O último lance de Moro-Gilmar

Nos últimos dias, o juiz Sérgio Moro explicitou de vez seu ativismo político.

  1. Manteve um fluxo interminável de vazamentos contra Lula, em relação ao tal tríplex de Guarujá e o sítio de Atibaia.

  2. Quebrou “inadvertidamente” o sigilo que a própria Polícia Federal solicitava para a ampliação das investigações sobre o sítio, a fim de não interromper o fluxo de vazamentos.

  3. Mandou deter funcionários da Murray, empresa controlada pela Mossak Fonseca, lavanderia panamenha, em nome da qual estavam vários imóveis do edifício Solaris de Guarujá. Quando se soube que a Murray detinha o controle também da mansão dos Marinho, das Organizações Globo, em Paraty, foram soltos imediatamente e o assunto morreu.

***

Essas preliminares são importantes para se analisar os antecedentes de sua decisão de “oferecer” ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) três delatores visando incriminar o Caixa 1 da campanha de Dilma Rousseff.

***

Esse jogo estava desenhado desde novembro de 2014, logo após o encerramento das eleições.

No dia 18 de novembro de 2014, alertado por fonte altamente informada, publiquei o post “Armado por Toffoli e Gilmar já está em curso o golpe sem impeachment” (http://bit.ly/1TjVrfU). Lá, explicava que o processo de impeachment exigiria 2/3 do Congresso a favor. Já a rejeição das contas impediria a diplomação A estratégia de Toffoli e Gilmar consistiria em trabalhar o conceito de irregularidade no caixa 1. “Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe”.

***

No dia 21 de novembro, Gilmar montou uma operação de guerra para analisar as contas de Dilma, inclusive digitalizando todos os recibos e colocando na Internet, confirmando o que antecipara.

No dia 22 de novembro, sob o título “Juiz Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment”( http://bit.ly/1PNqts6) relatava o segundo passo da operação, a decisão de Moro de estender a quebra de sigilo das empresas de Alberto Yousseff até 2014.

Nos dias seguintes, Moro e a Lava Jato trataram de abastecer a imprensa de notícias insistentes sobre o Caixa 1 visando preparar o clima para a votação final no TSE.

No dia 25 de novembro, por exemplo, o pessoal de Moro vazou para o Estadão uma tal “Operação Apocalipse”, um executivo da Galvão Engenharia teria feito em junho desembolso a emissário da Petrobras. informava que, segundo Paulo Roberto Costa, o dinheiro ia para Renato Duque que repassaria parte para o PT.

***

Por aqueles dias, advogados de empreiteiros acusaram Moro de estar ocultando o nome de políticos mencionados nas delações, visando manter o controle sobre aspectos políticos da operação.

No dia 26 de novembro Moro veio a público defender-se da acusação. Admitiu que crimes de agentes políticos eram da alçada do STF e sustentou que se limitava a apurar “crimes licitatórios, de lavagem e, quanto à corrupção, apenas de agentes da Petrobras”.

***

Por pouco Gilmar não logrou emplacar a tese do Caixa 1.

Já tinha assegurado 3 votos a favor quando Luiz Fux, o esperado quarto voto, refugou. Sem ter maioria, Gilmar acabou votando pela aprovação das contas com ressalvas.

Gilmar não desistiu. No dia 30 de agosto de 2015, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot arquivou pedido de Gilmar para investigar duas prestadoras de serviços da campanha de Dilma.

Janot alegou “a inconveniência” da Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral se tornarem “protagonistas exagerados do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores”, demonstrando ainda preocupação de haver judicialização exagerada capaz de atrapalhar as condições de governabilidade do país. 

***

Agora, Moro joga a última grande cartada, com essa proposta de transformar o TSE em um tribunal criminal, para ouvir depoimentos de presos da Lava Jato. Comprova que a Lava Jato virou o fio e se despiu das preocupações de aparentar uma postura neutra.

***

Por já ter virado o fio, provavelmente será a última tentativa de Gilmar Mendes e Moro de atuar politicamente através da Justiça.

Superado mais esse movimento, espera-se que volte uma relativa normalidade política para que o governo comece a governar e a oposição a fazer a crítica política – como ocorre nas democracias maduras, e não nas republiquetas de Terceiro Mundo.

Luis Nassif

172 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que temos hoje é o juiz

    O que temos hoje é o juiz politico, figura que a constituição procurou evitar dando grandes garantias para a magistratura e o mp, acabaram com o juiz natural, se investiga a tudo e a todos ou não se investiga nada e ninguem segundo as conveniencias, tudo sob as barbas dos ministros dos tribunais superiores; a solução é uma nova constituinte com ampla participação popular.

  2. Refrescando

    Vamos amarrar algumas coisas aqui, lembrando à fraca memória seletiva de alguns que:

    “A CAMPANHA DE AÉCIO TEVE DOAÇÕES DAS MESMÍSSIMAS EMPREITEIRAS QUE DOARAM À CAMPANHA DE DILMA.”

    Seguem alguns links que vão elucidar e refrescar a memória:

    https://jornalggn.com.br/noticia/tse-aponta-15-irregularidades-em-campanha-de-aecio

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-explicacoes-de-aecio-para-o-dinheiro-das-empreiteiras-em-sua-campanha

  3. “Por já ter virado o fio,

    “Por já ter virado o fio, provavelmente será a última tentativa de Gilmar Mendes e Moro de atuar politicamente através da Justiça”

    Eles nunca irão desistir, enquanto forem apoiados pela Globo.

  4. Gilmar é militante, não se

    Gilmar é militante, não se espera coisa muito diferente dele. Mas Moro segue muito habilmente na empreitada de derrubar o rei (“O xadrez da política”, L. Nassif) e conduz um processo como nenhum outro juiz brasileiro jamais ousou. Pode ser enviesado, pode ser com foco pré-determinado, mas o cara é bom. Sabíamos onde ele iria chegar:o jogo de xadrez objetiva a queda do rei.

    Mas, Nassif, convenhamos: depois de cinco anos vc ainda acredita que este governo vai começar a governar? Pelo alto grau de periculosidade advindo da forma Dilma de gestão, eu teria até medo desse tal começo.

    Mas não me iludo. Este governo apenas almeja rastejar-se até o fim.

    1. Ele só é tão bom porque a

      Ele só é tão bom porque a Dilma é muito ruim. A blogofera vem apontando evidencia do ativimo politico do Moro há muito tempo. Agora ficou na cara para todo mundo ver. Tudo previsível. Ela não viu porque não quis

  5. É mais do que URGENTE

    É mais do que URGENTE criar-se – ao modo da França – o Juízo de Instrução. Não prende e nem julga. Apenas investiga e ao final produz um relatório que deve ser aprovado ou não por uma Câmara de Acusação. Aprovado, o processo é enviado ao MP.

    Se houver necessidade de prisão durante as investigações – ou se o investigado estiver preso – a questão é resolvida (prisão a ser autorizada ou liberdade a ser concedida) pelo Juízo das Liberdades e Detenções.

  6. Pode-se dizer que todo o

    Pode-se dizer que todo o circo tem os palhaços que merecem, as 2 figuras patéticas Gilmar Mendes, a aberração, e Moro seu discípulo provinciano e deslumbrado, que se expôs pela vaidade a receber um prêmio de uma empresa mafiosa chamada rede globo e vai pagar por isso pelo resto da vida acham do alto de suas arrogâncias que vão enganar todo mundo.

    Resta a esperança de que esse episódio que ficará registrado como um dos papéis mais tristes da história do judiciário, do MP e da PF sirva de aprendizado para fortalecer a nossa frágil democracia dos abutres aventureiros que acham que podem surrupiar a vontade popular com base em manipulações grosseiras e manchetes de jornal. 

  7. Creio que nos últimos dias

    Creio que nos últimos dias ficou claro quem ou o que é o mentor do Moro e de toda esta lava jato.

    Como sempre, mantendo seu objetivo histórico de trabalhar contra o Brasil, por trás de tudo está o grupo globo.

    Há mais de sessenta anos este grupo trabalha contra o brasil e com o único objetivo de sabotar a democracia e o progresso do país.

    Alguém terá de dar um basta. E, certamente não será o Moro, o MPF ou a PF. Há investigações do FBI sobre ladroeira em direitos de transmissão de eventos esportivos. uma enorme lavanderia onde somente um dos sócios da globo, o tal J Havilla pagou mais de R$ 500 milhões para não ser preso nos EUA.

    Exemplos de corrupção deste grupo empresarial temos os montes: sonegação, sumiço de processo, suborno, sabotagem do país, etc etc

    Duvido que o MPF, PGR, PF ou seja que diabo for não tenha recebido nada dos americanos até agora. Certamentre isto não vazará nunca.

    Agora, com está furada do Moro em relação ao Triplex do Lula que escancarou a corrupção do grupo globo e o silêncio sepulcral dos varões Moro, dellagnol e auqle outro maluco da barbicha branca, ficou claro quem é quem manda e que deveria seguir o script.

    O grupo globo sabota o governos trabalhistas desde sempre. Há 14 anos só pública notícias negativas sobre o governo, se não tiver, inventa. Exemplo de invenção foi começar a falar de inflação dia e noite, com direito a colar de tomates, quando a inflação estava dentro da meta e o país ia relativamente bem. Depois, a pressão para aumentar os juros, coisa que o imbecil do BC fez prontamente.

    Quando O BC cedeu, deu o sinal verde para continuar o terrorismo econômico.

    Houve também o teatro da AP470 com transmissão ao vivo e a transformação de um magistrado medíocre em herói da pátria e, de novo, o erro do PT em entregar seus líderes à degola. Aí, o PT também deu um sinal para a globo de que o caminho era esse. Agora, tentam a mesma estratégia com o Lula bancando outro juíz medíocre, o Moro.

    Talvez se apoiem em medíocres porque sabem que um juiz decente não participaria deste tipo de trama.

    Tanto é assim, que o Joaquim foi premiado com um apartamento e salários eternos recebidos da globo através do filho dele, que inclusive foi beneficiário de recursos supostamente desviados da visanet no valor de R$ 2.4 milhões. A coisa foi tão boa que o JB pôde até se aposentar e garantir o futuro do filho.

    Penso que o mesmo acontece com o Moro e aqueles dois procuradores aloprados citados acima. Se conseguirem atingir o objetivo da missão passada pelo grupo globo, prender o Lula e desmoralizar o PT, a recompensa para eles será o paraíso.

    Acredito piamente que se o Brasil conseguir conseguir acabar com o grupo globo, uma nova era se abrirá para o país.

    Sábio era o Brizola que lá atrás já vislumbrava que esta era solução para a maioria dos nossos problemas.

  8. Faz diferença

    Bem, o premiado que faz diferença tem de honrar o prêmio e tirar os premiadores da reta, né?

    Imagina, já começaram a aparecer até helicópteros no armário, imagina o que mais se pode descobrir…

  9. As máscara de imparcialidade

    As máscara de imparcialidade da justiça ruiu de vez. Está mais que claro que a justiça tem lado. Uma justiça assim não tem serventia, pelo contrário, numa país que almeja crescer e adquirir respeito internacional. Manda esta gente pra Sucupira.

    1. Fascismo ou Democracia

      Pobre Sucupira, não merece receber esses entulhos podres…

      Os dois devem ser enviados para a CADEIA, por conspirarem contra a Democracia, o Estado de Direito e a Soberania Nacional.

      Mas apesar de Moro não gostar, a ele deve ser dado o direito de ampla defesa, a presunção de inocência e o devido processo legal. Com isso as instituições brasileiras demonstrariam a diferença entre Democracia e Fascismo.

    1. ???!!!

      Em primeiro lugar Dilma não vai cair. Vai cumprir integralmente o seu mandato. 

      Em segundo lugar, o que o “republicanismo” tem a ver com o post em questão? Nada, absolutamente nada. 

      Dilma é tão republicana, seja lá o que isto queira dizer, quanto Lula foi nos seus 08 anos de mandato. Aliás, ela segue rigorosamente o “padrão Lula” de relação com os órgãos de Estado (e inacreditavelmente é apedrejada por isso…). 

      Por fim, o juiz Sérgio Moro é concursado na primeira instância. Dilma não tem poder nenhum sobre a atuação deste juiz, até porque, como é óbvio, ele pertence a outro poder (no caso, ao Poder Judiciário). 

      Teu mini comentário é proporcional ao sentido do mesmo.

      Ah, e antes que eu me esqueça: Tóffoli é cria do sr. José Dirceu e foi bancado pelo mesmo para integrar o STF. Se é que alguém ainda não sabe disso…

      .

      1. Sim, Toffoli foi bancado por

        Sim, Toffoli foi bancado por José Dirceu. Mas este já estava fora do governo e cassado como deputado federal quando Lula o indicou para ministro do STF. A indicação foi de Lula, responsável sim pela presença dessa pessoa no STF. Ah! Tarso Genro era ministro da justiça, mas tão minúsculo quanto o tamanho das letras que uso. Contudo, é bom lembrar que Tarso e Lula tiveram papel central no enterro da Satiagraha, ao aceitarem de pronto as pseudo-manobras de Gilmar, exilarem Paulo Lacerda em Portugal  e permitirem a perseguição a Protógenes. Ou seja, quando é de interesse, sabem enterrar uma investigação. 

  10. O último?

     

    O Judiciário brasileiro

    só produz bestialógicos:

    inventou os doleiros

    com perfis ideológicos.

     

    Inventou o crime de Caixa-1,

    pior que o de Caixa 2.,

    mas não faz sentido algum!

    O que virá depois?

     

    Contra alguns, o ministro é um possesso:

    ao inimigo barbudo, a permanente devassa.

    Aos amigos, patrões bicudos, nem processo –

    ou, se houver, que fique às traças.

     

    Não é o último lance,

    é apenas o mais novo.

    Sempre haverá nova chance

    de prejudicarem nosso povo.

     

     

  11. Redes sociais

    Este post , mesmo em toda sua correção de raciocínio , não possui uma imagem clara de isenção ao leitor da grande imprensa.Este é um exemplo e um grande desafio para as  redes sociais se firmarem como fontes  de informação .

  12. Comê, bebê, pitá e caí

    1. Lava Jato acabou. Guarujá, que era a última bala no coldre, se acabou em Paraty.

    2. Essa jogada no TSE é tão ruim, mas tão ruim, que daria pena, não fosse o PCC togado uma ameaça ao Brasil civilizado.

    3. Barbosa, Mendes e Moro enfiaram as duas mãos na lama, até os cotovelos. Quantas décadas custará ao país limpar essa imundície?

  13. o que esperar
    O que esperar da justiça quando temos policia, delegados, promotores, juizes partidarizados, parciais?

    Somasse a isso o poder da PIG, bancada BBB.

    Resulta no fim das liberdades democraticas!!!

    Não esperava viver para este estado de coisas!

    Triste Brasil!

  14. nem técnica nem política…

    como já alertado, e muito bem, somos uma republiqueta dominada por grandes famílias

    acrescente a audácia de políticos viciados em poder às dos juízes sem juízo e poderemos ficar com algo muito perigoso………………………….

    seguindo como está, a segurança de qualquer um nunca será suficiente, pois a audácia que nada teme, mas é vencida, sempre resulta em tragédia ou morte de inocentes

    treinam tiros ao alvo, mas só para que não haja provas contra o atirador de verdade

    não permita Deus que aconteça o que a visão sugere

  15. Mais do mesmo(Moro)

    O Gilmar a muito se sabe que ele é um politico sem pudor,rasteiro no sentido da palavra…vindo desse picareta nada é surpresa, o Moro é mais sutil ate pela aproximaçao com os Arns ele tenta passar um ar de honestidade mesmo nao sendo…ao se deparar com os marinhos na lava jato e, fugir do pau mostra mais claramente para aqueles que ja desconfiavam de suas boas intençoes que o mesmo como ja se sabia nao passa de um picareta travestido de “bom mocinho” é questao de tempo para cair a mascara desse vilão que em nome do falso combate a corrupçao destroi milhoes de postos de trabalhos no Brasil.

  16. COMPLICADO

    Como saímos desta?

    Um  legislativo (municipal, estadual, federal) eleito e representante do dinheiro de empresários e mídias engajadas; mais um judiciário elitista que defende os mesmos interesses dos endinheirados  e que não representa  em nada a vontade popular. Não tem um voto.

    É o que temos hoje.

    E ao povo o rigor da lei que muda ou é interpretada conforme as conveniencias destes legisladores/juristas.

    Pergunto novamente. Como saímos desta?

  17. Foram afobados. É o medo do

    Foram afobados. É o medo do Lula em 2018, com sua inevitável vitória (cá entre nós, é isso o que vai acontecer). Essa insanidde de uma oposição que não consegue mais vencer as urnas vai chegando a um melancólico fim. Personagens menores da nossa história, apenas isso.

    1. E quem disse que a oposição

      E quem disse que a oposição não venceu nas urnas? O congresso das urnas eletrônicas de 2014 está detonando o Brasil, com a sua pauta bomba. A Dilma venceu a disputa presidencial, quem sabe graças a um santo protetor que na última hora se imiscuiu nos caminhos eletrônicos da apuração.  Mas o parlamento tá aí, cumprindo rigorosamente a agenda de quem de fato detém o comando do desmonte, do caos, do vende o Brasil baratinho. Dizem que o presidente da Shell já está aqui para garantir o seu pedaço. Mais alguns “espelhinhos” e negócio fechado. E aí de quem na Casa do Povo ouse ter espasmos nacionalistas. Será trucidadado pela máquina justiceira.

  18. Esses dois juízes são os exemplos pronto e acabado do ponto…

    Esses dois juízes são os exemplos pronto e acabado até que ponto juízes inescrupulosos podem chegar. A falta de escrúpulos e o desprezo às regras mais elementares do direito é algo macabro neles. São criaturas vis, com a frieza de psicopatas. Tratam o judiciário como câmara de tortura para satisfazer seus caprichos mais sórdidos. São capazes de destruírem o país inteiro, transformar a rica e fértil sociedade brasileira em terra arrasada, com o único propósito de destruir um único homem inocente.

    Sempre quando lei notícias sobre essas criaturas, uma única imagem me vem a cabeça:   

    1. bem colocado…

      e Este aí também passou por 7 julgamentos, todos na calada da noite, sem a participação dos que verdadeiramente representavam a vontade do povo……………………………..

      e em cada um dos 7 acrescentaram mais ódio

      agora pense bem como combina e espelha a ída do Moro para o TSE

      por 6 vezes já somaram ódios

      é só contar, incluindo as grandes famílias dá 6

  19. Entendo que quem se abaixa

    Entendo que quem se abaixa demais expõe o traseiro.

    O empresário e ministro do STF Gilmar Mendes a cada dia que passa justifica um pedido de impeachment no Senado. Se o PT resolver combater na guerra que lhe foi declarada, começa silenciosamente a negociar no Senado votos favoráveis ao impeachment.

    Obviamente, de nada adianta abrir ou ao menos solicitar impeachment do empresário e ministro do STF com chances de revés, pois caso ocorra tal revés, o partidário empresário e ministro do STF sairá fortalecido.

    Quanto a Moro, tem se mostrado um verdadeiro inconsequente, não teme o futuro. Das duas uma:

    – O golpe é bem sucedido e seguirá carreira no judiciário (mirando o STF) ou na política (risco muito alto, haja vista do que ocorreu com seu referencial italiano da “Mãos Limpas”). Pode ainda tornar-se uma das “sumidades” do PIG.

    – O golpe falha e ele, como Joaquim Barbosa, perderá a serventia e retornará ao limbo. A diferença em relação a Joaquim Barbosa é que Moro colecionou muito mais inimigos, e a Casa Grande costuma “abandonar o líder ferido na estrada”.

    Em todo caso, ambos já possuem reservados um lugar na lata de lixo da história, juntos com Lacerdas, Mazzilis, et caterva.

  20.  
    Charge publicada pela

     

    Charge publicada pela cartunista Laerte nesta terça-feira introduziu na Folha um tema considerado tabu pela imprensa familiar: a mansão que pertence aos irmãos Marinho, donos da Globo, e foi retratada em reportagem que viralizou nas redes sociais; Laerte decidiu propor uma permuta: a troca da casa à beira-mar, construída numa área de proteção ambiental e ligada a offshores do Panamá, pelo triplex no Guarujá (SP), que não pertence a Luiz Inácio Lula da Silva, mas tem sido usado pela Globo como peça de sua campanha contra o ex-presidente; charge de Laerte foi, ao mesmo tempo, um protesto e um ato de rebeldia editorial

    Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google +    

     

  21. Trocar de juiz, procuradores

    Trocar de juiz, procuradores e policiais federais por EQUIPE REPUBLICANA, DAQUELES QUE PEGAM CHICOS E FRANCISCOS, com carga moral para um trabalho desta envergadura!

    Fora MORO E SUAS POLITICAS PARTIDÁRIAS!

    Apenas justiça, doa a quem doer!

    Não quero que acabem as investigações, que acabe em Pizza, tanto na Zelotes, Lava-jato e tantas outras, mas não quero essa arremedo de justiça!

  22. Que País é este?

    Por mais que tenhamos antipatia por Gilmarzão, e isso é um fato, ainda assim, é assustadora sua postura e a forma como verbaliza suas preferências políticas, recheadas de ilações desprovidas de qualquer tipo de sustentação legal; e ele é, salvo engano, um Juiz. É como se o STF fosse um grande botequim e seus frequentadores tivessem um salvo-conduto para dizer qualquer absurdo e que, posteriormente, usariam a embriaguêz como escusa técnica para as asneiras ditas. Mas não… Gilmarzão vai na FIESP (tudo bem… não é um botequim mas um Piano Bar…) e afirma disparates alto e bom som sem o menor sinal de constrangimento, como se fosse isso mesmo que se espera de um membro do STF. E nada disso vira manchete indignada na grande Imprensa… Que na sua missão de deixar claro para o mundo que ainda somos uma República Bananeira, parece rir discretamente da nossa frágil democracia. E nada acontece… 

  23. mãos a obra

    Que seja isso então: depois desse teatro  vamos todos ao trabalho –  governo, oppsição, judiciário, bancos  e etc  ;pois o povo não parou nunca. e vai pagar a conta.  Essa nação …

  24. Como funciona a mente de um midiota

    Como funciona a mente de um midiota:

    Dinheiro para a campanha do PSDB: doação

    Dinheiro para a campanha do PT: propina

    Detalhe: funciona desse jeito ainda diante do fato de as doadoras serem as mesmas empreiteiras e também de algumas terem doado mais para o PSDB que o PT.

  25. Concordo com tudo, mas faltou culpar também

    a Dilma por manter no ministério da justiça um imbecil totalmente desqualificado. Um ministro da justiça descente poderia, pelo menos, dar uma freada nos abusos da pf.

  26. A hipótese de Fux

    Gosto muito das análises bem informadas de Nassif, mas essa de que Gilmar Mendes desistiu por causa do Fux não convence.

    Todos os lances da oposição são voltadas ao desgaste initerrupto. Sabem que, em algum momento, em alguma esfera, vão acabar com suas teses derrotadas, mas não desistem. A ideia é nãio folgar a faca do pescoço. Por que Gilmar não levaria adiante a votação no TSE por causa de uma provável derrota? Não seria melhor para suas ambições uma derrota por 4 a 3 do que uma aprovação sua nos autos? 

    Fica a reflexão, não para desconstruir a hipótese Fux, mas para esmiuçá-la melhor.

  27. Também acho que é a última tentativa…

    As pessoas já cansaram dessa novela do impitiman e os juízes Sérgio Moro e Gilmar Mendes se desmoralizaram na função jurisdicional. Nessa altura do campeonato ficar ao lado dessas figuras é “queimar o filme”.

  28. A melhor adjetivo…

    O melhor adjetivo a qualificar (ou seria desqualificar) esses dois é:

    Descarados!

    Na pior acepção constante dos melhores dicionários! 

  29. Que os anjos (do céu ) digam amém.

    Passar essa onda nefasta de golpismos e de atentados judicialescos contra a democracia é o que todos nós esperamos.

    Clamamos por paz.

    Que, apesar dos mosquitos, possamos, enfim, sonhar com dias melhores para o Brasil.

    Que possamos, enfim, dizer que “o Brasil é maior que esses mosquitos, que aí estão a nos atormentar”.

    —————————

    Apenas lembrando sobre a importância do voto consciente ao Parlamento.

    Um Parlamento cidadão  já teria posto um fim nessa farra da imprensa e a nessa farra do Poder Judicário.

     

     

  30. spero que se concretize o que

    spero que se concretize o que foi narrado

    no últino parágrafo, sinceramente…

    que esse golpe infame se desfaça e que 

    então dilma possa prosseguir em defesa dos interesses dos

    trablhadores e da maioria da população brasileia,

  31. Recriando uma UTOPIA.

    Nassif e equipe, debatedores, bom dia.

     

    Nassif após ler o seu texto e refletir um pouco cheguei a algumas conclusões as quais gostaria de compartilhar aqui. Vejamos.

     

    Antes porém,  gostaria de deixar claro alguns pontos:

    Minhas conclusões  são provisórias e não exaustivas mesmo porque não possuo TODAS as informações devidamente comprovadas sobre os fatos. Portanto, é possível mudá-las sem  entrar em contradição e sem gerar qualquer ambiguidade, dúvida ou mal a quem quer que seja.

    Também gostaria de deixar claro que votei no LULA, admiro o Lula. Digo isso como cidadão, de longe. Não o conheço pessoalmente. E eu li o plano de governo do PT, comparei com os demais e cheguei a conclusão de que seria o melhor para nós, brasileiros. No entanto, tenho um “sentimento” de que o PT tem se equivocado ou errado muito na condução do país, em âmbito federal. Se a mídia ajuda ou não é outra coisa. ( longa história, não entrarei nessa digressão aqui). Continuemos.

    Votei na Marina em 2010 pensando que ela poderia ser uma opção progressita para o país. Ledo engano. Vi o quanto ela é capaz de mudar de “ideologia” de uma hora para outra,  no ano passado. Obs.: quando digo que votei num candidato penso também no plano de governo e no partido.

    Prosseguindo.

    Em 2014 votei na Dilma e desde então estou defendendo o seu governo. Espero realmente que sua excelência consiga realizar bons projetos para o Brasil, sobretudo, a partir deste ano. Ano que realmente começa o seu segundo mandato, vez que o PLANO PLURIANUAL passa a vigorar.

    Dito tudo isso, passo agora as tais conclusões provisórias.

     

    Não creio sinceramente que o Juiz Moro esteja atuando de forma “conspiratória”. Ora, acreditar nisso seria o mesmo ou quase o mesmo  que acabar com o poder judiciário brasileiro. Ferir de morte um dos poderes da república o que é inadmissível.

    Se não pensarmos assim, fim de papo. Acabou nossa Organização de poderes. Podemos “chutar o pau da barraca” porque nosso poder judiciário não estaria em condições de resolver CONFLITOS de interesse. Não se trata apenas de “inseguraça jurídica. Trata-se de uma quebra de contrato social. Fim. Acabou o estado democrático de direito. E se acabou o estado democrático de direito  VALE TUDO. Acabou a utopia? Não, acabou mais que isso. Preparem-se para a revolução.

     

    Para os mais apressados digo-lhes que não estou comentendo o sofisma da indução. Não se pretende extrair conclusões gerais de casos particulares. Todavia, o caso concreto em pauta ( operação lava jato, ou “mãos limpas à brasileira) tem proporções nacionais. Não se trata como se sabe de um caso qualquer. É um daqueles que está sendo acompanhado por muitos brasileiros pois não sai da mídia. Não sai da internet, não sai da pequena nem da grande mídia. Enfim, está na cabeça de todos os cidadãos que tenham ao menos alguma noção de cidadania. Está nos comentários de motoristas de taxi, nos do  café da esquina, na praça, na rua, no clube social de domingo, do Oiapoque ao Chui.

    Voltando.

    É importante dizer que o Juiz Moro não atua da forma que bem entende. Isso seria um absurdo.  Ora, ele É PROVOCADO por uma das partes e SÓ PODE agir de acordo com o que está nos autos. Além disso, a outra parte, isto é, a parte da DEFESA  ou do ACUSADO( ou do réu) tem AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO e um due processo of law para agir. 

    Ora, ora senhores vamos ou não vamos considerar nosso Estado democrático de direito?

    Portanto, é IMPOSSÍVEL, considerando-se que estamos num ESTADO democrático e de direito,  um Juiz, sobretudo  de instância inferior,  ter a condição de MANEJAR todas as decisões  de todos os órgãos do poder  ou mesmo de instâncias superiores do poder judiciário.  

    Além disso,  seria ingênuo acreditar que  os advogados dos acusados estariam inertes, deixando tudo isso acontecer sem nada fazerem . Os advogados, certamente, estão  atentos para defender os interesses de seus clientes. Pensar o contrário  é, no mínimo,  pura ingenuidade ou especulação.

    Por isso, ainda quero crer que a atuação do Juiz Sérgio Moro está atuando ABSOLUTAMENTE dentro da lei e dentro dos limitess de  sua competência. Espero também que aqueles que cometeram atos ilíticos sejam efetivamente condenados e cumpram suas respectivas penas e que estas  não sejam nada mais nada menos do  que está previsto em nosso ordenamento jurídico. Relembrando, não estamos mais na época do olho por olho dente por dente!

    Quanto aos ministros do STF aí a situação já muda. Muda e muito.  Esse é o meu sentimento.

    STF é órgão final, como todos já devem saber. Trata-se do  fim da linha INTERNA no que diz respeito ao órgão  do  poder judiciário. Todavia, tem sua competência também. 

    E quanto aos ministros, indago-me: tenho simpatia pelo ministro Gilmar Mendes? Não, não tenho. Nenhuma.

    Todavia, ele é ministro e quer gostemos ou não dele, somos OBRIGADOS, repita-se, somos OBRIGADOS a respeitar sua COMPETÊNCIA. Só isso. 

    Graças ao bom deus e principalmente da “boa deusa”, a  CR/88,  temos outros ministros. Temos gente do calibre de um Barroso da vida que a cada dia tem nos dado aulas de ponderação, razoabilidade e  senso de justiça. Evidentemente, temos outros ministros de altíssimo nível. Não vou delongar nesse ponto. 

    Prosseguindo.

    Por fim, gostaria de reforçar a esperança de que as DECISÕES DE MÉRITO possam mostrar ao povo brasileiro que a ordem foi mantida com razoabilidade e  proporção. Espera-se também  que aqueles que por enquanto são ACUSADOS  sejam, efetivamente absolvidos ou condenados, de forma JUSTA e  dentro dos limites da lei.

    Espero ainda  que o grande LULA continue sendo o grande LULA e que sua excelência, a presidenta  Dilma mostre ao  país do voto do cabresto, do voto censitário, do voto masculino( até os anos 1930),   que o gênero feminino pode mudar o rumo de nossas “tradiçoes” machistas, autoritáritáris, caudilhistas e escancaradamente desiguais!

    Do fundo do coração para todos os irmãos brasileiros “cordiais”( do bem)

    “Cordialmente”

    Mogisenio

     

    1. Ó tempora, ó mores, ó Moro!

      Caro Mosigênio, não seja ingênuo, por favor. Eu entendo suas preocupações com o juiz Moro. Mas me explique, do ponto de vista jurídico, faz sentido prender um preso cumprindo pena? José Dirceu estava em prisão domiciliar em Brasília. Foi chamado a depor em Curitiba sobrea Operação “Vaza a Jato”.

        Nesses casos, vi vários assim, o juiz intima o preso, o preso é conduzido pelas autoridades policiais até o juiz, é interrogado e em seguida volta à prisão original. Mal comparando, foi assim com Fernandinho Beira-Mar. Preso numa penitenciária federal no Mato Grosso, se não me engano, foi intimado pelo juiz do Rio de Janeiro sobre um processo de assassinato.  Foi levado ao Rio pela PF, pernoitou na prisão na sede da PF, na manhã seguinte foi levado ao juiz, prestou depoimento, foi liberado e transportado de volta para a penitenciária. José Dirceu, que nem de longe pode ser comparado ao meliante assassino condenado, foi chamado a Curitiba e apodreceu seis meses nas prisões curitibanas, à disposição do juiz Moro.

      Seis meses depois foi interrogado. Vi o vídeo. O despreparo de Moro é absurdo. Eu queria muito ver o concurso para juiz federal onde ele foi aprovado. Não consigo acreditar que tão medíocre juiz passou num concurso limpo e insuspeito. Se isso realmente aconteceu, chegou o fim do mundo, sem vulcões, choque de asteróides, aquecimento global, explosão nuclear ou doença letal que dizime os humanos no curto prazo. O fim do mundo chegou pelos concursos jurídicos do país.

      José Dirceu foi levado a Curitiba para prestar depoimentos a respeito da Operação Lava a Jato. Mas tudo que vi foram perguntas a respeito da empresa de consultoria de José Dirceu. Chegaram ao cúmulo de perguntar porque ele havia abandonado a consultoria, se era tão lucrativa. Ele explicou que fechou a consultoria porque estava preso. Nenhuma pergunta sobre a corrupção na Petrobras foi-lhe feita. Se isso não é prisão política, não sei o que é não. Moro está unido aos donos de mídia que apoiaram a Ditadura. Com certeza, eles têm afinidades políticas. Moro é fascista, ponto final. até um bêbado numa noite enluarada, lendo suas patifarias chegaria a essa conclusão. Barbosa denunciou José Dirceu por ter jantado com um deputado federal do Paraná e no dia seguinte, ter saído uma das parcelas do “mensalão”. Barbosa ignorou os advogados de Dirceu gritarem que o deputado morrera em acidente aéreo mais de quarenta dias antes do suposto jantar. A outra ministra, que Deus me perdoe, confessou que as provas não eram robustas, mas que a literatura jurídica a autorizava a condenar Dirceu. A literatura do III Reich também permitia que qualquer um fosse condenado por qualquer coisa, até por ser judeu. O sujeito nascia judeu e era condenado por ter…nascido! Temos uma justiça golpista, classista, fascista e feroz. Os vazamentos são ótimos para os meios de comunicação, mas péssimos para os direitos dos presos, ilegais que são. Quando Moro, o juiz, comete crimes e ninguém julga, como é que fica?

      1. Parabéns pela paciência

        Parabenizo-o por sua imensa paciência, Alvaro Tadeu.

        Diante de todos os acontecimentos e com todas as análises que já foram produzidas a respeito, e ainda mais no contexto deste Blog e de outros da blogosfera visitados por pessoas que têm livre e completo acesso aos mesmos, nenhuma ingenuidade é mais admissível nesse contexto.

        Diante de atitudes fascistas não se pode atuar com ingenuidade, mas com coragem, serenidade e razão; com toda a clareza de apontar precisamente tudo que é nefasto nessas atitudes (repito, nas atitudes, não nas pessoas, para que não repitamos os próprios métodos fascistas).

        O próprio desconhecimento, ou não querer “acreditar” (embora isso não seja questão de crença, mas de fato histórico) que o judiciário pode atuar de forma golpista, ilegal e fascista, e o fez diversas vezes na história, em vários países, é uma opção pessoal da qual derivam todas as responsabilidades pessoais de posicionamento político na sociedade.

      2. Caro debatedor Álvaro, valeu

        Caro debatedor Álvaro, valeu pelo debate.

        Veja bem meu caro,

        Ingenuidade?  hoje? comigo? Passo longe dela, pode ter a certeza disso.

        Mas, admito que já fui muito ingênuo nessa vida. Puxa! Como já fui ingênuo. 

        Mas, graças a deus e a mim, virei essa página. 

        Portanto, vamos deixar a ingenuidade de lado ok?

        Todavia, não vamos confundir ingenuidade com boa-fé.

        Meu debate aqui é de boa-fé.

        Prossigo.

        Note bem, fora dos autos a minha explicação,  a sua explicação, bem como  a de TODOS os renomados juristas brasileiros autoctones ou  alienígenas, promotores, procuradores, integrantes da imprensa nacional e mundial, oficial ou extra oficial  sobre o que o precitado magistrado está fazendo ou deixando de fazer não serve para NADA a não ser para um DESABAFO, ou dependendo, se houver outros “interesses”, para atingí-los. Ex.: lucro, venda de jornais, audiência, manipulação da “boiada”, aumento de poder de influência etc que poderíamos sintetizar no vocábulo “especulação”  de forma ampla. 

        O problema , penso, começa a tomar proporções maiores quando o processo de ESPECULAÇÃO se envolve, maliciosamente, com o DEVIDO PROCESSO LEGAL. 

        Quando isso acontece, muita gente desavisada “tira conclusões” igualmente desavisadas. Isso tem nome: “formação de opinião pública.  Agora me escapa,  mas há um livro muito bom que trata deste assunto. Coisa lá da década de 1990. Recentemente, temos o Umberto Eco com o número zero. Mas isso, é outra coisa. Se v. já os leu saberá me compreender um pouco melhor. Obs.: isso é apenas um referência bibliográfica. Só isso. 

        Voltando

        Se  vamos, no entanto,  desabafar sobre as mazelas do Estado Brasileiro, sobretudo, do ESTADO JUIZ,  tudo bem. Vamos lá. Sem problemas, mas sem generalizações bobocas, não é mesmo?.. rsrs

        Agora se vamos tratar do caso com o máximo de objetividade devemos ter cuidado, sob pena de, aí sim,  sermos os ingênuos da vez. Sabe como? Aqueles que foi “marionetados” por algum “formador de opínião”. rsrs

        Não vou dizer nada sobre o ex-ministro José Dirceu por que não tenho informações seguras para opinar. Penso, no entanto, que se alguém está preso INJUSTAMENTE, ou de forma ILEGAL , sobretudo, num país que escolheu ser um Estado democrático de direito, é porque estamos caminhando para o fim da ordem razoável. Nesse sentido, estaríamos em direção ao CAOS social, e isso não me agrada. Não gostaria que isso acontecesse.  Ainda por cima quando esse alguém preso injustamente, ilegalmente, se trata de um ex-ministro. Seria muita falta de tudo, uma pessoa que,  certamente, tem ao seu lado os melhores procuradores para defendê-lo, permitir que isso acontecesse num Estado que se diz democrático e de direito. 

        Ou não? Estou equivoca? Estou errado? Por que?

        Lado outro, se o referido magistrado está atuando de forma contrária ao ordenamento jurídico que, curiosamente,  deu-lhe  a competência jurídica  para atuar,  esse magistrado igualmente, deve ser julgado, condenado para, em seguida,  cumprir a sua pena.

        Portanto, note bem. Não estou a defender nem “A” nem “B” nem “C’. Nem acusação, nem defesa, nem Estado Juiz. 

        Estou a defender o ESTADO democrático de direito de acordo com as regras previamente pactuadas. É só isso.

        Compreende? Consegui ser um pouco mais claro? Você compreendeu bem o meu ponto de vista?

        Espero que sim.

        Todavia, também vou frisar: se  alguém estiver preso de forma ilegal, esse alguém precisa ser IMEDIATAMENTE solto. 

        Pode ser o pobre da comunidade, o  negro, o favelado, aprostituta ou o rico,  o poderoso empresário  ou poderoso político. Você me compreendeu?

        Antes que um desavisado opine devo registrar que estou considerando-se ainda que:

        IGUAL = IGUAL

        DESIGUAL = DESIGUAL

         

        Por último, vale reforçar: 

        “Prender” a UTOPIA  ou “matá-la”, não me parece ser o melhor caminho para a paz social.

        Também, só com a “razão”   é certo que  não encontraremos a “paz”, sobretudo, a paz social. 

        Saudações 

        Considerações finais: por gentileza desconsidere um ou outro erro de concordância verbal e/ou nominal, uso de vírgulas, pontuação, crase etc de minha parte. Estou escrevendo rápido, sem revisão, e direto aqui no sítio do CGN. Logo, as chances de erros gramaticais são enormes.

         

         

      3. Parabens AlvaroTadeu,esse é

        Parabens AlvaroTadeu,esse é um dos melhores comentários q lí aqui e

        que sintetiza bem claro todo os ocorridos no Brasil,por isso

        acho que tudo isso não ficará encoberto para sempre,uma hora ou outra

        a luz brilhará,é lei universal,aí os FASCISTAS serão punidos!!!!Como dormem esses caras hein!!

    2. Hipocrisia

      Toda sua brilhante argumentação baseia-se na premissa de que o juiz Sérgio Moro está atuando dentro da lei e dentro dos limites de sua competência.

      Não há concordância entre os juristas de que essa premissa é correta.

      Por outro lado, há indícios fortes de um viés político na atuação do pessoal da Lava Jato.

      Eu acho que o grande receio de muitos simpatizantes do Lula e do PT, é ter que reconhecer que houve desvios de conduta legal e ética.

      E se for comprovado que o sítio em Atibaia e o apartamento em Santos são do Lula, são realmente provenientes de “doações” de empreiteiras?

      Há duas formas de encarar a situação. A forma hipócrita e a forma realista.

      Encarando de forma realista, eu ainda acho que, para a maioria do povo brasileiro, Lula seria a melhor escolha em 2018.

      1. Caro debatedor

        Caro debatedor Ferruccio,

        agradeço-lhe pelo debate. 

        Digo-lhe que estou ciente de que não há concordância entre juristas sobre o caso. E olha que tem juristas que tenho profunda admiração.

        Vale  lembrar que  um juiz forma sua convicção para julgar. Evidentemente, tal convencimento decorre de sua análise de um caso concreto. E na análise de um caso concreto o juiz é OBRIGADO a “ouvir” as duas partes com suas respectivas “verdades”.

        E mais ainda. Tudo isso é conduzido por SERES HUMANOS( juiz, advogados de defesa, MP, polícia, peritos etc) que são falíveis. 

        E ainda: não estou defendendo o juiz Moro. Não o defendo nem o acuso. Apenas espero que ele faça a parte dele. Igualmente espero que os advogados de defesa façam a sua parte e que a polícia , bem como o MP e demais, façam a sua. É só isso. 

        Compreende?

        Considerando-se o que foi dito,  volto a insistir na pergunta:

        Estamos ou não diante de um Estado democrático de direito?

        A pergunta é OBJETIVA, razão pela qual, espera-se uma resposta igualmente objetiva.

         

        Se chegarmos a conclusão que um juiz pode agir da forma que bem entender aqui no Brasil então meu caro, é o fim, ou o começo do fim. 

        Salve-se quem puder. 

        Por outro lado, o que não devemos “engolir” como bobocas, sem crítica ( certamente, não é o seu caso e da maioria que frequenta o jornal CGN) o que é propagado pela mídia. A mídia pode propogar qualquer baboseira que a lei não proíbe. Cabe a nós, brasileiros, aceitarmos e/ou cobrarmos a aplicação de penalidades a quem de direito por eventuais excessos cometidos de quem quer que seja, inclusive, de um magistrado. 

        Será que consegui ser mais claro agora?

        Saudações 

         

          1. Olá Lenita, só percebi agora

            Olá Lenita, só percebi agora o seu comentário. Amanhã vou analisa lo com calma e formular uma resposta. Boa noite.

    3. Mosigenio

      Apenas uma perguntinha para alguém tão preocupado com as instituições brasileiras :

      Pq o Ilmo Juizeco, assim como o PGR, jamais perderam uma noite de sono com o maior partido da oposição ? já que receberam tanto ou mais dinheiro que o Partido q está no poder. Se o sr. explicar será ótimo para todos nos, os brasileiros (cordiais).

      1. Cara Lenita,
        sinceramente,

        Cara Lenita,

        sinceramente, não sei responder a sua pergunta.

        Ora, como vou saber se eles perdem ou não “noites de sono com o maior partido da oposição”?

        Note bem Lenita, não estou aqui defendendo perseguições políticas. É sério. Acredite.

        Não estou sendo desonesto em meus comentários. Não estou defendendo o PT, tampouco o PSDB. Não estou defendendo ninguém. Estou defendendo uma “superestrutura” que funcione. Tudo isso para o bem de todos nós.  Daí, a ideia de tentar resgatar aquela perseguição, essa sim, da “utopia”.

        Estou tentando fazer uma análise razoavelmente isenta. Até mesmo para não deixar que o assunto se torne “vulgar” e perca a importância. 

        Da mesma forma que saí em defesa das instituições nesse caso concreto ( operação lavajato) também cobro que sejam movidas ações, por exemplo,  para apuração das supostas fraudes no metrô de SP, ou estas supostas fraudes  agora da “merenda escolar” em SP. Também nos de Furnas etc etc.

        Note bem, tomei o cuidado de revelar o meu voto: Votei no Lula, no PT, na Marina e em 2014 na sua excelência, a presidenta Dilma, portanto no PT e ainda em todos os seus deputados e senadores. ( mative a coerência no voto)

         E ainda “estou com a Dilma”. Espero que ela faça um bom governo.  

        Só que Isso é uma coisa.

        Outra coisa é a atuação do poder judiciário. ( note muito bem, não me veja como um ingênuo, ok?) É claro que eu sei que um JUIZ não é uma “máquina”, um robô, um Dr. Spock  davida pura  razão imparcial livre de “valores” e tendências políticas.  Isso é tão óbvio que nem quis entrar nesse mérito.

        Aliás, esse Drs spocks servem mais para os “economistas de escol e de meia tigela”. Acham que a “oferta e a demanda” é algo “puro” e que o “consumidor seria o “deus” do mercado para “premiar”  os “melhores” com suas compras. Pura BALELA!

        Mas voltando.

        Estamos falando de verossimilhança com PROVAS e com procedimentos.  Nesse sentido, se alguém “COME UMA MOSCA” num procedimento qualquer, pode “pagar por isso” mesmo não sendo, necessariamente “culpado” , autor de um “fato”, materialmente. 

        Não sei se me compreendeu, mas é por aí.

        Saudações 

         

         

         

    4. Discordo

      Se tem uma coisa que o Moro é bom é em usar seu conhecimento jurídico para manipular a mídia, a seu favor.

      Não fosse isso, por que tantas ilegalidades que cometeu até agora não foram questionadas? Só o Conjur listou 14 ou 18 faltas gravíssimas.

      A única coisa que explica a paralisia democrática contra o arbítrio desse juiz é o medo de sofrer um assassinato de reputação pela mídia – que é parte interessada, usa serviços de doleiros e offshores, e devia estar sendo investigada, como se viu em Paraty.

    5. Não há margens para tanta inocência e ingenuidade.

      Existem fatos objetivos que contestam esta visão aparentemte isenta.. Como aceitar que se possa  passar documentos delações, de delatores premiados, como prova ou testemunho em outa alçada. A alçada criminal é uma e a eleitoral é outra. Me parece que não é legal , inclusive do ponto de vista dos delatores, que suas delações sejam usadas em outro julgamento. Quando isto ocorre deve-se fazer um interrogatório  específico, e principalmente o que se tem que passar são provas e documentos, pois delações premiadas não podem ser consideradas provas testemumhais. A utilização da condenação de Vaccari, é ilegal, pois ela ainda não é final e cabe recurso e um recurso que não foi julgado.  Além do mais tudo é passado para a mídia, criando um espetáculo ,uma  comoção e uma pressão sobre os juizes.  Tudo isto me parece de legalidade duvidosa, mas não tenho dúvidas quanto aos objetivos. E eles estão explicitos nos jornais e nas manifestações de vários dos atores neste processo.  Utilizar  as delações sem jamais exibir as provas da veracidade das mesmas. Deturpação de delações, como por exemplo a da UTC onde o delator diz claramente que poderia ou não ter doado, mesmo apos a insistência do inquiridor, forçando-o claramente a criar suspeita de coação. Isto não corresponde a uma insenção. Erros judiciais seguidos, procedimentos policiais ilegais ( escutas ilegais) e ausência de equidade no trato das  delações. Porque o Juiz não libera as delações que falam de doações a outros partidos, especificamente o PSDB. 

      Quanto a Gilmar Mendes que por diversas vêzes se manifestou publicamente contra O PT e a presidente Dilma. Gilmar fez acusações e calúnias contra um dos partidos em julgamento. Isto em qualquer país do mundo levaria a um juiz  isento, um pedido de substituição. Um juiz não pode julgar um desafeto, a bem da justiça. 

      Tudo isto me demonstra que não há margens para acreditar na isenção. E num aspecto eu concordo com o comentário, quando afirma que isto é o fim do Judiciário. Esta aventura partidária, ou quiçá de comprometimento ainda pior, pode ao final destruir no país instituições civilizatórias que lutamos  muito para construir. 

       

      1. Caro debatedor

        Caro debatedor Frederico,

        grato pelo debate.

        Veja bem meu caro, não vou dizer que o que v. nos trouxe esteja errado ou equivocado. Talvez v. seja um dos advogados que atua  nos autos ou tem contato com um deles. Enfim.

        Mas, se o que v. disse representa a “verdade” ( note bem ) então os advogados de DEFESA, suponho, devem “festejar” com seus clientes.  Isso porque terão condições de tomarem todas as providências jurídicas ( estou evitando o juridiquês até para facilitar a compressão daqueles que não são do ramo) a favor de seus clientes.

        Notemos bem: Um fato , ao ser analisado no poder judiciário não pode “parecer ser ilegal”. Ou  SERÁ ilegal ou legal. Ele estará de acordo com a lei ou não e o terceiro estará excluído. 

        Vale lembrar que todos nós podemos FAZER TUDO QUE A LEI NÃO PROIBIR. 

        Se alguém praticou uma conduta que NÃO É PROIBIDA, ela será, necessariamente PERMITIDA.  Ponto final.

        Pode ser que uma conduta seja LEGAL porém IMORAL aos olhos de muitos. Isso não importará para o poder judiciário que JULGA DE ACORDO COM A LEI.

        Moral/ética  é uma coisa. Direito posto é outra coisa!

         

        Volto a dizer-lhe:

        Se o magistrado agiu em desacordo com o ordenamento jurídico então sua decisão, necessariamente, será “cassada”, de acordo com os “procedimentos judiciais” e com o direito posto.

        Por fim, vou repetir:  Se a proposição: Estamos num estado democrático de direito ( for falsa!)  então a proposição : QUALQUER DECISÃO pode ser tomada por aquele que resolveu, por si próprio, decidir. ( poderá ser falsa ou verdadeira,não interessa, o resultado será VERDADE!!!) 

        Qualquer um transeunte, com o uso da FORÇA não estatal poderá partir para um decisão qualquer e ainda aplicar a pena. 

        Só que em algum momento da história resolvemos “abrir mão” de nossa “soberania individual”, de nossa “vontade individual”  para um ENTE maior, abstrato. Um ente poderoso, o mais poderoso dentro desse território que é o ESTADO. ( em tese, mas não vou me delongar nisso)

        Você compreende o que estou tentando dizer?

        Noutras palavras:

        Advogados de defesa são advogados de defesa.

        Juiz é Juiz.

        Promotores são promotores.

        Policiais são policiais.

        Cada qual com suas ATRIBUIÇÕES, suas respectivas COMPETÊNCIAS asseguradas e garantidas a partir da CR/88.

        Não tem essa “achar ” que isso foi assim ou assado. O assunto é sério demais para cair no senso comum da especulação rasteira. ( não estou dizendo que v. faz parte disso; estou dizendo que a ESPECULAÇÃO em torno desse processo só deve enganar os bobocas desorientados que não estão sabendo ainda o papel de uma pessoa, sobretudo, cidadã que abriu mão de sua soberania!!!)

         

        Pense nisso.

        Saudaçoes 

         

        1. Caro Mogisenio

          Obrigado pela resposta

            Sem dúvida eu posso dizer que delações  ou testemunhos sem  provas concretas  não são legais. E várias das delações premiadas não se concretizaram em provas  e isto sem duvida terminará no supremo, através de recursos. Não vou por  em questao a legalidade da interpretação do juiz de primeira instância, , mas  não será a primeira vez que um juiz comete um erro deste tipo. E provavelmente veremos muitas sentenças  reformadas. Mas qualquer pessoa mesmo sem nenhum conhecimento legal, pode sem duvida questionar, como um juiz comete um erro tão crasso. Não é preciso ser advogado,juiz ou promotor para saber que quando é apenas a palavra de um contra a de outro temos um empate.

               Mas estamos ainda falando de uma outra coisa que é a utilização de uma delação  como prova em outro julgamento. Isto com certeza não é legal. Muito menos municiar advogados do partido  acusador, com as transcrições da delação, pior ainda se no bojo deste corpo não estiver presente o contraditório. E pior ainda se não utilizarem as delações que comprometem o proprio partido acusador. Portanto eu não acho que eu esteja aqui discutindo apenas legalidades  e recursos  o que eu coloco aqui é que eu cidadão vejo com tristeza a violação de  principios do direito e da ética.

          Saudações

           

          1. Sem dúvidas que não será a

            Sem dúvidas que não será a primeira vez que um juiz erra. Pleno acordo.

            Mas, quando você diz que “qualquer pessoa pode questionar”(…) aí já não posso concordar. Ou melhor, é claro que podemos aqui questionar isso e aquilo. Mas o questionamento que “vale” – digamos asim – é o questionamento contido nos autos.

            Nesse sentido, se o juiz está atuando da forma que você afirma com segurança então a sugestão é a de que os advogados de defesa tomem as devidas providências. Certamente, obterão êxito em seus pedidos.

            Lado outro, caro colega debatedor, acredito que estou lhe compreendendo. 

            Por exemplo, eu achei muito estranho o Juiz em questão receber, salvo engano, uma “premiação” das organizações globo ano passado ou retrasado.  Estranho.

            Não me pareceu um postura adequada por parte dele, sobretudo, naquela hora.

            Mas aí, eu lhe pergunto:

            Os advogados de defesa tomaram alguma providência quanto a isso? Se sim, o que ? E obtiveram qual resposta?

            Ora, penso que são eles os principais interessados.

            Creio que não seja o seu caso e nem o o meu caso, logo não temos “interesse de agir”  com relação a este fato.

            ______________________

            Mudando um pouco o meu discurso  e agora com um viés político digo-lhe o seguinte:

            Não creio que haja “santo” nesses casos da petrobrás. É certo que a corrupção ATIVA e PASSIVA deve ter ocorrido aos montes ali.

            E isso não é novidade. Salvo melhor juizo, o próprio âncora do jornal da band, famoso jornalista  Boechat , ouvi ele mesmo dizendo, que lá na década de 1980 recebeu prêmio no jornalismo por apontar fraudes na petrobrás. Portanto, o assunto não é novidade.

            Também sabemos que a tal  “flexibilização” por que passou o processo de COMPRAS  na Petrobrás ocorreu por volta de 1997, com o advento daquela historinha de “reforma administrativa”.

            Aliás, o assunto petróleo no Brasil já vem pipocando desde Vargas com “o petróleo é nosso”, o mar de lama e tudo mais. 

            Eis o Brasil autoritário travestido de democrático.

            Ocorre que o PT, que também não deve ser “santo”, está “pagando o pato”.

            Claro! 

            Ora, ora, ora, onde está o dinheiro? No CAPITAL ou no TRABAHO?

            Será que um partido que nasce “do trabalho” vai ter “capital’?

            Como o “trabalho” se relaciona com o “capital”.

            Quando eu digo “capital” estou me referindo a ele em todos os sentidos:

            Capital= maquinas e equipamentos

            Capital= dinheiro propriamente dito

            Capital= Poder econômico etc.

            Só não me refiro ao “capital intelectual” por que isso é PAPO FURADO para “amenizar” a luta de classes( longa digressão, deixemos para outro debate)

             

            Por fim, volto ao tema.

            Estou defendendo , como cidadão o ÓRGÃO do poder judiciário. É só isso. Seria uma aberração falar em Estado democrático de direito, aos moldes europeus de Estado moderno ( pós superação do “estado sou eu”)  e “condenar”  uma perna, isto é, um órgão do poder deste próprio estado. 

            É claro que há inúmeras falácias nesse meio. 

            Mas é o que conseguimos até o momento. 

            Espero que possamos evoluir para algo melhor.

            Quem sabe um Estado plurinacional à la Bolivia?…

            Saudações 

             

    6. É isto mesmo que estamos

      É isto mesmo que estamos denunciando. O que está em jogo, com as medidas persecutórias da Vaza-Jato é justamente o estado democrático de direito e cabe a cada um de nós, que lutamos pela democracia em nosso país, fazer tal denúncia. Veja bem:

      Este exemplo citado pelo Nassif, da operação triplo X é bem didático. Criaram uma operação nitidamente para tentar chegar a algo que atingisse o presidente Lula (o nome da operaçao já diz tudo), prenderam os executivos da Murray, recolheram documentos e chegaram na Mansão dos Marinho, que está no nome da Murray. Se realmente fosse um juiz rigoroso e imparcial, iria fundo contra a poderosa rede globo, mas não, recuou. Expediu mandado soltando os executivos. Um deles, inclusive, foi gravado pela PF dizendo que tinha até quebrado sua máquina de tanto destruir papéis. Destruiu provas e ganhou a liberdade.

      Prisões preventivas, que deveriam ser excessões, tornaram-se regras. Deixam o indivíduo preso até ele abrir o bico. Se ele resolver delatar, vão verificar o que ele tem a dizer. Se ele acusar pessoas ligadas ao PT, tem a delação aceita. Caso contrário, permanecem encarcerados. As negociações entre os integrantes da lava-jato e os prováveis delatores levam meses, enquanto que, pela lei deveriam ser espontâneas. 

      As delações da Vaza-Jato, quando envolvem figuras da oposição, não têm a mesma publicidade, nem a celeridade daquelas que envolvem o PT. Veja os casos do Anastasia, Aécio (já citado como recebedor de propinas por três delatores da operação – Alberto Yousseff, Ceará e o lobista Fernando Moura), Aluysio Nunes e Sérgio Guerra. Este último, segundo delações, recebeu R$ 10 milhoes para sepultar a CPI da Petrobras em 2010 (todo ano eleitoral tem uma). Citaram até datas. Mesmo que o recebedor da propina já tenha morrido, seria muito fácil rastrear o “caminho” do dinheiro, dados nãofaltavam, mas não tomaram providência alguma, afinal, o cara era presidente nacional do PSDB, tudo gente fina.

      Precisamos considerar também, os vínculos partidários, ideológicos e até mesmo profissionais dos integrantes da Vaza Jato com o PSDB. O juiz Moro, assim como a maioria dos integrantes da operação são muito bem remunerados e complementam suas rendas com aulas dadas em curso de pós graduação de propriedade da família Arns, ligadíssima ao PSDB. Flávio Arns era vice do Governador do PR Beto Richa. Além disso a esposa de Moro é assessora jurídica do PSDB, além de advogar para a Shell. Quem mais se beneficia da derrocada da Petrobrás? O PSDB e as multi do petróleo.

      O missivista afirma que “Os advogados, certamente, estão  atentos para defender os interesses de seus clientes. Pensar o contrário  é, no mínimo,  pura ingenuidade ou especulação.”

       Ocorre que os advogados, apoiados por importantes juristas, estão protestando contra as decisões equivocadas da operação, principalmente no que tange ao contraditório e ao direito de defesa, mas justamente por isto, são massacrados pela mídia, outra importante aliada da estratégia golpista. Será que realmente estamos vivenciando um estado democrático de direito?  Quem está sendo ingênuo nesta situação?

       

       

       

       

    7. Moro é um Juiz Imparcial???

      VOCE ACHA MESMO QUE

      “a atuação do Juiz Sérgio Moro está atuando ABSOLUTAMENTE dentro da lei e dentro dos limites de  sua competência”???

      E OS ARGUMENTOS SÃO DE QUE:

      “é IMPOSSÍVEL, considerando-se que estamos num ESTADO democrático e de direito,  um Juiz, sobretudo  de instância inferior,  ter a condição de MANEJAR todas as decisões  de todos os órgãos do poder  ou mesmo de instâncias superiores do poder judiciário.”

      VAMOS PENSAR…   

      BEM EU JÁ PENSEI! 

      É LÓGICO QUE O JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA NÃO GOVERNA E MANIPULA TODA ESTRUTURA DO PODER JUDICIÁRIO E DE OUTROS PODERES QUE ESTÃO ACIMA DELE.  ISSO REALMENTE SERIA IMPOSSÍVEL.  ELE APENAS EXECUTA O QUE LHE FOI DESIGNADO E PORTANTO NÃO É CONTESTADO POR MINGUÉM POIS ESTÁ APENAS CUMPRINDO AS ORDENS DE SEUS SUPERIORES. 

      É ELEMENTAR MEU CARO WATSON!

      Quem voce pensa enganar, com sua extensa argumentação, ou será que realmente é tão simplório, tão ingênuo que não conseguiu perceber que o Juiz Moro apenas está a frente do processo político anti-PT, anti-Dilma e anti-Lula???

      Difícil crer que voce seja tão desprovido de tirocínio ou até de raciocínio, deve ser apenas um farsante se fazendo de tolo.

    8. Parabéns

      Muito lúcido e coerente.

      Acreditar numa grande conspiração anti-pt que supostamente envolveria centenas de pessoas, entre juízes federais, procuradores federais, desembargadores e ministros, todos funcionários de carreira, concursados e sem nada a perder com o PT no poder ou fora dele, beira a maluquice.

      Até porque, qual seria o futuro de tal conspiração ?

      Iriam prender todos os petistas para todo o sempre ?

      Ora, mesmo que o objetivo fosse a extinção do partido, as pessoas continuariam aí, se reuniriam em outra sigla e continuariam administrando, no mínimo, estados, além de continuarem no Congresso, na Câmara, no Senado.

      Lula, por exemplo, se elegeria governador de muitos estados com um pé-nas-costas. Ou senador, quem sabe.

      Afinal, qual seria o objetivo de tal conspiração ?

      Apenas tomar o Governo Federal, como se isso representasse uma dominação completa do país ?

      Ou será que o judiciário e a mídia teriam a suposta pretensão de dominar o país pelo resto dos tempos mantendo nas cordas todo e qualquer governante ? 

      Isso é que ninguém, absolutamente ninguém, consegue explicar. 

    9. Meus parabens, embora nao

      Meus parabens, embora nao compartilhe das suas posiçoes politicas, achei o seu comentario de uma realidade, claridade, sensatez e neutralidade admiravel. Coisa rara de ver neste forum.

       

    10. Recriando uma Utopia – Comentário do Sr. Mogisenio.

      Sr. Mogisenio,

      Corroboro seus comentários quanto a atuação do poder judiciário, principalmente no tocante ao STF, mas, a atuação dos procuradores e do Juiz Sérgio Moro no que se refere ao vazamento de informação é no mínimo dubia. Estarão eles defendendo a justiça e o correto andamento do código de processos com relação ao sigilo de Justiça ?? Quanto a esta questão o Senhor não se colocou ?? Porque o “vazamento” de informações segue num único sentido ?? Só há corrupção no PT e aliados ??  O CNJ deveria agir com energia para corrigir este fato, porque não o faz ??  Estas perguntas estão sem respostas até agora, será porque a Presidente da República é mulher ???  Se o Senhor tiver estas respostas me coloque, ou o Sr. Nassif me esclareça. Fica no ar ô porque o mensalão do PSDB mineiro não saiu da cadeira do Sr. Gilmar Mendes, será que ele ainda está precisando deste assento para o seu “bumbum” ??

       

      Atenciosamente,

       

      Edson Pontes 

      1. Caro debatedor E

        Caro debatedor E Pontes.

        Grato pelo debate.

        Repare bem meu caro, de início,  vou dizer que v. se arremessou numa contradição incial. Veja a sua própria afirmação com o uso da conjunção adversativa “mas” em seguida:

        Corroboro seus comentários quanto a atuação do poder judiciário, principalmente no tocante ao STF, mas,(…)

        Ora, se você “corrobora”, portanto, confirma, prova, ratifica, confere, comprova etc, então descabe o “mas”.

        Serio o mesmo ou quase o mesmo que dizer:

        Concordo com você “mas” discordo de você. 

        Indago-lhe entaõ: você  ratifica ou nao o que comentei?

        ________________

        Superada essa dúvida inicial, digo-lhe o seguinte:

        Se a atuação é dúbia então caberá ao advogado de defesa apontar que a atuação é dúbia cassando-a.

        Compreende?

        Noutras palavras, conquanto um juiz possa presidir um julgamento qualquer ele não é o dono da “verdade”. Ele tem a competência de “apontar” uma “verdade” de acordo com OS AUTOS do processo. E ele, o magistrado, mormente o de primeira instância ou de instância inferior, pode chegar  a uma  “decisão final”. A decisão final ocorrerá NO  TRÂNSITO EM JULGADO que terá “efetiva força” – digamos assim – quando for uma DECISÃO FINAL DE MÉRITO, ISTO É, aquele que “entrou no mérito” para CONDENAR OU ABSOLVER alguém.  Isso pode ou não acontecer na primeira instância. De novo, dependerá do caso concreto. Dependerá da possibilidade de recurso( ampla defesa e contraditório) Dependerá também da “vontade” das partes envolvidas, sobretudo, do acusado. 

        Ora, estamos falando de ESTADO democrático de direito ou não?

        Quanto ao sigilo da justiça digo-lhe o seguinte:

        A regra  é a PUBLICIDADE. A exceção é a NÃO PUBLICIDADE. 

        Os atos devem ser publicados. Note bem o que estou lhe dizendo. 

        O sigilo, se não estou enganado agora a nova ordem processual, precisa ser declarado pelo pode judiciário diante de determinadas condições.

        Portanto, o ato de publicar não é, necessarimante, algo ruim. Sobretudo, num Estado democrático de direito.

        Mas, é claro em que há casos que a publicação pode trazer mais malefícios que benefícios. Nesse caso, e de novo, dependerá do processo em si. Dependerá dos AUTOS. Quem maneja esses AUTOS saberá conduzi-lo – DE ACORDO COM A LEI, sob vigilância atenta dos advogados de ambas as partes.

        Você me compreende?

        _________________________________

        Só há vazamentos em relação ao PT? Só o PT é um partido corrupto?

        Resp.: 

        Não posso lhe dizer,nem eu, nem ninguém, com a certaza “judiciária” que o PT “é” um partido corrupto.

        Isso quem diz é a mídia especulativa cotidiana. E ela tem suas razões para isso. Suponho que para vender mais “notícias” e auferir mais “lucros”. A mídia “consegue formar a opinião de muitos desavisados brasil afora”. Espero que não seja o seu caso.

        ______________________________

        Quanto ao CNJ.

        Até onde eu sei, o CNJ não tem a competência para agir contra DECISÕES DE UM JUIZO.

        Jamais o CNJ interferirá numa decisão “provisória” ( interlocutória) ou final ( trânsito em julgado) de um juizo no Brasil.

        A propósito, o CNJ  é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

        Tem competência administrativa e financeira. 

        Você me compreende?

        Esqueça o pensamento que vigora na “iniciativa privada” no qual somos submetidos a uma  HIERARQUIA de comando.

        Poder judiciário é órgão do poder. Tem competência e é INDEPENDENTE E HARMÔNICO aos demais poderes( legislativo e executivo)

        Nesse sentido, o PT deveria se orgulhar PELA TRANSPARÊNCIA de sua GESTÃO.

        Está sendo  exatamente com o PT que o Brasil  vem se tornando um país TRANSPARENTE e , portanto, mais democrático.

        Viva o PT, nesse sentido!

        ___________________

        (…)o mensalão do PSDB mineiro não saiu da cadeira do Sr. Gilmar Mendes,(…)

        Sua afirmação acima está flagrantemente desatualizada.

        O mensalão mineiro já saiu do STF há tempos. E o Ex-governador mineiro JÁ FOI CONDENADO, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA há , salvo engano, 20 e poucos anos. 

        Logo, notemos bem, um dos representantes do PSDB, está envolvido com corrupção relacionada à famigerada ação 470.

        Você me compreende?

         

        Portanto, gostaria ao final de ratificar que VOTEI no PT  , em todos os deputados e senadores do PT e na presidenta Dilma.

        Estou apoiando TUDO que o PT faz? NÃO!

        Apoio a presidenta? Sim! Espero que faça um excelente governo. Essa é a minha esperança como cidadão.

        Estou fazendo campanha política para o LULA 2018? Não. 

        Sou pago para emitir opinião a favor do PT? Também não.

        Etc, etc? idem.

        Por fim, só estou analisando o processo da lavajato com os olhos razoavelmente “imparciais”.

        Nesse sentido e ao contrario de muitos temos é que valorizar a atuação do PT. Está sofrendo todas as atuações do poder judiciário e está “aguentando o tranco” sem se esconder!

        Pense muito bem nisso.

        Saudações 

    11. Perfeitamente admissível seu

      Perfeitamente admissível seu entendimento da Lavajato, mas Moro se tornou um dos braços da família Marinho na Justiça brasileira, isso por razões de interesses comuns e pessoais. Até porque qualquer jurista que sistematicamente permite o vazamento irregular de dados de processo judiciário, deveria ser afastado. Mas não foi.

      Mendes também é um desses braços, mas age por outros motivos. 

      Moro é Mendes não são os únicos nem foram os primeiros.

      A questão é: até quando o Brasil vai se submeter a esse tipo arcaico e subreptícia de justiça?

       

    12. comentário

      Mogisenio, lhe parabenizo pela boa argumentação e exposição de seus pontos de vista. Apesar de não concordar integralmente com seus pontos de vista no que tange o juiz Moro, saúdo a quem escreve comentários com polidez, clareza e respeito ao próximo, coisa que não temos visto em praticamente nenhum lugar na internet brasileira, cheia de comentários clichês (“a culpa é do PT, “petralhas”, “ditadura comuno-bolivarianista”, e outras sandices histéricas). As raras pessoas que tem a coragem de fugir disso, merece nossa admiração.

      Um abraço

      Vicoli

      1. Concordo com vc Vicoli, se

        Concordo com vc Vicoli, se mantivessimos a grandeza do grande debate, procurando soluções e deixando de lado a vaidade, ah como seria gostoso o meu francês, kkkkkkkkk. Existe sim uma falta de polidez nas discussões da net, uma perda de tempo com baixarias e ignorâncias, mas aqui encontramos um outro tipo de debate e isso é gratificante, gostaria aqui de parabenizar Nassif pelo blog.

        PS.: A ignorância que eu falo é justamente essa que vc falou Vicoli: “Petralhas”, “Ditadura comunista-bolivariana”, “querem pintar a bandeira do Brasil de Vermelho e colocar uma estrela grande nela” e por aí vai. O pior é que geralmente isso parte de pessoas conhecidas da mídia como Lobão e Roger, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior (esse o pai está se revirando no caixão). Sou de esquerda e continuarei sendo de esquerda.

    13. República dos Bananas
      Caríssimo, pela sua linguagem jurídica dar pra ver que é da área do direito, pode ser um advogado ou não. Se for um advogado, deve ser um advogado recém-formado, neófito, que ainda acredita que existe nesse país estado de direito, pra seu governo aqui existe, e não é de agora, estado de dinheiro e estado de interesse, na prática já rasgaram a constituição há muito tempo, assim falava meu professor JJ Calmon de Passos, cadeia aqui é pra preto e pobre da periferia, recentemente para petista também. Mais você vai-me dizer que existem empresários presos, serão todos soltos depois que inviabilizarem o PT no poder.
      A questão se quer que eu a esclareça, e aí você pode ter certeza que tudo que falou sobre direitos já foi ao lixo, existe sim um complô para tirar o PT do poder e inviabilizar Lula em 2018, só louco não vê isso, e eu ao contrário de você não votei no Lula nem em Dilma, anulei meu voto no segundo turno.
      Eu tenho depoimentos em vídeo do Yussef dizendo que deu ao Aécio 120 mil dólares por mês, de 96 a 2001, a irmã do Aécio era que recebia o dinheiro, em algum momento esse juiz mandou colher depoimento da irmã do Aécio ou a levou presa?
      Em depoimento um outro delator disse ter dado a FHC 100 milhões de reais, em algum momento foi pedida a averiguação da informação ou chamado FHC pra depor?
      Em outro depoimento o Paulo Roberto Costa fala de dinheiro dado as campanhas de Serra e do Alckmin, em algum momento houve quebra de sigilo desses dois pilantras ou colheram seus depoimentos?
      Recentemente outro delator disse que do dinheiro arrecadado na corrupção, um terço era pro PSDB de São Paulo, um terço pro nacional e um terço para o Aécio Neves, que na linguagem do delator era o mais ávido nas exigências imediatas do dinheiro, ficava no pé pedindo pressa. Diga-me se isso foi apurado? Ou você não sabia desse episódio?
      Você acha que a máfia da merenda escolar no Governo de São Paulo, que é coisa velha e que volta à tona, vai dar em alguma coisa com picolé de Chuchu dando essas declarações?
      E o roubo no metrô de São Paulo que um procurador federal engavetou, o que você me diz?
      E o rodoanel?
      E Paulo Preto?
      E o Moita?
      O juiz Moro faz um desserviço a democracia, transformando-a numa democracia tupiniquim, numa republiqueta de bananas, não que ele tenha inaugurado isso, na verdade sempre foi, a questão é que ele aflorou aos olhos de todos e do mundo que está boquiaberto, leia as revistas e jornais do mundo, demonstrando que aqui quem manda é a casa grande e não a senzala.
      A minha utopia continua uma utopia, ver esses verdadeiros meliantes, não preso e sim num pelotão de fuzilamento, pena que não exista mais homens no país para isto, o último homem de verdade nesse país foi o Leonel Brizola, o resto são um bando de frouxos, o PT o mais frouxo, por isso vai perder o poder nessa armação do senhor Gilmar Mendes, que tem boa parte do STF nas mãos através de favores, ou sabe do rabo preso que alguns tenham com venda de sentença.
      O PT vai perder o poder por que fez uma aliança escusa com a direita perversa desse país e como FHC, fez vistas grossas aos desmandos desses partidos de aluguel. Hoje o PT não tem coragem de chamar seus militantes pra luta e quando fazem, fazem de um modo frouxo, com parcimônia, sem nenhum sangue nos olhos. Pois sentem vergonha do que fizeram para se afirmarem no poder.
      Não defendo o senhor Lula, defendo o pouco que nos resta de democracia e transição. Não quero ter um ditador civil no poder, nem tampouco a volta dos tucanos, pois o que esses caras fizeram em São Paulo durante esses 34 anos não foi brincadeira.
      Um forte abraço, me desculpe qualquer coisa, sou advogado também e não estou aguentando mais essa hipocrisia.

      1. Zeitgest!

        Olá Robson, valeu pelo retorno.

        Veja bem meu caro, não vamos partir aqui para pré julgamentos ok. 

        Sou também formado em direito. Todavia, minha formação, minha experiência, minha experimentação, meu viés político etc, não estão  em debate. 

        Voltemos ao tema.

        Concordo com o trocadilho “estado de dinheiro”. rsrsrs

        De fato, esse parece ser o “novo” rumo do Estado moderno, mormente, após década de 1970.

        Creio, alías, que essa forma de estado europeu está com seus dias contados.  Acredito que não se sustentará por muito mais tempo. Já tem gente boa dizendo isso. 

        Eu discordo que “na prática rasgaram a constituição”. 

        Penso lá atrás,  lá naquela época do “centrão” que nossos “representantes”, os de sempre, isto é, os  da Casa Grande, acharam uma forma de “harmonizar” direitos de primeira geração com os de segunda geração, empurrando boa parte destes, progamaticamente, para um futuro incerto.

        Ocorre que o “futuro” outrora incerto  começou a tornar-se “certo”, sobretudo,  com Lula.

        Enquanto o dinheiro jorrava, mil maravilhas.  Mas, quando uma das big começou a deixar de ser big macomunada com a “Enrol”  da vida ( xiii, agora provoquei os auditores) até pipocar de vez com o subprime, aí então, o dragão da Dependência volta ao pensamento dos “empreendedores” casagrandistas! kkkk  

         A tal “Casa Grande” , começou a dar aquele ops,  “peraí”.  Vamos com calma. Precisamos de “reformas”. What about flexibilizarmos nossas leis trabalhistas? Que tal reformarmos a “previdência”? 

        E o filme antigo, preto e branco, entra novamente em cartaz. Agora em cores e com tela plana.   Aquela velha história contida no DNA dos “grandes” empreendedores à brasileira!  ( hã, há, o velho golpe… já sei, diria o agente 86 rsrs)

        Mesmo assim, não os critico. São o que são porque nós somos o que somos. 

        Essas “grandes casas ” contam com a ajuda de seus “prepostos”: os economistas de escol e de meia tigela, que adoram o “longo prazo”.

        Acham que ainda enganam. kkkkk É divertido ver um economista destes fazendo suas “análises” do “mercado” como se este fosse uma “pessoa”, um senhor , morador na rua tal, número tal, bairro tal. kkkk divertido demais. 

        __________________

        Não vou analisar ponto a ponto de seu comentário até para não ser muito cansativo. Farei comentários de pequenos trechos. Espero ser compreendido. Vejamos.

        Discordo  de sua postura  típica da “suposta” direita caudilhista brasileira. Não sei o que examente você deseja para o país. Pode ser mais claro? Vamos rasgar a CR/88 ou não? Como? O que deve ser feito? Dê exemplos. Grato.

        Prossigo.

        Também respeito o saudoso Brizola. Como não? Figura marcante de nossa história.  Mas,  estamos em outra época. Ele já passou pela história do país. Brizola é coisa do passado. 

        Não sou a favor de fuzilamento algum. Aqui você parece , contraditoriamente, rasgar a constituição. Ora, não estamos em período de guerra. Ou estamos? Dê exemplo e prove.

        Caso contrário, não vamos aqui usar, exatamente, a mesma “tática” da Casa Grande.  Sejamos coerentes.

        A propósito, lembrei-me da “harmonização entre contrários”. Especulo que essa tese se sustentou por algum tempo. Também pudera. A tal “harmonização” era do tipo CARACU, na qual a cara era, em último momento, do “café com leite” e , pois, dos “homens como antigamente”.

        Voltando. 

        Ainda bem que não temos homens como “antigamente”. Ora, você gostaria da volta dos Senhores do Engenho ao poder? Dos coronéis? Senão, quais seriam estes “homens de antigamente “conectados” com a atualidade?

        No geral, no entanto, num âmbito “político” digamos assim,  acho que consegui  captar seu sentimento  de indignação. Estou de acordo com este seu sentimento  , mas não estou de acordo com as formas que escolheu para resolver nossas problemas. Fuzilamento, homens como antigamente etc. 

        Não trato a república brasileira com tom pejorativo. Respeito o Brasil e os brasileiros. Respeito bandidos e mocinhos, homens ou mulheres, heteros ou homos, pretos, brancos, amarelos, mulatos, mamelucos, caboclos, natos ,  naturalizados e qualquer outro ser humano. 

        Valorizo a dignidade da pessoa humana, em suma. Isso não quer dizer que um bandido deve ser tratado como um mocinho.

         

        Espero  que você tenha me compreendido desta vez. 

        E se isso resultar numa UTOPIA  para você,  ótimo!  Eis a sua utopia. Pegue-a para você.  

        Esse foi o título do meu comentário.

        Sem utopia fica realmente difícil vivermos  numa SOCIEDADE criada pelos ESTADOS MODERNOS, positivista, à la COMTE, Durkeim. San simon que o diga.

         

        Saudações  Zeitgest!

         

         

         

         

         

         

         

        1. Sim e corcordo com você, em

          Sim e corcordo com você, em parte, digamos que 80% do seu texto está muito bom, concordo com ele, mas não fujo da necessidade da luta armada para mudar essa zorra toda, não acredito que o voto como ele é dado mudará rápido esse país e vá acabar com as diferenças gritantes. O pouco feito por Lula e seus companheiros para a pobreza no Brasil deu no que deu, as elites ficaram soberbamente contrariadas, ima gimem pensar em construir um Estado de Bem Estar Social, que não é uma utopia, cabe bem e claramente para um país como o Brasil, nosso pib é maior do que o do Canadá, nossa história de cultura ocidental é bem mais velha que a deles. Então é bem condizente que nosso país caminhasse para um Estado com a diminuição das diferenças sociais e econômicas, mas sabe quando isso irá acontecer, nunca. Eles não entregarão o bolo da festa, temos que tirar deles, e pra tirar só à força, é nesse sentido que falo dos homens, é desses homens que eu tenho realmente um sentimento de falta, da vacância. Sou um democrata, acho que a democracia é tudo de bom quando não é manipulada por empresas de comunicações e grupos políticos e judiciários, não sou a favor da ditadura do proletariado ou algo semelhante, não sou a favor do capitalismo de Estado. Minha utopia chama-se países nórdicos, Dinamarca, Noruega, Suécia e Filândia por exemplo. deveria sim ser proibido por lei um cara ter 60 jetskis pra seu desfrute e um outro não ter o que comer na hora do almoço, que ele tenha 30 e que os outros trinta se transforme em almoço para  os que não tem nada. Valeu Zeitgest!!!!

    14. prezado, sugiro leitura da
      prezado, sugiro leitura da biografia de Luiz Gama (1830 – 1882) assim como a excepcional consolidação de dados (http://docplayer.com.br/220398-Vinte-anos-de-economia-brasileira-1995-2014-gerson-gomes-carlos-antonio-silva-da-cruz.html) pra entenderes porque o golpe só pode ser executado via a “escuríssima” caixa de nossa (in) justiça; aliás recomendo texto de Cynara (há época da “sentença” da AP470) entitulado: assim é se lhe parece! boa sorte e fique longe de “juízes”…

  32. “Seo Nassif”

    Ler seus artigos no Blog, está me deixando pior do que assistir à TV Globo e seus Bom Dia Brasil, Boa Tarde Brasil e Boa Noite Brasil. Vou acabar numa camisa de força, babando e gritando pelos Moros e Mendes, os famosos MM (que infelizmente não significam Marilim Monroe).

    É só um desabafo, Nassif. É que já não tenho mais palavras.

    Abração guerreiro nosso.

    1. MMs intoxicantes

      Calma, Lenita. Tome cha de cidreira ou camomila, mas não se deixe intoxicar pelo comentario. “A vida é luta renhida”, e a nossa é cotidiana!

        1. Cara Lenita

          Também sofro com injustiças, e é esse meu jeito de ajudar um pouco meu Pais ser mais justo e democratico. Mas a gente não pode se deixar levar por demais pelas emoções (dificil, né) nem pelo noticiario (e não comentario) tão partidario e nocivo que temos enfrentado sem tregua.

          Abraço acolhido e outro para você.

  33. O desfecho precisa acontecer

    Não acredito que seja a última cartada, mas se Dilma cair, sim, será. Adianto que, neste momento de paralisia, torço por um fim rápido. A sociedade não aguenta mais. O país está sendo governado pelos burocratas da lava jato. Algo precisa acontecer. Qualquer estadista sério já teria renunciado em prol do país.

    Acredito que, se não houver margens para outros golpes, o golpe jurídico-midiático será esse. Entre um governo ruim, mas legitimo que não governa e um golpista que governará, qual o melhor? Bem, para quem paga a conta é melhor o segundo.

    O desfecho precisa acontecer porque quem paga a conta é o setor produtivo, a sociedade.

     

    1. Passa fora, golpista

      O desfecho está próximo sim. 

      E acontecerá com a queda do mafioso e meliante profissional de nome Eduardo Cunha. Depois o golpe de estado do impedimento será fragorosa e impiedosamente derrotado na Câmara dos Deputados. 

      Na sequência o golpe de estado via TSE também será derrotado, com o apoio do Procurador-Geral da República. 

      Logo na sequência os golpistas salafrários vão perceber, de uma vez por todas, que o único caminho é a urna, em 2018. 

      Todos os golpistas desavergonhados serão desmascarados em praça pública e o Brasil vai retomar o crescimento a partir de 2017. 

      Por fim, denuncio veementemente a tua pergunta golpista, safada, maliciosa e mentirosa. 

      A única coisa que importa neste momento, no Brasil, é preservar a democracia e a soberania do voto popular. 

      Qualquer golpe de estado, com quaisquer desculpas esfarrapadas que sejam, como tu defende com total falta de vergonha na cara, deve ser trucidado e enterrado sem dó nem piedade. 

      1. O petismo é uma seita mesmo.

        O petismo é uma seita mesmo. Seita de pensamento único. Meu caro, gostemos ou não, o único inimigo do estado brasileiro não é Eduardo Cunha. A burocraia que tu acreditas é golpista e ela não se renderá. Só faltou tu defender os Marinhos. eheheheh

        Mas, de qualquer forma, achei engraçado tua confiança na Câmara dos Deputados que, segundo Cid Gomes, tem pelo menos 400 achacadores. Mas, o engraçado mesmo é tua fé no pgr. No líder de uma corporação que só aspira poder e dinheiro, ops, dinheiro público. Nosso dinheiro! Faltou tu externar tu fé nos ministros do supremo. Lá tu deves ser politeísta. ehehheh

        Por fim, o petismo é uma seita e tu es um crente!!! De qualquer forma, eu respeito a tua Fé. ahahahhahahah

        Desculpe as brincadeiras, mas, na minha idade, eu sou ateu de todos esses deuses que tu acreditas!!

         

  34. Faltou dizer que o açodamento

    Faltou dizer que o açodamento do Moro fez com que ele mirasse no Lula e acertasse na Globo. Agora, o ex-futuro herói que não fará mais diferença, precisa acabar o ‘serviço encomendado’.  De qualquer jeito. Por isso recrutaram o vehlo Zuza, quero dizer, o velho Gilmar. Vamos aguardar.

  35. não me canso de repetir.

    Se alguém tem paciência ou estômago para me ler até o final e ainda não leu, vou reescrever uma notÍcia que li num jornal mineiro há alguns anos. Um rapaz de 20 anos tinha o desejo de saber o nome do pai e sua mãe jamais o declinava. No leito de morte, ela confessou ao filho que seu pai era um dos fazendeiros mais ricos de Minas, já morto. Ela havia trabalhado como doméstica numa das casas de fazenda do multimilionário. O rapaz, pouco instruído, comentou com um amigo de infância que agora já sabia quem era seu pai. Estava feliz por apenas isso. O amigo comentou com um parente advogado. O causídico farejou uma boa grana e quis conhecer o órfão. O rapaz vivia de salário mínimo, então, o advogado-parente do amigo ofereceu-se para pagar as custas. Pediu um exame de DNA dos filhos do fazendeiro. Estes negaram, mas foram obrigados a fazê-lo por um juiz de primeira instância. Bingo, eles eram irmãos do rapaz pobre por parte de pai. Era tanto dinheiro que o jovem advogado se aposentaria com os 30% a que teria direito, caso vencesse o processo.

    Aí, aconteceu o “inacontecível”. Os irmãos, naturalmente, recorreram. Na segunda instância, os desembargadores votaram CONTRA a pretensão do órfão ignorado pelo pai milionário. O relator relatou que o exame de DNA não era exato. Na verdade, em cada dois BILHÕES de exames, pode dar um “falso-positivo”. Todos os desembargadores seguiram o voto do relator. Se houvesse uma revolução armada no Brasil, eu daria prisão perpétua a todos esses desembargadores e desapropriaria até suas cuecas. QUE VERGONHA, MEU SANTO PAI! Embora pareça folclore mineiro, essa é a cara do nosso judiciário.

     

    1. rsrsrssrsr,
      …desapropriaria

      rsrsrssrsr,

      …desapropriaria até suas cuecas… rsrsrs

      você é engraçado caro debatedor Álvaro.

      Neste caso aí, do jeito que você contou, apresentando as provas, os fatos, a defesa, inclusive , o recurso para a segunda instância e , ainda com a decisão e, de certa forma, sugerindo o que teria pensando os magistrados, fica realmente difícil para um leigo ir de encontro à sua opinião.

      Pena que você parou na segunda instância e não recorreu para o STJ ou mesmo – dependendo- para o STF. 

      É fácil opiniar “do lado de fora”. Mas, “do lado de dentro”, a conversa muda. Muda inclusive por questões INSTRUMENTAIS e não MATERIAIS. 

      Enfim, este caso aí que você disse, certamente, não foi tão “simples” assim. Imagino que não.

      Saudações 

       

  36. Observação: A Globo é um

    Observação: A Globo é um grande problema de fato, mas gritar contra ela não adianta nada no momento para uma solução pragmatica.  Tem que arrastar todo mundo pra dentro do pote, juridicamente de preferencia (impossível que não tenha um juiz progressista no país pra fazer o mesmo que o Moro. Mesmo sem destaque na mídia). Quando todos estiverem no mesmo pote, o que acontece? Condena uns e não condena outros? Ou vão colocar o Aécio na prisão junto com o Dirceu?

    O que eu não entendo é como não existe um análogo do Moro, fazendo o mesmo trabalho só que mirando o outro lado? Não tem nenhum juiz de primeira instancia que faça isso? Acho que tentaram isso na Zelotes… Mas perderam o controle…

    Sinceramente, não compreendo…

    1.  
      Marcello, entendo sua

       

      Marcello, entendo sua indignação. Mais, você há de compreender que, qualquer juizinho mequetrefe de merda, como esse rapaz da Lavajato, é capaz de fazer as merdas que estamos a assistir. Contanto que componha parte de um esquema criminoso, amparado, em parte das instituiçóes do Estado, e calvagados por uma poderosissima máquina de propaganda por trás, ou melhor, carregando todo esse aparato carnavalesco de alegorias que vemos.

      Claro, que as coisas poderão ser reveritidas. Mais, se torna necessário que a população que está livre de antôlhos cumpra sua parte. Terão que sair às ruas, exigndo que as autoridades cumpram com o seu dever consticional, restabelecendo a legalidade, vilipendiada por essa distorcida corja de concurseiros que andam a destrossar o País, com sua vaidosa e doentia visão autoritária, fasciosta. Neste momento, que verificamos a importância de Homens de coragem. Dois exemplos legados pela história, valem ser lembrados: Maria Quitéria baiana de fibra. E, mais recentemente:  Marechal Henrique Batista Duflles Teixeira Lott. Com esses dois personagens, já teriamos posto pra coirrer com esses frangotes de merda.

      Orlando

  37. Politica

    Espero sim que esse seja o ultimo lance da oposição (Moro, Mendes etc) ao governo federal. Mas sabendo o quanto longe ja foram….

    Sérgio Moro não é um AS na estratégia, mas não é um tolo. Ele deu passos em falso e a sua Operação Lava Jato esta cheia de buracos, mas enquanto estiver sob respaldo da midia, ele continuara sua saga. Ele não voltara atras e o desfecho da Lava Jato deve ser algo um tanto “apotéotico”, seja pela prisão do ex-presidente Lula ou pelo impugnação da presidente Dilma. 

    Disse em outro comentario que Sérgio Moro visa muito além do STF. Ele é todo Politico.

  38. Vai acabar? Oba!

    Como de costume as novelas da famigerada rede que sonega até impostos são de pessima qualidade. Enredo imbecil e protagonista horroroso. Moro já apareceu demais com vazamentos e  gordo comportamento demotucano. Se as coisas não andavam bem, pioraram muito no decorrer desta estúpida campanha que agora se mostra mais eleitoreira e golpista. 

  39. Nassif, vc esqueceu de falar que o Moro está torturando o Marcel

    Nassif, vc esqueceu de dizer que o Moro está torturando o Marcelo Odebrechet, dizendo que ele pode testruir provas caso seja solto,

    mas liberou os funcionários da mossak que passarm o dia todo picaando documentos. Será que o Moro tá nos achando com cara de palhaços?

  40. Operaçao Triplo M

    Basta o governo concentrar o foco e o fogo na “Operação Triplo M” (Moro, Mendes & Marinhos), e a “maior crise da história do Brasil” acaba como num passe de mágica, mas para tanto faz-se necessária e a vida quer, coragem 

  41. em qualquer discurso, jamais

    em qualquer discurso, jamais há neutralidade..

    quando o discurso vem permeado de infamias com a impressioonante

    diversidade proclamada por parte da magistratura e de parcela da

    procuradoria, então  fica evidente a partidarização das operações, inclusive de parte da pf….

  42. gilmar infama tudo e só fala

    gilmar infama tudo e só fala com o objetivo de destruir o campo popular…

    moro manipula com a sua  mani puliti,

    expressãp italiana para mãos limpas,mas que em bom portugues contextualizado

    poderia ser  traduzida como    manipulitização de tudo…

  43. Pingos nos is

    Apenas para esclarescer.

    Já vai longe o tempo em que um juiz, monocraticamente, mandava prender e mandava soltar.

    Os investigados da Murrey foram presos preventibvamente a pedido do MPF e foram soltos porque o MPF não pediu a tranformação da prisão em provisória. Como o prazo da preventiva éde cinco dias, e foi prorrogado uma vez a pedido do MPF,  deu os dez dias e a única coisa que o juiz tem que fazer é expedir o alvará de soltura.

    Se um juiz pudesse manter alguém preso por conta própria estaríamos uns dois séculos atrasados. 

    Segundo ponto, e mais importante.

    Este fato não antecede a “oferta”  de Moro ao TSE.

    Até porque esta “oferta nunca aconteceu e nem poderia ter acontecido.Não existe previsão legal para isso.

    As decisões de Moro, ora divullgadas, foram feitas em Outubro de 2014 quando da reabertura da investigação do Caixa 2 na campanha PT/PMDB.

    A reabertura foi pedida justamente porque havia novos indícios de caixa 2 e tais indícios eram justamente algumas afirmações feitas por colaboradores e investigados na Lava-Jato.

    Reaberto o processo, o TSE consultou a 13 Vara sobre tais indícios e obteve a resposta do Juiz titular da vara, que não poderia ser outra do que aquela proferida, ou seja, a verdade, sob o risco de estar cometendo grave crime ocultando fatos que estavam nos autos.

     

    1. Então o Senhor diria que está

      Então o Senhor diria que está tudo ok?

      Que Moro soltou porque não tinha como manter preso e que não vai haver depoimento no TSE?

      Entendi bem?

      1. Exato

        Como o prazo da prisão preventiva venceu e não houve pedido de prisão proivisória do investigado, basta os advogados do mesmo entrarem com pedido de soltura junto ao tribunal para que o alvará seja expedido pelo juiz.

        Alguns juízes podem até, de maneira bizarra e autoritária, protelar a expedição do alvará de soltura, mas não é o caso do Juiz Moro, que prontamente expediu o alvará.

    2. Meu caro,
      Moro e os

      Meu caro,

      Moro e os integrantes da Vaza Jato atuam em conjunto. 

      Se o MP não pediu a prorrogação da preventiva, foi em comum acordo, para proteger a aliada e poderosa rede globo.

       

  44.  
    COLABORAÇÃO ‘NÃO PREMIADA’

     

    COLABORAÇÃO ‘NÃO PREMIADA’ OBJETIVANDO ABASTECER *O ÚLTIMO LANCE DE MORO-GILMAR

    [*O último lance de Moro-Gilmar
    TER, 16/02/2016 – 07:13
    Por conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif
    (…)
    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/o-ultimo-lance-de-moro-gilmar%5D

    O matuto que vos escreve “acaba de encaminhar termos de ‘delação não premiada’ [Risos] à dupla golpista Moro-Gilmar!
    Os termos da declaração:

    [Segue o vídeo que deverá balizar “as [providenciais!] investigações (pseudo)jornalísticas” do PIG.https://www.youtube.com/watch?v=mgDw_vNp8SY%5D

    Dupla golpista Moro-Gilmar já que os senhores estão diante do último traque (sic) “cheiroso”, recomendo repassar ao PIG a seguinte treta,
    para ser publicada a partir de ‘manchetonas’ em letras garrafais:
    ‘Lulinha, proprietário da Friboi, comprou ilha do apresentador Luciano Huck.’
    O texto deve informar ainda que o ‘japonês da Federal’ já se deslocou para a mansão do Lulinha, esperando, apenas e tão somente, o recebimento das algemas exclusivas (idem sic), as quais estão sendo, pacientemente (ibidem sic), esmerilhadas pelo “supremo juiz” Sérgio Moro!
    Para rechear o documentário(!?), as algemas do Lulinha receberão um acabamento especial, compatível com o cenário maravilhoso do ‘Jornal Nacional’!
    ‘O Bonner da Fatinha’ estará consagrado!
    O Ali Kamel “nem se fala”!
    Finalmente, é só ‘vazar’ depoimentos colhidos de vizinhos(as) fofoqueiros(as) – e, de preferência, dado a certos mimos e outros agrado$$$ -, e “pimba na gorduchinha”!
    De antemão, desejo aos “senhores supremos” felicidades na mais esta empreitada golpista!

    Assina, ‘matuto bananiense’ “a serviço do ‘braZ$&l'”!

    Messias Franca de Macedo – ‘matuto bananiense’!
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas!

  45. CHICO VIGILANTE PEDE O IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES!

    Até que enfim alguém tomou vergonha na cara!

    Se nossos políticos não forem capazes de defender nem a si mesmos, como poderão nos defender lá em Brasília?

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/217157/Fundador-do-PT-pede-processo-contra-Gilmar.htm

    Vejam quantos juízes de tribunais superiores são cassados em países como os Estados Unidos, onde o povo elege e cassa juízes, promotores, delegados, e políticos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    Espero que nossas esquerdas apoiem em peso o CHICO VIGILANTE, para que haja uma forte pressão no congresso. Mesmo que não seja possível cassá-lo, frente à fragilidade atual, onde o PT não tem nem 1/5 dos parlamentares do congresso; ainda assim iniciaremos um debate sobre isso, e talvez nossas esquerdas comecem a se envergonhar, por ainda não estarem exigindo nas ruas a

    PEC 21/2015,

    primeiro passo para a conquista desses direitos!

    1. Acho que é este tipo de

      Acho que é este tipo de atitude, agora tomada pelo Chico Vigilante que falta ao PT e às esquerdas em geral. Demonstrar nossa infdignação. 

      Se o Gilmar Mendes quer fazer política, que abandone a toga e se candidate lá no Mato Grosso, com certeza terámuitos votos de seus capangas (termo utuilizado pelo Joaquim Barbosa).

      A corte suprema não local apropriado para se fazer proselitismo político. Se tivesse um mínimo de decência, declararia a sua suspeição, tamanho o ódio que nutre ao PT.

      Sei que este ato do Chico Vigilante não trará efeito jurídico nenhum. Sabemos que o corporativismo prevalece naquela corte. Mas, pelo menos, cria-se uma notícia, um fato político. É isto que está faltando. 

  46.  
    [MAIS NITROGLICERINA PURA

     

    [MAIS NITROGLICERINA PURA NO COLO IMUNDO DOS CRIMINOSOS MARÍN(HO) “DO RIO CENTRO DE PARATY”!

    Tremeis, nazifascisterroristas &$ golpistas de meia tigela IMUNDA!
    Mais um ‘Tijolaço’ do conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito vem aí!
    Aguarde somente alguns minutinhos!
    Entenda

    #########################

    (…)
    A descoberta de que a mansão dos Marinho em Paraty, construída em área proibida e objeto, por isso e outras coisas, de um processo judicial pertence – oficialmente – a uma empresa “agropecuária”, 90% de propriedade de um grupo panamenho e outros 10% pertencentes a uma senhora que vive em um modesto apartamento no Grajaú, baixo da Zona Norte do Rio.
    Já a localizei, mas como ela tem 70 anos, parece apavorada e é apenas uma “laranja” neste esquema, ainda preservo sua identidade, apesar dos xingamentos que me dirigiu ao telefone. Só depois de ter documentos que comprovem que continua sócia da empresa ela passa a ter relevância, porque também responde pelas ilegalidades cometidas.
    [E atenção, canalhas (mega)corruptos!]
    Volto a postar em seguida sobre o assunto…
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/desenhando-fica-mais-facil-entender/comment-page-1/#comment-254980

  47. Acho que a lava jato se

    Acho que a lava jato se tornou uma linha de perseguição ao PT e ao Lula. Pelo menos é o que mostra os vazamentos, as prisões sem sentido (por muito tempo), o alarde da mesma mídia do passado com as mesmas práticas hoje. Uma mídia que passa para a população que o juiz Moro é um super heroi? O bom da lava jato é que as pessoas já começam a desconfiar: só aparece coisas erradas no PT? Dar a entender que a corrupção nunca existiu e que muitos comentaristas quer por maldade ou sensacionalismo midiático, afirmam de boca cheia: nunca se viu tanta corrupção? E os representantes da fauna estão para fazerem um protesto em defesa da ave Tucano. Porque os tucanos, os demotucanos  quase não se ouve sensacionalismo na grande mídia sobre eles. Enquanto a lava jato quase fazia uma lavagem cerebral na população por ser notícia todos os dias. Mas como se diz: tudo demais cansa e faz mal. Ninguém esconde mistério por muito tempo. Um dia, a luz virá a tona e todos os mistérios da lava jato serão mostrados. Se o juíz, os procuradores e delegados agiram corretos, aplausos… se não, justiça pra eles na mesma proporçao…

  48.  
    A mais recente penúltima

     

    A mais recente penúltima patifaria do PIG!Penúltima porque ‘a próxima última’ (sic) está sendo gestada nas masmorras IMUNDAS do PIG! $$$$$$$$$$$$$$$ Amigo de Silvinho do PT diz à PF que Vaccari pediu ‘doações’ 16/02/2016, 15p7 (…) CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [das fofocas!]: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-quebra-sigilo-bancario-e-fiscal-de-capez-moita-padula-e-quadrilha-da-merenda/  $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ EM TEMPO:eu nem perdi o meu tempo para ler “o conteúdo jornalístico-investigativo” da matéria!Somente me espantei com uma coisa:qual é uma das funções precípuas de um tesoureiro de partido político, sobretudo em tempo de campanha eleitoral?Considerando ainda que – até pouquíssimo tempo -, no Brasil, a Legislação eleitoral permitia doações empresariais! RESCALDO:é neste miserável e ordinário contexto [pseudo]jornalístico que pululam os Eduardo ‘CU(nha)’ do [Aécio] ‘Never’ da vida (S)erraNTE et caterva! Ademais, para o PIG, “o ‘CU(nha)’ do mundo é aqui”!Com licença da má palavra!PQP

  49.  
    Gilmar Mendes representa a

     

    Gilmar Mendes representa a elite mais predadora do mundoA Casa Grande lhe dá coberturaPor conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorimhttps://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Bst2LY5Myd0

  50. Gilman Merdes é “bolivariano”

    Gilman Merdes é o mais “bolivariano”, não no sentido de Simon Bolívar, o herói.

    No sentido pejorativo que ele e o PIG “cunharam”.

  51. AS DUAS VERGONHAS DA JUDICIÁRIO

     

     

     

     

    O juiz ímprobo é o pior dos delinquentes porque trai seu juramento, abjura sua missão política, social e institucional. Menos mal fazem  à sociedade os marginais do que o magistrado venal. Rui Barbosa, que já havia  estigmatizado a venalidade e o medo do juiz como “prevaricação judiciária”, advertiu: “Nenhum tribunal, no aplicar a lei, incorre, nem pode incorrer, em responsabilidade, senão quando sentencia contra as suas disposições literais ou quando se corrompe, julgando sob a influência de peita ou suborno”.

  52. De qual campanha estamos falando?

    Há algo que me escapa e talvez um dos comentaristas possa me esclarecer.

    O que será julgado no TSE são as contas das eleições de 2014. Ora, todas as acusações e condenações da Lava Jato são relativas a crimes perpetrados antes da saída da Diretoria da Petrobras da qual o Paulo Roberto fazia parte, logo no início do primeiro mandato da Dilma. Estamos falando de fatos anteriores a 2011. Eles bem que tentaram achar algo que sujasse a Diretoria nomeada pela Graça Foster, pois isso poderia implicar a Dilma, mas não conseguiram, As acusações que o Moro tenta imputar ao PT são feitas através do Vaccari, que foi tesoureiro da primeira campanha da Dilma em 2010, e não da segunda. O tesoureiro da segunda campanha é o Edinho, contra o qual não acharam nada. Sendo assim, quais são as evidências que o Moro tentará emplacar no TSE?

  53. Enquanto a parte da Justiça q

    Enquanto a parte da Justiça q o Governo poderia atuar estiver nas mãos dessa útil serviçal do adversário ou inimigo, o Pt e Lula sagram, os golpistas do Judiciario se fortalecem e a “Jenia”, provavelmente, cai. Porém será “limpinha”, não como so sujos Lula, PT e petistas, que ela cavalgou p chegar onde chegou. Posto, alias, muito acima da sua estatura.

  54. O País não pode se curvar a

    O País não pode se curvar a uma empresa de mídia e seus paus mandados!

    O Brasil é grande, para mim é um alento ler este blog e estes

    comentários maravilhosos, diversificados deste pessoal inteligente aqui!!

    Arribaa Brasil(escrita em espanhol com português, nada a ver,desculpem mas é o q tem pra hoje!)

  55. Está de Parabéns o Comentarista Mogisenio

    Muito lúcido e coerente.

    Acreditar numa grande conspiração anti-pt que supostamente envolveria centenas de pessoas, entre juízes federais, procuradores federais, desembargadores e ministros, todos funcionários de carreira, concursados e sem nada a perder com o PT no poder ou fora dele, beira a maluquice.

    Até porque, qual seria o futuro de tal conspiração ?

    Iriam prender todos os petistas para todo o sempre ?

    Ora, mesmo que o objetivo fosse a extinção do partido, as pessoas continuariam aí, se reuniriam em outra sigla e continuariam administrando, no mínimo, estados, além de continuarem no Congresso, na Câmara, no Senado.

    Lula, por exemplo, se elegeria governador de muitos estados com um pé-nas-costas. Ou senador, quem sabe.

    Afinal, qual seria o objetivo de tal conspiração ?

    Apenas tomar o Governo Federal, como se isso representasse uma dominação completa do país ?

    Ou será que o judiciário e a mídia teriam a suposta pretensão de dominar o país pelo resto dos tempos mantendo nas cordas todo e qualquer governante ? 

    Isso é que ninguém, absolutamente ninguém, consegue explicar. 

    1. Ou será que o judiciário e a mídia teriam a suposta pretensão de

      Se quer a resposta,  leia Samuel Wainer em sua biografia “Minha razão de viver”.

    2. Ovos D’Ouro

      A grande cosnspiração é a mesma de sempre. O PT intrometeu-se aonde nçao foi chamado, quero dizer, até 1980, sem desmerecer as esquerdas anteriores, que tinham a mesma origem da direita, na base de que: política é prá político. Trabalhador tem que trabalhar. Ponto. Aí o Partido dos Trabalhadores coloca os interesses do trabalho nas mesas de discussão e negociação e, à la Brecht, passa a interferir no valor do trabalho e dos preços. É esse o ódio sabido do “estamento burocrático”. Não bastando, a Era Lula desmoralizou o discurso do mérito. Um operário, “aleijado”, nordestino, pinguço, analfabeto, fez o governo dos bacharéis (graduados) virar pós, digo, pó. Com isso, a incompetência preguiçosa que tinha os postos de administração como seus exclusivos, agora está ralando para entrar no mercado, só que isso os expõe ao julgamento de sua capacidade e, aí, o bicho pega. Quem estudou com essas figuras na universidade pública, particularmente frequentada até uns tempos atrás, sabe da indigência dos filhinhos de madame. Então é isso que move inicialmente os privilegiados, que chamarei exclusivistas.

      Antes disso tudo, porém, a grande questão. Os efeitos da Era Lula sobre o apartheid racial são insuportáveis para a elite branca. 

    3. O Comentário de Mosigenio

      Tanto o comentário de Mosigenio quanto seu apoio ao mesmo cometem um equívoco banal: não se trata de acusar o Judiciário de golpismo. Trata-se de reconhecer a existência de conservadores militantes no interior do mesmo que são catapultados à condição de heróis por uma mídia conservadora que pré-julga e que acaba por criar enormes dificuldades para a reação dos agentes mais isentos. Levandowski era vaiado em supermercados enquanto Barbosa era ovacionado pelo povo, pela Globo e pela Veja. É preciso ser muito “durão” e ter muito compromisso com a justiça para aguentar esta pressão. Muitos não têm sequer escrúpulos, quanto mais culhões e compromisso com a igualdade. E deixam – nas instâncias superiores – que se dê continuidade a um processo de “justiçamento seletivo” e claramente direitista como está ocorrendo no país. No Brasil, os “petralhas” são presos preventivamente ou definitivamente sob argumento de “domínio do fato”. Enquanto os Cunha, os Aécio e os Perrella se livram ou postergam tudo em total liberdade. Só não vê quem não quer.

       

      1. Olá Debatedor C.

        Olá Debatedor C. Paiva,

        curiosa a sua observação, senão vejamos. 

        Note, o que eu NÃO FIZ foi acusar o judiciário de golpista. Ao contrário, saí em “defesa” do judiciário e, mais ainda,  em âmbito maior, em defesa do Estado democrático de direito. Então aqui neste ponto não há como concordar com sua contra argumentação.

        Todavia, reconheço que dentro do judiciário devem existir SERES HUMANOS com todo tipo de viés político. Se você pega,por exemplo, o judiciário trabalhista, vai encontrar muita gente com viés de esquerda, defendendo o trabalho.

        Se você parte para uma área civel empresarial é provável que encontre magistrados voltados para a iniciativa privada, para os contratos, em suma,  para o  pacta sunt servanda.  ” os pactos devem ser respeitados”.

        Juizos não são máquinas. Não inserimos dado num “input” para aguardar um “processamento” e um “output’. A coisa não é assim. 

        Também por isso fico apreensivo quando alguém, sobretudo, que não conhece a fundo um sistema jurídico, age com certo “pragmatismo” em relação ao poder judiciário. É preciso ter cuidado para relacionar agilidade, celeridade com pragmatismo mais ou menos do tipo que observamos numa “iniciativa privada”.  Mas isso é outra história.

        Voltemos.

         

        Um outro lado do debate seria essa “catapulta” proporcionada pelos meios de comunicação.

        Note que i sso nada tem a ver com a essência  do judiciário. Isso é comunicação social. ( quanto a comunicação social é preciso fazer um debate a parte. Não vamos misturar aqui mídia com judiciário. São duas coisa distintas nessa análise que tentei fazer)

        Quanto à  questão de tratar petistas como  “petralhas” , penso que isso  só pega aqueles que vestem a carapuça. Idem tratar militantes do PSDB como  “coxinhas”.  

        São ofensas trocadas.  Idiossincrasias. Etc.

        Indago-lhe : o que o judiciário tem a ver com isso? Resposta: nada, a não ser que seja PROVOCADO.

        Se provocado, dependendo do CASO CONCRETO, vai condenar alguém por injúria, difamação etc.

        Alguém foi tratado como petralha? Ficou ofendido? Quer agir de acordo com o Estado democrático de direito. Ora, tome providências judiciais contra o ofensor. Leve as provas e pronto, é o melhor a fazer. 

        O que não deve fazer é sai em busca de uma AUTO TUTELA. “Fazer justiça com as próprias mãos”. Aí é que mora o perigo. O caos. ( em regra) 

        Compreende?

        ______________________________

        Cunhas, Aécios, Perrelas da vida , não tenho conhecimento ( judicial, entenda, provado, concluído etc) que estejam envolvidos com maracutais ali e aqui. 

        Isso não quer dizer que não se especulam que estejam. 

        E se estiverem, que sejam efetivamente condenados. 

        Compreende?

        Se amanhã algum processo contra as precitadas figuras públicas for protocolado  que siga o caminho correto. Que todos tenham AMPLO DIREITO DE DEFESA e contraditório e que , se culpados , cumpram suas penas. 

        Isso serve para qualquer um.

        ________________________________

        Por fim, parece que você não  compreendeu bem o TÍTULO do meu comentário que está carregado de significados. 

        Nesse sentido, ali também carrego o significado HISTÓRICO de nosso país. De nossa UTOPIA democrática. 

        Ao final ainda tive o cuidado de homenagear sua excelência, a presidenta Dilma. Estou com ela. Torço por ela, sobretudo, num país de TRADIÇÃO da “família com deus pela liberdade”, do voto do cabresto, censitário, do senhor de engenho, do coronel e sua SÍFILIS, da sinhã moça, do PATRIMÔNIO, do débito conjugal, da autorização para a “mulher” trabalhar, do filho ILEGÍTIMO( PASME!) e por ai vai, meu caro. 

        Note bem, meu caro, note bem!

        Pense muito nisso

        Saudações 

         

         

  56. As elites do chamado mercado

    As elites do chamado mercado (financeiro) acham-se envolvidas numa luta continua contra o Brasil. Para elas os interesses da ordem social se tornaram ainda mais antagônicos do que a antigo método de solução temporária e dissolução, com o qual eles desregulam a produção. 

    Fizeram, então, choques continuos contra as classes da recente sociedade para contrapor-se ao desenvolvimento da moderna distinção do modo de governar entre os companheiros do Partido dos Trabalhadores.

    O Brasil, a duras penas, ainda mantém o  espaço em que milhões de famílias entraram num câmbio mutuo de emancipação social pela causa dos bancos estatais; mas, por condições similares da porção privada em campo hostil, o governo não detém mais o futuro nas suas mãos. 

    Aprendam a lição: Nunca um país prospera um movimento político que não seja simultaneamente movimento social.

    Ficamos submetidos ao predomínio estrangeiro, embaixado pelas divisões de investimentos nas bases do Banco Central, ora abastecendo os especuladores com swaps, disparando o câmbio para compra de ações com desagio de 4  por 1, ora com a manipulação de pesquisas de inflação para aumentar juros; e já não há poder econômico propriamente dito na extensão original.

    Na arena política, com a direita corrupta infiltrada no governo e tirando partido das divisões das elites na justiça, no legislativo e na mídia, as contradições existentes se ergueram poderosas para paralizar o movimento histórico da economia e arrastar o país para o caos.

    Até na vespera do julgamento de impeachment, qualquer alteração geral da sociedade, a última palavra será do mercado.

      1. atacar o mal pela raiz: prender lula e exterminar o PT

        essas são as ações necessárias para atacar o mal pela raiz.

        Medidas acessórias: prender Aécio, FHC, Alkimin, Pezão, Cabral, Cunha também por corrupção.

  57. PICARETAGENS E ETC

    ESTE CERCO, QUE JAMAIS SERÁ DE PEDRAS E MUITO MENOS DE MONTANHAS E CORDILHEIRAS DE PICARETAGEM CRIMINOSA, INDIGNA E DESUMANA, NUNQUINHA SE CONSOLIDARÁ PORQUE LOGOTORNAR-SE-Á PÓ, ESPUMA E BRISA, E, SOBRETUTO, PORQUE OS SAGRADOS DIREITO E JUSTIÇA TÊM MAIS FORÇAS E MAIS RESISTÊNCIAS QUE O CRIME CONTUMAZ GERADO NOS MAIS TENEBROSOS CALDEIRÕES DA CORRUPÇÃO.

  58. Quem é pior a lava-jato ou a inquisição

    Hoje já não sei se estamos vivendo novamente a época da inquisição! tô em dúvidam se a inquisição foi tão ruim assim para a humadidade, haja vista a lava jato e em comum com a grande mídia que condena e a sua  faz propria justiça

  59. Ainda bem que vivemos num

    Ainda bem que vivemos num pais democrático ” ” entre aspas. Defender quem disse que viria para defender o povo, roubaram, e não fizeram nada para mudar a educação, a saúde e a economia desse pais. Pegaram a economia estabilizada e simplismente afundaram esse pais. Não sou politico, não tenho legenda e não defendo nenhuma. Sou a favor do Brasil. Acordo todos os dias para trabalhar e vejo diariamente esses políticos gastando nosso dinheiro sem nenhum pudor. Desculpe Luis Nassif, Transformar o judiciário brasileiro em meros conspiradores do PT, da Dilma e de todos os condenados do PT e seus Aliados em meros coitadinhos. Tenha dó. Ter propriedades em nomes de terceiros e usufruir de contas no exterior não é novidade nenhuma. Esconder dinheiro no colchão também não. O único problema e que um dia a casa pode pegar fogo, melhor andar com o colchão embaixo do braço senhor   LULA.  

    1. Conspiração de Nassif.

       Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua oartidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

    2. Conspiração de Nassif.

       Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua partidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

       

       

    3. Conspiração de Nassif.

       Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua partidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

       

       

  60. Ah, juiz! Quem não te conhece que te compre

    Passou da hora desse juizinho, começar a ouvir meia dúzia de verdades… O que ele pensa que somos? Idiotas? Acaso não sabemos que todos os partidos receberam doações e que o senhor Aecio Neves foi citado por três delatores? Para de fazer a louca, Moro. Já tá ficando feio pra você. Não basta os vazamentos escancarados, o pacto imundo que fez com a midia? E outra, para de encher linguiça e apresente as provas concretas dessa Lava a Jato. Cadê os comprovantes de depósitos? As assinaturas? Essa história de delator que ouviu beltramo, que ouviu de sicrano, que hora diz uma coisa, hora diz outra, esse prende e solta a toda hora tá ficando patético. Quantos milhões já gastaram nessa Lava a Jato? Isso sem falar no prejuízo que essa operação causou na economia do país. Tudo isso pra chegar em p… nenhuma. Manda prender os caras e o primeiro que delata o Lula já ganha liberdade e redução da pena. É tanta patifaria nessa operação que contando ninguém acredita. Como é que informações sob sigilo de justiça vão parar tão facilmente nas mãos dos jornalistas, principalmente os da Veja? Você tem algum contrato exclusivo com essa revista, um vazamento em troca de uma capa, é isso Moro? Tá na hora de quem investiga, ser investigado também, você não acha juiz?

  61. Lembrar que nas Republiquetas do 3o Mundo…

    …Presidentes costumam se eleger fazendo exatamente o que Dilma fez:  fraudando balanços, fraudando informações e, passada a eleição, fazendo tudo exatamente ao contrário do que prometeram.Se, ao menos, João Santana tivesse asumido, ao invés dela faria mais sentido.

    Dilma é a Suprema Encarnação do que é a “Mentalidade 3o Mundo” – aquela que acha que ser sério no trabalho é fazer carinha feia e gritar com subordinados. Só no Brasil falta de educação é vista como seriedade. Pode até ajudar, mas não basta – precisa ter cérebro. Steve Jobs, por exemplo, também era um desbocado. Mas tinha cérebro e isso é inegável – enquanto o gênio desbocado criou bilhões de dólares em riqueza, a jaguatirica do Planalto derreteu bilhões de dólares e mandou gente de volta para a probreza. Falta-lhe o que sobra ao americano – cérebro, capacidade, preparo. Dilma é um daqueles animais cuja existência só é possível graças à redoma estatal e partidária que cria ambiente propício ao florescimento de nulidades. 

    Valha-me Deus – de acordo com o próprio Lula e o PT, ela era o que havia de melhor nos quadros do partido. Imagine o resto… Bom, vejam o Cardozão… à época, já achava que Vereador era muito para ele… Vejam os Ministérios: é a maior coleção de nulidades reunidas, uma espécie de Ibis da política nacional. Um museu dos horrores!

    1. falta-lhe o que sobra ao americano………….cérebro

      triste comentário de um vira-latas……………..

      viralatices é o que voce escreveu

    2. Apoio Numero, Genero e Grau

      Concordo pelnamente com seu texto, mas infelizmente os votos valem o mesmo, para qualquer brasileiros. 

      Infelizmente incautos elegeram essas Coisas , agora todos sofrem com as Coisas no “Puder”.

  62. Ativismo Político?

    O juiz Sérgio Moro explicitou de vez seu ativismo político?!?…..Frase triste para um momento tão sério que o país deseja ou tem que conhecer a verdade daqueles que se intitularam ser “salvadores da pátria”. Como já escrevi anteriormente…estamos presenciando o “desmascaramento” daqueles que foram expulsos do país, voltaram e tinham a solução para o povo… será mesmo ou será que tinha a solução para seus bolsos? Ah…espero que ativistas possam desvendar ou e colocar para o publico também situações como a do senador que já foi governador e viajou, viajou e viajou com a família ao invés de usar estes momentos “incríveis” para administrar o seu estado, pois foi para isso que foi eleito. E ainda não devemos esquecer que temos casos aqui em SP onde “tudo será investigado com seriedade” mas nunca sabemos qual é o desfecho da historia como propina de merendas, transporte público….será que investigar, julgar e colocar aos olhos do povo situações no mínimo vergonhosas é ativismo? E tenho certeza que se houver uma investigação séria não vai sobrar ninguém nem do PT como do PSDB, PMDB………..  

  63. Apoiadores de tucanos disfarçados

    Pois é, existem além de Tucanos decentes,  alguns que são apoiados por verdadeira Tucanalha na mídia, querendo transmitir ao povo que são salvadores da pátria.

  64. Li o texto e acompanhei

    Li o texto e acompanhei alguns posts debatendo o assunto. Fico na dúvida….afinal todo mundo do governo é honesto e o Sérgio Moro é bandido? O vazamento da informação torna o crime cometido pelo acusado menos criminoso? Ou não houve crime algum em momento nenhum, e toda essa crise é fabricada “pela zelite qui sempri guvernô estepaiz”?

    E mais. Quando alguém é pilhado na falcatrua, a saída é dizer que “sempre foi assim” ou então que “fulano também fez” … Isso o inocenta do crime? Então podemos matar, roubar, estuprar, praticar pedofilia e coisas do gênero, certo? Afinal “sempre se fez isso”.

  65. Tirando a política

    Tirando a política o que fica são os fatos.

    Como a política mostra e esconde fatos, podemos dizer que se gritar pega ladrão, todos fazem cara de paisagem.

  66. Mogisenio

    Sobre o comentário do Mogisenio, até que enfim acabo de ler algo inteligente, imparcial e raro  …

    Belo texto, compartilho com você os mesmos sentimentos… Que assim seja. 

     

    1. Mogisenio tenta tirar o foco

      Concordo, comentário sensato. Algo raro por aí.

      Só não fico feliz pois este tipo de discussão:

      1.) tentativa de colocar em discussão se este ou aquele juiz tem competência; ou ainda,

      2.) se este ou aquele juiz está agindo de acordo com uma agenda política;   

      Convenhamos, isso só tira o foco dos resultados necessários à recondução do país à normalidade.

      Sintam-se à vontade pra elogiar personalidades históricas (ex-presidente ou não), mas não venha inventar DISCUSSÃO INEXISTENTE. 

      Parece até crônica encomendada … E a mídia é craque nisso, só que não engana TODOS, nem o TEMPO TODO.

      Não mais.

      Voltemos ao foco: RES_PON_SA_BI_LI_ZE_MOS os responsáveis pela crise:

      1. Os que erraram (ativa ou passivamente)

      2. Os que deixaram errar: por incompetência ou falta de vontade; e

      3. Os que fingem que “não sabiam de nada”. (inclusive a mídia paga).

       

      Sobramos nós: cidadãos pagadores de impostos.

       

       

    2. IMPARCIAL?????

      Amigo,

      Desse texto (Sr. Mogisênio) sobram inteligência e boa colocação das palavras mas imparcialidade, acho que você precisa ler novamente!

      Abs

    3. IMPARCIAL?????

      Amigo,

      Desse texto (Sr. Mogisênio) sobram inteligência e boa colocação das palavras mas imparcialidade, acho que você precisa ler novamente!

      Abs

  67. Operação plástica

    Há um detalhe que não consigo entender.

    O ministro da justiça é escolhido pela presidência. E, salvo engano meu, ao ministro estão subordinados todos os assuntos que estejam ligados à aplicação e interpretação das leis, inclusive o TSE.

    Então, pergunto: como pode um ministro permanecer passivo diante de irregularidades cometidas por magistrados? À saber: vazamentos de informações para a mídia. Não seria de se esperar que o juiz Moro fosse chamado à Brasília e recebesse instruções específicas sobre como tratar a confidencialidade de seus processos?

    Veja-se o Operação Zelotes, por exemplo. À fatos e atos correndo por conta das investigações. A quem é dado conhecer os detalhes dos processos? O que a mídia tem noticiado sobre os implicados? Eu sei, porque trabalhei numa empresa que foi judicialmente encerrada aqui no Estado de São Paulo, uma empresa grande, +-8000 empregados. Seus sócios estão respondendo processos. Ninguém noticiou uma só palavra. Vi uma pequena nota, em um site de notícias econômicas, que inclusive não descia aos detalhes.

    Juntamente à esta empresa, há outras e grandes envolvidas, pois era uma prestadora de serviços e fornecedora de mão de obra.

    Absolutamente não sou contra a apuração de crimes de corrupção, mas será que não seria possível fazer isto sem tantos holofotes? Haveria alguém com poderes suficientes para intruir o Juiz Moro a impedir vazamentos?

    Suponho que sim. Se Aécio tivesse sido eleito, tenho certeza que não haveria tanto circo em torno destas apurações.

    E se fosse FHC o presidente, o assunto até já teria sido concluído e encerrado.

    1. OPERAÇÃO PLÁSTICA?

      Se Aécio fosse eleito, não haveria apuração alguma, e com certeza, boa parte do nosso erário já estaria em poder de estrangeiros….petrobrás, pré sal, etc… 

  68. HIPOCRISIA

    99,99% dos brasileiros que ganham bons salários honestos, ou políticos, ou traficantes, ou trabalhadores, ou artistas, ou os que receberam alguns bens de família (heranças), se utilizam de laranjas, para esconder fortunas ilegais (maioria de políticos e bandidos – Lulas, Lulinhas, Marinhos, Aécios, Dulcídios, Serras , Alkimins, Dilmas, Cunhas, Sarneys, Fernandinhos, Chicos, Manés, Zés e etc), ou simplesmente para tentar diminuir o pagamento de impostos.

  69. Muito parcial

    A análise feita pelo texto tem uma idéia pre concebida, ou seja analisa todos os fatos para chegar na verdade onde se saiu. Isso gera um vies comprometedor

    Acho sim que o Juiz Sérgio Moro faz vazamentos intencionais e, até onde pude acompanhar, parece ser o necessário para continuar tendo amparo e clamor público para continuar driblando as pressões que deve receber de enecerramento das investigações. 

    Então considero que esses passos para frente e para tras fazem parte de uma estratégia robusta de não ser silenciado. Começou unicamente com o Partido do Governo, já ampliou para segundo partido do poder. 

    Agora esbarrando na família Marinho e nas raizes de outros partidos, jogou a isca e espera suporte para poder continuar.

    Essa análise não é final e pode ser equivocada, mas é viável.

    Vamos aguardar,

  70. Corrupto é … aquele bichinho das migalhas

    Pra mim está muito claro, ao menos, parte da demanda.
    Se e somente se os elementos do judiciário envolvidos na operação de cabo a rabo, estivessem a fim de construir algo louvável de literatura enquanto pensamento jurídico posto à prova. Desde o início, toda e qualquer manifestação que amplificasse narrativas do discurso político ignóbil, seria cuidadosamente semantizada ao contexto. Mas apresentaram-se fatos tão sólidos , tão surpreendentes, quanto ao caráter partidário de alguns entes, que chega  a ser motivo de sentimento pela vergonha alheia que virá, quando alguém elabora defesas crentes aos ilibados augustos.

    Vá lá nessas defesas correntes – muitas até bem convincentes – tratarem a aparente ação como estratégia conspiratória genial para o bem – e não estou tentando modular. Visto que se a operação colocasse as cartas na mesa para todas as direções de que a casa caiu para o esquema em si, e não para os tais corruptos – pois estes, cada qual tem o seu preferido.
    Nada passaria de ritos burocráticos com mil anos de sigilo. No entanto, esse argumento é esparso.

    Não é preciso gastar muitas concatenações de ocorrências para concluirmos que o grand finale vendido como certo para os donos de jornais, não passava de uma busca do vir a ser que não veio. Meio capenga. Em meros frutos furados da vaidade, não sei. Mas que de tudo o que foi divulgado como caminhos que levariam as consequências de um passado além PT. Em momento algum vislumbrou-se como possível jogada do tipo pegou geral, isso sim, indefensável.

    Então que tipo de enraizamento criminoso é esse ? Quem são os bodes expiatórios “not guilty”?
    A fábula toda está apenas no convencimento dos inocentes da audiência?

  71. Quando Haddad ganhou a

    Quando Haddad ganhou a eleicao para prefeitro de SP, presenciei uma serie de reacoes da classe conservadora arraigada em Sao paulo, que em resumo dizia que algo precisava ser feito urgentemente, pois o PT e seu “bando de pelegos” iam tomar conta do ultimo reduto de “pessoas de bem” deste país, que era o estado de sao paulo.

     

    Nao tenho duvidas, que daquele momento, gente dessa elite representada em todas esferas: politicos, empresarios, jornalistas, donos de midia, gente do judiciario, ministerio publico, etc… se organizaram para traçar estrategias para derrubar o PT do poder, custe o que custar. desde entao, o que se viu foi uma caçada a todos que representam  a esquerda deste país, passando por cima de principios democraticos, e incitando a violencia entre cidadaos. O que se viu hoje no forum em sao paulo é somente uma amostra do que vai ocorrer caso essa insanidade persiste. 

     

    os brasileiros democraticos nao vao aceitar essa justiça com duas versoes: uma pros amigos, e outra pros inimigos.

  72. uniáo e crescimento

    povo  do Brasil: pior que a desigualdade social, falta de oportunidade, zelo governamentál quanto a saude, escola e outros, tálvez a indiferenca e o desprezo machuquem mais as pessas. aquelas humildes, desinformadas, desatualizadas. 

    ássim, deixo minha proposta: mais interesse pelo proximo, esclarecendo, ensinando, ajudando de alguma forma. com certeza, fazendo amizades e alertando os mais longinquos vilarejos da  esperteza politica enganosa…quem sabe, nao muito distante  no futuro, ninguem mais caira em armadilhas eleitorais, em futuras geracoes, e politicos tido como espertos  deixarao as cadeiras do congresso e outros poderes e instituicoes para os realmente honestos,  cheios de projetos e trabalho para nosso desenvolvimento economico e credito perante as nacoes…

    que se interrompa a rivalidade, o odio, a mentira, a fraude, o compadrio…

    que se pense no proximo, na nacao, e teremos paz, trabalho e honra…

    eh um sonho como o tinha martin l king…vamos tentar…

    como estamos no momento, cavamos nossa propria cova. boa noite, pensem nisso.

     

  73. as duas vergonhas do judiciário

    É dificil ver essas duas figuras (sergio moro e gilmar mendes) acabando com a Dempocracia no Brasil, homens revestidos de “autoridade” à serviço de partidos políticos , agindo como subordinados de emissoras de televisão (ganham até premios!). Não sabem o que significa “Justiça”.  vai o significado: s.f. Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto. 

     

      1. Escreva direito

        Inclussive foi um terror. Eu sei que a pressa é inimiga da perfeição mas releia o que posta ou vou te mandar um convite para conhecer madame Natasha, que dá aulas de português e bons modos, kkkk.

  74. governo sem norte

    povo do  Brasil, o que nos resta agora  seria protestos e mais protestos, em todos

    municipios que tiveram condicoes para tanto, exigindo sob atuacao pacifica que

    nossa presidente use sua postura de coronel de frente de batalha, e exija que seus

    acomodados e inertes ministros, tirem os traseiros de seus  confortaveis gabinetes e

    trabalhem  muito, mas muito mesmo, e parar de chutar previsoes incertas e dizer 

    que eh como divilgam…afinal, a casa os numeros. sao piores…

    senhora presidente, coloque sua equipe em campo pra ganhar esta partida que

    eh vencer a crise. acredite, sera vitoriosa e ficara honrada e heroina no poder ate

    2018…vamos tentar, permita-me coloque se time a fazer contatos, visitas e convites

    a executivos em negocios prospectivos e tudo vai se restabelecendo…

    economia, vendas ao exterior, turismo,  empregos, infraestrutura e apoio de nosso

    povo…creia senhora dilma que venceremos. temos que tentar…nao recue…

    se preciso,  vai ter nossa protecao,,,nao voto no pt, voto  no brasil e em o comanda..

    vamos com. Deus..?

  75. A Globo não pode

    O item três, no início do comentário do Nassif me estarrece. Quando se descobriu que a empresa panamenha Mossak Fonseca, que controla a Murray, também detinha o controle da mansão dos Marinho, seus empregados foram soltos e não se falou mais nisso. Que bárbaro! Tal qual a denúncia dos pagamentos de pensão a amante de FHC, ex jornalista da vênus platinada em Paris, feitos pela empresa Brasif. NADA será apurado! Os vazamentos seletivos da vaza-jato se parecem com os mesmos vazamentos que deram o mote para desmantelar a operação Satiagraha. Começou a encostar em quem realmente detém o poder e o judiciário afina. O Moro e seus comparsas podem vazar, o Protógenes não. Não há mais dúvidas de que há uma orquestração por trás de todas essas “coincidências” estranhas. Enfim, estamos vendo uma quadrilha dominando o judiciário. As condenações e os processos levam em conta os possíveis réus. Se não for do agrado da casta, a dureza da lei. Do contrário, o silêncio (estrondoso, que seja). O STF referendar a lei da anistia foi patético, para não dizer vergonhoso. Dá a exata medida de quem realmente manda no Brasil. Eu, como cidadão, não confio no que o STF decide. 
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador