Coluna Econômica

O terraplanismo da mídia e o preço da gasolina, por Luis Nassif

A falta de lógica do debate econômico chegou às raias do absurdo. A total falta de senso crítico por parte do jornalismo econômico permitiu a proliferação de teses fantasiosas sobre temas de segurança nacional, como a energia.

Tome-se a reportagem de O Globo, ‘Barril de petróleo vai ultrapassar US$ 100. E a tendência é de alta’, diz consultor.

O repórter Bruno Rosa age como jornalista. Indaga do consultor porque a privatização do refino e da distribuição não reduziu os preços dos combustíveis como apregoado. A resposta é óbvia: porque substituiu-se um monopólio estatal por um monopólio privado. Esse era o argumento mais óbvio contra o desmonte da Petrobras, mas foi escondido pela mídia durante todo o processo.

Mais que isso. A maneira de aumentar a competitividade no setor seria trazer capital privado para construir novas refinarias, não para comprar as refinarias existentes. 

Foi um dos maiores assaltos contra o interesse nacional, articulado pelo governo Bolsonaro, Supremo Tribunal Federal e até o ato abusivo do CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) “condenando” a Petrobras a vender as refinarias, por excesso de controle do mercado. Ou seja, um burocrata do CADE passando por cima da Constituição e impondo uma privatização à Petrobras. E a direção da Petrobras aceitando a marmelada.

Na entrevista, o tal consultor defende que a melhor maneira da Petrobras reduzir o preço do combustível é aumentar o preço do combustível para acompanhar o mercado internacional. Note que o petróleo se tornou um ativo financeiro. As oscilações nas cotações respondem muito mais a jogadas especulativas de fundos de investimento do que às condições reais de consumo.

A lógica do consultor é fantástica. Embora não tenha explicado em detalhes, segue o seguinte raciocínio.

  1. Como a Petrobras tem parte relevante da produção de petróleo nacional, em tese poderia reduzir o custo na bomba. Bastaria fazer um mix de preços entre o petróleo importado e o produzido internamente. É o que bastaria para poupar o consumidor brasileiro e impedir o aumento da inflação.
  2. Fazendo isso, porém, prejudicaria os players estrangeiros, que trabalham exclusivamente com petróleo importado.
  3. Mantendo a cotação internacional, os players estrangeiros não seriam prejudicados e haveria mais competição, reduzindo o preço futuro do combustível.

É de um fantástico contra-senso. Se todos seguirem os preços internacionais, jamais haverá competição, pois o preço estará dado. A única maneira de melhorar os preços seria um mix entre o custo do petróleo importado e o produzido internamente. É o que preservaria a economia e faria a Petrobras cumprir com sua responsabilidade como empresa pública.

Mas essa lógica é complexa demais para uma imprensa que aprendeu a comprar gato por lebre — e apreciou a troca.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

    • Hoje da pra ver claramente que o que sustenta o álcool e os Usineiros é a gasolina, que eles obrigaram a misturar até mais de 25%, garantindo o mercado deles e com o preço que eles formam. As distribuidoras e postos fazem o resto, atrelando ao preço da gasolina com os famigerados 70% e o dólar. É preciso rever isso urgente! Reduzir drasticamente o álcool da gasolina e até mesmo misturar gasolina no álcool, talvez pelo menos 15%. Bom também seria se o biodiesel ficasse fora do diesel.

  • No gráfico da campanha milionária de justificativa do esfolamento do povo(preços)e do lucro selvagem,colocaram muito desproporcional a porcentagem do icms representada naquelas barras do gráfico,olhando têm a impressão q é quase metade do preço e não mencionam a porcentagem cobrada o povão olhando pensa q é muito.
    Obs:LUCRAM ABSURDAMENTE E NEM IMPOSTO QUEREM PAGAR,ISSO SIM É CAPITALISMO EXTREMAMENTE SELVAGEM E ESCRAVISTA(PONTE PARA A ERA MEDIEVAL ONDE RICAÇOS FICAM EM SEUS CASTELOS E O ENTORNO SÓ MISÉRIA E FOME,HAAA É CULPA DA COVID NÃO DOS BANCOS OU MELHOR A MODA AGORA É DO CLIMA)

  • O Brasil destes 91 anos de Elites do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Gigantesca Discussão !!! Gigantesco Argumento !!! Mas está atrasado apenas uns 70 anos !!!! E o mais calhorda, negligenciado pela Bandidolatria que desembarca nesta farsante Redemocracia. Nada mais que a mesmo Nepotismo da Cleptocracia de 1930 e Satélites comparsas e lacaios. Estes não eram os argumentos que deveriam ter sido apresentados nas Privatarias de PSDB e PT? O que foi feito nestes 40 anos, diferente de Dolarização e Equiparação a Preços Internacionais? Qual foi a vantagem e salto qualitativo de 70% da Petrobrás jogado no Cassino de Bolsa de Valores de NY entre S/A's e Off-Shore's? Um tal Projeto Progressista e Socialista !! Sabemos. Uma Existência Nababesca entre Residências, Carrões, Fortunas, High School's, Harvard's, Sorbonne's, Cidadanias Estrangeiras. Salários Estratosféricos retirados dos Cofres Públicos Brasileiros e a Garantia de AÇÕES irrastreáveis espalhadas pelo Exterior. Contra o Imperialismo? Contra o Capitalismo? Contra o Colonialismo? E 220 milhões de "Iludidos" acreditaram na farsa?!! Somos o Espetáculo do Revisionismo Histórico pós Ditadura Esquerdopata Fascista de 1930. Basta estudar os relatos históricos a respeito de Monteiro Lobato chutando a bunda do Assassino Fascista para assegurar o Petróleo Brasileiro (O Petróleo é Nosso) como Garantia, Soberania, Liberdade, Industrialização, Tecnologia, Desenvolvimento, Pujança, Enriquecimento, Empregos Nacionais. Só que a Nação Brasileira não construiu o Projeto deste Gênio Mundial nascido no Brasil. Construiu o Projeto do Pária Fascista. 2021. Vocês queriam que resultado, diferente do lixo destes 91 anos? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação. (P.S. Muito tardiamente, mas finalmente a Liberdade depois de 91 anos de Latrina TerceiroMundista, junto a volta de um Paulista no comando da Nação. Coincidência?)

  • Apenas quando os traidores da Pátria forem executados em praça publica, vão pensar duas vezes antes de trair o Brasil

  • Nassif é muito bonzinho, trata a imprensa como inocente e como algo íntegro, diríamos, inocência integra, com se essas pessoas não entendessem o que estão fazendo.

  • Não sei se a resposta é tão simples. Via de regra a Petrobras concorre com suas primas estrangeiras, que são potências e que usam da mesma política de preços (a diferença é que na maioria das vezes o ambiente deles também é de moeda forte). E esta forma de balizar os preços, acredito eu, interfere diretamente na capacidade de investimento e preservação dos ativos existentes. Mal comparando, vejam o caso extremo da PDVSA, sucateada e sem competitividade, embora tenha a sorte de estar sobre uma das maiores fontes de cru do planeta. Então vejamos, se a Petrobras abrir mão de sua robustez financeira, no futuro, sabe se lá com qual espectro político no poder, ela pode ser atacada de tal forma e ser vendida por um valor muito abaixo por estar atrasada tecnologicamente em relação às suas concorrentes. Hoje a Petrobras goza de prestígio internacional, que se reflete no valor dos seus ativos. Outro argumento, embora eu pessoalmente ache muitíssimo caro o valor dos combustíveis: combustível barato estimula muitos carros rodando. Isto é bom? Aí alguém pode rebater, dizendo que o diesel interfere diretamente no valor da logística. Concordo. A saber se isto não acaba se acomodando, ou se alguém finalmente não institui uma política pública visando alterar nossa extrema dependência de caminhões para transporte. Não sou a favor de acabar com os caminhões (que são muito eficientes sob o ponto de vista de permeabilidade), mas é necessário que haja equilíbrio com outros modais, por exemplo, férreo, cabotagem, etc. Não sou especialista, é apenas minha opinião.

  • A Petrobras se tornou a 2° maior petroleira do mundo (hoje, posição perdida) com a política anterior de preços e não essa.
    Se desfazer de parte do parque de refino tanto prejudica o país em termos de controle de estoque de capital, uma vez que a receita se tornará investimento e poupança no exterior e não mais aqui. Como também pelos preços, que contaminarão toda a economia, desequilibrando a cadeia de formação de preços. Só desvantagem no que vem sendo feito.

Recent Posts

Secretário do Ministério da Fazenda detalha novo programa de crédito para MEI ao GGN; assista

Guilherme Mello falou ao jornalista Luís Nassif sobre a iniciativa que pretende reestruturar o mercado…

55 minutos ago

ONU denuncia com “horror” descoberta de valas comuns nos arredores dos hospitais de Gaza

Valas comuns levantam preocupações sobre possíveis crimes de guerra. Vítimas foram encontradas com mãos amarradas…

1 hora ago

Folha encomenda pesquisa que equipara lulistas e bolsonaristas no terraplanismo

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que "Bolsonaristas e lulista empatam no…

2 horas ago

Mais um show de Alfredo Dias Gomes, por Aquiles Rique Reis

Eis um Tributo a Elvin Jones. O enlevo pelo estilo desse baterista é tamanho que…

2 horas ago

Como judeus antissionistas da América Latina se posicionam contra a guerra de Israel na Palestina

Coalizões de judeus pró-Palestina na Argentina, Brasil e México se consolidaram após 7 de outubro

2 horas ago

Jesus e os cristianismos – o que têm em comum?, por Dora Incontri

Parece que a mensagem é tão bela, tão inédita e inovadora, fala tão profundamente à…

3 horas ago