Xadrez da teoria do caos

Peça 1 – guerra entre poderes

O quadro atual transcende as análises lógicas, as correlações racionais. O golpe em cima do pilar máximo de uma democracia – o mandato de uma presidente eleita – desestruturou o equilíbrio institucional do país.

Os eventos se sucedem aleatoriamente e criam uma dinâmica própria, sem que surjam forças moderadoras. Procuradores insuflam as ruas, presidente de Supremo se comportam como líder sindical, no Executivo um presidente tatibitate cercado de assessores do pior quilate. E, nessa salada, uma confluências de episódios potencializando a crise.

Na segunda-feira, o Ministro Marco Aurélio de Mello tomou a decisão isolada de acatar a liminar da Rede e afastar o presidente do Senado. Havia antecedentes no próprio caso Eduardo Cunha. Aceita a denúncia contra Cunha, não poderia mais ser titular de um cargo – no caso, Presidência da Câmara – na linha da sucessão presidencial. Sucedeu o mesmo com Renan, com algumas especifidades.

Há procedimentos políticos a serem respeitados. No caso, decisão desse calibre, que envolve um conflito entre poderes, não poderia ser tomado individualmente por nenhum Ministro.

Como resposta, o Senado decidiu não acatar a liminar, afirmando que aguardaria a manifestação do pleno do Supremo.

Nesta quarta-feira, o pleno do Supremo analisará a liminar de Marco Aurélio. Há três possibilidades:

Hipótese 1 – Acatar integralmente o voto de Marco Aurélio de Mello.

Hipótese 2 – Acatar em parte: ele continuaria na presidência do Senado, mas não poderia se habilitar à linha sucessória.

Hipótese 3 – Não endossar a liminar.

A Hipótese 1 é defendida por Marco Aurélio. A linha sucessória tem que ser analisada como um bloco único, no qual não poderia haver autoridades processadas.

A Hipótese 2 é de Celso de Mello: o político processado pode permanecer no cargo até o momento que se configure qualquer forma de sucessão. Só seria afastado nessa hipótese.

Com a decisão do Senado de não acatar a liminar – embora em uma nota ponderada, informando aguardar a decisão do pleno – decide-se a questão: o Supremo endossará integralmente a Hipótese 1.

No final da tarde, os Ministros estavam imersos em dúvidas institucionais: e se o Senado não acatar? O Supremo convocará força policial para cumprir a determinação? O Senado manterá Renan na presidência, mesmo correndo o risco de todas as decisões serem anuladas?

A maior probabilidade é do Senado acatar a decisão final e afastar Renan. Trata-se do mais grave conflito institucional desde a redemocratização e a humilhação imposta ao Senado, com sua autoridade sendo questionada não por Marco Aurélio, mas pelos moleques da Lava Jato, deixará sequelas que perdurarão no tempo.

Peça 2 – a autocontenção e a Presidente sem noção

A Suprema Corte norte-americana adota o sistema da autocontenção. Ou seja, as votações devem observar o momento, as circunstâncias, para não atiçar os ânimos, em tempos de conflagração política ou social.

Aliás, foi a observância desse princípio que levou o Ministro Teori Zavascki a adiar por tanto tempo a decisão sobre Eduardo Cunha, com efeitos deletérios sobre a democracia, saliente-se.

Agora, tem-se na presidência do Supremo uma Ministra, Carmen Lúcia, obcecada por manchetes, sem noção dos impactos de suas palavras e atos sobre o ânimo nacional.

Em meio ao terremoto pós-impeachment, colocou sucessivamente na pauta o julgamento de Renan Calheiros, a ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) sobre a manutenção no cargo de presidente do Senado para alguém processado.

Fez mais, ao contrário do que apregoou em sua posse, não definiu um prazo para os pedidos de vista. Com seu pedido de vista, Dias Toffoli paralisou o julgamento da admissibilidade de abertura de processo contra Renan, provocando a irritação de Marco Aurélio.

Carmen Lúcia só não colocou em votação com a ação de José Eduardo Cardozo questionando o mérito do impeachment, porque ela tem lado.

Assim, cria-se o caos rapidamente:

1.     Renan anuncia a intenção de apurar salários acima do máximo constitucional e a lei contra abuso de autoridade.

2.     Há uma reação de alguns setores do Judiciário e , imediatamente, Carmen Lúcia se apresenta como a frasista sindical, sem a menor noção sobre o peso institucional do cargo, e coloca em pauta o julgamento de uma das ações contra Renan.

3.     Nos momentos seguintes, os procuradores da Lava Jato colocam lenha na fogueira, mirando no presidente do Senado.

4.     A turba assimila o discurso e investe contra Renan.

5.     Marco Aurélio aceita a liminar e ordena o afastamento de Renan.

6.     O Senado reage e não aceita a ordem, aguardando o julgamento do pleno.

7.     Para não criar um grave precedente – uma ordem do Supremo desobedecida –o Supremo deverá engrossar na decisão.

8.     Ao mesmo tempo, o Procurador Geral da República pede o afastamento de Renan e Romero Jucá, as duas âncoras de Temer no Senado.

9.     Gilmar Mendes atropela todos os limites, ataca Marco Aurélio, opina sobre matéria que irá julgar e consolida-se definitivamente como o intocável – para vergonha de um Supremo tíbio, que há tempos deveria ter imposto limites em sua atuação alucinada.

E, nessa balbúrdia inédita, uma presidente de Supremo sem noção que poderá irromper a qualquer momento com uma frase de efeito, açulando ainda mais os ânimos, acrescida de um Ministério Público sem comando.

Peça 3 – os desdobramentos

Como salientado no início, não há mais previsibilidade nos eventos políticos e econômicos.

De mais certo, tem-se o fracasso precoce do governo Temer e do Ministro da Fazenda Henrique Meirelles – uma espécie de Felipão da economia. Temer se tornou disfuncional.

Ao mesmo tempo, há indefinição completa sobre os próximos passos. De um lado, o PSDB ajuda na desmoralização de Temer, mas não ousa pegar para si o cálice da recessão econômica. A imprensa se tornou uma biruta de aeroporto. Não mais conduz: passou a ser conduzida pela irracionalidade das ruas.

Nas ruas, há pólvora no ar, tanto pela ultradireita comandada pela Força Tarefa da Lava Jato, quanto dos funcionários públicos sem salários no Rio de Janeiro e, em breve, por outros estados da federação.

O jogo se encaminha para duas possibilidades:

1.     A localização de um nome capaz de conduzir a transição. Até agora, o mais forte é o de Nelson Jobim.

2.     A possibilidade de eleições diretas, cada vez mais concreta.

Luis Nassif

114 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o Brasil fosse um país

    Se o Brasil fosse um país sério, e não uma republiqueta de bananas, a Presidenta Dilma reassumiria o cargo e completava seu mandato.

      1. Tenho certeza de que o pmdb

        Tenho certeza de que o pmdb nesse momento quer a volta de Dilma. Só não o faz porque não tem como enfrentar os que o próprio pmdb ajudou a ir pra rua pedindo impeachment de Dilma. Se houvesse no cenário político atual um ator com o mínimo de carisma e virtú maquiavélica, já teria tomado o poder facilmente, pois nunca vi um país tendo só personagens de terceira categoria em postos-chave do poder. Chega ao ponto de tornar hoje, por comparação, Renan Calheiros um estadista. Estamos fodidos e nem pagos -rs 

        E sobre a reforma da previdência, era menos desumano decretar o fim da previdência pública do que impor 49 anos [e não 50 pro povo não perceber que é meio século de trabalho] de contribuição. Só nisso na parte rural do país volta-se quase à idade média. 

        1. Acho que não… se apoiassem

          Acho que não… se apoiassem Dilma, o PSDB e o seu judiciário iam tacar todo mundo na cadeia, e Dilma e seu republicanismo, não iam impedir.

          O PSDB manda em todo mundo na base da chantagem. Quem não entra na linha, vai para a Cadeia. Tucano não só fica solto, como escolhe quem vai preso.

  2. Nassif, toda esta merd@ em relação a reforma da Previdência….

    Nassif, toda esta merd@ em relação a reforma da Previdência é um cocozinho.

    O que estão tramando contra o povo brasileiro é o mais TORPE, CRUEL, ASSASSINO e……. (espaço para quelquer palavrão) que se tem notícia na história do Brasil, nunca se propôs tamanha ignomínia.

    49 anos de contribuição para atingir o teto

    65 anos de idade mínima que subirá com o tempo.

    ESTA É A PAUTA.

  3. Renan será inabilitado para

    Renan será inabilitado para substituir o Presidente da República. Para isto, não precisará perder o cargo de Presidente do Senado.

    Esta será a decisão do stf.

    Com isto, não desautoriza Marco Aurélio, aplaca a revolta dos senadores, atende o Palácio do Planalto que terá um aliado, na Presidência do Senado, para tocar a pauta do Executivo até o recesso parlamentar, mantém a oposição fora de um cargo estratégico, Carmen Lúcia sai bem na foto como pacificadora e Gilmar Mendes corre o risco de ter um infarto.

    A Lei de Abuso de Autoridade se torna mais necessária do que nunca porque o que Marco Aurélio fez foi usar o cargo e a ocasião para se vingar de seus desafetos no stf e no poder legislativo.. Foi abuso de autoridade na veia contra o Presidente de um outro poder.

    Ainda aposto em eleição indireta e o substituto de Temer será do PMDB. Não será Jobim pois ele é da periferia do partido e Jobim não vai entregar a principal mercadoria dos políticos: “estancar a sangria dessa porra”.

  4. Meus caros,
    Política também é

    Meus caros,

    Política também é timing, assim como futebol. (Voce se lembra quando estava 3×0 para a Alemanha naquele fatídico 2012? O Meireles, quer dizer, o Filipão, abestalhado no lado do campo, sem nada fazer. Deu no que deu). 

    Ídem PT, CUT, MSs e etc, aderirando ao mantra  “Não vai ter golpe”, à espera uma interseção dos santos, um milagre.

    E foi só.

    Acontece que em política como em ciência e arte, milagres não existem. Uma obra se dá com 10% de inspiração e 90% de transpiração. Voces podem meter o  pau da globo, estadào, folha, veja, etc. Mas eles lá, trabalhando todos os dias sem parar repetindo suas pós-verdades à exaustão 247. 

    Então , centrais, pts, movimentos e nós, os “bundões”, temos que deixar de lado os teclados, livros, velhos cds e todo o conforto da vida moderna e ir para a rua.     

    Teremos capacidade de reagir?  

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  5. Nassif, por favor, esqueça

    Nassif, por favor, esqueça esta triste figura que adulterou a redação da constituição (já esqueceu?).

    Nelson Jobim é dose! Nos poupe…

  6. Eu acho engraçado voce
    Eu acho engraçado voce considerar como grave o ato de desobedecer o supremo quando este supremo é composto por criminosos e incompetentes que DEVEM ser desobedecidos e presos o quanto antes, Nassif.

    1. Para aceitar esse

      Para aceitar esse afastamento, é melhor fechar o senado e a câmara, e substitui-los pelo Supremo. No caso, uma PEC passaria a precisar de maioria simples no pleno do supremo. É melhor deixar o poder legislativo na mão do supremo e economizar salários de deputados e senadores.

  7. DIRETAS E CONSTITUINTE JÁ !

    Diretas apenas já não basta, diante da loucura geral que acometeu as instituições. Sem reformas política e no judiciário o Brasil continuará uma República de Bananas. 

    Basta colocar uma perguntinha básica para se compreender a situação: vocês acham que essa “turma” de Lava Jato e STF aceitaria LULA na presidência ? Pois é.

  8. Caro Nassif,
    Você esqueceu um

    Caro Nassif,

    Você esqueceu um dado importante. Saindo Renan, entra Tião Viana, do PT, que se prevê que suspenderá a votação da PEC-55. O que ocasionaria a possível suspensão das propostas economicas de desmonte da economia brasileira, exigida pelo “mercado”.

    Outra possibilidade que li, diz respeito que o PGR pediu suspensão de 4 senadores (do PMDB envolvidos em falcatruas na construção da usina de Belo Monte), mas que também teria um 5º senador, cujo nome só seria apresentado depois (Tião Viana?), para não impedir a suspensão das propostas econômicas do governo Temer, mas que demonstraria o apoio determinado do Judiciário a estas propostas.

    Quanto ao Renan, mesmo que nesta quarta feira consigam adiar sua suspensão para o fim de seu mandato, ainda resta a possibilidade de após aprovada a pec-55 no dia 13, no dia seguinte ele ser suspenso, e ele pode também antes disso aprovar a questão do abuso de autoridade do judiciário e a investigação sobre a transposição do teto salarial nessa categoria.

    E o principal, a inferferência de um terceiro poder (não eleito, mas indicado/aprovado inclusive pelo senado) se sobrepor ao Senado!

    Vivemos dias interessantes. Será curioso como conseguirão contornar essa situação, que novas regras da Constituição serão quebradas?

    E agora com a aprensentação da Reforma da Previdência, em que boa parcela da população trabalhadora é afetada diretamente e não mais conseguirá se aposentar. Qual será o resultado disso?

    Alguns escrevem que o POVO é bobo e pode ser enganado, mas durante quanto tempo? Afinal a classe média também será afetadal.

    A resistência dos trabalhadores tem se evidenciado por todo o mundo, Brexit, eleição de Trump, agora na Itália, na Espanha a situação também é complicada querendo impor mudanças na legislação trabalhista..

    Os ataques aos trabalhadores foram muitos, principalmente baseados em falácias e mentiras com a ajuda da imprensa, que criaram um ambiente fantasioso de culpa das conquistas sociais dos trabalhadores na situação econômica (mais uma vez!!!).. Até quando conseguirão manter essas fantasias?

    Não assisto noticiário da tv, mas acredito que tenha sido bastante caótico eles explicarem tora essa situação. E como disse o POVO não é bobo. Quando mecherem no bolso deles as coisas se tornarão mais claras. As mentiras serão reveladas e as cobranças surgirão.

    1. Mas não tem povo para eleger

      Mas não tem povo para eleger um congresso que dê 3/5 a esquerda para revertera PEC. Nem em 2002 a esquerda sequer chegou perto disso.

      A PEC só será derrubada a força.

  9. Vejo cada vez mais provável

    Vejo cada vez mais provável uma terceira opção, algum tipo de golpe do Judiciário – com apoio popular e militar, claro – pra restaurar a ordem, passar as reformas draconianas, adiar eleições e, bom, daí pra frente tudo poderia acontecer.

  10. Nassif, 
    Acho que você está

    Nassif, 

    Acho que você está superestimando as manifestações recentes de apoio à lava jato (não que devam ser subestimadas). Pelas informações, essas manifestações foram um fiasco e acredito que se deve aos organizadores nebulosos delas. Existem notícias desencontradas que foram combinadas com o palácio do planalto, como forma de blindar (se é possível isso) o temer. 

    Meu maio receio, são aqueles que (ainda) não foram às ruas, que tudo assistem e (ainda) não reagem pela preocupação cotidiana das contas à pagar e manter empregados. Vamos ver como se comportarão, pois são os mais prejudicados pela grave crise economica brasileira.

     

  11. Até que enfim caiu a ficha!

    “O quadro atual transcende as análises lógicas, as correlações racionais.”

    Atual mais ou menos, né? Faz muito tempo que essa bagaça não tem lógica. Juro que, por várias vezes, lendo as análises daqui e dali cheguei a ficar com pena dos articulistas. Tem que fazer muito esforço intelectual e de boa vontade para tentar colocar os acontecimentos ”recentes” (coisa de um ano) e seus desdobramentos num tabuleiro de Xadrez ou tentar entendê-los e, pior, prevê-los sob qualquer lógica.

    A minha esperança é que do caos nasça algo de bom.

    Acontece.

    Nas atuais circunstâncias, é mais fácil esperar algum milagre a partir do caos do que depender da lógica (se fosse o caso) desse bando de golpistas que infestaram todos os poderes dessa pobre bananolândia.

  12. todo caos, em que todos se dedicam a piorar…

    é muito concorde com o que entendo como enganação………………………

    acredito que alguém encomendou o colapso da atenção do cidadão para as disputas de mercado (entreguismo) muito mais sérias e danosas à sociedade em geral, e MAM providenciou de imediato. Ou complicou

    mas, confesso-me ainda em dúvida, se foi para neutralizá-las, pois caos é o colapso de todas as teorias

  13. Agora vamos começar a
    Agora vamos começar a entender o que é vácuo de poder.

    E não, como se dizia para explicar o golpe em Dilma.

    Já se sente falta de Dilma?

    A mídia, inclusive a chamada mídia alternativa, alimentou o processo de catarse contra os resultados da economia sob Dilma.

    Da catarse vem o processo de depuração.

    Este ninguém consegue deter.

    Nem as FFAA.

    Muitos anos terão que passar para normalizar o país.

    Isto não é premonição, é história

  14. Lembrando que o Ministro

    Lembrando que o Ministro Gilmar Mendes saiu em defesa do Senador Renan Calheiros por um motivo (podem haver outros): Renan arquivou dois pedidos de Impeachment do Gilmar Mendes em setembro.

    Renan comunica arquivamento de pedidos de impeachment contra Gilmar Mendes

      Da Redação | 20/09/2016, 14p5 – ATUALIZADO EM 20/09/2016, 16p1

    “Durante a sessão plenária desta terça-feira (20), o presidente do Senado, Renan Calheiros, comunicou o arquivamento de dois pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. As petições foram apresentadas pelos juristas Celso Antonio Bandeira de Mello (PET 11/2016) e Cláudio Fontelles (PET 12/2016) com apoio de outros juristas.

    A petição 11/2016 alega que Mendes ofendeu os princípios de impessoalidade e celeridade processual no julgamento de processos no Supremo. Já a 12/2016 argumenta que o ministro cometeu “atos incompatíveis” com a honra e o decoro no exercício de suas funções.

    Renan afirmou que as duas denúncias basearam-se exclusivamente em matérias jornalísticas, declarações e transcrições de votos. Ele considerou “insubsistente” o conjunto probatório presente nos autos, não se vislumbrando portanto no seu entender a incompatibilidade dos atos do ministro com a honra ou o decoro, nem que outros elementos configurem crimes de responsabilidade.

    – Em juízo preliminar, não cabe ao Senado, como já fizemos em outras oportunidades, processar e julgar o ministro por condutas atinentes exclusivamente ao cargo que ocupa, e nos exatos limites de seus poderes – informou.

    Renan disse que o mesmo entendimento estende-se às condutas de Gilmar Mendes, quando ausente da Corte, manifesta suas opiniões pessoais, o que entende como “uma faculdade que é garantida a qualquer cidadão”.”

    http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/20/renan-comunica-arquivamento-de-pedidos-de-impeachment-contra-gilmar-mendes

  15. Dificilmente um governo

    Dificilmente um governo interino teria legitimidade para fazer reformas e com quem no governo? O governo de transição mais apropriado para atravessar a crise era o de Dilma Roussef. No caso de eleições diretas a direita vai ter que tentar capitalizar no estrago da lava-jato e a esquerda levar um programa de recuperação econômica para as urnas mais democrático que a austeridade por PECs.

  16. Dar a outra face…

    As vezes ficava tremendamente chateado com a passividade do PT diante do mensalão e de todas agressões que este partido vem sofrendo da mídia, de seus opositores e agora da população!

    Ontem quando o Marco Aurélio tirou o Renan, pensei – é hora da onça berber água…

    E fiquei aguardando a hora em que a república viria abaixo…

    No principio foi um imensa decepção!

    Dar a outra face…

    Como é difícil num momento em que se pode bater, dar a outra face…

    Este é o partido chamado de comunista, que vai roubar a propriedade privada, que os críticos diziam que era ultrapassado, que o partido esgotou-se no lulo petismo…

    E vejo que se não houver quem faça democracia, quem faça politica com P maiúsculo, pode botar fogo neste país por que nada mais prestará…

    Valeu PT por duramente ter me ensinado isso…

    Começam a separar os homens comuns dos estadistas…

    Sorte a nossa de ter politicos do quilate de Jorge Viana, LULA, Dilma e muitos outros…

  17. Igreja São José ( RJ )

        Na história brasileira ocorreram periodos de extrema repressão, desde Arthur Bernardes, passando por GV/Filinto Müller, culminando na mais recente, a fase  agressiva da Ditadura Civil – Militar após o AI-5.

         Mas não recordo, não li, nem tenho referencias – mesmo no “Brasil Nunca Mais ” – de uma invasão a um templo religioso por parte de policiais, uma ação que ocorreu hoje no Rio de Janeiro, quando PMs invadiram a Igreja de São José, para montar em suas sacadas,  pontos de ataque a manifestantes, em sua maioria colegas, servidores publicos estaduais como eles.

          A pifia justificativa da PMRJ, sobre a utilização da Igreja de São José , a de proteger suas instalações e entorno – quebrando vidros, detonando sacadas de um bem tombado pelo IPHAN – alem de ridicula é estapafurdia, era melhor não escrever ( a PM manifestou-se pelo twitter, sem “assinatura” ) nada.

          Pode para a maioria das pessoas, tal fato ser considerado um incidente isolado, mas não foi, mas  de extrema gravidade, que mostrou sérios problemas, o 1o direto relativo ao comando – é basico, forças do estado não se utilizam de templos religiosos como pontos táticos, só em certos casos, como pontos de recon/comunicações

           Foi um sintoma de uma tropa a beira de descontrole – ” sangue nozóio “, ” detonando o barato ” , “chutando na fé a bagaça “, ” correndo a fita ” , “descascando rapido na atitude ” – e porque destas “considerações” ? desta neura ?

           É até simples : Eles tb. não estão recebendo, estão raivosos, querem acabar rapido qualquer situação, mesmo que “na maldade “, o respeito a hierarquia – o cimento de qualquer instituição armada pelo Estado – , aos procedimentos operacionais acabam, são relegados a 3o plano, quando vc. não recebe seu salario, a “tropa” vira um “bando”, se descontrola, faz merda, a “autoridade sobe para cabeça”.

            Ultimamante já li neste sitio, varias postagens/comentarios sobre uma possivel interferencia das FFAA, com referencia a esta atual situação do País, as quais sempre classifiquei como delirantes, continuo achando o mesmo, pois o problema que tem mais possibilidade de insurgências, encontram-se nas Forças Estaduais, que somadas são muito mais poderosas, no caso de confrontações urbanas, que as FFAA federais, e caso Estados não as paguem, com certeza o “bicho vai pegar”.

    1. Culpa dos franceses

      Que consolidaram a “tese do inimigo interno” e mesmo assim tomaram dois cacetes históricos: um na Argelia e outro no Vietnã.

      As FFAA não são polícia! Como é duro para mentes tacanhas entender o papel das FFAA.  Usou farda e portou arma esta tudo no mesmo balaio ! Culpa, em parte, da máquina doutrinária de Hollywood.

    2. “Mas não recordo, não li, nem
      “Mas não recordo, não li, nem tenho referencias – mesmo no “Brasil Nunca Mais ” – de uma invasão a um templo religioso por parte de policiais”
      Há um precedente, em El Salvador, quando mataram D. Romero.

  18. Entramos em processo de depuração
    No início de julho comentei em um post de Nassif que a desestruturação institucional estava apenas começando e que teríamos um longo período de depuração:

    Se a história do Brasil, com seus golpes, seus padrões escondidos de injustiça social, segregação disfarçada ao ponto de reconhecido personagem gravar em publicação que no Brasil não há racismo, não foram devidamente postos a limpo, agora com a ampliação da informação pela era da internet chegou a hora de nossas precariedades na justiça, na política e no social virem à tona.

    Chegamos ao abismo, exatamente como chama atenção a conclusão do texto de Nassif – “o velho morreu e o novo ainda não se fez.”

    É o Buraco Negro sideral, onde todos os detritos são sugados para um mesmo limbo, e no empuxo não sobra nem o que de bom foi feito.

    Isto se chama o período de depuração, que é o interregno compreendido entre o que “morreu e o novo que ainda não se fez”, a lacuna de tempo necessária para que brotem as mudanças.

    Para que o novo surja em forma de mudanças é imprescindível que tudo de ruim seja posto às claras. E isto é algo muito dolorido para todos.

    É necessária a depuração e total atenção, pois os detentores do Status Quo são especialistas em repaginar o velho, fazendo crer que é o novo. São dominadores dos sofismas e dos eufemismos que fazem a nossa classe média defensora de injustiças que trazem insegurança para ela própria e concebida para resguardar os direitos de privilégios da classe alta.

    Nenhuma das propostas para se sair do abismo se configura em apresentar o novo, tais propostas apenas visam, desculpem a crueza da afirmação, evitar o Buraco Negro. Acredito que já estejamos nele, então devemos nos precaver do que virá da explosão, criando fatos novos e não a repaginação que sempre nos foi dada.

    Absolutamente virá o novo, em espaço de tempo mais curto se o sentido do golpe não ficar definitivamente claro para o conjunto da sociedade.

    Há divisão entre os que definem o impeachment atual como golpe e os que acreditam tratar-se de um instrumento de retirada do mandato mesmo que por orientação política. Se confundiu, propositadamente o “voto de confiança” do parlamentarismo e de alguns países presidencialista, mas que não é amparado pela Constituição brasileira.

    O jeitinho brasileiro, prefiro chamá-lo de o joguinho do faz-de-conta, sempre utilizado para esconder as mazelas apontadas no início do texto, não será mais suficiente para o fazer crer que o novo fluirá.

    Não se há como parar o processo de depuração.

    O castelo cai carta por carta, ou como Nassif prefere no seus brilhantes comentários com base no jogo de xadrez- as peças caindo ou saindo do tabuleiro, uma a uma. De empresários à políticos de todos os naipes, cavalos, torres e bispos, todos caem.

    Delegados, Procuradores e juízes de altos tribunais sendo rigorosamente questionados pelos seus métodos antidemocráticos, ainda que com resultados práticos efetivos, práticas catastróficas em democracias. A mídia de A à Z questionada em sua formatação.

    Os que querem efetivamente o novo, e não a repaginação, devem se deslocar de toda a concepção mainstream, das correntes convencionais que apontam soluções de problemas já experimentados e que foram inócuos, como parlamentarismo, renúncia com plebiscito, convocação de novas eleições, tudo o que possa dar um ar de exclusão da noção de golpe.

    É preciso apontar de forma clara o golpe, nos seus sentidos de quebra da legalidade Constitucional e da normalidade jurídica.

    Deixar perceber a quebra do equilíbrio institucional.

    Toda a desarmonia em nome da insatisfação de um grupo que não aceita os resultados das urnas, e muito menos as práticas de transformação da sociedade nas políticas que prentendem quebrar o padrão retrógrado da “casa grande e senzala” que.
    Esse padrão é o verdadeiro motivo do nosso atraso em todas as esferas:

    econômica, no modelo de produção voltada para a exportação de commodities;

    social, trazendo, e fazendo perdurar, todas as injustiças da Casa Grande contra a Senzala para as cidades;

    política, fazendo com que nossos poderes, – judicial, executivo e legislativo, se tornem cartoriais;

    padrão que também torna as nossas Policias como forças de guerra que vê a população como sua inimiga;

    e até mesmo envenenando o Ministério Público, concebido pela Constituição de 1998 como órgão de defesa da sociedade e zeladora dos direitos das minorias, que passa a ser uma instituição temida pela população e não como parceira, orientadora e formuladora de avanços sócio-democráticos;

    formatação que leva a mídia convencional a ser defensora de interesses privados e não mais uma matriz informadora, formadora de conhecimento, e fonte auxiliar de transformações da sociedade.

    Depuração maior na há, e não é mais possível conter o movimento. Melhor que assim seja, para que os rebentos não nasçam defeituosos.

    Comentário ao artigo do jornalista Luis Nassif em:
    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-pos-impeachment-e-da-morte-do-velho#comment-956134

    1. O tal do novo

      Assis, não consigo entender o que significa “o velho já morreu e o novo ainda não nasceu” em termos históricos. E muito menos porque que o novo é de antemão bom. O novo que se prenuncia é o autoritarismo, beirando o nazismo, e isso não é novo, aliás não existe novo algum na história humana, apenas pequenos avanços, muito pequenos mesmos, nas relações sociais, econômicas e políticas (não nos esquecendo que as relações econômicas e políticas são sociais). O que se ganhou e o que se perdeu depende sempre de mais ou menos compaixão. A direita, por exemplo, não parece ter compaixão e os humanistas sim. No momento a falta de compaixão está vencendo de lavada, e isso é o que tem sido a existência humana – rasa, egoísta, destruidora. Esse “novo” que vocês esperam parece-me mais uma coisa metafísica ou um ex-machina…

      1. O novo, que nasceu em Junho

        O novo, que nasceu em Junho de 2013, é exatamentoe o que o fog está dizendo, “o autoritarismo, beirando o nazismo”

        Vejo que os fascistas e autoritários são a imensa maioria, e os que não são, estão perdidos sem saber o que fazer, ou se dedicando a causas menores.

    2. Caro Assis, lembro que havia

      Caro Assis, lembro que havia concordado com seu outro post, assim como volto a concordar com este. Com duas ressalvas: ainda não chegamos ao fundo do poço; processos de depuração são, por sua propria função e natureza, inexoráveis e lentos. Portanto, dado o contexto e as próprias características do Brasil, temos ainda um processo longo e dolorido pela frente. O que não é mal, pelo contrário. Abraço

    3. Sim, Assis.
      O Nassif insiste

      Sim, Assis.

      O Nassif insiste nessa de que está tudo à deriva. Ora, é esse o plano! Partiram pro tudo ou nada! Depois de perderem uma, duas, três, quatro vezes seguidas simplesmente partiram pra ignorância; literalmente!

      A questão é compreender que se trata de valentões de butiquim.

      Mas muitos acham – ainda – que estão lidando com “cavalheiros”….

  19. Pedra no sapato
    Vamos, então, completar o caos analisando a última parte do texto:

    O jogo se encaminha para duas possibilidades:

    1. A localização de um nome capaz de conduzir a transição. Até agora, o mais forte é o de Nelson Jobim.

    2. A possibilidade de eleições diretas, cada vez mais concreta.

    1. Com a derrubada de Dilma um amplíssimo leque de apoio se abriu para o usurpador Temer.

    a – enorme apoio parlamentar

    b – apoio do Poder Judiciário

    No endosso ao golpe e ao blindar Temer de denúncias

    c – total apoio da mídia

    d – apoio à derrubada de Dilma de entidades de classe como OAB, a AMB e diversas outras.

    e – maciço apoio das ruas para o golpe.

    Com todo esse apoio não foi possível conferir o essencial,

    LEGITIMIDADE

    Não será Jobim, ou qualquer outro nome que ira suprir essa lacuna.

    2 – eleições diretas?

    Com ou sem Lula?

    a – sem Lula as esquerdas não se acomodarão

    b – com Lula, ou o PT vencendo, a direita já demonstrou, amplamente, do que é capaz.

    Fala – se em pacto

    a – como os vencedores das eleições, que foram covardemente traídos, irão pactuar com seus algozes?

    b – como o lado que não aceitou as reformas light do período Lula/Dilma e que não respeitou as cartas normais, que é o resultado da urnas, irá reconhecer o golpe?

    1. O horror, o horor…

      Eu também não consigo ver uma saída. Só sei que não entro mais nessa conversa de pacto com a direita. Não se faz acordos com quem esfaqueia pelas costas. Também não aceito a menor legitimidade de um presidente indireto. Eleições diretas com um casuísmo para Lula não concorrer é o mesmo que indiretas. As eleições só conferem legitimidade ao eleito se forem livres, caso contrário é apenas uma palhaçada.

      Uma vez que a direita não aceita o diálogo, faz questão de oprimir e roubar o máximo e ao mesmo tempo não tem competência nem ao menos para gerir a economia, não vejo como escapar de um confronto generalizado. A loucura fascista da direita não deixa margem de ação fora de uma guerra generalizada. Infelizmente por mais sobrias que sejam as hipóteses que eu consigo imaginar, ainda sim a realidade está se demonstrando ainda pior.

  20. .

    A “birra de um perdedor” levou ao caos institucional…

    Um presidente decorativo cumprindo ordens do mercado…

    Magistrados medindo força sob as luzes de holofotes midiáticos…

    Justiça suprema praticando retaliação…

    Órgãos de apoio à justiça se imiscuindo/interferindo nas proposições de decisões soberanas…

    Juristas, entidades de classes, etc. omissos…

    A velha mídia se sobrepondo e ganhando de braçada…

    O povo, o que faz? Seus direitos?

    Onde iremos chegar?

  21. Rio de Janeiro

    Como servidor do estado do RJ, acho importante observar que a decisão de confronto no protesto de hoje foi deliberada.  Inflamados pelos servidores militares (sim, o que houve no rio foi uma guerra fratricida, policais em serviço vs policiais e bombeiros fora de serviço) e da segurança pública e pela situação financeira calamitosa em que se encontram os servidores, o confronto foi deliberado e planejado.  Quem está literalmente sem dinheiro para dar comida para os filhos toma atitudes que em temos normais jamais tomaria.  E se Leilanes da vida fizerem eulogias e epitáfios de latas de lixo queimadas, a situação só vai piorar. 

    Também quero deixar claro que esses movimentos de servidores – e agora todos estão radicalizados, seja à direita, seja à esquerda, tem como objetivo a TOTAL rejeição ao pacote de austeridade – sem negociações ou soluções pactuadas. Não descartaria possibilidade de greve geral dos servidores do estado no futuro se for mantida a situação atual de desespero com os salários atrasados. 

    Deve-se lembrar também que o atual governo e a atual legislatura foram eleitos com grande apoio da massa de servidores.  Antes da eleição foram dados substanciais aumentos para quase todas as categorias do funcionalismo.  Da mesma forma que o projeto que ganhou a eleição presidencial não foi um projeto de austeridade, o projeto que ganhou a eleição estadual também não o foi.  Numa eleição em que a abstenção havia sido a primeira colocada do segundo turno. A desconfiança institucional e antipolítica está em força máxima.

    Uma amiga que trabalhava em cargo significativo na secretaria de planejamento em 2013 me disse que conversou com o então secretário apresentando planilhas e dizendo:  “Você sabe que a gente não pode pagar isso né?”, e ele respondeu:  “Não se preocupe, o pré-sal vai pagar”…

     E para piorar a situação, o projeto “eleitoral” do impeachment também foi por água abaixo – foi prometida uma rápida recuperação.  Ninguém mais sonha com isso.

    Eu chamo bastante a atenção a esse fato porque policiais fora de serviço se manifestando por salários atrasados ainda tem armas em suas casas, e alguns andam armados.  É uma bomba relógio pronta para estourar.  Isso pode colocar na equação do momento político uma real situação de convulsão social e trazendo a tona possivelmente um aparato de repressão mais forte com ainda mais perdas das garantias individuais.  Hoje já se viu policiais usando uma igreja histórica tombada pelo IPHAN de base para lançamento de bombas e atirar balas de borracha sem autorização da arquidiocese. A matéria do “El Pais” faz uma descrição bastante fiel dos fatos de hoje no RJ, ao contrário da imprensa nacional que faz uma espetacularização do vidro e da lixeira quebrada. http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/07/politica/1481066974_768980.html?id_externo_rsoc=TW_CC  

    1. É começo

         Sua descrição das ocorrencias de hj. são mais fidedignas, de acordo com o que pessoas do RJ me reportaram, do que as do El País ou do UOL .

          A situação não se descontrolou totalmente pela não reação armada dos manifestantes, pois muitos deles por sua própria função/cargo/PATENTE , com certeza estavam armados, tinham muitos policiais civis, agentes penitenciarios, bombeiros militares, e estas categorias sempre circulam “montadas”, quer com armas do Estado ou particulares, algumas até frias, portanto a “não reação ” de hoje, em caso de recrudescimento das manifestações, pode alcançar situações com cosequencias mortais – não estou exagerando ou tocando terror , só certa experiência.

           Imaginemos uma situação como a de hj., em hipotese : Um “bombeiro militar “, armado e em grupo ( nunca circulam sozinhos ), é atingido por um projetil de borracha, instintivamente,  ele foi treinado para isto, o grupo que o acompanha esta tenso, e reage contra o BPChoque, só que com projeteis vivos……….Fudeu, será confronto estabelecido e caótico.

      1. De repente o frio da Suíça…

        De repente o frio da Suíça está parecendo um abraço de mãe de tão quentinho.

        :-O

        *

        Mudando de assunto, mas nem tanto assim…

        E vc? Tem palpites pro STF hj?

        Da uma olhada no meu post, pq atualizei com as nossas especulaçoes (no final).

    2. Midia nacional = lixo

      Midia nacional = lixo puro.

       

      Esqueça, querem construir uma realidade virtual, ontem assisti ao tal josias (sem querer, por que não perco tempo com essas figuras) dizendo que a Dilma foi cassada e aceitou o ostracismo, gostaria de perguntar ao cidadão onde ela fez isso? No país dos baurets estragados que esse pessoal deve frequentar? 

  22. Quando não se respeita a

    Quando não se respeita a Constituição, quando não se respeitam Leis, quando se flexibiizam leis e direitos, cedo ou tarde, há sempre um preço altíssimo a se pagar

  23. O que não consigui entender

    O que não consigui entender foi a calma no mercado financeiro na terça.

    Queda de 0;35 no dólar; alta de mais de 2% na bolsa e uma queda impressionante nos juros futuros.

    Será que esses caras do MF estão enxergando alguma coisa diferente?

  24. Segue o féretro, com o país

    Segue o féretro, com o país rumo à desintegração, esperar o que dessa elite bizarra que arquitetou o golpe, o que ocorreu por decisão dos 4 cavaleiros do apocalipse: globo/judiciário/mercado/psdb, quarteto que teve o apoio de uma malta de marionetes teleguiadas sem noção e um PMDB que nunca larga o osso…

    http://operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/moniz-bandeira-o-estado-brasileiro-parece-desintegrar-se/12112016/

     

     

  25. O câncer vem de Minas

    é o Aécio. Derrotado nas eleições para presidente, governador de Minas e prefeitura de BH, ele sabe que só se manterá vivo com o caos. E é incrível como todos estão sendo manobrados e levados por ele: PSDB, judiciário, lava jato, Globo, Senado. Quem quiser retomar o controle do país tem que isolar e acabar de destruir esse câncer, já que ele sobrevive e aumenta sobre a vontade das urnas

  26. O câncer vem de Minas

    é o Aécio. Derrotado nas eleições para presidente, governador de Minas e prefeitura de BH, ele sabe que só se manterá vivo com o caos. E é incrível como todos estão sendo manobrados e levados por ele: PSDB, judiciário, lava jato, Globo, Senado. Quem quiser retomar o controle do país tem que isolar e acabar de destruir esse câncer, já que ele sobrevive e aumenta sobre a vontade das urnas

  27. Ou falemos da 2a. lei da termodinâmica e de entropia?

    De qualquer forma, neste Xadrez do Nassif o nó fundamental (claro, a ser desatado hoje a partir das 18h) é este:

    “7. Para não criar um grave precedente – uma ordem do Supremo desobedecida – o Supremo deverá engrossar na decisão.” (Hipótese 1)

    Mas e a Hipótese 2? Tem como dar mesmo embasamento pra ela? Ou configurará apenas uma manobra casuística já fadada à inconstitucionalidade: afinal, como dar (re)existência à figura (e às necessárias legitimidade/autoridade) presidencial do Senado que figure FORA da linha sucessória? Enfim.

    De qualquer forma(2), que essa “simples” decisão monocrática do MAM (se com precedente mas sem timing, não importa) aumentou sobremaneira a entropia do sistema institucional, aumentou. E a partir do referendado (ou não) na plenária do STF, nada mais será como antes. 

     

  28. Isonomia de tratamento

    Como diz Paulo Moreira Leite no 247: “Uma curiosidade histórica. A ação contra Cunha e Renan têm a mesma origem e mesma data. As duas questionavam a possibilidade de um réu permanecer na linha sucessória da presidência da República. As duas poderiam ter sido resolvidas na mesma data, portanto. Se a decisão de Renan tivesse saído junto com a de Cunha, Jorge Viana teria ocupado a presidência do Senado antes da decisão final sobre o impeachment… Só se falou em “crise institucional” desta vez, embora os mesmos fatos já tivessem ocorrido nas ocasiões anteriores.”

    1. E daí? Voces acham mesmo que

      E daí? Voces acham mesmo que teria culhão para impedir o impedimento? O PT se mostra cada vez mais na sua imensa canastrice. Por sinal, o próprio petista já anunciou que vai se arregar.

    2. E daí? Voces acham mesmo que

      E daí? Voces acham mesmo que teria culhão para impedir o impedimento? O PT se mostra cada vez mais na sua imensa canastrice. Por sinal, o próprio petista já anunciou que vai se arregar.

  29. Como tornar presidento dona carmem lúcia…

    Como tornar presidento dona carmem lúcia…bem simples: pré-impinxa-se os presidentes da Câmara e do Senado, para isso basta que o STF torne-os réus o que, no caos jurídico e institucional que atravessamos, basta querer…

    Rodrigo Maia sendo um conhecido propineiro, é apenas uma questão de o STF torná-lo réu para também pré-impinxá-lo no que diz respeito a linha sucessória, desde a premiação da madame Carmem Lucia pela Globo antes de ela assentar-se no trono, uma mosca não pára de me dizer que ela(Carmem) recebeu da Globo a promessa de virar presidento se fizer o dever de casa…

    “Recebeu doação de campanha de alguma empresa envolvida na Lava Jato nas últimas eleições? Sim. Recebeu 100.000 da JBS

    Rodrigo Maia, na época disputava a reeleição a deputado federal pelo PFL, aparece na Lista de Furnas, como tendo recebido R$ 100 mil em 2002. Em valores corrigidos pelo IPC-A, do IBGE, equivaleriam hoje a R$ 251 mil.
    Rodrigo Maia aparece na mesma página (veja abaixo) que, por exemplo, Aécio Neves, Jair Bolsonaro, Zezé Perrella, Francisco Dornelles e Eduardo Cunha.

    Hipocritamente, esses seus parceiros na Lista de Furnas a votaram a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

     

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/rogerio-correia-rodrigo-maia-recebeu-propina-de-furnas-rosso-do-mensalao-do-dem-sao-farinha-do-mesmo-saco-golpistas-e-moralistas-sem-moral.html

  30. NassifBom diaNão se esqueça

    Nassif

    Bom dia

    Não se esqueça que a caserna esta vendo toda essa bagunça !!!

    Repito, se Dilma tivesse coragem de pedir ajuda a eles, nada disso estaria acontecendo e todos esses conspiradores estariam presos!

    Quanto ao Jobin, já que “tá um caos”, vejo ele chamando os milicos para ajudar na empreitada!

    Abração

  31. Rio…eu sou voce, amanhã…..

    Ja passou da hora dos nossos “lideres”, em brasilia(todos os poderes), abrirem o olho, me parece que estão na ilha da fantasia…..o que aconteceu no Rio é muito grave, e pode muito bem acontecer no Rio Grande em Minas e outros estados…ja,ja…me pergunto quanto tem vai levar para que os agentes publicos, que ontem reprimian os “colegas” de farda, se deem conta de que talvez estejam do “lado errado” e passem a apoiar o movimento….para o governo do Rio restaria pedir a intervenção federal…..mas de quem???So vejo os Militares como opção, mesmo se estão mais silenciosos que um cardume de sardinhas……Por outro lado, mandar os militares “baixar a borracha” em “colegas” que não estão recebendo salario….vai ser duro de engolir para a gente militar…. Aos nossos “lideres” aconselharia o fim das picuinhas, retirada da pauta das medidas impopulares e que arrumem dinheiro para pagar um minimo dos salarios atrasados do funcionalismo nos estados quebrados, tudo isso no curtissimo prazo, no mais uma reunião de “savação nacional” com todos os protagonistas, agora durante o recesso/ferias, para começar o ano com alguma perspectiva, se não, vão “forçar a mão” dos militares por absoluta falta de inteligencia, caso não se chege a um acordo, os proprios militares, mesmo não querendo, vão se sentir na obrigação de intervir pela mais completa falta de opções….ou indo mais longue, uma “mediação”(tutela?) da comunidade internacional?? Aos nossos “lideres”:abram o olho bugrada…

  32. A passagem do bastão (2)

    Como numa prova de revezamento, os tucanos querem repetir a “estratégia” utilizada no caso Collor: O impeachment, o passador do bastão, a equipe de transição, as medidas econômicas amargas, o sucesso eventual, o “delfim” tucano oculto no governo de transição e a chegada dos tucanos à meta (próxima eleição), com aplausos e pelo voto popular.

    Mas, como num filme engraçado, todas as ações planejadas para esta situação de hoje começam a furar:

    1.    Dilma não é o Collor. Cada vez fica mais claro que tiraram o mandato de uma mulher honesta e corajosa;

    2.    O passador de bastão não é mais o bom e velho Itamar Franco, mas apenas aquele decorativo medíocre do Temer;

    3.    A equipe de transição é horrível, corrupta e motivada por situações diferentes da equipe que patrocinou o golpe, desde cima (estancar a sangria);

    4.    As medidas amargas estão tendo serias dificuldades para serem colocadas, pois a lava jato possui dinâmica própria e diferente da agenda das reformas neoliberais. A turma do baixo clero, pressionada pelas delações, age em defesa própria e não segue instruções do alto comando golpista;

    5.    O sucesso eventual do governo de transição parece cada vez mais distante e, pelo contrário, a crise se está agravando. O passador do bastão tropeça e cai sucessivas vezes, sob o risco de chegar fora de tempo com o bastão (ou nem chegar), prejudicando o sprint final do PSDB, no último tramo do revezamento, rumo a 2018;

    6.    O delfim tucano já não é FHC, simpático e com o bem sucedido Plano Real embaixo do braço. O delfim tucano é o Cerra, ruim pra cacete e, ainda, nenhum outro representante tucano quer embarcar nesta canoa furada da transição, mas apenas espera entrar no tramo final da carreira, se houver alguma chance;

    7.    Os tucanos observam com preocupação que, mesmo com alguma chance de concorrer (apesar de receber mal e tardiamente o bastão), têm pela frente mais uma vez o Lula, em auge de popularidade, e o PT em recuperação. A “justiça”, parte do golpe, não consegue encontrar provas para condenar o Lula, explodindo o golpe nas suas próprias mãos, como uma granada, respingando estilhaços para os próprios aliados tucanos.

     

    O golpe, diferentemente da época do Collor, correu em círculos e chegou ao mesmo ponto de onde partiu, mas com a economia em frangalhos. Em compensação, com o povo mais calejado e acordando para esse embuste e, como antes comentado, com o retorno de uma esquerda unida e consciente, com Lula na frente.

    Vontade de gritar ao Aecim: Perdeu Playboy!

    1. Povo calejado ?? Qual ???

      Povo calejado ?? Qual ??? Aquele que em outubro apertou 15  e 45 loucamente e depois confirmou ???

      Esse povo é uma bosta !!!

    2. Olhando para a foto de um

      Olhando para a foto de um convescote onde o moro era o artista principal sempre confraternizando com tucanos, filiados ou não ao psdbosta, penso que você está enganado.

      Ou o pau quebra ou seremos definitivamente uma república de bananas que faz jus ao título.

  33. É a velha “briga de foice no

    É a velha “briga de foice no escuro”. Por isso, além das duas hipóteses mencionadas para o desfecho da crise, acho que se podem listar mais umas quinhentas.

    1. Porque será que deeeeesde o

      Porque será que deeeeesde o início da tal vaza jato eu tinha essa imagem do moro e o aécio se confratenizando?

      Dona cá lú, do stfinho, essa imagem não é um escárnio?

      Zé da justiça, a tal vaza jato investiga fatos ou pessoas? Você, su zé, acredita ainda em republicanismoda república de curitiba?

      Pergunta  a todo o mudiciário do brasil: por que vocês permitiram que um juix de primeira intância sepultasse definitivamente  pela omissão a por ação de vocês mesmos a dignidade de todos da justiça?

  34. Os cérebros que estão

    Os cérebros que estão dirigindo o golpe, lá de longe, deram uma tacada de mestre agora, ao excluir os militares da reforma da previdência: a esquerda será obrigada a reclamar, a denunciar essa assimetria e, mais uma vez, será exposta como “inimiga” dos militares com todas as consequências que nossa história já nos revelou. É a destruição da aproximação realizada por Lula (profissionalização das FFAA, capacitação técnica -tecnologia adquirida para jatos militares, submarinos nucleares, etc.). Os Masters of the Universe, como gosta de dizer o Pepe Escobar, são bons enxadristas, ou não? 

    1. Por falar em Masters, alguém

      Por falar em Masters, alguém sabe explicar porque, hoje em dia, os bilionários não fazem mais como o Nobel, instituem um fundo para premiar, e com isso eternizar seu nome (todo mundo deseja a glória eterna)? Ao contrário, Soros, os Koch, etc. financiam as guerras, as mortes, as torturas. Estaríamos vivendo numa época satânica, Wilson Ferreira?

  35. Nessa história, o terrível é

    Nessa história, o terrível é ver o senado descumprindo uma ordem do STF – enquanto do outro lado qualquer juizeco manda despejar uma cidade inteira, a bala se preciso, como foi o episódio mais vergonhoso do Estado de SP, que foi o do bairro Pinheirinho.  O país respira a base de aparelhos. 

  36. summer is coming: Dracarys

    o caos faz com que os véus sejam rasgados e todas as máscaras caíam. em situações limite onde a própria sobrevivência está em risco, cessa o teatro. todos os atores se mostram como aquilo sempre foram: personagens em busca de um autor.

    o caos revela o que sempre soubemos, mas nunca conseguimos suportar: não há qualquer racionalidade no sistema. nenhuma pax nos salvará.

    para a lumpenburguesia brasileira tudo sempre não passou de tentar pilhar o máximo no menor tempo possível. alguma entidade ou associação de empresários brasileiros tem se posicionado a respeito da crise? tem alguma proposta que não seja a espoliação do trabalhador e do povo? são apenas os medíocres piratas que sempre foram. seu único “espírito animal” é a voracidade com que parasitam os recursos públicos.

    a ex-querda continua tão desorientada como desde o estelionato de Dilma II, após nomear Joaquim Levy para executar uma versão mitigada do austericídio derrotado nas urnas. a ex-querda é a contra-parte da lumpenburguesia brasileira. tão sem projeto de país quanto ela. apenas um programa de poder em benefício próprio. sempre parasitando os sonhos e as misérias da população. onde está o lulismo? onde está a presidentA deposta? nunca estiveram na linha de frente de resistência ao golpe. não tem qualquer iniciativa para tirar o Brasil deste caos, do qual Lula, Dilma e o lulismo são também co-responsáveis.

    olhai para o Rio. olhai para Minas. mas é São Paulo o destino final deste caos e irracionalidade no qual São Paulo Ltda., a Lava Jato & Associados e o PT quatrocentão lançaram o Brasil.

    tudo sob o céu está mergulhado no caos. a situação não é nada ótima. é péssima.

    .

    1. “tudo sob o céu está

      “tudo sob o céu está mergulhado no caos. a situação não é nada ótima. é péssima.”

      Quando vc fica pessimista, é pq o mundo já acabou.

        1. summer is coming: Dracarys

          tôu te devendo os comentários. não é por má vontade, meu Nobre. acredite. grande abraço.

          p.s.: estou no momento num lugar que costumava fazer muito frio. “demais. insuportável” (comentário que ouvi agora). nunca mais fez frio. tá fazendo mais frio no morro no Rio do que na montanha da Mantiqueira. Dracarys.

          Deus, a Força Infinita (o melhor canal do Youtube

          Marcha Polícia Militar e bombeiros no Recife , Pernambuco .Fora Temer 07.12.16

          [video:https://www.youtube.com/watch?v=HS90eQvDI6g%5D

          .

      1. summer is coming: Dracarys

        até o “companheiro” Mao, que de vez em quando baixa por aqui, está pessimista. eu continuo na mesma: Dracarys. abraços.

        p.s.: cuidado aí na ALERJ, o aço vai berrar.

        p.s.2: o povo tá sempre na rua, desde o início do golpe. o povo não dá mole. o povo cansou de tomar porrada da puliça. se o povo não reage, é frouxo. se reage, é vândalo. este é o único impasse autêntico que temos. os demais são assunto interno da guerra das famiglias. puliça não reprime vândalos, puliça são os capitão do mato que reprimem o povo.

         

        .

  37. Muito provavelmente, a

    Muito provavelmente, a decisão de afastamento de Renan será confirmada pela maioria da suprema teverna federal (STF) com direito a discursos inflamados dos atores canastões de sempre sobre democracia e respeito à constituição…

    O ativismo do judiciário chegou a tal limite que não precisa ser sábio para prever suas decisões, decisões essas que sempre sopram a favor de um certa força política denominada PSDB, é impressionante o fascínio do judiciário por sujeitos como aécio neves e josé serra…

    A necessária pacificação institucional e social do país não virá dessa gente pelo simples fato de lhes faltar espírito público, moderação, visão, vergonha na cara… não tenho dúvidas de que a bandeira do judiciário a ser desfraldada no próximos meses será a manutenção de suas mamatas e privilégios como salários acima do teto, férias de 60 dias por ano, auxílio-moradia…

    Que cidadão respeitará um poder que além de jogar gasolina na fogueira diarimente se coloca sempre em primeiro lugar na disputa do orçamento público. 

  38. Quem com ferro

    Quem com ferro fere…….

    espero que renan seja definitivamente afastado, não fará falta, e acredito que tem gente que espera demais de incompetentes que passaram em concurso ou tiveram pistolão para indicações politicas, o país está a deriva justamente por que falta pessoas competentes e corajosas…..em todos os setores.

  39. Os prédios da Justiça!

    Sei que não é o objeto específico do post publicado hoje… mas, sempre me pergunto: alguém pode crer que os majestosos prédios da Justiça brasileira (incluindo aí, o da Procuradoria Geral da República e o do Ministério Público Federal em Curitiba) tenham sido construídos sem propina? Como cidadão deste país, sinceramente não o creio. Portanto, há muita hipocrisia nos atuais pretensos salvadores da República.

  40. Pacto

    O Golpe de Estado começou com o julgamento do mensalão e desestruturou a harmonia entre os Poderes, prevista no art. 2º da CF. Enquanto ela não for reestabelecida viveremos no caos econômico e político.

    A Justiça, o único Poder não representativo, é o ovo da serpente. Se não for contida com rigor sucumbiremos de vez. Congresso e Senado, mesmo golpistas, são as únicas forças em condição de fazer isso hoje. Por isso, no embate Senado-STF, o lado certo ou menos pior é o Senado.

    É preciso um pacto de governabilidade entre o que restou de direitas e esquerdas para enfrentar a ascensão do fascismo togado, com Fora Temer, fim da Lava Jato e impeachment de TODOS os ministros do STF.

  41. AND THE LAST BUT THE NOT LEAST…

    Seu Nassif, faltou uma pitada final: o lançamento intempestivo da reforma da previdência, ceifando direitos adquiridos, que vai açular de coxinhas a mortadelas, capaz de unir um pouco os primeiros com 100% dos segundos nas ruas. Uma reforma que se pretende anacrônica, sem nenuma discussão mínima com a classe trabalhadora, onde a gente entra com os glúteos e eles com a vara!

    Uma outra incógnita: passando o cenário 1, com o STF endossando o afastamento do Renan, como se comportará o Tião Viana? A conferir…

    Abraços!

    1. Vamos por partes

      Existem filigranas prá serem discutidas, mas vamos aos fatos:

      Renan foi eleito para o biênio 2015/2016 aos 02/02/2015, então conta-se dois anos a partir desta data ou respeita-se o ano legislativo?

      O ano legislativo deste ano termina aos 22 de dezembro, portanto, caso o Sr. Renan seja destituído da presidência do Senado Federal no julgamento de hoje, vai ter menos de 60 dias, e o Sr. Viana não tem necessidade de convocar novas eleições, ficando ELE como Presidente até o final do ano legislativo e no início do próximo ano legislativo ocorrerá votação para o próximo biênio.

      Na minha “humilde” opinião, respeitadas as opiniões, data-vênia, em contrário, de forma alguma o pleno do STF pode endossar a tese do afastamento pois:

      “…No Direito Penal, o princípio da legalidade se manifesta pela locução nullum crimen nulla poena sine previa lege, prevista no artigo 1º, do Código Penal brasileiro, segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem há pena sem prévia cominação legal.

      Além do status lege, o princípio também tem força constitucional.”

      Portanto, o Sr. Renan, que tem TODOS os defeitos como politico e ser humano possíveis, Calheiros, por um ato irresponsável do Sr. Ministro Dias, Mendes, Toffoli, que ainda tem sob “suas vistas” a lei que definiria o fato, o Renan não pode ser “punido”.

      Pode ainda ocorrer um fato muito desagradável na seção de hoje no olimpo superior onde os Deuses e Deusas vão se reunir para decidir a “pataguada” do MAM:

      1)      Nossa “anta” mediática abre a seção e solicita o voto vista do Toffoli.

      2)      Como tem que esperar publicação o segundo ato fica transferido para o dia seguinte;

  42. Ainda sobre o pacto de governabilidade

    Há um projeto de Miro Teixeira, em estado avançado de aprovação na Câmara, que estabelece eleição indireta só quando a vacância da presidência se der nos 6 últimos meses do mandato e não nos 2 últimos anos, como é atualmente (https://goo.gl/YmwQ7v).

    É algo para se observar e colocar luz, porque a última coisa que o país precisa, nesse caos natalino que o golpista Temer e os fascistas togados nos meteram, é um presidente biônico do PSDB.

  43. Dois pontos

    1. Colocar a conta do que está acontecendo no “golpe” é uma simplificação inútil e que distorce a história. A confusão toda começou muito antes, lá nas medidas anticíclicas do governo Lula, que foram um inegável sucesso mas “entortaram a boca” do governo Dilma 1, e formaram o prelúdio da crise do seu segundo mandato. Em paralelo a isso, a guinada conservadora do congresso nacional, os protestos de 2013, a queda no preço das commodities … não dá para dizer que o impeachment é o “marco zero” de toda a confusão institucional que está acontecendo. Além disso, também não dá para dizer que a história teria sido diferente se a Dilma tivesse ficado no poder, afinal a Lava Jato estaria em pleno vapor do mesmo jeito. Ademais, quem garante que a estratégia “Lula e PAC na Casa Civil” teria dado certo? O Tombini certamente teria mantido os juros altos, o câmbio se manteria em um patamar bem mais elevado (com os óbvios efeitos inflacionários) e a dívida pública explodiria. Sem contar que ninguém faz uma pergunta meio óbvia: até que ponto o país consegue acelerar o gasto público em projetos de investimentos? Se dobrarmos os gastos na carteira do PAC, teremos um impacto direto de – com sorte – 0,5% do PIB. Considerando um multiplicador de 2, que é bastante otimista, chegaríamos a 1%, o que não teria sido suficiente para evitar a recessão esse ano, e com uma série de efeitos colaterais (câmbio, juros etc). O problema é que, dadas as dificuldades de gestão, dobrar o investimento na carteira do PAC não seria nada simples e provavelmente levaria a gastos em obras de baixo retorno econômico e social. Será que esse é o único caminho mesmo?

    2. Apostar em eleições diretas hoje é mais otimismo que uma análise fria dos fatos. Qual o caminho para se chegar nisso? Somente via emenda constitucional, que teria que se aprovada pelo Congresso que está aí. Quem seria capaz de articular isso? O Lula? O mesmo que articulou para “evitar” o impeachment? Ou alguém acha que é possível uma solução que não passe pelo CN? Tudo é possível, mas esse cenário ainda me parece muito, muito complicado…

  44. Comprovações do desastre

     

    …”A maior probabilidade é do Senado acatar a decisão final e afastar Renan. Trata-se do mais grave conflito institucional desde a redemocratização e a humilhação imposta ao Senado, com sua autoridade sendo questionada não por Marco Aurélio, mas pelos moleques da Lava Jato, deixará sequelas que perdurarão no tempo.”…

    …”Assim, cria-se o caos rapidamente:

    1.     Renan anuncia a intenção de apurar salários acima do máximo constitucional e a lei contra abuso de autoridade.

    2.     Há uma reação de alguns setores do Judiciário e , imediatamente, Carmen Lúcia se apresenta como a frasista sindical, sem a menor noção sobre o peso institucional do cargo, e coloca em pauta o julgamento de uma das ações contra Renan.”….

    Toda a baderna institucional que estamos assistindo, é bem compreensível e aceitável, dentro do quadro geral decorrente do inacreditável, brutal e entreguista golpe contra o Brasil, contra a democracia, depondo a Presidente Dilma/PT, honesta e nacionalista.

    Por conta da triste história de seguidas truculentas intervenções dos EUA na América Latina, por tudo que já foi publicado, visto e dito, não deixa mais dúvida alguma que a CIA, mais outra vez, contando com traidores do Brasil, está por detrás desse sujo golpe.

    Também, pelo caos geral desencadeado pelos inseguros, confusos e apalermados golpistas, confirma outra vez, a sabida incompetência da CIA.

    Lamentavelmente, confirma também, que as nossas Forças Armadas, teoricamente, guardiãs do Brasil, continua carecendo de lideranças nacionalistas e corajosas, indispensáveis, inclusive, para devolver de pronto e imediato, o Poder a Dilma/PT, democraticamente eleita pelo voto popular, para a presidência da República.

     

  45. O caos provocado por um bando

    O caos provocado por um bando de moralistas corruptos, um supremo mínimo, um judiciário novo “normal” com primeira instância suprema,  subverte até a sabedoria popular dos velhos adágios: ver o circo pegar fogo não é alegria para o palhaço aqui mas o prato que ele está saboreando está quentinho, quentinho. Bom apetite a todos que queiram participar do repasto, bom apetite, Presidenta Dilma ! Aqueles que nunca estarão conosco que se comam uns aos outros, e é isso que estamos vendo porque é isso que está acontecendo.

  46. Santos e pecadores

    O bonzinho manda cassar o malvado.

    O malvado não obedece, alegando que a decisão deve ser colegiada e não monocrática, e para comprovar que é obediente lembra que quando o bonzinho mandou pagar super salários (acima do teto constitucional), ele obedeceu.

    Ué, mas o primeiro não era bonzinho?

    Pois é, há mais coisas entre o céu e a terra do que bonzinhos e malvados, embora os radicais da direita e da esquerda tenham dificuldade de entender.

    Não foi por outro motivo que se criou a democracia com seus freios e contrapesos.

  47. Análise muito boa. Mas cabe um reparo.

    Prezados,

    É instigante e muito esclarecedora essa arguta análise de Luís Nassif. Mas percebi uma injustificada concdescendência com Teori Zavascki. No tópico intitulado Peça 2, os dois primeiros parágrafos afirmam:

    “A Suprema Corte norte-americana adota o sistema da autocontenção. Ou seja, as votações devem observar o momento, as circunstâncias, para não atiçar os ânimos, em tempos de conflagração política ou social.

    Aliás, foi a observância desse princípio que levou o Ministro Teori Zavascki a adiar por tanto tempo a decisão sobre Eduardo Cunha, com efeitos deletérios sobre a democracia, saliente-se.”

    A argumentação de usada por Nassif não  se sustenta, pois o mesmo Teori Zavascki foi quem determinou a ILEGALÍSSIMA E INCONSTITUCIONALÍSSIMA prisão do então senador Delcídio do Amaral, em pleno exercício do mandato e fora de flagrante. E essa decisão ILEGAL E INCOSNTITUCIONAL foi referendada pelo plenário do STF.

    No mais  crônica é muito boa.

     

    1. João de Paiva, creio que a

      João de Paiva, creio que a prisão de Delcídio não foi bem assim.

      Pelo que eu entendi, Teori pediu a prisão de Delcídio requerendo o aval do Senado.

      Ele foi levado, primeiramente, numa coercitiva para a PF enquanto o Senado julgou a questão. O resultado da votação foi para que fosse preso. Aí, lá na PF, após o resultado, lhe foi dada voz de prisão. 

  48. O caos caminha a passos

    O caos caminha a passos largos, Nassif. O Renan, que parecia uma raposa do tipo contido, agora acho que partiu para chutar o pau da barraca. Chamou o relator do projeto do abuso, Onix Lorenzoni, aquele que refugou diante do Dellagnol, de duchas Lorenzetti.

    Disse que o senador do DEM não passaria na pegadinha armada pelos lava a jato boys, pois tem rabo preso numa questão aí de caixa 2 

  49. A República que Prescindiu das Urnas

    Histórias surreais de uma República, na qual, Funcionários Públicos se arvoraram em “Salvadores da Pátria”. Dispensaram a Voz das Urnas e se guiam pela Mídia Totalitária, por Paneleiros de Varandas Chics, que se reunem em Praças Públicas como se fossem os Donos da Verdade. Ignoram solenemente os princípios da Democracia!

    Como será o final desta triste Estória?

  50. Infelizmente

    vc errou :/ Renan será poupado hoje e caso não fosse Viana ia arregar, com uma esquerda dessas que temos a direita nada de braçada. Só pode ser brincadeira tudo que está acontecendo.

  51. A constituição cidadã é coisa

    A constituição cidadã é coisa do passado. A constituição vigente resume-se a dois artigos:

    1 – O imporrtante é levarr vantagem em tudo, cerrto?

    2 – Revogam-se as disposições em contrário.

    Hoje estou absolutamente enojado e sem disposição para trabalhar depois de ver aquelas fotos pornográficas do convescote da IstoÉ. Acho que ninguém mais se sente obrigado a respeitar lei alguma, a não ser quando este desrespeito seja facilmente detectável e possa causar problemas.

  52. Nos aqui precisamos acordar

    Não há luta nenhuma, não há crise nenhuma entre as instituições e poderes. Está ocorrendo um acomodamento. Natural após um golpe. Cada um brigando pela sua fatia e protagonismo, mas de forma alguma eles vão permitir que isso resulte em uma crise que os leve a cair. Isso tem ludibiriado até pessoas como o Nassif e muitas outras que caem nesse teatro diário. Não há volta para a esquerda. Nem agora nem em 2018.

    Renan não vai cair hoje. Já está acordado. Ninguém vai dar brecha para um petista na presidência do Senado que já alegou também não ter condições de assumir a presidência.

    As forças armadas estão no bolso. A população também porque o ódio ao PT fala mais alto do que qualquer coisa no momento.

    Eles venceram e não há perspectiva no tempo dessa PEC 55 que algo que mude.

    Ontem foi enviada uma proposta de mudança da previdência que faz as pessoas trabalharem 49 anos(meio século) não vi panelas, não vi convocação de manifestação, mas vi sim muita piada o tipico brasileiro otário que vai sofrer para o resto da vida e da risada disso.

    Agora para gritar fora Renan e conseguir em 48 horas o que queriam ele conseguiram levar mais de 100 mil pelo páis domingo.

     

    O jogo acabou! A direita venceu!

     

     

  53. Da lama ao caos, do caos a lama

    Tiraram do poder a única coisa que mantinha a estabilidade dos poderes no Brasil, ainda que aparentemente: Dilma Roussef

    O que virá agora que as ratazanas do porão tomaram conta da casa?

    Como bem falou o arkx, caíram as máscaras, só que os atores são de um teatro de bonecos e o fio dos manipuladores está mais do que exposto 

    Acho um momento de muita reflexão esse em que o Brasil vive, depois de sentirmos um gostinho de país mais civilizado e economicamente estável com o Lula, ver essa esculhambação toda entre os poderes em busca do poder só me dá a certeza, e espero que para muitos outros, de que precisamos mudar profundamente TODAS as instituições, nenhuma delas se salva do jeito que está hoje, a estabilidade aparente que era dada pelo governo Dilma redundou agora no caos após sua saída com previsão de muitas passeatas nas ruas ano que vem

    Só o retorno da Dilma ou eleições gerais não irá resolver o problema, pois qualquer um que não seguir a cartilha do judiciário/PSDB sofrerá impeachment por qualquer besteira, precisamos resolver a crise da moralidade/isenção do judiciário e do legislativo, pois assim como Temer, um ser acuado pelo judiciário, ninguém conseguirá governar mais esse país senão seguir essa cartilha

    Mas por enquanto, como diria nosso saudoso Chico Science é só da lama ao caos, do caos a lama

     

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/07/politica/1481066974_768980.html

    http://www.viomundo.com.br/politica/jeferson-miola-para-manter-abusos-e-privilegios-guerra-dos-intocaveis-convulsiona-o-pais.html

    http://apublica.org/2016/11/truco-brasil-paga-volume-de-juros-maior-que-outros-paises/

    https://jornalistaslivres.org/2016/12/brasilia-2016-quando-1964-se-repete/

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/241886/Dilma-n%C3%A3o-h%C3%A1-sa%C3%ADda-que-n%C3%A3o-passe-pela-minha-volta.htm

     

    Da lama ao caos

     

    Chcio Science & Nação Zumbi

     

    Posso sair daqui para me organizar

    Posso sair daqui para desorganizar

    Posso sair daqui para me organizar

    Posso sair daqui para desorganizar

     

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

     

    O sol queimou, queimou a lama do rio

    Eu ví um chié andando devagar

    E um aratu pra lá e pra cá

    E um caranguejo andando pro sul

    Saiu do mangue, virou gabiru

     

    Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça

    Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça

     

    Peguei um balaio, fui na feira roubar tomate e cebola

    Ia passando uma véia, pegou a minha cenoura

    “Aí minha véia, deixa a cenoura aqui

    Com a barriga vazia não consigo dormir”

    E com o bucho mais cheio comecei a pensar

    Que eu me organizando posso desorganizar

    Que eu desorganizando posso me organizar

    Que eu me organizando posso desorganizar

     

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

     

    O sol queimou, queimou a lama do rio

    Eu ví um chié andando devagar

    E um aratu pra lá e pra cá

    E um caranguejo andando pro sul

    Saiu do mangue, virou gabiru

     

    Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça

    Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça

     

    Peguei um balaio, fui na feira roubar tomate e cebola

    Ia passando uma véia, pegou a minha cenoura

    “Aí minha véia, deixa a cenoura aqui

    Com a barriga vazia não consigo dormir”

    E com o bucho mais cheio começei a pensar

    Que eu me organizando posso desorganizar

    Que eu desorganizando posso me organizar

    Que eu me organizando posso desorganizar

     

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

    Da lama ao caos, do caos à lama

    Um homem roubado nunca se engana

     

     

  54. Nassif, faltou considerar o fator PT bunda mole

    se a notícia da Bergamo é verdade, eu quero que o PT se exploda:

    Da coluna de Mônica Bergamo na Folha:

     

    O senador e vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), afirmou a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que não quer suceder Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado.

    “Não tenho condições de assumir”, chegou a dizer o petista, segundo relatos de magistrados, num apelo dramático para que a Corte encontre uma saída que mantenha Renan no cargo.

    Viana alegou que não terá condições de governabilidade já que sofrerá violentas pressões tanto do governo, para votar medidas de contenção de gastos, quanto da oposição, campo ao qual pertence, para protelá-las, agravando a crise política.

     

  55. Sinceramente,Dilma era a
    Sinceramente,Dilma era a única q se salvava !
    DILMA PRECISA REIVINDICAR O CARGO NOVAMENTE !!
    Obs: Duvido q ela queira esse “B O”novamente,mas seria o correto a se fazer !!
    Obs2: Última vez q sugiro essa solução institucional q vai impulsionar nossa economia e restaurar a nossa confiança internacional!!

  56. Cai um rei de ouro, cai um rei de paus…

    Ontem fiz de certa forma defesa do Ministro Marco Aurélio Mello e fui interpretada como se tivesse dado total aval à ação de MAM no caso Renan Calheiro. Era muito mais que isso. Na verdade so me ocorreu defender MAM, quando vi que Gilmar Mendes mandou recado através do garoto de recados do PMDB, Jorge Bastos Moreno, que deve-se pedir o impeachment de MAM. Suponho que desde ontem mesmo, algum senador ja se incubiu de preparar esse pedido, conforme fica ou sai Renan da presidência da casa.

    Acontece que Renan Calheiros é hoje praticamente o ultimo bastião do governo Temer em pé. Caindo ele, não resta muito para o fim deste governo. Gilmar Mendes tem mutos interesses e não é de forma gratuita que aventa um impeachment desses e deve mesmo ter avaliado pros e contras antes de se sair com esse ataque frontal ao colega. Seu proprio pedido de impeachment na gaveta de Renan. Como ficara com Jorge Vianna ?

    Dentro do STF, à exceção de Lewandowski e Marco Aurélio Mello, ninguém, absolutamente ninguém peita Gilmar Mendes, a não ser as estocadas que vez em quando lhe faz Luiz Roberto Barroso. Tirando MAM do caminho, Gilmar Mendes torna-se rei no Supremo atual. Se até Teori Zavascki foi conduzido por Gilmar politicamente, que dira os outros….

    A saida de Renan da presidência do senado muda sim o tabuleiro do xadrez e é bem provavel que a ala pemedebista, com alguns pessedebistas resistam contra e iminência saida de Renan da presidência do senado e da linha sucessoria. A luta pelo poder num momento em que todos os poderes estão enfraquecidos e que o MPF e Judiciario atiçam as ruas para lhes dar carta branca em suas ações, vai ser o que definira que Republica teremos apos este 2016.

  57. Manda Chuva

    Dentro desse caos, o que parece sobressair e dá liga em todo o processo, é a busca, custe o que custar, de riscar da história, este período de goveno petista com suas conquistas subversivas e tentativas de emancipação da maioria pobre do Brasil.

    Pelo contexto atual, este poder maioral, presente nas entranhas das mais variadas instituições e entidades da vida brasileira, determinou a caça a petistas em geral e a todos que, direta ou indiretamente, contribuiram com este período de governo petista.

    Pelo caminhar da carruagem, esse período de 13 anos de governo petista, vai ser declarado anátema e deixar de constar dos livros históricos, talvez como em algumas culturas onde determinado número associado com algum significado fúnebre, deixa de ser utilizado.

    O Demo está solto…

    E, é brasileiro……

  58. CRISE INSTITUCIONAL CAÓTICA

    A aparente aleatoriedade dos estapafúrdios desdobramentos da caótica crise institucional, em sua acelerada marcha da insensatez, traduz o encadeamento de eventos que tendem a contribuir para a derrubada do governo Temer.

    O crescente acirramento do confronto entre iniciativas arbitrárias do poder judiciário, posicionamentos contraditórios do poder legislativo e impropriedades diversas do poder executivo, nas quais se incluem as atuações distorcidas do ministério público, tem um traço de unidade perceptível, visto que toda esta grave sucessão de absurdos contribui para a desestabilização do governo de fato e para a sua possível derrubada iminente.

    E um dos extremos mais gritantes desta escalada de absurdos é a decisão monocrática de ministro do stf que determinou o afastamento do presidente do senado.

    Na minha humilde opinião, a decisão do ministro Marco Aurélio, que determina a saída de Renan Calheiros do cargo de presidente do senado, é esdrúxula e constitui uma escandalosa afronta à ultrajada legalidade constitucional e ao princípio elementar da separação dos poderes, pilar básico do Estado Democrático de Direito.

    Do mesmo modo, sem entrar no mérito sobre se o senador é culpado das acusações, que são objeto de processo (s) em andamento, creio que a referida decisão é insustentável, pois, de qualquer maneira, a prerrogativa para decidir sobre afastamento da mesa diretora do senado, e para deliberar sobre a eventual suspensão ou cassação do mandato, pertence, neste momento, exclusivamente ao plenário da casa legislativa.

    Nesta medida, acredito que é irrelevante o fato da citada decisão ser monocrática, pois mesmo o plenário da corte constitucional não tem prerrogativa para intervir sobre a autonomia fundamental do órgão legislativo, relativa à liberdade da escolha dos seus dirigentes entre os pares.

    Chegamos assim, a uma situação que seria engraçada se não fosse tão triste e perigosa, na qual alguns expoentes das seguidas violações de dispositivos constitucionais passam a falar como constitucionalistas. E temos que louvar o fato de alguns conservadores escrupulosos se indignarem com tropeços de natureza antijurídica e antidemocrática.

    Todavia, o mais importante nesta quadra tão poluta é preservar a coerência perseverante e perceber as relações latentes entre aspectos aparentemente desconexos.

    Há uma vinculação subjacente a eventos que parecem dissociados, dentre os quais vale ressaltar a iniciativa da pgr enfim dirigida contra alguns expoentes do pmdb há muito acusados de envolvimento em corrupção; o esforço da lava jato para impedir a verificação de denúncias relacionadas com caciques do psdb e com uma estranha e obscura influência de autoridades estrangeiras na cruzada seletiva contra a corrupção; as provocações fascistoides encenadas em factoides exemplificados pela invasão da câmara dos deputados e pela ação flagrante de infiltrados na manifestação do dia 29/11 em Brasília e nas manifestações recentes na assembléia legislativa do Rio de Janeiro; e a evidência cada vez mais nítida da ineficácia da desinformação midiática para fins da planejada manipulação de mobilizações direitistas farsescas e da pretendida precipitação de confrontos insuflados pelo abuso da violência policial, bem como por diversas provocações e agressões perpetradas contra manifestações pacíficas.

    Entretanto, o momento histórico exige cautela máxima da militância progressista, a fim de evitar os riscos de ampliação da espiral de violência, promovida pela direita raivosa com o objetivo abjeto de precipitar uma conflagração social, que servisse como pretensa justificativa para um acirramento de um regime de exceção cada vez mais aprofundado, pois é indispensável defender a estabilidade institucional com base na defesa da nossa democracia através dos meios democráticos. E tal defesa deve ser buscada por meio do clamor pela atuação articulada dos movimentos populares em conjunto com as ainda legítimas instituições representativas da sociedade brasileira, com a participação da vanguarda política juvenil, da intelectualidade coerente e das populações excluídas, de modo a promover a urgente construção coletiva de um amplo projeto político, capaz de catalisar força eleitoral apta a prover, em 2018, a imprescindível formação de maioria parlamentar suficiente para embasar a governabilidade de um governo comprometido com os princípios da ética democrática e com o Estado de bem estar social.

  59. Esquizo

    O maior risco destes tempos não é para seu poder de compra, aposentadoria, acesso à saúde ou educação.

    O maior risco é mesmo para a saúde mental. Querem te enlouquecer. A situação é esquizofrênica.

    Você acorda e vê uma imagem de “sexo explícito”. A imagem por si só já é desconcertante. Mas mais impressionante é não haver nem o pudor, ou nem o cuidado estratégico. O Juiz que é acusado de militância partidária, acusado de não ter isenção para julgar, persegue o maior nome e força política de um lado do espectro; mas aparece risonho com o nome político do outro lado (se ainda houver lados). E trata-se do político campeão em citações nas delações feitas na investigação que o próprio magistrado comanda.

    E esse é o centro da imagem, pois ainda há outros personagens (de quais lados? se ainda houver lados), todos citados, todos denunciados, mas preservados nas investigações e em seus cargos. E o juiz está com eles.

    Novamente, mais impressionante que a imagem, que a constatação explícita da parcialidade na ação do magistrado é a falta de cuidado em expor isso. Sexo explícito.

    E, para golpear mais o senso de realidade que lhe resta (se ainda resta), você sabe que um ministro do STF afastou o presidente do Senado. E sabe que o Senado se recusou a aceitar e vai aguardar a votação dos demais ministros. Então, sendo contrário à política conduzida atualmente (se ainda há política; se sequer há condução), pensa que deve torcer para o STF manter o afastamento.

    Mas então vê que Jorge Viana, Senador do PT, que deve assumir a presidência do Senado, diz que vai renunciar, e a presidência, então, vai para Jucá!

    E o argumento é, segundo Painel da Folha, o dilema que Viana expôs: “se pautar a PEC do teto na terça-feira (13), rompe com a esquerda; se não o fizer, será acusado de aprofundar a debacle econômica”.

    Ora, mas se a esquerda da qual ele participa (se é que participa; se é que isso é esquerda), entende que a PEC do teto aprofundará a crise, qual o dilema? Pela lógica, considerando que se não aprovar a PEC será acusado de aprofundar a “debacle econômica”, então essa esquerda na realidade a considera necessária? (se ainda há realidade)

    Minha mãe costumava dizer que, “de plantar um pezinho de ‘se’, nasceu uma arvrinha de ‘quase'”.

    Quase esquizofrenia.

     

    1. Maravilha de comentário. Não

      Maravilha de comentário. Não podemos esquecer as dezenas de vezes que o juiz MORO se encontrou com alidados políticos do P$DB.

       

      Por isso essas imagens devem serem compartilhadas! O tempo todo, para tentar colcoar no incosciente coletivo um pouco de razão. Apenas um pouco diante do que a globo faz todos os dias. 

      Tem foto do Moro até com a Urubóloga! Sinal dos Tempos!!!

       

      Juiz chapa branca! Tucano golpista!

      abs

       

       

  60. Nassif,DISCORDO da sua

    Nassif,DISCORDO da sua comparação de Meireles com o Felipão q só fracassou na copa,em Portugual ele é

    rei e na China ganhou tudo,Nassif o seu forte definitivamente não é futebol,kk !!(melhor ficar no chorinho mesmo!)

  61. Exercício de futurologia

    “O jogo se encaminha para duas possibilidades:

    1.     A localização de um nome capaz de conduzir a transição. Até agora, o mais forte é o de Nelson Jobim.”

    Penso um pouco diferente:

    Não haverá outra transição, senão a que estamos vendo com o Temer. O Congresso Nacional elegerá de forma indireta o (anti) Messias esperado pela direita, aquele que vai moralizar o país, acabando com a corrupção (e com o Brasil). Há de instaurar a nova república, um verdadeiro III Reich tupiniquim. Já está sendo aclamado aos quatro ventos, seu nome não sai mais da boca do povo. O parlamento será OBRIGADO a elegê-lo.

    Seu nome?

    SÉRGIO FERNANDO MORO.

     

     

     

     

     

  62. Depois….

    Depois da foto do Moro festejando com o Aécio, o Brasil já pode fechar para balanço. Pode entregar as chaves e decretar falência econômica e moral. 

    Nessa hora, a Globo fica pianinho….

    Agora, só resta esperar que o Serra arranje uma guerrinha com os EUA e, vamos assumir oficialmente que somos a mais nova colônia americana.

    Afinal, o que é bom para a Globo e o Moro, deve ser melhor ainda para o Brasil!

    Ou o Brasil poda a Globo ou a Globo acaba com o Brasil.

  63. Renan

    vai permanecer a frente da presidência do Senado, pois nesse momento ele tem utilidade. Triste é ver a “esquerda” achar que  o STF vai decretar a nulidade da PEC dos “gastos”. Não vai. O STF é peça dessa engrenagem golpista. Com essa esquerda, a elite pode dormir o sono dos anjos.

  64. Caos do nosso humilde ponto

    Caos do nosso humilde ponto de vista.

    Toda crise é uma opurtunidade para o establishment se apropriar de ativos tangíveis – terra, água, empresas públicas, tv/rádio, portos/aeroportos.

    Na ótica do mercado financeiro o Brasil se tornou um continente de oportunidades. Chinese e Americanos babam e já fazem suas aquisições e celebram contratos.

    O Judiciário brasileiro nunca teve caráter. O brasileiro de classe média sempre aceitou a desproporcionalidade salarial pois tem isto como meta a ser peseguida, assim como as outras benesses dessa classe de Barões. O que vemos hoje é a culminância dessa desproporcionalidade.

    A Rede Bobo sairá ganhando seja qual for o resultado do impasse pois domina a narrativa e tem contatos no exterior. Pelo menos tinha com os Democratas.

    Logo, o caos é percebido pela base da pirâmide. O topo ri, como sorriu Moro com seu cumpade Aécio. O topo mundial compra o Brasil a preço de banana.

    O legislativo tem de tomar do rádio. Que brincadeira foi essa da Rede ???? Mas lembre, REDE é mais um legítimo representante dos globalistas mundiais ligados ao ambientalismo e indigenismo (na pior interpretação dos termos) mundiais.

    Caos para nós, oportunidade para o 0,1%.

     

  65. Uma reflexão para os republicanos do PT.

    O plenário do STF acaba de manter Renan na presidência do senado ressalvado que não poderá substituir o presidente da república. Ou seja, acataram os termos do pedido de recurso feito pelo senado. Nisso cabe uma pergunta relevante…

    Caso Renan não tivesse a audácia da desobediência ao STF, o resultado seria esse?!

     

  66. xadrez da revolta democrática 2018?

    Renan vai ser afastado, e se não for, e daí? Ta escancarado o assalto ao poder do povo, o fim do equilíbrio institucional e alegria dos antipetistas, mesmo que para isso esses próprios percam poder de compra e empregos. Com ou sem Renan as PECs antipovo vão ser aprovadas no Congresso Nacional.

    No primeiro semestre de 2017, idéia é simples, expurga-se Temer, Renan e um outro qualquer do PSDB, elege-se direta o indiretamente, outro presidente da República decorativo para que se tenha  ares de democracia, enxuga-se a máquina pública e aumenta-se a repressão aos descontentes nos grandes bolsões de pobreza Brasil à fora.    

    Tudo conspira para Moro não prender Lula, não obstante condená-lo sem detenção, por saber que a explosão de ódio só se dará com a prisão do ex-presidente, haja vista, a enlanguescida do juiz de Curitiba com as esposas criminosas dos agentes corruptos presos, estes não brincam em serviço sujo nem estando atrás das grades.

    Justiça seja feita, a corrupção vem antes de Moro e do PT, ambos cometeram falhas, mas o maior culpado nisso tudo foi os 2/3 da escória política, que sempre concebeu leis mediante a lobbys empresariais e pessoais colocando os interesses do cidadão em terceiro plano.

    Os juízes e promotores são simpatizantes dos tucanos, porque no período da implantação do Real, esses desfrutavam das benesses da instabilidade da moeda, era tudo deles, passando esse período romântico para seus filhos concursados, assim como o povo pobre é Lula, por ter tido acesso a equipamentos e serviços públicos que eram restritos. Todavia, são egrégoras diferentes, dificilmente haverá harmonia entre às duas.

    Por isso, não adianta a esquerda surtar, o que importa nesse momento é denúnciar a manobras impopulares e agir para aprovar o maior número de emendas de leis possíveis em pró de uma futura justiça social dentro desse ninho de carcará de Brasília para não herdar um País totalmente indigente na próxima década.

    Portanto, o xadrez final da revolta democrática possa ser dar na primavera de 2018 ou no verão militar de 2019, se estes largarem o osso.

    1. Era tudo deles

      Se fala muito em luta de classes no genérico mas você conseguiu,em poucas linhas delimitar quais são estas principais . De fato isso explica o porquê do tal coxinha ou reacionário não concordar com o óbvio- o óbvio não interessa quando me tira os privilégios. Copio aqui suas linhas”Os juízes e promotores são simpatizantes dos tucanos, porque no período da implantação do Real, esses desfrutavam das benesses da instabilidade da moeda, era tudo deles, passando esse período romântico para seus filhos concursados, assim como o povo pobre é Lula, por ter tido acesso a equipamentos e serviços públicos que eram restritos. Todavia, são egrégoras diferentes, dificilmente haverá harmonia entre às duas.”

  67. Depois que Dilma foi tirada

    Depois que Dilma foi tirada do governo nenhum dos três poderes tem um ponto de vista legal assentado – todos giram em torno das transições colaborativas para as medidas de ajuste fiscal, comprometidas com o mercado.

    Nada de considerável para o país se ganha no STF.

    O Brasil e suas instiuições, como um time de futebol em final de temporada, lembra a venda de alguns jogadores para o estrangeiro.

  68. Pessoal,
     
    Pois é. De ruim

    Pessoal,

     

    Pois é. De ruim (ou bom), né? Naào afastaram o cara.

    Mas vamos por partes.

    Em ciencia (como nas artes), nós não podemos confundir o mapa com o território. Na ciencia, e principalmente na ciencia, nós as vezes ficamos tão empolgados com uma hipótse, que é feita a priori do fenômeno, que escrevemos as nossas discussões e conclusões “para ganhar tempo”. 

    Isto nas ciências (naturais ou humanas) se  é agraciado com o “prêmio” de quem sai na frente e escreve o modelo (ou a conclusão certeira), que descreve perfeitamente o terrítório.

    E é muito frustrante quando isso não acontece, como parece que foi o caso  deste xadrez da teoria do caos. Mas o leitor atento deveria sse perguntar de antemão se uma teoria do caos poderia  prever o encademanento dos fatos com tanto determinismo, culminando-se com uma conclusão tão certeira quanto ao colocado no post.

    Então, como eu havia dito anteriormente, nào adinta a nos apegarmos aos mantras. Ciencia não tem milagre, que é objeto da fé. Ciencia tem que ter “trasnpriração”. levantar todas as hipóteses . E Política, como eminentemente caótica, tem uma coisa formidável: nós podemos intervir no fenômeno equanto ele ocorre! Voce já imginou se o VPRua tivesse colocado, digamos 10.000-20.000 coxinhas em frente  ao congressos hoje á tarde? 

    A influencia do fenomeno, em essência caótico, poderia te tido um desfecho diferente!

    Atenção agora. É obvio ululante, mas uma manisfestção de 10.000-20.000 de, como eles dizem, “mortadelas”, em frente ao Congresso quando da votação da PEC 55 também pode, segundo a teoria do caos, modificar o resultado do fenomeno que se pretende.

    Então, CUT, PT, PSOL e MSs mãos á obra. “Não está morto quem peleia!”, como se diz por aí: ás ruas!!!

     

     

     

  69. Nem tudo é imprevisível..

    Tem algo bastante previsível: as medidas que favorecem os grandes capitalistas vão passar de qualquer forma. Apesar de toda a resistência a PEC 55 passou ‘a jato’ no congresso e o mesmo vai acontecer com a reforma da previdencia a qual o relator já disse que é favorável no tempo recorde de dois dias. Agora que o STF deu passe livre para o presidente do Senado, mesmo depois dele descumprir uma ordem judicial (imagino o que acontece com um trabalhador assalariado que ouse fazer isso..) ficou claro que a única coisa importante para a aristocracia economica, politica e judiciária do Brasil é passar as medidas do ultraliberalismo. PAra isso vale manifestações orquestradas pela Globo (uma empresa capitalista), invasão de patrimonio histórico para atirar em trabalhador e defender os bandidos alojados na ALERJ, fechar os olhos para descuprimento de ordem judicial. É plenamente previsivel que essas medidas, nas quais os atores citados são itere$$ados direta ou indiretamente, vão passar nem que seja por cima de muitos corpos.

  70. eu não tenho esperança que

    eu não tenho esperança que algo de novo surgirá no horizonte. a nossa história ensina que quando a elite se sente ameaçada a repressão é feroz. faremos uma revolução… mas qualquer analise mais isenta constatará mais um golpe…. temos golpista dos dois lados do balcão. pra mim tanto faz!! viver numa juristocracia ou numa legislocracia…

  71. bananal

    Quem disser que está entendendo o que

    acontece neste imenso bananal,  está

    mentindo ou muito mal informado.

    O país virou uma zona a ceu aberto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador