Os cenários políticos possíveis

Há dois cenários possíveis pela frente e um quase improvável.

Cenário 1: impeachment

Hipótese aventada de forma algo irresponsável nas redes sociais e por alguns tiranossauros da oposição.

Significaria a paralisação virtual do governo – e do país – em um momento em que lavram incêndios consideráveis na Petrobras – com o comprometimento da cadeia do petróleo e gás – e uma instabilidade forte no mercado financeiro, nas contas fiscais e correntes.

De cara, ocorreria o agravamento dos problemas econômicos, aos quais se somarão embates políticos de monta, deterioração do mercado de trabalho.

No momento seguinte, dúvidas de monta sobre o que seria o novo governo. Tem-se, em uma ponta, um PSDB radicalizado, que racharia o país em dois; e um PMDB moderador, mas uma colcha de retalhos, hoje sob a liderança do político mais negocista da República – Eduardo Cunha. E um partido – o PT – que só se mobiliza na desgraça.

Cenário 2: Dilma sem mudanças

Dilma consegue ultrapassar a fase crítica atual, mas continuará submergida pelo centralismo, falta de iniciativa, indefinição em relação às políticas públicas e impasses com o Congresso.

Serão quatro anos com a economia se arrastando, a oposição brandindo a política de escândalos, os conflitos recorrentes com o Legislativo. Por enquanto, é o cenário mais provável.

Cenário 3: Dilma com mudanças

Por alguma razão divina, abre-se a cabeça da presidente e ela resolve descentralizar as decisões, definir rumos para seu governo, estimular um projeto social de fôlego, que seja a contrapartida dos ajustes fiscais atuais. Por ora, é o cenário mais improvável.

***

A definição desses cenários dependerá, em grande parte, dos próximos passos da Lava Jato e da cabeça da presidente

O único fator previsível, por enquanto, é o da cabeça da presidente: não há o menor sinal de que ela abdique de seu estilo atual, de centralismo com baixo discernimento.

Por outro lado, pela alta dose de imprevisibilidade, o impeachment dificilmente será levado adiante. O tema será basicamente utilizado para manter Dilma e o PT sangrando e na defensiva.

***

Além disso, a revelação da lista dos implicados na Lava Jato com foro privilegiado certamente reservará boas surpresas também do lado da oposição – conforme insinuado pelo próprio Procurador Geral da República Rodrigo Janot – equilibrando um pouco mais esse jogo político medíocre em que o trunfo de cada lado é apenas a taxa de rejeição do opositor.

A mais de um interlocutor, Janot revelou que os vazamentos da Lava Jato têm sido absolutamente seletivos; e que as informações inéditas, quando reveladas, equivalerão a algumas bombas de hidrogênio.

***

Antes de ontem, a Rede TV! furou o bloqueio da cobertura da mídia e divulgou uma entrevista com a contadora do doleiro Alberto Yousseff, revelando ligações próximas de um dos operadores com o presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Até agora Cunha vem sendo a gazua, blindada pelos grupos de mídia, para abrir uma brecha no mandato de Dilma. Pelo seu histórico e falta de limites, será impossível que a blindagem se mantenha por muito tempo.

***

Apenas com a divulgação da lista dos denunciados se avaliará melhor o impacto sobre o jogo político.

Mesmo assim, mesmo que a onda pró-impeachment se esvazie nas próximas semanas, a presidente terá que rever seu estilo de governar. O país não aguentará quatro anos medíocres pela frente.

Luis Nassif

122 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ”’O país não aguentará

    ”’O país não aguentará quatro anos medíocres pela frente.”

        Faltou uma palavra:mais.

            O país não aguentará MAIS quatro anos medíocres pela frente.

  2. Tempo

    Parece que a presidenta quer deixar o tempo calar as críticas, mas a tendência é de aumento do coro da insatisfação. Os mais desiludidos fazem parte da classe média que não entende porque as políticas públicas não a favorecem. Porém os impostos são cada vez mais exigentes, e suas despesas (saúde, educação e segurança) em duplicidade.

  3. Tempo

    Parece que a presidenta quer deixar o tempo calar as críticas, mas a tendência é de aumento do coro da insatisfação. Os mais desiludidos fazem parte da classe média que não entende porque as políticas públicas não a favorecem. Porém os impostos são cada vez mais exigentes, e suas despesas (saúde, educação e segurança) em duplicidade.

  4. Se o país chegar no cenário

    Se o país chegar no cenário 02, podemos erguer as mãos aos céus e até se orgulhar de ter um país que é forte. Afinal, a grandeza de um país se mede não só pelos bons líderes que ele teve, mas também por sua força em sair sem muitas perdas de admnistrações ruins, fracas. Mas acho que Dilma continua, inconscientemente, fazendo de tudo para ser o pitta do lula em 2018 (rs). 

     

  5. Mediocre somos nós!

     

    Mediocre para o Nassif, a grande mídia,  a elite e para a massa de manobra “maria vai com as outras”. Para mim e grande parte dos pobres (que por acaso é maioria no país)  vai tudo muito bem obrigado!  

    Não entendo,ontem mesmo o Nassif  publica que o poder de compra do salario min é o maior em 50 ANOS (https://jornalggn.com.br/noticia/poder-de-compra-do-salario-minimo-e-o-maior-em-50-anos) e hj fala que a economia ta mediocre… bom devia ser no tempo do dinheiro vivo ne? KKK, nosso pais sempre esteve aos trancos e barrancos, agora que deu uma melhoradinha, fica todo mundo reclamando que ta uma merda. Será que ninguem considera a % de desempregados???? Lembra da fila para GARI no rj nos tempos de fhc???

    Ah o problema deve  ser na Petrobras, que em outubro atingiu a maior produção mensal histórica de petroleo…

    Mediocre é a nação que se deixa ter uma mídia assim, e pior ainda que se deixa ser influenciado por uma mídia assim.

  6. BASTA

    Caro, tiranossauro, são vocês com esse pensamento de mídia golpista!, golpe, foi o que vocês fizerem, condicionam a ração(vale esmola) aos pobres a vossa manutenção no poder….

  7. SOLUÇÃO É PT/PSDB + PSD

    Vou repisar: Lula tem que se aproximar dos tucanos (argh) para reeleger Haddad e apoiar Alckmin em 2018. Só assim poderá combater Cunha & Seus Miquinhos Amestrados + PIG que farão um estrago danado em todas as conquistas a partir de 2003. Ou é isso ou é retrocesso!

    Volenti nihil difficile

    1. Só o que falta é um inocente

      Só o que falta é um inocente útil como você pensar que o progresso  é lula com sua política baseada em ideologias fracassadas e sua turma de seguidores amestrados. No Brasil, os que realmente querem o bem do país e governar para o povo são solenemente ignorados.

        1. E os que querem o mal para se locupletarem doa a quem doer

          Quem são estes?

          Vivemos em tempos interessantes, onde o poder e o dinheiro vão para poucas mãos, não comprometidas com o bem do povo e do país.

           

  8. O Nassif tem toda a razão

    O Nassif tem toda a razão quando fala da mediocridade do governo.

    Nomes inexpressivos e despreparados em varios ministerios, como o da cultura, do meio ambiente, da agricultura,da comunicação e outros.

    Mas temos tambem que dar um desconto a presidente Dilma em nossas criticas.

    Governar com o PMDB, PP e similares leva a centralização.

    Não daria para deixar a corda nas mãos deles.

    Seria ainda pior.

    Diante da “governabilidade” se ficar ou correr o bicho pega.

  9. Cenários

    Enfim um artigo mais coerente. Ninguem suporta mais o “nós” contra “eles”. Na política de hoje, todos são “coxinha” e todos são “PIG”. Mas o que não dá mais para engolir é a cegueira idiotizada dos inocentes úteis e a negação dos fatos dos petistas. Sim, sempre huove lama, ma eles tomam banho nela. Finalizando: o melhor cenário para o bem do país é Dilma renunciar ao governo. Ela é imcompetente e incapaz. Mais 4 anos com ela serão um inferno!

    1. O inocente útil a que você se

      O inocente útil a que você se refere deve ser você mesmo, que repete o mantra da mídia e da oposição sem votos.

      Não existe democracia se alguns não querem respeitar o resultado de uma eleição feita há dois meses atrás e acham que podem depor a Presidente porque não gostam dela ou porque não aguentam mais ficar longe do poder.

      Curioso é pedir a deposição da Presidente num ambiente de pleno emprego e aumento da renda dos mais pobres e não se dar conta do que acontece em São Paulo onde o governador por incompetência e irresponsabilidade faliu o abastecimento de um bem essencial à vida como a água.

      Aprendam a conviver com a democracia e respeitar a ordem democrática.

      Dilma vai governar os quatro anos para os quais foi ELEITA democraticamente e ao fim dos quatro anos a população vai julgar o seu desempenho.

  10. Sem empedimentos!

    Vai ser: Dilma com Mudanças!

    A começar por colocar um “”Ministro”” na Justiça,  montar uma Articulação Politica digna e dar um xeque em Eduardo Cunha, que pelo tanto de tranqueira que tem tirado das gavetas da Câmara se comprometeu com deus e o diabo na terra do sol.

    O calcanhar de Aquiles dele esta exposto, vai la Cardozo!!!! 

    Dilma, segundo uma velha lenda, la pelo Catete tem um fantasma que vaga a noite. Dizem ser Getulio. Quem sabe a senhora e ele têm uma conversa uma hora dessas ? Neste plano, claro. 

    1. SONHO

      Marilu, acho que Vc tá sonhando! O problema não é só o Zé. O problema é a própria Dilma e sua teimosia… Vamos ver o que acontece depois da conversa com o Lula, ontem…abraço…

  11. Principio básico da democracia

    Principio básico da democracia é alternância no poder. O Pais precisa de alternância no governo federal. O pt teve sua chance….12 ou 16 anos para fazer o que entendia que devia ser feito… o resultado ai estamos vendo: L-A-S-T-I-M-A-V-E-L

    Da mesma forma, em SP, maior estado do pais, tambem é necessário alternãncia….. o resultado ai estamos vendo: L-A-S-T-I-M-A-V-E-L

    MG a alternância ocorreu. Menos mal. Espero, sinceramente que o governo petista melhore o estado. Infelizmente não é o que parece que vai ocorrer. A bandalheira já começou. Tambem parece certo que pegaram um estado em más condições econômicas e tambem com crise de água. L-A-S-T-I-M-A-V-E-L

    Petistas fanáticos e tucanos fanáticos, apelo a voces, dêem uma chance a alternância no poder!

    A mudança retirará dos cabides de empregos os politicos-rapozas, aqueles energumenos que nada produzem e lá estão apenas por favorecimentos políticos. Dará a chance de descobrir falcatruas, de desvencilhar esquemas de corrupção…. enfim, a alternância é um sopro de ar fresco no ambiente putrefato dos governos que se perpetuam no poder.

    Quanto a ideologia, a ficar apontando o dedo para o outro, batendo no peito e dizendo que o meu partido é melhor que o seu, que somos mais honestos que voces, que será retrocesso a vitoria do oponente….. isso tudo é de uma infantilidade politica inacreditável. É de uma pequenez mental que assusta. É de uma estupidez somente proporcional ao tamanho do fanatismo politico. 

    Por mim, a oposição (não necessariamente o pt, mas nada contra se for o pt) vencerá em SP nas proximas eleições e vencera ao governo federal em 2018 (não necessariamente o psdb, mas nada contra se for o psdb). 

    E tudo m mesmo…. pelo menos as moscas serão trocadas.

     

     

    1. Márcio100, eu também


      gostaria de uma terceira via, mas quem seria? No momento não veja nada nem ninguém que supra esta lacuna. Por enquanto, entre um e outro, ainda fico com os progressistas que estão no poder. E continuo torcendo para que dê certo, pois do contrário, quem perde é a nação. Entre os progressistas, vejo no Haddad uma boa possibilidade, tudo depende do partido dele, que anda meio perdido no meio do tiroteio.

    2. #

      Até agora, desde a chamada redemocratização, só votei no Lula e na Dilma!

      Quer dizer, então, que segundo o “princípio democrático” que prega “alternância no poder” terei, pois, davante, eu, petista roxo, de votar no PSDB ou outro partido qualquer para garantir a “eficácia” do princípio?

      Acho que no princípio ficou faltando um elemento básico. A meu ver, ficaria melhor assim: “princípio básico da democracia é a FACULDADE de alternância de poder político”, que se materializa no “direito indelegável de escolha”.

      Aí está a “concretude” do princípio.

      Esse determinismo que perpassa seu pensamento não se coaduna com a democracia pelo caráter impositivo que se vê no sentido vetorial nele contido: alternância COMPULSÓRIA no poder! Aí não é democracia!

      Outra proposta sem muito nexo, a meu ver, é a proibição de reeleição. Só teria algum sentido se a proibição também abrangesse os partidos políticos, não somente a “pessoa” do candidato.

      Se Dilma não pudesse se reeleger, Lula, do PT, muito provavelmente seria o novo Presidente – e o PT continuaria no poder!

      O que vejo nessa “forma” de democracia por ti apregoada é uma total falta de percepção sobre esse tema tão essencial para uma conviviência civilizada: Democracia!

      É quase certo que toda essa gente que pugna pelo impedimento da Presidenta não tem a mais mínima noção do real sentido de Democracia, que viabiliza a convivência entre pessoas com pensamento, comportamento, costume, postura et cetera et cetera divergentes!  

      É o que penso, “sub censura”!

       

    3. Desde a redemocratização o

      Desde a redemocratização o Rio é um dos estados que mais passou pela tal “alternancia de poder”  e isto não fez grandes coisas pelos problemas do estado. Podemos dizer que o mesmo ocorrem em diversos municípios do país, onde o personalismo admnistrativos ainda inviabiliza as tentativa de implementar politicas públicas ou projetos de longo para a população isto por que ainda é muito comuma a tradição dos novos mandatários mandarem pelo ralo os projetos iniciados por seus antecessores para não fazerem publicidade do nome do adversário. Assim, sem instrumentos para garantir a continuidade de projetos já implementados a tal alternância de poder inviabiliza pensar o longo prazo.

      Alías, infelizmente estou convencido que na próximas décadas observaremos a politica da esfera federal descer ao nível das admnistrações municipais: onde os representantes disputam os cargos públicos guiados pelo pragmatismo mais rasteiro, ou seja, apropriação do público pelo privado, onde as nomeações para secretários passam longe de quaisquer critérios tecnicos, onde as politicas sociais são substituidas pelo assistencialismo personalista promovidos, principalmente, por charlatães que instumentalizam a fé das pessoas, onde cada vez mais o debate público é enterrado pelo aparelhamento de conselhos e outras insituições de participação popular, pelo coorportivismo que perpassa as insituições locais como uma metastase, pela inexistencia de imprensa local com o mínimo da liberdade e isenção e sem qualquer preocupação em noticiar as práticas admnistrativas locais, pelo uso dos instrumentos do poder público como meios de chantagem e coação.

      Digo isto porque a atual geração de politicos que domina os esfera federal e os debates nacionais, surgida entre o golpe de 64 e a redemocratização 1, que fundou os atuais partidos politicos (da esquerda à direita) e criou as atuais bases constitucionais, no correr de uma geração será substituida por outros políticos formados junstamente na rasterira politica municipal.

      Aos poucos a política regional ganha força pra enfrentar a politica centralista da União. A aprovação do orçamento impositivo é um exemplo deste confronto dos poderes regionias com o poder central e vencido pelos regionalistas. E a atual força do PMDB vem destes poderes regionais e nisto ele é bem diferente de PSDB e PT que precisam do poder federal, ainda que parte do PSDB de SP, passe por um importante processo de interiorização – Alckmin tem imagem ilibada no interior do estado.

       

  12. Nós, povo aguentamos

    500 e poucos anos horríveis. Quatro anos medíocres a gente tira de letra (caso não saiba essa palavra significa no meio, entre o bom e o mau, entre o grande e o pequeno…).

  13. Tem um fator imponderável aí:

    Tem um fator imponderável aí: a população. Não sou lá grande entusiasta dos movimentos de 2013, mas a pressão tende a aumentar e as ruas voltarem a representar algo imprevisível. A ver…

    1. Na mosca Flavio, Democracia é governo do povo para o povo

      O Nassif têm um site comercial mainstream, plural mas não revolucionário e o que o mainstream mais teme hoje é o surgimento de um partido revolucionário organizado, nos braços do povo, com um lider carismático e um programa com Rumo, Norte e Estrela que combata os juros pornográficos e o domínio do dinheiro brasileiro pela banca usurária.

      Todo este jogo de cena, o Pão & Circo diário de denuncias de terceira mão, com vazamentos seletivos a conta gotas não passa de grossa empulhação, que eu desconfio feita por amadores sem nenhuma habilidade, que tentam distrair nossa população sofrida e espoliada do garrote imposto contra elas.

      O Podemos na Espanha e o Syriza na Grécia já mostraram o caminho das pedras. 

      Agora é aguardar o curso natural da história e o desemprego que chega a galope e está sendo omitido e camuflado pela mídia deles.

      Acorda, Dilma!

  14. “Apenas com a divulgação da

    “Apenas com a divulgação da lista dos denunciados se avaliará melhor o impacto sobre o jogo político.”

    Toda paralisia se dá por conta disso. E eu acho que esse Janot e os ativistas, quer dizer, “procuradores” que forma a força tarefa estão jogando também. Porém, isso não deveria levar o governo ao mutismo. Mas….

    Sobre o cenário de impedimento,

    “Tem-se, em uma ponta, um PSDB radicalizado, que racharia o país em dois; e um PMDB moderador, mas uma colcha de retalhos, hoje sob a liderança do político mais negocista da República – Eduardo Cunha. E um partido – o PT – que só se mobilizar na desgraça.”

    Vejo um PSDB histérico porque etá longe do poder central. Na possibilidade de passar a mão grande no poder eles voltam a fazer pose de salão e discurso de união naacional. Será fácil botar a culpá de toda confusão no PT. paralisia e incerteza econômicas não os interesssa: o importante é o poder, depois vem o resto.

    Não vejo o PMDB como moderador: é adesista e pronto; nenhum problema com impedimento.

    E o PT, ah, o PT… Esse não se mobiliza mais nem na desgraça. Podem botar 100.000 na rua num dia que a imprensa vai censurar e, rapidamente, a coisa esvazia. O máximo que farão é uma “nota pra imprensa” editar.

  15. Cenário 4 O povo brasileiro

    Cenário 4

     

    O povo brasileiro comemora seu carnaval com as TVs desligadas, bebe muito (porque a cerveja é farta, barata e o poder de compra dos salários aumentou), fode um pouco (exceto no caso dos bêbados que deixam de ser donos dos respectivos anus) e a Lava Jato vai pelo ralo do esquecimento. Cem milhões de brasileiros ficam bêbados, 20 milhões imploram a Zesúis o fim da farra anual, 500 mil novos ricos viajam para Miami, 500 mil ricos velhos viajam para a Europa e o restante da população fica em casa bundando no sofá e vendo filmes Pirated (inclusive muitos dos que falam em golpes e atacam a pirataria) e, na quarta-feira de cinzas o país renasce das bobagens golpistas veiculadas pela mídia. 

    Findo a ressaca todos começam fazer as contas e salvam algum para comprar ovos de chocolate. Páscoa… ao infinito e além.

  16. Nada muda.

    Nada de grave vai acontecer. O PT nestes 12 anos distribuiu “riqueza” mas não foi capaz de gerar “renda”, e o país continua pobre, sem poupança. Um país se desenvolve quando é capaz de gerar renda e de poupar. Se distribuir “riqueza” sem gerar renda e sem poupar fosse possível os países socialistas do ocidente não estariam também apertando o cinto.

    É tudo muito simples. Agora a eleita Presidente Dilma e o PT governarão como se deve governar neste momento, fecharão o cofre, diminuirão os gastou públicos, reduzirão os benefícios sociais, etc., o exata “receita” sempre condenada pelos petistas. Porque? Porque não soube governar com equilíbrio, porque o ego do rei Lula falou mais alto, porque roubar foi mais importante do que governar, porque o projeto sempre foi de poder e não de governo, e chega porque o que não faltam é motivos para explicar esse erro tragico do partido da “esperança”.

    Continuamos esperando, é como um amigo me disse em 2003, o PT vai dar com uma mão o que um dia a inflação vai tirar com a outra.

  17. quinto cenário, o quarto do

    quinto cenário, o quarto do fábio é muito bem humorado…

    nada disso acontece, a dilma continua firme e forte como sempre foi e é

    e o governo mantém o poder de compra do salário mínimo e o

    emprego(ao contrário do que pretendem os austericidas

    tucanos que copiam os neonliberais europeus.

  18. Oi Nassif,
     
    Não sou tão

    Oi Nassif,

     

    Não sou tão pessimista quanto à atuação da presidenta. E ao mesmo tempo não acho que ela tenha tanto poder assim como você expõe. 

    Acho que o governo está nas cordas, não precisa é de mais fogo amigo. Isso sim não ajuda em nada.

    O que acho que pode mudar o jogo de forças político é se a sociedade civil, por meio de jornalistas independentes, buscar incessantemente duas listas bomba:

    – a real lista da Lava Jato;

    – a lista do HSBC

    A primeira é mais difícil pelo que já demonstrou o super Moro.

    A segunda não parece tão improvável de se conseguir. Se o Rodrigues esconde é porque tem coisa boa por lá. Por que não ir direto às fontes?

     

    1. Isso dai seria tarefa de

      Isso dai seria tarefa de bastidores do Governo, de estratégia de contra ataque contra a oposição. Que aliás, ele faz muito mal.

      Não é para jornalistas independentes, com isenção.

      1. Ah !!!! o Governo…

        Tivesse o Governo Dilma um Rumo, um Norte e uma Estrela e o povo engajado em um projeto crível de melhorar a Nação e o País, com conrações e mentes unidas neste esforço e estas quimeras e bobagens de listas desapareceriam das preocupações como um passe de mágica.

         

    2. É só sairmos às ruas exigindo

      É só sairmos às ruas exigindo a lista do Lava Jato. 3 governadores, senadores e não sei quantos quilos de deputados e prefeitos.

    3. Indução ao pessimismo

       Estou contigo. O Brasil só esta assim. Porque os jornalistas de esquerda e afims, perderam o jogo de braço com a grande midia facista, e deicharam que induzissem o povo ao pessimismo. que é na realidade o que esta ocorrendo no Brasil. A maioria da população esta empregada, a inflação não esta tão elevada assim,  a educação melhorou muito, em facilidades para o acesso, a saúde não é aquele desastre que pregam, e lógico que temos problemas, mas o povo atualmente esta vivemdo muito bem, comprando comida, elétros domésticos, carros e imóveis. Fins de semanas lótam as práis, isto não aconteceria se o povo estivesse passando necessidades, esta muito melhor que antes.

      Agora, precisamos da força dos jornalistas comprometidos com a democracia. Oorganisarem em uma frente nacional,  com todos jornalista de esquerda e blogueiros em defesa da presidenta (esquecendo diferenças). E tambem para orienta-la em bloco, sabemos que ela é teimosa mas foi ela que esclhemos, e ela é capaz onesta e trabalhadora.

      O Brasil estava preste a dar um passo gigantesco, e jamais  eles conceguiriam tomar o poder,  perceberam isso, e promoveram este cáus pscológico, ainda reforçados por estes corruptos e a queda do preço do petróleo,  era tudo que eles queriam

      Precisam encontrar formas de esclarecer o povo, antes que a Globo e afins faça o povo morrer( pscologicamente a mingua,  de barriga cheia).

      Esperar a lei de médios é utopia, vocês tem que trabalhar com o que temos, os partidos PT e outos de esquerda estão debilitados e  fragilizados precisam  de  ajuda e da experiências de voçês. Nassif, Paulo Nogueira, Mino, Paulo Henrrique Amorim e tantos outros, O Brasil esta dependente de vocês. Quem vai dar o primeiro passo?

      Para discutir os problemas

  19. Eu acho interessante que a

    Eu acho interessante que a palavra “impeachment” começa a se repetir com alguma constância no blog do Nassif, coisa que não ocorria meses atrás. E ele, a todo momento, tenta colar na palavra “impeachment” o adjetivo “golpista”. Ok, faz parte da luta política (lamentável é quando as leis ficam a serviço da política – aí é ralo abaixo, mas essa é outra história).

    Minha conclusão: um jornalista com a experiência do Nassif sabe separar o joio do trigo. Se ele vai fazer a defesa do joio ou do trigo, aí é outra questão. Mas o ponto é: a volta recorrente ao tema impeachment mostra que algo mudou e o Nassif captou isso. Notem que entre os caminhos desenhados, ele abre com o “impeachment” – poderia ter aberto com qualquer outro, mas optou por esse. Além disso, é o cenário com o comentário mais extenso em linhas,

    Para mim, o jornalista já percebe que a tese de impeachment começa a ganhar força. Se bobear, dentro da própria base aliada – essa sim é que vai rachar em 2.

     

  20. DILMAX COLOR

    MEU CARO:

    Por bem meno, mas muito menos, cassaram o COLLOR. Lembra?

    Este BRASIL não mudará a partir dos politicos de Brasilia, especialmente os do CONGRESSO.

    MUDA BRASIL.

     

    SB

  21. Se comemora PAZ com carinho e

    Se comemora PAZ com carinho e afagos, se combate RADICALISMO, com Radicalismo e Lei de Talião, a nossa Mídia está levando a Dilma a Loucura, a Mídia não TEM CORAGEM de dar um golpe decisivo na Dilma, ela sabe o estrago que os Militantes do PT fariam, mas vão tentar manter a Dilma sempre em risco de óbito.  A Dilma teria que ser incisiva, clara, investir mais na área SOCIAL, e nomear algum Ministro para confrontar os fatos, a Mídia deturpa o sentido das notícias, a Mídia esconde fatos relevantes, a Mídia está manipulando com o povo menos esclarecido, alguém precisa dar um basta, chega de aceitar passivamente, vamos perguntar onde estão os culpados pelo mensalão Mineiro, onde estão os culpados pela privatização de meio Brasil, onde estão os cumpados pelos 500 kilos de cocaína no helicóptero do Perrela, onde estão os culpados por construir um Aeroporto em terras de Titio, onde estão os cumpados pela venda da VALE por apenas 3 bilhões, onde só as reservas minerais valiam 30 milhões, quem comprou os votos para passar o projeto da reeleição, quem pagou o jatinho do Eduardo Campos, então se o povo fosse um pouquinho mais inteligente veria que os erros da Oposição são enormes, mas são jogados para debaixo do tapete pela Mídia. Chega de fogo amigo, vamos tentar blindar a Dilma, para que ela tenha condições de gerenciar este País, onde a OPOSIÇÃO TEM POR FILOSOFIA “QUANTO PIOR, MELHOR”. 

  22. Na verdade tem muita coisa

    Na verdade tem muita coisa errada no nosso sistema politíco e os ditos politícos escamoteiam a reforma tão esperada e entende se que os mesmos não abrem mão de tantos previlégios , então se conclui que ela não vai acontecer .

     Agora de fato este país esta precisando mesmo é de uma sacolejada tipo revolução Francesa , pois quem esta agarrado ao poder so sai na marra , na força , é triste mais é fato . Nossa democrácia esta capenga e viciada , isso ai não tem mais geito , nós é que temos que mudar essa situação ..

     

  23. O povo tem o governante que

    O povo tem o governante que merece.

    Quando a maioria decidir ser honesta e transparente, ai sim irão cobrar isso também de seus governantes.

    Como vivemos no país onde “o mundo é dos espertos”, assim também agirá nosso governo.

  24. Olha, tem hora que dá a

    Olha, tem hora que dá a sensação de que o melhor a médio e longo prazos teria sido o Aécio presidente. Os mais jovens saberiam o que é um governo tucano e Lula voltaria com força total em 2016, para enterrar de vez esse povo. Se o governo não mudar de fato, periga ser tão ruim que tenhamos que nos submeter a mais 8 anos de tucanato na próxima.

    1. Se isso tivesse acontecido, o

      Se isso tivesse acontecido, o caso Petrobrás teria terminado como o mensalão: com o julgamento e condenação apenas dos políticos do PT. A elite econômica, a mídia e o PSDB, este com o governo federal em mãos, detonariam de vez o PT. 

  25. Cabeça igual bundinha de bebê

    Em resumo, a cabeça da presidente é igual bundinha de bebê; sabe-se que sairá merda, só não se sabe se será dura, mole e outras características e, no final, sempre fedendo muito.

    P.S.: Isso vale também para a cabeça do Lullla, que criou a golem Dilma.

  26. Impeachment e reforma Reforma Tributária.

    Nassif,  

    Gostaria de acrescentar um fator ao Cenário 1:

    Durante os anos 80 e 90 a inflação, além do resultado do conflito distributivo o trabalho e Capital após ganhos salariais obtidos pelas greves iniciadas no ABC, também era a resultado do coflito entre a União e os Estados pela emissão de liquidez da economia marcado pela falta de disciplina fiscal dos Estados atraves do uso irresponsável dos velhos bancos estaduais. Estes eram dois conflitos até então insolúveis no debate nacional daquele período.

    O impeachment de Collor possibilitou desmobilizar ambos conflitos. E foram as cinzas do governo Collor  que possibilitaram o surgimento do Plano Real, que de um lado, conseguiu resolver o conflito distributivo a favor do Capital através da ilusão de ganho salarial propiciado à população pela dolarização da economia e, principalmente, por possibilitar o Capital Nacional reorganizar seus ganhos através das importaçõe e do rentismo e de outro conseguiu cessar a farra dos governadores com os bancos estaduais. Assim desde então o regionalismo PMDB deixou de de ser protagonista da cena nacional e vericamos a ampliação do poder arrecadatório da União e a queixa de Estados e Municipios para aumentarem seus percentuais do montante arrecadado, e é este um dos impasses da reforma admnistrativa: União, Estados e Municípios não abrem mão e seus quinhões.

    Assim do mesmo modo que o impeachment de Collor possibilitou a distenção dos conflitos até entáo insolúveis entre o Estados, Municípios e União de modo favorável à União, um impeachment de Dilma poderia resultar em um novo espação de “excessão polítca” onde a pauta seria a Reforma Tributaria, e desta vez, graças ao retorno do protagonismo do regionalismo do PMDB, Estados e Municípios conseguirão ir à forra contra a União e aumentar suas parcelas das arrecadações.

    Como disse em um comentário acima a nova ascenção do PMDB a aprovação da Orçamento Impositivo podem ser indícios de uma reviravolta de Estados e Municípios frente à União.

  27. A imprensa deu uma trégua no
    A imprensa deu uma trégua no carnaval, pararam de bater no governo, depois da quarta-feira de cinzas tudo volta ao normal…. Se essa lista do Janot realmente surpreender eu duvido que a imprensa vai repercuti-lá da mesma maneira como repercuti as denúncias contra o PT.
    Se as promessas do “povo gourmet” se cumprir e voltarmos a ter manifestações como em 2013 o impeachment vai ficar muito próximo da realidade.

  28. Dilma x impietchment
    Só existem duas possibilidades concretas:

    1 – A Presidenta Dilma, não mudará por pressão dos sócios do liberalismo!

    2- A Presidenta Dilma, renunciará diante da hipótese de não conseguir aplicar seu modo de governar.

    Ela não vai violentar a essência de seu ideal e do ex Presidente Lula!

    Estou com Ela!

  29. Mediocridade é a palavra!

    Nassif, como sempre tão lúcido!

    Mediocridade é a palavra que define Dilma! Estou em desalento com ass notícias a respeito da maneira infeliz com que ela conduz o país afundando, destarte, as banderias da esquerda.. Infeliz hora que Lula escolheu uma mulher nada democrática para conduzir o país. 

  30. comentando luiz nassif

    comentando luiz nassif

    Tudo evidencia – dentro do atual momento nacional brasileiro – a continuidade de toda podridão que afetou o partidão PT de rara notoriedade negativa e a Nação Brasil. Os cidadãos brasileiros adotando o “impeachment” ao desgoverno à pessoa de sua condutora, dona Dilma Roussef, não poderão ficar pior do que já estão a uma rede aracnídea colhendo ainda mais desmazelos corrupções, incapacidades e prepotências gestadas sob o verniz de atos e fatos de excelências. A continuar essa situação esquerda o PT estará ombreado às irresponsabilidades do PSDB também de tristes lembranças/lambanças e a nossa Pátria e suas estruturas econômicas e sociais desmanteladas. Pago para ver uma situação como a atual gerar mais empregos – como afirmam os nobres defensores da presidente – ao mesmo tempo controlando uma inflação que o Real baniu por anos encerrando um ciclo de visitas de alienígenas do famigerado universo FMI. Conceder mais uma chance à atual piloto só nos enterrará mais ao fundo de um lago cujas águas trevosas sugarão mais para o fundo uma economia em frangalhos; uma inexistente segurança; uma Saúde que precisa ela mesma baixar hospital, urgentemente; um Ensino eivado de matérias fúteis e escabrosas e um Plano Social abrangente direcionado não a uma classe média criada por esse desgoverno, mas a todos os que sempre foram relegados a cada novo comando político. Não demos uma de “bonzinhos” compreensivos aos arquitetos de mais lambanças. O Brasil ficará. Contudo, a sua população de trabalhadores e empreendedores probos e ativos seguirão a já tão fragmentada economia e todo o mais ao mesmo redemoinho a nos conduzir ao inferno vermelho que se adonou ao Poder para imitar debilmente o nazismo: uma peça tupiniquim de 1000 anos de glórias!  Sejam esquecidas as devoções partidárias em nome da governabilidade. Quais governabilidades desejam esses guerreiros do Mal?

     

  31. Pelo menos se mobiliza, nem

    Pelo menos se mobiliza, nem que seja na desgraça.

    Isso por si só desmontra que o PT é um partido.

    E o PSDB que se mobiliza numa mesa de um restaurante chic para apenas seis lugares ?

    Os outros partidos de oposição nem vou citar.

    Se não fosse o PIG a oposição não existiria.

  32. Cenários políticos

    Acredito que precisamos fazer uma pergunta: Quais as reais motivações e a quem interessam a atual crise política no Brasil ? Para responder a esta questão, precisamos analisar o cenário geopolítico mundial. O Brasil, assim como os outros países que compõem os Brics estão começando a incomodar a “desordem econômica mundial” representada em especial pelos Estados Unidos e União Européia; desvalorizar uma empresa como a Petrobras para eles, neste momento, é estratégico, afinal é grande a quantidade de fonte de energia (Petróleo e gás natural do Pré-Sal), que eles não querem admitir perder essa “bocona”. Inclusive a poucos dias atrás o tonto do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cu nha, afirmou que revisará o sistema de consórcio e parceria. O que eles querem mesmo e desvalorizar e vender a preço de banana.

    O “impeachmente” defendido, na maioria pelos neofascistas da ultradireita brasileira, é apenas uma fumaça para PROBLEMAS MAIORES, entre eles, agora vamos para a escola regional e local, o problema da FALTA DE ÁGUA na região Sudeste, em especial na capital São Paulo. Este problema, seríssimo, não esta sendo discutido, esclarecido, muito menos divulgado pela mídia (também golpista) em especial de São Paulo. Quais os planos, como agir diante da eminente falta de água MESMO? Como ficarão as pessoas, as casas, as escolas, os escritórios, as fábricas, o trânsito, enfim como se comportarão os aproximadamente 7 milhões de habitantes que já estão sofrendo com a falta de água, e pelo que tudo indica, sofrerão mais? Neste momento, não é questão apenas de apontar os responsáveis, mas observar, analisar e detectar os erros e a partir daí replanejar e de forma urgente. 

    Torço e estou com um Brasil melhor que deve continuar crescendo com a maioria da população, e os governos de Lula e Dilma vieram para fazer isto acontecer. Por esses e outros motivos prefiro pensar junto, seja com quem for, saídas para problemas como os descritos acima, mas sem a apelação ridícula e politiqueira de “impeachment”. 

    1.  
      Acredito que o Brasil tem

       

      Acredito que o Brasil tem muita gente alienada. Que não consegue formar sua própria opinião e não tem o mínimo de discernimento.

      Sempre é culpa do outro, sempre tem um país malvado querendo nos prejudicar.

      Você realmente acha que a Europa ou os EUA precisam montar um cenário todo desses para tirar vantagem de algo?

      Não tiramos uma gota do chamado pré-sal. Você realmente acredita que se o tal do pré-sal fosse bom, os EUA não investiria nele ao invés do Xisto? Amigo, não se iluda, os americanos são muito melhores. Apenas reconheça isso. Quem sabe assim esse país cresça e apague essa síndrome de vira-latas. Admire quem conquista as coisas e não inveje.

      Sério. Você acredita mesmo nisso? No que o Brasil está incomodando os EUA meu amigo? Um país que não consegue crescer. Um país que não sai do lugar, e quando sai é para retroceder. 

      Veja a realidade, não temos líderes nesse país. Não temos e nunca tivemos presidentes como: George Washington, Ronald Reagan ou Margareth Thatcher.

      Seja brasileiro e não partidário. Reconheça que o PT está acabando com o Brasil.

      Nada foi feito para melhorar o Brasil nesses últimos anos. Não houve uma reforma que colocasse o país para competir de frente com outros países. Nada, nem tributária, judiciária ou eleitoral.

      A Dilma é uma péssima presidente. Uma líder sem carisma e sem competência para guiar esse país.

      Não sou a favor do impedimento da presidente até que provem que ela está envolvida diretamente na corrupção que assolou a Petrobras. 

      Já disse que ela é péssima administradora, mas foi eleita pela maioria, e ser péssima não é motivo para “impeachment”. Corrupção sim. 

      Em relação a crise hídrica, concordo com você que o Governo, principalmente em SP tem o dever de informar a população sobre a gravidade da situação. E digo mais: uma vergonha para um país como esse chegar nessa situação. Uma vergonha não ter o rio que corta a cidade limpo. 

      Como eu disse anteriormente, nos falta um grande líder. Uma pessoa de visão, um patriota abnegado e não um preguiçoso acomodado e populista. 

      E só para te lembrar: Não precisamos dos EUA para nos destruir. Os nossos políticos já fazem isso por eles.

       

       

       

       

      1. Concordo !!!!            

        Concordo !!!!             Tenho 48 anos, vi um pais todo desarrumado, quando nao possuiamos nem moeda (cruzeiro, cruzado, cruzado novo ) Itamar e FHC conseguiram estancar a inflacao com o Real,  acredito que a privatizacao como tudo no Brasil teve sua comissao por fora, mas tambem permitiu empresas sem cabides de emprego, imaginem se ainda fosse estatais quantos apadrinhados incopetentes estariam empregados.  Alem de recolherem mais impostos.   Outro ponto a favor da privatizacao foi o desmonte do maior programa de transferencia de renda, a aposentadoria do funcionalismo publico esta casta superior ao cidadao comum aposentado pelo Inss.         Collor abriu o mercado as importacoes, acabou com a reserva de mercado, mais nada.   Nao votei no Lula, mas achei que ele e o PT no minimo praticariam o discurso de etica e honestidade.  Poderia ter feito a reforma trabalhista, quem connseguiria segurarr Jair Meneguelli ?  Mas nao fez .     Acredito que qq pais decente deve possuir politicas sociais, porem a sede de poder do PT, que nao quer entregar o osso de jeito nenhum, transformou a bolsa familia em capital eleitoral, sempre aparecem pessoas que nao necessitam recebendo este beneficio.     Nao votei na Dilma mas tive a esperenca que ela com seu perfil tecnico fosse uma gerente competente, acho que Lula tb tiha essa opniao, mas deu tudo errado, segurar inflacao com a gasolina, esse enrosco de baixar as tarifas de eletricidade aumentando os prazos de concessao deu tudo errado, quando foi vender os campos do pre sal, vendeu primeiroo maior campo, precisava de $ para cumprir o superavit, em qualque leilao primeiro vc oferece aquilo de mennor valor, deixa o melhor para o final.    Isso sem falar na contabilidade criativa…   Acho que a alternancia de poder  eh a unica saida.  Mudem as moscas e que os Tribunias de Contas  o Ministerio Publico Policia Federal e Judiciario trabalhem que nao falta corrupto pra prender.

      2. Concordo !!!!            

        Concordo !!!!             Tenho 48 anos, vi um pais todo desarrumado, quando nao possuiamos nem moeda (cruzeiro, cruzado, cruzado novo ) Itamar e FHC conseguiram estancar a inflacao com o Real,  acredito que a privatizacao como tudo no Brasil teve sua comissao por fora, mas tambem permitiu empresas sem cabides de emprego, imaginem se ainda fosse estatais quantos apadrinhados incopetentes estariam empregados.  Alem de recolherem mais impostos.   Outro ponto a favor da privatizacao foi o desmonte do maior programa de transferencia de renda, a aposentadoria do funcionalismo publico esta casta superior ao cidadao comum aposentado pelo Inss.         Collor abriu o mercado as importacoes, acabou com a reserva de mercado, mais nada.   Nao votei no Lula, mas achei que ele e o PT no minimo praticariam o discurso de etica e honestidade.  Poderia ter feito a reforma trabalhista, quem connseguiria segurarr Jair Meneguelli ?  Mas nao fez .     Acredito que qq pais decente deve possuir politicas sociais, porem a sede de poder do PT, que nao quer entregar o osso de jeito nenhum, transformou a bolsa familia em capital eleitoral, sempre aparecem pessoas que nao necessitam recebendo este beneficio.     Nao votei na Dilma mas tive a esperenca que ela com seu perfil tecnico fosse uma gerente competente, acho que Lula tb tiha essa opniao, mas deu tudo errado, segurar inflacao com a gasolina, esse enrosco de baixar as tarifas de eletricidade aumentando os prazos de concessao deu tudo errado, quando foi vender os campos do pre sal, vendeu primeiroo maior campo, precisava de $ para cumprir o superavit, em qualque leilao primeiro vc oferece aquilo de mennor valor, deixa o melhor para o final.    Isso sem falar na contabilidade criativa…   Acho que a alternancia de poder  eh a unica saida.  Mudem as moscas e que os Tribunias de Contas  o Ministerio Publico Policia Federal e Judiciario trabalhem que nao falta corrupto pra prender.

    2. Cenários Políticos

      Olá Maurício,

      Achei muito interessante suas colocações. Afinal, devemos focar nos problemas e buscar reais soluções, e não ficar com jogos políticos procurando nos erros alheios a força que não temos.

      A crise hídrica, que está longe de acabar, e que era sabida pelo governo Alckimin há pelo menos 10 anos, está relegada a segundo plano. Entendo que o “rombo” e a corrupção na Petrobras é imperdoável, mas acho que para a população isso está muito distante, e a água que sai, ou melhor, não sai das torneiras, é assunto mais importante e urgente, pois sem água não se vive.

       

      1. Vou resumir o seu

        Vou resumir o seu comentário:

         

        “Pode roubar  à vontade, só não pode faltar água”. ou melhor: “pode roubar à vontade, desde que seja o PT, só não pode faltar água”.

        E a crise energética? Disso você não fala. E o aumento abusivo nas tarifas de luz? Disso você não fala.

        Não seja partidária. Seja coerente com a realidade. 

        Não temos bons governantes. Essa é a verdade, em todo os níveis, Federal, Estadual e Municipal.

        Se você é mesmo patriota, e quer o melhor para os brasilieros, faça um comentário digno de respeito. Não defenda A, B ou C. Eles não têm defesa. São incompetentes.

         

         

         

         

         

  33. Se perder o grau de investimento

     

    Se perdermos o grau de investimento e/ou a Petrobras ficar insolvente com credores, Dilma cai no outro dia, independente de quem venha a tomar seu lugar.

  34. Alerta

    Estou comessando a desconfiar que aqui é a mesma coisa que em outros meios de comunicação.

    Não publicam nada que questione as suas responsabilidades.

  35. Dilma x impeatchment

    A meu ver, existem apenas duas hipóteses;

     

    A Dilma, não muda seu estilo de governar, para atender os interesses dos porta- vozes do liberalismo e ou do caos!

    A Dilma, renunciará, caso não consiga aplicar seu próprio modo de governar.

     

    A Presidenta Dilma, não vai violentar seu idealismo e do ex. Presidente Lula, para atendeder os  interesses interesses de quem torce contra. E, não está nem aí para a base da pirâmide social!

    Estou com Dilma! Estou com Lula!

     

     

     

  36. (x) Nenhuma da alternativas anteriores

    Nassif, de boa, durante todo o segundo turno você apostou suas fichas que a Dilma tinha aprendido uma lição no combate eleitoral, tomado um susto e saído dali mais humilde e pronta a rever suas práticas no governo. Até agora não se confirmou.

    No anúncio do Ministério você comemorou o fato de Dilma ter montado um Ministério político com muita força no Congresso, pronto para a árdua luta pelo apoio legislativo. Citou nominalmente esse e aquele ministro e as suas habilidades políticas e suas influência sobre esta ou aquela bancada. Resultado: o governo tomou uma tremenda bola nas costas na eleição da Câmara porque não adianta nada esse Ministério “político” se você põe o Vacarezza para concorrer. Dilma e o PT deveriam ter escolhido um outro Deputado que pudesse bater de frente com o Cunha dentro do seu ( dele ) eleitorado.

    Posto isso, acredito que o cenário três está descartado. Dilma é autoritária e pronto. Ela escolheu o Vacarezza para o embate com o Cunha mesmo sabendo que perderia, e não arredou pé.

    O cenário 2, que você acredita o mais provável, eu acredito o menos provável. Não há a menor chance de todos os atores políticos ficarem impassíveis, por quatro anos, diante de um governo medíocre e não propositivo. O caminho natural aí será o impeachment por falta de sustentação política para se manter no cargo. Afinal, o cargo de Presidente é um cargo excludente, único. Ninguém tem o direito de disputar, ganhar, ocupar o cargo e não governar. Nem o Ministro para a vaga do STF a presidente está com saco para indicar.  

    O cenário 1, seria portanto, a consequência natural do cenário 2 diante da impossibilidade, na minha opinião, deste se confirmar ( 4 anos medíocres ). Apesar disso, seria a melhor dos 3 cenários descritos, porque após a ruptura inicial, em pouco tempo teríamos um governo “governando” novamente, pois Temer não teria nenhuma dificuldade em obter maioria no Congresso, alinhavando com os tucanos e jogando o PT para a oposição. 

    Mas há um outro cenário futuro, uma saída política, que acredito seria o melhor de todos, mas que depende de contarmos com a altivez, com a integridade, com o desprendimento e principalmente com o espírito repúblicano de Dilma. Ela teria que admitir para si mesma que :

    a) venceu uma árdua batalha eleitoral, sim, que lhe dá o direito de governar, mas, que venceu esta árdua batalha usando da mentira. Que não foi sincera com seu eleitor. Que acusou seus adversários de pretenderem fazer aquilo que ela mesma sabia que teria que fazer. Acusou seus adversários de pretenderem ” subir juros” e fazerem comida fugir das mesas e geladeiras , quando ela mesma sabia que não havia opção e que não estava na sua competência “não subir juros”, tanto que nas duas reuniões do COPOM pós eleições os juros subiram. Enfim, mentiu a vontade e negou uma situação da qual tinha conhecimento sobre os números da economia nacional. A vitória eleitoral, não lhe dá, portanto, toda essa autoridade moral que ela presume ter. 

    b) sem apoio no congresso, se não conseguir arregimentar forças que a apoiem, jamais conseguirá, por mais boa vontade que tenha, de implantar qualquer tipo de política, seja para a educação, seja para a economia, seja para saúde, seja para a indústria ou para qualquer outra área. Sem apoio para aprovar o que pretende, e muito pior, com um Congresso votando e aprovando uma pauta totalmente contrária, o resultado seria um desastre, um grande retrocesso para o país. Uma reforma política que vai contra os interesses populares e, pior de tudo, o Projeto de Lei 4.330/04, o PL da terceirização, já foi desarquivado.

    Admitido isso, a presidente teria que negociar sua renúncia em favor de Michel Temer. Essa negociação deveria contemplar a continuação da aliança ( hoje pro-forma ) entre PT/PMDB e outros partidos da base. A participação de petistas no ministério e outras instâncias do governo. Talvez, quem sabe, até a presença de Lula num Ministério de relações institucionais, para alinhavar com empresários, bancos e congressistas. Colocar em discussão o controle financeiro da mídia e outros tantos assuntos importantes que sob Dilma, não terão como ser discutidos. Seria, sobretudo, um golpe nas pretensões de Cunha e seus apoiadores, pois Temer estando Presidente não teria qualquer dificuldade que aglutinar uma base no Congresso e decretaria o isolamento de Cunha.

    Essa solução política, negociada, acredito eu, seria hoje o melhor para o país.

    1. Até que começou bem

      Quando chegou que a melhor parte é a renúncia aí foi de chorar (de tanto rir).

      Colocar o Lula como ministro então… A Dilma pensa que é Deus, o Lula tem certeza.

      O cara não joga pra menos que chefe do executivo, e outra você mesmo admite que ela é teimosa, a DR tem o perfil do ex-colega de partido (PDT) Luppi com a clássica frase: só saio daqui à bala.

      Deixe de sonhar meu caro, não acredito que nem o próprio Eduardo Cunha avalizaria um impedimento agora. Tirar um presidente nas atuais circunstâncias deixaria o país parado, isso não interesse nem aos próprios barões que hoje dominam economicamente o Congresso. O tanto de interessados em medida provisórias, portarias de ministérios, aos próprios mercadores de lobby não interessa uma paralisia.

      O Nassif está nessa de impedimento mais pra levantar a galera, porque duvido que acredite nesse hipótese.

      1. Meu querido

        Sequer dimensionei o quanto de viabilidade há na renúncia, apenas penso que seria a melhor das opções apelando para uma possível boa-vontade e republicanismo da Presidente. 

        O resto do que você escreveu é o óbvio, na atual conjuntura os barões levarão vantagem do dois lados, tanto é que, como escrevi ali, o PL da terceirização já foi desengavetado na semana passada.

  37. Dilma x impeatchment

    A meu ver, existem apenas duas hipóteses;

     

    A Dilma, não muda seu estilo de governar, para atender os interesses dos porta- vozes do liberalismo e ou do caos!

    A Dilma, renunciará, caso não consiga aplicar seu próprio modo de governar.

     

    A Presidenta Dilma, não vai violentar seu idealismo e do ex. Presidente Lula, para atendeder os  interesses interesses de quem torce contra. E, não está nem aí para a base da pirâmide social!

    Estou com Dilma! Estou com Lula!

     

     

     

  38. O impeachment é inevitável.

    “O país não aguentará quatro anos medíocres pela frente”. Usando suas palavras você deixa bem claro que o impeachment é a única solução, porque um PosTe não pode fazer nada a não ser suportar os “fios e a luz”. O “fios” são os supostos aliados e a “luz” são seus mentores pelos quais ela fala sem convicção porque não entende de nada, não tem a mínima capacidade de gerir um país que não seja por discursos vazios, um blá, blá, blá que já deu nos nervos. Creio que até por isso ela se isola e fica calada. Dilma parece o Pelé, de boca fechada é uma poetisa. O cenário 1 teremos o Temer como presidente, só Deus sabe. O cenário 2 é o pior de todos, pelo que já expus. O cenário 3 é totalmente improvável porque o país esta quebrado, os impostos já ultrapassaram o limite do tolerável e se ela continuar a tirar dinheiro de quem trabalha para dar para vagabundo, ai o caminho poderá ser muito pior. Mas você se esqueceu o cenário 4 que talvez você não queira cogitar, mas do jeito que as coisas andam ele poderá acontecer, ou seja, uma nova ditadura seja ela de quem for. E baseio esta tese nos movimentos que veem acontecendo ao longo do tempo, com o MST, o MTST e outros que inclusive receberão visitas no Brasil de braços armados da ditadura Venezuelana como você sabe e que os documentos apreendidos estão sob sigilo de justiça e significam uma bomba segundo depoimento de juiz. Se eu fosse a Dilma eu renunciaria, pegaria meu boné e iria para pasárgadas. 

    1. Este é o nível da maioria dos

      Este é o nível da maioria dos comentaristas: lê mas não consegue entender. Fruto de décadas de falta de prioridade na educação do nosso país.

    2. O impeachment é inevitável. Será?

      Não sou nem nunca fui petista, mas acho que o impeachment não seria uma boa saida, para o Brasil, pois ficaria a Presidência na mão do Michel, ou seja, poste de madeira.

      Seria uma valvula de escape para que o PT se achasse ileso dos desmandos atuais, abrindo porta para uma nova incursão do Lula como tábua da salvação. Ai sim seria bem pior para o cenário Nacional, pois viraria um ciclo cicioso. Ele tentaria ficar 8 anos de novo, se não houver mudança para mandato único, vindo então a colocar outro “poste” no Planalto. Nada de Impeachment agora. Se a vaca está indo pro brejo, melhor que fique atolada lá com os bezerros(os envolvidos nos escândalos financeiros). 

    3. O impeachment é inevitável. Será?

      Não sou nem nunca fui petista, mas acho que o impeachment não seria uma boa saida, para o Brasil, pois ficaria a Presidência na mão do Michel, ou seja, poste de madeira.

      Seria uma valvula de escape para que o PT se achasse ileso dos desmandos atuais, abrindo porta para uma nova incursão do Lula como tábua da salvação. Ai sim seria bem pior para o cenário Nacional, pois viraria um ciclo cicioso. Ele tentaria ficar 8 anos de novo, se não houver mudança para mandato único, vindo então a colocar outro “poste” no Planalto. Nada de Impeachment agora. Se a vaca está indo pro brejo, melhor que fique atolada lá com os bezerros(os envolvidos nos escândalos financeiros). 

  39. Cenários do “impechment”

    cenário 1: Uma dúzia de pessoas vai as ruas pedir impechment, apesar de 10 milhões confirmarem comparecimento no facebook e 5 milhões em um abaixo assinado (a maioria assinaturas falsas, em 2013 circulava um abaixo assinado pela volta da ditadura: repleto de assinaturas repetidas e falsas!). FHC vai passar férias em cuba e Aécio em Ipanema. A turma do volta Lula esbraveja, mas guarda a esperança de novas eleições para que Lula retorne e salve o PT, o Brasil, o mundo e o Universo. O governo lança uma semana depois as medidas do ajuste fiscal. Assustados com o golpismo, o ajuste passa desapercebido e aqueles que reclamam são considerados traidores golpistas pró-impechment. A vitória nesse caso é da fração da burguesia que já está no poder.

    cenário 2: O pedido de impechment chega ao congresso. Eduardo cunha faz corpo mole para avançar com o processo. Ele não tem nenhum interesse nele agora. A aliança entre a pequena burguesia (a classe média) e a aristocraia do capital (os muito ricos), encontrou um candidato com possibilidades para 2018; mas precisa de tempo para ser testado e trabalhado. Não interessa a Eduardo Cunha, nem a seus apoiadore$, que tudo mude agora. Melhor que tudo continue piorando pelos próximos 4 anos e que ele seja o ‘salvador da pátria’ – divinamente ungido  – em 2018. Nesse caso, a vitória é principalmente da pequena burguesia (a classe média)  que votou no Áecio e na Marina meio a contragosto, ninguém me contou eu ouvi de muita gente dessa ‘classe’. A aristocracia do capital (grandes empresários e financistas), fica em compasso de espera, tem condiçõe$ para isso.

    cenário 3: O impechment acontece, há convocação novas eleições (isso legalmente é quase impossível, mas já que é para delirar vamos lá!) e a chamada ‘direita’ ganha. O congresso não é fechado; a  direita de todas as colorações tem maioria lá. Katia ABreu, os ministros evangélicos, empresariais continuam no ministério. E claro Joaquim Levy afinal o ajuste fiscal é algo sagrado e divino não pertence a partidos e muito menos ao povo. É preciso não haver ruptura na Economia senão o Deus mercado manda bolas de fogo para incendiar os infiéis! Não se impõe lei marcial, ela já existe em vários lugares do Brasil – como no Rio de Janeiro que já está sob ocupação militar permanente. É melhor para o poder que ela exista de fato do que por lei. As frações da burguesia, especialmente a paulista que está excluida do atual governo, são acomodadas no poder e as que estavam lá continuam no caso de uma vitória da chamada ‘direita’.

    Muda-se o rei (ou a rainha),mas a nobreza continua a mesma.Há uma luta interna na burguesia e as pessoas não estão notando isso! O povo é usado como massa de manobra – me lembra as revoltas de 1848 na Europa. Não a toa teve muita gente que comparou as jornadas de junho (inclusive era esse o nome das revoltas de 1848) e as ‘primaveras’ com o 1848. Bastante pertinente.

  40. Governança.

    O senário esta confuso politicamente, as noticias que estão vasando da operação lava jato, não se sabe se verdadeira  ou não,mas estão causando uma enorme descrensa nos politicos, desde as prefeituras ao congresso nacional. A democracia Brasileira, a que nós queremos não e isso que estamos vivendo, ela nem comessou a caminhar, porem,poderá emergir apartir das denuncias das investigações da policia federal, veja só, parcela da população que trabalha ou trabalhou em Industria mesmo sendo à politicos, estão entendendo o que esta acontecendo. Ficarão frustados se não houver puniçaão para os culpados tanto os corruptos como os corruptores,a PETROBRÁS pode ser o inicio do caminho para a cosilidação da democrscia Brasileira, precisa ser administrada com firmesa por bons gestores; bons administradores, o quadro de trabalhadores desta Empresa, existe pessoas competentes em todos os setores. Impeachment? Para colocar o BRASIL no buraco, eu não quero, e você? 

     

  41. Quero fazer uma pergunta aos

    Quero fazer uma pergunta aos defensores do PT que são maioria neste blog: Não foi o Lula que “sugeriu” a vinda do Levy na pasta da Fazenda?

  42. Impeachment não adianta

    Impeachment não adianta, além de ser altamente antidemocrático, principalmente com dois meses de governo.  Para tirarmos Dilma do governo, a solução é já começar a já pensar em uma alternativa política para a próxima eleição. Esqueçam o PSDB, que apesar do apoio e blindagem irrestritas da mídia, também é um partido corrupto e anti-ético com quem o PT aprendeu muita coisa  nestes campos, lamentavelmente. O candidado do PSDB é destinado antecipadamente a ser derrotado em qualquer eleição presidencial.

    Quem votou no Aécio no primeiro turno, tirou do nosso país a única possibilidade que tinha de tirar Dilma do governo que seria a Marina Silva, apesar desta também não ser uma solução adequada.

    Fora Dilma!!, Esqueçam o Aécio e PSDB, senão o PT continua!!

     

     

  43. Os cenários políticos possíveis

    O cenário político atual nada mais é que o desgoverno dos últimos anos, onde ações ditas como sociais para viabilizar o partidarismo tem alastrado. O país tem sido deixado de lado a muito tempo, exemplo disto é a PAC que inviabilizou o crescimento do país nas áreas primordiais. Os aeroportos ficaram parados e por incompetência do governo, foram depois leiloados para a Copa…não há planejamento deste então, e transformou em caos a nação. Mobilidade urbana não existe, Transportes é ficção, Saúde é questão de corrupção, Ministerios demais e gastos exorbitantes, BNDES é farra…e ainda há jornalistas que acham que o impeachment tem a ver com a oposição, num sinal claro que nunca foi pra rua ouvir o contribuinte e o leitor de sua coluna

  44. Nassif, será que cabeça de

    Nassif, será que cabeça de Dilma é tão fechada assim? Pois como uma pessoa inteligente e culta consegue ser tão turrão? Uma pessoa já leu e releu grandes obras e vários clássicos como ela, não pode ser tão imutável. Pelo jeito ela não escutou Raul Seixas!  Será que ela não toma conhecimento dos seus posts? Pois o seu blog tem servido a muitos e, sobretudo, nós. Já observei uma coisa: toda vez que a Dilma faz um discurso oficial, seu prestígio cresce fortalelicido. Prova disso foi sua queda no DataFolha. 

  45. Nassif, será que cabeça de

    Nassif, será que cabeça de Dilma é tão fechada assim? Pois como uma pessoa inteligente e culta consegue ser tão turrão? Uma pessoa já leu e releu grandes obras e vários clássicos como ela, não pode ser tão imutável. Pelo jeito ela não escutou Raul Seixas!  Será que ela não toma conhecimento dos seus posts? Pois o seu blog tem servido a muitos e, sobretudo, nós. Já observei uma coisa: toda vez que a Dilma faz um discurso oficial, seu prestígio cresce fortalelicido. Prova disso foi sua queda no DataFolha. 

  46. O GRANDE LANCE  É QUE, JÁ SE

    O GRANDE LANCE  É QUE, JÁ SE COMEÇOU A DEBATER CENARIOS PARA A EXPULSÃO DA DILMA, COMO NINGUEM VAI QUERER METER A MÃO NO BOLSO, PARA COM ESSE DINHEIRO, COMPRAR APOIO E TENTAR REVERTER ESSA SITUAÇÃO NO CONGRESSO, CONTINUO ACHANDO QUE O PT ESTÁ FORA. 

  47. A máxima petista

    Um resumo do que acontece com o Gorveo é essa: Joãozinho vc tirou nota 4, mas professora o pedrinho tirou nota 4.

    Seria mais fácil ao PT assumir que errou e tentar mudar, não fazer que nem fez no mensalão de trair seu próprio instituto, onde condenados por crimes deveriam ser expulsos do partido. O PT fez ao contrário defendeu Diirceu e CIA.

    Ora todos ciriticaram Barbosa de condenar Dirceu, e a gora surge o nome do mesmo de novo, ai vem os petistas e alegam que isso é culpa da PIG, vem o Nassif e não fala que o PT é culpado, e detallhe a culpula do PT como sempre é citada em todo escandalo.

    O PT deixou de ser PT e se tornou mais um PMBD. 

    Sou contra o impechment, mas o PT precisa assumir sua culpa, sem colocar nos outros. 

    Todo mundo é culpado pela culpa do PT, mesnos ele.

    1. Nossa que bonitinho hein.

      Nossa que bonitinho hein.

      Já está chegando abril, daqui a pouico o coelhinho da pascoa vem lhe trazer ovinhos.

      Tem comentarista aqui que parece criancinha.

      1. Demo-lhe o benefício da

        Demo-lhe o benefício da dúvida e repitamos: “Pai, perdoai-o por que não sabe o diz. Apenas repete o que ouve na GloboNews e lê no Globo, Folha e Estadão!”

  48. CRUIZ CREDO!

    Ô, Nassif … vc pode checar aí: há anos trafego nesse blog. Anos. Desde lá, no comecinho. Pois digo: véio isso aqui tá muito estranho. Vc está muito estranho, Nassif!

    Vou descer e tomar uma gelada. Fiquei depressivo. E tem umas figuras por aqui funestas demais. Que eu nunca tinha visto, lido…Gente lambida. Que xinga por qq coisa.  E os antigos? Muitos sumiram… desanimaram. Tem uns novatos no pedaço chamando a gente de tiranossauro. Hummmm! Tô fora hein Nassif. abs (Alex Augustti)

  49. Não foi por falta de aviso!

    O cenário 3 é a lobotomia de que tanto falei aqui neste espaço.

    Sobre o cenário1, não pode o descalabro premiar com a permanência a quem o causou. Simples assim.

  50. O PMDB JÁ ESTÁ TRABALHANDO PARA GOVERNAR
    Pelos últimos movimentos, o PMDB já está trabalhando para assumir à presidência. Se a onda do impeachment crescer (e tudo leva a crer que já está crescendo, inclusive com a ajuda do aliado – traíra), o partido estará pronto para tomar conta da casa e comandar a divisão do bolo.
    Se a presidente e o PT não agirem logo, vão acordar com a vergonha e a humilhação de passar para a História como os únicos vilões.
    Quem viver, verá!!!

  51. Dilma mudará, sim, não lhe

    Dilma mudará, sim, não lhe resta outra alternativa. Temos que confiar. E eu confio. 

    Em 2005 trambém previa-se o apocalipse. idem em 2009. Os obstáculos são muitos, a começar pelo caráter retinente da presidente, mas, reitero, não apocalíptico. Dilma dará uma volta por cima. Sei que Lula dessa vez saírá do seu costumeiro mutismo e protagonizará junto com ela a inflexão. 

    Mais importante até que melhorias na economia e no contexto em geral, incluindo a extensão temporal dessa crise na Petrobrás, é a normalidade-estabilidade institucional.

    Vaticinar por impedimento é mais que uma irresponsabilidade política-cívica: é um CRIME de lesa pátria. 

    1. Eu também confio na superação dos problemas!

      O difícil de tudo é superar a oposição corrupta e criminosa.

      Desde a primeira eleição de Dilma para presidente, o tal FHC falou que quem continuaria governando seria o Lula e Dilma seria apenas uma figurante. Com isso desestimulou uma cooperação sadia na troca de informações para o planejamento de governo do pais.  

      O Brasil não precisa de inimigos, enquanto esse pavão vaidoso que é esse FHC, continuar com suas tramoias para prejudicar o que é melhor para o povo. 

      1. Amigo, se a oposição é

        Amigo, se a oposição é corrupta e criminosa, e é verdade, o PT é o que? Um partido de anjinhos? Por favor, que ser petista seja, mas não seja burro.!

        1. Amiga, quer gostemos ou não o

          Amiga, quer gostemos ou não o fato é que, nós estamos aqui no Brasil até o presente momento em um cenário em que as forças protagonistas tem sido: PT e PSDB, junto aos coadjuvantes que atuam conforme a satisfação de seus interesses. …

           E nesse cenário eu me posiciono contra PSDB e seus lacaios, pela história e principalmente pelo modo de agir atual que confirma esse passado que é de longe imensamente mais corrupto e criminoso (com o agravante de não terem sido punidos por esses crimes e nem terem devolvido aquilo que toda pessoa bem informada sabe que desviaram) …

          Burro, é quem não faz questão de manter essa distância imensa entre Petistas punidos e Bandidos do PSDB soltos, e agindo em seus crimes.

  52. Será isso que se espera da presidente?!

    Essa história da Dilma não ter jogo de cintura para o jogo político é risível. Pô, o jogo político nesse país, é o do toma lá, dá cá…

  53. Na minha opinião
    Eu teorizo que há uma conspiração. Dilma e o PT teriam (ab)usado dos apoiadores que lhe apareceram nas eleições. Alguns vestidos de ovelhas, agradaram mais do que os que ainda tinham resquícios de raposa nos trejeitos. Essas ovelhas ajudaram a eleger Dilma oferecendo monitoramento virtual, confronto nas redes, defesa cibernética . Acontece que as eleições acabaram e a patota perdeu o emprego antes de alcançar o objetivo. Qual objetivo ? O quê eles sempre quiseram foi participar do poder. Durante a campanha, arregimentaram pessoas do governo para facilitarem suas ações, agindo nos meandros do governo. Aproveitaram do apoio para se vingarem de seus desafetos pessoais. Não conseguindo concluir o serviço, trataram de pressionar o governo para nomear seus “interesses” como ministros ou assessores. No fundo, eles querem por todo tempo derrotar o governo. A PF faz várias operações que põe em descrédito a capacidade de tal equipe, qual deveria prevenir a PR sobre mau uso das empresas do governo, vide BR. Se eram tão competentes, por que não avisaram sobre o que passava lá ? Simples! Guardaram para si para, em caso de derrota de Dilma, chantagear o governo. Pode ser que esses vazamentos seletivos venha daí.
    Eles precisam tirar Dilma para tirarem o min. Cardoso para colocarem quem lhes interessa. Aí fecha o círculo. As operações da PF contra eles seriam encerradas.
    Quemajudou Dilma bater em Aécio, nunca esteve do lado dela de verdade. Usou dela, de sua autoridade, para acertar alguns alvos. E é esse mesmo time que agora bate na PR, principalmente no ambiente virtual, pedindo até que saia, só porque eles querem, jogam dos dois lados. Acreditaram que Aécio ganharia, mesmo oferecendo serviço ao PT, mas deu errado.
    Outra coisa, o fato do blog estar contaminado é devido ao controle exercido no outro “jornalzão” . Isso fez com que o seu sucesso, Nassif, tivesse que ser opacionado. Lá podia-se escrever abertamente, agora querem cobrar. Havia por lá tendência anti governo que agora consolidou ( ninguém escreve atualmente pra defender ali) . Talvez o seu seja o próximo a ser obrigado a ficar falando mal para atender essa turma que quer derrotar o Brasil.

  54. Impeachman

         Por tras, PMDB, vice, Temer, virtual candidato ou Presidente (se Temer não assumir, por qq motivo: Eduardo Cunha). Simples assim. ou estou enxergando longe demais ?

         Matematicamente calculado. PSDB, PSB são lixo nessa história. PPS e DEM são meros residuos a serem varridos.

         Portanto o jogo é: Eduardo Cunha, futuro presidente (calculado, passo a passo maquiavelicamente), Renan presidente do Senado, PT, PSDB, PSB enfraquecidos, dominados, jogando o jogo, DEM e PPS exterminados, DEM por natureza erratica, PPS pelas oções sempre erradas de seu dono, como ocorre agora com o PSB.

          Sobraria como oposição Marina Silva, os dissidentes do PT, PSOL e outros partidos nanicos. Nem cito o PSD de Kassab, que se aliaria com qq partido que estiver no poder, correto ?

           Ou seja, nenhum interesse em fortalecer PSDB, sangrar o PT até cair e, bingo…. o jogo está feito. Temer alega qq motivo para não assumir, Eduardo Cunha Presidente, mas, o desgaste ainda vai durar uns 18, 24 meses, antes do xeque-mate.

     

  55. Do comentarista Charlie, em

    Do comentarista Charlie, em outro post do Nassif:
    “Dilma virou as costas (quando não apedrejou) os segmentos que sustentaram o PT durante seus primeiros 20 anos de vida: a classe média ilustrada, a intelectualidade acadêmica, o funcionalismo público.
    Apostou que os incluídos, a classe C e os beneficiários de programas sociais pavimentariam o apoio necessário para sempre.
    Só que esse segundo grupo não é politizado ou mobilizado socialmente. Vota no governo enquanto estiver bem de vida. Com uma economia estagnada e uma inflação acelerando (apesar de alguns jênios do blog dizerem que a política economica de Dilma é “um sucesso”), mais o noticiário diuturno dando conta dos desvios na Petro, a tendência desses grupos é retirarem o apoio que hipotecaram ao governo, o que parece já estar acontecendo. Aliás, apoio esse que é muito menor do que já foi, lembrando que Dilma foi reeleita com a menor margem de um governo petista desde 2002.
    E agora, Dilma vai pedir o apoio de quem? Dos funcionários públicos, a quem tratou a pontapés desde 2012? Da classe média, demonizada dia e noite em blogs governistas? Dos trabalhadores, brindados com duas MPs que lhes retiram direitos existentes há décadas, enquanto assistem Dilma conceder aumento de 15% ao MP, juízes e ministros (que já recebiam o teto)?
    Política não é para principiantes. Muito menos para incompetentes. E, como dizia minha minha avó, “quem semeia vento…”

    É isso: Charlie meteu o dedo na ferida! Dilma periga cair pois não sabe distinguir entre aliados e inimigos!

  56. Há um QUARTO cenário não mencionado

    É não deixar governar (como já está).

    Sabotar, fazer terrorismo, tumultuar, prejudicar, atrapalhar, usar o legislativo, o judiciário, manter um caos generalizado.

    Caos que não afeta seus promotores (observar que os ganhos do Itau, Bradesco, etc. continuam lá na Lua, como de resto os que vivem de juros), que podem assistir de camarote à degradação e o retrocesso da nação (país e povo), seja com a renda local garantida, seja com seu estoque de reservas na Suiça, Luxemburgo, Jersey, Liechtenstein, Bahamas, Cayman e outros refúgios que lhes proporcionam, de quebra, alegres viagens solo, com as(os) amantes ou felizes familiares.

    Na verdade, este cenário, qualquer que seja a alternativa “Dilma”, é até o menos arriscado pois seria uma garantia de assalto ao trono em 2018, quando o povo talvez até já tenha esquecido do Lula então mais velhinho (e convenhamos, por mais que eu admire o apedeuta, não posso admitir que a falta de opções nos leve de volta ao fuuro do passado).

    Num dos cenários Dilma, a mudada, esta tática de não deixar governar levará ao confronto. E a atual oposição, pentacentenária deste país, não sabe resolver confrontos politicamente, só através de golpes.

    Portanto, neste cenário IV com confronto, meu otimismo leva à poucas lembranças de vitória em confrontos (porrada!) contra esta zelite caquética e imutável de 500 anos: Uma em 1930, outra em 1932, ambas com GV, outra em 55 (?) com Lott (ah qual seria o Brasil hoje, se ele tivesse sido eleito no lugar do vassourinha…). Todas as demais eles ganharam.

    Portanto, minha posição de defesa (com críticas) à Dilma, a melhor opção que temos hoje (de loonge!) será mantida em todos os cenários.

    Mas se for o do confronto (ou mesmo o da sabotagem contínua) …

    Que nosso brasileiro Deus nos reserve gratas surpresas!

  57. Respira fundo

    Tudo bem, respira fundo. Serão mais quatro anos de Dilma. Flerte com juros altos, cresimento econômico estagnado  e outras sandices mais.

    Mas agora vamos ver por outro lado. Se Aécio e Armínio tivessem ganho a eleição (misericórdia !) iriam fazer o mesmo que Dilma está fazendo, e com o agravante de aumentar o desemprego e achatar o salário mínimo, conforme o próprio Armínio disse que faria.

    A estas alturas, Arminio já teria elevado os juros a 45%, conforme já fez uma vez.

     

    Ruim com Dilma pior sem.

     

    Em última análise temos um desemprego baixo, o que seria de se agradecer ao PT. Se compararmos com o que veio antes de Lula, Dilma está acima da média. Collor, FHC e Sarney terminaram seus mandatos muitíssimo pior do que Dilma está hoje.

     

     

     

  58. Concordo, Dilma tem baixo discernimento

    Concordo: ” (..) não há o menor sinal de que ela abdique de seu estilo atual, de centralismo com baixo discernimento.” Infelizmente !

  59. “O único fator previsível,

    “O único fator previsível, por enquanto, é o da cabeça da presidente: não há o menor sinal de que ela abdique de seu estilo atual, de centralismo com baixo discernimento.”

    O único fator previsível está na cabeça do Tombini (presidente do Banco Central): Aumentar as taxas de juros como a semente da maça, que fica no esquecimento – Que Deus cuide dela (e de Dilma). 

    A economia precisa ser uma geração de centralismo sem referência, de um instrumento de baixo discernimento para o país. 

    Cenário 4:

    Aceitamos que ela, taxa de juros, esteja previsível para se tranformar num estilo de árvore que dará frutos (falência do Estado, crise, perda do poder de investimento e de compra, desemprego, recessão).

    Por isso, a questão da mídia é política; porque toma a mente das pessoas e dos lideres do Brasil, para que a economia – nesse período que destrói o valor que temos – nos faça esquecer que os prejuízos sucessivos com os aumentos da Selic e lavagem cerebral a jato, no curto prazo e médio prazo, podem equivaler a mais de 10 Petrobras.

    Seguimos com a direção da mídia!

  60. O fato é que está tudo podre.

    O fato é que está tudo podre. Impecheament ou não, o mal já foi feito à alma dos brasileiros. Enquanto ficamos discutindo o “nós contra eles”, não nos damos conta que as gerações futuras estão adoecidas pela corrupção, mentira, manipulações da verdade, amor ao dinheiro, amor ao poder, assassinatos, roubos, ect. Nossos filhos, se tiverem um mínimo de dignidade, irão embora do país, levando com eles a esperança de uma nação sadia. Se não tiverem, continuarão como se fosem herdeiros de uma “cosa nostra”, as práticas malignas e destruidoras de seus pais. 

    O que não percebemos, obcecados que estamos a tomar partido de de A ou B, que nossa nação não tem mais valores, não tem mais dignidade, honradez..e duvido que haja uma sociedade. Pra mim, agora o Brasil significa um monte de gente brigando por dinheiro, poder e conforto, não importa com que meios, pois o fim os justifica.

    Conheço pelo menos umas 50 pessoas que estão se organizando para mudar de país em menos de 1 ano. Sinceramente, essa idéia está cada vez mais interessante.

    1. Que tragédia heim seu Cabral….

      Salário mínimo tem o maior valor em 50 anos. O mundo está perdido!

      Autor: Fernando Brito

      vodamiriamDeve ser por isso que o Brasil – o Brasil dos jornais, claro –  está quebrado.
      Mas o Banco Central disse, ontem, que “apenas no período entre julho de 1964 e julho de 1965 o salário mínimo – que é baixíssimo ainda – comprava mais do que hoje, em valores corrigidos pela inflação”.
      Se você pensar bem, uma vergonha que só agora estejamos conseguindo pagar ao trabalhador mais humilde o que se pagava há meio século.
      Se pensar melhor ainda, que maravilha que, em pouco mais de dez anos se tenha conseguido recuperar as perdas de quatro décadas.
      E quem está dizendo não é uma instituição propriamente “esquerdista”.
      Mas o BC, que aproveita o índice “escandaloso” para fazer um alerta de que ” a política de valorização do mínimo está aumentando o custo médio da mão de obra”.
      É como dizia o avô da Miriam Leitão, n’O Globo , nos idos de 62, quando falava que o 13° ia ser um “desastre para o país”
      Ia-lhe bem um arrochinho no mínimo, pois não?
      Pois o salário mínimo cresceu – vejam que absurdo! – 76% acima da inflação, desde 2003
      “Pior” ainda, porque, de 2003 a 2014, o rendimento médio da população ocupada com renda de até um salário mínimo cresceu 52% a mais do que o salário mínimo.
      Temos de tomar providências urgentes porque, senão, este país acaba tendo justiça social.http://tijolaco.com.br/blog/?p=24717  

    2. Outros paíse manipulam a verdade muito mais!

      Não é mudar o país que essa turma do GOLPE quer, pois já usaram essa desculpa e tornaram tudo pior. O que eles querem é EMUDECER O PAÍS. …A diferença entre o antes e o agora é que até pouco tempo atrás tudo foi devidamente abafado!

    3. Se é por falta de

      Se é por falta de adeus…

      Mas acho 50 pouco; com seus poderes de convencimento, será que você não consegue pelo menos uns dois mil? O país, penhorado, agradece.

  61. Oposição desacreditada x Presidenta séria

    A Presidenta Dilma Vana Rouseff, alem de ser muito competente e trabalhadora, é comprovadamente honesta, atributos que faltam aos principais líderes da Oposição (FHC/Serra/Aluizio/Alkimim/Aécio/Alvaro Dias/etc.), por isso o descrédito que essa mesma oposição possui junto à opinião pública. 

  62. OPOSIÇÃO DESACREDITADA/PRESIDENTA HONESTA

    A nossa Presidenta, Dilma Vana Roussef , alem de muito competente e comprovadamente honesta, é muito dedicada ao trabalho, coisa que talvez não aconteça com essa oposição sem meta e sem rumo para o Brasil (PSDB & CIA) . Tenho certeza que muitos dos atributos referidos a Presidenta, alguns deles ou talvez todos, estejam faltando em alguns membros da oposição (FHC/Aluizio/Alkimim/Álvaro Dias/Aécio Neves/Serra/etc.).

  63. Alguém faz um trabalho de

    Alguém faz um trabalho de candomble, coloca vela na encruzilhada, reza o terço, faz dança ritualistica e tudo mais para a Dilma acordar do seu sono egolatra e aprender a governar este paìs como se deve. Os sinais de deterioraçao politica e economica sao visiveis e tudo esta acontecendo rapido, se continuar nesse ritmo vai ser atropelada pelo bloco por ter ficado parada no mesmo canto. 

  64. Será que a presidenta muda?

    Parece pouco provável que a presidenta mude… Mas existem problemas fundamentais na atual conjuntura que precisam ser enfrentados, a começar pelo salvamento da cadeia produtiva do petróleo e da engenharia brasileira. Diante da completa ausência de projeyos para investimento produtivo que os países centrais enfrentam (não é isso que quer dizer os juros negativos europeus?) o setor de construção e de petroleo no Brasil excita os apetites dos poderosos!!

    E tem também a agua e o saneamento, outro setor pedindo investimentos. A situação  de seca aqui pode ser muito mais perigosa ameaçando todo a industria e a agricultura (e a população) do sudeste!!

    Esse também seria um caminho para a presidenta mudar: nós falamos do Alckimin como picolé de xuxu, e a Dilma, e pior ainda, o PT?? O PT hoje não consegue empolgar ninguém, basta ver as resoluções que parecem saídas do Comintern!! Eu fui fundador do PT no Colégio Sion: com aquela idade eu iria hoje participar do PT??

    Um proposta que poderia empolgar a juventude e os trabalhadores seria de defender a nossa Amazônia (onde o desmatamento parece que está causando a seca no Sudeste) e a nossa industria diante da ganancia que se avizinha. Será que isso vai acontecer?

  65. O artigo é fraco, por que os

    O artigo é fraco, por que os cenários são construídos de forma invertida:

    “Dilma consegue ultrapassar a fase crítica atual, mas continuará submergida pelo centralismo, falta de iniciativa, indefinição em relação às políticas públicas e impasses com o Congresso.

    Serão quatro anos com a economia se arrastando, a oposição brandindo a política de escândalos, os conflitos recorrentes com o Legislativo. Por enquanto, é o cenário mais provável.”

    Ou seja, a economia é uma função das características pessoais da presidente: se ela continuar “submergida pelo centralismo, falta de iniciativa, indefinição em relação às políticas públicas e impasses com o Congresso”, a economia irá se arrastar. Se, em vez disso, “por alguma razão divina”, a presidente “descentralizar as decisões, definir rumos para seu governo, estimular um projeto social de fôlego”, tudo se resolve. O preço internacional do barril do petróleo, a conjuntura política e econômica da China (nosso principal importador), o fato de a Europa conseguir ou não conseguir resolver a situação cada vez mais traumática da sua periferia são irrelevantes. Irrelevantes, inclusive, para a capacidade do governo definir seus rumos ou um projeto social de fôlego.

    A definição dos cenários teria de começar por aí: o sistema econômico internacional entra em colapso, ou supera a recessão e entra em nova fase de crescimento, ou se mantém como está, sem resolver os problemas, mas também sem desabar de vez? Sem explicitar essa questão, tudo se resolve a voluntarismos, dependendo apenas de quão dura a cabeça da Dilma é. Como se ela governasse sozinha, não tivesse ministros, assessores, partidos, bancadas, etc., etc., etc., e como se a disposição ou capacidade da China continuar comprando nossos produtos fosse irrelevante para a economia brasileira.

     

  66. Mais do mesmo: “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional”

     

    Luis Nassif,

    Recentemente, depois de observar uma quase ausência de referência ao assunto do impeachment no seu blog, eu fui na relação dos post mais lidos da semana (Que normalmente alcança mais de uma semana) verificar se aquela percepção minha seria verdadeira. Constatei que havia três posts que explicitavam o termo impeachment no próprio título. E havia dois posts em que eu pressentia que se falava sobre impeachment. Escolhi um dos dois para fazer um comentário e o enviei segunda-feira, 16/02/2015 às 18:03 para junto do post escolhido: “A Globo vai se perder por excesso de competência” de quinta-feira, 12/02/2015 às 05:08, e de sua autoria, contendo então 114 comentários. Cheguei a pensar que o post ia tratar do tema do impeachment, mas não foi o caso. Em meu comentário eu reproduzi a relação dos posts mais lidos deixando o endereço de cada um deles lembrando que deixei junto a relação a indicação do endereço no blog de cada um dos posts. A relação dos oito posts mais lidos da semana quando eu fiz meu comentário era a que se segue:

    1) “Sete informações importantes pra não pagar mico ao falar sobre o preço da gasolina” de segunda-feira, 09/02/2015 às 09:43, com texto de autoria de Sidney Braga, contendo 140 comentários (hoje já com 147 comentários) e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/sete-informacoes-importantes-pra-nao-pagar-mico-ao-falar-sobre-o-preco-da-gasolina

    2) “A Globo vai se perder por excesso de competência” de quinta-feira, 12/02/2015 às 05:08, e de sua autoria, contendo 114 comentários (hoje com 116 comentários) e como era nele que eu fazia o comentário, eu não deixei o endereço, mas que informo a seguir:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-globo-vai-se-perder-por-excesso-de-competencia

    3) “Impeachment já! Por Roberto Tardelli” de quarta-feira, 11/02/2015 às 15:16, com um texto crítico à ideia do impeachment feita pelo procurador Roberto Tardelli, para o site Justificando, contendo 78 comentários (hoje com 86 comentários) e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/impeachment-ja-por-roberto-tardelli

    4) “As estratégias anti-impeachment” quarta-feira, 11/02/2015 às 07:01, com texto de sua autoria e contendo 207 comentários (hoje com 209 comentários) e podendo ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-estrategias-anti-impeachment

    5) “A lista dos brasileiros no HSBC da Ásia atualizada” domingo, 15/02/2015 às 18:13, contendo 101 comentários (hoje com 208 comentários e ocupando a segunda colocação, deslocando os outros post para uma colocação abaixo) e que pode ser vista no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-dos-brasileiros-no-hsbc-da-asia-atualizada

    6) “Contas secretas do HSBC paralisam o mundo, menos o Brasil” de quinta-feira, 12/02/2015 às 18:09, com chamada de Patricia Faermann para matéria no Jornal GGN, contendo 104 comentários (hoje com 105 comentários e ocupando a quinta colocação e assim ficando à frente do post “As estratégias anti-impeachment”)  e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/contas-secretas-do-hsbc-paralisam-o-mundo-menos-o-brasil

    7) “Quem avança primeiro, Dilma ou os apoiadores do impeachment?” de segunda-feira, 09/02/2015 às 16:36, com matéria de Cíntia Alves com a cientista política Argelina Figueiredo, com 113 comentários e que passou para a oitava colocação tendo em vista o surgimento como sétimo post mais visto o post “A entrevista de Fernando Haddad à Jovem Pan” de quinta-feira, 12/02/2015 às 23:01, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/quem-avanca-primeiro-dilma-ou-os-apoiadores-do-impeachment

    e 8) “Os cenários políticos possíveis” de sexta-feira, 13/02/2015 às 20:49, de sua autoria com 121 comentários (hoje com 122 comentário) e por se tratar do post para o qual eu envio este comentário não haverá necessidade de colocar o endereço, sendo que com o surgimento do post “A entrevista de Fernando Haddad à Jovem Pan”, saiu da relação dos oito posts mais lidos da semana.

    Para completar deixo a seguir o endereço do post “A entrevista de Fernando Haddad à Jovem Pan” que atualmente ocupa a sétima colocação:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-entrevista-de-fernando-haddad-a-jovem-pan

    Como se vê, os três posts que utilizam do termo impeachment no próprio título do post são de mais de uma semana. Sendo que este “Os cenários políticos possíveis”, sem o termo impeachment, mas só para falar do impeachment como eu suspeitava, completa uma semana hoje. Desde então o assunto impeachment arrefeceu. E se tratava da segunda onda do impeachment, sendo que a primeira despontara logo após as eleições com a tecitura originada na postura dos ministros José Antonio Dias Toffoli e Gilmar Ferreira Mendes acusados de tramar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

    Pensei que o assunto iria morrer, mas hoje com um post sem dúvida bombástico você volta a baila com o tema. Trata-se do post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional” de sexta-feira, 20/02/2015 às 06:00, e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-arte-coletiva-de-destruir-a-riqueza-nacional

    Primeiro não há o termo impeachment no título do post. O que o poderia fazer passar despercebido. E no início você parece ir na direção de todos os posts quando quer demonstrar imparcialidade, acusando governo e oposição. No primeiro parágrafo do post você diz o seguinte:

    “Some-se a um governo medíocre uma oposição desvairada, uma mídia insensata, que não consegue olhar o país além dos seus próprios interesses, e se terá desenhado o mapa da insensatez, com a destruição de ativos brasileiros preciosos”.

    Uma oposição desvairada é um termo bem extremado. Às vezes eu o acuso de cometer um desvario. Um post como “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional” é um desvario. Você, entretanto, não é um desvairado. E por mais diferente que seja o espaço da argumentação de um colunista com o da oposição, sendo evidentemente muito mais amplo os limites que se impõem à postura da oposição, não há porque imaginar que ela possa trilhar o caminho da incessante insensatez. Por instinto de sobrevivência ela é expulsa desse campo. Até porque o político é beneficiado com o fato de os limites da política para a argumentação serem muito amplos. O político pode acusar um governo de medíocre, de incompetente, de ruim, de incapaz. É opinião pessoal que não pode ser desmentida. Um político pode ir mais longe ainda. Como escreveu uma vez um prócer do PSDB, “Acusar o inimigo de imoral é arma política, instrumento para anular o ser político do adversário”, título de artigo, suficiente para explicar a que veio e que saiu publicado no jornal Folha de São Paulo de 17/05/2001 e que pode ser encontrado no seguinte endereço:

    http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/artigogiannottigerapolemica.html

    Às vezes o político chega ao limite como o fez o candidato derrotado à presidência da República do PSDB Aécio Neves em entrevista a Roberto D’Avilla quando disse:

    “Não perdi a eleição para um partido político, mas para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras, patrocinada por esse grupo político que aí está.”

    Achei essa frase no blog de Marco Aurélio Nogueira, Possibilidades da Política, no post “De crias e feridas” de segunda-feira, 08/12/2015, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://marcoanogueira.blogspot.com.br/2014/12/de-crias-e-feridas.html

    Sim no campo de atuação do político há espaço para a sandice, mas esta é utilizada com intuito de impregnar no oponente a pecha de imoral. Percebida a acusação como um despautério, muitas vezes, por estratégia, o político se retrai para poder mais bem avaliar a situação e tentar domar a sua verve para transparecer lucidez até nos casos em que ele não possui.

    Um colunista é diferente. Diz seus disparates aqui e acolá, mas o faz com parcimônia e utiliza de dois critérios importantes: direciona seus despropósitos para todos os lados e os expressa de modo que não podem ser refutados. “Você é um medíocre”, acusa o colunista em desatino alucinado. Como poderá um ser humano refutar acusação assim?

    Dizeres como o do parágrafo inicial do post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional”, entretanto, tem repetido aqui no blog com uma frequência excessiva tanto durante a campanha de 2014, como no pós eleição. Assim, não foi ele que causou surpresa inaudita.

    Ao final de um texto que deveria vir em separado, pois não guardava nenhuma relação com o título do post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional”, depois de dizer que “De acordo com advogados conhecedores da política internacional” protocolo para “assinar uma convenção contra a corrupção” no Banco Mundial “não tem relevância para exigir a presença de um Procurador Geral” você diz que para esses advogados conhecedores da política internacional a presença do Procurador Geral da República seria para “apresentar-se – . . . – como um avalista, para o caso de um interregno na democracia brasileira”.

    “Ora, direis ouvir estrelas!”

    Eu quando comecei a ler o texto e observei a acusação de medíocre ao governo pensei se valia a pena demorar mais para repetir a lenga lenga que eu tenho contra o argumento de se acusar um governo de medíocre que eu sempre tomo como o argumento da falta de argumentação ou da soberbia. Medíocre somos todos nós, os seres humanos. Dizer isso, como demonstração de humildade é pedantismo pretencioso ou cinismo hipócrita da qual não vejo como evitar. Dizer em posição de superioridade é soberba vaidade, de quem não se quer imiscuir-se com a ralé ignara e rude. Bem, no teclado eu tenho me repetido tanto que fica melhor deixar um link para o post “Ode aos medíocres” de sexta-feira, 26/12/2014 às 10:16, aqui no seu blog e de autoria de Sergio Saraiva e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/sergio-saraiva/ode-aos-mediocres

    E o texto de “Ode aos medíocres” pode também ser visto no blog de Sergio Saraiva “Oficina de concertos gerais e poesias” no seguinte endereço:

    https://concertosgerais.wordpress.com/poesia-3/

    Embora o título fosse de um poema e o texto não era em estilo de prosa, não podendo acusar Sergio Saraiva nem da humildade cínica nem soberbia vaidosa, não procurei ler o texto de Sergio Saraiva como uma poesia e por isso as minhas considerações sobre o termo. Fiz mais um alerta, no sentido que Sergio Saraiva percebia a nossa condição de medíocres, mas relutava a aceitar os nossos atos eivados de mediocridade.

    Então é isso, uma semana depois você busca ressuscitar o assunto do impeachment, na tentativa de criar uma terceira onda e o faz de modo violento, ao acusar o PGR de ser o garantidor da República “no caso de um interregno na democracia brasileira”. E o pior é que você acrescentou no espaço entre travessões uma frase medonha. O PGR apresentou-se como garantidor da República “para o caso de um interregno na democracia brasileira”, “perante o governo Obama, em princípio contra qualquer disrupção da ordem democrática”.

    Interessante que se viesse sozinho o trecho “perante o governo Obama” seria cabuloso. Mas o temor medonho que o trecho me acometeu, arrefeceu com o meigo e tenro complemento que você deu a Obama: “em princípio contra qualquer disrupção da ordem democrática”. Será apenas um mero interregno, quem sabe!

    Esse papel do PGR parece que foi retirado do que aconteceu na Argentina com o procurador que não era geral Alberto Nisman. Em 31/01/2015 o New Yorker publicou a reportagem “What Happened to Alberto Nisman?” e de autoria de Jonathan Blitzer e que pode ser vista no seguinte endereço:

    http://www.newyorker.com/news/news-desk/happened-alberto-nisman

    É impressionante a concisão do texto de Jonathan Blitzer e eu reproduzo um parágrafo em que ele parece dizer tudo (Não acompanhei muito os jornais no mês de janeiro e fevereiro e pode ser que algo semelhante tenha sido publicado na imprensa brasileira, embora eu pelo que eu conheço da nossa imprensa tenho a impressão que não):

    “This theory that Stiusso was somehow directing Nisman’s investigation is riddled with conjecture. But the notion that Nisman was a kind of cipher for Argentine and foreign-intelligence operatives has its roots in certain demonstrable facts. Diplomatic cables released by Wikileaks reveal that Nisman obsessively consulted with the American Embassy. He went to the Embassy with advance tips on his investigation, he shared knowledge about judges’ leanings, and he showed Embassy officials drafts of his arrest orders and made revisions based on their comments. In October, 2006, Nisman formally accused Iranian officials and a Hezbollah operative of orchestrating the AMIA attack. U.S. Embassy representatives told Nisman that they were “convinced” his case was solid, and “congratulated” the Argentine prosecutors for their “dedication.” Some of the same cables refer to U.S. efforts to impose international sanctions against Iran for its nuclear program, a campaign that the Argentine government joined at the United Nations”.

    Este parágrafo que é o ultimo da segunda parte do texto diz muito sobre o procurador Alberto Nisman. Interessa-me aqui as três primeiras frases e duas palavras da terceira frase. Transcrevo-as a seguir o trecho que me interessa com a tradução do tradutor do Google:

    “Esta teoria de que Stiusso de alguma forma dirigia a investigação de Nisman é cheia de conjecturas. Mas a noção de que Nisman era uma espécie de cifra para agentes de inteligência argentinos e estrangeiros tem suas raízes em certos fatos demonstráveis. Telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks revelam que Nisman obsessivamente consultou a Embaixada Americana.”

    As duas palavras são “Wikileaks” e “obsessivamente”.

    Quem entrar na internet com Nisman e Wikileaks vai espantar de ver quantas vezes ele aparece na embaixada americana. Não era uma presença como a do nosso ilustre comentarista Andre Araujo, ou Motta Araujo. Uma presença que engrandece o Andre Araujo. Além de ser uma presença que fazia Alberto Nisman pequeno, há ainda, pesando sobre a presença dele, a palavra que Jonathan Blitzer utilizou para de certo modo expressar ou traduzir o comportamento de Alberto Nisman: “obsessivamente”.

    O PGR não teria sido obsessivo apresentando-se como fiador “para o caso de um interregno na democracia brasileira”, mas se o fizesse seria decerto pequeno por fazê-lo “perante o governo Obama, em princípio contra qualquer disrupção da ordem democrática”.

    Então, um assunto que eu imaginava morto renasce. E renasce com trombetas. E os cenários que você divisa neste post “Os cenários políticos possíveis” ficam muito estreitos. O governo da presidenta Dilma Rousseff é medíocre e pela própria natureza humana não há como proceder a uma mudança. Assim o “Cenário 3: Dilma com mudança” é um fantasioso sonho idílico fruto de uma concepção idealista de governo, Estado, capitalismo e democracia que só se imagina possível na fértil mente durante uma noite de um delírio onírico.

    E o “Cenário 2: Dilma sem mudanças” que seria o provável dada ao ridículo da idéia do impeachment, agora é certamente a única via possível e com a tutela do PGR e do presidente do auspicioso país do norte.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 20/02/2015

    1. Cenários políticos possíveis para um idealista. E na realidade?

       

      Luis Nassif,

      Era intenção minha, depois de enviar o meu comentário acima, enviado sexta-feira, 20/02/2015 às 20:01, aqui para este post “Os cenários políticos possíveis” de sexta-feira, 13/02/2015 às 06:00, enviar o comentário com algumas alterações para o post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional” de sexta-feira, 20/02/2015 às 17:39 (Originalmente postado às 06:00), também de sua autoria. Por engano enviei o comentário primeiro para o post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional”. Já fiz a ressalva lá junto ao meu comentário enviado equivocadamente. E faço esse lembrete aqui ao mesmo tempo que aproveito para fazer menções a dois posts para os quais não havia dado atenção e que são bastante pertinentes aqui.

      O primeiro post é “Manifesto em defesa da legalidade” de sexta-feira, 20/02/2015 às 17:39, de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/manifesto-em-defesa-da-legalidade

      O manifesto de que o post trata veio em defesa da legalidade do governo da presidenta Dilma Rousseff e em defesa da Petrobras. Já fiz a crítica a este post em um segundo comentário que enviei sábado, 21/02/2015 às 11:47, para junto do meu comentário enviado sexta-feira, 20/02/2015 às 19:59, equivocadamente ou melhor antecipadamente para junto do post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional”. E pretendo fazer uma crítica diretamente junto ao post “Manifesto em defesa da legalidade”. Embora eu não tenha explicitado em meu comentário de sábado, 21/02/2015 às 11:47, o cerne da minha crítica ao post “Manifesto em defesa da legalidade” é considerar intempestivo e desnecessário o manifesto em relação à defesa da legalidade e considerar desnecessário o manifesto em relação à defesa da Petrobras.

      E lembro que o post “Manifesto em defesa da legalidade” tem como única serventia negar validade ao boato insano presente junto ao post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional” de que a ida do PGR aos Estados Unidos fora de se apresentar – “perante o governo Obama, em princípio contra qualquer disrupção da ordem democrática – como um avalista, para o caso de um interregno na democracia brasileira”. Considerando que o post “A arte coletiva de destruir a riqueza nacional” fora postado originalmente na sexta-feira, 20/02/2015 às 06:00, portanto, 17 horas e 39 minutos antes do post “Manifesto em defesa da legalidade”, o boato manteve sem muito questionamento praticamente durante quase 12 horas da sexta feira. No post “Manifesto em defesa da legalidade” a justificativa para a ida do PGR aos Estados Unidos teria sido para “impedir excesso de declarações da força tarefa”. Informação que não tem relação nenhuma com o boato, ou melhor que desmente totalmente o boato e que poderia ter sido conhecida há mais tempo para não produzir uma barriga deste tamanho.

      O segundo post a mencionar aqui é “O Estado pode assumir as empresas, em vez de quebrá-las” de sexta-feira, 17:35, e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/o-estado-pode-assumir-as-empresas-em-vez-de-quebra-las

      Pelo título do post e pela última frase do texto de sua autoria em que você diz que “Se a intenção do Procurador Geral da República Rodrigo Janot não for a de desorganizar a economia, ainda há tempo de corrigir seus abusos” fica subentendido que você propõe a solução de o Estado assumir as empresas em vez de as quebrar como uma solução imediata, o que não faz sentido porque quase todas as medidas que o Poder Judiciário adotar contra as empresas não tem condições de permanecer, pois serão sempre questionadas até o STF e dificilmente o STF vai proteger a decisão dada em instância inferior que enseja medida de força contra as empresas.

      Junto ao post “O Estado pode assumir as empresas, em vez de quebra-las” você deixa o link para o post “O Manifesto em defesa da legalidade” e para o post “A tentativa do MPF de paralisar o Brasil quebrando as empresas da Lava Jato” de sexta-feira, 20/02/2015 às 13:37, de sua autoria e este último pode ser visto no seguinte endereço:

      http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-tentativa-do-mpf-de-paralisar-o-brasil-quebrando-as-empresas-da-lava-jato

      Dou o destaque aqui para esta última indicação porque significa que você vê o Ministério Público como um estorvo ao funcionamento do sistema capitalista. Eu creio que há um problema dessa ordem em praticamente todas as democracias do mundo. Os aprovados em concursos para assumir cargos em instituições basilares de um Estado Democrático de Direito possuem a mesma cultura da sociedade a que pertencem. E a cultura da sociedade a que pertencem é plena de idealismo que pouco entende do funcionamento real da democracia representativa ou do sistema capitalista. Essa falta de compreensão, entretanto, não é geral. Há sempre quem alerta para limites que esses órgãos devem ter no cumprimento das suas obrigações. Se não fosse assim nenhum Estado Democrático de Direito sobreviveria.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 22/02/2015

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador