Xadrez da hora da verdade de Temer

A Nova República termina com o golpe do impeachment. Agora se está na fase de transição. A crise está se espalhando pelos municípios, levando ao fechamento de postos de saúde e outras redes de proteção social. As próximas etapas serão de aceleração aguda da crise econômica e social, que levará a um desfecho rápido – que ainda não está no radar.
 
Peça 1 – o aprofundamento rápido da crise
 
Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul quebraram. Minas Gerais está a caminho, assim como o Paraná. Sem possibilidade de emitir títulos, a crise resultará em inadimplência com fornecedores, atrasos nos proventos dos funcionários,  com a temperatura política subindo.
 
Haverá problemas inevitáveis na saúde e segurança.
 
As consequências são óbvias: aumento do desemprego, dos conflitos de rua, das disputas entre os donos do poder pelos restos do orçamento. Tudo isso com o país sendo conduzido por uma junta governativa suspeita de corrupção, conduzindo um ajuste fiscal suicida, com várias disputas entre os poderes,  e um presidente da República vacilante e de pequena estatura política.
 
Pela rapidez com que a crise se aprofunda, tudo indica um desfecho rápido, complicado, com desdobramentos imprevisíveis.

 
Peça 2 – as armadilhas ideológicas
 
Mesmo os economistas ortodoxos mais sérios já se deram conta do desastre que vêm pela frente. O próprio mercado começa a levantar aspectos que impediriam a recuperação da economia – como o alto desemprego, o endividamento de empresas, o nível de capacidade ociosa da economia, a perda de ímpeto das exportações.
 
Apresentam como se fossem dados novos da economia. Desde o início eram dados da realidade que foram sucessivamente desconsiderados por Dilma-Joaquim Levy e Temer- Henrique Meirelles.
 
A marcha da insensatez prossegue por dois motivos.
 
O primeiro, pela estratégia do lado ideológico do mercado, que aposta na piora da economia como maneira de pressionar o Congresso por reformas drásticas que aprofundarão mais a crise no curto prazo..
 
O segundo, pela armadilha em que mercado e mídia se meteram, ao bater diuturnamente na falsa saída do ajuste fiscal rigoroso como maneira de recuperar a economia. Esse foi um dos motes para a aprovação do impeachment. Como admitir que foi um enorme erro?
 
 
Peça 3 – as pré-condições para mudar a política econômica
 
Em um ponto qualquer do futuro, vai cair a ficha sobre a  necessidade de um aumento substancial do gasto público como única maneira de reativar a economia. A questão é saber a profundidade do buraco que está sendo cavado. No limite, se terá um país conflagrado.
 
Não se trata de tarefa fácil reverter esse quadro. Choques de gastos ou reanimam o paciente, ou produzem hiperinflação exigindo, por isso, não apenas competência técnica como credibilidade política.. Há um conjunto de pré-condições, para que sejam bem sucedidos.:
 
Condição 1 – Não podem incidir sobre as despesas permanentes. 
Tem que ser focados em investimentos em setores de rápida resposta. Não haverá como não fugir das grandes obras públicas. E tem-se o setor destruído pelo trabalho da Lava Jato.
Quem se habilita a enfrentar a elite do funcionalismo público, incluindo Judiciário e Ministério Público?
 
Condição 2 – terá que convencer a Lava Jato a atuar racionalmente, permitindo reativar o setor de infraestrutura e a cadeia do petróleo e gás
 
Não será tarefa fácil.
 
Aqui no GGN fizemos o primeiro alerta, através do comentarista André Araújo, sobre a falta de sentido da Procuradoria Geral da República trocar informações com autoridades dos Estados Unidos, visando processar uma empresa de controle estatal, a Petrobras..
 
Mostramos que, dias depois da volta dos Estados Unidos, a Força-Tarefa investiu contra a Eletronuclear, depois da visita do Procurador Geral Rodrigo Janot a uma advogado do Departamento de Justiça que até um ano antes servirá ao maior escritório de advocacia que assistia o setor eletronuclear norte-americano.
 
Ontem, na audiência da Lava Jato, confirmou-se a parceria de delação firmado pelo Ministério Público Federal com o FBI, visando instruir o processo contra a Petrobras nos Estados Unidos.
 
Em um ponto qualquer do futuro, quando se recobrar a normalidade democrática – ou na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.
 
Agora, trata-se de encontrar a maneira mais rápida de apagar o incêndio que se alastra.
 
Quem se habilita a enquadrar a Lava Jato?
 
Condição 3 – Não pode conviver com o atual nível de taxa de juros.
 
Nesse caso, a dívida pública sairia definitivamente de controle. 
 
Quem se habilita a enfrentar o mercado?
 
Condição 4 – atacar o endividamento circular das empresas.
 
Teria que se valer novamente dos bancos públicos e do BNDES para permitir às empresas escapar da armadilha do endividamento circular que volta a assombrar a economia.
 
Quem se habilita a enfrentar o senso comum, de que qualquer forma de estímulo à economia pode ser criminalizado?
 
Condição 5 – teria que vir, simultaneamente, com uma desvalorização cambial, para criar um novo foco de reativação da economia nas exportações.
 
Quem se habilita a enfrentar o choque de preços com a desvalorização?
 
Peça 4 – as condições do governo Temer
 
Olhamos as cinco condições e, agora, nos debruçaremos rapidamente sobre o governo Temer.
 
Aspecto 1 – qualquer diretor indicado para o Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal precisa passar pelo crivo do Ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. Eliseu é acusado de uma série de crimes, de episódios quando era Ministro dos Transportes a maracutaias em prefeituras do interior do Rio Grande do Sul.
 
Aspecto 2 – as concessões e privatizações serão submetidas ao crivo de Moreira Franco, lídimo representante do PMDB do Rio de Janeiro.
 
Aspecto 3 – todas as negociações de benesses à base aliada são garantidas pelo ínclito Geddel Vieira Lima.
 
Aspecto 4– à frente de todos um presidente incapaz de decidir até sobre a situação de um Ministro apanhado em flagrante delito de corrupção.
 
Aspecto 5 – no Ministério das Relações Exteriores, um Ministro, José Serra, que, para se transformar na Hillary Clinton brasileira, não se inibe de dar ao maior comprador de produtos brasileiros, a Venezuela, um destino similar ao da Líbia. Além de inundar o Senado com projetos de lei malcheirosos.
 
Aspecto 6 – no Banco Central, um presidente que, com a economia caminhando para uma queda de 10% no PIB, aumenta a taxa real de juros. E uma mídia absolutamente sem noção aplaudindo a imprudência.
 
Peça 5 – a inevitabilidade de um pacto
 
O tempo político de Michel Temer é do tamanho de sua dimensão pública: minúsculo. Acabou. A grande indagação é como será a transição até 2018.
 
Não haverá como fugir a um pacto amplo, mas não será por agora, com o país conflagrado depois que a Lava Jato elegeu o direito penal do inimigo como instrumento de controle sobre a política.
 
Nem Temer, nem quem vier a sucedê-lo, terá condições de arbitrar tantos conflitos e sacrifícios se não vier respaldado em uma ampla legitimidade conferida pela adesão dos diversos setores a um pacto de salvação nacional.
 
A questão é o tempo que levará até que a crise promova o acordo ou abra espaço para alguma liderança bonapartista.
 
O primeiro general que bater o coturno em praça pública colocará todos esses golpistas para correr.
 

 

Luis Nassif

153 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao espere

    Nao espere, Nassif, que os golpistas (midia incluida) admitam que o “ajuste fiscal rigoroso” foi um erro. Vao simplesmente mentir como mentiram sobre o crime que foi sem nunca ter sido, o das “pedaladas” (que logo após o golpe recebeu uma lei que o perdoava). Nem que um pacto legitimará quem quer que seja o presidente indireto do mandato tampão. A legitimidade só virá do voto.

    Então como ratos abandonando o navio a ordem é vender o que puder a preço de banana e receber a comissão logo. E deixa o problema para a esquerda que assumir depois. Exatamente como fizeram com a privataria nunca investigada pelo governo de Lula.

    Prender a equipe da lava jato por traição? Apesar de juridicamente correto, acho que nem um Chavez conseguiria tanto. Temos algum candidato a Putin por aqui? Bolsonaro não, por favor!

  2. Todos, inclusive os traidores?

    Moro, Dellagnol e seus piás ? Janot e os coniventes do STF ? Toda quadrilha empoleirada nos gabinetes e tribunais?
    Oremos!

  3. “Desde o início eram dados da

    “Desde o início eram dados da realidade que foram sucessivamente desconsiderados por Dilma-Joaquim Levy e Temer-Henrique Meireles”

    Espera aí cara pálida ! Quando Dilma assumiu o 2º mandato havia tempo hábil para fazer um ajuste fiscal de curto prazo e, num prazo de 1 ano, retomar o crescimento com o investimento direcionado para setores com respostas rápidas e grandes obras públicas. Muitas em andamento.Era essa intenção.

    FOI A ASSOCIAÇÃO DA LAVA JATO E DO STF COM O MOVIMENTO GOLPISTA QUE PRECIPITOU A DETERIORAÇÃO RÁPIDA DA ECONOMIA,

    O governo, no 2º mandato, foi totalmente paralisado desde o início pela oposição e pelo Eduardo Cunha que sonhava em ser o homem forte do futuro governo Temer e, quem sabe, até sucedê-lo.

    Deu no que deu. Prisão.

    Na economia, o setor de óleo e gás (incluso a indústria naval) foi totalmente devastado pelas ações da Lava Jato.

    Deu no que deu. Colapso rápido dos dados da realidade econõmica no biênio 2015-2016.

    Então, essa tentativa de imputar ao governo Dilma essa crise aguda que, neste momento, o país está passando parece-me querer ignorar todo o embate político ocorrido nos últimos doia anos.

    O que me espanta é a incompetância dos nossos políticos.

    Não me importa mesmo se o cara é de direita ou esquerda (eu prefiro a esquerda) mas o que não pode de jeito nenhum é ser burro, imbecil, idiota.

    Ambicionar o poder é legítimo, mas ao custo de quebrar o país  é burrice.

    Arrebentaram com o povo brasileiro e os responsáveis são o sr. Aécio Neves e seu partido, a dupla Temer-Cunha e seu partido, o STF e o injuiz Moro e seus procuradores imberbes, ignorantes e fascistóides.

    Enquanto Mao Tsé Tung liderou a Grande Marcha, aqui eles lideram a marcha da insensatez.

    .

    1. Engraçado que no rastro da

      Engraçado que no rastro da polêmica Salva policial x Traficante, apareceu um Salvar Lula x Moro. Para cada voto em Lula, Moro tinha 4. E isso pq Lula é candidato na liderança das pesquisas para a presidência. Moro tem uma popularidade absurda , ainda mais levando em conta a destruição do Brasil que ele promove. Ele destrói o ppaís e é aplaudido.

      O povo Brasileiro tem um raciocínio um tanto lento. Enquanto não perceberem o mal que Moro faz, não temos como começar  pensar em sair dessa… e nem gente desempregada diretamente pelo Moro consegue fazer a associação, imagine o povo em geral.

      1. Concordo com você.
        Só uma

        Concordo com você.

        Só uma ressalva: o raciocínio é lento na mairoria, mas tem muitos que sequer raciocinam. Assistem ao jornal nacional e repetem AS MESMAS FALAS que ouviram naquela desgraça.

        Assim não pode, assim não dá.

    2. Só para completar o seu

      Só para completar o seu raciocínio, a primeira operação ostensiva da lava jato foi feita em 17 de março de 2014, atingindo em cheio a Petróbras, setor naval e construtoras!

    3. O início desta crise foram a

      O início desta crise foram a Elite com seu braço midiático que é a globo, estadão e folha criando as condições do quanto pior melhor para ganhar as eleições de 2014 e emplacar o seu candidato!

      E para isso era necessário desconstruir o governo Dilma que investia trilhões na economia!

      Teve a vaia da abertura da copa vinda dos camarotes daqueles que hoje estão livres da PEC 55!

      Depois de derrotado nas urnas, o aécio investiu no lema udenista que se ganhar, não tomará posse, se tomar posse, não governará…

      O começo foi a mídia apoiando o quanto pior melhor para ganhar as eleições e as milhares de mentiras criadas por jornalistas e veiculadas na internet!

      Dilma errou?

      Sim, mas ela teria em condições normais, possibilidade de ter superado sem os traumas que vivemos e que seremos obrigados a viver!

    4. ?

      Sr. João Jorge,

      Quando o sr. diz:

      “FOI A ASSOCIAÇÃO DA LAVA JATO E DO STF COM O MOVIMENTO GOLPISTA QUE PRECIPITOU A DETERIORAÇÃO RÁPIDA DA ECONOMIA,”

      O sr. estará querendo dizer…….A Globo?

      1. Emerson:
        Você tem razão.

        Emerson:

        Você tem razão. Quando eu falo em MOVIMENTO GOLPISTA, entretanto, aí incluo a mídia velhaca tradicional, em especial a Globo.

        O que não dá para concordar é a assertiva do Nassif, colocando Dilma com o mesmo grau de responsabilidade que os golpistas sobre o colapso sócio-econômico pelo qual a sociedade brasileira está passando.

        O grau de deterioração dos indicadores sócio-econômicos se acentua fortemente a partir do início da marcha dos golpistas em assalto ao Palácio do Planalto.

        Para ser fiel aos fatos, é preciso explicitar essa distinção..

  4. CAOS: Quem manda em quem tem arma e terinamento militar?

    O Rio de Janeiro está sendo o laboratório para o Brasil amanhã.

    Chamo a atenção para um comentário do meu amigo Ciro em um post meu:


    1. Por isso fiquei profundamente

      Por isso fiquei profundamente decepcionado com a retirada dos militares da reforma da providência. O problema da previdência não é resolvido, mas o problema de Temer é.

      Não foi dessa vez que essa junta caiu.

  5. a hora da verdade

    em 04/04/2016:

    1. a Lava Jato precisa subir ao STF. as investigações precisam ir às últimas conseqüências, sem qualquer seletividade, principalmente no que tange às doações de campanha feitas pelos banqueiros. os corruptores precisam ser responsabilizados e punidos;

    2. os setores do Legislativo, do Judiciário, MPF, PF e da mídia envolvidos com o golpe precisam ser responsabilizados e punidos;

    3. os operadores da distribuição do financiamento do golpe precisam ser responsabilizados e punidos;

    4. os formuladores e patrocinadores do golpe precisam ser identificados, responsabilizados e punidos;

    5. o atual Congresso precisa ser dissolvido e nova eleições convocadas, admitindo a participação de candidaturas independentes de partido e compromisso com uma Reforma Política que inclua o referendo revogatório;

    em 17/03/2016:

    a melhor arma contra a conspiração golpista é a reativação da economia. tirar o país da depressão! sem heroísmo mas com urgência e determinação.

    a economia paralisou porque tanto as empresas quanto os agentes públicos desconhecem como agir sem produzirem provas contra eles mesmos.

    1. restabelecer o ambiente de negócios. com seu combate seletivo à corrupção, a Lava Jato tornou todos e tudo antecipadamente culpados e passíveis de execração pública, porque a corrupção é intrínseca ao sistema. abre-se enorme possibilidade de reconduzir a relação entre o público e o privado a um patamar minimamente saudável e positivo ao desenvolvimento. trazendo também as grandes empresas brasileiras ao seu papel decisivo na construção de uma sociedade próspera;

    2. medidas de impacto emergencial que recuperem a renda dos trabalhadores e setores médios. restabelecer o crédito, mas sem repetir os erros anteriores do “comprem, comprem, comprem”. equacionar a curva do crédito com a curva da renda;

    3. imediatamente, e aqui cabe uma boa dose de heroísmo, uma convocatória sobre a gravidade do momento, sobre a extensão e profundidade da crise (que é global) e um chamado à consciência e responsabilidade na superação através de mais participação, mais direitos, mais Democracia. apontar na construção coletiva da cidadania como o único rumo a nos afastar do caos.

    .

    .

     

    1. 04.04.2016
      Item 1 –  Esse STF

      04.04.2016

      Item 1 –  Esse STF não vai resolver nada. Alias, com esses ministros, é melhor fechar o STF;

      Item 2 – Quem vai puni-los ?? Quem vai julgá-los ?? O STF ??? O STF tá mais para réu em uam ação dessas que juiz…

      Item 3 e 4- Beleza, concordo, mas aí vc praticamente acaba com o capitalismo (A ideia tá longe de ser ruim) no Brasil prendendo os nacionais e os internacionais não tem como prender.

      Item 5 – Acho improvável, mais ainda assim é o mais factível.

      17-03-2016

      Item 1 – fundamental, mas de dificil realização. OS golpistas produziram um dano ao Brasil que vai levar décadas para resolver nesse sentido. É só a maré política mudar que qualquer um que tenha negócios aqui vai estar sempre ameaçado.

      Acho um dano irreversível até longo prazo o que os golpistas fizeram.

      Item 2 – concordo, o problema é o como. 

      Item 3 – Depois de décadas de campanha midiática em sentido contrário, requer realmente uam boa dose de heróismo. 

    1. Fui olhar o resultado

      Fui olhar o resultado eleitoral das eleições municipais de caxambu, e deu 45 na cabeça, com quase 50 % dos votos.

      Depois vem o candidato do PSL, depois PMDB, depois PP, PHS PRB e finalmente o candidato do PT com 215 votos.

      O candidato  vereador eleito com menos votos teve mais votos que o candidato a prefeito do PT, que se fosse candidato a vereador, nem se elegia.

      Na Câmara municipal, ninguém da esquerda. Curiosamente, o prefeito não elegeu nenhum vereador.

      Uma pergunta, dentro da confusão ideológica que se dá dentro dos partidos no Brasil, algum desses candidatos a prefeito ou vereador tem algo de mais progressista ???pq olhando só as siglas, a eleição é profundamente desabonadora.

      1. a hora da verdade

        Marcelo33,

        – sempre na análise de dados é precisar acompanhar o processo. dados isolados e não contextualizados não geram informação. temos que estar sempre de olho na curva, acompanhando o processo.

        – nas eleições municipais de 2012, o PT local (e lembre-se não sou PT, mas muito menos sou anti-PT) teve um extraordinário avanço. conseguiu romper a forte rejeição que sofria numa pequena cidade do interior dominada historicamente por oligarquias. ficou em terceiro, mas virtualmente empatado com um dos coronéis locais (26,88% x 25,36%). o então prefeito eleito era uma barbada, a bola da vez;

        – como resultado deste avanço, Dilma (54,65% x 45,35%) e Fernando Pimentel (48,88%) foram vitoriosos na cidade em 2014;

        – a vitória do prefeito eleito em 2016 também era bastante previsível, novamente a bola da fez. assim como o resultado ruim do PT. só para constar, há alguns equívocos no seu comentário.  o último vereador eleito (do PSDB, pelo quociente eleitoral) teve 155 votos. e o PSDB elegeu ainda um outro vereador, com 224 votos.

        – para melhor compreensão do recente processo político na cidade, inclusive os motivos da queda do PT, ver vídeo postado abaixo.

        abraços

        existe futuro para Caxambu? (especificamente sobre o PT local, a partir de 12’34’’)

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=tKmZxR6xPjk%5D

  6. Exatamente

    Artigo brilhante, Magistral, retrata com fidelidade a situação. A estas alturas, só uma ditadura militar teria pulso para impedir o país de cair no abismo, para onde ruma com altíssima velocidade. Seria uma saída à direita, mas que resolveria, sem dúvida. Bastaria que Temer pedisse a aprovação do congresso, um plebiscito pedindo a intervenção militar. Temer passaria o poder aos militares, caso o plebiscito autorizasse, e aos poucos tudo se resolveria. Os militares fechariam o congresso, aposentariam juízes, extinguiriam o Ministério Público, invadiriam as redações dos jornais de madrugada, e aos poucos a economia recobraria os eixos de crescimento. E o principal, redigiriam nova Carta Magna, nova Constituição, feita por generais , e não por leigos. As Constituições que proporcionaram maior crescimento econômico foram outorgadas, pois as eleitas foram péssimas para o crescimento econômico.

    Só precisaria por uma cláusula pétrea desta intervenção a proibição absoluta de torturas, se é que é possível uma ditadura sem torturas. Se fosse possível isto, seria a tal ” ditabranda ” que viria a resgatar a imagem das forças armadas, manchadas com as torturas da última ditadura de 64.

    Só um General batendo coturno em praça pública que endireitaria este país a estas alturas da crise. Até os esquerdistas estão concordando nisto.

    Faltou perguntar se os militares aceitariam tal tarefa, pois foram extremamente esculaxados após o fim da última ditadura que participaram. Faltou dizer que Temer não vai largar o butim nem que a vaca tussa, ele afunda junto com o navio, mas não passará o comando deste voluntariamente. Faltou dizer que o congresso jamais abdicaria de seu poder assim voluntariamente também, portanto nem pensar em aprovar um plebiscito de tal natureza com um congresso destes.

    ————-

    Com certeza que Temer e seu grupo político não passarão o poder voluntariamente, não farão isto, farão mais do mesmo. Já no comecinho de 2017, vão derrubar apressadamente  Temer, para por FHC no lugar, e a tendência é a crise piorar muito, esteja quem estiver no comando do país.

    Minha sugestão é: protejam-se e deixem eles ” governarem ” , pois vai ser  bom para o povo aprender.

    1. Só um General batendo coturno

      Só um General batendo coturno em praça pública que endireitaria este país a estas alturas da crise. Até os esquerdistas estão concordando nisto.

      Se vc der uma olhada no face, na página da ocupação da UFPI, você pode perceber que a esquerda está perdidinha no país… só querem saber de pós-modernismo e Foucalt. A esquerda não é mais alternativa nesse país. A esquerda “séria” está destruída, e só sobrou a cirandeira festiva, que não quer ser alternativa a nada.

      A esquerda que comanda as ocupações (que eu sou a favor em relação ao objetivo geral) é o principal cabo eleitoral de Bolsonaro para 2018, como foram os grandes cabos eleitorais do atual congresso. 

      O povo jamais se identificará com isso.

       

  7. a hora da verdade

    não há retorno. nunca houve retorno desta crise. apenas portais de entrada.

    1. o portal que conduz ao Estado de exceção, materializando alguma forma de neo fascismo;

    2. radicalização do compromisso com a Democracia, com a re-proclamação de uma República autenticamente baseada na participação popular.

    estive neste última terça-feira (22/11) na frente da ALERJ. alguns pontos do pacotaço do austericídio foram retirados. a multidão comemorava em meio a um foguetório (detalhe importante). também não me passou desapercebida uma cena, no mínimo, esdrúxula. as principais lideranças no alto do carro de som, eram os representantes dos bombeiros e da polícia. como se não bastasse, ainda puxaram o tradicional grito de guerra dos black bloc: “uhh! uhh! uhh! uhh!”.

    klatoo barada nicto. Gort: “user invalid id”. 5,4,3,2,1…

    .

  8. Com a Ponte para o Futuro

    Com a Ponte para o Futuro idealizada por Moreira Franco? Francamente! Esse Michel mixa saudando o ‘novo’ ministro da cultura, o encalhado eleitoral do PPS como aquele que vai ajudar a salvar o Brasil. Sinceramente! O genial Chico Anísio compos a incrível paródia do pastor Tim Tones (inspirada no Jim Jones, pastor americano que levou seus fiéis ao suicídio). Eis a letra, tão bem encaixada no momento presente:

    “Nos portais do escurecer/ frente as trevas do pavor/ sob a luz do bem-querer/ glória ao nosso salvador/ No negror da antiga era/ Nasce a luz de uma quimera/ Tim Tones/ Glória ao nosso redentor!/Tim Tones /Oásis no deserto da dor/ Tim Tones, Glória! Tim Tones/ Bonança nos tempos do amor!”.

    Atenção! Essa é a salvação?! Talvez para os’ fiéis’ governistas do congresso nacional que estão tentando se salvar da porra da lava jato.

    E o Brasil se fez piada de mau gosto, com os usurpadores e líderes falsos e fracassados. Com direito aos conselhos de um Nizan Guanaes sanguinário para incrementar o projeto de aniquilar os direitos legais dos cidadãos do país.

  9. Não acho que Nassif considere

    Não acho que Nassif considere um golpe militar como saída para crise, mas só temos isso ou devolver o país ao PSDB, com os tucanos no poder o consórcio mídia/PF/MP/judiciario irá deixar os políticos fazerem um pacto de salvação nacional, mesmo que PF/MP/judiciário queira jogar todo o sistema politico na fogo, não creio que a mídia atacaria os tucanos dando um aval para eles reconstruírem o país, sem o apoio da mídia o consórcio lava jato não faz nada.

    1. De fato, o PSDB é o único

      De fato, o PSDB é o único partido que tem condições políticas para fazer um pacto de salvação Nacional. O problema é que o que o PSDB considera salvação Nacional, nem de longe o é…

      a Liquidação de direitos e o austerícidio vão permanecer intactos. se o PSDB entrar, teremos relativa estabilidade no curto/médio prazo, eles elegem o presidente fácil, poisa economia não vai dcolar tão cedo, e eles vão culpar o PT e o PMDB e lá para 2019 ou 2020 a crise social vai explodir. 

      A entronização do PSDB como saída para a crise vai de fato ser uma saída no curto/médio prazo, mas a longo prazo a coisa vai piorar e adiar a solução dos problemas em uns 4 ou 5 anos. Depois desse tempo, o país explode, a esquerda assume terra arrasada, pré-sal entregue, petrobrás entregue, Brasil LEsado, esquerda respeita contratos, até pq não tem força militar para contestá-los, e Tucanos vão viver em Miami felizes com o pé de meia.

      1. Não se iluda Marcelo33, esse

        Não se iluda Marcelo33, esse plano que o PMDB está executando já é o do PSDB!!! O pessoal do PMDB gosta do que é alheio, mas não é de apostar na destruição da nação. Já o jogo do PSDB sempre foi esse. Não só são muito amigos do alheio, mas além disso todos já tem o green card! Ou você acha, realmente, que o çerra é burro?

        1. Ah, sem dúvida o plano que o
          Ah, sem dúvida o plano que o PMDB está executando já é o do PSDB!!! Falo de saída apenas da crise política por que uma campanha pautada na moralidade que põe um notório corrupto no poder é algo que não dá para as pessoas engolirem, nem os coxinhas… Minha prima ultradireitista ontem reclamava que o Temer era uma merda. O PMDB é tão corrupto, mas tão corrupto, que sequer se preocupa em manter as aparências. Nesse sentido, um governo Tucano funcionaria melhor aos propósitos econômicos do golpe, sem contar a eterna espada no pescoço do PMDB, que é a cassação no TSE caso eles saiam da linha do PSDB. Com o PSDB governando sem intermediários, a estabilidade aumenta, pois o ponto de instabilidade que permitiu o golpe é o domínio completo do PSDB do judiciário. Eliminando o intermediário, a crise política some. Em 2018 eles levam fácil jogando a culpa do descalabro no PT e PMDB. A PEC 241 só começará a ter seus efeitos aprofundados lá para segunda metade do próximo governo (supondo que tenhamos eleições normais em 2018), aí, explodirá a bomba social que o PSDB armou. Nessa altura pré-sal, PEtrobrás, BB e Caixa terão ido para o saco já !!!Mesmo que o PSDB caia, a direita vai ter base parlamentar para impedia a esquerda de eliminar a PEC, que vai impedir recuperação econômica e desarmara bomba social do PSDB.

  10. PROPOSTA – 
    Que tal fazer uma

    PROPOSTA – 

    Que tal fazer uma pesquisa- Reportagem Coletiva – como tal em relação à existência de possível organização criminosa de Curitiba???…

    Hoje – segundo os próprios componentes da possível organização criminosa – basta o contexto e evidência do crime para a condenação

    Os contextos e evidências em todos os autos dos processos da LavaJato e nas manifestações extra-autos como, por exemplo, politização e mediatização das delações e, ao depois, dos processos; sequuências política seguidas; cursos nos EUA e de sua Política Criminal atuarial de prognósticos (tabelas); restauração do Direito Penal do Autor e vertente do Direito Penal do Inimigo;  parcialidade seletiva; pedidos de apoio à mídia e de apoio popular; vazamentos de informações; eventos (Dória, premiações da mídia, etc), atitude pessoais e relações familiares – entre outras – somadas aos resultados colhidos (desmonte do país, de empresas de base e de infra estrutura, desemprego, etc), dão margem a crença de possível existência de uma organização criminosa maquiada de legalidade composta e integrada por Moro e membros da denominada Força Tarefa do MPF…

    Prováveis crimes: lesa pátria (LEI Nº 7.170, DE 14 DE  DEZEMBRO DE 1983) e inúmeros dispositivos do Código Penal (contra a paz pública; contra a fé pública; crimes de falsidades; crimes contra a administração pública; dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral; dos crimes contra a administração da Justiça; e outros).

    Em reforço ao proposto acima:

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/266772/Defesa-de-Lula-v%C3%AA-conex%C3%A3o-suspeita-da-Lava-Jato-com-EUA.htm

    Defesa de Lula vê conexão suspeita da Lava Jato com EUA

    247 – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspeita de que Lava Jato esteja colaborando em caráter não formalizado com o governo dos Estados Unidos. Segundo Cristiano Zanin, um dos advogados do petista, revelações feitas na segunda-feira durante depoimento de Eduardo Leite, ex-executivo da Camargo Corrêa, transparecem o problema.  Na ocasião, o delator chegou a dizer que foi procurado pelo Departamento de Justiça americano por intermédio de representantes da operação, mas voltou atrás, após reação do procurador Diogo Castor de Mattos e do juiz Sergio Moro. Em nota, o MPF afirmou que “o assunto em questão é sigiloso” e que, portanto, não se manifestaria”. 

    Nassif hoje no post acima:

    Aqui no GGN fizemos o primeiro alerta, através do comentarista André Araújo, sobre a falta de sentido da Procuradoria Geral da República trocar informações com autoridades dos Estados Unidos, visando processar uma empresa de controle estatal, a Petrobras.. Mostramos que, dias depois da volta dos Estados Unidos, a Força-Tarefa investiu contra a Eletronuclear, depois da visita do Procurador Geral Rodrigo Janot a uma advogado do Departamento de Justiça que até um ano antes servirá ao maior escritório de advocacia que assistia o setor eletronuclear norte-americano. Ontem, na audiência da Lava Jato, confirmou-se a parceria de delação firmado pelo Ministério Público Federal com o FBI, visando instruir o processo contra a Petrobras nos Estados Unidos. Em um ponto qualquer do futuro, quando se recobrar a normalidade democrática – ou na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.

     

    1. E, ainda,
      Paulo Roberto

      E, ainda,

      Paulo Roberto Costa, ex-diretor da petrobras, ouvido ontem por Moro como testemunha de acusação, confirmou que fechou, com auxílio da Procuradoria-Geral da República, um acordo de colaboração com órgãos norte-americanos, onde existem ações onde a Petrobrás é ré, não vítima (video na reportagem)

      http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/266983/Paulo-Roberto-inocenta-Lula-e-confirma-que-Lava-Jato-o-ajudou-a-fazer-acordo-com-EUA.htm

  11. A Democracia é o melhor remédio

    Nesse momento de crise, é que se destacam as pessoas corajosas. Existe uma saída rápida que pode garantir a estabilidade das investigações e evitando que o golpe provoque a ira das massas. Essa solução seria a anulação do impeachment pelo STF. A Dilma nunca interferiu nas investigações, a nomeação do Lula seria para ajudar o governo e não para blindar ninugém.  Dilma se fosse mais arrojada, entraria em contato com Carmém Lúcia, e negociava a anulação do impeachment em troca de vetar a lei de anistia do caixa 2.

    1. Sinceramente ??? Carmem Lúcia

      Sinceramente ??? Carmem Lúcia odeia Dilma, e acho que isso está claro.

      E acho que Dilma à essa altura, está aliviada da bananosa que se livrou e está cuidando de alguém que ela negligenciou a vida inteira, ela mesma.

      As vezes fico com raiva da Dilma, considerando a uma irresponsável com o destino do país, por ter deixado as coisas chegarem a esse ponto, e as vezes a entendo. Sua resistência a renunciar escancarou o golpe e expos os golpistas, e bem ou mal, o povo vai se ferrar por ingratidão.

      1. Ela sabe muito e não pode dizer tudo ainda

        Concordo em relação à Carmem Lucia. Ela odeia a Dilma como todo o PT, isso se não detestar ou menosprezar tudo que for feminino. Eh uma misogina de saia.

        Quanto a Dilma…. Acho que ela viveu algo de muito terrivel desde sua reeleição até o dia de sua despedida. “Vida é dura, senador”. Ela tera muito ainda o que contar sobre esse momento, sobre a Lava Jato, a espionagem americana, as pressões de todoso os lados, a falta de apoio do STF, as chantagens tanto na Câmara quanto no Senado e o pacote Levy… Espero passar esse trânsito e, aposto, que apos 2018, Dilma escrevera um livro que se não  or uma bomba, tera um grande impacto na Historia contemporânea.

        1. Se ela tiver merda para jogar

          Se ela tiver merda para jogar no ventilar, que jogue o quanto antes… a PEC 241 será aprovada no dia 13 e no aniversário dela, dia 14, já será tarde demais.

  12. A Democracia é o melhor remédio

    Nesse momento de crise, é que se destacam as pessoas corajosas. Existe uma saída rápida que pode garantir a estabilidade das investigações e evitando que o golpe provoque a ira das massas. Essa solução seria a anulação do impeachment pelo STF. A Dilma nunca interferiu nas investigações, a nomeação do Lula seria para ajudar o governo e não para blindar ninugém.  Dilma se fosse mais arrojada, entraria em contato com Carmém Lúcia, e negociava a anulação do impeachment em troca de vetar a lei de anistia do caixa 2.

    1. a democracia é o melhor remédio

      Negociação Dlima – Carmém Lúcia? Acho impossível pelo perfil aecista e midiático da presientA do stf (tudo minúsculo mesmo)

    2. Sem dúvida a democracia é a unica saida.

      Mas a democracia não cai em nossas mãos, ela tem que  ser garantida dia após dia. E ai vemos a natureza autoritária deste golpe. O primeiro ato dos golpistas foi terminar com a CGU, e curiosamente muitos que apoiavam o governo, o criticam pelo excesso de Republicanismo.  Ou seja criticam um lado democrático. Violentar a democracia deturpando-a ou a violando como fazem juízes , promotores e policiais sempre afirmando que estão defendendo um bem maior ou a moralidade nos fez chegar até aqui. O problema do país, não é a corrupção, mas sim a mãe de todas as corrupções que é a instalação do autoritárismo. Sob o manto do momento de exceção vemos Aécios e todos os seus comparsas se esconderem enquanto atingem impiedosamente a vida de muitos que ousaram lhes apontar o dedo.  Não eu não quero combater o autoritarismo  com autoritarismo, mas com certeza não gostaria de ver impunes todos estes atos que em nome da moralidade e bons costumes destroem a democracia. Para isto tem-se que resgatar de forma radical a democracia. E a democracia  tem que estabelecer instrumentos  fortes para evitar o autoritarismo.

      1. “e curiosamente muitos que

        “e curiosamente muitos que apoiavam o governo, o criticam pelo excesso de Republicanismo.  Ou seja criticam um lado democrático. Violentar a democracia deturpando-a ou a violando como fazem juízes , promotores e policiais sempre afirmando que estão defendendo um bem maior ou a moralidade nos fez chegar até aqui.”

        Não dá para ser republicano com gente não-republicana. Dilma caiu por confiar nas instituições. É a mesma coisa que ir para um confronto com gente armada desarmado e com o coração repleto de boas intenções…

         

    3. Não há nenhuma chance disto

      Não há nenhuma chance disto acontecer. A carmem lúcia é uma figura minúscula, incompetente até para ministra do stf(não decorou direito), frasista medíocre e está entre os apoiadores do golpe.

      A Dilma já foi humilhada o suficiente e não merece isto. O melhor que ela faz é cuidar da vida dela.

    1. Esqueceu este empresário que governos sem popularidade são….

      Esqueceu este empresário que governos sem popularidade são governos que não tem apoio, logo se ele fizer o sugerido o melhor que pode acontecer com ele é o exílio, daí para pior.

  13. “O primeiro general que bater

    “O primeiro general que bater o coturno em praça pública colocará todos esses golpistas para correr”:

    Sim, mas qual seria a razao do Brasil estar SENDO INDUZIDO a um golpe de estado militar, Nassif?

    So ha uma resposta:  em menos de 4 anos o Brasil estaria enfrentando pressao militar dos Estados Unidos, se nao guerra aberta.

    O Brasil vai virar a Siria da America Latina.

    Que eh o que eu ja estou falando ha anos.

    1. Ivan, se houver uma reação Bonapartista não haverá chance para..

      Ivan, se houver uma reação Bonapartista não haverá chance para reação, Síria só pode haver numa situação geopolítica de um oriente médio com condição de formação de grupos de oposição, estes não existirão.

      1. Exatamente, não vejo razão

        Exatamente, não vejo razão para tal espalhafato militar intervencionista e logo em cima de um dos BRICS! Já não vejo modo de se gerar uma guerra civil semelhante à Síria. Basta que quem tome o poder destrua, imediatamente, a Globo. Sem este instrumento intervencionista poderemos reconstruir o estado. Entretanto, não deveremos dar tempo para que tratados ou cessões importantes à empresas estrangeiras sejam celebrados, porque, como já disse antes: existe o Tribunal de Haia…

  14. Não contem com as FFAA

    Todo ao longo da historia brasileira, as FFAA sempre fizeram parte das conspirações, dos pactos, das intervenções. Estiverem presente tanto na frente das batalhas, quanto nos bastidores das articulações. Desde que o sonho que foi o governo João Goulart, o qual teve um ministério de alto gabarito, jamais repetido, cedeu lugar ao pesadelo da ditadura civil e militar, que não vejo mais os militares como possiveis protagonistas na cena politica brasileira. Durante o governo ditatorial, eles passaram o limite entre estado e não estado. Levaram o Brasil a um tal nivel de repressão que marcou violentamente toda uma brilhante geração  brasileira.

    O argumento de que os militares hoje mudaram não convence quando mais uma vez, desta nos bastidores, deram apoio e avalizaram o novo golpe. E no meio desses, se tem figuras herdeiras da ditadura como Sergio Etchegoyen que faz parte dos timoreiros do governo Temer. Se eles estão com Temer dificilmente baterão o coturno e desalajorarão a quadrilha que se alojou no seio do Planalto Central.

    Não espero nada das FFAA, eles são o que sempre foram. Em todo caso não agirão sem um grande lider que os conduza para o lado oposto ao governo que ora apoiam. O que é preciso é vencer a viciosa Lava Jato, salvar Lula para que ele possa concorrer em 2018. Entre os nomes de possiveis candidatos hoje, so Lula podera vencer o mainstream. E se conseguir reunir uma grande frente, podera recolocar o Brasil nos trilhos e começar uma profunda reforma em todos os estamentos.

    1. Escreva na pedra, Maria Luisa:

      “Todo ao longo da historia brasileira, as FFAA sempre fizeram parte das conspirações, dos pactos, das intervenções. Estiverem presente tanto na frente das batalhas, quanto nos bastidores das articulações”:

      O Exercito brasileiro esta sendo INDUZIDO a um golpe de estado para ser derrubado pelo governo dos Estados Unidos.

      1. Não acredito, vontade não vai faltar, porém a doutrina militar..

        Não acredito, vontade não vai faltar, porém a doutrina militar norte-americana não é mais de invadir nada, podem bombardear e mandar drones, mas tropas passou a época e passou a capacidade desta de invadir, logo para derrubar seria por via política, e conforme o cenário que se avisinha um golpe militar no Brasil, conforme o discurso empregado terá 90% de apoio e os 10% vão para Miami,

      2. plausível

        Só faz sentido ação militar patriótica para destituir os 300 picaretas citados por Lula. Mais mouros, janós, gilmares, çerras e outros iguais.

        Para fechar a globobo e o resto da mídia morogolpista.

        E para repor a única funcionária pública honesta que, ademais foi escolhida pelo povo.

        Resta saber se ainda existem generais patriotas e o principal:

        Se dona Dilma aceita.

    2. É imprevisível o que pode sair daí, não pense numa FFAA do …..

      É imprevisível o que pode sair daí, não pense numa FFAA do tempo da guerra fria. Vaticinar que as forças armadas SEMPRE participaram das conspirações é errado politicamente e históricamente, o tenentismo o que foi? Não foi um golpe de elites.

      O que virá ninguém sabe, eu diria, nem as Forças Armadas, há alguns imbecis como Bolsonaro que pensam que seduzem as forças armadas, porém ele tem grandes problemas, primeiro é um capitão que não conseguiu subir porque não passou em examaes para tanto, logo é tido como BURRO, segundo é um capitão, e como dizia o Coronel Jarbas Passarinho, general não bate continência para coronel, e eu digo, muito menos para capitão que quase foi expulso do exército. Logo não é automático que saia algo de extrema direita.

      1. Tenentismo

        Mas o movimento tenentista partiu dos jovens oficiais de baixa renda do Exército. Não é um movimento que veio de cima, das altas patentes, daqueles saidos das classes médias e altas, da Escola de Guerra, que detinham poderes; era um descontentamento dos mais simples com a rigida hierarquia do Exército e que tinham propostas progressistas para o Pais. Devia ser muito duro o Exército para a baixa patente, até Getulio Vargas, filho da burguesia rural do RS, sofreu um bocado no Exército.

        De toda forma hoje é impossivel haver um movimento nos moldes do tenentismo… As FFAA são suas direções, aqueles que determinam para onde todo devem ir. E esses estão, por ideologia ou manipulação, se submetendo a um governo ilegitimo

        Imagino que se o cerco começar a apertar muito e Temer não tiver saida, pode ser, mas ainda bem pouco provavel, que as três forças se unam e resolvam colocar ordem no terreiro. Isso falo sem saber hoje qual a posição dos comandantes das três forças. Muito provavelmente, continuarão a fazer o que estão fazendo, seguindo tudo de muito proximo, principalmente no Gabinete de Segurança Institucional…

        E lembrando, como alguns fizeram, que nos temos uma presidenta legitima. Precisamos lembrar isso às FFAA e ao STF.

    3. Qual o papel dos militares?

      Não sabemos, pois muita coisa mudou  no país. As academias militares  já foram, há  muitas e muitas décadas atrás, ( lá no século XX) , algumas  das poucas  instituições que davam formação superior no Brasil,  e que abrigavam em seus quadros  os que tinham pretensões bem maiores do que a caserna. Desde a República as academias abrigavam   a idéia de governar.  De lá pra cá, me parece que isto mudou muito.

        E de  lá pra cá, muitos outros contingentes  entraram na briga pelo  poder de estado. Muita coisa também mudou desde a guerra contra o comunismo e das famosas marchas da Tradição Família e Propriedade.  Existem saudosistas é claro ,  e presenciamos isto, porém não é isto que predomina, no momento, o que vemos é uma pulverização total do poder.

      Existem ambíções que vão desde a Polícia, passa pelo MP , deságua no Judiciário que se junta às ambições de  um conjunto de políticos, que se um dia permanenciam silenciosamente no baixo clero, hoje se sentem emponderados. Afora os que como Temer, Geddel,  Renan, Aécio, Serra, Alckmim já viveram tempo demais no poder para abrir mão. Mas o que se nota é que estes lutam apenas pelo poder e para se manter no poder. Tudo que vemos desde que chegaram ao poder, é que não sabem o que fazer, a não ser tramar para permanecer no poder. Para manter as aparências seguiram a primeira proposta  que lhes foi apresentada. Assim seguem a política da PEC, originada de uma cartilha que fisiologistas jamais podiam  adotar, mas que na falta de idéias, adotaram convenientemente para satisfazer os patrocinadores.

      Mas sem dúvida , a realidade vai explicitando cada vez mais este desgoverno e o  vazio de poder, que obviamente será preenchido.  O  clima  criado favorece  sim, o surgimento de um Berlusconi, ou de um Torquemada , mas não creio que seja um  militar. Mas é urgente uma resposta  e não precisa ser o bater do coturno, ( metáfora para um ditador autoritário e moralista que não é necessariamente um militar).  Precisamos de uma resposta urgente à esquerda, e ela precisa  ser uma proposta objetiva e concreta para a economia, e vai precisar de um concerto de idéias e ações, e mesmo traumatizados, precisaremos criar coalizões, que obviamente não podem ser as mesmas.  

  15. Da transição

    “A grande indagação é como será a transição até 2018.”

    Bom, cá com meu botões, suspeito que ela esteja começando exatamente hoje, com a votação das tais das 10 (des)medidas (PL 4850/16). Vão conseguir emendá-la e enfim estancar a sangria?

    A delação do fim do mundo (ou do começo da transição pro desconhecido outro mundo) da Odebrecht já está assinada, só falta sacramentá-la e fazer a promoção dos vazamentos (o devido e o indevido) dela.

    Bom(2), hoje, ou melhor, ontem o Calero foi bater um papo na PF. Sendo boa parte da PF um aparelho do PSDB, supõe-se um reforço adicional para a queda do anão-suíno Geddel, o que abalará sobremaneira a base governista no Congresso, e talvez sendo um tiro no pé no próprio PSDB/DEM.

    Bom(3), a mira do STF no Renan está cada vez mais precisa e ameaçadora. E já tem julgamento marcado.

    Somando isso e mais um pouco… vai que a PEC 241/55 acaba dando aguá, né?

    E como parece que a estratégia de separação das contas de campanha Dilma-Temer também já deu, ano que vem poderá ser das duas uma:

    – Ou dá (ambas as chapas são caçadas no TSE, com a articulação de um bonapartista civil pró PSDB),

    – Ou desce, com “o primeiro general a bater o coturno em praça pública”. Mas aí a todos, golpistas e não golpistas, botando na correria.

    Ou não. Eu posso estar enganado. Se não mexerem na grande parte da Previdência que toca aos milicos, evitando-se assim aqueles desarranjos perigosos na hierarquia, acho que eles vão continuar na deles, sobrando pra nós civis elaborararmos uma transição até 2018 alternativa.

    Quiçá um pacto até legítimo, um que promova entre a esquerda e a direita uma distensão responsável e democrática. Como o Nassif, aliás, desde há muito vem desejando, né?

    Ah, sim: se prenderem o Lula… Ih, já era, podem esquecer esse tipo de pacto. Que aí vai ser uns deuses nos acudam.

  16. A derrubada d Dilma deixou
    A derrubada d Dilma deixou claro que a verdade é o que é determinado pela Globo

    Temer está seguríssimo enquanto representar o seu papel de “líder”

    Salvo para algumas poucas páginas alternativas do jornalismo o país vive pacificado

    1 – Legislativo aprovando o que o governo determina

    2 – O STF e PGR blindando o governo (vide Jucá, Geddel, etc)

    3 – Desmonte da Petrobrás, sem paralização dos funcionários

    4 – Banco do Brasil idem

    5 – A imprensa determinando que está tudo bem, a economia crescendo, etc

    Enfim, encontramos os líder que tanto se procurava

    1. Até acho que é por aí, e há

      Até acho que é por aí, e há umas 3 semanas, concordaria com você, mas o Rio de Janeiro especificamente, não está pacificado. E a tendência é o resto do Brasil acabar que nem aqui. A cont ado Governo para o cidadão ainda não chegou na maior parte do país…

    2. Concordo com você.
      A situação

      Concordo com você.

      A situação descrita por você é o que a globo tenta passar ao país, e, está conseguindo já que 80% assistem SOMENTE a globo.

      Para a maioria dos brasileiros A VERDADE é o que passa na globo. O resto é papo de petralha.

  17. 1. Por enquanto toda a merda

    1. Por enquanto toda a merda que se espalha é “culpa da Dilma”.

    Na hora em que não servir mais esse argumento o culpado sera o Temer.

    Depois desse o Moro, a lava jato.

    Assim, um pacto so acontecera quando a “justiça” atingir tucanos tambem.

    Somente ai todos estarão de acordo em apagar o incendio.

     

    2. Outra hipotese.

    Entre todos os golpistas, apenas eduardo cunha tinha uma inteligencia alem da ponta do nariz. Aecios, marinhos, moros, temers e similares não teriam capacidade de articulação tão bem armada.

    Para tanto so forças externas, capazes de ter acesso ate a conversas de presidentes, ministros,  generais, diretores de estatais.

    Com tantos instrumentos, teriam igualmente a possibilidade e controle da situação, para  apagar o incendio no momento conveniente.

    Como não o fizeram, operam para que a situação se torne mais caotica, criando condições para uma intervenção mais direta.

    Pode parecer absurdo, mas não impossivel. 

  18. Caixa 2

    Quando achamos que tínhamos visto o pior aparece agora a  idéia de APROVAÇÃO DO CAIXA 2. Será que iremos permitir isso? Jucá: parem essa porra…..! Inacrditável Isso será a senha para derrubarmos esse governo e seus apoiadores safados.

  19. A mídia, e ela sabe disso,
    A mídia, e ela sabe disso, tem até 2018 para dizer que o desemprego e a Fanta de crescimento é consequência do buraco deixado pelo PT.

    Até lá ela quer, como representante, apenas o pacote de “maldades”

    Ela espera 2018, sem saber ( mesmo com o exemplo de Trump) que o Brasil estará mais do que preparado para eleger o seu radical

  20. Queda à Vista.

    Sou mais otimista, na minha opinião Temer não emplaca o ano. Renunciará. Temer é um mamulengo não mão de uma quadrilha que vê o cerco apertar a cada minuto. Falta só mais uma gotinha d’água nesse pote de imoralidades. Como as trovoadas são diárias já sabemos o que vai acontecer.

    1. Temer não chega ao fim de

      Temer não chega ao fim de 2017. Mas não renuncia antes do ano acabar…segurou-se por tanto tempo, o que é mais um mês ??

      Acho que Temer sequer chega ao meio de 2017. Temer é só um Flanelinha. Tá tomando conta da vaga para o PSDB, que tem pressa.

      Temer cai em Abril, e só pq o carnaval esse ano é em fim de fevereiro. Se fosse no meio ou no início, cai em Março mesmo.

      PSDB assumir par mim é a pior coisa que pode acontecer…vou acabar defendendo o mandato do Temer…

  21. Penso que…

    … pra sermos justos, a destruição do setor naval, petrolífero e das grandes empreiteiras deve ser um fardo a ser dividido entre o juiz Moro, sim, e todos os dirigentes das empresas envolvidas, e mais os políticos beneficiários.

    Isso se quisermos um mínimo de bom senso e de justiça.

    Atribuir a Moro e aos procuradores, apenas, esse feito, ignora que sempre existiu corrupção nesse meio. Isso me escapa, como diz o Moro…

    1. Concordo 100% com a sua ponderação,

      não há meios de me fazer aceitar qualquer tipo de perdão para as pessoas envolvidas com tudo isto. As empresas devem ser preservadas, e há meios para isto (só ver o que Obama fez em 2009-10 com as mega empresas US que estavam quebradas) mas as pessoas tem que pagar, e muito a sua participação na destruição.

  22. Só duvido dos protestos e revoltas

    Todos, absolutamente TODOS os meu colegas e amigos que bradavam diuturnamente contra Dilma estão há meses calados. Não se ouve um pio, um mísero reclamar da situação, nenhuma sílaba contra qualquer coisa que seja. Isso inclusive daquelas pessoas que já mencionei aqui, os pobres que ascenderam e melhoraram de vida graças ao PT. Não falo só dos meus colegas procuradores, auditores da Receita e outros bem remunerados do Serviço Público: contínuos, terceirizados e agentes administrativos que bradavam contra o PT, estão todos mudos há meses.

    As pessoas não se importavam com a corrupção e o estado do país, se importavam com o PT. Derrubado o PT, Temer e a camarilha podem fazer o que quiserem, que ninguém dirá uma palavra. E qualquer crise, por maior e mais longa que seja, será sempre “culpa do PT”. Qualquer sacrifício será sempre necessário e tolerado como medida para reconstruir o país que o PT “destruiu”.

    Ainda mais que as pessoas se habituaram, nos últimos anos, a terceirizar o seu pensamento para os colunistas e jornalistas da Direita e optaram por emburrecer. Não conheço um único membro da minha carreira que entenda que inflação não serve como parâmetro para arrecadação e teto de gastos. Ninguém com quem converso sobre o assunto entende que pode haver aumento de arrecadação com inflação baixa e vice-versa. Ninguém jamais ouviu falar dos estudos que comprovam que o gasto público (e não o arrocho) é a melhor saída para uma crise econômica…

    1. Alan, a interpretação de Nassif está perfeita e …..

      Alan, a interpretação de Nassif está perfeita e ela leva a caso não for feito nada na direção indicada ela leva a uma INEVITÁVEL saída Bonapartista e leia o que escreverei mais acima.

  23. Quando se chega no ponto em

    Quando se chega no ponto em que um golpe militar seria uma boa coisa é sinal de que o país está no fundo do poço não acham?

    Primeiro fato, vocês estão sendo governados por criminosos. Presidente, senadores, deputados, desembargadores, (especialmente) juízes, todos criminosos que sabem que o barco está afundando e portanto todos tratando de tirar o máximo possível antes de fugirem para alguma ilha paradisíaca.

    Segundo fato, a “democracia” no seu país está morta. Já era, falta apenas o povo perceber isso. Vocês estão em um “salve-se quem puder” aonde já está imperando a lei do mais forte faz um tempo.

    Terceiro fato, vocês não vão conseguir uma saída pacífica, esqueçam. Caiam na real e aceitem que os criminosos no poder só vão cair se forem presos ou mortos, eles não vão se sensibilizar com os seus protestos e não vão deixar o poder pacificamente. Afinal eles nunca foram cidadãos com caráter ou consciência, eles são criminosos.

    E finalmente, é também um fato que vocês estão sob o controle total dos garotos de Wall Street, aonde para eles não existe nenhuma atividade fora do mundo financeiro e para eles não importa quantos milhões morram de fome sem empregos desde que eles continuem recebendo os seus juros para sempre.

    Ou vocês se livram dos testas-de-ferro de Wall Street, ou eles vão se livrar de vocês.

    1. Pra onde vai valente

      Você esta certo, Somebody, então va com sua kalachnijov pra frente do Palacio de Planalto, que nos vamos atras. Mas bem la tras 🙂

      Falando bem sério, teria que levar todo aquele povo do verde e amarelo pras ruas para derrubar o usurpador de la. Senão for assim, continuaremos gritando “olhem o lobo”, e eles la, patetas, batendo palmas para Moros e outras raposas.

  24. O fator determinante para o

    O fator determinante para o Brasil ir ou não pro buraco será a delação da Oderbrecht.

    Com 200 políticos, ex-presidentes, etc. envolvidos não haverá resposta do governo e do parlamento capaz de dar resposta à crise.

    Quem sobra é o Judiciário e as Forças Armadas.

    Temos 2 hipóteses para a saída: Ou FHC assume já ou uma junta militar assume depois.

    Quem diria, aqueles que pediam intervenção militar são os visionários da nova era.

     

     

    1. 2 hipóteses

      Sr. Benedito,

      fegacê só assumirá em 2038. 

      Como vice, na chapa vencedora com ÇERRA45 !

      viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe! 

  25. Depois que a turma da

    Depois que a turma da maçonaria assumiu o poder por intermédio de um golpe de estado, depois que moro e seus rapazes passaram a comandar o país em conluio com a globo, depois que constatamos que o Brasil é órfão do setor militar que está mais preocupado com a criação e controle do inimigo interno deixando os interesses dos EUA sugar o estado brasileiro, depois que a mídia inoculou no país o ódio político… deveríamos aprender uma lição básica que o velho continente, a europa, ensinou ao mundo: FORA DA POLÍTICA NÃO HÁ SOLUÇÃO.

    Nenhum país civilizado no planeta resolveu seus problemas sem a política, é preferível algum grau de corrupção do que viver sem parlamento, sem a mediação política.

     

  26. Não conto mais com uma

    Não conto mais com uma conciliação ou um pacto a curto ou médio prazo.

    Como se tentar chegar a um consenso, hastear a bandeira branca, com quem simplesmente deixou claro à todos que eles é quem devem fazer as regras?

    O golpe foi uma grande ruptura, a noção Brasil como nação, país, pátria, foi simplesmente destroçada nos corações de boa parte da população brasileira. Para outras parcelas a noção de país jamais existiu, uma vez que eles julgam-se estrangeiros que por mero acaso aqui nasceram.

    Impera a noção de que o Brasil deve prover riqueza para poucos, não que todos devem prover riquezas à nação.

    Os golpistas tomaram o país de assalto, comportam-se como se o país fosse um simples patrimonio particular a ser rateado entre eles (não entre todos eles, é óbvio).

    O país está conflagrado, paira um clima de ódio no ar comparável à Alemanha nazista.

    Polícias e demais forças repressivas já não escondem mais o ímpeto brutal (vide àquela foto no matagal da Cidade de Deus).

    MBL e milícias de direita estão com total liberdade de ação (em Curitiba 11 milicianos com armas brancas foram liberados pela polícia após flagrante próximo à uma escola ocupada por estudantes).

    Simplesmente não consigo imaginar qualquer diálogo e conciliação com um Aécio Neves, um Gilmar Mendes, com filhos de Roberto Marinho, com FIESPs, Pentecostais e Policiais políticos da vida. Eles já deixam claro que não nutrem qualquer respeito ou apreço ao país.

    Tenho que concordar com o Ivan da Union: está-se construindo uma Síria ou Líbia aqui no nosso país.

     

  27. “Rio de Janeiro e Rio Grande

    “Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul quebraram. Minas Gerais está a caminho, assim como o Paraná.”

    Nassif, creio que a lista tende a aumentar. Soube de prestadores de serviços que recebem com atraso da Secretária de Educação do Estado de São Paulo. Inicialmente, recebiam todo dia 10. Passou para o dia 15. Já recebem no dia 20. Mal sinal no Estado mais rico da Federação.

  28. André Araujo,
    André Araujo, os nossos doutos juízes são pragmáticos; se dizem modernos, portanto, globalizados e americanófilos. Então, estranhando o quê?

  29. Nassif, perceba que arrocho,
    Nassif, arrocho, contração, desemprego, desinvestimento público são elementos da política neoliberal. Perceba que todos os grupos – legislativo, judiciário, imprensa, amplos setores dos profissionais liberais são neoliberais.
    Perceba que não mudaram a política neoliberal implantada na Grécia, Espanha, Itália, França, e outros, mesmo com a derrocada do emprego e do crescimento nestes países.

  30. Oh! nassif…

    Essa valeu pelo ano…

    E torço para que aconteça logo, antes que a fome ou miséria transforme trabalhadores em criminosos…

    “O primeiro general que bater o coturno em praça pública colocará todos esses golpistas para correr.”

  31. Continuo com o meu ponto de

    Continuo com o meu ponto de vista: enquanto a Globo disser que está tudo bem a multidão de imbecis que forma este pais acreditará. Converse com as pessoas comuns. Eles repetem fielmente o que diz o Bonner.

    Certo estava o ACM: só existe se saiu no Jornal Nacional.

    Se Temer for derrubado será porque perdeu a utilidade.

    Este é um país de imbecis, onde o que a Globo diz é sagrado. Ponto Final

  32. A “solução utópica” seria
    A “solução utópica” seria Dilma voltar visto que foi provado que
    ela NÃO É CORRUPTA e foi tirada por corruptos lesa pátrias e o
    pior,TUDO FOI COMBINADO COM OS EUA SIM,e é questão de soberania sim,o exército tem q agir,tá fácil,prende meia dúzia de
    protagonistas e o resto é café com leite,mas voltando a realidade
    agora,os responsáveis pelo exército não tem culhões para isso!
    Obs:Nassif vc acredita agora q houve complô lá fora?A coisa é
    muitíssima mais grave q pensamos,AA nos alertou sobre essa
    possibilidade em alguns artigos aqui,eee GGN na vanguarda viu!!

  33. Ponto de ruptura.

    Chegamos nele com o impedimento da presidenta Dilma. Nossa nação tinha em curso  evolução social que gerou descontentamentos ampliados pela mídia numa prolongada e violenta campanha contra o governo eleito.  Em 2013 eclodiram manifestações de rua ardilosamente arquitetadas pela oposição ao governo.mostrando o agravamento das relações institucionais. Simultaneamente tivemos violência policial, instalação de estrutura judiciária excepcional que degradou e imobilizou todo ramo do petróleo e de construção pesada no país. A oposição se fez também com uso de redes sociais onde manifestações de delegados e procuradores que atacaram a presidente nos mais baixos níveis civilizatórios possíveis. Neste cenário os efeitos da crise internacional aliada a ação política de Eduardo Cunha inviabilizaram totalmente o governo Dilma. Oportunista da ocasião, temer se apoderou do governo com a mais lamentável composição de ministros e auxiliares. Na falta de qualquer programa de governo, metas e escrúpulos, passou a copiar ações de Margaret Tatcher . Quanto mais este time permanecer empoderado maior será o estrago. Temos falência institucional, crise econômica, falência da justiça e sectarismo social. Não dá para acreditar num retorno a normalidade previsível. Teremos muita sorte se não houver fragmentação territorial no decurso desta loucura

  34. Por incrível que possa

    Por incrível que possa parecer, se o Moro não conseguir inventar um crime para o LULA, ou sabe-se lá se o FBI não venha inventar este crime, o que produzirão será um atestado de idoneidade feito a ferro e fogo que nenhum cidadão do mundo gostaria de conseguir desta forma…

    Ai, será o ÚNICO BRASILEIRO e politico com atestado de bons antecedentes e com capacidade para tirar o país do buraco com o MENOR DANO POSSÍVEL!

  35. Dois tópicos a desenvolver.

    Caro Luís Nassif e equipe do GGN, caros leitores.

    Esta bela crônica da série ‘O Xadrez…’ prescinde de comentários analíticos e críticos de maior extensão. Chamo a atenção apenas para dois tópicos citados, que mercem ser desenvolvidos:

    1º) “Em um ponto qualquer do futuro, quando se recobrar a normalidade democrática – ou na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.”

    2º) “O primeiro general que bater o coturno em praça pública colocará todos esses golpistas para correr.”

    O 1º tópico se baseia na comprovaçãoo cabal daquilo que eu e muitos outros leitores temos denunciado desde que a Fraude a Jato foi deflagrada, mostrando que essa operação midiático-policial-judicial foi a desencadeadora das condições para que o golpe de Estado se consumasse. Nesta semana, quando os advogados que defendem o ex-presidente Lula no inquisitorial processo a que o ele é submetido encurralaram os delatores e procuradores do MP que integram a força-tarefa da Fraude a Jato, o torquemada paranaense ‘pirou na batatinha’, ficou histérico, mostrou o promíscuo conluio entre investigaores/acusadores e aquele que deveria ser o julgador imparcial. Encurralados, pegos de calça curta, delatores, procuradores e ‘juiz’ revelaram que a FT da Fraude a Jato promoveu e intermediou acordo de delação/cooperação com o DOJ dos EUA, à margem da Lei, já que nem a Procuradoria da República nem a Justiça Federal têm atribuição legal e autorização para celebrar esse tipo de acordo. Essa prova cabal de que a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional que serve ao alto comando do golpe, que fica nos EUA, mostra que os que a integram cometeram diversos crimes, dentre eles o de traição, lesa-pátria e lesa-soberania.

    O 2º tópico, embora se restrinja a um brevíssimo enunciado, carrega consigo a indagação que tenho feito há quase dois anos: A presidenta Dilma tinha a lealdade as FFAA? De que lado estiveram e estão essas FFAA? Com a melhor das intenções, jornalistas brilhantes e experientes, como Luís nassif e Jânio de freitas, elogiaram como “irrepreensível” o comportamento dessas FFAA diante da crise política, econômica e intistucional que o Brasil atravessa, há pelo menos três anos e meio. Diante da omissão das FFAA – que depois de vir a público essa trama golpista, que submete o Brasil aos interesses econômicos e geopolíticos dos EUA, se mostra em concordância e apoio tácito ao golpe e aos golpistas – não está na hora de rever esse conceito ingênuo e bem intencionado?

    Sugiro que noutras crônicas da série esses tópicos sejam desenvolvidos a anlisados de forma detalhada.

  36. Nassif,raciocinemos,se o País
    Nassif,raciocinemos,se o País está sendo comandado por corruptos,lesa pátrias e irresponsáveis o q deveríamos fazer?
    Pegar em armas? Ou esperar alguém responsável e com credibilidade resolver isto para a gente,q no caso seria o exército,
    só que entra naquilo q já escrevi aqui,teriam culhões para isso?
    Ou vontade mesmo de sair da zona de conforto e defender o povo!

  37. Perfeito, Nassif

    Conciso, direto aos pontos-chave, mas apontando saídas.

    O Golpe destruiu o que estava bom e piorou o que estava ruim. Penso que teríamos hoje um caminho se a pressão duríssima fosse feita dentro dos limites democráticos, respeitando-se a Constituição.

    O Golpe rompeu o equilíbrio entre os Poderes e instituiu um regime de instabilidade permanente. Nem Temer, nem a esquerda dividida, nem um Bonaparte fardado conseguirão restaurar o equilíbrio, sem os fundamentos da Democracia, da República e da unidade nacional em torno de um projeto comum.

    Se quisermos sobreviver teremos de cortar na alma para criar um sentido de Nação. A hora pede o sacrifício das ideologias, tolerância e união.

  38. A Boa Vontade e a saída para a crise

    Tenho alguma experiência em contratar colaboradores para meu pequeno comércio, afinal já se vão 28 anos de muita luta e esforço.

    Quando faço a entrevista, com o curriculum do candidato na mão, invariavelmente me deparo com uma pessoa inexperiente no tipo de serviço e atendimento que espero oferecer aos meus cliêntes, afinal, cada comércio tem suas normas e procedimentos próprios e leva certo tempo para os auxiliares assimilarem estas particulariedades. Mais ainda, como é um comércio pequeno, onde trabalha a minha família, é necessário uma boa convivência entre todos.

    Nas entrevistas os candidatos sempre tentam mostrar o seu melhor, mas como entrevistador fico observando um ponto em especial, a boa vontade da pessoa. 

    Se tem boa vontade, ganha a vaga.

    No Brasil será preciso encontrar gente de boa vontade para tirar o país de crise.

    Sem boa vontade, não exíste curriculum que livre o Brasil da tragédia, da falência e da conflagração. Simples assim.

    Como levar estas pessoas de boa vontade ao comando da Nação é a função do pacto social a ser entabulado entre as forças vivas do Brasil.

    Será que conseguiremos? 

    Mentes curiosas querem descobrir.

  39. Mesmo na época do PT no governo

    Mesmo na época do PT no governo não havia liderança sem um acordo por trás, feito nos bastidores, era o famoso toma lá da cá

    Todos os projetos, leis, emendas e medidas do governo Lula só foram possíveis por acordos que envolviam somas vultosas de dinheiro em troca do apoio ao governo, por isso a grande falta de representatividade da esquerda no Congresso e a ascensão do que há de mais podre na política brasileira e que domina desde sempre o Congresso Nacional

    Retirado o único impecilho honesto no governo do país (Dilma) agora, neste momento, não há um único ser em que se possa confiar nesse governo, é tanta maquiagem da mídia em cima do governo Temer, que parece que estamos sendo governados por uma equipe “new deal” quando na realidade é uma equipe sem precedentes na desarticulação econômica no país

    Os ladrões que antes cobravam pra aprovar medidas chegaram ao poder e não tem idéia do que fazer: se pressionados pelas reformas do PSDB, o fazem sob o risco do judiciário psdbista ser acionado e prendê-los, e por enquanto esse é o único motivo que move o congresso nacional: o risco de ser preso se não fizer as reformas

    Trocou-se o dinheiro pela possibilidade de algemas do judiciário coxinha e quando a justiça tenta mandar no país, principalmente a nossa, feita de ultradireitistas, boa coisa não dá…

    E aproveitando que a justiça só age quando algum deputado dá pra trás nas reformas do PSDB vão espoliando o país com um apartamentinho aqui e outro ali, isso só como exemplo

    Imaginem o que deve estar ocorrendo dentro dos ministérios, secretarias, bancos e empresas públicas com esse pessoal no poder

    Só imaginem…

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/24/politica/1479945333_954020.html

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1827058-odebrecht-diz-que-caixa-2-a-serra-foi-pago-em-conta-suica.shtml

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2016/11/lula-nao-estao-dando-destaque-ao-apartamento-do-geddel-como-deram-ao-meu-triplex-8458638.html

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36576500

  40. Fora da caverna há luz.

    Muito bom Nassif.

    Bom dia senhores debatedores,

     

    Na mesma linha do r. jornailista, gostaria de suplementar:

     

    Estou torcendo para “caírmos no buraco”. É sério! 

    Que venha o fundo do poço!  Sem medo! Aliás, quero cavar o fundo do poço!

    Noutras palavras, torço para que tudo dê errado. Ah! antes que eu me esqueça: não mudarei para Miami.

     

    A propósito,  torço para que a famigerada  PEC 55 seja “aprovada”. 

    Aliás, vamos combinar, qualquer cidadão ( que não toma  “soma”) sabe que ela JÁ FOI APROVADA.

    O Senado só está fazendo mais um daqueles  papéis, digamos,  hipócrita. Aquela  hipocrisia “nacional” de sempre.

    Para isso usam de debates que não levam a lugar algum; não debatem nada, apenas dizem o que pensam e pronto. Fica fácil perceber que só querem passar aquele “ar” de algo debatido.

    A propósito, é até engraçado  assistir  aos debates no Senado:

    De um lado, o pessoal – normalmente “economistas” que são a favor da famigerada PEC. Do outro, o pessoal que é contra. E ponto final!  Argumenta-se, argumenta-se, argumenta-se com ou sem “gráficos” e nada muda. Nem uma vírgula. kkkkkk .

    Portanto, a PEC é imbatível!  É só uma questão de  maioria para votar. Só isso.

    Pessoal, pessoal, vamos combinar…

    O “debate” veio contido na PEC.  A PEC trouxe em seu bojo “democrático” o debate pré-realizado nos bastidores da elaboração de seu texto “técnico”. 

    Debate, PEC55 , democracia, Brasil  se confundem.

    A PEC é , na verdade, o Brasil debatido.

    Logo, não é preciso “mais debate”, vez que o debate faz parte da essência da PEC.

    A questão agora, após o debate essencialmente pré-realizado, é votar com a maioria que já debateu democraticamente.

    E o  governo   “democrático”, fruto do sufrágio universal ( bastante secreto), porém descarado já votou! 

    Francamente, só não enxerga isso quem tem ‘problema de vista”.

    Vamos combinar né pessoal…

    Nossos “representantes” , agora os da “boca para baixo” do edifício democrático debatedor ,pois,   indiretos, vez que os atuais representam os ESTADOS FEDERADOS falidos da república federativa de direito falida nesse estado oligárquico de direitA estão esperando um pouco.  Sabe como? Dando aquele banho maria para não ficar muito na cara.

    Ademais, está chegando o natal, enfim, daqui a pouco a televisão propagará propagandas do representante-comercial-mor ( vulgo papai noel)  e “as coisas” mudam na cabeça do pessoal que toma “SOMA”!

    Eis a programação de fim-de-ano… “Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou…”Todos os nossos sonhos serão verdade, a ponte pro futuro já começou, hoje a festa é sua!

    E pronto. A PEC é votada e aprovada, publicada, em pleno vigor( sem viagra)  após um longo “debate democrático”.

    Supeita-se que essa PEC vai passar o natal lá no palácio, numa seia daquelas! Não tenham dúvidas!

    Nessa linha, estou querendo cavar o fundo do poço. 

    Que venha nossa convulsão social!

    Estarei “democraticamente” pronto  tirar algum proveito disso. 

    Por fim, vale dizer:

    Pessoal, vocês não vão acreditar! Venham, venham todos!  Lá fora, lá fora!

    Lá fora da caverna há muita luz!

     

  41. Mafiosos no poder

    “ terá que convencer a Lava Jato a atuar racionalmente…” É público e notório que um grupo de meliantes, que estão lotados em uma das estruturas do Estado, estão fazendo uso do seu cargo para revelar         SEGREDOS da nação. Isso além de criminoso e uma aberração. Triste é o comportamento das esquerdas, fica falando pelos cotovelos e não toma uma postura prática. Esses meliantes traidores já deveriam ter sido processados e torcerei muito para que isso ocorra num futuro não tão distante. Quanto ao mercado, QUANTAS DIVISÕES O MERCADO COMANDA?

  42. A culpa pelo estupro é da moça

    Interessante que os EUA primeiro nos aliciam para depois culpar-nos por deixarmo-nos aliciar.

    Todo boicote àquele país é pouco. É de nosso interesse, brasileiros, varrer para longe de nossas vidas pessoais tudo o que tenha origem naquele país.

  43. Este blog é muito pequeno para causar qualquer instabilidade…

    neste governo blindado pela mídia golpista. 

    Está tudo sendo preparado para a eleição do Alckimin em 2018, com Lula ou sem o Lula. São Paulo não entrará em crise e será modelo de gestão nacional.

    1. Caro Drigoeira, blindagem de mídia não resolve problema ….

      Caro Drigoeira, blindagem de mídia não resolve problema econômico, só posterga e aguça mais a reação, quanto mais a panela de pressão ferver com a válvula entupida, maior será o estouro.

  44. O alerta da Tsunami que esta vindo – PSDB e DEM sumiram da mídia

    O alerta da Tsunami que está vindo e o estranho sumiço do PSDB e DEM da grande mídia.

    O PSDB e o DEM, que foram os responsáveis diretos pelo golpe – e que, por uma manobra do grupo de Temer e seus amigos não logrou, ainda, tomar o poder -, de uma hora para outra sumiram dos noticiários da Globo News, da Globo, da Folha SP, do Estadão.

    Não aparecem mais como sendo os que estão dando novo rumo a economia, apesar de Temer estar fazendo tudo o que lhe é mandado pelo PSDB e por sua turma.

    A mídia sempre antecipa os movimentos políticos.

    O próximo passo do golpe esta sendo dado.

    Grandes turbulências sociais politicas e econômicas são inevitáveis, a mudança será grande e não será pacífica.

    No que se refere a economia, esta é a grande incógnita.

    No caso, as mudanças na geopolítica mundial, e seus desdobramentos na lógica do grupo que se apossou do poder não nos permite alimentar esperanças em eventual recomposição econômica.

    É que, não há solução na atual conjuntura política do país.

    Todo o setor econômico, envolvido na cadeia petrolífera, foi desmontado, e este envolvia tanto o papel de protagonista da Petrobrás, mas não menos importante, ainda que coadjuvante, das grandes empreiteiras em colocar em prática toda uma movimentação economica social e politica.

    Este setor foi impiedosamente desmontado, não apenas estagnado, o que explica a paralisia dos demais ramos da economia e a queda brutal da arrecadação

    Entretanto, diferentemente do planejado, nada foi colocado em seu lugar.

    Em primeiro lugar, em razão da rasteira dada pelas raposas do PMDB nos intelectuais do PSDB e DEM (sic), ao lograrem impor um Presidente de suas hostes e, em segundo lugar, pela nova conformação econômica que será dada pelo novo governo republicano. 

    A vitória de Trump é impactante principalmente por isso, esta troca na economia – substituição das empreiteiras como motores do desenvolvimento do país por empresas estrangeiras –  não será feita, daí a anomia total, não há plano b.

    Reabilitar as empreiteiras e coloca-las novamente como propulsoras da economia, que já foi hipótese mais parecida com alucinação ou fábula infantil, hoje volta a pauta.

    O problema, como reabilitar o adversário que você destruiu e coloca-lo novamente no jogo, sabendo que não vai mais poder contar com ele ou cooptá-lo estritamente para compor seus interesses mas, ao contrário, saber que sempre estarão a espreita para devolver com juros e correção toda a perfídia contra eles intentada.

    De outro lado, o destino da Petrobrás, como impulsionador da economia, esta descartado, sendo que as empresas que tomarem seu lugar na exploração, o farão, com sua logística local, em seus países, ou seja,  não movimentarão nossa economia em empregos, impostos, know-how.

    A questão central é esta, o chamado capital nacional, ao tentar se apoderar das imensas riquezas da Petrobrás, se uniu ao capital internacional para a consecução de seus objetivos, e foi, nesse movimento, atraiçoado e destruído.

    Pena merecida? Sim, mas para os executores de tal estratégia, não para o país e seu povo.

    O caso é que, neste compadrio, capital internacional e nacional, a vítima será esfolada e explorada até o final.

    Dessume de tal constatação que, sem esta alteração fundamental, ou seja, protagonismo do estado, não existe retomada possível num horizonte próximo.

    Em outro campo, o que se observa é o próximo passo na alteração do grupo a se instalar no poder de fato.

    O PSDB e o DEM, que foram os responsáveis diretos pelo golpe – e que, por uma manobra do grupo de Temer e seus amigos não logrou, ainda, tomar o poder -, de uma hora para outra sumiram dos noticiários da Globo News, da Globo, da Folha SP, do Estadão.

    Não aparecem mais como sendo os que estão dando novo rumo a economia, apesar de Temer estar fazendo tudo o que lhe é mandado pelo PSDB e por sua turma.

    Neste momento, todas as manchetes dão conta da recessão do “governo “ Temer, medidas do governo, Ministro fez isso, fez aquilo.

    Por outro lado, as notícias dando conta de posicionamentos do PSDB sobre a situação econômica e sobre as alterações que devem ser feitas, como necessárias para o Brasil sair da estagnação, praticamente ficaram relegadas a um segundo plano, somente se fala na Reforma da Previdência, na Reforma Trabalhista…, sem que sejam citados nomes, apenas que são de iniciativa do Governo… Temer..

    Nem mesmo a PEC 241/55/2016, que é a menina dos olhos do PSDB e do DEM, na volta do estado neoliberal, é assumida por estas agremiações políticas,.

    Ora, a PEC não é do governo, a PEC é do PSDB, do DEM, do PP, e também do PMDB, PSB, etc…, em suma é um projeto de governo com diminuição brutal do chamado bem estar social.

    A mídia sempre antecipa os movimentos políticos.

    O próximo passo do golpe esta sendo dado. 

  45. Gostei  muito do texto.Quanto
    Gostei  muito do texto.

    Quanto a análise dos movimentos de rua ainda precisaremos mensurar melhor, pois passado o momento me pergunto o quanto sabemos sobre estas mobilizações.  Aquele movimento das ruas, dos coxinhas e adjacências, está bastante  desaparecido, embora grupelhos de direita se organizem.

    No momento, o que temos é a mídia, mas pouco sabemos sobre os protestos e movimentos organizados e sindicais.A mídia televisiva se cala. A esquerda espia uma culpa atávica procurando os culpados numa autocrítica sem fim. Enquanto isto, milhõess de desempregados andam por aí, mais perdidos do que cego em tiroteio. A mídia nos faz acreditar que o mundo é o que acontece em Brasilia, em  e suas antesalas e mais recentemente nas delegacias de polícia.

    Mas no momento continuou não vendo nenhuma proposta econômica . Enquanto um lado do governo continua seu fisiologismo, o outro tenta implementar  uma PEC  neoliberal que não se sustentará, embora até cair, faça um estrago monumental.

    Confundindo PEC com política econômica, o governo continua a cortar gastos e nada fala de receitas. Continua esperando  capital externo que não virá, o que  só serve para aprofundar mais ainda a crise, e para  retirar direitos de trabalhadores, para facilitar a vida de empresários que apenas esperam e esperam,

     Do outro lado eu vejo muita auto crítica da esquerda, fazendo  a via crucis como se fosse nos levar aos céus. O primeiro bloco político que começar a fazer propostas concretas e objetivas  para a retomada da economia vai ganhar corações e mentes. Mas enquanto se discute  o passado não vi ainda uma proposta econômica concreta. No mundo das previsões continuo vendo nomes, mas não vejo uma reflexão politico economica. Por exemplo, hoje já fica mais do que patente  que se não aventarem novamente a  CPMF, o estado como um todo vai falir de uma forma inviável com esta recessão. Em recente crime,   o governo tira dinheiro do BNDES para pagar os bancos, isto é mostra sua cara,  retirando dinheiro da produção para o sistema financeiro. A continuar o processo  chegaremos ao ponto onde até os defensores de imposto zero vão se curvar.  Já se está muito próximo do limite de uma revolta de maiores proporções se a situação do Estado do Rio se espalhar. Claro que estaremos diante tambem, do risco iminente,  da capitalização por parte do eminente Moro e ou adjacências.

    A unica proposta viável  implica em formas de geração de renda. O cenário rosáceo que Serra esperava, se descoloriu com a subida de Trump, o cenário brasileiro internacional piorou com esta política externa subalterna, e agora subalterna a uma politica externa americana que pode não existir mais. O capitalismo nacionalista americano de TRUMP, ainda vai ter que remar muito para se realizar, ( se se realizar). Ele quer fortalecer o Shale Oil, e indústrias no Estados Unidos. O USA tem hoje milhões de desempregados sujeitos a um sistema trabalhista precário. Eles não precisam fazer reformas trabalhistas para com subsídios do governo se instalarem por lá. A globalização já precarizou suficientemente a força de trabalho americana.   e muitas  industrias podem  se focalizar na terra do Tio Sam. Além disto, o nacionalismo de Trumpo será bastante conflituoso, pois  irá contra os interesses  de republicanos petroleiros, responsáveis, pelo barateamento artificial do petróleo. Este grupo investiu muito na falência do Shale Oil, ( e claro também na falencia da Venezuela e o olho sobre o pré-sal).  Muito do que Trump fará também ferirá outros interesses em Wall Street, mas tudo que fará não será jamais de nosso interesse.Como já disse ele quer apenas o retorno ao Capitalismo de um só pais.

    Alguma coisa nesta briga talvez seja positivo para nós, mas sem este governo, pois só se   tivermos uma politica exterior que fortalecesse os Brics e Mercosul.  Duvido que Temer sequer consiga uma audiência com Trumpo, pois este é do tempo em que o Brasil, tinha capital Buenos Aires. A Europa está presa nos seus conflitos e problemas internos, com uma tendência direitosa, que naquele terreno semeia o nacionalismo e brota nazi-fascista. E aqui, internamente, as coisas pioram, pois a política economica é completamente equivocada, no meio de uma pulverização de poderes, que convergem apenas nas PECs e reformas. 

    Por sua vez estas reformas só tratam de austeridade e corte de gastos, aumentando a pressão no barril de pólvora. Apenas uma proposta  de renda , mais uma vez anti ciclica,  voltada para um mercado interno, unida a um fortalecimento e uniao com os países fora dos grandes mercados vai sobreviver a esta onda nacionalista na Europa e Estados Unidos. 
    E não pensem que esta politica  a la PAC pode ser  exatamente a mesma do passado, pois a conjuntura política e economica  é outra, mas olhando o  exterior  só nos resta olhar para dentro e para os Brics.
     

    Então eu acho que é necessário unir uma frente tendo como base uma proposta economica objetiva e concreta. Caso contrário teremos os nossos problemas agudizados pelos conflitos de principios e de egos  e de nomes.

  46. A Venezuela como maior comprador do Brasil

    Sou economista, aposentado, e acompanho mais ou menos a situação das exportações brasileiras. Não me lembro da Venezuela como maior comprador do Brasil. Nem na América Latina, que acho ser a Argentina.

  47. Caro Nassif, primeiro parabéns, depois complementando o que…..

    Caro Nassif, primeiro parabéns, depois complementando o que tu com a responsabilidade que tem não podes complementar.

    Vamos partir do pior cenário, TEMER NÃO FAZ NADA:

    Como já venho escrevendo há dois anos estes golpistas SÃO AMADORES, e são da pior espécie de amadores, são amadores oportunistas com cada um com seu projeto pessoal de enriquecimento ilícito, além disto agem por extinto, não pensam, não tem estratégia e muito menos sabem o que acontecerá no futuro.

    Os estados da União estão em frangalhos e a solução liberal, ou algo que poderíamos pensar como tal, não tem a menor resposta para a crise, pois a ação do bando de golpistas que atuam mais como uma fração criminosa como o PCC, tomaram conta de um país sem a mínima noção do que fazer.

    A meu ver vamos claramente para uma saída BONAPARTISTA, porém acho que será não a do Napoleão III que foi uma farsa, mas sim do original. A crise tem toda a condição de se generalizar, e digo mais, quando previ já da primeira vez a inépcia dos golpistas não tínhamos ainda a opção Trump no governo norte-americano, e que representa isto, se o apoio externoi ao golpe já era fraco se tornou quase nulo, ou seja, os golpistas estão por sua própria sorte (eu diria azar no sentido negativo) do que qualquer coisa.

    Quando baterem os coturnos eles que não esperem que as portas de Miami estejam abertas para eles, pois a noção de Trump é o fechamento e não da abertura e o muro servirá para barra-los.

    Agora analisando a opção Bonapartista por mais absurda que pareça, pois merece uma análise. Como disse o Estado Brasileiro está em frangalhos e com a inépcia, com a incompetência de Temer, Gedel e Cia (não CIA), a situação vai piorar e muito. Logo vão colocar as forças armadas numa posição constitucional de garantir a integridade do território nacional.

    Em breve, mas muito em breve mesmo, a falência dos estados tirará toda e qualquer condição das oligarquias locais proporem, tentarem ou mesmo sugerirem uma saída. O discurso do empresário mostra a total e completa falta de visão destas oligarquias, que chegam a dizer que sendo Temer um nulo e um burro, deve aproveitar a sua burrice e a situação de quem não tem apoio de ninguém, de fazer algo pior do que ele vem fazendo, como quem está fraco no leito de morte ganha imunidade de fazer qualquer coisa.

    Os economistas que ocuparam o governo desde o tempo de Dilma só fizeram besteira, com uma diferença, no governo Dilma eles tinham um contraponto da própria presidenta que tinha alguma visão econômica, com o incompetente do Temer nem isto tem mais.

    Temer por ignorar ( = ser ignorante) quanto a qualquer visão econômica até no curtíssimo prazo não vai fazer nada, vai ficar como um idiota aplaudindo quem diz na sua frente que ele é um sem noção e sem apoio e mesmo ouvindo isto não esboça a mínima reação inteligente. Com isto os planos que já foram por água abaixo da equipe do PCC golpista que assumiu o governo, vão continuar iguais, mesmo vendo (ou não vendo) que é inevitável a debacle total, a única sinalização que veremos quando as coisas estão realmente degringolando, quando virmos jatinhos de golpistas e seus “empresários” preferidos saírem do aeroporto com os mesmos carregando malas e seus familiares.

    Temer e seu bando vão continuar dando tiros de armas de pressão contra a parede que virá contra eles em breve, vão atirar e recuar na direção do precipício sem se dar conta que os tiros não servem para nada, quando o recuo levar a beira do precipício só terá duas escolhas, se atirar no mesmo ou ser jogado.

    Agora voltando à opção Bonapartista, eles vão esperar até o ponto que realmente não tenha outra solução do que esta. O general de Temer, a única opção militar que os golpistas conseguiram montar na hora que chegar perto do precipício e olhar para trás ou para os lados verá que estará sozinho e as próprias corporações das forças públicas estaduais estarão longe de defendê-lo. O que estão esperando os militares, simplesmente que a situação chegue a um ponto que não precisarão violar a constituição para intervir no país, é só esperar a integridade do território nacional ser ameaçada e aí intervir.

    Vamos analisar friamente, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro a hierarquia está começando a se romper, desde os comandantes até os soldados. As deserções no Rio de Janeiro deserções deixaram claramente expressa que a tropa não segue o comando, e isto é demais para qualquer estrutura rígida como a militar. Provavelmente outros estados irão começar a mostrar o mesmo comportamento, mostrando que as oligarquias locais perderam sua força.

    Sem as corporações militares locais quem defenderá os governadores? E estou falando em defesa FÍSICA e não política, conforme o andar da carreta isto pode degringolar para ações que devido à violência nem poderão ser mostradas no Youtube.

    A cada dia a margem de manobra de Temer se estreita mais, se ele deixar passar mais um pouco a única solução seria colocar o Gedel, e mais meia dúzia que o incriminam diretamente dentro de um avião da FAB, providenciava paraquedas a tripulação, e hora! Infelizmente aconteceu um acidente. Sem isto quem pode ir neste voo será ele mesmo.

    Quanto o que sairá da solução Bonapartista, ninguém sabe, alguns mais apressados pensam que teremos um 1964 de novo, porém aí teríamos um Bonaparte III e não o original, ou seja, os novos golpistas terão o mesmo destino dos velhos, e o tempo de duração será mais curto do que a validade de um Iogurte, que levaria aí a um conflito muitas vezes mais imprevisível e sangrento do que uma real saída Bonapartista.

    1. Aqui no RJ, segundo fontes

      Aqui no RJ, segundo fontes fidedígnas, os batalhões da PM estão se esvaziando rapidamente, a tropa se afasta alegando motivo de “saúde” (financeira ?), há restrições total de combustível, alimentos etc….

      CAOS TOTAL   !!

      1. O tal helicóptero que caiu o governo não pagava a manutenção….

        O tal helicóptero que caiu o governo não pagava a manutenção a um ano, e os bolsonaros da vida pedindo mais dureza contra os “bandidos”. Quais deles, os que atiraram mas não acertaram, ou os que colocaram no bolso o dinheiro da manutenção!

        1. A maioria da viaturas estão

          A maioria da viaturas estão em pátios aguardando manutenção, e as que saem são abastecidas com apenas 20 litros de combustível .

    2. Nas araucarias

          Para quem desejar procurar um “pretenso” Bonaparte, deve ir a Curitiba – NÃO É Sérgio Moro – aliás não é civil, e está tentando, já há algum tempo, viabilizar-se como opção para 2018, ou caso a “Pátria o exija “, pode responder a este chamado.

  48. Quem se habilita?

    NINGUÉM se habilita.

    Assim como ninguém está em condições de se habilitar a firmar um pacto nacional.

    Não haverá pacto. Não haverá saída “por cima”, porque não há mais lideranças com credibilidade no CONJUNTO da sociedade (setorialmente, é claro que continua a haver lideranças).

    Não há mais lideranças políticas, nem lideranças institucionais (que vergonha o STF…), nem lideranças da sociedade civil (quanta saudade da OAB, da ABI e da CNBB da década de 1980…) que granjeiem respeitabilidade perante o conjunto da sociedade.

    Nassif, você conhece a minha posição. Nós precisamos construir uma saída “por baixo” (a partir da sociedade). Uma saída que seja INTEGRATIVA, ou seja, aberta a todos os brasileiros de boa vontade, independente da inclinação ideológica  (ficarão AUTO-excluídos apenas os cabeças do esquema hitórico de dominação – o zero vírgula zero um por cento – bem como aqueles acomeridos da sociopatia fascista, porque recusarão qualquer saída integradora).

    Para isso, precisamos de uma nova utopia.

    Abraços do amigo.

    1. Entendi bem sua pergunta?

      Você quer saber como a queda no PIB pode afetar os dados apresentados? Pois se for essa a pergunta, acho que não muda nada;

  49. “Em um ponto qualquer do

    “Em um ponto qualquer do futuro, quando se recobrar a normalidade democrática – ou na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.”

    Tenho esperança de ver TODOS os integrantes da lava jato presos ou linchados pela população ainda em vida.

    Ah, e os marinho também.

    1. “na hipótese de assumir

      “na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.”

      De direita???? Liderança de direita no futuro é bem capaz de dar um prêmio ao Janot: “Prevaricador emérito”. Livrou a cara do Aécio, do Serra e do PSDB.

  50. Mouro tem como você fazer uma

    Mouro tem como você fazer uma palestra no IME, na ECEME ou na Escola de Guerra Naval, para avaliar, alertar e sondar como tá a situação do país junto ao nosso generalato?  Será que o A. Araújo e o Junior não conseguem facilitar as coisas pra você?  Tal como o falecido prof Bautista Vidal fazia.  Vejo na web lideranças Kardecistas e espirituialistas fazendo palestras nas Academias e Centros Militares falando de futurologia,  chegada da Nova Era, discos voadores, alienígenas,  tecnologias futuristas e que tais,   com a presença e a permissão de coronéis na platéia.  

    Geisel deve tá se revirando no túmulo, ao ver o que os golpistas estão fazendo com o país e a nação. 

     

     

  51. viver para ver tudo isso de novo

    Vinte anos depois do golpe militar de 64 nascia a nova república. 

    Os militares tinham um projeto de país. Consolidaram empresas públicas , avançaram em infra estrutura , reformaram e regulamentaram todo o mercado de capitais , a lei das s.a. , o banco do brasil  ,etc . Elevaram o endividamento externo às alturas , arrebentaram com as finanças do estado , e pioraram a concentração da renda. 

    A nova República já nasce desfigurada com Sarney , um governo fraco e loteado , com cada facção política tentando puxar para si um pedaço do Estado . O país deu calote externo , entrou em processo de hiperinflação e chegou a ter o risco de convulsão social. Naquela época , quem mais alertava para esse ponto era o cientista político Helio Jaguaribe.

     A volta aos eixos levou mais de dez anos : vários planos econômicos fracassados , confisco de poupança , plano real , privataria , congelamento de câmbio , socorros do fmi . Tudo muito lento , muito sofrido , muito desemprego . 

    Nos últimos 15 anos havia a esperança de que tudo isso era passado para sempre. O mercado de capitais deslanchou , o mercado imobiliário deslanchou , o setor petrolífero deslanchou , a concentração de renda arrefeceu , a miséria encolheu , a classe média se ampliou , a divida externa sumiu , o investment grade , a histórica crise externa que não nos atingiu , as sucessivas eleições diretas ……. nunca antes na história deste país. 

    E eis que o impossível aconteceu : a união de forças com interesses particulares consegue se unir e se articular e levar o país de volta há trinta anos . As finanças do estado estão falidas , o desemprego é alto , os juros altos , a fraqueza política permite que pequenos grupos de interesse saqueiem o estado. O PMDB inaugurou a nova república de modo terrível e agora a encerra do mesmo modo . 

     

  52. Traição e medo

    A política externa dos EUA para com a América Latina, notadamente contra as legítimas necessidades econômica, científicas, tecnológicas e militares do Brasil, sempre visa exclusivos interesses norte americanos, em detrimento aos nossos reais objetivos e prioridades. Suja, antiga, manjada ação dos EUA, que lamentavelmente sempre contou com conhecidos entreguistas e traidores do Brasil, civis e militares.

    Pela deslavada traição, dentre tantas incontáveis prioritárias tecnologias postas de lado há muitas décadas, não conseguimos desenvolver a imbatível arma de defesa e de respeito mundial – a poderosa bomba atômica. Collor e FHC, foram os grandes responsáveis por essa monumental traição. Até hoje, não conseguimos concluir o nosso estratégico muito importante submarino atômico, iniciado há mais de 40 anos. Até hoje, não conseguimos desenvolver a completa tecnologia de construção e fabricação de potentes mísseis de longa distância, inclusive, foguetes orbitais para lançamento de satélites. No que tange a fabricação de aviões, pelo que sei, até hoje não somos capazes de ir muito além da construção da fuselagem. O restante da aeronave, importado dos gringos.  Total dependência externa.

    Por outro lado, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, fantástica empresa brasileira de desenvolvimento de tecnologia para a produção dos mais diversos tipos de alimentos, é orgulho do Brasil. Mas também, pode ser vista com grande tristeza. Tristeza, por se a indiscutível prova da traição dos maus brasileiros. Prova que os EUA só permitem o desenvolvimento do que lhes interessa. Prova de nossa grande capacidade quando nos deixam livres para trabalhar.

    A fantástica EMBRAPA, só foi possível, por conta dos imprescindíveis alimentos que o mundo tanto precisa, notadamente, objetivando atender o suprimento dos ricos e poderosos. Por isso mesmo, não sabotaram o desenvolvimento tecnológico da EMBRAPA. Afinal, o Brasil tem grandes extensões territoriais de férteis terras, muita água e grande insolação. Só precisava da EMBRAPA para a produção de grandes ofertas de alimentos. Ou seja, transformaram o Brasil no fabuloso provedor de grandes quantidades de alimentos, a preços reduzidos, para a felicidade geral dos gringos. Preços ínfimos se comparados com o que importamos deles.

    A nova quadrilha que tomou conta do Brasil deixou bem claro, os seus objetivos entreguistas – privatizações. Possuem currículos. De saída, venderam o campo de Carcará no pré sal por uma bagatela, para a estatal norueguesa Statoil. Já estão preparando amplas privatizações no estratégico setor de geração e distribuição de energia elétrica, a preços de bananas, com conhecidos inevitáveis desempregos e falências, jogando mais lenha na fogueira da depressão econômica.

    De acordo com o Jornalista Mauro Santayana, por conta da acelerada desvalorização nos ativos da Petrobras pela atual diretoria, derrubou seu preço em R$ 112,3 bilhões, com redução de 60% do seu valor de mercado, vergonhosa manobra contábil objetivando jogar para baixo os preços dos ativos, acelerando a privatização da empresa. Justamente nas áreas de maiores potenciais de lucro e geração de caixa, como os campos de produção, as termelétricas, o Complexo Petroquímico de Suape, Araucária Fertilizante e Comperje, sendo vendidos a preços de bananas, por 15,7 bilhões a menos do que teria sido possível. Para não falar das distribuidoras de gás e de combustível.

    Nos processos de privatizações de nossas estratégicas e bilionárias empresas, contratamos auditorias externas, como a Price Waterhouse and Coopers várias vezes investigada e multada nos EUA. Muito estranho.

    De acordo com dados do economista do Diese Cloviomar Cararine Pereira, a Petrobras não está quebrada nem precisaria vender esses ativos agora, justamente quando o petróleo está voltando a subir de preços.

    Em plena crise mundial do capitalismo, o gigantesco clima de insegurança gerado pelos golpistas com as devastadoras badernas por todo o Brasil, divulgando todo tipo de escândalos pela irresponsável grande mídia “livre”, destruíram o excelente clima de confiança existente na economia Dilma/PT de até junho de 2013, de pleno emprego e felicidade geral. Empurraram a economia do Brasil para o atual estado de desalento, inseguranças e temores. Grande traição.

    Com a economia ladeira abaixo, falências e desempregos em alta, os golpistas não satisfeitos com os estragos causados, partem para irresponsáveis e inconsequentes privatizações, a preços reduzidos, desmontando exatamente, as empresas conhecidas em todo o mundo como grandes geradoras de empregos e capacitação para pesados investimentos, onde a iniciativa privada jamais iria. São os adeptos do capitalismo sem riscos. Muito bonito.

    Diante do assustador quadro econômico e social aceleradamente configurado, se nada for feito de urgente e de responsável pelos verdadeiros brasileiros, pelos nacionalistas, pelos conscientes e de muita coragem, em breve, estaremos vendo um grande desastre, maior que dos tempos do entreguista governo FHC/PSDB de grandes privatizações, inesquecível sucateamento geral de nossas empresas, de milhares de falências e desempregados, de placas “Vendo” e “Alugo” por todos os lados, atestando a quebradeira do Brasil, assumida e geral. Se nada for feito, estaremos vendo, os desesperados pais de família desempregados. Vendo, toda a juventude, após anos de intensos estudos e preparos, continuar sem chance alguma de arranjar emprego, de sair de casa. Vendo o morro descer em incontida violência urbana.

    Será que outra vez, ficaremos imóveis morrendo de medo e aguardando conhecido desastre?

  53. “Estamos perdendo o Brasil!”

    […o Brasil está sendo transformado num puteiro do capitalismo financeiro internacional, perdendo a soberania da mesma forma que a China perdeu no século 19 …Estamos perdendo o Brasil!”]
    Guilherme Estrella
    (em video no link abaixo)
    http://www.viomundo.com.br/politica/em-desabafo-apaixonado-geologo-que-ajudou-a-descobrir-o-pre-sal-diz-que-o-brasil-esta-sendo-transformado-num-puteiro-como-a-china-do-seculo-19-estamos-perdendo-o-brasil.html

     

    1. Puteiro mesmo tornar-nos-emos

      Puteiro mesmo tornar-nos-emos quando as multinacionais do jogo de Las Vegas aqui aterrisarem sob o belíssimo argumento de que gerarão muitos empregos e aumentarão a receita do turismo. Aí mesmo é nos livraremos de nossas “incômodas” reservas sob a forma de remessa de lucros extraídos do resto de renda que sobrar dos brasileiros desesperados.

  54. Viva o General Eduardo Villas Bôas! Presidente do Brasil?

    O Brasil está a beira de uma revolução devido uma série de indignidades da pessoa humana, cito algumas: impeachment sem provas, excesso de abuso de poder do direto, farra da gastança de dinheiro público com salários acima do teto, PEC 55, entrega das empresas públicas aos estrangeiros, desemprego aumentando à velocidade da luz, falência de Estados, etc. Todos esses ingredientes dentro de uma panela de pressão a fogo alto no fogão à espera, apenas, da obstrução do pino de segurança – a prisão de Lula -. Entretanto, os justiceiros e os políticos corruptos não se deram conta do que pode acontecer quando uma manada de dezenas de milhões cidadãos que perderam a sua dignidade (até de votar) nesse ambiente atual que mais parece uma cena medieval onde a aristocracia do alto do castelo jogava lavagem aos plebeus. Em um breve resumo, segue a cronologia política/policial nacional rumo a hecatombe: suspensão do estado democrático; descrença popular; instabilidade institucional; barbárie midiática, até então, por conseguinte na hipótese da  prisão de Lula: íra social; velórios de pobres Chicos e de ricos Franciscos; intervenção militar; renascimento. Nesse possível cenário dos próximos meses, haverá incessantes manifestações a favor das ‘’Diretas já’’ e, infelizmente, grupos de extermínio infiltrados nas ruas para aniquilar o amigo-inimigo do inimigo, mas quem seria o amigo-inimigo do inimigo? Qualquer um poderá ser alvo, não adiantará se esconder, pois não haverá JUSTIÇA. Doravante, será a vez das forças armadas entrarem em cena e contribuir dolorosamente para estabelecer a ordem pública brasileira.

    Viva, o General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, futuro presidente do Brasil. (Sejamos justos esse militar, até o momento, é o mais sensato de todos os agentes públicos).

    1. Não pira

        Tal possibilidade é nula, tanto o “chinês” como o AE Ademir ( EMCFA ), sequer possuem perfil para atitudes bonapartistas, as FFAA ativas continuarão a respeitar a cadeia de comando e suas obrigações constitucionais

      1. Resposta ao aureliojunior50

        O texto refere-se ao risco de intervenção militar a se continuar a desumana condução do Brasil, e a conduta exemplar do Comandante do exército nesses tempos de instabilidade econômica e institucional.

      2. Junior, não seria tão enfático.

        A quebra do comando das forças públicas militares começou a ser quebrada, vide deserção de dois soldados no Rio de Janeiro e insatisfação das forças públicas do RS e Paraná, é uma questão de tempo.

        Sabes exatamente o que representa para os militares a quebra da cadeia de comando, agora quem vai assumir a bomba não sei, mas que vai aparecer alguém, vai (e não pense em capitães de segunda linha).

    2. O general, até aqui calado

      O general, até aqui calado quanto à deposição da Presidente que o nomeou, talvez esteja tao entusiasmado com o puteiro em que se tornou  o Brasil quanto seus pares. A terrível verdade é que a milicada, salvo alguns poucos nacionalistas é fa de carteirinha dos gringos. Eles adoram ir aos estados unidos para participarem de cursinhos dados pelos pilantras aos néscios sul-americanos, que ficam embevecidos com tanta “bondade”  e “desapego”. Como sao bons os militares americanos! Assim, mantidos na infantil ilusao da Guerra Fria, em que o grande inimigo é o velho Krushev (quase bicentenário), os militares ainda vivem esse lamentável e rançoso anticomunismo, enquanto lambem as botas dos milicos do império. Infelizmente, nao se dao conta de que Lula nunca foi comunista, nem perto! Ademais, China e Rússia sao, hoje, potencias capitalistas. Mas eles preferem ver o Brasil de joelhos, alijado de seus bens e talvez as maiores riquezas do planeta, porque ainda estão vivendo o sonho de serem os valetes dos gringos contra os monstros comunistas. Nao contamos mais com o judiciário e estamos à merce dos escroques do mercado e dos escroques do governo temer/legislativo/rede globo. Deixemos os generais e seus rapazes bem comportados sonharem com o fim do horrível comunismo, enquanto nos tiram o futuro e nossa pátria. Que importa? O importante é o fim aos “comunistas”.

  55. LÁ VEM O BRASIL DESCENDO A LADEIRA…
    E LÁ SE VAI O BANCO DO BRASIL, LÁ SE VAI A CAIXA, LÁ SE VAI O PRÉ-SAL, LÁ SE VAI A PETROBRAS, LÁ SE VÃO OS DIREITOS TRABALHISTAS, LÁ SE VAI A PREVIDÊNCIA, LÁ SE VAI A NOSSA DEMOCRACIA … LÁ VEM O BRASIL DESCENDO A LADEIRA… E TODO MUNDO QUIETINHO ESPERANDO UMA MILAGRE DIVINO! APAPORRA! > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/24/e-la-se-vai-o-banco-do-brasil-la-se-vai-a-caixa-la-se-vai-o-pre-sal-la-se-vai-a-petrobras-la-vem-o-brasil-descendo-a-ladeira/

  56. “Em um ponto qualquer do
    “Em um ponto qualquer do futuro, quando se recobrar a normalidade democrática – ou na hipótese de assumir alguma liderança nacionalista de esquerda ou direita – Rodrigo Janot e seus companheiros, mais a equipe da Lava Jato,  responderão por crime de traição ao país.Agora, trata-se de encontrar a maneira mais rápida de apagar o incêndio que se alastra.”  Eu diria que, também em um ponto qualquer do futuro, perceberemos o inferno no qual o golpista Temer e seus comparsas nos meteram. Não há nenhuma dúvida de que o objetivo do governo golpista é preparar o sucateamento do país. As traições que estão cometendo já estão visíveis. Atualmente, apenas uma pequena parcela da população consegue enxergar a destruição do país sendo engendrada por esses alienígenas. E digo que são alienígenas com a plena convicção de que não são brasileiros. Pessoas que se sentem brasileiras cultuam o país, sabem que o bem-estar de seus descendentes dependem do cuidar das coisas que são nossas. A traição dos golpistas vai ao longe, porque não estão traindo apenas o país do presente, mas também o do futuro e, inclusive, aquele representado por nossas gerações passadas. Eles não têm orgulho de ser brasileiros, têm nojo, asco. Ainda sobre alienígenas, lembrei-me de um filme “Eles vivem (1988)”, no qual o protagonista encontra um estranho óculos que consegue captar a verdadeira face dos golpistas alienígenas. Se alguém tiver a sorte de encontrar algum, por gentileza, repassem para a gente. [video:https://www.youtube.com/watch?v=tlRsaY2LwCc%5D   

  57. Esqueçam o temer. A globo é a presidentA

    Estamos sob o comando da globo. Ela deu o golpe, obedecendo a quem é até agora um mistério, mas dá para imaginar, fala INGRÊIS.

    E ela está mandando destruir o que pode, petrobrás e bb, por exemplo, mas, espero, vai se dar mal. Se tirar o temer, tira quando quizer, só tem outro temer, se tem.

    Estes outros de terninho sãobonecos na mão dela e deles se livrará quando também quizer e or conveniente.

    Golpearam, mas não conseguirão governar: o Brasil é grande.

    O que sobrará? Espero que a primeira que caia seja a irrespons’vel globo, o resto é o resto.

    Soluções: só uma, chamem o LULA. Só ele sabe sair desta desgraça.

    Já guardo uma champanhe para quando os traidores forem presos ( ou extraditados a pedidos para miami).

  58. Eleições gerais agora.

    Nassif, 

    Nada de pacto, nada de conversinha ao pé do ouvido. nada de improvisação etc etc etc.

    A saida é ELEIÇÕES GERAIS JÁ.

    Não tem outro jeito!!!

    E é o unico caminho legal, legitimo,!

     

  59. Não tem jeito mais.Só um

    Não tem jeito mais.Só um golpe militar.Zera o jogo,marca eleições pra ou 2018 ou 2020 junto com as municipais,ate la,essa conflagração tera diminuido.Além de que,os militares iriam parar,com esse entreguismo do nosso patrimonio,que a dupla temer-serra estão promovendo.Não vejo outra saida.

  60. Delirios

        Em momentos complicados, ainda mais nesta época de “redes sociais” e a “pós verdades”, a de se ter ainda mais capacidade de analisar situações e reconhce-las como realmente são, e não, como é comum nos “facebookianos”, partir para o delirio, pois muitos irão crer nestes delirios e propaga-los, como ocorreu recentemente, semana passada na região do vale do paraiba, entre SPaulo/RJ/ MG.

         Alguns observaram uma grande movimentação de tropas do exército, com apoio FAB, e publicaram besteiras sobre uma preparação de um golpe militar em andamento, inclusive com a utilização de unidades GLO e “manifestantes” sendo por estas controlados.

          Não foi nada disto, nem perto, pois todos os anos, desde 2012 é realizada a Manobra-Escolar da AMAN, que representa o término do ano letivo nesta academia, e sempre em conjunto a esta manobra, a BgdPqd do RJ realiza na cidade maravilhosa ( região dos afonsos e deodoro ), uma operação paralela a ela, a ” Saci “.

           Portanto faz-se necessário, para os que ainda raciocinam, que certas noticias e mais ainda, certas “postagens”, sejam analisadas serenamente, pela ótica da realidade, pelo cérebro, não pelo figado, afinal se quem ainda consegue reagir racionalmente, cair na esparrela de corroborar e propagar  informações sem sentido, ai realmente estaremos perdidos e merecedores de algum “salvador da pátria”, sabe-se lá de onde este surja.

            Podem até não concordar, me jogar as feras, ou me classificarem de “poliana”, mas a unica solução atualmente apresentada aos democratas, independente da ideologia, é buscar chegar as eleições LIVRES em 2018, realizada entre os representantes da sociedade civil, que mesmo após a tabula rasa, a hecatombe, causada pela “lava-jato” e os “republica velha” de Michel Temer et caterva, ainda deverão existir.

             A “opção militar” NÃO é uma opção, seria uma derrota institucional e pior ainda, de toda a sociedade, que me lembraria a um general de ’64, que falou : ” Vcs. fazem as merdas e depois querem que nossos tanques as corrijam, que saiamos dos quartéis para resolver a situação e depois entregue o País a vcs. de novo, mas agora não será assim ” _ este interregno durou mais de 20 anos, então tenhamos cuidado.

  61. a hora da verdade

    golpes, golpes por toda a parte

    no Brasil:

    – passei pela Dutra e vi a movimentação das tropas no sentido de Resende. era claro que se dirigiam de volta para a AMAN;

    – os coturnos não são uma solução. depois, ninguém mais sabe o que vai acontecer, nem mesmo eles. recordemos:

    1.  em seu discurso de posse em 1964, o Castelo Branco garantiu a realização das eleições presidenciais no ano seguinte. passaram-se exasperantes 25 anos até a volta das diretas já. Castelo Branco morreu numa manhã de céu azul em 1967, quando o avião em que estava foi atingido em pleno vôo por um caça da FAB;

    2. Costa e Silva pretendia assinar em 7 de setembro de 1969 a emenda de extinção do AI-5, editado por ele mesmo no ano anterior. alguns dias antes sofre um derrame cerebral.

    no EUA:

    – está em curso uma tentativa de golpe nos EUA. avança campanha por recontagem dos votos. no limite: guerra civil 2.0;

    – EUA experimentam agora internamente a desestabilização que por décadas promoveram em muitos países;

    – Turquia e Venezuela já declararam ao mundo: “Não somos o Brasil!”. chegou a vez do EUA de Trump dizer o mesmo: ”Brasil só o Brasil, o país da elite mais vendida da face da Terra”.

    p.s.: com o Rio de Janeiro sublevado contra o austericídio de Pezão e Temer, ainda assim insistem (lulismo e cia.) em fazer de um domingo na Av. Paulista o epicentro da luta contra os golpistas. vaidade desmedida, apenas superada por uma ilimitada insensibilidade política quanto a dinâmica dos fatos em curso. foi assim que o golpe foi dado, fácil, fácil…

    .

    .

     

    1. Caro Arkx, realmente os coturnos são a pior solução possível,…

      Caro Arkx, realmente os coturnos são a pior solução possível, entretanto não por vontade mas por honestidade intelectual vejo se não houver uma GRANDE correção de rumo, certamente teremos uma intervenção militar.

      Mas quem poderia fazer esta grande correção de rumo, vamos testar as hipóteses:

      Temer: A única solução para o mesmo seria uma bela renúncia com um posterior exílio voluntário para que todos esquecessem dele (o que não seria muito difícil), porém esta renúncia só não criaria mais dificuldades se fosse feita antes do fim do ano para provocar eleições, o pais entraria rapidamente em outro ritmo e se tivéssemos sorte teríamos uma saída.

      Congresso: Com os ataques da Lava Jato, somente se o presidente do senado também fosse rápido e conseguisse também a saída de Temer antes do fim do ano (se repete aqui o mesmo problema do item anterior).

      Judiciário (STF): Se o mesmo não tivesse poluído e partidarizado como está, também copiando a presteza que é necessária, porém pedir presteza do judiciário é pedir que uma tartaruga ganhe do coelho sem precisar trapacear.

      Qualquer solução que passe por uma eleição indireta pelo congresso, só posterga mais um pouco o caos, pois o PSDB vai tentar assumir e terá resistências de todos os lados.

      Desta forma, não agindo os atores que deveriam agir no momento certo (Temer, Congresso ou Judiciário) ou se continua com Temer e o caldo entorna mais rápido ou caímos na subida do PSDB ao poder, e o caldo entorna um pouco mais tarde porém com mais violência e tumultos.

      Com as duas soluções que parecem que serão levadas adiante, Temer+PMDB ou Alguém+ PSDB, a crise se agravará, os problemas surgirão de dentro das próprias corporações que deveriam defender as oligarquias locais, levarão a situações de impasse tipo ocupação de palácio do governo, atentados contra governadores ou outras merd@s, que por mais que não queiram os militares terão que intervir, depois disto como disseste, vem a pior das soluções.

  62. Da transição(2)

    Ó, Nassif, de bandeja, título para o seu próximo xadrez: Xadrez da Renúncia do usurpador.

    Nada como um dia após o outro, né? Ou melhor, nada pior.

    1. Parece a única solução, porém renúncia antes do final do ano!

      O tempo é pouco, e o Temer vai ficar mais agarrado no poder como merd@ em sapato, e não sairá tão cedo.

      1. Então, Rogério…

        … mas aí o Temeroso teria que se livrar o mais rapidamente possível dos malcheirosos “penduricalhos”. Por exemplo, colocando um Geddel 2 no lugar do original, ao mesmo tempo saciando a grande mídia chapa-branca e evitando a revolta da base parlamentar aliada. E aí se ganharia mais um tempinho pra se continuar impunemente a fazer merd@, claro.

        Aliás, tem um dado novo aí, o desmonte da equipe da PF do Lava Jato: https://jornalggn.com.br/noticia/pf-nega-mas-temer-esvazia-forca-tarefa-da-lava-jato-em-curitiba-por-leandro-mazzini

        Não sei bem o que isso quer dizer ainda, ou no que vai dar, ou…

        Ou sei: uma forcinha do PSDB (via Ministro Kojac)? Um recado ao Temeroso de que, após a mega-delação Odebrecht, não haverá futuros desdobramento/aprofundamentos nas investigações e/ou vazamentos não controlados e não autorizados contra o PMDB, seus caciques e os 300 picaretas que orbitam em torno deles?

        Enfim, eu também não acredito na renúncia, pelo menos não neste ano. Creio que a nossa elite burra, preconceituosa e autoritária (desde a econômica, passando pela da comunicação, até a corporativa estatal, leia-se Judiciário) já está mais do que ciente da extrema cagada que foi dar poderes sobrenaturais tais ao Lava Jato e ter manipulado tudo que envolveu o  impeachment. E a verdade, a verdade mesmo, é que agora ela não sabe mais como agir, a não ser administrar dia após dia o pipocar ingovernável das microcrises diárias.

        Que é melhor sustentar um “maestro” canhestro do que apostar todas as fichas numa absoluta incógnita, né? Também porque o revanchismo da esquerda em geral ainda está à flor da pele, e precisaria de uma situação verdadeiramente caótica pra essa elite enfiar o rabo entre as pernas e procurar alguma “composição” com inimigos ideológicos.

        Enfim(2), e quanto aos militares… Também acredito que está fora do horizonte próximo eles intercederem por iniciativa própria. Em meio a toda essa balbúrdia nacional, a unidade que eles representam deve ser firmemente preservada. A não ser… pela inviabilidade de todo e qualquer pacto civilizatório, e então se faça um chamamento civil pró-forma, com o, hum, devido verniz legal, numa nova etapa, mais crítica, do golpe, na tentativa de golpear-se os múltiplos golpes que lhe sucederam.

        Mas acho que a gente ainda não chegou lá, viu, Rogério?, no caos mesmo (quando da raspa do tacho, como no final da era FHC). Acho que ainda não se atingiu a “carne”, ainda estamos queimando a gordura/atrofiando a musculatura social e econômica acumuladas nas gestões Lula-Dilma.

        Enfim(3), com renúncia ou sem renúncia, amanhã não seremos nem Argentina, nem Venezuela, amanhã poderemos ser coisa pior: uma mistura explosiva do que já fomos, numa sarneyzação agora SEM as promessas e perspectivas de uma Constituição Cidadã (que essa aí foi deixada, desde o ano passado, falando sozinha, né?)

  63. O instituto do voto  no

    O instituto do voto  no Brasil( e em outros lugares) é uma farsa.  A democracia(desde sua origem) é corrupta por sua natureza de maioria( que sempre é no máximo mediocre). Precisamos da constituição de uma aristocracia  oriunda dos diferentes estratos sociais para dirigir o Estado e definir seu rumo.

  64. Sobre generais batendo coturno

    Nassif termina com:

    O primeiro general que bater o coturno em praça pública colocará todos esses golpistas para correr.

    Só pra constar: não precisa das Forças Armadas unidas.

    Aliás, não precisa nem de um general.

    Basta, aí, um coronel liderando um pequeno mas estridente grupo. E, claro, os microfones abertos depois que o pequeno grupo for derrotado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador