O tempo político de Dilma está prestes a esgotar

O cenário político que se tem atualmente é o seguinte:

  1. Estrangulamento gradativo de todas as ações de governo, ainda que à custa do comprometimento da economia. MPF (Ministério Público Federal) e Lava Jato se empenham em desmontar a cadeia produtiva de petróleo e gás. O TCU (Tribunal de Contas da União) mira suas armas nas hidrelétricas da Amazônia. O Congresso fuzila o ajuste fiscal. O torniquete continuará apertando enquanto o governo não recuperar legitimidade.

  2. Polícia Federal e MPF impondo um cerco severo a todas as atividades do PT e de seus candidatos e o TCU ameaçando rejeitar as contas de Dilma. Esse cerco continuará aumentando.

  3. Ampliação da recessão e do desemprego, agravados pela política monetária do Banco Central. Não há sinais de arrefecimento no horizonte. Vai piorar muito, antes de melhorar.

  4. Incapacidade da presidente de articular um conjunto mínimo de propostas que se assemelhe a um programa de governo, de recriar algum sonho na opinião pública.

***

No momento, o quadro é de dispersão ampla do conjunto de forças que, de alguma maneira, apoiaria Dilma.

Em entrevista ao Washington Post, Dilma endossou as ações da PF. Na planície, Lula começa a preparar estratégias de imagem que o descolem do governo Dilma e do PT. E o PT trata de reforçar seus princípios, distanciando-se do governo Dilma.

***

Paradoxalmente, há um amplo espectro de forças disponível na sociedade, à procura de uma alternativa contra a frente heterogênea, confluência de ódio, preconceito e uma gana tão ampla de destruir empresas que alguém, no meu Blog, taxou a esse movimento de ofensiva do país improdutivo contra o país que produz.

***

Em que pese a crise e a desesperança, há uma enorme energia pronta para vir à tona, quando se resolver o nó político. O país acumulou um enorme acervo de conceitos, organizações, empresas, estruturas.

Hoje em dia, há grupos organizados e conceitos claros sobre políticas industrial, de inovação, há uma experiência acumulada no mercado de capitais, nas parcerias público-privadas, nos programas de gestão, na organização de modelos de atendimentos às pequenas e micro empresas. As políticas sociais estão no estado da arte, tanto no setor público quanto nas organizações privadas, e a nova economia e nova sociedade estão formando uma nova geração de empreendedores e militantes digitais com um perfil totalmente distinto da geração de seus pais.

Nas universidades, acumula-se um conhecimento amplo sobre uma extensa variedade de temas de desenvolvimento, da geografia das médias cidades ao modelo urbano das metrópoles.

Tudo isso confere à crise atual sua verdadeira dimensão: é uma crise política.

***

No Planalto se alimenta a esperança de que, passado o ajuste fiscal, possa avançar a agenda positiva, provavelmente sob a batuta do Ministro do Planejamento Nelson Barbosa.

Mas há um problema de “timing”.

Se a presidente não antecipar ações concretas de aproximação com os diversos segmentos sociais, econômicos, acadêmicos para começar a desenhar um plano de governo minimamente factível, não vai chegar até lá.

Seu tempo político encurtou drasticamente. Ou mostra agora alguma capacidade de iniciativa e começa a desenhar a fundo seu segundo governo agora, ou não chegará ao final do ano.

Luis Nassif

199 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu entendo que o impedimento

    Eu entendo que o impedimento fela seria uma caos pro país.

       Embora ela seja de uma incompetância abissal, com sua saída o país ficaria tmultuado.

               Ela é um TERRÍVEL mal necessário—não por ela.mas pelas instituições.

                      Afinal, seu ”crime ” foi de uma soberba incompetância e fazer vistas grossas pra roubalheira na Petro–ela dominou essa cia. durante anos.

                       Será que foi pra encobrir Lula?  Não sei.Mas sei que os DOIS sabiam o que acontecia.

                       No olhar de Lula: ”Era a única maneira de governar o páis”.

                           Mas Dilma tbm não precisava abaixar o preço da luz PRA sempre, e muito menos bancar faxineira limpando os corruptos. E muito menos dizer que ”Nem que a vaca tussa” e vcs sabem a estrondosa mentira do resto.

               Concluindo:”’

    O tempo político de Dilma está prestes a esgotar” ,está errado.

                      Já esgotou faz tempo.

                         O que nos resta é torcer pela sua permanência no governo, porque com sua saída seria pior ainda.

    1. Não é possível que não
      Não é possível que não soubessem a não ser que se trate de dois completos idiotas, o que não é o caso. Fizeram vistas grossas.

      O Sr. Luís Inácio, mestre da obra e do engenho, nunca entendeu a gravidade da questão ética para a esquerda.

  2. A eleição de Lula, em 2002,

    A eleição de Lula, em 2002, representou uma mudança no Brasil. Um grupo político que não era integrante da nobreza brasileira chegou ao poder por via democrática. A direita entreguista não se conformou e assumiu seu lado golpista e fascista, agora está por cima, manda prender e também deixa solto em função de seus interesses. O pêndulo está a caminho do ponto mais alto à direita, depois começará o movimento contrário, inevitavelmente: tudo que sobre, desce. Espera-se que a esquerda, os progressistas, desenvolvimentistas, etc.  tenham aprendido a lição: não se pode tratar de maneira “republicana” a direita truculenta, por que esta direita só aceita a democracia quando está no poder. Não acho que não exista em todos os setores sociais e econômicos um bando de gente que está insatisfeita com o que a direita radical anda aprontando e só espera um líder que a conduza ao contra-golpe. Será que os donos e altos escalões das grandes empreiteiras, que nada tem de “bolivarianas”, estarão mesmo satisfeitos com o tratamento a que tem sido submetidos pelos entreguistas e até mesmo com a mal disfarçada intenção de quebrar estas empresas para aumentar a crise e, no fim, até favorecer interesses estrangeiros? Quanto tempo uma Odebrecht, por exemplo, levou para se tornar o que é? Não sei, me parece que a direita entreguista e predatória foi com tanta sede ao pote que criou inimigos até entre gente que normalmente a apoiaria.

  3. É verdade que Dilma com sua

    É verdade que Dilma com sua teimosia e ingenuidade política faz pouco para melhorar seu governo mas também é verdade que todo o analista radicado em são paulo comete o erro de ‘comprar’ uma crise criada no centro do golpismo nacional como se fosse algo irremediavelmente verdadeiro.

    Posso afirmar que o país vive um clima de absoluta normalidade institucional, as escarumaças golpistas paulistas não chegam a animar ninguém fora do território paulista.

    Se ocorrer algo que tire Dilma não passará de puro golpismo.

  4. quem a defenderá?
    Parece-me que poucos estarão dispostos a defendê-la. Já o Lula, vejo que se ousarem encostar em um fio de seu cabelo, estarão jogando este país numa crise social profunda, fácil de começar mas de fim e resultados incertos. Neste momento, o unico capaz de reverter este quadro é o próprio Lula, caso ele faça um chamamento pela defesa de Dilma.

    1. Lula não tem 0,5% da força

      Lula não tem 0,5% da força que você pensa que ele tem.

      Se sair em qualquer rua do país escutará mais vaias que aplausos.

      Game over.

      Durou muito!

       

    2. Quando os adeptos e
      Quando os adeptos e simpatizantes pediam a queda dos juros o Sr. Lula dava de ombros.

      Quando se esperava profissionalismo na burocracia e postura mais rigorosa sobre malfeitos, dizia se tratar de “realpolitik”.

      Quando alertvam sobre suas escolhas políticas, dizia que era um poste de cada vez para iluminar o país.

      Falhou quanto a priorizar trem bala, deixou-se levar pelo ” chamar às falas” do Gilmar, escolheu Toffolis e Barbosas para o Supremo.

      Por qual motivo exatamente os adeptos e simpatizantes deveriam, agora, atender ao seu chamado?

  5. Saúdo o esforço do

    Saúdo o esforço do articulista mas Dilma acabou. É preciso ser muito ingênuo para crer que este governo consiga atravessar mais três anos e meio de mandato.

    Do ponto de vista moral trata-se de um governo ilegítimo pois está fazendo tudo o que combateu na campanha. As pedaladas fiscais e as doações ilícitas, apesar de gravíssimas, tornam-se fatos menores quando comparadas ao claro embuste eleitoral.

    A presidente está à deriva, todos (PT, Lula, base “aliada”, movimentos sociais e principalmente o POVO) a abandonaram.

    Game over.

     

    1. Voltaremos a conversar

      sobre o assunto lá por meados do ano que vem! Provavelmente o discurso ainda seja o mesmo e a catástrofe, agora tida como iminente, ainda não tenha chegado. Aliás, mutatis mutandis, as previsões catastróficas são as mesmas desde que Lula foi eleito pela preimeira vez, o que mudou foi o perfil dos videntes!

  6. Como se a pf fosse

    Como se a pf fosse subordinada ao geraldo ou ao aecio, e como se no país não houvesse as cortes superiores para frear os abusos do mp e dos juizes de primeira instancia; se eu fosse a presidente já teria ido em cadeia nacional e exposto esse entreguismo descarado e patife de dois senadores tucanos, a incompetecia de determinados governadores que quando é de interesse batem no governo federal mas quando precisam ficam de beijinhos por verbas; de determinados minstros do tcu, esse tribunal composto por ex-politicos, ilegitimo portanto, que fazem politica se utilizando co cargo. Ja tinha chutado o balde e se insistissem iria embora tratar de minha vida e o pais que se virasse com os coxinhas entreguistas e elitistas, e podem censurar mais esse comentario meu; por mim que fiquem com oa país e entreguem o pre sal que tragam helicopeteros e mais helicopteros que vao para a disney e despachem e votem nas sessões de lá, a paciencia já esgotou.  

     

     

  7. Já era

    Para mim um governo natimorto.

    Acreditou que virando a chave da política econômica, angariaria algum tipo de apoio. Montou um ministéro de notáveis – da oposição – para blindar-se de possíveis tempestades, demorou para lançar pacotes de concessão que possibilitariam a retomada da confiança por parte dos investidores, escapou por pouco do racionamento de energia e, finalmente, não se posicionou assertivamente sobre nenhum tema relevante. As figuras de Cardozo, Mercadante e cia são pífias e hoje inexpressivas. 

    Quanto ao PT, e seu esfacelamento, foi muito bem descrito neste blog esta semana. Faltou apenas uma peça. O V0 da blindagem tucana: a CPI do Banestado, onde o Partido abafou os escandalos.

    Por mais que considere-se Moro um juiz justiceiro, o fato é que a Petrobras: 1) Não performou com Gabrielli; 2) Os projetos das refinarias são verdadeiras Balbinas so segmento de Óleo&Gas, um desastre do início ao fim. Caros, atrasados e prejudicaram brutalmente um país carente de refino; 3) A empresa foi saqueada, sim.

    Não acredito em recuperação e não acredito na força de Dilma em recompor o quadro. Sua eleição se deu em um contexto inercial, ainda de triunfo da esperança além de absoluta ausencia de programas pela oposição.

     

    Boa sorte para nóis tudo.

     

     

     

     

     

     

     

  8. E o sonho com um Pais maravilhoso!

    Se alguém sonhava com um País maravilhoso, com certeza, este objetivo está se desmoronando.

    E por quê?

    A resposta está no Poder.

    Políticos derrotados na última eleição – ou mesmo que venceram, mas sonham muito alto – querem o Poder, custe o que custar, instalando-se, logo após a eleição vitoriosa de Dilma, o terceiro turno.

    O País – o povo brasileiro – ainda não se despertou para a amplitude do problema, quando estamos pondo a perder grandes conquistas que fizemos em dezenas de anos, de muita luta e dedicação, máxime do setor produtivo em prol de nosso desenvolvimento.

    Temos que parar para refletir. Pensar e muito sobre o que está por detrás de toda esta fogueira.

    Já passamos pelo tempo da Santa Inquisição e faz muito tempo.

    Temos que restabelecer nossos padrões mínimos para que o Brasil possa sobreviver a esta crise política, que a pretexto de combater a corrupção, busca sobretudo a derrubada de um governo eleito legitimamente pela vontade do povo.. E estão brindando a sonegação, a mãe de todos os males.

    A sonegação é a mãe e professora da corrupção, podendo até existir sem esta. Porém,  a corrupção está amarrada na sonegação, de forma que sem esta última quase nem existe. Por que não combatemos também a sonegação.

    Qual a diferença entre o Zelotes e Lavajato? Temos que corrigir estes graves escândalos, sem no entanto colocar todo setor produtivo, nisto incluindo empresários e trabalhadores, a se perder, a se evaporar. O PIB só existe se houver produção. A inflação – queiram ou não – só se combate com a produção. É fácil entender a máxima: quanto mais produção, mais oferta. Quanto mais oferta, menor o preço.

    Temos que reverter toda esta atemorizante situação, solucionando os problemas com maturidade, tal como aconteceu lá na Suíça. Não há como deter corrupção e sonegação em uma país capitalista. Os EEUU ensinam-nos isto em 2008, com escândalos dos bancos americanos que abalaram a economia global, que até agora ainda não deu sinais de recuperação.

    Basta!

    Basta deste desperdício de acusações e deste interminável terceiro turno.

    E digo isto com a compreensão de quem estava sonhando om um País maravilhoso.

     

  9. O mais estranho nisso tudo

    é olhar para a Dilma e seu grupo político de confiança(Cardoso,Mercadante,etc)e ver eles agindo como se tudo estivesse normal. Parece que eles não enxergam um milímetro do massacre que todos os governos e integrantes do PT estão sofrendo todos esses anos.

    A impressao que passa é que eles tem a idéia que não estão juntos nessa barca e vão sobreviver a essa tempestade sem nenhum arranhão.

    Muito estranho isso. 

  10. Dilma pode virar o jogo se

    Dilma pode virar o jogo se não continuar a se comportar como um senhorita do Sion.

    Eu era bem pequeno, mas me lembro do governo JK, memórias vívidas porque se consolidaram através de minha relações familiares. O bafafá, guardas as distâncias e as circunstâncias, era mais ou menos isso aí que a gente está vendo.

    Mas, vejam bem, o 1º passo delendar ou delatar Mercadante Oliva e o Zé das Couves e a tchurminha.

  11. “No Planalto se alimenta a

    “No Planalto se alimenta a esperança de que, passado o ajuste fiscal, possa avançar a agenda positiva…”

    No planalto persiste a cândida esperança de que a oposição entreguista, a imprensa golpista, os rentistas mimados, os fanáticos religiosos e os achacadores e lobistas do congresso de uma hora pra outra se comportem de uma maneira que eles acham sensata e cavalheiresca.

    … Ai, ai…

    A única maneira de ficar em pé é voltar a fazer o que é permitodo a todos menos ao PT, que é fazer acordo com os achacadores e lobistas do Congresso; o que certamente vai acontecer quando o governo Dilma cair.

    …Na “guerra” a primeira vítima é a verdade…

    O tempo que se esgotou foi o de abandonar o mutismo.

    … E foi “falar” no evento da Globo….

  12. Pior, Nassif, que acho que

    Pior, Nassif, que acho que chega. A oposição, a que voce chama de improdutiva, vai optar por mantê-la como pato manco. Enquanto opera para desgastar a imagem do Lula, inviabilizando a sua volta, mesmo que não conseguiam enjaulá-lo. Esse é o melhor cenário para eles. 

    Também enquanto isso, a pauta do reacionarismo vai sendo implatada pelo Cunha. Dilma será contra, mas engolirá “pelo ajuste”. Quando for a hora dos tucanos voltarem, o terreno já estará prontíssimo para a tacada final. Entregar o Pré-sal.

    Eu confesso minha perplexidade. A Dilma não tem talento como política, mas mesmo assim sobreviveu ao primeiro mandato. Era de se esperar que aprendesse, evoluisse. Mas não, ao contrário fechou-se em sua casca, arredia, e arrogante. Aceita passivamente ser massacrada pelo pig e seu seguidores raivosos, tendo como unica companhia, seus “homens meigos”. Agora ela bota a culpa de tudo isso no “machismo”. Tá dificil

  13. Votei em Dilma por falta de

    Votei em Dilma por falta de opção, mas para mim sempre ficou claro a completa inabilidade política da presidenta. Com a eleição de um congresso majoritariamente conservador, passei a não mais enxergar perspectiva alguma. Em resumo, a situação tá insustentável e Dilma simplesmente não tem cacife (nem vai criá-lo) para reverter o jogo. É hora de pragmaticamente reconhecer a perda desta batalha e apostar em um novo programa, juntamente com novos generais, para um enfrentamento digno na demorada guerra que é livrar o Brasl do atraso.  Generais que saibam lidar com luta de guerrilha ou contra exércitos organizados. A guerra fria só não resultou numa guerra real porque os adversários, sabendo do poderio alheio, se respeitavam.   Pelo bem do Brasil, fora Dilma (com tristeza, digo isso).

  14. Acho que a única maneira

    de acalmar esse jogo seria alguma empreiteira jogar uma bomba dessas delações no colo do PSDB e do PSB.

    Acho que isso amenizaria e muito essa sanha justiceira contra so empreiteiros e o governo. Mas parece que os próprios empreiteiros e seus advogados tem receio de colocar esses dois partidos nesse jogo sujo do judiciário em conluio com nossa mídia podre.

  15. Então, há sim muita

    Então, há sim muita movimentação nas bases, reuniões,palestras e agendas.

    Tudo que  foi postado vem sendo discutido e antecipado.Ok..não está na 

    mídia ou nos “blogs” mas tem corpo e cabeça.A crise esta ai e faz parte e

    existe mesmo em democracias mais sólidas, enfrenta-la é enfrentar o 

    golpismo. Dilma  supera e segue, mediocre ou não é a agenda do mundo.

  16. É verdade, Nassif. O país

    É verdade, Nassif. O país improdutivo marcha contra o país produtivo. O problema do primeiro é a completa falta de noção sobre economia, políticas públicas e de governos, desenvolvimentismo e etc. É um conjunto de pessoas que nunca fez nada de produtivo na vida. É um povo viciado em comprar tudo pronto. Até os brinquedos, quando crianças, compraram pronto.

    Continuando, é um povo que passou a vida tutelado pelo estado. Os sonhos e planos giram em torno do dinheiro público, ou seja, dinheiro que é arrancado do setor produtivo. Mas, a cultura máxima do setor improdutivo é a suntuosidade, realeza e tratamento diferenciado. Todos querem ser VIP’s às custas de quem? Poxa, de quem produz. Isso é totalmente insano, irracional e improdutivo. É, no mínimo, medieval. Será que temos uma reedição da luta da nobreza encastelada contra a burguesia produtiva?

    Enquanto isso, temos o pior congresso dos últimos tempos. Cheio de fundamentalistas religiosos. Gente que o ponto máximo de suas vidas é rivalizar contra algum inimigo. Aí vivemos essa guerra eterna entre pastores versus movimento lgbt. Pior, quem gosta é a imprensa. Fomenta e fornece palco constante.

    Mas, o mais grave disso tudo é que os bons políticos não se posicionam para frear o setor improdutivo. Impor-lhes limites de todas as ordens e dimensões: tempo de poder ou no exercício de cargos, limites – de verdade – de saques dos cofres públicos, noção de respeito e submissão ao interesse coletivo. Eles estão perdidos em suas vaidades. O poder corrompe, tudo bem. Mas o poder vitalício e encastelado, corrompe de forma absurdamente tola.

    Por outro lado, o setor produtivo. Gente que inova, que sonha, que constrói está nas cordas. Refém, aqui dentro, de uma sucessão de insanidades. Talvez a solução seja a ruptura, através dos fardados. Isso pensando em solução doméstica.

    Por outro lado, a melhor solução, vai além do interesse petista: uma super-liquidação com preços fixados em dolar. País quebrado, parado, sem poder de reação. Vende-se tudo: universidades, estatais etc. É melhor um estado mínimo liberal e livre do que um estado jurídico-burocrático pautado como um fim em si mesmo.

  17. Incrível, mas o Nassif deu a

    Incrível, mas o Nassif deu a senha para o golpe. Marcou até a data.

    Primeiro, desenhou o cenário político desfavorável à Dilma e ao PT e nele inclui a “incapacidade da Presidente de articular um conjunto mínimo de propostas que se assemelhe a um programa de governo, de recriar algum sonho na opinião pública!”

    Depois, dá como fato consumado o golpe contra Dilma: vejam: “Em que pese a crise e a desesperança, há uma enorme energia pronta para vir à tona, quando se resolver o nó político” ou seja, o afastamento de Dilma.

    Sobre a “enorme energia pronta” não identifica nela as organizações de trabalhadores, os movimentos sociais pela reforma agrária, pela habitação, pelo transporte público gratuito, pela democratização da mídia, etc, contra o racismo, pelos direitos das LGBT´s, etc. Para ele, aparentemente, esta agenda é vencida.

    Finalmente, marca a data do afastamento de Dilma: “Seu tempo político encurtou drasticamente. Aí, dá um ultimato: “Ou mostra, agora, alguma capacidade de iniciativa e começa a desenhar a fundo seu segundo governo agora, ou não chegará ao final do ano”

    Não há dúvida, a extrema-direita venceu.

    1. A extrema direita, nunca

      A extrema direita, nunca deixou o poder, o que a incomoda de fato é a resistência que vem encontrando nos últimos doze anos, poderia dizer 20 anos se o PSDB não tivesse espanado no primeiro mandato de FHC.

    2. Você está certo, meu caro. O

      Você está certo, meu caro. O Nassif talvez não pense apenas neste sentido, e vê o golpe se aproximando do desfecho, mas ainda acredita que a Dilma tem responsabilidade por isso, e que a Dilma não reage de maneira adequada, por não ter tomado determinadas medidas, ou porque não tomado esta ou aquela medida. Talvez ele até tenha razão em algum aspecto, mas isso não diz nada do que de fato acontece. Dilma está resistindo com uma bravura e uma sabedoria incríveis, quem sabe se o José Eduardo não é esse gênio aconselhador? Nada se sabe sobrre isso. Quem sabe se ele não salvou já o paíis de uma derrocada final, e apenas isto está oculto, como tudo o que é bom para um dos lados tem sido escondido? Ela, Dilma, por algum milagre, ainda conserva porções enormes de poder, quando já deveria ter sucumbido totalmente. Quando se pensava que os EUA estavam longe do Brasil, pensando apenas no Oriente Médio, eles estavam atuando aqui como jamais atuaram em lugar nenhum, devem ter gasto aqui dez vezes mais do que gastaram por ai, aqui era a prioridade número um, atuando nas raízes dos segmentos sociais, por toda a parte, tentando domar o irmão do sul que não se deixou subjugar. Na minha opinião, algum gênio de estratégia está por tras da incrível resistência da Dilma. E quem acha que ela fez ou não fez isso ou aquilo, não sabe da dimensão das forças que estão atuando para destruir com tudo o que o Brasil tem ousado construir por caminhos de desenvolvimento próprios. O melhor que faríamos agora, e não estamos vendo isso nem nos blogas resistentes, seria mapearmos pacientemente as origens deste imenso esforço golpista e mostrarmos o caminho para a resistência, que não pode ser um caminho apaixonado, mas sim, um caminho frio e muito bem calculado.

  18. DIlma é radical

    Basta olhar sua história de vida desde a juventude.

    Assim que soube que uma tal de operação Lava-Jato da PF e do MPF, que investigava doleiros, havia chegado a diretores da Petrobras, isso lá em 2012, demitiu de pronto o presidente e os diretores da empresa.

    Tentaram envolve-la na questão de Pasadena e ela de pronto respondeu em nota oficial.

    Ela não irá fazer absolutamente nada, está decidida que as apurações sobre o assalto a Petrobras devem ir até o final e quem esteve envolvido deve pagar. Mesmo que não fique pedra sobre pedra.

    Seu único objetivo hoje, é sair com sua biografia limpa.

    A radical sentiu-se traída. Um perigo.

    1. Não ficará pedra sobre pedra…

      Prezado José Carlos Brandes,

      Você citou algo que acho que a maioria esqueceu da campanha eleitoral. Apesar de concordar que vivenciamos medidas as quais existiu a promessa de que não seriam tomadas, uma delas acho que está sendo cumprida a risca.

      Num dos debates Dilma disse que não ficaria pedra sobre pedra. Antes que venha alguém fazer piada, me antecipo.

      Neste momento tão conturbado não conseguimos saber nem se o governo fica de pé.

      Mas algo me deixa curioso nesta confusão toda. A prisão do preseidente da Odebretch não se encaixa bem no enredo de só prejudicar o inimigo.

      Na minha opinião, todos os setores que se mobilizam hoje no sentido de inviabilizar a governabilidade fazem parte do mesmo estrato social e que como várias pessoas já disseram não se conformam com a ascenção dos de baixo.

      Só que o preseidente da Odebretch faz parte deste estrato também e por vezes me parece que a corda dada ao Juiz Sérgio Moro ficou solta demais.

      Conforme o Nassif já comentou, no episódio da Satiagraha o próprio governo Lula em nome da governabilidade fez de tudo para a coisa não avançar.

      Hoje, o que vemos é a presidente não movendo uma palha para atrapalhar as investigações. Creio que no pensamento dela o pus acumulado nas instituições será posto para fora e mesmo com efeitos colaterais, alguma limpeza poderá ser alcançada.

      A meu ver, o problema é o tempo político, também conforme alertado pelo Nassif. Os atores políticos que podem ser atingidos pelas investigações vão se movimentar e muito para livrarem a pele de preferência tentando passar a culpa inteira para o governo.

      Não como isso vai acabar mas a verdade é que as declarações do presidente da UTC atingem a oposição e expõem alguns detalhes de órgãos como o TCU.

      O pus começa a ficar exposto.

      Se vai dar tempo de combater a infecção toda é que não sabemos e as pedras podem começar a cair de todos os lados.

  19. Acho que se formou um consenso no blog,

    só para ilustrar pela 1ª vez coloquei 5 * num comentário de nosso anarquista reacionário, que DILMA II acabou, politicamente falando.

    A saída física dela do Planalto não interessa a ninguém do xadrez político:

    1 / o PSDB por que entregaria o poder para o PMDB, e sabe que é incompetente e não o recuperaria nunca,

    2 / o PMDB tem hoje o poder de fato, mas enquanto a economia entrar em parafuso indo devagar até uma recessão profunda, nenhum das suas lideranças tem interesse em assumir qualquer posição de poder FORMAL. Do jeito atual serão os vencedores de 2018 por aclamação.

    3 / o PT está sumindo, simplesmente, suas lideranças são todas ineptas,

    4 / Lula precisa de tempo para preparar uma opção de poder, correspondendo a suas ideias, e não será com o PT, pelo menos como líder do projeto. Se fosse apostar hoje, apostaria num projeto tendo como candidato a presidência o Ciro Gomes. Mas ainda estamos muito longe para poder fazer uma aposta mais consistente.

    O tempo de tirar Cardozo e Mercadante já foi passado. Acho que nenhuma pessoa de gabarito para ser ministro da Justiça vai aceitar esta posição com um “governo” tão inepto no seu conjunto. Ele passaria a maior parte do tempo brigando com seus colegas do ministério.

    Mas concordo com o LN que vai se formar uma alternativa nacionalista-pro-desenvolvimento, e acho que o núcleo central serão Odebrecht e Andrade Gutierrez que vão querer se vingar de todos os grupos (Globo e asseclas menores, PF, MPF, PSDB etc..) que estão tentando destruí-los. E esses capitalistas empreeendedores podem ser muito cruéis quando enfezados..

    1. Bela analise!
      Intuindo que o

      Bela analise!

      Intuindo que o vies nacionalista e esse ai mesmo!

      Não creio que  os asseclas irão “peitar” e reforço

      que o Lula mais uma vez será o centro e  o epicentro.

  20. Lembrando que se voce andar

    Lembrando que se voce andar pelas ruas  de São Paulo vai 

    descobrir que: Dilma já não governa,não ganhou a eleição

    o PT nunca existiu, Aécio é progressista,Maluf é probo e o

    Brasil é  “república das bananas”.Não se deve generalizar

    já que é do coração do “monstro” que geralmente saem as

    soluções.São Paulo é como um mundo todo mas há ternura

    tambem.

    1. Sobre seus comentário cabem

      Sobre seus comentário cabem algumas considerações:

       

      – “Dilma já não governa”: pura verdade, não governa mesmo!

      – “o PT nunca existiu”: Fernando Haddad é de qual partido?

      – “Maluf é probo”: de Maluf falo o seguinte: apoiou e apóia Dilma e em SP não ganha uma eleição majoritária há muito tempo.

      – “Brasil é  “república das bananas””: resta alguma dúvida?

      Incrível como falar mal de SP não sai de moda em ambientes “progressistas”.

       

      1. Vou de taxi!Ligue o “modus”

        Vou de taxi!

        Ligue o “modus” e se desarme.

        Em tempo : Sou paulsitano da mooca ,conheço

        meu quintal ..amo!Mando desmando  falo mal

        em berço esplêndido. Por um Brasil justo mundo

        afora. Paulistanos são vários.

  21. Nassif

    As forças improdutivas são extremamente subservientes ao capital inernacional, portanto, na minha visão, elas estão juntamente com a grande mídia submetendo o Brasil á uma guerra de baixa intensidade, com isso o país patina, criando um mal estar generalizado e tornando o país barato para as garras dos abutres. Abutres que serão apresentados como os únicos capazes de conduzir o Brasil ao primeiro mundo. “eu vejo o futuro repetir o passado eu vejo um museu de grandes novidades” (Cazuza).

  22. O que me preocupa é…

    O que me preocupa é esta questão de achar que correr e prender corruptos é errado. O cerco se fecha também pela pressão popular Nassif, as provas vão surgindo e diversos orgãos governamentais, fiscalizadores, partidos e políticos estão envolvidos, vamos aceitar a verdade, a nossa estrutura democrárica esta corrompida e não serve mais aos interesses do povo. Acho estranho vc pregar que para manter o status atual devemos fechar os olhos para tudo isso de errado e para todos os envolvidos. Mudar e melhorar é custoso, mas é necessário. Esta nova geração digital que vc cita, lamento dizer, escreve muito em blogs, posts, xinga muito, espõe opinião, mas na hora de atuar na frente de batalha, ir pra rua, se mexer realmente, cobrar, ai a coisa muda e vão todos jogar videogame e se tem dúvida sobre isso, pergunta a professores e pais, que tenho certeza que vão indossar isso. Somos uma nação apática e o pior, falar a verdade no Brasil é crime hediondo. Nunca existiu e nunca existirá o Brasil do futuro, “que vai pra frente”, fomos e sempre seremos dominados, submissos e apáticos. O motivo é simples: Se a coisa está ruim, logo vem o futebol, o carnaval e a turma do “deixa disso” para aliviar. Gostaria que vc usasse este espaço para apresentar as saídas, as melhorias, as mudanças…mas mudanças profundas, que doem no cidadão, que geram feridas…mas que quando forem cicatrizar surgirá ai sim uma nação democrática. Nosso governo, nossos políticos, nossa democracia, tudo isso não nos representa mais. Saudações

  23. Se aproveitando deste turbilhão, querem o pré sal na surdina…
    Ajude na luta contra o entreguismo !! Eu fiz a minha parte : Manifesto de um cidadão: (PLS) 131/2015. “Prezados senhores senadores, venho através deste, como cidadão, me manifestar a respeito do  Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015 de autoria do senador José Serra, que extingue a obrigatoriedade de participação da Petrobras como operadora única na exploração de campos do pré sal. Em sua justificativa, o senador agride a Petrobrás, afirmando ser ela uma “empresa endividada, que apresenta sérios problemas de gestão, está inundada por denúncias de corrupção e com enorme dificuldade de geração de caixa”. A Petrobrás tem, hoje, cerca de R$ 68 bilhões em caixa; a Companhia é líder mundial na exploração / produção de petróleo em águas profundas; em apenas 8 anos já está produzindo, no pré-sal, mais de 700 mil barris de petróleo dia. (1). No Golfo do México foram necessários 20 anos para atingir a marca de 500 mil barris, e no Mar do Norte 10 anos, em período inferior a esse, já estamos produzindo 700 mil barris. E com um fato inegável e que vai na contramão das justificativas apresentadas pelo (PLS) 131/2015: Enquanto no Mar do Norte e no Golfo do México haviam várias empresas explorando, no Brasil a Petrobras é operadora única, e mesmo assim foi muito mais eficiente (2).  Apenas no primeiro trimestre de 2015 já foram investidos pela Petrobras aproximadamente US$ 5 bilhões de dólares na exploração de petróleo no Brasil (1). Em 3 meses, prezados senadores, a empresa investiu na exploração do petróleo nacional mais do que a multinacional Shell em 15 anos de operação no Brasil. “Desde 1998, a Shell já investiu mais de US$ 4,4 bilhões em sua atuação de upstream no Brasil.” (3) Com relação ao citado “endividamento” da Petrobras, é extremamente necessário contextualizá-lo. Ora senhores senadores, este endividamento esta diretamente ligado ao aumento expressivo de investimentos da Petrobras nos últimos anos, investimentos esses que já estão dando retorno, como mostram os dados citados acima a respeito de recordes na produção do pré-sal. Além disso senhores, há uma omissão grave no cálculo do endividamento da Petrobras através do percentual de alavancagem, segundo o  PhD na área de petróleo e gás, Paulo César Ribeiro Lima, deveriam ser contabilizados no patrimônio liquido da companhia os barris de Petróleo que foram cedidos a empresa através da cessão onerosa, mesmo utilizando um valor de barril muito menor do que o valor de mercado, pelos recursos estarem ainda “in situ”, inexplorados, o patrimônio liquido da empresa poderia triplicar, diminuindo e muito o percentual de alavancagem e dando uma situação mais realista da empresa hoje.(4)  Situação que hoje distorcida, esta sendo utilizada para justificar uma medida que prejudica o país e a empresa.  Se não bastam esses fatos reais apresentados acima, que desmistificam e contrapõe as justificativas apresentadas para a aprovação do (PLS) 131/2015, ainda temos outros motivos de ordem financeira para o país. Segundo estimativa da Associação dos Engenheiros da Petrobras o país poderá perder cerca de US$ 12 trilhões de dólares ao retirar da Petrobras a responsabilidade pela operação única da exploração do Pré Sal (5).  De acordo com o vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira, somente em royalties o Brasil deixaria de arrecadar US$ 1,8 trilhão. Isto porque as fraudes na medição do petróleo extraído e nos custos de produção costumam ficar entre 30% e 50% do que é produzido, algo que não acontecerá se a Petrobrás continuar no controle. “O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a quem caberia a função de fiscalizar, já se mostrou omisso”, resumiu, acrescentando que a Petrobrás como operadora única garante também o domínio da tecnologia e incentiva a inovação, que garantiu prêmios e recordes à Companhia.(5)  Como se vê senadores, há uma perda financeira enorme para o Brasil, e não somente financeira, mas tecnológica, pois com a operação única a inovação da Petrobras, já amplamente premiada mundialmente,  é incentivada, gerando conhecimento no país, e por consequência empregos de maior qualidade e desenvolvimento científico que é fundamental para a melhora da competitividade do país.  Tão gigantesca como é, as perdas financeiras e tecnológicas não estão sozinhas. Há um componente estratégico enorme nessa questão. Em primeiro lugar, senadores temos que analisar o mercado mundial de Petróleo para entendermos melhor a questão. Estamos num contexto de baixa nos preços mundiais do Petróleo, muito por conta da inundação do mercado mundial pelo shale oil, proveniente de areias e rochas betuminosas da America do Norte, esse óleo altamente poluente tem custos altíssimos de produção, tanto financeiros como ambientais, muito acima dos custos do pré sal. O custo de extração da Petrobras está em US$ 9,00 por barril no pré-sal (6), enquanto o shale oil tem custo entre US$ 60 e US$ 80 o barril (7). Para o PhD na área de petróleo e gás, Paulo César Ribeiro Lima, este custo é factível pois é possível recuperar a mesma quantidade de barris de óleo por dia no pré sal com muito menos poços, do que normalmente ocorre em outras áreas semelhantes. “Isso aqui é um verdadeiro tesouro”, afirmou. (4) Como dita a lei da oferta e da procura, quanto maior a oferta menor o preço, e com o preço do barril girando em torno de US$ 60, o shale gas fica inviabilizado. Ora senadores, se estão inviabilizadas as principais reservas a disposição das grandes petroleiras internacionais, é lógico que eles se voltariam as reservas brasileiras. E seria do nosso interesse jogar ainda mais petróleo no mercado neste momento através da abertura da exploração a empresas estrangeiras ?? A reposta é óbvia demais para ser ignorada senadores, ao fazer isso estaríamos diminuindo ainda mais o preço do barril e perdendo boa parte do importantíssimo dinheiro de nossas reservas petrolíferas ao monetizá-lo de forma precipitada e incorreta.  Temos que controlar o ritmo da exploração de nossas reservas para monetizá-las de forma correta e gerando o maior beneficio financeiro possível senadores. Essa é uma lição estratégica básica aprendida a 40 anos atrás pelos países árabes quando da criação da Opep no chamado choque do Petróleo. E é uma lição que estaremos ignorando completamente ao aprovarmos o (PLS) 131/2015. É estratégico para o Brasil que o governo dite o ritmo da produção de petróleo, algo que somente a Petrobrás atuando como operadora única iria cumprir. Essa é uma verdade que não pode ser ignorada, e o exemplo da Indonésia é extremamente claro para exemplificar a questão estratégica do controle do ritmo da exploração. O país asiático abriu totalmente suas reservas a exploração por empresas estrangeiras, e hoje importa petróleo, depois que suas reservas foram quase que completamente exauridas pelo ritmo não controlado da exploração das multinacionais. O México também é outro exemplo de exploração predatória que prejudicou o país. Nas palavras do professor da UFRJ, Carlos Lessa, “A Indonésia foi membro da Opep, exportou a US$ 2 o barril; com o esgotamento de seus campos, passou a importá-lo, em julho de 2008, a US$ 147 dólares o barril. O México viu ¾ de suas reservas de petróleo desaparecerem, após a renegociação de sua dívida externa. Houve a exploração predatória dessas reservas e o México corre o risco de se transformar em importador de óleo.” (8) Com tudo que foi explanado senhores senadores, acredito que fica cristalino que a aprovação do (PLS) 131/2015 não se justifica e compromete o debate democrático, na profundidade que o tema merece. Não há necessidade de se realizar novos leilões porque os campos em operação e em desenvolvimento são suficientes para atender e desenvolver o mercado interno e ainda exportar quantidade suficiente de Petróleo para garantir a monetização inteligente e benéfica de nossas reservas. Uma que reverta a maior parte de recursos possíveis para a educação e saúde, conforme aprovado pelo congresso. Logo, não há necessidade ou ganho em se alterar a lei. Esta pauta atende apenas ao interesse das multinacionais do petróleo que viram suas reservas não convencionais se inviabilizarem.  E o que é mais estranho prezados senadores, é que houve vazamentos de relatórios da inteligência dos Estados Unidos da América, que sugeriam que conversas a respeito do atendimento de interesses destas multinacionais por políticos brasileiros já acontecem há algum tempo (9). Com certeza, os congressistas brasileiros que apoiarem tal projeto, depois das vastas contrarrazões expostas aqui, estarão sujeitos ao juízo da opinião pública a luz dos vazamentos citados acima.  Se não bastasse tudo o que foi colocado, a AEPET ainda listou outras questões objetivas que tiram qualquer dúvida a respeito da necessidade de manter a Petrobras como operadora única do pré-sal no documento “As 14 principais razões porque a Petrobrás deve ser a operadora única do pré-sal”. (10) 1: http://investidorpetrobras.com.br/pt/central-de-resultados/1t15.htm2: http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/mais-uma-conquista-no-pre-sal-500-mil-barris-por-dia.htm3: https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/20987-shell-quer-ter-fatia-maior-no-upstream4: https://jornalggn.com.br/noticia/o-custo-da-extracao-no-pre-sal-e-o-verdadeiro-valor-da-petrobras5: http://site.aepet.org.br/noticias/preview/12599/Pas-perde-at-US-12-trilhes-sem-Petrobrs-operadora-nica-do-pr-sal6: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-preve-queda-no-custo-de-extracao-no-pre-sal7: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0JT1VK201412158: http://www.presal.org.br/artigos.php?id=1709: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/wikileaks+eua+estavam+preocupados+com+exploracao+do+presal/n1237864564540.html10: https://jornalggn.com.br/wp-content/uploads/documentos/as_principais_razoes_pb_operadora_unica_reva.pdf Meus mais sinceros cumprimentos,  Atenciosamente,  Paulo Cezar ” [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]

  24. É incrível,

    Mas a direita está blindada pelo sistema corporativo do Congresso, do Judiciário e da Mídia. A Presidenta Dilma e o ex. Presidente Lulla; deveriam sim cologar na mesa, todas as práticas, que sempre existiram. Mas agora estão elegendo o PT e o Governo atual para colocar a responsabilidade por todo o mal feito que sempre foi feito, em todos os Governos, em todas as esferas dos poderes. E, evidentemente nos meios empresariais; notadamente Construtoras, Petrobrás, Metrôs, Rodovias e Ferrovias! Contudo, se todo este clima contribuir para desinstitucionalizar estas práticas corruptas. E, de benefícios distorcidos nos pderes; terá valido a pena!

    1. Teria. A parcialidade

      Teria. A parcialidade gritante que blinda os enormes malfeitos da oposição e ataca ferozmente oqualquer indício de malfeito da situação desautoriza a pensar que este processo destrutivo seja algo purgador. Quem se atreve a negar isso? Diante do passivo acumulado dos malfeitos abafados da oposição? Trensalão que não pega um único político, Furnas, privataria, cargas aéreas de cocaína, e agora HSBC e Zelotes… Infelizmente, este esforço que aí está é de natureza política e geopolítica. Uma guerra econômica e política de destrição e dominação. Os que roubarem e agradarem à direita global, não serão punidos jamais. Os que entregarem o ouro à direita global, serão até homenageados a nível internacional. E os que são contra a direita global, mesmo não havendo roubado nada, dar-se-á um jeito de serem processados por roubo e apedrejados na rua. Tudo porque lá atrás os inimigos do Brasil conseguiram montar um sistema monopolista que absorveu toda a informação de massas. Então, em lugar de termos uma máquina institucional brasileira com uma corrupção mesmo que grande, mas não por isso paralisada e servindo à construção do desenvolvimento social e democrático, teremos à frente uma máquina institucional colonial essencialmente corrupta funcionando a todo vapor para servir aos nossos senhores e feitores.

  25. A economiaé que está se esgotando.

    O país não aguenta mais três anos de (des)governo(?) Dilma. A cada três meses uma grande empresa é destroçada, milhões de empregos perdidos, e Dilma não faz nada, nem ela nem seus ministros insípidos.

    Isto só não tem importância para aqueles que acham ainda ter estabilidade no emprego. Para aqueles que ainda estão empregados, três anos podem esperar.

    Acima de tudo não é possível defender um governo(?) que não se defende, nem defende o país ao qual governa. Lula jamais assistiria inerte o país ser destruido assim.

    Existem dois tipos de governos tirânicos; um é uma ditadura, onde só um faz o que quer. O outro é uma anarquia, onde qualquer um faz o que quer.

    O Governo dilma se aproxima muito da anarquia.

     

     

    “Só se pode perder algo que já é um caso perdido; e é melhor que se perca logo, pois quanto mais tempo fica, mais grave isto se torna.”

     

  26. Será que Dilma está tão

    Será que Dilma está tão perdida ? Será que ela é tão tapada? Será que ela não joga com o tempo? Quando o investimento na infraestrutura começar, não vai melhorar a economia? E se Renan Calheiros e Eduardo Cunha forem presos, será que ela não retoma o congresso? Se a crise hidrica deixar São Paulo realmente sem água o que a oposição vai fazer? Como fica o caandidato Alckmin? Como os paulistas vão reagir? Espero que os especialistas do blog respon,dam essas perguntas.

    1. A raça humana é.

      CAríssimo, o nobre senador pelas Minas Gerais, sr. Aécio Neves, acaba de propor seu primeiro projeto de lei no qual, em poucas palavras, pretende proibir que os governos façam propaganda enganosa. E você ainda duvida da capacidade humana de fazer bobagem?

  27. Acredito que toda conjutura

    Acredito que toda conjutura atual mude do dia para noite, se um ícone do PSDB for devidamente enquadrado e chamado às falas.

    Não é possível que em todo meio jurídico não tenha um petralha ou alguém de bom senso.

    Se o Aécio ou Serra, por ex., forem enquadrados, e motivos há, teremos um novo Brasil no dia seguinte.

  28. Capitulando ?

    Acho  mais que nunca precisamos resistir . Tudo está girando para cumprimento da agenda psdebista que não foi possivel via eleitoral . É um golpe na democracia, um desrespeito ao voto de milhares de brasileiros e a soberania nacional. O que está em jogo é o destino do nosso PréSal. Ou a esquerda se une em torno deste governo para defendê-lo com unhas e dentes afiados ou o nosso futuro não será digno do que sonhamos , nem lutamos .O conservadorismo está com asas largas no congresso , deputados sacaneando com o povo em aprovações de leis que vão de encontro a valores humanisticos como a menoridade penal sem levar em conta o nosso sistema prisional que por si só já merece uma repulsa   por  omissão da justiça . Porque não exigimos uma união dos três poderes para debater urgentemente toda esta situação lamentável que estamos passando com noticias falsas, boatos, medo , calunias , manipulações midiáticas que só visam interesses que ferem a nossa soberania e a nossa democracia. Urgente este debate!

  29. Acho sua situação muito dificill.

    Só há um jeito desse governo de Dilma sobreviver : é ela começar a abrir a boca e falar , atirar pra todos os lados , se defender . Outro é mudar um pouco a direção destas medidas impopulares , que a colocam no mesmo patamar horrivel de FHC .E mais uma seria se livrar urgente desse Ministro da Justiça inútil.
    Só que a hora para isso já passou . Dilma perdeu o bonde da autoridade em novembro , perdeu a mão em janeiro e está entregando a vitória na eleição a cada nova medida equivocada.
    Como eu particularmente não creio q ela reaja , tendo em vista sua personalidade introvertida , acho sua situação muito dificill. E por conseguinte a nossa
     

  30. Ler, mesmo bons blogs, esta se tornando quase tao impossivel

    Ler, mesmo bons blogs, esta se tornando quase tao impossivel com ja o eh ler jornais, revistas ou TV,  tal o nivel baixo e lixo que nos atinge. Entro na internet e praticamente soh me deparo com pseudo politicos falando como criancas para outras criancas lerem e todo esse lixo vira……noticia!

    Mesmo sendo dificil para mim chamar a ambos, PT e PSDB, de partidos politicos, me espanta como sao dominados por pequenos mediocres a exemplo de Jose Cardoso, Aecio, Mercadante, FHC, etc. Nao listo o tal de Carlos Sampaio nem dentro do  etc. pois esse eh um espanto mesmo dentro desse quadro mediocre. Eduardo Cunha nao esta nessa relacao porque dele nao espero nada alem de agir como eh de seu carater.

    Alguem ai lembra de alguem chamado Mentor e uma CPI? Ou um Maia que engavetou um pedido de CPI sobre a privataria? Quem presidiu a CPI do Cachoeira? Espero tanto do PT quanto do PSDB.

    E com tantos partidos, termos quase um sistema norte-americano com todos os desvios que o bipartidarismo ocasiona.

     

  31. Capitulando?

    Acho que a hora não comporta enfado, nem desistencia. É hora de lutar com unhas e dentes para defender este governo que foi eleito democraticamente e nunca aceito pela oposição que sempre ditou as regras neste país.O psdb está levando avante o seu projeto  que fere a nossa soberania que é a mudança do sistema de partilha do Pré Sal este é o maior interesse, acordem! está conseguindo através de um parlamento conservador aprovar leis que ferem a dignidade humana sem levar em conta o sistema prisional por omissão inclusive do poder judiciário. Conseguindo através da mídia inviabilizar , enfraquecer, tornar repulsivo o partido PT eo seu governo para impedir candidatura futura de Lula. É preciso que cobremos urgentemente em defesa da nossa soberania e democracia , contra golpe branco , que os 3 poderes se reunam  para debaterem e encontrarem uma saida decente , ética para o País. O resto é capitulação passiva diante de um golpe programado para dar certo.

  32. Depois de guerrear por muitos

    Depois de guerrear por muitos anos e de uma expressiva vitória contra os conservadores o principal líder dos liberais, Coronel Aureliano Buendia, voltou pra Macondo. Mas o povo e seus antigos amigos não conseguem reconhecer o Aureliano que voltou: para conversar com ele ninguém podia ultrapassar um círculo de giz  de 3 metros que lhe era traçado em volta por seus assessores

    Só quem ultrapassou o círculo foram os emissários do partido liberal na capital que lhe propuseram uma paz provisória com o governo conservador mediante a renúncia da revisão de propriedade dos títulos de terra. Sua luta não se sustentaria por muito tempo: os proprietários liberais  haviam se unido aos conservadores porque não aceitavam a revisão dos títulos de propriedade de terra, principal motivo da luta do povo que o apoiava.

    “-Quer dizer- sorriu o Coronel Aureliano Buendia quando terminou a leitura – que só estamos lutando pelo poder.

    -São reformas táticas – respondeu um dos delegados. – No momento, o essencial é ampliar a base popular da guerra. Depois se vê.”

    “Os seus homens se olharam consternados.

    Desculpe, coronel – disse suavemente o Coronel Gerineldo Márquez (o braço direito de todas as batalhas e melhor amigo de Aureliano) – mas isso é uma traição. “

    Aureliano o condena a morte num julgamento militar por ousar se contrapor ao seu poder (posteriormente Aureliano se redime, não sem antes ser ameaçado de morte por sua propria mãe que o faz se ver na sua pequenez).

    Quem leu o livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel Gárcia Marquéz, sabe que o honesto Coronel Aureliano termina a vida solitário fazendo os seus peixinhos de ouro, que vende pelo preço do ouro que gasta, sem obter lucro algum.  E tão desconsolado, mas tão desconsolado que quando “alguém se atreveu, certa vez, a perturbar a sua solidão,

    -Como vai, coronel? disse ao passar.

    – Aqui firme, ele respondeu. Esperando o meu enterro passar.”

    Cem Anos de Solidão – Gabriel Gárcia Marquez

     

     

  33. QUE PAÍS É ESTE?

    Interessante…

    Dilma é acusada(?) no PIG citando o dono da empreiteira UTC que parte do dinheiro de campanha veio dos contratos da Petrobrás…

    La trás, um dos delatores disse que houve superfaturamento, COMBINADO PELAS EMPRESAS, então o dinheiro saiu de forma legal e seus recebedores PODERIAM USAR LEGALMENTE ESTE DINHEIRO!

    Exceto, para os funcionários da Petrobrás que não teriam como gerar comprovante da renda auferida! 

    O resto as empreiteiras poderiam pagar mediante recibo – O dinheiro era legal!

    Por isso este dinheiro ajudou(?) campanhas de TODOS OS PARTIDOS!

    Não há por parte de quem recebe forma de avaliar se o dinheiro de quem paga é LEGAL OU ILEGAL!

    Por isso a Petrobrás irá recuperar este dinheiro na justiça das empreiteiras!

    A cadeia caberia a aqueles que fizeram o cartel!

    PIOR MESMO OCORREU COM A ALSTON EM SÃO PAULO ONDE HOUVE INTERFERÊNCIA POLÍTICA E NENHUM POLITICO ESTÁ SENDO RESPONSABILIZADO!

    Tanto é que a SUIÇA, pobre Suiça, tem contas de membro do Tribunal de Contas do Estado de SP!

    Na corrupção da FIFA empresário ligado a GLOBO fez acordo com o FBI de delação, da mesma forma como quem recebeu dinheiro da UTC, caberia IMPUTAR A GLOBO PARTE DA CORRUPÇÃO, pois ela se BENEFICIOU ECONOMICAMENTE DA CORRUPÇÃO DE SEU SÓCIO, COM A EXCLUSIVIDADE DE SUAS TRANSMISSÕES!

    E o pior! É difícil de acreditar que a globo não sabia como seu sócio conseguia essas “facilidades”, se ela mesma foi pega pela receita federal em ato semelhante!

    Criminalizar a DILMA só será possivel se não houver mais gente de bem neste país!

    Por que de outra forma estaremos entregando o país a CORRUPTORES SEM ESCRÚLOS QUE NÃO SE FURTARÃO A ESFACELAR AS RIQUEZAS DE NOSSO PAÍS!

    Isso se nossa indignação não for capaz de conter o DESVARIO DO PIG E ESSA ELITE DESPUDORADA!

    1. Completando o excelente comentário: a culpa é da Dilma!


      A verdade é que a corrupção e a sonegação graçam em todos os municípios, estados, união, estatais, sociedade de economia mista, autarquias, empresas públicas e privadas, não se deixando, aqui, de lado, as Ongs, que hoje estão ficando desacreditadas. E isto não para por aqui. Vai até os Poderes Legislativo e Executivo de todas as unidades de nossa federação.

      Até igrejas estão virando negócios de grande lucratividade e fregueses do Legislativo.

      Depois toda a culpa é da Dilma.

       

      1. Esqueceu de citar os muitos

        Esqueceu de citar os muitos condominios residenciais Brasil a fora onde a corrupção rola solta, e se algum condomino se revolta com a situação ainda é perseguido pela corja corrupta.

  34. A Dilma torno-se a está
    A Dilma tornou-se a está altura o álibe perfeito, a Dona Geni, o para-raios universal. Todos contra, ninguém a favor.

    O Lula lava as mãos com cínica desfaçatez, o PT reafirma sua objeção permanente a ela.

    Os ufanistas de outrora se esquecem do contexto como se o jogo começasse do zero em 2011 e não fossem capazes, eles próprios, de perceber as deficiências e falhas da panacéia chamada “governabilidade”.

    O PMDB cai de cima como urubu na carniça, a mídia sente o cheiro da carne podre e ouriça, como sempre.

    É uma situação muito legal, deveras.

  35. Votei na Dilma e no quadro

    Votei na Dilma e no quadro atual votaria novamente. Se a Dima sair, então, que saiam todos de todos os partidos juntos.

  36. Essa perseguição ao PT, aos

    Essa perseguição ao PT, aos políticos do PT, a Presidenta Dilma, ao Presidente Lula, isso tudo é sinal claro, claríssimo que o PT continua fortíssimo perante a grande maioria do povo brasileiro. Prestem atenção nesses últimos(mais acentuados) 15 anos, quanto tentam denegrir a imagem do PT e de seus líderes, de tudo que é jeito, e o PT continua vencedor e vitorioso. Mostra claramente que o PT continua forte e que Lula é o candidato fortíssimo a ser vitorioso , também, em 2018. Podem falar o que quiserem mas Lula e o PT continuam muito fortes. Tanto que continuam, tentando, e tentam todos os dias, quebrar o PT e não conseguem. A Presidenta Dilma continua presidindo o Brasil com seriedade, com integridade e com tranquilidade. Tentam desacreditá-la mas ela é forte, muito forte e aqueles todos que a desqualificam são perdedores. Aguardem. O mundo todo a veem como uma grande líder honesta e patriota, e a grande maioria do povo brasileiro também. Percebam no desespero da oposição.

     

     

  37. Dilma é gerente e não política!

    E quando exigimos o que é de direito nosso, porque aquela pessoa ocupa um cargo público com deveres e funções inerentes ao cargo, e a pessoa simplesmente “não tem” em si o que é exigido, cobrado? O que se faz?

    Dilma Rousseff é gerente de obras, é uma pensadora ou gestora entusiasmada de novas ideias – “mais médicos”, etc. – é uma “tocadora de grandes obras”, é uma mulher de luta, séria, determinada. Mas não é política, nunca foi e nunca será!

    Toda sua personalidade tem um viés pragmático, objetivo, inclusive é a sua forma de enxergar as lutas e o jeito em que nelas se envolve. Há uma ditadura? Lutemos contra ela, com armas se necessário! Faltam médicos no país em várias regiões? Tragamos médicos dos outros países, dispostos a trabalharem no Brasil.  Falta energia para o futuro? Planejemos e construamos hidrelétricas e outras grandes obras geradoras de energia. E por aí segue…

    Num país normal, civilizado, seria endeusada, porque combateria a corrupção, planejaria o desenvolvimento do país, dialogaria com a oposição e com a sociedade, seria franca com a mídia, dela esperando críticas e o fomento do debate público.  Toda sua energia e determinação seriam canalizados para a realização de feitos inestimáveis.

    Não somos um país normal, viramos um pântano sujo, sórdido, criado pela grande mídia, justamente por ser o ambiente ideal para o atual radicalismo, o ambiente onde Aécios e Moros têm voz e vez, numa sociedade deseducada, burra, fanática, iganara, rasa, justamente em seus extratos sociais mais elevados.  Uns por falta de caráter, outros por medos e preconceitos que sequer têm consciência, outros por serem mesmo um rebanho dessa ideologia e crenças dos fascistas, parcela enorme de nossa elite econômica e a dita classe média, têm hoje muito mais do que pensamentos contrários às políticas públicas de Dilma / PT.

    O que trazem em si, é um sentimento imenso de NOJO, de repulsa, de ódio, um desejo de ANIQUILAMENTO das lideranças, do partido em si, o PT.

    Daí o apoio irrestrito, irracional, fundamentalista, fanático, que essa parcela da sociedade concede a QUALQUER UM que hasteie a bandeira do anti-petismo.  Não é mais uma disputa política pelo poder, para o rebanho formado em torno da mídia e da oposição, é como uma “luta religiosa”, uma luta existencial, é “O BEM” contra “O MAL”, o PT nao é um partido ruim, de fracas ideias, é “SATANÁS…”, na mente assustada, agressiva, enojada, desse segmento social.

    Claro que isso cabe ao rebanho tosco, para os barões da mídia e políticos da oposição, é luta política pura, pelo que interesa: O PODER!

    Nesse pântano social movem-se com perícia os golpistas de sempre, os fascistas, os que não aceitam a alternância de poder, os que só acreditam na democracia, se sua vontade pervalece.

    Viramos então o país do “nonsense absoluto”, o ministério público e o judiciário têm lado claro, muitas vezes, e vivemos um teatro, que visa legitimar a visão e os desejos dos oposicionistas e da elite social economicamente falando. Esse desejo hoje, resume-se em um apenas: tirar o PT do poder.

    Sendo sórdida a luta, os meios, toda pessoa limpa, digna, pragmática, perde seu chão de luta, não sabe como enfrentar esse tipo de artimanha, esse tipo de inimigo.

    É pedir muito, a quem não tem esse jeito de ser necessário a essas batalhas guerreadas dentro de um esgoto a céu aberto.

    Dilma é melhor e maior do que toda essa sujeira, essas enfermidades psico-sociais a que fomos atirados. Por isso, nem deveria ter sido jogada nessa cova rasa.

    Um dia criticaram Ciro Gomes, porque num embate com a atriz Letícia Sabatella, disse que “no Brasil, político tem que pôr as mãos na merda, se quiser fazer política, como a coisa é.”

    Estava e está certo Ciro Gomes! Ou o sujeito chafurda na merda da nossa política, sendo um joguete dos poderosos, como foi Fernando Henrique Cardoso, por exemplo – tanto que é estimado até hoje, por mídia e nossa elite – ou faz como Lula, um craque nesse jogo, que tentou sobreviver no lamaçal, jogando o jogo arduamente todo o santo dia, concedendo agrados aqui e ali, fazendo o que podia pelo social, agradando banqueiros e rentistas, fazendo alianças com todos os deus e diabos de nossa sociedade.  Não nos esqueçamos que Lula era e é único, com essa TAMANHA CAPACIDADE.

    Dilma não é uma porcaria. Porcaria é a mídia, a oposição, a parcela da sociedade que a julga, sem sequer enxergar sua grandeza.

    Dilma Rousseff é digna, limpa, séria e objetiva. Muito, muito além do lamaçal.

    Esse é o seu pecado.

     

        1. Obrigada, Eduardo Ramos!

          Graças ao seu comentário, paro de achar que estou perdendo meu tempo por aqui.

          Obrigada por colocar de forma tão clara o que eu estava sentindo mas não estava conseguindo articular.

          Vc TEM de ser um homem maravilhoso. Não quero dizer mais nada, pq vc já disse tudo que há pra dizer a partir desse post macabro de Nassif. Um beijo pra vc! É tão bom saber que não sou só eu que tô vendo isso. 

    1. POR QUÊ?

      Por que porra a gente não consegue colocar uma quinta estrelinha no comentário de Eduardo? Acho incrível essa história da gente só conseguir colocar estrelinhas em alguns comentários. Saco!

  38. Relembrando

    Está fazendo um ano que uma economista, funcionária do Santander, tentou avisar seus clientes que a situação das contas brasileiras não era boa.

    E que o mercado, pelas suas reações as pesquisas eleitorais, achava que essas contas piorariam caso Diulma fosse reeleita.
    Foi acusada por Diulma, e por todos os petistas, de terrorista eleitoral.
    Lula foi mais longe, revelando sua misogenia e seu machismo, que tão bem disfarça politicamente, referiu-se a ela como essa moça, ofendeu-a publicamente e disse que uma mulher dessas, que não entendia nada de Brasil não poderia estar num posto como aquele dentro de um grande banco.
    Demitiram a economista.
    Espero que ela tenha feito um PRONATEC e conhecido um pouco mais de economia brasileira.

    1. Campanha Eleitoral indevida

      Senhor José Carlos Brandes,

      Na ocasião em que a economista do Santander fez publicar nos contracheques dos clientes o caos que se avizinhava, nenhum outro setor mais afeito às lides do mercado. Então, suponho, pelos costumes da direita visceral, que o epísódio foi ato isolado de uma componente da direita mortadela, ou, no pior caso,  tentativa criminosa de um banco estrangeiro de interferir no resultado das eleições tal como é usual à Veja e Globo et caterva. Estranhamente a nociva bancária não mais editou qualquer previsão negativa após as eleições e, me parece que fato semelhante ocorreu com uma emprsa chamada Empiricus.

      Verdade que os ataques ao governo DEMOCRATICAMENTE ELEITO tiveram uma escalada orquestrada orquestrada, eu diria, com a única intenção de retomar o poder por vias ilícitas. Não sei sua idade, senhor José Calos Brandes, mas eu ja vivi – o país viveu – administrações muito piores que esta e não havia crise econômica mundial no cenário que se observava. O desemprego em 2002 era de 12%, o comprometimento do PIB chegava a 35% e o país não quebrou. Hoje a situação está bem melhor e dizem que está pior e o meu povo acredita. É quase de se afirmar que as mídias estão adotando o sistema de propaganda que Goebells adotou na época de Hitler: repetir mentiras até que se tornem verdade.

      Não sei se você é brasileiro, mas eu sou. Partindo daqui, acredito que qualquer brasileiro por mais limitado que seja – até atingir o limite máximo da burrice – não teria motivos para torcer pela quebradeira, pelo caos que atingiria a todos. Se os desempoderados retomarem o governo, a coisa será bem pior. Esteja atento.

       

      1. Blá, blá, blá

        Minha querida, a economista em questão, apenas fazia seu trabalho. 

        Pagou o preço por ser eficiente em seu trabalho e intelectualmente honesta.

        Não estávamos em campanha eleitoral na época.

        Tenho 50 anos e jamais vi o país numa situação econômica tão péssima.

        Nem em 1982, quando perdi meu emprego e nem em 1992, quando aderi a um PDV e jurei nunca mais trabalhar de empregado para ninguém. Juramento que cumpro até hoje.

        2002 ? Você deve estar brincando. Perto de hoje aquilo era o céu. Apesar do apagão crescemos 1,7% em 2001 e 3% em 2002. Em 200o havíamos crescido mais de 4%.

        Estava ruim ? Sim, Estava ruim para os barnabés. KKKKKKK

        1. Era de ouro com FHC (ironia)

          Mais um que analisa e mede a situação do Pais pelo seu bolso…

          Em 1998 era um dos poucos engenheiros empregados entre meus colegas.

          Meu salário mal dava para pagar a prestação do meu carro popular, e como não podia pagar o aluguel, vivia com meus pais.

          Tive que fazer a opção pelo automóvel, pois precisava já que engenheiro sem carro não trabalha…
          A titulo de informação: o carroà época me custou R$ 9.400,00, a prestação era de R$ 600,00 e o meu salário era de R$ 1.340,00 (bruto). Com descontos ficava em R$ 980,00

          1. Kkkkkk

            E sou eu que analiso a situação pelo meu bolso ?

            Sequer te falei se eu estava melhor financeiramente em 2002 ou estou hoje. Minha situação pessoal não importa.

          2. E o bolso do povo?

            E a inflação de 2 dígitos? E o desemprego de 2 dígitos? E as dívidas (apesar da fantástica vendoação de patrimômio público)? E os pires na mão para fechar as contas (senão quebrava)? E a “nota” do país? E as pedaladas fiscais? E as compras de voto? E a corrupção camuflada? E a quase dizimação de todas as lucrativas jóias da coroa? E os juros que voaram em mais de 40%? E a miséria, a fome, a distribuição de renda? 

            Quer falar (só) de PIB?

            O pibinho de FHC variava de 500 a 800 bi, o 14° do mundo, 1,49% do pib mundial. Crescer sobre essa merreca é moleza.

            Hoje temos um PIB na casa dos 2 trilhões, 7° do planeta, caminhando para os 3% do PIB mundial e 6° do mundo.

            Até o ano passado (inicio do terrorismo do “não vai ter governo”), tudo isso com baixo desemprego, inflação estável, há anos dentro da meta, sem venda de patrimônio, restaurando a infraestrutura, restaurando e incentivando a industria nacional. Tudo COM aumento e distribuição de renda e o combate à fome e a miséria mais elogiado internacionalmente por sua eficácia e sucesso. Quer mais?

            Se comparar a média de crescimento percentual de FHC, Lula quase dobra FHC. Lula+Dilma ainda é maior em 30%, num tempo maior e sob a pior crise mundial desde 1929 e a uma oposição meRdíocre e golpista do quanto pior melhor.

            Perdeu, playboy!

  39. Lendo o desenvolvimento

    Lendo o desenvolvimento econômico, toda situação na passagem de um ciclo a outro, frequentemente, é definida com o antagonismo de interesses.

    O Brasil tem a nosso favor que, embora sofra uma taxação que destrói o cenário político e social e os nossos direitos, o circulo atual sem lei e sem justiça jamais emergirá como revolução produtiva, porque possui um único soldado: a sua renda.

    Muito mais profundo que o lento desenvolvimento no tempo é a situação predominante de escravidão do país ao mercado financeiro, onde a ordem vigente compete com a consciência reprimida, e a censura que ele impõe a presidenta (enquanto ser pensante), ela precisaria de projetar a unidade social quanto ao “timing” do PIB, indo para uma jurisdição econômica centralizada.

    Melhor seria lhes dizer que a ciência do dinheiro não só lhes oferece esta satisfação idealistica que se constituirá num grande sistema de reorganização do Estado e da sociedade em bases racionais da política, como também, mostra a eles a verdadeira realidade – devido falta de visão – de que esse dinheiro financeiro que abraça o mundo não vai ter mais nenhuma relação para a edição monetária alienar o poder público. 

  40. A Dilma é refém da própria Dilma

    Não faltaram alertas e profecias avisando que tudo isso iria acontecer. A omissão, seja por incompetência ou por covardia, da Dilma, de seus ministros e do PT vai custar caro para o país. Se esse governo cair, nós vamos ser engolidos por uma onda reacionária, tacanha, fanática, entreguista e predatória que vai nos levar de volta para a idade média em todos os sentidos. Já deu pra ver que tem muita gente capaz e disposta a destruir o país inteiro para tomar o poder, inclusive entre os governistas. Espero que dessa vez a Dilma acorde.

    1. Eu já perdi a esperança desse

      Eu já perdi a esperança desse despertar. Cada crise que ela passou, retirou mil Ministros, menos a essência do desastre, que norteia a avaliação dela de como lidar com Polícia Federal e Justiça. Ver um Ministro da Justiça defender autonomia da Polícia Federal é inacreditável . Pergunto a vocês: qual grande Nação que Polícia tem autonomia? Alguém sabe?

  41. Cuidado, senhores e senhoras

    Cuidado, senhores e senhoras analistas! De tanto chamar o diabo um dia ele aparece! Não era isso que nossos pais falavam antigamente  para nós quando evocávamos “sem vê nem quê” o capiroto?

    Reconheço que a atual quadra é ruim. As projeções a curto prazo são desanimadoras para a economia. O fantasma do aumento do desempego, a meu ver o indicador mais crucial, se delineia no horizonte. Já a política se revolve em mini crises diárias geradas pela esgarçamento da base de apoio ao governo, os sobressaltos advindos da Operação Lava Jato e da questão das “pedaladas fiscais” e a falta de sintonia e harmonia entre o Legislativo e o Executivo o que faz surgir protagonismos altamente prejudiciais ao país como é o caso das raposas Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Hoje estes últimos efetivamente se apossaram da pauta política. 

    Entretanto,  que a partir dessa configuração desfavorável se projete ou se apresente como alternativa a queda de um governo legitimamente eleito vai uma distância incomensurável. Por mais cinzenta que seja as nuvens prenunciando tempestades, isso não impende e nem mesmo é politicamente racional se imaginar uma ruptura institucional, algo muitíssimo sério e que certamente traria reflexos danosos para a nossa imagem no exterior e, pior, uma decepção sem tamanho no âmbito interno pelo que seria um atestado de absoluta incompetência de uma nação que não soube gerir e equacionar seus impasses dentro da normalidade institucional. 

    Claro que a análise toma por referência percalços normais de um governo. Se a situação se deteriorar ao ponto de uma convulsão social, crise de absoluta ingovernabilidade, conjugadas ou não com a previsão constitucional com relação ao impedimento, aí a coisa mudaria de figura. Só que para chegar a esse limite ainda falta muito.  

    O tempo político de Dilma se encerra em 31 de dezembro de 2018, Nem um segundo a menos nem a mais. Antes disso seria golpe. 

  42. A longa trajetoria de

    A longa trajetoria de decadencia do Pais vem de 1985.

    1.Uma péssima CONSTITUIÇÃO que só pensa em direitos e não na organização do Estado.

    2.Um sistema partidario que impede a concentração de forças politicas majoritarias e propicia a fragmentação de grupos,

    nenhum com força expressiva, de modo que o Pais não tem um centro dominante para guiar o Pais.

    3.A completa ausencia de lideraças maduras e com estatura, com visão de Estado e de mundo.

    4. A perda de identidade do Pais nas relações internacionais. O Brasil, unico Pais ocidental e europeu no grupo BRICS,

    teria posição nunica no G-20, maior parceiro dos EUA nas Americas, posição privilegiada de socio proprietario do Clube dos Ricos, trocou o salao de chá no PLaza pela gafieira cucaracha rastaquera onde sequer é respeitado.

    A identidade do Brasil moderno nasceu como um dos oito Aliados vencedores da Segunda Ferra, fundador da ONU entre os cinco primeiros, UNICO pais latino-americano a lutar com tropa, artilharia e aviação da Europa, pais de elite, antigo Imperio, antigo Pais maior da America Latina, hoje republiqueta ao nivel da Venezuela.

    Essa perde de identidade, mendigo por opção, reflete no apequenamento da politica interna. O nome da chanceler sempre foi conhecido do grande publico, Barão do Rio Branco, Afonso Arunos, Oswaldo Aranha, hoje NINGUEM sabe quem é.

    5.A imagem do Pais nunca foi tão ruim, tão baixa e tão desimportante, isso vem de longe, de 1985.

    6.A salavação do governo é a opisição dividida, fragmentada, mediocre, sem projeto de Pais.0,

     

     

    1. Concordo plenamente

      Concordo com você nessa, André. 

      Os últimos 30 anos, pela ausência de qualquer liderança respeitável, seja a direita, ao centro ou a esquerda, nos trouxeram ao esgoto.

      Absolutamente todos tem em primeiro lugar, projetos pessoais, e não de projetos de país.

      Como escreveu Montesquieu, em De l´espirit des lois, nada do que está naquele livro serve para alguma coisa se não houver nos homens a virtude republicana, que coloca os interesses da república acima de interesses pessoais.

      E isso inexiste no Brasil dos últimos tempos.

      Nunca estivemos numa situação tão ruim. 

      1. As Organizações Globo,

        As Organizações Globo, Folhas, Estadões, Vejas e que tais, estão fazendo escola. E não é para menos. Até você Nassif?

    2. Escrever na base do

      Escrever na base do brainstorm não só acarreta problemas de digitação como também de avaliação.

      1) A Constituição de 1985(sic)  não é péssima. Ao contrário: é tida como uma das mais, se não a mais, avançado do mundo. Minha única restrição é quanto à prolixidade porque no que se refere aos direitos ela foi “pensada” exatamente para ser uma superestrutura legal que impusesse, de forma incondicional, portanto, uma Nova Ordem visando elidir injustiças e assimetrias históricas que certamente continuariam a persistir. A Constituição é de 1988.

      2) Concordo. Nosso sistema partidário é anárquico na forma e na atuação. Permite distorções que estão na base da atual crise política.

      3) Só discordo do termo “completa”. Temos, sim, uma liderança política de “peso” na pessoa do Lula, hoje uma referência mundial. Meus senões ´quanto ao efetivo exercício dessa liderança no âmbito interno. Poderia ser mais incisiva.

      4) Discordo. O país não perdeu identidade ao aderir ao BRICs. Ganhou foi mais personalidade e maturidade. O mundo não se resume aos EUA. Já bastaram os tempos em que vivíamos à reboque do Tio Sam. O que ganhamos efetivamente nesse “salão do chá”? A postura do Brasil frente a atual geopolítica mundial se coaduna com as profundas transformações que emergiram após o fim da guerra fria e a globalização. A participação do Brasil na Segunda Guerra, merce de heroica e merecedora da nossa admiração, foi mais simbólica. O Brasil não está no nível de nenhuma republiqueta. Tal imputação é falsa. 

      5) Prefiro uma eventual “desimportância” de que ver meu país alinhado incondicionalmente a qualquer potência, como sói ocorrer com algumas nações antigas e respeitáveis da Europa. Foi-se a era do trabuco nas relações internacionais; das imposições com base na pujança econômica e nas forças das armas. Há espaço agora também  para o power soft. 

        1. Qualquer um pode. A despeito

          Qualquer um pode. A despeito de não haver fatos concretos para que tal fato ocorre a história registra que grandes personalidades foram presas, só para citar alguns, Jesus, Gandhi, Marthir Luther king, Nelson Mandela e vários outros.

          Ou seja, a sua régua realmente não quer dizer nada.

  43. Povão x PIG

    Me pergunto: o que o povão pobre, explorado, desempregado ou subempregado pensa disso tudo? Meu melhor amigo, de origem muito humilde, responde que o povão não pensa nada, pois está ocupado demais lutando pela sobrevivência para se dar ao luxo de filosofar sobre política. Pode ser. Cláudio Lembo e outros analistas alertaram para o risco de guerra civil se acabar a paciência dos paupérrimos com o governo, a classe média e os ricos. Dilma não é boba; sabe disso. Mas entre ela saber e agir para evitar o “quanto pior, melhor” que alguns querem, estão uma Ley de Medios e a troca do Ministro da Justiça – só para começar. 

    1. Cara Aracy

      Teu raciocínio não estaria dentro do padrão ” o povo não sabe votar”? Vá lá que julguemos que não possua a articulação “universitária”, mas percepção possuem, e muitas vezes melhor. O problema é as informações que chega a eles e o que enxeram no dia a dia. Vejamos um exemplo simples: como acreditas que enxergam as obras inacabadas da COPA? Com bom olhos é que não. E veem todo santo dia o que é ir e vir ao trabalho, enquanto os elefantes brancos estão ali mesmo os observando.

      1. Sr. Evandro, acredito numa

        Sr. Evandro, acredito numa coisa: sabedoria é usar o conhecimento com ética. Tem muita gente pobre com grande sabedoria, inclusive política, e gente muito rica com conhecimento, mas sem nenhuma ética. O que vivencio no dia a dia é muita gente simples encampando o discurso do PIG e reclamando que “ninguém mais aceita ser nossa empregada doméstica sem registro em carteira nem por menos de um salário mínimo”, enquanto outra parte esconde até da família que vota no PT com medo de sofrer discriminação. Os últimos possivelmente não são ouvidos em nenhuma pesquisa do Datafolha. Espero que, ao menos, sejam ouvidos pelo governo Dilma, a quem confiaram seu voto.

  44. Para acabar com a crise

    Para acabar com a crise política montada no Brasil, os economistas precisam ser recolhidos dos seus empregos, dissipados dos cursos de carreira universitária, e condenados a só verem a luz postumante.

    Eu prefiro o julgamento da história.

  45. Em relação ao cenário

    Em relação ao cenário político que você pinta, Nassif, reparos em dois itens:

    item 1 – Objetiva e legalmente o governo Dilma é legítimo e
    item 4 – A responsabilidade pela falta de “sonho” na opinião pública é da mídia. Aliás tudo o que é opinião pública, principalmente junto ao vulgo, é fruto de trabalho da mídia. E a mídia não pertence ao governo federal.

  46. Esse é o país que a direita

    Esse é o país que a direita ganha pela esquerda (empresas com juros subsidiados, contratos superfaturados com o governo, desoneração fiscal,etc, etc) e a esquerda ganha pela direita (corrupção de agentes públicos, palestras no exterior, doações à institutos,etc,etc).

    PS-Para quem acha a Globo parte da “PIG”, ontem nenhuma notiícia sobre a delação premiada do amigão de Lula  e presidente da UTC no Jornal Nacional.

  47. fraude eleitoral

    Syriza anuncia um referendo para consultar aos gregos se deve ou não cumprir as exigências da Troyka. E Dilma, teria coragem de fazer o mesmo com o pacote-traição de seu reajuste fiscal? De sua traição à universidade e demais níveis da Educação? Imagino hoje a cara dos 50 e tantos reitores que foram a Brasília apoia-la no segundo turno das últimos eleições….Ou Dilma retoma os compromissos de campanha recentíssima ou corre mesmo o risco de ver seu governo cair, pela combinação nefasta das articulações entre mídia e oposição conservadora e pela falta de apoio político e social. Talvez o Brasil necessite mesmo disso, da volta da direita pela traição da ex-esquerda que hoje é o PT. O combate, assim, seria melhor definido. Pois da direita não se esperava outra coisa além do que Dilma está fazendo. Mas seu governo trai a todos nosotros que nele votamos, seja por convicção no PT, seja contra os tucanos (o meu caso em 2006, 2010 e 2014). Antes que meus amigos petistas se refugiem no “é golpe, é golpe”, leiam outras críticas lúcidas para o ocaso precoce do governo Dilma, como esta do Nassif.

  48. Caso ocorra um golpe, dificilmente a oposição sairia ilesa…

    Caso ocorra um golpe, dificilmente a oposição sairia ilesa dessa jogada. Ao contrário do que ocorreu com Collor, hoje não há consenso social suficiente para uma transição tranquila. Além disso, as forças políticas envolvidas no golpe não possuem unidade, parecem mais um bando de abutres sobrevoando a carniça.

    Se realmente ocorrer o golpe, todo o sistema político e os partidos serão colocados em xeque. Daí em diante os resultados serão imprevisíveis. As esquerdas e as forças sociais que ainda apoiam o governo vão reagir. O nível de radicalização na sociedade tenderia a agravar.

    O projeto nefasto do José Serra de acabar com a Petrobras, a questão da terceirização, o financiamento de campanha e as outras pautas conservadoras levadas a cabo pelo Congresso Nacional estimularia a formação de unidade na esquerda. Enfim, seria muito traumático um ruptura institucional com consequências imprevisíveis.

  49. chamem os mariners!

    diante do cenário muito bem descrito no post, um governo fragilizado numa situação de crise e sem qualquer perspectiva de superação, não há como deixar de indagar: o que Dilma vai fazer nos EUA? pedir ajuda aos mariners?

    e por falar nisto: fora Levy! .

  50. É simplesmente falso, e até

    É simplesmente falso, e até ridículo,  alguns darem a situação atual do país como a “pior da história”. Quem ousa afirmar isso incide, no mínimo, em desonestidade intelectual. Tal vaticínio estaparfúdio remete a crônica do Luiz Fernando Veríssimo acerca do ódio reproduzida hoje pelo GGN.

    Critito e criticarei o governo como cidadão. Semana passada peguei pesado por conta da falta de competência para o exercício do Poder e a insistência em manter colaboradores medíocres, a exemplo dos ministros Mercadante e José Cardoso. Entretanto, nossa situação está longe de ser desesperadora e temos ainda a capacidade de reverter os maus indicadore. Abaixo um comparativo:

    1. Produto Interno Bruto:

    2002 – R$ 1,48 trilhões
    2013 – R$ 4,84 trilhões

    2. PIB per capita:
    2002 – R$ 7,6 mil
    2013 – R$ 24,1 mil

    3. Dívida líquida do setor público:
    2002 – 60% do PIB
    2013 – 34% do PIB

    4. Lucro do BNDES:

    2002 – R$ 550 milhões
    2013 – R$ 8,15 bilhões

    5. Lucro do Banco do Brasil:
    2002 – R$ 2 bilhões
    2013 – R$ 15,8 bilhões

    6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
    2002 – R$ 1,1 bilhões
    2013 – R$ 6,7 bilhões

    7. Produção de veículos:
    2002 – 1,8 milhões
    2013 – 3,7 milhões

    8. Safra Agrícola:
    2002 – 97 milhões de toneladas
    2013 – 188 milhões de toneladas

    9. Investimento Estrangeiro Direto:
    2002 – 16,6 bilhões de dólares
    2013 – 64 bilhões de dólares

    10. Reservas Internacionais:
    2002 – 37 bilhões de dólares
    2013 – 375,8 bilhões de dólares

    11. Índice Bovespa:
    2002 – 11.268 pontos
    2013 – 51.507 pontos

    12. Empregos Gerados:
    Governo FHC – 627 mil/ano
    Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

    13. Taxa de Desemprego:
    2002 – 12,2%
    2013 – 5,4%

    14. Valor de Mercado da Petrobras:
    2002 – R$ 15,5 bilhões
    2014 – R$ 104,9 bilhões

    15. Lucro médio da Petrobras:
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

    16. Falências Requeridas em Média/ano:
    Governo FHC – 25.587
    Governos Lula e Dilma – 5.795

    17. Salário Mínimo:
    2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
    2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

    18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
    2002 – 557%
    2014 – 81%

    19. Posição entre as Economias do Mundo:
    2002 – 13ª
    2014 – 7ª

    20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

    21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00

    22. Passagens Aéreas Vendidas:
    2002 – 33 milhões
    2013 – 100 milhões

    23. Exportações:
    2002 – 60,3 bilhões de dólares
    2013 – 242 bilhões de dólares

    24. Inflação Anual Média:
    Governo FHC – 9,1%
    Governos Lula e Dilma – 5,8%

    25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

    26. Taxa Selic:
    2002 – 18,9%
    2012 – 8,5%

    27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

    28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

    29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

    30. Capacidade Energética:
    2001 – 74.800 MW
    2013 – 122.900 MW

    31. Criação de 6.427 creches

    32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

    33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

    34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

    35. Criação de Universidades Federais:
    Governos Lula e Dilma – 18
    Governo FHC – zero

    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma – 214
    Governo FHC – 0
    De 1500 até 1994 – 140

    37. Desigualdade Social:
    Governo FHC – Queda de 2,2%
    Governo PT – Queda de 11,4%

    38. Produtividade:
    Governo FHC – Aumento de 0,3%
    Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

    39. Taxa de Pobreza:
    2002 – 34%
    2012 – 15%

    40. Taxa de Extrema Pobreza:
    2003 – 15%
    2012 – 5,2%

    41. Índice de Desenvolvimento Humano:
    2000 – 0,669
    2005 – 0,699
    2012 – 0,730

    42. Mortalidade Infantil:
    2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
    2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

    43. Gastos Públicos em Saúde:
    2002 – R$ 28 bilhões
    2013 – R$ 106 bilhões

    44. Gastos Públicos em Educação:
    2002 – R$ 17 bilhões
    2013 – R$ 94 bilhões

    45. Estudantes no Ensino Superior:
    2003 – 583.800
    2012 – 1.087.400

    46. Risco Brasil (IPEA):
    2002 – 1.446
    2013 – 224

    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513

    49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

    50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

    FONTES:
    47/48 – http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
    39/40 – http://www.washingtonpost.com
    42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
    37 – índice de GINI: http://www.ipeadata.gov.br
    45 – Ministério da Educação
    13 – IBGE
    26 – Banco Mundial

     

      1. Ganhar as eleições, mas não

        Ganhar as eleições, mas não dispor de hegemonia no campo das ideias foi a marca de (quase) todos os governos desenvolvimentistas. O nó que provoca este descompasso tem sido a grande mídia.

        1. Juscelino foi

          Juscelino foi desenvolvimentista e comandava o Pais, ninguem tinha duvida. Quando Lacerda ameaçõu depor JK com um discurso que faria na Radio Tupi dentro de três dias, JK mandou o Ministro da Justiça Armando Falcão ir lá e LACRAR a emissora, retirando peças criticas dos transmissores. Fez tudo dentro do Codigo de Telecomunicações que impede as emissoras de incentivar ameaças à odrdem publica. JK era INTELIGENTE e CORAJOSO e Armando Falcão não tinha medo de assombração, no caso Assis Chateaubriand, que não era pouca coisa, todos tinham medo dele, JK e Falcão NÃO.

          1. Está aí então uma das

            Está aí então uma das explicações da popularidade de JK: além,do fato que ele nunca bateu de frente com grupos poderosos, estrangeiros e nacionais, ao contrário de Vargas, e era craque na articulação política,, ainda: soube lidar com a mídia.

    1. Concordo com JB Costa
      O problema do Brasil se chama IMPRENSA. É apenas este. Converso com pessoas de alta escolaridade que falam da corrupção na PETROBRÁS como se fosse algo que começou neste governo. Quem permitiu que se investigasse é o bandido. O mocinho é aquele que nunca permitiu. Todo o seu conhecimento vem da grande mídia. Eles não param, em nenhum momento, para refletir sobre os números que vc postou. O principal deles para elucidar a questão que estou colocando é aquele que fala do número de ações da PF. Antes do Lula, a única vez que eu ouvi falar de alguma ação da PF, foi quando uma pessoa foi presa por arrancar a casca de uma árvore. Ficou dois meses detido por crime ambiental. Se vc pudesse colocar também na sua pesquisa o número de vezes que os procuradores federais e estaduais dos estados governados pela oposição não permitiram que as ações prosseguissem. Seria interessante confrontar com o número de operações da PF.
      Um grande abraço.

    2. Mais um

      Que pensa que o mundo começou em 2002 e que não consegue entender a dinâmica da economia.

      Fazer o que ? Temos que saber respeitar os limites intelectuais de cada um.

      1. Outra reclamação contra a

        Outra reclamação contra a  mediação do blog, que continua permitindo comentários, como esse, que ofendem a inteligência dos frequentadores

    3. Se você pegar os mesmos

      Se você pegar os mesmos indicadores e calcular em 1964 e 1985, vai acabar achando que a ditadura militar foi boa pro Brasil, pois possivelmente a ampla maioria desses indicadores “aumentou” no período.

      Isso EM NADA diminui a crise atual, que foi gestada e parida pelo PT.

    4. Você já agradeceu ao FHC?

      Você já agradeceu ao FHC? Você acha que todo esse crescimento seria possível sem estabilidade econômica e uma moeda forte como o Real, no qual o PT foi contra? Você acha que seria possível sem a Lei de Responsabilidade Fiscal no qual o PT foi contra? Sem o Brasil com muito custo honrar seus compromissos com o FMI e recuperar a confiança do mercado internacional, no qual o PT foi contra? Sem a capitalização necessária através da venda de estatais improdutivas, cabides de emprego e corrupção, a qual vocês foram contra? É um absurdo como vocês não reconhecem os avanços do governo anterior, e ficam comparando números como se ambos tivessem começado um jogo do zero, como se o Lula não tivesse recebido o país em um ambiente bem mais propício a crescer que o FHC, como se um governo não fosse sequência do outro. É um absurdo não reconhecerem que parte do sucesso do Governo Lula se deveu a manter a mesma política econômica do FHC, pelo menos no primeiro mandato, política essa que vocês só fizeram criticar a vida inteira, até virar governo. 

      1. Graças ao fraco, palerma e

        Graças ao fraco, palerma e preguiçoso ffhhcc o Brasil melhorou muito mesmo, o Bill Clinton que o diga. Veja e reveja este vídeo abaixo e me diga se o Brasil daquela época, politicamente mais fraco que Uganda e financeiramente mais fraco que o Chile, com cidades como Rio e São Paulo exibindo suas chagas para qualquer estrangeiro ver, um país quebrado desacreditado, sucatado nos governos do PT passaou por pelo menos 1 vexame internacional. Obeserve a expressão do ffhhcc ouvindo o Clinton, que ridículo, ser repreendido por não saber governar…

        FHC deu vexame internacional e levou sermão de Bill Clinton

        https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

         

      2. Graças ao fraco, palerma,

        Graças ao fraco, palerma, entreguista e preguiçoso governo ffhhcc o Brasil melhorou muito mesmo, o Bill Clinton que o diga.

        Primeiro vem o ffhhcc soltando asneiras, uma após outra, cheio de si, cheio de razão e depois observe sua expressão ouvindo o Clinton, que ridículo, ser repreendido por não saber governar… e logo numa conferencia internacional de governança. Que governo nós tivemos heim?

        FHC deu vexame internacional e levou sermão de Bill Clinton

        https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

        Veja e reveja este vídeo e me diga se o Brasil daquela época, politicamente mais fraco que Uganda e financeiramente mais fraco que o Chile, com cidades como Rio e São Paulo exibindo suas chagas para qualquer estrangeiro ver, um país quebrado desacreditado, sucatado! Quanta diferença nos governos do PT…. imagina se o psdb tivessem entregue um país mais arrumado, hoje seríamos a 3ª ou 4ª economia mundial. Estávamos em 2000 em 18ª e hoje somos a 7ª economia mundial mesmo passando pela maior crise internacional.

         

      3. Estabilização e Capitalização de quem, cara-pálida.?

        Só se for de contas paradisíacas ou de empresários estrangeiros e amicci nacionais.

        Capitalização com venda de estatais “improdutivas” como a Vale, as Telese as Eletros? Que apesar da “capitalização”, foi ao FMI 3 (TRÊS) vezes, senão quebrava? Que levou os juros a mais de 42%?

        FHC pegou o governo com a moeda estabilizada por Itamar, Ricúpero e Ciro, quase 1 ano antes. E entregou a Lula uma inflação de 2 dígitos.

        A LRF (feita depois das estrepolias de FHC), é um laço para segurar o investimento no país, travestido de lei moralizante.

        O que FHC fez foi só isso: destruir o país, o patrimônio e know how público (e privado), gerar desemprego, não fazer absolutamente nada de concreto, no sentido literal e figurado.

        Absurdo é vc ficar lendo o PIG e acreditar em qq. besteira.

        1. Pegue o valor e a capacidade

          Pegue o valor e a capacidade de produção da Vale antes e depois da privatização, vai se surpreender com a diferença, é outra empresa. Muito mais produtiva e eficiente, essencial para aproveitar o crescimento de demanda das commodities e puxar nossas exportações/PIB para cima. Detalhe, o Brasil continua sócio da Vale, e o valor de suas ações hoje ultrapassa o valor total da empresa na época da venda. Então, foi ou não foi um bom negócio pro país? De certo não, você preferiria mais uma estatal pra ser aparelhada com um monte de gente “competente”, abrigar a companherada e arrancar dinheiro das empreiteiras para financiar o “projeto”.

          Sobre o resto que escreveu, sério, me deu preguiça, lavagem cerebral é forte por aqui, continue se informando através de Carta Capital, Portal Vermelho, Blog do Nassif, TVT, Canal Brasil, mas não saia disso, vai ser mais feliz assim.

           

           

           

          1. Pegue o valor multiplicado do minério de ferro no mercado…

            E entenderá porque o controle da Vale, que sempre foi lucrativa foi vendoado por um valor ridículo um tanto antes da explosão do preço e ao maior direcionamento das exportações à China.

            O mesmo aconteceu um pouco antes da explosão do mercado de telefonia celular até no Bostiquestão, enchendo os bolsos de espanhóis, portugueses, italianos e mexicanos, com os baratos e excepcionais serviços que nos dão.

            Ninguém precisa vender algo que lhe dá lucro, seja menos ou mais. E já demonstrei aqui que tal operação deu um prejuízo ao longo dos anos de mais de 100 bilhões (só a parte do governo, sem impostos) aos cofres públicos.

            E se vc não sabe (o que é mais do que provável), 80% dos lucros da Vale por estatuto de fundação, iam para os municípios. Hoje vão para o Bradesco, os japoneses, os Steinruchs e fundos de pensão. Que vc (que não sabe nada) deve pensar que são “governo”.

            Não sabe também que dos cerca de 3,5 bi da venda do controle (permanentemente lucrativo), os compradores levaram cerca de 0,8 que estavam no caixa (ou seja, 3,5 menos 0,8= ,7 bi). Não sabe também qeu todo o know-how, mapeamenos geológicos, ferrovias, portos, lavras, metais preciosos, navios, prédios foram no rolo pela merreca que, com o preço multiplicado passou a pagar a compra varias veze por ano!

            Ou que a Docenave tinha graneleiros inteligentes, fabricados no Brasil, que levavam minério e traziam grãos, reduzindo o custo do frete. Ou que dizimaram a 2a. maio industria naval do mundo e passaram a comprá-los em Cingapura, no preço de navios que racham ou que não entram nos portos de destino, para ganhar 10% e dar um prejuízo ao país muito maior que isso só na indústria naval.

            Eu não leio Carta Capital, não sei onde fica o Portal Vermelho e na TV assisto documentários da BBC, HC, DC e similares, sobre história, ciência, política e economia.

            Sou ex-executivo de multinacionais aqui e nas suas sedes no exterior, dentre as 10 maiores do mundo. Leio diariamente na Internet, no mínimo, G1-Globo, Uol-Folha, MSN-Estadão, Ig e Terra (Abril eu dispenso). Além deste aqui, onde não apenas leio, mas também escrevo, ouvindo assim todos os lados. Inclusive o seu, que traz argumentos pífios e farsescos, facilmente desmontáveis, como estes.

            Como vc deve perceber, além de mal informado e crente, vc é preconceituoso e (erradamente) supunheteiro (deve achar que sou um comunista petista militante, mas sou só um brasileiro que gosta do seu país e sua gente).

            Bem fraquinho e previsível, mas fico à disposição para esclarecer quaisquer bobagens que pretenda trazer aqui.

             

             

          2. Sr. ex-executivo de

            Sr. ex-executivo de multinacional Crente Mirdiático (me desculpe mas não sei seu nome), sobre a Vale, o senhor parece conhecer bastante pra ter tanta certeza que foi um mal negócio. Como não tenho toda essa segurança sobre o tema posto aqui um texto bastante explicativo analisando se valeu ou não a pena. 

            http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/04/06/valeu-a-pena-privatizar-a-vale/

            Mesmo que o senhor continue avaliando como um péssimo negócio, gostaria de saber qual teria sido sua alternativa para capitalizar o país num momento de baixas reservas para manter a estabilidade econômica, se não pela venda de ativos, já que pedir empréstimo ao FMI o senhor deve reprovar, inclusive o pagamento do mesmo. Você vai me dizer que a Vale você não se desfaria por dar lucro, mas qual monopólio não dá lucro? A questão é se era produtiva e eficiente para vencer a concorrência do mercado externo, e a falta de investimento para aproveitar todo o potencial de geração de riqueza. Se não tivesse sido privatizada com certeza não alavancaria o PIB da forma como alavancou, seria outra estatal inchada, improdutiva e assaltada. 

            Me desculpe se o confundi com um militante petista (se ofendeu com isso??) é que o senhor me soou bastante parcial ao avaliar que o FHC não fez absolutamente nada de concreto para o país. Se o senhor é apenas um brasileiro que gosta de seu país e sua gente, e tem esse nível de criticidade com o governo dele, nem imagino o que tem a dizer do atual. E paro por aqui, devido ao baixo nível da resposta anterior. Os termos usados, o tom de agressividade e sarcasmo da sua argumentação não condizem com a de um ex-executivo de multinacional.

             

  51. Dias atrás escrevi um

    Dias atrás escrevi um comentário nesse post

    https://jornalggn.com.br/comment/676574#comment-676574

    e repito aqui parte desse comentário por achar pertinente com o assunto. Aliás na mesma linha que o Nassif aponta :

    “Tudo isso confere à crise atual sua verdadeira dimensão: é uma crise política.”

    Vivemos uma verdadeira crise de autoridade.

    A crise de autoridade — não de autoritarismo, por favor não confundir — está bem descrita na citação que colei do texto do JB Costa. Uma vez que a presidenta não exerce sua autoridade perde-se a hierarquia e todos passam a achar que podem qualquer coisa. Daí a confusão. Qualquer um assume. Aliás o Nassif já escreveu um excelente artigo sobre o vácuo do poder e da oposição.

    Vale lembrar que sempre tivemos problema com autoridade e some-se a isso a confusão que se faz com autoritarismo.

     

    1. Sinceramente curioso, socam

      Sinceramente curioso, socam pb, pergunto: o que você acha que o poder executivo deveria fazer para que se dissesse que está exercendo bem sua autoridade? O que deveriam fazer, por exemplo, Dilma, Zé Eduardo e Mercadante (os mais citados aqui)? Digo ações práticas mesmo… Quanto ao Judiciário, tribunais e procuradorias, o que o Executivo deveria fazer? Por último, considerando que opinião pública e mídia são intimamente relacionadas, o que você acha que o Executivo deveria fazer para evitar que sua imagem – imagem, hein? Fatos estão listados abaixo, no post do colega JB Costa – estivja tão diferente do que os dados poderiam fazer supor?

       

      Grato.

  52. Ja acabou

    Vivemos a “italianação” da política brasileia.

    E o Berlusconni brazuca já despontou. Atende pelo nome de Cunha.

    O atual momento parece o enredo de “Cadávers Ilustres” do Francesco Rosi.

  53. e o povo brasileiro?????

    será que neste país tem mais de 50 milhões de imbecis,porque aqueles que votaram na Dilma tem que dar as caras. O que estamos vendo é  um pais nas maõs de quadrilheiros que não aceitaram aderrota nas urnas até agora,  e o grande projeto deles é esquartejar a presidente, faazer o PT virar pó, pois OS VAMPIROS INTERNACIONAIS estão precionando os VAMPIROS INTERNOS  que estão “lotados” na câmara dos deputados, senado, mpf, polícia federal, empresariado etc…para destruir o país ,pois assim conseguirão vaporizar o PT . As principais instituiçõres deste país estão agindo de uma forma tão podre e  terrorista que dizer que É UMA VERGONHA não significa mais nada. E o povo brasileiro??? tal como um  rebanho de gado com  aproximadamente 203 milhões  de cabeças continuam a sua vidinha de gado de abate, do curral para o pasto do pasto para o curral , e viva a democracia!!!!  Sujeiras da opoisição jamais  serão investigadas, vão todas para o arquivo por falta  de alguma coisa…… mas, as do governo são investigadas 25 horas por dia. Pobre Brasil, vc merecia um povo com mais brio, raça , determinação, atitude, sangue nas veias e vergonha na cara, na sua lápide  estará escrito “MORREU PORQUE FOI ABANDONADO PELO SEU POVO”

    1. Mil estrelinhas!

      Verdade!   Onde estão os homens dígnos desse país que não reagem à essa criminosa trama contra o governo?  Para melhor entender e até se emocionar, sugiro que leia o post do Urariano:  HABEAS CORPUS para o Brasil, aqui mesmo no Blog. Está brilhante!!!  Urariano Mota lavando e emocionando nossa alma! 

    2. Concordo com você em gênero,

      Concordo com você em gênero, número e grau! Votei nela e sinceramente não estou muito disposto a deixar que garfem meu voto sem resistência não!

    3. “MORREU PORQUE…”

      Pois é, há vários tipos de ‘causa mortis’ só que, em se tratando de Brasil e a continuar neste andar, estará escrito em nosso atestado de morte: “alta consentração de ‘burrice’.”

      1. Burrice mesmo!

        Flávio, meu filho, burrice mesmo!

        Por favor,  use C na palavra “concentração”… Você reparou na menaira que escreveu?! 

        Ou foi de propósito?! Ai meu DEUS…

    1. Acordem brasileiros!!!!

      Conspiram diuturnamente contra o governo e o país. Acordem brasileiros!!!!

       

      Carta Maior

      24/06/2015 Prejuízos decorrentes do projeto do senador José Serra sobre o Pré-Sal

       

      O projeto de José Serra inundaria a área do Pré-Sal com petrolíferas estrangeiras. O senador parece esquecer do valor geopolítico que o petróleo possui. 

       

      Paulo Metri – Blog dos desenvolvimentistas

       

       Marcos Oliveira/Agência Senado

       

      Faço uma estimativa dos prejuízos que serão causados à nossa sociedade se o projeto de lei (PL) 131 de autoria do senador José Serra sobre o Pré-Sal vier a ser aprovado. Sei que esta estimativa é baseada em algumas suposições, o que a torna um evento não determinístico. No entanto, as suposições feitas são o que, em inglês, chamam de “educated guess”, correspondente ao nosso “chute em direção ao gol”, que pode raspar a trave ou entrar no gol. Por outro lado, é válido fazer esta estimativa para mostrar a ordem de grandeza do prejuízo que Serra propõe.
       
      Segundo a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), já foram descobertos, no Pré-Sal, 60 bilhões de barris. Todos os “barris” citados neste texto referem-se a “barris recuperáveis”. Sobre estas descobertas, os modelos de exploração e demais parâmetros já estão definidos nas leis e respectivos contratos existentes. O projeto do senador, se aprovado, só trará repercussão no que ainda deve vir a ser descoberto nesta área. Assim, a primeira suposição a ser feita é sobre quantos barris restam a descobrir.
       
      Após alguma insistência, geólogos tendem a citar faixas de valores para as reservas adicionais do Pré-Sal. Um ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) disse, na época da descoberta do Pré-Sal, que poderiam existir até 300 bilhões de barris na área. Pode-se dizer, em posição equilibrada, que ainda existem 90 bilhões de barris no Pré-Sal a serem descobertos.
       
      Assim, o prejuízo a ser causado pelo projeto Serra é obtido da comparação da exploração de 90 bilhões de barris pelo modelo de partilha atual e pelo modelo de partilha com as modificações do PL 131. Detalhando, as alternativas que estão sendo comparadas são as seguintes. Na primeira, representada pelo modelo existente, todas as áreas do Pré-Sal ainda não leiloadas seriam arrematadas por consórcios ou pela Petrobras sozinha. E, na hipótese de serem arrematadas por consórcios, estes teriam a Petrobrás como integrante, com no mínimo 30% de participação, e como operadora dos mesmos.
       
      Ainda nesta alternativa, as rodadas de leilões seriam realizadas bem espaçadas para permitir à Petrobrás acumular lucros que seriam reinvestidos no negócio, minimizando a necessidade de empréstimos e de venda de ativos. Notar que não há pressa para se explorar o Pré-Sal, pois o país já tem seu abastecimento garantido pela própria Petrobrás por mais de 20 anos.
       
      No modelo flexibilizado de Serra, a Petrobrás seria só mais uma petrolífera, que disputaria áreas do Pré-Sal, e só seria operadora quando conseguisse formar um consórcio em que estivesse nesta posição e ele saísse vitorioso do leilão. Embutido neste modelo está o conceito de que ela arrematar uma área ou uma petrolífera estrangeira a arrematar, para a sociedade brasileira, é a mesma coisa, o que não é verdade.
       
      Na alternativa Serra, as rodadas de leilões seriam bem frequentes, para retirar a Petrobras destes leilões pela incapacidade de investir freneticamente. Assim, as petrolíferas estrangeiras estariam prontas para formarem cartéis e arrematarem áreas, o que é impedido quando a Petrobrás é uma das contendoras. Também, em geral, a ganância leva as petrolíferas estrangeiras a produzir em ritmo acelerado para maximizar o lucro, e não para retirar o máximo de energia do campo, transformando-se, assim, em uma produção predatória, o que a Petrobrás não faz.
       
      Teremos que diferenciar os prejuízos numericamente estimáveis daqueles que não são. Nos prejuízos quantificáveis, está a redução da arrecadação de royalties. Este tributo, em um período de tempo, é proporcional à receita que é função da produção no período e o preço de transação do petróleo na época. Se a Petrobras não for a operadora única de todos os contratos do Pré-Sal, mesmo sabendo da existência da empresa do Estado brasileiro Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que, pela lei no 12.351, tem a incumbência de gerir os contratos de partilha da produção, há a possibilidade de a produção ser declarada com um valor menor que o real, exatamente para se pagar menos royalties e, também, gerar menos lucro, o que leva a uma menor contribuição para o Fundo Social.
       
      Não tenho conhecimento de nenhum esquema de fraude na medição da produção. Estou falando aqui sobre a vulnerabilidade para roubos de modelos de organização do setor. No modelo proposto por Serra, a Petrobrás é tirada da condição de operadora única, quando, com ela, se pode ter o modelo mais confiável de apuração do valor da produção. Ela é a única empresa que não anseia pela maximização dos lucros dos empreendimentos. Assim, ela não tem a tentação de subavaliar a produção.
       
      A corrupção
       
      Neste ponto do desenvolvimento dos argumentos, sempre observam: “Mas a corrupção foi flagrada nela, recentemente”. O que aconteceu, lá, foi a descoberta que alguns dos seus executivos a roubavam para satisfazer a quem lhes nomeou para seus cargos e a si próprios. Roubos em empresas privadas por seus executivos também acontecem, mas não são divulgados porque os controladores das empresas roubadas, não querendo mostrar fragilidade ao mercado, penalizam os ladrões e não divulgam os ocorridos.
       
      Outra tradicional contraposição trazida ao debate é que a responsável por garantir medições corretas para os volumes produzidos é a ANP, que pertence ao governo. Acontece que ela, assim como muitas das agências reguladoras do nosso país, foi cooptada, desde que foi criada, pelas empresas a serem reguladas e, no caso específico, pelas petrolíferas estrangeiras. Se isto não fosse verdade, ela não sugeriria tantas rodadas de leilões de nenhum interesse social. Não teria também determinado no edital de Libra o percentual ridículo do lucro líquido a ser remetido para o Fundo Social. É claro que estas agências têm para suas ações antissociais o beneplácito do governo.
       
      Há necessidade de um rápido parêntese para facilitar o entendimento do leitor. Toda a estrutura de funcionamento do governo foi modificada nos anos 1990, quando princípios neoliberais e entreguistas foram introduzidos e nunca mais foram modificados. Por isso, nos deparamos, de tempos em tempos, com alguns destes entulhos do passado. Enquanto eles existirem, o grau de soberania do país permanecerá baixo.
       
      Por outro lado, a PPSA não irá inibir a subavaliação da produção, por esta estatal ser chefiada, hoje, por pessoas, que, até há pouco tempo, trabalhavam em petrolíferas estrangeiras ou em fornecedores estrangeiros do setor. Mais uma vez, não critico as pessoas que estão, hoje, nesta estatal. Critico o modelo de organização do setor, que permite a nomeação de pessoas para cargos-chave de controle, que deveriam ser declaradas impedidas in limine, porque os interesses dos seus novos cargos conflitam com os interesses das empresas nas quais trabalhavam até recentemente.
       
      Assim, ao serem produzidos os 90 bilhões de barris, que ainda serão descobertos, suas medições poderão atestar somente em torno 81 bilhões, com uma “perda” de nove bilhões, ou seja, 10% do volume total. Este é um valor estimado, que representa “um chute plausível” do que pode ser escondido. Como esta eventual fraude ocorreria durante a vida útil do campo, tal petróleo será comercializado a diversos preços, podendo ser tomado, como média, US$ 100 por barril. Então, a fraude da subavaliação da produção poderá ser de US$ 900 bilhões em 35 anos. Como o royalty é 15% sobre a receita, neste caso, o royalty desviado será de US$ 135 bilhões em 35 anos. O modelo proposto pelo Serra permite esta fraude, o que é barrado pela Petrobrás no modelo atual.
       
      Outro momento em que pode ocorrer fraude é no cálculo do custo da produção do petróleo, que irá influir sobre o lucro líquido e, assim, influenciará o valor a ser remetido para o Fundo Social. Em tese, esta fraude pode ser quantificada por fiscais competentes, mas, sem muitos dados, sua estimativa é difícil de ser feita. Como as petrolíferas estrangeiras trabalham basicamente com seus tradicionais fornecedores do exterior, a entrega de faturas superfaturadas pode ocorrer sem dificuldade e, depois, o acerto de contas pode ser feito, através das matrizes, no exterior. Assim, o Fundo Social, uma idéia nobre para dar função social ao aproveitamento do Pré-Sal, tende a se tornar inócuo.
       
      “Esquecimento” do valor geopolítico
       
      Prejuízos acarretados pelo projeto do senador José Serra não quantificáveis são muitos. Primeiramente, é preciso estar consciente que seu projeto irá “inundar” a área do Pré-Sal com petrolíferas estrangeiras. Elas, que estão com dificuldade para aumentar suas reservas, graças ao petróleo brasileiro, conseguirão garantir seus futuros. Além disso, elas só compram plataformas de petróleo no exterior, pois, após 20 anos do término do monopólio estatal, nenhuma destas empresas comprou uma única plataforma no Brasil, enquanto a Petrobrás, desde o governo Lula, só as compra aqui.
       
      A encomenda de desenvolvimentos tecnológicos e a contratação da engenharia pelas empresas estrangeiras ocorrem com entidades do exterior. As multinacionais não têm interesse de abastecer o Brasil com derivados, exportando totalmente o petróleo produzido por elas, sem nenhum valor agregado e, ainda mais, sem pagarem o imposto de exportação, por se beneficiarem da lei Kandir.
       
      Muito mais poderia ser acrescentado ao já extenso artigo. No entanto, desejo só dizer que o petróleo não vale unicamente por ser um energético com milhares de usos e o setor de transporte, em escala mundial, ser dependente dos seus derivados. Petróleo significa também poder político para nações que o detêm soberanamente. O projeto do senador Serra esquece por completo este valor do petróleo, pois, ao entregá-lo a firmas estrangeiras, o Estado brasileiro perde o poder geopolítico.
       
      Assisti a uma palestra recentemente, na qual o orador falou sobre o uso dado pela Noruega ao seu petróleo do Mar do Norte com grande impacto social, o que trouxe uma melhoria considerável no IDH deste país. O mesmo não acontecerá com o Brasil se o projeto Serra passar. Deste modo, a diferença que existe entre a Noruega e o Brasil é o grau de conscientização política do povo. Um congressista norueguês, mesmo que quisesse, não apresentaria um projeto análogo ao do Serra lá, dado o grau de constrangimento a que seria submetido.
       
      ***
       
      Paulo Metri – conselheiro do Clube de Engenharia e colunista do Correio da Cidadania.

      http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Prejuizos-decorrentes-do-pr

      1. Os abutres atacam!!

        Que os brasileiros que votaram nesses do PSDB, DEM, PPS,PMDB atual, reflitam nos acontecimentos e vejam os danos que estes estão causando para o País.

        Publicado em 26/06/2015

        Cunha se une a Cerra: “presença da
        Petrobras no pré-sal vai ser corrigida”

        “Erramos na mudança do regime de concessão para partilha”, disse

         

        Do Globo:

         

        Cunha diz que Congresso vai ‘corrigir’ obrigação de Petrobras explorar todas as áreas do pré-sal

        Segundo ele, o Senado deve analisar o tema na próxima semana e, depois, o projeto vai para a Câmara

        RIO – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida à imprensa internacional, no Rio, que a obrigatoriedade da presença da Petrobras na exploração de todas as áreas do pré-sal deve ser revista pelo Congresso. Segundo ele, o Senado deve analisar o tema na próxima semana, e depois o projeto vai para a Câmara dos Deputados.

        — Erramos na mudança do regime de concessão para partilha. A obrigação da Petrobras participar vai ser corrigida. A mudança de regime eu não sei — disse ele sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que tramita em regime de urgência.

        — Semana que vem o Senado pode votar, e a Câmara vota em seguida… No segundo semestre vamos votar — disse Cunha.

        http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/06/26/cunha-se-une-a-cerra-presenca-da-petrobras-no-pre-sal-vai-ser-corrigida/#.VY4ORkd0Vbc.facebook

         

  54. Sinceramente Sr. Nassif (e o

    Sinceramente Sr. Nassif (e o recado vai também para Lula) não vejo como alguma iniciativa do governo consiga reverter a situação atual de impopularidade. Pesquisem os pequenos empresários, que foram benficiados pelas desonerações no mandato passado, quantos votaram em Dilma? Conheço muitos, e votaram todos contra. Ou seja, boas notícias do governo, ou não seriam divulgados, ou seriam desqualificados, e de qualquer forma, na cabeça dos beneficiários, não seriam conectados ao governo.

    Os dados do JB Costa mostram que tivemos três governos altamente vitoriosos, a campanha contra é totalmente infame. Virar esta maré tem que vir de um esforço fora do governo.

  55.     Passamos por momentos

        Passamos por momentos difíceis e talvez a maior crise política após o impedimento do Ex-presidente Collor. Mas daí a dizer que passamos pelo pior momento da nossa história, é rídiculo. Admitiria vindo de um néscio, de algum neófito ou de algum mau-caráter oposicionista. Mas de pessoas sérias, não. Dizer que imagem do país nunca foi tão ruim, seria admissível em quem nunca colocou os pés para fora de nossas fronteiras. Já fomos motivos de várias piadas internacionais, já fomos considerados um dos países mais injustos, sempre tivemos indíceis sociais sofríves. Apenas recetemente saímos, pela primeira vez, do mapa da fome da ONU. Olha que quase sempre estivemos entre as 10 maiores economias do mundo
       O que está acontecendo nesse momento  é conjugação de um governo inepto (pois tem uma presidenta que não sabe fazer política) com uma oposição medícore e os quase sempre os mesmos espertalhões de plantão. Isso está resultando numa onda de ataque fortemente reacionário de um páis que tem saudade do século 19. Daquele país escravocrata, patrimonialista, rentista e pseudo aristocrático. É inegável o avanço social dos últimos 12 anos do governo do PT. Porém, o PT esqueceu ou não aprendeu com a história e também se iludiu com o podeer. Na história desse pasís quase todos os governos que mexeram com privilégios das classes dominantes , sofreram ataques ferozes. Foi assim com D. Pedro II por causa da libertação dos escravo; foi assim com Getúlio por causa da CLT; Foi assim com Jango por causa das Reformas de Base. Brizola sofreu com a Globo, pois queria libertar as mentes e oferecer uma educação decente para os filhos das empregadas. Até mesmo o collor só caiu, porque queria mudar o status quo, implatando a Republica das Alogoas.

     O governo tem como se recuperar, porque o Brasil é muito maior que os seus vira-latas pensam. Mas, para isso, terá que trocar seus poílitcos  anódinos, por ministros com coragem. Começando pelo seu Ministro da justiça.

    1. Ou puseram uma casca de

      Ou puseram uma casca de banana pro Nascif escorregar ou ele é a própria fruta. Vez ou outra escreve como os mais reacionarios e nós leitores ficamos na dúvida sobre suas intenções. Só da Dilma jamais ter, sequer, conversado com os corruptos, salafrários e achincalhadores da câmara e do senado para mim é motivo de orgulho desta nossa presidente. É bem provável que até o último dia de seu mandato estes crápulas jamais sairão numa foto com a Dilma rindo ao lado, ou para eles e eles devem estar mordidos. Muitos pseudo sábios não estão acostumados com pessoas sérias e honestas na política e atiram pedras, como nesta matéria vaticinando o fim. Só nos resta confiar na sabedoria do povo, cujo discernimento permite distinguir e vislumbrar o futuro promissor do nosso país e mudar o curso dos primeiros 500 anos após a invasão destas terras pelos colonizadores europeus.

  56. Já perdi as esperanças de ver

    Já perdi as esperanças de ver alguma mudança positiva nesse Governo de Dilma. Ela é muito fraca em termos de comunicação, e não deixa a fixa cair em relação aos assessores medíocres, e os ministros inúteis. I’m sorry.

  57. O Executivo não pode mais reagir só com palavras…

    O Executivo não pode mais reagir só com palavras. Torna-se obrigatória a ação

    País – Opinião  O Executivo não pode mais reagir só com palavras. Torna-se obrigatória a açãoJornal do Brasil  Basta. Claramente existe no Brasil uma tentativa de desestabilizar o país. Todos torcemos para que a Justiça cumpra com seu dever, até porque estaríamos num cenário muito diferente se já tivesse cumprido nos inúmeros escândalos que aconteceram nas últimas décadas. Casos como o da construção de Brasília, o escândalo da Capemi, da Coroa-Brastel, do Whisky a meio dólar, das operação de café conhecidas por nomes de mulheres, do sítio do dragão, das minas de ouro na Bahia, os escândalos denunciados pela revista Veja em algumas privatizações, inclusive com entrevistas de ex-ministros de Estado…  Se a Justiça se tivesse feito cumprir nos escândalo do Banestado, no qual no mesmo Paraná – onde está o eminente juiz Sergio Moro – ainda deve descansar volumosas remessas de dinheiro para o exterior, com clara lavagem. Mas esta Justiça tão importante que vem sendo feita no Paraná ainda tem tempo legal para estender os braços para a leitura deste grande processo.  E ainda na denúncia do jornalista Jânio de Freitas, em um furo de reportagem publicado na Folha de S. Paulo, que revelava que havia sido fraudulenta e determinada por corrupção a concorrência pública para construção da ferrovia Maranhão-Brasília (ou Norte-Sul).  Houve ainda os escândalos da Constituição, no qual um ministro do Supremo declarou que não tinha incluído na nossa Carta um artigo que teria sido aprovado pelo Congresso. E nada aconteceu, nem ao ministro, nem à Constituição.  E ainda os conhecidos escândalos do Proer, nos quais bancários e depositantes perderam trabalho e dinheiro. E um banqueiro – sendo inclusive passador de cheque sem fundo – tenta reaver via judiciário volumosa indenização. Além dos 10 ou 12 bilhões de reais que o Brasil perdeu, esse senhor ainda quer recupera uns 4 ou 5 bilhões. Ele está acompanhado de outros banqueiros, que tentam também recuperar aquilo que deveriam estar gastando para serem soltos, se a Justiça naquele momento tivesse sido feita.  E como não citar os anões do orçamento, o grampo no BNDES, Castelo de Areia, a sede da Eletropaulo, o mensalão tucano… Poderemos passar o dia enumerando escândalos, não para justificar o que muito bem está sendo feito pela Justiça brasileira. O que preocupa são certas informações vazadas que causam desmoralização, sem existir processo transitado em julgado, nas quais esses senhores aparecem como criminosos, corruptos e ladrões, sempre qualificados desta forma por confessos criminosos. Como muito bem lembrou o ministro do STF Luiz Edson Fachin: a delação só é válida quando comprovada, porque o delator não é idôneo. Essa reflexão se faz necessária porque estamos assistindo a uma crise que não se torna importante pelo que pode acontecer aos criminosos. Ao contrário, se se tornam culpados após transitado e julgado o processo, que paguem. Mas porque se olharmos para trás, percebemos que os verdadeiros criminosos são os mesmos que há mais de 60 anos conseguem facilidades com suas influências ou no Executivo ou no Legislativo.  Só que dessa vez o noticiário, dando muito bem dada as informações, faz com que a sofrida, pobre e desamparada opinião pública se torne explosiva a qualquer momento, não permitindo qualquer tipo de reflexão mais moderada. Não acreditando mais no resultado das decisões dos poderes, esta opinião pública pode caminhar por uma estrada que nos leve a uma convulsão sem solução.  O país ou os seus mandatários, principalmente o Executivo, não pode mais assistir a isso com palavras. Torna-se obrigatória a ação. O Executivo não pode ser levado como se vivêssemos num parlamentarismo. O parlamento, por mais importante que possa ser, não pode sofrer arranhões dos seus poderes, ainda mais  quando pesquisas de institutos de opinião mostram grau baixo de confiabilidade ao Executivo, mas muito mais baixo ao parlamento.  Jornal paulista de grande circulação já fez editorial destacando a necessidade de se fazer justiça, mas sem espalhar o terror para não prejudicar a seriedade do processo, o que poderia fazer com que o povo passasse a encarar os fatos com descrédito. Vale lembrar o caso da prisão da cunhada do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, Marice Correia de Lima, baseada num vídeo em que ela apareceria depositando dinheiro num caixa eletrônico. Ela foi soltas dias depois quando se constatou que quem aparecia no vídeo era na verdade sua irmã, Giselda. O Judiciário torna-se obrigado a continuar agindo, mas com precaução para que o julgamento não se precipite pela boca do povo. Porque aí sim os poderes poderão não ter mais nada o que  fazer.

     

    http://www.jb.com.br/opiniao/noticias/2015/06/27/o-executivo-nao-pode-mais-reagir-so-com-palavras-torna-se-obrigatoria-a-acao/

  58. Presidenta

    Estamos todos unidos para banir a corrupção e todos os esquemas demonstram que já estavam operando a bastante tempo.

    Amo meu país, amo o meu povo, elegi a Presidenta Dilma e confio na sua capacidade, pelas informaçoes que temos, caso seja correto que doação legal e ilegal são todas iguais, então todos os políticos serão inelegíveis. Nenhuma candidatura permanecerá em Brasília e nos estados. A questão é complexa e crônica… 

    Enquanto o MPF e PF se empenham em combater a corrupção do concreto, o tráfico de drogas vai acabar com o Brasil. Temos que cuidar de uns sem descuidar de outros… 

    1. Anterior e atual governo…

      Se você votou na Dilma, tem toda a razão em estar desiludido. Mas não precisa se desesperar pois, se os Tucanos tivessem ganhado a eleição, com certeza não teriam feito diferente desta gestão atual. Talvez estivesse até um pouco pior. Na verdade Dilma nunca governou nada: o primeiro mandato foi Lula quem governou, no segundo, quem governa é o PMDB. A Dilma é só a cara do rótulo. As forças no congresso estão trabalhando para desestabilizar o governo petista na esperança de que eles próprios venham a retornar ao poder. Traduzindo: legenda após outra, não vai mudar nada. Se o povo brasileiro tivesse um pouquinho de vergonha na cara e atitude, saberia REALMENTE fazer a diferença na próxima votação e votaria NULO em tudo. Garanto que já seria uma boa resposta a tudo isso e alguma mudança poderia sair daí.

  59. Coitada da Dilma. Se eu fosse

    Coitada da Dilma. Se eu fosse ela, já teria me suicidado.Não temum milésimo de segundo de paz. Se faz, tá péssimo. Se não faz, é covarde. Se discursa, vem o papo da mandioca, não sabe falar. Se não discursa, é covarde.Aguenta de humilhção suprema de, além de ser vaiada, mandada ir tomar… Aguenta um  congresso que Deus me livre, aguenta mentiras infinitas, boicotam todos os mega projetos de expansão, arruinam as empreiteiras e com isso o desemprego cresce, mas a culpa continua sendo da Dilma que está fazendo um estrago sem proporções na economia. É péssima administradora, péssima política, mandona, sem pulso… Haja!!! Não moro mais no Brasil, infelizmente. Mas, pelo amor de Deus, tudo é culpa do PT? Tudo tá errado no PT? Deviam ter matérias, boca no trombone por esses todos safados (para ser educada) que deviam estar na cadeia há muito tempo, com a chave jogada no precipício. Era e é isso que deve ser feito agora. Mais do que nunca. Como fazer melhor agora? Na minha humilde opinião agora é a hora de ajudar. Quando pensamos que íamos combater a corrupção, olha o estrago que está sendo feito. Corrupção  só contra o PT. Estão acabando com a esperança de um país melhor, mais justo. Empurrando tudo o que for possível para destruir o ÚNICO partido que pensa em povo, em gente. Desculpe, mas no caso da Dilma, só a lei Maria da Penha.

        1. Nira,
          Trata-se da entrevista

          Nira,

          Trata-se da entrevista do Claudio Lembo no programa do PML da TV BRASIL. Desculpe não estou mais encontrando o link do vídeo. Abs

      1. È esse? Obrigado Webster pela dica

        Cláudio Lembo é entrevistado no Espaço Público:

        Publicado em 17 de jun de 2015.
        O ex-governador de São Paulo e jurista comentou o momento político e econômico do Brasil e criticou alguns pontos da reforma política, como o financiamento de campanhas por empresas privadas e a reeleição.
        Cláudio Lembo comentou também a crise hídrica de São Paulo e a atuação do poder judiciário no julgamento dos envolvidos na Operação Lava-Jato.

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=AOyI6gnfGNU%5D

        PS: Meus respeitos a este sim, grande representante da Direita pensante do País.

  60. Quando vejo tudo o que a

    Quando vejo tudo o que a mídia, oposição e até a base governista faz  contra a Presidenta Dilma, mais motivos tenho para admirá-la. Etá Mulher forte. Este país não tem noção da força dessa Mulher, preferem admirar: anamaria bre,digo braga, angélica, mulheres: melão,melancia,morango, miriam leito,digo leitão, renata lupre,sei lá, cristiana Lobo, sherazade, maria lidia, etc. etc. etc. Sinceramente, não dá para comparar, hoje em dia, nenhuma mulher com Dilma, por tudo que passou e continua PASSANDO pela vida, apesar de sua idade. Acredito que isso sim é UMA GRANDE MULHER e que incondicionalmente ama o seu país.

    1. Concordo…. Dilma é

      Concordo…. Dilma é resistencia digna contra os machistas, os golpistas e uma elite reaça entreguista que se abriga no ninho acolhedor desta oposição anti Brasil que é o psdb.

  61. PL 131 é a entrega do Pré -Sal.

    Prezado Nassif!

    Diante da iminente votação da PL 131/2015 da lavra do entreguista Serra. Estamos enviando os e-mails dos senadores caso seus leitores queiram se manifestar diretamente dizendo NÃO a essa traição.  [email protected]@senador.leg.br,[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],[email protected],

  62. O Estado nao larga a Casa Grande!

    A presidente institucional Dilma, A presidente Dilma pessoal.

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    O povo esta ai! (Milton Santos)

    Político-institucional

    A presidente institucional que dirige as políticas do estado politico-institucional que envolve a opção ministerial e seu número, o alcance, o abalançamento entre a politica do executivo com os clientes, a defesa dos conjuntos de uma politica publica trabalhando, administrando conjuntamente e referenciando nas autonomias dos governos dos estados brasileiros.  Entendendo a instituição como uma construção integrada a um sistema mais amplo, no nosso caso específico, é o estado e sua politica, uma instituição no estado, trabalhando a politica na extensão completa do social, seu beneficio social, sua minoria, suas diferenças, sua produção, sua economia, etc. ponderando as necessidades naturais e a situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade politico=institucional do cidadão.

    Nesse mundo marcado pela globalização e liberal desmedido, a confusão e a ferocidade passaram ao cotidiano. Diferentemente do tribal, onde ontem conferia medo, autoridade e respeito aos mais velhos, a tradição e as cidades não tinham um concentrado o poder com força moral suficiente para estabelecer a ordem com o uso da força grosseira policial e jurídica. Esse poder ético não existia. Criou o “Estado”, o politico-instituição. O estado, as suas leis e a força. A força em defesa do território e da tutela do poder. A repressão do poder dentro do território na tutela da vida. O estado guardião do seu poder, das suas leis e interesses. Todo o institucional e politico foram corrompidos pelo estado sem os lideres tribais, as comunidades e as tradições, embaçou e instituiu outro individuo das regras, tratados e leis. Destituíram as comunidades, as organizações e passou a governar do município ao estado.

    A Casa Grande, das famílias clássicas, dos barões, dos abastados e do poder, ignorou a senzala, nunca tiveram, contemplaram a importância social e econômica, nem nas guerras, nem na defesa do território nacional, quanto mais na abolição dos escravos ou independência. Criaram o estado como seus governos, olhando cada um por si, seus próprios interesses. O estado, a lei e a forca foram institucionalizados por esta minoria como complementária para consentir aos seus interesses, autoridade, domínio e controle, como foram dados títulos dos alferes aos barões por serviços prestados ao estado, viagens. O estado, os governos se impuseram a sociedade brasileira, de canudos a favela, contradizendo, contestando a si. Nunca a casa grande, a mídia, os governos e o estado fez uma politica institucional como projetação para as comunidades, as sociedades, a maioria e minoria. Lula e o PT inicialmente arriscaram a exercer a politica institucional do Estado sobre os outros poderes, determinando a conduta do poder institucional para servi a sociedades, social, sem o povo organizado. Sem que as leis e as forcas garantissem algum direito a sociedade.

    O Estado não é, pois, de modo algum é a presidente institucional hoje, de modo algum a presidente Dilma, pessoa, é a representante politica brasileira. O modelo de civilização brasileira, teve alguma esperança e sobrevida com Getúlio e Lula, foi sacramentando, globalizado e liberal o seu enterro com Fhc e Serra , hoje o modelo brasileiro de estado esta sendo governado e conservado, sustentado, por governadores de estados, pelo congresso, a justiça se podemos falar assim, com tantos conflitos de interesses entre os estados e a justiça federal que não há consenso e existido a forca policial da PM, PF e a forca de segurança.

    O Nó só sairá quando houver um balanceamento e reequilibrando do estado-institucional como ideia do poder da sociedade, uma revolta contra esta minoria politica, as famílias, das leis e justiça, governadores dos estados e municípios, poder dos ricos, seja também da ascensão da nova minoria politica, somente o povo organizando, lutando por seus direitos e comunidades, conflitando e determinando além das leis, das justiças e dos políticos vivente e que seja na forma violenta para mudar o modelo de estado brasileiro.

    Esta minoria dentro da casa grande criou e sustentam o estado brasileiro para eles ha 500 anos e não iram colocar para fora na senzala, seus interesses, benesses e proteção para um povo mestiço, trabalhador e taxado de vira lata.

  63. Toda sexta, a vara de

    Toda sexta, a vara de Curitiba lança um factoide para bagunçar o fim de semana, e Nassif posta um texto deste tipo no dia seguinte. 

    Não há esgotamento do tempo político, o que há é a perda da esperança de que as coisas mudarão. A presidenta hoje é uma mala sem alça que precisa ser carregada até 2018 em condições para a esquerda reeleger seu candidato. Ela simplesmente não faz qualquer esforço para ajudar na travessia, e já não existe previsão de que isso vá ocorrer.

    Dilma parece não compreender que grande parte das decisões dos agentes econômicos são baseadas em percepção, e que estas percepções influenciam o humor e as forças políticas contrárias e favoráveis. Para ela, tudo pode ser resolvido em uma reunião, em nível de gerência. Sua compreensão de republicanismo e liturgia do cargo parece ter sido formada na escandinávia. Passará para a história como um tempo perdido, daqueles que atingem o Brasil de tempos em tempos.

    Se surgir uma saída que permita a esquerda manter suas chances de eleição em 2018 sem Dilma, ela será jogada sobre o atlântico de imediato.

    Se decidisse fazer política, o que aconteceria depois de o sertão virar mar, veríamos as percepções mudarem rapidamente. A crise que afeta o Brasil tem raízes externas, principalmente. O mau humor que cobriu o país é consequência da ação política da mídia. Ela quer conseguir recursos que adiem sua falência. O governo poderia dar os recursos, ou poderia empurrar a mídia para a cova precocemente. Não faz uma coisa nem outra. A percepção vai piorar, pois o movimento natural da mídia é intensificar os ataques, principalmente se tiverem a percepção de que  governo pode cair. Então, preparem sua dose de rivotril, porque a pilota já tomou a sua e permanecerá letárgica até entregar o cargo, de que maneira for.

  64. O ser humano é um horror.

    O ser humano é um horror. Essa RAINHA da Cocada tinha representatividade zero, quando Lula nos apresentou como candidata.

    Lula, de cima sua liderança no nosso país, liderança popular que se construiu organizando  sindicatos, partido político e participando de inúmeras eleições com derrotas e vitórias, caindo e levantado, em meio ao tiroteio Jurídico/Midiático q abateu grandes lideranças de seu governo, nos apresentou essa pérola, ele que tinha errado tão pouco.

    Eis que essa gerentona ou sargentona, acreditou e acredita que poderia fazer um Governo melhor que essa liderança que a escolheu. Acha que pode fazer Ministro qualquer imbecil que bate continência para ela. Deixou na Presidência Petrobras, até praticamente destruírem a Empresa, uma despreparada que se vangloriava de não usar computador, só para não admitir para ela mesma que errou.

    Estamos com uma deslumbrada, que se acredita Deus na Presidência. Nós realmente precisamos de ajuda divina, que faça essa lunática cair mundo real. Se impôs na marra para reeleição e nos impõe um Ministério da Justiça acéfalo por 05 anos.

  65. ótima análise André Esteves

    Estes Pinducas ideológicamentes cegos, defensores da situação, devem ter recebido as almas da Ilha Fiscal.

  66. Nassif;
    O tempo da Dilma se

    Nassif;

    O tempo da Dilma se encerrará em 31/12/2017 e nem uma hora a menos.

    Me assusta este teu vaticinio; você anda muito pessimista.

    A situação econômica não está boa concordo mas não está caótica: Como estão a  inflação, índice de desemprego, saldo da balança comercial, cotação do real.

    O restante dos paises do mundo estão voando em céu de brigadeiro?

    Em relação as iniciativas não foi lançado o PIL, o plano de incentivo a exportação (que não me lembro o nome), o PAC 3. etc etc.

    Algum Programa social foi abandonado ou paralisado? 

    Neste momento as forças progressistas inclusive os jornalistas,  como você sempre foi precisamos, ter esperança e lutar par reverter a situação.

    Os ratos são os primeiros a abandonar o navio.

    Força Dilma mulher guerreira!!!!

    Genaro

     

  67. tempo politico

    O que é o tempo político? “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Tempo polticio é traiçoeiro. E Dilma sabe que a politica se move de maneira lenta e portanto na verdade ela conta com o “tempo politico” . Nossa crise é politica e portanto vai encontrar uma maneira de se resolver dentro de sua esfera pois os atores sabem muito bem que existem poderosas estruturas que brecam aventuras golpistas. Agora se toda crise amplificada pela midia for considerada um sintoma de ecatombe ai esta na hora de nossa sociedade ir toda para um psiquiatra. Muito mais importante é o “tempo economico”. E dilma se mexe pra sanar o cofre publico e esta incentivando o empresariado nacional a investir nas concenssões publicas, tem a ajuda da China e incentivo a exportações. 

  68. As mudanças dependem das próximas eleições

    Temos um congresso conservador, o que torna necessário tentar lutar para defender as conquistas realizadas, já que avançar é quase impossível, pois toda mudança depende de votações no congresso.

    As últimas eleições demonstraram  que o PT tem um ampla base social de apoio, e que resite aos ataques da grande mídia.

    Na operação Lava Jato as recentes prisões foram pessoas com grande elo com membros do poder,  no congresso, no judiciário e nas forças armadas, esses elos provavelmente estão sendo acionados para o desmonte da operação Lava Jato, que deve ocorrer nos próximos meses.

    Um ajuste fiscal de cerca de 1% do PIB e juros reais(Selic) de 5% ao ano não irá provocar uma recessão, principalmente considerando o atual ajuste na taxa de câmbio, com o dóla ficando acima de R$ 3,00 neste ano, com correção em torno de 6% nos próximos anos.

    O setor agropecuário, mesmo com a queda dos preços internacionais vai manter o crescimento acima dos 3% anuais, o setor de Serviços vai ficar entre a estagnação e um crescimento de 1% ao ano, mas indústria vai voltar a crescer nos próximos trimestres, com o aumento das exportações e a substituição das importações, gerando emprego e renda.

    A partir dos dados de  junho deste anos já veremos sinais concretos do aumento das exportações de manufaturados.

    Já temos muito  mais do que um conjunto de ações mínimas de governos, como o Plano Safra, Plano Safra da Agricultura Familiar e a  nova etapa do Programa de Investimentos em Logística e Plano Nacional de Exportações.

    No mais  com o atual congresso conservador, temos que esperar as próximas eleições, quando boa parte dos membros do congresso depende de aliança com o governo federal para garantir votos para um novo mandato, o que vai facilitar as negociações para mais mudanças neste país, principalmente se Lula for candidato do PT em 2018.

     

    1. Nao concordo, em parte, com o Nassif

      onde eu nao concordo:
      Ninguem tenta destruir algo que está em ruínas (setor de petroleo do BR todo está mal), no máximo se tenta ajudar a desmontar para finalmente construir de novo.Eu abriria o setor de petróleo a concorrencia e com isso viriam mais empregos.

       Nao vejo que as universidades brasileiras, etc, todo este conhecimento que voce relata, que exista realmente.  

      Falando de fatos: Voce sabe o nivel de pesquisa que eh feito em unis brasileiras? Eh de nivel muito baixo, por falta de investimentos logico, gente boa temos de sobra.

      Mas de qualquer forma eu admiro o Nassif e posso ter entendido de maneira diferente o comentario dele.

       

       

      1. Caro Eduardo

        a pesquisa científica que um país produz é mais do que a soma das competencias de seus pesquisadores. Vai além de se ter recursos: depend da visão estratégica que os pesquisadores e orgãos  de fomento têm do país, a disposição do governo em se investir, a capacidade de articulação pesquisa-inovação, etc…. O fundamental temos: bons pesquisadores (nossas universidades oferecem boa formação) e uma política de fomento que com seus altos e baixos tem sido continuada na última década. Assim, antes de criticar o nível da pesquisa que é feito, por favor… se informe sobre isso melhor. Há problemas? MUITOS! Em algumas áreas o nível é ruim? É!!! Mas please…. boca (no caso dedos) é orgão fonador, não escretor. Não fale merda! Um abraço, Adriano

  69. Esse governo colhe o que plantou, assim como o seu partido!

    A criatura feita por Lula é impressionantemente mais incompetente que o seu criador(o que é bem difícil).

    Mais os dois governos petistas (Lula e Dilma) tem culpa, e entrarão para os anais da historia como os governos mais corruptos dessa nação.

    Os governos que pegaram um periodo favoravel internacionalmente com a demanda de commodities e não souberam investir para melhorar a infra-estrutura e a cadeia produtiva.

    Esses são os governos “progressistas “que desindustrializaram o país, afinal não é natural a um marxista o ato de empreender ou valorizar quem empreende.

    O governo Dilma herda os maleficios do seu antecessor e consegue fazer ainda pior, é o governo da crise econômica criada internamente por incopetência e roubalheira.

    O governo Dilma é o dos impostos massacrantes e da inflação galopante.

    O governo “humanista” que protege bandidos e vagabundos e não os cidadãos trabalhadores de bem.

    O  governo que quer dar opção as crianças de mudarem de sexo sem consultar a familia.

    O governo da baderna e do caos, que zomba dos cristãos e financia com dinheiro público “parada gay”, onde pederastas enfiam objetos sacros no ânus a luz do dia, em plena avenida.

    Enfim, um governo indefensável mas que vocês teimam em defender.

     

    1. Ou você está sendo hirônico,

      Ou você está sendo hirônico, ou não sabe o que diz. Sim, porque lendo tuas afirmações (feitas, aliás, com tanto conhecimento e autoridade, que fiquei em êxtase) parece que os governos ultra-reacionários que governaram antes do PT transformaram o Brasil no Jardim do Édem, que foi desvirtuado pelo demônio judaíco-bolchevique de nove dedos.

  70. O tempo da mulher sapiens

    O tempo da mulher sapiens está se esgotando….

    Música de fundo do momento atual:  aquele hit baiano “Lepo Lepo Lepo Lepo ….” do cantor Pixuleco

  71. Crise é muito mais profunda

    Não é só politica, é de valores (o câncer mostrado pela operação que começou num posto lava jato), de lideranças, de novo vetor de crescimento que não foi encontrado, de intelectualidade que não sabe o que por no lugar de seus fantasmas de outrora, destruidos pela realidade.

  72. Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016

    —-Em 2002, foram investidos R$ 2,3 bilhões. No Plano Safra 2009-2010, o valor subiu para R$ 12, 6 bilhões. E agora, o governo dobrou esse valor, atingindo a marca de R$ 28,9 bilhões.—-

    Blog do Planalto—Segunda-feira, 22 de junho de 2015 às 16:00

    Dilma destina R$ 28,9 bi para agricultura familiar, maior volume de crédito da história

    O Novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016 é o maior já lançado pelo governo federal, com um valor recorde R$ 28,9 bilhões, ou seja, 20% a mais que na safra anterior. Esse valor, disse a presidenta Dilma Rousseff ao lançar o programa nesta segunda-feira (22), revela o compromisso do governo com o setor, que é uma das prioridades para a economia brasileira. Foi esse compromisso que tirou o Brasil do mapa da fome no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), lembrou.

    Nesta segunda-feira, a presidenta Dilma ressaltou que a agricultura familiar é uma das prioridades para a economia brasileira. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

    Nesta segunda-feira, a presidenta Dilma enfatizou que  a agricultura familiar é uma das prioridades para a economia brasileira. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

    Do total anunciado pela presidenta, R$ 26 bilhões serão destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que completa 20 anos de criação. “O esteio da nossa política é reconhecer que temos que fazer um imenso esforço para criar, dentro da nossa agricultura, um fator de fortalecimento da agricultura familiar. O Pronaf chega ao seu vigésimo ano mais justo”, declarou.

    Além do valor recorde de financiamento, a presidenta Dilma anunciou ainda que, mesmo em ano de ajuste da economia, as taxas de juros reais para a tomada de crédito continuarão sendo negativas, isto é, abaixo da inflação, variando de 0,5% a 5,5% ao ano, sendo que as taxas mais baixas serão pagas pelos agricultores e agricultoras de baixa renda. Outros R$ 2,9 bilhões anunciados hoje serão destinados a outras fontes de crédito e terão taxas de 7,75% para custeio e de 7,5% para investimento.

    Dados comprovam apoio ao setor
    Falando sobre a prioridade de seu governo ao setor da agricultura familiar, Dilma Rousseff apontou os gráficos que mostram a evolução dos recursos para os planos, ao longo das últimas duas décadas. Em 2002, foram investidos R$ 2,3 bilhões. No Plano Safra 2009-2010, o valor subiu para R$ 12, 6 bilhões. E agora, o governo dobrou esse valor, atingindo a marca de R$ 28,9 bilhões.

    “E isso mostra efetivamente que esses recursos vêm crescendo. Em todos os anos do meu primeiro mandato, no mandato do presidente Lula, ampliamos a oferta de crédito do Pronaf. Porque isso era essencial para que a agricultura familiar do nosso País se fortalecesse e tivesse asseguradas todas as condições para que possa contribuir para alimentar a nossa população. Para colocar a comida na mesa da nossa população”, afirmou.

    Semiárido
    Dilma Rousseff também reafirmou o apoio diferenciado que o governo dará aos produtores dessa região, que enfrenta uma das piores secas da história. Ela anunciou a manutenção de taxas menores para os produtores do semiárido, que variarão de 0,5% a 4,5% ao ano.

    “É algo que nós começamos a fazer no meu primeiro mandato, com taxas de juros que, de fato, reconhecem as dificuldades dos agricultores do semiárido de conviver com a seca no Brasil”, disse ela.

    Essas taxas representam um esforço para facilitar assa convivência com condições adversas e também o reconhecimento da diversidade existente entre os agricultores do País quanto à renda. “Portanto, os patamares de juros são diferenciados e também o valor do financiamento, garantindo que o subsídio para os pequenos e mais pobres seja maior. “Isso não significa nenhum processo de privilégio, é o reconhecimento que a gente tem de tratar os desiguais de forma desigual, ou de forma diferente, melhor dizendo”, pontuou a presidenta.

    Apoio à comercialização
    Para impulsionar a produção das cooperativas e associações de produtores da agricultura familiar, a presidenta Dilma Rousseff determinou, também nesta segunda-feira, que pelo menos 30% da aquisição de alimentos pelos órgãos da administração pública federal sejam feitos de produtos oriundos da agricultura familiar e de suas organizações, ampliando as possibilidades de mercado para o setor. “Temos crédito e temos compras. E [isso] é muito importante para a venda dos produtos da agricultura familiar”.

    Dilma destacou ainda que tanto o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) quanto o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae) estão dentro dessa nova política de compras, que visa garantir que a agricultura familiar possa vender pelo menos para 30% da demanda de todas as áreas da Defesa: Exército, Marinha Aeronáutica; e penitenciárias. “Enfim, de todas as áreas que o governo fornece alimentação ou que demanda alimentação”. Ela lembrou que os dois programas, o Pnae e PAA, contam com R$ 1,6 bilhão.

    Nesse sentido, adicionou o ministro Patrus Ananias, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) passará a adquirir, a partir de agora, o café orgânico da agricultura familiar, a exemplo do que já estava sendo feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Utilizando esse novo marco legal de amparo à agricultura familiar, o ministro Jaques Wagner também determinou que o Ministério da Defesa adquira 2.500 toneladas de alimentos para as Forças Armadas”, relatou Patrus.

    Suasa
    A presidenta assinou, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016, o decreto que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), a nova sistemática de inspeção de produtos de origem animal e de bebidas produzidas por estabelecimentos de pequeno porte. O sistema é organizado de forma unificada, descentralizada e integrada entre a União, os estados e Distrito Federal, e os municípios, por meio de adesão voluntária.

    É mais um importante marco para a consolidação e o fortalecimento da agroindústria familiar, pois simplifica procedimentos e adapta regras, inclusive de infraestrutura e transporte. Desta forma, amplia as possibilidades de comercialização dos produtos, garantido a segurança, tanto para os produtores quanto para os consumidores.

    Em seu discurso, Dilma assegurou que o sistema será implantado em todo o País, “porque todas as condições estão dadas para que ele seja realizado” e que possa garantir que um agricultor do Sul exporte para o Norte; do Centro-Oeste para o Sudeste. “Enfim, que todas as cinco regiões do nosso País, do Nordeste, do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte tenham acesso ao mercado de 200 milhões de brasileiros”.

    Disse ter certeza disso pelo empenho da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, e do ministro Patrus Ananias. Sobre o Suasa, Patrus agregou que o sistema anterior era injusto, porque os agricultores familiares tinham de seguir o padrão da agroindústria. “Agora, não mais. Todos poderão produzir com qualidade e respeito às existências sanitárias, sem medo, pois a legislação está adaptada à realidade da agricultura familiar, vai ampará-los e protegê-los”, disse ele.

    Seguro Garantia Safra
    A presidenta falou ainda sobre o Seguro da Agricultura Familiar, que completa dez anos, informando sobre importantes alterações nessa área, com a criação do Novo Seguro da Agricultura Familiar. Agora, será possível cobrir o valor financiado para a produção em até 80% da receita esperada. Anteriormente, essa receita tinha o limite de cobertura de R$ 7 mil por produtor e agora passará a R$ 20 mil, praticamente triplicando o limite de indenização por família, o que dá mais segurança a quem trabalha e produz.

    “Quando a gente fala em segurança, fala do seguro. E a implementação do Novo Seguro da Agricultura Familiar, que é o Seguro Garantia Safra, que terá recursos agora para atender 1,35 milhão de produtores no semiárido. Sabemos que os agricultores precisam ter esse seguro para se proteger contra as variações da safra ou contra qualquer outra tragédia até climática”, afirmou.

    Qualidade de vida
    Todas essas medidas, disse a presidenta, visam garantir a qualidade de vida para quem vive da agricultura, homens, mulheres e jovens. “Daí porque três eixos formam as políticas que garantem a sustentabilidade da agricultura e a mudança do seu patamar”.

    Em primeiro lugar, o financiamento do Pronaf e as contas públicas. Em segundo, o incentivo à agroindústria, com assistência técnica, crédito e a agroecologia, “que é um verdadeiro nicho de mercado”. E, por fim, com estímulo à expansão do cooperativismo, organizando a produção, ajudando cooperativamente ao desenvolvimento da produção da agricultura familiar.

    “Esses três eixos formam a sustentação da nossa política de transformar a agricultura familiar numa agricultura moderna e desenvolvida. Na qual a população que vive de garantir para nós a alimentação, possa ter um padrão de vida adequado a todas aspirações de seus integrantes”, disse.

    Anater
    A presidenta Dilma também citou, entre essas conquistas, a indicação da diretoria da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), por meio de um processo integrado também com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDA).

    “E eu vou hoje indicar, para a presidência da Anater, o engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Francisco Cabral”, anunciou. “Com a indicação do nome do Paulo vamos acelerar a oferta de assistência técnica aos pequenos e aos médios e, quando for necessário, aos grandes agricultores do Brasil”.

    A Anater, explicou Dilma, é uma cooperação entre duas áreas fundamentais da agricultura do nosso País: de um lado agricultura comercial, e de outro a agricultura familiar.

    CAR
    A Anater terá uma ação também voltada para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, contribuindo para o processo de regularização ambiental de propriedades de posse rurais, com planejamento do imóvel rural e com a recuperação de áreas degradadas.

    “Nós garantimos, para essa safra, recursos para atender mais de 230 mil famílias, com foco na produção agroecológica e apoio a elaboração do CAR. O CAR foi uma conquista, porque mostra que é possível sim, produzir respeitando o meio ambiente. Além disso, produzir de forma eficiente”.

    Futuro
    Para a presidenta, por todos os fatores anunciados nesta segunda-feira, “é muito difícil, daqui para a frente, em qualquer momento no futuro, ter esse plano sem os desafios e o tamanho que ele conquistou na última década”.

    “Então, podem ter certeza que, [da mesma forma que] soubemos tirar o nosso País do mapa da fome da FAO, iniciamos um processo de modernização da agricultura familiar e  vamos avançar. Eu tenho plena confiança na capacidade dos agricultores, na capacidade de produção, na inventividade, na criatividade e no trabalho. E o governo dará seu suporte e apoio. Estendendo sua mão, faz com que nós, juntos, sejamos capazes de, neste plano safra, darmos vários passos à frente”.

    Confira a íntegra

    Ouça a íntegra do discurso (29min41s) da presidenta.

    URL:
    http://blog.planalto.gov.br/governo-destina-r-289-bi-para-agricultura-familiar-20-a-mais-que-em-2014/

  73. O congresso e o executivo,

    O congresso e o executivo, que poderiam fazer alguma coisa para acabar com a crise, não têm juntos 0,50% da força necessária para tentar derrubar 0,25% da Selic.

  74. Nada irá acontecer, o governo
    Nada irá acontecer, o governo continuárá com Cardozo a frente do MJ e a mídia golpistas desesperada e os tucanos cínicos corruptos mentirosos e hipócritas continuaram tangendo os dentes, terão que aceitar até as próxima s eleições de 2018, o resto é o que vemos aí. Ver a Globonews cortar Mercadante na hora que ele perguntou para os jornalistas o que a.China veio fazer aqui, e nenhum soube responder, ele falou dos investimentos e tudo que vem sendo feito e que a mídia podre não mostra para a opinião pública. Será assim mesmo, no congresso até Cunha sair.

  75. “A Vida Quer É Coragem”

    Portanto presidente Dilma, vamos atende-la num só tranco, trocando Mercadante por Jaques Wagner, Cardozo por Tarso Genro, Berzoine por Flanklin Martins, acumulando a Secom com Fernando Brito, sai Levy e sua política econômica  e chegam Paulo Nogueira Batista Jr e Amir Khair, para redirecionar o governo de forma a atender os votos dos que lhe deram a vitória em 2014. Enfim, sair da mesmice e ousar, deixando-os golpistas atônitos de tal forma que, ao recuperarem o folego, la nave va, retomando a rota rumo ao coração do Brasil desigual, à extinção da Casa Grande para sempre. Governar é preciso, viver não é preciso, daí a vida pedir coragem e ser agora a hora de quem sabe fazê-la.   

  76. Que mentira que lorota boa!

    Dei u’a carrera num cabra qui mexeu c’a Maroquinha
    Cumeçou na Mata Grande e acabou na Lagoinha!
    Curri mais de sete légua, carregado cumo eu vinha
    Pois trazia na cabeça um balaio cheio de galinha

    Oh, oh, oh! (2x)
    Qui mintira qui lorota boa (2x)

    Certa noite muito escura atirei de brincadeira
    Espaiei dezesseis chumbo cum a minha atiradeira
    No momento ia passando quinze patos no terreiro
    Qui cairam fulminado, oi qui tiro mais certeiro

    Oh, oh, oh! (2x)
    Qui mintira qui lorota boa (2x)

    Uma coisa aqui no Rio qui me chamou atenção
    Foi ver a facilidade qui se toma condução
    Todo mundo confortave, seja em trem ou gostosão
    E os tais de trocadores, qui amáveis que eles são

    Oh, oh, oh! (2x)
    Qui mintira qui lorota boa (2x)

    Vou contar agora um caso qui astur dia assucedeu
    Minha sogra tá de prova que tal fato aconteceu
    Uma cobra venenosa viu a véia e mordeu
    Mais inveis da minha sogra foi a cobra que morreu

    Oh, oh, oh! (2x)
    Qui mintira qui lorota boa (2x)

    O meu primo Zé Potoca mente tanto qui faiz dó
    Me contou qui pegou água, inrolô e deu um nó
    Qui mintira mais danada, qui conversa mais à toa
    Dá nó n’água né pussive, é lorota e das boa

    Oh, oh, oh! (2x)

  77. Não temos opção

    Nassif.Você tem uma pequena, mas ruidosa audiência raivosa e piguenta, que mostra os dentes todas as vezes que você critica o governo. Ai a galera delira com a velha estupidez de sempre tipo “governo mais corrupto da história”, “governo mais incompetente da história” e por ai vai … A critica  esta sendo mal compreendida, como sempre. É preocupante que você tenha perdido todo otimismo que sempre carregou. Cá com meus botões, não temos opção por que a oposição se aliou com a escoria da direita. Então é isso que tá ai, ou o fundamentalismo oportunista de Eduardo Cunha e a truculencia dos “revoltados on line”. Desse modo, qualquer um que tenha juizo deve e vai apoiar esse governo, que a midia tanto tenta afogar. Dilma ainda respira e vai continuar assim por muito tempo. Que tal discutir a proposta do PSDB de entregar o pre sal às petroliferas estrangeiras? Seria bom ver o que a galera piguenta tem a dizer sobre essa pérola do entreguismo.

    1. Não entendeu

      Os posts do Nassif, não são contra a esquerda, mas contra a incompetência, na geração de empregos.

      A história não é uma luta de classes como disse Marx, mas uma luta entre competentes e incompetentes.  É uma luta de bons jogadores, contra mau jogadores. Um jogo de xadrez apenas. Cada vez que Dilma joga mal, ela trai o povo que a elegeu. Ela se torna uma aliada da direita.

      Pode comparar, Nassif não criticava Lula, pois era um excelente presidente. Dilma não. Não é, nunca foi e pelo visto nunca vai ser.

      No momento quem mais paga pelas decisões erroneas de Dilma, são os milhões de desempregados, é o povo. Defender governos que geram empregos, é mais importante do que defender governos que se dizem de “esquerda”. Se Dilma continuar assim, vai terminar seu mandato com mais desemprego do que FHC. Quando se tem um “governo” que não se importa com o povo, esquerda e direita são só rotulos.

      O que a gente quer de verdade é um Lula de volta ao poder, mas se fecharmos os olhos para os desmandos de Dilma, aumento de Selic, ministro da Justiça fraco, aumento do desemprego, a candidatura de Lula será inviabilizada em 2018. Acho que não é isto que queremos.

       

      1. A acusação de incompetente pelo menos permite avaliar quem a faz

         

        Zé Guimarães (domingo, 28/06/2015 às 09:35),

        Quem é que define quem é competente ou quem é incompetente? É o povo ou é um Zé Ninguém qualquer?

        O Luis Nassif tem a mania de dizer que um político é competente, preparado ou o contrário. Provavelmente ele tem uma maquininha que dá esta informação para ele a hora que ele quiser. É uma pena que ele não repasse para os demais comentaristas do blog esse aparelho genial.

        Alguns desconfiados de que a máquina não existe já não levam a sério o que Luis Nassif disse, pois sabe que tudo depende do que dá na cachola de Luis Nassif. E há os que nem mesmo desconfiam da inexistência da maquininha pois imaginam que se trata de acusação que para ser feita para seguir a voz do eco e na falta do que dizer reverberam a acusação de competência ou incompetência a quem bem lhes apraz.

        Deste modo quando se vê uma acusação de incompetência ou um elogio de competência pode-se estar certo que ali se manifestou quem não tinha nada a dizer.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 28/06/2015

  78. O tempo da presidenta Dilma, ou melhor, do PT esta começando

    Na falta de um partido político que preencha os interesses nacionais, do país e do povo brasileiro, sobra para o Partido dos Trabalhadores, por bem ou por mal, essa função.

    Na rápida progressão dos meios de comunicação que se deslumbra pra frente a massiva participação popular através das mídias digitais, e da destruição dos poderes midiátiacos de uma direita mal acostumada a mandar nas informações do país, o que vemos, ao final, será a progressão dos Partidos dos Trabalhadores, como Dilma ou sem Dilma (provalmente com Dilma) em comandar o país.

    Falta partido políticos honestos, mais o Partido dos Trabalhadores, até onde saiba, ainda não manipular informações e tentar enganar o povo brasileiro, é o que é. Ainda jovem no poder. Quem esta velho e vai cair ainda mais com a popularização das informações é a direita.

    Sem projeto para o país, sem preencher os anseios do povo brasileiro por uma vida melhor, apenas semeando o caos, a corrupção e a manipulação, cabe no futuro, o pagamento dessa conta. Que não é do PT. Pior que o PT esta pagando na cadeia, ou nos tribunais do país por antecipação. O único partido que mesmo no poder é perseguido. Isso é muito bom para o país.

    Falta no futuro, a direita pagar pelo seus crimes, já o Partido dos Trabalhadores, já esta pagando, pelos cometidos e pelos não cometidos.

    Quando a verdade vier a tona, o PT vai sair ganhando. Espero também que o partido tenha melhorado.

    Há espaço para mais partidos, que possa suplementar o PT. Mas não para o retrocesso.

  79. Cegos por opção!

    Na autocegueira imposta não adianta mostrar que os tons são cinzas e pretos…

    Pior é quando realmente precisar de amigos como esses…

    Se é que não usaram sempre!

     

  80. O tempo da Dilma

            O brasil vivi dias sombrios em sua politíca, as forças reacionárias motram , sem pudor, suas garras. Infelizmente, o PT, e o  governo estão acuados. Até o próprio Lula está sofrendo com o cerco da direita.  Não fosse a direita formado por partidos e politícos, em sua grande maioria,  sem compromissos politicos e sociais com as classes mais baixas o governo já teria caido. Ora, o que  está faltando para a direita derrubar a Dilma? popularidade ela tem , maioria parlamenter também, a economia está fraca. O que as oposições  não tem são politicos fortes e projeto de governo que lhes deem sustentação para estapa seguinte ao golpe. Não adianta derrubar o governo e não dá uma direção diferente e correta  ao país.

  81. Medíocre é a Oposição via PSDB e Eduardo Cunha.

    Medíocre é a Oposição via PSDB e Eduardo Cunha que não fazem nada pelo Brasil. Nada pelo interesse coletivo do povo deste País e que utilizam o Poder para benefícios particulares e de seus patrocinadores que sabemos bem quem são!

    Mais do que tudo é preciso entender que o Governo Federal fez uma opção clara pela estratégia de não confronto com a velha mídia e a oposição golpista. Acreditou o Governo, e, certamente, ainda acredita, que o circo todo da Oposição de Direita via PSDB e Eduardo Cunha é um picadeiro sem nenhuma qualidade, uma hora vai se tornar um espetáculo decadente e sem plateia. Uma hora dessas a republiqueta cunhista, aecista e morista vai perder a plateia de tão sem noção que é.

    Um exemplo típico é o caso do Habeas Corpus dando cartaz para o Ronaldo Caiado. Cartaz para Ronaldo Caiado, um xenofóbico desses? Um indivíduo reacionário que tem a capacidade de utilizar uma camisa com quatro dedos numa manifestação golpista, debochando da deficiência física de uma pessoa?

    Que valor tem uma Imprensa aliada dessa Oposição que dá voz para um indivíduo desse naipe? Que valor tem uma Oposição que dá voz ao Ronaldo Caiado?

    Nós vivemos o tempo em que não se tem muito que fazer. Sabemos que o Governo Federal não teve o cuidado no passado, na época da alta popularidade de LULA, de criar mecanismos de comunicação eficazes, uma Lei de Mídia, e hoje só o lado de lá é que está falando, na verdade, esbravejando, mentindo e babando ódio.

    O PT é a Esquerda (Gení da vez), porque tem ganhado eleições seguidas. Fosse outro partido de Esquerda no Poder o script dessa História de hoje seria o mesmo. A mídia oligopólica aliada desta oposição agiria da mesma forma. Uma tapioca valeria mais noticiário que todo o escândalo do Banestado, do Metrô e CPTM, das privatizações a preço de banana, etc.

    Como é possível falar de irregularidades nas doações de campanha para Dilma se as contas já foram aprovadas e até passaram pelas mãos do mais oposicionista dos Ministros do STF, o Gilmar Mendes? Pera lá, isto se chama falta de vergonha na cara, umas boas palmadas na bunda resolvem! Faltou é Educação no berço, aqui em casa ninguém age assim, não! Medíocre é quem faz e Político que olha para isto e faz cara de paisagem, Político que sai por ai fazendo cara de indignado e pedindo punição desavergonhadamente.

    Porém, toda a desordem tem um limite. Uma hora a corda rompe e caem todos no chão. Malabaristas sem prática não duram mais do que um espetáculo.

    O Governo Federal utiliza de uma estratégia que pode ser suicida ou ser a tábua de salvação: deixar os malabaristas de circo de quinta categoria se estrupidarem no chão.

    E o resultado esperado, que é vencer eleições seguidas tem acontecido. Queiramos ou não o PT venceu quatro vezes seguidas. Não foi a Oposição via PSDB e sua mídia aliada. Estes tiveram a oportunidade de mudar o Brasil e apenas fizeram o País privatizar sua Energia, seus recursos naturais, seus bancos públicos, suas telecomunicações, etc. e, ir de pires na mão e sem sapatos ajoelhar-se diante dos capitalistas graúdos.

    Nós sabemos que a Oposição de Direita via PSDB e Eduardo Cunha está passando de qualquer limite de responsabilidade, a crise não é dentro do Governo Federal, a crise é moral e está fora do Governo Dilma: é a Ética fajuta dessa Oposição que não quer outra coisa, senão tomar o Poder na marra sem ganhar Eleição, mesmo que para seu intento destruam o Brasil, e que em 2018 vai perder novamente, pois como disse outro dia o PHA só tem dois candidatos fracos para competirem com o LULA: Aécio e Alckmin e por isto eles precisam destruir o Governo Federal, o Brasil e a imagem do LULA juntos para ver se conseguem, sonham assim, uma chance no segundo turno de 2018 contra LULA.

    A crise não é do Governo Federal, a crise é dessa Oposição e da velha mídia aliada e seus desesperos de estarem próximos de afundarem de vez. Velha mídia que não se sustenta mais por causa da migração da audiência da TV, Rádio, Revista e Jornal para a Internet e Oposição que está a ver os estados que governam indo para a bancarrota. Velha mídia que tenta sobrevida com um Governo Federal controlado pelo PSDB.

    É interessante observar: o Alckmin não sai feito um doido atacando a Presidenta Dilma, porque senão ele morre antes do final do mandato com a crise hídrica. Se não fosse o Republicanismo da Presidenta ele ia se lascar por completo e o povo paulista ia junto se afundar no Tietê. Governadores do PSDB ainda precisam do Governo Federal. Quem só tem mandato parlamentar é que está totalmente sem modos.

    Não há um só respiro para com o Governo Dilma e a figura da Presidenta. Ela é heroica, isto sim, em aguentar altiva o machismo e o desrespeito com seu mandato legítimo, vamos falar a verdade. Eu votei nela e não me arrependo, meu adversário está do outro lado, na margem direita do rio. É ele e sua mídia aliada que não deixam o Governo Federal deslanchar e trabalhar em prol do Brasil.

    Quanto ao circo da Oposição de Direita via PSDB e Eduardo Cunha quem vai dar um basta nisto tudo é o eleitorado, e este eleitorado se chama: POVO BRASILEIRO.

    Hoje em dia não adianta nem argumentar com esses malucos, eles não tem mais sequer a capacidade de serem considerados sujeitos de respeito, penso eu, a Ética anda a léguas de distância de Aécio, FHC, Caiado, Eduardo Cunha, Aloísio, Serra, Sampaio, etc. Eles não têm mais nada a oferecer de humanista, de bondade, de respeito, de dignidade e de honestidade, vamos ser sinceros. E não tem coragem de dialogar com ninguém, sobrevivem do oligopólio midiático e não mais do que isso, se forem num debate público fora de sua mídia aliada a máscara cai na primeira intervenção. Só enxergam cifrões na frente dos seus olhos. 

    Temos que dizer quem não deixa o Brasil andar! Não há como colocar no centro da confusão um Governo que melhorou consideravelmente os índices sociais e econômicos do País nos últimos 12 anos e que por este motivo os oposicionistas se desesperam, porque sabem que não tem mais chances de ganharem no voto honesto, enquanto o PT existir.

    Vamos deixar a hipocrisia de lado e dizer a grande verdade: quem acabou não é o Governo Dilma é a Oposição via PSDB e Eduardo Cunha. Destruir o Brasil quem quer é a Oposição, e 24 horas por dia.

    Faz 12 anos e meio que eles não fazem um Programa de Governo sequer para concorrer com o do PT numa Eleição. A única que tentou foi Marina Silva, mas a gente fazia uma pequena pesquisa na internet na época da Eleição de 2014, e via que partes do Programa de Governo dela era feito de plágio, isto mesmo plágio! E que ele mudava ao sabor dos ventos! Todos nos lembramos disto, certo?

    Cadê uma ideia nova para ser apresentada para os brasileiros e que seja benéfica para o País? Não há!

    Só há duas obsessões: detonar com o Pré-Sal e a acabar com a CLT. E fazer uma Reforma Política que os beneficie, mantendo o financiamento privado das eleições, financiamento que tem provocado situações deprimentes, como a do projeto de desoneração que se denuncia ter sido feito/redigido pela iniciativa privada, por setores da economia interessados nelas. Absurdo dos absurdos. 

    Se eles retornarem ao Poder irão provocar uma revolta social dos de baixo nunca vista neste País, em futuro próximo, esta sim, uma revolta significativa e incontrolável, pois, o comprometimento com o povo brasileiro, nossa soberania e a distribuição de renda tem passado distante deles nos seus projetos de Brasil, que na verdade podemos muito bem definir em uma palavra: entreguismo!

    Ou vocês acreditam que o povão vai ficar inerte quando o Bolsa Família começar a falhar, o Mais Médicos for deixado de lado, o Fies ficar inviável, os subsídios do Minha casa, Minha Vida desaparecerem, o Pronatec deixar de existir, quando a Agricultura familiar for descartada, quando falhar o transporte coletivo para levar as crianças e adolescentes do meio rural para a escola, quando começar a faltar a alimentação diária nas escolas, etc. ?

    Não tem mais diálogo possível com a Oposição de Direita via PSDB e Eduardo Cunha e sua mídia aliada.

    Quem pode fazer alguma coisa para mudar este quadro de desordem fabricado lá nas oposições de Direita via PSDB, Eduardo Cunha e sua mídia aliada, pelas derrotas em 2014, 2010, 2006 e 2002 somos nós, sociedade organizada!

    Cabe a nós resolver a situação. Juntar os sindicatos até os patronais, as entidades classistas, a OAB, a CNBB, o MST, os partidos ideológicos, a UNE, etc. Temos que juntos dar um basta nesta situação de golpismo e reestabelecer uma situação de paz neste País.

    O Governo Federal não tem como dialogar com doentes e com golpistas. Tudo o que ele fala ou faz não é aceito e gera, mesmo quando é medida boa, um caminhão de dúvidas e críticas descomunais.

    Agora com o eleitor da sociedade organizada tudo muda de figura.

    Nós, enquanto sociedade organizada, podemos pressionar para que se reestabeleça a ordem e que se possa haver uma trégua definitiva desse estado beligerante provocado pela velha mídia e Oposição via PSDB e Eduardo Cunha.

    Temos que denunciar é o golpismo da turma de lá, não é culpa do Governo Federal o que se sujeita fazer o PSDB, creio eu.

    Precisamos retornar em breve o período de crescimento econômico com a continuada ascensão social e educacional rumo ao nosso objetivo de nos tornarmos uma sociedade desenvolvida e com justiça social. Ponto pacífico aqui.

    Quem não quer que assim aconteça não é o Governo Dilma nem a Presidenta e nem o PT! Independentemente de se realizar a Política ideal.

    É o PSDB liderado por Aécio que não quer nada com o Brasil e os brasileiros, quer apenas a chave do cofre principal, é a obsessão diária deles, e única, pois vivem sem nenhuma ideia para apresentar e só agem com agressividade e negativismo. Parecem os donos da verdade absoluta sem jamais buscar um mínimo que seja de responsabilidade e equilíbrio dos atos.

    Quem está criando este clima beligerante no Brasil não é a Esquerda no Poder! É a Direita via PSDB e Eduardo Cunha e sua mídia aliada.

    Diálogo do Governo Dilma só existe um possível: com a sociedade organizada. Temos que se tornar porta-vozes do Brasil do futuro, para além da Oposição golpista e sua mídia aliada.

    Eu acredito no Brasil e no Governo Dilma. Vamos ultrapassar esta etapa e vencer em 2018, novamente! 2018 está longe, há muita história para ser contada até lá.

    Se não queremos golpismo! Estejamos unidos enquanto sociedade organizada para defender a legitimidade do Governo eleito e em defesa do Brasil e sua soberania.

    O Brasil é grande demais para aceitar qualquer golpismo contra a Democracia! Vamos à luta!

  82. enfrentamento

    o governo precisa enfrentar seus adversários. 

    somente assim sairá da crise política.

    como sai de graça atacar o governo, que não se defende, virou um festival, todo mundo tira sua casquinha. 

    lamentável.

    enquanto isso o país acaba

    é o quanto pior melhor em estado puro. 

    é preciso para para a luta, senão, não haverá limites.

    ninguém mais fica dizendo que o Lulinha é dono da Friboi.

    foram os processos. 

    então, ou o governo luta ou é melhor mesmo que acabe. 

     

  83. “Se a presidente não
    “Se a presidente não antecipar ações concretas de aproximação com os diversos segmentos sociais, econômicos, acadêmicos para começar a desenhar um plano de governo minimamente factível, não vai chegar até lá.”

    Nassif , quer dizer que votamos em quem não tinha qualquer plano?
    Nas eleições , qual era o Plano?

  84. Cláudio Lembo é entrevistado no Espaço Público

    Meus respeitos a este sim, um grande representante da Direita pensante do País.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=AOyI6gnfGNU%5D

    Publicado em 17 de jun de 2015.
    O ex-governador de São Paulo e jurista comentou o momento político e econômico do Brasil e criticou alguns pontos da reforma política, como o financiamento de campanhas por empresas privadas e a reeleição.
    Cláudio Lembo comentou também a crise hídrica de São Paulo e a atuação do poder judiciário no julgamento dos envolvidos na Operação Lava-Jato.

    1. O grande representante da

      O grande representante da “direita pensante do país”, hahaha”; disse o obvio, e se aposentou com ideias da esquerda.

  85. Por falar em tempo político.

    O Cenário da crise política não pode ser compreendido se não levar em consideração que Dilma ou qualquer outro candidato que fosse eleito para 2015, constituiria, ao mesmo tempo, uma culminação do método financeiro de gestão para o capitalismo predatório. 

    Ao lado do Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Portugal, Grecia, Russia e a Africa inteira, qual país não está sendo minado pelas pressões dos agentes da crise – entre a ideia e razão – senão os EUA? Pois é este último que preserva seus ideiais, estabelece o start para colocar de imediato os dólares para o princípio unificador com os bancos e responde por uma sociedade individualista que não sucumbe aos seus antagonismos. 

    A questão do poder em crise, portanto, não é por causa da política e suas instituições fixas, mas da contraposição da “fenomenologia do tempo para a macroeconomia”, porque a primeira está sendo decisiva para a falta de destino histórico de toda humanidade no mundo. 

    Assim, na competição entre Estados econômicos não é possível conhecer os fundamentos que contrariam os fatos, isto é, se conhecem como são, “as coisas em si” que produzem impressões fora do alcance da razão, mas elas teriam que expor a existência material; entretanto, a macroeconomia não têm sequer um conceito para criar o dinheiro senão a partir dos fenômenos das taxas de juros dos investimentos externos.

    Se o Brasil não aspirar a universalidade da razão do tempo que estabeleça o conhecimento necessário para construir a ordem mundial do desenvolvimento (na medida de valor que se reproduz aos membros autônomos) sobre conceitos básicos dos momentos que perfaz um sistema presente das múltiplas variações (em que os indivíduos são os valores comuns à realização da ação), não se conseguirá a unidade da universalidade genuína, totalmente unificada, e regulada para reação da liberdade democrática. 

    Busquei um pouco mais para nossa maturidade que conta a Vida e Obra de Hegel – no Livro Hegel (Maturidade IX) -:”No dia 13 de outubro de 1806, Napoleão anexou Jena e o acontecimento causou profunda impressão em Hegel: “Vi o imperador – esta alma do mundo – cavalgar pela cidade, em visita de reconhecimento, suscita verdadeiramente um sentimento maravilhoso a visão de tal indivíduo, que abstraído em seu pensamento, montado a cavalo, abraça o mundo e o domina”. Essas palavras resume o clima em que se encontrava o autor, quando escreveu sua primeira obrade grande porte, “A Fenomenologia do Espírito”, em cujo prólogo declara seu rompimento com, Shelling. Sua publicação data de 1807. Nessa obra estão resumidas particularmente as meditações hegelianas sobre o problema político, que será o centro das preocupações do filósofo. Hegel se dedicará a esse tema enquanto “o infortúnio e irracionalidade da história moderna não tiverem sido dissipados, enquanto a razão não se tornar soberana do tempo, vale dizer, enquanto não tiver superado como um de seus momentos. Nesse sentido, A Fenomenologia representa a primeira elaboração de um julgamento filosófico a respeito da história.”

    Grande parte dos cometaristas sabem que possuo os nomes das distinções que formam a razão; e que só preciso de apoio político para que ela, razão, se torne soberana dos momentos do tempo, a respeito da determinação da macroeconomia, que viesse a se equilibrar como fundamento da história das nações e do sistema em si que os engendra, simultaneamente, como movimento do mundo real.

  86. Nassif toda vez que você

    Nassif toda vez que você tenta ensinar Dilma a governar o blog é invadido pelos ditos “coxinhas”. A paulistada toda passa por aqui. Socorro!!!!

    1. Nassif, o título do artigo…

      Nassif, o título do seu artigo é pesado perante o texto que vislumbra estruturas e forçaspositivas no país. Ao invés das pessoas captarem, tal como um comentarista aqui, o sentido de “o tempo urge!”, acho que estão lendo só o título, passando os olhos pelos primeiros pontos e saindo a comentar nas redes como se você já estivesse dando pelo fim do governo, estão captando como “acabou”. Como a sua análise é maior que isso, acho que o título a está restringindo.

  87. É nessas horas que sentimos a falta de lideranças políticas…

    É nessas horas que sentimos a falta de lideranças políticas como Lula e Brizola. O país necessita urgente de mais lideranças capazes de enfrentarem a ascensão dos setores reacionários…

  88. tempo perdido

    Dilma foi reeleita por uma margem apertada, mas apoiada por um impressionante, e até certo ponto inesperado, movimento do campo progressista da sociedade em seu favor, encampando a bandeira “Muda Mais”. nem ainda tomara posse e Dilma trai o apoio recebido, entregando seu governo ao agronegócio (Kátia Abreu), aos rentistas (Tombini) e aos banqueiros (Joaquim Levy). no 1º de Maio o slogan “Muda Mais” já se convertera em “Muda Mesmo”. e muda está até hoje…

    o primeiro ditador após o golpe militar em 64 foi escolhido pelo então embaixador dos EUA no Brasil, dando origem ao slogan de resistência à ditadura: ”abaixo os intermediários, Lincoln Gordon para presidente”. por sua vez, Ernesto Geisel (também ex-presidente da Petrobrás) jamais pôs os pés em solo norte-americano. algo que FHC preferiu fazer sem sapatos, humilhando-se, e ao Brasil, ao submeter-se as exigências da vigilância anti-terror nos aeroportos dos EUA, que trata ex presidentes como suspeitos de terrorismo.

    agora Dilma vai aos EUA num momento de fragilidade e em plena crise ainda sem perspectiva de superação. há uma grande parcela da oligarquia brasileira, os “barões do café” e os “capitães da indústria”, eminentemente paulistas, que desde sempre sonham com uma integração com os EUA. Canadá e México tem a mesma dependência dos EUA em seu comércio exterior (em torno de 75%). se o Canadá vem a ser o enteado protegido, o México é o que o Brasil se tornará sob o sonho da oligarquia paulista e seus associados regionais (o agronegócio do centro-oeste e os coronéis nordestinos).

    atualmente a desigualdade econômica nos EUA compara-se a brasileira. cerca de 80% da população compartilham apenas 7% da renda, enquanto 40% da renda é apropriada por 1%. no mercado financeiro 50% dos títulos estão também nas mãos de somente 1% da população.

    se os EUA são um modelo para a oligarquia paulista, não o podem ser para um Brasil soberano em busca do desenvolvimento através da maciça inclusão social. do mesmo modo, ao contrário do que a oligarquia paulista supõe e quer impor ao restante do país, São Paulo não é o modelo de país que precisamos. a elite paulista se imagina em seus sonhos de grandeza como o modelo do que o Brasil deveria ser, enquanto almeja tornar-se como o modelo que tem para si própria: um protetorado dos EUA. dividida por desigualdades insuperáveis, São Paulo é hoje uma cidade inviável, com seus dias contados pelo agravamento incontornável da crise hídrica.

    ao viajar para sua Miami para fazer seu enxoval de bebê (como o fez Aécio Neves), a oligarquia paulista não se dá conta que na geopolítica norte-americana não há lugar para um Brasil industrializado, e portanto desenvolvido. nosso lugar num mundo dominado pelo império norte-americano é o de fornecedor de matéria-prima, principalmente metais raros e petróleo. neste modelo, o lugar de nosso povo é como mão-de-obra barata e descartável, armazenada em guetos periféricos, enquanto a oligarquia local se protege nos condomínios fechados e circula de carros blindados e helicópteros.

    em poucos meses após sua posse, o novo governo grego convidou uma brasileira para auditar sua dívida. a mesma auditora que contribui para que o Equador se livrasse de 70% daquilo que lhe era extorquido como “dívida”. em mais de 12 anos os governos do PT sequer cogitaram em tomar tal iniciativa.

    por mais de 12 anos a crítica ao lulismo foi interditada, sob a acusação de “fazer o jogo da Direita” e em nome da “governabilidade”. agora a governabilidade está em colapso e a Direita assumiu a iniciativa política.

    só existe uma saída para esta crise ainda longe de atingir seus momentos de alta tensão. apenas com uma total e profunda quebra de paradigmas, tanto a nível social quanto no que diz respeito a cada um de nós brasileiros. não precisamos tão somente de um novo modelo sócio-econômicos e de novas formas de fazer política. só o que pode nos dar um futuro é uma nova maneira de se viver.

    .

    1. Individualmente é alternativa viável, mas socialmente não

       

      Arkx (domingo, 28/06/2015 às 16:12),

      Não estou bem certo, mas vejo indícios de que neste seu comentário começam a ficar expostas as nossas divergências que discutimos lá no passado e discutimos recentemente junto ao post “O desenvolvimento comandado pelo capital financeiro” de sexta-feira, 19/06/2015 às 09:41, aqui no blog de Luis Nassif e oriundo de comentário seu, podendo ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/o-desenvolvimento-comandado-pelo-capital-financeiro

      Em suma divergimos porque para você o governo não deve aliar ao agronegócio representado por Kátia Abreu, ainda que, como eu penso, sendo brasileira ela pudesse mais defender os interesses brasileiros do que um alienígena, não deve aliar aos rentistas, representado por Tombini, ainda que os rentistas possam prometer uma inflação menor, pois afinal sabem que quanto menor a inflação maior é o juro real presente na economia, nem deve aliar aos banqueiros representado por Joaquim Levy, ainda que se saiba que toda a nossa imprensa é devedora do sistema bancário e é a ele subserviente e assim o governo da presidenta Dilma Rousseff poderia contar com algum retorno da concessão de benefícios especiais ao setor bancário.

      Para mim, os processos de subserviência aos setores dominantes podem ser mitigados se ao mesmo tempo se ao mesmo tempo eles me permitem fazer uma melhor distribuição da renda na sociedade. Eu quero o aperfeiçoamento do capitalismo para atingir a superação do mesmo e não simplesmente a sua destruição. Você se recusa a aceitar esse arranjo.

      Bem, de todo modo a nossa distinção ainda não aclarou completamente. Em um mundo ideal eu também não me sentiria satisfeito sabendo que o governo que eu apoio entregou a governança ao agronegócio, aos rentistas e aos banqueiros. É preciso, entretanto, verificar se a distinção é superficial ou profunda. Procuro ver qual seria a alternativa que você propõe. Se a sua sugestão for unir-se com Eduardo Cunha eu vou ficar um tanto ressabiado.

      Ao fim do texto você apresenta a sua proposta alternativa. Para você “só o que pode nos dar um futuro é uma nova maneira de se viver”.

      A questão que aparece é saber se a alternativa é uma decisão a ser tomada de chofre. Nesse caso deixaremos o governo com o agronegócio, os rentistas e os banqueiros se autocamandando ou entregaremos o comando ao Eduardo Cunha ou há alguma alternativa mais auspiciosa, em especial que se preocupe com a classe trabalhadora de remuneração menor. Deverá a classe trabalhadora também buscar uma nova maneira de se viver ou ela deve se recolher ao chão da fábrica.

      E se a decisão por uma nova maneira de se viver for realizada ao longo do tempo, no ínterim, a quem caberá a condução do país?

      Então a minha divergência com você é mais ou menos porque eu não me sentiria satisfeito com nenhuma alternativa que as suas idéias me permitem conceber.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 28/06/2015

      1. não temos tempo a perder

        resultados da aliança com o agronegócio: somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, savanização da mazônia, comprometimento do Pantanal (um sistema único no mundo), destruição do aqüífero guarani, e ,ainda mais importante e estarrecedor, continuamos a importar feijão para alimentar o povo (a agricultura familiar é quem produz alimentos) a balança comercial do café é negativa (o Brasil gasta mais importando café do que ganha exportando), e os prejuízos sociais gerados pelas externalidades nas monoculturas da soja, celulose, da cana-de-açúcar e do extrativismo mineral muito superiores a qualquer lucro que oligopólios possam aferir.

        resultados da aliança com os rentistas e os banqueiros: na média dos 12 anos de PT prosseguimos com a maior taxa de juros reais do mundo, jamais se realizou auditoria na dívida (interna ou externa), sequer se cogitou em auditar as privataria tucana, as grandes empresas estão financeirizadas (aplicando grande parte de seus recursos no mercado financeiro e não reinvestindo na produção), os bancos exibem lucros recordes (atingindo 25% ou mais de aumento do lucro líquido), as taxas bancárias e os juros ao consumidor são escorchantes, o câmbio apreciado reprimarizou a pauta de nossas exportações e inviabilizou a competitividade da indústria.

        o lulismo sempre foi um estratégia de capitulação voluntária ao setor dominante, atendendo a quase todas suas exigências, em nome de legitimar-se em troca de mínimos benefícios para a nação e o povo. este reformismo sem reformas entrou em colapso. não tem sequer uma das alegadas conquistas sociais do lulismo que não passe de manobra ideológica, um efeito de marketing político. uma meia-verdade que enfatiza o lado positivo e esconde o lado negativo. exemplos: aumento do salário m;inimo muito aquém do minimamente necessário, na queda do desemprego nunca é considerado o sub-emprego (a rubrica está na mesma pesquisa do IBGE), na aferição da distribuição

        de renda fica excluído os ganhos de capital, o crescimento do PIB foi abaixo da média histórica, a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) também foi abaixo da média histórica, o crescimento da renda  per capita foi abaixo do crescimento mundial, a “nova classe média”  se baseia em critérios de acesso a bens de consumo …

        lulistas cometem um erro. um erro de conseqüências catastróficas para o Brasil. o erro catastrófico dos lulistas não está, de modo algum, em apoiar o governoa. não há nenhum problema no apoio ao governo. e muito menos em defender o governo. e menos ainda em evitar qualquer possibilidade de volta dos tucanos e da Direita.

        o erro catastrófico dos lulistas está em apoiar a política econômica neoliberal herdada de FHC e mantida até hoje! FHC pretendia desenvolver o Brasil às custas de investimentos externos. o resultado foi que o governo FHC se tornou um dos períodos mais medíocres da história brasileira no que tange a desenvolvimento e inclusão social.

        Lula pretende desenvolver o Brasil mantendo intocado o cerne neoliberal da economia. mas não há qualquer conciliação possível entre desenvolvimento com inclusão social e neoliberalismo. e o neoliberalismo na economia se traduz em: juros altos, utilização da taxa de juros como único instrumento para controlar a inflação, BC independente da missão se preservar o emprego e o crescimento econômico, regime de metas de inflação, câmbio flutuante, superávit primário, livre fluxo de capitais, LRF…

        mantido os fundamentos neoliberais, alguns avanços pontuais podem ser obtidos, mas no geral não haverá desenvolvimento. e muito menos inclusão social. lulistas que defendem desenvolvimento com inclusão social deveriam ser os primeiros a propor e defender mudanças na política econômica.

        este é o erro catastrófico dos lulistas: fazer coincidir seu apoio a Lula e ao governo com um apoio automático à política neoliberal.
         

        abraços

        .

      2. não temos tempo a perder (2)

        “Individualmente é alternativa viável, mas socialmente não”

        segundo a papisa do neoliberalismo, Margaret Thatcher, não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos. seria então preciso afirmar o inverso, só o que existe é a sociedade? não! não existe essa coisa de sociedade nem essa coisa de indivíduos, o que há e sempre haverá são relações sociais!

        as relações sociais nos constituem e constituem a sociedade, como um imensa, complexa e intrincada rede. as relações sociais são os fios da rede, os nós em que eles se cruzam são os indivíduos e o conjunto é a sociedade. portanto, é uma falsa questão o velho dilema do que tem que mudar primeiro, o indivíduo ou a sociedade. são as pessoas em movimento que fazem a sociedade se mover. é a mudança das relações sociais que mudam indivíduos e sociedade.

        hoje todos somos a Grécia, para que não nos tornemos como ela no futuro: um país destroçado pelo neoliberalismo. todas as tentativas de negociação falharam. a Troika ((FMI, Banco Central Europeu e Comissão Européia) exige submissão completa. a auditoria da dívida grega, conduzida pela brasileira Maria Lucia Fattorelli, revelou um esquema criminoso, tendo como cúmplice locais os banqueiros gregos, para levar à ruína a população. os bancos alemães é que estão devendo para a Grécia. o governo grego encaminha corretamente a questão. mostrou que nunca houve a menor vontade política de negociação por parte da Troika.

        agora a decisão será da sociedade grega. certamente terão dias tão duros se abandonarem o Euro quanto se aceitarem a humilhação imposta pela Troika. só que o sofrimento advindo da decisão de manterem sua soberania é um sofrimento produtivo, construtivo. um exemplo para o mundo, que deveria retornar com solidariedade.Dilma e Lula deveria estar na Grécia e não em Nova York fazendo acordos com aqueles que destroem o futuro de povos e nações.

        então, seja lá Grécia como aqui no Brasil: só o que pode nos dar um futuro é uma nova maneira de se viver.

        abraços

         

         

  89. taxou a esse movimento de ofensiva do país

    Caro Nassif,

    Perdoa me se eu estiver errado, mas nessa caso o verbo “taxou” não seria com “ch” de tachar alguma caracteristica ou qualidade?

    Parabéns pelo texto, realmente o tempo urge!

  90. Não é a política, Luis Nassif!

     

    Luis Nassif,

    Este seu post “O tempo político de Dilma está prestes a esgotar” de sábado, 27/06/2015 às 11:27, fez-me lembrar do post “Falta governo e falta oposição no país” de domingo, 21/06/2015 às 07:31, aqui no seu blog e também de sua autoria. Lembrança não tanto pelo que eu disse em meu comentário enviado segunda-feira, 22/06/2015 às 21:21, ao criticar os altos e baixos de nossas análises utilizando para tal a frase do mineiro João Camilo Penna que foi ministro da Indústria e Comércio no governo de Figueiredo e que ainda que não fosse médico fez um diagnóstico preciso ao dizer que “a alma do brasileiro balança entre a terça-feira gorda e a quarta-feira de cinzas”.

    Nem foi a lembrança causada pela profusão de comentários aqui neste post “O tempo político de Dilma está prestes a esgotar” que se assemelha ao motivo para a remissão em meu comentário a comentário de Edna Baker enviado quinta-feira, 18/06/2015 às 23:00, para mim junto a outro comentário meu enviado quarta-feira, 17/06/2015 às 14:29, lá no post “Barbeiragens do BC começam a assustar o mercado” de quarta-feira, 17/06/2015 às 06:00, aqui no seu blog e de sua autoria em que ela dizia:

    “Clever, gostei do seu “fruto do seu esforço para manter o blog eclético”. Tá vendo como a turma da direita tá toda vindo para o blog do Nassif? E a turma da esquerda tá desaparecendo?”.

    A lembrança foi sobretudo porque lá no post “Falta governo e falta oposição no país” você diz:

    “O governo Dilma acabou”.

    E aqui no título deste post “O tempo político de Dilma está prestes a esgotar” você parece que deu uma sobrevida ao governo, mas de curta duração.

    O endereço do post “Falta governo e falta oposição no país” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/falta-governo-e-falta-oposicao-no-pais

    O endereço do post “Barbeiragens do BC começam a assustar o mercado” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/barbeiragens-do-bc-comecam-a-assustar-o-mercado

    Bem, mas o que eu queria dizer é que não creio que a retórica seja linguagem própria ao jornalismo. Se tiver algum objetivo o jornalismo visa esclarecer. Redigindo textos retóricos, os jornalistas serão tratados como James Caville tratou aqueles que defendiam o histórico de George Herbert Waker Bush, o pai, na campanha de Bill Clinton, quando os alertou para a influência da economia na eleição que se aproximaria.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 28/06/2015

  91. dilma e a pf (leia-se ministro da justiça)

    A Dilma vai permitir que a PF faça o que quiser com o PT, até que sobre para ela própria. Aí acredito que vai ser tarde demais! Estão perto. Tenho  a impressão que a presidente acredita piamente que a PF faz justiça com todos que estão presos. Ela sabe que é honesta e fica furiosa quando colocam isso em dúvida. Já começou a ocorrer. Qualquer manhã destas ao abrir o computador vamos ver sua casa sendo invadida pelos que deveriam ser seus comandados. Não sei se vou me entristecer. Avisada ela já foi… então….
     

  92. Mas como o Gov Dilma vai se

    Mas como o Gov Dilma vai se aproximar de setores acadêmicos, por exemplo, sendo que ela, em nome do Ajuste Fiscal, aceita desoneração na folha pra empresas e isenção de igrejas (para conseguir apoio no congresso), mas corta investimento em Educação, principalmente no ensino superior que a apoiou na eleição passada?

  93. Tenho por mim uma coisa:
    Se

    Tenho por mim uma coisa:

    Se houvesse um projeto de PODER DO PT, ele já teria sido REALIZADO!

    Em 12 anos de poder, voce pode substituir aos poucos e hoje j´teria sido CONSUMADO!

    Bastava, alinhar o MP, a PF e a Justiça!

    Doze anos é tempo suficiente para tal empreitada!

    Que diga o PSDB que ainda possui quadros EXPRESSIVOS DENTRO DESTES PODERES!

    Então isso demonstra uma coisa:

    Ou o PT é incompetente.

    Ou os poderes já foram ocupados, 

    Ou o PT é REPUBLICANO!

    Mas, o que É CERTO, é que a DIREITA VOLTANDO AO PODER, SÓ DAQUI A MIL ANOS haverá alternancia de poder!

    Vão passar o tempo de governo par 5 anos, depois para 8, com reeleição – sempre buscarão manipular as regras do jogo!

    1. Eh a supremacia da parasitagem rentista…

      A melhor definição para o quadro eu considero que é essa do internauta citado pelo Nassif:

       

      Um leitor do blog que, segundo ele, “…taxou a esse movimento de ofensiva do país improdutivo contra o país que produz.”

      Evidentemente esses setores inúteis da alta burocracia do Estado, que protagonizam com grandes desenvoltura suas performances ilegais e deletérias, nesse teatro do absurdo que assistimos, são os principais atores mas não seriam capazes de organizar todo esse movimento orquestrado, contra o país que produz, sem a atuação de uma forte energia controladora e coordenadora. Também é certo que essa coordenação não é exercida pelas correntes politicas que apostam no quanto pior melhor que apenas surfam na onda criada pelo movimento.

      Como é possivel entender os súbitos surgimento e desaparecimento daquela extraordinária movimentação de massas descritas nas chamadas “manadas de junho” de 2013? Seia o poder do MPL que lutava discretamente durante oito anos para organizar uma resistencia em nome da gratuidade das tarifas em São Paulo e, de uma hora para outra, revoltou-se em 2013, justamente quando assumiu na cidade o partido mais querido, e revelou todo aquele poder de mobilização avassalador que nunca quisera demonstrar?

      De onde surgiram e explodiram em todo o país o movimento “Não vai ter Copa”, black blocks, sininhos e outros fenômenos, organizados e coordenados em todo o território com vídeos produzidos em vários idiomas e sites sofisticados?

      Quem corrompeu a alta corte do país para fazer o que fizeram em 2012?

      O motivo de tudo isso é conhecido. Eh o Pré-Sal e o regime de Partilha.

      Quem coordena?

      Meu palpite é que o força por tras de toda essa coordenaçao obedece os princípios das operações PSYOPS e é coordenada pelas agencias internacionais que as implementam em todo o planeta.

      “The Massive PSYOP Employed against Ukraine by GCHQ and NSA”

       “Essas táticas foram refinadas desde que a CIA e seus aliados e organizações de ativistas não-governamentais financiados por George Soros provocou a «Primavera Árabe» derrubada de governos no Egito, Tunísia, Líbia e Iêmen, assim como a sangrenta guerra civil na Síria. Na Ucrânia, o governo democraticamente eleito do presidente Viktor Yanukovych caiu maisrapidamente do que qualquer presidente egípcio, Hosni Mubarak ou líder líbio Muammar Kadafi simplesmente porque a mídia corporativa ocidental cooperaram plenamente com os esforços da “FIVE EYES” para mobilizar EXÉRCITOS DE SITES FANTOCHES FINANCIADOS que disseminaram propaganda anti – Yanukovych  e, com a ajuda da mídia global (qualquer semelhança com GLOBO é coincidencia, mas nem tanto) de notícias corporativas, «empurrou histórias». No caso da Ucrânia, o «empurrou histórias» eram produtos da CIA, NSA, GCHQ,…..” http://www.strategic-culture.org/news/2014/02/28/massive-psyop-employed-against-ukraine-by-gchq-and-nsa.html  http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-esta-por-tras-da-ficha-social-canal-difamatorio-do-you-tube/

  94. BALDE DE ÁGUA FRIA

    Esse é um balde de água  fria desnessário no atual momento, quando todos  nós sabemos  que o único e principal motivo dessa tentativa de GOLPE é o PRÉ-SAL.

    Que estava já estava na encubadora há muito tempo esperando o momento certo para eclodir.

    Creio que desde a PETROBRAX.

    Só não eclodiu no governo LULA porque a MAROLINHA nos salvou.

    SÓ não eclodiu nas passeatas de julho porque DILMA foi enérgica proibindo a REPRESSÃO CONTRA OS MANIFESTANTES, agindo só em cima dos abusos.

    Só não eclodiu também nas eleições pela força DOS BLOGS SUJOS, e da MILITÂNCIA na INTERNET.

    Muito fácil culpar a DILMA quando os partidos da base aliada apesar dos  acordos, fazem chantagem para conseguir além do combinado.

    Muito fácil culpar a DILMA quando o ministro do supremo GILMAR MENDES fica sentado até hoje  em cima do processo de moralização das doações de campanha e nem o STF e orgãos correlatos fazerem nada, absolutamente, nada.

    Muito fácil culpar a DILMA quando o escroque do EDUARDO CUNHA, compra sua presidência na câmara dos deputados.

    Muito fácil culpar a DILMA quando o mesmo escroque rasga a constituição, para votar os seus interesses, comprando com dinheiro da lava-jato a maioria dos DEPUTADOS.

    Muito fácil culpar  a DILMA quando a DIREITA lá trás, colocou seus “probos” representantes infiltrados nos orgãos chaves desse país, incluindo a PETROBRAS.

    Muto fácil culpar a DILMA, quando se alimentou a ENCUBADORA com financiamentos em vez de destruí-la.

    Muito fácil culpar a DILMA quando juizes  corruptos de merda se acham super- homens.

    A quanto tempo o “probo”ministro Cedraz tá no TCU e o JOSÉ JORGE que saiu recentemente???

    Todos os atuais ministros são de direita, incluindo a ANA ARRAIS do PSB.

    Esse COVARDE massacre a DILMA só ocorre devido a sua HONESTIDADE, pra ela OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.

    Se assim não fosse  bastaria ela fazer cochavo com a REDE GLOBO, a incubadora do golpe de 64 e desse também, e teríamos o camelo lambemdo seus pés.

    ONDE ESTÃOS OS HOMENS E MULHERES DE BEM DÊSSE PAÍS QUE NÃO SE MANIFESTAM???

    Façamos o mea culpa!!!

    Atirar pedras em DILMA agora, além de injusto é desnecessário.

    Mesmo porque ela está muito longe de ser GENI.

    É HORA DA GENTE JUNTAR FORÇAS E SE UNIR.

    MESMO PORQUE SE A CASA CAIR, CAIRÁ EM CIMA DE TODOS NÓS.

    Ou alguém da direita em sã consciência acha que ficará  imune!!!

    HAJA RETROCESSO!!!!

    1. Infelizmente ela é a principal culpada..

      pois é ela a chefe do governo, é ela quem nomeia os ministros, é ela quem dá os rumos da política econômica, é ela que tem  o poder de mudar as coisas,  mudando os seus assessores.  Se o cardoso ainda é ministro é porque ela quer e apoia. A paralizia de Dilma paraliza tudo o mais.  A mulher é um osso duro de roer e uma mala sem alça, que śo ganhou as eleições porque milhares de pessoas fizeram um mutirão para elegê-la.  Mas ela, que foi eleita por um coletivo, virou as costas para todos.   Isto é coisa que se faça?   Se ela se sente incapaz de fazer política, converse com Lula e coloque no minstério pessoas com poder para mudar esta situação, capazes de fazer as articulações políticas necessárias.   Mas isto ela não faz.   Então que assuma toda a culpa sozinha, pois ninguém é trouxa para eleger uma presidente e depois ter que aguentar o que está acontecendo.   A situação é tão bizarra que às vezes eu penso que ela surtou.

      1. AS PASSEATAS DE JUNHO

        Antes das passeatas de junho de 2013 DILMA tinha alcançados índices de aprovação jamais imaginados, com a mesma política que  criticam agora.

        57% de ótimo e bom, 27% de regular e só 7% de ruim ou péssimo.

        Foi aí que  a DIREITA se desesperou e desencadeou o GOLPE.

        DIREITA e ESQUERDA RADICAL, fora alguns PARTIDOS da BASE ALIADA, e de alguns membros do PRÓPIO PARTIDO e do GOVERNO, começaram a golpea-la sem parar.

        Com a crise externa demorando a se estabilizar e  alguns erros  estratégicos, juntando-se aí, a campanha DIFAMATÓRIA e  SÓRDIDA da TUCANALHA PIGUENTA, dioturnamente alimentando a rede de HIPOCRISIA dos MIDIOTAS  “ESTADISTAS” padrão FIFA, com as camisetas amarelas da CBF batendo no peito e gritando ao lado de ESCRAVAGISTAS e FILHOTES da DITADURA:  FORA DILMA!!! FORA DILMA!!!

        Não ficou fácil para ELA e não ficaria prá ninguém.

        Não que ELA não mereça criticas, mais quem como ela, resistiria  aos ATAQUES tão INFAMES e ACIRRADOS como esses???

        Muito pelo contrário, apesar dos pesares, DILMA merece ser  reverenciada pelo menos UMAS 10 vezes pelo  legado que nos deixa.

        1º Quando com seus companheiros lutou contra a DITADURA. pela DEMOCRACIA.

        2º Quando normatizou a INTERNET, pela total LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

        3º Pelo SISTEMA DE PARTILHA do PRÉ-SAL. Salvo- conduto do   BRASIL ao 1º MUNDO e a GARANTIA de melhor futuro para as novas  GERAÇÕES.

        4º Pela ERRADICAÇÃO da FOME, entre vários.

        DILMA  não é culpada pela IMBECILIZAÇÃO de parte da sociedade.

         

         

  95. A oposição e a mídia divulgam

    A oposição e a mídia divulgam muitos dos argumentos dessa análise em grande parte pessimista, muitos não se sustentam na realidade. O sonho da infllação de dois dígitos da oposição ao que parece não acontecerá, ficará mesmo no entorno da meta de sempre; o crescimento do PIB apresentará uma cara europeia, nada que pareça um Grécia ou Espanha, os empresários estão enredados mas as empreiteras continuarão a tocar seus contratos, muitos significando melhoria para o  povo e para economia, o importante é que com dificuldades continuam a serem tocados importantes programas; a Petrobras continua seu rumo, cresce a produção do pre-sal. e o abastecimento continua atendido; o desemprego  aumentou, mas ainda é a metade que essa turma competente (para entregar e desempregar)  entregou em 2002. Melhor dizer: observando  a crise e a desesperança da oposição, que não está conseguindo dar um golpe  ou viabilizar um impeachment, muito menos parar o país, já se percebe que seu tempo político está se esgotando. Lula vai começar a crescer e o desespero aumentará, e o tom baixará, porque já se esboracharam oito vezes nas últimas quatro eleições, com discursos raivosos.

  96. Intervir?

    Acho que na democracia, todos os fatos devam ser lançados ao povo; o povo brasileiro, é relaxado por natureza, não gosta de informação e parece adorar opinião, gosta de comer já matigadinho, pra engolir sem demora, depois sair e descobrir que falam asneiras. Intervir nesse processo, é manter tudo e todo o povo na ignorância, então deixa o povo se f, pra ver se  aprende na prática, e quem sabe a verdadeira face seja realmente exposta.

  97. O TEMPO POLÍTICO DE Dilma…

    Creio que se o Aécio tivesse sido eleito, aí sim, o nosso país estaria vivendo um caos. Uma guerra civil eclodiria com toda certeza, pois o povo brasileiro, hoje mais consciente com a onipresença da blogosfera, não suportaria, pacificamente, os retrocessos ocorridos no período FHC, com a dilapidação entreguista do patrimônio público, salário mínimo sempre irrisório, fim do bolsa família, minha casa minha vida, mais médicos, farmácias populares, Brasil sem Míséria, desemprego em alta, volta ao mapa da fome, volta das moradias de papelão em baixo das pontes e viaduto, ruas e avenidas recheadas de mendigos e um país com mais de 50 milhões de seres humanos na linha de miséria. Este seria o cenário minimamente imaginável, com base na postura ética do PSDB, partido sem projeto e seus aliados com forte apoio da mídia, inimiga do povo. Não se pode apequenar o governo Dilma, que tem a dignidade como grande arma na condução de um país em crise, crise esta provocada pela maior das crises internacionais de todos os tempos. Nossos fundamentos básicos estão sólidos, com reservas cambiais nas alturas, inflação ainda sob controle, desemprego ainda em baixa com relação a outros países, nossa indústria petrolífera com o advento do pré sal, de vento em polpa, capacidade de ampliar suas exportações de commodities, embora não seja o ideal, grande exportador de carnes, frangos, soja, aço e outros minerais etc, além de investimentos maciços na  indústria de defesa, indústria agrícola com a equipação moderna e tecnológica de micros e pequenos setores da agricultura, o que vem trasformando nosso país no maior produtor de alimentos do mundo. A imensa CRISE alardeada pela viciada e inimiga mídia que mente e omite, na verdade existe nos EEUU, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Japão etc, que criaram ao longo da existência do capitalismo da barbárie, um tenebroso buraco negro que os suga lentamente, e não conseguem encontrar uma saída, desde 2007. Para o Lula, tudo não passava de uma MAROLINHA, pois seu governo não foi atingido. Para a Dilma, uma ONDA. Aquí pra nós, GIGANTE. Até a China sentiu!!  A mídia vendida que tanto sangra, aliada a direita extremista (hoje) no Brasil, continua arquitetando planos diabólicos para destruir Lula e o PT. A Lava Jato não é mais que uma farsa urdida, a ser desbaratada pelo STF, através de recursos dos condenados. Isso facilita a vida de algum tucano ou aliado, inclusive empreiteiros corruptos. Todos eles continuam a ver a #CaravanaDoLula passar e não conseguem incriminar petistas, só alguns aloprados. Anular o processo do mensalão é preciso. Acorda PT!! Te renova. Precisamos de lideranças jovens, não acomodadas e descansadas para sacudir a militância. #Lula/2018.

  98. A ERA DO JORNALISMO QUE AJUDA A DERROTAR E ASSUSTAR.

    Essa mudança que os blogs progs. Experimentam agora sobre o problema do autoabandono do governo em governar foi sentido antes das fatídicas manifestações de junho, era notado que a maiorias dos eleitores logo após a vitória no primeiro governo foram transformados em lixo ideológico, o PT e a Dilma abriram mão das bases em troca da tecnologia dos marqueteiros e se esqueceram que é a mídia golpista que consagra o marketing e com muito dinheiro. Não sei quem teve a infeliz ideia de trocar apoio de graça por apoio pago e traidor. Só sei de uma coisa estão apagando e gerando vergonha em mais de 54.000.000 de pessoas que acreditou. O Governo está de QUATRO para MPF, PF e para a dupla dinâmica RENAN/CUNHA que aliás já governam o Brasil de fato com o seu sistema de PARLAMENTARISMO GOLPEADOR ao lado da GLOBO. Antigamente “PATO MANCO era o que eram considerados governos nos últimos meses de governabilidade, agora é no início. A Dilma e o PT perderam o controle de tudo já são chamados até de DROGAS pelo Eduardo Cunha que disse em entrevista a jornalistas estrangeiros que o drogado “começa com maconha, passa para cocaína e depois vota no PT.” Se isso não for perder o controle eu não sei o que que é, más já se nota que até a mídia estrangeira já sabe quem governa o BRASIL de fato, o EDUARDO CUNHA e segundo ele em nome de DEUS e o seu parlamento é a GLOBO, A globo ao que parece, manda prender, julga, condena e até escreve leis, quiçá leitura labial do Supremo com a faca no pescoço. O Brasil vive a era da destruição, pastores charlatães que não irão pagar imposto e a microempresas escravizadas para suprir um governo legitimado por 54.000.000 com a síndrome de Estocolmo envergonhado seus eleitores, e a única aparição em público foi pedalando bicicleta e pedalando no TCU. A paciência é que esgota e não o tempo político.

    1. PARLAMENTATISMO

      Vc tocou no cerne da questão.

      O PARLAMENTARISMO, mas para isso é preciso  um  plesbicito.

      Com os atuais e “probos” parlamentares, quem se arriscaria???

  99. Sai a Dilma e entra quem, ou

    Sai a Dilma e entra quem, ou o quê etc.? essa coisa de ficar dando ultimatum pra Dilma também é muito chato. A tereza Cruvinel dá 3 meses, o Nassif, 5 meses. É preciso mudar o disco e evitar que a oposição partidária e midiática fique o tempo todo nos enquadrando e aos segmentos sociais progressistas. 

    Temos que defender o governo Dilma e ser incansaveis nisso. Podemos criticar, mas temos que antes de mais nada defender, porque qq coisa que vier em seguida será muito pior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador