Xadrez da delação que ficou pairando no ar

Os últimos capítulos da Lava Jato – com a emocionante refrega entre o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o Procurador Geral da República Rodrigo Janot – trazem uma montanha de informações para quem aprendeu a ler além do meramente factual.

Vamos a algumas conclusões e algumas explicações sobre a capa da Veja sobre Dias Toffoli e sobre a suspensão da delação da OAS pelo PGR.

Como se recorda, era uma denúncia tão anódina que a própria reportagem tratava de desqualificar. Mesmo assim, serviu de álibi para que o PGR suspendesse a delação de Léo Pinheiro, da OAS.

O Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada (http://migre.me/uKQMH)

O Xadrez do empate vitorioso de Gilmar e Janot (http://migre.me/uKQNQ)

Sobre disputas e concordâncias

Alguns leitores tendem a ver tudo como uma jogada ensaiada, com roteiro e ações combinadas. Não é bem assim. Há as grandes linhas e posições prévias, pontos em comum, pontos discordantes entre os personagens envolvidos na trama. Em torno deles, movimentos que acontecem ao sabor das circunstâncias.

Gilmar e Janot discordam em quase tudo que se relaciona com Ministério Público Federal. As pancadas de Gilmar na Lava Jato e em Sérgio Moro são reais. Gilmar é tido no MPF como inimigo da corporação, mesmo sendo originário dela. Dai o apelido de Darth Vader, com que se referem a ele.

Gilmar é adversário figadal dos poderes do MPF, mas tolerou a Lava Jato enquanto ela foi politicamente útil. Além disso, ambos – Gilmar e Janot – têm em comum a participação na frente para derrubar a presidente Dilma Rousseff. Daí o fato de Gilmar se manifestar apenas quando a Lava Jato chega perto do PSDB. E também estão juntos na provável vontade de anular a delação da OAS, Gilmar por solidariedade partidária, Janot um pouco por afinidade com Aécio Neves, um pouco para afastar de si esse cálice.

Não se pode afirmar que o vazamento da denúncia anódina contra Toffoli tenha sido uma ação combinada entre ambos. Quem vazou queria anular a delação.

Por outro lado, Janot enfrenta o dilema, sobre como anular a delação da OAS (que, pelos rumores, seria fatal para José Serra e Aécio Neves) sem confirmar as suspeitas gerais sobre o facciosismo da Lava Jato. A capa da presunção da isenção é essencial para que a Lava Jato prossiga com sua parcialidade. Tem que anular sem ficar mal na fita.

A saída encontrada foi aproveitar o empurrão da capa da Veja para ensaiar um salto maior: suspender a delação, imputando a responsabilidade aos advogados da OAS.

O que essa barafunda nos informa?

Informação 1 – a desculpa canhestra de suspender a delação mostra que Janot foi apanhado de surpresa pela capa da Veja.

Caso contrário teria pensado em um álibi mais elaborado. Não terá como explicar a falta de atitudes em relação aos 17 vazamentos anteriores.

Sobre a menção a Toffoli na pré-delação de Leo

Segundo a Folha de ontem (http://migre.me/uKOyA), “o episódio ligado a Toffoli foi mencionado em conversas preliminares entre OAS e investigadores, mas ficou de fora dos capítulos da delação por falta de indícios da empresa contra o ministro do Supremo”.

O que esse trecho nos informa:

Informação 2 – os procuradores da Lava Jato sabiam da declaração vazada para Veja.

ao contrário do que Janot afirmou – que a PGR e o MPF não dispunham da informação, logo não poderiam tê-la vazado – os procuradores da Lava Jato tinham essa informação, sim. Janot recorreu a uma meia verdade: não dispunham de informação oficial. Faltou com a outra metade da verdade: a de que os procuradores ouviram de Léo Pinheiro esse fato. Então tinham a informação e poderiam ter vazado. Alguém de dentro pode ter vazado, não o conjunto da Lava Jato.

Golbery do Couto e Silva dizia que a mentira é muito mais interessante que a verdade, porque esconde algum motivo. E São Tomas de Aquino dizia que uma das formas de mentira era não contar toda a verdade.

Se se somar a isso

* as afirmações de procuradores, de que aceitariam apenas mais uma delação de empreiteira;

* o fato de não terem permitido que os delgados da Polícia Federal assistissem os depoimentos de Léo Pinheiro;

* a posição do juiz Sérgio Moro, de interromper os trabalhos para analisar a delação da OAS,

chega-se à conclusão de que se depararam com bomba de alta octanagem, piscaram e ficaram planejando como se livrar da bomba. Mas nada indica que tenha sido um vazamento da Lava Jato.

Informação 3 – Léo Pinheiro foi induzido pelos procuradores a encontrar algo que comprometesse Toffoli. Mas não tinha.

A troco de quê, Léo Pinheiro iria levantar tema tão anódino nas conversas preliminares? O que é mais factível:

Alternativa 1 – Do nada Léo Pinheiro dizer que Toffoli pediu conselhos sobre a impermeabilização da sua casa, ele indicou uma empresa, mas quem pagou foi o Toffoli. E os procuradores questionariam: e daí?

Alternativa 2. Os procuradores indagaram se ele não teria nada contra Toffoli e a única coisa de que ele se lembrava era de ter dado conselhos a Toffoli sobre impermeabilização.

É evidente que do nada, Pinheiro não levantaria uma informação que não significava nada. A única explicação é que foi instado a falar qualquer coisa sobre Toffoli, por indução dos procuradores, e só se lembrou desse episódio insignificante.  A Alternativa 2 é a correta.

Informação 4 – os procuradores pautam as delações.

Esse pormenor reforça as versões que circulam sobre os métodos de delação da Lava Jato. Primeiro, há uma conversa informal, não gravada, na qual os procuradores passam dicas aos réus sobre os temas de seu interesse.

Sobre Lula, nem é necessário enfatizar. Mas se alguém é crítico da Lava Jato, político, advogado ou blogueiro, ou Ministro do Supremo, eles indagam do réu se não teria nada a oferecer sobre o crítico em questão. Mesmo sendo irrelevâncias, serve para assassinatos de reputação na mídia. O caso Gilberto de Carvalho é típico.

Informação 5 – Rodrigo Janot tem pleno controle sobre os vazamentos de informações.

Vazamento é como caixa 2 de empresa: não entra na contabilidade. Conforme levantamento do GGN, até hoje foram pelo menos 17 delações vazadas (http://migre.me/uKXP9). Então, para ter agido com tal presteza, de imputar de bate-pronto o vazamento aos advogados da OAS, significa que Janot tinha plena certeza de que nenhum dos 14 procuradores da força-tarefa vazou.

Se tem controle sobre o que não vazaram, obviamente sabe sobre o que vazaram. Faz sentido?

Resultado final

Gilmar atribui o vazamento aos procuradores; Janot rebate dizendo que foi estelionato informacional. Marco Aurélio Mello entra no meio e diz que tem que se apurar o vazamento. A imprensa regurgita impropérios de lado a lado.

No que importa: o candidato a delator Léo Pinheiro compareceu a uma audiência e nada falou, porque o acordo de delação está suspenso. Ponto para Gilmar, ponto para Janot.

 

Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Donde se conclui, que ate

    Donde se conclui, que ate entao, quem canta de galo,e o Ministro deleterio e cretino.Se fala,conmunga,deblatera,confessa,grita,argui,xinga,discute,agridem,empurram, sopapeam,aberturam-se,tudo que citei  elevado a quinta potencia,e nao acontece nada.Serra e Aecio,agradecem de joelhos,com as maos aberta referenciando o Altissimo.Um outro que estava escondido debaixo da cama,Eduardo Cunha,saiu de la,mandou  a esposa trocar o lencol e a filha a colcha.Como uma luz no fim do tunel,aparece o Ministro Marco Aurelio a indicar a unica coisa sensata que  prescisa se fazer em malandragens como esta:Temos que apurar,e jogar para bem longe essas conversas mole para boi dormir.

  2. O imbróglio da lava jato

    Dizem que a oportunidade faz o ladrão. Talvez a bomba não fosse explodir no colo do Tofolli, mas no lombo emplumado de um tucano ou mais. De repente, Leo Pinheiro solta uma coisinha insignificante sobre alguém e isto cria o alibi naturalista da lava jato para salvar tucanos de rapina. Daí só podemos concluir que ” Na casa de Irene se mangia se ride i tem gente qui vem e gente qui vá

  3. O imbróglio da lava jato

    Dizem que a oportunidade faz o ladrão. Talvez a bomba não fosse explodir no colo do Tofolli, mas no lombo emplumado de um tucano ou mais. De repente, Leo Pinheiro solta uma coisinha insignificante sobre alguém e isto cria o alibi naturalista da lava jato para salvar tucanos de rapina. Daí só podemos concluir que ” Na casa de Irene se mangia se ride i tem gente qui vem e gente qui vá

  4. Essa turma, MORO, JANOT E

    Essa turma, MORO, JANOT E PROCURADORES não têm CACIFE para bancar uma luta contra ESSE NOVO(?) GRUPO QUE SE FORMOU ai…

    A rede globo está nessa, e ai – amigos – ACABOU A MÍDIA EXPONTÂNEA…

    O Brasil se FERROU com 200 milhões de brasileiros dentro!

    Os milhões de cunhas estarão em breve EXTORQUINDO EMPRESÁRIOS E EMPRESAS…

    Eles venceram…

  5. Informam-me que a Globo

    Informam-me que a Globo recolheu o flap.Grande novidade voce me conta,respondo.Ja derrubou quem tinha que derrubar,Galvao Bueno,um cretino na acepcao da palavra, nao conseguiu quebrar a mao transmitindo as olimpiadas,o Ministro salafrario e farofeiro,ocupado com capadocagens para livrar Aecio e Serra do propinoduto tucano,sem tempo de passar a pauta para Bonner,voce queria o que?Vai ser canalhocrata assim na casa do chapeu.

  6. O Nassif “tá a milhão” nos

    O Nassif “tá a milhão” nos “xadrezes” um atrás do outro,nossa que fase !!!

    Obs: pode vir de xadrez que o povo “tá com fome” vaaleu Nassif  e obrigado !!!

  7. Duaas coisas; O presidente da

    Duaas coisas; O presidente da OAS está numa gelada.  A segunda é:Quem vai colocar a casa em ordem, quem vai investigar esse caso macabro se os atores são os próprios que deveriam ser responsabilizados pela investigação? Em suma o Brasil está à deriva a espera do tsunami.

  8. Relembrando Joel.”Barak Obama

    Relembrando Joel.”Barak Obama nao tem motivo nenhum para demonstrar tristeza,por ter feito um governo mediocre,pifio e ruim.Ele devia encomendar pelo menos mil missas de acao de gracas.Terminou o governo vivo.Ate agora.”

  9. Sinceramente, se este pgr

    Sinceramente, se este pgr suspendeu a tal delação da oas por causa de ter sido citados o aécio e o serra, vamos combinar, é de revirar o estômago de raiva. E usou pra isso uma desculpa esfarrapada. Esse cara falar que vazamento de delação e motivo pra anular acordos e dar úlcera em estômago de urubu. Como pode um comandante do mp fazer politicalha de maneira tão baixa? E saber que a pobre presidenta sofreu horrores pra conseguir emplacá-lo no seu sgundo mandato. Lutou contra tudo e cntra todos para colocá-lo lá pra fazer essa imundície? A que ou a quem comparar o comportamento desse cara?

  10. Será que alguém da Lava Jato

    Será que alguém da Lava Jato “sozinho” inventaria que 0 ministro Tóffoli foi mencionado?

    Essa notícia poderia mudar o entendimento dos vazamentos pelo STF?

    O STF agiu como se esse tipo de vazamento fosse o único seletivo ou a corte mudou de entendimento porque a corrupção é coletiva.

    O que então é isto: falsa comunicação, abuso de autoridade, factoide da Veja?

    Cadê a ATITUDE: manifestação de repúdio do próprio ministro contra honra, abertura de Inquérito, intimação dos responsáveis?

    Na mesa do engavetador se encontra a minha mente.

  11. Mais um mistério a se somar

    Mais um mistério a se somar aos tantos envolvendo Gilmar Mendes e a VEJA. 

    Uma coisa é certa: não tem santo nessa história. Ninguém agiu e vai agir de boa fé. Há interesses escusos em ambas as partes.

    É bom atentar que o ministro Gilmar não é de jogar a mão em ponta de faca. As diabites que soltou contra o MP e os magistrados singulares conseguiram superar sua habitual grosseria contra desafetos. Atacou violentamente aqueles via alusão aos salários astronômicos obtidos por vias transversas através da frase ferina: “cada um faz seu pequeno assalto”. 

    O que se depreende dessa porra-louquice verbo-judicial? Será desespero por avaliar que a Operação lava Jato finalmente alcançaria seus velhos parceiros do PSDB caso Leo Pinheiro abra o bico?

    Sei não. A coisa desconjuntou mesmo. Resta ainda uma última e insana hipótese: Janot disse: “eu quero é cegar como na delação de Leo Pinheiro não havia menção ao ministro Tóffoli”. Ofertando o benefício da dúvida ao PGR,  seria por demais implausível a hipótese de VEJA e Gilmar Mendes terem reatado a velha parceria e a primeira tendo tomado conhecimento pelo segundo do episódio envolvendo Tóffoli(hoje são amigos e irmãos camaradas) e Leo Pinheiro o tenha publicado visando descredenciar a delação do empresário? 

    Absurdo? Não, porque nesses tempos:

    [video:https://youtu.be/m0wRYzviyUw align:left]

  12. E a nova OBAN faz escola

    Em Mato Grosso há em curso uma lava-jato pantaneira.

    Prende-se por um ano sem que se termine o processo. Quando se consegue liberdade em uma prisão, faz-se outra operção e se decreta outra prisão, com base em delações premiadas, em alguns casos exclusivamente.

    Se o delator colabora nem réu vira. Ao contrário, é chamado de “vítima”! Fica com a grana integralmente.

    E a imprensa vaza as informações semanas antes das operações para preparar a opinião pública contra os acusados.

    Mas hoje sofreram um duro golpe. Foi reconhecida a parcialidade da juíza que na homologação de uma delação premiada não se limitou a colher a voluntariedade das declarações. Mas partiu para inquirir o delator sobre os fatos, como se delegada fosse.

    Parentese: a dita juíza viva a dar entrevistas na imprensa em geral, inclusive m programa de celebridades, como se fosse estrela. E o tempo todo negando ser candidata a algum cargo político – detalhe: o Governador do estado saiu do MPF direto para o Senado e dois anos depois para a chefia do Executivo.

    Mas parte da opinião pública só que saber de prisão e abominou as decisões. Esse é o clima de linchamento criado nos últimos tempos.

    Quem sabe esse seja um começa de se voltar a respeitar as garantias fundamentais nesse processos. Vamos acompanhar. Segue o link da notícia:

    http://www.folhamax.com.br/politica/tj-ve-falha-de-juiza-e-anula-operacao-que-prendeu-esposa-de-silval-em-mt/96915

     

     

  13. Nassif, para com isso

    os homem tomam café da manhã, almoçam e jantam juntos, talvez dividam a mesma cama, e você vem com “coincidências”.

    Gauss, o cara que desafiou os deuses, deve estar rindo em sua eternidade.

  14. Brincando de Deus
    Uma coisa é preciso ter em mente. O MPF tenderá a preservar o grupo – independentemente das denúncias – que entende deverá tocar o país.
    Não faz sentido, portando, detonar todos.
    A lógica da seletividade cada vez faz mais sentido.

  15. Xadrez da delação que ficou pairando no ar

    As rusgas entre Janot e Gilmar são pura briga por beleza.

    Mas ambos querem a mesma coisa: ferrar Lula, o PT e aliados; livrar os tucanos.

    Assim ficam nessa dança, dois prá lá dois prá cá.

    Os rapazes da vazajato ficaram no relento, não se deram conta que são pau-mandado. Gilmar já deu o mote. Se for o caso o STF anula tudo. Tem tantos motivos que qualquer quizimba basta para fechar o boteco.

    No PSDB não se mexe. Nem a vazajato quer nem o dono do STF, o Gilmar.

    Essa ronha logo termina, Dilma impichada vazajato liquidada.

     

    1. É mais ou menos isso

      Milton Murilo,

      Desta vez o Nassif comeu mosca. O jogo combinado é evidente. A direita golpista, oligárquica e plutocrática sabe proteger e se unir para atingir os grandes objetivos; mesmo os ‘inimigos internos’ se aliam, quando o que está em jogo é tomada ou a manutenção do poder. O jogo de cena entre GM e Janot não me engana.

    1. …de peroba. E haja óleo de

      …de peroba. E haja óleo de peroba. Tem que alugar uns caminhões pipa e mandar pro STF, MPF, Curitiba…

  16. A escolha de Toffoli

    Discordo da percepção de que a escolha de Toffoli tenha sido somente por decisões que desagradaram à Lava Jato.

    O pessoal da Lava Jato arrumou um abacaxi que não queria descascar. Precisavam de uma “solução Satiagraha”. Aí que entra a escolha do Toffoli. Sabiam que ao tentar atingir o pupilo preferido, Gilmar seria mais Gilmar do que nunca: chamaria a responsabilidade para si e “mataria no peito”. Dito e feito! 

    Mamão com açucar para o pessoal de Curitiba: se livraram do problema e ainda com pose de vítima.

  17. Esteja ou não certo o nosso

    Esteja ou não certo o nosso Alekhine, seja qual for a análise correta dos comentaristas, eu me pergunto como será o dia, o mês, o ano seguintes. Sejam todos “generais” de um exército só, mancomunados no golpe, sejam eles cada um dono de um exército para dizer que é seu, degladiando-se para ver quem assume o comando final, a tentativa do golpe está chegando aos finalmentes, e eu continuo me perguntando como será o tempo futuro. Se Dilma voltar, no meu caso muito mais desejo do que crença, poderemos ter um tempo de sofrimento, mas sofrer numa Democracia não é tão ruim, até pela perspectiva que esse regime nos dá de mudança. Se o comando for de qualquer outro “general”, minha pergunta é : Poderá uma árvore envenenada dar um fruto sadio? Essa pergunta parece-me ter uma resposta óbvia. Leio sempre comentários de que nosso povo é despolitizado, midiotizado, omisso, etc. etc..Pode até ser, mas mesmo com essas “qualidades” permanecerá quietinho quando lhe for servido de manhã, à tarde e à noite os frutos envenenados da Educação, Saúde, Conquistas Sociais, etc., etc.? Até poderia se houvessem também arvores boas, produzindo frutos sadios, mas conclamo alguém que me aponte uma, só uma, nessas condições, plantada por qualquer dos “generais”. Tudo, não é tentativa retórica, tudo mesmo que eles tocam tem um efeito midas-contrário. Esperar e ver, se não houver reação da maioria, não necessariamente violenta, seremos todos envenenados.

  18. Esteja ou não certo o nosso

    Esteja ou não certo o nosso Alekhine, seja qual for a análise correta dos comentaristas, eu me pergunto como será o dia, o mês, o ano seguintes. Sejam todos “generais” de um exército só, mancomunados no golpe, sejam eles cada um dono de um exército para dizer que é seu, degladiando-se para ver quem assume o comando final, a tentativa do golpe está chegando aos finalmentes, e eu continuo me perguntando como será o tempo futuro. Se Dilma voltar, no meu caso muito mais desejo do que crença, poderemos ter um tempo de sofrimento, mas sofrer numa Democracia não é tão ruim, até pela perspectiva que esse regime nos dá de mudança. Se o comando for de qualquer outro “general”, minha pergunta é : Poderá uma árvore envenenada dar um fruto sadio? Essa pergunta parece-me ter uma resposta óbvia. Leio sempre comentários de que nosso povo é despolitizado, midiotizado, omisso, etc. etc..Pode até ser, mas mesmo com essas “qualidades” permanecerá quietinho quando lhe for servido de manhã, à tarde e à noite os frutos envenenados da Educação, Saúde, Conquistas Sociais, etc., etc.? Até poderia se houvessem também arvores boas, produzindo frutos sadios, mas conclamo alguém que me aponte uma, só uma, nessas condições, plantada por qualquer dos “generais”. Tudo, não é tentativa retórica, tudo mesmo que eles tocam tem um efeito midas-contrário. Esperar e ver, se não houver reação da maioria, não necessariamente violenta, seremos todos envenenados.

  19. O caso eu conto como o caso

    O caso eu conto como o caso eu vi.Em 1962 no interior da Bahia,o Prof Edivaldo Santos Lopes,meu tio,disputava a Prefeitura da Cidade contra Lucas Cardoso,podre de rico,semi analfabeto.Tinha em sua coligacacao um candidato a Vereador de nome Chico do Mixto,paraibano,nao sabia fazer o O com o fundo de um copo.Era proprietario da maior rede de alto falantes da Cidade.Todos os dias as 17:00 horas pontualmente colocava-os no ar e gritava a todo pulmoes.”Minha gente,vote no Veio Luca Cardoso,eu sei que ele e um veio feio e besta,agora e um veio macho”.O Prof Edivaldo ganhou de barbada.

     

  20. Esse causo..

    na verdade tem como cena final: todos rindo e todos satisfeitos incluindo serra-entrega e aecim.

    A delação que não prestava serviu de mote a todos para desconsiderá-la, ainda mais que de Lula…nada de nadica.

    Portanto não tem rixa, desafeição, inimizade quando o prato que se apresenta satisfaz a fome de todos…nesse caso desconsiderar a delação do Leo e só considerar a de marcelo, que fica sendo mais proveitosa para que, distorcida e vazada em partes, se tenha os reais motivos para se chegar ao objetivo final: a cabeça de Lula.

    É tudo farinha do mesmo saco com um único intento político: finalizar Lula / enfraquecer ao máximo PT…não tenham outra ilusão.

    Vejam na história que inimigos se uniram e comeram do mesmo prato enquanto isso lhes foi útil…depois…bem depois são outros quinhentos.

  21. Outra possibilidade da

    Outra possibilidade da citação a Tofolli eh a pressão sobre entregar o Lula sobre o ap e o sítio até o ponto que Léo responde:

     

    – Essa ajuda é comum. Até o Tofolli já me pediu dicas sobre reformas.

     

    Um chute.

  22. Sai queimado o Judiciário

    Sai queimado o Judiciário

    Como se não bastasse toda a perseguição a Lula que não deu em nada

    Como se não bastasse o Gilmar Mendes tentar livrar a cara do Aécio, agora mais essa…

    Caiu a última trincheira da moralidade no Brasil, a capa da Veja tem um outro sentido pra nós, que conhecemos e entendemos o jogo político

    Mas pra população um ministro do STF aparecendo na capa de uma revista com suspeita de corrupção é o começo do fim do Judiciário brasileiro, uma queda no ranking da moralidade da instituição

    Conseguiram livrar a cara do Serra e do Aécio, mas acho que o preço foi alto demais: a pouca confiança que se tinha na Justiça

     

  23. Esqueceu a rainha nesta jogada

    Caro Nassif,

     

    Nesta jogada de empate esquecemos o papel da rainha. Entra em jogo para reequilibrar quando o rei está exposto. De repente o Léo decide ficar mudo perante o tribunal, sob orientação dos advogados! 

    Sim, a defesa entendeu a jogada e entrou de sola. Ah, querem melar a delação?!?!?! Ok Moro, não tem mais jogo! Não delato mais nada e voce vai ficar com cara de pu.a que perdeu o cliente. E agora????

    Os advogados perceberam a jogada nas mãos. Minha delação é um trunfo, uma mina de ouro nas mão do Moro. Mas a “turminha” não gostou do que vem pela frente (o rei ficou exposto) e decidiram “melar” a delação, dizer que ela é fora da lei. Ah, pros outros tudo, para mim os rigores da lei?!?!?  Pois bem, Sr Moro, voce acreditava que tinha chegado na linha do rei mas eles desceram a rainha. Pois bem, eu desço a rainha e fica a situação de duelo. Voces queimam a rainha mas perdem a rainha!!! E agora, José?

  24. O terrível desmonte geral

    .

    ..”Por outro lado, Janot enfrenta o dilema, sobre como anular a delação da OAS (que, pelos rumores, seria fatal para José Serra e Aécio Neves) sem confirmar as suspeitas gerais sobre o facciosismo da Lava Jato. A capa da presunção da isenção é essencial para que a Lava Jato prossiga com sua parcialidade. Tem que anular sem ficar mal na fita.

    A saída encontrada foi aproveitar o empurrão da capa da Veja para ensaiar um salto maior: suspender a delação, imputando a responsabilidade aos advogados da OAS.”…

     

    Passando pelo julgamento-show-mensalão de Joaquim Barbosa, que sem dispor de provas para condenar José Dirceu, inventa o “domínio do fato”. Logo mais, pela Lava Jato e outras mais, que os golpistas continuam deixando bem claro e visível, que não estão nem aí para a justiça, para a decência e para a democracia –  bem consolidado em suas inacreditáveis ações e atitudes – inclusive, contando com muitos de seus integrantes de baixo padrão moral, verdadeiros marginais.

    Desde o início que dão seguidas provas que estão acima das leis e da ordem. Provas de inquestionável poder. Só não percebe quem não quer.

    Por tudo que vem sendo divulgado, fica consolidado o desonesto e muito injusto comportamento das facções da turma de preto decididas a destruírem a imagem de Lula/PT e a remoção de Dilma/PT da presidência da República, de qualquer jeito, sem medir consequências alguma. Em cima de qualquer pretexto, ao arrepio da lei.

    Nas incontáveis ações, investigações, pronunciamentos, depoimentos e seletivos vazamentos, pululam parcialidades, arbitrariedades, factoides, injustiças, entreguismos e truculências. Podemos esperar tempos terríveis, para o povo e para o Brasil. Será o fim da esperança na construção de uma Nação mais justa, soberana e forte. Que Deus nos ilumine.

  25. “Ponto para Gilmar, ponto

    “Ponto para Gilmar, ponto para Janot.”

    E derrota tipo 7×1 para o Brasil e a democracia.

    Resultado da lava jato: destruição da economia, quebra das maiores empresas do país, milhões de desempregados e o maiores ladrões da história do Brasil no governo.

    Estes crápulas tem de ser presos ou não?

    É possível que sejam, e pelo próprio governo que ajudaram a instalar.

    Até para que se calem. Se eu fosse o Temer certamente faria.

    E se a globo piasse, mandaria prender os três Marinho sob acusação de sonegação, evasão de divisas e ocultação de patrimônio  e ainda mandaria todas as informações que o FBI está querendo no caso FIFA.

     

  26. Muito bem, mais uma vez,

    Muito bem, mais uma vez, Nassif.

    E é mesmo isso, desonestos e manipuladores,  fazendo pose de autoridades e de “excelências”. 

    Daí, excelente o encerramento do texto apontando-os como o que são: Malandros.

    Mas, e aí, como é que ficam os rumos do país? Sendo conduzido por esses parasitas malandros, que ainda se arvoram em estar “combatendo a corrupção”.

  27. Toffoli

    Alguns pontos me parecem obscuros no xadrez do Nassif, principalmente o papel do peão Toffoli.

     

    Um ministro do STF vai para a capa da Veja. Há consenso na esquerda, direita, centro e nos extremos de que a reportagem não tem pé nem cabeça com todo o cheiro ruim de coisa encomendada.

    Diante disso Toffoli, o ministro atingido, guarda sepulcral e resignado silêncio. Quem toma as dores é o incansável ministro Gilmar!

    Estaríamos naquela situação onde o irmãozinho menor, acovardado, chama o maior para a briga?

    Não seria o caso de o próprio Toffoli partir para cima da Veja cobrando direito de resposta e uma boa indenização por danos morais?,

    Membros da magistratura, ao contrário dos cidadãos comuns, têm conseguido valores expressivos.

    Quanto valeria a honra de um ministro do Supremo?

    Vejo duas hipóteses:

    Toffoli, numa atitude de paciência e resignação cristãs, prefere sofrer em silêncio ou,

    A Veja tem coisa mais séria contra Toffoli e aproveitou para fazer uma demonstração de força dizendo ao ministro o seguinte:

    “Sofra calado. Isso é só uma amostra do que podemos fazer…”

  28. Prudência, vaidade e incoerências jornalísticas.

    Prezados leitores,

    Parece que as artimanhas da dupla Janot-Gilmar deixaram atônito se sem chão o jornalista Luís Nassif.

    Note que já no primeiro tópico, intitulado “Sobre disputas e concordâncias”, há uma série de incoerências insanáves e inexplicáveis. Destaco o terceiro parágrafo:

    “Gilmar é adversário figadal dos poderes do MPF, mas tolerou a Lava Jato enquanto ela foi politicamente útil. Além disso, ambos – Gilmar e Janot – têm em comum a participação na frente para derrubar a presidente Dilma Rousseff. Daí o fato de Gilmar se manifestar apenas quando a Lava Jato chega perto do PSDB. E também estão juntos na provável vontade de anular a delação da OAS, Gilmar por solidariedade partidária, Janot um pouco por afinidade com Aécio Neves, um pouco para afastar de si esse cálice.”

    Ora, ora, ora… Nenhum dos leitores que – como eu – afirmaram estar Janot e GM jogando o mesmo jôgo, do mesmo lado e com os mesmos objetivos, com lances prèviamente combinados no que se refere ao alcance da chama “Lava a Jato”, de modo a preservar os aliados políticos de ambos, isto é, os tucanos de alta plumagem (dentre eles Aécio Cunha José Serra e Geraldo Alckmin) desconhece que haja rusgas e mesmo divergências entre o PGR e o ministro(sic) do STF em outras searas. Mas quando eventuais delações podem incriminar de forma definitiva e matar polìticamente os aliados políticos das duas ‘autoridades judiciárias’ citadas, não tenham dúvidas o jornalista e os leitores de que Janot e GM são aliados e trabalham de forma sincronizada, combinada e harmônica. Não se esqueçam dos episódios anteriores, envolvendo os inquéritos que investigam Aécio Cunha e aquele farsesco pedido de prisão feito pelo PGR contra Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney. Tanto o analista como alguns leitores se deixaram enganar pelo jogo de cena, estrelado pela dupla Janot-Gilmar. Hoje ninguém mais duvida de que foi pura armação.

    É grave erro analisar o comportamento da Direita oligárquica e plutocrática (Gilmar Mendes e Rodrigo Janot são representantes dela) com o olhar fragmentado e fragmentário da Esquerda, que briga entre si. A Direita é muito mais esperta; mesmo os ‘inimigos internos’ sabem quando e por que se aliarem. Basta analisar a sintonia fina que houve entre PSDB e PMDB para perpetraem o golpe de Estado. Mesmo antes da consumação do golpe já se vêem vários disparos de ‘fogo amigo’. Esse retórica de classificar Janot e Gilmar como ‘inimigos figadais’, tentando explicar ou justificar que não há interesses comuns entre eles na condução da Farsa a Jato é de uma ingenuidade pueril.

  29. Peço permissão ao editor para

    Peço permissão ao editor para terminar a historia,O caso eu conto,como o caso eu vi. O Bar/Alto Falante do Velho Chico do Mixto,ficava em frente ao escritorio de Advocacia de Papai.Eram adversarios politicos,mas Papai o adorava,vice versa.Terminada a apuração,se dirigiu com amigos e correligionarios para comemorar a vitoria do irmão no Bar do Velho Chico do Mixto.Encontrou o Velho Chico xingando Deus e todo mundo.O Velho Chico teve exatos 5 votos. Papai resolveu mexer com ele.Não deu Chico, fica para a proxima.Está xingando por que?Professô o senhor me desculpa,essa terra só tem caba safado.Mas deixa chegá as urnas de Campina Grande,que vou esfregá na cara desses cornô daqui.Quase me quebro,dano cachaça a esses semvergonha,tudo dizeno que ia votar neu.Papai abriu na risada,mandou servir um engradado de cerveja.Seu Chico do Mixto morreu,e as urnas de Campina Grande,sua terra natal,nunca chegaram ao destino.

  30. discordo

    ouso discordar

    trata-se de jogo combinado sim.

    o psdb faz parte do golpe tanto quanto janot e “alguns ministros do stf”, ou esqueceram-se daquele parte interessante das gravações do sérgio machado?

    … alguns …

    agora, o golpista moro dispensa a mulher do cunha de audiência.

    essa gente deveria estar em cana por conspirar e atentar contra a ordem pública.

  31. Atitude da Justiça/MPF contrariam as 10 medidas contra corrupção

    Interessante que o MPF e a Justiça que têm sido os porta-vozes das dez medidas de combatem a corrupção,  pedem através de uma das medidas que as provas alcançadas de boa fé sejam validadas, entretanto as delações de “boa fé”, mesmo que tenham sido vítimas de vazamento, que são questões de seu domínio não seguem a mesma lógica, vindo a ser utilizada e fornecendo informações de crimes e condutas crimosas. Por que será?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador