Coluna Econômica

Venda de automóveis estagnada; e de caminhões, em alta, por Luis Nassif

O mercado automobilístico reflete a economia: estagnação no mercado de automóveis, crescimento no mercado de caminhões, em função do boom agrícola.

No acumulado de 12 meses, o licenciamento de automóveis registrou -0,43% a menos do que em outubro de 2020; e estrondosos 26.13% a menos do que outubro de 2019.

Um dos fatores que impactaram a produção foi a queda das exportações, uma queda de quase 50% em relação a outubro de 2017. Com isso, a produção total em 12 meses foi de 1.727.153 veículos, 49,5% a menos do que outubro de 2017.

Na ponta rural, os caminhões lograram um crescimento de 41,81% em relação a outubro de 2020, e de 73,47% em relação a outubro de 2018, refletindo a melhoria das cotações internacionais e do câmbio.

Entre os automóveis, a Fiat consolidou sua posição de líder do mercado, com 263.291 veículos vendidos, 25,13% do total, e um ganho de 0,5 ponto no market share em relação a maio. A maior perda de mercado foi da General Motors, cuja participação caiu de 13,6% para 11,4% no período.

Em comerciais leves, a liderança da Fiat é maior, dominando 51% do mercado.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Obrigado 91 anos da Cleptocracia que transformou cabeça em rabo. Obrigado Brasil e seu Mercado Trilionário, dado para Nós de forma gratuita, para a extorsão fantasiada em Mercado Automobilístico onde "Carroças" são vendidas a peso de ouro. Qual outra Potência Continental se sujeitou aceitar o cabresto de forma tão medíocre por seu próprio projeto político? Somente o pária Fascista e sua "Engenharia de Desenvolvimento e Industrialização" arquitetada por Eugênio Gudin ( Indústrias são para a Bélgica !!!). O Mundo agradece ao Anão Diplomático, ViraLatas que só anda pra frente quando tem a bunda chutada. Espetacular projeto de Nação mantido por quase 1 século !!! VW, Volvo, MercedezBenz, Toyota, Fiat, Ford, Caterpillar, John Deere, Honda,...agradecem pelo Financiamento e pelos Empregos. Nosso melhor período, segundo alguns. 1930/1980. Crescemos como nenhum outro do planeta. Principalmente o rabo, as orelhas e as quatro patas. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

5 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

6 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

6 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

6 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

7 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

7 horas ago