinar você também. Abraço Nassif!

    • “A bomba não é aqui dentro.

      “A bomba não é aqui dentro. Então, vamos votar”, declarou Ademar Traiano (PSDB) Presidente da Assembléia Legislativa do PR.

      Então, você já pode imaginar o resultado de uma petição de impeachment enviada a ele.

    • O maior amigo de Richa é o presidente da Assembleia, esqueça

      O cara que mais defende Beto Richa no Paraná é o seu fiel escudeiro Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, que anos atrás empregava seus filhos nesta casa com salários maiores que os de deputados. Perguntado certa vez se isso era correto, Traiano disse que seus filhos mereciam ganhar ainda mais. Fora isso, o Judiciário faz o que Beto Richa pede.

      • Como confiar neste presidente da Assembleia

        Pessoal como podemos confiar neste cara o tal Traiano ele é do mesmo time do Richa.

        Richa não é desta forma ,que você vai atrair a atenção do Governo Federal com recursos batendo nos PROFESSORES covardemente.Respeito, você aprende por eles desde os primeiros dias de escola.E o salário dos PROFESSORES será que dá para pagar alguns almoços da sua turma????

        Tenha vergonha e siga o exemplo do seu pai, que foi um grande mediador.

         

  32. Saber Votar

    Depois os sulinos dizem que o nordestino não sabe votar.  Os paranaenses sabem votar?

    Hoje dia 30-04-2015 no “Bom Dia Brasil” a Rede Globo disse que as armas de alta otência areeendidas na guerra do Rio de Janeiro, tem origem na Venezuela, sem prova, NEM ACUSAÇÃO ALGUMA de autoridades policiais brasileiras. Isso é crime, querer enlamear um país sem provas nem acusações de autoridades brasileiras – a criminosa emissora deveria ser interpelada na Justiça pela embaixada da Venezuela por injuria e difamação.

    • E a psiquiatra…

      Hoje, a psiquiatra Maria Tereza Aquino, na rádio Tupi do Rio de Janeiro, pasmem, afirmou que os empresários foram soltos, porque delatariam Lula e Dilma. A ignorância é tamanha, pois sua afirmação baseava-se em reportagem da Veja . E, assim seguem pessoas que se acham espertas, pautando-se na revista Veja. Já ponho em dúvida sua atuação como psiquiatra, pois quem tem mente curta e mostra falta de informação, possivelmente também não está atualizada em sua profissão. Aliás, fazer parte de debates em rádios, já denota que está sobrando tempo…   

  33. O PSDB só tem muito é

    O PSDB só tem muito é empáfia. Até hoje ainda vivem e sobrevivem das “glórias” passadas. Mais exatamente das inflexões na economia nos meados da década de 90 pelas quais, à ferro e fogo, conseguiram a dita estabilidade econômica. A que preço, é assunto a ser debatido em outra oportunidade. 

    Continuam hegemônicos em três dos cinco estados mais ricos da federação. Este ano completa vinte anos de mando em São Paulo. Quando empalmaram o Poder no plano federal em 1995,  basicamente se tornaram “donos” do Brasil. Espraiaram essa hegemonia no plano central até para os rincões do país. Em resumo: são anos e anos de protagonismo em desproporção ao que efetivamente realizaram. 

    Quais as inovações, os avanços, os destaques nesses anos todos? Não fosse a abordagem extremamente politizada ao ponto de subverter a própria lógica dos fatos e da realidade por conta do anti-petismo radical que viceja desde 2003 , esse partido e seus líderes decerto não desfrutariam do prestígio e da condescendência por parte tanto do seu eleitorado fiel como, e principalmente, do maior e mais vistoso DIP-Departamento de Imprensa e Propaganda já surgido no país, no caso, um aparato midiático sempre pronto  a esconder ou a escamotear seus erros e omissões, seja no plano federal, seja no estadual. 

    A “locomotiva do Brasil” hoje patina em ridículos indicadores econômicos e sociais. Lida com óbices que historicamente sempre foram afeitos a regiões e estados mais pobres, a exemplo de uma epidemia de dengue com centenas de milhares de vítimas. Sua capital sufoca e geme em razão de problemas estruturais, a exemplo dos gargalos nos transportes públicos, os indicadores de violência urbana e até hoje ainda não justificado colapso no abastecimento d’água. 

    Nada mais apropriado, concluo, que um tucano para representar o partido. São aves de bicos enormes; os maiores dentre as aves. Pois é: os seus representados na realidade tem sempre demonstrado serem bons mesmo é de bico. 

     

     

  34. Parabéns

    Parabéns pela excelente análise resumidamente objetiva, direta e realista. Estamos órfãos. Acredito firmemente na Social Democracia, mas as práticas dos nossos políticos não refletem as siglas de seus partidos. O PSDB já era caso perdido a tempos, o Nordeste a muito não os reconhece como representantes e agora vemos o PSB seguir essa mesma linha assim como foi o PPS. Para onde vamos? O PT paralisado em meio a ditadura imposta pelo PMDB rodopia e nesse momento sofre várias crises, além das já conhecidas por todos, a que mais se destaca é a crise de Identidade. Quem eu sou? O que fazer? O que nos trouxe até aqui? Para onde vamos?

    Os tempos mudaram. No tempo das diretas existia uma polarização do a favor e contra. Todos esses partidos que hoje se degladiam e destilam o ódio uns contra os outros estavam de braços dados, pois o inimigo era comum o AUTORITARISMO E A DITADURA. Hoje todos estão atrás do poder cada um pelo seu interesse. A busca do bem comum virou utopia diante das práticas de quem está no “PODER”.

    • Meu caro, a presidente é uma política e não é corrupta

      A menos que vc ou alguém demonstre em contrário.

      Vc pode usar “muitos”, a “maioria”, mas há exceções. E é a elas que devemos dar apoio e não  jogar tudo num saco só.

      Um saco de maçãs podres com algumas maduras, mesmo que não perfeitas.

      Exatamente por isso é que há este cerco intenso, esta artilharia contínua contra ela.

      E este tipo de posicionamento não ajuda em nada.

      Querem tirar as poucas maças boas.

      E o que restará serão só as podres de sempre.

       

       

  35. Conservadorismo

    Nassif,

    Em tua análise deveria dizer que Richa e Alkimn foram eleitos em primeiro turno, ou seja a população dos seus estados apoiam suas politicas. É com esse apoio que Richa fez o que fez. Quanto o PT virou minoria no Congresso junto com as forças de “esquerda”. O povo, elegeu, empresários, proprietários de terra e os religiosos direitistas para legislarem e controlarem o Executivo. Você não tomou consciência que o governo Dilma está nas cordas, não sendoela uma Estadista, não sabe como sair. Não sei se Lula nessas condições teria condições, Vargas esteve em condições semelhantes e se matou. 

    Ao povo consciente, progressita, que foi amplamente derrotado nessa ultima eleição só lhe cabe uma atitude protestar e se manifestar para amenisar o pior. Eles já entram na briga derrotados.

     

  36. entendo sua raiva

    Nassif

     

    Tenho um primo que é prof da UEL e ele está bastante preocupado com o saque ladroeiro que o governo do paraná quer fazer na previdência dos servidores de lá. Como nossos políticos vagabundos e psicopatas governam e desgovernam este país, agora podem decidir por quem quer que seja. 

    O que eu percebo, é que hora ou outra dessas, pela inércia de nossas instituições, teremos a formação clara de um poder paralelo no país, que o governará independente de políticos. Isso vem ocorrendo a muito tempo nas favelas do rio de janeiro. Aqui em Porto Alegre, as quadrilhas de tráfico de drogas já mandam e desmandam em quase todos os atos da vida pública, e fazem o que querem, com quem quiser, a hora que quiserem. A polícia virou apenas expectadora, pois não tem recursos e tecnologia pra se antecipar aos fatos, Parte disso, por que o estado do RS corporativista e bairrista, está FALIDO, a muito tempo.

    Eu sei que o Brasil não tem tradição para guerra civil nacional, mas em vista da situação que vem ocorrendo, e pela vista grossa de nossas instituições , ” governantes e representantes” de coisa nenhuma, o povo pode acabar indo pra rua e assim começar a fazer justiça própria, nem escapando nossos políticos disso: uma nova revolução francesa.

    Como estamos sem rumo, sem lenço, sem documento, e ainda longe de dezembro, tenho saudade da lucidez de alguns mestres que se foram. Hoje, não temos mais referências intelectuais, e morais. O paíse está por conta, e as pessoas não se espelham em ninguém. O relativismo tomou conta de qualquer idéia, ação e moral, onde tudo tem alguma justificativa, e nada deve ser posto a prova como certo ou errado. Isto vale (e mesmo parecendo pedante nesse pensamento) desde nossas famílias, nossos modos, e nossos representantes.  Muita gente vai morrer de graça pela desgraça desse país, seja a esfera e instituição que seja. 

     

    abrs e boa sorte pra nós todos…

     

  37. Nassif, só lamento e não

    Nassif, só lamento e não entendo por que para criticar o covarde Richa tenha que antes esculhambar a Dilma, quando é que foi que ela fez coisa parecida, quando ela colocou a Polícia e cachorros para atacar o povo mesmo depois de tantos protestos e bate panelas contra ela?

  38. A esperança do Nassif em ver

    A esperança do Nassif em ver o remoto PSDB progressista reaparecer de alguma forma é espantosamente resistente. Covas, Montoro, Bresser etc já eram faz tempo. Os dois primeiros já morreram e o último, hoje em dia critica mais o PSDB do que os próprios petistas.

    O que aconteceu no Paraná já tinha acontecido em São Paulo em 2013, talvez com um pouco mais de boçalidade. Os tucanos hoje são a direita que se alia com a extrema-direita, com facistas, nazistas e toda sorte de intolerantes, para impor a agenda mais retrógrada da elite brasileira.

    Pode ter certeza, Nassif, que se as tais marchas não tivessem murchado, os tucanos estariam já aderindo lépidos e fagueiros. Para manter a aparência do discurso “democrático” deles, o pig simplesmente deleta todas as aberrações facistas tipo faixa com suástica, e foca apenas nas criancinhas de camisa da CBF acompanhadas dos pais, tendo aulas de “civismo patriótico”.  

  39. A lição do Ministro

    Seguindo  a lição do Ministro Barroso:

    1 – Nunca forme um opinião sem antes ouvir os dois lados.

    Bom, li o texto do r. jornalista Nassif e de outros e pude constatar que são contra  ao que aconteceu ontem no Paraná. 

    Em seguida, procurei na internet  outro(s) texto(s) que defende(m) a ação do governador e da polícia.

    Encontrei um que procura argumentar em prol da democracia e que os manifestantes todos devem respeitá-la, inclusive, os manifestantes. Vide Reinaldo Azevedo. 

    Na Globo, vi que jornalistas repudiaram a ação da polícia e, na minha percepção, foram contra a ação do Governador( que como sabemos é o chefe da polícia local).

    Até agora não vi outro “texto argumentando” , direta ou indiretamente,  a favor da ação do governador e  dos policiais.

    2 – A verdade não tem dono.

    Quem está certo?

    ( deixo para a opinião de qualquer que queira se manifestar de forma “imparcial”)

    3 – O modo como se fala faz toda a diferença.

    Perderam-se dentes?

    Morderam-se pernas?

    Lançaram-se bombas?

    Lançaram-se sacos de lixo?

    Lá fora,  um quente  ” ar condicionado” para professores, debaixo de   “chuva  de  gases” . Aqui dentro, um frio ar condicionado  sem chuva  para “representantes” …

    4 – Seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando.

    Nós vivemos em tempos difíceis. É impossível esconder a sensação de que há espaços na vida brasileira em que o mal venceu.

    O mal venceu?

    Mensagem ao excelentíssimo senhor,  Dr. Barroso:  Já estou formando o meu convencimento, caro Ministro.

    Prossigo.

    5 – Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer.

    . O galo vencido, dignamente, preparou-se para deixar o terreiro. O vencedor, vaidoso, subiu ao ponto mais alto do telhado e pôs-se a cantar aos ventos a sua vitória. Chamou a atenção de uma águia, que arrebatou-o em vôo rasante, pondo fim ao seu triunfo e à sua vida.

    CONCLUSÃO:

    – Formei opinião ouvindo os dois lados.

    -Em busca de uma verdade que não tem dono.

    -“Falei” de forma clara, diante da situação, procurando compreender diversas opiniões.

    -Estou sendo correto mesmo agora, quando escrevo, e ninguém ainda está olhando.

    -Ninguém é bom demais e nem é bom sozinho e , desde já, agradeço-lhes pelas opiniões.

    -Vivam em paz.

    Diante do exposto, e seguindo rigorosamente o “roteiro” do senhor ministro, concluo o seguinte:

    O “galo professor(a)”  vencido, dignamente, preparou-se para deixar o terreiro. O “galo governador”  vencedor, vaidoso, subiu ao ponto mais alto do telhado e pôs-se a cantar aos ventos a sua vitória. Chamou a atenção de uma águia, que arrebatou-o em vôo rasante, pondo fim ao seu triunfo e à sua vida.

     

    Saudações

  40. coisas de beto

    Fiquei sabendo que os professores estavam armados com giz, alguns com as mãos e dedos corroídas com a cal de giz. coisas de beto richa

  41. A repressão justa, já que os

    A repressão justa, já que os pseudos professores queriam invadir a camara dos deputados de maneira violenta, não foi contra a maioria dos professores e sim contra pelegos da cut e do pt, que infelizmente dominam o corpo docente desse país

  42. É esse o modelo dos coxas da Avenida Paulista

    Beto Richa é o grande modelo ideal para  coxinhas da classe média (de Miami) da Avenida Paulista.

    O secretário de segurança pública do Estado do Paraná é um velho conhecido e ídolo-mor desse pessoal:  o deputado federal Francischini, o mesmo que inundava a internet com mensagens extremadas durante a campanha eleitoral de 2014.

     

  43. POVO PR VOTOU NELE

    Mas, não foi esses mesmos professores que votaram n no Beto Richa?

    Enquanto a Globo fazia chamada a toda hora para os protestos contra o Governo Dilma, não fez 1 minuto de coberura ao vivo do protesto dos profesores ao Governo do Paraná (PSDB).

     

    A maior mentira da Globo: hoje dia 30-04-2015,  no “Bom Dia Brasil, a criminosa emissora mentindo disse que as armas de alta potêcia apreendidas na guerra do Rio de Janeiro, tem origem na Venezuela, não apresentando qualquer prova nem acusação de qualquer autoridade brasileira (delegados da Federal e outros…).

     

    A embaixada da Venezuele bem que poderia interpelar a criminosa Globo na Justiça, por difamação e injúria.

  44. neo PSDB

    Estamos em um mato sem cachorro. A curto prazo só deveremos ter por todos os Estados recessão, desemprego, estagnação e, justamente agora, o PSDB , que poderia dar um exemplo de competência na gestão pública,não sabe administrar conflitos,reprimindo  com violência e truculência uma das classes de profissionais que mais se deveria  receber nossa atenção, os educadores, agentes diretos da garantia do progresso, do desenvolvimento, do fomento da ciência, tecnologia e soberania. Continuamos como país de terceiro mundo, governado por ignorantes, que não se atualizaram quanto ao mundo atual…..só nos resta lamentar……… mais um partidindo de fundo de quintal……………

  45. Marca Registrada do Governo Beto Rixa

    nesta terra desolada da política brasileira e do seu vasto império de cinismo, mistificação, privilégio e das impagáveis tontices mangabeiras na beira da estrada dos doutores áulicos de aluguel, eis que, da província do paraná vislumbra-se, em rede social mundial, o ideário político plano de metas (…os pés pelas mãos), ilustrado no novo lema de governo tucano:

    GOVERNAR É ESPANCAR EDUCADORES!

  46. Nassif, desculpe-me, mas você

    Nassif, desculpe-me, mas você se utilizou da maior premissa do coxismo existente hoje no país: utilizar a sua reportagem de repugnância a um governo do PSDB para falar mal da Dilma. Depois do Beto Richa e do Alckmin botarem a culpa de suas incompetências no PT, era só o que faltava.

  47. Não acho certo igualar a Dilma com o Alckmin

    A Dilma é um vácuos politico que tem deixado as raposas agirem. O Alckmin é a raposa com cara de caipira inocente, mas é raposa: aparelhou o estado inteiro, encheu o governo de aspones, vendeu até a ultima gota da cantareira para encher os bolsos de seus chegados, financia com nossos impostos um site virulento de ataques ao governo pt, trata os professores com o mesmo desrespeito do Richa e tem uma policia tão carinhosa com manifestantes quanto a do paraná. O Beto Richa é igual ao Alckmin, mas sem o disfarce de caipira inocente.

    • Nassif: só Dilma está sob rígido cerco e intensa artilharia

      Os demais estão todos sob apoio irrestrito, com inescondível exaltação e acobertamento da miRdia que (de)forma a opinião dos ingênuos e distraídos ou ocupados no ganho do seu “vil” metal.

      A situação descrita pode até ter ser parecida, mas por razões muuito diferentes.

      Este cerco não é (só) da oposição, a qual considero (como Mme. Judith Brito) incompetente e mediocre (mas poderosa e truculenta). Está no Legislativo, no Judiciário e mesmo no aparelhamento histórico do próprio Executivo (ministérios, secretarias, autarquias e até estatais).

      Está em boa parte do empresariado, por mera e ultrapassada posição cultural, já que a política atual é no mínimo igual, pra não dizer melhor) para eles. Bancos batendo recordes de lucros, empresas com uma inflação na meta (podendo planejar), oportunidades de parceria e concessões do próprio governo, projetos em andamento de melhoria de infraestrutura (o “custo Brasil”), mercado (ainda) com bom índice de emprego, inserção maior da população na economia, liberdade geral economica, politica e midiática … O que está tãão ruim assim?!

      As contas do governo? Ora, além de contas em dia serem raridade mesmo no mundo “ocidental”, desenvolvido, isso aí é muito mais contabilidade (do governo) do que a economia do país, que fora os devidos ajustes, é assunto que interessa eminentemente aos bancos, onde até quanto pior, melhor!

      Sabemos que contabilidade & finanças não é fim, mas meio (a menos da banca). O país (qualquer um) não pode ser movido por este foco, que é resultante da economia real e não o inverso (“tadinha” da Grécia…)

      O problema é que a banca (no mundo) assumiu o controle e aquilo que era meio, um simples “departamento” de medição da “empresa” (a economia real), passou a ser a atividade fim de todos os governos (somos movidos não pela operação, pelos negócios, mas pela contabilidade…).

      Pois nisso tudo, há UM só item de todo este “balanço” que é IMEXÍVEL: o pagamento da banca (definido inacreditavel e unilateralmente por eles próprios!). Pode-se quebrar um país, desempregar a nação, distribuir a fome, gerar protestos, ferir e matar … até guerras… 

      Só não pode é mexer no sagrado din-din da banca (que serve alguns poucos e compra tudo, de policia a imprensa, de politicos a militares, de estudantes a empresários…).

      No sagrado superavit (que nem interessa ser nominal, basta ser primário, para eternizar a renda continua. O mundo pagando aluguel eterno a um senhorio cujo papel original de “financiar a produção” tornou-se um fim em si mesmo … com ou sem produção (vide bolsas, derivativos, crises financeiras como a de 2008, etc.).

      Para que as pessoas não se dêem conta deste inacreditável sequestro, chantagem, estupro dosado, é necessária que se tenha a míRdia (de)formando a mente de todos, com as devidas exaltações e abafamentos, num continuo processo de “educação”, neurolinguística (ah o orgulho e o ódio) e propaganda, que se estende às universidades, já chegando no ensino básico, reforçando a transmissão de pais evangelizados (acoxinhambrados?) para filhos, assegurando o estoque de zumbis para as próximas gerações.

      Embora a oposição seja medíocre (mas servil e truculenta como soldados bem disciplinados), os que a usam são a fina flor (do pântano?) do maquiavelismo da premeditação, da ganância que todo o seu poder e dinheiro permitem.

      Também fico angustiado com a falta de embate contra esse cerco e artilharia paralisantes. Afinal quem não fica, perdendo seguidas batalhas? Mas tenho a esperança de que possa ser uma tática que eu não compreenda.

      Se nem isso for, ainda prefiro torcer pela derrota dos que a cercam, pois a situação de atraso que este país vive só pode ser resultado destes que em 515 anos, tiveram dinheiro, liberdade e poder decisivo em mais de 90% do tempo

      E jamais o fizeram!

       

  48. Talves o Beto Briga tenha

    Talves o Beto Briga tenha criado o maior movimento de professores que o Parana já viu.

    Muito democratico este nazista!

    • De paraquedas?

      Professores que votaram nele! E muitos, há poucos dias, foram às ruas pedirem intenvenção militar.

      Professores que estão agora sentindo o gosto de serem apequenados pela mídia paranaense que ajudaram a erguer.

      Professores e outros funcionários públicos que agora percebem a traição, quando lhes cae a ficha de terem acreditado ser parte de uma classe especial de cidadãos.

      Beto Ritler não caiu de paraquedas! Professores nunca serão elite, nem os paranaenses!

  49. Não há manifestações. Não há

    Não há manifestações. Não há Black Bloc. Não há anarquismos. Não há intervenção militar. Não há impeachment. Nao há reforma politica. Nada disso mudará nada. Só há uma forma do povo ser ouvido e acatado: DESOBEDIÊNCIA CIVIL, DESOBEDIENCIA FISCAL, DESOBEDIENCIA ELEITORAL.

  50. “Hoje em dia definha o PT e

    “Hoje em dia definha o PT e definha o governo Dilma”

    Aqui embaixo na base da pirâmide, no meio da ralé, temos uma visão completamente diferente do que o Nassif acha do PT, aliás, isso ficou claro há mais ou menos seis meses.

    Será que em tão pouco tempo o panorâma mudou tanto assim.

    Há uns quinze dias a Dilma esteve aqui no RJ inaugurando algumas obras do minha casa minha vida, precisavam ver o fracasso da Dilma e como o PT definha, era de dá dó.

    //

    Observo uma amargura no Nassif em ver o caminho que o PSDB está tomando, esse sim está definhando.

    É o coração tucano falando mais alto.

    ////

    Quando o PT definhar junto com a sua militância, acredito que não haverá mais partido politico no país.

  51. infame beto Richa

    Meus parabens, pela sua análise pertinente e contemporanea da política adotada no Paraná. O que vivenciamos na política do arrocha! é impressionante a vontade dos que fracassam em buscar no passado uma resposta pela violencia? mandar bater em professores que educam nossos filhos é no mínimo trazer a tona ódio em resposta ao fracasso da incompentencia dos negociadores das infindáveis reuniões com o sindicato da cotegoria de professores.  

  52. A cara de bom moço de Beto

    A cara de bom moço de Beto Richa, a mesma do Aecio coca, mais a propaganda enganosa, mais a midia inimiga do povo, ludibriaram mais de 50% dos paranaenses. 

  53. beto richa

    Nassif. Na democracia temos  possibilidadae, e, não  o  dever de expressarmos os nossos pensamentos,e nosos posocionamentos. Penso que deve ter clareza nas tuas posições/manifestações. Primeiro  devera haver rigorosa apuração dos fatos, pos segundo informações noticiadas o sindicato e filiado  CUT ( longa manus do PT),  o qual vem sistematicamete criando fatos  politicos  para desviar/dividir  as atenções da nação comos inúmeros escandalos  patrocinados pela pseudo  esquerda brasileirae, sobre a qual estão vinculados. Segundo não há como atribuir-se este episódio a Ideologia do PSDB ( não posusuo filiação  partidária), como  se o partido fosse uma ameaça as liberdades constitucuionais a livre e ordeira manifestação, aliás conquista de toda a sociedade. Nãoé legitimo associar estes fatos.  alideranças politicas como José Serra e  Aécio Neves. começou a campanha política presidencial 2018.

                    

    • A mim parece que você é quem

      A mim parece que você é quem está tentando obscurecer a realidade já por conta da campanha política presidencial 2018.

  54. É muita hipocrisia.

    O que fazer quando um grupo de pessoas investe contra instituições com um único fim de impedir que elas façam seu trabalho? Será que daqui para frente vamos resolver tudo na truculência, na porrada? Quando um grupo, seja ele qual for, julgar que seus anseios estão sendo contrariados, vamos partir para o tudo ou nada? Isto é democracia? Já se sabe que os professores contrataram os blak bloks para o confronto e junto deles carcereiros inclusive de outros estados para reforçar a frente de batalha. É assim então? Se não gosto parto para a confrontação desmedida? E como sempre, agora e na hora da nossa morte amém, os PMs é quem pagam o pato. Se os baderneiros não investissem contra a instituição para impedir a votação, obviamente não haveria confronto e por mais que se julgue errado o que os políticos de lá estejam fazendo de errado, existem outros meios legais para resolver estas questões. Ah, mas qual o quê, as esquerdas gostam mesmo é de luta, confronto, porrada. Ai, quando tomam o troco são os outros que não prestam. É muita hipocrisia. 

    • Hipócrita é você.

      Ah, é a esquerda é que é hipócrita?

      O governador pretende  retirar verba do fundo de previdência dos servidores estaduais para cobrir os rombos causados por sua incompetência e você queria o quê? que eles assistissem inertes, de braços cruzados, como bons carneirinhos?

       

      Ou seja: você culpa AS VÌTIMAS pela covarde agressão que sofreram. Tripla agressão: economico-financeira, física e moral.

       

      Não acuse os outros pelas suas próprias falhas. Não meça o mundo pela sua régua.

  55. beto rixa

    mais uma vez escreve talvez o sr.Nassif  libere ,ou será que não esta de acordo com seus artigos? ou o comentario não tem coneudo,este sr. Nassif de vez enquando sobe no muro e esquece de descer .ele é bem “equilibrado ” para atacar um governante do PSDB tem que atacar um do PT para equilibrar.Omassacre dos professores em Curitiba lembra a praça Tahir(?) no Cairo ,o SR Nassif ja viu algum governo ptista reprimir manifestantes? se negar ao dialogo? certamente não mas …..como bom de muro ainda tem esperança de que o Psdb volte a ser o que nunca foi ,um partido socialdemocrata, ou será que tem esperanças que a fusão do psb com o pps será a “novidade” ou esperando pelo partido “da Marina” ?porque o” novo “,tem dono.

  56. quando a crítica a uma parece mero pretexto para mostrar isenção

    “Hoje em dia, há uma disputa ferrenha para definir o governo mais inerte: se o de Dilma ou de Alckmin.”

    Ao escrever esse texto histórico que coloca o PSDB no seu devido lugar, Beto Richa, o infame covarde, idem, penso que você errou em relação à Dilma, Nassif, por dois motivos: fica parecendo um artifício desnecessário, para um jornalista de sua respeitabilidade, a coisa do: “sou imparcial até quando critico duramente o PSDB…” e segundo, porque mesmo tendo cometido o grave erro de entregar o controle fiscal do país a Joaquim Levy, várias medidas ou sementes delas têm sido implementadas por Dilma nas últimas semanas, ela mesma, parece ter despertado do seu sono, tenta conversar com a sociedade, aos poucos, enfim, parece ter saído da UTI do desânimo para o quarto, das primeiras decisões, é um processo, e me parece injusto manter o mesmo tom crítico, pesado, que ela fez por merecer de janeiro a março.  Por fim, ao misturar os assuntos, o artigo perde um pouco de sua pureza, de sua beleza histórica, e por isso acredito que o foco deveria ter sido todo na infâmia do governador.  Abraço!

  57. Na verdade, cheguei à triste

    Na verdade, cheguei à triste conclusão, infelizmente, o eleitor tucano do sudeste, age como mulher de malandro, apanha, reclama, mas acaba por cair nos braços do malandro. Outro exemplo, é São Paulo, onde o racionamento de água, por falta de investimento e planejamento do Sr. Alckmin, ficou só nas costas de São Pedro, o único culpado por ter fechado temporariamente a torneira da chuva. E assim vai, além de São Pedro,  tudo é culpa do PT,  da Dilma e do governo federal, a pergunta que não quer calar:  Para que então, governos estaduais e municipais?????

  58. É a lei do retorno. Os

    É a lei do retorno. Os antipetistas, a maioria peessedebista, tentam, de todas as formas, convencer o povo de que o PT tornou-se o partido mais abjeto da história brasileira, e isto aconteceu foi com o psdb.

  59. Lamentável!

    Antigamente, as pessoas respeitavam os professores como o profissional mais valioso do país. Hoje, a violência contra esse profissional é de tamanha covardia. Não bastasse as agressões recebidas de alunos protegidos por leis esdrúxulas, também, às ” autoridades” que deveriam respeitá-los os açoitam como reles escravos. O que esse governador fez, foi de uma maldade sem extremos. Num país sério, caberia até impedimento e prisão desse que finge ser democrático, mas usa de artifícios ditatoriais, pra não dizer Nazistas. Não sou simpático a partido algum, porém, pecebe-se que o PSDB trata os professores como cães de rinha. Se alguém acha  que algo mudará com a saída do corrupto PT, espere os próximos oito anos. Isso que vivemos, é de fato uma democracia? Mudam-se legendas, ditadores continuam.

  60. Comparar o governo Dilma com o de Alckmin… aí já é demais.
    Caro Nassif,
    Igualmente a alguns leitores, acho que você “errou na mão” ao comparar os governos federal e de SP. Por mais inerte que o governo Dilma tenha sido até agora, você há de convir que a correlação de forças que o envolvem é infinitamente diferente do “céu de brigadeiro” em que voa o governo Alckmin com seu legislativo cínico e o poder judiciário “quietinho” em geral. Haja vista a tranquilidade com que o governador de SP transita, sem ser incomodado e questionado, em casos como Trensalão tucano e Swisseleaks. Tenho sérias críticas ao atual governo Dilma (até agora, repito), mas não dá, nem de longe, prá comparar com a maldição de qualquer governo tucano. Também não acho que o PT definha; lembre-se de que das crises brotam sempre grandes oportunidades, e talvez seja isso que venha a trazer o partido para o encontro consigo mesmo. Gde abraço.

    • Perfeito Marcia!

      Também fiquei decepcionado com o Nassif neste caso. Não com o fato de sejam externadas opiniões divergentes das que tenho, mas pela comparação em duas situações totalmente diferentes.

      Dilma tem pela frente o pior congresso da vida política brasileira, um congresso conservador, retógrado, leniente, chantagista e formado por ratazanas, que, amparado por uma imprensa cretina, ameaça a governabilidade do país o tempo todo e encurralaram o executivo. Já os governadores de SP e PR tem ALs constituídas por marionetes, verdadeiroscamundongos, ou, conforme preferem ser chamados, Ratinhos Jr.

  61. Não vejo como recuperar a

    Não vejo como recuperar a orientação social original do PSDB. Além de ter sido perdida faz muito tempo – e o tempo consolida -, as figuras que hoje têm mais poder nesse partido, a saber: Serra, Aécio, FHC etc., não têm mais como fugir aos compromissos que fizeram com o poder econômico para se manterem no poder político ou pelo menos na boca, senão do povo, da mídia (que, por sua vez, é parte do poder econômico).

  62. A esperança da política

    A esperança da política depurada estava com o PSB (de Eduardo Camppos) mas tentou descolar prematuramente do governo, lançando Eduardo a presidente. O Brasil está agora sem rumo na oposição racional, aquela que pensa o paaís, porque esta extrema direita nada vale, o Brasil, os militares deram o golpe em 64 porqque o Brasil não é um país conservador, ée um país progressita, o que veemos hoje é a direita oportunistamente tentando aprisionar o sentimento que não é do povo brasileiro. Acho até que se estende a esta “maluca” fusão do PSB com o PPS, que vem atender a este apelo imediatista de um falso holofote. O Brasil não é isto. A direita está desarvorada,, podem até virem a ser eleitos (para infelicidade geral da nação – vide últimas atitudes dos balluartes da direita), mas continuará desconectada com os anseios progressitas da população brasileira.

  63. governador desastrado

    Governo desastrado e impiedoso com os trabalhadores não é uma exclusividade do governador do PARANA,aqui na BAHIA o nobre governador simplesmente extinguiu uma empresa do governo a EBDA ( prestava serviços tecnicos aos agricultores familiares, diga-se de passagem um exelente serviço) e demitiu mais de 1200 trabalhadores entre eles varios que estavam prestes a se aposentarem, o governo aqui é do PT “PARTIDO DOS TRABALHADORES” (trabalhadores jogados na vala comum), o pior de tudo isso, em menos de tres meses foi criada uma nova empresa no mesmos moldes do EBDA, só que com serviços terceirizados , estes mesmo que o PT quer barrar no congresso. Digo cabem todos no mesmo vaso sanitario. NASSIF PROCURE HOMENS DE BEM E HONESTOS PARA FALAR NA SUA COLUNA NÃO DÊ ESPAÇO PARA PARTIDOS OU POLITICOS DESONESTOS.

    • Uma coisa é bater em

      Uma coisa é bater em iniocente e até matar. Outra é quando é com quem merece. De fato, a esquerda tem um dom fabulos, como aconteceu nos paredons  cubanos, gente se aprensenta até para ser morto por amor

    • Comentarista desastrado

      Para falar em nome de homens de bens e honestos, o anônimo poderia dar exemplo, e se cadastrar para sabermos se não é apenas um troll da direita. Esse anônimo da Bahia, deve ser mais um capacho do Carlismo, e do mesmo grupo do corrupto Imbassahy. Por enquanto HILTON não passa de um covarde que age no submundo da internet. 

      • Caro sr. vejo que vc não

        Caro sr. vejo que vc não parou nem pra ler, eu disse que o governador do PT DEMITIU MAIS DE 1200 TRABALHADORES ASSIM COMO O CARLISMO FEZ NO PASSADO. Voce deve ta pindurado em alguma cabide de emprego do elitizado agora PT.

        VOTEI NO PT E VEJA AGORA O MEU ARREPENDIMENTO.

  64. A atrocidade fão tão grande

    A atrocidade fão tão grande que nem a Globo conseguiu se manter ao lado de Richa: hoje, no Bom Dia Brasil ,ele foi duramente criticado pela Ana Paula Araújo.

    No mais, vou fazer coro com os demais comentaristas: pra que atacar a Dilma nesse artigo? Porrada em manifestantes é algo que jamais ocorrerá em um governo do PT.

  65. Ponha como governante

    Ponha como governante qualquer Medíocre, Louco ou Simi-Analfabeto, E vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará a sua volta , Bradando o elogio como arma, Convencendo-o de que é um gênio Politico e um grande homem , E que tudo que faz está certo em pouco tempo transforma-se    um  Ignorante em um Sábio, Um Louco em um Gênio equilibrado um Primário em um Estadista   um homem nesta posição, Empunhando as rédias de um poder praticamente sem limites embriagado pela bajulação, transforma-se  num monstro perigoso.

     

    Eu só tenho que reconhecer esta profecia, Pois cabe bem para este governador

     

     Es ai como está o BRASIL

  66. A Covardia do Nassif

    .. para justificar os duros termos em que colocou o rato-richa no panteão das infâmias, com toda razão, o Nassif volta ao muro do qual custa a se afastar:  nivelou Dilma aos ratos do psdb … pura covardia, Nassif, para tentar dissimular uma certa isenção e independência … 

    .. não é a primeira e provalmente não será a última vez que Nassif tenta justificar sua postura dúbia … o assunto do post era a questão do rato-richa nesses eventos kafkanianos que tem apresentado ao Brasil e ao mundo … colocar Dilma nessa análise é pura covardia ..

     

    • Até os mais trolls daqui já

      Até os mais trolls daqui já perceberam esse esforço emcimadomurismo do Nasi. Nivelar Dilma ao Rich é dose e só reforça o esforço para parecer imparcial. Mas isso acaba saindo contra a culatra.

    • Concordo com você, o Nassif

      Concordo com você, o Nassif tem que acordar, o PSDB sempre foi o que é hoje, só não tinha o poder que adquiriu ao aparelhar todas as instituições.

    • Nao preciso dissimular nada,

      Nao preciso dissimular nada, prezado. Nas batalhas decisivas sou eu que dou a cara para bater, não um desinformado que nãoi percebe que a comparação não foi com Richa mas com Alckmin. Em cima do muro fica quem elogia os dois lados, não quem critica.

      • Nassif, todos nós sabemos da

        Nassif, todos nós sabemos da sua veia democrática, mas uma coisa é inegável: seu encimadomurismo, o qual se estressou nesse seu bom texto. O mesmo vale com a insistência em dizer que PT e PSDB são iguais. Claro que não são e não digo que um é melhor do que o outro, eles são diferentes SIM, mas você prefere se equilibrar. Uma opção sua.

      • … não ficou menos pior,

        … não ficou menos pior, Nassif …

        .. não consigo perceber, talvez por desinformação, em que o maior mentiroso de sp seja diferente do rato-richa; da mesma forma que vejo quase nenhuma diferença, talvez por ignorância mesmo, entre pinheirinho e o que ocorreu ontem em Curitiba, em Minas durante a dinastia aécio do pó, ou no massacre de Eldorado de Carajás … 

        .. e percebo, talvez também por pouco letrado, que é no cenário ideológico do psdb onde se alimentam os “ovos da serpente” que dissimulam a mentira, a violência, o retrocesso civilizatório, as covardias mais infames … 

        … reconheço sua “cara” sendo estapeada à frente de muitas e boas lutas pela justiça e pela democracia, Nassif, e o respeito carinhosamente … porém, a arrogância intelectual tem a característica de deixar a “bunda” à mostra .. 

        … por este espaço ser democrático por sua  natureza, sempre que sentir-me incomodado com o que vc formula por aqui, não consigo deixar de me manifestar … é como um frêmito em meu cérebro …

        … apesar de pesado – meu cérebro – de tanta ignorância … 

         

  67. Nassif não é só Paraná e São Paulo, tem o Pará também.

    Também o Pará esta com greve dos professores, e de qual partido é o governador? Quem adivinhar ganha um doce.

    • É estranho…

      É no mínimo estranho que o sindicato dos professores do país são da CUT, que é do PT. Vejo que o PT está querendo tirar o foco do péssimo governo que o partido faz através da sua rilustre representante partidária, Dilma.

      • Concordo plenamente com você

        Concordo plenamente com você Gerog. O PT está tentando atiçar lenha para que os olhos se voltem para seus adversários e está conseguindo, pelo visto, pois hoje a imprensa nem está falando em Lava Jato, Petrolão, apenas sobre a atitude arbritária de um governo do qual não esperávamos tal atitude. É sem dúvida, o PT contra atacando o Estado onde está sendo feito a investigação de sua sujeirada. Cadê o Juiz Sergio Moro?

    • É estranho…

      É no mínimo estranho que o sindicato dos professores do país são da CUT, que é do PT. Vejo que o PT está querendo tirar o foco do péssimo governo que o partido faz através da sua rilustre representante partidária, Dilma.

  68. Violência em Estado Bruto

    O que se passou na Praça Cívica de Curitiba-PR, em 29.04.15, está no nível mais baixo do uso do monopólio da violência pelo Estado. Pense nisso de modo amplo sob a ótica da abstração teórica no campo da correlação de forças e exercício de poder na sociedade, mans pense antes no nível ‘menor’ da agressão física impingida aos corpos das pessoas. A violência é um obstáculo ao progresso no processo civilizatório. Ok. Mas é um mal ainda maior para quem a recebe diretamente na carne, na pele, nos ossos, nos olhos… os esfolados, os perfurados, os contundidos, os fraturados… É simplesmente inadmissível ver as forças do Estado agredindo professores à luz do dia, à céu aberto. Pessoas legitimamente armadas apenas com pauta de reivindicações. E o Governo, que representa a sociedade e a ela deve prestar suas contas, no posto de representante, deliberadamente espanca seus representados.

    Para aqueles que se empolgaram com debate do impeachment, aí está um exemplo cru, cruel e definitivo sobre o que é ‘fato concreto’.

    • Foi uma covarde batalha de um

      Foi uma covarde batalha de um lado uma tropa de choque armada para guerra e de outro a população a qual essa mesma tropa deveria defender desarmada, sendo covardemente acredida.  Crime de guerra, creio que deveria ser instalado um tribunal militar de guerra para julgar os criminosos que produziram tão lamentável episódio.

  69. Apesar da boa intenção do

    Apesar da boa intenção do Nassif em denunciar o tucano Richa – um farsante perigoso para dizer o mínimo – faço coro com os colegas comentaristas que criticaram a estranha atitude do jornalista ao estender a culpa para Dilma e o PT, que nada têm a ver com o triste fato objeto do artigo. Deu a impressão que foi uma “brochada” de última hora por puro medo.

  70. Elevando o tom de voz contra

    Elevando o tom de voz contra o “crime de guerra” cometido pelo governador do Paraná:

    @UN and @OAS_official it will be pretending to be dead while @BetoRicha sends its Nazi gunmen to beat and kill unarmed teachers in Brazil?

    @BetoRicha sends its Cops to brutally beat teachers in Brazil. @PutinRF_Eng will support @dilmabr intervention against that “war criminal”?

  71. Extinção da FUNDAP,

    Extinção da FUNDAP, interrupção das obras do Metrô, do monotrilho, do anel viário… isso não é inércia, é queima de arquivo, de provas de desvios e corrupção.

     

    ***

     

    Talvez se o título do artigo fosse algo como “Morreu o velho mas não nasceu o novo”, com o mesmíssimo corpo de texto, os protestos contra sua a crítica ao PT não fossem tão veementes, Nassif. Até petistas parecem querer renovação de seu partido.

  72. E saber que os tucanos

    E saber que os tucanos fizeram, fazem e farão o mesmo em todos os Estados onde colocam as patas. Onde eles governam não nasce mais nem grama. Por isso que digo: só um Estado tão rico, tosco politicamente e com uma população esmagadoramente adestrada como São Paulo suporta 24 anos de desmandos do pior tipo. Por falar nisso: porque nada é dito sobre a greve dos professores em São Paulo?

    Em tempo: tem estados, como o RS, em que o PSDB atende por outra sigla: PMDB. Destroem tudo que tocam. Até os corvos rejeitam o que sobra. 

  73. o infame Beto Richa

    Beto Richa foi amplamente defendido pela igreja evangélica do Parana, os pastores fizeram campanha aberta para esse candidato, será que esse ponbre coitado desse povo que se deixa manipular tanto por esses fariseus que vivem as custas da ignorancia de seu rebanho, vai cobrar dessas lideranças alguma coisa?

  74. INCRÍVEL!!!

     

    INCRÍVEL!!! Só se vê essas cenas em estados tucanos.

    Em SP Alckmin joga a policia contra professores…

    Em MG Aécio/Anastasia também fizeram o mesmo com os professores…

    E agora o Paraná com Beto Hitler!

    Aqui na Bahia os professores fizeram quase 90 dias de greve. 

    Nenhum conflito! Wagner deu ordem expressa para a policia não usar violência, até mesmo na greve terror da policia Wagner não usou a violência, usou a inteligencia e a greve foi dissolvida por incompetência dos grevistas.

    Bastou essa greve para o povo de Salvador não votar no candidato do PT.

    Mas com SP é diferente! Quanto mais bate em professor e em trabalhador Alckmin sobe! Levou no 1º turno! Alckmin e Richa…

    E por que o ódio contra o PT? O PT é mais corrupto que o DEM/PSDB? Nem de longe…

    Qual a mágica?

    É a REDE GLOBO estúpido!

    Taí a gratidão dos tucanos pela mídia. Assinaturas, terrenos nobres, propagandas e mais propagandas.

    Em troca? BLINDAGEM TOTAL! E irrestrita!

    A Mídia esconde a corrupção do DEM/PSDB e Eles escondem a corrupção da Mídia,

    A cobertura da Dengue em  SP pela GLOBO é uma vergonha… a GLOBO diz que o BRASIL está com problemas de DENGUE! A GLOBO passa pra São Paulo que os problemas de SP são problemas do Brasil… 

    E não é verdade!

    Já a cobertura de Mensalão, Petrolão (batizaram para lembrar o Mensalão!) e qualquer “ÃO” que leve o PT… é 24 horas por dia repetindo as verdades e mentiras elevadas a 10ª potencia… com toda indignação dos Bonners da vida…

    Enquanto isso os mesmos professores que tomaram porrada de Richa e Alckimin continuam votando no PSDB e fazendo campanha para eles… 

     

    • Obrigado

      Faço minha suas palavras.

      Fico indignado com o tratamento dispensado aos professores.

      Fico indignado também com essa classe tão numerosa que parece não saber a força que tem.

      Porque os professores de todo o país não procuram estudar, entender e ensinar a seus alunos como funciona a grande e tradicional mídia no Brasil e a quem ela serve?

      Quantos desse professores ainda são midiotizados por:

      Toda a Globo

      Toda a ABRIL

      Portais UOL e TERRA

      Folha e Estadão ?

      • Considero que nesse momento

        Considero que nesse momento grave, os demais professores de todos os Estados, deveriam fazer GREVE EM SOLIDARIEDADE aos colegas do Paraná.  Isso seria extremamente importante!

      • É Luis, os professores perdem

        É Luis, os professores perdem cada vez mais sua força porque os estudantes chegam na sala de aula já ‘sabendo’ de tudo sobre o mundo no que ensinado pela TV e agora pelo fuhrebook, tuiti e zazapi. Professor é uma categoria em extinção em um mundo que está se torna obscurantista, bestial e com bolhas egóticas na frente de telas falantes. Estamos entrando em uma nova ‘idade das trevas’ dessa vez, trevas transmitidas ( e criadas ) em uma tela…

      • Tem muito professor alienado,

        Tem muito professor alienado, despolitizado e midiota. Hava vista o número gritante de professores que dão audiência a programas do nível BBB. Esperar que ensinem o que? a pensar, se nem eles pensam? Tem professor que honram os discursos de Paulo Freire, tem, mas é ífima minoria. Por isso não são categoria forte, só agora pq mexeu no bolso foi que vieram acordar. Isso é assim em toda categoria, só se mexem se mexer no bolsa. Lula é sindicalista e sabe bem que é assim.

  75. Ditadura contra professores ( o infame Beto Richa, governador )
    Governador Beto Richa ( Ritley ) ditador é incrível o político e a polícia não respeita mas o cidadão Brasil acho até q eles não tiveram professores , nas próximas eleições todos os cidadão não precisa ir as urnas votarem , já q os representantes q elegemos nos privam de nossos direitos e os ladrões de colarin políticos não vão presos como presos comum tudo termina em Pizza

  76. Até tu Brutus?

    Ora Nassif,

    Com todo o respeito que lhe é devido pelos serviços prestados à decência jornalistíca…

    Não dava para falar só sobre o infame Beto Richa e o massacre do Paraná sem enfiar a Dilma no meio?

    Virou uma espécie de cacoete jornalístico. Ou será uma vã tentativa de ser lido (e aceito) pelos tucanos?

  77. Levantando ainda mais o tom

    Levantando ainda mais o tom de voz contra o criminoso de guerra do Paraná:

    O já começou a estudar o estrago produzido na economia do Paraná pelo “criminoso de guerra” ?

    Crimes contra os direitos humanos são federalizáveis.O se faz de morto porque o “criminoso de guerra” é filiado ao PSDB?

    defendem o violento crime de cobrindo um confronto. O chamou massacre de massacre.

    fazem propaganda do “criminoso de guerra” . O fez jornalismo imparcial!

    é, sem dúvida, o responsável pelos crimes da guerra que comandou. são os coiteiros deste criminoso.

    age como um insano. Ele não deve ser apenas Impedido de governar, deve ser INTERDITADO. E se fugir do Hospício, calmante nele!

    mandará um médico cubano cuidar de quando ele for internado por razões psiquiátricas?

  78. Infames!

    O que o sindicato dos professores pode fazer com esse abuso de autoridade? Tem que chamar a população paranaense às ruas com eles. Não foram pedir o impeachment da Dilma ? Porque não têm a coragem de pedir à AL/PR o impeachment de um governador truculento, que abusa de seu cargo politico e que faliu seu estado ?! Ah, mas a Classe Média coloca os filhos na escola privada, na escola particular, o que ela tem a ver com escola publica, não é mesmo ?!

    O video abaixo, de gente do “Palacio” do governo paranaense dizendo “Eh isso mesmo”, quando a policia ataca os professores, é bem elucidativo do tipo de sociedade que muitos escolheram viver. 

    [video:https://youtu.be/Ram0jFobI2s%5D

  79. Richa, Nassif e onde valem as críticas

    Não creio, como outros comentaristas, que o Nassif tenha sido covarde, ou leviano ao sugerir algum paralelismo entre os governos Dilma e Richa. Foi, em verdade, descuidado ao escolher onde o faria. E essa incúria deve-se à menção do nome de Dilma numa postagem em que não cabe outra crítica a não ser contra a atitude de Richa e os seus desmandos. Ainda que a crítica seja válida ao governo dela, ela simplesmente não necessitaria dividir os mesmos parágrafos com o restante do texto.

    Todos sabemos da blindagem midiática que tem o PSDB em nível nacional. Sabemos, igualmente, que os caciques bicudos ficam impunes, muito em virtude da complacência e benevolência da imprensa com o mau-caratismo do tucanato.

    Tanto é que, servindo como exemplo ímpar do sobrescrito, a greve dos professores no Paraná está, desde fevereiro, sendo levada a cabo por lá e só agora que a imprensa resolveu dar a devida publicidade ao ocorrido. Isso porque, aliado à conivência com o PSDB e aos seus atos escusos e vis, está o sensacionalismo.

    Diante das marcas das balas de borracha e dos cassetetes e o sangue escorrendo pelos rostos dos professores, a imprensa resolve dar à greve ares de guerra civil – onde em tese reina a anarquia e não há vítimas e culpados – ou, piormente, inverter o ônus da culpa, demonizando os grevistas e vitimizando os agentes de Estado.

    • Disse bonito, Cintra.
      A

      Disse bonito, Cintra.

      A Presidenta não merece dividir com Richa as críticas à postura do “governo” paranaense nos episódios de ontem.

    • É a Selic!

      Compreendo o Nassif! O novo aumento na taxa básica de juros o deixou “figadal” contra a presidenta; crítica nos parágrafos errados, portanto!

  80. Texto do Nassif
    Muito correto o que você falou do governador do Paraná. Só não entendi a comparação com o governo da Presidente Dilma. Desculpe minha ignorância ou falta de infirmação. Minha ou sua?