Atualizado: O xadrez do piriri da bailarina

Atualizado às 09:40

O quadro do impeachment parece quase consumado. O quase atrapalha o golpe. E, em um país em que o presidente da Câmara toma a decisão monocrática de barrar o impeachment e, antes de terminar o dia, volta atrás, tudo é possível.

Há as seguintes contra-forças se formando, crescendo, mas ainda insuficientes para reverter o processo.

1. O cenário econômico

Departamentos econômicos já identificaram potencial de crescimento no país. O país cresce abaixo do chamado PIB potencial. Isso é decorrência de um superdimensionamento da crise por parte dos empresários. Com um mínimo de previsibilidade, o país retoma o crescimento, primeiro pela recuperação dos ativos, segundo pelo uso da capacidade ociosa das empresas.

Essa recuperação poderá ser puxada pela redução da inflação, à qual se seguirá uma queda de juros. Economistas bem situados estão apostando em taxa Selic abaixo de 10% no próximo ano.

Mesmo assim, será uma recuperação em bases tímidas, devido à perda de dinamismo da economia internacional.

O fator previsibilidade pesará no desfecho da tentativa de impeachment de Dilma. Mas, no momento, nenhuma das duas saídas possíveis – governo com Temer ou a volta do governo para Dilma – parece acenar com estabilidade.

2.  A governabilidade com Temer.

Fantasia são as utopias criadas em torno de algo que nunca foi. É como a bailarina de Chico. Todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina, e tem piriri, tem lombriga, tem ameba: só a bailarina que não tem

Até agora, o governo Temer era a bailarina da música, perfeito porque inexistente. Na medida em que começa a ganhar corpo, o que se vê é um noivo um tanto problemático, com muita pereba e remela no nariz. 

O impedimento de Eduardo Cunha significou a perda do maior articulador de que Temer dispunha. As dificuldades para a montagem do Ministério, os dilemas entre o clientelismo e o nunca visto Ministério de notáveis, os passos em falso, os recuos, são prenúncios óbvios dos tropeços que aguardam um eventual governo Temer.

Além disso, a Lava Jato prosseguirá no seu encalço. Será quase impossível que Temer saia incólume das investigações em curso. Se assume, dificilmente chegará inteiro a 2018.

3. A governabilidade com Dilma

Há duas verdades cristalinas: a primeira, que o impeachment é golpe; a segunda, é que não haverá a menor chance para a governabilidade no modelo Dilma de gestão.

O impeachment perderia força definitivamente no âmbito de um pacto negociado, no qual a presidente abrisse mão de poder, permitindo a montagem de um arco amplo de aliança tocado por um Ministério efetivamente de notáveis.

Se a presidente conseguisse avançar nessa direção, aumentaria as chances de reversão do impeachment, porque há outras forças caminhando nessa direção.

4. O enfraquecimento dos álibis de consciência.

Trata-se das desculpas que o sujeito levanta para justificar um ato ilegítimo. No plano político, a mais conhecida é a desculpa de que se implantou a ditadura para preservar a democracia.

Especialmente no meio jurídico começa a se formar consenso sobre o estupro da Constituição com o processo de impeachment. As exaustivas sessões na Câmara e no Senado expuseram de forma ampla a precariedade dos argumentos levantados, o excesso de argumentos tentando contornar a falta de consistência das acusações centrais. E, principalmente, a extraordinária desproporção entre as supostas infrações e o tamanho da pena aplicada, que desmoraliza completamente a democracia brasileira.

Gradativamente, o fator Dilma – e seus erros – saem de cena para a discussão focar no fundamental: os significados do impeachment para a democracia brasileira. E aí o quadro torna-se desmoralizante.

O fator Congresso – o espetáculo dantesco da turba de parlamentares berrando SIM entrou definitivamente para os anais da história política do país. Não apenas pela selvageria do momento, mas por deixar claro o perfil dos beneficiários da queda de Dilma.

O fator Janaína – o pocket-show de Janaina Paschoal no Senado reforçou a ideia da precariedade dos argumentos em defesa do impeachment e do nível dos principais proponentes.

O fator internacional – Juristas do mundo inteiro estão tomando consciência e denunciando o golpe, assim como a própria mídia internacional. Nesse sentido, os alertas do ex-Ministro Joaquim Barbosa sobre os riscos para a imagem institucional do país foram relevantes. Não é apenas a imagem do Brasil que está em jogo, mas especialmente do Supremo, guardião da Constituição.

Ontem, a visita do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Supremo expôs mais uma vez os riscos de imagem que correm o país e o próprio STF, se permitir atropelar os ritos previstos para o impeachment.

5. O fator Supremo e PGR

Há uma tentativa em curso de reverter o impeachment no STF (Supremo Tribunal Federal). Para um bom número de Ministros ficou claro a temeridade de ter permitido que o impeachment caminhasse da maneira como andou, colocando o país nas mãos de um agrupamento de deputados liderados por um gângster político.

O caminho para barrar essa aventura seria através da interpretação da Lei do Impeachment, de 1950, e das deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Pode-se vetar o impeachment na forma – por ter desobedecido às condições definidas em lei e pela Corte, para os processos de impeachment. E também no conteúdo, entrando-se no mérito do que foi imputado a Dilma como crime de responsabilidade.

Trata-se de uma estratégia complexa que passa, primeiro, pelo convencimento da maioria dos membros do STF. Além disso, os processos internos sempre estarão sujeitos às manobras de outros Ministros – como o de pedir vistas indefinidamente.

Não se pode ignorar, por outro lado, o protagonismo cada vez mais radicalizado do Ministério Público Federal. Com exceção provável de Aécio Neves, o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot ampliará seus tiros em cima de todos os políticos relevantes do PT – incluindo a presidente e Lula – e do PMDB – incluindo Renan e Temer.

Mesmo assim, é possível que os Ministros legalistas do Supremo ousem a última tentativa de impedir o golpe nos próximos dias.

6. A ante-sala da repressão

À esta altura do campeonato, nenhum Ministro do STF poderá futuramente alegar desconhecimento sobre as consequências desse processo de impeachment.

Extinção do PT e fim de Lula – é uma agenda nitidamente exercitada pela Parocuradoria Geral da República. No período Lula, seu maior feito não foi a inclusão de 45 milhões de pessoas no mercado, mas a pax social representada pela incorporação dos movimentos sociais ao mercado político, civilizando e democratizando as demandas sociais. Ao implodir com o PT e, principalmente, com Lula, devolve-se os movimentos sociais à clandestinidade alimentada pelo desalento com a democracia. Joga-se fora o maior ativo político de que o país poderia dispor para garantir o pacto social: Lula. A consequência óbvia será o acirramento das manifestações de rua, em um crescendo que poderá conduzir ao impasse político.

A onda autoritária – há dois movimentos nítidos em curso. De um lado, a perda de controle total sobre as ações do MInistério Público e da Polícia Federal. O sinal mais evidente será a tentativa de criminalizar qualquer crítica às operações – que se multiplicarão daqui para frente. Do outro, a reação contra os movimentos populares, que será comandado a ferro e fogo pelo Ministério da Justiça, sob Alexandre Morais, e pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) devolvendo os militares ao centro político do país. Tudo isto sob a égide de um governo impopular que já entra enfraquecido pelas próprias ações decorrentes da Lava Jato.

A confluência desses dois movimentos não permite vislumbrar um cenário otimista pela frente. Cada dia de confronto será uma peça a mais colocada no tabuleiro do poder militar.

7. Resultantes

Muita água ainda vai rolar, muita crise política vai acontecer. Pelas dificuldades em se consolidar tanto um eventual governo Temer como um governo Dilma, o que se pode apostar – neste momento, saliente-se – é um recrudescimento da crise política e um desfecho que poderá antecipar as eleições gerais.

Luis Nassif

129 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A questão do Brasil é simples
    Latrina do mundo civilizado ou não, esta é a escolha. Cada vez mais o golpe se torna aviltante, perante todas as mentes conscientes e isentas do mundo. Não existe complexidade nenhuma para o STF e nem ministro nenhum vai sentar em cima de nada, porque quem está sentada na presidência é Dilma. A hora é de decisão, seja para salvar o país ou jogá-lo na lixeira. Talvez esteja na hora do STF tentar juntar seus cacos, colar do jeito que for possível e, mesmo sem recuperar o valor original, compor a decoração da nossa democracia mambembe.

  2. A “amarelada” do Maranhão

    A “amarelada” do Maranhão tem, ao meu ver, apenas uma interpretação: seu mentor Cunha conseguiu costurar um acordo com os golpistas para que estes atenuem sua pena e, principalmente, livrem sua mulher e filha da cana.

    1. Você acha que em algumas

      Você acha que em algumas horas iam costurar um acordo deses? Isso já foi combinado antes do afastamento do Cunha. Observe que ele está quietinho no seu canto desde então,  não ameaçou ninguém, o que nunca foi seu estilo. O Maranhão fez isso por conta própria, jogou pra sua galera. Seu eleitorado no estado natal votou massivamente em Dilma na última eleição.

      É até provável que a questão do afastamento do Cunha já estivesse combinada desde o início.

  3. Brasil – filme entre o terror e a chanchada

    >>> Brasil – filme entre o terror e a chanchada <<<

     

     ROMULUS____TER, 10/05/2016 – 02:40ATUALIZADO EM 10/05/2016 – 02:44

    Turistas apenas?

    * * *

    Estava pensando em escrever algo sobre o vai-e-vem de ontem, mas nem sei se vale a pena.

    Ia fazer uma leitura estratégica do que aconteceu e depois des-aconteceu.

    Mas não me animo muito.

    Pode ser que quando as pessoas acordem no Brasil e leiam o que escrevi já nada mais valha.

    * * *

    Isso me lembra o trailer do filme de terror americano “Turistas”, de 2006, que se passa no Brasil.

    Na época em que vi esse trailer fiquei ofendidíssimo com que o aparece escrito durante a projeção (tradução livre):

    “Numa terra em que tudo é permitido…

    Qualquer coisa pode acontecer”

    O quê?

    Eu fiquei ofendido com isso?

    Fala sério!

    Devo ser suscetível demais…

    Os gringos foram é muito gentis!

    Fosse o filme gravado hoje em dia, haveria certamente uma atualização desse texto. LEIA MAIS »

  4. È… tá meio esculhambado

    È… tá meio esculhambado demais. a impressão que dá é que essa turma de BSB acha que o país começa e acaba ali. Não dá pra acreditar que essa turma, Câmara, Senado, STF, MPF, tenha noção do tamanho do Brasil e, mais que somos 200 milhões de habitantes e não apenas  algumas centenas de coleguinhas que vivem de torrar dinheiro do trabalhador brasileiro. o Brasil deles é a TV. não ouve não vê, não sente e não cobra. Queria ver esse bando de vagabundo tendo que armar esses trambiques no centro do RJ ou de SP. em uma semana viravam gente. A esculhambação bateu recorde e o menos culpado é o tal de waldir Maranhão que, pelo nível da bandidagem envolvida nesse golpe deve  ter sido até ameaçado de morte ou filhos, parentes, etc,,,, Da mesma forma que qdo mataram o Eduardo campos, fingiram que não aconteceu nada, esse deputado baixo clero, vai morrer com o motivo que o fez mudar de ideia tão radicalmente, em tão pouco tempo. òbvio que foi ameaçado e não foi só de expulsão de partido, não. Mas, como nossas instituições sabem muito bem a quem estão entregando o país, preferem deixar prá lá e tentar ficar bem com a bandidagem. Nojento o que estamos assistindo. Dilma, realmente deve estar enlouquecendo esses porcos todos. Enfim, vamos lutar que venha o governo dos porcos.

  5. ?

    A Presidenta é a única vítima dessa “maracutaia” que tem como partícipes a câmara federal, o senado federal, o supremo tribunal federal, o ministério público federal, e magistrados “periféricos” e seus interesses.

    Durante o dia uma notícia (a anulação do processo de “impichim” da presidenta da república) e, agora, diz-se que maranhão voltou atrás do que decidiu sobre essa anulação (parte do texto: (…) e, antes de terminar o dia, volta atrás, tudo é possível.).

    Que país é esse? Que “esculhambação” é essa dentro das “entranhas” do poder de representtividade da vontade do povo?

    Nós temos que aturar, suportar essa “vergonha”, não apenas a nível nacional, assim como, perante os organismos e países estrangeiros?

    Em que querem nos transformar?

    Somos “bonecos mamulengos” manipulados de acordo com os interesses desses que aí estão, pagos com o nosso dinheiro ou de acordo com a vontade de empresários da mídia?

    Os representantes de nossas institiuições querem, apenas receber “dindin” sem atender as necessidades dos cidadãos ou obedecer os ditames do nosso ordenamento jurídico?

    Esse país tem que criar vergonha!

    Estou cansada! Gostaria dizer, pedindo desculpas antecipadas, diante desse quadro nojento, que este país (“de merda”, como disse um terrorista do EI) se f..a!

    Não cultuo nenhum deus, não sigo, nem professo qualquer religião, mas, imagino se, por algum acaso, existisse um “deus vingativo” como o do antigo testamento eu gostaria que esivesse aqui e agora!

    Tá faltando “esse, e só esse”!

     

  6. De notáveis e não notáveis

    “O impeachment perderia força definitivamente no âmbito de um pacto negociado, no qual a presidente abrisse mão de poder, permitindo a montagem de um arco amplo de aliança tocado por um Ministério efetivamente de notáveis.”

    Pensei nisso ontem, ênfase nos nótáveis, durante o nó causado pelo Waldir Maranhão, que hoje parece definitivamente  desatado, o que é pior, pelo próprio.

    Mas o nó do “ponto de virada” ao renovado protagonismo permanece: como, dentro dos contornos do círculo institucional, re-legitimar Dilma em tão escasso tempo? Resposta: de novo, STF.

    Só que aí seria pra comprar briga, briga da grossa, e com todo mundo. Semelhante em causa e efeitos à atitude do vice da Câmara (mas não como simulacro, né?, que, pelo recuo à menor pressão, mais do que cheirou à jogada do Cunha, mesmo).

    O que me leva ao 4o. item do xadrez: contra a imensa tropa de “álibis da consciência”, despontar, dar retaguarda e fazer avançar no tabuleiro (em duas palavras, desacovardar e empoderar) aqueles do Supremo com pura e simples consciência. 

     

     

     

  7. “Vistas”

    Se alguém pedir “vistas”, faça-se cumprir o prazo legal de 2 sessões. Não devolveu, ande sem ele.

    A porcaria nao é toda eletronica no supremo?

  8. Mais embaixo

    Dado o Congresso que aí está, só alguém com o perfil de Temer pode ter alguma esperança (não mais do que isso) de se aguentar em pé por algum tempo e fazer algo que lembre remotamente a ideia de um governo. A volta de Dilma seria simplesmente a continuação do mesmo pesadelo que estamos vivendo hoje, com o país paralisado. Ela não precisaria esperar uma “volta” (que não vai acontecer, NÃO VAI acontecer, dá para acordar e entender?) para propor algo maior, elevar-se um pouco acima desse lamaçal. Ela não quer, ou não pode, ou não quer nem pode, sei lá. 

    Lula só fez uma escolha pior que a do Ayres Britto: a de Dilma Rousseff. Ela conseguiu o milagre de transformar Michel Temer numa alternativa palatável. Não tem a menor condição de estar à frente de um governo. Patética.

    O episódio envolvendo Flávio Dino, José Eduardo Cardozo e o “interino” Maranhão dá bem uma ideia da profundidade do poço de que teremos que sair. Patetas.

    1. Engraçado…

      É engraçado como as pessoas conseguem facilmente inverter os valores pra aderir ao mandante do crime e torná-lo um salvador da pátria. O mandante dá todas as condições pro pistoleiro organizar a quadrilha, tramar, executar o crime, cavar, enterrar a vítima no poço-cova e sair impune, ou melhor, glorificado nos braços da torcida, ou melhor, da turba, letrada e iletrada, e…

      Não, João, não dá, não pra dormir nem desentender essa inversão, muito menos essa aderência cúmplice e não menos criminosa de sua parte.

      É que talvez, como o Nassif disse acima e eu abaixo, seja mais fácil justificar-se com os álibis da consciência do que com a consciência pura e simples, né?

  9. Não, a politica brasileira não é para principiantes

    Bom, fui dormir ontem com a noticia ainda da anulação do impedimento golpista na Câmara. No jantar, ainda tive que explicar para os meus o que estava acontecendo e eles com uma cara de “como isso é possivel”. E hoje vou ter que dizer que volta tudo onde estava ?

    Realmente esse “xadrez” virou o piriri do saci com venda nos olhos! sobra cacos para todos os lados.

    Ontem também os jornais franceses deram a noticia da anulação do golpe. So estou aqui imaginando o que vão dizer hoje nas redações sobre esse banzé na politica brasileira. PQP, os brasileiros tinham razão, o Brasil não é um Pais sério.

    “A montagem de um arco amplo de aliança tocado por um Ministério efetivamente de notáveis”. Acho que essa seria hoje a unica forma de Dilma ir até o fim, cedendo um pouco. Isso, se o MPF e PGR deixarem Dilma e articuladores montarem um governo de notaveis e poderem enfim governar.

    E la vamos nos, para mais um dia de vai não vai.

    1. Pensando aqui…

      … numa estratégia para desmoralizar o governo Temer logo de cara, seria nomear amanhã 32 notáveis juristas para os 32 ministérios, publicando no Diário Oficial da quinta feira, dia de sua descida da rampa. Poderia inclusive descer a rampa com todos eles. Seria uma imagem marcante, inclusive internacionalmente, para colar o golpe na testa do Temer e aliados do consórcio PMDB-PSDB.

  10. xadrez?!?

    é um xadrez diferente… sendo jogado por 5 crianças em 7 times diferentes, com o triplo das peças – sendo que foram adicionados carrinhos, figurinhas e dinossauros –  com pique e tudo o mais que consigam inventar no meio do caminho.

    não dá. quando saiu a noticia, comentei que isso dava para trás. à luz de intuição? não. roleta!

    não dá para saber mais nada em um país assim.

    o cara atende recurso. bem ou mal, respondeu porque provocado. depois revoga… de onde?! que interessa?!

     

  11. Hacuna matata

    Após todos estes anos de governos petistas, acentuou-se no país a presença das empresas familiares pequenas e médias. Grandes empresas, em geral multinacionais, venderam, encerraram ou fundiram seus negócios a grupos maiores desde 2003. Hoje no país predomina a empresa familiar média, administrada pelo próprio sócio, com foco nas atividades comerciais. Não há que se falar em previsibilidade nestes ambientes. O máximo que existe em termos de informação sobre economia para estes empresários é quando o sócio assiste o Sardemberg antes de ir dormir ou quando lê alguma publicação, normalmente tendenciosa, impressa pelo sindicato patronal. Não há planejamento financeiro, nem controladoria, nem orçamento, nem fluxo de caixa projetado. As contabilidades destas empresas são em geral terceirizadas para cumprir obrigações legais e pela mixaria que o sócio paga pela feitura de sua contabilidade o sócio busca suprir necessidades mais complexas com funcionários médios destes provedores. Meros contadores bitolados, por assim dizer. De resto o estilo que prevalece é o estilo de administração de boteco. É comum o empresário acreditar que as vendas cresceram quando na verdade o que se fez foi apenas uma correção na lista de preços. Sobre custos, todos ficam à vontade para discutir, embora não façam a menor idéia da diferença entre custos e despesas, custos diretos ou indiretos, ou o que sejam gastos gerais de fabricação. Formam o preço por adivinhação ou baseados nos preços do concorrente. Nosso setor empresarial é medíocre assim como aqueles que o compõe. Não se pode esperar que enxerguem tendências econõmicas. Negociam por improviso.

    O possível governo Temer já demonstra desgaste, ainda na etapa inicial, a de negociar cargos e posições. Esta praga sempre existente de ter que comprar apoio tomou proporções assustadoras durante esses anos de relaxamento e incompetência petista. Temer herdará um organismo doente, contaminado, ainda recém saído da vida de prostíbulo que foram esses anos petistas. Mas, para voltarmos ao normal, temos que começar um dia. Assim como não se recupera drogados de repente, malandros, corruptos, ladrões e oportunistas não serão corrigidos do dia para a noite. Mas se ele ao menos permanecer limpo, terá moral para impôr a moral, apesar de seus registros no passado. Ainda assim, mesmo que venha a falhar parcialmente em seu trabalho, penso que ainda assim teremos uma Brasília melhor do que este chiqueiro patrocinado pelo PT.

    Classe política, mercado, povo (exceto o nordestino e alguns de inteligência menos favorecida), parceiros internacionais, agência de risco, investidores externos e internos, midia em geral (exceto os bolivarianos fanáticos), agentes financeiros, empresários e uma enorme parcela do funcionalismo público, não tem mais Dilma incluída em seus planos. Todos querem uma chance de renovação. Ademais, a insistentemente denominada midia golpista não se conformará com o retorno dela ao poder. Não importa o que proponha ou o que faça, continuarão combatendo-a com tenacidade. Se não cair pelo impeachment, cai pelo TSE. E se não cair por nenhum dos dois vai ser incriminada juntamente com Lula. Para o insuportável terror daqueles que insistem com sua permanência falta constatar que ela está definitivamente acabada. Resta apenas o método e o tempo necessários para que isso se concretize. Inclusive existe agora um novo componente: a classe parlamentar já se declarou contra ela. Não haverá mais chance para namoros (mormente por parte dela).

    Embora haja aqueles que não são práticos e que vão viver pelo resto de suas vidas alegando que o impeachment é golpe, que todos os golpistas serão julgados pela história, etc, etc, etc, esse assunto para o processo, já está superado. Petistas vão espernear, farão birra, gritarão palavras de ordem, ameaçarão com consequências tenebrosas, etc, mas, enquanto os cães ladram a caravana vai passar, escoltada pela corte suprema e acabou-se o papo. Quem quiser fazer papel de palhaço, como o AGU por exemplo, que o faça. Quanto à imagem do país, isto terá de ser reconstruído. Mas não me parece que o principal prejuízo advenha daqueles que desejam interromper um projeto criminoso de poder e sim daqueles que engendram artimanhas bizarras para fugir de processos, como a nomeação de Lula ao ministério ou o fiasco do vice presidente Maranhão com sua peça documental hilária, ditadorial e desprovida de legalidade. Podemos citar tambem a elaboração de orçamento negativo, pedaladas com fundos de dinheiro público e de bancos estatais, reajuste de benefícios em fim de mandato e a escandalosa compra da refinaria de Pasadena, só para começar.

    Não é de nosso interesse debater assuntos domésticos com órgãos estrangeiros, muito menos entrar em discussões filosóficas com entidades quaisquer que nem sabem que o país existe na maior parte do tempo e depois, quando se torna notícia, tentam buscar notoriedade bisbilhotando e palpitando nossa sociedade civil. Não há resquícios de arrependimento na fala dos ministros do STF. Estão absolutamente seguros de terem atendido perfeitamente aos ditames constitucionais e opinado dentro do mais estrito e correto critério jurídico. O que tem faltado, e que será assunto de futuro próximo, é a intensificação das investigações e o encarceramento de indivíduos pertencentes à mafia formada pelas hostes petistas, pelos seus movimentos subversivos e de seus agrupamentos ilegais em organismos que não fazem senão acender ideais que motivam indivíduos pela luta de classes.

    O que necessitamos em seguida é do macartismo. Existe muita gente ignorante neste país. A razão não os alcança. 

    1. Caramba, dificilmente se vê

      Caramba, dificilmente se vê tanta besteira destilada em um texto que prima pela verborragia.

      A primeira frase do último parágrafo é a pérola…

      Que salada mais desconexa, hein?

    2. Só asneira, cadê os Marinhos da rede Globo?

      O contra-ataque do governo é mortal, vai pegar os Marinhos da Rede Globo em cheio. 

      E o pessoal da Globo, malandro como são, não entraram nesta de cabeça porque quiseram, não tinham alternativa, foram pegos com a boca na botija, só lhes restou o esperneio, o recurso dos desesperados, que sabem que já perderam e tentam enganar a torcida, o Juiz  e a plateia, tipo o jogador do Audax, que sabendo das debilidades do time e dos seus jogadores, já no primeiro minuto desiste do jogo e vai para o teatro e a enganação, rolando chorando no chão fingindo um soco na cara, quando na realidade foi um empurrão na barriga. 

      Pedaladas fiscais não existem, transformar um pisão no dedinho mínimo do pé esquerdo em uma punhalada fatal no coração do Brasil é impossível. Ninguém é trouxa e a motivação por trás dos bandidos batedores de carteira do dinheiro do povo brasileiro, que querem fugir da prisão brilha como neon na testa dos golpistas.

      Por trás do golpe existe o que tem de pior na sociedade brasileira. Uns otários que estão entregando a soberania brasileira, as riquezas do país e a liberdade de sua população para agentes estrangeiros que malandramente perceberam que poderiam manobrar estes desesperados com migalhas de conhecimento, dinheiro e quem sabe, drogas.

      O desenho, a inteligência e o financiamento do Golpe, bem como a sua sofisticação não é coisa de brasileiro, assim o sobressalto dos formuladores a cada jaboticaba  que encontram. Não estão preparados para isto, seus modelos não levaram em consideração as idiossincrasias de um país continente como o nosso, assim, seus procedimentos fazem água o tempo todo, levando-os à truculência para sanar as falhas. A hipótese da coação física pessoal e a familiares é real e bem plausível. O Temer e o Maranhão devem estas sob forte pressão agora. Na verdade duvido que o Temer aguente, ele não precisa disto e a esta altura deve estar que nem o Audax aos 30 minutos do segundo tempo, onde os jogadores já não aguentavam nem ficar em pé, pedindo pelo amor de Deus para alguém  (o Juiz) acabar com o Golpe (o Jogo). Ele já não é mais um garotão, e sua saúde não irá resistir muito mais tempo na minha opinião (vejam como ele anda sumido).

      As instituições brasileiras começam a dar sinais de reação, são muitas e existem muitos patriotas entre nós que não querem ver o país destruído ou conflagrado.

      A Globo, por falta de planejamento e má gestão, foi obrigada a arriscar tudo e ser o instrumento principal do Golpe, não sobreviverá.

       

    3. Prezado, eu sou dos EUA. E

      Prezado, eu sou dos EUA. E por Deus todo poderoso, não recomende o ABSURDO que foi o macartismo para os brasileiros. Você têm qualquer noção do que você sugeriu?? O que diabos você está pensando, quer que os brasileiros passem pela mesma LAVAGEM CEREBRAL do macartismo e e sofram todas as consequências nefastas que isso implica?

      Voce deveria responder criminalmente por sugerir uma aberração dessas!

    4. prova incontestável

      Prezado, seu comentário é a prova mais provada do que alega: “Existe muita gente ignorante neste país. A razão não os alcança.”

    1. Estou colaborando contra o

      Estou colaborando contra o golpe com uma maneira inusitada .

      Hoje eu não farei fisioterapia (braços e pernas pós fraturas) .

      É o momento de todos fazerem a sua parte em defesa da democracia e contra o golpe .

       

  12. Traquinices do Cunha

    Um bobo da corte a mando da cafetão do Brasil (por muito pouco me esqueço de colocar a inicial maiúscula). Como tem gente se fartando do escárnio e das gargalhadas bestiais!

  13. Não  dá mais para ficar

    Não  dá mais para ficar discutindo este papo de pacto e de notáveis. Não é isso que está em discussão. O que está em discussão é se a democracia e,portanto,o resultado das urnas será respeitado.

    Golpistas e traidores da pátria devem ser tratados como em todos os lugares do mundo onde existe a democracia: Cana neles!

  14. Novas eleições gerais
    “o que se pode apostar – neste momento, saliente-se – é um recrudescimento da crise política e um desfecho que poderá antecipar as eleições gerais.” Realmente, novas eleições gerais é a única saída para a nossa democracia sair fortalecida e, claro, com reforma política antes. Democracia com mais democracia.

    1. Sem a dona Dilma na presidência não existe governabilidade

      Por pior que seja o atual governo, se a dona Dilma sair da cadeira, vai ser o caos e a guerra.

  15. NÃO SEI DIZER SE A POLITICA E

    NÃO SEI DIZER SE A POLITICA E AS INSTIUIÇÕES DEMOCRÁTICAS NO BRASIL É UMA SALADA OU UMA SOPA DE ENTULHOS..

    IMPOSSÍVEL DIAGNOSTICAR NAQUELES QUE PARTICIPAM DA POLÍTICA E DOS PODERES QUAISQUER INTENÇÕES REPUBLICANAS E FOCO NAS NECESSIDADES DO PAÍS E POR CONSEQUENCIA, NO POVO.

    OS ATORES DESSA TRAGICOMÉDIA SÃO CONDUZIDOS AOS SEUS PALCOS DE VÁRIAS FORMAS, SEJAM ELEITOS PELO VOTO UNIVERSAL, SEJAM CONDUZIDO PELOS PODERES, SEJAM CONSURSADOS (ALIÁS OUTRO CANCRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA QUE DEVERIA SER EXTINTO: CASTAS SÃO CRIADAS PELA QUASE TOTAL PROTEÇÃO AO EMPREGO, EM DETRIMENTO DA QUALIDADE FUNCIONAL OU MORAL E ISSO PORQUE SÃO CONCURSADOS ! ! ).

    DEPUTADOS, SENADORES, PRESIDENTES, GOVERNADORES, MINISTROS, JURISTAS, PROCURADORES, POLICIAIS, ETC.. TODOS REGIAMENTE REMUNERADOS PELO POVO E PELAS EMPRESAS PRIVADAS ATRAVÉS DOS IMPOSTOS.

    MAS SALVO POSSÍVEIS EXCESSÕES.. TODOS SE LOCUPLETANDO DESSA TETA GOVERNAMENTAL.. 3 PODERES VOLTADOS APENAS PARA SUAS PRETENÇÕES PESSOAIS E NADA PARA AQUELES QUE PAGAM A CONTA.

    TODOS OU QUASE TODOS ESTES ATORES, EM UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL QUE, DE MODO GERAL, ACONTECE NAS EMPRESAS PRIVADAS, CONSEGUIRIAM MANTER SEUS EMPREGOS BASEADO NA QUESTÃO EFICIÊNCIA DEMONSTRADA NO SEU DIA A DIA…MENOS AINDA QUANDO O QUESITO É “ENVOLVIMENTO COM A EMPRESA”..

    NÃO HÁ EM NENHUM DESSES O SENTIMENTO DE RETORNO ÀQUELES QUE OS PAGAM, TODOS TEM COMO LEMA AQUELA MÚSICA: ” EU HOJE VOU ME DAR BEM !!”..

    E ASSIM A SEGUIMOS NO “BRASILIAN WAY OF LIFE”

     

     

     

    1. Ciranda da bailarina, letra

      Procurando bem

      Todo mundo tem pereba

      Marca de bexiga ou vacina

      E tem piriri, tem lombriga, tem ameba

      Só a bailarina que não tem

       

      E não tem coceira

      Verruga nem frieira

      Nem falta de maneira

      Ela não tem

       

      Futucando bem

      Todo mundo tem piolho

      Ou tem cheiro de creolina…

      Todo mundo tem um irmão meio zarolho

      Só a bailarina que não tem

      Nem unha encardida

      Nem dente com comida

      Nem casca de ferida

      Ela não tem

       

      Não livra ninguém

      Todo mundo tem remela

      Quando acorda às seis da matina

      Teve escarlatina

      Ou tem febre amarela

      Só a bailarina que não tem

      Medo de subir, gente

      Medo de cair, gente

      Medo de vertigem

      Quem não tem

       

      Confessando bem

      Todo mundo faz pecado

      Logo assim que a missa termina

      Todo mundo tem um primeiro namorado

      Só a bailarina que não tem

      Sujo atrás da orelha

      Bigode de groselha

      Calcinha um pouco velha

      Ela não tem

       

      O padre também

      Pode até ficar vermelho

      Se o vento levanta a batina

      Reparando bem, todo mundo tem pentelho

      Só a bailarina que não tem

      Sala sem mobília

      Goteira na vasilha

      Problema na família

      Quem não tem

       

      Procurando bem

      Todo mundo tem…

  16. Pior do que depender da

    Pior do que depender da bondade de estranhos (Tenneessee Williams, em um bonde chamado desejo ) é um governo que depende de um Waldir Maranhão, que mal sabe falar e do nosso futuro Sarney 2.0, Renan Calheiros. Sinal de que o governo já morreu e não sabe. E o pior é saber que chegamos a esse ponto não por que há uma oposição forte, com nomes, mas porque Dilma esfrangalhou a economia e foi pro embate com o afável Eduardo Cunha. Sem dúvida, se há uma coisa que prós e contras Dilma concordam é que trata-se do governo mais amador que o Brasil já teve. E, como disse tom jobim, o Brasil não é para amadores. 

  17. Parece bola cantada. ..
    A situação está igual a do marido traidor que volta pra casa: até a filha querida vai rejeitá-lo….A solução vai ser deixar os malucos botarem os dedos na tomada e, fixar bem longe!
    Infelizmente, o PT vacilou: teve a gata mais gostosa da vila em suas mãos mas, brochou!
    Foi se embriagar com as delícias do poder e agora, se quebrou….deu PT (perda total)!

  18. O Supremo. Ora, o Supremo…

    O Supremo é um fator, mas irrelevante. Não fosse a liminar acachapante do Teori, e o STF teria mantido Cunha no cargo, apenas declarando a impossibilidade do mesmo assumir a Presidência, seguindo a linha sucessória constitucional. No meio do caminho tinha um Teori, porém.

    Mas no caso do impeachment não há ninguém no meio do caminho. O Supremo, se analisar o caso, deverá se sair com uma decisão salomônica qualquer, do tipo “juridicamente é golpe, mas o processo de impeachment é político”, ou algo similar.

    O certo é que esse STF que aí está não terá nunca coragem de barrar o golpe. A democracia requer coragem. Basta ver a veemência com que Celso de Melo atacou Lula, quando o juiz Moro divulgou o grampo ilegal, comparado com seu mutismo em relação às seguidas bandidagens de Eduardo Cunha. Quando se ataca um homem de bem e se poupa o bandido ululante, é sinal que as opções já foram feitas e estão muito bem consolidadas. E a opção feita não foi pela Lei e pela democracia…

  19. divisor de águas (2)

    vermes, fariseus e hipócritas! ai de vós! fecham aos homens o reino dos céus; pois nem entram, nem aos que entrariam deixam entrar.  

    viemos para lançar fogo à terra. e o que mais podemos querer, se ele já está aceso.

    que Deus nos ilumine e tenha misericórdia de nós.

    1. Se um entre dez das Senzalas tivesse consciência de classe…

      … teríamos vinte milhões de brasileiros nas ruas dispostos a botar fogo nas estruturas de dominação de classe.

      Mas a Globo está aí justamente para prevenir o despontar dessa consciência. 

      E o ethos individualista-consumista-imediatista da civilização capitalista conspira contra a politização…

       

      1. neo abolicionismo

        mas para que o neo-abolicionismo seja bem sucedido é preciso compreender que consciência de classe não brota do chão nem cai do céu. tem que ser construída por uma pedagogia do oprimido. e assim tb não faz sentido cevar a mídia golpista, que trabalha no sentido oposto, com as generosas verbas da propaganda federal…

        o setor dominante sempre viu o país como uma republiqueta bananeira. e isto agora está exposto com o golpe em curso. mas foi justamente com este setor dominante escravagista e colonial que o lulismo pretendeu ser bem sucedido com sua estratégia de conciliação permanente.

        abraços.

        .

        1. Conciliação
          A conciliação é a mais poderosa arma de construção quando há honra e honestidade intelectual, mesmo onde há erro e equívoco.

          Lula e Dilma acreditaram poder encontrar dignidade nos adversários para a construção de nossa democracia, a exemplo deles próprios.

          Acreditaram que, assim como eles, os oponentes almejassem também o melhor para o país.

          Ledo engano. Lição acerba, creio que finalmente assimilada pelos dois e pelo PT.

          Ao enxergarmos no outro nossa postura e conduta, deixamo-nos levar pela credulidade; é aí que as traições, punhaladas e rasteiras têm lugar.

          Honra aos que honrados são. Aos pusilânimes, o canto escuro do ostracismo e do esquecimento.

          Em tudo a lição fundamental: reconhecer a fraqueza do outro sem alimentá-la e sem com ela compactuar.

          Duríssimas lições.

          1. negociação e conciliação

            nada contra a negociação. só não dá prá negociar princípios. nada contra a conciliação, só não dá prá fazer dela um objetivo. a conciliação é uma imposição da correlação de forças. mas esta dever ser compreendida como dinâmica. assim, a própria conciliação deve ser um instrumento para alterar a correlação de forças em nosso favor.

            por ex.: as desonerações e incentivos feitos pelo governo aos empresários deveriam ter sido pactuadas de modo transparente, semcom a contraparte de investimentos, manutenção de empregos e melhorias salariais.

            abraços.

            .

  20. Quando vi ontem de manhã a

    Quando vi ontem de manhã a suspensão do impeachment, pensei que Eduardo Cunha estava atrás disso, como o início de sua vingança por Temer jogá-lo ao mar depois de abrir o mar do impeachment. Mas minha convição durou até a revogação do Maranhão. Uma movimento tão mal feito não tem digital de Cunha, um mestre nesses artimnhas, mas do dedo desastrado de Dilma. É duro lutar pela democracia sabendo que o prêmio da vitória é ter Dilma governando com seu estilo de [indi]gestão Dilma. Mas a outra opção é pior = Temer e sua justiça de [i]Moraes e um criacionista na pasta da ciência. Espero que não proibam a bebida e o carnaval rs 

  21. Não esperem NADA do stf. De

    Não esperem NADA do stf. De lá nada sairá. Quando poderia ter agido,  NADA fez. Está alinhado com o GOLPE. As instituições brasileiras são GOLPISTAS. Não se pode dizer que as instituições  fracassaram. Ao contrário sensu, tiveram sucesso no que pretendiam: O GOLPE.

  22. Nassif, gostaria de apresentar o contraponto abaixo
    1 – O golpe nunca foi pela crise econômica. Primeiro tentaram justificar pela denúncia de manipulação das urnas eletrônicas e pediram recontagem de votos, depois corrupção, veio o desvio de finalidade com a nomeação de Lula, e agora as pedaladas.

    2 e 3 – Quando se faz caça às bruxas – que é o que está ocorrendo – pouco importa a governabilidade. Pretende-se apenas derrubar o governo.

    4 – Não há álibi de consciência em golpes.

    5 – Derrubaram os governos de Honduras e do Paraguai com as mesmas pressões contrárias internacionais a exemplo da OEA, Unasul, Merosul , líderes mundiais e do mundo artístico e literário, e as mesmas resistências internas na defesa da independência externa e quebra do modelo “casa grande e senzala “.

    6 – Há um nítido apoio amplo dos poderes legislativo e judicial ao golpe. Há o aopio da mídia.

    7 – A recuada desmoralizante do presidente da câmara na sua decisão de anular a votação do impeachment deu um novo gás aos golpistas e ficou a sensação de que são os que declaram estar ocorrendo um golpe os reais “baderneiros”, e citam além do recuo do presidente da câmara, algumas derrotas do Defensor Geral, o nosso conhecido Zé Eduardo, no STF. Isso tudo inflado e repercutido amplamente na mídia interna, formadora de opinião.

    8 – As esquerdas devem amadurecer e sair da defesa manjada e desgastada de por a culpa em A ou B, como fizeram com Cunha e com a Globo. A hora é de unir e cerrar forças para a resistência, e essa terá que ser ativa, propositiva e aguerrida.

    9 – Não é mais possível uma postura republicana onde restou claro que o Congresso, o Poder Judiciário e mídia não agem da mesma forma, democrática e republicanamente.

    1. concordo em termos

      Se o governo Dilma encontra-se um caminho politico para superar a crise economica, os agentes economicos deixariam a neutralidade para fazer pressão pela nova proposta, onde de republicanismo não haveria nada.  Mas o governo Dilma não tem o que “dar em troca”  para equacionar a crise.

      Infelizmente Dilma demonstrou que não sabe pensar fora da casinha.

    2. Soa muito frágil dessa forma

      Interessante seu item 7: admite o ridículo do ato do deputado Maranhão mas tenta capitalizar na medida em que inverte a logica e desclassifica os golpistas que continuam sendo os nefastos que se aproveitarão do vexame para atacar o governo. 

      Mais interessante o item 9 que pelo menos deixa espaço para incluir J.E.Cardoso e Flavio Dino no grupo que não age de modo republicano. Ou será que esses não devem ser incluídos?

      O que quero dizer é que soa doentia a defesa de uma posição a qualquer custo. O atual governo está colocando seus defensores em mals lençóis, e vocês não percebem, patético (votei lula em todas e dilma na ultima, mas tenho meus limites mais estreitos um pouco).

       

  23. O Papel da Globo no Balé

    O contra-ataque do governo é mortal, vai pegar os Marinhos da Rede Globo em cheio. 

    E o pessoal da Globo, malandro como são, não entraram nesta de cabeça porque quiseram, não tinham alternativa, foram pegos com a boca na botija, só lhes restou o esperneio, o recurso dos desesperados, que sabem que já perderam e tentam enganar a torcida, o Juiz  e a plateia, tipo o jogador do Audax, que sabendo das debilidades do time e dos seus jogadores, já no primeiro minuto desiste do jogo e vai para o teatro e a enganação, rolando chorando no chão fingindo um soco na cara, quando na realidade foi um empurrão na barriga. 

    Pedaladas fiscais não existem, transformar um pisão no dedinho mínimo do pé esquerdo em uma punhalada fatal no coração do Brasil é impossível. Ninguém é trouxa e a motivação por trás dos bandidos batedores de carteira do dinheiro do povo brasileiro, que querem fugir da prisão brilha como neon na testa dos golpistas.

    Por trás do golpe existe o que tem de pior na sociedade brasileira. Uns otários que estão entregando a soberania brasileira, as riquezas do país e a liberdade de sua população para agentes estrangeiros que malandramente perceberam que poderiam manobrar estes desesperados com migalhas de conhecimento, dinheiro e quem sabe, drogas.

    O desenho, a inteligência e o financiamento do Golpe, bem como a sua sofisticação não é coisa de brasileiro, assim o sobressalto dos formuladores a cada jaboticaba  que encontram. Não estão preparados para isto, seus modelos não levaram em consideração as idiossincrasias de um país continente como o nosso, assim, seus procedimentos fazem água o tempo todo, levando-os à truculência para sanar as falhas. A hipótese da coação física pessoal e a familiares é real e bem plausível. O Temer e o Maranhão devem estas sob forte pressão agora. Na verdade duvido que o Temer aguente, ele não precisa disto e a esta altura deve estar que nem o Audax aos 30 minutos do segundo tempo, onde os jogadores já não aguentavam nem ficar em pé, pedindo pelo amor de Deus para alguém  (o Juiz) acabar com o Golpe (o Jogo). Ele já não é mais um garotão, e sua saúde não irá resistir muito mais tempo na minha opinião (vejam como ele anda sumido).

    As instituições brasileiras começam a dar sinais de reação, são muitas e existem muitos patriotas entre nós que não querem ver o país destruído ou conflagrado.

    A Globo, por falta de planejamento e má gestão, foi obrigada a arriscar tudo e ser o instrumento principal do Golpe, não sobreviverá.

    1. Na boa Alexandre, queria ser

      Na boa Alexandre, queria ser otimista como você diante das circunstancia.

      Até agora as instituições brasileira que poderiam abafar o golpe, estão todas colaborando com a golpe.

      STF,PF, PGR.

      Só falta as FAs se pronunciares como entidade.

  24. Antecipar eleições gerais : O

    Antecipar eleições gerais : O coroamento do golpe da pulítica brasileira, fantoche dos eua e dos ladrões locais.

    A farsa que é a pulítica brasileira nunca esteve tão desmascarada em sua canalhice de ladrões que fingem combater a corrupção e fingem estar interessados no desenvolvimento do país, enquanto saqueiam os cofres públicos, nesse conluio de legislativo, judiciário (pgr, pulícia federal e repúbrica do paraná inclusos), e porisso não podem abrir mão de um LADRÃO NO EXECUTIVO.

    Que o DIABO, carregue à TODOS !

  25. O dano à imagem do país é

    O dano à imagem do país é irremediável, o Brasil tal qual países do oriente médio e África não consegue ficar mais de 30 anos sem um golpe de estado, em todos os cantos do planeta a imprensa estrangeira fez da cobertura da crise brasileira um show de bizarrice e humor com âncoras arriscando piadas sem graça só para manter o clime burlesco.

    O golpe não é contra o PT e Dilma, o golpe é contra um país continental e uma grande economia, o golpe é contra as leis da nação que vive a mais absoluta insegurança jurídica com judiciário, MP e PF disputando quem vai ser o mais durão e receber a melhor manchete da globo golpista.

    Triste!

    1. Triste mesmo. Uma tristeza

      Triste mesmo. Uma tristeza sem fim. E o pior é que os golpistas também contam com isso. Não é a toa que tudo é feito da pior forma possível.

  26. Aparentemente a frente

    Aparentemente a frente golpista é sustentada pela classe média e alta de raízes escravocratas (querem salários e serviços baratos, rechaçam a inclusão social por temer a competição nos espaços que eram exclusivos). e quem está no comando é o setor financeiro, tendo a mídia como porta-voz. Se o governo golpista efetivamente aprofundar o ajuste fiscal, baratear o dólar, mantiver os juros altos (no mesmo patamar atual), eliminar subsídios de todo tipo, limitar recursos para a saúde, a educação e a assistência social, com muita facilidade poderá se formar uma frente contrária. 

    O problema é a ideologia escravista, forte, fortíssima no Brasil. Somente o enfrentamento político duro dá conta disso. Quem souber articular esse enfrentamento com sucesso, tem a chave para o futuro

  27. Cristalino a insistente permanência do modelo Casa Grande e Senz
    O apoio ao golpe é enorme entre os capatazes ou capitães do mato – a nossa classe média – que acreditam da Casa Grande, por isso são “baba ovos” (o que é bom para os americanos é bom para o Brasil) e dos ricos (fazem tudo para serem aceitos nos salões), abanam os ricos e pisoteiam os pobres. Reclamam o que pagam e são incapazes de cobrar mais impostos dos ricos

    Os da Casa Grande

    fazem baderna

    nas instituições ditas democráticas, se lixam para elas e não acreditam na democracia e sim na força de classe que derruba governos

    A democracia está sendo derrotada, o fundamento dito central – o voto – destruído pela baderna da Casa Grande

    O voto não será mais considerado o instrumento democrático de escolha da política

    Ao povo sobrou a baderna das ruas

    As consequências dos golpes todos sabem

    1. O que o articulista não
      O que o articulista não percebeu é que todos perderam credibilidade, dos políticos aos partidos, passando pelas instituições do país.

      O missivista não quis entender que o autor do Post não defende governos. Defende a democracia que está sendo esbulhada por impeachment sem fundamentação estabelecida em lei, e busca o debate para se encontrar solução menos traumática para o país.

        1. E por falar em único… Vc é

          E por falar em único… Vc é o único que veio aqui no blog escrever asneiras e tentar baixar o nível dos comentários.

          Faça um favor a si mesmo, fique na “sua galáxia”.

    2. Você está sendo desonesto e

      Você está sendo desonesto e você sabe disso. Fora do seu país já sabemos que trata-se de um golpe de estado soft com a participação das suas instituições jurídicas e da mídia que sempre foram propriedade de um pequeno grupo de pessoas cuja mentalidade parou no tempo, em uma atitude típica  de repúblicas bananeiras africanas. Um juíz de qualquer circuito federal aqui nos EUA iria dar risada do documento do impeachment e depois teria multado os responsáveis por fazê-lo perder tempo com isso.

      A única coisa verdadeira no seu comentário é o fato da presidente Dilma ter sido incompetente politicamente, mas você conscientemente ignora que ela também foi “sabotada” no congresso desde a eleição e todas as suas “instituições soberanas” estão abertamente rasgando a sua constituição e deturpando todas as regras para afastá-la independente dela ser inocente ou não.

      Você disse para o outro comentarista “voltar para esta galáxia”, mas tudo no seu comentário indica que na verdade é você que está desligado da realidade.

        1. De que planeta você é? Dilma

          De que planeta você é? Dilma não tem paz para presidir o país desde o primeiro dia após as eleições. Ela enfrenta o pior congresso da história do Brasil. Embora tenha realmente pegado o país em circunstâncias favoráveis, qualquer criança sabia que a pressão da direita tanto aqui dentro como lá fora iria aumentar bastante, justamente por causa dos avanços sociais obtidos nos então últimos doze anos de governo de centro esquerda, em que pesem os erros cometidos. O comentário do Somebody, mesmo lá nos estados unidos, destroi impiedosamente suas baboseiras e o que você faz? tenta desqualificar o cara.  Bom…aí fica muito fácil saber qual lado é justo, honesto e lúcido. E esse lado definitivamente não é o seu.

    3. “O que o governo tentou ontem

      “O que o governo tentou ontem foi um golpe ardiloso, vil e canalha. Digna de um circo pseudojurídico desencadeada por uma marionete que se encontrou duas vezes com o ministro da AGU, Cardoso. Não sou eu quem diz, foi Cardoso quem admitiu os encontros e a pauta.”

      E o que a oposição tem feito desde o início ??? Convenhamos, quem está sendo asssaltado tem todo o direito de se defender. inclusive, estamos na situação atual por que o governo foi republicano em um país com instituições adirlosas, vil e canalhas, além de uma oposição tb ardilosa, vil e canalha, com uma imprensa ardilosa, vil e canalha

  28. Podridão & Golpe

    ….”O fator Congresso – o espetáculo dantesco da turba de parlamentares berrando SIM entrou definitivamente para os anais da história política do país. Não apenas pela selvageria do momento, mas por deixar claro o perfil dos beneficiários da queda de Dilma.

    O fator Janaína – o pocket-show de Janaina Paschoal no Senado reforçou a ideia da precariedade dos argumentos em defesa do impeachment e do nível dos principais proponentes.

    O fator internacional – Juristas do mundo inteiro estão tomando consciência e denunciando o golpe, assim como a própria mídia internacional. Nesse sentido, os alertas do ex-Ministro Joaquim Barbosa sobre os riscos para a imagem institucional do país foram relevantes. Não é apenas a imagem do Brasil que está em jogo, mas especialmente do Supremo, guardião da Constituição.”….

    Dado a exaustiva busca (devassa) para encontrar algo de realmente errado e comprometedor no governo de Dilma/PT que pudesse  embasar o impeachment. Dado que nada de sério e consistente foi encontrado – em aberto desespero – seguraram com unhas e dentes, em fúteis e irrelevantes motivos, inconsistentes, diante de consagrados e notáveis juristas.  

    Por conta da bem visível inexistência de fundamentos jurídicos que sustentem a legalidade do impeachment contra Dilma/PT, acionaram no Congresso, Justiça, MP e AGU, o que havia de pior, elementos do tipo, suspeito, de segunda classe, bandido, delinquente, inclusive, deputados e senadores do chamado baixo clero do Congresso, contando ainda, com o todo apoio da grande mídia “livre” diariamente publicando mentiras, factoides e distorções, numa verdadeira guerra de vida e morte, sem preocupação alguma com as consequências para a economia e o futuro do Brasil, e para a acelerada desmoralização da democracia e de nossas instituições, nem mesmo, o vergonhoso e grotesco espetáculo  diante do mundo todo – incrédulo. O que importa mesmo, na visão dos comandantes da turma de preto, é concluírem o mais rápido possível o sujo golpe contra Dilma/PT. E, que se dane o futuro do Brasil.

     

  29. O círculo virtuoso

    Um círculo virtuoso (“virtuoso” na medida do possível, numa visão realista e pragmática) seria Dilma fazer chegar aos ministros do Supremo Tribunal Federal que, se o STF barrar o impeachment (coisa que a maioria do SRF quer, mas tem medo), ela, Dilma, no dia seguinte envia uma PEC ao Congresso convocando eleições gerais para outubro. E na mesma noite, em cadeia nacional de rádio e TV, convoca o povo a ir para as ruas pressionar o Congresso a aprovar a PEC.

    A diferença entre, de um lado, barrar o impeachment para garantir a integralidade dos quatro anos de mandato para Dilma, e, de outro lado, barrar o impeachment para a realização de eleições gerais, poderia ser o “empurrãozinho” que falta para o Supremo respirar fundo, tomar coragem, e enfrentar o poderio do status quo golpista.

    Muitos poderão pensar que uma verdadeira virtuosidade seria o STF barrar o impeachment simplesmente porque é o certo a se fazer, e assim garantir que Dilma possa governar até o último dia do seu mandato. A essa altura do jogo, insistir nessa toada é como dobrar a aposta e pagar para ver. Os riscos de perder tudo são altíssimos, e, mesmo que se ganhe, pode-se “não levar” (um governo Dilma ainda mais refém do que nos tempos de Joaquim Levy).

    Já a plutocracia perderá com eleições gerais, porque eles não tem candidato viável em uma eleição de dois turnos. Para a plutocracia, qualquer coisa diferente do golpe será derrota. É isso que devemos levar em conta.

     

     

     

  30. Fica Dilma. Ela iria governar

    Fica Dilma. Ela iria governar com aquele bando de bandido na Câmara? Não vemos como isso seria possível. Na verdade, a situação dela seria infinitamente pior do que nesses meses do segundo mandato.

    Fica Temer. Aí, sim, estará à vontade pra fazer o que lhe vier à cabeça. 

    Com Temer na Presidência, a meu ver, tudo é possível, inclusive por assinatura de decretos, de emendas à constituição, ele se tornar um ditador civil. Por exemplo: PHA ontem levantou a bola de Temer ser capaz de decretar estado de sítio, caso a oposição ao governod ele decidir ir à luta, conforme tem demonstrado fazer. Não vai ser fácil aguentar mais uma ditadura.

    Só existe solução para essa situação se for possível uma eleição com mudança geral, na presidência e no Congresso. Sem isso, não se pode imaginar o que vai acontecer. Coisa boa não será.

    1. Opinião do Ivan

      Fica Dilma!!!  Penso que o governo Dilma começa após a tentativa do golpe. Muitas lições foram e estão sendo tiradas desta parafernália instituida. Quanto ao apoio dos bandidos que se manisfetaram no incansável mencionado dia 17 de abril, está legitimada a chantagem. Eles foram eleitos e tem compromissos. Não dá mais pra brincar de ser do contra. A midia alternativa está aí!!! Tenho certeza de que a partir de agora a Nação vai querer saber o que está acontecendo nas sessões plenárias. 

      Atraves de Assesoria Virtual todos estariam num grande Big Brother político. E ainda seria revanche contra a mídia tendenciosa, globo e etc.

  31. Volto a alertar que vocês

    Volto a alertar que vocês estão caminhando à passos largos para uma ditadura. Agora tem até loucos sugerindo que o Brasil deve adotar o Macartismo meu Deus!

  32. Congresso e STF
    Me parece claro que o movimento “avalanche” no congresso (nas 2 casas) exige que quem o enfrenta assuma riscos cada vez maiores. Os ministros STF não vão se colocar na linha de tiro do congresso, já sabem o que os espera se enfrentarem o acordão pró impedimento. E a cada segundo que passa cria-se mais fatos políticos em direção ao golpe, de forma que quem não teve coragem no passado não terá no futuro. Finalmente, creio que internamente o STF já “votou”, de forma que sabem qual seria o resultado é preferem não aparecer em público divididos. Sem ilusões.

    1. Exatamente…

      Se o STF tivesse que fazer algo pela legalidade, já teria feito há alguns meses. Desde que Cunha aceitou o pedido de impeachment o STF só faz se omitir ou mesmo age a favor do golpe – vide aquela decisão de proibir a posse do Lula sem qualquer base legal ou constitucional.

    2. Está certa a conduta do STF.
      Está certa a conduta do STF. Pois se os poderes são autônomos e independentes, o Legislativo tem todo o direito de errar. Assim como é dever do STF, quando provocado, anular o impeachment ilegal.

  33. outro olhar

    Sempre me desculpando pela preguiça para a tradução:

    Golpe, l’ultima tentazione del potere

    La democrazia ha vinto. Ma lo Stato di diritto resta un nemico per le destre

    di EZIO MAURO

     

     

    10 maggio 2016

       

     

     

    IN PRINCIPIO, naturalmente, c’era il Regno dei Cieli. Ma subito sotto, il primo re nel mondo degli uomini fu Nemrod figlio di Cus che era figlio di Cam, uno dei tre figli di Noè. Lui, gran cacciatore al cospetto del Signore, “fu il primo a esercitare il potere sopra la terra” e il suo regno cominciò a Babel e proseguì in Assiria, dove costruì Ninive e la città grande di Resen. Nelle stesse pagine sacre della Bibbia insieme con il nome del primo sovrano è iscritto il primo colpo di Stato che fu di un figlio contro un padre, quando Assalonne si ribellò al re Davide, lo costrinse a fuggire da Gerusalemme piangendo a piedi nudi con il capo velato, seguito dai familiari con tutti i leviti che portavano l’Arca di Dio: finché in battaglia nella foresta di Efrain l’esercito ribelle fu sconfitto e tre giavellotti colpirono nel cuore Assalonne, uccidendo il primo golpista della storia.

    Più che con un “putsch” nel senso classico del termine, dopo il diluvio il mondo della politica cominciò così con un'”intentona”, come in Sudamerica chiamano i golpe falliti. La storia politica dell’umanità è dunque segnata fin dal suo inizio dal sangue versato per rovesciare il sovrano o per difenderlo perché il comando – dalle tribù agli Stati – porta da sempre con sé il volto demoniaco.

     

    Ovvero il lato oscuro di quel trono che si mostra in pubblico ai sudditi illuminato dai bracieri e profumato dagli incensi. In quell’oscurità degli “arcana imperii” si muovono trame, congiure, tradimenti, complotti, giuramenti e presagi, insieme con le ambizioni, le paure, le ribellioni che nei millenni hanno agitato i Principi e il popolo portandoli a temere e concepire il colpo di Stato, strumento comune di lotta politica in ogni era e a ogni latitudine, ben prima che nascesse il concetto stesso di Stato nel senso moderno del termine.

    Esattamente, infatti, il colpo di Stato è “un’azione ardita e straordinaria che i principi sono costretti a mettere in pratica per affari senza via d’uscita, con –

    tro il diritto comune e senza tener conto di alcun ordine né forma di giustizia”. La diagnosi è del bibliotecario di Richelieu e Mazarino, Gabriel Naudé, che nel 1639 pubblica in dodici esemplari le Considerazioni politiche sui colpi di Stato, un’analisi erudita e libertina degli strumenti eccezionali usati in circostanze particolari per difendere nel sangue il trono o per abbatterlo.

    Naudé scrive un secolo dopo il Principe e alla fenomenologia delle congiure di Machiavelli oppone una vera e propria teoria del golpismo, in particolare di quello che si chiamerà poi l'”autogolpe”, cioè l’atto di forza compiuto dal potere sovrano per salvaguardare se stesso. Una teoria completa e sorprendente, che si apre col consiglio di San Tommaso ai tiranni (uccidere i ricchi, i potenti e i sapienti, non permettere scuole e conoscenza, creare scompiglio nel popolo, rendere poveri i sudditi, diffidare degli amici) e finisce con un vero e proprio manuale per l’uso del colpo di mano, dall’individuazione dei congiurati alla tempistica, all’inganno: “La più grande virtù che regna nelle corti è diffidare di tutti e dissimulare con ciascuno”.

    Le Considerazioni abbondano di esempi storici che raccontano come il “colpo” sia stato per secoli una risorsa politica comune, che non occorreva né spiegare né giustificare: quando Periandro, tiranno di Corinto, chiede come rendere sicuro il suo regno a Trasibulo, tiranno di Milito, quest’ultimo senza parlare va nel campo e tronca le spighe più alte: Poliandro capisce e fa uccidere i cittadini più illustri di Corinto. Ma spesso il potere e il contropotere insieme con la spada si servono del sacro, fingendo di essersi assicurati il favore del Cielo con inganni, visioni e superstizioni, con Silla che illustra il sostegno di Apollo alle sue azioni, Sertorio che riceve dalla sua cerva il racconto di ciò che si decide nel cenacolo degli dei, Carlomagno che entra in Spagna con la grande chiave caduta dalle mani di un vecchio idolo, come voleva la profezia. Tutte le monarchie, dice Naudé, hanno preso avvio da qualche espediente o soperchieria, “facendo marciare la religione e il miracolo in testa a un lungo seguito di barbarie e di crudeltà “.

    D’altra parte, nei “coups d’Etat” è bene che tutto si faccia “di notte, all’oscuro, tra le nebbie e le tenebre ” pregando la dea Laverna di coprire col buio i peccati dei congiurati, occultando le loro frodi. Si deve sentir “cadere il fulmine prima di udire il brontolio del tuono”, scegliendo i mezzi più facili, svelando il piano ai congiurati solo all’ultimo, manipolando intanto il popolo con predicatori o libelli clandestini, in modo “da condurlo per il naso” dove si vuole, diffidando sempre perché il popolo è incostante è variabile, continuamente pronto a approvare e disapprovare insieme, a mormorare, a credere con leggerezza e lamentarsi all’improvviso. Ai congiurati servono “fortezza, giustizia, prudenza”, per sfruttare le minime occasioni propizie, come Druso che riuscì a soffocare una rivolta delle legioni in Pannonia usando lo sconcerto provocato da un’eclissi di luna.

    Inganno, sangue, frode. E qui le Considerazioni sfiorano e citano la teorizzazione di Giovanni Botero, che nel 1589, mentre lavora da ex gesuita alla Congregazione dell’Indice nella Curia romana si domanda per primo cosa sia la ragion di Stato e risponde che “è notizia di mezzi atti a fondare, conservare e ampliare un dominio fermo sopra popoli”. Siamo alle soglie della moderna realpolitik, esasperata dalla violenza tipica dei colpi di Stato: la strada di chi detiene il potere – dice infatti il bibliotecario di Richelieu – “è più larga e più libera” di quella dei sudditi a causa della responsabilità che pesa sulle sue spalle. Per questo il sovrano può marciare con passo sbilenco e irregolare, perché “talvolta occorre che nasconda e deformi”. È la teorizzazione della possibilità di trasgredire il diritto comune per il cosiddetto bene comune, valutato spesso a posteriori, da chi ha vinto. È quasi la teorizzazione dello “stato d’eccezione” di Carl Schmitt (il sovrano non è il garante dell’ordinamento ma colui che lo crea a partire dall’eccezione), con Naudé che ammette interventi straordinari fuori dal “diritto delle genti” e dalle leggi ordinarie per un interesse pubblico supremo. D’altra parte, spiega con lo scetticismo dei libertini, bisogna spesso servirsi “di una giustizia artificiale, politica, rapportata al bisogno dei governi, perché essa è abbastanza cedevole e molle da sapersi adattare”.

    Ci vuole teoria, sembra dire Naudé, dunque studio e scienza per un buon golpe. Ci vuole soprattutto metodo, risponderà nel 1931 Curzio Malaparte, nel suo insuperato Tecnica del colpo di Stato (Adelphi), proibito all’uscita da Mussolini e da tutte le dittature europee. Il problema della conquista e della difesa dello Stato moderno non è un problema politico ma squisitamente tecnico, dice Malaparte, un’arte specifica che non dipende dalle condizioni generali del Paese come credeva Lenin ma dalla capacità di organizzare l’insurrezione, come capì Trotsky, che infatti mentre Kerenskij difendeva i palazzi di Stato infiltrò con le sue “esercitazioni invisibili” le guardie rosse nei gangli dei servizi tecnici di Pietrogrado, dalle stazioni alle centrali dei telefoni, ai gasometri, ai telegrafi, collassando la città prima del governo. Il puro contrasto militare, come anche l’attacco di massa, non funzionano più: gli Stati si rovesciano e si difendono con una tecnica specifica che ogni dittatore aggiorna a se stesso, con Napoleone che pretende di compiere con la forza delle armi una rivoluzione parlamentare, Mussolini che si impadronisce dello Stato “molto prima dell’entrata delle camicie nere nella capitale” con una tecnica rivoluzionaria violenta che in tre anni porta il fascismo a fare il vuoto intorno a sé cancellando ogni forza organizzata politica o sindacale, proletaria o borghese.

    Gli Stati dunque non si salvano e non si perdono con la tattica fondata sui sistemi di polizia, con i quali Cicerone sventò la congiura di Catilina. E in ogni caso conviene tener presente l’ammonimento di Machiavelli, per cui la congiura è “difficile e pericolosissima in ogni sua parte, donde ne nasce che molte se ne tentano e pochissime hanno il fine desiderato “. Si capisce il vincolo quasi sacro che unisce per la vita e per la morte i congiurati, con Catilina che nel racconto di Sallustio “fece girare delle tazze con dentro sangue umano misto a vino” e solo quando tutti ebbero bevuto svelò il suo piano, dopo l'”exsecrationem” rituale con cui si maledicevano i traditori. Il segreto resta il fondamento della congiura, a differenza del mistero e dell’occulto in cui affonda invece il complotto, secondo la distinzione di Alessandro Campi e Leonardo Varasano in Congiure e complotti. Da Machiavelli a Beppe Grillo (Rubbettino) per cui i colpi di Stato avvengono nella storia, con soggetti definiti e individuabili, mentre le cospirazioni complottistiche sono teorie e costruzioni astratte con soggetti indefiniti e entità misteriose. Una distinzione intellettualmente convincente, se non fosse che lo specifico del nostro Paese presenta una storia in cui abbondano negli snodi criminali proprio quei “soggetti indefiniti” e quelle “entità misteriose”, di cui spesso conosciamo solo le sigle e la ragione sociale eversiva, in debito come siamo di verità.

    Verrebbe da concludere che nella parte di mondo in cui viviamo la democrazia ha vinto e nessuno pensa più ai colpi di Stato. Ma se guardiamo oggi all’Europa di mezzo, vediamo che la nuova destra considera proprio i valori liberali dello Stato di diritto i principali avversari, non i valori giacobini. E ovunque, in Occidente, la democrazia esausta rischia di ricordare quelle conchiglie di spiaggia perfette nella loro forma esterna, mentre all’interno l’organismo sta morendo. D’altra parte proprio l’uomo di Richelieu ci ricorda che “le leggi ci perdonano i delitti che la forza ci obbliga a commettere”.

    E non consola nemmeno pensare che c’è poca forza oggi nella politica occidentale, manca una leadership capace di concepire l’inconcepibile in democrazia. Perché vale sempre il monito di Malaparte: le risorse della mediocrità sono inesauribili.

     

  34. Politizar os pobres e conquistar a classe média!

    O Brasil foi uma colônia de exploração, marcada pela agricultura escravista de “plantation” e pela exportação predatória de riquezas naturais. Fomos o último país ocidental do planeta a abolir a escravidão. Nossa estrutura social e econômica restou marcada por uma lógica estamental, um ethos excludente, um abismo entre os mais ricos e os mais pobres – modelo casa-grande & senzala.

    Mas houve um movimento político importante por trás da abolição da escravidão. Seria preciso recuperar as lições desse movimento para abolirmos, agora, as sequelas da escravidão: a iniquidade social.

    O movimento abolicionista, nas décadas de 70 e 80 do século XIX, reuniu parcela significativa da intelectualidade e simpatizantes inclusive no seio das elites. Nas classes médias nascentes, logrou mobilizar a compaixão, o senso de justiça e a percepção de que escravidão era anacronismo. Ser escravocrata passou a ser visto como algo cafona, “out”. Ser abolicionista tornou-se chique, bacana, “in”.

    A luta envolveu inclusive desobediência civil e atos de desafio à legalidade vigente, como roubo e acoitamento de escravos. “Abolicionistas-caviar” arriscaram as vidas nesses atos de “terrorismo”.

    A abolição deixou os escravizados e seus descendentes “livres do açoite da senzala/ presos à miséria da favela” .

    Os escravos foram mais objeto que sujeito do abolicionismo no Brasil. Hoje, o mesmo acontece com a parcela mais pobre da população. Não é exagero afirmar que 4/5 dos brasileiros são despolitizados, com baixo nível de consciência dos próprios interesses e baixíssima experiência de organização.

    A classe dominante brasileira provém de colonos predadores com pouco ou nenhum compromisso com um projeto de país e escasso grau de compaixão ou solidariedade com os menos afortunados. Contraste com os EUA, onde – apesar da ideologia liberal “meritocrática” prevalente segundo a qual os pobres são os culpados pela própria pobreza – bilionários podem deixar, em testamento, grande parte de suas fortunas “para a caridade”, reservando apenas alguns milhões para os herdeiros; e alguns chegam a defender maior tributação sobre suas fortunas, para que o Estado tenha meios de socorrer os sem teto e sem emprego.

    No Brasil de hoje, qualquer projeto político “neo-abolicionista”, de enfrentamento à iniquidade social que nos assola, tem de incluir:

    1) um programa econômico para desenvolvimento nacional soberano, inclusivo e ambientalmente responsável.

    Problemas: a) parcela hegemônica das classes dominantes prefere o papel de sócio subalterno do capital estrangeiro predatório (como os viticultores portugueses venderam o futuro da industrialização portuguesa à Inglaterra, em troca dos lucros assegurados pelo Tratado de Métuen). b) o debate econômico a nível internacional tem sido esmagadoramente dominado pelas teses neoliberais, que só podem reservar ao Brasil o lugar de vassalo dos interesses do capital financeiro transnacional e só conseguirão agravar a iniquidade social brasileira.

    2) uma esquerda capaz de persuadir parcelas crescentes das classes médias e conscientizar /organizar parcelas crescentes dos estratos mais pobres da população.

    Isso hoje representa organizar uma guerrilha de informação e difusão de ideias contra o monopólio da Globo, empresa comprometida com o projeto de espoliação do país pelas elites financeiras transnacionais.

    No Vietnã, a guerrilha vietcong foi capaz de derrotar o exército americano, que era (e ainda é) o mais forte do mundo. É muito, muito difícil, mas não impossível, uma guerrilha derrotar um exército.

    Vem aí o Governo Temer, visceralmente comprometido com o fundamentalismo neoliberal.

    Governos neoliberais tendem a produzir desemprego em massa, arrocho salarial e descontentamento. É quando parcelas crescentes da classe média tornam-se permeáveis a projetos políticos alternativos. Necessário conquistar as classes médias: difundir ideário de solidariedade de classes, apresentando modelos de países onde a inclusão social e serviços públicos de qualidade asseguram maior qualidade de vida (Canadá, Noruega, Austrália… nem tanto Cuba, e menos ainda Coreia do Norte!). Temos que fazer a iniquidade social parecer brega, cafona, anacrônica, injusta, intolerável – do mesmo modo que nossos ancestrais abolicionistas desqualificaram a instituição do escravismo. 

    A conscientização e organização política dos mais pobres é urgente, indispensável e dificílima. Lideranças como Boulos e Stédile têm obtido alguns resultados, mas falta muito para sairmos da impotência.

    Os setores populares têm de deixar de ser objetos para assumir o protagonismo da luta política, ou todo projeto progressista poderá vir a ser abortado na marra (como agora) sem que os golpistas enfrentem resistência significativa. Resistência significativa envolve sublevação de massa nas ruas; só que as massas têm que entender o que se passa e se implicar no processo político em contingentes capazes de parar o país, se necessário. Hoje, estamos a anos-luz disso.

     

  35. Concordo com você, Nassif.

    Concordo com você, Nassif. Como sempre defendi, a renúncia era a solução, uma vez perdida a governabilidade. Poderia ter sido tentado um acordo para esse período de transição. Mas nossa presidente, para nossa tristeza, é obtusa e cabeça-dura. Agora teremos de suportar mais instabilidade, embora com melhores perspectivas do que com a permanência de Dilma.

    1. Discordo

      A renuncia é admitir seu fracasso e dar legimitade ao golpe, e diga-se, muito bem articulado. Tanto Lula, como Dilma são idealistas e nem assim deixam de ser passíveis de erros, mas não os torna réus e também não retira os méritos.. Deixar de lado a história, os fatos concretos dos objetivos alcançados de um projeto de governo popular, seria simplesmente negar o que deu certo, e isto nem mesmo os mais radicais, reacionários, neoliberais, filhos da puta podem negar.

      Se eu fosse Dilma também não  renunciaria. Foda-se quem é do contra e querem tira-la a qualquer custo. Cala muito bem aos meus ouvidos quando ela, nos manifestos públicos, diz ” O meu compromisso é com a Democracia, com os brasileiros que me confiaram os votos”.

      É muito muito tranquilo e irresponsável tirar o time de campo quando a agua bate na bunda. Ela não fará isto. Ou melhor, por coerencia de luta ela não deveria se renunciar. Os intelectuais, os politicos que travam esta disputa de termos, que praticamente só eles entendem é mera formalidade e desgaste.

      Somente o POVO poderá destitui-la. E isto não esta sendo levado em consideração. O Pais tá uma merda! Em quê,  vocès com toda esta bagagem intelectual, juridica, política estão ajudando? Penso que vocês deveriam criar mecanismo de defesa e apoio ás manifestações para que não aja confronto com militares que poderá haver derramamento de sangue.

      Chega de ” masturbação mental”;   

  36. Pasmen! Depois de tudo, o

    Pasmen! Depois de tudo, o Luis Nassif ainda acredita no supremo! Ora, está cada vez mais claro que o golpe é da elite (dispondo da classe média como otária útil) contra o povo. Os fanfarrões do stf, como guardiões dos interesses da elite da qual fazem parte, estão no golpe até a tampa, caramba!. A saida é nas ruas!!!!

  37. Gabinetes dos Notáveis – Existe alguma entidade hoje no Brasil?

    Existe algum notável, alguma entidade, algum homen independente com conhecimento, vivência e, mais importante, VIDA PRÓPRIA, no Brasil hoje que se habilite a, voluntariamente e livre de todo o tipo de interesse político futuro, liderar a travessiva para a REESTABILIDADE político, econômico e (crescentemente) socia?

    Do tipo Entra quieto e Sai discreto de cena, sem o ar de “salvador da pátria”, sem nenhum interesse de colher frutos políticos ou ganhos pessoais por isso? Alguém com envergadura de um tipo Carneiro Leão, Visconde de Rio Branco, Barão do Rio Branco, Osvaldo Aranha, Afonso Arinos, Moreila Salles, Evandro Lins e Silva? Há alguma entidade no Brasil hoje?

     

     

     

     

  38. Mouro

    somente um milagre, e esse milagre seria uma guinada radical do povo, do PT e dos demais partidos progressistas e dos Movimentos Sociais contra o golpe, estancaria de vez com a conspiração, que tem origem em Aécio-Temer e Eduardo Cunha como principal operador.

    O STFascista… melhor nem falar mais nessa corte, de tão cínica e nojenta que se tornou; são 11 nababescos hipócritas que estão trabalhando com os golpistas e no sentido de dar um ar de “constitucionalidade” a essa patifaria, na verdade estão cagando e mijando pra o que pensem juristas brasileiros e também do além mar; são elitistas ao extremo e esse golpe de estado chancelado por eles e elas põe exatamente no Planalto as elites financeiras e políticas que eles e elas defendem.

    Estamos caminhando a passos largos para a implantação de um estado fascista e opressor de dissidentes, de uma estado talvez até pior do que o que tivemos de 1964 a 1985 uma vez o jogo sujo agora não disfarça as sua intenções (Rede Globo, STF, MP’s, PF, parlamentares…) e já está dizendo ao que virá: arrocho salarial, desmonte gigante do estado, opressão e militarização na caça aos dissidentes.

    Dias sombrios e noites tenebrosas nos aguardam, isso em questão de dias apenas agora.

  39. E se…

    E se a Rússia, por motivos sanitários tão verdadeiros quanto os motivos do impeachment REDUZIR A IMPORTAÇÃO DE CARNE?

    Vamos vender carne para os EUA?

    E se a China substituir a importação de alimentos do Brasil?

    Os EUA comprariam nossos excedentes?

    Ou SE A CHINA DESACELERAR INVESTIMENTOS PROGRAMADOS?

    Criar impecílios burocráticos ao Brasil ao banco dos Brics?

    Ainda assim você investiria no Brasil?

    Vamos aguardar…

  40. Assim o vejo, ponto a ponto:O

    Assim o vejo, ponto a ponto:

    O cenário econômico
    Essa coisa da economia interferindo na política, no estado atual, tem-me soado como não verdadeira. Somente nas graves crises econômicas – que não é o caso – é que as massas sentem profundamente e passam a efetivamente ter na economia um problema político. O falatório atual sobre a “crise econômica” não passa de repeteco por assim o ser, à exaustão, na mídia. Se a mídia parar de falar no assunto uma semana, o mesmo morre, em especial como fator de crise política.

    A governabilidade com Temer
    Inexiste!

    Temer não tem dinheiro; não tem forças armadas; não tem partido já que, além do PMDB ser uma força pequena no todo nacional, é extremamente fracionado; e, pra se segurar, tem que ter “uma família grande”. Temer não tem nada, e os que dele se aproximarem para “ajudar”, incluindo a mídia, se-lo-á unicamente pra construirém seus feudos, extrair o ma´ximo possível no menor tempo e depois cuspir o bagaço fora.

    A governabilidade com Dilma
    Seria a única saída. Mas… já combinaram com os irmãos Marinho da Globo?

    O enfraquecimento dos álibis de consciência
    Eles, os álibis, continuarão a ser realimentados pelas fantasias, conspiracionistas ou não.

    O fator Supremo e PGR
    O Supremo e a PGR são comandados; não comandam.

    Resultantes
    Muita água ainda vai rolar, muita crise política vai acontecer. Pelas dificuldades em se consolidar tanto um eventual governo Temer como um governo Dilma, o que se pode apostar – neste momento, saliente-se – é um recrudescimento da crise política e um desfecho que poderá antecipar as eleições gerais.
    Pessoalmente… sem a menor esperança de rapído ou médio retorno à racionalidade. O que temos pela frente é a baderna que se instalou logo após o golpe da República, sem a vantagem da tíbia coordenação do Exército, recrudescida, como de hábito, no período de Floriano. Sequer agora haverá o benefício de São Paulo concentrar tudo, com algumas sobras para sua periferia: Minas, Rio, Paraná e Santa Catarina, como o foi na República Velha. Nunca São Paulo foi tão dependente da melhoria em outras unidades da federação. Caindas estas, cai São Paulo.

  41. Uma dúvida.

    O deputado, ao que parece, revogou a anulação que tinha protocolado num documento… sem data… com a palavra os especialistas em direito e constituição.

  42. Reitero: o lado de lá aloprou

    Reitero: o lado de lá aloprou de vez (o imbecil golpista do Temer não consegue montar ministério) e continuo minha aposta, até o final de 2016 ou começo de 2017, o Brasil será governado por uma junta de Ministros do Supremo. O fator novo são as eleições gerais. Tem um alento nisso, que aparentemente ninguém percebeu: as regras hoje de campanha vetam o financiamento empresarial de campanhas políticas. E mais uma vez, fica provado definitivamente que a ‘elite’ brasileira é extremamente burra. Queimar Lula é de uma burrice infinita, afinal de contas, nos últimos 13 anos foi ele quem segurou as pontas dos movimentos sociais, impedindo o acirramento. Agora, só Deus sabe o que acontecerá…

  43. Eu tenho muitas crítica a
    Eu tenho muitas crítica a Dilma, mas a resistência dela é uma coisa admirável… nunca vi alguém aguentar tanta porrada… No mundo dos sonhos da oposição, Dilma renunciaria lá para junho/julho/agosto do ano passado, e teria mantido nossas ilusões democráticas, e ficaria marcada por não ter resistido a pressão de DEM/PSDB/Cunha e Gilmar Mendes. E acredito que a maioria dos nossos políticos no lugar dela o teria feito, inclusive Marina, que desabou com a história do twitter do Malafaia e duas semans de propaganda negativa feita pelo PT. Marina no lugar de Dilma teria renunciado há quase um ano… Mas Dilma aguenta, e os seus adversários subestimaram quanta pancada a mulher aguenta… talvez por que enquanto Dilma tinha ratos inseridos na Vagina, eles faziam faculdade e começavam suas carreiras políticas na ARENA e no MDB, nas câmaras de vereadores e nos legislativos estaduais, alguns assumiam até prefeituras biônicas, como Agrippino Maia, por exemplo. Para quem foi torturada, o que ela tem passado é pinto. Para os mimadinhos de plantão, seria uma tortura inimaginável… Vejamos, se Dilma renunciasse, digamos, em agosto… – Temer não tinha se exposto em Dezembro, – A parcialidade e o papel político de Moro não tinha sido exposto em Março – A fraude do golpe a imprensa internacional só descobriu em Março também. – Para quem não lê o Nassif, a parcialidade de Janot só foi exposta em Abril. – Alguns membros do STF (Celso de Mello, por ex) e o próprio foram expostos em Abril. – A podridão da atual legislatura foi exposta ao mundo todo em Abril. – Alguns setores do Exército tem sido expostos nesse final de Abril, início de Maio. – Em maio também foi exposto Cristovam Buarque, e inclusive o caixa dois de sua campanha. – E ontem, a anulação que foi anulada expôs mais um, Renan Calheiros. – Ainda tem os jogos olímpicos de Temer, que se Dilma cumprisse o seu papel na trama e renunciasse, o país chegaria pacificado nas olimpíadas e Temer promoveria o golpe para os poucos incrédulos nele. Agora, as olímpiadas podem ser um imenso vexame e serão disputadas com o país pegando fogo, e pode desmoralizar ainda mais os golpistas. Todos os personagens cujo lado era dúbio, até agora, se mostraram golpistas. Realmente Dilma tem apoio quase 0 e seria um milagre ela não cair… mas o golpe está totalmente desmoralizado e um ou outro golpista ainda terá que ser sacrificado para que PF, STF e PGR mostrem alguma imparcialidade… Se Dilma fosse uma Marina, tudo seria tão mais fácil, renunciaria em agosto de 2015, a oposição não teria que dr um golpe, e todos viveriam felizes !!!

    1. Reforamtando..
       
      Eu tenho

      Reforamtando..

       

      Eu tenho muitas crítica a Dilma, mas a resistência dela é uma coisa admirável… nunca vi alguém aguentar tanta porrada… No mundo dos sonhos da oposição, Dilma renunciaria lá para junho/julho/agosto do ano passado, e teria mantido nossas ilusões democráticas, e ficaria marcada por não ter resistido a pressão de DEM/PSDB/Cunha e Gilmar Mendes.

      E acredito que a maioria dos nossos políticos no lugar dela o teria feito, inclusive Marina, que desabou com a história do twitter do Malafaia e duas semans de propaganda negativa feita pelo PT. Marina no lugar de Dilma teria renunciado há quase um ano… 

      Mas Dilma aguenta, e os seus adversários subestimaram quanta pancada a mulher aguenta… talvez por que enquanto Dilma tinha ratos inseridos na Vagina, eles faziam faculdade e começavam suas carreiras políticas na ARENA e no MDB, nas câmaras de vereadores e nos legislativos estaduais, alguns assumiam até prefeituras biônicas, como Agrippino Maia, por exemplo. 

      Para quem foi torturada, o que ela tem passado é pinto. Para os mimadinhos de plantão, seria uma tortura inimaginável… 

      Vejamos, se Dilma renunciasse, digamos, em agosto… 

      – Temer não tinha se exposto em Dezembro, 

      – A parcialidade e o papel político de Moro não tinha sido exposto em Março 

      – A fraude do golpe a imprensa internacional só descobriu em Março também. 

      – Para quem não lê o Nassif, a parcialidade de Janot só foi exposta em Abril. 

      – Alguns membros do STF (Celso de Mello, por ex) e o próprio foram expostos em Abril. 

      – A podridão da atual legislatura foi exposta ao mundo todo em Abril. 

      – Alguns setores do Exército tem sido expostos nesse final de Abril, início de Maio. –

      Em maio também foi exposto Cristovam Buarque, e inclusive o caixa dois de sua campanha. 

      – E ontem, a anulação que foi anulada expôs mais um, Renan Calheiros. –

      Ainda tem os jogos olímpicos de Temer, que se Dilma cumprisse o seu papel na trama e renunciasse, o país chegaria pacificado nas olimpíadas e Temer promoveria o golpe para os poucos incrédulos nele.

      Agora, as olímpiadas podem ser um imenso vexame e serão disputadas com o país pegando fogo, e pode desmoralizar ainda mais os golpistas. Todos os personagens cujo lado era dúbio, até agora, se mostraram golpistas. Realmente Dilma tem apoio quase 0 e seria um milagre ela não cair… mas o golpe está totalmente desmoralizado e um ou outro golpista ainda terá que ser sacrificado para que PF, STF e PGR mostrem alguma imparcialidade… Se Dilma fosse uma Marina, tudo seria tão mais fácil, renunciaria em agosto de 2015, a oposição não teria que dr um golpe, e todos viveriam felizes !!!

      1. Você tem razão, mas a luz também cega

         

        Marcelo33 (terça-feira, 10/05/2016 às 11:11 e terça-feira, 10/05/2016 às 11:46),

        Muito bom. Merecidamente tanto aqui como mesmo antes da nova formatação seu comentário recebeu cinco estrelas. E sem precisar do meu voto, até porque, por não ser cadastrado, eu não voto. E que se diga que as estrelas, sem saber quem as deu, não tem valor pois podem representar voto contrário a intenção de quem escreveu o texto agraciado com as estrelas.

        Não vem ao caso, entretanto, a questão das estrelas. O que vem ao caso é o comentário acima de terça-feira, 10/05/2016 às 11:40, enviado pelo comentarista CB, em que ele disse o seguinte:

        “Será preciso sabotar deliberadamente o país para que o prejuízo causado seja tanto que os canalhas se arrependam do que fizeram”.

        O problema é que os verdadeiros canalhas nunca se arrependem.

        Você tem razão em lembrar que a cada dia de luta da presidenta Dilma Rousseff é um facho de luz sobre a realidade brasileira. Aqui, entretanto, eu gostaria de lembrar um argumento antigo meu rebatendo o brocado latino “in claris cessat interpretativo” (Na clareza cessa a interpretação). Em meu entendimento, a interpretação só pode ser feita quando houver clareza. E a partir do momento em que se chegou ao estágio da clareza que se inicia a interpretação. E a percepção que tenho é que a grande maioria não quer realizar a difícil tarefa de interpretar.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 10/05/2016

  44. Deixa de ser otimista,

    Deixa de ser otimista, Nassif. 

    Essa perseguição aos petistas e aos governos petistas começou com o processo do mensalão no Supremo. Esses juizes que estão aí não se importaram em iniciar esse processo de perseguição política, que culminou num golpe de estado em parceria com ladrões, em conluio com a imprensa. Condenaram  Genoino, Dirceu e João Paulo Cunha baseados em ilações ao mesmo tempo em que “se esqueceram” do mensalão do Psdb e Dem. São juizes que rastejam por um emprego proprio ou para o filho na Rede Globo golpista ou no instituto do Gilmar Mendes que consegue contratos milionários sem licitação. E tem ainda juizes , como Toffoli e Fux, que são vermes pura e simplesmente. Eduardo Cunha citou esses juizes como “devedores de favores”. Celso de Mello acusou um milhão de setecentos mil  de brasileiros filiados ao PT como pertencentes a uma organização criminosa. Justo ele que sempre atuou como criado da família Sarney. E tem juizes como Lewandovski e Marco Aurélio que merecem um pouco mais de respeito. 

    Depois que eles arrebentarem com o Brasil, se aposentam, pegam as matulas e vão gozar a vida em Miami como Joaquim Barbosa. Com apartamentos adquiridos por offshore. Essa é a cultura da elite do Judiciário brasileiro. Irresponsáveis, vassalos e infames.

    Sabe qual a única vingança que nós teremos? Esses juizes adoram participar de congressos e salamaleques fora do país. O golpe com apoio do Judiciário brasileiro foi bem divulgado pela imprensa lá fora. E juizes europeus e americanos são bem informados e, em sua maioria, não costumam coonestar com juizes que desrespeitam a instituição Justiça.

    O Brasil vai retornar ao estágio das “repúblicas das bananas” e esses juizes são parte do lixo moral que instalaram no país e vão ser conhecidos lá fora como juizes de uma … república das bananas. De capa preta, é claro. E citando intermináveis juristas que nós sequer sabemos se existiram junto com frases em latim para arrotar uma cultura, ética e respeito as leis  que não possuem.

  45. Um comentário sobre o Golpe de Estado.

    Escrevi ontem.

    Comentário crítico.

    Fica evidente que este Projeto de retomada do Neoliberalismo numa versão Plus 2.0 esbarra na realidade das manifestações de ruas de 2013, 2015 e 2016, independente da turma: do verde-amarelo ou do vermelho, à-favor ou contra o Impeachment.

    A verde-amarela queria tirar Dilma e não empossar Temer. E não foi às ruas para apoiar as medidas recessivas e não desenvolvimentistas: medidas que abdicam de valorizar o setor produtivo e o consumo e nem para chancelar um abrandamento das ações ligadas ao combate da corrupção praticada pelos políticos, que apoiarem Temer.

    E mesmo as manifestações mais à direita no espectro político não referendaram a usurpação do Poder por Temer. 

    Temer tem tanta impopularidade como tem Dilma. Não passa de 10% de popularidade. Só que a Presidenta Dilma tem o respaldo dos mais de 54 milhões de votos que obteve em 2014. Votou-se em Dilma e não em Temer (em que pese ele ser vice), ela é quem participava dos debates presidenciais na TV e não Temer.

    Pesquisas apontam que cerca de 70% dos brasileiros apoiam novas eleições presidenciais e que ao menos 60% para mais dos brasileiros, já consideram as manobras do Impeachment como sendo manobras golpistas. O Impeachment, que acaba por colocar o Vice de Dilma no seu lugar, não conta mais com a aprovação majoritária da população.

    Temer não tem legitimidade eleitoral, não foi eleito para executar o programa neoliberal e não tem sequer intenção de votos, para além de um candidato nanico de 1% de eleitores. Na última Eleição que participou (2006) teve 70 mil votos e precisou herdar votos da coligação para se eleger.

    A desinformação sobre tipos de modelos econômicos, tanto da classe média e médio-alta tradicionais como de parte da classe trabalhadora e dos pobres pode existir, porém, não há respaldo para reimplementar o Neoliberalismo, com o Governo administrado por banqueiros na economia real.

    A população brasileira já experimentou tempos de benesses amplas com a possibilidade de adquirir bens de segunda e terceira necessidades, além de obter chances de viagens, consumo e lazer de um padrão novo: Disney, Nova Iorque, Paris, I-Phone, Laptop última geração, baladas caras, churrasco com os amigos habitualmente, bons restaurantes, shoppings, teatro, shows, etc. E, ninguém quer retroceder ao tempo da ausência destas benesses.

    Não será por intermédio dos meios de comunicação aliados e oligopólicos, capitaneados pela Rede Globo, que se conseguirá manter a população em casa vendo a banda passar e os empregos qualificados sumirem, a CLT ser revogada e os salários achatados serem aprovados ad eternum por estes políticos do Legislativo e pelo Governo Golpista sem que se tenha nenhuma contestação.

    Acredito, que quando a população perceber os intuitos de Temer em seu Governo ilegítimo poderemos ter um fato inédito:

    Manifestações verde-amarelo e manifestações vermelha tomarem a Avenida Paulista juntas, e ao mesmo tempo e dizerem ao Temer: Fora!

    Ninguém quer o Brasil de segunda-classe e colonizado, refém da Rede Globo de Televisão, Fiesp, Mercado Financeiro e Imperialismo.

    Esta é uma constatação real.

    Dilma tem baixa aprovação porque a economia não mais apresenta as possibilidades de emprego, salário, consumo e lazer existentes até o seu primeiro mandato.

    Temer não dura muito tempo se acreditar que pode ir pelo caminho contrário ao que se estabeleceu com força de 2009 para frente, e no segundo mandato de Lula. O Ex-presidente Lula terminou seu mandato com 87% de aprovação com todo o oligopólio midiático oposicionista em campo. Justamente, porque todo mundo estava usufruindo de um tempo de benesses. Tempo que os brasileiros querem o retorno.

    Tempo que não é o de FHC e do neoliberalismo. Este tempo do neoliberalismo já foi sepultado por 4 legislaturas seguidas no voto.

    E se Aécio vencesse e tentasse emplaca-lo, como Dilma, em parte emplacou, cairia. Como cairá Temer e está sendo o aliado principal da caída de Dilma.

    Não é porque a Rede Globo e as demais mídias oligopolizadas escondem os reais intentos (o modelo econômico-social) de Temer, que eles serão implementados. E, também, não é por pressão da Rede Globo, que a sociedade vai engolir o (a) Presidente (a) que satisfaça seus interesses particulares e o modelo socioeconômico que ela e seus aliados desejam implementar para sempre no Brasil.

    Sabe por quê?

    Porque a Rede Globo & Cia. ensinaram o povo de qualquer classe social a ir para as ruas protestar. Se a população sentir que está sendo prejudicada mais ainda/ enganada através do discurso midiático de aprovação das suas medidas impopulares, e que a sua vida não está melhorando com Temer, não há Polícia Militar que segure a ida do povo pras ruas pedindo a renúncia do Governo Golpista.

    O Governo Temer nasceu ilegítimo e não dura, para além de duas canetadas contra os trabalhadores e o Brasil.

    Nesta fase de tentativa de aprovação definitiva do Impeachment, Temer terá 6 meses para mostrar ao que veio, mas, não poderá radicalizar contra a população, impedindo manifestações nas ruas com repressão da Polícia Militar, como requer o cenário da imposição do já sepultado Neoliberalismo sem respaldo do voto popular.

    Ele não poderá impor suas medidas socioeconômicas inviáveis ao País, no momento atual.

    Por quê?

    Estamos a três meses dos Jogos Olímpicos e neste período os holofotes do Mundo estarão voltados cada dia mais para o Brasil.

    A presença crescente da Imprensa Internacional para a cobertura dos Jogos Olímpicos trará milhares de equipes inteiras de reportagem dos mais variados matizes ideológicos e de, praticamente, todos os países do Mundo. Nada impede que o Jornalista esportivo possa ser deslocado da Editoria Esporte para as Editorias de Economia, Segurança e Sociedade.

    Temer pode assumir a partir do Golpe de Estado, entretanto, nada impede de dizermos que seu mandato pode durar muito menos que o esperado.

    Imaginemos se prendem o LULA.

    Com milhares de equipes de reportagem dos principais órgãos de Imprensa do Mundo com presença in loco para relatar os fatos, mostrando os milhares de brasileiros aglomerados na porta da PF em Curitiba exigindo sua libertação?

    Imaginemos se tentam rasgar a CLT.

    As classes trabalhadoras saem às ruas em protesto gigantes e a Polícia Militar vai descer o sarrafo, vai reprimir os manifestantes, prender as lideranças sindicais e os trabalhadores mais exaltados dos protestos?

    Etc.

    Temer e seu Governo da usurpação não poderão radicalizar contra o povo brasileiro, pelo menos até 22 de agosto, data de término dos Jogos Olímpicos. Ele pode cair até o término das Olimpíadas.

    PS. O episódio do Waldir Maranhão e do Renan acuados pela Rede Globo de Televisão não significa que a sociedade organizada vai ter medo da vênus platinada.

    Se os políticos e membros do Judiciário têm, os brasileiros, em defesa de nossa soberania, do crescimento econômico com justiça social e do nosso desenvolvimento pleno até chegarmos a ser um País de primeiro mundo não terão.

    Cabe aos patriotas darem um basta neste regime de coação dos poderes instituídos pela emissora dos marinhos.

    O Brasil tem 205 milhões de habitantes e não pode ser submetido aos caprichos pessoais de 3 pessoas, que não amam nosso País, não têm apreço pelo nosso povo e pela Democracia e o Estado Democrático de Direito. 

    1. Excelente comentário.

      Excelente comentário. Preciso, racional e sem viés partidário. A editoria do site poderia republicá-lo como um post, para um número maior de leitores terem acesso. 

    2.  
      Gostei muito da abordagem

       

      Gostei muito da abordagem que vosmecê faz Alexandre Tambelli. Especialmente por propiciar ao “analfabeto político” que por aqui apareça. E nisso, não vai ai nenhuma intenção em ofender ao jovem que ainda não adquiriu a alfabetização necessária para não confundir uma obra do mestre Picasso, com a propriamente “dita” do mestre de obra.

      Claro que nós outros, antes de nos tornar macacos velhos. Também eu, em particular, acreditava no que lia nos jornalões, e, jurava de pé junto que a imprensa era livre, isenta e democrática. Eu também já mandei muita gente pra “casa do caralho” sem ter a menor ideia que a tal casa era a plataforma que ficava lá em cima do mastro das caravelas dos descobridores, onde os oficiais posicionavam o infeliz do marujo ainda grumete. Desiguinado a observar o que vinha adiante do nariz da tripulação. Ou seja,  para lá de riba da “casa do caralho” melhor observar, com antecedência, algum golpe, ou patranha se formando pela beira do horizonte distante. Creio que os marujos e grumetes que tiverem acesso ao  estabelecimento do seu Nassif, sairão daqui sabendo melhor identificar o que realmente vê do alto do cesto da gávea ou, como prefiro, do alto da “casa do caralho”. Parabéns Alexandre.

      Orlando

       

  46. Será preciso sabotar

    Será preciso sabotar deliberadamente o país para que o prejuízo causado seja tanto que os canalhas se arrependam do que fizeram.

  47. URGÊNCIA E OBJETIVIDADE

    Precisa e correta a indicação de que há fundamento para barrar o golpe do impixe no STF tanto com base nos aspectos formais quanto na apreciação do mérito relativo à ausência de comprovação de requisitos constitucionais indispensáveis. Urge somar esforços no sentido de cobrar da AGU a informação ampla dos encaminhamentos já realizados na corte constitucional com vistas à urgente suspensão da farsa do impixe e à vedação do golpe de estado que está na iminência de ser concretizado. E, uma vez confirmado o ajuizamento de medida processual adequada para requerer a vedação do golpe, deve então ser oficiado o presidente do senado, para que este exerça seu poder de forma compatível com o dever de preservar a democracia e de evitar danos gravíssimos à população brasileira, através do adiamento da votação do impixe.

  48. O xadrez dos celerados

    Meu xadrez: Dilma foi reeleita, em eleicões diretas, dentro de todas as norma constitucionais,  para a presidîr a República.

    Ainda antes do fim da contagem dos votos, seus adversários iniciaram movimento para cancelar as eleições.

    Do pretexto de “fraude” nas contagem dos votos às “pedaladas”, uma dúzia de “motivos” foram tentados, em vão.

    Dilma assume o cargo e o que há de mais podre, vil e corrupto na política do país une-se para destituí-la. Na marra.

    Até que o xadrez ganhe contornos decisivos, em mais dois movimentos, senado e stf , virá o xeque mate.

    E o tabuleiro do país retorna à sua condição secular: governado por corruptos e salafrários de toda ordem, por bandidos engravatados que necessitam o país permancendo à sombra do atraso e do subdesenvolvimento para continuarem abastecendo suas contas bancárias em chamados “paraísos fiscais”. 

    Esses caras todos, esses celerados,   futucando bem ; todos eles tem piolho ou tem cheiro de criolina, pra seguirmos na paródia da bela canção do Chico. 

     

     

  49. Senhores, não entrem no canto

    Senhores, não entrem no canto da sereia.. amanhã é só uma etapa do impitim, mas a #luta continua. A presidenta vai lutar, ela já falou que quer ser a presidenta durante as olimpíadas, e será!

  50. Lava jato é a questão

    Um pacto só poderia ser estabelecido se a Dilma acabasse com a lava jato.

    O golpe gira entorno disso: livrar os envolvidos da prisão.

    Dilma não aceitará isso. 

  51. Tenho um misto de dó e raiva

    Tenho um misto de dó e raiva do midiota que só arranha a superfície e não consegue enxergar além das aparências.

  52. ATENÇÃO NASSIF! ESCREVA SOBRE ISSO!

    Caro Luis Nassif,

    Tomei conhecimento há pouco da notícia que transcrevo a seguir. Peço-lhe escrever um artigo sobre ela e sobre o PGR, o chefe do alto comando nacional do golpe, como você tão bem identificou.

    Saudações,

     

    “247 – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu, por meio de um parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o plenário da Corte derrube a liminar que determinou o processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. 

    No documento enviado ao STF na noite da segunda-feira (9), Janot reconhece que é possível existir o impedimento do vice, mas considera que a liminar extrapolou o pedido que chegou à Corte. Segundo ele, existem diferenças entre a situação da presidente Dilma Rousseff e a de Michel Temer no que diz respeito aos decretos que autorizaram a abertura de crédito suplementar, base da ação contra Temer.

    Parecer de Janot foi encaminhado ao ministro do STF Marco Aurélio Mello, que concedeu a liminar que determinou que a Câmara levasse adiante a denúncia contra Temer. Segundo o procurador, O advogado mineiro Mariel Márley Marra, autor da ação, havia a suspensão do processo de impeachment contra a presidente Dilma alegando possível ligação com o caso de Michel Temer até que o STF analisasse o mérito do caso. Janot alega que Marra não teria pedido a a continuidade do impeachment contra Temer por meio de liminar.

    “Dado o exposto, com a devida vênia, entende a Procuradoria-Geral da República inadequada a liminar deferida, porque ao Judiciário não é dado conceder liminarmente pedido que não apenas não foi formulado como também é mais extenso em seu alcance do que o pedido principal. Assim, deve ser cassada pelo Plenário da Corte”, justificou Janot.

    Apesar disso, Janot admitiu a possibilidade do vice-presidente também ser alvo de um processo de impeachment. Utilizando publicação feita pelo próprio Michel Temer como professor de Direito Constitucional, Janot destacou que “a Constituição Federal prevê expressamente as autoridades em relação às quais a magnitude da função política acarreta a responsabilização política por prática de crime de responsabilidade. Dentre aquelas autoridades, o Vice-Presidente da República”.

  53.  
    COMO SEMPRE, O NASSIF

     

    COMO SEMPRE, O NASSIF ESGOTA O ASSUNTO SÉRIO. DEIXA PRA NÓS OUTROS, O DEBIQUE

    O juizeco, ou se preferir, o ministreco Gilmar Dantas Tabajara, o famoso “boca-de-batráquio” do STF,  disse o sapo:  a tentativa de anular o impeachment da Dilma foi  uma “Operação Tabajara”. Vejam os senhores,  a importância que o sujeitozinho arrogante e pedante atribui à sua horrorosa carcaça, quando até em eventos alheios, o desclassificado põe o próprio nome.

    Enquanto isso, o presidente do STF   Lewandowski,  recepcionando o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ora em visita ao país. O Lewand, diante das preocupações apresentadas pelo Dr. Roberto Caldas, me sai com uma jogada cai cai a lá Neymar engana juiz. Disse ele: “é necessário considerar a presunção de inocência dos congressistas, e que eles não podem ser punidos até serem julgados. Que belezura! Não! Me refiro ao belo chavão.

    O ministro Lewandowski  só não esclareceu ao nobre visitante, que o conceito de presunção de inocência adotado no STF pindorâmico, é aquele originário, ainda, lá dos confins da Casa-Grande e da Senzala. Conceito que, mesmo bichado e largando os pedaços, é um baita elástico e, se adapta à rotunda circunferência monetária, étnica, e…deixa pra lá, do ventre do freguês. Queiram ou não as modernosas e ridículas sumidades do mercado judicante, e suas falácias retóricas, no mais das vezes dignas de dó, quando não de asco mesmo. Nossas autoridades (dos 3 podres, digo, poderes) irresponsáveis, continuam permitindo a matança continuada de jovens pobres, torturando e prendendo outros  tantos pobres, pretos e putas. Entupindo os calabouços medievais, que cinicamente chamam de presídios. E, esses fdp, continuam desfilando suas empáfias, sua retórica cínica, ridícula e ofensiva. Diria mesmo desmoralizante de qualquer laivo civilizatório.

    Vejam o tratamento diferenciado e vergonhoso, que se dá ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Indivíduo, no lombo do qual pesa incontáveis bandalheiras que, mesmo documentadas e largamente denunciadas, jamais são, ou, foram apuradas. E, o que fazem com o ex-presidente Lula. Este último, a despeito de ter sido um presidente famoso, internacionalmente admirado e respeitado no mundo todo. Internamente, é tratado pela quadrilha mafiosa dos Marinhos, por monumental despeito e dôr de corno, como um bandido, tal qual um FHC. Um cabra que não tem dinheiro suficiente pra adquirir um apartamento em Cingapura, apesar de ser acusado de corrupto. Todavia, o que mais lhe faz falta mesmo, é, digamos assim, não dispôr de um pedigree, mesmo falsificados, como o são os portados pela elite de merda do país.

    Os antepassados do Lula, embora contemporâneos da Casa-Grande, habitavam o porão, moravam na senzala. Daí, a pequena e curta elasticidade da sua presunção de inocência. E, se for comparada à do corrupto e ladrão de dinheiro público, amigo e correligionário do outro, falo dos: Aécio da Cunha neto da Casa-Grande, dos Marinhos, Daniel Dantas. Como disse, o elástico dos bandidos finos, se comparado ao elástico da presunção de inocência do Lula, este,  não daria nem pra segurar a calçola da vovó da amante do FHC.

    Orlando

  54. Alexandre de moraes ministro

    Alexandre de moraes ministro da justiça? Moro, enfim, encontrará sua alma gêmea. Acho que esse nome será bem aceito pelos operadores da lava jato. Terão carta branca para varrer definitivamente o PT. Como secretário de segurança vimos a pm invandindo até reunião de sindicato, imagine o que esse sujeito será capaz de fazer assumindo o controle da PF, atribuição intocável nas gestões petistas.

    Nas ruas, repressão à vista.

    Do jeito que a coisa caminha, os eleitores e simpatizantes do PT algum dia vão experimentar uma condução coercitiva.

     

  55. Sobre o enfraquecimento das álibis de consciência no Direito

    Post que escrevi mais cedo:

    >>> (Um) Saldo do Golpe <<<

     

     ROMULUS_____TER, 10/05/2016 – 01:40ATUALIZADO EM 10/05/2016 – 12:20

    (Um) Saldo do Golpe

    Li hoje aqui no GGN um artigo da Profa. de Direito Constitucional Jane Reis – mais uma Professora da minha UERJ. O artigo intitula-se “O saldo do impeachment é uma democracia deficitária”.

    * * *

    Se me lembro corretamente ela – como mestranda – oferecia uma disciplina eletiva sobre “Controle de Constitucionalidade” quando ainda estava na graduação.

    Infelizmente não fui seu aluno por conflito de horário.

    Mas lembro que colegas que cursaram a disciplina comentavam sobre a qualidade do conteúdo. Talvez se queixassem às vezes da quantidade de leituras indicadas pela Profa. Jane.

    Coisa de aluno…  LEIA MAIS »

  56. Nassif, vou-me utilizar de

    Nassif, vou-me utilizar de uma parábola.. se tem focinho de porco, pata de porco, orelha de porco e cheira a bacon, pode chamar de galinha, pato, marreco, mas é porco! o mesmo com o golpe, chamem do que quiser, mas é golpe, e não falo isso por ser petista, o fato é este. 

  57. A Verdade é … Mais Que Dura, Mas Prossigamos à Luta

    A verdade é dura, a globo e a “maçonaria institucional” fazem do Brasil uma eterna possibilidade de ditadura, pois de fato quem dá as cartas são esses cancros, sócios da anacrônica Casa Grande, cujo grande feito é manter o país condenado ao atraso, agora neocolonial, para que possam gozar das benesses do poder imperial, facilitados pela ignorância e covardia.   

    Para que votar para presidente e congresso, no Brasil, se esses que nos dominam, como sabujos daquele de fora que tem a prática e o comando central, jogam nossos votos no lixo quando bem desejam, de acordo com seus interesses em harmonia com os daquele de fora, que nos utilizam sob feitoria desses?

    Se queremos mudar alguma coisa precisamos votar para presidente das “organizações globo” e dos postos de comando nas instituições da república, todas elas hoje ocupadas pela “maçonaria institucional”, ou impedir que sejam utilizados de acordo com seus interesses, em relação ao poder político no país.   

    Como pode um país do tamanho e da importância do Brasil, em pleno seculo XXI, estar a mercê da vontade e dos desejos dos irmãos marinho e sua corrupta corte de ocasião, composta de gilmares, janotes, moros, cunhas, aécios, temers, etc., adestrados pela elite do atraso, amasiada hereditáriamente na Casa Grande do mofo e da podridão inimputável. 

    Mas o pior é que a verdade é mais que dura.

    Fomos “nós” que permitimos que prendessem Dirceu, exatamente aquele que possibilitou a oportunidade de derrota-los, e se não bastasse, a desnecessária e desastrosa defenestração do delegado Lacerda, o desmonte da inteligência, a perda do controle da PF, o principio do golpe paraguaio.

    Mas o que interessa mesmo, é olhar à frente e prosseguir à luta.  

  58. 8- o povo entende que alguns

    8- o povo entende que alguns malandros se deram mal e comemora por isso, alguma esperamça de um futuro melhor, mas o ceticismo com a classe politica continua.

    Sabe que a solução para a crise sempre foi trabalhar mais e é isso que faz.

    “algo tem que mudar para que tudo permaneça como esta”.

  59. Eleições antecipadas é golpe!

    É o pior de todos eles. 

    Vai esconder a esculhambação que fizeram com o país? 

    Não, Nassif. Além de golpe sujo, não resolve nada. Vai servir para varrer sujeiras para debaixo do tapete.

    Vai servir de movimento conciliador. Aquela conciliação brasilis que começou entre portuguesese e indios que não mudou nada até hoje: conciliação CARACU onde a eleite entra com a cara e nós, o povo… se fode.

    Eleição antecipada hoje é Marina presidente. Oia eu mudando pra Síria ou Azerbaijão! 

     

  60. Sabe de uma coisa? Tá no

    Sabe de uma coisa? Tá no inferno, abraça o capeta. è um golpe; o governo que vem por aí vai ser um mix de violência com caretice, ou seja. Temos muito pouco a perder. AGU devia ir ao Supreme pedindo a anulação da revogação do Maranhão p foi uma decisão tomada sob coação, ameaça e chantagem. O máximo que pode acontecwr é não dar certo mas, o STF tá com a vida muito mansa pq contra o PT todo mundo recorre ao STF por qq coisa, inclusive o MPF só age contra o governo e governistas, aí é aquele sorteio pra GM que senta em cima e vida que segue. Tem que entupir a Corte tb. Tudo tem que ir pra lá. Publicidade opressiva… TUDO! Tem que obrigar o STF a obrigá-los como fazem com a gente. Sujeito vai lá, reclama do Lula e o STF trava o país com a desculpa de que foi provocado e TEM QUE dar uma resposta… Então, precisamos fazer o mesmo. Não só a AGU mas os partidos, movimentos sociais, blogs, cada um de nós, individualmente ou em grupo, centrais sindicais… O Golpe está sendo dado pelo judiciário, desde sempre, então vamos, no mínimo, torrar o saco dos golpistas. Por Exemplo. Há qto tempo Moro tá no CNJ, kd o resultado, tem que fazer pressão. O cara tá no twitter chamando o governo de quadrilha. Gilmar Mendes diz o que que e, nem tentar da tribuna alegar suspeiçãppra criar um constrangimento, rola… A direita e os golpistas usam o sistema judiciário para constranger o campo progressista pq tem a mídia como instrumento de chantagem. Temos que constrangê-los mesmo só tendo as redes sociais A última trincheira da cidadania está chantageando a democracia escudada na mídia

    Outra coisa,  o PT tem que pedir ao STF a liberdade de Zé Dirceu. Eles tem que negar isso. ah o moro… ah a segunda instância… não interressa!, vai ao STF e qdo eles negarem, a gente cai de pau em cima. Tá todo mundo levando vida de princesa e a Dilma tomando porrada. Queria ver esees frouxos todos no lugar dela. 

     

    1. Cristiana,
      Concordo com tudo

      Cristiana,

      Concordo com tudo isso.

      Em varios posts defendi coisa semelhante.

      Nao se pode deixar o STF/PGR passarem incolumes pelo golpe.

      Tem que ser arrastados pra esse baile sujo.

      O problema?

      CARDOZO

      (como sempre)

  61. Quem são os notáveis que você vê e não nos informa?

     

    Luis Nassif,

    Quando vejo você falando de notáveis eu lembro do poema Politica, de William Butler Yeats, na parte em que ele diz “Yet here’s a travelled man that knows”, e eu fico pensando sobre a sorte de você ter convivido durante tanto tempos com notáveis para saber que eles aí estão e podem formar um ministério.

    Ainda que seja para um ministério do tamanho proposto por Alexandre Weber – Santos -SP, não custava nada que você apontasse esses notáveis.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 10/05/2016

  62. Luis Inácio (300 picaretas)

    Acabei de escutar a música dos Paralamas do Sucesso e pouca coisa mudou já que a música foi composta uns vinte anos.

    São novamente tempos estranhos.

  63. Lá vem o Nassif de novo defendendo modelo alternativo de golpe

    A presidenta ficaria, mas sob a condiçao de nao governar. É piada? Parece. De muito mal gosto.

      1. Golpe por golpe, melhor caracterizado como tal

        A possibilidade do impedimento nao passar existe, embora pequena. Mas, se nao passar, nada obriga Dilma a se auto-impedir… Se for impedida, melhor que o golpe seja claro, nao disfarçado.

  64. Pacto negociado?

    Pacto negociado? Sob que base? A agenda dos golpistas e da FIESP? Impensável. Se for pra negociar em cima dessa merda, pois que venha o golpe. Que venha a Noite de São Bartolomeu. Vamos montar barricadas, uma em cada esquina se necessário for … Não cheguei até a essa altura da vida pra assistir um retrocesso desses. 

  65. Situação multifacetada

    O impeachment de Dilma tem vários aspectos. Repudiá-lo com base na contraposição aos velhacos que sempre trapacearam o país é fácil : a FIESP, a GLOBO , os políticos oportunistas.

    Há porém um aspecto positivo  do impeachment  muito ressaltado pelo senador MAgno MAlta : os desequilíbrios fiscais provocados pela sanha de se manter no poder. As “pedaladas” , ao contrário do que Dilma invoca , não foram para bancar o Bolsa Família e o Minha Casa , Minha Vida – manter os programas sociais como justifica a presidente –  mas sim para tapar o rombo do festival de bondades do BNDES , que incluem Cuba , Venezuela , Bolivia . Rombo fiscal que resultou no corte orçamentário de R$81bilhoes e contaminou toda a economia , quem sofre agora é sobretudo a população mais carente , no seu subemprego – pois os empregos daqui foram exportados.

    Não ao impeachment da hipocrisia , de retirar a presidente como um combate à corrupção. 

    Mas sim a  esse aspecto do impeachment , que se  firmasse e ficasse como um recado a todos os governantes futuros , de que não podem mais ser irresponsáveis com o equilíbrio fiscal e comprometer o crescimento economico de acordo com sua conveniência política , caso contrário isso lhes custará o cargo , se esse aspecto do impeachment se firmasse , então terá valido a pena !

    1. Que bondades???

      Bondades do BNDES para Cuba, Venezuela e Bolívia??? Empréstimo agora é bondade? Então o FMI dos tempos do FHC era bonzinho com a gente? Veja só, e a gente não sabia… Bondade do BNDES tinha sim. Tinha com os fisiólogos que assumiram pastas e mais pastas de ministérios chantageando o governo em troca de apoio no comgresso e, na medida que os interessem, traíram a Dilma e vão trair o usurpador também. Haja visto o ministério de “notáveis barra pesada” que o usurpador montou. Um ministério desses é encrenca na certa. E a chantagem continua…

    2. Que bondades???

      Bondades do BNDES para Cuba, Venezuela e Bolívia??? Empréstimo agora é bondade? Então o FMI dos tempos do FHC era bonzinho com a gente? Veja só, e a gente não sabia… Bondade do BNDES tinha sim. Tinha com os fisiólogos que assumiram pastas e mais pastas de ministérios chantageando o governo em troca de apoio no comgresso e, na medida que os interessem, traíram a Dilma e vão trair o usurpador também. Haja visto o ministério de “notáveis barra pesada” que o usurpador montou. Um ministério desses é encrenca na certa. E a chantagem continua…

  66. Lembre-se do Plano Real

     

    Nada disso vai acontecer. Lembre-se da bonança da remonetização do Plano Real, lembre-se, talvez ainda mais, do querido “Brasil Grande”

     

    Esse golpe tem pai e mãe. Esse golpe tem comando, tem um centro estratégico.

     

    1) A fogueira dos tribunais vai aparecer tão rapidamente quanto surgiu na mídia.

    Nos primeiros minutos jogados do golpe, os juízes saidinhos de primeira instância descobrirão:

    – Que a mídia vai lhes dar as costas

    – Que as instâncias superiores irão para cima deles com ira avassaladora, como se por uma mudança de maré.

    – Que os seus heróis passarão a adotar passividade e contemporização exemplares, aquelas de antigamente.

     

    2) De repente, o sapato vai parar de apertar

    Tão logo se consume o golpe:

    – Os gurus de sempre mostrarão os cenários róseos do futuro do país

    – Processos na justiça em declínio, executivos em casa com suas famílias, instituições internacionais de braços abertos, e prontas a oferecer belos empréstimos irão dar aquele impulso a certos setores da economia

    – Existe uma grande avenida aberta para a nossa “abertura econômica” que irá trazer mais investimento interessados na liquidação dos ativos brasileiros, evidentemente na baixa, que irá se seguir. 

     

    3) Quase que ao mesmo tempo, haverá mais sorrisos no noticiário do que nas novelas da TV

    O golpe deixará certas mídias com sorrisos de orelha a orelha, como que contagiantes

    – O JN vai parecer aquele dos anos 90, em que a brava política modernizadora do país tirava a economia da “década perdida”, e toda voz contrária, como Mário Covas, Lula, Itamar Franco, Leonel Brizola, eram muxoxo, o popular trololó.

     – A caça à corrupção, quero dizer, aos políticos de esquerda, ainda tem muita lenha para queimar, e isto vai deixar o cidadão médio reacionário contente por muito tempo. Arrisco a dizer que esta será a base do noticiário político mesmo depois do golpe, o plantão policial anti PT, anti qualquer coisa que possam chamar de esquerdista.

     

    Eu não vivi a ditadura. Eu vivi os anos FHC, Sarney. Eles são todos parecidos, em graus variados. Vai ocorrer uma repactuação “pelo alto” da política do Brasil, que vai ter seus vencedores e perdedores. Este é o verdadeiro voo de galinha dos economistas cabeça-de-planilha de Pindorama. À sociedade não é permitido encontrar as próprias respostas. 

    Seremos novamente grilados para longe da democracia. As consequências? Pegue o histórico da Folha de Sao Paulo, lá pelo quarto mês do primeiro mandato de FHC, o repique a inflação que o plano deveria ter debelado, as crises repetidas que abalaram o mercado local, a praga do desemprego e a desindustrialização que destruíram bases do desenvolvimento do Brasil. É só parar, esperar, e anotar na cartela de bingo quando o termo “bola da vez” voltar a aparecer no jornal logo antes da novela.

     

  67. Seria hilário.

    Alguém ( acho que foi Hélio Fernandes ) disse que a senha para receber as “trinta moedas” foi votar citando a família.

    Esta tese ganha algum corpo quando lembramos que um deputado, que ja tinha proferido o voto, voltou para homenagear a família.

    Pois bem, se houve o pagamento das trinta moedas, seria hilário se o golpe fosse barrado.

    Explico: quem não recebeu e ja gastou por conta, ficaria como aqueles apostadores que gastam achando que ganharam na loteca e depois descobrem que a aposta não foi processada.

    Quem recebeu e gastou teria que devolver. Se não tivesse como, ficaria endividado.

    De uma ou de outra forma o excelentíssimo recebedor teria dificuldades no próximo pleito.

    Quem pagou não teria como cobrar judicialmente e apelaria para o método do traficante.

    Ou seja, seria hilário.

    Poderia também ser uma forma até aqui não pensada de expurgar o parlamento.

    Ai STF, fica a dica…

  68. Solução para a crise:
    1 –

    Solução para a crise:

    1 – Declare Estado de Sítio;

    2 – Prenda-se Renam, Cunha, todo o PSDB, a cúpula do MPF, da PF;

    3 – Prepare-se um julgamento sumário e proceda-se a uma exucução rápida;

    4 – Mas pode ser o 2 – Prenda-se os irmãos Marinho, os Frias, os Civita e os Mesquita;

    5 – Aplique-se aos do número 4 o número 3.

    Resolvida a crise, reforme-se o judiciário, o mpf  e a política.

    Dado o recado que não foi dado a uns 100 anos atrás. 

    Chega que o Brasil já cansou dessa loucura toda.

  69. Solução para a crise:
    1 –

    Solução para a crise:

    1 – Declare Estado de Sítio;

    2 – Prenda-se Renam, Cunha, todo o PSDB, a cúpula do MPF, da PF;

    3 – Prepare-se um julgamento sumário e proceda-se a uma exucução rápida;

    4 – Mas pode ser o 2 – Prenda-se os irmãos Marinho, os Frias, os Civita e os Mesquita;

    5 – Aplique-se aos do número 4 o número 3.

    Resolvida a crise, reforme-se o judiciário, o mpf  e a política.

    Dado o recado que não foi dado a uns 100 anos atrás. 

    Chega que o Brasil já cansou dessa loucura toda.

      1. Não sei se é Gort o robo que está dando o golpe

        Mas se Gort não têm nem potência de computação, nem o algorítmio de inteligência artificial que roda o atual golpe no Brasil, é outro robô com certeza.

        Veja que só os movimentos altamente imprevisíveis, como a liminar do Teori de madrugada, ou a tentativa de golpe do Maranhão  é que conseguiram furar o bloqueio das lideranças da Câmara e do Senado e quase levaram a loucura o presidente do patido do Maranhão.

        O que mostra a fragilidade do programa, bem como a inesperiência dos golpistas e seus asseclas para lidar com as situações inusitadas.

        É um golpe fadado ao fracasso.

        O fim virá de onde menos se espera, mas virá!

  70. A propaganda e a “democracia”

    O incrível é o acreditar num produto republicano liberal maçonico que atende por “Democracia”. Esses segmentos formataram-na para que seu establishment se encarregue de manter populações crédulas incautas sob seu domínio e controle. Mudam de roupagem mas sua essência permanece intacta. O lugar de honra do divino foi tomado pela propaganda sedutora e manipulada da razão, que convenceu o homem ser um super-homem ou mesmo um semi-deus…   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador