Os riscos do vácuo de poder no Brasil

Desde 1994 o poder, no Brasil, foi exercido por um duopólio: PSBD e PT. Com eles a Presidência da República conseguia unificar forças políticas e econômicas em torno de alguns consensos.

Através do Banco Central atendia-se às demandas de mercado; o presidencialismo de coalizão garantia o atendimento das demandas políticas; a estabilização de preços, primeiro, a inclusão social, depois, garantiam a legitimidade do Executivo.

Nem se considere que ambos os períodos foram virtuosos. No reinado do PSDB procedeu-se a um desmonte do Estado e a um crescimento exponencial da dívida pública. No reinado do PT manteve-se o câmbio apreciado, os juros elevados e a falta de um projeto de país.

Mas, em todo caso, em ambos os períodos se manteve a federação sob controle do Executivo, mesmo nas fases mais árduas, como no pós-maxidesvalorização cambial, do período FHC, ao julgamento do mensalão, no período Lula.

***

O que se observa, agora, é um esgarçamento inédito do poder, não apenas da presidência, mas dos dois partidos que revezaram-se na hegemonia política.

A consequência é uma multiplicação de jogadas oportunistas, esbirros de poder atropelando normas, regulamentos sociais, jurídicos e políticos.

Há semelhanças e diferenças em relação a 1964.

As semelhanças estão na fraqueza da presidência da República, nos movimentos raivosos da classe média e nas indecisões de Jango e Dilma equilibrando-se em tentativas mal elaboradas de contentar a base ou o establishment.

As diferenças estão na falta de um Carlos Lacerda e um Leonel Brizola botando mais fogo no circo; na ausência de princípios claros na oposição. Mas, principalmente, na falta de um protagonismo militar.

***

De fato, a presidência de um país continental, como o Brasil, ou se sustenta na força ou nos programas. Ou é temida ou respeitada.

Quando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, com base em provas frágeis, invadem a casa de um governador, principal aliado de Dilma Rousseff, ou quando implantam escutas no Palácio, sem se preocupar com as consequências, é porque rompeu-se definitivamente o fio que sustentava a autoridade presidencial.

***

Se não é temida, a autoridade presidencial também não é respeitada. A política foi terceirizada para o vice-presidente Michel Temer; a economia para Joaquim Levy. Não se vê um sinal mais concreto de preparação de uma agenda de desenvolvimento.

Cria-se o vácuo, então, no qual a ocupação do espaço político se dá na base do grito e das cotoveladas. Implanta-se a selvageria institucional, tendo como protagonistas personalidades do calibre de um Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, Renan Calheiros.

No início, colocaram sob ameaça as conquistas civilizatórias na área dos direitos humanos. Agora, acenam com o próprio desmonte da unidade federativa brasileira, com a proposta de esvaziar a União em favor de estados e municípios.

***

A luta fratricida entre PT e PSDB é um perde-perde.

As duas principais lideranças das últimas décadas – Fernando Henrique Cardoso e Lula – são incapazes de articular propostas, unificar a base e colocar alguma ordem no seu terreiro.

FHC está cego pela oportunidade de liquidar com Lula, ainda que à custa do agravamento da crise. E Lula perde a cada dia o papel de interlocutor nacional, amarrado pela falta de propostas do PT e, principalmente, pela inação do governo Dilma.

***

Some-se a tudo isso políticas fiscal e monetária demolidoras, que ampliarão gravemente a recessão e o desemprego, e se terá um mapa do inferno pela frente.

Redação

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A porca de tão gorda já não anda.

    Precisamos de músculos, não de gordura. No Brasil se confunde o forte com o gordo. Nada a ver, diria o mestre AA.

    Estado forte é necessário para toda nação que quer se inserir entre as grandes, Precisamos de Estado forte SIM, estado barriga tanquinho, ágil e preciso como Bruce Lee, não do Estado da gordura mórbida, lento, incapaz, que, embora meta a mão os nossos bolsos, não atende o povo e se torna uma mamadeira geral..

     

     

  2. Comparo à presidência de

    Comparo à presidência de Dilma a um caminhão com vários produtos (de eletrodomésticos a farinha de mandioca) que tombou na pista assim que começou sua caminhada de quatro anos. Agora o que vemos são vários grupos que vão pegando o que está esparramado pelo asfalto. E é claro que o andar de baixo não participa do saque: fica vendo, ao lado da pista, as coisas sendo levadas e sabendo que nada lhe restará. Crises econômicas o Brasil já enfrentou várias. Mas essa que está por vir tem um elemnto que pode agravá-la: o retrocesso dos milhões que tiveram sua vida melhorada. Não aceitarão resignados essa volta ao purgatório. E aí o governo vai ter saudade das manifestações de 15 de março. 

  3. O Brasil vive um vácuo de grandes figuras públicas,

    a presidente é extremamente fraca, sem visão e faz tudo para passar suas responsabilidades para os outros, mas o PT e o PSDB não tem mais nenhum quadro que agregue pessoas em tornos de ideias e nem tem mais um projeto de país. Nossa politica se tornou apenas um jogo de empurra e sobrevivência. Por exemplo: como o PT e o PSDB podem ter deixado o Cunha enfiar a aprovação de um shopping no meio do PL do ajuste fiscal do Levy sem falar nada, que covardia é essa?

  4. Apatia

    Um país não pode depender só de partidos empenhados em definir projetos. A sociedade precisa tomar seu lugar. Instituições, sindicatos, empesários. O que está sendo discutido sobre investimentos em infraestrutura chineses como a ferrovia para o Pacífico? Gostaria de ver na rede comentários dos educadores sobre o projeto do governo sobre a educação.

    Mas o interessante no post é que o articulista indica para PT e PSDB: parem com a luta fratricida e coloquem seus projetos na mesa senão o Eduardo Cunha acaba brincando com sua turma tirando vocês da diversão.

  5. Dilma tem 3 problemas
    1 – a

    Dilma tem 3 problemas

    1 – a crise internacional 

    2 – a oposição interna, antipatriótica, destrutiva e parasitária que por interesses privados que sangrar o país para derrotar o governo

    3- a teimosia de Dilma em assumir a defesa e a tese daqueles que a elegeram

  6. Tergiversar

    Comparar Fernando Henrique a Lula no quesito “lideranças políticas” é querer demais de nossa pífia inteligência.

    FHC somente existe na mídia (de direita).

    Lula é (ou foi) uma liderança… mas se perdeu no projeto “Lulinha Paz e Amor” conciliador.

    Sarney dizia que a presidência exigia uma “liturgia” sem o que se perderia o respeito.

    Lula é o artífice desta derrocada… permitia que um “jornalista” o chama-se semanalmente de “minha anta”… daí para frente é morro abaixo.

    E o PT… bem o pt aconchegou ao “paz e amor” e acovardou. Agora esta “assustadinho”.

    1. Também vejo mais ou menos
      Também vejo mais ou menos assim. O PT continua agindo como quem lida com cavalheiros. Nao percebe o quanto sempre, sempre foi odiado. Nao eh de hoje, não; a ficha delas ainda não caiu.
      Essa oposição eh capaz até de comer criancinhas alegando que o PT o fez.

  7. está faltando um lider. O primeiro que aparecer, bom ou ruím, le

    O primeiro que aparecer, bom ou ruím, leva o povo consigo; o perigo é vim um lobo em pele de cordeiro. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  8. ação PF e MPF

    Muito me espanta a postura do DD. repórter ao relatar a ação da PF e MPF em MG, colocando-a como falta de postura presidencial. Pareceu-me que o Sr. considera absurda tal ação: estou entendendo bem, ou o Sr. acha que por ser do partido da presidente, a ação não poderia ser realizada? Por acaso o Sr. teve conhecimento das provas para julgá-las frágeis? Fico tentada a pensar que sua postura é semelhante á de um “certo pensador”: ” aos amigos tudo, aos inimigos,a lei”.

  9. Luta fratricida?! ou Lula fratricida?

    Não, nada disso. O que o PSDB está fazendo é oposição (mal feita, mas oposição).

    O que o PT quer é que alguém assuma com ele o ônus de ter quebrado o Estado e passado a conta para a população (enquanto ele, malandramente, continua fingindo ser oposição, de dedinho em riste e mãozinha na cintura).

    O que o PT quer é que alguém dê a mão ao governo, quando ele mesmo fez o diabo para reeleger um poste e um ministro doriana, que quebraram o Estado, a Petrobras e passaram a conta para a população.

    O que o PT quer é dividr a responsabilidade de terem mentido descaradamente para ganhar a eleição. Essa sim, foi uma atitude fratricida, porque a conta veio para todos nós, irmãos brasilieiros.

    Os fratricidas têm nome: Dilma Roussef, Luiz Inácio da Silva, Guido Mantega, José Eduardo Cardozo, Rui Falcão. São esses os que querem passar a conta e posar de “defensores dos oprimidos”. Nome aos bois!

     

  10. O vácuo do poder do POVO

    Caro Nassif,

    não vou muito por essa sua linha de vácuo no poder. Ora, não há vácuo no poder.  

    O uso do “poder” está ai. Ainda que para interesses específicos, particulares, e não públicos.

    Algum colega aqui comentou sobre a necessidade de reformas profundas. Sem dúvida, está certo.

    Mas, ao que parece,  não há como fazer reformas profundas no Brasil.  Querem apenas um exemplo recente? Ora, basta citar a tal “reforma política” ( ou eleitoral) já votada na Câmara. Nada ou quase nada foi reformado profundamente. Aliás, correu-se o risco de reformar para pior, é o que dizem.

    A sensação que se tem é a de que os líderes brasileiros – e eu já nem aguento mais falar em “elites” – pouco se preocupam com os interesses nacionais. Querem  “acumular capital”  a ponto de,  se houver algum problema social no caminho, este será atropelado a qualquer custo. Querem outro exemplo? Vejamos a busca pela redução da maioridade penal.

    Por essas  e por outras,  como regra, não se deve  admirar a “liderança” brasileira.  

    Nesse sentido, caro Nassif, tenho opinião diversa da sua. Devemos abandonar de uma vez por todas essa “estória” de falta de liderança, vácuo no poder etc.

    O poder EMANA do povo. Esse é o ponto. O povo é que deve ter a noção de que tem o poder. 

    Quando essa noção começar a ser implementada, na prática, ai sim, nunca mais teremos a sensação de vácuo de poder.

    O poder está na mão do povo!  E nesse caso, concordo, há realmente um vácuo de poder no Brasil.

     

     

     

     

     

     

    1. Perfeito! Mania que a gente

      Perfeito! Mania que a gente tem de achar que precisa de “grandes líderes a nos conduzir”, talvez herança colonial. Cabe ao povo se virar com o poder que os governos atuais se eximem de exercer, mania de precisa de coronéis. Seria bom que tivesse vingado o projeto do PNPS, a regulação da atividade empresarial da mídia e outras providência que distribuem o poder entre o cidadão comum. Mas será que precisamos mesmo de autorização para organizarmo-nos? Ainda mais quando percebemos que fomos enganados por propaganda comercial aplicada à política, que muitos dos nossos parlamentares são, afinal, apenas celebridades criadas através de artif´cios mercadológicos – artifícios, portanto artificiais)?

       

      Gosto da ideia de Kennedy: “Não pergunte o que o país pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer pelo país”. E vamos à luta que dessa vez o espaço é nosso, democrático, como nunca antes nesse país.

      1. Ideologia: “eu quero uma pra viver”…

        Olá Renato,

        concordando com sua opinião, no geral.

        fiquei na dúvida, no entanto, quando você levantou a pergunta: será que precisamos mesmo de autorização para organizarmos?

        Bom, dependendo não precisaremos. Mas, de qual organização você está falando? 

        Eu penso que devemos ser “cidadãos” conscientes. Precisamos respeitar a Cr/88. Fazer cumprir este pacto na íntegra. 

        E o Estado deve ser forte. Mas forte no sentido de criar condições para que possamos cumprir com os programas constitucionais.

        Se foi isso que você quis dizer, sim, estou de acordo com a sua opinião. 

        Podemos formar um partido político cuja ideologia será: respeitar e fazer cumprir TODA a CR/88.

         

    2. Em princípio tendo a

      Em princípio tendo a concordar contigo, Mogi. Também acho o termo ‘vácuo de poder’ dramático demais. Acho que há, sim, uma falta de protagonismo mais incisivo do executivo, ainda que isso seja matéria de discussões acaloradas. Por outro lado, penso que essa postura começa, finalmente – e vejo isso muito positivamente -, a demandar um maior proativismo da sociedade civil, sobretudo, frente a pauta conservadora – nenhuma novidade – que se apresenta atualmente. Aqui mesmo, neste blog, o Nassif andou elogiando o ‘redespertar’ da OAB; o Clube de Engenharia anda bastante atuante, a própria ABI, entre inúmeras outras entidades. Isso é mais que positivo, é ótimo.   

      1. Até a esquerda quer Salvador da Pátria.
        Excelente comentário. Não precisamos de Salvador da Pátria. Precisamos que o congresso seja local de debate. Brigar pela democracia e depois falar mal do congresso é no mínimo questionável. Pelo perfil do eleitor do Cunha: carioca, evangélico e classe média baixa; conclui-se que votou na Dilma também. A elite carioca não vota no Cunha. Também não acho o atual presidente da Câmara flor-que-se-cheiro, mas trouxe a política para onde ela deve ser debatida na casa do povo. Agora cabe cada lado defender suas ideias.

        1. Caro Thadeu,
          acho que captei

          Caro Thadeu,

          acho que captei o “espírito” do seu comentário.

          Se eu captei certo, estou de acordo. Acho que devemos jogar o jogo democrático.  E o nosso jogo democrático possível, real, até o momento, é este que ai está. Vamos  então tentar jogar o jogo dentro do possível, com o nosso check and balance possível sem a necessidade de “salvador da pátria”. Aliás, quando se escuta  a palavra “patria”  não tenha dúvida, estão querendo te enganar…

          Todavia, temos de considerar que esse jogo democrático brasileiro requer reformas. Tanto que a propuseram recentemente, mais uma vez.

          Ocorre que , mais uma vez, nada fizeram. Ou quase nada fizeram. 

          Nesse sentido, nosso jogo democrático acaba não sendo democrático. E se não é democrático fica fácil concluir que não haverá “lado” para se defender. Existe só uma reta. Algo aparentemente imutável que de quando em vez, recebe um botox.

          Somos filhotes em matéria de democracia ainda. Nossa democracia é , no fundo, autoritária e concentradora de poder.

          Nesse sentido, por enquanto, ainda estou com Bobbio: a representação democrática só existe até o momento da eleição, mais especificamente, até o momento do  voto. Logo após o voto, o eleitor já não serve para mais nada e seus representantes eleitos tratarão de seus ( próprios) interesses.

          Este é um problema de difícil solução aqui no Brasil. 

          Concorda?

          Saudações

           

           

      2. Erro ou equívoco, eis a questão

        Olá caro Flavio,

        que bom que estamos “puxando” ,mais ou menos, para o mesmo lado. 

        No entanto, especulo que  é preciso ter um certo cuidado para tratar dessa “sociedade civil” que v. mencionou. Uma sociedade civil “organizada”, digamos.

        Tenho minhas dúvidas quanto a isso. Explico-me. Não consigo medir o quão estas entidades estão realmente focadas nos interesses maiores para o país, isto é, no interesse público. É claro que não estou generalizando.  “Há gente boa espalhada por esse Brasil e vai fazer desse lugar um bom país.”

        Todavia, as dúvidas existem porque nas  “coalizões de forças brasileiras” ao longo de nossa  história, sobretudo, após 1889, e mais ainda, após 1930, 1946, 1964, 1978, 1990, 2002 é recorrente a participação da “sociedade civil organizada”. Não obstante, a renda, o produto, os frutos enfim,  sempre estiveram  concentrados na mão de poucos. É certo que o Lula mudou um pouco esta trajetória, mas não mudou a tendência.

        Daí a pergunta: seria um  erro de conta dos engenheiros, uma interpretação equivocada dos intérpretes da lei, uma projeção enviesada dos economistas ou um mera sacanagem  com o povo brasileiro? Não sei…

         

        Saudações 

         

         

  11. A falta de um projeto altruísta.

    Sempre que algum analista empresarial é chamado para auditorar uma determinada instituição empresarial, a primeira pergunta que se faz é, qual o objetivo da instituiçao? Muitas vezes a falta de objetivos claros resulta justamente em resultados que não condizem com o porte e a participação da empresa no cenário em que ela esteja. As empresas projetam um futuro com base em objetivos a serem alcançados. Para um presidente de uma corporação resta seguir este plano e delegar as funções traçando estratégias construir um caminho que leve ao alcance dos objetivos. Parece que no caso brasileiro o objeto de alcance não é altruísta. Pode até parecer para os petistas de plantão, mas não é. O projeto de poder é o objetivo dos políticos que aí estão. Melhorias são alcançadas para a população. Não porque é o objetivo e sim o “meio”, o apoio necessário. As nações totalitárias pouco desenvolvidas utilizam deste artifício para perpetuarem-se no poder. Mas parece que o PT meteu os pés pelas mãos, e antes da conclusão do projeto de poder, o apoio da população parece ter desaparecido junto com as benéces já afetadas pelo esvasiamento dos cofres públicos. Daí voltamos ao periodo anterior ao golpe de 64. A população insatísfeita com os políticos apoiaram sim o golpe militar. Mas diferentemente de outrora os militares não tem interesse algum para a tomado do poder…

  12. Por tudo de errado da Dilma

    Não chega ao rodapé da merda que FHC fez como presidente da república. Mas insistem em nivelar por baixo. Onde hoje, o Brasil parece com o final inglôrio do governo FHC? Já consei de escrever aqui. Se não existisse esta imprensa corrupta e rasqueira do Brasil, sem nenhuma dúvida a pior do mundo, não existiria esta crise que propagam tanto. A imprensa safada que deu força para uma direita reacionária que estava quieta no armário ingolindo o PT a vir a público latir com gosto de sangue. Um judiciário que sempre existiu para as elites investigar e prender PTistas sem provas e uma polícia federal ignorar escândalos de bilhões e traficos de cocaína de 450 kg em helicóptero da direita para investigar 100 mil reais de mulher de governador ou depositos bancários de 300 mil em 7 anos do caixa. E ainda insistem na tese do mensalão, uma tentativa de golpe que utilizou o de pior que existe na justiça brasileira. 

    1. Eh isso.Ademais essa
      Eh isso.
      Ademais essa conversa de “falta projeto” , “falta liderança” ja cansou.
      Como não tem projeto? De um lado está o entreguismo e a flexibilização trabalhista e de outro o Estado indutor, protagonista em infra estrutura, redução de desigualdades e ampliação de direitos.
      Se a imprensa nao rebaixasse tanto o debate isso ia fical claro como o sol do meio dia, inclusive pros proprios “formadores de opinião”, que escrevem para serem lidos pelos seus pares.
      Ora o governo liderado pela PT ficou sob fogo cerrado desde o primeiro dia. Oposição e imprensa golpista, rentistas, fanaticos religiosos e achacadores não deram trégua um so instante. Todo dia era uma “crise” nova. As politicas anticiclicas chegaram ao esgotamento depois de uma suspeitissima greve de investimento depois de uma campanha eleitoral explicitamente antecipada em dois anos (e que ainda não terminou). A reação, capitaneada pela imprensa, hoje aliada a Renam e Cunha vem com toda furia pra cima do governo passando de todos os limites da cara de pau e até da civilidade e o governo eh que eh fraco?
      Qusrem o quê, que ela feche o Congresso? Impossivel. Que ela volte a distribuir ministério de porteira fechada? Já era.
      O que existe eh uma crença generalizada no “poder do príncipe”, no “poder da caneta”… não eh bem assim…
      Os politicos falam pra imprensa que fala pro publico que repercute de no pros politicos. Ja canse de análises, incluindo de cientistas politicos, que negligenciam o papel da imprensa. Como se existisse uma especie de “concorrência perfeita” entre operadores “neutros” nesse mercado.

  13. De todo seu catastrofismo,

    De todo seu catastrofismo, Nassif, que acho exagerado, o que mais me chama a atenção é a complacência da Dilma com a situação do seu ministério da justiça (?), que encontra-se vago.

    E o que me espanta mais ainda é o fato de alguém com a fama de prezar a autoridade, assistir passivamente as demonstrações sistemáticas de falta de, por parte de seu ministro da justiça (?), um dos mais pusilânimes e ineptos que já ocupou (?) o cargo.

    Agora mesmo nessa questão da CBF, o que a gente vê é o dito cujo totalmente a reboque, não só do FBI e da polícia suiça, mas de todos os atores que atuam no caso. Ele é o que menos importa nessa história toda. Ninguém quer saber sua opinião, inclusive. 

    Juro que não entendo qual é a da presidenta. Fora isso, que já é muito coisa, concordo que a política foi terceirizada ao Temer, o que diante das circunstâncias não é tão mal assim. É verdade que Cunha e Renan estão aprontando, agora mesmo querem passar um projeto que diz que todos os presidentes de estatais tem que ter aval do Congresso! Uma coisa é aval para juiz do STF, que é um terceiro poder, outra é para presidência de estatal que faz parte do executivo. Um poder invadindo o outro na cara dura!

    No entanto, o Congresso não está tão mal. Temer tem conseguidos umas vitórias. E mesmo as malandragens do Cunha estão sendo enfrentadas por parlamentares combativos, Jean Wilys a frente. Vejo chances de que Cunha não consiga impor o financiamento privado. Creio que o STF derruba, pois sua artimanha foi claramente inconstitucional.

    Mas é na economia que não estou tão pessimista. Acho que a Dilma ao terceirizar a política, dedica-se obessivamente à retomar o crescimento. E absurdos nos juros a parte, tem várias notícias boas. A recuperação da Petrobrás, o investimento chinês e a melhora nas exportações. Isso porque não concordo que Dilma terceirizou a economia ao Levy, ele é uma peça. Engana-se quem acha que a presidenta não está monitorando todos os atos dele

    1. Como vai monitorar os passos

      Como vai monitorar os passos de alguém que sabe mais economia do que ela?

      Ela fez a politica econômica desastrosa com o Mantega, segundo todos os insiders do planalto. Agora que PARECE ter reconhecido o erro, precisa ter confiança em um economista superior.

  14. Eu gostaria de discordar

    Eu gostaria de discordar, mas é impossível. A análise feita por Nassif está corretíssima. A situação está beirando o desespero.

  15. apatia

    Afora a falta de comunicação da Presidenta contribuindo para que a oposição e a mídia, mais o Renan/Cunha/ Gilmar construam esse clima de derrota e permanente crise, acho que o que o Nassif mostra deve-se muito a ação do Ministro da Justiça, que aparentemente trabalha para a oposição.

    Quando bastava a chefe colocar alguém do calibre do Tarso Genro na Justiça para as coisas mudarem rapidamente na área político institucional. 

    Mas parece que está brigada com o Tarso. Não é somente braba com os auxiliares. É também muito teimosa e vingativa. Infelizmente.

  16. O texto faz uma leitura

    O texto faz uma leitura precisa e com acuidade do atual contexto político e econômico do país. Pode estrebuchar quem quiser, mas a verdade nua e crua é que atravessamos uma quadra confusa, para dizer o mínimo, e anárquica, quase beirando a anomia, se apelarmos para o exagero. 

    Não uma, mas várias vezes, vozes, incluía a deste escriba, aqui e alhures arguiram acerca desse fenômeno político. O tecido institucional, tão bem tricotado  pela Constituição de 1988, de uns tempos para cá passa por um ataque de “traças”, especialmente na dimensão do relacionamento harmônico entre os três poderes. 

    A luta política fratricida levada as últimas consequências não só desestabiliza o país em termos políticos e econômicos. Faz pior, muito pior: enfraquece a confiança dos próprios brasileiros, abala sua auto-estima e o faz um niilista. Existirá situação pior? 

    A última: leio nos jornais que a dupla dinâmica(ou caipira), Renan e Eduardo, preconizam, no afã de mais e mais tornarem refém a Chefe do Executivo, mudança no processo de nomeação dos presidentes das estatais, qual seja, os indicados pela presidente serem sabatinados pelo Senado Federal. 

    Como pode um Estado do porte do nosso, emergente no protagonismo geopolítico internacional, uma das setes maiores economias do mundo e com mais de duzentos milhões de cidadãos e cidadãs, ficar refém de protagonistas tão rasteiros e mesquinhos? 

    Que vergonha, Brasil!

  17. O velho lobo no advogar com o diabo!
    A luz perdida da politica brasileora, uma descricao dos tempos moderno daquilo que chamamos esperancas e o povo nao merece seus representantes politicos. Ao PT ficou uma tristeza e a oposicao uma vergonha. As hienas atacam o patrimonio humano e fico do Brasil por omissao e covardia.
    Vai LN levar paulada e explicacoes fosforicas de qualquer dos lados. A verdade doi. Doi muito. Ninguem merece!

  18. PF invade a casa de um governador, principal aliado de Dilma

    Que país é esse ? Primeiramente a PF não “invadiu” “a casa do governador” . A PF tinha um mandado de busca  e, portanto , não cabe o termo “invadir”. E a busca não foi na casa do governador, mas sim, na residência que sua esposa ocupou até o ano passado em Brasilia.

    E por ser o governador ptincipal aliado de Dilma, está ele imune a qualquer coisa ? Onde estamos ?  Inacreditável. Na Alemanha o MPF já deu buscas (não incadiu) até na residência oficial do ex-Presidente Wulf sob suspeita de corrupção.

    1. Que País esse?
      O mesmo que a

      Que País esse?

      O mesmo que a policia federal apreende um helicoptero com 500kg de cocaina,cujo o proprietário é Senador da repuplica .encerram o caso devolvem o helicoptero,soltam o piloto que poderia fazer uma delaçãozinha.abafam na midia e temos que aguentar uma população hipocrita aplaudindo qualquer barbarie dependendo da cor partidaria.

       

  19. A direita mostra os dentes

    A direita mostra os dentes desde junho de 2013..,,,,não podemos negar que  a zelite zelote tem tido sucesso em emplacar seu discurso dominante e enfiá-lo goela abaixo  na população e pra isso tem uma poderosa superestrutura que engloba meios de comunicaçào, judiciário, paneleiros e malaFAIAS..,,..no parlamento lideranças polpulares foram trocadas por Telhadas, Bolsonaros e Caiados..,,,.,,..Nassif não usou o termo “governo fraco” mas infelizmente este é o quadro do desgaste, o que pode resultar na sangria dos cofres da União na direçào dos bolsos de prefeitos e governadores prá lá de corruptos e sem qualquer controle no que diz respeito à corrupção, afinal de contas não há estruturas de acompanhamento e fiscalizaçào para a gastança destes gestores publicos..,o sistema midiatico penal, por razoes obvias, so tem olhos pra Dilma..,,,E ai temos figuras como  Zé Serra se apresentando para ocupar o vácuo, há um video do coiso em fevereiro , uma entrevista a Fernando Rodriges, a tv uol..,,,aqui um post de um site da extrema direita sobre o tema, note que eles sorriem de orelha a orelha diante da possibilidade. de um duto desviando todos os recursos da União para prefeitos e governadores…,…,um pacto republicano faz-se necessário,..????…. qual a saída para conter as hienas?

    ah o link para o site da extrema direita sobre o governo fraco.,,para não fazer coro a estes notórios corruptos que querem dar o golpe,  prefiro usar o termo governo desgastado, claro, um desgaste provocado por uma série de fatores

    http://www.voltemosadireita.com.br/o-fraco-governo-dilma-fortalece-o-brasil/

  20. O exercício do poder é pra

    O exercício do poder é pra quem tá disposto se preciso for desencadear até uma guerra. Que falta faz alguém com espírito combativo do grande FLORIANO PEIXOTO, único presidente que não comtemporizou com as elites.

  21. PF invadiu casa de governador, maior aliado de Dilma

    Que país é esse ? Primeiramente a PF não “invadiu” “a casa do governador” . A PF tinha um mandado de busca  e, portanto , não cabe o termo “invadir”. E a busca não foi na casa do governador, mas sim, na residência que sua esposa ocupou até o ano passado em Brasilia.

    E por ser o governador ptincipal aliado de Dilma, está ele imune a qualquer coisa ? Onde estamos ?  Inacreditável. Na Alemanha o MPF já deu buscas (não incadiu) até na residência oficial do ex-Presidente Wulf sob suspeita de corrupção na épica

     

    1. Dona Ana está por fora ou tem motivos ideológicos, entendo

      “A PF prendeu um empresário, descrito como “ligado ao PT” nas manchetes dos jornais, sem que houvesse nenhum mandado judicial. Para isso, inventaram uma prisão em “flagrante”, após os empresários terem se encaminhado livremente à PF para prestar depoimento.

      Em seguida, a mesma PF realizou busca na casa da mulher do governador Pimentel, produzindo mais manchetes garrafais na grande mídia”

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/183056/Empres%C3%A1rio-%27ligado-ao-PT%27-foi-preso-sem-nenhuma-ordem-judicial.htm

    1. Se vc estivesse no lugar dela

      Se vc estivesse no lugar dela farias o que. O campo progressista é minoritário no Congresso. Há uma midia hostil que busca poder e dinheiro e por ai vai….

      1. Se o “campo progressista” é minoritário no Congresso…

        Depois de 04 legislaturas sob a égide de um mesmo governo…

        Isso é o quê? Competência?

        1. Para ver mais é preciso desapegar das nossas verdades

           

          José Mayo (terça-feira, 02/06/2015 às 14:30),

          A acusação de incompetência pode ser feita por qualquer um. Uma acusação que pode ser feita por qualquer um e não há como se possa rebater essa acusação, eu considero uma acusação infantil, que não serve a um debate. Assim, considero improdutivo o uso de acusações abstratas e não objetivas a menos que seja um debate entre políticos em que predomina a retórica sem base nos fatos que não precisa seguir a logica.

          O Marco Antonio Silva no comentário dele enviado terça-feira, 02/06/2015 às 12:54, fez o contraponto correto a sua acusação de incompetência política expressa no seu comentário de terça-feira, 02/06/2015 às 12:35. Era um comentário curto que com um pouco de atenção permitia ter uma visão melhor da realidade. Você preferiu, entretanto, apegar-se ao seu argumento pueril. O governo é incompetente porque depois de quatro anos não conseguiu construir a hegemonia no Congresso.

          Se tivesse parado mais para pensar no questionamento de Marco Antonio Silva e se levasse em consideração que se pode chegar a uma conclusão por caminhos diferentes talvez você, chegando a uma conclusão oposta a de que o governo é incompetente político, viesse a compreender o primarismo da sua acusação. Como você avaliaria um partido que sem conseguir ser uma minoria que sequer tenha força para evitar uma alteração constitucional tenha conseguido ganhar por quatro vezes a eleição para presidente? E fez esta proeza no período que todos os governos nas democracias ocidentais caíram por causa da crise econômica.

          Clever Mendes de Oliveira

          BH, 02/06/2015

          1. A conta da “proeza” está chegando agora, Clever.

            Quanto ao que você considera “infantil” ou não, meus parabéns!

            É um direito teu considerar o que você quiser… e um direito meu não ter qualquer interesse no que você considera.

            Passar bem

  22. PSDB precisa estender a mão

    PSDB precisa estender a mão pro inimigo agora? PT estendeu a mão pro FHC no segundo mandato?

    Não que eu seja PSDBista, tenho nojo de política e políticos. Só voto em quem vai contra o PT, e no momento o PSDB levanta a bandeira anti PT.

  23. Quem, eu?!

    Sem partido mas… sem ideologia? Mera coincidência minha ideologia ser afim com a de algum partido… Ideologia é o que tem os outros, eu apenas sei a Verdade. Ou melhor, não sou eu que tenho a Verdade, a Verdade é que me possui… Não tenho dúvida, só há uma possibilidade: as coisas sempre serão como sempre têm sido.

  24. pindorâmicas

    Vácuo de poder?

    Que vácuo?

    Já dizia Foucault: “O poder se exerce.”

    Pretensiosamente, complementaríamos: “O poder no vácuo é instável e de vida curta. Ele, logo logo, encontra seu dono.”

    Antes do Golpe de 1964, tivemos o meio golpe de 1961 impondo a Jango o parlamentarismo.  Agora, o parlamentarismo se impôs sem nem precisar de Exército, Marinha e Aeronáutica; e numa inusitada variante tupiniquim: uma presidência decorativa – ocupada por Dilma – e dois primeiros-ministros: Cunha e Calheiros.

    Sem embargo, não sejamos derrotistas: este mês, lá na capital do axé, teremos o 5º congresso dessa jovem e combativa agremiação – o hašekiano PPMDLL (Partido do Progresso Moderado Dentro dos Limites da Lei).

    Já tem até um vídeo do chefão do partido – e principal ameaça a um eventual candidato de Dilma em 2018 – indicando a linha de atuação do PPMDLL. O cara é cheio de metáfora acadêmica – “Uma das coisas que a gente tem que cuidar é de fortalecer os músculos. Sabe. Sobretudo a perna, porque é cada vez mais pras pernas segurar. Então ‘cê tem que fortalecer(…)”

    Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=Ii5R0BMs59o

    Tem também com musiquinha de fundo: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/05/14/lula-2018-com-simone/

    Paulo Henrique Amorim, com seu eterno meio sorriso, divulgou no blog dele. Salvo engano, por aqui ainda não apareceu…

    (…Nassif não quer pagar mico.)

  25. Spin Ggnauta

    Dona Ana não está completamente por fora ou tem motivos ideológicos. Sou pela veracidade e pela imparcialidade dos fatos e do relato. Se você leu com atenção o link que você citou, lá está;

    Em seguida, a mesma PF realizou busca na casa da mulher do governador Pimentel (…)

    o que questionei foi:

    1. o termo ” invadir” ao invés de “fazer buscas” como está acima.

    2. que as buscas não foram na casa do governador e sim na antiga residência da mulher

    3. E o fato de, por Pimentel ser um grande aliado de Dilma, isso acontecer. Analogamente poderíamos então dar razão a Eduardo Cunha e Renan Calheiros quando pressionam a Presidente para que os livre de indiciamento pelo PGR. Você concorda ?

     

  26. Nassif  e  leitores 
    Vocês

    Nassif  e  leitores 

    Vocês devem conhecer a lenda onde Maria Antônieta  comentou  que desse brioches  ao povo na  falta do pão. 

    O texto de Nassif pode ser resumido entre  Psdb  ( pão  ) ou  PT ( brioches ).

    Lembro aos colegas  do blog  das manifestações ocorridas em 2013 e depois.

    O PT  desenvolveu  sua própria prática  econômica.  Deu no que deu nos dias de hoje.

    Só  esse fato significa que o PT  deve voltar para o último lugar  da fila. 

    Ou seja, plagiando D. João VI. …..lance mão   da  coroa   antes que algum aventureiro  o faça. 

    Acho que algum outro aventureiro tem mais chances do que os brioches  ou  pão. 

     

  27. A sociedade não tem vóz

    Os interesses da sociedade brasileira são soterrados pelo açambarcamento do discurso egoístico, que sustenta interesses inconfessáveis e personagens bandidos.

    O Povo não tem vóz!

    Mas já vai ficando claro que deste jeito não sobra nada para ninguém, nem para o Kahal que é dono da banca e do dinheiro.

    O acordo para dar vóz ao povo (sim eu quero falar e muitos como eu também!) vai sair, ou por bem ou por mal.

    Vivemos em tempos interessantes.

    1. 2015.75 – comçam a apontar os dedos – lá como cá olhando o vazio

      The Cop Is On the Take

      Government corruption has become rampant:

      Senior SEC employees spent up to 8 hours a day surfing porn sites instead of cracking down on financial crimesNuclear Regulatory Commission workers watch porn instead of cracking down on unsafe conditions at nuclear plantsAn EPA employee who downloaded 7,000 porn files, then spent 2-6 hours each workday watching porn. He’s been doing it for years … but the EPA never fired him. Another EPA employee harassed 16 women co-workers … and then was promoted to a higher-paying job with more responsibility, where he harassed more womenNSA spies pass around homemade sexual videos and pictures they’ve collected from spying on the American peopleNSA employees have also been caught using their mass surveillance powers to spy on love interests, such as girlfriends, obsessions or former wives … and to eavesdrop on American soldiers’ intimate conversations with their wives back home. And see this(“routinely shared salacious or tantalizing phone calls that had been intercepted” … “‘Hey, check this out … there’s good phone sex’”)An employee of the Transportation Security Administration admitted that TSA agentsshare – and laugh at – nude scans of passengers. Another TSA employee says that screeners make excuses so they can grope and fondle travelers that they’re attracted to (maybe that’s why the TSA failed to find mock explosives or banned weapons going through checkpoints in 95% of trials)Investigators from the Treasury’s Office of the Inspector General found that some of the regulator’s employees surfed erotic websites, hired prostitutes and accepted giftsfrom bank executives … instead of actually working to help the economyThe Minerals Management Service – the regulator charged with overseeing BP and other oil companies to ensure that oil spills don’t occur – was riddled with “a culture of substance abuse and promiscuity”, which included “sex with industry contacts”Agents for the Drug Enforcement Agency had dozens of sex parties with prostitutes hired by the drug cartels they were supposed to stop (they also received money, giftsand weapons from drug cartel members)Drug Enforcement agents also RAN New Jersey’s sleaziest strip club – using illegal, undocumented girls – which included a prostitution ringPentagon employees used government credit cards to pay for adult “escorts” (i.e. prostitutes) and to gambleFederal agents with the Drug Enforcement Administration and Secret Serviceinvestigating Bitcoin money laundering extorted and stole over $1 million in BitcoinThe IRS gave promotions to employees who were themselves tax cheatsThe Commodity Futures Trading Commission has conspired with big banks tomanipulate commodities prices for decadesThe government-sponsored rating agencies committed massive fraud (and see this)The Treasury department allowed banks to “cook their books”Regulators knew of and allowed the use of debt-hiding accounting tricks by the big banksThe SEC has been shredding Wall Street documents for decades to help the big bankscover up their fraudThe Secretary of Treasury (Tim Geithner) was complicit in Lehman’s accounting fraud, (and see this)The former chief accountant for the SEC says that Bernanke and Paulson broke the law and should be prosecutedThe government knew about mortgage fraud a long time ago. For example, the FBI warned of an “epidemic” of mortgage fraud in 2004. However, the FBI, DOJ and other government agencies then stood down and did nothing. See this and this. For example, the Federal Reserve turned its cheek and allowed massive fraud, and the SEC has repeatedly ignored accounting fraud (a whistleblower also “gift-wrapped and delivered” the Madoff scandal to the SEC, but they refused to take action). Indeed, Alan Greenspan took the position that fraud could never happenPaulson and Bernanke falsely stated that the big banks receiving Tarp money were healthy, when they were not. The Treasury Secretary also falsely told Congress that the bailouts would be used to dispose of toxic assets … but then used the money for something else entirelyA high-level Federal Reserve official says quantitative easing is “the greatest backdoor Wall Street bailout of all time”Bailout funds were not used to help Main Street or the little guy. Instead, the government threw money at “several billionaires and tens of multi-millionaires”, as well as hedge funds, giant corporations like McDonald’s and Harley-Davidson, and numerous foreign banks, including Gaddafi’s Libyan bank, the Arab Banking Corp. of Bahrain, and the Banks of Bavaria, Korea and MexicoThe non-partisan Government Accountability Office calls the Fed corrupt and riddled with conflicts of interest. Nobel prize-winning economist Joe Stiglitz says the World Bank would view any country which had a banking structure like the Fed as being corrupt and untrustworthy. The former vice president at the Federal Reserve Bank of Dallas said said he worried that the failure of the government to provide more information about its rescue spending could signal corruption. “Nontransparency in government programs is always associated with corruption in other countries, so I don’t see why it wouldn’t be here,” he saidArguably, both the Bush and Obama administrations broke the law by refusing to close insolvent banksCongress may have covered up illegal tax breaks for the big banksCongress recently told the courts that Congress can’t be investigated for insider tradingCongress has exempted itself from the healthcare rules it insists everyone else followState lawmakers are routinely wined and dined by corporate lobbyists who literally TELL THEM what laws to passNorth Carolina passed a law LEGALIZING PROSTITUTES for state lawmakers.Police have been busted framing numerous innocent peopleSystemic corruption at the FBI lab led to the EXECUTION of innocent peoplePolice raise money by handing out tickets … and they’re given quotas by their bosses. And see thisLaw enforcement also grabs massive amounts of people’s cash, cars and property … even when people aren’t CHARGED with – let alone convicted of – any crimePrivate prisons are huge profit-making centers for giant companies, and private prison corporations obtain quotas from the government, where the government guarantees acertain number of prisoners at any given timeThe government has gone to great lengths to cover up nuclear accidentsradiation dangers, and unsafe conditions at nuclear plantsThe government made sure that false claims were made about the amount of oil spilled by BP in the GulfThe government covered up the health risks to New Orleans residents associated with polluted water from hurricane Katrina, and FEMA covered up the cancer risk from the toxic trailers which it provided to refugees of the hurricane.  The Centers for Disease Control – the lead agency tasked with addressing disease in America – covered up lead poisoning in children in the Washington, D.C. area (the Centers for Disease Control has also been outed as receiving industry funding)The government’s response to the outbreak of mad cow disease was simple: it STOPPED TESTING for mad cow, and PREVENTED cattle ranchers and meat processors from VOLUNTARILY testing their own cows (and see this and this)In response to new studies showing the substantial dangers of genetically modified foods, the government passed legislation more or less PUSHING IT onto our platesWhen one of the most respected radiologists in America – the former head of the radiology department at Yale University – attempted to blow the whistle on the fact that the FDA had approved a medical device manufactured by General Electric because it put out massive amounts of radiation, the FDA installed spyware to record his private emails and surfing activities (including installing cameras to snap pictures of his screen), and then used the information to smear him and other whistleblowersIn an effort to protect Bank of America from the threatened Wikileaks expose of wrongdoing – the Department of Justice told Bank of America to a hire a specific hardball-playing law firm to assemble a team to take down WikiLeaks (and see this)The Bush White House worked hard to smear CIA officersbloggers and anyone else who criticized the Iraq warThe FBI smeared top scientists who pointed out the numerous holes in its anthrax case. Indeed, the head of the FBI’s investigation agrees that corruption was rampantSenior judges in Pennsylvania have pleaded guilty to falsely convicting and imprisoning hundreds of YOUTHS (they got kickbacks from the prisons).   The Pennsylvania Supreme Court refused to hear a case regarding the corrupt judges. A month later – only after the judges confessed to criminal wrongdoing – did the Supreme Court change its mind and take any interestThe government has intentionally whipped up hysteria about terrorism for cynical political purposes.  For example, former Secretary of Homeland Security Tom Ridgeadmitted that he was pressured to raise terror alerts to help the president win reelectionWarmongers in the U.S. government knowingly and intentionally lied us into a war of aggression in Iraq. The former head of the Joint Chiefs of Staff – the highest ranking military officer in the United States – said that the Iraq war was “based on a series of lies”. The same is true in Libya and other wars. Indeed, the U.S. has often launched or proposed launching wars based upon FALSE PREMISESWhen the American government got caught assassinating innocent civilians, it changed its definition of “enemy combatants” to include all young men – between the ages of say 15 and 35 – who happen to be in battle zones. When it got busted killing kids with drones, it changed the definition again to include kids as “enemy combatants”$8.5 TRILLION dollars in taxpayer money doled out by Congress to the Pentagon since 1996 has NEVER been accounted for. The military wastes and “loses” trillions of dollars. And Congress pushes expensive boondoggles that our generals say are unnecessary and unhelpful … because it’s pork for their districtThe government lied when it said it doesn’t conduct mass surveillance on Americans, and then lied again when it said that spying was aimed at protecting America against terrorists (Why do so many in Congress support NSA spying? Because NSA contractors give them money)The government also lied when it said America doesn’t torture (and see this), and then lied once again when it said torture was aimed at protecting America against terrorists The government protects criminal wrongdoing by prosecuting whistleblowers.   The Obama administration has sentenced whistleblowers to dozens of times the jail time of all other presidents COMBINED). And the government has framed whistleblowerswith false evidenceThe government treats journalists who report on government corruption as CRIMINALS OR TERRORISTS.  And it goes to great lengths to smear them. For example, when USA Today reporters busted the Pentagon for illegally targeting Americans with propaganda, the Pentagon launched a SMEAR CAMPAIGN against the reportersThe intelligence services BLACKMAIL people in both government and the private sector with evidence of homosexualitynude pictures and other information that people want to stop from going publicTerror attacks such as 9/11, the Boston Marathon bombing and the Texas shooting all happened because of PERVASIVE CORRUPTION in our intelligence agencies

      The biggest companies own the D.C. politicians. Indeed, the head of the economics department at George Mason University has pointed out that it is unfair to call politicians “prostitutes”. They are in fact pimps … selling out the American people for a price.

      Government regulators have become so corrupted and “captured” by those they regulate that Americans know that the cop is on the take. Institutional corruption is killing people’s trust in our government and our institutions.

      Neither the Democratic or Republican parties represent the interests of the American people.  Elections have become nothing but scripted beauty contests, with both parties ignoring the desires of their own bases.

      Indeed, America is no longer a democracy or republic … it’s officially an oligarchy. And the allowance of unlimited campaign spending allows the oligarchs to purchase politicians more directly than ever.

      No wonder polls show that the American people say that the system is thoroughly corrupt.

      Moreover, there are two systems of justice in America … one for the big banks and other fatcats … and one for everyone else. Indeed, Americans have .

      Big Corporations Are Also Thoroughly Corrupt

      But the private sector is no better … for example, the big banks have literally turned into criminal syndicates engaged in systemic fraud.

      Wall Street and giant corporations are literally manipulating every single market.

      And the big corporations are cutting corners to make an extra penny … wreaking havoc with their carelessness. For example:

      Fracking companies dumped 3 billion gallons of highly-toxic waste into California’s drinking water supply. Fracking is polluting water all over the country. A study published in the journal Ground Water predicts that the highly-toxic fluids used in fracking can migrate to aquifers within a few short years. In addition, it is now official that fracking can cause earthquakes. Yet fracking companies are using military psychological operations techniques to discredit opponents (and see this)U.S. military contractors have pocketed huge sums of money earmarked for humanitarian and reconstruction aid. And see this (whistleblowers alerted the government about the looting of Iraq reconstruction funds, but nothing was done)General Electric and other nuclear companies KNEW their designs were faulty and unsafe … but hid that fact for decadesMonsanto has claimed for decades that Roundup is safe, but the World Health Organization just said that it probably causes cancer. Monsanto forbids independent scientists from testing its GMO crops for safety, attacks the computers of people who oppose GMO foods and sue small farmers when Monsanto GMO crops drift onto their fieldsBig farmers are drenching their crops with Roundup right before harvest … to save a buckBig food companies work hand-in-glove with the government to dish up unhealthy foodBP’s criminal negligence led to the giant Gulf oil spillThere is systemic corruption among drug companies, scientific journals, university medical departments, and medical groups which set the criteria for diagnosis and treatment

      (Further examples herehereherehere and here.)

      We’ve Forgotten the Lessons of History

      The real problem is that we need to learn a little history:

      We’ve known for thousands of years that – when criminals are not punished – crime spreadsWe’ve known for hundreds of years that the failure to punish financial fraud destroys economies, as it destroys all trust in the financial systemWe’ve known for centuries that powerful people – unless held to account – will get together and steal from everyone else

      Beyond Partisan Politics

      Liberals and conservatives tend to blame our country’s problems on different factors … but they are all connected.

      The real problem is the malignant, symbiotic relationship between big corporations and big government.

  28. Lembro-me da principal

    Lembro-me da principal crítica feita a Dilma Roussef, especialmente no primeiro mandato: é muito centralizadora, autoritária, não delega, quer resolver tudo sózinha.

    Depois de uma campanha acirrada, sem tréguas, sob fogo cruzado diuturnamente, Dilma resolve delegar tarefas importantes do governo. As críticas se deslocam: é fraca, existe vácuo de poder, não tem comando.

    O que aconteceu, na minha opinião, é que, dado o momento econômico difícil, somado às denúncias de corrupção e à possibilidade real de impedimento, tudo ampliado pela mídia, Dilma fez um recuo estratégico, para ganhar algum fôlego e sair do centro do fogo cruzado. O perfil mais conservador do Congresso, presidido por pessoas problemáticas, resolveu tirar da gaveta vários projetos que significam um enorme retrocesso.

    Enfim, é a política, com suas indas e vindas, o que não significa que estamos à beira do precipício ou que num beco sem saída. 

  29. O problema não é Dilma, é a oposição composta pela midia…

    O mar não esta pra peixe. E se a presidente Dilma esta amarrada é porque o sistema de coalizão se esgotou, nas mãos de gente mequetrefe que subiu alto demai. E o que vem pela frente, com essas presidências irresponsaveis da Câmara e do senado, não é nada de bom para o Brasil. E ha ainda o Poder Judiciario. Alguém nos socorra.

  30. Vácuos da análise

    “No reinado do PSDB procedeu-se a um desmonte do Estado”

    – A não ser que se considere Estado as teles (que hoje estariam em algum escândalo) o que se fez foi a MODERNIZAÇÃO do Estado através da criação das agências reguladoras, só para citar um exemplo, além da independência do Banco Central.

    “…colocaram sob ameaça as conquistas civilizatórias na área dos direitos humanos. “

    – Não entendi o que seja isso. Se é sobre a maioridade penal, bem, não creio que inimputabilidade seja direito humano.

     

    “…some-se a isso políticas fiscal e monetária demolidoras…”

    – Nassif sabe muito bem que se está a corrigir a lambança dos últimos anos. Quem é vítima não é a Presidência, ela é algoz, o País é vítima!

    1. 1. Desmontou os ministérios,

      1. Desmontou os ministérios, tirando os principais quadros técnicos, transferidos para as agências reguladoras; desfalcou o Banco Central, a Polícia Federal. As agências nunca foram locais de planejamento, mas de fiscalizaçào dos contratos. Com a transferência, matou a capacidade de planejamento dos ministérios.

      2. Criminalizar professores que professem ideias estranhas. A invasão dos ultra-conservadores na Comissáo de Direitos Humanos. A intolerância com gays. As brechas na educação inclusiva para atender as APAEs.

      1. Trabalhei em agëncia

        Trabalhei em agëncia reguladora em 1999, a agência CRIAVA e regulamentava mercado, no caso a Anatel criou a LGT, o mercado de comunicação de massa, as bandas digitais A e B, e não como hoje (trabalho em outra agência), cheia de barnabés para carimbar multas, as agências são as últimas a saberem quando sai uma MP afetando sua área.

        O PT dizia que agências seriam uma terceirização do governo e que as políticas deveriam ser feitas pelo poder concedente, logo, os ministérios, logo, o….. PMDB (ou qualquer outro ministro POLITICO).

        O Item 2 não se refere à época. Paulo Renato criou os exames nacionais que nos levaram a avaliar como estávamos mal, além de federalizar o bolsa escola. O ministro de direitos humanos de FHC foi um respeitadissimo Paulo Sérgio, tem como comparar com uma Ideli (a fraquinha by Jobim) ou Maria do Rosário?

  31. Se o Banco Central aumentar a

    Se o Banco Central aumentar a taxa de juros da selic na próxima reunião do Copom, será o tiro no peito do governo Dilma e seu fim melancólico. A presidente Dilma se prostra diante dos interesses dos especuladores e não vê problema no orçamento federal para pagar os pornográficos e irresponsáveis juros aos especuladores; mas quando se trata do fim do fator previdenciário, coloca um milhão de empecilhos para não acabar com o fator, argumentando que o governo não tem recursos para pagar os milhões de aposentados e pensionistas prejudicados com o famigerado fator. É uma subserviência insuportável deste governo com o capital especulativo. O governo gasta R$ 380 bilhões com os juros anualmente; o fator previdenciário custaria no máximo R$ 20 bilhões por ano.

  32. Não existe vácuo de poder.

    Não existe vácuo de poder. Existe crise de hegemonia. A presidente governa, mas não tem hegemonia. A crise de hegemonia é propria de um projeto político de orientação mais nacionalista e popular, que confrontou, por exemplo, com o sistema financeiro  (ver a política de juros entre 2011 e 2013), tendo que recuar na sequencia. O momento é complicado, mas não é de todo ruim.

    1. No fundo, essas idéias são só para atrair comentadores

       

      Margot Rieman (terça, 02/06/2015 às 17:11),

      Lá no fundo o Luis Nassif concorda com você, mas se ele fizesse um texto assim bem racional provavelmente haveria poucos comentários.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 02/06/2015

  33. Vácuo de poder ou acertar o tom em tempos de revolução colorida?
    Lucidez é o imperativo…

    Todo processo político de enfrentamento em momentos de fragilidade das instituições deve acontecer de baixo pra cima.

    O cenário geopolítico dado sugere cautela.

    Eduardo Cunha e que tais encastelados no congresso e no judiciário colherão em breve os frutos das sementes que andam semeando…

    Quem semea vento colhe…

  34. do vácuo se alimentam as criaturas monstruosas

    tem vácuo de poder sim! e nele habitam os Renan Calheiros, os Eduardo Cunha, os Gilmar Mendes. e na ausência de oxigênio se proliferam os Bolsonaro e os Telhada. isto no Legislativo e Judiciário. no Executivo os Joaquim Levy, os “cabeças de planilha”….

    vácuo este visivelmente resultado de um modelo de governabilidade que nos trouxe à crise atual, com o retrocesso avançando por toda parte. para o Brasil cruzar o Bojador, teremos todos que passar por esta dor…

    mas se cai sobre toda a nação a responsabilidade e as conseqüências indiretas de opções equivocadas, deve-se frisar que alguns estão sendo atacados diretamente. alguns que de modo algum merecem isto. a estes, dentro dos limites de nossos recursos, toda  nossa solidariedade, de coração e ação.

    o vento que venta aqui, é o vento que venta lá!

    .

  35. O porvir não depende das nossas alegrias ou tristezas

     

    Luis Nassif,

    O texto ia bem até começar a comparação com 1964.

    Na parte que ia bem, em que você retratava a nossa realidade atual, eu considero que você deveria fazer alguns questionamentos, como, por exemplo, “deve-se ficar tanto contra o Senado, como ficamos em tempos passados, por ver nele uma força conservadora, se agora a única expectativa que nos resta é o Senado?”

    Outro questionamento seria perguntar como o PT e o PSDB representando fração mínima do eleitorado conseguiram manter a disputa presidencial entre os dois partidos? É algum truque político, um trabalho da rede Globo ou de um pai de santo?

    Quanto à comparação com 1964 o que eu considerei ruim foi primeiro os itens escolhidos para a comparação e segundo a falta de relevância de se fazer esta comparação. Não há nenhuma relevância em comparar 1964 com 2016.

    No fundo a comparação é para fazer a crítica. Você queria dizer a presidente da República é fraca e fez uma peregrinação em1964 para poder dizer isso. Você quis mencionar às indecisões da presidenta Dilma Rousseff, e quis mencionar também que ela faz tentativas mal elaboradas de contentar a base ou o estabilishment. Preferiu, entretanto, não dizer isso diretamente. É um rodeio que não faz sentido.

    Qual o problema em dizer tudo que você disse acima diretamente?

    A comparação com 1964 foi só um achado pois logo em seguida você deixa a comparação para trás e vai para a crítica direta à presidenta da República, ainda que com eufemismos. Você não diz que a presidenta Dilma Rousseff não tem autoridade. Você diz que se rompeu “definitivamente o fio que sustentava a autoridade presidencial”. E assim ela deixa de ser temida ou respeitada.

    E a crítica à presidenta da República continua, mas agora você faz a acusação que em situação distinta você poderia utilizar como uma forma de elogio. Você diz que a política foi terceirizada para Michel Temer e a economia para Joaquim Levy. Não sei se você faria algo assim, mas em outros tempos outros diriam que ali existia um presidente de verdade que delegava poderes a quem considerava mais apto para os desempenhar.

    E você aponta a falta de “um sinal mais concreto de preparação de uma agenda de desenvolvimento”. Ficou faltando um complemento ou talvez dois de modo a atender a gostos diferentes. Assim talvez fosse o caso de dizer: falta “um sinal mais concreto de preparação de uma agenda de desenvolvimento”, “seja feita pelas bases seja imposta de cima para baixo”.

    Você fala de um vácuo preenchido por Eduardo Cunha e Renan Calheiros com certa contrariedade como se eles não tivessem o direito de ocupar esse vácuo. É direito deles. Podemos manifestar a nossa contrariedade porque eles não representam a nossa ideologia, mas o fato de não representar a nossa ideologia não os proíbe de ocupar esse vácuo.

    Há ainda mais uma crítica sua à presidenta Dilma Rousseff e que consiste em fazer referência à inação do governo. Depois de tantas críticas, entretanto, uma a mais não tem importância. O que tem importância consistindo mesmo no cerne do seu post “Os riscos do vácuo de poder no Brasil” de terça-feira, 02/05/2015 às 06:00, é como você o conclui. Diz você:

    “Some-se a tudo isso políticas fiscal e monetária demolidoras, que ampliarão gravemente a recessão e o desemprego, e se terá um mapa do inferno pela frente”.

    Eu não vou somar, mas pergunto, até quando irá pela frente o mapa do inferno?

    Vamos supor que no quarto trimestre de 2015, o mapa do inferno comece a desaparecer. Na nova situação qual a relevância que as fraquezas que se atribuem à presidenta Dilma Rousseff terá para se entender a realidade brasileira?

    Eu sempre considerei que a frase famosa cunhada por James Craville: “É a economia idiota” era direcionada para o analista político que não conseguia compreender que uma pessoa tão inteligente como o George Herbert Walker Bush não se saia bem na campanha presidencial em 1992 nos Estados Unidos.

    Eu creio que suas análises ganharão consistências se for aceito como mais natural certos aspectos da realidade brasileira econômica e política e entender que esses aspectos sofre condicionantes atuando de forma bem distintas. É preciso ver os limites dessas condicionantes e os possíveis imbricarmentos que afetam toda a realidade. Mencionarei três dessas condicionantes:

    1) o Brasil precisa de um ajuste que consiste de uma desvalorização da moeda associada com redução dos gastos públicos;

    2) a direita descobriu que é maioria constitucional na Câmara dos Deputados e

    3) é possível reduzir os poderes da presidência da República.

    O item 1 é importante e significa dificuldades para o governo e para o país no curto prazo, mas haverá melhora da realidade brasileira no médio prazo. O mais relevante aqui é saber de quem é a culpa pelo fato de o Brasil precisar de um ajuste consistindo de uma desvalorização da moeda? Eu creio que muito se deve ao esforço para se eleger a presidenta Dilma Rousseff em 2010. É claro que a situação foi dificultada pelo fato de se ter deixado a dívida pública crescer como cresceu nos dois primeiros governos de Fernando Henrique Cardoso e isso ter pressionado o juro desde então. Penso, entretanto, que os rescaldos dos dados econômicos ruins não perduraram por muito tempo.

    O item 2 é ruim para a esquerda, mas ainda precisa de confirmação do Senado Federal. E há muita coisa que é cláusula pétrea e assim não penso que ele vá dá os contornos da democracia brasileira nos próximos 10 anos. O item 3 é o mais problemático, porque não será direita contra esquerda, mas PT contra o resto, então contará com maioria não só na Câmara mas também no Senado Federal. Talvez ele só possa ser contido pelas cláusulas pétreas, no caso em que o Supremo considerar o equilíbrio entre poderes como cláusula pétrea. O STF de hoje é outro, mas a reeleição quebrou o equilíbrio entre os poderes e o STF não se manifestou contrário.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 02/06/2015

  36. Poder que poder?Seria o

    Poder que poder?

    Seria o vácuo de poder que a constituição diz que emana do povo, mas são os bancos que criam o valor imanente do povo e das suas obras?

    Princípio importante do trabalho, como o de realizar o valor exterior da natureza. Ele está flutuando nos swaps e na taxa de juros para a possibilidade de alguém começar a trabalhar.

    Portanto, tudo, como na escura noite, se perde cegamente pela ausência de decisões de governos movidos a investimentos externos.

    Essa instantaneidade capitalista é o Reino das trevas, anunciado pela Bíblia, que veio para matar, roubar e destruir!!!

    Antes de falarmos de políticas, através do enterro de presidentes e povos vivos, é preciso conhecer a etapa anterior de conversão da realidade, na qual o país se programa devedor de sua própria liberdade. –  A realidade se torna projeto de outro senhorio, e o direito civil à existência é salvo para o poder de estrangeiros juntamente com o sistema em si dos bancos.

    Ao acessar a esses devoradores de nações, nada teremos para fundamento original do Brasil; tudo que somos e temos estarão convertidos a partir do preço do mercado financeiro, em relação ao modo que ele possa desejar vir a ser.

    Por que não converter a nação a um sistema público de valores que, realmente, represente o poder que possa emanar do povo: a imensa graça gerada sobre o valor adicional do crescimento?… Ou seja, pela interiorização de resultados da cadeia produtiva para bancos públicos (a reprodução da realidade circulante) se auto-sustenta, em outra ponta, por abstraír todas as necessidades de investimentos como uma cópia de crédito para a moeda nacional – a mesma que o mundo globalizado cria arbitrariamente para penhor das riquezas, ao sabor do vento.  

  37. Os riscos do vácuo de poder no Brasil

    Há poucos dias, no RODA VIDA, Demétrio Magnole, de quem eu nunca esperava, disse que o núcleo do PT nunca atentou contra a democracia, somente setores periféricos – o que gerou uma enxurrada de protestos da direita. De fato, o que vemos hoje, como seu artigo constata, Nassif, é que essa esteria coletiva de quem não votou no PT não é respondida no mesmo tom, o que é interessantíssimo ver – o PT de forma geral, a Dilma principalmente, se mantem equilibrados. É curioso que o partido radical seja o que menos radicalize.

  38. O paradigma do poder, de gozo

    O paradigma do poder, de gozo interior e exterior, vinculado a cada momento de formação, está errado faz tempo. O Estado é o regime, de Estados repúblicanos, segundo a política externa entre consulados; e o governo é o que rege o plano do poder federativo – quando conquista o bem estar social.  Daí o vácuo de um poder transformador do governo no Estado – não apenas tardio. 

    Portanto, só podemos render honra ao presidente quando tudo vai bem na proporção social. Isto é, ninguém pode crer que um partido político se faz viável, mesmo que tenha incluido 40 milhões de pessoas no mercado de consumo. Se não há um espaço de encontro para o emprego e a renda que mantenha os sonhos dos trabalhadores, o Estado está, na realidade, à beira do seu abismo. 

    O Estado precisa, em primeiro lugar, do seu próprio meio exterior, servindo de apoio ao governo, para abrigar continuamente a criação de políticas externas, recheando-o de leis sociais.

    De certa forma, vocês já conhecem que essa foi a história de trás para frente que o PT nos fez ver, além das circunstâncias que estão a nossa volta.

    Fica muito claro que o país está sem a menor condição de mensurar o impacto negativo de sua passagem a um dinheiro externo, em cujo próposito especifico – para sobrecarregar a sociedade – é manipulado pelos testemunhos escabrosos da mídia; e a especulação se capacita da forma que em um nível fenomenal – de fora para dentro – vem compactar o sacrifício de milhares de vidas em relação à reprodução da economia global.

    Assim, vamos buscar, por exemplo, as razões da crise no governo, como consequência das corrupções que a mídia declarou em relação as políticas de Dilma. Mas todos os partidos foram moldados em limites de grupos dos empresários, políticos e funcionários públicos corruptos. Podemos avaliar na ponta da lingua como eu e você  somos “teste-drive” de agentes privados para fazerem “concentração profissional de inflação e Selic nos títulos públicos”, e os momentos difíceis viram leis do mercado externo que já perduram há milénios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador