Os temores de Barroso e seu silêncio licencioso

Tinha prometido interromper as críticas contra o Ministro Luís Roberto Barroso, mas ele se tornou um personagem tão ilustrativo desses tempos do medo e da submissão ao obscurantismo, que sou obrigado a descumprir minha promessa.

Repisando o estilo Ayres Britto-Carmen Lúcia de manchetes, o MInistro do STF Luís Roberto Barroso cunhou sua frase seminal-semanal (https://goo.gl/s8p4AH):

“É impossível não sentir vergonha pelo que está acontecendo no Brasil”.

O que envergonha nosso liberal?

Diz o Estadão:

“Segundo o ministro, há uma “impressionante quantidade de coisas erradas” ocorrendo no País. “É uma prática institucionalizada, que vai do plano federal, passa pelo estadual e chega ao municipal. Pode ser na Petrobrás, no BNDES, na Caixa Econômica, nos fundos de pensão, no Tribunal de Contas do Estado A, B ou C, tudo está contaminado pelo vício de levar vantagem indevida, pra deixar de fazer o que se tem de fazer”.

Peça 1 – a visão vulgar de um constitucionalista

Vamos analisar, primeiro, a maneira como Barroso analisa o papel do BNDES.

Ao lado do Banco do Brasil, o BNDES foi a instituição pública que mais avançou nos métodos de compliance. Todas as decisões são colegiadas, passam por mais de uma instância.

Pode ser criticado por suas políticas genéricas – como, por exemplo, o excessivo apoio aos campeões nacionais e o pouco caso com as empresas de conteúdo tecnológico.

Sobre a prática de corrupção, não há nada que aponte qualquer deslize do BNDES, enquanto instituição.

Ao inclui-lo na relação das “vergonhas nacionais”, o Ministro Barroso revela uma faceta nova de sua personalidade:

Conclusão 1 – o Ministro e professor Barroso é leviano nos julgamentos, condenando uma instituição histórica, relevante, uma corporação séria, apenas com base em achismos veiculados pelo Ministério Público e preconceitos ideológicos pela Globo.

Leia também:  Bretas usou informação pela metade para decretar prisão de ex-presidente do Paraguai

Todos os governos montam mecanismos de crédito direcionado, especialmente em países de risco jurídico e econômico elevados, como é o caso do Brasil.

Existem fundos públicos parafiscais no Japão, Singapura, Brasil e México (conforme o Ministro poderá se ilustrar, no trabalho do professor Ernani Torres Filho, em anexo.

Existe, igualmente, o mecanismo das garantias públicas, utilizado nos Estados Unidos e na Europa. Como os financiamentos são peças centrais para exportações, especialmente de produtos de ciclo longo, há o recurso da equalização das taxas de juros com as praticadas por outros competidores.

Existem bancos públicos na Alemanha, Suíça, França, Japão, China, Índia e Canadá. Um dos papéis centrais dos bancos públicos é atuar contraciclicamente. Em 2016, quando o crédito corporativo despencou e a crise se aprofundou, o BNDES não compensou devido ao preconceito ideológico – que sai do mercado, passa pela Globonews e chega até o Ministro na forma de slogan de boteco, perdão, de boutique.

O trabalho do professor Torres é relevante para entender o peso dos financiamentos do BNDES no crédito corporativo como um todo, o funding para o crédito bancário de longo prazo, o papel no mercado de debêntures, peça essencial para utilizar o mercado de capitais para financiamentos de longo prazo.

Em suma, é um conjunto de desdobramentos complexos, que exigem visão técnica.

Tema de tal complexidade é reduzido a uma frase padrão (e enganosa) contra corrupção. Da mesma maneira que seus mentores do MBL.

Conclusão 2 –  O constitucionalista Barroso abdicou do conhecimento técnico, trocando-o pelo senso comum vulgar.

Leia também:  Maioria no Supremo vota para liberar compartilhamento de dados sigilosos da Receita

O Ministro Barroso tem afinidades óbvias com a Globo e temores excessivos da ultra-direita. Coube a esses grupos da ultradireita – estreitamente ligados à Lava Jato – espalharem histórias sobre o apartamento em Miami, adquirido por sua esposa em nome pessoal. Depois, a informação foi repercutida pela Veja, na pior fase da história da revista.

Imediatamente o Ministro mudou e surpreendeu seus admiradores votando a favor da prisão após o julgamento de 2a instância.

Critiquei-o, o Ministro me convidou para um café para explicar sua posição.

Lá chegando, encontrei Barroso visivelmente incomodado com os ataques. Ponderei que ninguém com discernimento levaria a sério as denúncias.

E ele:

– Mas fica sempre a imagem suspeita no ar.

Aleguei que a influência política – de governos ou da mídia – em tribunais estaduais colocaria qualquer crítico sob risco. Ele minimizou. Desde então, tornou-se o principal porta-voz do penalismo como solução para todos os problemas nacionais. Um breve passeio pelo Facebook mostrará enorme quantidade de perfis de ultradireita disseminando os ensinamentos de Barroso rede afora.

Peça 2 – os pontos de vergonha ignorados por Barroso

Todos os episódios listados abaixo se referem a temas da área de especialização e de trabalho de Barroso. Vamos conferir sua pro atividade midiática, levando em conta três parâmetros:

(1) a posição da Globo,

(2) a posição dos grupos de direita e

(3) a posição de sua própria casa, o Supremo.

Ou seja, em nenhum caso de colocou contra as posições da Globo, do MBL ou de seus colegas Ministros.

Dá para considerá-lo um pensador profundo – e isento -, um membro do cientificismo civilizatório, ou apenas um estimulador do obscurantismo que dominou o debate político brasileiro?

Assine

90 comentários

  1. Será que

    Será que o ministro Borroso liga para os moleques do MBL pra perguntar qual decisão ele deve tomar nos casos do supremo??????

  2. Se não me engano uma leitora

    Se não me engano uma leitora daqui, a Sura, ve o ministro Barroso como um dândi. Exatamente como eu o vejo, mas sem a genialidade de um Oscar Wilde. Difícil a nossa situação com essas pobres figuras em destaque (bah!).

  3. O conservadorismo dessa gente

    O conservadorismo dessa gente é atávica-oportunista. Parafraseando o ditado: quem sai aos seus não (se) regenera. Nem aqui, nem na caixa prego.

  4. Ministro Barroso

    O ministro Barroso deve conhecer a história do Brasil  nos últimos 50 anos e , portanto, a sua indignação é um tawnto tardia. A corrupção que aí está tem a sua história e ele deve conhecê-la. Portanto, uma indignação primária, do senso comum, que qualquer cidadão sem muito conhecimento sabe. Mais uma farsa.

     

  5. Barroso
    Ser membro de uma gangue de golpistas históricos, nosso bibelô liberal padrão Globopar não lhe envergonha, ministro? Se envergonhe do senhor mesmo, pois, o senhor é uma vergonha

  6. contas

    Se o Juiz Barroso foi obrigado a se afastar de seus ideais,

    Se não teve estofo para fazer valer suas antigas opiniões,

    Se não está conseguindo ajudar o Brasil,

    Peça as contas, Ministro! Graças às leis vigentes o juiz não passará fome. Ao contrário, diferentemente do povo que o juiz não cuida, sua aposentadoria vai ser gordíssima.

    Muitíssimo melhor que fazer papel de “babaca”!

  7. Ao mostrar sua indignação,

    Ao mostrar sua indignação, apontando problemas sistêmicos nas instituições brasileiras, o “juiz” acredita que assim torna-se insuspeito de ser êle um dos principais fatores na ocorrência desses problemas. Todos os golpistas agem dessa forma, e a maioria ainda diz que fala em nome do povo! “ministro”, só queremos os nossos votos que vocês roubaram de volta! Não adianta disfarçar com papo furado! você é um dos principais responsáveis pelo golpe e por sua manutenção/andamento! Os problemas estão agravando-se por sua conivência, excelência!

  8. O fato, incontestável, é que

    O fato, incontestável, é que o judiciário brasileiro, de forma geral e ao longo da história, com raras exceções, sempre se colocou ao lado da casta dominante. O “verniz” que exibem é aquele com que se protege a madeira, ou seja, são  caras-de-pau. Os togados tornaram-se figuras patéticas, constrangedoras, movidos pela vaidade, insensíveis à injustiça, ignorantes em relação à realidade social e econômica. O STF de hoje e o regime democrático são excludentes, ou seja, enquanto esses juízes pernanecerem no STF, não haverá democracia e, para o retorno do regime democrático,  é imprescindível que renunciem. 

  9. nassif. grande.
    cada vez mais

    nassif. grande.

    cada vez mais relevante e sempre vindo pesadão.

    o min. chamou ele até prum café….

    será q chamou tb o frota ou ele sabe quem tem conteudo e só finge de bobo?

  10. vergonha nacional é ter STF…

    e ser impedido de viver sob uma Constituição

    vergonha nacional é ter STF e ser vítima de um policiamento agressivo praticado até mesmo pelo Judiciário

    vergonha nacional é ter STF, liberdade, e nenhuma resistência contra tal abuso de poder

  11. Enganou bem

    Hoje parece uma pessoa que teve seu cérebro desidratado.

    Mas o que tinha na massa cinzenta antes era tudo fake!

    Pobre criatura!

  12. Carlos taurus o barroso liga
    Carlos taurus o barroso liga sim pra mbl pra grobu tanto q as decisões sao da globo pois o stf n desagrada a grovu em nada

  13. Eu acho que houve um concluio

    Eu acho que houve um concluio meio as avessas no congresso entre estes personagens… Quando surgi Miami na história, já é de se desconfiar… rsrs É possível que muita coisa tenha sido conversada e outras deixadas por alto… Não sabemos… É difícil julgar… Quem faz, ou fez este tipo de concluio, não revelará tão fácil… A não ser por delação premiada, que ficou moda! rsrs POr isso eu entendi a ação do povo de Curitiba… Eles jogam o verde para colher o maduro… POr associações e o tal domínio do fato, eles aprisionam as pessoas sem provas para que assim elas possam entrar em delação premiada e mostrarem as verdadeiras provas… E só é possível cometer este tipo de arbitrariedade com o apoio da população… E não há nada melhor para isso que o apoio de seus grupos midiáticos… Com o sistema atual, esta seria a única forma de desmascarar os esquemas… Só resta saber se esta operação é realmente séria… Ou serve para desrespeitar as leis, e portanto, também é criminosa… Se analisarmos os grupos que estão apoiando e sua dívida na praça… Podemos desconfiar… Mas pensando bem… Eu concordo que as prisões preventivas não podem ser arbitrárias… Mas pensando bem novamente… No caso de que uma pessoa soubesse que ela seria agredida por outra… Como ela já foi agredida anteriormente por esta outra pessoa… Mas não tivesse provas das agressões anteriores que ela sofrera da outra pessoa… Só tivesse provas, através de dialógos ou escritos, de que ela seria agredida novamente por esta outra pessoa… O que seria decidido pela justiça? Esta outra pessoa poderia ser aprisionada preventivamente pela justiça para que ela não causasse danos a esta pessoa? Haveria uma prisão preventiva deste possível agressor até que as coisas fossem esclarecidas? Ou se esperaria que ele agredisse novamente esta pessoa e até machucasse-a seriamente, antes de aprisioná-lo? No mínimo, a justiça deveria garantir a sua segurança enquanto ela não averiguasse corretamente os fatos… E se preciso emitisse uma mandado de prisão preventiva para tirar esta história a limpo… É o que eu suponho.

  14. Eu estou começando a achar

    Eu estou começando a achar que o juiz está se fazendo parecer fazer o jogo dos grupos midiáticos, para dar um xeque mate no final nos grupos midiáticos e seus donos…

  15.   Em resumo, um palhaço de

      Em resumo, um palhaço de toga… bom, considerando o aspecto daquilo, defino apenas como um palhaço.

  16.   Em resumo, um palhaço de

      Em resumo, um palhaço de toga… bom, considerando o aspecto daquilo, defino apenas como um palhaço.

  17. Ditadura

    Nassif esquece que vivemos numa ditadura político/jurídica/midiática. Como tal, todas as suas análises apesar de lúcidas e verdadeiras não levam nem levarão há lugar algum. Nassif será cada vez mais perseguido daqui pra frente junto a outros blogueiros independentes e nessa esteira de perseguição, nós que compartilhamos do seu blog, certamente mas cedo ou mais tarde seremos também afetados. Resta-nos a esperança que brasileiros verdadeiros não se sabe lá de onde possam dar uma basta nessa tragédia.

  18. Contei até o momento que
    Contei até o momento que escrevo meu comentário,60 estrelas para exatos 12 comentários.E aí meus caros,vocês que implicam tanto comigo,acham que eu mereço quantas?Voltem lá para o meu comentário sobre essa peitica Luís X Luiz,em que afirmo peremptoriamente que a quizumba ainda não tinha terminado,e não vai terminar tão cedo.Por que vocês acham que assumi o protagonismo do Blog,já que meus olhos são castanhos e não azuis.Como também já foi colocado por mim,esse minúsculo conflito de idéias só terminará num duelo.Eu por natural serei o mediador,senão perderia o sentido o meu sobrenome.As as armas serão duas .40 vistoriadas por Ciro Gomes.Apesar de usar óculos fundo de garrafa,o Moreno de Poços leva ligeira vantagem.Tenho para mim que o Ministro Barroso é chegado a um legítimo malte escocês em profusão.

  19. A metamorfose.

    Impossível não lembrar de uma outra figura, além do pusilanime Ayres Britto, a quem o Ministro (?) Barroso vai se assemelhando, na medida em que avança na sua metamorfose. O impagável JB. Ele estava no auge de sua breve experiencia como celebridade quando deu uma entrevista para a Miriam Leitão.  

    Destamcam-se algumas pérolas:

    Sobre sua auto percepção em relação a sua formação político ideológica:

    “Eu sou um homem seguramente de inclinação social democrata à europeia.”

    Ukeeeee???

    Aguenta que tem mais. Ele, então Presidente Supremo do Supremo, estava, pois, sentado sobre o maior elefante branco já parido e criado dentro da improdutiva e onerosa Alta Burocracia do Estado brasileiro e, confortavelmente assentando seu copioso rabo sobre essa colossal inutilidade, disparou:

    Pergunta da notável colunista assessora dos bancos privados:

    “Como ampliar o Estado para garantir direitos de quem esteve marginalizado, mas, ao mesmo tempo, controlar o controle do gasto público para manter a inflação baixa?” (grifo dela mesmo)

    Resposta do Insuperável:

    “O primeiro passo é gastar bem. Saber gastar bem. O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos.”

    http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/joaquim-barbosa-brasil-nao-esta-preparado-para-um-presidente-negro-504975.html

     

    Ou seja, o STF, colossal mamute oneroso e inútil, que ele teria, então, em tese, a obrigação de presidir, era um benchmark de eficiencia e austeridade administrativa!!!   (KKKKKKKKKK)

    Barroso é o NEW JB!!!

    Triste fim de um ex constitucionalista.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  20. O golpe nós levou tudo…

    Como uma pessoa que leu (e muito) praticamente todos os livros do Barroso, eu posso afirmar, ele é absolutamente brilhante. E tenho ABSOLUTA certeza que essas frases que ele fala hoje, ele não acredita em nenhuma. Se existiiu uma escolha prévia bem feita para o STF foi ele. Agora, uma coisa para o bem ou para o mal o golpe nos ensinou. Poucos tem coragem na vida, Barroso é brilhante, porém é um pusilânime. Um COVARDE de carteirinha. Não suportou 5 min de uma matéria de veja contra sua esposa e abdicou de tudo que escreveu na vida. O golpe é assim, a mídia nojenta é assim, nós tira tudo, mas ao menos mostra a verdadeira face de cada um. Esqueça Barroso, um homem que não segue o que escreeve e que não tem culhões para se impor ( mesmo sendo, pasmem, ministro do STF) contra essa midia espuria não merece tanto destaque. Ele que sofra no travesseiro por abdicar de tudo por não ter coragem de enfrentar globo e cia.

  21. É lamentável… dessa vez o

    É lamentável… dessa vez o golpe foi forte. Está atingindo sem piedade a todos nós, que queremos um Brasil melhor.

    Tá difícil contar com as instituições, elas todas foram tomadas de assalto.

    Agora, apartamento em Miami? Tá certo, os caras botam fogo na nossa casa e depois saem correndo… O que não faltará é um “americano” para dar tapinha nas costas desses “chicanos”:

    – “Sua excia. fala bem o inglês, hein? Quase sem sotaque..”

    Com certeza o Brasil não é o país desses usurpadores das nossas instituições.

  22. Dig In Nação ?

    O Barroso tem que “escrafunchar” (Dig In) a nação para achar os erros, pois ele está pegando os erros errados.

    BB,Caixa,BNDES,Petrobras, são todos instrumentos do governo que está “governando”.  Podem servir para o bem ou para o mal. No momento atual,estão servindo para o mal, para um governo ilegítimo,fruto de um Golpe de Estado.

    Então o Barrosinho tem que pinçar os erros certos,como:  Petrobras entregando o pré-sal que é patrimônio do Brasil, BB,Caixa,BNDES financiando corrupção Temeriana , Justiça sem norte e corrupta ,e polícia .sem chefia.

    Faz um recall no seu Dig In “seu ministro” !

  23. Dig In Nação ?

    O Barroso tem que “escrafunchar” (Dig In) a nação para achar os erros, pois ele está pegando os erros errados.

    BB,Caixa,BNDES,Petrobras, são todos instrumentos do governo que está “governando”.  Podem servir para o bem ou para o mal. No momento atual,estão servindo para o mal, para um governo ilegítimo,fruto de um Golpe de Estado.

    Então o Barrosinho tem que pinçar os erros certos,como:  Petrobras entregando o pré-sal que é patrimônio do Brasil, BB,Caixa,BNDES financiando corrupção Temeriana , Justiça sem norte e corrupta ,e polícia .sem chefia.

    Faz um recall no seu Dig In “seu ministro” !

  24. Os temores de Barroso e seu silêncio licencioso

    mas afinal o que deseja o Ministro Barroso?

    tem sido apenas mais um no STF. mais um a se anular. mais um a se esquecer de tudo que disse e escreveu. mais um a se apequenar diante de si mesmo.

    a verdade é que pouco importa o desejo do Ministro Barroso. mais vale o que a vida dele deseja. por ter-se colocado no lugar certo no momento certo, nada mais lhe resta, a não ser fazer História.

    ou pela omissão e a submissão, como optou até o momento, ou por enfim assumir quem de fato é: um homem irremediavelmente abraçado a si mesmo e às suas circunstâncias.

    e quais são as circunstâncias do Ministro Barroso?

    ora, delas o Ministro demonstra ter plena consciência: “É impossível não sentir vergonha pelo que está acontecendo no Brasil”.

    mas do que se envergonha o Ministro Barroso? de sua omissão e sua submissão? de seu apequenamento frente a sua própria vida?

    muitas vezes a única maneira de ganhar é perder. perder o que já está perdido, para ganhar a manutenção da saúde e da integridade. o apego ao que já está morto, apenas faz com que também entremos num processo de decomposição.

    erros como este costumam geralmente cobrar um pesado e impiedoso tributo. todos nós já sentimos em nossa própria carne como a vida pode ser dura com nossos erros, principalmente quando reincidentes.

    de alguma forma, apesar de tudo, somos todos privilegiados, incluindo o Ministro Barroso. habitamos a maior de todas as crises de nossa história. nada mais podemos fazer, somente viver plenamente este momento.

    afinal, o que desejamos? desejamos autenticamente fazer História?

    os próximos dias até a primeira semana de maio, serão de alta tensão e periculosidade. não nos resta muito tempo para decidirmos o que desejamos e quem somos…

    .

  25. Hahaha.
    Eu avisei que ele não
    Hahaha.
    Eu avisei que ele não te deixaria em paz. Esperou so uns dias e te cutucou com vara curta. E vc mordeu a isca. O defeito do ministro são as afirmações categóricas sobre temas que ele não domina. Se ele seguisse a máxima de que juiz só fala nos autos seria um avanço, ai seria só melhorar os votos.

  26. Figuras levianas fingindo que tem peso.

    Não será a primeira vez nem a última que   a insustentável pseudo-leveza do ser compromete mais um.  Enquanto imaginarem que a posição institucional   alcançada por alguém, lhes pertence e corresponde a sua estatura, veremos que desta crença só resta o rebaixamento moral da  instituição. Foi sim, o povo brasileiro que criou as instituições republicanas elevadas, que ora são assaltadas por figuras que sempre miraram o posto e não seu conteúdo, sempre miraram o poder do posto e não seus deveres.  São apenas representantes daquela parcela da   classe média que ao subir  devido a toda uma política social, devido a sua formação em universidades públicas, depois de usufruirem  de tudo que este povo lhes deu , agora acredita que subiu unica e exclusivamente por si mesma. Assim anda  este ministro, bafejando palavras e frases e simulando uma cultura e  demonstrando uma total falta de sabedoria. Estas figuras, são apenas arrivistas , que chegam onde chegam  mas negam os seus caminhos.  E após usurparem o poder, descumprindo seus deveres  se postam a ensinar  e falar de moral . Não é um silêncio licencioso, mas sim um cruel e ensurdecedor silêncio.

    • Embarquei na canoa do Nassif.

      Nassif agiu de boa fé. É que vi manifestações do Ministro Barroso na GloboNews, ele era figurinha fácil entrevistado pelas vovozinhas do canal, que ainda pensam que têm o charme que tinham há quarenta anos. Não têm mais. Eu não gostava das colocações do ministro, que era professor constitucionalista da UERJ. Mas lendo o blog do Nassif (um lampião na escuridão da imprensa brasileira), achei que me equivocava, “boa gente”, pensei. Tive quase certeza quando ele disse que o famigerado mensalão “tinha sido era um ponto fora da curva”. Habemus ministro, pensei. Foi mais um dos meus milhares de enganos e um dos poucos do Nassif, primeiro jornalista brasileiro a usar computadores, sou capaz de apostar que ele pilotava nos anos 90 um XT de 1 MB de memória RAM!

      Paciência, também tive fé que Lula e Dilma indicariam para nossa suprema corte os mais experientes, decentes e diligentes. Querem saber? Um parente do Alckmin, acho que era avô, foi nomeado para o STF pela Ditadura e no currículo dele constava que ele era membro de Lions Club. Eu fui associado da SBPC nos anos de chumbo e nem por isso recebi tal mimo, nomeação para o STF. Lula e Dilma fizeram pior que nosso herói Roberto Baggio naquela tarde memorável de domingo em  Los Angeles: chutaram a bola por cima a uns três metros do gol. Cada indicação deles foi uma sentença de morte à Democracia.

  27. Gente, é tão simples. COVARDIA

    Assisti a um filme cabeça que nunca mais achei em lugar nenhum. Chama-se Europa.

    Um personagem naif percorre a Alemanha imediatamente após a guerra, movido pelos bons sentimentos. Quer ajudar um povo derrotado, humilhado, massacrado. Mas descobre que isso é praticamente impossível.

    No final do filme, ele se vê num trem cheio de gente em estado semi-catatônico. Alemães sobreviventes à guerra.

    Alguém lhe diz: “Rapaz, olhe bem os passageiros deste trem. Veja como não conseguem olhar ninguém nos olhos! Para sobreviver, eles tiveram que se vender, e se prostituir de corpo e alma, renegando tudo o que tinham de bom e humano; isso tantas e tantas vezes, que para eles, agora, a morte seria uma redenção. Mas se amesquinharam tanto, se aviltaram a tal ponto, que só conseguem se agarrar à vida, como animais abjetos que se tornaram. Estão condenados a morrer de velhos, como zumbis – mesmo que tenham, a cada dia, ao acordar, que  se lembrar de tudo o que fizeram, no que se tornaram, e isso seja a pior tortura imaginável para eles.”

    Acho extremamente adequado ao caso do Barroso, e de muitos, muitos, muitos como ele.

    Caráter é para poucos. Heroísmo, então, é para pouquíssimos.

    Mas assegurar prestígio, vantagens, posição e a própria pele fazendo pacto com o nazismo (ou com patifarias comparáveis ao nazismo) é tóxico demais para valer a pena.

    O maior castigo desses caras será ter de conviver consigo mesmos pelo resto de suas vidas miseráveis.

  28. Nassif,este artigo está
    Nassif,este artigo está tenso,relaxa,tira uma semana de férias,vai lhe fazer bem,pq no fim do mês terá o embate final do golpe e todos precisam de vc com a cabeça boa !

  29. Será boi?

    Será boi, o tal Barroso? 

    E o Supremo, será o Benedito? 

    E o mundo, a Globo, a Globo, a Globo? 

     

     

     

  30. Cegos do Castelo..

    .. a droga é o sistema podre, impregnado na gente.. se juntar as ocorrências políticas dos últimos anos, fica claro o seguinte: estamos acelerando o passo rumo ao precipício.. a esquerda reformista brasileira está dando uma bobeira que vai lhes custar os olhos da cara.. em alguns casos, literalmente.. venho repetindo minha pregação no deserto, não existe conserto possível do sistema que aí está.. a república acabou.. faz tempo, estamos seguindo por inércia.. se a um ano atrás tivéssemos iniciado os estudos para um novo sistema político, já teríamos hoje uma solução para o país.. meus amigos esquerdistas, entretanto, querem Lula lá.. tem uns excitados com a possibilidade do ex-governador Ciro chegar à presidência.. que bobagem.. que infantilidade.. estão iguais à Dilma e seu republicanismo tolo.. as consequências serão dramáticas..

  31. Nassif refrescou a memória do do Barroso

    Mas o Nassif esqueceu que quando o Ministro Marco Aurélio afastou o Renan Calheiros da Presidência do $enado, o Renan cagou potes para a decisão do $TF e este, em vez de ficar do lado do Ministro Marco Aurélio, ou seja, do seu próprio lado, ficou contra o Ministro Marco Aurélio e, portanto, contra si mesmo, e a favor do Renan.

    Disso o Ministro Barroso não se envergonha, né?

    Se Barroso tivesse uma cultura universal, ele saberia que a Lei de Gérson nãoo é uma lei exclusivamente tupiniquim mas uma lei universal. De acordo com Adam Smith, em qualquer país, assim que todas as terras se tornaram propriedade privada, seus proprietários, COMO QUALQUER SER HUMANO, IRÃO COLHER O QUE NUNCA SEMARAM.

    • Neste caso ele estava

      Neste caso ele estava corretíssimo.

      A decisão de MAM era absurda.

      Voce também concordou com a liminar que GM deu impedindo a posse de Lula como Ministro ?

  32. E Joaquim Barbosa pediu o chapéu por causa de dor nas costas?

    Acho que esta dor tem nome e sobrenome…. Aquele que supostamente teria alguma coragem saiu. “Supostamente” porque desconfio das motivações dele por trás da lambança do mensalão. E basta qualquer arzinho de independência para um avião cair! Se vocês do lado de cá da banca pusessem a mão na consciência, nem vocês teriam a coragem que cobram de Barroso. Ou a mudança vem de baixo, ou não vem.

  33. A mediocre “elite” brasileira

    O que a esquerda espera da elite que representa as instituições não acontecera, não vira. Não tão cedo. Assim como esperamos que algum, um so ministro do STF, dissesse que o que estava em marcha no Brasil era um golpe de estado em pleno 2016; que condene hoje as medidas austeras contra a população brasileira; que condene o estado de exceção que avança como uma sombra negra sobre as garantias fundamentais, etc.

    Nos desejamos uma elite esclarecida, culta, progressista, ciente dos males do povo brasileiro e de que precisamos reformar o Pais em seu todo. Mas nos temos homens de gabinetes e de salões que desde a monarquia falam a mesma lingua, defendem os mesmos interesses e não têm visão de Pais. Essa elite não tem grandeza. O maior interesse dela é a constituição de um bom patrimônio porque sabe que a pobreza no Brasil é uma violação diaria dos direitos humanos. Barroso é apenas mais um dos nossos bruzundangas de salão. Nada mais.

  34. Visivelmente, há algo nessas

    Visivelmente, há algo nessas decisões que não aparece. Barroso está acuado. Há uma gangue mafiosa nos três poderes:  ou você se alia, ou você é engolido por ele.  Barroso não quer ser engolido.

  35. Nunca ví Nassif assim,pessoal

    Nunca ví Nassif assim,pessoal em relação ao Barroso todos tinham uma expectativa enorme para o bem,

    por isso Nassif se decpcionou grandemente e expressou-se em seu blog passando até uma imagem de

    perseguição ao “magistrado”com  o efeito de fazer um pouco só de cócegas na reputação e isenção do jornalista

    Nassif,agora somos seres humanos, e em todos nós acendeu uma luz vermelha(?) de alerta,estaria aí nascendo

    um novo Gilmar Mendes ? Mas lógico,este refinado,educado, representante da elite,estão dando corda a

    Barroso e lapidando-o para a aposentadoria do Gilmar,tem o Moraes no stf só q ele o PIG não gosta,pq é ligado

    ao Alckmim e Temer,então imagino q inconscientemente diante do “perigo” Nassif teve esta explosão, só

    imagino mesmo isso e aproveito este espaço para escrever o que quero ,o tempo dirá se é coisa da minha

    cabeça ou se é factível (é esta palavra q se usa mesmo?)bom…Arribaa Brasil !!!

  36. Se a liberdade de expressão

    Se a liberdade de expressão se desse em toda sua extensão,conforme o garantismo do Diploma Consolidado Patrio,assegurado a mim e a qualquer mortal,que Rede Social não é o local mais apropriado e adequado para disse me disse,disse que  disse que não disse que disse,fofocas,malquerenças,malentendidos,problemas de natureza pessoal,alguns dessaranjos intestinais e quejandos.Há quem decrete o fim da midia impressa,pelo advento gigantesco da Internet.No Brasil,para mim,já ia tarde.Mas para ficar em paz com minha consciencia,sou obrigado a dizer:As redes sociais se transformaram em um veiculo de desagregação em seu estado mais puro.A convergencia é infima.Praticamente não existe.È um instrumento de DESAGREGAÇÂO em toda sua plenitude.O maior esgoto a ceu aberto do País,composto exclusivamente pelos dejetos do odio,do rancor,das frustrações,da inveja,da aniquilação pura e simples do adversario,até nos conflitos familiares,não teria duvidas em afirmar,as redes sociais estão aí para dar vazão a instintos bestiais.Quem cometer o ledo engano,de entenderem que elas vão se auto-regularem,nem se deram conta que já foram seduzidos por ela.Eu não sei que apito toca o Presidente da Associação Brasileira de Imprensa,o elegante jornalista Domingos Meireles,se é pau mandado da Globo,se corre a sacolinha do Bispo Macedo,deixo de lado essas questiúnculas,para firmar peremptoriamente que ele tem a mesma opinião que a minha.Já é alguma coisa. 

    • O brilhante e saudoso

      O brilhante e saudoso antropologista e historiador baiano,Prof.Dr.Roberto Albergaria,tão precocemente falecido,em suas palestras,afirmava de forma categorica,que as redes sociais é o maior ponto de prostituição do Páis.Eu o respeitava,mas discordo dele.

  37. Realmente vale a pena pegar no pe, mas…

    Para mim esta claro que nao serao as elites que irao “moralizar” o Brasil e nem o brasileiro. 14 anos de PT nao deu nem para educar uma geracao da massa e a classe merdida ta cagando e andando contente com sua moral multifacetada, privilegista e incoerente…so querem manter tais privilegios. Esse situacao de ignorancia politica da populacao vem do fundacao da nacao mas é em gde parte fruto do intenso e descabido apoio midiatico que refletiu fortemente nas eleicoes de 2010 e 2014. Nao me refiro a vaga da presidencia que mesmo apertata foi uma vitoria que podia ser prevista. A saida da Dilma é reflexo desse problema, ou seja, o povo elegeu gente demagoga, perdeu mta representatividade no congresso e a caça ao PT autorizada pela propria Dilma esta claramente tranvestida de missao anti corrupcao pra ingles ver. Sem forte representacao no congresso vai ser dificil a esquerda se manter como lider do executivo. Essa é a “moral do golpe”.

    Nao se pode esperar muito de uma instituicao como o STF, ha um filtro enorme de teor “tecnico” e de personalidade para se chegar lá. Veja o novo ocupante da cadeira, é basicamente considerado um criminoso (alem de plagiador) no meio academico especialmente em materia de seg pub no brasil e pelo mundo afora. Resumindo, quem nao se adequa nem passa perto do STF. E isso é um fenomeno mundial para esse tipo de instituicao. Se juristas e advs que ja sao costumazes conservadores e “legalistas” imagine que o STF é o no minimo um antro desse tipo de gente ao extremo. Sao os mais conservadores pavoes das respectivas “meritocracias” nacionais. Qdo entram ai, vestem essa camisa.

  38. tartufo

    quem diz que é pós verdade, não conhece moliére.

    o judiciário está infestado de tartufos ridículos, ignorantes.

  39. A coragem de que falou Guimarães Rosa

    Barroso encerra um arquétipo dos nossos tempos.

    O “intelectual” que no camimnho de sua evolução abdicou de ouvir sua consciência própria.

    Faz coro corporativista e retorna ao estágio das meras sensações (nem mesmo a razão, própria de um momento superior no estágio do desenvolvimento humano, foi capaz de subsistir).

    A coragem, nos moldes em que Guimarães Rosa confidenciou-nos que a vida espera, cedeu lugar ao conforto.

    Conforto, aliás, do pior tipo: o da “alma grupo” de um país caracterizado pelo pensamento capitalista tardio.

    Um conforto, ressalte-se,  cafona!

     

     

  40. A natureza fala mais alto.Dissimular ñ precisa mais

    Falar desse Barroso é chover no molhado. Os golpistas não precisam dissimular mais…Todos já perceberam no que Barroso se tranformou: num suijeito sem luz[um dia teve realmente?]. obscuro e pequeno mesmo.  Pior é que os seus pares não são diferentes dele, não. É que no caso dele e do GM há uma necessidade extra de dar entrevistas, falar mais e mais bobagens, para “ficar bem na fita” com os grandes financiadores desse golpe e prevenir qualquer despontamento dos seus “senhores” – essass poderosas forças internancionais –  que sequestraram a justiça do país para derrubar o governo e pilhar as suas riquezas..O descompromisso do Barroso com o país e com o povo que lhe garante o salário é ostensivo e motivo de muita vergonha alheia! Barroso não tem pudor nem vergonha de defender o regime de exceção; Às favas com os escrúpulos, não é isso ministro Barroso?

    O stf acabou como instituição, Nassif ! O caráter do stf e dos seus mebros é o de históricos golpistas, vassalos do grande capital financerio internacional,e para o qual rifaram o país e o povo junto!  Imundos sem moral!!!

    Para mim, Barroso e os membros da dita suprema corte, depois de aderirem ao golpe, agora fazem parte da escória do mundo! Ponto !!!

    O nome deles já está na lata do lixo da História, e nas suas testas as palavras: golpe e covardia!!!!

    * Putz! que bom que esse post ainda está aqui, porque em tempos de internet um artigo de poucas horas chega a ser considerado velho e este é de ontem. Valeu !!!

     

  41. LRB é um moleque da Globo

    A questão é fácil de ser compreendida: a Globo é a capitã do fascismo tupiniquim e LRB se porta como um moleque dela.

    Como a Globo é liberal nos costumes, LRB é liberal nos costumes. Como a Globo é neoliberal na economia, LRB é neoliberal na economia. Como a Globo quer que se cobre mensalidade em universidade pública (acho que ela não entendeu bem o conceito de PÚBLICA), LRB escreve artigo defendendo a cobrança de mensalidade em universidade pública. Como a Globo é contra o BNDES, LRB é contra o BNDES.  E por aí vai. A lista é interminável.

    Se a Globo disser rola, LRB rola. Se a Globo disser deita, ele deita. Se a Globo disser pega o osso, ele pega – com prazer e contentamento. E ainda volta em sua direção todo faceiro, com o rabo abanando, mostrando toda sua alegria em ser o grande capacho que é.

    Simples assim.

  42. Coisas Erradas

    O ministro esqueceu (mesmo?) de citar as coisas erradas no STF. O Tribunal tem por principal função, a razão de ser de sua existência, a de guardião da Constituição. Como ele explica, então, o apoio ao golpe de estado de 2016 (omissão é apoio), qualquer que seja a acrobacia  argumentativa usada? E o apoio a desmandos de instâncias inferiores,  ativo ou fingido (omissão)? Ou a mania de legislar, usurpando as funções do Congesso? Paro por aqui, mas tem mais. Todo o mundo que observar encontra.

  43. O poder quase sempre…

    O poder quase sempre leva a perder os verdadeiros amigos e a ganhar falsos amigos. Barroso se embriagou com o poder. Tá perdendo os verdadeiros amigos e ganhando falsos amigos.

  44. STF

    Quando a principal instituição jurídica se inclina a negar a Democracia, esse país perde sua principal arma contra a corrupção.

  45. Promessa prematura

    Quando vi o post da promessa, lamentei profundamente, porque o ministro ainda iria propiciar farto e copioso material. Ainda bem que a promessa foi quebrada. De minha parte, espero que continue sendo quebrada. 

  46. Quebra de promessa acarreta penitência

    Penitência: subir a pé, andando de costas, o morro do Cristo, em Poços de Caldas. E descer voando de parapente ou paraglider. É isso ou vai arder no mármore do inferno. 

  47. Barroso

    Se estamos todos descontentes, só nos resta as ruas. Ocupemo-nas todos os dias, como nas manifestações de 2013. Se não resolver, só nos resta a revolução.

     

  48. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome