Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

A título de introdução – o que estava em jogo

Como abordamos em vários Xadrez, havia um mundo em transformação, a China e os BRICs irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, queimando-a como alternativa econômica.

Por seu lado, os Estados Unidos garantiam seu papel hegemônico no campo financeiro e nas novas tecnologias de informação, já que a manufatura se mudou para a Ásia.

É nesse contexto que, a partir de 2002, monta-se uma nova estratégia geopolítica fundada no combate à corrupção. Envolvem-se nela o Departamento de Estado, as instituições de espionagem (CIA e NSA), os órgãos policiais (FBI e Departamento de Justiça) e as ONGs ambientais e anticorrupção.

Para consumo externo, a intenção meritória de melhorar o mundo. No plano estratégico, a tentativa de impedir as potências emergentes de percorrer o caminho trilhado pelas potências atuais: no campo político, a promiscuidade inevitável entre campeões nacionais e partidos políticos; na expansão externa, o uso inevitável do suborno para penetrar em nações menores.

Por outro lado, o avanço da espionagem eletrônica conferiu um poder imbatível aos órgãos norte-americanos. A pretexto de combater o crime organizado, amplia-se a cooperação internacional, entre MPs e policias federais dos diversos países. Através desse duto, os EUA passam a levantar seletivamente informações contra políticos não-alinhados em diversos países, como Brasil, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul.

O impeachment de Dilma Roussef teve três personagens centrais com laços estreitos com os Estados Unidos:

·       Juiz Sérgio Moro

·       A Globo

·       Movimentos de rua.

Na última 5a, publiquei o post “Xadrez de como a Globo caiu nas mãos do FBI”.

Vamos avançar com mais informações que surgiram nos últimos dias.

Peça 1 – Sérgio Moro e o FBI

No GGN há um amplo levantamento sobre a cooperação internacional, o sistema de cooperação penal entre países, dos quais o Brasil é signatário. A cooperação deve ser formalizada através do Ministério da Justiça, Itamaraty ou Procuradoria Geral da República.

No caso Banestado, houve uma aproximação informal entre o juiz Sérgio Moro, procuradores e delegados da PF com o FBI, NSA e Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Havia vários indícios dessa ligação e da maneira como Moro foi abastecido por informações das autoridades norte-americanas, para, mais tarde, conseguir transformar um processo contra uma lavadora de carros em um escândalo nacional.

Na semana passada, o Jornalistas Livres apresentou a evidência mais forte dessa cumplicidade, um caso de 2007, no qual Moro autorizou um agente do FBI criasse um CNPJ falso para uma ação controlada contra um falsário. Não informou sequer o Ministério Público, denotando uma cumplicidade muito mais ampla e mais antiga do que até então se imaginava.

O fato revelado reforça as suspeitas sobre a ação deliberada de Moro e dos procuradores de Curitiba de destruição de empresas brasileiras que competiam globalmente com multinacionais norte-americanas e de imposição da agenda liberal da Ponte para o Futuro.

Peça 2 – a Globo e o FBI

Por volta de 2014, o patriarca da Odebrecht, Emilio, indicava a impossibilidade de qualquer forma de negociação com a Globo: ela estaria refém do FBI. À medida que foram revelados detalhes da Operação Rimet – conduzida pelo Ministério Público espanhol e pelo FBI – sua previsão fez sentido.

Há vários anos, os escândalos da FIFA eram tratados por um grupo restrito de jornalistas, correspondentes internacionais, entre os quais o britânico Andrew Jennings e o correspondente do Estadão em Genebra, Jamil Chade.

Em 2014, o jornalista-empresário brasileiro J. Hawilla foi preso nos Estados Unidos e negociou um acordo de delação. Era o principal contato da Globo com a CBF.

Uma pequena cronologia para se entender o quadro atual:

18 de setembro de 2014 – entrevistado pelo GGN, o jornalista Andrew Jennings desafiava: brasileiros, cadê vocês? Forcem a CBF a abrir as contas”. Crítico da copa do Mundo no Brasil, Jennings afirmou que “há muito o que a democracia brasileira poderia ter feito que não fez. Legalmente, cuidar dos interesses do próprio país e do interesse no futebol. O governo falhou, foram covardes contra um exército desarmado”.

12 de dezembro de 2014 –  J.Hawila acerta o acordo de delação com o FBI.

No acordo, devolveu US$ 151 milhões de dólares, sendo US$ 25 milhões foram pagos no momento do acordo, segundo o documento divulgado pela Justiça dos Estados Unidos. Segundo a Justiça americana, Hawilla foi indiciado e culpado por extorsão, conspiração por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.

O teor da delação tornado público não mencionava a Globo e pouco se referia aos contratos da CBF. Concentrava-se mais nas operações com a FIFA e nos Estados Unidos.

27 de maio de 2015 – o FBI cerca um hotel em Zurique e prende vários executivos da FIFA. Explode o escândalo tendo como epicentro da brasileira Traffic, de J. Hawilla, principal instrumento da Globo para garantir a primazia nas transmissões de futebol no país, além de dono de várias afiliadas da rede.

Globo Esporte noticia as investigações do FBI sobre a CBD (Justiça dos EUA: contrato da CBF com fornecedora é investigado por propina).  Mas se refere exclusivamente aos contratos de fornecedores.

2 de julho de 2015Segundo informou o colunista Ricardo Feltrin, da UOL,  a pedido do FBI, a Polícia Federal passou a investigar os contratos da Globo com a CBF.

“A reportagem do UOL apurou que contratos assinados entre a TV e a entidade em anos passados serão submetidos ao escrutínio de especialistas da PF. Trata-se, inclusive, de parte da colaboração que o país vem fazendo com as investigações do FBI (…) A PF quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o Departamento de Esportes da Globo. Na TV aberta a Globo detém o monopólio de transmissão dos principais torneios de futebol há quase 40 anos”.

10 de fevereiro de 2016 – em entrevista ao GGN, Jamil Chade traz duas informações relevantes. A primeira, a de que o FBI se deu conta de que o Brasil já estaria preparado para encarar seus grandes escândalos a partir das manifestações de junho de 2013. Um deles, foi o que resultou na Lava Jato. O segundo, o da FIFA. Mas as autoridades norte-americanas não entendiam a razão do Ministério Público brasileiro ser o mais refratário a colaborar com as investigações.

Durante as próprias manifestações de 2013, a Globo fechara o acordo tácito com o MPF (Ministério Público Federal), transformando em tema nacional o veto à PEC 37 (que reduzia os poderes de iinvestigação do MPF) passando a partir de então a avalizar todas suas ações, incentivando o jogo político. Dessa parceria, monta-se a divulgação maciça de escândalos, com o MPF e a PF alimentando a mídia com vazamentos diários, gerando o clima de catarse que leva multidões às ruas pedindo o impeachment de Dilma Rousseff.

Peça 3 – a mão estrangeira nos movimentos de rua

O aparecimento de organizações como o Movimento Brasil Livre (MBL) colocou no foco os irmãos Kock, bilionários norte-americanos que resolveram investir na mobilização política nos Estados Unidos e em outros países, como templários do livre mercado. Seguem uma antiga tradição de grupos empresariais fundamentalistas, como o W.R.Grace, católicos de origem irlandesa que, nos anos 60, bancavam o padre Peyton e sua cruzada pelo “rearmamento moral”. No Brasil, também surgiram organizações bancadas com recursos de grandes grupos.

Hoje em dia, com os avanços do big data, tornou-se relativamente simples viralizar bandeiras, protestos, principalmente quando se cria o caldo de cultura adequado, através dos grandes veículos de comunicação.

Conclusão

Até agora, a concentração de mídia era vista como instrumento que desequilibrava o jogo político e social, impedindo as manifestações plurais, especialmente das faixas de menor renda.

A crise que culminou no impeachment de Dilma – e que poderá levar ao impeachment de Temer – tem desdobramentos muitos mais sérios: a destruição da engenharia nacional, os acordos de mercado com uma quadrilha que assume o poder, atacando as reservas de pré-sal, promovendo vendas de empresas estatais na bacia das almas, se propondo a autorizar a venda maciça de terras para estrangeiros.

Claramente o monopólio de mídia torna-se uma ameaça real à soberania nacional.

Nesses tempos de redes sociais, big datas e cooperação internacional, bastou a cumplicidade de um juiz de 1a instância junto com procuradores e delegados de um estado interiorano – , a cooptação do maior grupo de mídia do país,  e a organização, via redes sociais, de movimentos de rua, para implodir o sistema político, proceder a uma queima irresponsável de ativos nacionais e impor uma agenda econômica sem negociação e sem aprovação da opinião pública.

A partir da reorganização política brasileira, em que base se der, a questão da regulação da mídia e das concessões, assim como o enquadramento do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, ao lado de formas modernas de combate à corrupção, terão que se converter em bandeiras prioritárias para a consolidação da democracia.

 

Luis Nassif

112 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Já diziam

      O presente Xadrez, traz a tona todo o planejamento norte-americano para mudaça de regime nas eleições de 2014. Acredito que a extensão dos movimentos de rua e mídia  nos levou a atual crise política que promoveu o impeachment e o governo não representativo, Temer que não tem compromisso nenhum com o Brasil e está sujeito a todo tipo de ataque, da mídia, da elite e de alguns setores da sociedade, algo não planejado.

      Um link antigo sobre atuação americana no Brasil: 

      http://journal-neo.org/2014/11/18/brics-brazil-president-next-washington-target/

       

      A manipulação pela grande mídia, blogs menores e redes sociais, chamado por alguns de pós-verdade é um fenônemo mundial que em nosso caso gerou uma percepção pela sociedade construída pela continuidade da manipulação no intuito de promover o impeachment e resultou nas seguintes “verdades”:

      – Todos os políticos são e sempre foram mal intencionados, se não fossem estariam trabalhando em outras causas:;

      – No governo do PT a corrupção tornou-se industrial, algo pior que a corrupção que sempre foi praticada no Brasil;

      – O governo Temer é um governo corrupto, como tantos governos corruptos antes do PT;

      – Qualquer governo é ineficiente pois a corrupção latente prejudica o resultado das políiticas públicas;

      – As políticas sociais do PT são insustentaveis no longo prazo, a crise atual é reflexo de anos de governo de “esquerda”;

      – Essas mesmas políticas desfiguram a meritocracia individual, pois, pessoas despreparadas tomam espaços de pessoas preparadas, tornando o coletivo pior;

      – A salvação do país passa pela reversão das políticas e aprovaçao das reformas, pois as reformas tornarão o ambiente propício a meritocracia;

      – Melhor que Temer se sustente para prosseguir com as reformas, se não, que entre outro que consiga;

      – O voto popular está sujeito a influências populistas, o famoso curral. Eventualmente o povo acaba votando errado e algo precisa ser feito para reverter o voto indevido movido a “vicios da democracia”.

       

      Esse é um resumo do mantra coxinha, acredito que está impregnado na sociedade e cristalizado na classe média. Lula, tem alguma condição de ser eleito, mas mesmo assim enfrentará o antipetismo revigorado após uma campanha eleitoral que não deve ser diferente de 2014 e 2016.

       

       

       

      1. Lembro que por ocasiąo do movimento infantil sic primaveril
        Lembro que por ocasiāo do movimento infantil sic primaveril de 2013 de repente o facebook se tornou extremamente veloz, era uma enxurrada de posts da rede mundial como que apoiando aquela rebeliao que nos deixava aturdidos, tudo muito diferente do que é hoje, pois como os olgarritimos foram mudados, estå tudo muito lento, só nos chega aquilo que o face quer e na velocidade de tartaruga….belas moças postavam direto dos EUA, lembram-se do Chang.Org cujos videos apoiando o golpe sumiram da rede mundial…hoje a velocidade da rede ej outra…nada eh entregue exibido na TL pelo face que imprime a a rede a velocidade do movimento..
        hoje o face eh um pato manco e isso não ė sem motivo….como diz o Nassif, tudo muito profissional…ao cessar o celular o link dos videos nao fica disponivel para que eu o copie e compartilhe aqui no GGN por exemplo. E pensar que a Telebras hoje esta sob controle do dono do golpe o mercado e os satelites tmbm…

        Ha um video demonstrando que no longiquo 2008 os EUA estavam preocupadisimos com a ousadia do Brasil na area da defesa e do desenvolvimento e geopolitica etc

        Busque por wikileaks e defesa e Brasil e pré-sal

        https://www.google.com.br/amp/super.abril.com.br/blog/superlistas/13-fatos-sobre-o-brasil-revelados-pelo-wikileaks/amp/

      2. Seu lugar não é aqui

        Essa sua doutrina macarthista, de um neolibelismo capenga, pode convencer o público que lê diogo mainardi, marco sabino, reinaldo azevedo, merval ereira, ricardo noblat e quejandos. 

        Aqui no GGN os trolls, neolibelistas de botequim e tucanos enrustidos não se criam.

        1. Confusão

          Prezado César,

          Como os ‘mantras’ coxinhas por você citados ocupam quase todo o espaço do comentário, eles geraram confusão; cheguei a pensar que eles representassem o ponto de vista que você defende. Não repliquei sem ler, fique claro.

          No primeiro parágrafo, que é de fato seu comentário, você critica o governo da Presidenta Dilma Rousseff como não representativo. Com todas as críticas que possamos fazer a esse governo, ele era legítimo, já que fruto do sufrágio popular, que reconduziu Dilma Rousseff à Presidência da República com 54.501.118 votos.

          No iníco daquela ano de 2013, antes das manifestações golpistas, Dilma defrutava de uma popularidade enorme, alcançando quase 80%; e um governo com esse índice de aprovação popular é, SIM, representativo.

          1. Cássio, este o nome correto do leitor

            Ao leitor Cássio peço desculpas; primeiro por tomar como argumentos dele o que era o rol dos ‘mantras coxinhas’ que ele criticava; depois por confundir o nome dele, chamando-o de César.

        2. João, acredito que não leste esta parte:

          Esse é um resumo do mantra coxinha, acredito que está impregnado na sociedade e cristalizado na classe média. Lula, tem alguma condição de ser eleito, mas mesmo assim enfrentará o antipetismo revigorado após uma campanha eleitoral que não deve ser diferente de 2014 e 2016.

          O cara não é coxinha, não tires conclusões apressadas.

          1. Crítica correta

            Caro Roberto Monteiro,

            Realmente me equivoquei. Obrigado pela crítica pertinente. Ao Cássio peço desculpas pela confusão.

            Saudações.

             

             

  1. A Nigeria tem muito petroleo
    A Nigeria tem muito petroleo mas eh tudo propriedade de empresas estrangeiras como a honestissima Shell que foi flagrada dando propina de 1 bi ao presidente nigeriano.

    O plano de Moro e CIA é destruir tudo que seja nacional conforme documento publicado por ele em 2004 busque no google por A Lava jato pensada como operaçao de guerra e ggn

    Operacao de guerra contra o PT, claro

  2. O povo paga o pato…conversa com amigo no zap
    [26/6 00:33] Edilson Alves Fitterman: Amigo estou passando por um teste de fogo. Nosso vizinho sr Jocílio está entre a vida e a morte aqui no Cais Novo Mundo. Precisa de internação urgente pra colocar um aparelho marcapasso e a vaga não sai.

    [26/6 00:33] Edilson Alves Fitterman: Amigo sem plano de saúde ninguém escapa mais. Ontem estive no Cais Novo Mundo e vi o descaso como são tratados os pacientes e acompanhantes.

    [26/6 02:26] José Carlos: ontem estive no Cais Vila Nova…nem vacina pra gripe tem…na area de exames as maquinas quebradas…e como o golpista congelou gastos por 20 anos eh dai pra pior

    [26/6 02:28] José Carlos: no RJ os pacientes estao morrendo…a dep. Jandira Feghali ta processando o ministro da saude por homicidio.

    [26/6 02:31] José Carlos: Jandira denuncia ministro da Saúde por mortes em hospitais do Rio – http://www.redebrasilatual.com.br/saude/2017/06/deputada-jandira-feghali-denuncia-ministro-por-mortes-na-saude-do-rio.

    [26/6 02:34] José Carlos: Os golpistas estao desmontando o SUS pra populaçao correr pro plano de saude e assim atender ao dono do golpe o mercado.

  3. a ameaça vem também do MPF, de Moro e da omissão do STF

    Não é só a Globo! O próprio Ministério Público Federal e Sérgio Moro, ao fazerem da lava jato um evento orgiástico, obsceno, ameaçam nossa democracia e soberania.

    Em nenhum país do mundo grandes empresas, as gigantes do mercado, as que fazem parte inclusive do sustentáculo SOCIAL do país, pela tecnologia produzida, as riquezas, a participação no PIB, os milhões de empregos, são humilhadas interna ou externamente, postas de joelhos, desmontadas, provavelmente algumas em risco da própria sobrevivência. O combate a corrupção existe, mas JAMAIS como prioridade em relação ao país em si, e seus interesses maiores e inalienáveis.

    Podemos imaginar a satisfação sádica e mesquinha desses servidores públicos, provavelmente a maioria deles pessoas absolutamente comuns, INCAPAZES DE QUALQUER VOO MAIOR EM SUAS VIDAS, não fosse a FARSA, a pantomima criada pela mídia fazendo-os “heróis da justiça”, vendo diante de si, alquebrados, humildes, subservientes, alguns dos maiores empresários do país, ajoelhados diante da CONCRETA ameaça de passarem o resto de suas vidas na prisão.

    Lembro do espanto de todos nós e dos próprios empreiteiros, por descobrirmos juntos, eles e nós, brasileiros, que NÃO HAVIA LIMITE ALGUM PARA A ATUAÇÃO DE JANOT E MORO, assim como dos procuradores ligados à lava jato. As prisões temporárias, não eram mais temporárias: eram feitas para durar o “tempo necessário” à quebra de todas as resistências psíquicas e emocionais dos réus, em ter mos objetivos, “até se disporem a colaborar” 0 dando ao MPF e Moro o que estes desejavam.

    Em nenhum momento a MÍNIMA preocupação com o país, a nação, o povo brasileiro, os milhões e milhões que seriam atingidos pelo desemprego, a perda de seus carros financiados, suas casas, o aumento dos índices de pobreza e miséria, ou o fim da democracia, o GOLPE DE ESTADO, consequencias diretas do PODER ABSOLUTO que dispunham de repente, Moro, Janot e cia.

    Um país que permite o evento da condução coercitiva de um ex-presidente aclamado e respeitado em todo o mundo como Lula, sem reação imediata e duríssima de seu Supremo Tribunal, é um país que já perdeu o rumo há tempos, perdeu sua DIGNIDADE CIDADÃ, abriu mão de todas as bases democráticas civilizatórias, curvou-se ao que impõe a mídia e ao que impõe seu soldado na ponta de lança, Sérgio Moro.

    Portanto, se a Globo é quem cria os soldados de seu exército, os falsos heróis, os membros do Judiciário e MPF que se entregam a esse processo sórdido, farsesco, covarde, injusto, mergulhados estão no mesmo esgoto moral, na mesma traição ao país, na mesma manipulação de uma sociedade tosca, tornada rebanho fanático e obscurantista.

    A indignidade profissional e pessoal de servidores públicos como Janot, Moro e assemelhados é pior e mais grave ainda que a dos irmãos Marinho: esses, estão a serviço de si mesmos, seus interesses, a grana, o poder, as coisas que os movem desde sempre. Moro e os procuradores são pagos pelo estado, juraram um dia servir à nação. E servem aos seus egos, num frenesi tão patético quanto perverso, o poder acima de tudo, de qualquer outra consideração, e usado para destruir quem suas almas elegeu para “SATANÁS DA SOCIEDADE”, Luís Inácio Lula da Silva, e seu partido, o PT.

    Um ódio e um fanatismo tão selvagens, que nem a família foi poupada, o que até a maioria das máfias e bandidos respeitam, numa espécie de “código de honra” – a intocabilidade das famílias. Dona Marisa foi vítima desse ódio, dessa perseguição, como outros familiares e amigos de Lula. Sua provável e vergonhosa condenação virá por conta disso, e apenas disso.

    Se é verdade que não existiriam esse Moro inflado a super herói como os procuradores da lava jato, se não fosse a Globo, é fato tão verdadeiro quanto, que a Globo não resistiria um mês se todos os seus podres fossem investigados seriamente por esses servidores. São cúmplices, são siameses, no golpe, na destruição do Direito, da justiça, da democracia, da soberania nacionais.

    Inimigos do Brasil, todos eles. Merecem nossa repulsa e resistência.

     

     

     

     

     

    1. Dodós…
      Está tudo tão claro, mas pergunte a um MPF como Aras e ele vai negar de pés juntos, o Janot tmbm…
      talvez sejamos um povo tão jeca que, tal qual dodós, não percebemos o perigo e por isso, tal como os dodós, pássaros em extinçao…

      Agora sei: não era paranoia do Lula. Basta ver o que no momento se passa diante de nossos olhos para vermos que não era paranoia nem teoria da conspiraçao como alegavam os EUA

      Fomos somos mesmo dodós

      https://globoplay.globo.com/v/1384895/

      Resultado de busca para wikileaks e brasil e defesa…

      https://www.google.com.br/search?q=wikileaks+e+brasil+e+defesa&oq=wikileaks+e+brasil+e+defesa&aqs=chrome..69i57.17156j0j4&client=ms-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#xxri=0

      1. Sim, amigo. O PT de certo

        Sim, amigo. O PT de certo modo caminhou para o paredão de fuzilamento passivamente, considerando que era “republicanismo” sua passividade, omissão e covardia diante dos crimes praticados por Moro, Janot, Mendes e cia. Mas a pusilanimidade maior veio do STF, que calou-se, por medo da mídia e do clamor que vinha das ruas.

  4. Terra arrasada
    Só 2 forças políticas restaram no país após o ataque norte americano: Lula e Globo, segundo o Rovai. Só um dos 2 vai sobreviver após o duelo final.

    Já há pesquisas dando conta de que se Lula for preso, nós vamos quebrar tudo.

    1. Quebrar o que ?
      Faz já anos

      Quebrar o que ?

      Faz já anos que Moro, constantemente, “pôe no rabo” de Lula e Dilma e ninguem, até hoje, fez nada.

      Deixe de delírios.

      Se o País fosse minimamente civilizado um sujeito como Moro estaria, no mínimo, demitido.

  5. O post do professor Wilson

    O post do professor Wilson Ferreira: https://jornalggn.com.br/blog/wilson-ferreira/revisitando-os-wachowskis-a-semiotica-da-matrix-por-wilson-ferreira#comment-1111670 

    faz uma análise do filme Matrix, e mostra claramente como,muitos já foram  e nessa época de GOLPE muitos são, ROBOS desse monopólio midiático criminoso da rede grobo.

    Além do mais essa mídia LADRONA , conta com parceiros na quadrilha de todos que manipulam as massas: por exemplo : esportes em geral, e “RELIGIÃO” ( os padres peidos de agora, são uma versão piorada do peido que deram no passado.

    1. “Baudrillard foi um

      “Baudrillard foi um pesquisador que teorizava, principalmente, o que chamava de “crime perfeito” ou “assassinato do real” – o real substituído pelo simulacro, transformando-se em hiper-realidade. E isso não era nenhuma especulação filosófica, mística ou esotérica: esse “crime” já estaria  entre nós através dos não-acontecimentos, mídia, Las Vegas, Hollywood etc. Toda uma virtualidade que já molda a realidade do nosso cotidiano.”

      https://jornalggn.com.br/blog/wilson-ferreira/revisitando-os-wachowskis-a-semiotica-da-matrix-por-wilson-ferreira#comment-1111670 

  6. vê-se entretanto a partir da

    vê-se entretanto a partir da leitura desse Xadrez que os golpistas internos/externos não são assim tão eficientes pois não impediram reeleição de Dilma – quase conseguiram, mas não o fizeram. logo, deve sair das nossas mentes cenas dos filmes gringos do norte amplamente assistidos nas TVs/net onde agentes são os melhores, usam tecnologia não inventada ainda, têm total controle dos tempos, das fugas de carros pelas ruas, matam dezenas no tiroteio e saem ilesos para continuar nova missão impossível noutro lugar do mundo. 

    claro, temos milhares de imbecis que votam no subproduto golpe militar, o capitão do Rio, que votam em “pastores” de seitas, em direitistas travestidos e coisas do gênero; eleitores tão corruptos quanto seus eleitos também não faltam. assim seguimos nesse fluxo-refluxo democrático…que a esquerda saiba usar as tais “redes sociais” como parece o tal capitão e outros tão ou mais nefastos vêm fazendo.

    enfim, temos como combater contra um inimigo tão maior na força, como mostraram os/as jovens combatentes no Vietnam que nos legaram imagens inolvidáveis: https://www.youtube.com/watch?v=xtIts96CDG4

     

  7. Xadrez ou dominação
    Seguindo o raciocínio do artigo, há um poder oculto por trás disso tudo!! Plantar a discórdia para aparecer o salvador !!

  8. Correções

    Bom dia.

    O texto ótimo porém parece que precisa de algumas pequenas correções

    “os órgãos policiais (FMI e Departamento de Justiça)….”

    “Moro autorizou um agente do FBI criasse um CNPF falso….”

    “Globo Esporte noticia as investigações do FBI sobre a CBD….”

    “Finalmente, no mês passado a Globo entra de cabeça no jogo, a partir da prisão de …????”

  9. Quando a Operação Lava Jato

    Quando a Operação Lava Jato começou eu suspeiteique Moro era agente da CIA. Claro, não tinha qualquer prova, só indícios (como um promotor famoso fez um power point igualmente famoso). Todavia, os indícos e o modus operandi da coisa não deixavam dúvidas: toda Operação era obra da CIA, NSA, FBI e DoJ.

    Minha certeza só aumentou quando descobri que o prof. Luiz Alberto Moniz Bandeira também acreditava nesta teoria. Se ele, que estuda política externa dos EUA a mais de 50 anos não sabe o que está acontecendo, quem sabe?

    Pois bem, o tempo mostrou. Aos poucos as conexões vão aparecendo e, creio, provas mais robustas surgirão.

    Disto tudo fica apenas a lição de que a classe média coxinha imbecil fez papel de idiota mais uma vez. Impressionante como é enganada com incrível facilidade. E o pior: é burra demais para compreender o quanto é burra. 

     

  10. Falta o trecho final da Peça 2

    Prezada equipe do GGN,

    No 3º parágrafo trocou-se FBI por FMI.

    No trecho final da Peça 2 lê-se: “Finalmente, no mês passado a Globo entra de cabeça no jogo, a partir da prisão de”

    Isso mostra que parte da análise foi suprimida ou perdida no momento em que foi feita a postagem. Verifiquem se parte da análise foi perdida, pois percebe-se que ficou incompleta.

    Feitas essas observações, parabéns ao Nassif e a todos que o auxiliam nesse serviço público de inestimável valor, que é o jornalismo investigativo e de denúncia, principalmente contra aqueles que o PIG/PPG e todas as ORCRIMs institucionais – sobretudo as enquistadas e encasteladas na burocracia do Esatdo – se esforçam em proteger e blindar.

  11. Não é possível aceitar

    Não é possível aceitar pessoas que se dizem cristãs, se aliando a BANDIDOS, LADRÕES, ASSASSINOS, para MANIPULAR CONSCIÊNCIAS, e contra muitos COMETER SEUS CRIMES.

    Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocêsAssim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.»    Tendo falado issoJesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo.    Os pecados daqueles que vocês perdoaremserão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoaremnão serão perdoados.»(João 20, 21-23)

    Não  mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulherpois todos vocês são um só em Jesus Cristo. (Gal. 3,28) – não há diferença em questão de direitos, inclusive de denunciar crimes e seus agentes. Nossa Constituição diz isso, por isso foi violada por criminosos golpistas.

  12. Problema no post

    Nassif, o texto está cortado em “Finalmente, no mês passado a Globo entra de cabeça no jogo, a partir da prisão de

     

     

     

  13. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

    continua suspensa no ar a pergunta que desmascara definitivamente porque o Lulismo fracassou, e ainda fracassa, em se opor ao Golpeachment. em sua entrevista à Al Jazeera, Dikma foi confrontada com a questão de todas as questões do impasse brasileiro:

    “- Se você realmente acredita ter sido um golpe de Estado, por que você não está nas ruas, liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?”, questiona o entrevistador. (2’30’’)

    o que Dilma tem a dizer? o que Lula tem a dizer? o que o Lulismo tem a dizer? o que os defensores do Lulismo tem a dizer?

    que President@ deposta por um golpe é esta, que jamais lutou por seu mandato, ou seja pela soberania popular?

    quantas vezes já se ouviu da boca de Lula a necessidade da nulidade de um impeachment inconstitucional?

    não é apenas a Rede Globo, e o sistema financeiro especulativo a quem serve, que se tronaram uma ameaça a soberania nacional. o Lulismo é uma ameaça a soberania nacional. não haverá nenhum futuro para o Brasil enquanto permanecer qualquer ilusão com o Lulismo…

    por falar nisto, não é por outro motivo que o Lulismo está atuando para esvaziar a Greve Geral de 30-JUN…

    Dilma – entrevista à Al Jazeera (LEGENDADO)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=DRij3q6po8%5D

    .

    1. O que mais falta ao país no momento são lideranças à altura do d

      O que mais falta ao país no momento são lideranças à altura do desafio atual.

      Acredito que o Lula não tenha condições de liderar a reconstrução do país devido à sua índole dócil. Uma eventual conciliação com os setores que promoveram o golpe seria catastrófica.

      1. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

        governadores do PT/PCdoB: Tião Viana (AC), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Flávio Dino (MA), Fernando Pimentel (MG), Wellington Dias (PI).

        quais as atuações deles contra o golpe? algum Brizola? vejam esta nulidade denominada “Fernando Pimentel”, nem o Haddad consegue ser tão ruim… pode dar certo?

        .

    2. xadrez….

      Evoluamos. O que adianta perseguir fantasmas? Queremos andar para a frente olhando para trás. Ainda estamos procurando respostas para 1964. A RGT já fez o seu serviço. Ainda está se estendendo, mas não com a importância de Roberto Marinho. Este serviço completo ele levou para o tumulo. A ditatura deste século é internet. E já fizemos o favor dos interesses estrangeiros da mesma forma que fizemos com a RGT. Financiamos estes interesses com nosso dinheiro e ainda demos de graça nossa soberania e mercado, através de Privatarias. A maior rede de teleomunicações do Hemisfério sul, Embratel e Telesp, foram dadas juntamente com todo mercado e toda influência.Abençoado pelo nosso AntiCapitalismo. E ainda pagamos por isto. E ainda estamos correndo atrás de RGT. Ah! 1964 que não acaba nunca !! Os Marinhos irão morar em Miami/EUA e nossas novelas e “masterchefs” da vida virão de lá também. Nem empregos terá nossa teledramaturgia. Ou não estamos indo assisitr a Bela e a Fera da Disney em teatros brasileiros? Cultura? Cultura Brasileira? O ovo da serpente foi chocado novamente em terras tupiniquins. Mas continuamos a procurar a serpente, que de tão velha, ou está morta ou banguela.   

    3. É a docilidade dos escravos.

      É a docilidade dos escravos. Da mesma forma que a “elite” brasileira é composta por pessoas que acreditam serem senhores de escravos, a maioria da população é composta por pessoas que ainda se comportam como escravos.

      1. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

        -> a maioria da população é composta por pessoas que ainda se comportam como escravos.

        not so easy… a escravidão é marca atual da cultura brasileira, permeia tudo. mas onde há opressão também há luta. o que ocorre é que há muitas histórias que foram roubadas, subtraídas na História narrada pelos vencedores.

        o maior quilombo do Brasil não foi Palmares, e sim o Campo Grande, entre Minas e São Paulo, uma gigantesca confederação quilombola. mas quantos de nós sabemos disto?

        .

    4. O entrevistador é péssimo,

      O entrevistador é péssimo, não deixa Dilma falar, parece alguém da ‘veja’ ou um inquisidor tentando agredir o entrevistado. E ainda mal informado…

    5. Meu caro o fato concreto é

      Meu caro o fato concreto é que Dilma é boa pessoa.

      Mas bonzinho meu pai também é, e isso não significa que ele tenha condições de ser Presidente.

      Dilma, além de boa pessoa, é uma completa pamonha, sem honra ou vergonha na cara nenhuma, que permitiu a corporações que destruíssem o País, sem reagir minimamente.

      Esse é o fato concreto.

       

      1. Quem você pensa que é?

        Que tipo de ser humano é você que ofende tão rudemente uma pessoa que nem conhece, sob a proteção do anonimato? Sim. Dilma realmente parece ser  boa pessoa. E talvez por isso mesmo teve muita dificuldade de enfrentar o que há de pior na política e no empresariado brasileiro. Mas “pamonha” ela não é. Quem é você para vir aqui xingar a Sra. Dilma Roussef e dizer que ela não tem honra e nem vergonha na cara? Você não tem ideia da tolice que está dizendo. Não conhece a biografia desta senhora e muito provavelmente não tem um ínfimo da coragem dela. Pergunte-se o que você faria se, por um passe de mágica, tivesse que enfrentar os inimigos que se lançaram sobre ela.  

      2. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

        -> Dilma, além de boa pessoa, é uma completa pamonha, sem honra ou vergonha na cara nenhuma, que permitiu a corporações que destruíssem o País, sem reagir minimamente.

        até compreendo sua opinião sobe Dilma, mas não posso concordar. se vc ainda estivesse se referindo ao Haddad…

        na verdade Dilma é uma pessoa extremamente preparada e competente, apenas se deixou perder no tempo e no espaço. sua excelente entrevista republicada neste Blog do Nassif, é prova definitiva de como ela passará a História como um fascinante, embora deprimente, personagem. Dilma tentou fazer a coisa certa, mas do jeito errado, no momento errado, assessorada pelas pessoas erradas e sob imensa oposição das lideranças de seu próprio partido.

        .

          1. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

            -> Principalmente que foi largada pelo partido e pelos sindicatos.

            Dilma é a grande personagem trágica do Lulismo, não Lula. quer dizer, por enquanto…. Lula ainda terá pela frente a sentença da Lava Jato.

            Lula nunca deixou de ser o dirigente sindical burocrata de seu início de carreira, exceto pelo intervalo entre 1979 e 1989 – a década em que o Brasil ousou lutar.

            Dilma em pleno capitalismo financeirizado e cognitivo, tentou trazer à vida um neo-desenvolvimentismo de mega-projetos executados por “campeões nacionais”, do qual a tragédia mais retumbante é hoje aquele que seria o reluzente projeto de cidade do Lulismo: o Rio de Janeiro.

            se PT e CUT de fato abandonaram Dilma, ela por sua vez jamais soube governo com, e para, amplas camadas da população. Dilma se deixou iludir pelo conto-de-fadas da “nova classe média” e não percebeu a irrupção selvagem da classe sem nome: Multidão.

            Dilma esteve bem perto de compreender Junho de 2013, mais do que qualquer um em seu governo, no PT, na CUT e entornos.

            a inércia atual de Dilma não é compatível nem com sua trajetória política e muito menos com sua personalidade. portanto, é um péssimo sintoma.

            ao contrário de Lula, sempre muito bem de acordo com sua personalidade e sua trajetória política. o que também é um péssimo sinal.

            .

          2. arkx

            Se tudo é péssimo para você, Dilma, lulismo…então o que fazer?

            Quem vai nos salvar?

            Chapolin Colorado?

            Não contavam com minha astúcia.

            Qual a sua astúcia arkx?

            Até hoje não consegui entender.

            A única coisa que você prega aqui são controvérsia para irem ao seu blog?

            É isso?

          3. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

            -> Quem vai nos salvar?

            ah! essa foi demais: “quem vai nos salvar?”. num dá nem prá eu citar o que ouvi aqui do meu lado. além de ofensivo é obsceno.

            pensa um pouco nisto que vc escreveu, assim vc vai inevitavelmente começar a compreender tudo o que eu escrevo. o que nada mais é do que o que se discutia quando do nascimento do PT, em 1980. então ninguém queria “ser salvo”, e sim coletivamente lutar para mudar o mundo.

            -> para irem ao seu blog?

            não tenho blog. num quero ter. posto textos aqui no Nassif, mas sem qualquer expectativa de que vão ler ou não. muito menos compreender. mas se ao menos uma pessoa ler e compreender, e nem precisa concordar, já me dou mais do que satisfeito.

            p.s.: sob o meu protesto, reformularam o “ofensivo e obsceno” para: “tá buscando um Salvador? procure uma igreja”. 

            .

          4. Pois é…

            Ninguém pode achar que sabe tudo, e é bom  que assim seja.

            Dito isto, quero lhe explicar que “quem vai nos salvar” foi apenas uma retórica para encaixar a figura mitica humoristica  do criador do Chaves, apenas isso arkx.

            Sou bem crescidinho aliás, idosinho para acreditar em salvador da Patria.

            Essa minha colocação arkx é porque eu gostava dos seus comentários, e já faz algum tempo que só leio coisas incompreensíveis de você.

            O que aconteceu?

            Foi uma brincadeira e você elegantemente me respondeu sem ataques.

            Quero você de volta ao seu “juizo”. rsrsrsr.

            Sua contribuição é muito importante.

            Abs.

          5. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

            -> e já faz algum tempo que só leio coisas incompreensíveis de você.

            não são “incompreensíveis”, são até desagradáveis, mas bem compreensíveis.

            eu, assim como vc e a maioria de nós, estou tremendamente preocupado com o rumos dos acontecimentos. como já estava em 2005, quando era claro que o futuro de Dilma seria trágico. e assim como então, agora tb não vejo as atuais lideranças com o mínimo de consonância com a realidade dos fatos (há exceções, claro).

            os 5 Governadores do PT, por exemplo, era melhor não ter, são uma unânime nulidade. talvez por isto jamais falem sobre a nulidade do impeachment, pois seria contraditório com a própria nulidade.

            estamos muito além da crise de representação: é um total falência da representação e das instituições, do poder constituído como um todo. só pode acabar mal, quer dizer ainda pior do que já está….

            .

      3. Na verdade, acredito que o

        Na verdade, acredito que o maior problema de Dilma foi exatamente o fato de ela ter muita honra e vergonha na cara. Gente honesta sofre muito nas mãos de bandidos. Ela é tão honesta que lhe faltou a malandragem (no bom sentido) de Lula para ir driblando os adversários. 

    6. Pelo mesmo motivo que o povo

      Pelo mesmo motivo que o povo se comportou passivamente durante o golpe de 64. Esse entrevistador não entende nada de Brasil. Aliás, é até estranho ele perguntar isso, pois os povos árabes vivem sob ditaduras desde sempre e comportam docilmente com relação a esses governos (não venha me falar de “primavera àrabe”, por favor, aquilo foi só uma piada de maus gosto promovida pelos ianques).

  14. A contradição benéfica da atual crise consiste em nos revelar…

    A contradição benéfica da atual crise consiste em nos revelar como que a salsicha é feita. A desmoralização do golpe e dos golpistas é uma espécie de diagnóstico das principais causas do nosso atraso econômico, social e político.

    Portanto, feito o diagnóstico, resta agora à intervenção cirúrgica precisa pelos setores nacionais comprometidos com o país. O momento que vivemos é uma oportunidade única para que possamos superar nosso atraso.

     

    1. Conciliação, nunca mais !

      WILTON

      Concordo 100% com o seu argumento. Penso exatamente dessa forma.

      Por isso, defendo que não devemos conciliar com os golpistas (Globo, Itaú, Temer, Aécio, etc.). Conciliação significa que daremos uma saída para os golpistas, pois o golpe com Temer fracassou. Conciliação significa permitir que eles se reorganizem para dar um novo golpe (como sempre ocorreu na História do Brasil).

      Os traidores do Brasil e da Democracia precisam ser exemplarmente punidos.

    2. quem?

      “setores nacionais comprometidos com o país.”

      Quem?  Comerciantes? Continuam batendo panela. Profissionais liberais? Odeiam o PT e toda a esquerda. Crentes? Só fazem o que o pastor manda. Funcionários públicos? Fazem conta de quanto falta para a aposentadoria. Os do sofá? Galvão filma eu. Milicos? Já estão fora do golpe da previdência. Tiririca? em nome do Brazil votou pelo impiti. Juizes? Verba paletó em Maiami. Universitários? Desistiram, pensam em concluir o ensino no exterior e lá permanecer. PLIMPIG? Dai é que não sai nada mesmo!

      Sobra meia dúzia de Petralhas, Bolivarianos, Esquerdalhas, Blogeiros sujos e o Lula.

      “La derecha” sabe que o Lula com os pobres decide. Já estão fazendo por onde! 

      1. Recentemente ocorreu uma greve geral que parou o país inteiro. T

        Recentemente ocorreu uma greve geral que parou o país inteiro. Também têm ocorrido manifestações significativas por diretas já em todo o país. Além do fato do Lula e do PT estar recuperando seu prestígio. Não se esqueça que a Dilma teve mais de 54 milhões de votos que precisam ser recuperados.

        Não generalizar, os que bateram panelas não foram todos os brasileiros, mas sim os eleitores derrotados do Aécio Neves.

        1. eleitores vencedores

          Os esquerdalhas tem que fazer mais barulho que o exército desmiolado do PLIMPIG. Este sim o real grupo de batedores de penicos.

          Penso que só será possivel após a extinção da globobo que é a representante dos interesses alienígenas imperiais. 

          O único nome nacional capaz de realizar isso é o Lula. 

          Lula pode ser acusado (sem provas!) de qualquer coisa, menos de burro. Acho que ele aprendeu e sabe o caminho. 

        2. Queria concordar com você,

          Queria concordar com você, mas a realidade insiste em me cooptar. Não houve greve, mas tão somente uma tentativa de paralisação por um e somente um dia. E não funcionou a contento. Em muitas cidades do país (inclusive na minha) a adesão foi tímida e quase tudo se manteve em pleno funcionamento sem maiores sobressaltos. O nosso maior erro é que, como brasileiros que somos, desistimos fácil. Estamos sempre verde-amarelando e nos resignando. Contra essa tendência histórica, precisamos realmente de uma greve geral e por tempo indeterminado. Quanto as batedores de panela, de fato são uma minoria estúpida, mas têm mais dinheiro e mais acesso à informação do que o povão, que está ocupado tentando sobreviver e atender suas necessidades mais básicas. Além disso, os batedores de panela tem visibilidade, pois são zumbis a serviço da mídia golpista e da elite cleptocrata.

      2. Bravo! Exatamente assim! Às

        Bravo! Exatamente assim! Às vezes não há nada mais purificador e curativo do que o amargo remédio da realidade. Não existe nenhum segmento organizado da sociedade hoje compremetido com o país. A senha por aqui ainda é o “cada um por si e deus contra todos.”  Só encarando os fatos de frente e sem eufemismos é que podemos realmente entender e enfrentar as adversidades. Só depois desse doloroso exercício de maturidade individual e social é que teremos alguma chande de construir algo próximo de um país, com uma sociedade minimamente justa, solidária e democrática. 

  15. Tudo envolve dinheiro e poder

    Tudo envolve dinheiro e poder, a Globo, querendo seu quinhão com o mercado financeiro e o aumento de investimentos governamentais, não se importou nem por um instante sequer com a ética jornalísitca e agora paga o pato junto com o PSDB

    Os repórteres da Globo não conseguem nem mesmo se aproximar de nenhuma manifestação para realizar uma cobertura, as reportagens são sempre realizadas em ambientes fechados, distantes do público ou com os repórteres cercados por seguranças

    Nos comerciais de intervalo da novela e do jornal nacional não existem mais comercias de empresas, de indústrias, de lojas de departamento ou o que quer que seja produtivo nesse país, são veiculados somente comerciais de propaganda do governo temer e da grade de programação da própira Globo, com a exceção de um ou outro comercial de remédio

    Isso mostra que se associar uma imagem à Rede Globo, qualquer que seja, é perder freguesia, ou seja, a Globo só sobrevive se bancar o golpe e os atuais mandatários do país

    Deve estar com um índice de credibilidade beirando os do governo Temer, cujo desapoio é público à pessoa do Presidente, não ao seu governo e suas medidas

     

  16. Divisor de águas
    Este post é um divisor de águas aqui no blog. Pela primeira vez o Nassif admite que as jornadas de 2013 foram orquestradas e não um movimento difuso de protesto.

    1. Sempre admiti que havia um

      Sempre admiti que havia um clima difuso de descontentamento. Quando o MPL tomou à frente, tanto Dilma quanto Haddad quanto o PT poderiam ter feito do limão uma limonada e abrigado a rapaziada. Em vez disso, ajudaram no movimento de isola-los. Assim, a orquestração da direita foi fundamentalmente facilitada.

      1. 2013

        Desculpe Nassf mas não concordo com seu ponto de vista. Muito pelo contrário, Dilma entrou em cadeia nacional e disse que estava disposta a ouvir a rapaziada descontente,. pensou até em criar uma Constituinte para estudar suas reclamações que eram generalizadas. Se ela entrasse em cadeia nacional para defender seu governo e mostrasse em cada item que estava sendo revindicado o quanto era aplicado em 2002 e o quanto estava sendo aplicado em 2013, a diferença numérica, porque os números não mentem, ficaria claro que não era bem a insatisfação dos jovens com educação, saúde,e segurança que estava em jogo.Ela foi de uma ingenuidade não condizente com seu cargo.

      2. “Abrigar a rapaziada” como,

        “Abrigar a rapaziada” como, Nassif, se essa esquerda que a direita gosta se fechou numa proposta irracional de implantar em São Paulo um modelo de Porto Real, RJ, uma cidade que não tem nem vinte mil habitantes?

      3. Não, não. Dilma e Haddad

        Não, não. Dilma e Haddad sairam em defesa da “manifestação popular”, defendendo portanto o MPL. Não tiveram coragem de vir a publico explicar o que estava por trás das manifestações por medo de enfrentar os panelaços e a imprensa. Foram covardes. 

        O erro fundamental foi tratar essas manifestações como se estivéssemos há 30, 40 anos atrás. Esse erro o blog cometeu também.

      4. Não Tomou à Frente, Sempre Esteve, Até Que…

        O MPL não tomou à frente, sempre esteve à frente de seu movimento, que apenas foi a espoleta escolhida para detonar o movimento maior pretendido pelos conspiradores, a partir do agendado movimento do MPL, tanto que em todos anos faziam parte do calendário com participação de duas a três mil pessoas, com conflitos ao final com a polícia, até esvaziar-se antes de completar um mês, por falta de divulgação na mídia e novas adesões.

        A novidade para mim em 2013, após de ter passado na concentração do MPL, em frente ao Teatro Municipal, indo para casa, foi ao chegar, estranhamente, dar de cara com a cobertura ao vivo na tela da Globo do confronto que já iniciara-se entre o MPL e a polícia, no JN, de forma inédita e incompreensível para quem acompanha a política, prosseguindo ao vivo, a cada intervalo da novela que seguiu-se ao JN. Não tive dúvidas, no ato senti o estranho e o incompreensível, no ar.

        O movimento foi crescendo, como nunca antes conseguira, a partir da exposição ao vivo pela Globo e dias depois, na quarta fase, veio a intervenção mais violenta da polícia do Alckmin, atingindo severamente os neófitos que engrossavam o movimento, causando a revolta que fez chegarem ao ponto pretendido: As manifestações cresceram, atingindo todo o Brasil.

        Rapidamente encamparam o movimento, dirigindo-o ao objetivo pretendido, com MPL e Pissóis da vida sendo descartados e empurrados para bem longe do palco, substituídos por movimentos que brotaram “do nada”.

        Dilma, Haddad e o PT, tentaram, mas não tiveram como fazer do limão do MPL, limonada, pois os azedos rapazes eram e continuam, com suas certezas inexpugnáveis: Inabrigáveis, inacordáveis e inconciliáveis, ainda mais tratando-se de governo do PT, e exatamente por isso, os golpistas os escolheram e adoram como espoletas.

      5. Desde aquela época já via que

        Desde aquela época já via que o tal “Clima diufuso” era mera embalagem.

        Era fácil de se perceber, desde o início, de que se tratava de mais um início de golpe de Estado.

        Eramos poucos, dizíamos que era início de golpe, cansamos de escrever sobre precedentes na Ucrânia, no Paraguai, Honduras, Primavera Árabe.

        E claro, era fácil perceber que, entre os participantes das tais jornadas, além dos jovens desmiolados que nunca haviam se interessado em política e nada sabiam de história e que pretendiam “mudar o país”, haviam muitos eleitores tucanos e integrantes de classe média.

        Era um festival de gente que jamais abre mão de seu carrão clamando por melhoria do transporte público.

        Era um festival de gente orgulhosa em ter plano de saúde clamando por melhoria na saúde pública.

        Erqa mais um festival de gente que sempre estudou em escola particular e/ou tradicional clamando pelo ensino público de qualidade.

        Eram meros discursos “da boca pra fora” vindos de certa classe média-alta que pululavam nas tais manifestações. Era uma gritante hipocrisia.

        Nesta época surgiu o termo “coxinha”, associado ao termo “massa de manobra”.

        Era nítido o cheiro de podre ao ver pessoas totalmente despolitizadas, subtamente, aderindo a tais manifestações.

        Muitos da classe média que engrossaram tais jornadas, apesar do discuros “difuso”, tinham claro na mente que o alvo era a defenestração do PT do mapa e a regressão dos avanços que o país tivera nos anos do tal “petê”. Como eram a minoria dos manifestantes, pode-se dizer que a vasta maioria foi mesmo uma imensa massa de manobra.

        Infelizmente, quando nossos artgumentos eram solenemente ignorados, eram ridicularizados (“não há mais espaço pra golpes”).

        PS: Eu estava na Alemanha em 2013 na época das manifestações e também época da Copa das Confederações. Foi perturbador quando estava junto com vários colegas assistindo a um dos jogos da seleção brasileira em um pub e, logo após um dos muitos hinos nacionais cantados “à capela” pela torcida brasileira, um dos estrangeiros me disse reservadamente que tal ato lhe remetia à Alemanha da década de 30.

        1. Perfeito!
          Daí o meu

          Perfeito!

          Daí o meu verdadeiro enfado quando volta e meia leio por aí “análises” de uns e outros palerrmas da “Academia” fazendo engenharias de obra pronta.

          Ora, que voltem pras revisões literárias e aos comentarios de obras lá de fora: que diferença faz!?

    2. Xadrez de como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional

      -> as jornadas de 2013 foram orquestradas e não um movimento difuso de protesto.

      não entenderam ainda Junho de 2013, não querem entender e tem raiva de quem entendeu. ainda estão completamente perdidos na mais importante encruzilhada da política brasileira recente. é por isto que o Lulismo é incapaz de lutar contra o Golpeachment.

      a chave para compreender Junho de 2013 é a nova composição do trabalho e das classes sociais num capitalismo financeirizado, no qual o valor é cognitivo e produzido em rede pela trabalho imaterial.

      sem isto, podem continuar vagando no limbo do Golpeachment…

      .

  17. A independência aconteceu

    A independência aconteceu porque os ricaços locais estavam cansados de mandar uma parte da nossa riqueza para a metrópole sem ficar com nada. Aí proclamaram a indeendência e passaram a vender diretamente para os antigos clientes da metrópole, ficando com o lucro. É assim até hoje. Se não nos livrarmos destes “donos” do brasil, nunca sairemos da merda.

  18. Quando sera a vez dos irmãos Marinho responder pelos ilicitos

    E ha quem acredite que Sergio Moro seja paladino da moral e ética. Ha os que vão além, Moro é um santo homem! Mas como a roda gira, toda essa historia mal-contada desde as manifestações de 2013 culminando no golpe midiatico-juridico-parlamentar de Dilma Rousseff ainda vira à tona. E não ficarei nem um tiquinho surpresa com os nomes que aparacerão nessa historia. A presidenta Dilma deve saber de muita coisa – pelo menos hoje – entre outras coisas, o Putin deu a ela e a Lula a dica de que viria um golpe pela frente…

    1. Por tras dos bastidores

      Essa historia “mal-contada das manifestações de 2013”, mas que ja esta sendo contada pelo Nassif e tantos jornalistas independentes e alguns sociologos, cientistas politicos… O fundamental tem sido o imprescindivel Xadrez do GGN, que desejo que chegue ao seu xeque-mate e assim, entre para a Historia como o jornalista/mo que desmascarou a Lava Jato, seus interesses e os que a apoiaram, fortalecendo o golpe contra o PT e levando ao poder um dos piores governos da Historia. E eles são fartos!

  19. Cães raivosos…

    Há uma pequena, mas ruidosa classe de ativistas que ao menor sinal de recuperação da “sensatez nacional” começam latindo ferozmente e bradando “clichês” que passam desde os dos anos 40 até a fobia bolivariana dos dias atuais ou rosnando em nome da justiça que não é justa!

    Seguramente são financiados pelos interesses de quem quer lucrar com desgraça nacional, quer por permitir a invasão de empresas estrangeiras, bem como a ocupação de nichos das empresas públicas enfraquecidas ou por aquisição de recursos naturais e terras.

    Apesar de tudo, o país desMOROnando eles agem como se ainda estivessem em luta contra o PT no poder, que não houvesse um aécio investigado ou que o crescimento não dependesse de empregos de qualidade ou que aposentadoria é só despesa e que o dinheiro do aposentado não circulasse na economia e que aposentar com cerca de 50 anos fosse algo corriqueiro ou que a PEC 55 fosse uma alavanca de investimento…

    Se você olhar friamente, o que eles fazem é irracional, mas tem funcionado…

    O setor de turismo da terceira idade – seus investimentos e empregos despencará se a aposentadoria como querem os golpistas passar…

    Estes cães raivosos são fáceis de identificação e então é seguir o dinheiro que os sustentam e encontrar quem os financiam.

    Os cães raivosos tem acesso a mídia – por isso, a voz multiplicada, propaganda replicada aos milhões também pela internet, isso lhes dá o poder de ser falsa multidão, e estão no poder publico e querem ser o porta voz de 200.000.000 de pessoas!

    Ou nós, ou eles…

  20. Comunicações em massa são

    Comunicações em massa são armas mais perigosas do que as de fogo pela dificuldade de se defender e pelo efeito multiplicador. Se uma pessoa leva um tiro de uma agressora, só ela se fere e eventualmente só ela morre, mas uma pessoa atingida por informação de baixa qualidade torna-se ela própria uma agressora. Talvez o corpo físico não seja o único bem a resguardar… de que adianta um corpo físico vivo sob uma consciência aleijada?

    Assim como cabe aos estados impedir a formação de grupos armados com armas de fogo, talvez seja interessante pensar em ensinar à sociedade como se proteger dos ataques morais, psicológicos.

  21. dica

    Nassif, seria bacana – para que nos informemos mais e melhor – que você publicasse no GGN um perfil detalhado do Hawilla – biografia, família, carreira e relações.
    Abs.

  22. GLOBO NA MIRA DO FBI, BANCOS NA DO DALLAGNOL E BLOGS DE ESQUERDA

    GLOBO NA MIRA DO FBI, BANCOS NA DO DALLAGNOL E BLOGS DE ESQUERDA “PERDIDINHOS”: O “CAOS” DA IRRACIONALIDADE HUMANA

    Por Romulus & Núcleo Duro

    (…) Essa história de “FBI pegar a Globo” está seguindo o esquema normal de política em D.C.: a agência – no caso o DoJ – capturada pelo lobby.

    O Departamento de Estado ainda não deu atenção a isso porque até agora não teve relevância na sua seara.

    Detonar a Globo seria um “game change” no Brasil… de décadas!

    Qual o interesse dos EUA – enquanto ~Estado~ e não enquanto país onde Time Warner/ Disney são sediadas – em implodir a Globo – o maior obstáculo à esquerda e ao nacional-desenvolvimentismo no Brasil?

    Afinal, a direita $EMPRE $E €NT€ND€… £¥NDAM€NT€!

    Mas…

    A Globo é democrata e os EUA tem hegemonia política republicana atualmente.

    A “sorte” da Globo é que o deep-State do Departamento de Estado é democrata.

    O “azar” da Globo é que a operação em que ela está metida é… ~mundial~.

    Assim, a queda da Globo pode acabar como, “apenas”, um efeito colateral. Tolerado! (…)

    *

    O “caos” descabelado… minimamente “penteado”:

    I. Blogs de esquerda fazem demagogia enquanto seus leitores deliram com uma “Revolução de Outubro”.

    II. FHC e Armínio Fraga dão a senha: PSDB é, apenas, a “pinguela” do 1%.

    A “ponte para o futuro” é a… JURISTOCRACIA!

    E, mais uma vez, nós avisamos aqui!

    III. O estilo “caótico” do blog e o seu alcance, necessariamente, restrito.

    IV. “Jeitinhos” e “Jeitões” juristocráticos.

    V. BOMBA! Sim, aquela mesmo: a NUCLEAR – os Bancos!

    Ainda na mão do Dallagnol “candy crush” (!)

    VI. “Lula” – o melhor Presidente que o Brasil ~nunca~ terá novamente??

    – O maior ativo político nacional – e internacional!

    Mas…

    – Esnobado pela “elite” – que, no Brasil, se escreve, necessariamente, entre aspas mesmo.

    VII. Atenção: ~fontes~ confirmam a jornalistas nossas deduções sobre o (não) “julgamento” da delação da JBS no STF!

    VIII. Sucessão na PF – a rapidinha do… “instituições funcionando normalmente” (!)

    IX. Epílogo: a tensão estrutural entre a Juristocracia e a Política no país onde se inventaram os tais dos ~3~ Poderes… hmmm… “independentes” (?) …

    País esse que, inclusive, ~não~ aplica essa ideia!

    Algum motivo haverá de existir…

     

    LEIA MAIS »

     

      1. E vc acha que eu falo essa

        E vc acha que eu falo essa língua bárbara?? rs

        Se houvesse alguma vontade, ainda que mínima, Frau Merkel enterrou de vez.

  23. Se Lula voltar em 2019, o

    Se Lula voltar em 2019, o primeiro ato dele é cortar TODAS as verbas estatais de publicidade. Não há nada no Brasil que não dependa do dinheiro do governo – e a globo não foge disso. Feito isto, aí o segundo passo é tentar passar a regulamentação da mídia. E assim Lula se redime de sua miopia em crer que se alimentasse a cobra platinada ela não o picaria. Deu várias picadas, mas Lula continua vivo e só não digo que ele é presidente em 2018 por causa do Moro, que está desesperado pra voltar aos ‘braços’ do povo e precisa de um fato retumbante que é a prisão de Lula. Alguém pode replicar dizendo que não acha a prisão possível, pois isso seria o fósforo aceso no paiol, e levaria a um descontrole social, aos caos…mas quem disse que essa nossa elite se preocupa aonde isso vai parar? Se aqui virar uma Síria, eles pegam o butim gordo e vão pros EUA ou Europa e o povo que eles desprezam que se matem por aqui. Os primeiros a fazerem isso são Meirelles e Ilan. 

     

     

     

  24. Cumplicidade de um juiz de !ª

    Cumplicidade de um juiz de !ª instância,,,,

     

    e dos tribunais superiores, totalmente acovardados ou cúmplices, bastaria um ministrinho qualquer do stf por ordem na casa que esse juiz não iria muito longe, porém, até o presente momento NENHUM!!! dos onze falastrões mostrou que honram ao cargo que foram indicados……..

    1. A espionagem no Brasil foi

      A espionagem no Brasil foi ampla, geral e irrestrita.

      Ao que parece, nada de comprometedor encontraram contra Lula e Dilma ou ambos, a esta altura, já estariam presos e condenados à prisão perpétua. Um histórico tão sem malfeitos que foi necessário apelar para delações sob pressão , powerpoints e outras excentricidades para  tentar “matar” a jararaca.

      Aí vem a questão fundamental para entender a razão da adesão maciça ao golpe das excelências: 

      quantas não possuem telhados de vidro, à prova de chantagem?

       

       

  25. Tem mais.

    Muito bom.

    Mas a cronologia do golpe deve retroceder a, pelo menos, setembro de 2012, quando o Sr. FHC passou a circular em todos os salões propagando a necessidade de “bater bumbo pra classe média”. Não foi só gargantada nem um artigo qualquer publicado nos jornalões.

    O brado foi claro, e a mobilização de recursos, de mundos e fundos começou ali.

    A taxa de juros chegara em seu patamar mais baixo, a energia tinha baixado, a infra estrutura estava contratada…

    O medo de que as coisas melhorassem mais a vida do povo grassou de um modo que temeram seriamente nunca mais chegar ao poder…

    Em poucos meses sobreveio a chacrinha do tomate; depois as “jornadas de 2013” desembarcaram nos protestos; e o resto é o que se viu.

    A rede globo está nessa desde o início. E como máquina de propaganda do mundo corporativo já tinha preparado suas baterias desde lá de trás.

  26. A Esquerda Tem que Entender dessa Guerra de Informação

    A esquerda tem que entender dessa guerra de informações. Precisam não mais de generais, mais de estrategistas políticos, de bons estatísticos para tratamento de informações, de mineração de dados (Data Mining), precisam de contra espionagem, de marqueteiros, de uma batalhão de pessoas ajudando interpretação das informações. Enfim, de contra-atacar com SOFT POWER.

  27. O XADREZ DO PIG ENTREGUISTA

    Seu NASSIF, concordo em gênero e número com seu artigo.  Mais material:

    […]Sem receio, pois se trata de uma colônia, The Wall Street Journal (WSJ) afirma que o foco deste contrato é a atuação sobre a juventude, como pretende a Vice Media. E que espera alcançar 53 milhões de “doutrinados” (viewers), nos canais da Globosat, e, “eventualmente, criar um canal próprio da Viceland”. Também antevê uma expansão das “operações da Vice” no Brasil, mais intensamente fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro.[…]

    https://www.conversaafiada.com.br/pig/vice-media-compra-a-globo

  28. Esses herdeiros… Qual a

    Esses herdeiros… Qual a diferença no tratamento ao Brasil entre o Aécio e os herdeiros da Globo? Todos se locupletam com a herança que receberam, destruindo o país que lhes entregou tudo sem que precisassem lutar e trabalhar. As castas que se perpetuam no poder neste país são tão ordinárias que sequer se preocupam em manter a “galinha de ovos de ouro” que lhes garante o ócio e os privilégios. Sabem que sempre serão beneficiados a custa do sofrimento e morte de milhões de brasileiros.

  29. Preciso falar com Lula,nossos
    Preciso falar com Lula,nossos amigos americanos necessitam de uma declaração referente ao nosso acordo com eles,pode ser uma declaração subjetiva e dúbia, sendo assim nos dariam Moro !
    Obs:Este acordo reflete os novos tempos,as partes não se conhecem e se comunicam pela internet,eu hein,coisa de doido!
    Obs2:Amigos americanos,acredito q este acordo não é nada para o Lulão,visto q ele já fez acordos bem piores(favor não insistirem em quais, principalmente os mais recentes,deixa pra lá)THANK YOU!

  30. Sempre foi , ainda é .

    Sempre entendi as organizações  groubo como lesa-pátria criminosa, entreguista, antidemocrática, voltada para a imbecilizar nosso povo.

  31. A união da Globo com o Moro

    A união da Globo com o Moro não destruiu o sistema político, Apenas tirou o PT do poder e devolveu ao PSDB/PMDB.

    O pré-sal, o teto dos gastos, a reforma trabalhista e previdenciária só estão sendo aprovadas porque os deputados e senadores eleitos são em sua grande maioria de direita, conservadores e corruptos.

    O PT bem ou  mal quando esteve no poder foi uma espécie de freio na volupia desse políitcos, com o PT enfraquecido e retirado do poder. Os aliados de Temer estão acabando com o Brasil. E se for analisar os mesmo que estão com Temer, estiveram com Dilma, Lula e FHC, a diferença é que os três em maior ou menor escala mantiam esses corruptos como Gedel, Moreira Franco, Jucá, Temer, Renan, Cunha, Aécio, Serra na defensiva. 

    E esse grupo que hoje esta no poder, nunca se afastou dele, mesmo estando na oposição como Aécio, que mesmo assim mantia sua rede de propina no próprio governo de Lula e Dilma. Porque na prática o PT nunca alcançou o poder total, até porque a maioria dos aliados PMDB, PR, PP sempre foram contra as políticas públicas do PT, se aliaram primeiro para ter o poder nas mãos, e por muito tempo por temer o poder eleitoral de Lula. Tanto que até adversários históricos de Lula, como ACM neto, em sua primeira campanha a prefeito elogiou o Lula, foi assim com Aécio em 2010. Exceção ao núcleo tucano de SP que só sabe ser contra o Lula.

    1. heitor

      É isso ai.

      Vejam o caso Aécio.

      Tucanos se virando nos trinta para livrar a cara do marginal e o Gilmar Mendes garantindo no STF.

      Alguém tem duvidas do que vai acontecer?

  32. A PERDIÇÃO DO BRASIL CHAMA SE

    A PERDIÇÃO DO BRASIL CHAMA SE , REDE GLOBO E OS IRMÃOS MARINHOS , ATÉ QUE ESSES IRMÃOS ESTIVEREM VIVOS E MANDAR NADA VAI MUDAR NO BRASIL , VAMOS SEMPRE CONTINUAR SENDO COLÔNIA DOS EUA E OUTROS PAÍSES POTÊNCIA 

  33. Para os realistas, não há

    Para os realistas, não há mais dúvidas de que o país  está sob ataque externo, iniciados com a preparação do golpe no ano de 2013 e que se transformaram numa guerra não declarada desde o desfecho do golpe no ano de 2016. A proteção de Moro a Temer nos vetos às perguntas da defesa de Cunha é a prova cabal de que a Lava Jato é uma operação de guerra contra a soberania do país. A perseguição a Lula e ao PT é um operação de guerra contra um projeto de nação. MPF, PGR, STF, Polícia Federal, Globo e o restante da mídia corporativa, o comando das forças armadas e oligarquias que vivem em Miami aceitaram participar dessa guerra, ao lado do inimigo. Os norte americanos estão fazendo o que sempre fizeram, mas é a primeira vez que as castas privilegiadas se aliaram incondicionalmente aos interesses da potência hegemônica, de tal forma que até seus interesses internos estão em risco. Nesse cenário sem precedentes, a última defesa deveria estar a cargo das forças armadas, de seus órgãos de inteligência e informação, mas o que se observa é um jogo de cena, em que o número 1 (general Villas Boas) faz o papel de policial bom, enquanto o número 2 (general Etchegoyen)   faz o serviço sujo, sob as ordens do chefe da Cia no Brasil, dando proteção à quadrilha que tomou o poder e que é o pelotão de frente das forças de ocupação. Com traidores da pátria infiltrados no judiciário, na polícia federal, na mídia corporativa e até mesmo nas forças armadas, e uma classe dominante alienígena, a resistência se resume aos blogues independentes, a um grupo reduzido de políticos honestos, a vozes quase inaudíveis da sociedade civil, da cultura e da arte. 

  34. Corrupção & Grande Mídia

     

    …”Por seu lado, os Estados Unidos garantiam seu papel hegemônico no campo financeiro e nas novas tecnologias de informação, já que a manufatura se mudou para a Ásia.

    É nesse contexto que, a partir de 2002, monta-se uma nova estratégia geopolítica fundada no combate à corrupção. Envolvem-se nela o Departamento de Estado, as instituições de espionagem (CIA e NSA), os órgãos policiais (FBI e Departamento de Justiça) e as ONGs ambientais e anticorrupção.

    Para consumo externo, a intenção meritória de melhorar o mundo. No plano estratégico, a tentativa de impedir as potências emergentes de percorrer o caminho trilhado pelas potências atuais: no campo político, a promiscuidade inevitável entre campeões nacionais e partidos políticos; na expansão externa, o uso inevitável do suborno para penetrar em nações menores.”…

     

    O sistema capitalista não consegue sobreviver sem a grande mídia ‘livre”. Cabe a essa poderosa mídia, mentir, enganar e formatar a cabeça do povão para cá e para lá, de acordo com os interesses e vontades das elites dominantes. Por outro lado, sabe-se que o sistema capitalista é altamente corrupto. Assim sendo, fica complicado acreditar que a grande mídia “livre” poderia sobreviver fora da corrupção. 

  35. Ação do Império

    Eu sempre cobrei do blog uma postura crítica sobre a crise que se abateu sobre o país.

    Meu entendimento sempre teve como ator principal os EUA.

    Neste post, o parágrafo que dá a virada definitiva sobre o entendimento da ação do império norte americano, se resume para mim aqui:

    “Para consumo externo, a intenção meritória de melhorar o mundo. No plano estratégico, a tentativa de impedir as potências emergentes de percorrer o caminho trilhado pelas potências atuais: no campo político, a promiscuidade inevitável entre campeões nacionais e partidos políticos; na expansão externa, o uso inevitável do suborno para penetrar em nações menores.

    É verdade que o blog tem um amplo levantamento sobre a cooperação internacional.

    Fui verificar os temas e vi que na sua grande maioria datam de 2017 e 2016.

    Teve um post que data de 2014, mas fala em coopreção “histórica” entre Brasil e Argentina com os EUA sobre a operação Condor.

    Quá, quá, quá.

    EUA interessado na operação Condor?

    Faça-me rir.

    Mas o mais importante é que o blog de vez entendeu que o perigo sempre veio de fora, como sempre. E os sabujos mequetrefes de outrora que foram os milicos, hoje são essa casta de vagabundos concurseiros vira latas, antinacionalistas.

    No final o artigo diz que na reorganização política do país deve se concentrar na regulação da mídia, novos papéis do MP da PF e do judiciário para a consolidação da nossa democracia.

    Isso seria o ideal, assim como em outros tempos nos disseram coisas iguais, como em 1964 após o golpe o Globo publica a manchete “Ressurge a Democracia”.

    Vamos continuar acreditando em Papai Noel?

    Esse trabalho do Nassif é dignificante como jornalista.

    É um dos mais perfeitos que já li, mas as estratégias a serem desenvolvidas para que saiamos dessa armadilha devem ser feitas por brasileiros, inclusive com o Nassif, nacionalistas e todos aquele que amam o seu país.

    Não podemos mais se contentar com acordos engana trouxas.

    Se o campo progressista sair vitorioso nesse embate, o pau tem que comer solto em cima dos traidores da pátria, todos sem exceções.

    Não tenho mais tempo para esperar outra oportunidade.

  36. Impecavel o Xadrez de

    Impecavel o Xadrez de Nassif,vamos combinar.Nem por isso imune a observações.Aos meus olhos,que hum dia a terra há de comer,as fatidicas jornadas de junho de 2013 foi o sinal mais evidente que a reeleição da Presidenta Dilma Roussef era um suicidio politico,a cronica da morte mais anunciada de que tenho noticia.A historia se alinha aos fatos para a razão me acolher.Como Nassif bem colocou,elas não nasceram do nada.Quem acompanha como o acima assinado,o pensamento,seja por artigos,entrevistas,seminarios ou quejandos,do maior Cientista Politico da atualidade,o Prof. Boaventura Souza Santos,se convencerá a quem ele desse ouvidos,que a partir da segunda guerra do Iraque,patrocinada pelos falcões e fundamentalistas conservadores religiosos americanos,comandada pelo Vice Presidente Dick Cheney,a geopoltica mundial foi pensada e posta em pratica de outra forma,isto é,alguem ou alguns teriam que pagar uma continha de trilhões de dolares.Ora,o cerco se fechou e o laço foi se apertando.Me atenho a America do Sul:Brasil,Argentina e Venezuela,por obvio,são os que vale alguma coisa,as sardinhas viriam ou virão por osmose.Que me perdoem,não seria a Presidenta Dilma,sem a nenor percepção politica,que teria condições de enfrentar o tsunami.Com um serviço de inteligêcia incapaz de abortar um grampo dentro do gabinete prescidencial,seria pedir muito que entendesse que o Juiz Moro,um provinciano de porta de cadeia,agia sob o a regua e o compasso dos tentaculos da inteligencia americana do norte,ancorada internamente pela Rede Globo.Corta pra dentro.Quando um dos filhos de Roberto Marinho,diz-se não possuerem nomes proprios,foi ao Instituto Lula,sondar o proprio para substituir Dilma,aferrada no daqui não saio,daqui ninguem me tira,segundo relato do insuspeito Fernando Haddad,podem ter a mais absoluta certeza,a arapuca já estava armada.Lula sabia da carnificina que estava porvir?Não saberia responder,não elaboro Xadrez,só faço comentarios sob a minha otica.

    1. Me pareceu  um  Haddad  meio

      Me pareceu  um  Haddad  meio inconformado ao falar do  apego de DILMA ao poder. Isto não combina com ela, com sua humildade. Aceitou a incumbência  e só ela poderia faze-lo com essa coragem e destemor! Seria uma grande oportunidade para  governar melhor o BRASIL que se agigantava; entretanto, logo se  descobriu que o VISGO DO MAL já  havia alcançado a justiça brasileira  e, com isto, ELA E O PT NÃO CONTAVAM!!!

    2. Lula Estadista?…

      Com essa sua observação Junior, sou obrigado a dizer que Lula pode ser tudo, mas sob seu ponto vista (comentário), não é.

      Além do que você citou, que é fato, digo lá no início do seu primeiro mandato com a obrigação dele escrever a famigerada “Carta ao Povo Brasileiro”, que segundo o mesmo Haddad, depois da posse do Lula e sua visita à Washington, de lá ele nomeou Henrique Meirelles para a Fazenda a pedido de Bush.

      Se Lula e o PT tinha todas essa informações, os seus “estrageistas” falharam porque sabiam que o império continuaria a dominar nossas terras.

      Falhou mais ainda quando sofreu o baque na última eleição, veio a público os seus ideólogos confessarem que o partido errou ao deixar seus eleitores órfão com a desculpa de que os seus quadros estavam no governo, e que portanto não poderiam estar junto as suas bases eleitorais.

      Essa visão global da geopolítica, se estava ausente ou pior, sem seu entendimento, estava tudo claro que o que veio, pegou-os de calça curta.

      Poderíamos dizer que mediante essa perspectiva, o PT não estava preparado a altura para governar o país com o objetivo de ser soberano. É triste afirmar isso, mas é a realidade.

      Liberou geral a PF, MPF e as indicações bisonhas dos ministros para o STF.

      O carrasco do governo petista foi o menino pobre e negro das Gerais que cortou a cabeça do PT, Zé Dirceu, com a absurda teoria do domínio do fato.

      Não bastasse isso, lançou Dilma como candidata do partido ao Planalto. Jogo de cintura pior do que uma pilastra de concreto, honesta até demais para o jogo encarniçado dos meandros da política e administrar uma base aliada de notórios bandidos e ladrões que sempre dominaram a cena política.

      Eles dizem agora que o maior erro foi não regular os meios de comunicação. Foi um erro importante, mas não basicamente só isso.

      A redeção das esuqerdas e dos progressista, terão que encarar essa situação, mais a criadas por eles mesmo: MPF, PF correrm soltos, sem freios, e com um ministro da Justiça que ninguém até hoje entende porque o manteve até pouco antes da sua queda.

      PS: sou PT e votei sempre no PT.

      1. Está correto seu
        Está correto seu comentário,companheiro Pereira Neto,mas em momento algum do meu comentário faço a alusão de que Lula sabia ou não.Óbvio que Lula não pode tudo,aliás nenhum ser humano é dotado dessa condição.Pode até não ser um estadista,mas Lula é uma das figuras humana mais extraordinária que esse País amargurado já produziu.Por mais que possa chocar,a honestidade pesa muito pouco,quase nada,para o desempenho da função ou cargo de Presidente da República Federativa do Brasil.Quer um exemplo?Lembra de JK,o Presidente Bossa Nova,que realizou em 5 anos o que era para se fazer em 50?Pois é,muita gente boa lhe honrava com adjetivos nada republicanos.

  37. Se o PT, como partido

    Se o PT, como partido hegemônico do bloco de esquerda, quiser fazer algo pelo país nos próximos 30 anos, deveria financiar os estudantes de agora para pensarem o que significa Soberania Nacional, e usar a máquina partidária para propagar a idéia rapidamente, em vez de se restringir ao culto de personalidades que um dia se aposentarão. Criem uma trégua de sinergia nesse assunto com o restante da esquerda. Lancem editais e grupos de pesquisa para alavancar o tema, sustentem uma pesquisa acadêmica que forme opinião, e façam melhor uso do fundo partidário. Limitem a briga à disputa dos cargos federais.

    Do jeito que está, o conceito fica a cargo dos militares. Que no máximo pensam que soberania nacional é garantir “manu militari” um CPF brasileiro no comando da máquina pública, incluindo entreguistas feito o Serra e Dória das Arábias. Se tiver passaporte brasileiro, um preposto americano armado de canhões nacionais é a soberania nacional em ação, parece ser o pensamento dominante no Exército.

    A soberania a cargo do Exército, em vez dos Partidos e Universidades (ainda que as nossas sejam como sabemos), resulta na velha prática de pirar com inimigos da Argentina à Rússia a qualquer preço, em vez de pensar na autonomia de indivíduos brasileiros pelo mundo: dos que tem doutorado e estão na Cracolândia, passando pelo pequeno empresariado dos condomínios de classe média em Arujá/SP, até os jovens empreendedores digitais que estão lá fora fundando facebooks para o capital norte-americano.

    Em pesquisa rápida não se encontra nada a respeito de soberania que não envolva se agregar à OEA, juntar fuzis com a OTAN, pedir ajuda aos porta-aviões gringos, armar a Amazônia até os dentes, como se fosse possível barrar o ímpeto de uma superpotência somente com balas. É um conceito meramente territorial, sem se importar com os indivíduos brasileiros.

    Mas a soberania brasileira atualmente ameaçada tem mais a ver com garantir a pequena autonomia do trabalhador e do empresariado brasileiro. A soma dos interesses dessas duas classes é que deveria expressar o interesse nacional.

    Esse xadrez explicita algo raro de se presenciar: diante de uma crise a monopolista Globo se aliou a um estado estrangeiro, em oposição à elite empresarial do Brasil. O distanciamento histórico ainda não permite saber com clareza o grau de subordinação aos interesses vindos pela máquina do FBI e da cooperação internacional, que se infiltrou até no novo CPC. Mas já está ficando nítido que a Globo jogou claramente contra a soberania nacional, aquela dos empresários fixados aqui, ao menos.

    Para garantir a continuidade de suas novelas e do seu jornal nacional partidarizado, abraçaram ações de interesse externo, e quebraram os empresários da cadeia produtiva da Construção Civil, do Petróleo e Gás, e da Bovinocultura.

    Quando se fala dos empresários da cadeia produtiva, não são apenas a Petrobrás, a dupla da JBS e os Odebrecht. São aqueles milhares de gerentes pejotizados. O pessoal que achava que era empresário porque tinha CNPJ e comandava uma pequena planta de autopeças, que dirigiam um quarteto de produção de vídeos publicitários, que tinha uma empresa de pilotar um helicóptero só e alugado.

    Pessoas de classe média que durante o tempo áureo de nossa Economia pensavam ser empresários a caminho do estrelato sem CTPS (e férias e 13º), e agora dirigem Uber, a maior empregadora de Belo Horizonte, ombro a ombro com a quantidade de empregados da Vale.

    1. Ideias

      Alguém deve começar a sugerir ideias para colocar este país no lugar que sempre mereceu.

      Deixar a elite pensar por nós, sabemos o que acontece.

      As esquerdas, assim como o PT deve acatar essa sugestão e muitas outras que tenho certeza que virão.

      Não deve se contentar em apenas eleger seus candidatos. Deve simultaneamente ir preparando politicamente os seus potenciais eleitores.

      Querer competir com as regras do jogo deles, sabemos no que resultou. PT envolvido numa trama de caixa dois que todos sempre usaram, mas foi o motivo que lastreou o golpe da AP 470 que levou à prisão o seu a maior estrategista, Zé Dirceu.

      De cambulhão, só não depôs Lula, primeiro, pelo seu astuto jogo político e a ideia suicida (ainda bem) do FHC de achar que deixando Lula sangrar, o povo o levaria à presidência na eleição seguinte consagrado.

      O tempo mostrou que FHC errou, e o resultado, apesar de tudo, grande mídia num ataque incessante ao PT e Lula, caso dos aloprados, dolares na cueca e outros, não foram suficientes para barrar Lula.

      Para a desgraça dele e do psdb, Lula ainda fez de Dilma sua sucessora e mais a sua reeleição.

      Assim nãodava mais. Era preciso barrar o PT no poder a qualquer custo.

      Ai veio o golpe, todo ele preparado de fora para dentro, juntando a fome com a vontade de comer.

      Como bem disse Nassif neste artigo, a estrágeia do império norte americano mudou a sua postura para derrubar governos à partir de 2002. Interessante o ano, não é? Justamente quando Lula ganha a eleição.

      Ou as esquerdas junto com os progressista se organizem em estrutaras sólidas e factíveis junto ao eleitorado, ou então esqueçam de um projeto Brasil soberano.

  38. E ainda tem gente que fala: –

    E ainda tem gente que fala: – Rapaz, deixe de ser tolo, isso é teoria da conspiração, de aliens, Moro está limpando o Brasil.

    Haja paciência.

  39. Prezado Fernando Horta… Entendeu?

    É assim que os USA operam… Os interesses são óbvios e eles sequer precisam se envolver diretamente. Os nativos que você julga serem independentes, sempre estiveram à serviço de alguma potência. Já foi Portugal… Já foi a Inglaterra… E desde o final da GG são os Estados Unidos. O jogo agora é mais sutil… Mas é o mesmo jogo de sempre. 

  40. Tem sido torturante

    Tem sido torturante acompanhar toda essa história, pra quem tem a consciência dos que frequentam o blog de Nassif, cujo início, salve engano, vem desde o “mensalão”. Um período de sofrimento psicológico e de alegrias (reeleição de Lula, eleição e reeleição de Dilma).

    O meu prazer no momento é, após tudo que foi e está sendo feito, ver Lula liderando as pesquisas para 2018. 

  41. It’s the economy, stupid!

    Qualquer análise sobre o impeachment que desconsidere completamente a guinada para baixo que a economia deu a partir de 2015 é difícil de ser defendida. O governo Dilma caiu, em primeiríssimo lugar, por conta dos seus próprios erros. Não há “lavagem cerebral” da Globo ou seja lá de quem fosse que conseguisse se opor a resultados – e o governo Dilma parou de entregá-los, principalmente a partir de 2015. Inclusive, isso explica porque o nordeste ainda é simpático ao governo Dilma: ações como o programa de cisternas prosseguiram mesmo após o início da crise e tiveram impacto significativo nas populações beneficiadas. Já as populações urbanas do centro-sul só levaram pancada: inflação e desvalorização cambial, desemprego, derrocada de programas mal desenhados (como o FIES), taxas de juros elevadas … por que o Lula não caiu em 2005/2006, com o Mensalão? Naquela época a Globo era “boazinha”?

    A segunda questão, relacionada com a primeira, é que as manifestações de 2013 são plenamente justificadas pela dissociação entre o entusiasmo da mensagem governamental (que dizia que o Brasil “chegou lá” e por isso estava recepctionando grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas) e a prática do dia-a-dia, dominada por caos no trânsito, serviços públicos ineficientes, insegurança, bolha imobiliária … inclusive, o que será que alienou mais a classe média – o fato do “pobre poder andar de avião” ou a alta brutal no preço dos imóveis ocorrida a partir de meados dos anos 2000? É evidente que outros países ou grupos podem tentar influenciar a política no Brasil (não apenas os Estados Unidos, diga-se de passagem), mas achar que as milhões de pessoas que saíram às ruas eram “teleguiados” pela Rede Globo/Irmãos Koch/CIA/Pato Donald é absurdo ou, na “melhor” das hipóteses, passar um atestado de incompetência ao sistema de contrainteligência do governo Dilma.

    Finalmente, gostaria muito de ouvir uma proposta clara do que significa a tal “regulação da mídia”. Estatizar a Rede Globo? Fatiá-la por regiões? E se a “Globo Rio” resolver transmitir sua programação pela Internet, ela será obrigatoriamente bloqueada no restante do país? Canal de TV aberta não vai poder ter site na Internet? O que vai impedir o conluio entre proprietários de diferentes mídias? Ou os donos dos meios “fragmentados” vão ser apenas gente “do povo”? E como a população reagiria ao “fim da Rede Globo”? Não são perguntas retóricas – eu nunca vi uma descrição concreta de como, na prática, a tão sonhada regulação da mídia seria implementada no Brasil…

    1. Propriedade cruzada

      Procure se informar como é a lei de mídia na Inglaterrra ou nos USA por exemplo; aí quem sabe você comece entender.

       

  42. A globo = 3 irmãos mafiosos

    A globo = 3 irmãos mafiosos filhos da Besta. O resto é um punhado de jornalistas medíocres bajuladores que num mundo meritocråtico real estariam limpando latrinas de gringos em Miami. Então, vamos dar nome aos bois: João Roberto Marinho, José Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho (a Besta era um narcisista muito brega, por isso os nomes).

  43. O AMANCEBAMENTO E A PREGUIÇA DO PT

    Tudo isso foi possível, com um grupo político que ganhou QUATRO ELEIÇÕES no poder, simplesmente porque o PT deitou-se na cama da fama de Lula. Aliás, TODOS SABEMOS que o PT não é Lula, e que o pensamento político de Lula não é o do PT. Lula é democrata-cristão que se tornou social-democrata. Lula é fruto de sua época, não do PT. E o PT foi feito com base em Lula, um gênio político e de sensibilidade maravilhosa. A incompetência do PT em agir junto à população foi a base do GOLPE. Tal e qual o PRI mexicano, o PT se amancebou, enricou e encostou-se no poder. Com preguiça de descer até as bases, ficou reclamando uma Lei de Medios que, conforme Requião comprovou, poderia ter-se iniciado com um simples passo: o Direito de Resposta. Há que se ver, que os maiores combatentes políticos da atualidade não são petistas (exceção a um ou outro caso, como Damous e Pimenta), os blogues mais lidos são progressistas, mas não de petistas, e a incapacidade do PT de se defender durante todos estes anos. Nós outros progressistas temos defendido o PT muito mais do que os próprios petistas. Mas em breve, o PT volta a querer ser hegemônico. Se pensar assim, vai pro brejo. Tenho plena convicção de que Lula vai bem na próxima eleição, mas de que o PT não terá boa performance (pode até ser o partido mais votado, o que não quer dizer que vá ampliar sua performance em outros anos). Me cobrem.

    1. A TRAIÇÃO É INERENTE AO SER HUMANO

      Tem uma parcela da esquerda que não se conforma  que  a ascensão das esquerdas veio  através do GOVERNO EXITOSO do  PT através do LULA. Apesar do PT ter trabalhado muito, de ter conseguido elevar o BRASIL e, em pouco tempo fazer muito mais do que alguns em 500 anos, AINDA, de  maneira PACÍFICA,  foi traído no final e na hora mais delicada da consolidação democrática  pela vaidade dos esquerdistas invejosos. O golpe na DEMOCRACIA BRASILEIRA, começou dentro da própria esquerda brasileira que se esfacelou em meio às vaidades SEM RECONHECER QUE OS INIMIGOS  de antes, ESTAVAM NA ESPREITA, SÓ ESPERANDO isto acontecer.

      1. FICA VILASBOAS

        E a esquerda inconformada (com o amancebamento do PT), mas que continua defendendo Lula, grita, assim como eu grito a cada derrota do São Paulo: fica VILASBOAS, fica ROGÉRIO CENI. Sucesso na caminhada, já que hegemônicos, não precisam de ninguém. Começando pelo dia 30. Façam sozinhos, e veremos o resultado. Abraço.

  44. Estes também são amigos dos yankees e seus tink thanks

    The Inter-American Dialogue’s most important asset is our global network of more than 100 leading experts who guide, inform, and conduct our policy research and outreach activities. The members, directors, scholars, and advisers listed below represent a diverse array of perspectives but are united in their commitment to the Dialogue’s mission: to foster democratic governance, social equity, and prosperity across the Americas.

    Fernando Henrique Cardoso

    Brazil

    Roberto Teixeira da Costa

    Brazil

    Denise Damiani

    Brazil

    Luiz Fernando Furlan

    Brazil

    Ellen Gracie Northfleet

    Brazil

    Marcos Jank

    Brazil

    Jacqueline Pitanguy

    Brazil

    Marina Silva

    Brazil

    Jorge Viana

    Brazil

    and Henrique Meireles

     

  45. Colunista americanófilo

    Nassif, tem um “coluni$ta” aqui no GGN, que assumiu sua americanofilia recentemente, que discorda totalmente do seu xadrez.

  46. A Globo está a serviço dos EUA

    Há muitos anos a Globo vem regurgitando no Brasil o que assimila do sistema econômico americano, ou seja, é a maior incentivadora do rentismo, do mercado de capitais, dos lucros acima de tudo, mesmo que isto signifique o total empobrecimento da população que não tem acesso às bolsas de valores. Não entendo porque só agora a mídia alternativa está propagando isto.

  47. NÃO SEI O QUE LEVOU O NASSIF
    NÃO SEI O QUE LEVOU O NASSIF A PERPETRAR TAL AFIRMAÇÃO, NO PARÁGRAFO QUE COLO ADIANTE, DESTACANDO O TRECHO PARTICULAR DA MINHA OBSERVAÇÃO !
    “Nesses tempos de redes sociais, big datas e cooperação internacional, bastou a cumplicidade de um juiz de 1a instância junto com procuradores e delegados de um ESTADO INTERIORANO – , a cooptação do maior grupo de mídia do país, e a organização, via redes sociais, de movimentos de rua, para implodir o sistema político, proceder a uma queima irresponsável de ativos nacionais e impor uma agenda econômica sem negociação e sem aprovação da opinião pública.”
    Quer me parecer que em momentos de indignação como o que vivemos, podem ocorrer certos deslizes – coisas que mereceriam uma retificação. Qual é o sentido de ‘estado interiorano’ ? Conservador, equivocado, na contra-mão da história ? Ou, por outro lado, seria uma ‘contraposição econômica’ – que os maus instintos do estado interiorano estariam produzindo, para o País ou para determinada região dele, alguma ‘desfeita’ ? Seja por razões político-ideológicas ou político-regionais, quer me parecer que o contraponto interiorano-não interiorano (ou seria central ?) estaria mal posto. A crise política que vivemos – acho que ninguém discorda da sua existência, no que relaciona a ‘culpa’ do ‘centro’ ou da ‘periferia’ há de envolver o ‘balanço’ dos pesos relativos das contribuições (positivas ou negativas) de cada ente, nesta discussão. Em outras palavras, como se colocam, nesta pendenga, os estados do Paraná e São Paulo … Quem é ‘culpado’ de quê ? Quem influi decisivamente e em que direção ? Para concluir minhas observações, diria que resta avaliar, em termos de pesos relativos, no atual momento ou em períodos mais longos da história do nosso País, as contribuições conservadoras de cada um desses ‘entes federados’ – se é que se possa chamar assim qualquer estado desse País, no atual contexto fiscal-tributário da nossa história. É absolutamente óbvio, quer me parecer, que a ‘contribuição’ de São Paulo será sempre maior, nas crises, a exemplo da de 1930-32, 1964, 1968 … Estou encarando a questão como um simples, como afirmei antes, deslize de linguagem. Até porque não acho que uma questão como essa deva provocar ‘cizânia’ nas nossas forças de combate. Mas, o cuidado com a linguagem é sempre fundamental.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador