Xadrez das delações da Odebrecht

IMPORTANTE:  Os cenários não refletem o que desejo, mas o que julgo factível, à luz das análises

Duas informações foram vazadas antecipadamente pela Lava Jato: os R$ 10 milhões em dinheiro vivo para Michel Temer; os R$ 25 milhões para José Serra através de conta no exterior. Há informações seguras de pelo menos um depósito na conta de sua filha Verônica Serra. Se quebrar o sigilo das contas de Verônica, não sobrará pedra sobre pedra.

Já se sabia que executivos da Odebrecht e da OAS implicariam Aécio Neves, Michel Temer e José Serra, entre outros. Não haveria como varrer para baixo do tapete.

A comprovação da parcialidade ou isenção da Lava Jato dependerá das providências que forem tomadas pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

Hoje em dia, não se tem a menor ideia sobre o desenrolar das ações contra Aécio Neves e outros próceres tucanos. Todos os processos são mantidos sob severo sigilo. Só vaza aquilo que se interessa que vaze.

À luz de tudo o que se sabe sobre a Lava Jato e sobre o comportamento dos principais atores, é possível montar algumas hipóteses de trabalho.

Peça 1 – a divisão entre os vitoriosos

Há dois grupos nítidos na efetivação do golpe: um deles pode ser denominado genericamente de mercado, que representa o poder de fato; o outro, a camarilha dos 6 – Michel Temer, Eliseu Padilha, Geddel Viera Lima, Roberto Jucá, Moreira Franco e o finado Eduardo Cunha – que representa a maioria ocasional no parlamento.

O poder mercado é composto pelo mercado propriamente dito, grandes grupos, a mídia e autoridades brasilienses, além do apoio constante dos Estados Unidos. Ele tem uma agenda clara. Não faz questão da presidência, mas do controle da Fazenda e do Banco Central e de implantar as seguintes medidas:

1. Acabar com o Estado de bem-estar social previsto na Constituição de 1988, através do limite nominal para gastos.

2. Manter o trinômio juros altos, ajuste fiscal rigoroso e livre fluxo de capitais, a chamada trindade impossível, só possível em países de opinião pública subdesenvolvida.

Os sinais dessa divisão são claros. O Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, por exemplo, do círculo de influência da Globo, já explicitou que a banda do PMDB é inadmissível, mas que a equipe econômica é de primeira. E o senador Cristovam Buarque, dono de notável discernimento,  chegou a  dizer que votaria contra o impeachment se Dilma Rousseff se comprometesse a bancar Henrique Meirelles.

É um coral enorme. Praticamente cada comentarista da Globo e dos demais grupos repete pelo menos uma vez por dia o bordão.

Peça 2- quem representará o mercado

A ideia de que o PSDB era o mercado sempre foi falsa. No Plano Real, o partido serviu apenas como cavalo de Troia para os economistas de mercado – Pérsio, Bacha, André, Gustavo, Malan, Mendonça de Barros, Armínio entre outros. Em todo o processo do Real, a economia foi conduzida exclusivamente por esse grupo.

Dentro do PSDB, apenas Fernando Henrique Cardoso tinha o endosso e endossava o grupo. Depois, parte do grupo se aproximou de Aécio Neves, parte de Marina Silva. Sempre houve enorme resistência ao nome de Serra devido ao seu voluntarismo.

Quando os economistas do Real deixaram o PSDB, o partido não conseguiu mais desenvolver um discurso próprio.

Portanto, quem tem a ideologia, o discurso e as alianças legitimadoras é o mercado. Em 2010, suportaram Serra de nariz virado. E Temer só interessa se cumprir o mandato de erradicar a Constituição de 1988, mesmo não tendo um voto.

E aí entram as denúncias contra Temer e Serra.

Peça 3- o fator Gilmar Mendes

No final de semana, na condição de presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o Ministro Gilmar Mendes mandou analisar a possibilidade de cassação do PT. Trata-se de um dos factoides periódicos que ele tira de sua maleta mágica, visando desviar o fogo da mídia quando ameaça seus aliados. Provavelmente foi para desviar a cobertura da mídia das denúncias contra Serra.

Lembre-se:

O grampo do STF – no auge das investidas da Satiagraha contra Daniel Dantas, Gilmar protagonizou a história do grampo sem áudio, e do grampo no STF, cuja materialidade jamais foi comprovada. Nessa época, um de seus principais assessores era Jairo Martins, o principal araponga de Carlinhos Cachoeira. O carnaval permitiu instaurar a CPI do Grampo visando esvaziar a Satiagraha.

A conversa com Lula – no auge do julgamento do “mensalão”, criou a versão para a conversa com Lula, que foi cabalmente desmentida pela única testemunha presente: Nelson Jobim.

A vaquinha de Dirceu – quando explodiram versões de seus contatos com o ex-senador Demóstenes Torres, Gilmar criou a história de que a vaquinha para pagar a multa de Dirceu no mensalão era fruto de milhares de laranjas.

A ofensiva contra o PT visa apenas isso: criar um fato que possa se contrapor às denúncias contra Temer e, especialmente, contra Serra.

Peça 4 – o fator Temer

O interino se equilibra entre mercado e sua turma. A cada dia que passa se comporta cada vez mais como dono do poder. E, a cada movimento, denota propósitos continuístas.

Tem produzido um aumento substancial no déficit e na dívida pública em troca da promessa futura dos limites nominais para os gastos orçamentários. Com a baixíssima popularidade junto à opinião pública, as sucessivas denúncias contra ele – culminando com a denúncia-bomba da Odebrecht – em circunstâncias normais, cairia.

Mas não se vive tempos normais.

Há três cenários possíveis.

Cenário do pacto sem Temer

Haveria algum espaço para que seu afastamento pudesse resultar em pacto nacional visando uma trégua até as eleições de 2018, algo no qual os presidentes do Senado e da Câmara abrissem mão da sucessão permitindo que fosse conduzido pelo presidente do STF Ricardo Lewandowski,

É uma possibilidade, mas um tanto complexa para ser aceita, mas que poderá se tornar viável dependendo do desenrolar da crise.

Por exemplo, se o PGR decidir atuar firmemente contra Aécio, Temer e Serra, ganhará pontos para radicalizar a caçada à Lula. O jogo seria zerado fortalecendo a ideia de pacto sem vencedores.

De qualquer modo, significaria manter no posto a atual equipe econômica.

Probabilidade baixa, principalmente porque haveria forte resistência no Congresso.

Cenário da guerra com o Congresso

O Procurador Geral da República decide pedir autorização para investigar o presidente interino e outras figuras de destaque denunciadas pela Odebrecht e OAS. Imediatamente estouraria uma guerra, com a camarilha se valendo de seu poder legal no Congresso para represálias contra o PGR e o MPF.

O bravo Dr. Janot sabe que uma coisa é manter a independência sem risco em relação ao ex-Ministro José Eduardo Cardoso e Dilma Rousseff; outra é tratar com profissionais,  entrincheirados no Congresso e ameaçando explodir o paiol se o inimigo se aproximar.

Probabilidade baixa

Cenário da contemporização

A atuação do PGR não se mede pelas ações que propõem, mas pela maneira como trabalha cada processo. Basta colocar mais recursos em um e retirar de outro para ditar o ritmo de ambos. Foi assim que até agora Aécio Neves se mantém incólume.

Com Temer deverá ocorrer o mesmo – mas aí por razões de Estado. Certamente a esta altura devem estar conversando em Brasília membros do STF, o PGR e seu grupo, visando encontrar maneiras de parecer que foram tomadas providências sem comprometer a governabilidade.

Quem pariu Mateus, que o embale. Se o PGR parte para o enfrentamento, deflagra uma crise política. Se contemporiza, rasga a fantasia.

Poupar Temer pode se justificar em nome da governabilidade. Mas não há nenhum motivo para esquecer Serra.

Como se diz em Minas, quem monta em cavalo grande, arrisca a levar um tombo maior.  

Luis Nassif

99 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Povo Turco Deu Exemplo a
    O Povo Turco Deu Exemplo a Todos os POVOS Cujos Países Sofram Golpe e Derrubada de Governos Eleitos Democraticamente, Tenha a Forma Que Tiver.
    #Impeachment. Fato Tipico. Inexistente. Anule-se. Intime-se. Apos, Arquive-se. Cumpra-se. #TchauQuerido! #VoltaDilma! #ForaTemer! Dilma Rousseff. Lula 2018. Hegemonia PT! #Grajau101Anos! #VaiTerJogosOlimpicoseParalimpicos2016! Gracas a Lula e Dilma do PT!

  2. Sem nheco, nheco!….

    As ruas que o PT é o vencedor. Os golpistas estão desmascarados, incluíndo Janot e Moro!…Ladrões de tudo!….

  3. “A ofensiva contra o PT visa

    “A ofensiva contra o PT visa apenas isso: criar um fato que possa se contrapor às denúncias contra Temer e, especialmente, contra Serra”:

    E contra juizes, talvez?

  4. “A comprovação da

    “A comprovação da parcialidade ou isenção da Lava Jato dependerá das providências que forem tomadas pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot.”

    Alguém acredita que o Serra, Aécio, Azeredo (20 anos de prisão, que irá prescrever), Eduardo Cunha etc serão presos? Depois que o golpe se confirmar, tirarão o Janot e colocarão um brindeiro da vida no seu lugar. O Janot, que já sabe que será exonerado do cargo, irá se aposentar, dizendo que não chegou a prender os suspeitos porque foi retirado do cargo. Por isto o sigilo das investigações, posto que será abafada futuramente. E a demora para que ele não esteja no cargo quando tiver que apreciar as provas colhidas (se é que serão colhidas). O resto é só deixar com o Gimar Mendes. Não é atoa que este último foi “sorteado” para o caso do Aécio!

     

    O PSDB APARELHOU O JUDICIÁRIO E O MP!!! É simples assim!!!!

  5. “A comprovação da

    “A comprovação da parcialidade ou isenção da Lava Jato dependerá das providências que forem tomadas pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot.”

    Alguém acredita que o Serra, Aécio, Azeredo (20 anos de prisão, que irá prescrever), Eduardo Cunha etc serão presos? Depois que o golpe se confirmar, tirarão o Janot e colocarão um brindeiro da vida no seu lugar. O Janot, que já sabe que será exonerado do cargo, irá se aposentar, dizendo que não chegou a prender os suspeitos porque foi retirado do cargo. Por isto o sigilo das investigações, posto que será abafada futuramente. E a demora para que ele não esteja no cargo quando tiver que apreciar as provas colhidas (se é que serão colhidas). O resto é só deixar com o Gimar Mendes. Não é atoa que este último foi “sorteado” para o caso do Aécio!

     

    O PSDB APARELHOU O JUDICIÁRIO E O MP!!! É simples assim!!!!

  6. Em consequência da delação do

    Em consequência da delação do Odebrecht, o PGR abre licitação urgente para aquisição de arquivos pelo MPF. De grandes gavetas…

  7. O Mais Novo Futuro Presidente do Brasil

    Caro Nassif, mais uma brilhante análise e se me permite, acho que muitos nos bastidores já sabem e não querem adiantar mais nenhuma previsão, mas o jogo já foi jogado no momento em que se escolheu Rodrigo Maia para presidente da câmara, após o impechment ele será o novo presidente do Brasil e não se fala em plebiscito ou algo do genero até 2018, Michel Temer será devimente descartado, não é atoa que ele procurou Aécio, não é a toa e muito podre de Michel Temer esta sendo tolerado porém até o impechment passar, no outro dia Michel Temer se transformará num Eduardo Cunha da vida, a midia aecista orquestrada fará o trabalho com prazer, e também não é  a toa que Michel Temer esta apreensivo com esta união de Rodrigo Maia e Aécio, como estrategista já viu o que César Maia, Arminio Fraga e vários estão nos bastidores planejando, portanto o impechment é tão certo como a queda de Michel Temer no seu dia seguinte. 

  8. Odebrechet soube como sacudir a cristaleira…

    por ter provas de montão

    e se quebrou algo, quebrou o silêncio da submissão

    se tabelar com Lula na ONU, já era toda esta enganação que levou ao golpe

  9. Pois eu ainda acho que nada

    Pois eu ainda acho que nada vai acontecer com o Serra, mais uma vez…

    Não se deve esquecer que ele é o homem dos gringos…

  10. Interessante notar que o

    Interessante notar que o Oderbrecht já entregou a Dilma, o Temer, O Serra e o Aécio.

    A pergunta que todos fazem é CADE O LULA?

    Ao que parece essas denuncias contra os caciques do PMDB e da oposição é a preparação para a estocada final no Lula, porque ninguém vai acreditar que todos se locupletaram menos o Lula.

    Assim preparem-se que Lula será o próximo a ser derrubado pelos canhões da Oderbrecht.

     

     

    1. Você diz:
      Ninguém vai

      Você diz:

      Ninguém vai acreditar  que todos se locupletaram menos o Lula”

      Primeiro, não generalize. Isso é um perigo

      É prudente não medir outros com a própria régua.

      E, por favor, me inclua fora dessa

      Se houvesse qualquer coisa contra ele, já

      teríamos sabido há muito tempo, pelo menos 10 anos.

      Comporte-se como cidadão.

      1. E por acaso você acredita que

        E por acaso você acredita que o Marcelo Oderbrecht deu dinheiro para a Dilma e não deu para o Lula?

        Agora Aécio, Temer, Dilma e Serra tem foro privilegiado.

        Mas o Lula não tem mais.

        Ele tem muito mais a perder.

        Vocês são cegos?

        Quando sair a delação do Marcelo, Lula será preso IMEDIATAMENTE.

        Para os outros que tem foro privilegiado terá de passar pelo Supremo.

        Por acaso o Cunha está preso?

    2.   Eu não faço essa pergunta,

        Eu não faço essa pergunta, mas outra: cadê o “Li de Brusque”?

        Porque afinal eu tenho certeza do seu envolvimento, e se eu tenho certeza, é porque você está envolvido. E se não acharam provas até agora é porque estão te protegendo, logo você é culpado. Viu que legal sua lógica contra Lula? Serve para os seus roubos também. Mesmo que não existam.

       

        Outra coisa: seja menos ignorante e repita comigo: O-DE-BRECHT; vamos lá; O-DE-BRECHT. Não existe “odeRbrecht”.

  11. Cenário desolador

    Lendo a análise e contemplando o cenário político e econômico, conclui-se que ele é desolador. As possíveis vantagens obtidas pela plutocracia com a crise, são mais do que prejudicadas com a queda do PIB. Não somente por um ano, mas por muitos e muitos anos. De quebra, herdam um país extremamente dividido e raivoso, com ainda menos coesão social (que já era baixíssima). A rigor, isso não é surpresa para quem lê sobre 54, 64, 84, enfim a história recente do Brasil. A plutocracia é de uma ignorância e uma falta de visão colossal. É capaz de destruir o país para poder continuar a controlar seus feudos, mesmo que decadentes. O tempo passa e a plutocracia continua no século XVIII.

    P.S. A plutocracia é tão ignorante que prefere adotar a política de terra arrasada. Destrói até atividades que poderiam tornar o país melhor para ela também. Pensa assim, talvez: “se foi feito pelo meu rival, não pode ser bom, e se for bom não pode permanecer”. Chega a requintes de mesquinharia, como destruir serviços que eram prestados pelo SUS, para criar “planos de saúde” privados degradados para oferecer alguns poucos serviços, que antes eram gratuitos. Talvez ganhem algumas “doações” com esse tipo de política. Não percebem o que perdem em contrapartida.

  12. São 10 malas cheias de dinheiro

    se em uma mala couber 1 milhão (10 mil notas de cem reais).

    Um porta malas de carro abarrotado de dinheiro, despejado na mesa do escritório.

    Que emoção!

  13. As coisas ficando mais claras

    Não existe camarilha dos 6, mas apenas bois de piranha do único inimigo: o “Mercado”, ou poder de fato (como descrito ontem pelo André Araújo).

    Os três cenários possíveis definidos por Nassif somente serão efetivados depois de decidido o impeachment (ou não) da Dilma pelo senado. Na opção de Dilma voltar haverá a guerra com o Congresso. Se Dilma cair haverá apenas o cenário três, da contemporização.

    Tudo e qualquer jogo passa necessariamente pela votação do senado; esta passa pela percepção geral da opinião pública; e esta última pela mobilização popular de rua. A única ação real que cabe a nós é a unidade política e a mobilização.

  14. A Polícia não apurou, blindou
    Sabe -se que Serra é arrecadador de campanha desde 2012.

    Nesta época fiz um comentário complementar a ao artigo de Nassif ” https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/fhc-decreta-o-fim-de-serra
    apontando as estreitas relações de Serra com a botija:

    Re: FHC decreta o fim de Serra
    qui, 26/01/2012 – 07:41 — Assis Ribeiro
    Nassif e o seu bom coração.

    Em política, como dizem alguns, o maior inimigo são seus aliados.

    Essa estória de FHC se reconciliar com a sua história, que dona Ruth teve influência na escolha de seu “quase um filho problemático” soa como uma avaliação de boa vontade.

    FHC enlameou sua trajetória durante vários momentos e circunstâncias. Jogar a bola dessa situação no colo de Serra não procede.

    Já em 1978 Serra foi coordenador da campanha de FHC; foi secretário de planejamento de Montoro, dessa forma pavimentou sua trajetória.

    Foi alçado a ministro, duas vezes, e depois candidato à eleições para presidente pela sua trajetória e porque se tornou o agente arrecadador das campanhas de FHC. Ainda como ministro criou uma grande rede de espionagem que serve, entre outros, para amendrontar inclusive os aliados.

    Agora querem “tirar o corpo da seringa” jogando a responsabilidade das falcatruas exclusivamente nas mãos de Serra; é demais.

    Todos dentro do partido, pelo menos, deveriam imaginar que os financiamentos de campanha “arranjados” por Serra provinham de fontes suspeitíssimas, de outra forma todos seriam idiotas (no sentido literal da palavra”.

    Com esta rede de espionagem, com o dinheiro patrocinando políticos por todo o país, Serra obteve apoio do partido, inclusive de FHC, para realizar os seus vôos.

    Quando FHC afirma, através de um diagnóstico duro:

    O PSDB perdeu as eleições de 2010 devido a erros primários na campanha.
    Esses erros foram de responsabilidade exclusiva de José Serra, por seu individualismo, arrogância e pelos conflitos que criou dentro do próprio partido.
    está cometendo uma grande mentira. Foi justamente essa arrogância, característica das pessoas de direita, que possibilitou o aumento da intenção de voto já que aproximou ainda mais aqueles eleitores de direita, desconfiados com a trajetória inicial de Serra como presidente da UNE. Serra era odiado pela direita até mais do que Lula e o seu discurso contrário ao aborto, atacando os homossexuais, etc., a sua ida ao Clube Militar, à “portas fechadas”, consolidou o apoio e voto da direita. Pessoas como Bolsonaro, que não são poucas, amaram.

    Não, não vamos permitir a tentativa de FHC de se afastar da grande bomba do livro de Amaury.

    Mesmo Amaury direcionando as suas baterias para o Serra, isso não quer dizer que o livro não aborda e nem envolva pessoas em um arco bem maior. As denúncias citam vários ministros e assessores de primeiro escalão de FHC no conluio das privatizações e outros desvios.

    Vamos colocar os pingos no lugar.

    Estamos repercurtindo o interesse dos envolvidos, imprensa, vários políticos, participantes do governo de FHC e alguns empresários, de “tirar o corpo da seringa”.

    Estão atirando em Serra que já estava morto bem antes do livro do Amaury.

    1. Obrigado Assis,esse seu
      Obrigado Assis,esse seu comentário AGREGOU bastante a mim,ele
      Me “abriu a mente” mais,me fez entender melhor toda essa nossa
      conjectura política e outra coisas mais, VAALEU !!!

  15. Depois de ler e reler mais um

    Depois de ler e reler mais um belo Xadrez produzido pelo editor do blog,vou ser curto e grosso:Deduzo peremptoriamente,um grande acórdão,aquele jargão que o bravo Deputado Chico Alencar,costuma sacar do coldre,em situações semelhantes a essa:O tamanho da pizza que pode está a caminho,será tão grande,que não duvido sobrar um bom pedaço para mim aqui em Salvador.A conferir.

  16. Não posso deixar de

    Não posso deixar de parabenizar duas vezes o editor do blog,sobre a “A Peça 3″do seu artigo,sobre aquele Deputado canalha da Praça É Nossa.Beirou a perfeição.

    1. Não é a primeira que peço

      Não é a primeira que peço desculpas,provavelmente não será a ultima.Escrevo de improviso,às vezes de olho no relogio.Obvio,não quis dizer “beirou a perfeição”.Longe disso.Quis dizer “na mosca”.Sejamos higienicos,”no alvo”.

  17. arquivo

    “o finado Eduardo Cunha”……..Kunha é um finado que anda e morde, “Walking Dead”.

    Um arquivo ambulante que só não se abre porque a suas mulher e filha não foram presas. Quem tem coragem de fazer isso? Torturar Dirceu a mando da globobo é fácil, quero ver é prender a mulher do Kunha.

    Alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo, a minha seria assistir o fim da globobo, de longe, segurando um cartaz: “Galvão, filma eu” 

    1. Essa do “galvão filma eu”

      é uma boa ideia para levar um cartaz frente e verso para as olímpiadas. Na frente esta frase “simpática à globo”. No verso: FORTA TEMER! Fica a dica para que puder ir aos estádios e fazer isso.

  18. Relembrando Joel,hoje em

    Relembrando Joel,hoje em homenagem ao editor do blog e seu magnífico artigo.”O amor comeu meu nome,minha indentidade,meu retrato.O amor comeu minha certidão de idade,minha genealogia,meu endereço.O amor comeu meus cartões de visita.O amor veio e comeu todos os papéis onde eu escrevera meu nome”.Lindo de viver.É do mestre João Cabral de Melo Neto.  

    1. Com a devida permissão do

      Com a devida permissão do editor do blog,estendo esses belos versos de João Cabtal de Melo Neto,como um tapete para que recebermos de volta ao blog nossa querida Anarquista Lúcida,Analu ou Los Andreas-Salome,qualquer uma das três será bem vinda.Mais uma vez dou provas inequívocas ao editor do blog,que em se tratando de memória,poucos,muito poucos,pouquíssimos ganham de mim.Que o diga Joel Briguilino Lima.O outro entendi que devo deixar quieto.

  19. Tudo isso prova que o Brasil

    Tudo isso prova que o Brasil é uma terra sem lei onde o poder é exercido à margem da legalidade de acordo com a conveniência de um pequeno grupo.

    Mais triste é constatar que o PGR Rodrigo Janot, fiscal da lei, faz parte do jogo. 

    1. Esqueceu dos 10 do STF. O

      Esqueceu dos 10 do STF. O Gilmar não conta. É um bandido de fato e de direito.

      Os 10, se tivessem um mínimo de vergonha na cara poderiam ter posto um fim nisto tudo lá atrás.

      Penso que se tentarem agora, acabarão todos presos porque agora não há no governo republicanos amadores, mas, somente profissionais, como bem disse o Nassif.

      Agora o jogo é bem mais duro e com faltas desleais e carrinhos pelas costas.

  20. Questionamentos
    Sem ética, sem moral, sem líderes, com os partidos esfarelados Quem promoverá o tão sonhado pacto esperado por Nassif?

    Quando promovedores de golpes de Estado propõem uma “mesa redonda” para conciliações?

    Todos os golpes não geram ditaduras?

    Quando ditaduras e golpistas deixaram de se utilizar da repressão e violência para conter os divergentes?

    Qual o golpe civil que não colocou um títere vil no “comando” do governo?

    Existiu algum golpe civil sem o apoio amplo do legislativo e judiciário contra o executivo?

    Existiu algum golpe que não tivesse sido deflagrado contra ou à favor dos interesses do imperialismo?

    Algum golpe deixou de botar um troglodita no ministério do justiça e um farsante nas relações internacionais?

    Algum golpe esteve desligado de intensas corrupções e de grandes nomes envolvidos em desmandos?

    Algum golpe deixou de perseguir com violência os políticos com criticidade, mesmo os aliados?

    Algum golpe deixou de desmontar as áreas de educação e cultura?

    Algum golpe conseguiu conter a insatisfação da população?

    Algum golpe resolveu os problemas que foram apontados como motivadores da derrubada dos governos?

    Algum golpe, mesmo em curto espaço de tempo, conseguiu trazer harmonia social ou política?

    Algum destes ítens não corroboram com os acontecimentos atuais desde a saída de Dilma?

    1. Nobre e querido Assis

      Nobre e querido Assis Ribeiro,continua com a mesma verve de tempos não tão distante assim.Sempre elegante,não citou nomes.Atrevo-me a faze-lo,para soar como um alerta.Não perca de vista o General Sergio Etchegoyen,Chefe do Gabinete da Segurança Nacional.Temo em acreditar que nem a Ditadura Militar produziu alguem de tamanha periculosidade,trouxe do berço.Sinta-se abraçado.

  21.  
    ATENÇÃO POVO DO BEM DO

     

    ATENÇÃO POVO DO BEM DO BRASIL A partir de hoje, nos estádios, nas arenas e nas ruas, vamos empunhar cartazes com inscrições do tipo:‘VOLTA LOGO, QUERIDA PRESIDENTA DILMA’ Quero ver agora os covardes repressores considerarem que o ato significa violação à alguma Lei, estatuto, regimento e/ou o escambau!Quero ver agora se as manifestações desta natureza serão tachadas de insulto, agressão moral, ignomínia a alguém e/ou a alguma instituição. *** “Bom-diamente”- ‘fOOOOOra temer’ – e leve junto a sua quadrilha de gangsteres mafiosíssimos! O “Bom-diamente” somente não está sendo muito melhor porque o placar deveria ter sido: Seleção do IRAQUE 7 X 0 seleçãozinha da “Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CU(nha) TEMERário’ do Mundo”! Ah, volta logo, querida!

  22. esqueçam PT, volta de Dilma, Temer, GM, DD…

    e passem a considerar que podemos ter em campo um time com o melhor Técnico que já tivemos

    pois esta merda de política que temos é só de comprar juiz e fazer gol

    passem a considerar a possibilidade de ter entrado em campo um time que quer apenas  jogar limpo

    devolver o que o golpe usou para logo depois negar a todos:

    O DIREITO DE TER DIREITOS

    vitória muito mais importante, por definitiva, primeira e única, para o Brasil

  23. A PGR (Janot) vai botar o

    A PGR (Janot) vai botar o rabo entre as pernas, como fez recentemente ao pedir a prisão de PMDBistas com acusações frágeis. Se o caso de Serra for ao STF, Gilmar Mendes será “sorteado” para relatoria. Aécio vai continuar cumprindo seu papel de fingir de morto (funciona com o Janot). As empreiteiras irão a falência se não entregarem Lula de alguma forma (pode ser inventada).

    Variações disso podem ocorrer. O resultado será que não vai acontecer nada grave aos acusados do mesmo jeito. Assim como o processo do impeachment continua mesmo após as gravações do Jucá. Assim como Janot tinha essas gravações em mãos antes da votação do congresso e não as liberou. Postura diferente quando foram as gravações ilegais sobre a presidente da republica e Lula.

    1. É por aí mesmo, Sérgio.
      O

      É por aí mesmo, Sérgio.

      O Nassif fez menção às contas bancárias de Verônica Serra que se tivessem seu sigilo quebrado não ficaria, segundo ele, pedra sob pedra. Duvido que isso ocorra. Ninguém ousaria tanto, até pq  trata-se de informação do grupo “não vem ao caso”. Apenas lembrei da denúncia de que os dados de correntistas do Banco do Brasil ficaram à disposição da milionária empresária por um bom tempo.

  24. Poupar Temer em nome da

    Poupar Temer em nome da governabilidade?

    Governabilidade?  A coisa já está sem volta, não?  Os escândalos não cessam e não cessarão, ainda tem muita podridão a ser exposta.

    Até que profundidade o povo aguenta essa sonda enfiando mais fundo a cada dia no seu rabo?

     

    1. Dominados e a Cadeia no horizonte

      Os verdadeiros Donos do Poder (elite econômica – 1%) sabem muito melhor do que todos nós que Temer e seu bando formam uma quadrilha de corruptos. Essa quadrilha também sabe que os Donos do Poder têm provas para colocá-los TODOS na cadeia (Temer, Eliseu, Serra, Jucá, Renan, Cunha etc…)

      Por isso, a quadrilha tem que dançar conforme a música escolhida pelos Donos do Poder. Senão, vão pra cadeia !

      1. Hehehe…

        Mas, talvez devessemos lembrar que ha ainda uma elite mais refinada, acima da ordinaria elite brasileira, que guarda a chave do armario onde as musicas estao arquivadas…

  25. D’agora em diante  estou me

    D’agora em diante  estou me autodenominando de comentarista curto e grosso,de pequeno alcance.De longo alcance temos o próprio editor do blog,um maestro da arte.De longuíssimo alcance temos André Araújo.

  26.  
    GELADO COM TEMER, HOLLANDE

     

    GELADO COM TEMER, HOLLANDE SE DIZ AMIGO DE LULA E PEDE RESPEITO À CONSTITUIÇÃO

    O presidente francês François Hollande, que veio à abertura da Rio 2016, mas evitou marcar um encontro oficial com o interino Michel Temer, falou sobre a crise brasileira à jornalista Mônica Bergamo; “Eu sou amigo do Lula. A presidente Dilma me convidou há dois anos para vir a essa festa no Brasil. Muitas coisas aconteceram desde então e o país está tentando resolver os seus problemas. Nós estamos observando. O importante é que a Constituição seja respeitada”, afirmou; como a Constituição não permite impeachment sem crime de responsabilidade, foi um recado claro contra o golpe

    8 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 06:21

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/248284/Gelado-com-Temer-Hollande-se-diz-amigo-de-Lula-e-pede-respeito-%C3%A0-Constitui%C3%A7%C3%A3o.htm

  27. quem paga o pato

    Caro Nassif,

    Certamente o imbroglio está montado e desmonta-lo é jogada de mestre. Para mim o foco para desenvolver o xadrez não deveria ser o PGR, a rainha do jogo. Ela esta parada, tentando manter a defesa consistente … e imobilizada.   Para mim o foco deveria ser quem ganha, quem perde. O mercado ganha por ganhar, o juro continua comendo solto e os ditos “capitalistas” (rentistas) estão com a faca e o queijo, mas como voce disse, a formula não bate: alguem tem que pagar a conta!

    – Trabalhadores? Estes sempre pagam, mas desempregados já não são trabalhadores e o maximo que podem ajudar é com alguns tostões no arroz e feijão do dia a dia.

    – Classe média “PJ”. Os coxinhas, que não querem pagar por festa dos outros, tipo bolsa familia. de repente vão ter que pagar o pato sim, eles movimentam uma parcela expressiva do PIB.  Mas vem a pergunta:  Alguem tem que pagar para eles poderem pagar o pato. Como vendem serviços, o bolo rolante sim gera impostos mas a conta não fecha na medida que estes impostos vão para pagar os rentistas. Esta classe precisa da infra-estrutura gerada pelos impostos: energia, saúde, educação, segurança. Como não haverá dinheiro para cobrir a infra-estrutura, seus negócios continuarão a corda bamba, dependendo de clientes que cada vez mais secam (é o chamado enxugamento dos menos capazes: cada vez mais irão engrossar a fila dos desempregados)

    – A classe politica: essa sim esta ganhando! mas ela é uma classe de seta com um sentido unico: tudo para mim e aos outros nada. Esta classe contribui para aumentar a conta e com certeza continuarão sendo os protagonistas de nossos pesadelos.

    – Ah, o que sobrou? Sim, os empreendedores. Taí o porquê de tanto esforço para gerar uma geração de inovadores, etc. Mas para este caso precisariamos de outro tabuleiro de analise, pois eles são os peões que viram o jogo a qualquer momento, tanto para a vitória quanto para a derrota.

     

    Enfim, gostaria de ver este tabuleiro onde a conta não fecha. Quem vai pagar o pato? 

  28. “À luz de tudo o que se sabe

    “À luz de tudo o que se sabe sobre a Lava Jato e sobre o comportamento dos principais atores, é possível montar algumas hipóteses de trabalho.”

    A solução poderia ser destituir e prender todos os golpistas da lava jato atual.

    Recomeçar as investigações do zero anulando todos os atos desta turma de golpistas e fazendo uma investigação séria e sigilosa respeitando a constituição e sem parceria com a mídia.

  29. Meu anseio e esperança é que

    Meu anseio e esperança é que o elemento POVO entre nesse xadrez, pare de apenas assistir a tudo sem reação. Ficamos assistindo esse teatro das instituições, essa canalha decidindo tudo como se não tivesse que prestar contas a ninguém. PGR, JUDICIÁRIO, CONGRESSO, MÍDIA, CORPORAÇÕES PRIVADAS, IGREJAS, as instituições tornaram-se um fim em si mesmas.

    1. O povo não passa de boizinhos

      O povo não passa de boizinhos ingratos !!!

      Quando a esperança de alguém é o povo Brasileiro, é pq esta já acabou !!!

  30. O fio da vida

    NENHUM dos cenários que o Nassif aponta são constitucionais ou republicanos.

    Todos eles pressupõem uma “pausa democrática” (eufemismo golpista) ou, mais propriamente, uma ditadura judicial para sua implementação, com consequências imprevisíveis para o futuro.

    Esse é o ponto que a estupidez golpista nos colocou. A Democracia está por um fio, e esse fio é a consumação do impedimento de Dilma no Senado.

    As soluções “pragmáticas”, “fins que justificam meios”, empurrarão o país para o abismo. Em termos econômicos, não há mais o que recuperar: a decisão do empresariado em apoiar o Golpe foi estúpida e todos perderemos. Não precisaríamos ter chegado a esse ponto, mas repito (de novo), e é bom que fique claro: não foi o povo quem escolheu o Golpe.

    Recuperação econômica ou crise é um falso problema. O dilema que está colocado, a única coisa que importa é: Democracia com Dilma ou Ditadura sem ela.

  31. Vazamentos Odebrecht

    Como só há vazamentos selecionados, pergunta-se: a quem interessa estes vazamentos da Odebrecht? provavelmente ao “mercado”.Qual o objetivo? manter Temer e seu grupo sobre redeas curtas? muito arriscado, não?

  32. logo e programa de governo

    O logo deste governo produto do Miguelzinho e Miguelzão demonstra sem sofisma a analise do Nassif.

    Um grande globo terrestre (tio sam) preste a cair sobre um Brasil já deitado e no ponto de ser esmagado, este é o programa e o futuro.

  33. Cenários complicados mais

    Cenários complicados mais passíveis de acontecer. Porém, vamos fazer o que se espera, por partes. Em primeiro lugar, derrotar o impeachment no senado essa é a chave para que tenhamos alguma esperança.

  34. Como é fraca as nossas instituições

    Com é fraca as nossas instituições

    …”Já se sabia que executivos da Odebrecht e da OAS implicariam Aécio Neves, Michel Temer e José Serra, entre outros. Não haveria como varrer para baixo do tapete.

    A comprovação da parcialidade ou isenção da Lava Jato dependerá das providências que forem tomadas pelo Procurador Geral da República Rodrigo Janot.”….

    Ainda no tempo do “Julgamento-Show-Mensalão” comandado pelo taciturno Joaquim Barbosa, já se sabia que à frente de toda a farsa visando destruir Lula/PT, bem como, apear Dilma/PT do Poder, estava sob o comando das facções da turma de preto – cheia de ódio – usando como pretexto a “grande caçada aos corruptos”, Lava Jato.   

    Desde as gigantescas badernas por todo o Brasil que as facções entreguistas da turma de preto continuam mantendo seus objetivos iniciais, contando com elementos padrão Serra, Temer, Cunha, Aécio, FHC e outros tantos. A essa altura do caos instalado em nossa economia por essa turma, parece que só resta depositar esperanças nas facções nacionalistas, que por certo existem e não pactuam com as intenções dos corruptos e entreguistas que estão no Poder, destruindo o Brasil. Como é fraca as nossas instituições.

  35. Que coisa!

    Porque será que o nassif se recusa a considerar a única hipótese viável e realizavel:

    A volta do poder dos 54 ihões de votos. Sem condicionantes.

    Porque será? É claro que qualquer outra hipótese é irrealizável e só nos leva ao caos. É o que estamos vendo, um país maravilhoso da olipíadas sensacional ( do Lula e da Dilma) no caos político devido ao golpe que tirou a presidenta do governo e que por isso só é desastroso e não nos levará a lugar nenhum mas ao desastre.

    Não houve crime(?) de responsabilidade, portanto, a Dilma é a presidenta

    1. O JOGO JÁ ESTÁ JOGADO
      Magalhães, o copag 158 está marcado! O Nassif não considera a hipótese da volta da Dilma porque é nula essa possibilidade. Nem se piorasse o que já está ruim, a situação do usurpador e velhaco Temer. Abçs.
      PS: amigos progressistas, não devemos nos iludir. Vamos voltar a fazer o que sempre fizemos (muito) bem: OPOSIÇÃO.

      1. Nonato, eu concordo

        Nonato, eu concordo totalmente com você com relação ao jogo jogado. Minha única dúvida é porque não há nenhum, repito nenhum movimento do campo progressista para tentar reverter isto. Mesmo sem esperança, nem todos tem esta visão, vejo que o grupo do PT, Dilma, Lula e sua base, não mudam uma peça neste tabuleiro. Isto desanima…e não oferece nenhum didatismo sobre o momento que passamos.

    2. Caríssimo Hcmagalhes você,sem

      Caríssimo Hcmagalhes você,sem dúvida, é da turma do bem,porém um pouco ingênuo.Se fosse tão simples como você acha,a nossa Presidenta,que também padece de uma certa ingenuidade,não teria sido mandada para casa.O buraco é mais embaixo.

  36. O Nassif nao mencionou que no

    O Nassif nao mencionou que no stf há muitas gavetas algumas grandes para tipo cunha e outras menores mais discretas.

  37. !

    Como sempre a análise impecável , que bota tudo no seu devido lugar , dá uma arrumada na casa .

    O curioso é que sempre desagua nas conclusões de cunho pessoal do tipo : se Temer embarcar no golpe irá manchar sua biografia ; se o PGR se negar a investigar rasga a fantasia ………. 

    Ora  , no mundo da Realpolitik ninguém está agindo em função de perfumarias morais. Será que FHC algum dia teve medo de sujar sua biografia após abarçar o entreguismo mais escancarado ? O mainstream da mídia tratou do assunto – privatização e política econômica – como “modernização” .

    Também agora a função da GLOBO e da VEJA é dar cobertura nesses aspectos. Basta exaltar um discurso de Alexandre Frota , mandar Michel Temer ir buscar o filho na escola , o PGR empunhar uma caçada a Dilma , o Moro exibir o culhão emitindo um mandato contra Lula (mas não contra Claudia Cruz) , e se aplaca a opinião pública . Mas duvido que essas considerações que aqui foram feitas sequer cheguem até a opinião pública.

    E dizer que “poupar Temer em razão da governabilidade” é puro absurdo . A LAVA JATO só valerá a pena se desmontar todo o sistema político atual , sem distinção de legendas . 

  38. PRG.
    O PRG vai sentar encima das denúncias. Duvido que faça algo exigiria um pouco de coragem. Então pode esquecer. Minha aposta é que a mídia vai continuar tapando os maus feitos do interino e da tucanada. E o PGR sem a mídia não dá um passo.

  39. Algo que chama a atenção no Congresso Nacional é a pulverização

    Algo que chama a atenção no Congresso Nacional é a pulverização da hegemonia dos grupos políticos. Não existem mais partidos grandes e sim vários partidos médios. É interessante para todas as legendas o fracasso do governo temer e do PMDB. Parece que após o golpe vingar o grupo do temer e o PMDB será rifado com a mesma facilidade que a Dilma foi descartada.

    Legendas como PP, PR, PSD, PSB, PSDB, PRB e o PT estão prontos para substituir o PMDB no Congresso Nacional e no Planalto. O Brasil está entregue a um caos generalizado, ninguém confia em ninguém e é cada um por si. O resultado disso tudo é imprevisível, pois a ganância e a cegueira de cada grupo político inviabiliza qualquer tentativa de conciliação.

    Se existe um consenso no país é a torcida pelo fracasso do governo temer-cunha e do PMDB. Portanto, essa história de que após o golpe se concretizar o país estará pacificado é uma falácia. O que vai ocorrer é justamente o contrário, após a consumação do golpe todos os grupos vão explorar as fragilidades de um governo acuado para tomar de assalto o poder, seja a mídia, seja o capital financeiro, sejam as corporações públicas, seja as outras agremiações políticas, seja os movimentos sociais. Vai ser um verdadeiro “pega pra capar”.

    O lema hoje no país é: “se a farinha é pouco meu pirão primeiro”.

  40. falta

    Faltam alguns vazamentos, ou estão sendo enterrados nas profundas:

    1- Judiciário. A lista seria do tamanho da Enciclopédia Britanica.

    2- PIG. O finado jactava-se que o Globo é o que é pelo que não dá. Quanto custa esse não dá?

  41. Janot está numa sinuca de bico

    Janot está numa sinuca de bico, tudo foi exposto a ele e o Nassif está certo quando diz se fará pacto ou não

    Poupar o pessoal do PSDB é quase impossível , então possivelmente se darão as denúncias

    O problema será o julgamento e a cobertura midiática das mesmas, Aécio foi citado várias vezes na lava jato e afastou-se pra não comprometer o golpe, afinal, ele teve 51 mihões de votos e ninguém gosta de ser lembrado que votou em bandido, Dilma teve 54 milhões e seu nome jamais apareceu como beneficiária direta de propina, somente através da doação partidária, onde todos os partidos estão incluídos, sendo considerado modus operandi habitual dos partidos e dos políticos brasileiros, o que não a inocenta, mas a exposição de Dilma e o PT foi muito maior e desproporcional que os demais envolvidos

    Acho muito bom o que se descortina a nossa frente, todos os atores estão se mostrando e todas as máscaras estão caindo, oportunidade única pro Brasil se livrar ou abraçar de vez a corrupção que ainda é o mal maior do país, e o que move o Congresso Nacional e as indicações partidárias para cargos no executivo em nome da “governabilidade” 

    E olha que a lava-jato ainda não chegou nos Estados e Prefeituras…

     

    http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/08/pf-cumpre-mandados-da-33-fase-da-operacao-lava-jato.html

  42. Descontada essas confusões

    Descontada essas confusões que envolvem nomes e fulanização da política, o grande problema do país é fazer o mercado financeiro aceitar uma condução civilizada do orçamento, sem agir como um câncer que quer tomar tudo para si. Percebam que até o governo “supostamente de esquerda” por lá passou e não conseguiu resolver este problema que Nassif outro dia expôs no post sobre a dívida pública, arbitragem de juros e o câmbio sobrevalorizado. Não tem nem como pensar num país se não resolver este problema básico que vem desde a abertura da conta de capitais do Brasil, ainda no governo Collor. Lula teria capital politico para tentar fazer este enfrentamento e não quis fazê-lo. Acho que o país não conseguirá por si só sair desta armadilha e as coisas só mudarão com uma mudança radical no cenário externo.

  43. Minha tese,
     
    O povo invadir

    Minha tese,

     

    O povo invadir aqueles antros de Brasilia, dar uns tapas nuns tres ou quatro, por uns trezentos na cadeia e acabar com a farra.

     

    Probabilidade zero……….infelizmente.

  44. os banqueiros no poder

    ->” A ideia de que o PSDB era o mercado sempre foi falsa.” 

    ->” A caminhada rumo ao arbítrio acontecerá grotescamente, mas passo a passo.”

    1. quem manda está exercendo o poder: o setor financeiro e rentista. em consonância com seus sócios majoritários transnacionais, cumpre a missão da implantação local da Tirania Financeira: a nova ordem do mundo;

    2. com o alto grau de financeirização da economia, a grande indústria brasileira se tornou um negócio de fachada: não poderia estar melhor representada pelo prédio da FIESP, com seu pato plagiado e seu presidente sem-indústria e rentista do setor imobiliário;

    3. o partido dos banqueiros não dispõe de quadros locais dispostos a se colocarem como executores de seu projeto: Henrique Meirelles não passa de sub executivo teleguiado como um caçador de Pokemóns;

    4. na ausência de políticos próprios o partido dos banqueiros se vale das gangues atavicamente incrustadas no sistema político brasileiro. mas sabe que nenhuma delas é capaz de fornecer o mínimo de “qualidade de gestão” para efetivar seus planos;

    5. no precário acordo entre o partido dos banqueiros e o sindicato das gangues parlamentares, com seu braço jurídico nos tribunais superiores, o avalista são os inúmeros grampos e delações premiadas. com tudo e todos nos arquivos da Lava Jato, e dos serviços de inteligência dos EUA e Israel, a coação e a chantagem determinam o movimento das peças no xadrez político;

    6. o partido dos banqueiros para impor plenamente seu projeto impopular só poderá fazê-lo por um golpe de força;

    7. o que ainda pode ser denominado de Esquerda, prossegue em seu pesado sono, tendo sonhos impossíveis sobre um ano longe demais: 2018;

    8. rompida a falsa e paralisante polarização PTxPSDB, curiosamente tanto o partido dos banqueiros quanto a heróica resistência do povo sem medo carecem de lideranças e instrumentos políticos que os representem – o que demonstra a dimensão do colapso institucional brasileiro;

    .

    1. Milícia dos banqueiros

      O itém 4 me levou a pensar nas milícias, que já dispõe de território, Leis e exércitos no Brasil.

      4. na ausência de políticos próprios o partido dos banqueiros se vale das gangues atavicamente incrustadas no sistema político brasileiro. mas sabe que nenhuma delas é capaz de fornecer o mínimo de “qualidade de gestão” para efetivar seus planos;

      O que nos leva especular sobre os planos da banca, seria a implantação do Nova Ordém Mundial, com seu projeto de despopulação do planeta? Se for, as milícias até que estão bem aparelhadas para a empreita.

      Banqueiros milicianos genocidas no horizonte próximo era uma que eu não esperava, mas melhorar a “qualidade de gestão” não deve ser difícil para eles.

  45. Como se diz em Minas…

    Como se diz em Minas, pau que dá em Chico também dá em Francisco.

    E quem disse isso foi o próprio Janot.

    E o disse no Senado o qual frequentava Serra.

    E o disse para Aécio Neves.

  46. Amadorismo nas análises

    Para o meu gosto, o cenário montado está incompleto e mal montado.

    Confunde políticas públicas com interesses individuais, contemporiza com crimes já cometidos e a serem cometidos, em nome de uma governabilidade que continua sem Rumo, sem Norte e sem Estrela.

    Salvam, porém várias coisas no post do Nassif, por exemplo: o ditado fecho ” Quem monta cavalo grande, está arriscado a tomar tombo maior.” que é da seara equina onde temos um dos meus prediletos : “Olho vivo que cavalo não desce escada.”

    Xadrez se joga em tabuleiro com oito colunas e oito horizontais, 64 casas, oito peões que cruzam as oito direções, limite tridimensional imposto by design.

    Logo, uma análise deveria ao menos citar as oito possibilidade que as oito direções oferencem, para se ter uma visão dos oito lados, o que nos leva a descartar o que é impossível e revela o que é improvável. Bem como oferece oportunidade de avaliar eventos de superfície, olhar para os eventos internos e especular sobre os eventos externos. Entender como o governo está sendo tocado, ah…. deve ter inocente que pensa que não estão conduzindo os destinos do povo e da Nação brasileira, vai o esclarecimento pela milésima vez aqui no blog, não é porque você não sabe como fazer que não esta sendo feito, muito pelo contrário até, quem está governando está enfiando uma naba como nunca vista na história no povo e na Nação, o Brasil está sendo conduzido para o caos e a conflagração, sem mais nem menos.

    Penso que o blog poderia produzir esta análise das oito direções possíveis para o Brasil.

    Nassif, o que você acha?

     

  47. Quem assumirá o STF é Carmem

    Quem assumirá o STF é Carmem Lúcia, que já ganhou agrado da Globo – fazendo a diferença nos bastidores, portanto.

    Na Camara já foi entronizado o Rodrigo Maia, antissocial notório.

    Nassif está admitindo agora o tal “cenário de contemporização”, que nada mais é o que sempre foi dito por város comentadores aqui do blog: joga-se o PT, o PT, o PT ao mar e leva-se com a barriga a nova república, já extirpada de seu “corpo estranho”, ou seja, a esquerda partidária e o que resta de estado de bem estar social..

    A demora pra acordar vem da vontade de acreditar que a república de curitiba tem o proposito de “combater a corrupção”, como se eles não a identificassem isso à subideologia do “sinistro projeto de poder petralha”.

    O cenário “mais provável”, portanto, éo seguinte: faz-se o teatro de que estão indo atrás de todos enquanto uns são aniquilados pela mídia e outros são blindados; e, mais adiante, aliviados pelo STJ.

    Como supor alguma pureza de principios desses concurseiros se eles se associam com a mídia, meu deus?! Só há duas possibilidades: ou eles são uns bobões ingênuos e estúpidos (como muitos dos teleguiados que batem panelas), ou, como outros tantos agem orientados por uma i-de-o-lo-gi-a. Para eles, pois, o eduardo Cunha é o que resta do “bloco de poder” liderado pelo PT, PT, PT.. Por isso as investigações foram de 2002 pra cá;por isso ele foi mo-bi-li-za-do no reccesso parlamentar do ano passado como medida para fracionar o bloco; por isso que a espopsa dele está soltinha enquanto a cunhada do Vaccari foi presa por causa de uma foto que nem era dela tirada em um saque de caixa eletronico, caixa eletronico…

    É evidente que o esse governo usurpador e golpista é o ideal para os setores que representam o atraso e o consevadorismo: eles podem e serão chantageados; e entregarão tudo! TU-DO! A qualquer “resistência”, uma denúncia…

    Eu já cogito a hipótese de não termos mais eleições pra Presidente nem em 2018!

  48. Che.
    infelizmente, tudo se

    Che.

    infelizmente, tudo se encaminha para eleição indireta. Quem sabe com Meirelles chegando ao planalto.

    é importante reconhecer a realidade e suas possibilidades, ainda que terriveis.

  49. Depois dos

    Depois dos ultimos,bombasticos,aterradores e semvergonhosos acontecimentos,serei curto,grosso e folclórico:”A ema gemeu no tronco do juremar”.E mais não digo.

  50. Nassif não foi até o fim..

    Raro eu duvidar dos prognósticos de Nassif, mas dessa vez….pra mim ta claro como o sol que ha uma sequencia lógica no tabuleiro funebre brasileiro: A elite ou Direita sabe que não ganha eleição presidencial, por isso defenestrarão a Dilma, em seguida prendem Lula (por pouco tempo só para amedrontar e desconstruir os movimentos sociais). Veja como os Governadores do Sul e Sudeste tratam os movimentos socias sempre em ares de atividade crimenosa. Em contra partida, mostram com parceria MP/judiciário/midiática denúncias que não são concretizadas contra Aécio, Serra, Temer e seus ministros ou que o PSDB vai sair do governo…Só um individuo que está em coma a meses não percebe que virá um GOLPE PARLAMENTAR para 2017, até o PT ja abandonou a ideologia para não ver aniquilado os cargos comissionados que ainda têm no governo federal, ora, é preciso garantir o salário alimentar. A próximas cartadas são garantir melhoria aos militares, para não haver risco de desordem, e criminalizar a mídia independente.

    Faltou combinar com a classe média, esta ao meu ver vai decidir realmente o futuro do país, acreditem ou não. Da asco mais a realidade é esta, a burguesia ou reage com mais articulação e competência que as camadas mais simples ou vira parte desta.

  51. Nassif não foi até o fim..

    Raro eu duvidar dos prognósticos de Nassif, mas dessa vez….pra mim ta claro como o sol que ha uma sequencia lógica no tabuleiro funebre brasileiro: A elite ou Direita sabe que não ganha eleição presidencial, por isso defenestrarão a Dilma, em seguida prendem Lula (por pouco tempo só para amedrontar e desconstruir os movimentos sociais). Veja como os Governadores do Sul e Sudeste tratam os movimentos socias sempre em ares de atividade crimenosa. Em contra partida, mostram com parceria MP/judiciário/midiática denúncias que não são concretizadas contra Aécio, Serra, Temer e seus ministros ou que o PSDB vai sair do governo…Só um individuo que está em coma a meses não percebe que virá um GOLPE PARLAMENTAR para 2017, até o PT ja abandonou a ideologia para não ver aniquilado os cargos comissionados que ainda têm no governo federal, ora, é preciso garantir o salário alimentar. A próximas cartadas são garantir melhoria aos militares, para não haver risco de desordem, e criminalizar a mídia independente.

    Faltou combinar com a classe média, esta ao meu ver vai decidir realmente o futuro do país, acreditem ou não. Da asco mais a realidade é esta, a burguesia ou reage com mais articulação e competência que as camadas mais simples ou vira parte desta.

  52. Na minha humilde opinião, o

    Na minha humilde opinião, o que vocês estão tendo é uma revolta dos senhores de escravos. Vocês já devem ter percebido que o grupo que está dando o golpe de estado é completamente incompetente para governar (nunca tiveram que trabalhar honestamente e duro para progredir na vida) e que este grupo possue um profundo ódio por qualquer coisa que represente a classe trabalhadora (que no Brasil ainda são considerados pouco mais do que escravos, herança dos mais de 400 anos de escravidão).

    Eles só não foram eliminados ainda porquê vocês como povo são mansos demais para se rebelar em revolta armada e porquê os cabeças-brancas aqui preferem um governo incompetente e submisso (os golpistas) do que um governo ruim e independente (Dilma), então por mais incompetentes que os golpistas sejam eles vão ter todo o apoio que precisem desde que continuem seguindo o script que vocês deduziram corretamente apesar de não tomar menhuma medida contra (como eliminar Gilmar Mendes, o qual está propositalmente em um posto-chave para manter os golpistas no poder).

  53. O melhor comentario que eu ja

    O melhor comentario que eu ja vi,sobre tudo isso,não me lembro onde,foi ” Essa lava jato,só lava carro popular e vermelho”

  54. Análise inteligente, mas acanhada com o PGR, com o PJ e o ACI.

    Prezados leitores,

     

    Prmeiramente um esclarecimento. ACI no título significa alto comando internacional do golpe.

    Como sempre, Luís Nassif nos brinda com uma inteligente, verossímil  e factível análise prognóstica.

    Foi o próprio Nassif que identificou o PGR (ou a PGR se preferirem) e os procuradores do MP com o ACN (alto comando nacional do golpe). Sendo o MP, cuja figura maior é o PGR, o titular das ações penais, está provado que ele é, de fato, o ACN do golpe. Sendo assim, Luís Nassif foi muito generoso e pegou muito leve com essa turma. Deveria ter sido mais enfático e contundente.

    O país em que está localizado o ACI (Estados Unidos) é mencionado apenas de passagem no 2º parágrafo  tópico intitulado “Peça 1 – a divisão entre os vitoriosos”. Tendo em vista a condenação absurda do vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, criador do Programa Nuclear Brasileiro (43 anos de prisão), não há como os analistas brasileiros fingirem que o golpe de Estado é coordenado apenas pelas ORCRIMs institucionais da burocracia estatal  (PF, MP e PJ) e empresarial brasileira, com destaque para o PIG/PPV e a banca. As espionagens da NSA às grandes estatais brasileiras (sobretudo a Petrobrás, que pouco tempos antes havia anunciado a descoberta do Pré-Sal) e ao governo brasileiro (inclusive com grampos nos telefones da presidência da república), reveladas em 2013 pelo Wikileaks e por Glenn Greenwald, não deixam dúvidas sobre a existência do ACI e onde fica a sede dele. Corroboram esta minha leitura dois outros fatos. O primeiro deles é o acôrdo-promessa de José Serra em revogar Lei da Partilha (praticamente consumado depois do golpe de Estado), desgastar e enfraquecer a Petrobrás, visando privatizá-la (o que já esté em curso, mesmo antes da consumação do golpe e da degola da presidenta Dilma Rousseff); JS fez essse acôrdo-promessa a uma executiva da Chevron. O segundo fato veio à tona este ano, com publicação de docmentos pelo wikileaks mostrando que Michel Temer atuou como informante da embaixada e dos consulados dos EUA no Brasil.  Não me conformo com a timidez e tibieza dos jornalistas e analistas brasileiros, que relutam em afirmar catègoricamente que os EUA são o cérebro e o ACI do golpe de Estado em curso no Brasil. Como explicar a visita do senador Aloysio Nunes Ferreira a Thomas Shannon, sub-secretário de assuntos políticos do governo estadunidense, logo após o dia 17 de abril, quando após aquele dantesco espetáculo a Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade do golpeachment?

    Mesmo o papel do judiciário brasileiro no golpe de Estado em curso é omitido, negligenciado ou minimizado pelos analistas. Os tribunais superiores, sobretudo o STF, fingem não ver as arbitrariedades e ilegalidades criminosas cometidas pelo juiz sérgio moro, por policiais federais (como denunciado e provado pelo jornalista Marcelo Auler em seu blog) e procuradores do MP, os quais integram a FT da chamada ‘Operação Lava a Jato’. Eduardo Cunha foi denunciado por corrupção em 20 de agosto de 2015; além dos crimes de corrupção, chantagem e ameaça, que comete há mais de 20 anos (desde a época em que trabalhou com PC Farias). Além das pautas-bomba, EC chantageou o governo Dilma, impedindo a presidenta de governar, desde que se elegeu presidente da Câmara; o cúmulo da chantagem explícita ocorreu em 2 de dezembro, quando ele aceitou um inepto e improcedente pedido de impediemento contra a presidenta, logo após os três deputados do PT votarem pela casssação do mandato dele, no Conselho de Ética. Até Miguel reale Jr., um dos que assinam a acusação contra Dilma, disse pùblicamente que se tratava de chantagem explícita. Denunciado (a denúncia foi aceita em 15 de dezembro pelo STF), com provas e usando do cargo de presidente da Câmara para esses expedientes criminosos, EC foi mantido na presidência da Casa Legislativa, até que passasse o dia 17 de abril, aquele dia de infâmia da república bananeira. Apenas no dia 5 de maio, depois de ter feito serviço sujo, 259 dias após apresentação (pela PGR) da denúncia no STF, 155 dias após o acolhimento do pedido de golpeachment e  142 dias após a aceitação da denúncia contra EC pelo STF, a suprema côrte brasileira decidiu por meio do relator Teori Zavaski, afastar EC do exercício da presidência da Câmara e do mandato parlamentar. Contrariando a CF, gilmar mendes impediu a presidenta Dilma de nomear Lula ministro de Estado; a decisão de GM foi baseada numa escuta ilegal e na divulgação criminosa dela pelo juiz sérgio moro aos veículos de mídia, primeiramente a TV Globo. Portanto o papel do PJ, sobretudo da Justiça Federal do Paraná e do STF é central nesse golpe de Estado em curso no Brasil. Outra grande infâmia do PJ brasileiro é o acôrdo e esfôrço tácito, pra preservar não só o mandato parlamentar de Eduardo Cunha, mas de livrá-lo e condenação. Há todo um circo armado, visando salvar EC da cassação e da condenação; desse circo participam – além dos deputados golpistas e principalmente os que compõem o chamdao ‘baixo clero’ – o governo golpista (refém e comparsa de EC), ministros da 2ª turma do STF, presidida por gilmar mendes e que além deste militante do PSDB  conta com dias toffoli e celso de mello (votos que podem ser daados como certos pela absolvição de EC).

    O plano sórdido que escrevi não é uma teoria da conspiração; é uma conspiração que de fato existe. E para que ela não venha a se concretizar, jornalistas e analistas independentes têm o dever de denunciá-la vigorosamente.

     

     

  55. Genial

    O xadrez de hoje está genial.

    Desafio qualquer um a colocar link aqui de análise mais completa do que está por vir com a mega delação da Odebrecht.

    Parabéns, Nassif.

    Se, como vc intiu (e eu concordo), o cenário de contemporizaçao é o mais provavel, podemos esperar mais opróbio, boicote e vexame internacional.

    Assim como ocorreu na – belissima! – abertura das Olimpiadas.

    Eles dao deixa, eu tiro sarro, uai!

    Fiasco do golpe nas Olimpíadas: sai G20, entra glorioso G12 na abertura!, por Romulus      

     ROMULUS      SEG, 08/08/2016 – 15:13

    O Fiasco do golpe no sucesso das Olimpíadas: na belíssima abertura, sai o G20, grupo das maiores economias do mundo, e entra o G12, “glorioso” grupamento internacional de potências, chefiado pelas poderosas Ilhas Fiji! 

    Por Romulus

    – A malandragem do Itamaraty (ocupado) para inflar o número de chefes de Estado que compareceram à abertura das Olimpíadas. Esperavam “entre 70 e 50”. Contaram, malandramente, 18. Provo que o número real é de apenas 12!

    – Em lugar do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, Temer inaugurou o glorioso G12. O novo grupo inclui potências como: Eslováquia, Fiji, Geórgia, Hungria, Lituânia, Paraguai, República Tcheca e Sérvia. Agora ninguém segura!

    – Por pouco escapamos de grave incidente diplomático com potência estrangeira nuclear! Por um triz a Lavajato não decreta a prisão preventiva – perpétua! – de dois chefes de Estado europeus lá em Curitiba!

    – 70, 50, 18 ou 12 Chefes de Estado… o que esses números significam? A Cabala cabocla tem a resposta!

    – E por fim um bônus (ou ônus?): o aplauso constrangido da Secretária (negadora) de Direitos Humanos do Brasil, a (ex) ativista de Direitos Humanos Flávia Piovesan. Sentadinha ali, do lado de Temer, batendo palma de cara feia (?).

    *   *   *

    LEIA MAIS »

  56. Jornalistas(com e sem

    Jornalistas(com e sem diplomas) e Juízes(quero crer que não sejam de futebol) enfiados até o talo nas delações da Odebrecht.Será?Folclore da minha terra”O couro come e a madeira deita,e seja o que Deus quiser quando a aurora raiar”.

  57. Enquanto isso Dilma repousa

    Enquanto isso Dilma repousa com suas VESTES LIMPÍDAS!!!!

    Obs:Espero que ela ñ queira só CUIDAR DA CASA e sim do Brasil também!!!

  58. Sei perfeitamente que blog

    Sei perfeitamente que blog nao e o local mais adequado.Peco a Luis Nassif com toda humildade que me permita um registro.Ha dois anos atras perdia Papai vitima de infarto aos 89 anos.Dermeval Santos Lopes,o Prof.Dermi,a mais notavel figura humana que conheci.Professor,poeta,filosofo e advogado,exatamente nessa ordem,como gostava que fosse citado.Amigo de Chico Pinto,Colbert Martins,Fernando Santana e Waldir Pires,dentre outros esquerdistas de ponta como ele.Por muito tempo foi filiado ao PCB,o Partidao.Fundamentalmente um educador por formacao,amava seus milhares de alunos,mais que qualquer coisa.A minha homanegem se resume ao poema Cacimba,que ele compos aos 25 anos,que relata as argruras do homem sertanejo e termina assim:”……………….e o homem que no fundo de uma cacimba sua vida encerra,chora sua desventura e bebe as propias lagimas da terra”.Imensa,sem dimensoes a falta que ele me faz.Agradeco de coracao.Dermeval Santos Lopes Junior.

  59.  
    … Este “procurador” de

     

    … Este “procurador” de pretérito nebuloso desde o [mega]escândalo do Banestado da PRIVATARIA DEMoTUCANA já tem cara de Rasputim dos Trópicos…
    Por que, então, não amarra uma melancia na barbicha, e sai desfilando pela Avenida Paulista?

    Vade retro Satanás!

    Solitária em uma penitenciária de segurança máxima ainda é pouco!

    Ah esta ‘PORCA-tarefa’ da Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’!
    Ah este infame e criminoso ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA da IMUNDA Casa Grande nativa &$ da ecumênica plutocracia genocida!

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

     

  60.  
    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO E

     

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO E MUITO CUIDADO BRASIL DO BEM

    Mais um golpe dentro do golpe fascista estar sendo plasmado!
    Traduzindo:
    quando as gravações do Sérgio Machado estavam liquidando o ‘miniSTÉRIO’ dos honoráveis bandidos da dupla ‘TEMer-CUnha’, o *Rodrigo Janot disse que “iria amarrar as pontas soltas [das gravações do Sérgio Machado]”!
    Dito e acontecido (risos):
    o mafioso gângster [ro]mero ‘Jucá(i)’ não caiu na Papuda; o restante da quadrilha permanece impune, ‘porco falante Geddel’, ‘RÉUnan Carniceiro’, eliseu QUADRILHA [segundo o ACM], ‘Moreira Gato Angorá Franco’; o DEMoTucano ‘Aécim Mineirim dos Esquemas’ – “que seria o primeiro a ser comido” – foi transformado no último fantasma da fila…
    Portanto, a máfia nazigolpista &$ [mega]corrupta “dará o mesmo nó cego” agora nas delações do Marcelo Odebrecht!

    ‘Nois’ iremos permitir?

    [Portanto] Mãos à obra!
    R-U-A-S!
    E JÁ passou da hora!
    Mesmo porque, do contrário, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhã’!
    Complexo assim!

    *Rodrigo Janot, o atual procurador parcial (idem sic) da “Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CUnha TEMERário’ do Mundo”, também conhecido pela famigerada e fatídica alcunha ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ (ibidem sic), ‘O Sonso geral da nação [em frangalhos]’ – o mesmo “líder do ‘Alto Comando’ do golpe”, segundo o emérito e impávido jornalista Luis Nassif.

    justi$$$azinha de mmmeeeeerrrrrrrrrrrdddaaa!

  61.  
    [“Boa-noitemente”,

     

    [“Boa-noitemente”, ‘fOOOOOra temer’ – e leve junto a sua quadrilha de gângsteres mafiosíssimos!]

    SEN-SA-CI-O-NAL! SENSACIONAL! IMPERDÍVEL!…

    A famíglia Odebrecht colocará a última pá de cal na IMUNDA sepultura da ‘famiglia’ criminosa Marin(ho) da ‘Rede Roubo’!
    ALVÍSSARAS!
    E, por extensão, a mesma família Odebrecht colocará também a última pá de cal na vala comum dos DEMoTucanos militantes sérgio ‘mor(T)o’, procuradores concurseiros da ‘PORCA-tarefa’ da Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’ – e certo “supremo gilMAU”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    A Odebrecht não vai livrar ninguém!

    E tem muito juiz e jornalista se borrando de medo da Odebrecht

    publicado 08/08/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/a-odebrecht-nao-vai-livrar-ninguem

  62.  
    … “Mais um INACREDITÁVEL

     

    … “Mais um INACREDITÁVEL vem agora”!
    E o Fernando Brito do ‘Tijolaço’, hein (Risos), dizendo que, após a delação fulminante do Marcelo Odebrecht, o escandaloso ‘CU(nha) TEMERário’ teria ficado somente por 24 horas nas manchetes do *PIMG!
    Fulminante?
    Menos para o *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)!
    Inacreditável!
    E eu não tenho mais dúvida:
    ou o depravado usurpador “uterino” está completamente louco de se cagar na cadeia no papel de ditadorzinho de mmmeeeerrrrrrrrddddaaa… Ou a CIA já confirmou que as tropas estadunidenses marcharão, sim, sobre esta “Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’ do Mundo”!
    Entenda mais esta patifaria pra lá de surreal!
    Caso seja possível ‘nois’ entendermos estas desgraças monstruosas!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Michel Temer estuda fazer reforma da Previdência sem consultar Congresso
    Ideia é reinterpretar a Constituição por meio de despacho presidencial
    Idade mínima para aposentadoria via INSS já está na Constituição
    Medida seria última cartada se houver atraso na Câmara e no Senado
    Nova norma seria adotada imediatamente, sem regra de transição

    Por jornalista Fernando Rodrigues
    08/08/2016

    (…)

    FONTE [IMUNDA!]: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/08/08/governo-estuda-fazer-reforma-da-previdencia-sem-consultar-congresso/

    … Os INFAMES NAZIFASCIGOLPISTAS &$ COVARDES TERRORISTAS estão se preparando para fechar o regime!
    Repressão violentíssima à vista!

     

  63. Caro Nassif, entendo que a

    Caro Nassif, entendo que a análise leva em conta a objetividade dos fatos e não os seus desejos, mas vem cá, e o povo no seu xadrez, onde fica? O povo então não existe? Não estou perguntando de forma irônica, é uma pergunta sincera. Se realmente o povo não se configura numa peça do jogo, então é porque a coisa está bem difícil. Como conseguiram excluir tanta gente assim? Sempre foi excluído, eu entendo, mas como isso se mantém? Essas questões me incomodam bastante. Acredito que o fator povo pode vir à tona em algum momento e isso é imprevisível. A classe média “coxinha” e os privilegiados (porque além da abstração “mercado” existem seres humanos que vivem em condição de privilégio) deveriam ser mais prudentes na hora de mexer nos interesses da massa.

    1. O povo brasileiro fica de

      O povo brasileiro fica de fora por ser “bovino”, me desculpe a franqueza. O meu povo (we americans) têm muitos defeitos mas nós não ficamos só olhando quando golpistas tentam tomar o controle do país.

  64. os banqueiros no poder (2)

    ardem as chamas olímpicas. aproxima-se o ponto de ruptura. não conseguem conferir a mínima estabilidade ao golpe. não há mais saídas. ou o fechamento do regime. ou a volta da Democracia. .

  65. Temer é o bode na sala

    Quem diria, depois de anos a fio de trabalho exaustivo da mídia nativa desgastando  Dilma Dilma e o PT, quando bastava deixar as coisas como estão para que o PSDB voltasse ao poder na próxima elição, veio esse golpe e a gestão Temer, rapidamente, fez o povo entender a desgraça que é a direita no poder. Parece a história do rabino que mandou o seu fiel colocar um bode na sala para descobrir o que é uma desgraça e parar de reclamar das dificuldades naturais da vida.

  66. Quando leio os textos do

    Quando leio os textos do xadrez, tenho a impressão de que o Nassif pensa mesmo no jogo, e não no país. Tudo bem que ele é jornalista, talvez até enxadrista, mas parece que estou lendo um mero observador, alguém que fala das peças como se não fossem humanas, mas apenas cavalos, peões, torres, etc.

    Gostaria muito de um xadrez mais ativista, sem tantas ilusões nas possibilidades e desejo – sim, porque é isso que você, Nassif, quer, se não a mensagem do início seria desnecessária – de uma contemporização que me parece impossível. Qualquer coisa nessa linha apenas atrasaria o desfecho caótico que virá, mais cedo ou mais tarde.

    A democracia não tem tantas contemporizações possíveis assim, mesmo num país como o nosso.  Não vejo como poderíamos regredir 50/60 anos, assim, de estalo, nas simples canetadas dos golpistas. A não ser que o planeta mergulhe efetivamente no caos. Não estamos mais no século XX, onde pouco ou nada se sabia do que ocorre no mundo. A não ser, claro, que mergulhássemos na escuridão total, sem internet, sem TV, sem celulares.

    Fiquei também curiosa para saber porque não há nenhum cenário que parta de uma rejeição do impeachment. Estamos mesmo em situação tão desesperadora, somos um povo terminal respirando por aparelhos? Será que nada poderá mover a população a uma reação? Nem mesmo a retirada quase total de direitos como se anuncia?

    A classe média, essa mesmo que foi às ruas gritar fora Dilma, resistirá à eventual perda do FGTS, do 13ª salário, das férias e repousos remunerados? E os servidores públicos, mesmo os mais bem remunerados, concordarão com esse tipo de desfalque?Até os “bravos” juízes e procuradores, hoje se sentido os reis dessa festa macabra, não reagirão à redução efetiva de seus subsídios anuais?

    Não que eu acredite que essas denúncias da Veja, sejam realmente denúncias. Nada se moverá aí, nem PGR, nem Judiciário, nem mídia. E não se iluda, Turco, a fantasia já foi rasgada há tempos e nenhum dos que ficaram nus se importou com isso. O Gilmar porque nunca teve fantasia, aliás nem humano ele é. Na minha opinião trata-se do pior brasileiro vivo. O Janot e os ministros do STF, como o Barroso, não passam de abortos nomeados por uma Presidenta que, apesar de ter arriscado a vida pelo país, é um pessoa inacreditavelmente ingênua, que nunca acreditou no “mal absoluto”.

    Então, só nos resta o povo. E talvez ele acorde em algum momento. Afinal, conheço muitas pessoas que retornaram após respirarem por aparelhos por muito tempo.

    1. O povo só vai reagir quando

      O povo só vai reagir quando perceber que perdeu direitos, trabalhistas, salariais e previdenciários principalmente. Quando a saúde e a educação  públicas piorarem. Mas aí poderá ser tarde demais, ou não.

      Será preciso uma grande mobilização sindical, e a participação de movimentos sociais organizados em protestos contra o governo Temer. Porque se as manifestações ficarem só na espontaneidade das classes médias idiotizadas, como recentemente, já era. Estas vão se arrepender amargamente da merda que fizeram ao apoiarem a queda de Dilma.

  67. A análise do Nassif é

    A análise do Nassif é excelente e válida, se o PGR tivesse vergonha na cara, como não tem …

    Ele vai se omitir, não irão entregar o jogo agora depois de tanto trabalho.

    Às favas com o escrúpulo, esse golpista não estão preocupados com isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador