O país moderno não será derrotado

De onde virá o novo? Dificilmente de Dilma Rousseff, que não consegue vencer o medo. Menos ainda de Aécio Neves, um moleque político. Nem de José Serra, um político que hibernou no início dos anos 90 e acordou no século 21 sem nada ter aprendido sobre gestão, inovação, políticas sociais, projetos de desenvolvimento. Lula já deu o que tinha que dar, com suas políticas de inclusão. E Fernando Henrique Cardoso não dá o que nunca teve para dar.

No entanto, há um país em construção, com roteiro pronto e acabado para quem conseguir desvendá-lo.

***

Ao contrário de outros tempos, o novo não está debaixo de um partido político, nem de uma liderança providencial. Tornou-se muito grande e complexo para se enquadrar em parâmetros ideológicos, seja do neoliberalismo selvagem, seja do intervencionismo ululante.

O moderno está distribuído em um sem-número de organizações privadas, empresas, movimentos sociais, políticas públicas, em iniciativas civilizatórias que lograram avanços substanciais nos últimos anos, vencendo a maré do conservadorismo atávico nacional.

É um país que registrou avanços em todos os setores, dos movimentos empresariais pela inovação às organizações sociais, de agricultores a catadores de lixo.

Esses movimentos estão encobertos, de um lado, pela inapetência política do governo, e do outro pelo golpismo da oposição.

***

Os novos personagens serão, acima de tudo, conciliadores e pragmáticos – sem perder o foco dos princípios.

Dias atrás foi resolvida uma questão que se arrastava há décadas: uma legislação sanitária diferenciada para pequenos produtores rurais, sem submetê-los às mesmas exigências das grandes indústrias. Esse avanço foi possível graças à confluência de interesses dos Ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, e Katia Abreu, da Agricultura, ambos empenhados em criar uma classe média agrária.

***

No Ministério das Pequenas e Micro Empresas, um político conservador, como Afif Domingos, cumpre um papel relevante, de defesa dos pequenos empresários. E no Ministério de Desenvolvimento Social, uma Ministra empenhada, como Tereza Campello, procura transformar excluídos em pequenos empreendedores.

No âmbito privado, a MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) mantém o ritmo, transformando o enorme acervo de consultores em gestão em arautos da inovação para pequenas e médias empresas. E o Sebrae trabalha na formatação de cadeias produtivas de pequenos e micro empresários em torno dos grandes grupos que aderiram ao MEI.

***

Por se moverem em um ambiente de inércia, no entanto, comprovam que as grandes linhas estão dadas. Mesmo sem a partitura da orientação presidencial, tocam de ouvido. Quando a direita – de Katia Abreu e Afif – encontra-se com a esquerda – de Patrus e Tereza -, ambos representam a mesma demanda, de abrir espaço para os pequenos poderem crescer.

A democratização de oportunidades, o fortalecimento dos pequenos, só acontece em sociedades que amadureceram propostas e organizações modernas.

Passarão a Lava Jato e o golpismo de Aécio, os escândalos da Petrobras e a inércia de Dilma. Mas o país moderno não será vencido pela rebelião dos bestificados.

Luis Nassif

155 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Movimentar Dilma, Cessa a Crise. O Resto é Fumaça Mídiática

    A inércia de Dilma é inversamente proporcional ao movimento de Mercadante & Cardozo. Movimentar Dilma torna inertes, Mercadante & Cardozo, e aí a caravana Brasil anda e deixa ao longe o ladrar dos vorazes do atraso e da incompetência, trazido pelo vento.

  2. Transformando Lula em

    Transformando Lula em porcaria sem  futuro político, até eu estaria milinário fazendo mídia num nação de debilóides

     

  3. Nassif, isso seria lindo se

    Nassif, isso seria lindo se tivéssemos governantes dispostos a encarar as singularidades do país como conjunto de um todo, mas dos que você citou, só Lula tem essa capacidade.

    São Carlos, cidade que virou referência nacional em aspéctos socias depois de 12 anos de governo PT (infância e juventude, economia solidária, etc…) teve todo esse trabalho destruído depois de  2 anos e meio de governo Tucano.

    Pouquíssimos líderes no Brasil conseguem ter uma visão política difernte da paroquial e da coronelista.

     

  4. Eis o espírito hegeliano

    Eis o espírito hegeliano baixando no Seu Nassif. Não estou brincando, era em sentido positivo que Hegel julgava o caminho da história… Aliás, isso não significa que não existam catástrofes pelo caminho. No nosso caso, a ver o fatores de inércia que compõem esse mesmo Brasl moderno.  

    1. Temos cerca de mil e

      Temos cerca de mil e quinhentas faculdades de direito no País para nortear esse novo que aflora. E seus conselhos serão importantes para levar os raros físicos e engenheiros nucleares que formamos, à prisão. Os segredos de estado – dos bandidos unidos – serão mantidos. Já os nossos, serão como os do segredo de justiça: Nenhum. Para financiar esse contingente de conselheiros que não produzem um pé de alface e manter nossos físicos e engenheiros presos é preciso recursos. Com o PIB na cadeia, e os rentintas outros prasitas ganhando sem trabalhar e produzir a solução será como na Europa: Tirar de quem já doente ganha mil para pagar quem ganha 40 mil.

      1. Não sei se entendi bem seu

        Não sei se entendi bem seu ponto de vista, mas queria dizer o seguinte: a críse é pesadissima, e é uma direita reacionária que está no leme dela. Se essa direita vencer provocará uma catastrofe. Mas se pensamos um pouco nas coisas que o Nassif escreveu, podemos concluir com uma frase bem simples: o Brasil é maior… Leia-se, maior que essa turba. Pode demorar, mas enconra um rumo… E não será essa turma que está noleme da crise que o fará voltar ao caminho. Mas o caminho existe, há trilhos traçados, até mesmo construídos. É assim que leio esse texto do Nassif. Claro, talvez o horizonte temporal com que eu estou trabalhando não seja exatamente o mesmo que ele pensa. Abraços.

  5. O “moderno”, já é antigo. Novo é o CONTEMPORÂNEO

    E este se mira nos espelhos do mundo e se entende pelo Google Traductor, bem mais útil que apenas “saber inglês”…

    Já está mesmo na hora do “Século XIX” encontrar o caminho da luz e deixar de assombrar a Terra.

  6. Feudos
    Esqueceu de citar além das ex lideranças unidas na vanguarda do atraso os feudos representados pelos privilégiados do judiciário, PF, MP, congresso e mídia, todos empenhados em impedir qualquer mudança do status quo.

  7. Precisa-se de líderes. Não

    Precisa-se de líderes. Não adianta só haver ilhas de excelência. A função do líder que tem uma visão política ( na escala, o topo é gente como Mandela, Roosevelt. Dilma está próximo ao Mister Magoo ) é juntar essas ilhas para que elas se tornem um continente. Passados 30 anos da redemocratização, chegamos ao índice cantareira de líderes novos.  

     

  8. Patrus Ananias ainda está por

    Patrus Ananias ainda está por merecer o reconhecimento devido. Ao lado de Lula, é o melhor quadro disparado do PT. Dilma, Haddad, Pimentel não lhe chegam aos pés. As pessoas se esquecem, mas quando o Bolsa Família foi violentamente  atacado no início do governo Lula, foi Patrus quem pôs ordem na casa. Neste governo atual, ele foi chamado para ocupar um ministério que tinha tudo para ser uma bomba, com Kátia Rabelo na Agricultura. Está fazendo um trabalho silencioso, mas fenomenal. Excelente administrador, honrado, fiel ao partido e ao povo.

    Apesar disso, nunca mereceu, dos caciques do PT, o investimento que se fez nos neófitos, como Dilma, Padilha, etc. Considero esse o grande, maior erro do Lula. 

     

     

    1. Caro Sr. Rabelo,
      O senhor

      Caro Sr. Rabelo,

      O senhor colocou o dedo na ferida certa! Nunca votei no PT. O senhor Lula, apesar de ser uma pessoa inteligente, nunca me enganou, pois é tão somente um sindicalista conservador e que quer mais é se dar bem, no plano pessoal e privado, aliás como quase todos os demais políticos. 

      Uma das grandes excessões desse nosso Brasil é o Sr. Patrus Ananias, a quem não conheço, mas admiro à distancia. Homem sério e integro, inteligente, audaz e consciente da coisa pública. Se mais não cresceu, e foi ele quem trabalhou e desenvolveu o lado social do governo Lula, tão comentado e vitorioso, é porque seu parceiro famoso não admite sombras. Prefere os descartáveis.

      O Patrus por ser uma pessoa modesta, sem ser subserviente, é também uma pessoa disciplinada e não fez auê dentro do seu partido, muito menos na mídia. Recolheu-se, uma pena para o Brasil, pois é hoje, disparado, a melhor liderança que temos para posicionar o Brasil como todos esperamos. Não sei, e infelizmente acredito que não, se ele teria essa ambição e/ou disposição de encarnar esse personagem, isto é, de liderar de verdade esse processo. Quem sabe agora, que está fazendo um trabalho em parceria com outras lideranças, conservadoras vá lá, mas lideranças, possa encontrar espaço e coragem para vir pro proscênio? Oxalá isso ocorra!!

      1. Numa coisa discordamos

        Numa coisa discordamos radicalmente: Lula é o maior líder político que esse país já teve e terá por muitas décadas. Isso é fato.

        O que não significa seja infalível, pois uma das características do ser humano é a falibilidade. E chega a ser cruel como essa condição é negada ao Lula. 

  9. Nassif, resumindo sua

    Nassif, resumindo sua análise, já passou da hora de o Brasil esquecer o auê midiático, o ôba ôba marketeiro e valorizar de verdade a meritocracia. O técnico Marcelo Oliveira, no futebol, encarna esse novo momento, esse novo personagem. Chega de Felipões, de Luxemburgos, de Parreiras, que mascaram suas incompetências e deficiências com metodos violentos, posturas arrogantes e discursos leros leros. Vamos deixar e apoiar os que realmente sabem o que fazem entrar em campo, assumirem os postos principais, independente de não terem a “imagem” que interessa aos telejornais ou sites e impressos. O cara é feio , é tímido? Fuck yourself, man! Eu quero é meu time jogando bonito e ganhando. 

  10. Mas este país moderno não

    Mas este país moderno não decolará nunca se não for enfrentada esta questão atual: existe uma casta que não se submete a nada e controla setores da vida nacional, sobretudo mídia e justiça, e que procura a todo custo fazer com que o país não deixe nunca de ser uma república de bananas porque é desta maneira que eles mais lucram. Mídia e judiciário representam uma nobreza sem título que se acha com mais direito de ditar o rumo do Brasil do que o resto dos brasileiros de todas as camadas sociais. Ou se derruba esta Bastilha agora, ou este país do futuro será sempre apenas “do futuro” enquanto tanta gente que quer manter os mesmos privilégios do passado tiver algum poder em suas mãos.

    1. Perfeito, CB!

      Falou TUDO em poucas linhas.

      Lula até tentou abrir a caixa preta do judiciário, mas acabou enquadrado pelo GM, vulgo GDantas e seu fiel escudeiro Demostenes e o golpe do grampo sem aúdio.

      Ou se extirpa este cancer e se tratam as metástases ou será o CAOS…

  11. Bar Esperança

    Tenho dúvidas acerca do encontro entre a esquerda e a direita, ambos imbuídos de pragmatismo e boas intenções, a gerar um futuro promissor para o país, e capaz de superar, agora, não depois, neste momento, e já, a fúria golpista e os manipulados de toda sorte pela mísia raivosa.

    Vejo a população disposta a conspirar contra si mesma, sem reconhecer os avanços dos últimos anos.

    Vejo a triste continuidade do mandato de Dilma, a corroer qualquer possibilidade de realização de projetos imprescindíveis ainda neste governo, tolhido pelas ordens dos ortodoxos liberais, suas planilhas e sua austeriadade falsa, que só atinge os mais pobres (leiam, a propósito, a biografia do Salazar, e vejam que, ainda na década de 30, ele impôs o mesmo regime de austeridade em Portugal, sem que nenhum rico português perdesse um milímetro de seu espaço privilegiado).

    Vejo, enfim, uma ressaca que pode resultar ou na deposição da presidente (não acho que acontecerá, mas fatos – ainda mais ainda fatos manipulados por interpretações que ganham status de verdade absoluta), ou na eleição de um retartado mental para a presidência em 2018, com consequente desmonte do país, sob aplauso da mídia.

    Quero estar enganado. Vou pro Bar Esperança.

  12. A menina
    Sim a menina nova chamada de Brasil, cresceu e apareceu, somente no tamanho e alguns pontos. A menina Brasil soh sabe que a roupa esta apertada e curta, nao sabe o sutian que eh seu numero e nem o sapato. Sempre andou sem.A menina cresceu e nao apareceu.Infelizmente seus pais nao sabem o que fazer e a escola de formacao de papai nao existe eh senso. Faz-se pai e filho.
    Agora nao vai ser nenhum moleque que vai levar a menina por ai nao e abusar nao senhor!
    Nem vai por Cunha alguma nao.
    E o pior, que quanto mais tenta defender esta menina inocente chamada Brasil, mais aventureiros aparecem com nao boas intencoes.

  13. Dilma e o PT de Lula enfrenta

    Dilma e o PT de Lula enfrenta uma poderosa oposição revoltada com a perda das eleições como já dizia   Brizola esse  sobre o cidadão “Kane’ brasileiros que hoje se unem ema matilha midiatica, estranho nunca assisiti repoorte como em nosso tempo dando risadas e comemorando o mal desempeho do governo ontem a noite no jornal das 10 na News todos com seus palpites sadicos , Sardenberg, Doni, Camarotti,lo preti e o Grilo dando risadas ao se despedir da bancada de comentarista urubologos esconomicos,tá muito estranho, e fica por isso mesmo.

  14. É difícil ter certeza de

    É difícil ter certeza de qualquer coisa nos dia atuais, se nem mesmo questões, antes incontroversas, simples de direito são desrespeitadas e quem se opor a esse processo é tachado de defender a corrupção. Estamos vivendo um momento de completa irracionalidade. 

     

  15. O SEBRAE foi citado como uma

    O SEBRAE foi citado como uma das possibilidade de solução para os problemas de entraves do pais..

    Tenho minhas duvidas.

    Não que não sirva para melhorar a atividade de pequenos empresarios. 

    Mas assuntos nacionais são mais complexos.

    Por coincidencia participei de um longo seminario organizado pelo Sebrae para auxiliar uma comunidade turistica a trazer um plano para ações futuras.

    Foi um tiro na agua.

    Ajudou alguns pequenos empreendedores a obterem mais lucro,mas em nada auxiliou a atividade turistica, ou mesmo a prejudicou, pela visão micro de problemas macros.

    Quando se prende o almirante responsavel pelo programa secreto da Marinha, os fatos estão dizendo que a nação esta precisando,ao contrario, urgentemente, de uma grande liderança para traçar estrategia de defesa para se opor a um ataque perigoso a segurança do pais.

    A Russia teria desaparecido do mapa se não tivesse, no momento,um Putin.

    Assim funciona a humanidade e assim continuara por algum tempo.

    A Katia Abreu, mais conhecida como a musa do agronegocio, e os mega empresarios da agricultura ajudam, sem duvida,  o Brasil a equilibrar suas contas externas, exportando produtos primarios.

    Mas sera que orientar nossa economia nessa direção seria a melhor maneira de darmos um salto?

    Sera que tal exploração radical de nosso solo não esta resolvendo um problema, mas ocasionando outros bem mais serios?

    Para resumir,macro é macro, micro é micro.

  16. Só faltou o Nassif reconhecer

    Só faltou o Nassif reconhecer que o ambiente ao qual se refere foi possível graças às gestões Lula/Dilma. Deveria.

    1. Mais embaixo.

      Na verdade, faltou ao Nassif reconhecer que, muito distante da ingênua panaceia dos pactos milagrosos, os pequenos só crescem se tiverem como dizer NÃO às castas senhoriais.

  17. Políticos… não plantam sequer uma batata!

    Deveriam, ir plantar batatas, mas não sabem fazê-lo.

    O Brasil sobreviverá! Forte, viçoso como a rama da batata, cada vez mais contemporâneo…

    … na economia informal.

  18. Nada de novo no front

    Mas que “novo” pode haver se uma maioria de deputados elege um sujeito abaixo de qualquer crítica, Eduardo Cunha, para Presidente da Câmara? E que “novo” pode haver num homem como Renan Calheiros, presidindo o Senado? Um homem que já fez de tudo, até ministro da Justiça de FHC ele já foi. E só escapou de ser cassado um tempo atrás graças ao PT e a blogs como este, que não são parte do PIG, mas fazem o mesmo barulho e o mesmo tipo de propaganda enganosa, quando lhes interessa. Renan foi furiosamente defendido neste blog, lembro bem disso. E escapou por um triz de ser cassado, graças aos votos do PT e PMDB, entre outros. Pois agora. o Barão de Alagoas é inimigo. Não serve mais ao PT.

    A próxima grande campanha eleitoral custará os mesmos milhões, dezenas e dezenas de milhões de reais que todas custam e sempre custaram, seja para eleger um presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos ou vereadores.

    E cada centavo destes milhões será roubado em forma de contratos superfaturados, por todos os lados: PT, PSDB, PMDB, Marina Silva, PSOL, PP, PTB etc etc. Não há milagre. Dinheiro não cresce em árvores e não existe outro modo de pagar milionárias campanhas, senão roubando, fraudando, superfaturando.

    TODOS os partidos fazem exatamente igual. Sem chance de NOVO. Nada de NOVO no front, caro Nassif.

    1. E viva o Cid Gomes

      TODOS são achacadores (inclusive o Cid), o que muda é a metodologia do achaque.

      … Aliás, já estava na hora de alguém apontar que, o que eles chamam de “propina”, na verdade é CONCUSSÃO.

      Algo como o garçom encostar o garfo na garganta do cliente, para estimular a “gorjeta” depois de prestar um mal-serviço. 

  19. O novo então será tocado por

    O novo então será tocado por ministros do governo dilma. talvez seja bom a dilma continar perdida, pois o único lugar onde ela aparenta não estar perdida é justamente donde vem quase todos os seus probelmas; levy e tombini ainda vão tombar o brasil.

  20. Só para deixar claro…

    …Porque adjetivos devem ser claros a quem se destinam. Me refiro ao termo BESTIFICADOS.

    Na opinião do Nassif, bestificados são os 49 milhões que NÃO votaram na Dilma porque enxergaram o maior estelionato eleitoral já cometido no país. 

    Diga-se – os bestificados estavam certos.

    Já o Nassif agora faz malabarismos verbais para tentar provar… sei lá o quê. O problema é que conforme a crise avança, o desespero cresce e, com ele, a falta de respeito do jornalista keynesiano.

    Desespero? Ou o jornalista é uma nova versão de Simão Bacamarte?

     

     

    1. Bestificados são os que

      Bestificados são os que propõem impedir avanços morais, reduzir políticas sociais, espancar imigrantes, espalhar ódio ou tirar interpretações tortas em cima da ideia fixa do bem contra o mal. Espelhou-se? 

      1. Melhor comentar comentários

        Caro Nassif,

        Quem no Brasil hoje (de fato) abre caminhos para “avanços morais”?

        Quem no Brasil hoje (de fato) mantém as “políticas sociais”?

        Quem no Brasil hoje (de fato) não espalha ódio nem tem ideia fixa do bem contra o mal?

        Quem é responsável por Affif Domingues, Kátia Abreu e Patrus Ananias serem ministros?

        Quando você tiver a resposta, reconhecerá o quanto sua atual avaliação sobre a presidente está equivocada.

        Dilma é muito mais que um animal político – ao contrário do que alguns pensam e dizem -. Dilma é uma Estadista e a História lhe fará Justiça.

        1. Olha, eu frequentemente dou
          Olha, eu frequentemente dou alfinetadas no Nassif por conta destes nomes que ele elogia.

          Mas o PT e Dilma tem razão em indica-los.

          Vc coloca num ministério para desenvolver micro empresas quem? Um cumpanheiro?
          Digamos que vc coloque um cumpanheiro lá. Qual será a agenda do cumpanheiro? Pense sobre isso e no meio do seu pensamento, mensure o desempenho do Ministro indicado por associação de micro empresários. Não são eles os interessados?
          Aí me.vem vc questionar o que ele faz lá? Mas não é óbvio o porque do bom desempenho?

          Vc coloca no Ministério da Agricultura quem? Um ambientalista, um cumpanheiro?
          O Governo governa para todos.

          Demorou para cair a ficha np PT e ainda não caiu nas esquerdas.
          Esse continua sendo o maior risco em eleger governos de esquerda. O risco é vc!

        2. Concordo Joel: necropsia é

          Concordo Joel: necropsia é sempre mais precisa e equilibrada do que biopsia. A história guardará um lugar nobre para a Dilma, mas vai demorar, infelizmente…

      2. Quem só vê problemas e

        Quem só vê problemas e defeitos na Lava Jato está sim impedindo o avanço moral no Brasil e não deixa de ver o mundo de forma bem binária. Tem coisas importantes acontecendo e sendo desvalorizadas neste espaço. Dica: fique atento a suas generalizações pois caberás nelas fácil fácil.

      3. Não, não me espelhei. E não

        Não, não me espelhei. E não vejo ninguém das minhas relações cabendo nessa descrição. Porém, muitos dos cabos eleitorais e da base aliada da Presidente se encaixariam em uma ou duas das descrições feitas.

        Enfim, recomendo a leitura de Machado de Assis, vale muito a pena. Melhor que Keynes… dá uma visão de mundo bem mais ampla. Bom, recomendo também os livros maravilhosos do Osvalo Sangiorgi. Úteis à beça para todo mundo. Nunca é demais se aprofundar nas artes matemáticas – dominar esses elementos poupa dinheiro, principalmente dos contribuintes.

  21. Sem garantias individuais,

    Sem garantias individuais, sem poupança interna, sem estabilidade politica, uma elite sem projeto de nação, sem ganhos de produtividade, sem aumento do investimento em bens de capital por trabalhador, o ódio de classe, ideologias atrasadas reinando na academia.

    Apenas 4,5 pessoas em cada 10 estão trabalhando, colonialismo interno (falso federalismo), estado patrimonialista.

    Um país sem futuro.

    Viva a revolução. 

  22. Sem garantias individuais,

    Sem garantias individuais, sem poupança interna, sem estabilidade politica, uma elite sem projeto de nação, sem ganhos de produtividade, sem aumento do investimento em bens de capital por trabalhador, o ódio de classe, ideologias atrasadas reinando na academia.

    Apenas 4,5 pessoas em cada 10 estão trabalhando, colonialismo interno (falso federalismo), estado patrimonialista.

    Um país sem futuro.

    Viva a revolução. 

    1. Por que privilegio só para a elite?

      ,. Com mais de 200 milhões de habitantes por que fazer um projeto para uma pequena parte do povo, não vejo um pais grande moderno, excluindo uma parcela dele, olhem aqueles a quem tanto usam como referencia, não vejo exclusão ou movimento para que aumente essa diferença, alias,ela existe mas com a naturalidade, sem privilegio

      1. Uma elite com projeto de

        Uma elite com projeto de nação visa o desenvolvimento da qualidade de vida de todos por isso o termo “nação”.

         

         

  23. O governo não tem muito a

    O governo não tem muito a oferecer em termos de inovação, pois só sabe falar em reajuste e controlar!!! Ou seja, voltamos à agenda dos anos 90. Se as agências baixarem o ratting do Brasil, aí vai ser um Deus nos acuda!! Quanto aos políticos, se o Aécio fez um razoavel governo em Minas, talvez possa fazer o mesmo no âmbito federal!

    1. O governo não tem muito a

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Meu amigo, já vi pessoa alienada, mas desse jeito, NUNCA! Aécio bom governo em Minas? Só foi ÓTIMO para a família dele!!

      1. Você não conhece Minas!!! Eu

        Você não conhece Minas!!! Eu vivo aqui há anos!! Posso te assegurar o governo Aecio em Minas foi um divisor de águas!!

        1. É …………..

          Eu também vivo em Minas, e posso garantir que ele quase afogou Minas na água !!!!!!!!!!

          Tanto é que perdeu de lavada, aquí !!!!!!!!!!!!!

          Tome tento !!!!!!!!!!!!!!!!!

        2. Hein????
          eu acho que vivo em

          Hein????

          eu acho que vivo em OUTRA Minas há anos… o governo Aécio/Anastasia foi basicamente um show de marketing!

    2. Aécio?

      Ele daria um excelente ministro de transportes. O seu governo em MG foi marcado pela construção de aeroportos, e transporte aéreo de cocaína através de helipópteros.

  24. Não é difícil ser vencedor

    No livro The Red Queen, Matt Ridley narra o rápido diálogo de dois montanhistas perseguidos por um urso: 

    – Não adianta correr, você nunca será mais rápido do que o urso.

    – E nem preciso. Basta que eu corra mais que você.

    Fato semelhante ocorre no Brasil. Não é preciso ter uma boa imprensa, pois nenhum país jamais teve, como há muito aponta Noam Chomsky. Nem muitos políticos honestos e idealistas, pois em toda parte os políticos são majoritariamente uma ralé moral. Nem um Estado eficiente, pois isso é uma raridade em todo o mundo. Basta que em cada um desses itens, sejamos um pouco melhores do que a média, o que não é nenhum grande desafio.

  25. Esse encontro de virtuoses de

    Esse encontro de virtuoses de esquerda e direita só é possível em um governo com matriz esquerdista. As principais forças políticas no Brasil (partidos, mídia, empresários, judiciário) tem matriz de centro à direita. Então, saindo o PT do poder, essas forças se reacomodam, diminuindo expressivamente a influência de quadros mais à esquerda. Seria bom para o país o surgimento de uma liderança moderada pós-PT, agora ou em 2018, que representasse a racionalidade necessária para continuarmos avançando como sociedade. (Dilma, creio, tem esse perfil, mas é do PT e não tem veia política.)  Encontraria um país relativamente saneado, com alguma capacidade de investimento, e com etapas importantes, como a erradicação da extrema pobreza, superadas. Há essa liderança?

    O período pós-PT será de relativa calmaria institucional e política, acho. A histeria midiática vai arrefecer quando o PT sair do poder, e os Moros e Lobãos voltarão à relativo anonimato. Novamente, a questão é: o país está preparado, mas suas lideranças estão?

    1. Calmaria institucional

      Esse período de calmaria institucional só será possível, se o PT for afastado do poder pelo voto, na eleição de 2018. Se for interrompido o mandato da presidenta Dilma, muito sangue vai correr. Pode ter certeza.

  26. O novo

    Muito menos o novo virá com Aécio Neves ou Marina Silva. Retroceder não é inovar. Para mudar teríamos que trocar todo o sistema , esse sim ,  totalmente falido.

  27. Discordo. Se Dilma renunciar,

    Discordo. Se Dilma renunciar, for derrubada ou se suicidar a modernidade vai pelo ralo. Você já está se preparando para capitular Nassif?

    1. Acorde para a realidade.
      O PT
      Acorde para a realidade.

      O PT está derrotado. Restou Lula perto dos 90 anos de idade.
      A sim o Haddad se não for abatido antes.
      Acabou!
      Política neste país se faz com nomes. E o PT não tem mais!
      Olhe para frente, não para trás!

      1. Acorde, meu

        Acorde você, meu chapa…derrotados foram os seus amigos.

        Aguardaremos o início da guerra civil para depositar os corpos deles nas valas comuns. 

        Não demorem muito para pegar em armas. O Ministério da Defesa já está com o saco cheio desta operação que pretende Levar a Jato os segredos nucleares do Brasil para os EUA via informantes da PF. 

        1. na sua idade?
          Sua

          na sua idade?

          Sua espingardinha não deve dar tiro desde a época do Sarney

          Baixa a bola

          aliás,

          baixa não, senão bate no chão.

          Saudações

          1. É típico dos covardes

            Comentar sem se identificar. carlos_ribeiro pode ser qualquer vagabundo, em qualquer lugar.

        2. Cada Maluquete….rsrsrsrsrsrsrsr….

          Guerra civil com 7%….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…com 7%, aqui no Ceará, tem muita é pimba de boi (molhada na água com sal) nas costas….rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…Soooooooooonha ALICE….

          Resultado de imagem para alice no pais das maravilhas

  28. 14 Ministérios e 72 secretarias

    Nassif escreveu:

    “Ao contrário de outros tempos, o novo não está debaixo de um partido político, nem de uma liderança providencial. Tornou-se muito grande e complexo para se enquadrar em parâmetros ideológicos, seja do neoliberalismo selvagem, seja do intervencionismo ululante. O moderno está distribuído em um sem-número de organizações privadas, empresas, movimentos sociais, políticas públicas, em iniciativas civilizatórias que lograram avanços substanciais nos últimos anos, vencendo a maré do conservadorismo atávico nacional.

    É um país que registrou avanços em todos os setores, dos movimentos empresariais pela inovação às organizações sociais, de agricultores a catadores de lixo. Esses movimentos estão encobertos, de um lado, pela inapetência política do governo, e do outro pelo golpismo da oposição.

    ***

    Os novos personagens serão, acima de tudo, conciliadores e pragmáticos – sem perder o foco dos princípios.”

    Existe um mistério para colocar todas estas manifestações sociais e econômicas de qualidades diversas trabalhando juntas de forma harmônica e equilibrada em benefício do Brasil.

    Este mistério teria um encaminhamento proveitoso com a reforma ministerial em 14 pastas e 72 secretarias, com atribuições unívocas mas coordenadas de forma excelente dentro da administração pública.

    Vontade política, basta querer fazer e acontecer.

    Dilma, acorda!

  29. Elogios para Katias, Afifs e
    Elogios para Katias, Afifs e Kassab da vida.

    Mas o Paes….nada.

    Acho que o Haddad faria uma boa chapa com ele sendo vice.
    Porque esta na hora de o PT sair fora…

  30. O país Moderno

    Esta fala mansa e desconstrutiva sem apontar uma saída e, só ficar no Bê a Bá de Nassif, é como atirar lenha na fogueira. O governo como se destaca na atual conjuntura, não fez com competência, o seu dever de casa, a não ser, o que levou a vencer as eleições, com um custo financeiro que está sendo apurado pela Operação Lava Jato. Esta atitude de vnver fazendo o diabo, falas da presidente, passou por cima dos interesses do país e, o colocou numa situação delicada, correndo o risco de ser sempre rebaixado o seu grau de investimento como o ocorrido pela Standard & Poor’s, que mudou a perspectiva de nota do Brasil para negativa.

    Em nome do vale os diabos para se manter no poder, a presidente em sua campanha, mentiu para os eleitores, vendendo um país que sempre esteve em seu mundo de fantasia e, combinando com o interesse de trazer para o assento na cadeira em que hoje – não sei até quando – ocupa, o seu criador em 2018, o Sr. Luís Inácio da Silva, o poderoso Capo.

    Aí vem Nassif falar em golpismo. Aja paciência. As Pedaladas Fiscais apontadas pelos ministros do TCU, na avalição do Sr. Nassif, é um instrumento da Oposição Golpista.

  31. o fator Patrus
    taí! onde o cara põe a mão, destrava o processo, começa a funcionar e vira um caso de sucesso. assim foi com o “Fome Zero”. Patrus consolidou todos os programas sociais e elevou o “Bolsa Família” a um patamar de excelência.

    (e aqui cabe um sempre necessário esclarecimento. criticar as políticas sociais compensatórias neoliberais em nada afeta a absoluta necessidade de programas sociais voltados para o combate à miséria, transferência de renda e inclusão social. só que isto não pode se dar dentro do marco de uma política econômica geradora exclusão)

    e agora com poucos meses no Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias vai construindo a mesma trajetória bem sucedida. eficiente, discreto, agregador, firme nos princípios, pragmático na ação, com experiência política, um militante histórico: Patrus Ananias é o PT que deu certo! é a prova viva que o projeto da fundação do PT não estava equivocado, que as coisas podem dar certo.

    então vai lá, Dilma. dá uma chance das coisas darem certo. convoca o Patrus para o Ministério da Fazenda. bye “meninos dos banqueiros”. bem vindo Patrus. o Brasil tem que dar certo.
    .

    1. O Brasil esta fora de sincronia com países sob ataque da banca

      O jogo é global, a ação é coordenada de forma espacial e temporal, o Mantega melou o timing da banca para suas ações no Brasil, agora eles estão no plano B, que é causar tumulto político e convulsão social através de seus agentes infiltrados e mídia.

      Tirar o elemento deles agora seria cutucar a onça com a vara curta, melhor isolá-lo e desqualificá-lo, deixando-o inerte.

      1. Vou torcer tb p q sejam

        Vou torcer tb p q sejam presos ,se porventura fizerem algo errado juntos com os da lista de Furnas,trensalão e etc…etc… vai longe isso hein!!!BANDO DE HIPÓCRITAS!!!!!

      2. kkkkkkkkkkkkkkkk, claro que

        kkkkkkkkkkkkkkkk, claro que dá; Marcola não faz política da cadeia pra seu governador paulista? Sabe como é, PSDB tem experiência,kkkkkkkkkkkk

  32. O cara

    O novo no Brasil vem de pessoas como Fernando Haddad.

    Não só pela sensibilidade e dinamismo para identificar boas ideias e fazê-las acontecer.

    Mas principalmente pela serenidade. Sabe lá o que é você estar consciente de que está conduzindo as coisas direito, e ser alvo diário, 24 horas por dia, de um massacre midiático e político, sem ninguém para socorrer, alvo até da hipocrisia de aliados? E no meio desse furacão manter a cabeça fria, o raciocínio afiado, o ânimo inabalado para trabalhar, e em momentos certos até o bom-humor para tocar o debate?

    Isso só vem de um líder. Inspira confiança.

     

  33. Ou seja: Viva Dilma! Viva

    Ou seja: Viva Dilma! Viva Lula! Vivam as crescentes mudanças por um Brasil moderno, pelo Brasil que podemos.

  34. O país moderno não será derrotado

    O Governo não atrapalhando já seria bom. A classe produtora e a trabalhadora não aguenta a carga de impostos atual.

    O retorno dos impostos é pessimo. Pagamos taxas de 1º mundo e temos serviços públicos de 5º mundo.

    O Collor foi cassado por uma mentira(Fiat Elba) e agora para esse atual desgoverno mentiroso e corrupto é “golpe”?

    Onde está a coerencia?

     

     

  35. Não será derrotado se Dilma cumprir o mandato que o povo lhe deu

    A única forma que existe para que o ”país moderno” não seja derrotado é o cumprimento integral do mandato da presidenta reeleita, Dilma Rousseff. Toda e qualquer solução que abrevie a soberania do voto popular transformará esse país naquilo que na verdade sempre foi, ou seja, num país onde golpistas e salafrários, quando despossuídos de votos, pregam e armam golpes de estado para se locupletar do Estado brasileiro. 

     

    Toda vez que o Brasil procura reafirmar a sua soberania, a sua independência, e que busca diminuir a desigualdade social gritante, surgem vozes medievais, reacionárias e fascistas que buscam interromper o processo de afirmação do país e do povo brasileiro. Não ganham nas urnas e tentam sempre ganhar no golpe de estado. A grande novidade no Brasil atual seria impedir o sucesso de criminosos golpistas como Aécio Neves, FHC e outros ratos e vermes menos cotados. 

     

    A hora é de reafirmar a defesa da democracia brasileira e de denuncirar os golpistas salafrários, os vigaristas, os criminosos, os fascistas que querem destruir a soberania nacional e que querem fazer o país voltar a ser um vassalo dos EUA. Não é tempo de vacilações, ou de jornalistas que começam a ”preparar a cancha” para o golpe de estado. Não tem acordo e nem conciliação. Ou é a democracia e o mandato constitucional de Dilma preservados, ou é a guerra civil contra os safados golpistas. 

    1. Estamos juntos!

      Diogo,

       

      É o que penso! Abaixo os golpistas! Ou a Dilma conclui o seu mandato, ou os golpistas não assumirão governo nenhum!

    2. Antes de qualquer coisa

      Antes de qualquer coisa Nassif, como diz o Diogo Costa, é denunciar o clima de golpe, clima esse que está tentando botar fogo não só na cabeça do goveno como do povo brasileiro. Precisamos de tranquilidade pra pensar e agir. Quem nos dará essa tranquilidade?certamente não a oposição e a direita brasileira. O governo brasileiro está fazendo o que pode, dentro das atuais circunstâcias.

  36. Humm…
    Deixa eu ver se eu

    Humm…

    Deixa eu ver se eu vivo neste mesmo país.

    Será esse país o mesmo em que as pessoas protestam contra a corrupção usando a camisa da CBF do Ricardo Teixeira, do Del Nero, da Globo? E uma parte ainda usa camisas falsificadas.

    Será esse país o mesmo em que 69% de consultados em pesquisa atribuem a corrupção da Lava Jato a Dilma, negando-se a enxergar o obvio que é a apuração da corrupção

    Será esse mesmo país onde o estado mais “desenvolvido”  elege em primeiro turno um governador que privatizou a Sabesp e deixou a maior cidade do país sem água. O mesmo governador que fez uso do aparato policial para desalojar um bairro inteiro de pessoas carentes para entregar o terreno a um escroque. O mesmo governador cuja polícia é responsável por um massacre de 300 inocentes e que mata pobres da periferia sem jamais ser cobrado pela Justiça (eu assisti aquele Brasillianas em que a mãe de um dos inocentes mortos no caso PCC contou com uma dor imensa nos olhos que o filho foi morto logo depois de ter chegado do trabalho e ter ido na farmácia comprar um remédio pra dor). O mesmo governador, cuja promotoria pública o livra de todo e qualquer envolvimento em corrupção embora a cidade patine no transporte público do Trensalão.

    Será esse mesmo país em que 520 empresários paulistas almoçam com um presidente da Câmara achacador e chantagista que tem o propósito de derrubar o governo Dilma.

    Será esse mesmo país quem tem uma média de 3 casos de linchamentos por mês. Um pais cuja justiça é feita por justiceiros como datenas e marcelos rezendes

    Será esse mesmo país que fabrica um juiz herói que manda prender um cientista da mais alta capacitação cuja empresa recebeu 870 mil (segundo o Sebrae é esse o faturamento anual de uma micro empresa) por ano num contrato aditivo nas obras de Angra 3, quando poderia ter vendido segredos da nação a outros países por um preço muito maior que esse.

    Será esse mesmo país em que um juiz da Suprema Corte senta em cima de um processo de financiamento de campanhas políticas para atender ao seu partido PSDB sem ser cobrado pelo Poder Judiciário.

    Lamento, mas enquanto o Brasil tiver  essa sociedade autoritária que tem uma classe dominante que jamais será elite porque não tem cultura,  intelecto e respeito pelas instituições e cuja maioria da população é  consumida pela desinformação, pelo preconceito social e pela leviandade jamais o moderno triunfará.  O vento que arrasa a Macondo do Cem Anos de Solidão continua fortíssimo por aqui. Ou não é esse o país descrito pelo imenso Garcia Marques:

    “Entretanto, antes de chegar ao verso final já tinha compreendido que não sairia nunca daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilonia acabasse de decifrar os pergaminhos e que tudo o que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra.”

     

     

      1. Sabe aquele trecho:
        “mas

        Sabe aquele trecho:

        “mas enquanto o Brasil tiver  essa sociedade autoritária que tem uma classe dominante que jamais será elite porque não tem cultura,  intelecto e respeito pelas instituições e cuja maioria da população é  consumida pela desinformação, pelo preconceito social e pela leviandade jamais o moderno triunfará.”

        Está escrito, precisa desenhar? Mas como estou com paciência vou te explicar: não foi o PT que causou os problemas sociais e estruturais do país mas pessoas desinformadas, preconceituosas e levianas creditam todos os males do país ao PT e a Dilma.

         

        1. Claro, é lógico que o PT

          Claro, é lógico que o PT depois de 13 anos no poder não tem nada a ver a situação atual, tudo é culpa da midia , das zelites de olhos azuis fascistas reaciionárias malvadinhas.

           

    1. Excelente comentário!

      Êta comentário arretado, verinha. Disse tudo… ou quase, pois esqueceu de concluir mostrando a importância da educação para resolver tais problemas. Mas, tem nada não, sabemos que você também sabe disso, né? 🙂

  37. Luis Nassif, com todo o

    Luis Nassif, com todo o respeito, você mostrou um cenário muito romântico. Qualquer crise hoje, de qualquer país com relativa importância no contexto mundial, tem que ser analisada globalmente, com as soluções locais, obviamente, sendo implementadas.

    1. O novo? O trator já passou por cima do formigueiro e as formigas o estão procurando, ainda. Ali será construída uma estrada nova. Nossas estruturas de sociedade ruíram. Não podemos construir nada de novo com elas. E a sociedade continua buscando soluções a partir dessas estruturas arcaicas! Não irão encontrar.

    O novo é algo realmente diferente em termos de organização de Sociedade, Nação, Estado. Algo que construa novas formas de participação e decisão da sociedade. Mas pra isso, as pessoas precisam querer participar, agir, mas com outros olhares, não fundar um novo partido, ir pra rua só reclamar dos problemas, rede sociais (que nada mais são que mais uma distração popular), pedir justiça pra acabar com a corrupção. Isso é jogar o jogo deles.

    Sem aprensentar novas soluções iremos afundar novamente, ainda mais com uma elite dessas que temos.

    2. Mais do que nunca, o Brasil de hoje é de vital importância no mundo. Os norte-americanos tem os olhos aqui dia e noite; ainda mais com uma Venezuela ao lado. Lula traçou um caminho em busca da nossa autonomia em relação aos norte-americanos, sem se abraçar a nenhuma outra força. Lula queria um Brasil independente, o verdadeiro não-alinhado. Prova disso, foram suas iniciativas no setor energético com o pré-sal, hidrelétricas e tecnologia nuclear. Uma potência sem energia não existe. A Lava Jato pode estar servindo sim como uma verdadeira implosão interna, um câncer, de nossos interesses nacionais. Quem tem olhos veja. Temos que parar de acreditar que o Brasil é o pais “da paz”, que o mundo nos vê como uma eterna criânça, que nunca cresce. Entramos no jogo dos grandalões! Não tem moleza!

     

     

     

     

  38. Economia normal

    Durante um curto espaço de tempo, o país experimentou o sabor inesquecível de uma economia normal, O enorme capital financeiro acumulado em décadas de taxas de juros descomunais começou a se mover em direção à renda variável, a taxa Selic desceu a níveis nunca visto na estória deste País.

    É tão claro a solução que é difícil entender, como se discute tanto o porque do Brasil não dar certo, se a solução esta escancarada na cara de todo mundo. É imprescindível, dotar o mercado interno constituído de pequenas empresas, comercio e serviços, da capacidade de crescimento de que contou o setor agrícola. E ai tem-se que mexer numa legislação trabalhista arcaica e uma jurisprudência da justiça do trabalho que viveu as ultimas décadas extorquindo, para penalizar quem pretendeu empreender alguma coisa ou desenvolver qualquer projeto de prosperidade.

    O Lula foi o mais perto de que o Brasil teve de se tornar uma economia normal, infelizmente a coisa toda foi implantada mais como fruto do instinto, consequencia de um relacionamento incompleto com o empresariado, aquele que verdadeiramente produz riqueza numa economia real. Nos últimos cinquenta anos, foi o que mais conseguiu catalisar a vontade do País numa única direção, a intenção foi boa, a melhor existente no Brasil, diga-se de passagem, porem, incipiente, incompleta sem visão de conjunto e sem a preocupação de revirar os subterrâneos da maquina administrativa, a burocracia e acabou repetindo o de sempre, porque menosprezou as necessidades do conjunto em prol de benefícios particulares, de um projeto pessoal de poder. Tudo ruiu, porque a sociedade evoluiu, seria inevitável, as instituições se aperfeiçoaram por moto próprio, independente de quem se encontrava no poder, uma geração de jovens acadêmicos, dentre eles, juízes, policia federal, procuradores, estava pronta para mostrar trabalho, a sociedade amadureceu, os podres seculares vieram a tona e o PT pagou por se sujeitar por tão pouco e não se preocupar em tentar mudar o establishment da corrupção, tivesse o Lula uma base intelecto social e experiência mais complexa poderia passar para a historia como o grande estadista que possibilitou ao Brasil dar o salto que o elevaria a ocupar sua verdadeira posição entre as nações do mundo, infelizmente como sempre acontece, falou mais alto os interesses mundanos que mantem o homem preso na ganancia e no canto da sereia do poder efêmero em detrimento do bem estar coletivo e o Brasil a patinar indefinidamente, lamentavelmente.

    O aumento do credito para a agricultura, de certa maneira é adoção de um norte, que se complemente de forma a equilibrar definitivamente o tripé econômico. Industria – Agricultura – Serviços. O mercado interno é o motor que permitiria implantar definitivamente um plano de inclusão que mudaria de vez com o sistema de exclusão.

     A melhor forma de distribuir renda é dar trabalho e salario, o setor de serviços detem por volta de 60% do PIB, o Lula quase chegou la.

    1. Isso é fato, meu caro conde.

      “Durante um curto espaço de tempo, o país experimentou o sabor inesquecível de uma economia normal, O enorme capital financeiro acumulado em décadas de taxas de juros descomunais começou a se mover em direção à renda variável, a taxa Selic desceu a níveis nunca visto na estória deste País.”

      O problema é que PT não sabe, nunca soube e nem saberá ADMINISTRAR. Botaram o controle e administração do governo, estatais, na mão de um bando pelego ptista burro, e ainda por cima, sem visão administrativa. O que lhes interessou apenas foi a grana que corria dentro de seus escritórios, apenas isso. Esse foi co compromisso de muita gente colocada nesse aparelhamento ptista.

      1. De acordo de você. A
        De acordo de você. A sabotagem e a chantagem de varios setores contra o governo trabalhista é enorme. Tanto que dificilmente se conseguiu avançar com alguma grande reforma. E falo de setores contrários a qualquer grande mudança, esses atuam para que não se consiga formar uma base maior capaz de realiza-la. Sao esses grupos do campo empresarial, economico , midia, judiciario, congresso, governos de estado, frentes conservadoras e religiosas que impedem isso. Necessário é que se forme uma frente progressista, trabalhista de esquerda que consiga virar o jogo, a balança desequilibrada, pende mais para a direita e sua pauta retrógrada.

  39. Analogia sobre a política

    Parece que não estamos vivendo no mesmo planeta que vivem os seres humanos.

    Todos querendo perfeição onde a perfeição não existe. Nenhum outro ser exerce política, logicamente que só os humanos a exercem. Dai querer perfeição fica difícil!

    Cada um pensa diferente do outro, age diferente e tem prioridades distintas. Essa foi a causa da morte de Jesus Cristo. Assim vive a humanidade, sem unanimidade em exatamente nada. Por isso, cada político agrada a uns e desagrada a outros, pois são 200.000.000 da cabeças pensando, só no Brasil. 

    Muitos são os que tem mérito para ocupar e dar conta do recado, sem precisar de LAVA JATO nem outros caminhos errados para administrar. Mas muitos não veem o que está diante dos seus olhos. Preferem delirar com promessas abstratas de candidatos promíscuos. 

    Outros perdem a oportunidade de ficar calados. Proferindo asneiras contra qualquer um, seja da situação ou oposição. Se postulam lideres, sem ter capacidade de liderarança. São sem noção política!

     

     

  40. Nassif, volto a questionar

    Nassif, volto a questionar será que Dilma não te lê? Se vc já almoçou com o Serra e o FHC, por que a Dilma não te convida para um bate papo?

  41. A Dilma deveria

    A Dilma deveria renunciar.

    Pro bem do Brasil, ela devia renunciar rapido.

    Definitivamente deveria renunciar  ao ajuste fiscal,  a essa política recessiva neoliberal que não lhe pertence. Mandar o “mercado da Míriam Leitão” às favas, baixar a SELIC a 4%. Em seguinda enviar ao Congresso uma PEC para federalizar toda a educação e saúde pública. Parar de enviar dinheiro aos estados e municípios para cuidarem destes assuntos, já que não é possível lhes transferir também a responsabilidade.

    Se a oposição já se manifestou contra o reajuste fiscal, não terá porque se opor a proposta. E quem será contra uma proposta para melhorar a saúde e a educação ?

    Dilma, renuncie a essa elite branca minoritária e abrace a grande nação brasileira de negros, indios, mestiços e imigrantes.

     

    1. Federalização da educação JÁ!

      Mineirim, gostei de: ” Em seguinda enviar ao Congresso uma PEC para federalizar toda a educação e saúde pública”. Mas, me diga, os mala-sem-alça, (pmdbistas e parte dos ptistas), deixariam isso passar na câmara e no congresso? Quem tem aliados desse tipo não precisa de oposição. Mas… como governar com minoria lá dentro? E a “governabilidade” como fica? Acho que foi Che quem falou: “A verdadeira revolução passa de pais para filhos”. Estou contigo e mais alguns criostovams… federalização da educação, JÁ!

      1. Ela faz um pronunciamento  em

        Ela faz um pronunciamento  em rede nacional, ao vivo, com panelaço e tudo mais que quiserem, avisa que vai  enviar a PEC ao Congresso.  E dá o recado pra população cobrar do Congresso a aprovação.

        Acredito que os aplausos abafariam qualquer barulho de panela.

         

         

        1. Eles passarão NÓS passarinho
          Mineirim… ela tentou isso, não lembra? o “povo” foi a rua, ela fez um pronunciamento, elogiou e motivou tal movimento, mandou “alguma coisa” pra lá… eles ficaram putos com ela dizendo que tinha jogado a batata-quente no colo deles. Eles tapearam o “povo” com “outras coisas” e mudaram a empalação de vara para linha 3×4 nela e o “povo” nem sequer entendeu a ação dela. Se ela faz outro pronunciamento e tenta explicar o que aconteceu, o “povo” continua sem entender e ELES a transforma em ladra, chefe de quadrilha, quenga e lésbica estrupadora de criancinhas e o “povo” vai nessa. Por que o “povo” entra nessa? porque é burro? NÃO, porque é alienado por ser analfabeto político, e o PIG (Partido da Imprensa Golpista) sabe disso. A grande mídia não brinca em serviço – desde 2003 que tá na luta pra tirá-lo do poder. Era para Lula ter, com mais intensidade, tentado regulamentar a mídia no seu mandato quando tava com mais de 80% de aprovação popular, (e ainda ia ser pauleira conseguir alguma coisa descente), mas… calma… calma… 🙂 a gente chega lá. Esses filho-de-uma-égua passarão NÓS passarinho… 🙂

          1. Mas na época, ela jogou a

            Mas na época, ela jogou a batata pra cima deles mesmo. Mas não deu a resposta concreta para melhorar a saúde e a educação. Esta seria uma resposta concreta. Não se trataria de jogar a bola, pois quem assumiria o custo e a organização seria o executivo. Daí, poderia vir outras medidas condizentes com o lema “pátria educadora”.

  42. E …………..

    Me recuso a acreditar que o Nassif esteja jogandoa toalha !!!

    Se está ruim com ele, pior sem ele !!! O PT pode não ser santo, mas a oposição com certeza não é! 

    É entreguista,lesa-pátria, traidora, APÁTRIDA, sanguessuga, e por último mas não menos importante – VENDIDA !!!!!!!!!!!!!!!

    AOS INTERESSES INTERNACIONAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. É verdade! Pelo menos o PT

      É verdade! Pelo menos o PT defende o interesse nacional: empreiteiras brasileiras superfaturando obras, bancos nacionais se divertindo com SELIC de 14%, monopolistas e oligopolistas como a Friboi, Ambev e Votorantim colocando o preço que querem…

      Nada como ser nacionalista!

  43. Em janeiro de 2019, a

    Em janeiro de 2019, a Presidenta Dilma estará devolvendo a faixa presidencial ao Presidente Lula. Lula juntamente com Haddad, Pimentel, Camilo entre outros grandes nomes do PT, iniciará um novo ciclo do PT na presidência do Brasil, para mais 5 mandatos até o início da década de 40. Sensacional.

  44. Hoje eu vejo que o

    Lula errou muito em ter indicado a Dilma para a presidência. O correto seria o Ciro Gomes. Ele não teria medo de ninguém e a oposição junto com o PIG estariam em derrocada.

     

  45. Essa não, Nassif!

    Otimismo exacerbado!

    Sempre quando me dizm que “as coisas vão melhorar” eu faço a mesma pergunta: Então quero que me mostre indícios, fatos, quero que cite nomes, tendências verdadeiramente iniciadas, que apontem para essa melhora. Onde estão?

    E sempre que faço esta pergunta recebo a mesma resposta: o discurso vago e impreciso, notadamente filosófico, que mistura expectativa com esperança, às vezes até de cunho religioso. O fato é o de que, materialmente falando, eu não ouço nada de concreto. Só criações fantasiosas de mentes sonhadoras.

    Senão vejamos:

    Nossa sistema político está infestado, corroído e desacreditado, em todas as suas modalidades partidárias.

    Hoje em dia é extremamente perigoso ficar doente. Não há atendimento e o pouco que há sofre com deficiências técnicas, de pessoal, de equipamento e de dinheiro.

    Os empregos na iniciativa privada, mesmo nas melhores épocas, são escassos. As pessoas praticamente se empregam em regime de rodízio.

    O funcionalismo público novamente se especializou no “não fazer”, ou no “fazer malfeito”.

    O sistema financeiro paga pouco, ou quase nada, para aplicações e cobra absurdos em taxas de administração e juros por empréstimos.

    Sobre a segurança pública nem preciso escrever, pois seria acrescentar mais sobre o óbvio. Direi apenas que ontem, assistindo ao Jô Soares, vi uma declaração do Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, aliás homem objetivo e franco, dizendo que “a guerra contra as drogas está perdida e que jamais será vencida”.

    Nas escolas, ativaram novamente o processo “finja que me ensina que eu finjo que aprendo”, talvez em função do baixo salários dos professores.

    Recentemente foi descoberta a máfia dos fiscais nos Estados de São Paulo e do Paraná. Há relatos de grandes empresas que estão sonegando impostos. Novidade? Não, apenas o usual que veio às claras.

    Os preços dos produtos de abastecimento fugiram completamente ao controle, enquanto se discute a proibição das propagandas de bebidas.

    Ouço falar sobre ONGs. Porém jamais constatei resultados práticos em seus trabalhos. Se atendem, atendem a tão poucos que sua ação não chega a ser suficiente para levantar uma folha seca do chão.

    A mídia é venal. Ainda mais em tempos difíceis para os concecionários dos canais de comunicação, qualquer dinheiro é bem vindo, não importa de qual conteúdo esteja acompanhado.

    O governo está decididamente sem dinheiro, quebrado, e sequer consegue explicar o que fez de errado no ano passado. O que devem estar fazendo neste ano eu nem quero imaginar.

    Notícias policiais brotam como capim depois da chuva, dia após dia, envolvendo gente que por dever de ofício deveria ter vergonha na cara.

    A justiça está cada vez mais lenta e inacessível. Experimente fazer uma reclamação trabalhista para constatar.

    O futebol verde amarelo está em putrefação. Já deríamos começar a pensar em sepultá-lo.

    O entretenimento, embora em alta definição, sofre com a inexpressividade e falta de conteúdos.

    Embora se proíba a propaganda de artigos para crianças veiculamos os nocivos videos de propaganda política.

    A presidente do país alterna entre esconder-se para esperar as coisas melhorarem e aparecer com idéias que não se concretizam (aliás, que é feito do programa de concessões que iria salvar a economia?).

    A nossa bolsa de valores é hoje um cassino de informações privilegiadas.

    Os sócios das empresas começam seu dia de trabalho após as 10hs e encerram antes das 16hs. Isso não seria sinônimo de desmotivação?

    O ex-presidente, um medíocre de carteirinha, mente descaradamente. Enquanto diz que não quer o impedimento rege seus jagunços em busca disso. Bagunçando a economia e espalhando insegurança no mercado.

    Poderia continuar, mas acho que já provei meu ponto. Então, prezado Nassif, me diga o Sr aonde é que o sr está enchergando indícios de que alguma coisa vai “melhorar”? Onde está esse país “preparado” em que o sr acredita? E quem está preparado em que e para que? 

  46. EM QUE CONCORDO E EM QUE DISCORDO

    Concordo parcialmente com o artigo, Nassif. Há, de fato, um país pujante que irá à frente. Mas não concordo com as seguintes afirmativas, convertidas em perguntas:

    1) Dilma tem medo? Penso que é cautela, algo bem diferente. Ora, ela está em um navio que atravessa uma forte borrasca. Ela não pode fazer um gesto brusco que derrube o navio ou o faça bater em um iceberg. Além disso, conforme disse José Sarney há muitos anos em uma entrevista, presidentes não podem tudo. 

    2) Lula já deu o que  tinha que dar? Com base em quais evidências? O ex-presidente é uma pessoa inteligente e capaz de fazer mais pelo Brasil. Pessoalmente, eu gostaria de ver outro político, com outro perfil, na presidência, como Fernando Haddad um acadêmico que não faria o papelão de FHC. Gostaria que fosse embaixador do Brasil em grandes questões para a humanidade. Ele já entrou para a história.

    3) O novo não está sob um partido político? Ora, mas somente é possível politicar, fazer política no Brasil dentro dos partidos, não existem as chamadas “candidaturas independentes”. Refiro-me à política que elege pessoas. Portanto, o novo virá, sim, de um partido e de um grupo político. A menos que se mude o sistema. E a dicotomia entre “direita” e “esquerda” perdurará, com novos debates.

    Com respeito ao final do artigo, concordo, é muito bom.

  47. O importante é olhar para a frente e desafiar as metas

    Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta

    1. 2 x 0 = 2 ???

      E o pior é que ainda repetiu a asneira e foi ovacionada pela platéia amestrada.  Multiplicou zero por dois e encontrou dois. Essa presidanta é uma “gênia”.

    2. o importante é olhar para frente e desafiar as metas

      cara essa tua frase deveria ficar estampada no plenario de Brasilia.Ela define tudo , tudo que nos somos capases.De mostrar pro mundo que esse pais não vai ficar nas maos desses partidos e politicos que ai estão. parabens.

  48. Brasil
    só vejo gente solucionando os problemas do Brasil chegando lá fará do mesmo jeito. Alguém provar que a dilma roubou falar é fácil. Será que esse juiz é tão honesto assim? só sei que o Brasil está sofrendo por causa disso. solução é deixar a mulher trabalhar devemos respeitar as urnas. Nós perdemos as eleições então vamos esperar 2018.

  49. Brasil: moderno desde sempre

    Vera  Lucia Venturini escreveu:

     “Lamento, mas enquanto o Brasil tiver  essa sociedade autoritária que tem uma classe dominante que jamais será elite porque não tem cultura,  intelecto e respeito pelas instituições e cuja maioria da população é  consumida pela desinformação, pelo preconceito social e pela leviandade jamais o moderno triunfará.  O vento que arrasa a Macondo do Cem Anos de Solidão continua fortíssimo por aqui.” 

    https://jornalggn.com.br/comment/701936#comment-701936

    não discordo quanto as características da classe dominante brasileira, principalmente sua porção geograficamente ligada a São Paulo. acrescento que é preciso ampliar o olhar, não só para a sociedade como um todo, como para a formação histórica do país.

    sempre fomos modernos. nascemos como uma holding multinacional, com administração portuguesa, capitais holandeses e venezianos, mão-de-obra indígena e africana, tecnologia desenvolvida em Chipre e matéria-prima dos Açores e da ilha da Madeira – a cana. em torno do excelente negócio do açúcar, a primeira mercadoria de consumo de massas em escala planetária, se formou o moderno mercado mundial.

    a riqueza gerada pela cana de açúcar na época foi superior, proporcionalmente, ao petróleo na economia contemporânea.

    se nossas elites são desprezíveis, nossa mais forte ação afirmativa é nossa cultura e nosso povo. o sincretismo. a mistura. não rejeitamos nada. de braços abertos, abraçamos tudo. incorporamos tudo. e a tudo deglutimos para metabolizar uma síntese absolutamente original: nossa formação como um povo novo: um sonho de alguns Cavaleiros reunidos em Jerusalém, ao retomarem os antigos mapas fenícios com a rota marítima para Hy-Brazil.

    agora este povo, nós mesmos, precisamos assumir a construção de nosso destino e de nossa nação.

    “no instante em que Aureliano Babilonia acabasse de decifrar os pergaminhos “

    nos pergaminhos de Melquíades está escrito nosso destino. as tentativas de decifrá-los tem sido prematuras. se nos tornarmos capazes, a cidade das miragens será arrasada pelo vento para que José Arcadio Buendía enfim desperte de seu sonho com quartos infinitos.

    .

     

  50. Eu acredito no Brasil ! A AGRICULTURA é a melhor saída p/ CRISE.

    JOSÉ LUIS NACIF, BOA TARDE !

    O BRASIL É GRANDE ! E TEM UM POTENCIAL ENORME PARA VENCER MAIS ESTA CRISE, COMO VENCEU OUTRAS ANTERIORES. A GRANDE SAÍDA É APOSTAR NA AGRICULTURA E CRIAR NOVAS OPORTUNIDADES NESTE SETOR.

    QUANTO À CRISE POLÍTICA, ESPERO UM POUCO MAIS DE SOLIDARIEDADE POR PARTE DA BASE ALIADA DO GOVERNO ? O QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO ATÉ AGORA ?

  51. DE ONDE VIRÁ O NOVO?

    Resposta obvia:

    De pessoas honestas, que não se vendam e que não comprem votos. Que não aceitem a mentira que lhes favoreça.

    De democratas verdadeiros e não de ditadores que usam o sistema para se encastelar no Poder. 

    De pessoas que tenham verdadeiro compromisso com a ciência, com a educação e com a cultura e não apenas com ideologias retrógradas. Que estudem, que leiam de tudo, mas que sejam humildes para assumir a sua ignorância.

    Acho que estamos vivendo novos tempos. Tenho certeza que muitas coisas estão mudando, os jovens verão. Os partidos e as ideologias imbecis estão sendo definitivamente enterrados.

     

     

  52. Estamos em guerra!
    Endêmicos o são os golpistas que a querem a corrupção manter!É isso. Estamos em guerra!Há golpistas por toda parte!GOLPISTAS!!

  53. El Gatopardo.

    “País moderno” com a mesmas estruturas (expostas a céu aberto) do financiamento de campanha e posse da comunicação?!

    É só dar uma olhadinha no Congresso e no rebaixamento do debate público promovido pelo milenium pra  ver que isso é só torcida.

    Os militares endividaram o país e deixaram o arranjo que se montou pros “civis” “administrarem”: metade do orçamento da União pros bancos e o resto pra máquina pública e os interesses setoriais representados por achacadores se digladiarem.

    Não foi à toa que o tema constante do debate macreconômico em todas, todas as eleições para Presidente foi a “crise fiscal”…. E que hoje ressurge em torno da melhoria dos serviços públicos (ou, salários indiretos).

    O PT, o PT, o PT é que acrescentou a pauta da redução das desigualdades e da ampliação de Direitos presente no mundo ocidental desde a década de 70 mas que ficou adormecida. Por issso ele é odiado; porque pôs à nú o pacto conservador da sociedade brasileira.

    Por isso vai ser incinerado como o “bode expiatório”. O “Mal” será expiado com o sacrifício do PT ao passo em que o triunfo reacionário vai “modernizar” o país e colher os investimentos em infra estrutura que já foram contratados.

    Repito: esse é o pacto da “Nova República” que resiste e reage de forma explícita.

    Ou alguém acredita que há outra hipótese pra explicar a sobrevivência de Eduardo Cunha em meio a esse “moralismo” farisaico; um cara que começou a “carreira” de achacador desde a candidatura de Eliseu Resende contra Tancredo? Ambos acolhidos no Governo Collor, diga-se; um como Superministro da Infraestrutura e ele, Cunha, como arrecadador de PC desde a campanha – e por isso com a prebenda da CEHAB, TELERJ?

    Repito a pergunta: esse “moderno” será percebido por esse Congresso, pela mídia e pelos manifestantes do dia 16 de agosto?

    Só depois do “sacrifício” do “bode”…

    Assim entendi o texto do Nassif. Só não percebi em que medida ele se dá conta do avanço que a reação triunfante vai alcançar…

    Respeito quem acredita na “resistência” das ruas, mas eu, não. E o o utro lado sabe disso. E estão muito mais motivados depois desses anos todos de pregação antipt sob a máscara do combate à corrupção. Todos hoje ouvem as maiores asneireas que eu ouço há mais de dez anos faladas como se fossem ditas as coisas mais inteligentes e chiques….

    Viram o que aconteceu com os Professores? Com os Professores, bem antes, inclusive, de acontecer com empresários que “aderiram” ao “projeto de poder petista”?

    … Ficou tudo por isso mesmo!

    … E tenho cada vez mais certeza que o tal “prêmio” da camara de comércio Brasil- EEUU que FH e seu séquito foram receber nos EEUU nada mais foi do que um pito e, mais uma vez, “dedo no nariz” com novas instruções.

    Afinal, qual foi o “grande” feito para o comércio bilateral que essa turma promoveu em 2014? Só o jornalismo brasileiro, os “analistas” e os cientistas políticos não fazem essa pergunta.

    … Depois vão deitar teses e mais teses, querem ver? Verão.

  54. O novo?
    O novo se apresenta todos os dias mas a dificuldade de sempre é a coragem para agir.

    Ou, pior ainda, a consciência mesquinha a respeito das coisas, a esperteza, os golpes individuais, a visão de curto prazo.

    Quer um exemplo singelo?

    Está em discussão no momento formas de resgatar a qualidade do futebol brasileiro.

    Questão fundamental é a participação dos clubes nas cotas distribuídas pela nobre Rede Globo: corinthians e flamengo passam a receber muito mais que os outros no próximo ano.

    Pois bem, onde estão os líderes para impedir essa distorção?

    Ou será que é está a modernidade do país para o futebol?

    Cadê a Dilma? Cadê o Lulao?

    Será que lhes falta intuição?

    Ps: um tal de Andres é deputado do PT, colaborou na campanha do Haddad e foi o principal articulador desse novo esquema.

    O Blog teria alguma opinião a respeito do assunto?

  55. Parabens Sr. Nassif. Enfim,

    Parabens Sr. Nassif. Enfim, alguém para reinventar a roda. Na Política, como na Moda, o Novo é o Velho: como na Espanha dos Bourbons, por consenso. Não existem fórmulas milagrosas. A vã filosofia nada acrescenta às coisas que já existem entre o Céu e a Terra. No Brasil, infelizmente, aposta-se tudo em um salvador da pátria, o qual poucvo ou nada fará, pois carcomidas estão as instituições. Prescindimos, sim, de um PACTO, não um pacto formal como o Federativo, mas um nos moldes daquele existente na História dos EUA que possibilitou a construção de uma grande nação nas perspectivas de Descartes.-

  56. O novo virá?

    Bem o novo somente virá se limparmos o País dos parasitas que assolam a política e o serviço público nacionais, numa terra em que um ladrão que faz um assaltinho por aí apanha pra caramba, tira cadeia sem miséria, temos ladrões institucionalizados que roubam bilhões, repito bilhões e conseguem delação premiada, cadeia especial, cargo de presidente da Camara dos Deputados, e outros mais por aí. O novo sdomente virá quando construirmos mais cadeia, mas desta vez para por os vermes da república em cana e por longo tempo, como por exemplo acontecerá com o safado do Marin que so para dizer quando foi governador de SP encheu os bolsos no erário Paulista impunemente, e de tanta canalhice e impunidade por aqui achou que podia fazer o mesmo nos EUA e se ferrou, seu truta fechou a conta no hotel na Suiça e voltou pra cá correndo, onde certamente conta com a impunidade que o outro sempre gozou por aqui. O novo somente virá quando a sociedade não se permitir a sustentar dar boa vida e emprego público a este tipo de gente que acha que o suor de seus iguais pode ser afontado sem punição. 

  57. Os chefões da grande mídia brasileira

    Acabou o gardenal do rapaz e a tiquica da cabeça. É muita imbecilidade não ver nem Perceber as mundanças na qualidade de vida e inclusão social dos últimos tempos, além dos esforços do poder executivo em preparar as instituições,as pessoas e os instrumentos de combate a corrupção em todos os níveis. Está aumentando a população de hommus bobus no Brasil, leitores mda Veja, Isto è e rde bobo de televisão

     

     

  58. Eu acrescentaria …Nem

    Eu acrescentaria …Nem Alckmin, cujos anos à frente do governo de São Paulo deixou claro sua falta de empreendedorismo.

  59. Não concordo que o Lula já

    Não concordo que o Lula já deu o que tinha que dar, não subestimem a capacidade dele em pensar o novo, em tocar esse país para a modernidade. Não cometam o mesmo erro que muitos cometeram ao duvidarem da capacidade do Lula governar quando ele ganhou a eleição para presidente pela primeira vez. O Lula tem uma capacidade de enxergar longe invejável. O novíssimo pós-Lula é o Haddad.

  60. OLha: gostaria de achar que

    OLha: gostaria de achar que nossos problemas poderiam ter soluções consensuais ou próximas disso. Mas estamos encalacrados em dilemas do tipo “escola x cadeia”; “direitos reprodutivos da mulher x proteção da família tradicional” e por aí vai. As diferentes soluções acabam gerando políticas econômicas e lógicas de funcionamento e prioridades do Estado tb muito diferentes. Preponderando a primeira opção de cada dilema, teríamos políticas econômicas mais calcadas em planejamentos setoriais e regionais e um Estado mais intervencionista no sentido keynesiano; preponderando a segunda, políticas de defesa da moeda e da propriedade., especialmente a intelectual. 

    O PT, e a Dilma é, apesar de tudo, a bola da vez, são os únicos atores capazes de levar adiante a 1a agenda. Capazes…mas é claro que não estão fazendo, que se renderam, pelo menos temporariamente, à 2a, que é muito mais palatável para as elites tradicionais e seus representantes na mídia e academia. O diabo é que os petistas no governo teimam em não perceber que só permanecem se transcenderem o Brasil arcaico. No cotidiano sempre esperam ser aceitos “pelos homens”. Mas a “astúcia da razão” empurra o PT para essa agenda, uma vez que na outra seria inexoravelmente um ator secundário. 

    Agora, imaginar que um político tradicional, como foi JK e poderia ter sido o Eduardo Campos seria capaz de implementar uma agenda progressista nesse Brasilzão complexo de hoje sem ter um exército fiel de seguidores como só o PT dispõe no presente é, desculpem a franqueza….Sonho de uma noite quente. 

  61. Olho para Ciro Gomes com alguma simpatia

    A Dilma realmente está paralizada pela mídia e pelo medo do impedimento. O governo segundo acabou antes mesmo de começar. Vejo em Ciro Gomes alguém que pode resistir ao golpe midiático e talvez conseguir reunir forças progressistas entorno de si para evitarmos a perda de nossas conquistas sociais para um governo de extrema direita em 2018. O Brasil corre risco real com Cunha, Bolsonaro, Datena e principalmente Aécio.

    1. “governo de extrema

      “governo de extrema direita”.

      Quem é esta estrema direita?

      Se vai escrever que o PSDB e de direita não se dê o trabalho.

  62. Acredito que o Nassif estava

    Acredito que o Nassif estava sob o efeito de uma doses a mais.

    Para falar que o projeto de Lula e Dilma já era, ele deve ter um outro nome, um outro projeto.

    Moro?  Datena ? Ciro ? Ou talvez Haddad ?

    Sinceramente, Dilma ainda tem três anos e um pouco mais – e não há alternativa para o Lula ainda.

     

  63. Ciro Gomes é um bipolar

    Ciro Gomes é um bipolar destrambelhado. O Brizola deu uma oportunidade para ele, lançando como candidato do PDT á presidência da República na primeira eleição vencida por Lula. E o que ele fez, botou os pés pela mão e caiu em todas armadilhas lançadas pelo PIG, passando a imagem ao eleitor de desequilibrado e ficou em quarto lugar atrás do Garotinho. Ciro quando fala ataca todo mundo de maneira desordenada, mostrando um desequilibrio mental parecido com a de outro bipolar, o José Serra. 

  64.  
     
    EM TEMPOS NAZIFASCISTAS,

     

     

    EM TEMPOS NAZIFASCISTAS, HORA DO RECREIO!

    EXTRA!

    Risos

    ‘Os(as) coxinhas revoltados(as)’ [“que querem derrotar o país moderno”] “também rebaixam a cotação das organizações (sic) Globo”!

    ENTENDA

    ‘Os(as) coxinhas revoltados(as)’ prometem processar um jornalista, pasme, do jornal ‘O Globo’!
    E denunciam que o PIG é de esquerda!
    Pausa para rir!

    https://www.youtube.com/watch?t=114&v=OMZ90HWqFYE

    [ Mauricio Gomes
    29/07/2015 – 23:27
    Azenha, viu esse vídeo? Esse pilantra do MBL chamou o seu site e outros de “empresecas de mídia que vivem de mamar nas tetas do governo” e os jornalistas que não rezam na cartilha desses fascistas de “vagabundos”. Processa esse picareta Azenha!

    Luiz Carlos Azenha
    29/07/2015 – 23:30
    Já enviado aos nossos advogados. Obrigado pela dica.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/lula-entra-com-acao-contra-veja-repugnante.html#comment-923393 %5D

    1. Seja ao menos um pouco inteligente

      Se mede o valor do salário em relação a inflação. O PSDB para variar desvalorizou os salários. PT Elevou! Esta sua arte é bem furada cara. A maior perda com inflação foi exatamente no governo FHC. Então a desvalorização do real foi crítica mesmo na era FHC. Cara, não acerta uma?

       

      1. Inteligência ou bom senso?

        O Brasil começou em 1995?

        Não é sensato, muito menos, inteligente, ignorar o período anterior. Ou não?

        Arte, de um lado ou outro, sempre será furada!

         

      2. Eu falo de moeda, ele fala de

        Eu falo de moeda, ele fala de salários.

        Salários dependem da produtividade da mão de obra.

        O salário médio real se mantêm estável já faz alguns anos , não sobe de 1500 reais. Sabe porque não temos ganhos de produtividade. Não existe mágica.

  65. Melhor texto do nassif, um

    Melhor texto do nassif, um raciocíneo positivo numa hora negativa, remetendo a fatos e opiniões realistas, sem tendências, excelente, PARABÉNS!

  66. Muito bom.

    Quando toda essa zona acabar e o Brasil voltar ao prumo voltaremos a crescer.   Dependendo o caminho que tomarmos, vai ter muito pobre com saldades do PT do Lula e do PT da Dilma. Vejo como muito possível a eleição de um candidato de centro direita em 2018, com um perfio conciliador. Não sei o que vai acontecer ao certo, ninguém sabe. Tá muito doido esse Brasil. A certeza que tenho é que para tirar o PT do poder estão tentando destruir o país. Isso vai ter volta. No futuro um governo forte de qualquer linha politica vai trabalhar para tirar poder do MP e da própria justiça. A PF deve ser sucatiada nos próximos governos, isso será feito aos poucos para não dar na cara. Essa história de republicanismo sai junto com o PT do poder. 

  67. PT renovado

    Pouco tempo atrás o PT assumiu postura Republicana em relação ao financiamento de campanha e proibiu, dentro do PT, a partir de agora, o financiamento partidário por parte de pessoas jurídicas. Isso vai contra os desejos da maioria da câmara, mas, ainda deverá ser colocado em maior evidencia, demonstrando essa ruptura e, do lado da sociedade, o PT poderá renascer politicamente, pelo menos naquele aspecto.

    O mesmo perante a corrupção, expurgando eventuais gatunos, como aconteceu com Vargas.

    A nova via irá surgir por aí, na união do povo com setores não corrompidos da esquerda.

  68. Barrado por que?

    Só porque enalteci projetos do Serra (como sua emenda que vai salvar da pindaíba governos estaduais) em comparação aos 24 de Suplicy no senado?

    Nassif, se o que falo não interessa porque destoa do jogral do blog, e porque a dura realidade já é o suficiente, ficando o blog para os sonhos do mundo de Andy, avise-me!

    Poupa meu trabalho de comentar, e o seu de bloquear.

  69. Quem seria o novo?

    Quem seria o novo?

    O Salvador da Pátria?

    Direita, esquerda, centro?

    Será que somos tão dependentes e incompetentes assim?

    Parece brincadeira esperarmos por ele!

    Do que precisamos?

    Precisamos de, CHEGA! Como diz o Gabriel Pensador!

    Precisamos de uma reforma política real e verdadeira na busca de qualidade e não quantidade!

    Diminuir a quantidade vergonhosa de partidos políticos! E ter mais qualidade!

    Diminuir a quantidade de cargos políticos pela metade! E ter mais qualidade!

    Diminuir a quantidade vergonhosa de benefícios dos políticos! E ter mais qualidade!

    Diminuir o tamanho monstruoso da máquina pública! E ter mais qualidade!

    Exterminar com a CORRUPÇÃO, esse câncer! E ter mais qualidade!

    Gastar menos, ECONOMIZAR! E ter mais qualidade!

    Governar pelo Brasil, e não por interesses pessoais e partidários! E ter mais qualidade!

  70. Quem seria o novo?

    Quem seria o novo?

    O Salvador da Pátria?

    Direita, esquerda, centro?

    Será que somos tão dependentes e incompetentes assim?

    Parece brincadeira esperarmos por ele!

    Do que precisamos?

    Precisamos de, CHEGA! Como diz o Gabriel Pensador!

    Precisamos de uma reforma política real e verdadeira na busca de qualidade e não quantidade!

    Diminuir a quantidade vergonhosa de partidos políticos! E ter mais qualidade!

    Diminuir a quantidade de cargos políticos pela metade! E ter mais qualidade!

    Diminuir a quantidade vergonhosa de benefícios dos políticos! E ter mais qualidade!

    Diminuir o tamanho monstruoso da máquina pública! E ter mais qualidade!

    Exterminar com a CORRUPÇÃO, esse câncer! E ter mais qualidade!

    Gastar menos, ECONOMIZAR! E ter mais qualidade!

    Governar pelo Brasil, e não por interesses pessoais e partidários! E ter mais qualidade!

    1. Freixo e Neca Setúbal?

      A do Freixo, para mim ainda não está clara. A da Marina, ela já deixou bem claro. Não acredito que unindo os dois possa sair um samba, nem tampouco um rock and roll.

    2. Grande proposição

      Será com certeza o governo mais etéreo da história: com uma base parlamentar de duas dúzias de deputados e dois ou tres senadores, comporá o governo com os ‘MELHORES’, do PMDB e do PSDB.

      É melhor propor Zé Sarney pra presidente, com eleições indiretas. Quem sabe, na sequência, se funde um partido sacial-democrata no país. 

  71. O novo

    Parece que agora, ou enfrentarmos o novo ou, fatalmente, retornaremos à fase anterior quando só 30 milhões de pessoas tinha acesso aos benefícios da cidadania plena.  A luta é difícil pois agora o país tem importância mundial na economia e produção de bens e de capital financeiro e sua dominação é cobiçada por muitos do exterior, e também porque a nossa classe abastada não evoluiu  a ponto de aceitar a participação dos demais como co-cidadãos. Vê-se isto conversando com os cidadão que andam em carros grandes, vê-se no tratamento que dão aos funcionários de alguns shoppings e no comportamento dos que moram em bairos caros. É de morrer de vergonha.

    Como dizia Herman Hesse “A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo. A ave voa para Deus. E o deus se chama Abraxas.”  (Demian) Temos que inventar novos governantes ou novas formas de governo, mas, sobretudo temos que ter esperanças, mas não dá para sonhar com os neoliberais no poder.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador