O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial

Quadro de curto prazo.

Neste momento, nos círculos próximos à presidente, incumbidos da avaliação de cenário, o quadro de curto prazo que se vê é o seguinte:

1.    Baixa perspectiva de reverter o impeachment no Senado.

A esta altura, provavelmente o presidente do Senado Renan Calheiros já está em negociações com Michel Temer. É pequena a probabilidade de reverter a votação no Senado.

2.    Baixa perspectiva de reverter no STF (Supremo Tribunal Federal).

Após a demonstração de músculos de Eduardo Cunha na Câmara, é baixa a probabilidade de o Supremo tomar qualquer medida que reverta a decisão do impeachment. Não agirá se não for provocado. E, se provocado, a cautela se sobreporá a qualquer outra visão.

3.    Voz das ruas.

Há uma possibilidade pequena de reversão do impeachment dependendo exclusivamente da voz das ruas. Por vozes da rua se entenda, também, os manifestos e a indignação pelo não cumprimento dos dispositivos constitucionais no processo de impeachment.

4.    Lava Jato

Por outro lado, Lava Jato e a Procuradoria Geral da República já gastaram toda sua munição para inviabilizar o mandato de Dilma. Seu objetivo agora é inviabilizar a candidatura de Lula 2018. Provavelmente não mexerão na caixa de marimbondo do Congresso, ainda mais com Cunha armado com quase 2/3 da Câmara e com o recurso do vazamento diário de factoides já esgarçado pelo excesso de uso.

Hoje vazaram mais documentos da Andrade Gutierrez contra Lula e nada encontraram contra Aécio Neves – que o mundo sabe ser o parceiro preferencial da empresa.

Apesar do pessimismo palaciano, não minimize o problema da falta de legitimidade do processo de impeachment. O processo é tão clamorosamente ilegal, com tanta repercussão internacional, que não se deve eliminar a possibilidade de uma intervenção do STF.

O desempenho de Dilma Rousseff na entrevista coletiva de ontem – com um discurso sereno, firme e histórico – mostrou uma dimensão pública até agora imprevista da presidente, se apresentando como a defensora impávida da democracia. Um grande momento!

Uma saída alternativa seria o PT e Dilma encamparem a ideia das eleições gerais. É uma bandeira que tenderá a conquistar aliados dos dois lados, na mídia e nos grupos do PSDB contrários a José Serra.

Mesmo assim, para passar exigirá a aprovação no Senado e na Câmara. E não consta que Cunha e seus aliados abrirão mão facilmente do poder conquistado.

O cenário mais provável, por enquanto, será a tentativa de Michel Temer-Eduardo Cunha de assumir e tentar consolidar seu poder, em um quadro de amplo descrédito político, com manifestações de rua, ceticismo em relação à sua capacidade de montar um programa econômico minimamente consistente. E, na outra ponta, o crescimento da bandeira das diretas já.

A tentativa Temer

O peixe vendido para Michel Temer, visando estimulá-lo em sua aventura golpista, foi de que sua mera posse daria um choque de credibilidade na economia, com os seguintes desdobramentos:

·      Com a posse, imediatamente haverá uma valorização dos ativos (ações e outros ativos internos) e uma depreciação do dólar.

·      Haveria um rápido trabalho de tentar convencer os investidores externos a voltar a investir. O choque de credibilidade consistiria em neutralizar o sistema de partilha da Lei do Petróleo e abrir espaço para um amplo programa de privatização e de flexibilização dos direitos sociais.

·      Por sua vez, essa guinada liberal levaria os grandes grupos a conseguir a adesão da mídia até 2018 quando, então, Temer se candidataria à reeleição.

Faltou combinar com os russos.

O próprio comportamento do mercado no chamado D+1 é uma comprovação da fragilidade da solução Temer. Nem o dólar caiu, nem a Bolsa subiu.

A primeira dificuldade é a própria falta de legitimidade de Temer, uma unanimidade negativa maior do que Dilma, fato que certamente pesará na hora de definir as prioridades das políticas públicas e tentar aprovar as pautas impopulares no Congresso.

Para contornar a falta de legitimidade, terá que proceder a uma ampla distribuição de cargos, benesses e medidas provisórias em um quadro de crise econômica e de exacerbação moralista contra o presidencialismo de coalizão.

Será curioso analisar a maneira como os brilhantes deputados, que votam em nome da sua cidade, dos seus pais, filhos, netos e avós, de Deus e dos contadores endossarão medidas impopulares. Aprovar medidas impopulares de Temer e Cunha ensejará tanto patrulhamento quanto votar contra o impeachment. Principalmente quando cair a ficha que a substituição de governo não mudou a realidade econômica.

Aliás, para quem defende o voto distrital, pode conferir – no BBB da votação da Câmara – o registro mais puro de um congresso dividido em deputados com visão estreita de seus respectivos distritos.

Se optar por demagogia – como reduzir drasticamente o número de ministérios – emperrará ainda mais a máquina pública.

Mesmo com as ferramentas da Presidência, terá enorme dificuldade em administrar as alianças.

Tome-se o caso de Aloysio Nunes – que viajou correndo para os Estados Unidos para se encontrar com lobistas e grupos internacionais. Um dos cacifes perante Temer será a capacidade de convencer o capital internacional. Esse convencimento é fundamental para que o golpe seja aceito internacionalmente e para que se crie um ambiente favorável aos novos investimentos.

A ida de Aloysio é uma maneira de seu mentor, José Serra, ganhar cacife nas negociações com Temer, visando ocupar um papel central no seu Ministério. Dependendo do espaço aberto a Serra, Temer colocará em risco a aliança com o PSDB.

Ora, para investimentos de longo prazo, o capital exige segurança jurídica. Como poderá oferecer segurança jurídica um governo que assumiu o poder dentro de um golpe, impopular, com uma base de apoio fragmentada e sequiosa e acossado pela Justiça?

Outro nó será com a mídia. Ela entra no governo Temer como uma das coparticipes do golpe. Qual será seu comportamento? No imaginário do Olimpo da comunicação de massa – que tem peso na formação de opinião do cidadão médio – há um enorme contingente de celebridades e semideuses que se colocou contra o golpe.

A aposta no impeachment foi enorme risco de imagem para os grupos de mídia. A condescendência com Temer poderá ser o tiro fatal contra sua credibilidade. Por outro lado, como abrir mão dos acenos das verbas publicitárias?

Um preâmbulo sobre a geopolítica mundial

Em casos recentes de disputa política em vários países, nota-se a repetição de um mesmo padrão de operações jurídico-policiais:

1.    Contra os acusados, o levantamento de indícios em investigações internacionais, frutos da cooperação internacional entre Ministérios Públicos e judiciário.

2.    O uso exaustivo da mídia para operações nas quais o álibi jurídico serve para promover assassinatos políticos. O espetáculo recorre desde a conduções coercitivas até a prisões temporárias. O MP não logra levantar provas contra os acusados, mas, no decorrer das investigações, provoca-se o maior dano possível à sua imagem.

3.    Ampla seletividade na escolha de alvos, preservando os aliados.

Brasil

A Lava Jato assesta a mira no ex-presidente Lula, move uma perseguição implacável, conduz coercitivamente, ameaça de prisão, vaza depoimentos e grampos. Até agora, não levantou uma prova sólida sequer contra ele, mas a reiteração da campanha derrubou seus índices de popularidade.

Na outra ponta, o adversário Aécio Neves aparece em várias delações e levantam-se provas sólidas de existência de contas em paraísos fiscais. Contra ele, nada acontece.

Portugal

Marcação cerrada sobre o ex-primeiro ministro português José Sócrates. Meses e meses de investigações, com cobertura midiática diária. Invasão de residência, decretação de prisão preventiva por 9 meses (!), busca de ativos que comprovariam a corrupção.

Depois de dois anos de investigação, nem o Ministério Público nem a Autoridade Tributária lograram apresentar publicamente nenhum dos “fortes indícios” que apregoavam dispor para condenar Sócrates. (http://migre.me/tybc5). No momento, o procurador incumbido do caso solicitou mais prazo de investigação. Mas há certo consenso de que o máximo que se conseguirá será a condenação política de Sócrates.

Na outra ponta, no chamado escândalo dos submarinos – de suborno praticado por empresas alemãs com autoridades portuguesas – houve condenação na Alemanha, mas o caso foi abafado em Portugal, apesar de envolver o ex-primeiro-ministro João Manuel Durão Barroso (http://migre.me/tybuA) (http://migre.me/tybvX) (http://migre.me/tybxE).

Do jornalista português Fernando Reis:

ˆO poder judicial persegue politicamente a esquerda, como aconteceu com o Sócrates, sem factos nem provas e poupa a direita como aconteceu no chamado caso dos submarinos, em que houve condenações por corrupção na Alemanha e em Portugal saíram impunes o ex-ministro da Defesa Paulo Portas e o ex-primeiro Ministro Durão Barroso. E mesmo que não venha a haver acusação, o julgamento de Sócrates já foi feito na praça pública, através de sistemáticas e cirúrgicas fugas de informação do ministério público para a comunicação social, principalmente para o jornal Correio da Manhã, que aqui faz o papel da Globoˆ.
 

Argentina

Em relação a Cristina Kirchner, o Ministério Público argentino baseou-se em informações sobre contas offshore para acusa-la de lavagem de dinheiro e de manipulação com dólares. Mesmo jogo feérico, de intimação para depoimentos ao juiz e a mobilização da população para apoia-la (http://migre.me/tybGw).

No centro do processo, obviamente a disputa política entre ela e o novo presidente argentino Maurício Macri – cujo nome apareceu em contas do Panama Papers.

As declarações de Cristina sobre a diferença de tratamento com Macri, cabem como uma luva na diferença de tratamento do MPF, entre Lula e Aécio:

“Imaginem o que aconteceria se houvessem encontrado contasoffshore em meu nome, no nome de minhas irmãs, minha mãe, meu pai? Isso demonstra claramente que os argumentos [contra ela] têm um só objetivo: acabar com os direitos adquiridos durante os 12 anos de meu Governo”. “Vamos pular, quem não pula tem conta no Panamá”, as pessoas cantavam.

Momento de meditação

À vista da enorme complexidade do momento, os desdobramentos geopolíticos, as implicações internas, os movimentos de massa, exigindo análises complexas e sofisticadas, é interessante conferir a ideologia da Lava Jato.

Em um dos momentos épicos da Lava Jato, o procurador evangelizador Deltan Dallagnol visitou o movimento Cristãos contra a Corrupção e teve uma visão:

“Neemias quando viu a cidade sem muros identificou o problema. A primeira reação de Neemias foi ter compaixão, Neemias chorou. Em seguida, Neemias jejuou e orou. A igreja já fez isso? Então, o que Neemias fez em seguida? Neemias agiu. Neemias vai ao rei e assume uma posição sacrificial, correndo risco de vida e diz ao rei que quer reconstruir os muros de sua cidade. Se nós queremos mudar o sistema, nós precisamos continuar orando, assumir uma posição clara, propor e apoiar medidas e projetos que contribuam nesse sentido” (http://migre.me/tydnV).

E os pastores presentes à capela do Seminário ficaram de pé para orar por Deltan e pelo fim da corrupção no Brasil.

Qual a diferença entre o procurador e os deputados que invocaram o nome de Deus na votação do impeachment? Apenas o fato de que Deltan tem um mestrado em Harvard. E a comprovação de que nem as luzes de Harvard são capazes de penetrar na ignorância crassa, tumular, plantada em algum momento da história brasileira pela Inquisição e pela superstição religiosa, e que atravessa séculos de camadas arqueológicas para se consolidar nas profundezas do imaginário nacional.

Quando, no final do jogo, o principal acusado torna-se o todo-poderoso do país, ameaçando tirar do cargo uma presidente honesta, nem Deus para conseguir explicar para o pastor as consequências de seus atos.

Luis Nassif

199 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estranho o silencio sepulcral dos amigos que apoiaram o golpe

    O Whatsapp ficou caladissimo hoje. Ate parece que nao acreditavam que conseguiram.

    1. Vergonha

      O mesmo aconteceu comigo. É que eles estão com vergonha dessa “vitória”.

      Parafrasendo Darcy Ribeiro, digo que fui derrotado, mas essa derrota é uma vitória, pois eu não queria estar agora ao lado dos vitoriosos.

      1. Vitória de Pirro?
        Para essa

        Vitória de Pirro?

        Para essa turma, a PF, sem querer, foi profética ao escolher o nome de sua última operação da Lava Jato.

    2. O mesmo comigo.
      No serviço a
      O mesmo comigo.

      No serviço a unanimidade coxinha não tocou no assunto comigo.

      No whatsapp, fora as piadas com as justificativas pelo SIM ( pelos poderes de Greyskull voto sim …)), nenhuma mensagem de comemoração. Apenas fogos e rojões em alguns locais da cidade.

      No Facebook um maluco ou outro tentando se justificar (“agora vamos para cima do restante” – quaquaqua).

      Caiu a ficha de muita gente sobre a vaga da que fizeram.

    3. Percebi a mesma coisa,no meu

      Percebi a mesma coisa,no meu face….

      Pessoas que brandavam contra a corrupção , pais melhor e blá,blá….

      Ficaram em silencio.Só vi uns 2 aloprados aqueles que não tem mais jeito mesmo,mesmo assim as postagens foram timidas meio envergonhadas…

      Agora a grande supresa foi na minha rua…as 10 hrs uma reunião de zé povinho imbecializados.

      Falando que o Cunha é um bandido e estupefatos com as palavras dos deputados durante a votação.Olha estou falando de pedreiros,entregadores…pessoas que acabam ficando suscetível devido a vida dura que leva.

      Eu ainda coloquei mais lenha na fogueira… clamei que era a maior vergonha da nossa história,e fiz questão de frizar a partir de ontem…nunca mais se digam:indignados com a corrupção! só me retornou o silencio.

  2. Por que o procurador está de

    Por que o procurador está de padre se ele é neopentecostal, da mesma cepa de Cunha, Bolsonaro e outros tantos golpistas?

      1. Tá brincando, mas a coisa é séria !

        Todo respeito ao “Padim Ciço” como dizem meus amigos cearenses, pois ele era um revolucionário, e estas vestes e apetrechos que ele usava, não combina com um traíra como este juizeco paranaense.

    1. Também me perguntei isso. Com

      Também me perguntei isso. Com a Igreja Católica pós João 23, o figurino que melhor  cabe ao Delagnol é o terno preto e a bíblia debaixo do braço dos pregadores das praças brasileiras. Certo que esses pobres diabos pregadores não vestem Armani comprados em Miami. Mas foi esse “deus” que baixou na Câmara ontem.

       

  3. A Batalha no Senado

    Hoje a Presidenta Dilma tem cerca de 21 votos no Senado federal, precisará de 28 votos para impedir a perda do mandato.

    Precisará de sete votos deste grupo de senadores

    Eunício Oliveira–PMDB – CE

    JaderBarbalho–PMDB – PA

    Renan Calheiros–PMDB – AL

    Acir Gurgacz PDT – RO

    Elmano Férrer-PTB – PI

    Fernando Collor PTC – AL

    Otto Alencar PSD – BA

    Roberto Rocha PSB – MA

    Walter Pinheiro – BA

    Lembrando que Marta Suplicy(PMDB-SP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) declararam voto a favor do impedimento.

      1. Segue a lista

        Senadores(PT)    
        Angela Portela RR
        Donizeti Nogueira TO       
        Fátima Bezerra       RN
        Gleisi Hoffmann       PR  
        Humberto Costa       PE  
        Jorge Viana       AC
        José Pimentel       CE
        Lindbergh Farias RJ       
        Paulo Paim       RS
        Paulo Rocha       PA
        Regina Sousa       PI

        Vanessa Grazziotin PCdoB – AM

        João Capiberibe PSB – AP
        Lídiceda Mata PSB – BA

        João Alberto Souza PMDB – MA
        Roberto Requião PMDB – PR
        Douglas Cintra PTB – PE-(suplente de Armando Monteiro Neto PTB-PE)
        Randolfe Rodrigues–REDE – AP

        Telmário Mota PDT – RR

        Vicentinho Alves PR – TO
        Sandra Braga  PMDB – AM(suplente de Eduardo Braga PMDB – AM)
         

         

         

    1. Esqueça isso, amigo.Dilma

      Esqueça isso, amigo.
      Dilma precisa de 41 Senadores para evitar o seu afastamento por 180 dias.
      Até lá, se o processo não tiver sido consumado (lembre-se que Temer terá todas as armas à sua disposição para “convencer” 54 Senadores), é mais fácil termos novas eleições do que Dilma retornar à sua cadeira.

      O mais provável de acontecer, como o Nassif já antecipou, é vermos um “belo” início de governo Temer, com uma queda no dólar, uma súbita e “espontânea” retomada de investimento e, quiçá, uma postergação do ataque aos direitos trabalhistas e sociais, por um brevíssimo período. Com pouco tempo muita gente aceitará com a maior naturalidade o impeachment. Depois de consumado o golpe é que o cipó vai descer com força nas costas de todo o país.

      1. É díficil, mas não imposível

        Os Senadores tem interesses mais amplos regionais e políticos do que os deputados federais, além de uma maior autonomia diante dos partidos,

        Realmente é muito díficil, mas não impossível.

         

        1. Impossível nāo é. Milagres

          Impossível nāo é. Milagres acontecem. Dilma não virou o jogo na eleição na reta final da apuração? Daí, quem sabe…

          A minha expectativa de algo melhor no Senado limita-se tão somente aos discursos na hora da votação. Por conta do vexame internacional, ninguém vai oferecer voto para a mãe, para o pai, para o marido, para o filho, para o neto, para o papagaio, para a maçonaria, para República do Paraná …  e, IMPORTANTE, um pouco mais de respeito com o nome de DEUS e do Cristianismo.

  4. Da minha parte já que não há
    Da minha parte já que não há respeito pelo constituição deveria ter um contragolpe, botar os golpistas pra correr, caso contrário, torço pra agenda patronal pegue no breu, terceirização, cortes na saúde educação, juros nas alturas, a classe média medieval tem que sofrer, na pele e com a irá dos mais pobres, sem dó.

  5. portas

    os submarinos são matéria de paulo portas.

    durão é a figura que abandonou o cargo de primeiro ministro de portugal para assumir a presidência da comissão europeia… imaginem o chefe do governo brasileiro abdicando para assumir a presidencia da Unasul… esta é a dimensão da pequenez de durão barroso… mas os submarinos são coisa do portas. 

  6. famiglia

    O mouro não vive dizendo que quer acabar com a “corrupissaum” no Brasil?

    Não prende o notório e provado corrupto kunha porque este tem foro privilegiado?

    As sócias, mulher e filha de kunha, no roubo não tem foro privilegiado.

    O obscuro juiz não as prendeu porque? Medo ou cagaço? Seu patrões globais não aprovariam?

    Sacanear a mãe do Zé Dirceu você acha conforme. E as sócias?

    -Ei mouro, caçador de corrupto que se preze prende a mulher e a filha. Prender capoteiro qualquer um prende, quero ver qual é a sua coragem ali, na zona do agrião!

     

  7. CADÊ A CORAGEM?

    Sobre o STF, a frase ficaria adequada se a palavra ‘CAUTELA”, fosse substituida por ‘ COVARDIA”.

     Não agirá se não for provocado. E, se provocado, a cautela se sobreporá a qualquer outra visão.

  8. Harvard  é um repositório de

    Harvard  é um repositório de psicopatas.O Padim Dallagnol,com seu semblante de onanista de seminário e sua pregação  à la   Antônio Conselheiro, da procuradoria,pode enfrentar os  homenzinhos de branco  que irão subjugá-lo  em camisa -de -força.Questão de oportunidade. Aliás, o MPF deveria  instalar uma sucursal no Instituto Pinel, seria o “right job in right place”.

    Agora, voltando ao método, sem loucuras, que começou experimentalmente em Honduras,foi aperfeiçoado no Paraguai, ganhou escala no Brasil,e tem replicancia  na Argentina e Portugal,é intrigante. Essa matriz não foi concebida nas praças de execução,sua origem  remete a laboratórios que a isso se dedicam full time,com tempo dinheiro e quadros. Logo, as suspeitas recaem  sobre…?

     

     

     

  9. pinel total

    Saída é sempre a legalidade, outros artifícios somente quando de guerras, revoluções, não estamos nesta situação, neste momento é apenas uma justificativa para legalizar a republica bananeira cu-nhista.   

    Pois é, as acusações para remover a Dilma são inconsistentes não são previstas na constituição para o seu afastamento, no entanto já que a câmara iniciou o processo vamos continuar obrando!

    Estamos ficando loucos? Já estamos loucos? Mamãe socorro!

    1. “Saída é sempre a legalidade,

      “Saída é sempre a legalidade, outros artifícios somente quando de guerras, revoluções, não estamos nesta situação, neste momento é apenas uma justificativa para legalizar a republica bananeira cu-nhista.”

      Negativo ! A guerra já começou, só não saiu ainda tiro, por enquanto.

      A guera está declarada, povo e Pt de um lado e a plutocracia do outro.

      Falar em legalidade neste momento, com todo respeito, é inocência.

  10. Senado, STF e Geopolítica

    Nassif,

    Tambem gostei bastante do pronunciamento de Dilma. No tom certo e um contraponto muito forte: a dignidade inquestionavel de hoje vs. a hipocrisia e o cinismo do circo de ontem. Nao poderia ficar mais evidente o contraste e o que esta em jogo.

    Senado:

    infelizmente minha leitura é muito parecida com a que vc apurou junto a suas fontes. Tb acho que a batalha no Senado é pro forma. Renan esta criando dificuldade para Temer/Cunha hoje para vender bem caro a facilidade amanhã. Que ninguem se engane.

    STF:

    Novamente conincido com a percepçao palaciana. Os julgamentos da semana passada deixaram clara a disposiçao dos 5 swing votes de, na dúvida, lavar as maos. Quem sao? Teori, Fachin, Barroso, Carmen Lucia e Rosa Weber. Os outros votos pendem para um lado ou para outro. Quem decide são os 5.

    A unica coisa capaz de tirá-los do conforto do “Reino Encantado de Nárnia”, onde a Constituiçao de cristal vige sem nenhuma ranhura, é o opróbio internacional – alguns Ministros tem projeçao internacional a resguardar – e a pressão das ruas, da intelectualidade e da consciência juridica. So isso para se opor ao conservadorismo natural diante da perspectiva de uma luta entre Poderes e a pressao do meio social em que vivem.

    Geopolitica:

    Compilação MUITO oportuna de 3 operações de “soft” regime change – que causam estranheza pelas semelhanças e pelo timing. Não se iniba por acusação de teoria da conspiração.

    Quem falava de IPES, IBAD e 4a frota nos anos 60 tb era paranoico, não é verdade?

    Coloco aqui post meu da semana passada em que trato EM DETALHES sobre consideraçoes de natureza estrategica e do interesse nacional.

    O ponto de partida do post foi a especulaçao sobre qual seria a visao dos militares – por natureza preocupados com essas dimensoes – a respeito dos desdobramentos recentes da crise política.

    O post repercutiu bastante no Twitter e no facebook no dia que postei. Creio que há interesse por esses temas, que nao tem a devida atençao da midia.

    Segue:

    *****************************************

    >>> MILITARES – sorriso de Monalisa <<<

     

    ___________ROMULUS____________QUA, 13/04/2016 – 20:18________ATUALIZADO EM 14/04/2016 – 03:14

    A questão do alinhamento dos militares no dia seguinte a eventual impeachment de Dilma e posse de Temer me intriga bastante. Pouquíssimas pessoas têm analisado essa variável. Registro a coluna de Jânio de Freitas há algumas semanas (link aqui), da qual debochou de forma bastante arrogante a Ombudsman da Folha, sobre o mal explicado episódio da condução coercitiva de Lula e a intervenção da Aeronáutica para frustrar o dia de glória do juiz Sérgio Moro.

    Quando falo do alinhamento dos militares, não penso nos soldados rasos – decerto com grande contingente de “bolsonaretes” – mas no alto comando das FFAA.

    Estão ressabiados com a Lavajato desde o episodio da prisão do Alm. Otto e da aliança DoJ/EUA + MPF/BR para derrubar o programa nuclear brasileiro – civil e militar. Decerto não lhes escapa o garrote que essa aliança aperta sobre o pescoço da Odebrecht, empresa que constrói o estaleiro dos submarinos com propulsão nuclear, além de grande ativo nacional enquanto empresa de engenharia de excelência.

    Com certeza também tomaram nota de como a Presidente Dilma Roussef lutou o quanto pode pela manutenção da Petrobras operadora do Pre-Sal. Até capitular frente à chantagem de Renan Calheiros/Serra. Bem sabem que a lei do pré-sal é o mais caro “bebê” da ex-Ministra de Minas e Energia de Lula e atual Presidente da República. Cortar ao bebé um braço certamente doeu mais no coração da mãe do que nos nossos, também violentados. Mas foi o preço que ela aceitou pagar para não ver o bebê roubado e entregue a pais adotivos estrangeiros. Paciência…

    Como autoridades incontornáveis em temas de estratégia e geo-política, não escapa aos Comandantes das FFAA o que significa abrir mão de ser a Petrobras a operadora exclusiva.

    *********

    Para as pessoas que não são da área abro agora uma pequena digressão no post, explicando mais detidamente essa questão. Extraio comentário meu nas redes sociais no dia 24/2/2016, quando a Presidente Dilma Roussef capitulou diante das forças combinadas de: (1) oligarquias políticas locais tentando comprar passe livre da Lavajato + (2) lobistas das empresas internacionais do petróleo (cujo despudor lhes permitiu mesmo acompanhar – no plenário do Senado! – a votação, para revolta do Sen. Requião) + (3) retaguarda oferecida por interesses estratégicos de seus países de origem.

    Segue:

    “Desculpem o post longo, mas é o assunto mais importante para o Brasil hoje e amanhã. Talvez desde 1822. Ontem Getúlio Vargas levou o segundo tiro no peito. Dia sinistro. Somente se salvaram os 26 senadores que votaram pela manutenção da Petrobras como operadora. Roberto Requião A FRENTE E TODA A BANCADA DO PT ATRAS – votando contra o governo!

    – Nesse vídeo Requião da nome aos bois e fala – da tribuna – da promessa de Serra a Chevron de entregar o pre-sal ainda em 2010. Fala das manobras regimentais de Renan para aprovar o projeto por caminhos obscuros (esse, Renan, parece estar pagando antecipadamente o salva-conduto frente à Lava Jato. É uma nova modalidade: a “votação premiada”).

    – No vídeo Requião destrói todas as falácias da dupla Serra-Renan. “Urgência”. Oi?! Num momento em que ha excesso de produção de petróleo no mundo e em que as petroleiras internacionais estão no vermelho sem poder investir? Logico que não! Usam os números negativos da conjuntura pra mudar a estrutura e entregar la na frente, quando o petróleo subir e as petroleiras internacionais tiverem de novo bala na agulha para comprar o patrimônio nacional. Ai basta só combinar na véspera com as agencias de rating e fazer o risco pais subir e o real desabar, para comprar bem baratinho. Onde foi que vi esse filme antes? Ah sim… na Privataria tucana. Disso o Serra entende.

    PARTE TÉCNICA sobre o que estava em jogo na votação (leiam também para poderem argumentar e saberem do que estão falando… vou mastigar aí embaixo, prometo!):

    Qualquer pessoa que conheça minimamente a industria do petróleo sabe o que significa abrir mão de ser operador em um bloco de exploração:

    – Aspecto financeiro-fiscal: em um sistema de partilha de produção de petróleo, como o que o Brasil adotou para o pre-sal, os custos dos sub-contratados (quem investiga o solo, quem fura, quem faz a logística…) são repassados proporcionalmente à União, através do desconto do montante de petróleo que a União terá a receber. A operadora é quem faz as contratações. Os subcontratados que existem hoje são todos gigantes transnacionais também (Halliburton, Schlumberger…). Elas podem superfaturar os custos no Brasil em dobradinha com uma operadora estrangeira que não seja a Petrobras e assim sangrar o montante de petróleo que a União tem a receber. Depois dividem esse “lucro” em alguma outra operação fora do pais (elas sempre atuam juntas em toda parte) com subfaturamento, superfaturamento, simulação, troca de ativos, etc.

    – Aspecto econômico estratégico: é a operadora quem toca o dia a dia da operação do bloco de petróleo. As outras só vão em reuniões de escritório de tempos em tempos para aprovar pautas apresentadas pela operadora e depois receberem a sua parte no resultado da venda do petróleo. Mal comparando são como meros “acionistas” de uma empresa… não são parte da “diretoria”. É quem opera quem lida com os subcontratados e com os clientes, quem desenvolve e assimila o know-how, quem pode integrar as suas diferentes operações e fazer sinergias… ou seja, atuar estrategicamente e construir valor agregado e capacitação que a cacifem para ganhar mais projetos – mesmo em outros países – e crescer, ganhar cada vez mais importância. Quem cresce tecnicamente é a operadora. As outras só ganham o “dinheirinho”. 

    – Em resumo: a Petrobras é a soberania do Brasil na industria do Petróleo – dentro e fora do pais. Petrobras não ser operadora enfraquece a empresa hoje e amanha. Abre espaço ainda para os estrangeiros superfaturarem a rodo – sem o olho do dono em cima – dilapidando a parte do petróleo que cabe a União pela partilha.

    TEMOS QUE DERRUBAR ESSE PROJETO. Sim ou com certeza?”

    *********

    O comando militar – conservador mas nacionalista – sabe que a agenda econômica é a de desnacionalização dos ativos estratégicos (como o pré-sal), com lesa ao patrimônio da União (com deságio artificial pelo baixo preço do petróleo por articulação EUA-Arábia Saudita), bem como nova hibernação dos programas militares civil e militar (submarinos e enriquecimento de urânio). Se há ademais ameaça de vazamento da tecnologia autóctone de enriquecimento de urânio às mui interessadas potências nucleares estrangeiras eu não sei. Não sei como funcionam as “muralhas chinesas” para compartimentação do acesso a esse conhecimento chave ao longo da cadeia de comando, até chegar ao comandante-em-chefe, o Presidente da República.

    Dá-me esperança pensar que o segredo aparentemente sobreviveu ao período FHC.

    O “pé atrás” dos militares com o que ocorre na política nacional ficou evidente com a intervenção da Aeronáutica na tentativa de embarque (e prisão?) de Lula, no MUITO mal explicado episódio da “condução coercitiva” em Congonhas. Como disse na abertura do post,  a intervenção da Aeronáutica frustrou o projeto de dia de glória do juiz Sérgio Moro. Aliás, o abatimento do juiz naquele dia era evidente e foi registrado até por veículos da imprensa familiar, seus aliados de ocasião. Terá sido motivado por semblantes franzidos de senhores uniformizados e estrelados? Algum efeito tais semblantes causaram. Tanto assim que o arrogante juiz, em atitude raríssima, veio a público tempos depois declarar que a prisão do Alm. Otto fora “um erro”. Acredite quem quiser na sinceridade do rapaz.

    Até que ponto o juramento à Constituição e o apego ao interesse nacional e à visão estratégica de uma ESG (cujas discussões já tive o privilégio de presenciar), por exemplo, influenciarão os Comandantes das FFAA no dia seguinte ao impeachment? Com quem – e como – se alinharão?

    Comandantes são precavidos. É certo que já avaliaram as opções.

    Decerto não gostam particularmente do PT e da esquerda. Certo também é que não engoliram a Comissão da Verdade. Mas gostam menos ainda de alinhamento automático da política externa – e das disciplinas internas que regem a economia também! – a interesses estranhos à nacionalidade.

    Essa é a esperança que resta para quem o verdade e amarelo corre nas veias (talvez junto ao vermelho, por que não?). E não se limita a usar a camisa da CBF em passeatas na praia e na Paulista.

     

    Atualização:

    Após discutir o post com alguns companheiros no Twitter, lembrei-me de fato muito relevante para essa discussão. Segue reprodução dos meus tweets aos companheiros:

    1- Sem esquecer de algo MUITO importante. Acho ate q vou acrescentar ao post. Foi com o $ da Petrobras

    2-q a MARINHA teve recursos p/mapear td plataforma continental dentro do periodo permitido pela

    3-convençao d Montego Bay. Foi assim que o Brasil ”ganhou soberania” sobre td plataforma continental, alem

    4-das 200 milhas nauticas. Isso garantiu td o pre-sal p/BR. Para odio dos EUA, q tavam de olho c/4a frota

    5-Amazonia Azul é p/monitorar justamente td a plataforma continental q Marinha+Petrobras nos deram!!

      

    1. “A unica coisa capaz de

      “A unica coisa capaz de tirá-los do conforto do “Reino Encantado de Nárnia”, onde a Constituiçao de cristal vige sem nenhuma ranhura, é o opróbio internacional […]”

      Ops, é mesmo, Romulus. Esqueci de inserir o fator STF no meu comentário acima. Em algum lugar ele pode ou deve entrar lá…rs.

        1. Romulus você sugere que caso

          Romulus você sugere que caso haja um golpe, os milicos dariam um contra golpe e manteriam a Dilma no cargo até 2018.

          Tem mais um detalhe importante sobre esse assunto. A passagem do ministros Celso Amorim e Jaques Wagner pelo ministério de segurança nacional, foi elogiada pelo estado mair das FAs, como sendo, brasileiros, patriotas e nacionalistas.

          Acredito que isso deve pesar caso as Fas tomem alguma decisão. 

          1. Contra-golpe nao….

            Nao chego a tanto. Acho que o trauma de 64/85 ainda esta muito vivo e, mesmo que nao estivesse, pq os militares quereriam se envolver com temas de governo num momento em que isso representa apenas onus?

            Parece-me claro que Dilma/PT tampouco cogitariam de uma ajuda nessa linha.

            Mas para mim tb parece claro que nao lhes agrada a direçao que o pais vem tomando nas maos do consorcio do golpe.

            Minha duvida eh se as consideraçoes dos militares – preocupados com questoes estrategicas, geopolitica e o interesse nacional – nao podem influenciar outras cabeças da Republica para que encontrem uma saida que nao Temer/Cunha.

            O problema eh que ate agora eles tem sido muito discretos para serem persuasivos.

    2. Penso que esta sua hipótese

      Seria talvez a única alternativa possível pra não ver o país sangrar de joelhos de novo, e agora definitivamente à morte como nação. Mas acho que somente por Deus (não o deus do Cunha e dos deputados), porque isso seria um milagre. Aprecio uma intervenção militar branca (mas incisiva) contra o golpe (a essa altura tenebroso e escuro), como solução viável e transitória ao país. Temo, porém, que nossos militares possam sofrer de um certo complexo de inferioridade, de estar sempre a reboque, de ser uma força meramente acessória, impotente e subalternos aos interesses estrangeiros, com ilusão geopolítica de interesses comuns. Talvez nem tenham condições materiais (teriam em breve se prosseguissemos nosso caminho), ou pior, seja algo ingênuo e histórico, inerente e congênito, que vem desde a academia sobrevive até no alto comando.   

    3. Gostei!

      Análise perfeita! Eu não estava sabendo desse detalhe: juiz moro admitiu que foi um erro prender o sr. Othon. Quer dizer que juiz moro sentiu que não tem tanto poder assim. E que suas ações terão consequências e que haverá “alguém” coibindo seus excessos. Fico aqui pensando se um dia saberemos o que de fato aconteceu no aeroporto de Congonhas no dia 04 de março, e abortou o ambicioso plano de juiz moro de prender Lula e levá-lo para Curitiba. E espero mesmo que o nacionalismo das FFAAs “segurem” o assanhamento dos entreguistas em relação ao nosso pré-sal. Digo isso porque li sobre a reserva de nióbio em São Gabriel da Cachoeira (AM), estimada em um trilhão de dólares segundo a CPRM, e em 1997 o FHC queria “doar” essa reserva por, inacreditáveis, R$ 600 mil reais. Só que essa ação lesa-pátria de FHC foi impedida por um grupo de militares nacionalistas, dentre eles o Almirante Roberto Gama e Silva. E vc tem razão ao dizer que os comandantes não morrem de amores pelo PT e pela esquerda, mas um ponto possuem em comum: são nacionalistas. 

    4. Penso que esta sua hipótese

      Seria talvez a única alternativa possível pra não ver o país sangrar de joelhos de novo, e agora definitivamente à morte como nação. Mas acho que somente por Deus (não o deus do Cunha e dos deputados), porque isso seria um milagre. Aprecio uma intervenção militar branca (mas incisiva) contra o golpe (a essa altura tenebroso e escuro), como solução viável e transitória ao país. Temo, porém, que nossos militares possam sofrer de um certo complexo de inferioridade, de estar sempre a reboque, de ser uma força meramente acessória, impotente e subalternos aos interesses estrangeiros, com ilusão geopolítica de interesses comuns. Talvez nem tenham condições materiais (teriam em breve se prosseguissemos nosso caminho), ou pior, seja algo ingênuo e histórico, inerente e congênito, que vem desde a academia sobrevive até no alto comando.   

    5. Só para lembrar: a História

      Só para lembrar: a História do Brasil Republica sempre nos mostrou a interferência dos militares em diversos momentos. Não só em 1964.

    6. Concordo

      Romulus,

      O STF não tem tradição de coragem, mas de acomodamento e covardia . Até 1988, pouco se falava dele até mesmo nos cursos de direito. Era citado em recursos, umas coisas aqui e ali em Dir. Const., etc. Hoje, podes apostar, vai dar mais uma demonstração de nosso fracasso civillizacional.

      1. Ivan,
        Sobre esse ponto, veja

        Ivan,

        Sobre esse ponto, veja o comentario que acabei de deixar aqui mesmo neste post. Ta la em cima, no inicio, ja q eh novo.

        Coloquei como post no meu blog tb.

        Me diz o q vc acha.

  11. Nassif, Nassif, está claro

    Nassif, Nassif, está claro que pra esse pessoal que o importante é acabar com o lulopeltismo. O resto se ajeita. O moralismo dessa gente é pura fachada. O rebanho de teleguiados é facilmente tangido pela mídia. Os vermelhos? Ah, basta mandar a polícia baixar o pau e com a imprensa difamando sempre mais e mais.

    Já era.

    Mas o que pra mim foi a maior decepção mesmo foi a i-nu-ti-li-da-de-com-ple-ta da Universidade e, em particular, das Ciências Socias diante do rebaixamento do debate público. A maioria só acordou aos 48′ do segundo tempo e muitos estão bocejando até agora.

  12. Acho que é próxima de zero a

    Acho que é próxima de zero a chance do senado reverter a decisão da Câmara. 

    O recurso ao STF deve ser feito apenas para registro histórico de mais um julgamento pífio em momento crucial do Brasil. No mensalão, a “faca no pescoço” inibiu a todos. No impeachment, além da faca, deve ter tb drone sobre a cabeça.

    1. STF importante em qqr das 2 hipoteses

      Ai que eu discordo.

      O julgamento no STF nao eh pifo. O STF tem que entrar no rolo tb, de um jeito ou de outro. Ou “redimindo” as instituiçoes ou entao aceitando a pecha de golpista – O QUE TB EH IMPORTANTE.

      Veja analise ai embaixo sobre isso:

      **************

      >>>Será ‘Romulus’ naïve? Burro? NRA? Escolha você!

       

      ROMULUS_______________SEG, 18/04/2016 – 11:54_________ATUALIZADO EM 18/04/2016 – 11:58

      Não deixo de me surpreender com as trocas neste blog. Como é enriquecedor. Obrigado, grão-mestres Temer/Cunha, por terem me empurrado para a blogosfera neste ano e me possibilitado tais trocas.

      Reproduzo abaixo pequeno diálogo com leitor. Se sou pragmático ou idealista, naïve ou esperto, inteligente ou burro – ou tudo isso a depender do dia e do assunto discutido – digam-me nos comentários.

      Ah, não sou como o Moreno. Não sou masoquista mas minhas suscetibilidades ainda se encontram no nível do saudável para o confronto de ideias.

      De forma que não vou bloquear quem me responder com a trinca: pragmático no nível do canalha, naïve no nível d”O Idiota” de Dostoyevsky (<3 Príncipe Myshkin) e burro como o próprio animal.

      Lá vai:

      **********

      (comentário ao post “Próximo passo do governo na luta pela legalidade”)

      >>> D_P:

      Dilma já é carta fora do

      seg, 18/04/2016 – 09:15

      Dilma já é carta fora do baralho.

      Teve chances de manejar quando ainda tinha Poder, agora não tem mais.

      Cardozo é o Canastrão-Mor da República, grande parte dos Problemas de Dilma é culpa dele.

      Esssa últimas apareições de Cardozão são meramente para valorizar seu passe como Professor de cursinho ou advogado de banca privada a partir de algunas dias, quando ele estará fora do Governo.

      Isso tudo é promoção pessoal dele.

      O STF jamais vai reverter essa decisão.

      **********

      >>> Romulus:

      Talvez vc esteja certo. Provável ate que sim.

      Mas EU – como advogado – que muito estudei para entrar na melhor faculdade de Direito do Rio, aceitar isso significa dizer:

      – Parvo! Jogue os teus canudos todos no lixo. A juventude que vc gastou naqueles bancos e virando noites lendo livros foram pura perda de termo.

      – Aceite a realidade: o que vale é o poder de fato e não o poder de direito.

      Pode ser verdade. Provavelmente até é.

      Mas eu sou advogado e não cientista politico.

      Se eu estudei direito, é porque um dia acreditei nele.

      E – hoje – continuo a acreditar.

      Mesmo quando os Ministros do STF não acreditam mais (se é que acreditaram no que dizem um dia).

      Mesmo sabendo que a chance de sucesso é pequena, a derrota no STF será importante.

      O golpe tem que servir ao menos para mostrar que o Sistemas da Constituição de 88 esta podre.

      Se a PGR e o STF também não forem desmoralizados juntos com o Executivo e o Legislativo, salvam-se as aparências.

      E se há algo que aprendi nesse episodio todo é como as aparências – principalmente de legalidade – são ainda importantes no Brasil de herança ibérica e servem para mascarar as maiores infâmias.

      Por isso, penso ser importante provocar o STF sim – sendo Cardozo sincero ou não (tb desconfio que não seja).

      Ou o STF se salva ou aceita a pecha de golpista e abraça Temer/Cunha numa cópula que não gera vida. Gera desilusão e cinismo para toda a sociedade.

      Se esse for o caso, estarão plantadas as sementes para um dia o “Novo” derrubar esse sistema carcomido e podre. Agora exposto à luz do sol.

      Compreendeu?

      Entenda: não sou ingênuo e nem (excessivamente) idealista. Sou pragmático, mas sei onde quero chegar. E sei o valor que os símbolos tem nos movimentos na sociedade.

      Antes que algo aconteça, muitos tem que gritar em jogral:

      – O rei está nu!!!

       

      Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5  COMENTAR BLOG DE ROMULUS FAVORITAR

  13. Dilma então vai pro…

    Dilma então vai pro sacrifício? Digo, ela vai politizar o auto-sacrifício? Se por algum milagre o Senado barrar a admissão, aí sim ela mesma proporia ou assinaria embaixo, sem grandes senões, a repactuação (eleições específicas, gerais, constituinte exclusiva, sei lá).

    Por outro lado, com Dilma afastada, assumindo um governo Temer-Cunha que logo se evidenciaria capenga, a iniciativa de repactuação talvez pendesse pro Renan (ele chegando à conclusão de que esse governo golpista será uma bomba mesmo), até com volta triunfal de Dilma, bem antes dos 180 dias de prazo limite pra “sentença”. Mas aí também desaguaria… repactuação!

    Porque, com a variável que for, com essa Câmara… impossível qualquer tentativa de tricotar par a par com a tal “Senhora Governabilidade”, não é vero?

    Voltando um pouco no auto-sacrifício “voluntarioso” da presidenta, que me ocorreu do nada esse pensamento algo bizarro: que realmente Dilma teria de caso pensado a politização desse seu martírio. Porque pensa bem: na primeira etapa dele, causou uma exposição tão vexaminosa à Câmara, que até lá fora ela se tornou motivo de chacota. Imagina então se o Senado aceitar a denúncia e condená-la com essa tal “perna” jurídica fraturada e sem pé nem cabeça. Ela é derrotada, mas moralmente sairia (ou voltaria) pra História vitoriosa.

    E se esse é o cálculo que anda mesmo na cabeça dela (hoje: “Não começou o fim, estamos no inicio da luta”), de certa forma ela acaba também se apropriando da iniciativa de repactuação, do momento de quando lançá-la.

    Hum… Será que eu viajei na maionese? rs.

    1. Nao sei se viajou.
      Mas se

      Nao sei se viajou.

      Mas se realmente fosse de “caso pensado”, de repente alguns daqueles momentos mais ridiculos de deputados bizarros votanedo no “sim” podiam ser na verdade agentes duplos, pagos pelo lulo-petismo para desmoralizar a iniciativa.

      Olha… foi duro ontem. Ja vi mta TV Camara e TV  Senado na minha vida.

      Mas nunca vi um espetaculo de tao baixo nivel.

      Nao sei se eh pq o baixo clero nao usa a tribuna ou se eh pq a qualidade so cai a cada legislatura. Ou os 2.

      Da uma olhada na minha leitura da votaçao de ontem no meu post:

      “Placar: 3 Instituiçoes de 1988 fazem haraquiri”

      1. Aí é você que está viajando…

        Aí é você que está viajando, Romulus, e em maionese estragada…rs.

        Ah, outra “viagem” é o que acabei de ler agora no Viomundo: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emanuel-cancella-citar-a-familia-era-a-senha-para-os-golpistas-terem-acesso-a-mala-de-propina.html

        É pirar na batatinha conspiratória, mas vai saber, né?

        Agora, da fatídica noite de votação… Putz, Romulus, vi só uns minutinhos da transmissão via internet, mas desisti, a emoção (e o asco) seria demais pra mim. Então fiquei de abas e esperaças abertas no navegador, com uma planilha que rolou aí (previsão de votos por estados, com ganho do “não” apertado) e a divulgação dos votos também por estados. Pior que já nos primeiros estados (a partir de SC) deu pra perceber o começo da traição (PP, por exemplo), com a tendência dos votos traíras se confirmando cada vez mais. Enfim.

        E quanto ao baixo nível do baixo clero, cara…

        Bom, primeiro que isso é conseqüência inevitável das mazelas do nosso sistema parlamentar de representação, como todos nós estamos cansados de saber (baita fragmentação partidária, baita imprecisão ideológica, baita distância com a ponta, o eleitor, etc.). Segundo que…

        Não, como não sou do tipo elitista, nem vou colocar como requisito qualificatório a “formação educacional” ou algo do tipo, pois isso facilmente poderia ser colocado a serviço do “mal”. Ter princípios, caráter, decência e por aí vai, basta.

        Aliás, pra voltar àquela conseqüência inevitável… Acho que o Nassif simplificou demais, ou forçou demais, ao fundir as mazelas da representação paroquial com as de um sistema distrital (talvez para desqualificar a defesa psdbista do voto distrital?)

        “[…] para quem defende o voto distrital, pode conferir – no BBB da votação da Câmara – o registro mais puro de um congresso dividido em deputados com visão estreita de seus respectivos distritos.”

        Assim não dá, né, Nassif? Sofismar é próprio ao “bando da lá”, não a nossas bandas. 

         

        1. Caro,
          Da uma olhada no

          Caro,

          Da uma olhada no comentario q acabei de deixar aqui neste post. Eh novo entao ta la em cima, no inicio.

          Quero a sua opiniao, sempre tao bem fundamentada e escrita.

          Sobre o voto distrital, o Nassif tem um ponto sim. Eh sabido que em locais com esse sistema os deputados tendem a ser mais populistas em suas votaçoes, pensando no bem particular daquela base e nao no pais.

          A legislatura vira uma colcha de retalhos e nao um todo pensante da naçao.

          1. Mas esse contra-argumento…

            Mas esse contra-argumento da “colcha de retalhos” eu até entendo, digo, digo mais, é um argumento muito forte. Mas é muito simples: misto, distrital e “proporcional”.

            Claro que o “populismo” sai vencedor em distritos com, por exemplo, predominância de trabalhadores metalúrgicos ou, no outro extremo, em um que contenha a região da avenida Paulista. Ou seja, populismo de base, à esquerda ou à direita. Mas o debate entre os vários canditados “confinados” no distrito dá ao eleitor dele uma inegável aproximação ao escrutínio (em ambos os sentidos) político-partidário.

            Além do mais, um dos remédios à fragmentação desse pensar o país como um todo é manter um tanto não distrital de congressista na baixa câmara e…

            E um firme trabalho de diretriz programática no interior dos partidos, de linhas partidárias em permanente contato com demandas sociais autênticas, né? À esquerda isso não é problema (quer dizer, está sendo agora, vide PSB, uma pequena parcela do PDT, já em expurgo, o nosso walking-dead-verde, o PV, a social-democracia de fachada…), mas ao centro e à direita…

            Hum… Deixa eu ver lá esse teu recente comentário.

             

          2. Cicero,
            Veja meu comentario

            Cicero,

            Veja meu comentario ai acima sobre as minorias.

            Dependendo da razao adotada no distrital misto, as minorias vao ser bem minoritarias mesmo no congresso rs

          3. Romulus, mas esse é o papel

            Romulus, mas esse é o papel do deputado, representar e fazer escolhas pelas pessoas que o elegeram, e algumas vezes ele vai ter que decidir entre o bem pelo país e o bem particular (regional) quando conflitantes, e isso existe em qualquer sistema de representação. Pior é o que temos hoje, com deputados caricatos (palhaço, jogador, modelo, apresentador), várias regiões sem representatividade, e bancadas corporativas (evangélicos, ruralistas, sindicalistas), estes sim sempre optando pelo bem particular (corporativo) ao bem pelo país.

          4. E como se resolve a perda de

            E como se resolve a perda de representatividade das minorias?

            Se todas as eleiçoes se tornam majoritarias, adeus: negros, mulheres, gays, indios, praticantes de religiao nao-crista…

            O sistema ideal seria voto em lista, com previas no partido para definir a ordem. Mas com mecanismos de correçao. p.e.: 1 homem, 1 mulher, x% negros na lista… bla bla bla

            O problema eh que no Brasil os partidos sao cartorios onde mandam as oligarquias locais. Listas seriam a sua perpetuaçao (ainda maior).

            Seria tb dificil evitar distor$$$oes nas previas dentro do partido.

          5. Romulus, pra que as minorias

            Romulus, pra que as minorias estejam também representadas em um sistema Distrital basta dimensionar os distritos de forma a ter 2, ou até 3 representantes por distrito, assim até o terceiro mais bem votado do distrito pode ser eleito. Se esta minoria não conseguiu unir votos para eleger nem o terceiro, aí é porque é muito pequena pra esse distrito, mas pode ser um pouco maior em outros distritos e conseguir se eleger, compondo o congresso com representantes de diversas linhas de pensamento, não só as majoritárias, e com todas as regiões muito bem representadas. Sobre reserva de vagas para mulheres, negros, etc… Não concordo, não são nem minorias, e nada impede de serem eleitos candidatos que legislem em causa especifica de um gênero ou raça. E acho que criar leis beneficiando um grupo em detrimento de outro só aumenta a segregação. Deviamos cumprir a constituição e sermos todos iguais perante a lei.

          6. A se pensar…

            Mas o fortalecimento da representativa dessas minorias (ou melhor, dizer minoria é indevido, que é só devido à sub-representação delas) só acontecerá através de um esforço “recíproco”, e de “baixo pra cima”, Romulus. Ele tem que se iniciar na sociedade civil (ONGs, movimentos, frentes), e então desembocar no interior partidário, e então entrar nas pautas parlamentar e de governo, pra não sair mais. Os LGBTTT…, os negros, as mulheres, os indígenas, os não-cristãos são também eleitores, né?

            E é desde a sociedade civil que se incrementa a (re)politização dessas demandas tradicionalmente relegadas e massacradas, a  ponto de até partidos conservadores se sentirem obrigados a, pelo menos, não mais as rechaçarem.

            Lembrei do prefeito de Toronto (não aquele crackeiro, o Rob Ford…rs.), o John Tory, de uma máteria à época do Pan-2015, sobre o perfil dele e de seu partido: o partido do cara é meio esquizofrênico, é progressista-conservador, conservador (liberal) no econômico e progressista (hum, liberal) em questões de “justiça social, em respeito de direitos humanos, gays, e direitos religiosos”. Louco, né? Mas essa pode ser uma tendência.

            E como ela entraria no que é discutido aqui? Lista partidária? Como você mesmo apontou (“partidos são cartórios onde mandam as oligarquias locais”), não, os partidos ainda estão longe de estarem suficientemente “permeados” de sociedade civil.

            Então acho que um certo mecanismo de correção pode sim surgir de um sistema misto, majoritárias no distrito e majoritárias além do distrito (desde que, é claro, o financiamento de prévias e de campanhas e a divisão geográfica não sejam abusivas).

            Que o que não pode é manter-se a distorção abusiva desse sistema de quocientes eleitoral e partidário e de coligação de infidelidades programáticas, que mesmo favorecendo, por exemplo, a eleição em 2010 de um batuta como o Jean Wyllys (via Chico Alencar) desequilibra demais a balança, ao favorecer que mais de um milhão de votos num Tiririca leve à Câmara outros como ele, bem menos votados.

            Ou…? Hum… Como alternativa ou entrando no cálculo, manter o voto partidário, mas separado do voto por candidato? É, pode ser. A se pensar.

        2. Reforma Política

          Cícero, a reforma política passa necessariamente por esses dois pontos (entre outros) que citou no final.

          1 – Sim, acho imprescindível a exigência de uma qualificação mínima pra ser um candidato, não estou dizendo curso superior, mas pelo menos o 1º Grau completo e a aprovação em teste bem básico (bem básico mesmo!) que avalie a capacidade mínima do cidadão de legislar, que é a função para a qual eles se candidata. De maneira alguma isso exclue os mais humildes, pelo contrário, é só um filtro de pessoas despreparadas, que mal sabem o que fazer e facilmente são manipulados lá dentro. No lugar entram representantes das camadas mais baixas mais bem preparados para defender os interesses destes. Repito, estou dizendo 1º Grau e um Teste Básico, e não Curso Superior. Hoje basta saber ler e escrever.

          2 – Sim, considero o Voto Distrital a melhor opção para reduzir os custos de campanha, e portanto depender menos de interesses financeiros, e também para aproximar o eleitor do parlamentar. Essa proximidade é que permite lembrar que o cara está lá pra representar e legislar em nome das pessoas que o elegeu, faz o cara pensar bem antes daquele voto baseado em lobes, interesses partidários ou corporativistas. Poderia até definir o tamanho dos distritos de forma a comportar 2 ou até 3 deputados, pra que as minorias também sejam representadas, eterna queixa dos críticos do voto distrital.

          Existem outros pontos importantes a serem abordados na Reforma, como o fim da suplência, ou seja, a obrigação do parlamentar em cumprir o mandato para o qual foi eleito ou a perda da vaga através da renúncia. Mas isso é conversa para um outro café.

          1. Na lata, Cristiano…

            Na lata, Cristiano:

            1) O “mínimo”, a constitucional peneira de entrada (art. 14, §s 3º e 4º), tenho com muita convicção que já seja o bastante, mais que isso é dar ocasião a subjetivas arbitrariedades. Agora, o que de jeito nenhum basta são as subsequentes peneiras desde a filiação à atuação político-partidária. Então não culpe os “filtros de pessoas”, Cristiano, são os “filtros de partidos”, que permitem o ingresso dos tais despreparados neles, que andam causando desde muito nosso infortúnio.

            Muito antes de “nós”, além de suas variações, há uma longo histórico do liberalismo político, há um longo histórico do socialismo democrático, há um longo histórico da social-democracia, e de “tensões” entre eles, e de organização partidária a partir deles, que não podem ser desprezadas se se quiser um mínimo aceitável para o nosso sistema partidário. De outra parte, fidelidade partidária não é só aquilo de o cara entrar pra “ficar” no partido, é mais que isso: é ser fiel, desde a entrada, aos princípios de um programa partidário.

            Ah, e outra coisa: claro que um ou outro, dentre os diversos partidos, tem maior preparo e habilidade para dar forma à legislação, mas quanto ao conteúdo dela até um analfabeto funcional poderia, sem nenhum grande esforço intelectual, dar uma gigantesca e decisiva contribuição. Aliás, quanto ao conteúdo, todos nós temos o direito/dever de dar pitaco, né? Qualquer redação legislativa, antes de ser um produto formal acabado de um “gênio solitário”, é como um depósito de uma infinidade de contribuições, idéias, pensamentos, análises, avaliações, ações, etc., do passado e do presente.

            2) Grosso modo (e agora verdadeiramente na lata…rs.), é por aí.

            Mas só uma ressalva: “interesse partidário”, se de acordo com o que eu disse no item acima, é imprescindível, ele não deve faltar, e acho que esse interesse partidário genuíno é o que anda faltando, e muito, para o eleitor daqui, e isso é uma falta pra lá de grave, viu? Em vez do “culto a personalidades”, o eleitor precisa começar aprender a “cultuar” o programa partidário, e então “casar” o seu canditato com tal programa (claro, também segundo características que ajudem a viabilizar esse programa, além daquilo que eu disse sobre fidelidade, atributos pessoais com carisma, determinação…)

            E como se aprende isso? Vide a cultura política norte-americana das primárias, por exemplo, como é longa e fervorosa essa etapa preliminar de escolha de candidaturas, e que envolve sobremaneira a opinião pública, não é verdade?

            Ah, olha só que curioso: o senador Bernie Sanders é como um petista, e é como um “inflitrado” no Partido Democrata? Muito pelo contrário. Há muitos petistas no Partido Democrata, e para a opinião pública isso não é problema, o Sanders é uma opção perfeitamente legítima.

            De resto, Cristiano… É, é conversa pra outro(s) café(s).

  14. Confiança perdida

    Quebrado o jogo democrático tudo fica ilegítimo

    Investidores locais darão voto de confiança em Temer e no golpe que bancaram, mas temem a chegada de Lula em 2018.

    Investidores estrangeiros não deverão confiar em Temer, não apenas pela sua traição, mas pelo curto espaço de 180 dias em que Dilma poderia voltar e, ainda, o efeito Lula em 2018.

    Investir em qualquer coisa importante demora anos, a não ser que entreguem o patrimônio brasileiro como fizeram os tucanos, a preço de banana.

    Maior confiança haveria se o impeachment não for enfrente. Os investidores locais é que jogarão a toalha e terão que tocar os seus negócios, coisa que deixaram de fazer há bastante tempo, em forma proposital.

    1. A não ser…

      A não ser, como eu disse não sei onde… que o golpe “endureça” (vamos legitimar de vez o ilegítimo, na base da porrada!), e então dar maior prazo de validade (estabilidade, segurança jurídica, etc., mas tudo em aspas, é claro) pro regime, pra elite financeira de fora investir aqui e espoliar daqui com a maior tranquilidade.

      Que é aquela velha história, né, Alexis? Pouco importa pra investidor nacional ou estrangeiro se democracia, semi-democracia, ditabranda, ditadura, totalitarismo… Importa é a segurança temporal e espacial dos negócios.

      Só que o problema de endurecer, no caso específico, é saber quem, se houver golpe dentro do golpe, entre tantos possíveis, dará o novo golpe e quem será golpeado: Temer contra Cunha? Ou Cunha contra Temer?

  15. Senhores, estamos diante de

    Senhores, estamos diante de um golpe. E eu nunca vi golpista respeitar regras, leis ou quaisquer ritos legais para atingir seus objetivos. Basta vermos a condução da operação lava jato e sua primeira consequência mais grave, a infame e patética votação de ontem.

     

    Comprovando a imoralidade da encenação de ontem, tivemos os votos “sim” de Paulo Maluf, Eduardo Cunha e Jair Bolsonaro, apenas para citar os mais emblemáticos.

     

    Vimos, com vergonha, o baixíssimo clero se manifestando, expondo a realidade de nossos deputados. Uma gente ignorante, politicamente analfabeta, irresponsável e imatura, conduzindo a vida de milhões de brasileiros sem ter qualquer noção, ou, caso  tenham, sem se importar, com as consequências de seus atos, ao módico custo de em torno de R$140000,00 por mês cada um desses (engraçado que esse custo nunca aparece na hora de enxugar os gastos públicos).

     

    Agora, como essas pessoas chegaram à posição que chegaram ontem? Quem as elegeu? Sob quais circunstâncias? Elas nada mais são do que consequência de um voto politicamente analfabeto. Certamente, por uma mera questão matemática, boa parte dos eleitores desses deputados do baixo clero também votou em Dilma. O que vimos ontem, além de um festival de mentiras, hipocrisias e demagogias, foi o baixo clero em campanha! Usando a mesma formulazinha, frases semelhantes e repetidas, mirando seu “público alvo”. Uma gente inescrupulosa, cínica, querendo “se dar bem” em cima do impitim.

     

    Agora, meus parabéns aos conspiradores. Tentam derrubar o governo desde 2005 e, finalmente, conseguiram. Agora é apenas questão de tempo. Para quem acha que há alguma chance no Senado, esqueçam! Será a mesma situação de ontem. E mesmo que Dilma venha a sobreviver, em apenas 6 meses de Temer, entregarão o pré-sal aos gringos, acabarão com a Petrobras, acabarão com a CLT (por favor, sem eufemismo de flexibilização) e, mesmo supondo que ainda ocorram eleições este ano para prefeito, e que ainda venham a ter eleições diretas em 2018 (particularmente duvido porque ontem anularam o meu voto!), uma vez feita a entrega, ELA NÃO TEM VOLTA! É ADEUS PRÉ-SAL E ADEUS PETROBRAS E ADEUS CLT! Simplesmente porque o PIG continuará a dominar corações e mentes, e entrarão naquela palhaçada de que “o investidor estrangeiro precisa de segurança jurídica” e que “não podemos ficar mudando as leis pois poderemos sofrer sanções internacionais” e por aí vai.

     

    Ontem ficou provado que fatos não valem nada. O que interessa são as versões. E, sinto muito, esse congresso realmente reflete a sociedade brasileira. CANALAHAS! CANALAHAS! CANALAHAS!

  16. Voz das ruas

    Concordo com o comentário de Lucinei que “só interessa acabar com o PT e Lula”.

    No momento as análises  podem ser simplificadas.

    Sinceramente, não há como enfrentar essas engrenagens. A coisa toda é explícita e tem o respaldo dessa classe média que foi às ruas de forma impressionante. Nenhum movimento contrário ao impeachment conseguiu números iguais. Essa foi a senha para o circo de ontem com direito a fogos , festas e buzinaço ao final  até em cidades de interior como a minha.

    Votaram tranquilamente porque tendo a mídia capitaneando e sabendo que seriam aplaudidos por mais bizzaros que fossem  não havia : perigo”.

    O PT, Lula, Dilma, não conseguiram mover os pobres que serão os que possivelmente vão perder mais. Os que foram às ruas espontaneamente eram também classe média em maioria (segundo o datafolha)  , mas em número muito , muito  menor do que os favoráveis ao golpe.

    Mas a vida não será um paraíso para a classe média. Duvido muito. Mas também duvido que sejam capazes de autocrítica.

    Enfim, agora só o tempo. E , sinceramente, desejo boa sorte a todos. Que o PT e outros partidos progressistas sejam capazes de construir algo desses escombros.

  17. Povo nas ruas tremulando

    Povo nas ruas tremulando bandeira vermelhas e gritando palavras de ordem, é claro que não vai resolver.

    Precisa-se de algo mais.

  18. “O processo é tão

    “O processo é tão clamorosamente ilegal, com tanta repercussão internacional, que não se deve eliminar a possibilidade de uma intervenção do STF”:

    Elimina sim.  Nassif, em 11 anos o governo dos EUA me negou TODO e QUALQUER credito por mais infimo que fosse.  Essa putaiada nao me ofereceu um unico “muito obrigado” por absolutamente nada.  Essa putaiada nao abriu uma unica porta pra mim.  E nunca o vai fazer.

    Me repetindo mais uma vez:  nao se lida com complexo de inferioridade desse tamanho do complexo de inferioridade da direita mundial.

    A gente so desiste de tudo.  Eu vou votar no Morris the Cat, te falei?

    Ah, voce ta duvidando?  Pois pode contar com isso.

  19. O fetiche da politica

    Será que não estamos superestimando a importancia da politica, uma atividade-meio, em detrimento dos debates concretos sobre saude, educação, economia, segurança, as verdadeiras atividades fim da sociedade? Se submetessemos a agenda politica a um agenda para essas atividades não estariamos contribuindo para superar esse impasse institucional que vivemos?

    1. Com todo o respeito, seu
      Com todo o respeito, seu comentário é tão ingênuo que chego a pensar que é ironia da sua parte.

      Sugiro a leitura de um documento muito bonito, de nome entusiasmante, “Ponte para o Futuro”. Lê lá a superestimação da política.

      Ah, se duvida de mim pergunte aos estudantes da rede pública paulista se eles debateram ou não o tema educação, depois fale em “superestimação da política”.

  20. “Pra minha mãe, pro meu pai,
    “Pra minha mãe, pro meu pai, pra você”, diziam crianças fascinadas por estarem no Xou da Xuxa global dos anos 80 e 90, quando a rainha dos baixinhos lhes perguntava a quem queriam mandar beijos. O mais impressionante na votação do impeachment na câmara foi a infantilização dos deputados e a presença de deus em suas bocas sujas. Se deus não era mesmo brasileiro, vai ver que imigrou para cá faz pouco, talvez na última década e meia, quando o brasileiro começou a consumir mais e melhor, e achou que caía do céu. Dizem que deus morou por aqui em meados dos anos 60, até saiu em passeata com a família pela propriedade, mas depois disso pouco deu as caras fora de Copa do Mundo. No domingo, assistimos ao terror anunciado. A “era Lula” deu a muita gente uma sensação de que finalmente era de primeiro mundo, carro 1000 com pouco imposto, e pago em mil suadas prestações, casa decente, filho na faculdade gratuita, viagem de avião, alguns até a Miami. E “deu” é a palavra certa, pois instalou essa sensação típica de quem acha que ganhou algo, sem ter que se organizar para a conquista e, portanto, responsabilizar-se por ela. Organizar-se, informar-se, reunir-se, compartilhar, participar, defender, reivindicar mais? Pra quê, se deus dará? E o povo foi esquecendo que nada ganhou de presente, que não lhe faltam méritos, que trabalhou 500 anos e vai trabalhar cada dia durante outros 500 para merecer. E merece. O congresso mais conservador da história é resultado disso. Débeis mentais com gabinete e verba de representação, e direito a dizer algo à família em rede nacional, certos de que continuarão sob as asas do próximo poderoso de plantão, desde que rezem pelo seu catecismo, claro. A maioria provavelmente envolvida em pequenas corrupções em sua cidadezinha tão citada no púlpito – quer dizer, na tribuna – de ontem, e facilmente manipulável por um ladrãozinho da Assembleia de Deus (não, não é um parlamento, mas é de deus) que provavelmente tem gravadas até as conversas deles com a amante (“Alô, aqui é o Eduardo Cunha, como o senhor vai votar amanhã?” “Eu voto ‘não’, sabe como é, a minha base…” “Veja bem, deputado, nós temos aqui uma gravação na qual o senhor…” …  “Juselaine, eu te amo! Pelo Brasil, deus e a minha família, eu voto SIM!!!! Tchau, querida.”) Foi com um povo em estado de satisfação dormente e a alegria de grandes empresários e corruptos com seus imensos ganhos que os últimos governos conseguiram se manter e dar aos brasileiros uma vida mais digna. Até o presidente dos Estados Unidos chamou o nosso de “o cara”, vejam só, e achamos o máximo! Mas enquanto eram tempos de fartura, Lula podia ser mais um pai dos pobres. Caído subitamente em desgraça porque o dólar ficou mais caro (alguém que estava ontem no Parcão ou na Paulista realmente está preocupado com o aumento do desemprego do pobre?), quem é o pai mais próximo que pode devolver o mesadão? É o político de sempre, o coronel, o doutor ou – claro – o pastor e sua teologia da prosperidade.  No primeiro sacolejo da economia, as pessoas “mataram o pai” e foram buscar outro. E começaram a reclamar de pobre (ninguém quer ser lembrado do que era até ontem, deus o livre!), de índio, de negro, de sem-terra, de quilombola, dessas mulheres empoderadas que já estão querendo demais, de gay, de imigrante que foge da fome, de ciclista, enfim, de tudo o que é diferente e não presta. Como bem disse o cuspido e escarrado Bolsonaro, perderam em 64 e perderam em 2016. E nem estão se dando conta.

  21. Ué , se as leis não são mais respeitadas em lugar nenhum

    vamos jogar elas fora. Se até os ministros do stf não precisam mais respeitar as leis porque nós precisamos?

    Esse negócio de respeitar as regras do jogo onde não existem mais regras só interessa aos inescrupulosos.

    E infelizmente nunca vai haver condições de mudança sem se sujar as mãos.

    A impressão que estão passando é que esse romantismo de respeito às normas é para manter os perdedores da história sempre do lado dos perdedores mesmo.

    E com isso essa elite porca vai continuar sempre se lambuzando com a desgraça dos outros.

     

     

  22. Ou seja, resumindo este post

    Ou seja, resumindo este post do Nassif.

    O governo já considera o golpe inevitável, só o imponderável pode lhe salvar.

    A coragem e a boa vontade, até então inexistente, do STF com o governo.

    Nesse caso é melhor arrumar as malas e entregar tudo ao Temer, que o STF não fará nada.

  23. Nova constituinte

    Amigos, temos que esquecer a questão ” Nova Constituinte”, . Com esse congresso será o Fim de Mundo,, todos

    os direitos de cidadania conquistados com tanta luta, de muitas gerações, irão para lata de lixo. Temos que fazer uma campanha de renovação do congresso, talvez sem as contribuições de empresas e o desgaste do futuro governo temer,

    possamos mudar o jogo. Agora é fazer oposição e que os eleitores tenham saudades desse tempo de agora.

    PRIMEIRA MEDIDA DO NOVO GOVERNO PROGRESSISTA , LEI DOS MÉDIOS, PRA CIMA DA GLOBO, PROCURADOR

    INDICADO PELO NOVO GOVERNO DENUNCIA DE TUDO QUANTO FOR POSSÍVEL DA GLOBO.

     

  24. Sabe qual é a minha

    Sabe qual é a minha preocupação? Que os blogs alternativos que é onde me informo sejam perseguidos e fechados. Existe segurança financeira para que Nassif, Brito, Azenha, Nogueira Batista, Eduardo Guimarães, Brasil 247, enfim todos os blogs que nos dão informação extra mídia golpista continuem?

    Eduardo Cunha é bandido, o que não falta é juiz, procurador e policial federal corrupto no país. Atrás a imprensa tradicional tão corrupta quanto e que vem perdendo leiores a cada nova quartelada. Tenho medo de toda essa gente junta. Até mesmo com prisões me preocupo.

    1. Pelo jeito vão arrebentar até com os partidos da esquerda

      inteira. Vão dar voz a a alguns gatos pingados da esquerda (que por incrível que pareça vão se achar a última bolacha do pacote , falando com a convicção que estão mudando alguma coisa , estilo PSOL) , reclamando em algum microfone bem no cantinho aqui e ali , só para justificar a existência , pelo menos da palavra , democracia.

      Se com toda essa mobilização de artistas , jornalistas e principalmente desse imenso povo nas ruas , não conseguimos nada , o que se pode esperar de melhor?

       

    2. Vera, isso me agonia, voltar

      Vera, isso me agonia, voltar a buscar Movimento, Pasquim, Versus, Singular & Plural, etc, etc. Se esse povo de blogs se unir certamente terão assinantes que lhes permitam continuar o trabalho da informação alternativa. A Cynara do ‘Socialista Morena’ cobre baratinho e tem conseguido se manter, veremos o que se dará …

    3. Não tenho um pouquinho de dúvida, VERA VENTURINI

      Eles virão com tudo  pra cima dos Blogs Alternativos.. Com processos, processos e processos. Lá na ponta juízes “sacudidos” para decidir. Blogs Alternativos são “uma merda para esses caras”. Eles atrapalham. Eles denunciam. Blogs Alternativos e mais uma porrada de blognautas analisam as notícias. De graça, né Vera?  Eles e nós sabemos que na Blogosfera tem vida inteligente. Graças a Deus. Então, não tenho dúvidas. Quem está dando um “golpe diferente” sabe como agir “diferente” com a mídia progressista. Acho que os blogueiros deveriam pensar numa forma de sobreviver. Eu estou aqui para ajudar. Se eu tiver que pagar uma assinatura, eu pago. Faço de tudo para que Nassifs, Azenhas, PHs, Nogueiras, Guimarães, Tijolaço, Cafezinho e mais uma meia dúzia sobrevivam. Não consigo mais imaginar minha vida sem esses Blogs. É serio, pessoal! abs

      1. Eu sei que já disse.
        É

        Eu sei que já disse.

        É cláusula pétrea? Pode ser mudada? Ou só é inconsititucional em relação ao texto de 1989? Se o texto mudar como fica?

        Torço para que essa leitura do stf se mantenha, porque puseram nas mãos de Cunha um poder simplesmente inacreditável. E o saco de maldades desse cara deve ser inesgotável: terceirização, previdência, royalties… tudo! Deus tenha misericórdia dessa nação.

         

        1. nao ha regras eleitorais na

          nao ha regras eleitorais na Constituiçao, de forma que os ministros deduzem vedaçoes a partir de principios bem genericos da Constituiçao, que, esses sim sao clausulas petreas. Mas a interpretaçao eh sempre flexivel e a escolha muito influenciada pela politica, com mudanças no tempo.

          Foi assim para barrar a clausula de barreira (MALDITA HORA! Acho que o relator foi justamente o MAM), a verticalizaçao das alianças (o que depois foi alterado por emenda, veja so…) e agora o financiamento empresarial.

          Entao realmente nao sei, mas eh possivel que o STF veja essa emenda como inconstitucional. Ate porque se houvesse chance Cunha – com seu exercito de 370 – ja teria aprovado uma PEC.

          1. então

            pois é caro romulus. parecia cético mas vi uma postagem sua em que concorda comigo.

            meu comentário decorria de uma observação que me deixou estarrecido na saída das eleições de 2014:  geraldo alckmin tinha um apoio parlamentar tão forte que poderia reescrever a constituição de são paulo (77%). Esse é um poder que não pode ser dado a ninguém. 

            mudanças desse porte precisam ser negociadas com os diferentes, ou serão enfiadas goela abaixo de todos fora daquela assembleia.

            as PECs são o mais grave, mas tudo o que cunha pode fazer com a maioria de 17 de abril – no meu aniversário, presente para ele – é a visão do cão.

             

             

  25. Pelo que vi na BAND, e do que

    Pelo que vi na BAND, e do que entendi sobre a edição extra de VEJA, tudo caminhará para privatações generalizadas.

    Queria saber o que acontecerá com os correntistas e poupadores da Caixa, por exemplo. Já pensei em sacar o pouco que lá tenho depositado. 

  26. Como tudo tem outro lado, o

    Como tudo tem outro lado, o PT que andava acabrunhado ganhou um palanque, um discurso e uma bandeira: a defesa e a resistência democrática.

    Tudo conspira contra Temer, seu golpismo, sua traíção, seus aliados, seu programa anos 90 de privatização que nunca deu certo em nenhum lugar do mundo… provavelmente, o PT nem vá precisar de Lula para vencer 2018 com um pé nas costas.

    O triste é ver o nosso país sendo chacota e alvo de gozações em quase todos os noticiários do mundo, até a CNN disse que o ‘impeachment’ é golpe e Temer é um salafrário. 

     

     

     

     

  27. QUAL SERIA A SURPRESA? JUSTIÇA BRASILEIRA, CADÊ VOCÊ?

    QUEM MAIS PODERIA SE SURPREENDER COM UM ESCROQUE E SUAS SUCESSIVAS E CHEIAS DE SUCESSO CHANTAGENS NESTE NOSSO POBRE PAÍS! QUEM MAIS PODERIA SE SURPREENDER COM QUALQUER COISA ORIUNDA DE NOSSAS REPRESENTAÇÕES (NOSSAS REPRESENTAÇÕES É O CARAI!) NAQUELA QUADRILHA QUE DOMINA O CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL. QUEM MAIS PODERIA SE SURPREENDER POR QUALQUER COISA NESTE NOSSO POBRE PAÍS. E O CANALHA SE APODEROU MESMO DAS CONSCIÊNCIAS E DA JUSTIÇA!

    JUSTIÇA BRASILEIRA, CADÊ VOCÊ? ACORDA, POR FAVOR!

    >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/18/quem-mais-poderia-se-surpreender-depois-do-golpe-cunha-faz-nova-chantagem-ao-pais/

  28. Evangelizador, Nassif? Esse

    Evangelizador, Nassif? Esse  sujeito tá mais para beato, santarrão ou papa-hóstia.  É uma pena que D Rousseff não possa contar com a ajuda da abin, para dar uma fuçada no passado desses santos do pau oco.  Pensando bem, ela podia pedir uma ajudinha ao Collor, que sabe  como ninguém desnudar o passado desses probos e imaculados serviçais da justiça. 

  29. Tudo a seu tempo

    Já vi gorarem as Diretas Já, os meu votos em Lula contra Collor e FHC, em candidatos a governador, deputados e prefeito. Fiquei decepcionada, mas não derrotada. Fazer oposição inteligente à podridão hipócrita que nos rodeia na mídia e na política pátrias é difícil, mas não impossível. Fico com Sêneca: “Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las”.

     

  30. Já foi.

       Dilma já era , pode fazer o discurso que quizer , ninguem, fora os de sempre, ouvirão – não adianta gastar vela com defunto – , sinto muito.

       As forças democraticas e as de esquerda ( as que sobraram ), devem proteger o Lula, não visando 2018, mas primordialmente a história dele, manter na mão a carta que o próprio Nassif comentou a dias atrás, na qual ele poderia abdicar de sua candidatura futura,  sem ser processado em definitivo, Lula poderia ser um grande eleitor, e este tipode acordo, por mais que a esquerdinha não goste, é factivel, existe espaço para ele.  

        Aliás, não se borrem de vergonha e indignação, se no decorrer dos próximos dias, passada a raiva, algum espirito de porco,  comentar algo como conversas entre Temer/Jobim/Meirelles com Wagner/Lula.

        Michelzinho ( as vezes escrevo assim, pois era como Montoro e Montorinho o chamavam ) terá pouquissimo tempo para mostrar serviço e “pagar” as faturas, ou CAI, os compromissos assumidos por seu grupo foram muitos, e ja se nota nos “externos” uma desconfiança sobre sua legitimidade e de Cunha ( o dolar subiu e a bolsa caiu, por que o mercado realizou ” nas pontas ” , muita gente descarregou , com medo que o BACEN susta-se os swaps ), e caso Temer & Associados não entreguem, a pressão por novas eleições irá aumentar , e existem disposições constitucionais para isto.

    1. Não é assim não. Só os

      Não é assim não. Só os covardes abandonam seus mortos pelo caminho. A injustiça que esta sendo feita a presidente Dilma esta sendo feita a todos nós. Canalha é o Temer, o Cunha, dos donos da imprensa, inúmeros juizes, policiais e procuradores. Nós somos os corretos, os dignos, os que não roubam, os que lutam pela cidadania e pela democracia.

      “Conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida”

      1. Não é “maldade”

           Ela é carta descartada, até pelo proprio partido, pois um de seus possiveis defensores no Senado, reverberando posição que não é apenas dele ( Lindberg Farias ), mas de setores do PT , vem no dia seguinte – aliás foi ontem, e Ruy está no rolo – apregoar ” Diretas Já ” , ” Eleições Gerais em Outubro ou Janeiro “, nem perderam tempo ou estão conchavando para salvar o mandato de Dilma, a estão entregando, já sabem que do Senado ela não passa, ou não teriam encampado tal proposta.

            Não é maldade com a Sra. Rousseff , trata-se do tipo de politica que se faz no País, inclusive dentro do PT, que tem a desfaçatez de propor tal ação, e diretamente, tipo : Dilma, abandone a luta, vc. está atrapalhando, jogue seus anos de mandatos restantes no lixo, para que possamos tentar virar o jogo.

  31. Pois bem, o ‘seo’ Nassif fica

    Pois bem, o ‘seo’ Nassif fica espantado que alguém que tenha o mestrado em Harvard possa te-lo em razão dos estudos. Vamos especular, e será apenas especulação, que o rapazote com nome de medicamento (imaginem o quanto deve ter sofrido na escola, pobrezinho) tenha efetuado uma singela permuta: O mestrado pela colaboração conosco (USA), além de um aprendizado com os Batistas que não são mole não, então, em embalagem nova mas com efeito ainda mais nocivo: Taram, eis aqui a solução: Deltan. Pode ter ocorrido? Apenas especulo, não afirmo, que Deus me livre disso!

  32. O tamanho da vitória de cunha pode levá-lo a derrota no senado

    É assustador.

    A vitória de Cunha na Câmara foi muito grande, é claro que assusta os adversários, mas igualmente assusta os aliados, pois todos sabem que assim que assumir todos os poderes conferidos a Presidência da República, dificilmente alguém irá detê-lo.

    Conferir uma vitória desta magnitude á alguém, e aceitar a viver os restos dos dia na total submissão, o que é claro que ninguém deseja.

    E quase todos envolvidos na questão conhecem muito bem o caráter do ainda Presidente da Câmara dos Deputados.

    Para muitos é melhor ter um adversário ou inimigo como o PT do que um aliado como Cunha, com tantos poderes, praticamente é escolher viver na condição de total submissão.

     

  33. A direita provou mais uma vez

    A direita provou mais uma vez que é competente na defesa dos interesses dela. São ingênuos os que achavam que a casa grande iria permitir a ascensão de governos com o cheiro do povão.

    Fico triste ao saber que muitos dos nossos companheiros estão jogando a toalha nesse momento que requer a máxima união dos progressistas. Nós da esquerda estamos fazendo exatamente o que a elite tupiniquim deseja: baixarmos a cabeça e aceitarmos retroceder à senzala. Ainda temos tempo para corrigir nossas falhas e lutarmos por dias melhores. A democracia ainda é a melhor arma para a nossa libertação.

  34. qundo a democracia convive

    qundo a democracia convive com golpistas e grupos que promovem

    irregularidades.agem fora da lei,usam o direito punitivo ao invés do direito garantista,

    fica dificil fazer qualquer  análise….

  35. militância

    O pdt já agiu. Aguardamos a reação da militância aguerrida. Tem PC do B  e PSOL por todo o país – e PT e PT.

    Se invocam Arraes, só me vem à mente o paralelo com o roubo do ptb de brizola. Mexam-se porque esse já não é o partido de Arraes faz tempo. 

  36. Novas eleições não resolverão

    A questão, que já coloco, para asseveram que novas eleições não resolverão a questão é simples: Se Lula ou outro candidato da esquerda ou centro esquerda, no caso de novas eleições for eleito, o que acontecerá? 

    Haverá, claramente, novo processo de impeachment.

    Só poderá funcionar se a direita vencer.

    E este é objetivo de toda união de políticos – que dizem que não são corruptos –  para dar o golpe.

    Então, novas eleições não resolverão.

     

     

    1. E o Paulo Paim parece que vai fazer um papelão…

      “Para um grupo de seis senadores a solução para a crise política no Brasil é a realização de eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no dia 2 de outubro deste ano; uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deve ser apresentada em até dois dias pelo grupo formado por João Capiberibe (PSB-AP), Walter Pinheiro (Sem partido–BA), Randolfe Rodrigues (Rede–AP), Lídice da Mata (PSB–BA), Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF); eles prometem trabalhar intensamente para ganhar a adesão dos demais parlamentares; a PEC não estabelece ainda a duração do mandato.”

       

      Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/226974/Grupo-de-senadores-apresentar%C3%A1-PEC-de-nova-elei%C3%A7%C3%A3o-presidencial.htm

  37. Renan Calheiros só será o

    Renan Calheiros só será o protagonista(pelo menos formal) da fase “senado” do processo de impeachment na etapa inicial da admissibilidade quando então só serão necessários a metade mais um dos votos dos senadores. Dificilmente terá força para influir num resultado já facilmente previsto dada a supremacia da oposição. 

    Na segunda fase, a do julgamento, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, dirigirá os trabalhos. Valerá mesmo a consciência cívica e política de cada senador; políticos mais calejados, parte já em final de carreira, infensos às pressões das ruas. Nesse sentido, é bem menos difícil a adesão ao voto contra. Mas, como lembra o Roberto São Paulo, será necessário conquistar no mínimo sete votos nesse nicho. 

    Há um fator novo que a meu ver não pode ser desprezado: a repercussão altamente negativa junto à comunidade internacional da pantomima ocorrida ontem na Câmara dos Deputados. Tanto no grotesco estético como na absoluta irresponsabilidade no que se referia ao objeto da deliberação. Os correspondentes da nata da imprensa estrangeira, nesse aspecto, estão dando aula de ética profissional a nossa “imparcial” grande imprensa. 

    A Lava a Jato após sua sei lá quantas fases já se transformou em doce de leite após a quinta porção: enjoado e intragável. A não ser que se internacionalize e enquadre o Papa, o Obama, o ISIS, o Putin. Parece-me que a busca do “santo graal”, prender o Lula, não vai gorar mesmo. O que não perderá ímpeto é a exploração costumeira da imprensa. 

    Sobre Eduardo Cunha: hoje é o personagem, o “cara”(mesmo que de “pau”), o centro de todas as atenções. Suspeita-se até que ganhe um Oscar, ou, quem saberá?, um prêmio Nobel criado só para o distinto. Talvez na categoria “Ciência” da esperteza. O cara faz e acontece e, tal qual teflon, nada gruda. Só pode ser proteção “divina” adquirida via intercessão do Pastor Malafaia. 

    Para ele a Índagação que nunca é feita: por que a inimputabilidade? Por que tanta condescendência? Estaria o MP mancomunado? Mistério dos mistérios. Enquanto isso vai continuando na sua saga de Átila: onde pisa não nasce nem grama. 

     

  38. Até a CNN já está chamando

    Até a CNN já está chamando golpe de golpe… Talvez a repercussão negativa que aquela asquerosa palhaçada de ontem teve na opinião pública internacional tenha alguma influência.

  39. O todo poderoso Cunha

    O todo poderoso Cunha determinou.

    Trancou a pauta da Cẫmara, disse que não vota mais nada enquanto a Dilma não for julgada pelo senado e afastada.

    Segundo o rei, o governo Dilma não tem mais condições de dirigir o país, pois não tem mais apoio da câmara.

    O rei carimbou o recado com seu anel, pendurou na entrada da câmara para que todos os súditos  vissem o recado.

    ///////////////

    DEPOIS DO GOLPE, CUNHA FAZ NOVA CHANTAGEM AO PAÍS

    :

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226961/Depois-do-golpe-Cunha-faz-nova-chantagem-ao-Pa%C3%ADs.htm

    Sob o inacreditável silêncio do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que liderou um golpe parlamentar que fez o Brasil virar piada internacional, mesmo sendo um dos políticos mais citados em escândalos de corrupção, faz nova chantagem: a Casa não votará projetos enquanto o Senado não decidir se aceita a denúncia, o que provocaria o afastamento de Dilma por até 180 dias; para Cunha, o governo “deixou de existir” para os deputados; “A partir da próxima semana, já temos três medidas provisórias que serão lidas hoje e vão trancar a pauta. Mas a representação do governo na Casa deixou de existir porque deixou de existir, para a Câmara, o governo. Então, passou a ser uma situação difícil e a celeridade do Senado é muito importante”, disse ele, após entregar o processo para o presidente do Senado, Renan Calheiros

    /////////////////////////////////Esse gangster afronta uma nação e não acontrece nada ?

     

    1. Teste ao STF

      Este seria um bom teste para o STF. Já que Cunha condiciona o funcionamento da Câmara ao andar do processo no Senado, o Supremo faz andar o processo contra Cunha por este sabotar o funcionamento da Câmara. Daí, veremos quem manda.

    2. Teste ao STF

      Já que Cunha condiciona o andamento da Câmara ao andamento do processo contra Dilma no Senado, o STF deveria dar continuidade ao processo contra Cunha, uma vez que ele não dá andamento aos trabalhos na Câmara. Dai veríamos quem manda afinal. (2a versão do mesmo comentário que não saiu por algum motivo técnico).

  40. A vitória da Globo sobre a
    A vitória da Globo sobre a imprensa alternativa foi avassaladora.

    Era uma queda de braço, só que um dos lados optou pelo republicanismo.

    Nas bases, enquanto a direita se unia, a esquerda se separava, cada um buscando melhoes espacos.

    Ministros que elegantemente arrotava ova de salmão republicano enquanto na sua pasta nadavam cardumes de traíras.

  41. o governo precisa de 27 votos

    o governo precisa de 27 votos no senado e até o momento só tem 15: 11 (PT) + 1 (PCdoB) + 3 (PDT). Dificilmente conseguirá os outros 12. Já era. 

  42.  Cliquei no link e li os 10

     Cliquei no link e li os 10 pontos contra a corrupção.Assustador! Inquisição, o retorno.Parece que exagero mas na Alemanha de Hitler começou assim, aos poucos . Os que sentiam o mau cheiro e alertavam não eram ouvidos. Só que agora o cancer  facista é transnacional.

  43. “Por outro lado, Lava Jato e

    “Por outro lado, Lava Jato e a Procuradoria Geral da República já gastaram toda sua munição para inviabilizar o mandato de Dilma. Seu objetivo agora é inviabilizar a candidatura de Lula 2018. Provavelmente não mexerão na caixa de marimbondo do Congresso, ainda mais com Cunha armado com quase 2/3 da Câmara e com o recurso do vazamento diário de factoides já esgarçado pelo excesso de uso.”

    De certa forma, isso contradiz a análise de que Janot age exclusivamente em prol da corporação. Creio que não. Janot é uma espécie de robô (a rima foi acaso) programado e instrumentalizado para cumprir os desígnios da Lava Jato. O fato do Robô ter denunciado Cunha não significou que pretendia criar-lhe embaraço e, muito menos, que esperava que fosse preso. Sabendo sobre a inércia do STF, que demoraria muito para ordenar o enjaulamento de Cunha – se é que um dia fará isso -, Robô contou com a esperteza deste para manter-se indefinidamente à frente da Câmara, dessa forma prejudicando Dilma o máximo possível. Observe-se que essa estratégia adequa-se perfeitamente ao item “Um preâmbulo para a Geopolítica Mundial”, com os casos de Portugal e Argentina. Portugal pode ser um balão de ensaio.

    As receitas do bolo são muito parecidas, os ingredientes são quase os mesmos. E isso é assustador. E faz surgir um pensamento tenebroso: Será que os EUA estão desejando mudar o mapa geográfico de suas guerras a médio e longo prazo? Do Oriente para o Ocidente, do lado de cá do Atlântico? Os EUA laboraram muito bem para destruir Sadan perante seu povo antes de invadirem o Iraque. Enfim, é apenas uma hipótese, mas o fato é que a receita do bolo está sendo misturada por aqui. Todos os acontecimentos nos campos político, econômico e social podem estar sendo meticulosamente planejados, de forma a encobrir suas verdadeiras finalidades. Aloysio Nunes, por exemplo, deve estar provocando risos nos norte-americanos com os quais está negociando (o sujeito está querendo vender o seu país por preço de banana, quá…quá…quá…). Isso deve estar muito bem enquadrado nas estratégias dos norte-americanos.

  44. O ministro Marco Aurélio

    O ministro Marco Aurélio sempre diz que a última trincheira da democracia é o STF.

    Se os ministros quiserem ter respeitabilidade junto aos seus semelhante no exterior, devem barrar o golpe.

    Caso estejam preocupado apenas com a Globo, que virem Ponço Pilatos.

    E assim serão tratados pela história.

    1. Ministro Marco Aurélio

      Meu xará é exatamente o que eu penso. Como um Ministro do supremo tribunal federal vai poder dizer no exterior:  Eu sou Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil sem sentir vergonha?

       

  45. papel da internet

    Caro Nassif,

     

    Dentro deste jogo vejo uma pedra desgarrada, um peão que avança sozinho enquanto existe o vale tudo esta na dama massacrar o rei. Vejo este ignomia chamada “limitação da banda larga”.

     

    Me caiu uma ficha agora a pouco. O papel da midia alternativa desequilibrou o jogo -planto um factoide, o factóide se transforma em profecia e a oauto-profecia faz o papel do factoide transformar-se em fato. Mas a mídia alternativa interferiu na profecia auto-realizavel mostrando o outro lado cartola, cheia de portinholas enganosas.

    Será que a limitação da internet não é mais um lance nesse xadrez no sentido de afogar a midia alternativa retirando-lhe o meio, ou seja, a banda larga que permite hoje navergarmos a velocidade da luz.????

    Pareçe pouco, mas uma alternativa do consumidor para esta limitação será regredir para a “banda estreita”, época que as paginas demoravam fazer e tomar um café. Dispondo de alguns gigas no mes, digamos 30 giga, o sujeito terá 1 giga ao dia, ou pegando-se um dia de 10 horas, 1000 Mega/10h x 60 min x 60 seg = 27,7 kB/segundo. Oras, isso é uma internet discada, lembra? Com esses sites que temos hoje em dia, usando uma taxa de 1MB/seg para manter a pagina rolando, ou uma ou outra: ou o sujeito limita sua velocidade a um modem diacado para ter “pacote” que dure o mes ou as paginas irão consumir rapidamente seu “pacote”, tipo em alguns dias navegando nos jornais ele consumira todo a pacote e ficara uma parte significativa do mes …. SEM INTERNET. Precebe onde quero chegar: esta limitação da internet vai no fundo afugentar o cidadão mediano de ficar navegando livre e solto e, sem cidadão mediano, temos uma internet elitizada.  

    Pronto, deu-se o golpe na internet tambem e as midias alternativas irão ver secar seu publico e adeus acesso a informação.

  46. interferencia da NET no brasilianas

    Olá Nassif.

    Hoje novamente seu programa está sendo transmitido pela NET (canal 12) com uma horrível interferência. Sempre durante seu programa…

  47. Sobre Lula 2018

    Lula 2018 é meio que um bicho-papão pros jornalões hoje (os tucanos tem muita arrogância e não sei se enxergam o risco).

    Já o Cunha não é nada bobo e é batata que com 2/3 da casa (o senado vem junto) ele aprova uma emenda constitucional impedindo uma nova eleição de ex-presidentes (o que já foi proposto).

    Resta a tarefa da mídia e da “vaza jato” minar a capacidade de Lula de repassar votos para outro candidato (não é o mesmo impacto que a foto dele na urna).

     

    Então as esquerdas terão um caminho muito mais difícil daqui para frente. A incapacidade de formar novos líderes (no PT) que seria cobrada, se tudo desse certo, depois de uma nova eleição de Lula, será posta a prova bem antes disso, em 2018.

    Está difícil pessoal. Acho que os melhores quadros disponíveis serão mesmo Ciro e Haddad.

    De qualquer forma, talvez tenha chegado a hora do PT baixar a bola e: aceitar ser o vice da chapa e fazer uma coligação apenas com partidos de esquerda. Seria uma aposta mais a longo prazo, pra recuperar o desgaste enquanto transfere votos.

    PS: misturei frases com análise do PT e outras da esquerda em geral, mas o campo progressista é o que nos importa afinal.

    1. Hoje já teve novo vazamento

      Hoje já teve novo vazamento sobre o Lula.

      Não tenho dúvidas, o Lula não disputará as eleições de 2018 por duas razões.

      Ou estará preso ou impugnado politicamente.

      O mito Lula será enterrado com o impeachment da Dilma.

      O que é pior, tudo comandado por um ladrão como Cunha.

      1. Sobre Cunha

        É simplesmente inacreditável que o bandido-mor seja o político mais poderoso do Brasil ! Todos os outros parecem diletantes em relação a ele. Definitivamente, o qe não se pode menosorezar é seu q.i. Pelo menos no meu tempo de vida, nunxa vi um político tão maquiavélico e genial (para o mal) como ele.

  48. Geopolítica

    Em todos os quadrantes do planeta os sistemas politicos estão sendo capturados pela plutocracia. São sistemas desenhados sob medida para a manipulação midiática, e para a submissão ao poder da dinheiro.

    O circo de horrores de ontem foi o suficiente para convencer até o mais obtuso analista que este é um modelo condenado pela raiz.

    Ou reinventamos a maneira de fazer politica, ou estamos lascados.

     

  49. A lava jato prosseguirá para terminar o serviço sujo.

    É uma tragédia anunciada. A lava jato, na condição de linha auxiliar do golpe, cumpriu a primeira missão: entregar o governo nas mãos da dupla temer/cunha. O que virá pela frente com o País sendo conduzido pelo ajuntamento de escroques egressos da oposição?

    No outro flanco, queimarão os últimos cartuchos para garantir que Lula será carta fora do baralho em 2018. Não por mera coincidência o juiz, pasmem, decidiu que a investigação acaba em dezembro. Até lá, a Dilma ja caiu e o ex presidente estará liberado para passar uma temporada nas carceragens de Curitiba.

    Enfim, o ativismo político de setores antipetistas do MPF e a desídia do STF entregaram o destino do País nas mãos de notórios corruptos, amparados por um Congresso que exibiu na noite do último domingo a falência da democracia representativa.

    Não gostaria de estar na pele da cambada que foi as ruas ontem soltar rojões. Pobres diabos.

  50. O articulador que está por

    O articulador que está por trás do golpe é o homem dos EUA no Brasil: FHC. Mas, se há algo de positivo nesta história toda, são os blogs (GGN, DCM, VioMundo, Conversa Afiada, O cafézinho, do Esmael, Auler, Miro etc.), que realmente fazem jornalismo de alta qualidade e imparcial. Com o aparecimento da Internet, fico pensando quem ainda se deixa se levar pelas mídias convencionais. Só existe uma única resposta: pessoas de inteligência baixa.

    1. Conversa Afiada imparcial ? Ahhh tá bom

      Vários dos sites citados acima (o GGN também, mas bem menos que os outros) participaram da guerra psicológica até o último minuto, dando destaque para as notícias que diziam que o governo estava tranquilo, tinha votos, um monte de deputados ia faltar, isso e aquilo.

      No final das contas, quais estimativas chegaram mais perto do resultado? As do Estadão e da Folha … então, quem deu o “golpe” nos leitores?

      O fato é que a polarização que assola o país fez com que sites como o DCM, que era até bem equilibrado, “vestissem a camisa” de forma ao meu ver exagerada, com um impacto negativo na confiabilidade das informações divulgadas. É fundamental separar com mais clareza o que é notícia do que é opinião, e tomar mais cuidado com as fontes. Entrar na “guerra de informações” pode parecer muito tentador, mas em uma guerra, como sempre, a primeira vítima é a verdade …

  51. Infelizmente, Dilma

    Infelizmente, Dilma contribuiu muito, mas muito para este descalabro. Não esta, nem nunca esteve a altura do posto que ocupa.

    Como pôde, depois de ter feito uma campanha de esquerda em 2014, ter nomeado o neoliberal Joaquim Levy e ter jogado o país nesta recessão absurda? O resultado se colhe agora. Levy mamando milhares e milhares de dólares nos EUA, enquanto a recessão devassa o país, facilitando imensamente a consecução do golpe. Duvido que com uma economia crescendo míseros 2% ao ano, estaríamos vivenciando este horror político.

    É um golpe como outro qualquer, e deve ser combatido como tal, mas Dilma é a principal culpada por esta tragédia estar acontecendo.

     

     

  52. Acabei de assistir ao

    Acabei de assistir ao programa Brasilianas. Programa muito bom.

    Em relação à resistência dos movimento social ao golpe, o cientista politico Aldo disse o seguinte: 

     “Tenho minhas dúvidas se haverá resistência, pois o golpe foi consumado e nada aconteceu”

    Exatamente !

    Ontem eu disse no twitter que a resistência ao golpe foi zero.

    Putz ! quase me mataram, me chamara até de coxinha.

    Ontem o golpe foi consumado e não aconteceu absolutamente nada, nem um pneuzinho queimado.

    O que se viu foi muito choro.

    Muitos esperavam confronto dos vermelhos partindo para cima dos amarelos. Alguns falavam até em morte.

    Resistência até agora ao golpe é zero. Sinceramente, não acredito que haverá uma resistência mais contundente ao golpe, algo semelhante que ocorre na Venezuela e Argentina.

    1. Gilson, é porque vc é

      Gilson, é porque vc é realista, como eu. O que eu arrisco a dizer é o seguinte: Dilma nunca se interessou pelos movimentos sociais, ela os ignorou e, pior ainda, os traiu assim que assumiu o 2o. mandato. Nos protestos da CUT eles eram contra o golpe mas contra a política de Dilma. A diferença se viu na condução coercitiva de Lula: mobilização total. A pergunta: de quem é a culpa ? Dilma maltratou e virou as costas não só para seus eleitore,  como tb para  o Congresso. O Nasdif explicou muito bem esse aspecto.
       

    2. Resistência

      Houve resistência sim. O que queriam que houvesse uma guerra civil?Isto me desculpem , mas não seria resistência seria burrice. Os que foram para rua, mesmo não apoiando o governo, foi um número bem significativo.E mais, houve apoio dos artistas, intelectuais, juristas. Mas pelo que se viu na votação não se convence pessoas que tem idéias pré concebidas,não entendem nada de política e muito menos de Direito Constitucional. Eu acredito que esta resistência vá continuar sim.

  53. O MUNDO NÃO TEM UM MODELO

    A democracia não contém conceitos de correlatos necessários, é um contra-senso sem significação. E vai além, confundida com individualismo egoísta, se desdobra em dividas entre as instituições públicas, porque não é um dado nem um ato da ação para o sujeito atuante, que é o povo, em que o governo possa trazer para si, virtualmente, a lei da razão do dinheiro.

    Essa distinção de democracia é como o inimigo endurecido, trazido de fora para a nação; que nos reduz à realidade vazia do ser no tempo. Por isso, sobre limites ao real, a democracia não vale nenhum nome ativo para transpor uma totalidade racional à história.

    O termo capitalismo, para o Sistema de Modelo do mundo, pretende autodeterminar a usurpação da existência da natureza das coisas, a qual, na verdade, poderia nos representar com o objetivo da unidade imanente que é chamada a tornar-se totalidade e reflexão da imagem do mundo real.

    Há que se fazer a apreensão do VALOR, igualmente apresentado pela consciência externa, sob o aspecto da razão prática, em que a natureza das coisas a serem valorizadas é extraída das atividades da produção, o seu ser manisfesto, e é o fator mais importante do desenvolvimento.

    Coloque-se esse VALOR da produção à disposição da passagem à imagem nominal de toda humanidade; a fazer o domínio do complexo investimento, que se reduz ao ideal determinado para abstrair as obras; e teremos um modelo de mundo muito mais ousado que qualquer política que eles, banqueiros e especuladores internacionais, tentam tirar do poder.

     

  54. resistência de verdade, de poder, de força, sempre se dá no fim

    não no início, como muitos pensam. E refiro-me a união de descontentes

    motivos há:

    é no fim que o sistema mostra que é, ou se acha, mais importante do que as pessoas que estão dentro dele

    poder popular não se separa, nunca existiu poder popular separado ou em partes, sempre foi união popular

  55. Eu também assisti

    Eu também assisti ao programa Brasilianas. Sinceramente vou ficar na torcida para que Dilma vença no senado, pois a “esperança é a última que morre” e quando ela voltar ela tem dar um breque na PF do Paraná e como? Se ela puder pedir a substituição do Sergio Moro que ela faça e mais a substituição de toda equipe. Ela tem que dar um basta definitivo nos abusos de Sergio Moro e que ela também substitua o Janot já que ele está mais contra o governo tanto ele como Moro são dois dissimulados, duas traíras perigosas. Como já disse providenciar a reforma política e a regulamentação da mídia e o mais importante se ela voltar, voltar com um projeto bem elaborado para economia e como ira fazer para pagar as dividas públicas. A reforma da presidência ela deveria ser feita aos poucos sem mexer por enquanto no tempo de aposentaria como não entendo nada economia eu não sei se daria para fazer isso, mas penso que ela tem que chamar todos os sindicalistas para conversar e que cada um traga a sua a proposta. O mesmo ela deve fazer no caso do CPMF chamar todos os lideres do partido e que cada um traga a sua proposta. E que essa CPMF seja provisória até colocar as contas em dia. Quanto ao Ed. Cunha a saída dele depende da rua e dos partidos com a insistência do pedido de saída dele da presidência da câmara torrar a paciência do STF até eles tomarem uma atitude. Não é possível esse homem continuar lá e o STF continuar dizendo amém, da impressão que os ministros do STF têm medo dele ou que devem algum favor a ele. E eu penso sim que a Dilma tem que lutar até fim, pois ela aguentou até aqui, pode aguentar um pouquinho. Voltando a reforma política eu penso que cada Estado deveria assumir as suas contas sem esperar verba do governo, verba federal deveria ser somente utilizada em caso de emergência. A  usar verba federal para social, reforma agrária, investimentos para novas pesquisas e etc.

  56. Bancada de Al Capunha e Globo, Fazem do Brasil Esculacho Mundial

    A bancada “rolabosta”, comandada por Al Capunha, ao escancarar para todos a que vieram, deixaram os coxinhas, massa de manobra do golpe, envergonhados e calados, o governo transtornado e o Brasil pelado, ironizado e esculachado, mundo afora.

    O que espera o STF e, na falta de coragem deste, o Fisco, repetindo a estória, portanto como prática e não farsa, para tirar o Al Capunha do palco, acabar com essa farsa do golpe paraguaio, distribuir as investigações sobre corrupção a outros juízes, desamarrar a economia e acabar com a palhaçada da Casa Grande, através da rede Globo e co-irmãs, dos maçônicos do judiciário, da procuradoria e da polícia federal do “S”, jogarem sempre contra o Brasil, visando seus interesses.

    Ninguém aguenta mais essa elite do atraso, hereditária e secular, chegou a hora do povo botá-los para correr, pois são os inimigos públicos número 1 do Brasil, desde sempre. 

  57. Caro Nassif
    O que Dilma tem

    Caro Nassif

    O que Dilma tem de honesta, tem de ingênua, aliás, vale para a grande maioria dos petistas, para pararmos aqui.

    Dilma é amadora, em relaçao aos golpistas, que são profissionais com PHD.

    Os golpistas não estão nem ai com nada, e a Dilma e o PT peocupados com virgulas.

    Infelizmente sinto que as cartas já estão marcada e Dilma cai.

    Sobrará propagandas dos heróis, dos salvadores da pátria, dos caçadores de corruptos, sendo eles próprio isso, mas não vem ao caso.

    Cunha já deu outro passo, se antes a Câmara não votava  a favor de Dilma, agora boicotará. que novidade.

    Sempre em nome de deus.

    Achei que iria ter confronto o dia 17, dos movimentos sociais versos os golpistas.

    A corja dos gansgsteres, estão vindo com tudo e nós jogando flores.

    Saudações

     

     

     

    1. Não tem nenhuma ingenuidade

      Não tem nenhuma ingenuidade envolvida. A coisa ou ia ou rachava. Não vê que é uma arapuca não apenas brasileira, mas de geopolítica global? Um golpe judicial de proporções continentais, para destruir toda a esquerda (e certamente a democracia) da América Latina? Parece que os donos do Sistema Planetário chegaram à conclusão de que a nossa democracia não é nada boa para eles, uma democracia que resiste ao ataque fechado de 100% da poderosa mídia conservadora e elege gente sem qualquer mídia? Diante disso tudo, resistir quem há de? Nenhum dirigente da esquerda pode ser considerado ingênuo, ele tinha que acreditar em alguma coisa, mas todos já estavam a falar com o cano de um revólver encostado nas costelas. Lembro-me do jornalista da direita golpista que disse uma vez, para escândalo geral: “Melhor o impeachment que assassinato”. De fato, é melhor, um pouco mais civilizado. Ele sabia do que estava falando. 

      1. Oi Severino
        Compreendo o jogo

        Oi Severino

        Compreendo o jogo geopolitico.

        Também acho que eles estavam esperando uma resistência maior, por parte dos movimentos sociais, o que não aconteceu e eles deram o golpe seguinte.

        O PT e demais blocos progressista, não agiram com a mesma intensidade do gangster Cunha e seus cumplices.

        Darão um golpe, de forma fantasticamente fantástica.

        Não acredito que o golpe será barrado no Senado.

        Saudações

         

  58. Eleições antecipadas

    Há alguns meses, Luciana Genro do PSOL propôs antecipar as eleições e foi rechaçada por quase toda a esquerda que dizia que isto seria golpe. A esquerda achava em sua ingenuidade que poderia empurrar com a barriga o desastroso governo de Dilma por mais três anos. Na época, eu apoiei Luciana, dizendo que ou o PT antecipava as eleições, mesmo considerando isto um golpe, ou a direita daria o golpe do jeito dela.

    Agora a esquerda se dá conta de que a proposta de Luciana foi acertada. Mas agora é tarde. Pois dentro de alguns dias, o PT não terá masi a presidência, e já não tem maioria alguma na Camara, pois Cunha agora governa o legislativo, e não vai largar o poder de form,a voluntária.

    Novamente, faltou ao PT calçar as sandálias da humildade, e avaliar corretamente as jogadas de uma partida de xadrez.

    1. A proposta da Luciana era

      A proposta da Luciana era apenas sonho de quem não entende a realidade. A direita jamais concordaria com essa antecipação de eleições. Isso poria fim a um plano elaborado de golpe que custou muito caro, muito mais caro que os míseros 500 milhões que a Fiesp empregou nele. A Fiesp é acionista minoritária do golpe.

      1. Até mesmo agora, e lá atrás

        Até mesmo agora, e lá atrás mais ainda, a direita estaria numa situação difícil. Não sei nem se resisitiria a uma nova campanha pelas diretas. Acho até que seria a hora de colocar em xeque o próprio congresso que demonstrou um nível de pequenez que está envergonhando até os mais cínicos e hipócritas. Agora, é que os expoentes do PT vem empunhando a bandeira das diretas. Agora é mais dífícil. No momento em que Luciana propos talvez fosse mais fácil e poderia inclusive direcionar a  mobilização popular para este caminho. O PT contestou e vai acabar chegando no que Luciana propos.

      2. Até mesmo agora, e lá atrás

        Até mesmo agora, e lá atrás mais ainda, a direita estaria numa situação difícil. Não sei nem se resisitiria a uma nova campanha pelas diretas. Acho até que seria a hora de colocar em xeque o próprio congresso que demonstrou um nível de pequenez que está envergonhando até os mais cínicos e hipócritas. Agora, é que os expoentes do PT vem empunhando a bandeira das diretas. Agora é mais dífícil. No momento em que Luciana propos talvez fosse mais fácil e poderia inclusive direcionar a  mobilização popular para este caminho. O PT contestou e vai acabar chegando no que Luciana propos.

    2. A proposta de luciana genro

      A proposta de luciana genro não foi acertada. Foi apenas a manifestação de uma oportunista, assim como as manifestações de marina-vai-ver-se-estou-na-esquina. A sugestão atual reflete apenas uma saída para tentar tirar o Brasil das garras dos piores tipos de pessoas que existem

    3.   parece que  para Luciana

        parece que  para Luciana sempre é mais fácil chutar o tabuleiro que tentar outras saídas. O PT errou, e erra ainda, mas isso não significa que a esquerda acerte

  59. La vai o Brasil, descendo a ladeira

    Não sei se saiu em algum jornal, mas não vi nenhuma reação dos Ministros do Supremo. Nem falo em Gilmar Mendes, que ja sabemos que abriu a champanhe domingo. Mas entre os ministros sérios, ninguém abriu a boca? Eles também têm responsabilidade da Câmara ter chegado onde chegou. 

    Nem sei qual é o pior sentimento neste momento: esperar que o senado tenha um pingo de sensatez e estanque esse golpe ou que o Supremo tenha a dignidade de dizer que o que esta acontecendo é inconstitucional….

    1. Bastaria…

      Bastaria uma decisão do STF de antecipar que não vê motivo legal para o impeachment, para colocar freio a toda esta onda e, mesmo que fiquem tentando por 180 dias, ninguém irá arriscar as fichas em Temer, sabendo que no final de ano Dilma iria voltar.

  60. É quem nem um filme onde o

    É quem nem um filme onde o traidor atinge pelas costas o companheiro. Este cai, se esvaindo em sangue, e o traidor se extasia e fica comemorando com sua gangue. Mas o traído está ainda com o mínimo de vida e tem uma arma. Ele a mira e dá um tiro mortal na cabeça do traídor. A única coisa que Dilma pode fazer para destruir o traidor Temer (pior do que Cunha, pois esse nunca escondeu o que faria e fez com Dilma) é ir em cadeia nacional e dizer que propõe ao povo eleições para presidente, para que se possa ter o minimo de divisão nesse momento delicado. É isso é possível com a renuncia dele e de Temer. E ela já leva o papel da renuncia e o mostra e diz que se está nas mãos de temer a possbilidade de eleições para presidente, aproveitnado o pleito para prefeitos. Temer derreteria na hora, como vampiro exposto ao sol. E Lula, apesar de todo o massacre de mídia, teria chance de ser presidente. Moro em periferia e conheço muita gente que não vota em Dilma de jeito nenhum, mas votaria de novo em lula agora. Qualquer coisa fora disso é dar, com maior ou menor agonia, o poder de bandeija a Temer e sua turma.

      1. Havendo eleições para

        Havendo eleições para presidente pela renuncia do presidente e vice, há alguma chance de Lula vencer. Sem isso, essa luta de Dilma é energia gasta inutilmente. O senado não vai reverter essa decisão. Será que Dilma acredita em REnan Calheiros?Se sim, é mais ima prova da ingenuidade política dela. A partir do meio de maio quem vai ter a caneta de fato é Temer – e aí, blindado como estará pela mídia, tem chance de se manter no poder até 2018 (vide SP, em que a midia blinda alkimin e assim permite que um gestor medíocre mostre toda sua mediocridade em por quase 16 anos e ainda o lança como candidato a 18). Essa é a única chance de matar o traidor e surigr alguma luz no fim do tunel pro pais. 

  61. Triste revelação.  O futuro

    Triste revelação.  O futuro presidente Michel Temer é destacado membro da organização satânica  “A  Irmandade” cuja missão é preparar os caminhos para o Anticristo. Inacreditável? Pesquise na internet relacionando com o nome Daniel Mastral e tire suas próprias conclusões.

    1. Já assiti palesa do Daniel Mastral

      Na minha opinião, essa pessoa está equivocada sobre vários assuntos e conceitos teológicos.

      Tentar explicar esse golpe de estado com razões que remetem à espiritualidade é mais uma evidência da nossa herança cultural/religiosa baseada na inquisição, conforme bem descrito no artigo de L. Nassif.

  62. Bem, dizem por aí que os

    Bem, dizem por aí que os empresários golpistas têm 400 bilhões empoçados, à espera do Michel ser empossado para que façam investimentos. Pode ser uma potoca e pode ser verdade. E se há interesse geopolítico nisso, então estamos fritos, porque já nos dominaram de dentro para fora  e de fora para dentro.

    Quanto às eleições, tem gente por aí, no caso a Teresa Cruvinel, que está pregando que “as forças políticas mais sensatas” deveriam discutir uma saída pelas urnas, com a viabilização de uma nova eleição presidencial ainda este ano. Dilma perderia dois anos de mandato, mas evitaria ser humilhada no Senado ou ainda no TSE de Gilmar Mendes e o Brasil “seria purificado pelo fogo do voto”.

    Ora, entre as propostas inúteis que rodam por aí esta não parece ser melhor nem mais viável que outras. O monstro do golpe está solto, com os olhos chamejantes e as garras afiadas, e já pressente a maciez da carne das vítimas entre seus dentes.

    Começa que ele não aceitaria uma nova eleição com o PT ou qualquer outra força de esquerda a disputar livremente, a não ser que levasse uma pancada grande na cabeça, ficasse atordoado e fosse obrigado a ceder. Certamente o monstro do golpe, que tem um olho jurídico e outro empresarial, ainda não terminou com seus planos quanto ao PT, os planos internos que aí coincidem com os alvos geoestratégicos, de acabar com os partidos de esquerda e consequentemente com eleições livres e democracia em toda a América Latina.  

    Qualquer acordo que se fizesse implicaria em alguma perda para quem quer tudo e quer agora, e está com tudo em cima para conseguir. Com absoluta certeza, a Câmara de Eduardo Cunha não iria consentir em votar nenhuma solução que implicasse em alguma perda para o esquema já vitorioso e seus chefes políticos, Cunha e Temer.

    Como que “as forças políticas mais sensatas” iriam submeter os votantes alucinados de Cunha? A não ser que Cunha fosse o primeiro negociador das “forças sensatas”, mas ele não iria negociar sem que estivesse ameaçado de perder tudo, o que parece estar longe de acontecer. E se ele perdesse tudo, talvez o golpe todo morresse por prematuridade e falta de chefia, por aí se vê o quanto ele ainda é importante para o democracídio.

    Na verdade, a Câmara já disse que não vai votar mais nada que este governo proponha, antes do Senado iniciar a etapa final do golpe de estado. Cunha está chantageando abertamente o Senado para que se apresse e deixe de lorota. Cunha fechou por conta própria a Câmara e guardou a chave no bolso, e ninguém que pode dizer diz nada. Ele não vai ter paciência sequer para que Renan tente dar, sim, continuidade ao golpe, mas fazendo um rococó que engane os tolos e venha a salvar sua biografia, a sugerir que ele, Renan, não é responsável pelo que na verdade é. Co-responsável até os cabelos pelo golpe ele é, não há como Renan fugir disso. Donde se percebe que é não mais que um sonho a proposta de novas eleições, embora cheia de grandeza.

    O que Dilma tem mesmo que fazer é levar sua via crucis até o fim com absoluta dignidade. Sairá de cabeça erguida, por não ter deixado de lutar. Será um grande patrimônio da eterna luta popular nacionalista. Já os golpistas corruptos, as autoridades acanhadas, os servidores públicos traidores e vendidos, todos ficarão com o butim dos cargos e das riquezas nacionais para ser repartido entre eles com gula de abutres famintos, grasnando “por Deus, pela família e pela propriedade privada”. Mais cedo do que imaginam serão sepultados vivos por suas ignomínias.

    1. Sacrificio por algo, nao por nada

      Caro,

      Concordo totalmente. Temos que pensar no longo prazo. Na luta civilizatoria pelo Estado – (1) cada vez mais Democratico e (2) de direito (com império da Lei e nao do poder de fato).

      Dilma – com td a sua dignidade – ir mais uma vez em sua vida para o sacrificio tem que ser pensado nao neste ano e nesta geraçao – quase perdida.

      Tem que ser pensado agora – se o pior se concretizar – na luta inter-generacional pelp processo civilizatorio nesse grande Brasil.

      Será (espero que nao!) mais um auto-sacrificio, como a seu tempo fizeram Vargas e Jango.

      Hoje lhes somos gratos. Filhos e netos o serao a Dilma.

      – Mas, ela tem que ir ate o fim nessa perspectiva. Tem que deixar o rei nu.

      – Tem que trazer a PGR e o STF – Instituiçoes de 88 que so assistem de camarote – para o ringue.

      – Se é para rasgar o Sistema de 88, que se mostre pelo menos que TODO o sistema esta podre. E, logo, que precisamos de algo novo OU um GRANDE remendo que reestabeleça o equilibrio que existia quando a Constituiçao foi escrita.

      – O PIOR DESDOBRAMENTO que pode ocorrer é preservar a FALSA APARENCIA DE LEGALIDADE.

      – Veja-se o mal que o formalismo e as falsas aparencias nos legaram.

      – Servem de biombo para as maiores infamias.

      – Sacrificio eventual de Dilma so tera valido a pena se ele fizer todos que chegam agora à idade de entrar na aerna política, todos do “Novo” que se contrapoe a esse “Velho” carcomido, gritarem em jogral:

      – O REI ESTÁ NU!

      E depois:

      – CORTEM-LHE A CABEçA!

      ********

      Sobre eleiçoes, 1 frase apenas: nao rola!

      Veja por que:
       

      >>>Eleições Antecipadas: o Bode na Sala?, por Romulus<<<

       

      ________ROMULUS________TER, 12/04/2016 – 07:20________ATUALIZADO EM 12/04/2016 – 08:02

      Por Romulus

      Indivíduos, tanto no governo como nas oposições, tem acenado com a possibilidade da antecipação de eleições gerais como meio de se sair do impasse político que vivemos. Isto é, caso não prospere o impeachment ou a recomposição da base parlamentar da Presidente Dilma, claro.

      No entanto, não consigo acreditar que nenhum dos lados que vêm com essa proposta o faça pra valer. Pra mim tem cara do famoso “bode na sala”. Fora a polarização exacerbada do momento, o mal estar econômico e o desgaste total da imagem dos partidos – todos, alguns outros fatores me levam a essa percepção:

      – Eleição geral? Dentro de apenas 6 meses junto com prefeitos? Difícil de acreditar. Depois? Quando?

      – Sem doações empresariais? Sem (ou com pouco) caixa 2, dada a situação das empreiteiras? Com marqueteiros suando frio por aí?

      – Sem amplo consenso em torno de eleições antecipadas (PGR, STF, Congresso e Executivo), qualquer um poderia judicializar a questão, apontando a Emenda como inconstitucional. Pode-se facilmente alegar a interferência de um ou mais Poderes nos outros ou atentado à ordem democrática – ambos contrários a cláusulas pétreas da Constituição. Queremos mais batata quente no STF?

      – Com total imprevisibilidade sobre resultados e mesmo sobre quem iria para o segundo turno com Lula? Quem tem mais chance hoje de encarnar o anti-PT? PSDB, Marina ou Bolsonaros/Paschoais/Moros?

      Pobre Brasil…

      De qualquer forma esse discurso de eleições gerais tem um grande mérito. Explicita definitivamente o caráter anti-democrático do movimento pelo impeachment. Para mim a síntese não é o vira-vira de Aécio, biruta de aeroporto, mas o novo Presidente do PMDB, Romero Jucá. Ao sair da histórica foto do “desembarque” (cof… cof…) do PMDB do governo (Ah, Min. Barroso… todos nos exasperamos com a foto também…), dá ele entrevista quebra-queixo dizendo que o PMDB e o Congresso tinham que “ouvir as ruas”. Hoje afirma categoricamente que “(proposta de) eleições gerais é golpe”.

      Ora, qual a melhor forma de “ouvir as ruas”? Pelas medições de público de passeata do Datafolha e da PM-SP ou pelas urnas? O rei está nu. Avisem a ele, por favor.

      A carapuça costurada por Jucá também vestiu Michel Temer muito bem. Declarou o vice nesta semana que não há amparo na Constituição para eleições antecipadas. Muito bem. Em condiçōes normais de pressão e temperatura estou de acordo. Mas e impeachment sem crime de responsabilidade? Encontra amparo na Constituição? Um doce para quem conseguir arrancar uma resposta do “Professor de Direito Constitucional” Michel Temer a essa pergunta direta.

      Alternativa a essas tais eleições antecipadas seria a “repactuação” política, com recomposição da base de apoio parlamentar da Presidente Dilma. Isso se daria mediante concessões de Dilma de nacos de poder aos novos-velhos aliados  (ou velhos-novos?), algo que a inflexível e micro-gestora (do inglês “micromanagement”) sempre rejeitou. De todas as saídas em vista, é de longe a menos traumática. Sem disposição para dialogar e para cada um perder um pouco não há pacificação possível em vista. Isso inclui as principais forças políticas mas também empresários e movimentos sociais.

      Não podemos esquecer, contudo, dos demais atores institucionais. Após longo sono, parece que o STF retoma aos poucos seu papel de garantidor-mor da Constituição. A Constituição nada mais é do que a Carta Política, a certidão de (re-)nascimento da República Federativa do Brasil. Em última análise o STF é o último guardião não apenas da Ordem Jurídica mas do Estado e do país! Parece que Ministros saíram dos tecnicismos e das análises do micro (cada petição analisada como demanda individual desconexa do todo da realidade) para uma análise macro e de mais longo prazo.

      Antes tarde do que nunca.

      Mas, não esqueçamos da PGR e de Janot. É possível pensar em repactuação se ele continuar a agir não como Procurador Geral da REPÚBLICA mas Procurador Geral dos PROCURADORES Concursados? A agenda política do MPF será enterrada se perderem a batalha do impeachment ou passarão a novas batalhas, agora com mais amargor?

      O campo é farto: TSE, representações mil de Caiado contra Dilma, denúncias no STF – cronometradas – contra forças políticas que ousem negociar com o governo… está aí o PP que não nos deixa mentir.

      O deserto de verdadeiros homens públicos e estadistas ataca os Três Poderes e todas as suas instituições. Abundam, ao contrário, falsas lideranças, como Skaff, Cunha e Gilmar. Certamente estou cometendo grande injustiça ao mencionar apenas esses três. Perdão!

      Diante de tamanha secura, às vezes avistamos um oásis.

      A entrevista de Eugênio Aragão a Luis Nassif no Brasilianas desta semana teve esse condão. Avistei ali a figura do “honest broker”, o mediador imparcial (1) com empatia pelos demais e (2) capaz de se despir do chapéu de turno para pensar no sistema como um todo e não em aumentar o pasto do seu gado à custa do dos demais. “Turf wars” é a expressão consagrada em inglês para descrever esse tipo de conflito.

      Quem dera houvesse mais Aragões não só nos Três Poderes, mas nos meios empresariais, nos movimentos sociais e, evidentemente, na imprensa.

      “Hindshight bias” (a falha cognitiva mal traduzida como “retrospectiva enviesada” pelo conhecimento prévio do resultado) e o lamentar-se por não terem corrido as coisas de maneira diferente não costumam ser construtivos. Pelo contrário. Mas, depois dos últimos dias, não tenho como não imaginar o quão diferente poderia estar o país hoje caso Cardozo estivesse brilhando na AGU há mais tempo (que defesa na Câmara!), Aragão dignificando a cadeira de Ministro da Justiça ou de PGR desde o início da partida e um Teori e um Barroso tivessem (merecidamente) chegado ao STF antes.

      O excessivo peso de atributos individuais dos ocupantes das cabeças de nossas instituições (Presidência, Congresso, Judiciário e MP) é prova cabal da imaturidade de nossa jovem institucionalidade democrática. A sorte (ou o azar) fizeram com que o caos não tivesse chegado antes à Ordem inaugurada em 1988. Que tiremos lições desses momentos dificílimos para pensar em como aperfeiçoar o sistema quando voltarmos a condições normais de pressão e temperatura. Não podemos depender totalmente do acaso de estarem homens (e mulheres!) certos nos lugares certos na hora certa.

      1. Cara Ana,
        Vc q ontem foi tao

        Cara Ana,

        Vc q ontem foi tao gentil em seu comentario…

        Veja o comentario que acabei de deixar ai em cima.

        Transformado tb em post la no meu blog.

        Penso que convergimos.

        Me da o seu retorno sobre ele.

        Abs

    2. Olha,concordo que deve deixar

      Olha,concordo que deve deixar o rei nu.

      Quanto os 400,bilhões é um blefe.Já estão pedindo aumento de impostos,não sei para que se desejam,cortar até na educão.

      Esses 400 bilhões devem,ser as reservas brasileiras.

    3. Eleição só se for geral

      A única forma de antecipar as eleições seria fazer eleições gerais. Eleger outro presidente com o mesmo parlamento é apenas prolongar o impasse. Quem quer que vença a presidência ficaria refém de um parlamento dominado por corruptos e se não se submetesse aos ditames de Eduardo Cunha e seus asseclas seria envolvido em outro GOLPE seja via impeachment fajuto, processo viciado no TSE ou outra tramóia qualquer.

      E novas eleições gerais com eleição de depuados e senadores também vai bater na mesma barreira. Os corruptos do Congresso (com o perdão do pleonasmo) não vão votar em nada que não lhes renda dinheiro grosso e impunidade.

      Se o GOLPE se consumar não acho que vá ter eleições nem em 2018. É provável que o Congresso vote pelo prolongamento de mandato até 2020 e até lá se estabeleça um tipo de parlamentarismo onde na prática o poder seja exercido em quem mandar no Congresso para perpetuar a mesma plutocracia no poder e o Brasil como colônia de exploração dos EUA.

      A menos que a sociedade brasileira reaja, mas reaja de forma definitiva, para arrancar aquela corja do poder de uma vez. Porque já está provado que nenhum processo gradualista é possível. As únicas alternatvas serão a revolução ou a servidão.

  63. A estratégia tem q ser de
    A estratégia tem q ser de guerra,uma comunicação eficiente é o que falta
    Denunciar dia após dia,principalmente à IMPRENSA INTERNACIONAL!
    Essa nação é fruto da DOUTRINAÇÃO da Globo e seus jornais manipulativos!
    Falo com conhecimento,trabalho com muitas pessoas,vou a suas residências e
    é impressionante,quase todas estão sintonizadas no JN,deu lá,elas falam AMÉM!
    Não questionam,então proponho aos blogs da rede jornalismo do bem a sessão
    DEU NO JN,MAS NÃO É BEM ASSIM,um jornalismo denunciativo e com objetivo de
    abastecer o povo com as informações corretas e ter material farto à imprensa!

  64. Desde a posse do 2º madato o

    Desde a posse do 2º madato o temer ficou na moita sem defender o governo hora nehuma e concordou com os achaques do Cunha seu parceiro.

    1. Mentira

      O único momento em que o governo teve alguma base foi quando o Temer foi o articulador político, até ser boicotado pelo Mercadante. Assumir os erros do PT é fundamental para o futuro. Esse tipo de lamento só dá força à direita.

  65. 180 dias de noite

    Como o filme de vampiros (bem apropriado neste caso do Temer)

    Mesmo com a admissibilidade do Senado, é tão clara a falta de crime da Dilma (até o Collor foi inocentado, e não voltou ao poder porque renunciou antes) que iria voltar quase que com certeza depois de 180 dias de trevas neste país.

    Como na privataria, com FHC, nesses 180 dias vão querer  correr para privatizar a Petrobras e outras empresas ainda em poder do Estado, pois seria o único “investimento” em condições de interessar a algum dito “investidor”, pois, a rigor, investimento de verdade precisa de anos para entrar em produção e, ainda, horizonte suficiente para construir sequer uma equação de VPL, com a mínima rentabilidade esperada (não menos de 5 anos).

    Então, o que poderá fazer Temer em apenas seis meses? (e ainda sem pedaladas). Provavelmente, como falado, O consórcio Temer/Cunha vai dilapidar patrimônio público e tentarão aprovar no congresso algumas leis que retiram benefícios sociais.

    Mas, haverá a volta de Dilma, em novembro de 2016, com a expectativa de Lula em 2018. Acredito que este horizonte seja mais interessante para qualquer expectativa de investimento.

    Não há muitos russos para combinar, basta apenas uma sinalização simples do STF que ilustre que a acusação do impeachment não apresenta crime algum, e muito menos dolo, de modo que, mesmo o Senado querendo ir enfrente, não seria tão difícil conseguir 28 senadores que barrem essa palhaçada.

    Nesse ínterim, Cunha será detonado e, na luta político-judicial, já terão acabado as luzes vermelhas do palco do Moro e do PGR na lava jato, começando a acender as luzes amarelas e azuis…..

    Aí acabarão as trevas, os 180 dias de noite neste Brasil.

  66. Não às opções que avalizem o golpe!

    O governo federal tem agido corretamente até agora.

    Nada de acordo, seja de que tipo for.

    Se existe uma legislação, o governo a está seguindo, sem queimar etapas.

    Tem que ser assim, e não de modo diferrente.

    Tem que desnudar, a luz das leis vigentes no país, o carater golpista dos atos perpetrados pela classe política e pelo judiciário.

    Ao fim e ao cabo ficarão todos os golpistas e os omissos (igualmente golpistas pela omissão) desmoralizados, e o governo, mesmo derrotado, sairá deste masssacre de cabeça erguida, e continuará tendo condições de lutar pela restauração da democracia.

    Não aos acordos!

    Não ao golpe!

    Luta!

     

    1. Gostei muito dessa sua frase

      Gostei muito dessa sua frase “igualmente omissos pela omissão ” Ninguém, mas ninguém mesmo, com um mínimo de sensibilidade, pode ficar omisso diante de tais circunstâncias.

  67. Mente de Esquerda

    A mentalidade da esquerda deveria ser objeto de estudo científico. Por exemplo, o conceito de respeito à constituição, é totalmente diferente em relação aos demais brasileiros. Claro que estou sendo irônico!

  68. Muitos dos que votaram a

    Muitos dos que votaram a favor do impeachment disseram que votaram sim por vingança. Muitos foram alvos no passado de operações mirabolantes da pf. com é o caso do dep. Reinaldo Tavares do MA. Ele foi preso e algemado numa dessas operações espetaculares da pf do lula/dilma. Depois não deu em nada, mas ficou a marca, ficou o assassinato de reputação.

    Outros votaram contra o governo porque não mal tratados pelo governo em encontros passados. Outros por que foram demitidos apenas por uma capa da Veja, etc.

    Em fim, o resumo da opera é que a conta do republicanismo tosco e infantil chegou: VALOR DA CONTA: O CARGO DE PRESIDNETE DA REPUBLICA.

     

  69. Dilma precisa ser didática
    Dilma precisa ser didática com o povo, frases tipo;
    Cunha trava o País,não gosta de mim e por isso nada vota,
    MORO me grampeou e desrespeitou Leis,não houve punição!
    O STF tem má vontade com o governo!
    A justiça está sendo seletiva e muito punitiva, destruindo empresas nacionais!
    Há conspiração contra o governo por parte da imprensa e Judiciário também!
    É O QUE PODE SER FEITO,E POR FAVOR NÃO CEDA MAIS,UNA-SE AO POVO!

    1. Enfrentamento

      Marcelo

      Concordo com você. Chega de conciliação com a Casa Grande.

      Os democratas devem defender nas ruas o Estado Democrático de Direito dizendo ao povo a Verdade. Todo mundo viu os deputados que temos, chefiados por um criminoso (o mundo todo viu !).

      Se o golpe tiver sucesso, o Brasil será governado por um Traidor, um Gângster e a Globo. Enfrentar essa quadrilha será a nossa tarefa para mudar o Brasil de verdade.

      Chega de conciliação, de acomodação com bandidos. O lugar de Temer e Cunha é na cadeia. E a Globo deve ser eliminada da comunicação social.

    2. Eu pessoalmente tenho feito o

      Eu pessoalmente tenho feito o seguinte: tenho usado sempre que saio uma fita com 2 cm de largura, comprida, passada pelo pescoço e dado um laço na frente. Está fazendo sucesso. Tenho certeza de que todos sabem o que significa. Minha filha usa uma rosa vermelha. Cada um resiste do geito que pode. RESISTIR é a palavra. Aconselho às mulheres.

       

  70. A impressa vai desviar o foco de Temer

    Poxa Nassif…
    Você sabe muito bem qual será o comportamento da impressa quando o Temer assumir o poder ( que será temporário, pois o Cunha irá dar um golpe nele )
    A impressa vai bater dioturnamento em Lula, no PT e na Dilma ( chutar cachorro morto) e no HADDAD …. até 2018..
    TODOS OS DIAS….. dia e noite…

  71. Reflexão sobre coletiva de Dilma: o “Novo” enterrará o “Velho”?

    Nassif:

    Agradeço de novo a vc e seus leitores por me darem o material para conseguir colocar em um papel o que penso. Ou melhor, no Word. Expandi um comentario que acabei de fazer aqui para fazer um post no meu blog, que segue abaixo.

    Diante das perspectivas atuais, temos de fazer desse limao azedo e acido – de fazer chorar e corroer a lingua e os dentes – uma limonada refrescante para a nossa juventude. Aquela que chega agora à arena política.

    Tomemos alguns minutos para tirar a crise imediata de foco e pensar uma vez mais no nosso projeto de país.

    Leiam e me deem o seu sempre enriquecedor feedback por favor.

    >>> Reflexão sobre a coletiva de Dilma: o “Novo” enterrará o “Velho”? <<<

     

    O Jornal de todos Brasis

    Reflexão sobre a coletiva de Dilma: o “Novo” enterrará o “Velho”?_______ROMULUS_________TER, 19/04/2016 – 09:25______ATUALIZADO EM 19/04/2016 – 09:29

     

    – qual o seu sentido histórico?

    – qual pode ser o legado do segundo sacrifício em sua vida para o processo civilizatório do Brasil?

    – de que pode nos valer a inegável dignidade de Dilma?

     

    É difícil em momentos de crise, mas temos que pensar no longo prazo.

    Na luta civilizatória por um Estado:

    (1) cada vez mais Democrático; e

    (2) de Direito, com império da Lei e não do poder de fato – político ou econômico.

    Dilma – com toda a sua inegável dignidade – ir mais uma vez em sua vida para o sacrifício, agora em sua maturidade, tem que ser pensado não para este ano, este mandato ou esta geração política – quase perdida neste processo infame.

    Tem que ser pensado agora – se o pior vier a se concretizar – na luta inter-geracional pelo processo civilizatório nesse grande Brasil.

    Tem que ser pensado como bloco de construção em nosso projeto de país.

    Será (mais uma vez: espero que não!) um outro auto-sacrifício individual pelo todo da nacionalidade, como a seu tempo o fizeram Vargas e Jango.

    Hoje lhes somos gratos. Filhos e netos o serão a Dilma.

    Fácil seria pedir o chapéu, deixar as hienas se refestelarem na carcaça ainda fresca e ir para o clima ameno de Porto Alegre curtir, merecidamente, o descanso de uma vida intensa, vendo de perto seus netos crescerem.

    Mas não… isso não é Dilma Vana Rousseff. Ela se negou uma adolescência normal, indo aos bailinhos, dando risadas com as amigas falando de meninos e outras futilidades. Deu sua juventude em holocausto no altar de suas crenças.

    Essa estirpe de homem e mulher é diferente do homem/mulher médio. Seu cálculo não é aquele do Homus economicus, que visa a, usando a razão, maximizar o seu ganho individual.

    Seu horizonte é, na verdade, o bem-estar do todo da sociedade no longo prazo. Por esse bem-estar está dispost@ a dar a vida. Como vemos aqui, duas vezes!

    Mas se é para haver esse nobilíssimo sacrifício, que não seja em vão.

    Como fazer com que de fato seu crepúsculo traga para mais perto a aurora de uma nação?

    Pensando institucionalmente eu digo:

    – Dilma tem de ir até o fim nessa perspectiva. Tem que deixar o rei nu.

    – Tem que trazer a PGR e o STF – Instituições de 88 que só assistem de camarote a degradação total da política- para o ringue.

    – Se é para rasgar o Sistema de 1988, que se mostre pelo menos que TODO o sistema está podre.

    – E, logo, que precisamos de algo NOVO, ou um grande remendo que reestabeleça o equilíbrio que existia quando a Constituição foi concebida.

    – O PIOR DESDOBRAMENTO que pode ocorrer é preservar a FALSA APARÊNCIA DE LEGALIDADE.

    – Veja-se o mal que o formalismo e as falsas aparências nos legaram.

    Especificamente neste episódio

    – Servem de biombo para as maiores infâmias da Nova República:

    (1) Cunha presidente da Câmara;

    (2) um PGR brincando de feiticeiro e de arquiteto – desastrado – da política nacional;

    (3) um STF que de Supremo só guarda o nome;

    (4) um vice-Presidente desleal que HÁ UM ANO, agora se sabe, conspira contra e sabota as ações da titular; e

    (5) o ápice da degradação: a entrega em votação na “Casa do Povo” do orçamento do Estado a uma unanimemente reconhecida CLEPTOCRACIA.

    – Pois ESSA “legalidade”, ESSE “comedimento das instituições” negando respostas contundentes, queremos fora do cenário ao pensar o futuro.

    – O sacrifício eventual de Dilma só terá valido a pena se ele fizer todos que chegam agora à idade de entrar na arena política, todos do “Novo” que se contrapõem a esse “Velho” carcomido, gritarem em jogral:

    – O REI ESTÁ NU!

    E depois:

    – CORTEM-LHE A CABECA!

    E finalmente:

    – QUE VENHA A REPÚBLICA!

    Eu confio no “Novo”. Creio que Dilma também, senão não teria ido para o sacrifício de novo. Que seu entorno não a convença a ir pelo caminho fácil.

    E é isso mesmo: por “entorno” refiro-me a figuras como José Eduardo Cardozo e Aloízio Mercadante, entre outros. Cardozo, que durante todo a entrevista coletiva de domingo se esforçou para repetir várias e várias “QUANDO entramos no STF”, já NOS MINUTOS FINAIS deixa escapar – para choque dos meus ouvido mui atentos – um “SE entrarmos no STF”!

    Que o mal que esses “assessores” fizeram a ela e ao país tenha fim finalmente. Que não lhes seja dado – almas menores – anular a missão de uma grande mulher no ponto mais alto (e mais baixo) de sua biografia.

    Vídeos

     

    1. Dilma e o golpe

      Prezado Romulus

       

      Lia seus posts ocasionalmente no GGN e depois, à medida que se tornavam mais frequentes, fui atrás de você no twitter. Para meu espanto, constatei o quanto você é jovem. E naturalmente espantei-me mais ainda com sua clareza de visão da política, a abrangência dela, sua rapidez de raciocínio, a sutil erudição que sustenta sua ironia.E rendi-me em admiração e respeito à coragem de sua decisão de usar tudo isso como arma de luta pela nossa frágil democracia, mesmo estando tão longe. Sou leitora diária do GGN e muitas vezes não concordo com os comentários, às vezes nem mesmo com as criteriosas análises do Nassif, mas poupo-me de entrar nos debates. Sou de outra geração, vivi 64 na carne e depois de lecionar por mais de 30 anos (15 deles dedicados à Ciência Política e outros 7 à Antropologia,passando, entrementes, por estágios europeus e americanos dedicados à Filosofia e à Sociologia), cansei-me de  tentar explicar coisas difíceis que seriam longas de se entender, como sempre fiz para meus alunos. Pois você não (é natural…), e o faz de forma brilhante. Os elementos geopolíticos da crise, a impecável análise do emaranhado institucional para o qual caminhamos com a fusão partidária de Legislativo e Executivo, a aterrorizante compreensão das armadilhas que podem blindar o golpe no day after, o “sorriso da Mona Lisa” que descreve tão bem o enigma do papel das Forças Armadas… Maquiavel na veia,  somado à sustentação sólida do seu saber jurídico. Mesmo com tudo isso, não me animava a comentar seus posts brilhantíssimos. Hoje, porém, não resisto a demonstrar-lhe minha admiração e gratidão por sua análise sobre o significado do discurso heroico de Dilma Roussef, às vésperas de entregar-se mais uma vez ao sacrifício. Com ele poderiam esvanecer no ar também a esperança e os sonhos de toda uma geração, que é dela e minha, e que participou com convicção e alegria da construção dessa sociedade menos desigual e mais justa que começamos a vislumbrar a partir do primeiro governo de  um novo e admirável Príncipe chamado Luis Inácio, agora correndo o risco fatal de vir a desaparecer . Mas eis que você  recoloca o discurso da Presidenta em sua verdadeira dimensão, para além da “eficácia” política imediata (tão fácil pensar na “conquista e manutenção do poder” como único objeto da política, e assim culpar a vítima pelos seus “erros”, poupando os algozes, ainda que Maquiavel nos tenha ensinado tanto sobre a honra que nem sempre acompanha o poder…).É certo que esse discurso de retidão e coragem deva ser tomado como legado às gerações futuras. É uma forma de dar continuidade à esperança, na compreensão de que a luta de tantas gerações passadas não foi em vão e que, por mais longa que seja, deverá permanecer na ação dos jovens de hoje, como dever e honra indeclináveis da conquista da dignidade humana. É pela sua generosa perspicácia de compreender tudo isso e traduzi-lo para os que virão, que hoje eu agradeço a você, Romulus, e a todos os que hoje não esmorecem no combate. Não haverá golpe (mesmo que ele já tenha sido dado), Já há (e continuará a haver) luta. Obrigada, meu jovem  amigo.   

      1. Obrigado, Maria

        Cara Maria,

        Fiquei bastante tocado com as suas palavras. Só as vi agora, pois não recebo notificação de respostas a menos que sejam deixadas por usuários cadastrados. Creio que levou um tempo, pela mesma razão, para a sua resposta ser liberada.

        De qualquer forma, mesmo parecendo um pouco cabotino – pelos exagerados elogios – vou repercutir o seu relato no meu blog. Além de, como vc mesma diz, ser oportunidade rara em que vc se anima a comentar. Os demais merecem ver o seu comentário também porque traduz exatamente o que proponho no post: a dimensão histórica e o dialogo inter-geracional para a (re)construção da nacionalidade e o avanço do processo civilizatório no nosso país.

        Embora vc me considere jovem, creio que a minha “Ordem Constitucional” era essa que agora está em xeque. Foi sob o sistema de 88 que eu cresci, amadureci, votei pela primeira vez aos 16 e, finalmente, foi esse o sistema que eu estudei. Na faculdade e na vida.

        Sempre soubemos de suas muitas limitações. Mas nunca esperamos a sua completa subversão e corrupção. E, no que para mim é mais cruel, com a manutenção hipócrita das aparências. Seja pelas hienas, seja por pessoas probas que não arriscam a atitude corajosa que estes tempos pediriam.

        Se o coração do sistema já parou de bater, pode ser que ainda leve anos para que as máquinas que mantêm a aparência de vida sejam desligadas. Mas não tenho dúvida de que as rachaduras que esse estupro institucional deixa nas suas fundações trarão a sua superação mais cedo ou mais tarde.

        Espero que não leve tantos posts para podermos contar com as suas palavras novamente. De qualquer forma fico muito envaidecido de ver quanta atenção vc deu aos meus textos, captando a essência de cada um, que vc tão bem resume.

        Já falei isso em algum lugar. Mas, se encontrar o amálgama Temer/Cunha um dia, pode ser que, à la Wyllys, eu nele cuspa – nem que figurativamente. Mas depois disso eu o agradecerei por com sua vileza ter me empurrado para a escrita em um blog. Só assim pude organizar melhor meus pensamentos, trabalhar meus sentimentos sobre o momento atual e – principalmente – ter trocas tão ricas com o publico de primeira qualidade daqui.

        Mais uma vez obrigado.

  72. Um grande estadista não perderia

    Um grande estadista não perderia

    Já na época do julgamento-show-mensalão, divulgada pela grande mídia “livre” como a maior roubalheira da República, bem diante de todas as infinitas outras, conhecidas e muito e maiores, de há várias décadas, já dava para perceber as armas do inimigo, inclusive, o padrão de gente utilizado como o sisudo juiz Joaquim Barbosa que só agora sabemos de quem se trata graças as recentes revelações, comprovando a marca registrada de tudo que vem acontecendo até os dias de hoje, com cunhas por todos os lados bradando contra roubalheiras. Pasmem: são pretendentes a fazer um governo honesto. Demais para a inteligência de qualquer um.

    Logo depois surgem nas grandes capitais, incontroláveis e impunes seguidas badernas, jamais vistas. Ao mesmo tempo, entregam a Copa do Mundo num inexplicável vexame 7×1 para a Alemanha (desconhecia a trama por de trás do congelamento de nossos jogadores). 

    Diante de tantas tamanhas perturbações, a cada dia ia ficando muito evidente a poderosa força da turma de preto por detrás de tudo que vem acontecendo, revoltados com a Comissão da Verdade e outros programas objetivando esclarecer e divulgar os crimes hediondos dos tempos da ditadura militar. A essa altura, o Governo deveria ter tomado as devidas providências, empregando armas adequadas. Mas, fizeram tudo errado, enquanto a turma de preto ia se fortalecendo e ocupando estratégicas áreas, públicas e privadas.

    Diante do visível fracasso dos comandantes do Governo, em breve, as muralhas da fortaleza serão derrubadas com a invasão das hostes, tendo bem à frente, grandes vergonhas padrão Cunha, Temer, Renan Calheiro, Gilmar Mendes, Moro e outros de nossa debilitada democracia. E, bem a luz do dia, o povão segue abestalhado aplaudindo tudo. Desse jeito, não sobrará nada de Dilma, Lula e do PT. Muito pior, o Brasil será destroçado. Acreditem.

    Diante disso, resta ao Governo bater em vergonhosa retirada, entregando tudo sem reação alguma para salvar a pele com um mínimo de dignidade (a grande mídia “livre” se encarregaria dessa sujeira, com toda a competência). Ou ainda, continuar tentando combater à sombra, sem se cansar, sem estratégia, acabando por perder tudo, vergonhosamente, para a desgraça do Brasil e de nosso povo.

    Ou então, como esperado de grandes comandantes acuados, mas ainda vivos e dispostos a sacrificar a própria vida, se necessário, reunindo todas as forças que ainda restam planejando investir com armas adequadas, em batalha do tipo tudo ou nada. Assim mesmo.

    Dentre as poderosas armas disponíveis, está a conscientização dos trabalhadores sobre os processos envolvendo privatizações, dos seus siderais prejuízos causados ao Brasil, causados aos trabalhadores, ao povo em geral, à indústria e ao comércio, em variados aspectos, tipos e naturezas, começando pelas consequências dos gigantescos desempregos e falências que virão, se a turma de preto invadir a fortaleza.  Essa pronta conscientização bombástica das massas e das nacionalistas elites, teria que ser em seguidos programas de TV, em horário nobre. Se bem planejados e divulgados a tempo – o quanto antes – por certo que farão grandes estragos nas linhas inimigas. Farão grandes diferença a favor do Brasil e a favor governo Dilma/PT. Um grande estadista não perderia.

    1. Nossa mae.
      Dolar cai

      Nossa mae.

      Dolar cai 1%??

      Moeda americana DESAAAAABA!!

      As verdinhas do Tio Sam DERREEEEEETEM!!

      O Real volta a brilhar no concerto mundial das moedas de reserva!!

      Tudo à simples menção do nome de Dom Sebastião, digo, GRAO-MESTRE TEMER.

      À naçao abençoada o rei-santo retorna.

      Gloria!! ¬¬

      ¬¬

      1. Ufanismo rastaquera!

        Não seja ufanista e muito menos ignoranate!

        Diferentemente do que escreveu o Nassif, o dólar deve cair e a bolsa deve subir.

        O resto é opinião de torcedores fanáticos que não vale absolutamente picas! 

        1. Registrem-se

          Ernesto,

          Atendendo ao seu pedido fiz comentario ao post a que se refere.

          Veja la, meu caro.

          Abraço

          E registre-se no GGN para que eu seja notificado dos seus comentarios. Poderia ter perdido este e o seu pedido. Pedido que acabou originando um post para o meu proprio blog. Aqui eh web2.0. O conteudo depende de vcs tb. Ajudem!

  73. Alguém está realmente

    Alguém está realmente preocupado com o governo Temer?

    O cara passa o dia inteiro cantarolando “tá tranquilo, tá favorável”.

    A única coisa a se debater neste momento é o futuro da esquerda no Brasil. É inútil ficar discutindo os problemas que a direita terá para governar. Tudo o que der errado no governo Temer, ele vai culpar a herança maldita de Dilma. E a imprensa repetirá o mantra em uníssono. Alguém duvida?

  74. Novo País
    REFORMA DO ESTADO

    A votação pelo impeachment da Presidente Dilma Rousseff, no domingo 17 de abril de 2016, demonstrou, acima de uma série de mazelas, a urgente necessidade de uma profunda Reforma do Estado Brasileiro.
    Os largos passos dos progressos científico, tecnológico, econômico, em áreas como da saúde, da energia, das comunicações, dos transportes e outros inúmeros campos da ação humana, não encontraram correspondência no desenvolvimento social, onde se insere a organização da sociedade, cujo Estado é a própria expressão.
    Não precisaríamos ir mais longe do que a verificação estatística mostrando que 75% da população brasileira não está representada em quaisquer dos “Poderes da República”. Mas é ainda tão ou mais grave a observação que um mínimo avanço na condição laboral da empregada doméstica faz ativar uma explosão escravagista. Situação esta que é verificada em vários municípios, com réus do crime de manter pessoas em condições análogas a de escravo no atual Congresso Nacional.
    Não gostaria de tergiversar tratando apenas da composição do Poder Legislativo, pois também tenho críticas ao Executivo e ao Judiciário. Mas assistir réus de crimes fiscais e financeiros, conhecidos e comprovados usurpadores de bens públicos, votarem “contra a corrupção” com a maior desfaçatez me faz pensar que nem é mais um “caso de polícia” mas um caso para psicólogos e psiquiatras, “um caso de distúrbio mental”.
    O denominado Estado Moderno vai surgindo na Europa durante o século que antecede à chegada ao Brasil dos colonizadores europeus. Ele marca o fim do “Estado” feudal e traz, além da nova organização das sociedades, novos conceitos econômicos – mercantilismo – e nas condições sociais – escravidão racial. Estes Estados vão se modificando e, com as Revoluções Americana e Francesa (século XVIII), ganham nova estrutura de representação e de poder. É este Estado, de mais de dois séculos de existência, que nos cabe agora rever.
    O primeiro passo, que ouso propor, para a Reforma do Estado é que se dê com a mais ampla e abrangente discussão em todos os núcleos sociais, mesmo minimamente organizados. Óbvio que os partidos políticos, sindicatos, associações profissionais e movimentos sociais seriam chamados; mas os clubes, civis e militares, as academias, as universidades, os movimentos reivindicativos, grupos de defesa ou de interesses de questões locais ou restritas, associações de bairros, de comunidades, todos enfim seriam motivados e chamados a participar.
    E, não tenho dúvida, mesmo com as possíveis ressalvas acadêmicas ou das teorias do Estado, chegaríamos a um Projeto de Nação mais compatível com o nosso País, nossa realidade geoeconômica e da plural composição da sociedade brasileira.
    Não vejo para este debate qualquer restrição, mas lembro um ensinamento do pensador espanhol, Ortega y Gasset, em sua obra de 1930, Missão da Universidade: busque-se no estrangeiro informação, nunca um modelo.
    Como uma provocação pergunto: por que três poderes, harmônicos e independentes, se efetivamente os temos cinco com capacidade e real interferência nos demais?
    É claro que aqueles que se locupletam com a situação vigente estarão em oposição à Reforma. E, como de costume, a ignorância e a má fé de outros lhes farão eco. Mas a absoluta, quase a totalidade da Nação estará a favor desta indispensável Reforma do Estado para a construção do Brasil Soberano e Justo.
    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado.

  75. Parlamentarismo enrustido

    É tanta hipocrisia! Fingimento que há uma defesa… Oras, de antemão sabe-se os votos de cada lado, determinadas bancadas vão votar em peso pelo impeachment, outras bancadas serão contrárias. Ninguém atenta de fato aos motivos. É tudo político! Os indecisos, estes verão que lado pode oferecer mais vantagens. Isso não é presidencialismo, é muito mais próximo de um parlamentarismo. Seria necessário e obrigatório outra instância, o judiciário, analisar se existe base legal. Do jeito que está nenhum presidente ou governador eleito, sem maioria no congresso ou assembleias, terá estabilidade. Qualquer alegação estapafúrdia pode ser considerada como admissível de impeachment.

    1. Até que dá pra governar com a

      Até que dá pra governar com a minoria. Não dá é pra governar com a minoria da minoria (1/4 do Congresso). Não dá é pra governar achando que um poder (executivo) é maior e deve se impor sobre os outros, não numa democracia.  

  76. Golpe do Povo

    A Esquerda fala de Golpe como se Dilma estivesse caindo única e exclusivamente em função de ações de determinados grupos (Mídia, Oposição, Lavajato) ou pessoas (Cunha, Temer, Moro), e não realiza que quem está derrubando a Dilma é a própria população. Na votação de Domingo, com todo o Brasil assistindo, o deputado votou para o seu eleitorado, e se não fosse o voto aberto, o resultado seria totalmente diferente. Não enxergar isso é ignorar as maiores manifestações já vistas no Brasil, que de forma espontanea, pedem a saída da Presidente da República. É ignorar as pesquisas as quais todas apontam a maioria favorável ao impeachment. É ignorar a capacidade (mesmo que mínima) da população em identificar a responsabilidade do Governo na crise política e econômica atual. Claro que Cunha deu aquela força, mas a Casa do Povo, neste domingo, com boas e más intenções, fez nada mais do que a vontade do povo. 

    1. Gente é de uma miséria

      Gente é de uma miséria intelectual!

      Por acaso esses deputados foram eleitos apenas com os votos,da mulher,filhos,netos,amantes ..cachorros?

      Pelo menos você tentou ser criativo….e aboliu logo a palavra corrupção já que na real está nunca foi o problema e sim o combate a ela.

      Agora o que provoca risos mesmo,são aqueles:”cunha você é o proximo”,”tenho esperança no Brasil”,”Todo bandido tem que ir para cadeia”…Mas claro que só falam no nome do Lula…e não conseguem explicar qual é o critério da fila…de corruptos para serem presos.Penso se o Cunha já é reú,já tem um processo aberto no STF.O justo era ele ser o primeiro?

      Mas vai entendar a o pensamento médio coxinha.Sei que estou me divertindo pacas nas postagens desesperadas,dos colegas coxa para explicarem o inexplicável .

    2. No dia que pesquisa valer

      No dia que pesquisa valer alguma coisa, e que a internet chegar em 100% do território nacional vamos falar de internet e pesquisa, pois moro em BH vou em um sitio a cinquenta quilômetro da minha casa e o celular não funciona, imagina no resto do país.

  77. choque de realidade

    durante a votação do impeachment a farsa dantesca encenada no teatro de horrores da Câmara gerou um choque de realidade no Brasil. com os “amigos dos amigos” celebrando com certeza de impunidade o voto na “famiglia”, ainda há dúvida sobre a falência institucional e o fracasso deste modelo de representação política?

    apenas 73 Deputados se elegeram com votos próprios, os demais 440 devem seu mandato ao quociente eleitoral e o quociente partidário, tendo compromisso unicamente com a fisiologia. (1)

    o impeachment votado por uma Câmara presidida por Eduardo Cunha, é o epitáfio de nossa frágil, limitada e insuficiente Democracia. é intolerável que isto tenha acontecido.

    ao autorizar esta votação, o STF passou o atestado de óbito da Justiça brasileira. um Judiciário venal, seletivo, corporativo e classista. é intolerável que isto tenha acontecido.

    também o Executivo continua inerte. sem ação ou sequer reação. enquanto o Povo sem Medo persiste lutando e fazendo ecoar o “Não Vai Ter Golpe!”, o governo de Dilma parece já ter se resignado em sair do Planalto escorraçado. é intolerável que isto esteja acontecendo.

    já é consenso até na mídia conservadora internacional que há um golpe em curso no Brasil para abafar as investigações de corrupção da classe política e dos grandes empresários.

    num jogo sujo com regras sujas, a banca sempre vence… é claro que este processo não pode acabar bem. é claro que uma situação tão radical exige uma solução também radical.

    quantos mais choques de realidade serão necessários?

    (1) https://jornalggn.com.br/noticia/votacao-do-impeachment-revelou-fatos-desconhecidos-sobre-a-camara

    .

    1. “Remus”

      Irmao Remus,

      Coincidimos no diagnostico, divergimos na resposta talvez

      Acho que tem que haver mobilizaçao sim. Ate mesmo ao nivel de desobediencia civil de um governo ilegal e ilegitimo.

      Mas pararia ai,  à la Gandhi.

      Ate onde vc acha que devemos ir?

      Sobre nossa coincidencia de diagnostico, leia a minha troca com a leitora Maria ai embaixo neste msm post – que me tocou inclusive.

      PS: nao me da ouvido, mas peço de novo: cadastre-se. Crie um email ficticio so pra isso, se for o caso. Mas se cadastre!

      ************

      Recados (2): de Maria Montes para ‘Romulus’

       

      ROMULUSQUA, 20/04/2016 – 12:43ATUALIZADO EM 20/04/2016 – 13:40

      Pela segunda vez reproduzo no blog uma das ricas trocas que ele me possibilitou. Dessa vez o post que suscitou a troca foi o principal de ontem: “Reflexão sobre a coletiva de Dilma: o “Novo” enterrará o “Velho”?“. Entendo que o texto possa provocar reações, pois em mim mesmo ele as produziu.

      É um chavão de quem escreve, mas no meu caso é totalmente verdade. Embora tudo que eu escrevi aqui até agora seja engajado e vise à produção – sem nenhuma grande pretensão, evidentemente – de efeito na realidade, é certo que primeiro eu escrevo para mim mesmo. E o resultado também me afeta.

      Esse texto em particular tem um peso. Mas não sou eu quem carrega a mão. O que realmente pesa são as circunstâncias que o motivam e as conclusões a que conduz. Além, é claro, de tocar a tragédia humana – em sua dimensão individual e coletiva. O agora e o intertemporal.

      É em vista dessas dimensões que o comentário dessa leitora especial me tocou em particular. Creio que o texto a tocou de forma semelhante a que tocou a mim, embora nossas vivências sejam tão distintas.

      Ao comentário de Maria Montes:

      *************

      “Dilma e o golpe”

      Prezado Romulus

       Lia seus posts ocasionalmente no GGN e depois, à medida que se tornavam mais frequentes, fui atrás de você no twitter. Para meu espanto, constatei o quanto você é jovem. E naturalmente espantei-me mais ainda com sua clareza de visão da política, a abrangência dela, sua rapidez de raciocínio, a sutil erudição que sustenta sua ironia. E rendi-me em admiração e respeito à coragem de sua decisão de usar tudo isso como arma de luta pela nossa frágil democracia, mesmo estando tão longe. Sou leitora diária do GGN e muitas vezes não concordo com os comentários, às vezes nem mesmo com as criteriosas análises do Nassif, mas poupo-me de entrar nos debates. Sou de outra geração, vivi 64 na carne e depois de lecionar por mais de 30 anos (15 deles dedicados à Ciência Política e outros 7 à Antropologia, passando, entrementes, por estágios europeus e americanos dedicados à Filosofia e à Sociologia), cansei-me de  tentar explicar coisas difíceis que seriam longas de se entender, como sempre fiz para meus alunos. Pois você não (é natural…), e o faz de forma brilhante. Os elementos geopolíticos da crise, a impecável análise do emaranhado institucional para o qual caminhamos com a fusão partidária de Legislativo e Executivo, a aterrorizante compreensão das armadilhas que podem blindar o golpe no day after, o “sorriso da Mona Lisa” que descreve tão bem o enigma do papel das Forças Armadas… Maquiavel na veia,  somado à sustentação sólida do seu saber jurídico. Mesmo com tudo isso, não me animava a comentar seus posts brilhantíssimos. Hoje, porém, não resisto a demonstrar-lhe minha admiração e gratidão por sua análise sobre o significado do discurso heroico de Dilma Rousseff, às vésperas de entregar-se mais uma vez ao sacrifício. Com ele poderiam esvanecer no ar também a esperança e os sonhos de toda uma geração, que é dela e minha, e que participou com convicção e alegria da construção dessa sociedade menos desigual e mais justa que começamos a vislumbrar a partir do primeiro governo de um novo e admirável Príncipe chamado Luis Inácio, agora correndo o risco fatal de vir a desaparecer . Mas eis que você recoloca o discurso da Presidenta em sua verdadeira dimensão, para além da “eficácia” política imediata (tão fácil pensar na “conquista e manutenção do poder” como único objeto da política, e assim culpar a vítima pelos seus “erros”, poupando os algozes, ainda que Maquiavel nos tenha ensinado tanto sobre a honra que nem sempre acompanha o poder…).É certo que esse discurso de retidão e coragem deva ser tomado como legado às gerações futuras. É uma forma de dar continuidade à esperança, na compreensão de que a luta de tantas gerações passadas não foi em vão e que, por mais longa que seja, deverá permanecer na ação dos jovens de hoje, como dever e honra indeclináveis da conquista da dignidade humana. É pela sua generosa perspicácia de compreender tudo isso e traduzi-lo para os que virão, que hoje eu agradeço a você, Romulus, e a todos os que hoje não esmorecem no combate. Não haverá golpe (mesmo que ele já tenha sido dado), Já há (e continuará a haver) luta. Obrigada, meu jovem  amigo.

      *************

      Resposta de ‘Romulus’:

      Cara Maria,

      Fiquei bastante tocado com as suas palavras. Só as vi agora, pois não recebo notificação de respostas a menos que sejam deixadas por usuários cadastrados. Creio que levou um tempo, pela mesma razão, para a sua resposta ser liberada.

      De qualquer forma, mesmo parecendo um pouco cabotino – pelos exagerados elogios – vou repercutir o seu relato no meu blog. Como vc mesma diz, é oportunidade rara em que vc se anima a comentar. Vamos aproveitá-la. Os demais merecem ver o seu comentário, porque traduz exatamente o que proponho no post: a dimensão histórica e o dialogo inter-geracional para a (re)construção da nacionalidade e o avanço do processo civilizatório no nosso país.

      Embora vc me considere jovem, creio que a minha “Ordem Constitucional” era também essa que agora está em xeque. Foi sob o sistema de 88 que eu cresci, amadureci, votei pela primeira vez aos 16 e, finalmente, foi esse o sistema que eu estudei. Na faculdade e na vida.

      Sempre soubemos de suas muitas limitações. Mas nunca esperamos a sua completa subversão e corrupção. E, no que para mim é mais cruel, com a manutenção hipócrita das aparências. Seja pelas hienas, seja por pessoas probas que não arriscam a atitude corajosa que estes tempos pediriam.

      Se o coração do sistema já parou de bater, pode ser que ainda leve anos para que as máquinas que mantêm a aparência de vida sejam desligadas. Mas não tenho dúvida de que as rachaduras que esse estupro institucional deixa nas suas fundações trarão a sua superação mais cedo ou mais tarde.

      Espero que não leve tantos posts para podermos contar com as suas palavras novamente. De qualquer forma fico muito envaidecido de ver quanta atenção vc deu aos meus textos, captando a essência de cada um, que vc tão bem resume.

      Já falei isso em algum lugar. Mas, se encontrar o amálgama Temer/Cunha um dia, pode ser que, à la Wyllys, eu nele cuspa – nem que figurativamente. Mas depois disso eu o agradecerei por, com sua vileza, ter me empurrado para a escrita em um blog. Só assim pude organizar melhor meus pensamentos, trabalhar meus sentimentos sobre o momento atual e – principalmente – ter trocas tão ricas com o publico de primeira qualidade daqui.

      Mais uma vez obrigado.

  78. Ninguém do Sim votou pelo

    Ninguém do Sim votou pelo Joaquim e pelo Manoel – isto apesar de anos e anos a entreter os brasileiros. Com certeza porque eles são contra a farsa que se passou na Câmara e como português, então, estou contente com a posição deles. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador