Xadrez de um período de indefinições amplas

Atualizado às 17:10

É o seguinte o estado de espírito do governo Dilma.

Há convicção plena de que não houve crime de responsabilidade, sequer as pequenas infrações apontadas pela denúncia do impeachment.

Para ser legal, o julgamento teria que ser sobre atos cometidos no segundo governo Dilma. Segundo fontes do Palácio, cinco dos seis decretos apontados como motivo para o impeachment não configuram crimes e se referem a atos de 2014 – gestão anterior. O único de 2015 seria o Plano Safras que independe de decreto autorizativo.

Mesmo assim, são pequenas as chances de reverter o processo.

O STF não manifesta a menor vontade de julgar o mérito da questão.

No Senado os ventos são desfavoráveis.

No Planalto entendem, contudo, que há uma dinâmica nova nascendo na reação de juristas internacionais, organismos e mídia internacionais e das manifestações internas. Dependendo da maneira como Michel Temer atuar poderá abrir alguma brecha para revisão do impeachment em uma das duas casas.

Mas a probabilidade é baixa.

O cenário político

O jogo político e jurídico subordina-se às análises eleitorais.

Há quatro atores em cena, três conhecidos – PMDB, o PSDB e as esquerdas, lideradas por Lula – e um aleatório, fora do establishment político, que surgirá do desgaste dos partidos tradicionais. No momento, esse estado de espírito beneficia Marina Silva.

As últimas pesquisas apontam Lula no segundo turno, sejam quais forem os outros candidatos. E mostram o PSDB sem chance, sejam quais forem seus candidatos.

É esse o fator que embaralha o jogo.

Se Aécio tivesse chances eleitorais, provavelmente o vice Michel Temer seria impichado juntamente com Dilma, ou com o PGR (Procurador Geral da República) acelerando as denúncias, ou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido por Gilmar Mendes, aplicando a lei que diz claramente que, havendo impeachment, será contra a presidente e seu vice. Será salvo pela queda de popularidade de Aécio e do PSDB.

Os olhos voltam-se, então, para 2018.

Aí há um leque de possibilidades:

  1. Temer realizando um governo de salvação nacional e habilitando-se às eleições. Baixa probabilidade. Se for bem-sucedido, não terá tempo de colher os frutos. Se malsucedido, menos ainda.

  2. Algum candidato do PSDB, com apoio da mídia, conseguindo se destacar no Ministério e apresentar-se como candidato competitivo do partido. Baixa probabilidade.

  3. As esquerdas crescendo na oposição e Lula se apresentando como candidato competitivo em 2018. Boa probabilidade.

  4. O aparecimento de um candidato outsider. Boa probabilidade.

Neste cenário fluido armam-se as apostas.

Os jogadores

Tendo como referência 2018, o jogo político pós-impeachment se iniciará com os seguintes jogadores.

  1. O PSDB, tendo como trunfos suas alianças com a mídia e com novos atores políticos. Nos últimos tempos, a judicialização da política e a regressão institucional jogaram no ringue dois novos atores políticos, com cartas poderosas na manga: o PGR Rodrigo Janot e o Ministro Gilmar Mendes. Ambos têm poder de vida e de morte sobre mandatos de dezenas de parlamentares, o PGR através do comando das investigações e das denúncias criminais com julgamento midiático; Gilmar, através de condenações eleitorais. Janot é alinhado com seu conterrâneo Aécio Neves; Gilmar é militante do PSDB.

  2. O PMDB dividido entre os vários caciques regionais.

  3. Michel Temer, investido no cargo de presidente sub judice.

  4. A frente de esquerdas que começa a nascer dos escombros do PT.

  5. As teses de direita, com apelo eleitoral, mas sem lideranças nacionais.

Esse desenho inicial sofrerá transformações na medida em que o quadro político avançar, ao sabor das circunstâncias políticas e econômicas.

Os desafios de Temer

Temer assumirá com baixa credibilidade e imerso em um conflito de prioridades.

  • O pacto com o grande capital exigirá medidas duras de ajuste fiscal, com enorme risco de aprofundamento da recessão.

  • A interinidade de Temer no cargo e a quebra da ordem jurídica dificilmente convencerão investidores estrangeiros a investirem nos novos setores. No máximo, haverá movimentos especulativos de capital.

  • Por outro lado, há uma enorme conta a ser paga aos aliados, pela adesão ao golpe.

  • A falta de uma base de apoio sólida estimulará as pautas-pombas impostas pelas corporações públicas, que saem substancialmente fortalecidas cm a desordem institucional.

  • Não haverá como sair da crise sem aumento de impostos, provavelmente a volta da CPMF. É questão matemática, mas que exigirá uma mudança radical do discurso de um presidente que, assumindo com escassa legitimidade, não terá sequer os seis meses da trégua que normalmente se concedem aos novos governantes.

  • A base de apoio é extremamente fluida. O que juntava os aliados era o objetivo comum de derrubada de Dilma, ou por interesse direto ou para atender às bases, que supunha, com a queda de Dilma o fim do mal-estar da economia. O mal-estar continuará.

  • Mesmo assim, a queda da inflação já era prevista desde o início do ano e há alguns sinais (ainda que tênues) de que a economia pode ter batido no fundo do poço.

Essas circunstâncias provavelmente induzirão a dois movimentos.

Movimento 1 – a montagem de um novo partido de centro-direita

O PSDB deixou de ser um partido competitivo. Sem projeto, sem bandeiras, sem intelectuais, não conseguirá sobreviver na atual conformação. Sua única bandeira é o antipetismo e o antiesquerdismo. Por outro lado, o PMDB é um balaio de gatos dominado por coronéis regionais.

Nesse balaio, Temer não chegou a ser liderança expressiva. Mas tem papel relevante de moderador.

Para manterem-se unidos até 2018, a aliança que se desenha, no médio prazo, é a remontagem gradativa do eixo paulista, com a parte do PMDB liderada por Michel Temer se fundindo com o PSDB de José Serra e Aécio Neves, isolando o governador paulista Geraldo Alckmin, e, tentando cavar um lugar no espectro ideológico.

O único espaço político disponível é o da direita. De certa forma, o PSDB será um Partido Republicano pós-Tea Party, mas sem hegemonia sequer no seu campo.

O PGR e a mídia terão papel central nesse desenho, ajudando no desmonte final do PMDB refratário à fusão e promovendo a criminalização das esquerdas.

Haverá arrufos iniciais entre o futuro governo Temer e o MPF. Mas provavelmente serão contornados em uma pactuação política entre o PGR e Temer.

Sem legitimidade e projetos, o caminho óbvio será o do fortalecimento da ideia do inimigo externo, materializado nas esquerdas e nos movimentos sociais em geral, que certamente sairão às ruas protestando..

Movimento 2: O desmonte das esquerdas

Como decorrência natural do Movimento 1, haverá um trabalho sistemático visando não apenas impugnar a candidatura Lula 2018, como desmontar a capacidade de articulação das esquerdas.

Essa ofensiva agirá nas seguintes frentes:

Peça 1 – ofensiva no Congresso, visando retirar direitos consolidados nos últimos anos.

A conta dos anti-direitos humanos já foi apresentada a Temer pela turma BBB (Boi, Bala e Bíblia). O próprio Temer anunciou como consultor especial o sociólogo gaúcho Denis Rosenfeld, conhecido por suas posições eminentemente conservadoras. Dentro de um quadro de restrições orçamentárias, não se tenha dúvida sobre as áreas a serem primeiro penalizadas.

Haverá também ofensiva no campo digital, com projetos que reduzam o potencial de aglutinação política permitido pela Internet e pelas redes sociais, a exemplo das tentativas em curso de mudar a Lei Geral das Telecomunicações e as leis de crimes cibernéticos.

Peça 2 – ofensiva sobre as Universidades federais.

A ida de José Serra para o MEC (Ministério da Educação) será sinal claro dessa estratégia. Serra tem implicância mórbida com a universidade, como ficou claro em sua gestão como governador de São Paulo, inclusive na indicação de João Grandino Rodas para reitor da USP (Universidade de São Paulo).

Aliás, o PSDB paulista, que se formou em torno de parte da intelectualidade da USP, tem dado provas eloquentes de seu espírito anti-universidade, com o desmonte dos institutos de pesquisa e, esta semana, com a declaração do governador Geraldo Alckmin de que “a Fapesp só financia pesquisa inútil”.

No período Lula foram criadas 14 novas universidades e 126 novos campi no país. O desafio de Serra será enquadrá-los na nova ordem e possivelmente alegar restrições fiscais para promover alguma espécie de desmonte.

Peça 3 – o desmonte das políticas sociais.

Haverá algum reforço nas políticas sociais genéricas, como o Bolsa Família, e aquelas que mesclem interesses empresariais, como o Minha Casa Minha Vida e o Prouni estendido ao ensino médio, para atender os grupos educacionais.. Mas haverá o desmonte completo das políticas voltadas para minorias e movimentos sociais.

Peça 4 – a criminalização do PT e de Lula.

Quem esperava um refresco com a eventual queda de Dilma, desista. Quebrada a ordem democrática, o saci escapará definitivamente da garrafa.

A consumação do golpe acentuará duas tendências em curso.

A primeira, o STF abrindo mão definitivamente de seu papel modernizador e de mediação. A segunda, a radicalização das ações do Ministério Público Federal e dos juízes de primeira instância contra alvos de esquerda.

No fim de semana, em seminário em Harvard, o PGR Rodrigo Janot explicitou mais um pouco seu objetivo final: extirpar o PT (que ele denomina de “organização criminosa”) do mapa político. Desde os tempos de Armando Falcão não se via uma autoridade judicial tão radicalmente anti-esquerda.

Com o liberou geral, ontem mesmo o notório procurador Carlos Fernando dos Santos Lima voltou à imprensa para pré-julgar Lula (http://migre.me/tCvuC), imputando-lhe o comando da tal organização criminosa. Totalmente à vontade, como se a prepotência tivesse se tornado o  novo padrão do funcionário público e fizesse parte da nova ordem jurídica procuradores anteciparem a condenação de investigados.

Cenários indefinidos

Os próximos meses serão de absoluta indefinição. São tantas variáveis em jogo, que se torna praticamente impossível traçar cenários minimamente precisos.

Temer terá dificuldade em exercitar sua maior virtude: o papel de moderador dos conflitos.

Luis Nassif

115 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ver como o pmdb se


    Vamos ver como o pmdb se sairá sendo protagonista, e não mais o que dá apoio e age nos bastidores. Infelizmente, a última vez que isso aconteceu foi com Sarney e se com jk o brasil progediu 50 anos em 5, com sarney regredimos 50 em 5 – e ainda de brinde tivemos Collor-confisco. Agora, se com Temer a frente o pmdb se der bem [ou seja, o andar de baixo se dará mal] e tem cacife pra chegar em 2018 e ser reeleito, o pmdb pode se tornar um partido quase impossível de se bater.

     

  2. Mas quem nomeou o Janot,

    Mas quem nomeou o Janot, mesmo?

    Quem nomeu estes ministros do STF, mesmo?

    A incompetência bate a porta, cobra sua conta.

    1. Ninguém tem culpa pela falta

      Ninguém tem culpa pela falta de caráter, de ética e de honestidade dos outros. Menos ainda quando esses outros são  juizes e procuradores (em minha opinião bandidos) que não respeitam a nação que lhes paga o salário e a vida de marajás.

      Eles não precisam respeitar o governo que lhes nomeou, precisam respeitar as Leis. E se recebem salários sem cumprir com sua função são corruptos. O que me permite considerá-los bandidos como disse acima.

      O país esta se tornando uma república das bananas por causa desses bandidos corruptos. 

      1. Descullpe Vera, mas nesse

        Descullpe Vera, mas nesse caso eles, Lula e Dilma tem culpa sim.

        Deixaram claro que as indicações a PGR eram feitas pela categoria e apenas “homologadas” pelo Presidente. Ou seja, ficou claro que o PGR não devia nada ao Presidente, e sim a corporação, foi essa a imagem e a realidade passada. A partir daí foi nomeado o Janot que parece ser o mais dissimulado e perigoso deles, o Gurgel era trapalhão e exagerado, o Janot é profissional.

        Imaginemos que Dilma tivesse indicado o Aragão em 2015 e tivesse uns 4 ou 5 no STF de sua confiança, tipo Pedro Serrano e outros ? Ela seria criticada e cobrada ? Seria, claro, mas nada disso estaria acontecendo. O STF poderia matar o processo na fase que o cunha aceitou a denuncia.

        Exercer cargo de Presidente  não é agir só na boa, é preciso ter algum enfrentamente também. A partir do momento que ela abdicou atá das próprias prerrogativas ai ficou muito dificil. Foi ai que ela caiu. E não há mais volta, não nos enganemos.

        A constituição preve que o Presidente indique o PGR os os STFs não é a toa. O Poder é para ser exercido.

         

        1. Concordo com o senhor.

          Concordo com o senhor.  Assisti a entrevista de Lula com aquele tal de R. Davila, e Lula teve a desfaçatez de se vangloriar de ter posto em prática, o tal republicanismo, como se essa postura fosse uma qualidade, e  não o contrário, covardia, falta de comando e imaturidade política.  Criaram cobras, e ainda assim não admitem que erraram.  Quando  vi o pig elogiar o tal zequinha da justiça, observei que dali não sairia boa coisa.  O resultado taí pra todo mundo ver.  Estão sendo chamados de ladrões do erário, e ainda vendo  seus algozes, alçados a categoria de imaculados angelicais.  Tem nada não!  Eles terão mais 516 anos pra aprender.

    2. Rapaz, a lista de erros de

      Rapaz, a lista de erros de Dilam e do PT é enorme, gigante. Conheço decor vários, nem sei se tenho alcance para saber todos os erros cometidos pelo PT, por Dilma e, também, pelos partidos e militantes de esquerda em geral.

      Mas, me parece, que não é hora de discutir isso. Temos algo muito mais urgente para resolver.

      Abraço

  3. Pra sobreviver a gente faz o

    Pra sobreviver a gente faz o que? Treina para carregar cachos de banana? 

    Agora, mais que nunca, a minha chácara vai se chamar Estação Finlandia. Eles podem acabar com o país, com a minha consciência social de esquerda jamais. VIVA LULA  e eu serei eleitora eterna do PT. Agora mais do que nunca: em homenagem  a Justiça corrupta e a  imprensa canalha do país. 

    Vou de Mano Brown: “Se o povo decidiu derrubar um governo, que assim seja. Daqui para frente, é cada um cada um. Não siga o Mano Brown que você pode tombar do precipício. Papo reto”.

  4. os resultados

    O que bem se sabe é que a cultura de ódio será ainda mais incentivada. Uma vez que a esquerda crie alguma capacidade de reação, se criar, virá com tudo o que tiver para se vingar. Demorará muito para que o país volte a ter algo parecido como paz social. Caso haja maior liberação de armas, a explosão da violência será endemica. Pura e aberta guerra civil.

  5. O FIM

    O próximo passo será a cassação politica dos direitos políticos de Lula. Óbvio.

    Sem isso o golpe não estará completo.

    As esquerdas foram completamente estraçalhadas e esmagadas. Dizimadas.

    Muito disso por causa do enfadonho comportamento “republicano” de seus gestores.

    Algo parecido no mundo só aconteceu na Segunda Guerra Mundial mas por meio da força e violência..

    Essa nova espécie de golpe juridico-parlamentar-midiático se consagra definitivamente no mundo.

    Depois de atingir pequenos países como Honduras e Paraguai. o Brasil é a primera grande nação a capitular estrondosamente, transformando a Rainha dos Golpes Brandos (a atual embaixadora americana no Brasl), numa grande força política dentro do próprio EUA.

    Estamos portanto de volta a 1964.

    Bolsonazi, vejam vocês, estava certo…

  6.  É preciso organizar,

     É preciso organizar, primeiro, a resistência ao golpe e ao interregno Temer, e, depois, a derrubada do estado de exceção nas eleições. O que aprendemos nestes últimos tempos? Primeiro, abandonar qualquer ilusão que instituições tipo STF, etc. defendam a democracia. Segundo, a resistência deve ser em rede. Já passou o tempo das organizações extremamente hierarquizadas (não é a toa que querem controlar as mídias sociais). Terceiro, explorar ao máximo a própria globalização: a imprensa e a opinião pública internacionais, os juristas estrangeiros, os organismos internacionais, etc. são importantes para minar qualquer possibilidade de legitimação do golpe. Quarto, as ruas são cruciais. É necessário que o povo perceba o tamanho do golpe nas conquistas sociais e que as defenda. Quinto, explorar ao máximo a heterogeneidade dos que apoiam o golpe. É um saco de gatos, vão se unhar uns aos outros. Há interesses eleitorais que serão fortemente atingidos pelas reformas neoliberais. E há, também, entre os que apoiam o golpe, democratas que estão confusos. É preciso fazê-los mudar de lado.

  7. As contas que não fecham do golpismo

    Tem um monte de contas que não fecham na agenda econômica do governo ilegítimo golpista:

    – Diminuição (terceirização, concessão, privatização, desmobilização de setores) do Estado vs necessidade de manter o apoio de uma dúzia de partidos (cargos, influência, caixa dois nas eleições, cargos)

    – CPMF (e mais aumentos de impostos que virão aí para compensar uma situação externa que não melhorará em 2016) vs pressões do sócio Paulo Skaf para recompor a taxa de lucro dos empresários

    – Ajuste fiscal (que vai ser duríssimo) vs contas a pagar (já começando pelo reajuste do Judiciário)

    Como Temer vai resolver tudo isso?

    E isso que não entramos na política; de ter que manter o ritualismo democrático enquanto proscreve a esquerda e os movimentos sociais, de ter que manter o “combate à corrupção” enfraquecendo os órgãos de fiscalização e controle etc etc etc

  8. Questões sem respostas

    Não encontro respostas para as seguintes dúvidas:

    1. Os tais 6 meses é um prazo obrigatório? Dilma desejando pode ser menos? Pode ser 30 dias?

    2. Podendo ser menos, o vice pode substituir ministros antes da definição final?

    3. Dizem que Dilma agora deseja eleições diretas este ano. Enviando tal proposta ao congresso não será aprovada, porém, se ela quer mesmo eleições já, poderia admitir que ficou sabendo agora da existência de caixa 2 na campanha. Isto não acarretaria em cassação da chapa?

    Grato a quem souber me responder.

    1. Caro Luiz Carlos,
       
      Vou

      Caro Luiz Carlos,

       

      Vou tentar responder suas dúvidas, apenas ressalto que não sou da área do Direito, minhas respostas são baseadas no que leio e observo e não na leitura das Leis e jurisprudência.

      1. Os seis meses são o prazo máximo dado ao Senado para o julgamento. É o Senado que dita o ritmo do julgamento e acredito que a presidente não tem como interferir ou apressar. Quem legislou deve ter pensado ao contrário e colocou um prazo máximo para evitar que o Senado procrastine o julgamento e mantenha o presidentge afastado por muito tempo. Para comprarar: o Senado afastou o ex presidente Collor menos de uma semana depois da votação da Câmara e no caso da Dilma a previsão dessa decisão preliminar (afastamento) demorará entre 25 e 30 dias.

      2. Ao assumir o vice tem o direito de trocar os ministros e fazer as mudanças que desejar, independente do prazo de afastamento. A rigor ele poderia demitir os ministros quando a Dilma viajou aos EUA por exemplo, mas é claro que a medida não teria eficácia enhuma porque a presidente voltou 2 ou 3 ias depois e revogaria os atos. Quando está em exercício o vice presidente tem o mesmo poder que a presidente.

      3. Dificil analisar. A admissão de culpa que você sugere pioraria a situação do PT numa eventual eleição ainda esse ano.

      1. Obrigado

        Valeu, Lucca Jr. Ouvi tanto se dizer em amplo direito de defesa que pensei que este tempo demasiadamente longo fosse relacionado com isso. Quanto à substituição dos ministros antes do fim do processo é um fato que se enquadra perfeitamente na frase: “pode ser legal, mas não é ético”. Porém, como esperar algum comportamento ético do Temer… Você foi muito didático!

  9. Provavelmente os mafiosos dos

    Provavelmente os mafiosos dos parlamentos(câmara e senado) criarão uma lei estendendo os seus mandatos e a do traidor Temer para 2020 ou 2022 .

    Será um período de muita porrada contra as organizações sociais (sindicatos, MST, UNE…) . 

    Talvez o golpista traidor coloque um dos Bolsonaros na direção da Guarda Nacional e o Ronaldo Caiado como presidente do INCRA .

  10. Líbia

    Existe e está cada vez mais próxima a possibilidade disso aqui virar um Egito ou uma Líbia ou ainda uma Síria. Será o “outono coxinha midiático”. Em seguida, com a presidência de Kunha, haverá um breve momento SEM corrupção quando o roubo será um saque puro e simples das riquezas nacionais.

    Brasil? Ficará fechado para balanço até 2038 na eleição de ÇERRA45 vice fegacê….viiiiiiiiiiixe! ou até 2042 com eleição de Osmarina, vice Cristovam Buarque……..ui!

     

  11. Parabens pela análise

    Parabens pela análise Nassif,

    Mas e o Governo pensa em alguma reação ou continuarão como moscas mortas ?

    Lula pensa em fazer algo, como solicitar asilo politico em algum outro País ou tentar compor com Temer ? Senão fica muito claro que será preso em breve.

    E pode sobrar até para Dilma.

     

     

     

     

  12. Uma coisa ficou bem claro nesse texto

    a esquerda brasileira não tem poder para fazer nada no Brasil. Até pode fazerum pouco , mas manter esquece.

    Todo mundo , principalmente PSDB , PMDB , STF ,MPF , MÍDIA podem prender e arrebentar à vontade , então a esquerda em geral, os blogs fora da grande mídia , e pode ter certeza , os novos movimentos sociais , estão com os dias contados.

    É muito triste mas pelo jeito é a realidade.

    Espero que se um dia qualquer um desses grupos conseguirem algum poder novamente , que volte com a chibata se dó também no lombo desses que hoje estão massacrando esses grupos que simplesmente estão no poder por vontade popular , e que vão ser escorraçados num golpe mequetrefe.

     

  13. Xadrez de um período

    Nassif há ainda um complicador que está em “albis” em todas as abordagens até agora. Sopesadas todas as informações tão bem analisadas por vc. num “governo” transitório e as dificuldades que não serão obviadas, vale lembrar que teremos eleições municipais dentro desses seis meses; imagine que a quase certa insatisfação popular pelas medidas drásticas, redunde em votação expressiva nos candidatos da esquerda, o que passara pela cabeça dos “juizes” no julgamento final do impeachment que ocorrerá apos as eleições?

    1. Votações expressivas

      Também existe o risco de expressiva votação na direita… Acho até mais provável, pois a direita já conta com nomes conhecidos nos grandes centros urbanos – principalmente religiosos,  enquanto a esquerda está patinando. Veja São Paulo, tendo Russomano como favorito enquanto a esquerda conta com Hadad (com alta taxa de rejeição) e Erundina (idem ao Hadad). Um aumento de simpatia pela Dilma (ou contra o impeachment/golpe) certamente não está sendo acompanhado pelo mesmo sentimento de simpatia em relação ao PT.

  14. Análises sombrias e possibilidades

    Nassif,

    Sempre coerente, tua análise de hoje é um tanto sombria e pessimista. O PGR – que representa o alto comando nacional do golpe, mas que presta contas ao alto comando estadunidense – é maquiavélico, perigoso, como descrito no artigo.

    Sabendo disso, a presidente Dilma ainda comandante-em-chefe das Forças Armadas, se dispuser da lealdade dessas, não pode delas lançar mão, convocando-as e determinando que sejam presos todos os golpistas e traidores da democracia (sérgio moro e janot(a) à frente)?

    Não é covardia esperar pela derrota e pela aniquilição das esquerdas e criminalização dos seus líderes?

     

    1. É covarde e indigno sim. E

      É covarde e indigno sim. E desonroso.

      A questão é que Dilma não tem nenhuma aliança com esses setores, pelo que entendi nunca teve.

      Dilma é muito ruim de conciliação de alianças.

      Por ex, o Mercadante era filho de um General do Exércido e é irmão de um influente Coronel aposentado, A função dele deveria servir de ponto com essa turma para essas eventualidades.

      Dilma não sabe fazer política.

      Deveria ter usado o caso do Janot ir aos EUA passar informações contra a Petrobras para pegar ele de alguma forma.

      E usar o caso dos vazamentos do Moro para pegá-lo também.

      Mas Dilma é fraca, esse é o problema. E provavelmente medrosa. Ela nunca faria isso.

      Uma coisa bem diferente é militar contra a ditadura, ser presa, torturada e tal. Outra coisa, é ser protagonista, como Estadista da situação atual, que é muito mais complexa.

      Dilma não está a esta altura,.

      Mas eu concordo com voce, creio que Dilma deveria tentar alguma coisa nesse sentido sim. Mas é claro que não vai acontecer.

      1. Sobrou pra ela

        latifúndio de pepinos e abacaxis, no pior sentido. A herança do lulismo para o bem e para o mal foi a sua herança e pouco pode fazer para evitar o tsunami político em que viveu.

    2. Das casernas

      pelo que ouvi, vozes da caserna dão como certa a manutenção dos três comandantes atuais das forças armadas no presumido governo Temer. 

  15. Um filme com roteiro muito parecido ao desse roteiro do Nassif é

    o desse senhor (em inglês):

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Recep_Tayyip_Erdo%C4%9Fan

    Trata-se do presidente atual da Turquia, e lendo-se atentamente, há grandes analogias com o que o Nassif apresenta. 

    Esse Erdogan já foi cassado, foi preso, mas deu a volta por cima, com um partido um pouco menos laico do que o usual na terra dele. 

    Atualmente não gosta de ouvir piadas a respeito dele.

  16. O meu palpite, quase certeza,

    O meu palpite, quase certeza, é que o Brasil irá se tornar uma ditadura de direita de novo.

    Que esse cenário é coisa velha, já vi em vários outros países (sinto dizer, repúblicas bananeiras) o mesmo perfil acontecendo de novo e de novo e de novo…

    1 – “Grupo do poder/dinheiro” inventa algum motivo qualquer para tomar o poder político à força: Antes era usando o exército local e agora usam a imprensa;

    2 – Esse grupo (financiadores do golpe, corrompidos, beneficiados e etc) elege um “salvador da pátria” que promete que irá resolver todos os problemas do país;

    3 – Alguns meses depois a promessa de “resolver todos os problemas do país” se mostra falsa, a população começa a se dar conta de que foi enganada;

    4 – O “Grande Líder” então com a ajuda dos seus aliados elege um “Grande Inimigo” para colocar nele a culpa do “Grande Plano de salvação” não ter dado certo. Este “grande inimigo” é claro que não têm nada a ver com o fracasso do plano que jamais daria certo, mas o que importa é colocar a culpa em alguém que não seja o “Grande Líder” e seus aliados;

    5a – Se a população acredita na mentira então começa uma “caça às bruxas” como aconteceu na Alemanha nazista da Segunda Guerra mundial. Tudo o que acontece de errado no país passa a ser culpa do “grande inimigo”. Começam então as migrações em massa para outros países, se o “Grande Líder” não impedir. Fome, desemprego, miséria, tudo se torna culpa de um inimigo imaginário que é claro que jamais poderá ser combatido;

    5b – Se a população não acredita ne mantira então o “Grande Líder” deixa a sutileza de lado e instaura uma ditadura para eliminar todos os que discordem do seu comando, tendo também “caça às bruxas” e migração em massa para os que possam ir embora. Fome, desemprego e miséria e quem reclamar ou questionar é morto ou “desaparece”;

    6 – O país então continua como uma ditadura até o “Grande Líder” ser morto (revoluções, traições, golpes, assassinatos, etc) ou perder o apoio dos aliados que tornam possível o mandato dele.

     

    Vocês brasileiros já estão no passo 2.

     

    1. Para mim, a unica certeza

      Para mim, a unica certeza disso tudo será a caça às bruxas, ou melhor, a londa noite dos cristais.

      Partidos de esquerda, simpatizantes, eleitores, blogueiros e mesmo quem discorde dessa caça serão perseguidos, o facebook já ajudou muito os fascistas a identificar quem integra tais grupos alvos.

      Não estranhem se um conhecido seu denunciar você a alguma milicia de rua, grupo paramilitar ou mesmo agentes de repressão do Estado.

      Quem puder, fuja daqui.

       

      1. Infelizmente concordo

        Infelizmante acho que é isso mesmo. Mas não dá para fugir. É necessário enfrentar a luta política contra a ditadura. Eles vão cair e desta vez vão ter que pagar pelo que fizeram. Não vai ser como em 1964, haverá forte resistência.

    2. Falou tudo

      Concordo com você. E apesar de não ter usado o termo, o texto do Nassif deixa claro o que está sendo instalado.

      DITADURA

      Aposto com qualquer um que não haverá eleição presidencial em 2018. Talvez nem para o parlamento.

  17. Golpe de Estado 2016

    Essa análise é bem realista, também acho que as coisas serão muito piores que parecem hoje.

    E, acredito, que não teremos eleições em 2018. Não creio que Cunha (o chefe, pois Temer de vice-decorativo será promovido a presidente-decorativo) vá largar o poder tão cedo que, afinal, é a forma de se livrar dos crimes que cometeu. Isso pode gerar conflitos entre os golpistas, afinal mutos querem o poder. Corremos o risco real de ter um neo-fascismo no governo com Bol$onazi.

    Tempos bicudos virão, se preparem.

    Lá por volta de 2050/60 quando os garotos da Suíça estudarem a história do que restou debaixo do Equador vão achar que a ditadura civil-militar de 1964 foi um passeio na disneylândia.

    1. Tempos Bicudos = OS novos e

      Tempos Bicudos = OS novos e terríveis tempos que o bandido e irresponsável Hélio Bicudo nos trouxe !!!

       

       

  18. Herança Maldita

    Em relação aos desafios de Temer, especialmente os da área econômica, já encontraram desculpa por eventual insucesso em resolver a situação: “herança maldita” dos governos do PT. Pistoleiros da grande mídia já estão falando isso. A grande mídia vai repisar isso 24h por dia. Não esqueçamos que até queda de meteoro é culpa do PT.

  19. A volta do pmdb ao poder….

    A volta do pmdb ao poder…. Meu palpite é um governo sarney bem piorado, ou seja, uma zona completa. Como são bandidos disputando cada um naco do poder, veremos disputas de facções (esse é o melhor termo). Tenho dúvidas se o Temer chega à 2018, já que o Brasil está virando a República do Vale Tudo. Agora, Marina como terceira-via, é duvidoso por um motivo bem simples: ela própria não se ajuda, afinal o que diz no café da manhã, recua no almoço, volta no café da tarde e muda completamente no jantar. Tempos nebulosos e sombrios. E o pau vai comer solto.

  20. E o Cunha?

    Já estão contando com o Cunha fora do baralho?

    Para ainda estar de pé, será que ele só está defendendo os interesses pessoais ou os de muita gente graúda?

    Temer e os graúdos dependem de alguém que controle a Câmara, conduzindo as votações da manada.

    Infelizmente, por enquanto, Cunha é o Cara!

    1. Tenho pra mim

      que Cunha é o Capo. Temer e todos os outros dependeram dele, que comandou o processo de derrubada da presidenta para se safar e safar os seus pares. Cunha deverá ser em breve substituído por um correligionário do consórcio PMDB-PSDB. Se escapar do Conselho de Ética ficará impune – e teremos mais um ridículo espetáculo dos tristes trópicos. Isto é inacreditável.

  21. A frente anti-golpe está

    A frente anti-golpe está claramente formada e no meu entendimento se amplia, conquistando o povão. Está errado o Meirelles do DataPopular, o povo não vê a briga política como Fla-Flu.  12 anos de governos bem sucedidos do PT calaram fundo. É possível dizer que valeu. Valeu a conciliação com as oligarquias; valeu a conciliação com a Globo, valeu tudo, porque o povo pôde experimentar o que é um governo que  pratica políticas verdadeiramente públicas e não vai atrás apenas de interesses privados. E os mais politizados, mesmo aqueles sem nenhuma tradição de pensamento de esquerda, estão entendendo que jogo erstá sendo jogado. Daí meu palpite: esta frente ainda vai se ampliar muito. Mas não podemos errar

    Há problemas. Primeiro porque reações em geral demoram para acontecer (a propria esquerda demorou a reagir, paralisada pelas reveleções dos esquemas de corrupção, não sabíamos até onde iam, o que ainda estava por vir, hoje parece que está tudo mais claro). Por outro lado, falta o projeto, a perspectiva.  A frente formada entre a classe média conservadora; MP, MPEs; PF;  judiciário e empresários é compacta e inviabiliza qualquer projeto alternativo no nível da correlação de forças atual. 

    Qual poderia ser este novo projeto?

    Dilma tentou fazer a transição dos governos Lula, que agradava a todos ao mesmo tempo, (bancos, exportadores, importadores, povo, classe média, pequeno empresário etc. etc). atacando, ela Dilma, os segmentos, digamos assim, que emperravam  o desenvolvimento. O problema é que ela enfrentou muitos segmentos ao mesmo tempo (bancos; cartão de crédito, setor elétrico; médicos, entre outros). Não entende que o Estado é apenas um reflexo das relações na sociedade,.Não há como confrontar interesses poderosos, sem mexer nas relações de poder no interior da sociedade  

    A intenção era boa. Não era possível mais (com a queda dos commodities, sobretudo), agradar a todos. Seu problema foi a) escolheu alvos em demasia, e errou feio quando atingiu stores da classe média, como os médicos (tinha que ter negociado longamente o ‘”Mais Médicos”); b) o voluntarismo. Não entendeu que governar é fazer política, ainda mais quando voce confronta interesses. Não era possível colocar Gleisi Hoffman na Casa Civil. 

    Bem, sugiro que um novo projeto busque confrontar apenas um alvo, O rentismo; os interesses das finanças nacionais e nternacionais. E que esse projeto seja acompanhado por uma agenda de costura política inovadora e engenhosa que ataque o grande nó, calcanhar de aquiles dos governos petisitas: a comunicação.

    Que se busque atrair a turma anti-corrupção para este projeto, Que sejam além de anti-corrupção, anti-rentistas. O judiciário com o protagonismo que vem adquirindo,  poderia ser muito útil. 

    Sonho?

  22. O xadrez na prática..

    Enquanto o Juiz (STF) resolver se foi ou não foi penalidade máxima, os torcedores discutem as suas posições pertinentes:

  23. Quadro de horror

    Eu nunca vi um quadro de horror como este que Nassif descreveu. Quer dizer que o PT, o PC do B, o PDT, os sindicatos, , os blogs, o facebook, tudo isto vai desaparecer? Não desapareceram na Ditadura com todo horror que a Ditaduta causou, vão desaparecer agora com Temer? Tenham dó mas não  acredito. A inteligência, a cultura e a politização são coisas  internas, ningém tira, ne Hittler conseguiu em 6 anos, Temer vai conseguir em 2?

  24. É difícil prever o que vai acontecer daqui em diante. As relaçõe

    É difícil prever o que vai acontecer daqui em diante. As relações sociais na era da internet são muito instáveis e imprevisíveis. O papel que os jovens vão desempenhar no país num futuro próximo é uma incógnita. Também, a facilidade com que as pessoas conseguem se mobilizar, a velocidade da informação, o papel das redes sociais, o histórico de grandes mobilizações e o ceticismo de grande parte da população tornam o horizonte turvo. 

  25. PT fora do poder, tudo volta ao normal.

    Eu discordo de sua análise. Temer não precisará fazer muito esforço para fazer a economia voltar a crescer. A inflação caiu fortemente, mesmo com o clima de insegurança. A demanda regrediu, há capacidade instalada ociosa que pode ser utilizada sem muito investimento. Há contenção de salários via desemprego. Um milagre econômico de curto prazo pode ser contratado e há muitos mágicos dispostos a fazê-lo. De outro lado, Temer e o PMDB não precisam de coerência. Propor a CPMF e aprová-la é simples, nesse sentido. Têm os votos necessários, incluindo os do PT.  Há um problema complicado, que é a PF e o PGR, mas, conhecendo o Brasil e suas elites de poder, também é simples dizer que, com pouco tempo, tudo se resolve. Afinal, esse é o principal compromisso de Temer, que abriu os votos na Câmara e no Senado. Eles se ocuparão do PT e de Lula, terminando o trabalho sujo que se propuseram. Mas tendo o cuidado de não criar um mito e um herói popular eterno.

    Quanto às esquerdas, seja isso o que seja, aprofundarão a divisão, fruto da excessiva autocrítica que se jogarão. A autofagia interna é mais preocupante que a ação da PF e da PGR. Lula sabe disso e tentará se manter como a principal liderança e referencia central. Mas será combatido, no PT, por figuras como Tarso Genro, ou fora dele, por Ciro Gomes. A conta do fracasso do projeto de poder será creditada a ele e suas escolhas. Dilma será figura lateral, acessória, nesse processo.

    Ou seja, PT fora do poder, tudo volta ao normal.     

    1. Sergio, não diga tantas

      Sergio, não diga tantas besteiras em favor do golpe do retrocesso. 

      O afeto e a inteligência reescrevem as páginas fechadas do inconsciênte.

      Precisamos acordar nossas crianças e nossos jovens para a vida.

    2. Ora, veja você

      um taxista em Fortaleza me disse antes das últimas eleições que ele preferia, àquela altura, ter o PT na oposição, pois este teria sido o melhor partido de oposição que jamais existiu no Brasil. Com o PT fiscalizando, ele me disse, a gente ficaria sabendo de tudo o que estivesse acontecendo … a fina ironia ficou dando caraminholas no meu cérebro …a minha impressão que pretendem levar até o fim a criminalização de Lula para tentar tirá-lo do jogo de 2018. Possibilidade que só faz aumentar a indefinição dos cenários. 

    3. Achei sua análise simplista.

      Achei sua análise simplista. Parece que todos os elementos são engessados e contém uma dose de pessimismo sem muita base na realidade. A análise do Nassif tem mais correspondência com a realidade e com suas nuances. 

  26. Alguns comentaristas,

    Alguns comentaristas, seguindo o autor do post, consideraram a hipótese de Temer fazer um governo correto. Entendo que quiseram apenas ser formais, pois a chance disso ocorrer é virtualmente nula. Não se chega a lugar desejado indo na direção errada. A questão é basicamente essa.

    Não há capitalismo sem consumo. O governo Temer propõe soluções já testadas e fracassadas. Querem transferir recursos do estado e dos consumidores para a elite econômica. Isso produz apenas concentração de renda. Quem vai comprar? Como a roda da economia vai girar? Quem vai investir sem a espectativa de retorno?

    Tentarão fazer o que for possível para eles. Já deram o golpe, Irão prender o Lula, perseguir a esquerda para eliminar os concorrentes. Essa é a parte que está ao alcance deles. A revolta das massas empobrecidas não será contida depois de atingir nível crítico. Os tempos serão difíceis. Coloquem seu dinheiro em botijas. 

     

  27. O quadro é desalentador,

    O quadro é desalentador, Denis Rosenfeld é um sujeito de extrema-direita que transita em círculos judaícos e se tornou uma espécie de guru da maldade para grupos conservadores com problemas com a esquerda, ele é um cara mau.

    Vivemos uma crise institucional gravíssima com a mais absoluta insegurança jurídica que permite que qualquer cidadão seja preso com base em uma manchete de jornal ou uma delação sem base sólida para lhe dar credibilidade, para quem tem alguma dúvida estamos sim numa ditadura civil maquiada para enganar os incautos.

    Lula deverá ser inviabilizado para deixar o caminho aberto para os golpistas se legitimarem via eleitoral e botar em prática seu plano de aniquilar a esquerda e seu legado, há uma PEC que está no forno que tira a possibilidade de o candidato sem curso superior concorrer as eleições presidenciais… é um caminho que evitaria a prisão de Lula e a piora da imagem do golpismo no exterior. 

  28. o xadrez do momento

    O Advogado Geral da União vem de apresentar à Câmara dos Deputados a anulação da votação da Câmara dos Deputados, no domingo passado, uma petição absolutamente inesperada, sob qualquer ponto de vista. Todos os seus termos são apenas parcialmente conhecidos, pois o Estadão omitiu, na edição de hoje, a informação acêrca de duas alegadas ilegalidades cometidas durante a citada votação, segundo a AGU, e a Fôlha de São Paulo se limitou, hoje também, a anunciá-la, sem, no entanto, desenvolver qualquer matéria sobre ela. De saída, não deixa de ser interessante a perspectiva implícita na iniciativa da AGU de que, apesar de eminentemente política, a decisão da Câmara está igualmente pejada de uma natureza judiciária, agora plenamente revelada.

    Para além dos desdobramentos jurídicos da ação da AGU, convém especular sobre certo aspecto subjacente a este movimento original e, sem dúvida, promissor. Digo especular porque, não obstante o reduzido número de participantes decisivos do acontecimento histórico ora em curso (A tentativa de Impedimento da Presidenta Dilma), o segredo é a bruma quotidiana que esconde as mutações de suas vontades. Pois, o que há para querer hoje, como houve ontem, e haverá amanhã, se os ventos assim indicarem? Grave questão que assoberba a todos que devem encontrar uma saída para as próprias ambições através do desastre das ambições dos adversários …

    Ouso pensar que a iniciativa da AGU talvez repouse na esperança de encontrar no plenário da Camara dos Deputados um mar novamente agitado por aqueles que, vendo os primeiros arroubos da boçalidade alvar dos energúmenos que chefiam a oposição à Presidenta Dilma, já antevêem uma sucessão de cabeças a rolar, sobretudo daquelas que tão trabalhosamente carregam entre os próprios ombros. Como conservá-las no mesmo lugar de sempre? O quê pensar? Fazer o quê?

     Desfazer-se-á a maioria pró-Impedimento? Haverá uma nova maioria em formação na Camara dos Deputados?

     

  29. Muito boa análise

    Gostaria, aqui, de fazer um comentário pontual. Na verdade é uma previsão.  O PSDB, hoje, tem sua identidade totalmente construída com base na ideia de combater um inimigo, que é o PT. Nada mais que isso. Caso se confirme o golpe e a saída da presidenta, o PSDB vai ficar perdidinho. Já está demonstrando certa fragilidade nas negociações com Temer. Foi preciso vir a público o Fhc para colocar panos quentes.

    Com a saída do inimigo que eles tanto combateram vejo dois caminhos:

    a. Fazendo parte do governo Temer. Não acredito nesta hipótese. Pode até começar, mas quando ficar evidente que não existe milagre. Vai vazar.

    b. Fora do governo Temer. O PSDB vai procurar outro inimigo. Outro inimigo que cubra a brecha. Do mesmo modo que os EUA substituiram a grande ameaça vermelha pelo terrorismo para cubrir a brecha deixada depois do fim da Guerra Fria.

     

  30. Bom, não vou nem comentar

    Bom, não vou nem comentar opiniões aqui que creêm no sucesso (em qualquer área) de um governo Temer – isto é asneira pura; coisa (literalmente) de crente. Não foi o caso da matéria. 

    Me preocupam outras coisas nos cenários aqui expostos.

    Lula na frente das pesquisas – as que apareceram e as que não apareceram por conta disto. Alguem duvida que nesta fúria fascista abraçada no oportunismo mais deslavado – a esta tendencia continuar- não surgirá uma proposta de jerico de simplesmente não haver eleições em 2018? Se colará ou não, não sei. 

    Outra: condenarem o Lula. Mas de que? Vão ter que fazer a maior forçação de barra em cima da aberração do domínio do fato; ou coisa pior (Como dizia aquele velho revolucionário: Advogados…?! Nem os do partido!). O blog aqui, hoje, já comentou que isto ocorrendo ele vira um Mandela etc.etc.etc.

    Bom, ele “condenado” (e não farão só isto; será algo como salgar a area da casa dele, perseguições a familia e tudo mais – há quem insufle e há quem seja alegremente insuflado), voltando, ele “condenado” ou candidato será num clima de guerra nas ruas. Mas e o careca da segurança pública de SP que vem ai? Vai ter confronto. Ai “a coisa” tenderá a ficar, inevitavelmente, feia. É obvio que idéias de ação direta surgirão. É bom? Claro que não é bom. Dá pra ganhar algo? Claro que não dá. Mas…O que fazer, se a justiça não funciona? Ou funciona com parcialidade, fazendo do Brasil um recantão do nordeste, ou ai em SP mesmo, na década de 30 – pré-Getúlio. 

    É isto que está sendo montado, sendo que quem executa este plano de idiota não conta com esta possibilidade. Ou conta que a coisa não vá bater no próprio lombo. Sobrará abate para tudo que é lado – mais em um do que em outro. O Renan, um dos poucos politicos sensatos nisto tudo – justiçã seja feita – será simplesmente atropelado. Não tenho dúvidas também que um Serra, com impressionante oportunismo que exibe, deixará crescer um insinuante bigodinho para rivalizar com os Bolsoraros da vida e ser batizado em alguma igreja destas caça-niquel (quase todas) que dominaram nossa politica. Marina corre nesta raia – raia da burrice e primarismo. Ela já faz parte uma mesmo. 

    Coisas que a matéria não comentou são os crentes. Como eles ficarão num país quebrado? Como eles conviverão, ou tentarão extirpar outras religiões, opiniões, e comportamentos? Viva e deixe viver? Duvido. Outro problemão. E como aconteceu isto – este dominio do aparato político e ideologico? Não tenho a menor idéia, mas vai ter que ser tratado na recontrução do país, do virá depois. Enfim…abriram uma baita caixa de Pandora; só resta a esperança sair ou ficar.

  31. Se algum dia existiu democracia no Brazil ela acabou

    Mesmo a formal ela acabou. Quando se derruba uma Presidente da República eleita pela maioria dos brasileiros através de um Golpe de Estado em pleno século XXI. 

    Por que um palyboy não quis reconhecer que foi derrotado; Aécio Neves um traidor da democracia brasileira.

    Quando o banditismo toma conta de um Congresso Nacional eleito com dinheiro dos plutocratas. 

    Banditismo abençoado por igrejas isentas de impostos e dirigidas por fanáticos loucos por grana.

    Quando justiceiros tomam conta de um judiciário partidirizado.

    Quando se tem um STF majoritariamente golpista.

    O que sobra é uma sociedade  escravizada dos caprichos de sua classe dominante.

  32. Já conheço os passos desta estrada…

    …a “Ponte para o Futuro” é o receituário neoliberal, velho conhecido. Desemboca em concentração de renda, exclusão, desemprego. Desemboca na fila de mil candidatos, muitos deles com curso superior, para uma vaga de gari, como ocorreu no Rio ao final do segundo governo FHC. É isso que nos aguarda, mais cedo talvez do que se imagina.

    Desejo do fundo do meu coração todo o mal do mundo para Temer, Cunha e a República dos Canalhas. Faço os piores votos possíveis para a Rede Globo e seus proprietários; pouca coisa me daria mais felicidade hoje no mundo que a falência dessa máquina de alienação. Aos que hoje esfregam as mãos antecipando os lucros que vão ter com o desmantelamento das redes de saúde e educação pública, com o arrocho salarial, com o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, desejo o pior: terem de continuar a conviver consigo mesmos até morrerem. Não consigo imaginar maior castigo. 

  33. Não vou na do PIG,estão mesmo
    Não vou na do PIG,estão mesmo doutrinando a todos,
    com essa história todo dia de “Temer aqui Temer lá”
    O jogo não acabou,deixa o Juiz apitar o final do jogo!
    Tá certo q o Juiz é torcedor deles e estamos com 2 a menos e
    ainda marcando gol contra(Dilma na ONU)não se precipitem!

  34. Tem um grupo que por enquanto

    Tem um grupo que por enquanto está fora da análise politica convencional.

    Contra o fascismos, tiro porrada e bomba de esquerda.

    Ainda acho que quando aparecer o primeiro corpo dessa briga o cenário muda. E vai aparecer, não tenho dúvidas.

    Contra as FAs surgiram vários grupos armados de esquerda. Por que não surgirão agora com esse golpe feito por civil ?

    Os maiores prejudicados com esses governo Temer e Cunha, são as populações mais pobres.

    Não devemos esquecer que alguns membros dessa população são armados até os dentes, e tem o domínio total de suas localidades

    O cenário que o Nassif apontou é o convencional, esquecendo do marginal, que pode influenciar muito o poder central

    Por muito menos esses grupos tocou o maior terror em suas localidade.

    Imaginem prendendo o Lula sem razão e deixando o Cunha solto.

    Como foi verificado numa pesquisa recente, esse grupo ainda não sabe o que está acontecendo. Quando descobrirem que irão perder direito, sei não ! acho que isso vai dá o maior merdelê.

    Acredito que ainda haverá grandes turbulências pela frente. A oposição não vai levar isso fácil.

    Espero está enganado.

    1. Ministro Ricardo Lewandowski

      Ministro Ricardo Lewandowski deixou as portas do STF para julgar o merito abertas.

      O governo tem que jogar no colo deles a decisão final.

      Se serão golpistas ou democratas.

      Até para que constar na história do país

  35. Infelizmente, eu não estou

    Infelizmente, eu não estou vendo resultados…!

    O que vejo são os golpistas cada vez mais se articulando, e o golpe por sua vez, sendo aperfeiçoado, dia-após-dia.

    Temos que ser mais contundente, porque os golpista não vão ouvir o povo, ou seja, 54 milhões de eleitores…!

    Pelo andar da carruagem o golpe será efetuado, enquanto não se tomar uma medida mais drásticas e contundente.

    Será possível que ninguém tem o plano (B), será que somos contra realmente a esse golpe, podemos de verdade, reverter esse crime ou vamos deixar o espúria (MICHEL TEMER-GOLPISTA E AS ORGANIZAÇÕES GLOBO) e suas gangues tomares o poder, ou seja, a vontade de 54 milhões de eleitores ?

    Porque, se formos depender dos membros do (STF-ACOVARDADO), estamos perdidos.

    Eles (STF-ACOVARDADO) já mostraram o posicionamento deles, a partir do momento que empedio a posse de Lula na casa civil , ou seja, se fez um pré-julgamento com um argumento leigo e fraco – de falar que era desvio de finalidade.

    Isso ao meu ver foi interferir no poder EXECUTIVO, e isto sim, ferio A CONSTITUIÇÃO.

    E porque o (STF-ACOVARDADO) não interferiu no LEGISLATIVO, onde o presidente da casa está envolvido até o pescoço em corrupção.

    Estou começando a perceber onde estão as verdadeiras banda podres da corrupção nesse pais, que muitos julgam ser o PT.

    Acordem povo brasileiro, estamos preste a voltar a um passado onde a classe menos favorecida eram literalmente esquecida, onde as riquezas desse pais , se concentravam nas mãos das elites exploradora da classe mais pobres.

    VAI TER QUE SER ATRAVÉS DA FORÇA MESMO…!

  36. Nassif,
     
    Uma variável pra

    Nassif,

     

    Uma variável pra considerar no médio prazo…quem será o próximo PGR? O mandato do atual vai até o ano que vem.

  37. de como chegamos até aqui: passo a passo (1)

    “As reformas vão exigir sacrifícios. Alguém vai perder? Vai. Alguém vai pagar? Vai. Mas é assim na vida. Se Jesus Cristo precisou ser crucificado para salvar a Humanidade, por que é que cada um de nós não coloca um pouco do seu sacrifício para salvar esse Brasil que tanto precisa de nós?“

    Lula – 23/04/2003

    “Roberto Marinho foi um homem que veio ao mundo a serviço – quase um século de vida de serviços prestados à comunicação, à educação e ao futuro do Brasil.”

    Lula – 07/08/2003 (sobre a morte de Roberto Marinho)

    “A reforma [da Previdência} é justa economicamente, justa moralmente, justa etnicamente. Era preciso alguém com coragem para fazê-la e eu tive coragem.”

    Lula – 26/08/2003

    “Eu estou um pouco com a minha alma lavada.”

    Lula – 27/11/2003 (sobre a aprovação da Reforma da Previdência no Senado Federal)

    .

  38. Toda expansão juridica no

    Toda expansão juridica no sentido de tirar Dima do poder focava, ao mesmo tempo, a execução enumerativa do capital estrangeiro para dimensionar a Petrobras, de modo que, com a combinação de resultados organizados, segue o juízo da deformação econômica.

    Para isso nossos conservadores fincaram os pés nessa conversão multinacional: Da corrupção política para a econômica, e do incentivo á atrofia juridica veio o dilatamento da crise fiscal em ilegalidade.

    Notam-se bem aos discursos de tradução os procuradores que permeiam adestramentos específicos da constituição para extra-vazamentos nos EUA.

    Aquilo que nos aparece agora como impeachment, no curto prazo, dará o seu fruto a interesses interdimencionais, como privatizações, desonerações, e taxas de juros que vão formar proposições no congresso suplementar; até que a quadrilha entregue os ativos originais da produção aos especuladores do dinheiro fictício.

    Todos os selecionados da força tarefa para as conquistas de defeito de colocação, desde a primeira instância, serão recompensados por mais um capítulo de repetição da câmara; e, diretamente do acaso supremo, a mídia anunciará o vice mecanicista ser transfundido eleito pelo golpe de Estado.

  39. de como chegamos até aqui: passo a passo (2)

    em 17/09/2008:

    “Dilma explica 

    A Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff entra em contato. Explica que não tem por hábito responder a insinuações ou acusações. Mas, por respeito ao Blog, esclarece que não existe possibilidade de acordo para abafar a Satiagraha. Segundo ela, é mais fácil nascer dente em galinha do que um acordo, ainda mais como o que foi narrado.Sobre o tema, mais não foi dito. Inclusive porque, hoje em dia, os telefones têm ouvidos.”

  40. golpe

    Se fizermos um paralelo com o golpe de 64, também é possível fazer algumas especulações.Depois de tomar o poder de assalto, vão reprimir a reação dos movimentos sociais enquadrando suas principais lideranças. Dessa vez, vao receber a lei antiterrorismo de maos beijadas para usa-la discricionariamente; o aparato juridico-policial vai cumprir esse papel, com o apoio da mídia, claro. Um atentado nas olimpíadas pode ter o efeito de um incêndio do reichstag.  Como tentarão manter uma aparencia de democracia, vao tentar inviabilizar qualquer candidatura democrática para 2018 que possa reverter o golpe (assim fizeram com JK, LAcerda e etc.).Moro deve ser acionado para prender o Lula e outros petistas não desgastados (jaques Wagner, por exemplo). O decoro parlamentar vai ser manipulado para cassar parlamentares progressistas Enquanto isso, com a mídia, vão difundor uma falsa agenda positiva, atribuindo medidas impopulares à herança maldita. O instituto Millenium – – o IPES / IBAD da atualidade, deve ter isso bem planejado.  Só falta combinar com os russos. Porque em 1964 não tinha internet. Eles sabem que num retorno da esquerda ao poder não haverá mais condições de composição: a elite escravocrata será empurrada pro lixo. Vem tempos difíceis por aí.

     

  41. Um detalhe que ainda não

    Um detalhe que ainda não vazou na formação do ministério do Temer.

    Quem serão os ministros militares ? Vai manter os mesmos ministro da Dilma ?

    E o ministro da defesa ? Quem será ?

    Tem denuncia contra o  presidente Temer, traidor, na Lava jato.

    O vice presidente Cunha, sem comentários.

    E aí senhores, generais, almirantes e brigadeiros, tudo bem para vocês ?

    Irão bater continência numa boa para esse bando de ladrão ?

    Irão aceitar passivamente o alinhamento com os USA na condição de subalternos ?

    Como o Nassif disse tudo é imprevisível.

    Sei não !

    Só me darei por satisfeito quando as FAs vir a público e dizer que apoia o novo governo golpista do Temer/Cunha.

      1. O Velloso está disputando

        O Velloso está disputando esta mesma vaga.

        O Aloysio seria num gov Temer, min das Relações Exteriores. Segundo saiu sobre a reunião de ontem a noite entre Aecio, Serra e outros.

      2. Nelson Jobim?!?!?!?!?!??!?!?

        Nelson Jobim?!?!?!?!?!??!?!? Li relatos que os oficiais não engoliam o Jobim!!Inclusive que o próprio humilhava oficiais!!

  42. Aviso aos promotores do golpe

    Sou um metafísico a mais no mundo orientado pela unção de Deus.

    Deus oculta o que têm valor para justificar somente o pensamento pessoal.

    Meu modo de proceder não tem nada a ver com o mundo, mas com minha certeza, segundo a salvação.

    Daí vem que intenções valem considerações e, digamos mentalmente, revela-se o controle investido de cada um nas consequências.

    A traição à nação é um fato que extingue uma proteção espiritual que trabalha no coração dos homens; assim como nós temos um só Senhor que guarda a vida eterna.

    Malditos são os traidores que, às custas das fraquezas invisíveis, tramam as desgraças dos servos de Deus.

    Não há quem possa aumentar o respeito à autoridade investida por Deus; porém, quando esse alguém preencher sua quota de iniquidades, o Senhor o chamará para mostrar como é sofrer uma crise no enxofre. 

  43. E o que dizer da chantagem
    E o que dizer da chantagem /coerção do aumento do judiciário??? Ratos abandonam o navio e alguns continuam a tirar pedaços…

  44. E o aprendizado do republicanismo infantil?
    Nunca mais nomear PGR, ministros do STF, ministro da Justiça e similares nesse republicanismo infantil de empoderar inimigos ideológicos e medíocres.

    Exemplos não faltam!

  45. Antônio Anastasia

    Nassif, uma provocação: você foi, historicamente, um jornalista que incensou Antônio Anastasia como um administrador correto, um personagem raro, segundo você, com conhecimentos jurídicos e prática política ética no exercício da coisa pública, tudo isso segundo você. Esse personagem, apesar de pertencer ao partido e ao grupo político nesse partido do candidato oposicionista è presidência, não teve nenhum prurido em assumir a relatoria da admissbilidade do golpe no Senado. Ou seja, aceitou entrar para a História do Brasil como o verdugo, o carrasco que escreveu e assinou o relatório que pode levar ao afastamento de Dilma da presidência. Mesmo tendo feito, em seu período no governo mineiro, atos muito piores e que se constituem claramente, sim, em crimes de responsabilidade.

    Quem irá cobrar, na imprensa, desse senhor, esse seu comportamento?  

  46. Li, refleti, e não adianta,

    Li, refleti, e não adianta, não fecha, esta ação Temer naufraga ao primeiro momento de existéncia, não tem como, não cola meu, não cola . . . . . Além de toda ilegalidade e impostura, tudo o que o cara diz que é pra fazer é anti colante, não cola, não vinga, não rola . . . . .

  47. DENÚNCIA, DENÚNCIA, DENÚNCIA…

    A Ilegalidade Temerária. (Periculum in mora). A ilegalidade temerária, um Presidente interino não pode e não deve mudar os ministros e as estrutura do Estado, pelo fato de que ele está substituindo apenas temporariamente o Presidente eleito durante o período que ela estiver afastada, havendo a possibilidade de seu retorno, à estrutura do governo não pode ser modificada nem os planos em execução, não podem ser substituídos, ministros, cargos de confiança, diretores de estatais e funcionários comissionados, o Presidente interino deve ser impedido de ir contra o programa de governo pelo qual foi eleito vice-presidente, tendo em vista que ele é avalista do programa que venceu a eleição presidencial, sua situação provisória não lhe dá o direito de atentar contra a presidência e os eleitores, não se trata de uma questão moral, mas de uma questão legal, pois ao trocar os ministro e favorecer os partidos que votarem contra a presidência ele está se aproveitando de atos administrativos para se assegurar o cargo para o qual não foi eleita, sua provisoriedade não lhe dá esta prerrogativa, ele não é um novo governo é apenas o ocupante interino. A formação de um novo ministério só pode ocorrer depois que o impedimento for levado a cabo, ou seja, após a votação do Impedimento por 54 dos 81 senadores na fase final do processo e caso o impedimento se dê como fato consumado, visto que antecipar estes atos durante o afastamento, trará prejuízos incalculáveis ao Titular do cargo e ao mesmo tempo favorecer ao interino que se aproveite desta situação para golpear de morte as expectativas que ela tenha um julgamento justo e imparcial, para que a Nação e o Estado não sejam vitimados pelo Presidente interino estas nomeações e mudanças nos rumos do governo não poderem ser efetuadas sob risco de provocar ruptura social e institucional, em nenhum país do mundo democrático e mesmo ditatoriais juízes seriam comprados tão abertamente, deixar que este tipo de ação ocorra é um estupro do Direito com a maior violência possível, O Supremo Tribunal Federal não pode se calar sobre isto, sob o risco de conivência total com esta violência que está ocorrendo, que a Advocacia Geral da União, a OAB, Partido dos Trabalhadores e todas as correntes e forças democráticas acionem o STF e denunciem este atentado. Solicito a todos que compartilhem e divulguem esta denúncia.

    Esmael Leite da Silva

  48. Imagino que o STF continuará

    Imagino que o STF continuará com o papo furado do rito do impeachment. Porém, vai criar um rito especial em relação à Constituição Federal. O ritual será o seguinte:

    – Será tomado um exemplar da CF e colocado no centro do plenário dentro de um um tacho repleto de madeira montada para criar uma fogueira. Estará, assim, formado o Templo.

    – Depois de embebida a madeira com gasolina. O presidente do STF irá convocar Gilmar e Totófoli para, com uma tocha acesa, dirigirem-se até o templo e meterem fogo na madeira.

    – Após isso, os ministros, de mãos dadas, formarão um círculo ao redor do Templo e entrarão em estado de êxtase.

    – Em pouco tempo, o tacho será incendiado, e a CF entrará em combustão.

    – Isso provocará muita fumaça lá, de forma que a inspirarão, ficarão muito doidões e dando muitas gargalhadas, além de dançarem girando em torno de si com as becas ao vento.

    1. Mas o ritual não acaba assim.

      Mas o ritual não acaba assim. Tem o seguinte prosseguimento:

      Após estarem completamente intoxicados. O presidente do STF ordenará que as brasas da fogueira sejam espalhadas pelo chão e que se forme uma fila indiana de ministros. Neste momento, ocorrerá um certo desentendimento entre eles, pois todos desejam ser o primeiro da fila. O presidente decide que o decano será o primeiro a ficar descalço e caminhar sobre as brasas, tomando o cuidado de levantar a beca para que não fique chamuscada, sendo que, ao final do percurso, deverá gritar as seguintes palavras:

      – Eu sou ministro do Superior Tribunal Federal, não queimei os meus pés, tenho o corpo fechado. Por ser ministro, jamais sofrerei impeachment. Gilmar Mendes, muito menos. Sou todo poderoso, sobretudo agora que participei do ritual de queima da Constituição Federal.

      E, dessa forma, um por um, os ministros cumprirão o ritual de passagem.

       

      1. O ritual ainda tem

        O ritual ainda tem prosseguimento:

        Após as brasas se consumirem pelo calor, restarão as cinzas. Evidentemente, elas têm imenso valor. Cada um dos ministros, consoante anterior combinação sobre o ritual de passagem, trará no bolso uma colher e um pequeno pote vermelho macabro. Irão se abaixar e pegar as cinzas com a colher (garfo não é uma boa ideia) e encherão seus potes. Porém surgirá, então, outros desentendimentos: Que fazer com os potes? Eis uma questão de suma importância.

        Um dos ministros, o mais eufórico, dirá: Vamos entregá-los de presente a Eduardo Cunha.

        Um outro discorda: Vamos entregá-los a Dilma no Palácio do Planalto.

        Outro reage: Proponho que os entreguemos ao PGR Rodrigo Janot.

        Outro, com os olhos brilhando: Vamos dá-los de sacanagem ao Lula!

        Outro não concorda: Ao Moro, ele merece.

        Não. Outro desaconselha: De presente ao Aécio, ele é que merece.

        De jeito nenhum, diz outro: Quem merece é Michel Temer.

        Discordo, diz outro: Ao Renan Calheiros!

        Sou contra, diz outro: De presente ao Bolsonaro.

        Não, replica outro: Vamos dá-los a nossas famílias, para que nossas esposas os guardem.

        Discordo de todos: Vamos oferecê-los a Deus em alguma igreja de um bairro pobre.

        (Terá continuação …)

         

  49. De tanto ler sobre cada “fase do xadrez”, aqui no blog,

    comprei e estou usando “unhas postiças’, pois, as minhas já não as tenho mais.

  50.  
    O julgamento dos votos do

     

    O julgamento dos votos do impeachment – Por *Marta de Oliveira Torres – 27/04/2016 Considerando que cabe ao Supremo Tribunal Federal, segundo a suprema Constituição Federal, a guarda do ordenamento jurídico brasileiro positivado em um texto escrito, acreditamos que será avaliada a validade do ato administrativo do voto proferido pelos Deputados Federais na sessão de impeachment de Dilma Roussef em 17 de abril de 2016. Entendemos que a motivação, quando explicitada, passa a fazer parte do ato jurídico “voto”. Porque a vontade é o cerne jurídico do voto, se esta for contrária à Constituição Federal, seja em voto de ‘sim’ como de ‘não’, até mesmo ‘abstenção’, o voto deve ser tido por nulo, inválido.(…) *Marta de Oliveira Torres é Defensora Pública do Estado da Bahia, atriz no Teatro Fórum Rui Barbosa, fotógrafa, poetiza, mestra em Relações Sociais e Novos Direitos pela UFBA FONTE [LÍMPIDA!]:  http://emporiododireito.com.br/julgamento-dos-votos-do-impeachment/

  51. Caso o golpe prospere no

    Caso o golpe prospere no Senado, Dilma seja afastada e Temer assuma como presidente em exercício – Itamar odiava este tratamento, quando estava na interinidade –  nem tudo serão flores para os golpistas.

    O PMDB hoje parece unido em torno do Temer. Eu disse parece, pois o PMDB, em toda a sua história, nunca foi um partido unido. Sempre foi fracionado em grupos. Geralmente, grupos governistas e grupos oposicionistas. O partido voltará a assumir sua identidade sectária num curto espaço de tempo.

    Quanto à aliança de vários partidos que se forma para apoio ao Temer, também brevemente ruirá. Dizia um antigo político, salvo engano Sarney, que a cada nomeação que ele fazia, ele angariava cem políticos descontentes e um ingrato. Com tantas nomeações a serem feitas por Temer, com certeza, serão inúmeros os descontentes e muitos os ingratos. 

    O PSDB, pouco prestará de ajuda a Temer, pois ao que tudo indica, continuará a guerra fatricida de egos entre Aécio, Serra e Alkmin, todos de olho nas eleições presidenciais. Não lhes interessa o sucesso de Temer, pois estariam criando mais um adversário para 2018.

    Temer não é o maior perigo para as esquerdas. O perigo maior vem da aliança MM – Mídia/Moro. O Objetivo da vaza jato não se resume à deposição do governo Dilma. O Objetivo deles é aniquilar as forças de esquerda no país. O projeto da vaza jato se frustaria se não culminasse na prisão do Lula.

    É preciso mandar sinais claros de qual será a reação das esquerdas a tal projeto. Todos os esforços têm que ser concentrados neste sentido.

     

  52. O saque contra estado precisa ser considerado.

    Se considerarmos que Temer considera as variáveis eleitorais e as forças políticas em disputa, muito provavelmente no primeiro momento fará um governo “populista”, reduzirá os juros, aumentará o crédito destinado ao consumo, provocará uma queda acentuada do dólar.

    Para só então depois da eleições de 2018 aplicar o projeto neoliberal.

    Mas precisamos considerar a possibilidade não desprezível de um saque contra o estado, a queima das Reservas Cambiais, o saque contra os Bancos Públicos e a tentativa de prorrogar as eleições de 2018.

    Considerando os atores políticos em ação nada é impossível, principalmente que muitos estão em fim de carreira, quer pela idade, quer pelo desgaste de envolvimento em casos de corrupção.

    A aplicação do projeto neoliberal provocaria uma derrota certa dos aliados de Temer em 2018, mesmo que o candidato do PT não possa ser Lula.

  53. Nassif, o nosso cenário, o da

    Nassif, o nosso cenário, o da esquerda, já está definido. Vamos partir para o pau. Desobediencia civil, greve geral, protesto toda semana, bloqueio de estradas e por aí vai. E que o Janot saiba que isso independe do PT. A Frente Brasil Popular e o Movimento povo sem medo é que está a frente.

    Se tentar extirpar toda a esquerda, que graças ao golpe, está unida, aí é que a guerra explode de vez.

    1. E se tentarem usar a força

      E se tentarem usar a força como estão prometendo, aí que o negócio escamba de vez.

      Ainda tem a turma das comunidades que serão gravemente atingidas pelo governo golpista Temer.

      Como disse num comentário aí embaixo, depois do primeiro corpo ninguém mais segura o estouro da boiada

  54. Só Vence Quem Luta Na Hora Certa

    O duro não é o xadrez com as peças marcadas do LN e sofrer o golpe jurídico-midiático “paraguaio” anunciado, mas participar do rito da farsa e ajudar a dar-lhe  ares de coisa séria, para iludirem midiotas com a “ampla” participação da vítima, dando-lhe ares de legalidade, que falta-lhe na origem, na norma, na raiz que instrui o processo, sem falar na condução atropelada por manobras, truques e baixarias, de um mafioso escancarado.

    Não bastou o controle remoto para sossegar a mídia, o esperando janot e o stf para colocarem ordem na república e a participação nos ritos e tramites “legais” (como nota de três) no baile da dona Aurora, armado e vendido como processo de “impeachment” (sem crime de responsabilidade), na câmara, sob a regência em “allegro ofegante” do mafioso Caranguejo?

    Pelo jeito não bastaram, pois parece que gostaram da vida de sparring e partem agora à participação no senado para repetirem a atuação e ajudarem a dar ares de legalidade, naquilo que é Golpe e portanto, não passível de ser pactuado,  compartilhado, sob qualquer razão que seja, pois o jogo é viciado e o final conhecido e anunciado, com o Brasil de todos perdendo ao final.

    Basta de análises, conversa mole e avaliações, sobre o que e quem, pois sabe-se desde sempre, que dessa gente nunca teremos o prometido, é chegado o momento de chutar o pau da barraca, recusar participar da farsa, capítulo senado, e denuncia-la chamando pelo nome e apontando os responsáveis, maiores e menores: Golpe impeachment paraguaio, arquitetado pela camarilha jurídico-midiática, escalada pela elite do atraso amasiada na Casa Grande, tendo por cabeças, a Globo dos marinhos e coadjuvantes do monopólio da desinformação, instituições da república, sobretudo a justiça de moro e gilmar, o MPF do janot, a PF do S e o STF, em parte por engajamento no golpe e outra parte, respeitadas raras exceções, por acovardar-se ou por comodidade sem risco, como se a honra, a vergonha e a história, não fossem riscos suficientes para mexerem-se.

    Vamos mostrar a eles que basta, não dá para aceitarmos calados empurrarem-nos novamente para o passado, para o atraso e a desesperança silenciosa dos covardes. Apenas com o povo nas ruas, impediremos que nos empurrem goela abaixo essa nova forma de tomarem o poder na cara dura e estabelecerem a nova, velha e manjada, ditadura. 

  55. O Brasil de 2016 não comporta 1964.

    Existe outro Brasil hoje.

    Em 1964 ao menos 40% da população não conseguia sequer assinar seu nome num papel.

    Cerca de 55% da população brasileira vivia no campo.

    Éramos 1/3 da população de hoje.

    O automóvel estava nas mãos da elite da elite e as estradas de rodagem eram perigosas, os carros lentos e a malha rodoviária, certamente, não dava acesso para muitos lugares. 

    As aglomerações de pessoas estavam restritas aos grandes centros urbanos. 

    A Polícia e o Exército tinham mais facilidade de manter intacto o Poder central. 

    O povo não tinha sequer TV e o rádio era a fonte de informação primária. Jornal é lido por gente instruída. Internet não havia. Movimentos sociais organizados como os de hoje eram poucos. 

    Não havia uma massa de estudantes de nível médio e de nível superior como hoje. 

    Educação para além do primário/ginásio era coisa para a Elite. 

    Hoje em dia.

    Existe um movimento da informação, para além da velha mídia e seu tentáculo maior: a Rede Globo.

    Não dá para comparar tempos. 

    Imaginemos que o cara do povo hoje tem o seu carro popular. Tem Internet no Smartphone e em muitos lares Banda Larga. E até a fome já foi erradicada do País.

    Para se juntarem milhares de pessoas é apenas um click no celular. E, assim por diante. E, para filmar tudo é outro click e pronto.

    Como fazer uma repressão policial e censura organizada a ponto de não haver falhas e sucesso garantido da repressão e censura?

    E como vão impedir a geração de imagens e vídeos com o advento das mídias sociais, do Youtube e dos smartphones?

    Vão tirar de circulação programas como o Youtube? Vão tirar da juventude e demais brasileiros o direito de compartilhar fotos e vídeos via smartphone e demais mídias digitais, manifestando suas indignações e cobranças ao Governo Temer?

    Vão verificar cada carro que circular nas estradas do País para ver se estão indo os ocupantes do veículo para alguma manifestação, reunião ou ato suspeito?

    Eu penso não haver segurança nenhuma de que será bem-sucedido o Golpe de Estado. 

    E tem o detalhe maior, o programa do Golpe quer atingir os direitos trabalhistas e mexer com a CLT, ai não haverá classe média para ficar do lado do Governo Temer.

    A população demora em perceber as coisas, porém, não é suicida como se desenha ser o Governo Temer.

    E quando adentrar nas questões de foro particular, individuais, que o fundamentalismo religioso pretende cobrar do Governo pós-Golpe quero ver apoio pleno da classe média e médio-alta tradicionais. A maioria são conservadores economicamente e politicamente, mas em questões como direitos civis, homossexualismo, LGBT, aborto, união civil de pessoas do mesmo sexo, estatuto da família, etc. ai a coisa muda, são liberais.

    Tem tantos favores acordados pelos articuladores do Golpe e que atingem toda a sociedade de alguma forma, que é mais provável o fracasso do Golpe em tempo recorde do que qualquer outra coisa.

    Se temos pesquisa que indica Temer com 8% de apoio, como vão fazer para mantê-lo no Poder tendo que agradar a gregos e a troianos? E desagradar ao mesmo tempo gregos e troianos?

    O Brasil é um País de dimensão continental. Paraguai e Honduras não.

    Somos um País populoso e que alcançou um nível de desenvolvimento significativo nas últimas décadas.

    Além de termos uma população, hoje, escolarizada. O analfabetismo é baixo e está localizado nas faixas etárias acima de 60 anos, resquícios de um tempo que ficou no passado.

    Uma coisa que se pode pensar são os meios de comunicação oligopolizados como instrumento de manutenção do Governo Temer por um tempo maior, alimentando o noticiário de fatos positivos (mesmo que não sejam) a partir dos atos de Temer e seus Ministros.

    Todavia, como ter segurança de se manter vivo o Governo Temer com todo o pacote de maldades que ele pretende impor aos brasileiros, e de todas as classes, frise-se, excetuando a Elite? Não dará.

    Eu vejo uma situação de transformação radical das forças Políticas brasileiras em curso.  Vamos ter novidades.

    É tudo muito dinâmico e cíclico no atual desenrolar das coisas.

    A Direita atual deslocou seu eixo para um campo perigoso, não sei se poderá ser majoritária em algum ponto do futuro. Creio que não. Ser mais Conservadora do que Liberal acabará com ela. Será minoria no voto.

    Como falei, a maioria da Direita é conservadora economicamente e politicamente, porém, liberal nos costumes, não quer ninguém ditando regras de comportamento. Nenhum fundamentalismo religioso dizendo o que pode ou não fazer, se me entendem. E a Direita atual está de algum modo ligada ao conservadorismo e a radicalização. O que abriu fendas dentro dela. Nem todo direitista é Malafaia ou Bolsonaro. Nem todo direitista tem ódio do Jean Wyllys. Analogia boa para compreendê-lo hoje.

    As esquerdas estão aprendendo com todo este episódio do Golpe de Estado e estão mais unidas. Falta um comando central que delegue aos que querem preservar a Democracia funções.

    Não adianta achar que é só juntar 200 mil pessoas que está resolvido. Tem que ir além da FESTA e do AUÊ. Todo manifestante tem de ter uma função de ser um porta-voz da Democracia e ser um instrumento de chamar mais 4 ou 5 pessoas para a manifestação seguinte.

    200 mil pessoas são míseros 0,1% da população brasileira.

    Seja por meio da pequena gráfica, da capacidade de discurso, do texto crítico, do texto jornalístico, da Poesia, da música, do RAP, etc. todos temos que ser chamados a participar. E de forma colaborativa e produtiva. Não como número, mas como instrumento de transformação da realidade, de fomentador do ideal de um Brasil desenvolvido e justo socialmente, que as esquerdas sempre sonharam. Capazes de formar um contingente popular imenso de massa crítica e que lute por seus direitos.

    Uma coisa importante.

    Não é da índole do brasileiro o confronto. A maioria vai se recolher e viver o seu cotidiano nos tempos vindouros em se consolidando o Golpe de Estado. Porém, certo é que no momento exato das medidas impopulares de Temer seu Governo tenderá a ruir.

    O Brasil de 2016 não comporta um Golpe de Estado do jeito que sonham Temer, Cunha, Serra, Skaf e a Rede Globo & Cia. em benefício exclusivo do 1% mais rico da pirâmide social.

    E querer impor o fim de eleições diretas na Era pós-internet em um Governo sem credibilidade? Não vai acontecer.

    Podem querer tirar o LULA da Eleição de 2018. O povão vai deixar? Ou vão acabar cutucando a onça com vara curta?

    Adiar a Eleição para 2020, votar pelo parlamentarismo, se sentirem que perderão em 2018? Precisarão combinar com os mais de 150 milhões de eleitores e a informação que chega em segundos a todos os cantos do Brasil.  

    1. “Não é da índole do

      “Não é da índole do brasileiro o confronto”

      Alexandre, depois dessa radicalização que temos vistos entre coxinhas e petralhas, tenhos minhas dúvidas.

      O Brasil mostrou a cara da intolerância, do racismo e preconceito.

      Temos hoje de um lado, a provocação, e do outro lado o começo de uma reação.

      A diferença entre uma cusparada e um soco é muito pequena.

      Depois do primeiro soco, ninguém segura mais.

      1. Gilson!

        Eu penso que exista mesmo uma parte da sociedade que mostrou a cara da intolerância, do racismo e do preconceito, como você diz.

        Ela não é majoritária. Tem exposição porque a velha mídia precisou dela para garantir o “Impeachment”, para dar um ar de não ser Golpe. 

        Porém, a grande maioria da população das classes média e médio-alta vai ficar em casa. Ela é medrosa e não é intolerante e violenta, não, penso eu.

        Eu sou desta realidade e penso que vai existir maioria silenciosa. 

        É uma opinião vinda da minha vivência diária de morador de bairro de classe méddio-alta desde que nasci.

        A parte mais furiosa é que se desnudou. Porém, a maioria foi se silenciando e mais com receio de se envolver nos fatos está do qualquer outra coisa.

        Pensei comigo é no povão se a loucura de um Governo Temer resolver tirar 40 milhões de pessoas do Bolsa Família. Será que sobra alguma agência da CEF em pé?

        O Governo Temer nasce suicida e morrerá suicida.

        Abraço,

        Alexandre!

        Continuemos a debater ideias e o Brasil!  

        1. A classe média é medrosa, o

          A classe média é medrosa, o medo a define.

          Os protestos dos coxinhas só tiveram alta adesão em função da grande proteção proporcionada pela Globo (que garantiu de certo modo que se poderiam levar famílias nestes locais mesmo tendo crianças presenciado atos de ódio), o clima de linchamento à quem seria considerado de esquerda, a falta de qualquer reação destes (que estavam amedrontados desde as “jornadas de junho de 2013) e, em última instância, pelas tropas de Choques bastante simpáticas ao fascismo.

          Entretanto, faço uma ressalva quanto a tal maioria silenciosa de classe média: não são intolerantes ou violentos, são avessos a conflitos, mas, apoiam sim que a esquerda jamais chegue ao poder e estão profundamente contrariadas com a dificuldade em manter certos privilégios de outrora.

          Quem de classe média já não ouviu as queixas em se conseguir empregadas domésticas (estão muito caras e agora tem o “depeito” em exigir direitos), a falta de exclusividade em viagens ao exterior, o excesso de carros nas ruas (pela outrora facilidade de financiamento), a dificuldade de acesso às universidades públicas “por conta das cotas” ou o “excesso de bacharéis”?

          . Logo, a classe média é a grande massa de apoio ao golpe.

  56. É muito triste vermos de

    É muito triste vermos de momento a momento o progresso inexorável da patifaria em andamento. Os jornalões estão como pintos no lixo de tanta felicidade, estudando nomes e funções adequadas à repartição do butim. Dilma tem razão, o povo foi roubado. Foi roubado no legítimo direito de eleger seu governante pelo voto. Daqui para a frente, toda chapa que se vier a compor neste país, terá que passar pelo aprovo e pelo nada-consta da FIESP.

  57. O que vem por aí…
    “Nesse dia de glória para o povo brasileiro, tem um nome que entrará para a história nessa data, pela forma como conduziu os trabalhos nessa Casa. Parabéns presidente [da Câmara] Eduardo Cunha. Perderam em 64, perderam agora em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula, que o PT nunca teve. Contra o comunismo. Pela nossa liberdade. Contra o Foro de São Paulo. Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff. Pelo Exército de Caxias, pelas nossas Forças Armadas. Por um Brasil acima de tudo, e por Deus acima de todos, o meu voto é sim”.

    Jair Bolsonaro, Câmara dos Deputados, 17.04.2016.

  58. aonde estamos (1)

    enquanto apenas 8% consideram o impeachment de Dilma a melhor forma de superar a crise política, o que faz o governo?

    qual uma única atitude de enfrentamento tomada pelo governo Dilma? a quantos atos e manifestações Dilma esteve presente nas ruas?

    o Povo sem Medo defendendo a Democracia e o governo acuado no Planalto, suplicando pelo acordo no conchavo dos gabinetes. já não há mais acordo. a Direita quer extirpar pela raiz a “organização criminosa” e submeter o país à Tirania financeira global.

    o lulismo morreu. foram os erros do lulismo que nos atiraram no maior impasse de nossa história. ninguém será poupado. com as tochas olímpicas acesas, as labaredas se agigantam e a espessa fumaça negra encobre o céu. vem prá rua!

    p.s.:  em 1954, foi necessário Getúlio atirar contra o próprio peito e sair morto do Palácio, para que o povo ocupasse as ruas e barrasse o golpe. em 2016, basta Dilma Roussef abrir as portas do Planalto, para o Povo sem Medo nas ruas entrar e  ocupar: não vai ter golpe! vai ter luta!

  59. Sem acerto no congresso para combater a agiotagem resta a guerra

    Não existe indefinições.

    Sem o pacto pelo Brasil contra a agiotagem e seu dinheiro explorador resta o caos e a guerra.

    Acorda, Nassif!

    1. Ou vai ou racha!

      Não têm jeito, por mais sofisticado e bem elaborado o disfarce que o golpista use, na hora da ação, ou seja furtar o dinheiro do povo, sua mão irá aparecer.

      Nunca foi mais claro do que hoje, que os juros compostos, com taxas usurárias exorbitantes está acabando com o País.

      Todos estão de certa forma obrigados a tomar uma posição sobre isto e ficará exposto ao execramento popular, sem escapatória, talves tenha sido o golpe de mestre final da Dilma, pois ela  antes, corajosamente, abaixou a taxa Selic, mas sem respaldo do Congresso e do STF não resistiu as pressões da agiotagem.

      Agora ela lavou as mãos, jogou a bomba para o STF e para o Congresso.

      Não é à toa que o Temer está sozinho, nenhum partido quer segurar este rojão e a Dilma só permanece com base forte, fora isto é o Caos e a Guerra.

      Chegou a hora, ou vai ou racha!

  60. E aí Nassif , como ficam as

    E aí Nassif , como ficam as Olimpiadas ? Estamos há 99 dias  do início dos jogos . Os chefes de estados virão para prestigiar um governo golpista? E   a reaçaõ dos movimentos sociais , como será? Como será a reação internacional no momento que o mundo estará de olho no Brasil? E o hashtag #comtemernaohaveraoilmpiada? 

  61. CONTRA O GOLPE, FRENTE POVO SEM MEDO BLOQUEIA MAIS DE 30 RODOVIA

    : http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/228756/Contra-o-golpe-Frente-Povo-Sem-Medo-bloqueia-mais-de-30-rodovias.htm

     

    Protestos contra o vice Michel Temer ocorrem em nove estados na manhã desta quinta-feira; em São Paulo, são 14 bloqueios organizados pelo MTST, que também coordena as ações no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, Uberlândia e Brasilia; em Belo Horizonte e no interior de Minas os atos são coordenados pelas Brigadas Populares e pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros e Favelas), que também compõem a Povo Sem Medo; “Esse é um primeiro recado que a gente está mandando para o Temer e o Cunha”, afirma Zelidio Barbosa Lima, coordenador do movimento

     

     

    28 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:41

  62. xadrez pós-golpe

    Acho que tem uma falha básica na brilhante análise: estamos diante de um golpe, e os golpes mudam as regras do jogo. Depois de tomar o poder, a direita intensificará a destruição da esquerda e a facilitação da sua permanência no poder. Isto significa, por exemplo, que as eleições de 2018 não estão garantidas; o PMDB não vai entrar nelas para perder. Depois da esquerda, serão atingidos os adversários de Temer e Cunha. PGR, PF, STF e todos os poderes capazes de prejudicar os interesses do governo serão atingidos. Serão o PMDB golpista conseguirá se manter no poder tendo só o apoio da velha imprensa, vai depender do confronto de forças, mas a lógica do golpe é esta.  

  63. e põe indefiniçoes amplas

    e põe indefiniçoes amplas nisso aí…

    são  tantas que só longos textos e longos debates e longas lutas

    clarearão esse obscurantismo que se criou com esse infame golpe…

     

  64. Parece brincadeira

    Em sua elegância editorial, falas em xadrex. Faz-nos então imaginar mesas elegantes com jogos de 2 jogadores, frente a frente, que se enfrentam com habilidade e inteligência, respeitando regras da Organização Mundial do Xadrex, vestidos à rigor e cercados de nobres interessados.

    Mas a imagem que eu tenho da política atual é outra.

    Imagino um saloon, em alguma empoeirada cidade do meio oeste norte americano, dominada por algum aristocrata pecuarista, onde o sheriff é um cara sozinho, que procura fazer o que pode para que se cumpra a lei (o Moro).

    O sallon também funciona como bar (senado) e como puteiro (câmara federal). Há pistoleiros contratados para fazer a segurança que ficam sentados em cadeiras no alto do balcão (ministros do STF). Coristas dançam e cantam (ministros de estado) enquanto um pianista desafinado tenta dar ritmo ao show (chefe da casa civil).

    Há bêbados e criminosos por todo o recinto (políticos) e em uma enorme mes redonda no centro do saloon, fazendeiros ricos da cidade sentam-se para tentar a sorte no poker (presidentes de partido, de casas parlamentares, políticos famosos, senadores, e também indivíduos que pertencem à oligarquia).

    O jogo vem se arrastando já a bastante tempo sem que ninguém tivesse conseguido ‘limpar’ ninguém. Todos ainda tem fichas e o jogo parece que será interminável. Um tira de outro mas parece perder para um 3o logo a seguir.

    Óbvio, já recorreram ao blefe, à trapaça e já marcaram as cartas. O jogo, quando começou, era um clássico Texas Hold’em, onde se minimiza a possibilidade de trabalhar com cartas na manga. Depois mudou para um stick poker aberto, ou ‘sticão’, já que tinha muita gente na mesa.

    Está se transformando agora em um clássico poker fechado de 5 cartas. Um popular e conhecido western poker. A mais básica e fuleira modalidade, mas que agrada pistoleiros, vaqueiros, profissional gamblers e toda a ralé que frequenta saloons. A conta da bebida já consumiu grande parte das fichas que estavam sobre a mesa mas agora é uma questão de brio.

    A oligarquia não quer perder para os vaqueiros, e os fazendeiros querem recuperar o que perderam para os pistoleiros. E vice versa. O sheriff sentiu o clima e preferiu aquietar-se, ver no que dá. As coristas foram dormir, já que ninguém está prestando atenção no seu show e o pianista acabou ficando sem o seu banquinho.

    E o jogo prossegue. Nervoso.

    Nós, após termos feito apostas paralelas em um e outro, acabamos perdendo o que trouxemos e até os trocados para a bebida. Então, para distrair, estamos assistindo o jogo, sem nada mais para fazer.

    E a situação é crítica. Insultam-se, ameaçam um ao outro. O jogo não caminha para uma definição pacífica e sabe-se do costume dos maus perdedores de chutarem a mesa para que se misturem todas as cartas e todas as fichas.

    E eu sou apenas um rapazLatino-AmericanoSem dinheiro no bancoPor favorNão saque a arma no “saloon”Eu sou apenas o cantor Mas se depois de cantarSe você ainda quiser me atirarMate-me logo!À tarde, às três Que à noiteTenho um compromissoE não posso faltarPor causa de vocês

     

     

  65. Só quando eles quiseresm

    A elite sempre esteve no comando, nestes 500 anos. As vezes, ficavam nas sombras. Em 2002, Lula venceu porque a elite assim o quis, ou assim o permitiu. Primeiro porque precisavam de alguém para encontrar o pre sal. Em segundo, para limpar a bagunça deixada por FHC, e por último, por que queriam uma oportunidade para Lula se queimar em popularidade, o que não aconteceu, e o jogo quase que sai fora de controle deles, mas conseguiram retomar as redeas completas do país de novo.

    Eles usaram Lula e a esquerda, e agora como paga o prenderão, ou destruirão a sua imagem.

    Seria ingenuidade pensar que a elite  deixaria a esquerda governar para o povo brasileiro, que deixariam o pre sal ser usado para gerar recursos para a educação, etc, No fundo os EUA por trás de tudo isto brincou de gato e rato com a esquerda brasileira, soltou o ratinho, para pular e pegar de novo.

    A única chance de a esquerda reassumir o poder de novo, seria se um dos governantes de direita fizesse um erro muito grande, e precisassem novamente de alguém para limpar a bagunça. Ou seja, um outro realinhamento planetário.

  66. Toda experiência ruim pode

    Toda experiência ruim pode servir de aprendizado.

    Depois que a população cansar de sofrer, ela elegerá um novo goveno de esquerda, que espero que tenha aprendido usar o Poder.

     

  67.  Um golpe, na mais perfeita normalidade
     Um golpe, na mais perfeita “normalidade”A omissão do STF também deu sinal verde para criminosos agirem no Congresso Nacional e levarem adiante um processo de impeachment que já nasceu viciado e irregular em sua origem, mas que é sustentado por uma mídia oligopolizada…BRASIL247.COM|POR BRASIL 24/7       

     

  68. Tivéssemos uma esquerda

    Tivéssemos uma esquerda realmente madura, séria, sem amadorismos, uniam-se todos na defesa do PT do ataque que se seguirá. É o único caminho no momento. Cai o PT, cai todo o resto. A esquerda se ilude achando que vai se aproveitar do espaço deixado pelo fim do PT. Pelo contrário, serão tão ou mais perseguidos do que ele – ou simplesmente ignorados, por serem pequenos e irrelevantes. O único partido de esquerda que tem enxergado isso e de maneira bastante lúcida é o PCO. O resto se perde nos seus autismos, em contos de fada, ora aderindo à direita (como Marina), ora indo para o mundo da Lua, achando que a vida é uma eterna assembleia de grêmio estudanti, falando besteiras do tipo “fora todos” (como o PSTU) e sonhando com um socialismo que nunca chegará (e, assim, ainda menos)l. Vida que segue.

  69. Bem perto do fim

    O sepultamento de uma nação

    Se essa turma de políticos e juízes, que a cada dia que se passa, com novas confirmações do baixo padrão moral e intelectual, em comprometedoras situações e ou sérias denúncias de roubalheiras, movidos por poderosos interesses privados, internos e externos, principalmente dos EUA, na pilhagem de nossas riquezas, chegarem a concluir o golpe contra Dilma/PT, então, não restará mais nada do Brasil.

    Sim senhor, porque essa turma, munidos de uma fajuta bandeira de violento combate a roubalheiras, como se nunca antes existisse, adotando todo o tipo arbitrariedades, artifícios e sujas manobras judiciais e políticas, diante das pessoas bens, diante das pessoas inteligentes, diante do que ainda resta da Justiça e do Congresso, diante das Forças Armadas, da Igreja Católica e da ABIN, então, é sinal que nada mais resta do Brasil, de suas podres instituições e de seu povo, distante e indiferente, inclusive, da própria sorte. Será a vergonhosa consagração do desmonte social, econômico, moral e espiritual, de uma nação inteira, diante de um escandalizado mundo sem acreditar no que estão vendo. Mas, será a glória total dos EUA e dos traidores da Pátria.

  70. Tudo foi premeditado

    O golpe foi premeditado há muito tempo. A lei antiterrorismo. A lei que permite ao presidente entregar o pre sal a quem quiser. A lei que pune quem criticar políticos na internet. Tudo isto foi aprovado para arrumar a casa para Temer. Ao assumir, Temer encontrará a casa arrumada.

  71. Contra golpe
    Eu ainda tenho esperança de um contra golpe. Dilma com apoio das forças armadas fecha aquelas duas casas de tolerância. Marca se o povo quiser novas eleições e prende todos esses criminosos que conspiram contra a nação rasgando a constituição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador