O Senado pode se impor moralmente sobre o Supremo, por Luís Nassif

Há uma boa possibilidade de que o Senado cumpra com seus deveres e vote contra Aécio Neves na votação desta terça feira.

A primeira razão é o fato do STF (Supremo Tribunal Federal) ter abdicado de suas obrigações de julgar e transferido a batata quente para o Senado. Será a oportunidade do Senado demonstrar que tem autorregularão. A degola de Aécio será uma demonstração irretorquivel da superioridade moral do Senado sobre o STF, afastando vez por todas os riscos da ditadura do Judiciário.

Ao contrário da Câmara, que se transformou em uma casa da mãe Joana, e do Supremo, que se transformou em uma Babel, no Senado ainda existe um grupo de senadores com responsabilidade institucional – mesmo entre aqueles que estão na linha de fogo da Lava Jato.

A segunda razão é que Aécio já era. Absolvido, será um cadáver político assombrando o Senado, cada passo seu sendo acompanhado pela opinião pública e cada aproximação com um colega sendo encarada com suspeição. Mantido no cargo, Aécio será um incômodo permanente, mesmo que não avancem as investigações sobre o helicoca.

Já o Supremo vive uma situação inédita de desmoralização. Se votasse pela cassação de Aécio, reforçaria os piores temores sobre a politização excessiva do órgão e sobre a caminhada na direção da ditadura do Judiciário. Não votando, salientou como nunca a ideia dos dois pesos, duas medidas: o voto que condenou Eduardo Cunha e Delcídio do Amaral é o que absolveu Aécio.

Leia também:  Aras defende vacinação obrigatória contra Covid-19 pelo governo Bolsonaro

O voto estabanado da presidente Carmen Lúcia ampliou o desgaste da corte. Seu voto foi interpretado não como sinal de respeito por outro poder, mas como solidariedade ao conterrâneo: a Carminha salvando o Aecinho.

Fosse qual fosse a decisão sobre Aécio, o Supremo se enredou na armadilha da incoerência. Pressionado pelo clamor da turba, aprovou decisões, contra Cunha e Delcídio, que não passariam em um ambiente político “normal” – isto é, sem a presença do “inimigo”, no caso o PT. Abdicou de seus deveres constitucionais não por prepotência, mas por se curvar ao clamor das ruas.

Com isso, ficou prisioneiro dos seus atos.

No momento seguinte, não tem condições de sustentar a mesma posição, porque agora o alvo é alguém da banda branca. Por mais prudente e correta que seja a posição atual, de não confrontar o Senado, como justifica-la à luz das votações anteriores?

Não há mais o menor sinal de haver juízes no Supremo, ou seja, julgadores que se atenham aos fatos e saibam pesar todos os lados. Metade do Supremo é de vingadores em qualquer circunstância; metade é de garantistas em qualquer situação. E a presidente se achava indecisa, mas agora não tem muito certeza.

No pano de fundo, o esgarçamento total de princípios doutrinários, a fé na democracia, a defesa intransigente da Constituição, a busca do equilíbrio social, o combate às diferenças sociais e outros pontos centrais na Constituição brasileira. Hoje, o Supremo se permite Ministros dispostos a derrogar a Constituição sem terem recebido um voto sequer dos eleitores.

Leia também:  A vitória de Covas e seu impacto sobre os planos de Doria

É nesse quadro que o Senado poderia assumir um papel relevante, de ser o coordenador institucional da volta à normalidade democrática. Basta ter a coragem de cortar a própria carne.

 

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

80 comentários

  1. “Metade do Supremo é de

    “Metade do Supremo é de vingadores em qualquer circunstância; metade é de garantistas em qualquer situação.”

     

    Não, completamente equivocada essa análise. Metade é de defensores do republicanismo; metade é de defensores de bandidos. Simples assim

    • Vou um pouco mais nessa estrada

      A Ministra Carmenzita e os demais Jacús são da mesma origem dos Cucos, i.é, segundo Franklin de Oliveira suas famílias fizeram parte da ópera do Brasil arcaico, e como são golpistas foram preservados na revolução do gaúcho SãoBorjiano, que lhe custou a deposição e pouco tempo depois o levaram ao supremo sacrifício de sair da história em forma de cadáver.

      Um dos maiores erros, senão o maior deles foi na redemocratização, da Constituição Cidadã, querer erguer um edifício de 20 andares sobre uma base carcomida e podre, com os mesmos da estrutura judicial, seus familiares, seu circuito do chá das cinco que ajudaram nos golpes de 30; 45; 54; 64; 69(*)2016 e o próximo, e o próximo, e o próximo…

      (*) Com o impedimento por doença do Marechal Artur da Costa e Silva naquele fatídico 7 de setembro deveria assumir o Dr. Pedro Aleixo e por um erro de estratégia dele com um erro de avaliação de José Maria Alkimin “tomou” o poder a Junta Militar provisória, foi o golpe dentro do golpe e o bananal tem na história mais uma junta divina de filhos de uma ronca e tussa que alteraram o futuro para permanecer da mesma forma. Sempre os mesmos…

  2. #

    Se os senadores tiverem um mínimo de vergonha na cara, cassarão Aécio.

    Por outro lado, depois das últimas revelações do “lavador de dinheiro” do PMDB, Lúcio Funaro, confirmando perante as autoridades aquilo que já sabíamos – que houve larga compra de votos para aprovar o impeachment da presidente Dilma – se o STF não julgar procedente o pedido de anulação do impeachment, feito pela defesa da presidente, para mim o STF não passará de um ANTRO de PÁRIAS e CORRUPTOS.       

  3. Achar que existe uma mínima
    Achar que existe uma mínima chance do Senado cassar Aécio demonstra um descolamento da realidade que não é comum aos textos do Nassif. Senado, Câmara, STF… Não há mais preocupação com a moralidade. Apenas há um objetivo de todos se salvarem, com ajudas mútuas.

  4. Desculpa, mas é muita

    Desculpa, mas é muita ingenuidade. Vão deixar Aécio sem o foro e aí ele pode ir em cana e do jeiot que é um frouxo abrir o bico. Se o PSBD salvou Azeredo, por que vai ferrar Aécio, figura político mais forte que Azeredo? Às vezes o Nassif, por crer que o pior não pode piorar, crê em papai noel rs. 

  5. Naíve

    Sinto muito amigos mas, como postei há um bom tempo aqui, aécio continua o poderoso chefinho. Até que tentaram derrubar o mineirinho, mas quem controla pf, judiciário e imprensa, controla tudo. Meia tonelada de coca, aeroporto clandestino, milhões pedidos como troco e ameaças de morte são varridos prá debaixo do tapete. Já começaram até a plantar o nome dele de novo como candidato à presidência! Mortos-vivos, nesse momento, são serra e dória. Achar que o senado vai cassar quem manda nas gangues ultrapassa meu nível de paciência com a inocência crônica e aguda de boa parte desse país.

     

  6. Ferido na beira da estrada?

    Aécio não é cúmplice para deixar ferido na beira da estrada, nem para matar antes de delatar. Aécio, ao contrário dos políticos que conhecemos, será premiado pelo seu silêncio e não por delação.

    Aécio é o pior pesadelo para os golpistas, pois, em poucos dias de abstinência e preso ele será o maior delator do mundo, “com supremo, com tudo”, como dizia Jucá.

    Aécio é cuidado e protegido como se fosse o “caixa” de Ali Babá; o camerlengo do Vaticano; a “cafetina” de Brasília Jeany Mary Corner; como o cara que fala baixinho no seriado “Game of Thrones”; como chefe da CIA em períodos sinistros; como aquele delator do filme “Cartada Final” (que todo o mundo queria matar enquanto estava numa cobertura, protegido pela policia); como Ali Kamel com segredos da Globo.  

    Todo cuidado é pouco para que o Aecim não abra a boca, pois uma delação do Aécio seria mais trágica que a do Cunha, por conta do grau de periculosidade dos seus eventuais delatados.

    • Tenho tido essa impressão,

      Tenho tido essa impressão, inclusive a defesa quase desesperada que têm feito dele, o “Ministro” Gilmar Mendes e o “jornalista” Reinaldo Azevedo, até defendendo o PT para ver se salvam o Aécio e outros do mesmo nível. Quer dizer, na verdade, na minha impressão, Gilmar Mendes e Reinaldo Azevedo, ao defenderem desesperadamente o Aécio, por certo estão fazendo preocupadíssimos, a defesa de si próprios.

    • Não. O PT declarou que se o

      Não. O PT declarou que se o STF arrogasse para si o direito de afastar membros do legislativo, em desacordo com a legislação, ele votaria contra a decisão do STF. Como o STF recuou e concedeu ao legislativo, como manda a lei, a prerrogativa de afastar seus membros do mandato, ou seja, ter a última palavra, então o PT declarou que vai votar pela condenação de Aécio Neves. São situações diferentes.

  7. Mandato com prazo

    Mandato com prazo determinado,

     

    é disso que o povo precisa para limar maus ministros, fica um tempo e vai embora, essa trampa de ficar trinta anos em um cargo é idiotice sem tamanho…..voltamos à realeza/???

  8. NINGUÉM vai correr

    NINGUÉM vai correr riscos

    “..o senado pode se impor ao Supremo..”

    e vai  ..enquanto os morcegões inocentaram o netinho, agora os senadores lhe darão salvo conduto 

    AECIO é uma enciclopédia de Casos Rumorosos que poderiam, com certeza, trazer luz até sobre a ascensão de seu progenitor mais famoso 

    ..aquele que na “nova velha” república foi SEM NUNCA ter sido (e que hoje da nó até em GPS por seu nome estar mais do que batido ao ser indiscriminadamente usado como batismo de td qto é logradouro  ..ele e o de Mario Covas, diga-se)

    Aliás, interessante perceber as amarras do destino, pois enquanto o neto é um dos que MAIS deu forças ao Golpismo Contemporâneo *(tendo sido usado como GATILHO pelas forças conservadoras) o avô, TnacrÈÈÈdo, tb na década de 60 dava lá a sua forcinha ao posar como OPÇÃO parlamentarista à substituição pela deposição de JANGO

  9. Nada pode ser pior do que o

    Nada pode ser pior do que o judiciário brasileiro, em especial o STF.

    O senado tem uma chance de ouro nas mãos. 

  10. Excelente!
    Que vergonha para
    Excelente!
    Que vergonha para o STF!
    Mas isso vem desde a época do Mensalão com o JOAQUIM BARBOSA.FOI ELE QUEM INAUGUROU A DEGRADAÇÃO DO SUPREMO.
    QUE NÃO APAREÇA AGORA POUSANDO DE Garantista! E BOM MOÇO! Porquê bom moço não é!

    • Concordo com você.
      Mas acho

      Concordo com você.

      Mas acho que ele sabe a merda que fez.

      Tão logo entregou a encomenda*(parte dela pelo menos) pediu conta e foi cuidar da vida e tentar lidar com o peso da culpa pela merda que sabe que fez.

      * digo isto porque foi ele que tirou o Lula da farsa do mensalão. Se não fosse isto o Lula nem teria tido segundo mandato. Teria sido cassado aí.

  11. A situação das instituições

    A situação das instituições brasileiras  é tão calamitosa que só me resta dizer: Deus que ouça o Nassif. Mas acho que Deus, baseado no livre arbítrio que concedeu aos homens, já se mudou para a …Venezuela. Eles vão sair do buraco antes do Brasil. 

    PS. Quanto à votação para livrar o Aécio quero destacar a consolidação do juiz Ricardo Lewandovski. O ministro, que desde o mensalão tentava desesperadamente provar que esta do lado “dos brancos”, conseguiu finalmente comprovar a sua posição ao lado da elite jurídica representada pelo Gilmar Mendes. No dia da votação vi um pedaço do voto de Lewandovski em que ele o justificava se reportando à Revolução Francesa. É isso aí: igualdade, fraternidade e liberdade. Mas só para o Aécio. 

  12. Conheci e conheço….

    Varios jornalistas……ja vi todo tipo de jornalista, os que tem compromisso com a noticia e os que fazem o jogo do patrão……..podem cometer erros de avaliação……serem enganados pelas fontes…..mas uma coisa que não se pode “acusar” os jornalistas é de “excesso de ingenuidade”……..jornalista ingenuo e algo tão comun como politico profissional ingenuo…… recem formado, pode ser, mas basta trabalhar 6 meses para perder toda “ingenuidade”……simplesmente o que faz Nassif é pressionar os senadores que tenham ainda um minimo de consciência, senso civico, patriotismo e  logicamente(talvez o mais importante)”instinto de sobrevivencia politica”………….nas entrelinhas, se querem se reeleger,  é melhor ter um “legado” coerente…..Renan ja entendeu……o vento muda e o mundo não acaba em 2018……

    • cara…….

      na boa…… entendi o teu texto….. tem conteúdo……… mas excesso de reticiências………….. e pontinhos……….. enche o saco!………

      • …………….

        Rivotril…………Lexotan………Frontal…………………… ¯ _ (ツ) _ / ¯………….

  13. Consideraçoes a la Lampedusa

    este post me fez pensar na situaçao do Senado de acordo com a expectativa do Nassif. Seria um desfecho a la “Il Gatopardo” do Giuseppe Lampedusa. Cortar na propria carne seria o equivalente a mudar tudo para manter tudo como está. A unica alternativa que realmente faria diferença seria reconhecer que toda cupula do governo está envolvida em falcatrua, declarar nulo o impeachment, pedir desculpas e reempossar a Dilma. Quanto ao STF, nao vejo alternativa a nao ser a destituiçao de toda a corte e uma reestruturaçao completa da justiça em toda sua hierarquia, com fiscalizaçao direta de organizaçoes internacionais para sanear esta pocilga

  14. Expectativa…

    Pelo histórico  das votaçõesno Senado desde o impeachment;  pelo fato de como é hegemonicamente constituído: será possível contar com o ovo, antes da votação? Talvez haja uma chance, mas não sei  se  devém  da facticiade ou da esperança. Se o Senado vai ressuscitar, só mesmo  Tomé pode dizer.

  15. Taí um jogo de xadrez difícil

    Taí um jogo de xadrez difícil de perceber. Não creio que haja e nem haverá grandeza alguma em qualquer que seja a decisão, ainda que haja, realmente, um ou outro senador acima da média. O jogo é rasteiro mesmo, de disputa pelo poder e autopreservação. Então há uma série de fatores que podem ou não levar ao afastamento do senador mineiro, dependendo da correlação de forças/interesses em jogo. Há muitos detalhes que escapam a um pobre diabo como eu para fazer essa leitura, mas, certamente, qualquer que seja a decisão, vai se dar por um mínimo de nobreza e máximo de esperteza.

    Abraços!  

  16. Clamor das ruas? Bando de

    Clamor das ruas? Bando de zumbis que se erguem das tumbas pela força dos donos da opinião publicada, isso sim. Agora o “clamor das ruas” está de novo de volta às sepulturas esperando para ser ressuscitado quando a casa grande julgar conveniente.Com tudo que já se sabe sobre o mercado do voto a favor do golpeachment, será que alguém ainda acredita que Dilma foi derrubada porque um bando de idiotas vestiu camiseta da CBF e bateu panela?

  17. Existe alguma seita que inclui o STF?

    Não parece que, com o pudor que o STF julga casos da oligarquia e o despudor jurídico que julga os outros, PPP e P, estariam todos filiados a alguma seita, onde há conluio e até  proteção jurídica? Ver o Moro e Aécio quase trocando afagos dá a enteder que pertenceriam a alguma irmandade oculta que passa por cima (ou por baixo) da ética e moral dos comuns, só pertencente aos Deuses. O general que foi palestrar numa ordem maçônica que pertenceria a loja inglesa dá a entender que lidamos com castas de intocáveis que mandam no País, via canais subterrâeos. Espiritualidade de bom nível passa longe desse pessoal, pois estariam mais perto e afinizados com os “senhores das sombras” do que da Luz.

    • É por aí.

      O probema é que temos muitos coelhos e poucas lebres. Os coelhos dormem  com os olhos

      abertos, parecem atentos e estão dormindo. Estamos diante de primorosas descrições dos

      fatos sem que ninguem ouse diagnosticar de onde vem a paulada, vale dizer que é tabu subir

      acima do meio da montanha. Os detalhes descritivos estão aí, falta agora dar o nome aos bois.

  18. “Correição”.

    “Ao contrário da Câmara, que se transformou em uma casa da mãe Joana, e do Supremo, que se transformou em uma Babel, no Senado ainda existe um grupo de senadores com responsabilidade institucional”.

    Correção: Ao contrario da câmara que se transformou num lojão de compra de votos, e do Supremo que é um verdadeiro cassino com roleta viciada, o senado não passa cabaré de luxo, comandado por Aecio e seus aliados. 

  19. Pobre Republica

    Espero que tenha sobrado um pouco de juizo (ia dizer moral, lisura, essas coisas que parecem não fazer mais sentido para certos homens publicos) aos senadores da Republica e que façam o que deve se feito. Apesar de eu achar que não é apenas o Aécio que deveria ser afastado. Tem Perrella, tem Juca, tem uma penca para ser afastada ali. 

    Talvez um dia sonhamos demais com a Republica platônica, a verdade é que jamais ela existiu ou existira por pretender à uma certa idealização do homem que somente poucos filosofos alcançaram. No entanto, entre o mundo das Idéias de Platão, a Republica que pensou Aritoteles e o pensamento politico modernos batizado por Maquiavel, que Republica temos, hein.

    • Acho que é esperar demais que

      Acho que é esperar demais que cortem na própria carne.

      Se o povo brasileiro fosse menos ignorante(no sentido de burro) quem não prestasse na câmara e no senado seria cassado pelos próprios eleitores.

      Infelizmente não podemos fazer o mesmo com juízes e ministros do STF.

        • Cristiano

          E …. muito menos elegeria  o Eduardo Cunha, o Serra , o Aloysio, o Dória, Alckmin e muitos outros do PSDB , que de amor ao país , só existe pelas riquezas que querem vender e levar o  seu quinhão . Pelos Crivelas , que desejam tornar o país um enorme templo contra todas as demais religiões, e o brasileiro um povo cheio de ódio aos não iguais.

          Isto a ex presidentA Dilma, não toleraria de modo algum, podes crer ! E se voce conseguisse rasgar  a teia de aranha, criada pela fábula da mídia brasileira e norte americana em seus olhos e ouvidos , vislumbraria com certeza.

          E, se estudasse um pouco mais a história do Brasil, jamais chamaria o povo de BURRO, mas sim as ELITES que o comanda com mãos de ferro desde o descobrimento.

          Felicidades.

          • Lenita, conheço bem a

            Lenita, conheço bem a história do Brasil, mas tira a bandeira vermelha dos olhos um pouco e leia o comentário de um companheiro seu o qual eu respondi, ele é quem chama o Brasileiro de burro por eleger e reeleger a corja de deputados e senadores que temos. Ora, pra isso são burros mas pra eleger seguidamente presidentes petistas são inteligentes? E vai me falar que o conteúdo da propaganda do João Santana não foi falaciosa e desonesta? Pra não falar do assalto aos cofres públicos pra bancar a campanha. Mas você vai dizer que todos fazem então tá tudo certo. Pra mim não tá não.

            Me estranha você reclamar da mídia, visto que os principais veículos tem forte dendência de Centro-Esquerda. A maioria dos jornalistas Brasileiros são de Esquerda, e passaram a mão na cabeça do Lula até quando não deu mais pra esconder a sujeira. 

             

             

          • “principais veículos são de

            “principais veículos são de centro esquerda”…”maioria dos jornalistas são de esquerda”. Como você é inteligente !, seria por causa da alfafa ?

          • Eduardo, pra que essa

            Eduardo, pra que essa agressividade? Consegue rebater uma opinião com argumentos? Vamos lá, qual o principal portal de notícias? UOL. Com Sakamoto, Janio de Freitas, Mario Magalhães, etc…, é de Direita?? Acho que não. Qual o maior jornal do Brasil? Folha de S. Paulo, com Monica Bergamo, Duvivier, Bernardo M. Franco, Boulos, etc…, é de Direita?? Acho que não. Qual a revista de maior circulação? Veja, já foi de Direita, trocou de direção, te convido a ler a última edição sobre o Bolsonaro e Revolução Russa. Qual a radio de notícias de maior audiencia? CBN, com Kennedy Alencar, Dimenstein, Viviane Mozé, Mirian Leitão, etc… , é de Direita? Acho que não…

          • Irônico talvez, agressivo

            Irônico talvez, agressivo não, Cristiano. Não sabia, não sabia mesmo, que UOL, FSP. VEJA E CBN, têm uma tendência, leve que seja, para a esquerda. Isso só comprova o quanto burro sou, desculpe-me, a alfafa é minha.

        •   Aaaah, CLAAARO!!!
            Não

            Aaaah, CLAAARO!!!

            Não re-eleger Dilma para eleger JUSTAMENTE ESTE CALHORDA que está para ser afastado do Senado, não é?? E você AINDA tem a coragem de falar em burrice dos outros!

            SE houvesse o menor sinal de que funcionaria, eu diria para você tomar vergonha na cara, mas creio que seria um desejo inútil.

        • Realmente boa parte do povo ignora…

          Ignora a real situação em que se encontra o país!  São aqueles que condicionou-se chamá-los de miditoas. Pautam-se pelos jornalões, capas de revistas e, principalmente pela Globo. Votaram em Aécio, embora à epoca, os verdadeiramente informados já conheciam suas grandes mazelas. Aposto, Cristiano, que você é um deles. Não sou ligada em pregações de religiosaos! Mas há de se aplaudir o pronunciamento de um Bispo católico, conclamando as demais religioes contra essa mídia que está há décadas manipulando a mente de nosso povo!  E os poderosos e corruptos agradecem… Vale a pena ouvi-lo.

          [video:https://youtu.be/qXJHltccFrQ%5D

           

           

          • Não Marly, não sou um

            Não Marly, não sou um midiota. Meu voto não foi no Aécio, e sim contra a Dilma. Votei pra não reeleger a pessoa mais despreparada que já ocupou a cadeira de Presidente da República, e que por burrice ideológica e incompetencia política levou o país à pior crise desde a redemocratização. Se tem um eleitor que se sentiu enganado, acho que foi o da Dilma, visto o conteúdo da sua campanha e o que ela fez logo em seguida. Enganado foi quem achou que não existia crise, que as contas estavam em dia, que era tudo invenção da “mídia golpista”. Enganado se sentiu quem vota cegamente em partido, vendo TODA A CÚPULA de um deles sendo julgada e condenada por Corrupção, Formação de Quadrilha, etc… Sobre a Globo te recomendo à assistir mais, sua programação anda bem alinhada com a agenda da Esquerda.

        • Como sou um desses que

          Como sou um desses que pertencem ao povo burro que votou na Dilma, e como não pretendo mais cometer esse erro, suplico que me oriente, em qual candidato daquela eleição eu deveria ter votado ? 

    • Para gáudio de 99% dos

      Para gáudio de 99% dos comentaristas que aqui aportam,avalio a possibilidade da minha quarentena ser “ad infinitum”.Os comentarios nossos de cada dia que leio nesse corajoso espaço,não estão a altura do momento sombrios,muito sombrios que vivemos.As mesmices,as pasmaceiras,a falta de proposições,apaticos,perrengues,sem objetividades,desinteressantes,triviais e quejandos.Não culpo a senhora por seguir a mesma linha dos demais.A Mademoselle já saiu daqui contamida,e a cura será registrada no livro dos milagres que o Vaticano guarda a sete chaves.
       

    • Para gáudio de 99% dos

      Para gáudio de 99% dos comentaristas que aqui aportam,avalio a possibilidade da minha quarentena ser “ad infinitum”.Os comentarios nossos de cada dia que leio nesse corajoso espaço,não estão a altura do momento sombrios,muito sombrios que vivemos.As mesmices,as pasmaceiras,a falta de proposições,apaticos,perrengues,sem objetividades,desinteressantes,triviais e quejandos.Não culpo a senhora por seguir a mesma linha dos demais.A Mademoselle já saiu daqui contamida,e a cura será registrada no livro dos milagres que o Vaticano guarda a sete chaves.
       

  20. Não acredito
    “Há uma boa possibilidade de que o Senado cumpra com seus deveres e vote contra Aécio Neves na votação desta terça feira.”

    Dallagnol e o STF:
    Na visão de Dallagnol, uma deliberação como a que favoreceu Aécio teria de ser “devidamente justificada”, para atenuar a incoerência. Algo que “não aconteceu”.
    “Quando o tribunal dá uma decisão em relação a Eduardo Cunha, dizendo que é cabível, sim, o afastamento dele e, numa situação idêntica, envolvendo Aécio Neves, o tribunal dá uma decisão diferente, todos os cidadãos passam a questionar: peraí, será que tem alguma coisa por trás dessa decisão? Isso coloca em cheque a credibilidade do Judiciário.”

  21. Tambem acreditamos que essa

    Tambem acreditamos que essa dupla pmdb/psdb, sem contar os democratas igualmente comprometidos em várias delações muito bem fundamentadas, os peemedebistas são os únicos que estão sendo punidos, ainda que bem aquem do devido. Isso pode levar os senadores do pmdb a finalmente aplicar a devida justiça sobre um tucano, tirando os holofotes da criminalidade que estão pairando somente sôbre suas cabeças. Tornar o senado uma casa de respeito seria uma consideração a ser levada sem, porem secundária decorrente.

  22. Análise precisa e preciosa

    Mesmo que tenham se passado apenas 12 anos daquela primeira tentativa de golpe em que o STF se imiscuiu de corpo e alma na política, com aquele farsesco, midiático e criminoso processo e julgamento da AP-470, que menos 5 anos tenham se passado daquelas manifestações de 2013, que lançaram em terreno fértil as sementes do golpe de Estado que se consumou no ano passado, que menos de 4 anos tenham se passado após a deflagração da ORCRIM lavajateira, a qual reuniu todas as instituições que compõem o sistema judiciário (PF, MP e PJ) e o PIG/PPV na trama golpista, visando derrubar o governo legítimo da Presidenta Dilma Rousseff e aniquilar a Esquerda Política, proscrevendo o maior partido, o PT, criminalizando, condenando e encarcerando seus líderes, eis que o sistema judiciário – que se auto-intitulou, justiceiro, imaculado e guardião da moralidade pública – encontra-se agora tão ou mais enlameado que o sistema político que foi objeto de gana persecutória e rotulado como fonte do ‘mal maior’ que acomete o país,  “a corrupção”, na visão míope desses que se acham ‘ungidos por Deus’ e pertencentes a uma casta que supõem insusceptível às fraquezas, erros, corrupções e limitações humanas.

    Desde que foi deflagrada a Fraude a Jato eu a trato como o que ela de fato sempre foi: uma ORCRIM institucional para derrubar o governo legítimo e aniquilar a Esquerda Polítca  e seus líderes. Bati e continuo batendo de forma impiedosa em TODOS os lavajateiros. A mais perigosa ORCRIM em ação no Brasil é a Fraude a Jato e os filhotes que espalhou pelo País. O PIG/PPV vem em segundo lugar, embora muitos o considerem como a mais perigosa das ORCRIMs intitucionais. Não podemos dar trégua às ORCRIMs judiciárias, pois elas são o maior exemplo de corrupção enquistado, incrustado no aparelho estatal brasileiro. Por mais que tenhamos nojo da maioria daqueles que hoje integram as casas legislativas e alguns executivos, nos estados e na Uniião, somente através da Política e de Democracia conseguiremos depurar as instituições públicas, dentre elas sobretudo as que integram o ‘sistema de justiça’.

    Se, e quando, for restabelecida a democracia, por meio da eleição direta de um governo e de um parlamento comprometido com o interesse público, a primeira reforma a ser feita é a do sistema judiciário, logo depois a política e a tributária. Por meio de uma ANC será preciso restabelecer o ponto de partida: a CF/1988 sem nenhuma emenda; a partir dela corrigir os erros, como o de dar poderes excessivos e não oferecer meios de controle à ação do MP, por exemplo. TODO o sistema judiciário deve ser colocado sob rédea curta e submetido aos poderes democráticos (Legislativo e Executivo); juízes de tribunais e órgãos colegiados devem ser eleitos e ter mandato, além de passar por sabatinas com juristas, jornalistas, acadêmicos e pessoas da sociedade civil, como ocorre nos EUA; ministros do STF também devem ser sumetidos a rigorosas sabatinas com juristas, jornalistas, acadêmicos e pessoas da sociedade civil, como ocorre nos EUA. A qualquer juiz deve ser proibido condenar apenas com base no ‘livre convencimento’; se não houver provas materiais de que o réu tenha cometido algum dos crimes de que foi acusado, deve-se aplicar o princípio in dubio pro reo. Nos textos legais devem ser colocadas as devidas restrições ao uso exclusivo de provas testemunhais poara se condenar criminalmente/penalmente uma pessoa. A anti-ética e imoral lei das delações premiadas deve ser sumariamente revogada; mais ainda: deve ser colocado no texto constitucional um artigo proibindo expressamente esse nefasto expediente que tem dado margem a coações, ameaças, chantagens e torturas psicológicas de pesssoas mantidas presas indefinidamente, até que que resolvam aceitar os termos de uma delação que lhes impõem os procuradores do MP e juízes piso, para incriminar certas pessoas, poupar outras e corroborar uma tese inventada, a priori, pelos operadores do sistema judiciário, como tem sido a tônica da ORCRIM lavajateira.

  23. Num contexto horroso como o

    Num contexto horroso como o que vivenciamos não custa nada acreditarmos que de repente alguma coisa positiva aconteça.

    O Senado Federal forma com a Câmara dos Deputados o modelo legislativo dito como bicameral. Institucionalmente, nele tem assento os prepostos das unidades federativas e com mandato de oito anos. Conta – via de regra-com integrantes mais maduros e experientes, não raros egressos de governos de estados. Recebe o nome de “Casa Revisora”  exatamente por esse perfil mais conservador advindo da maturidade biológica e política. 

    Tal tipicidade o faz contrapeso à Câmara dos Deputados, esta composta por um mosaico de políticos eleitos para representarem a população em geral por quatro anos e certamente com perfis que podem oscilar entre o trágico e o sublime. Tanto pela idade mínima exigida – 21 anos – como pelos inúmeros interesses de que são prepostos.

    Óbvio que seria de uma simploriedade nada judiciosa quem vislumbrasse  nessas singularidades uma fator decisivo para uma tomadade posição racional por parte da Câmara Alta. Canalhice independente de idade e responabillidade cívica e pessoal pode ser colocada em segundo plano por razões políticas e/ou ideológicas. 

    Espero, sinceramente, que o Senado cumpra com o seu dever. Se o fizer, seria uma nesga de luz nessa escuridão que parece sem fim. Para isso, a única decisão aceitável seria  afastar um dos seus integrantes que desonra a instituição, submetê-lo ao Conselho de Ética e na sequência cassar o mandato. 

     

  24. Aécio, naquele áudio em que

    Aécio, naquele áudio em que disse que fez aquilo “para encher o saco”, já deveria estar respondendo por litigância de má fé. Mas a sua blindagem é tão grande que é à prova até de mísseis nucleares.

  25. Qualquer que seja o resultado

    Qualquer que seja o resultado da votação devemos considerar inevitável um fato: a carreira de Aécio Neves não vai terminar.

    De fato, ele continuará fazendo carreiras até morrer.

    Eventualmente ele morrerá em razão da quantidade de carreiras que consumir de uma só vez. 

    No caso dele quando o padre disser “do pó ao pó” durante o funeral a frase será muito apropriada. 

    • O Senado pode se impor moralmente sobre o Supremo

      -> De fato, ele continuará fazendo carreiras até morrer.

      nos tornamos uma sociedade viciada, em síndrome de pânico permanentemente e sob constante efeito de narcóticos. desde a maconha, o Rivotril e demais ansiolíticos para se aguentar a pressão dopados, até a eclética cervejinha de todos os momentos e a pinga das biroscas das periferias.

      se a dependência química se tornou socialmente transversal, ainda assim a cocaína permanece como preferência de uma lumpenburguesia que faz dela o aditivo indispensável para escamotear sua síndrome de vira-latas. a exacerbação do ego como compensação de um insuperável complexo de inferioridade.

      vídeo: Aécio é flagrado em grampo cobrando Zezé Perrella

      [video: https://www.youtube.com/watch?v=-F5SyBMR69k%5D

  26. O Senado pode se impor moralmente sobre o Supremo

    o Golpe de 2016 jamais se estabilizará. assim como 2018 será para sempre um ano longe demais, o Golpeachment jamais se estabilizará. será mais um dos abortos do Império em sua queda inexorável, provocando a desintegração do mundo unipolar. quem comanda o Golpe de 2016? também quem comanda a Guerra na Síria! ninguém além do caos está no controle. a implantação do Estado Pós-Democrático no Brasil através da estratégia de uma Guerra contra a Corrupção, como psi-op de manipulação da população, implicaria também em sacrificar considerável parte da cleptocracia local. como fechar o acordo das elites, se ninguém quer ser comido primeiro? alguns até estavam indecisos, mas agora já não tem tanta certeza. são muitas as cabeças à rolar no altar dos sacrifícios, para se viabilizar a reedição de mais um Pacto à la Brasil. todos querem ser o último da fila, mas um a um deverão ser devorados. só a antropofagia nos une. nas gravações de Sérgio Machado está detalhado o mapa do golpe: todos tem um rabo imenso e o rabo de cada qual está amarradinho no rabo dos demais. afinal, este pó é de quem tôu pensando? ah é sim!

     

    vídeo: Farinhaço na ALMG – Caso do helicoptero de cocaína dos Perrella – BH 28/11/2013

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=EPy2gc48twQ%5D

  27. Torço pel(a salvação d)o Aécio!

    Ouvia na juventude que se é para ficar doente, melhor ROXO uma vez que amarelo a vida toda.

    Se Aécio for “condenado” (ahah!), haverá exatamente a IMPRESSÂO de que este congresso “tem jeito: “oh, ainda bem!”…

    Não. Salvo exceções, o que há é uma instituição (como as outras) INFESTADA de ratazanas pestilentas.

    Muito mais importante do que condenar uma gorda (quanta diferença fará na vida deste Brazil brazileiro que estamos vivendo?) é APRENDER que precisamos desratizar as instituições. Talvez com o quanto pior, melhor.

    A menos que depois de 517 anos, continuemos a ser um povo que não aprende.

    Nem tenha atitude.

     

     

    • Claro que eu respeito, e até

      Claro que eu respeito, e até concordo um pouco, com sua atitude. Mas se Aécio for alijado será uma ratazana, das mais gordas, a menos. Se não for, haverá uma quantidade suficiente de ratazanas menores que o reconduzirão em 2018 para a Assembléia, ou à Câmara, ou mesmo ao próprio Senado. A esperança de que o povo desratize as instituições não é infundada mas se já esperamos 517 anos quem garante que não virão mais 517 ? Tenho pressa, meu tempo restante de vida não chega a 517 anos, torço para que Aécio seja alijado já.

  28. Ia tentar escrever um

    Ia tentar escrever um comentário inteligente mas, desisti. Não somente pela incompetência mas também por não achar nada que me animasse vindo do atual Congresso e do próximo.

    Cavalheiros: O País está parado! Um país que não tem um plano de futuro e que comemora aumento da informalidade como aumento de emprego, convenhamos, é PHoda.

    Não duvido que comemorarão queda da violência: Mês passado=8.917vitimas de latrocínio. Esse mês=só 8.915 vítimas. E a impren$$a alardeará como queda significativa.

     

  29. REINALDO AZEVEDO

    “Quero chamar a atenção de vocês para o absurdo que está em curso. Poderia entrar no pega-pra-capar que hoje vigora no Brasil e que conduz o país para o abismo político, mas não vou. Aqueles que votarem pelo afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) estarão concordando com a imposição de uma pena a quem nem mesmo ainda é réu. Assim, não lhe foi dada a chance de defesa. É um escárnio. Então a Casa pode conviver com uma ré, como Gleisi Hoffmann (PR), que preside o PT, mas não com quem ainda nem réu é?”

    http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/post/nao-e-aecio-que-estara-em-causa-mas-um-poder-ha-quase-30-senadores-na-fila-da-guilhotina/

  30. Enquanto isto…

    Isso tudo não tem a menor importância. O problema fundamental é o desconforto da classe média. Ao contrário da época de Tolstoi, quando a classe média ajudava a nobreza a viver às custas dos excluidos, atualmente a classe média está sob fogo dos excluidos, que estão ganhando todas as batalhas, já que são inimputáveis (“coitadinhos”, “vítimas da sociedade”, etc). Os excluidos vivem às custas da classe média (malandragem, furtos e golpes).

    A Esquerda se preparou para a extinção quando elegeu os chamados “excluidos” (na verdade espertos, embora desqualificados profissional e culturalmente) e passou a hostilizar a classe média. Classe média essa que, embora não seja tão meritocrática quanto acredita, tem algum mérito, principalmente em comparação com a ralé.

    Com o conhecimento científico atual, a ralé se tornou não apenas dispensável como incômoda, estorvante, sabotadora, insustentável. Apesar dos artifícios das religiões, do narcotráfico e das “bolhas” econômicas, não há empregos em quantidade suficiente para essa gente.  Estão sobrando, e até agora ninguém sabe o que fazer com eles.

    E aí aparece Bolsonaro, com uma solução: mandar essa gente para o cemitério. E a Esquerda execra o famigerado sulista, mas não se dá ao trabalho de propor alternativa. Proponho uma alternativa: 50 chibatadas em preça pública para o ladrão reincidente, com direito a salmoura; cadeia com trabalhos forçados para assassinos; multa para os demais casos. Os orçamentos públicos agradeceriam. Ao par disto, diminuição progressiva (e lenta) dos impostos. E fim do absurdo de se pagar 2 salários mínimos (um para a mulher, outro para o homem) para aposentados rurais e idosos (que nunca contribuiram com a Previdência). Esse luxo permite que esses idosos sustentem uma legião de jovens (filhos, netos, bisnetos, agregados). E deixem de execrar o Bolsa-Familia, com os seus valores irrelevantes perto das benesses escorchantes estabelecidas pelo FHC.

      • E quando você for assaltada?

        E quando você for assaltada ou (pior) estuprada? Vai continuar defendendo os “direitos humanos” desses animais, ou vai cair na real com esse choque de realidade?

        A classe dos excluidos (ralé) está em guerra aberta contra a classe média. E na guerra, não é de bom conselho passar a mão na cabeça do inimigo. Principalmente se ele estiver com as mãos livres.

         

    • Clap clap clap ! Mas não sou

      Clap clap clap ! Mas não sou humilde não, tenho uma solução melhor que a sua. Mais barata, menos agressiva, de fácil aplicação, não precisa fazer diferença entre ladrão, assassino e demais casos, resultado 100% garantido, la garantia soi jo ! : Começar rapidamente a dar a todos a ração do Doria. Os idosos e menos resistentes morrerão no primeiro prato, a la bolsonaro. Os que resistirem após o primeiro prato nunca mais terão coragem de cometer qualquer delito. E provam que são fortes o suficiente para o trabalho forçado, conforme sua genial sugestão.

  31. Piada pronta…
    Ate minhas

    Piada pronta…

    Ate minhas pulgas se impoem moralmente sobre o supremo brasileiro, Nassif…

  32. Eu discordo dessa avaliação,

    Eu discordo dessa avaliação, acho que o Aecio é tão vítima da criminalização da política quanto Lula. Se eu quero que Lula seja candidato, e quero, estou torcendo para que o Senado garanta o devido processo legal a Aécio, atropela-lo agora é dar razão para a condenação de Lula sem provas.

    Ademais – e aqui tenho consciencia que faço parte da absoluta minoria dos brasileiros – eu entendo que o que o Aecio fez não tem a gavidade que se atribui. Duvido que num pais desses que querem nos impingir moral, um senador da republica esteja precisando de dinheiro pra se defender e não apareça uma corporação para ajudá-lo. O brasileiro passa o dia a falar de corrupção…dos outros e no Brasil. Se colocas uma matéria da DW indicando 200 bilhoes de euros ano de desvios na Alemanha, nenhuma admiração. Se colocas que mais da metade dos congressissta dos EUA são multimilionários pelos lobbyes, o mesmo. Dizem que o Aécio roubou!!!! Que eu saiba roubar é entrar na empresa e tomar o que não lhe pertence. A JBS e as demais corporações, no mundo todo, vivem atrás dos políticos, sempre à disposição. “Aaahh mas isso sai do nosso bolso”. Discutível essa tese, pois se as coisas não andam, pagamos muito mais pelo atraso.  E se as corporações nacionais não tiverem proximidade da política, pior para o país.

    Ou o Brasil larga de ser moralista, não importa quem seja a vitima da vez, ou continuaremos essa republiqueta atrasada. Por acaso os que combatem o tráfico de influência (Justiça, MP, PF) não traficam influencia? E a midia que fatura em cima do alarde tem moral para tanto? O comando tem de ser de quem tem mandato polpular e estes, mais do que qualquer um, devem ser sim projegidos dos que querem usurpar indevidamente o poder. Que o povo julgue nas urnas!!!!

  33. Supremo?

    Qual Supremo? Esqueceu do seu papel de guardião da Constituição. Não inspira confiança na população. Só inspira nos da pó pulação. Quando olho para a chefe do Kalunga… meu Deus. Estamos entregues ao diabo na boca do inferno.

  34. O Senado vai salvar Aécio

    Isto eu postei na virada da noite (primeiro post por volta das 23 horas, sem horário de verão). O Senado já estão adiando. Apesar de imprevisível (o complicado e pouco limpo jogo desses políticos, bastidores que dificilmente a gente e até mesmo jornalistas especializados ficam sabendo  ), deixei esta afirmação O Senado vai salvar Aécio. Lamento que também fiz crítica ao texto, ao estilo do autor (crítica leve, a meu ver) mas parece que tocou na vaidade, e por tão pouco. Não creio que fugi ao assunto. / Enfim, censuraram o post, cortaram. 

    Seria influência de alguns blogs que só querem clap-clap-claps?

  35. Coitado do Kafka!

    A trama do livro “O Processo” virou coisa normal em nosso país destes tempos.

    Eu não arrisco palpite em mais nada!

    Mas Nassif foi elegantemente, educadamente e suavemente venenoso. Não deixou saída para nenhum dos vários lados deste drama.

    Arrisco a dizer que roteiristas que documentarem nosos últimos 3 anos  pensando em futuros filmes vão poder criar um gênero novo de cinema – maluquismo fantástico, realismo de manicômio, o título está aberto para os capacitados.

  36. robespierre salve-nos!

    Li o texto do Nassif e os comentarios que se seguiram.

    Só não dei risadas porque a coisa esta brava.

    O que o pais esta precisando é de um ROBESPIERRE.

    Guilhotina para todos eles!

    Cada vez mais admiro esse frances!

     

  37. Caro Nassif:
     
    Pelo que me

    Caro Nassif:

     

    Pelo que me consta, caso o Senado concorde com o STF hoje, o Aécio não vai perder o mandato, ele ficará suspenso.

    Acho que o certo seria o Senado cassar o seu mandato, e o STF ou outro tribunal dar prosseguimento ao processo judicial, mas aí caímos naquele problema: Aécio faz parte da casta de brasileiros “INCONDENÁVEIS”, e portanto o seu processo iria se prolongar até o final dos tempos.

     

    Penso também uqe existe uma certa cortina de fumaça nisso aí…

     

    Enquanto discutimos 2 milhões do Aécio, a Cemig e Eletrobrás são doadas sem reação.

    Enquanto discutimos 51 milhões do Geddel, estamos perdendo 1 trilhão nos campos do PRÉ-SAL.

    Enquanto discutimos mala de dinheiro para Temer, o trabalho escravo está sendo “legalizado”, a indústria naval está sendo rifada, etc…

    Isto sem falar no mérito do golpe sem pedaladas que o STF simplesmente empurra com a barriga.

     

    Obrigado,

     

    Ricardo

  38. Pelo que me consta, caso o

    Pelo que me consta, caso o Senado concorde com o STF hoje, o Aécio não vai perder o mandato, ele ficará suspenso.

    Acho que o certo seria o Senado cassar o seu mandato, e o STF ou outro tribunal dar prosseguimento ao processo judicial, mas aí caímos naquele problema: Aécio faz parte da casta de brasileiros “INCONDENÁVEIS”, e portanto o seu processo iria se prolongar até o final dos tempos.

     

    Penso também uqe existe uma certa cortina de fumaça nisso aí…

     

    Enquanto discutimos 2 milhões do Aécio, a Cemig e Eletrobrás são doadas sem reação.

    Enquanto discutimos 51 milhões do Geddel, estamos perdendo 1 trilhão nos campos do PRÉ-SAL.

    Enquanto discutimos mala de dinheiro para Temer, o trabalho escravo está sendo “legalizado”, a indústria naval está sendo rifada, etc…

    Isto sem falar no mérito do golpe sem pedaladas que o STF simplesmente empurra com a barriga.

     

    Obrigado,

     

    Ricardo

  39. Afinal, o primeiro post acertou
    (mas foi censurado, o que achei uma bobagem , mas o blog não é meu )tinha dito que o Senado iria salvar Aécio (postagem da virada da noite de ontem).Muito tempo depois, vi o corte e enviei um outro post tentando adivinhar o motivo da censura.Um engano que se comete, eu inclusive, é se concentrar demais num ponto, numa ângulo só de visão. Variável de pessoa a pessoa, a tal concentração se torna excessiva e impede olhar pros lados, às vezes impede olhar um milímetro do lado, e assim se perde a visão do conjunto (claro que a visão do todo é impossível, os 5 sentidos humanos são limitados ( 5 ? ). Aí, relaxan-do-se um pouco, passa-se a ver o que antes era imperceptível (já aconteceu comigo, um de minhas melhores fotografias de exposição foi justamente quando relaxei, desanimei, deixei de ter qualquer intenção de localizar, divisar, encontrar uma cena que eu achasse merecedora de fotografar. Por analogia, ver, principalmente no nosso país de fraca tradição democrática, de pluralidade de opiniões, de liberdades, acreditar eternamente numa ou noutra figura da nossa história, num ou noutro partido político, chega  a ser uma ofensa ao livre pensamento e a eles mesmos que não desejariam ser tomados como ícones perfei-tos. Mas , noutro grau (o daqui é muito grave) é um fenômeno mundial a descrença em partidos políticos pelo menos no formato como até hoje existem. Por uma vírgula numa liderança e num agrupamento é tido como troll, no mínimo, ou do outro lado (pra quem tem só 1 llado muito e muito estreito). Diante do que é consenso (entre os que leio e vejo sobre o tema) da crise dos par-tidos, acho até saudável acenar pra uma renovação radical, uma refiliação total, uma mudança em eleições das hierarquias que não seja o de voto direto (o caso Recife é dos mais emblemáticos de que tal mecanismo não serve, me alenta saber que há grupos internos de um partido que também são contra o atual processo).Falo porque é o que facilmente se depreende do público cativo do blog. Que, com exceções, acho que engatinham em senso crítico e politização, seguem senhores por vezes cegamente.   Claro que aquele partido e aquelas lideranças não sendo minha opção ( atual ) tenho que ser condescendente com a intole-rância, e, por outro lado, me agradam eventualíssimas críticas educadas e até gentis como já recebi.

  40. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome