Xadrez do fator Marun e dos fake prosecution, por Luis Nassif

Peça 1 – o significado da nomeação de Marun

Um velho conhecido, que consegue tirar lições da história aplicáveis ao momento atual, me alerta para os seguintes pontos:

A nomeação do gaúcho-matogrossense Carlos Marun para a articulação política do governo Temer, é sinal de guerra. Tem o mesmo significado da nomeação de Benjamin Vargas, o Bejo, em fins de 1945, que acendeu todas as luzes da oposição para os propósitos continuístas de Vargas.o foi nomeado para o Departamento Federal de Segurança Pública, o equivalente à Polícia Federal de hoje. A nomeação recebeu a leitura geral no meio politico e militar de que as eleições presidenciais prometidas não se realizariam. Não havia outra explicação para a nomeação do agressivo Bejo Vargas.

– São nomeações indicativas de uma intenção. Qual a intenção clara a meu ver? Temer deseja sua candidatura à reeleição e Marun tem o perfil de um tanque Panzer para ser o aríete desse projeto.

Peça 2 – as fantasias de Michel Temer

Conhecedor da psicologia dos políticos, não teve dificuldades em identificar o óbvio Michel Temer e, por trás dele, o notório Eduardo Cunha.

Temer foi convencido de que a recuperação econômica é consistente. Acha que o mérito é dele e que Henrique Meirelles é apenas um usurpador. Porque, então, entregar o capital da suposta recuperação econômica para Meirelles, mero executador de uma politica que é politicamente sustentada por ele Temer a duras penas?

Ele não tem dúvida de que o projeto Temer é uma fantasia, mas políticos têm sempre um lado fantasioso nas suas vidas ao lado do puro calculo politico. Temer é político de ambição grande, mas de voo pequeno. Sua megalomania é alimentada por Eduardo Cunha, do qual se tornou mera criatura.

A aliança temporária Temer-Meirelles é casamento de conveniência apenas, constata o Espírito da Política. Fora das conveniências de ocasião nada mais os une, da mesma forma que foi a aliança Lula-Meirelles. Uma forma fácil de queimar Meirelles é trazer à tona sua hoje esquecida ligação com o grupo JBS, que não foi tão rasa como se vendeu.

Peça 3 – a busca do outsider

Meu interlocutor achou “coisa de maluco” o convite de Carlos Siqueira a Joaquim Barbosa para ser candidato a Presidência pelo PSB.

Ele, que acompanhou o PSB de João Mangabeira, considera Siqueira um “nó cego”, uma derrapada na história digna do PSB, que só assumiu o comando por conta da morte de Eduardo Campos. É um político desagregador e confuso, se curvou convidando Barbosa e recebendo a resposta imperial, de que responderá apenas em janeiro.

De um lado, um megalomaníaco esnobando um partido histórico; de outro, um medíocre que aceita esperar a prima-dona a quem falta tudo: carisma, traquejo, discurso.

O episódio mostra a dificuldade na busca do cavaleiro andante, o tertius capaz de encarnar o novo.

Peça 4 – Alckmin, o chihuahua que ruge

Do lado do PSDB, mais uma vez o partido tem que se curvar ao mais limitado de seus presidenciáveis, Geraldo Alckmin. De cara, Alckmin adotou a postura pitbull contra os adversários, tentando disputar espaço com Bolsonaro. Mais uma vez, comprova a falta de timing político, repetindo o erro da campanha presidencial.

Sua linha política tem afinidades com Bolsonaro. Sob seu governo, a Polícia Militar atingiu níveis inéditos de violência e letalidade. É conservador nos costumes, na política. Mas seu trunfo é disfarçar essa tendência autoritária com uma postura pública discreta.

Ao sair atirando, mostra a falta de traquejo para o grande palco nacional. Alckmin é do tamanho da política paulista, pequena, sustentado apenas pela incapacidade política do PT paulista e pelo antipetismo do estado.

É óbvio que sequer o antipetismo plantado nos últimos anos será suficiente para torna-lo competitivo nacionalmente.

Peça 5 – os porões do Estado de Exceção

Tem-se, então, de um lado a incapacidade dos parceiros do impeachment – PSDB e PMDB – de articular uma candidatura minimamente competitiva. De outro, a candidatura Lula crescendo a cada pesquisa. E, no meio, o avanço do estado de exceção, os personagens subterrâneos, dos porões do Estado de Exceção, cuja sobrevida depende fundamentalmente do pacto anti-Lula ou da alternativa Bolsonaro.

Setores da direita estatal, atuando de forma coordenada no Ministério Público Federal, AGU, TCU e CGU passaram a se valer dos fake prosecution – a variante jurídica das notícias falsas.

Trata-se de uma aliança, inicialmente tácita, que se robusteceu quando radicais de cada repartição se encantaram com seu poder político e passaram a atuar de forma articulada visando preservá-lo.

A invasão da UFMG é apenas a ponta mais truculenta desse jogo, ainda mais sendo reiteração do episódio que levou ao suicídio do reitor da UFSC. E não vai se parar aí enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público) não tomarem medidas drásticas de contenção dos abusos.

Agora, dá para confiar em órgãos presididos pela Ministra Carmen Lúcia? Tenho fundadas desconfianças que não.

Por isso mesmo, meros problemas administrativos continuarão servindo de álibi para ações truculentas, invasão de domicílios, intimidação e humilhação de cidadãos, visando ampliar o clima de repressão.

Registre-se que, dando cobertura intensiva a esse jogo, a Globo é a principal estimuladora da barbárie.

Peça 6 – o fake prosecution

Entra-se, então, em um campo minado que exigirá cautela e posições firmes. Existe uma nítida perda de controle sobre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

No caso do MPF, a Constituição previu unidade, indivisibilidade e independência dos procuradores. Ou seja, confere autonomia funcional a cada procurador, mas equilibrada pelos conceitos de unidade e indivisibilidade –teoricamente definidos pelas câmaras de coordenação.

Mas a militância nas redes sociais e a radicalização política dividiu o MPF em grupos políticos que acabaram rompendo com qualquer veleidade de coordenação, submetendo o CNMP aos interesses corporativistas mais estreitos, permitindo a explosão dos fake prosecution – as falsas denúncias.

Os últimos integrantes desse jogo são os procuradores Claudio Gheventer, Gino Augusto de Oliveira Liccione, André Bueno da Silveira e José Silva Nunes, do MPF-RJ, que denunciaram Dilma Rousseff, Graça Foster e Guido Mantega, entre outros, pelo congelamento dos preços dos combustíveis, com vistas às eleições de 2014 – medida condenável, do ponto de vista econômico, mas a léguas de distância de ilícito penal ou administrativo.

Da mesma lavra é o abuso de denunciar Lula pelo acordo FX, os aviões da Aeronáutica, cuja decisão se deu no governo Dilma, atendendo à recomendação expressa da própria Aeronáutica. Ou a ação extremamente truculenta contra dezenas de funcionários do BNDES, pretendendo criminalizar até financiamentos a exportações de serviços.

Peça 7 – fera à solta

Há uma alcateia à solta, devorando todos os que atravessam a sua frente. Em algum momento, as diferenças terão que ser deixadas de lado e Congresso, Supremo, partidos políticos, Procuradoria Geral da República, terão que se unir para botar ordem no suruba. E como exigir esse pacto democrático de quem não tem a expectativa de vitória em eleições democráticas?

Cria-se a ciranda fatal:

  1. Quanto menos competitivos eleitoralmente, mais o PSDB-mídia alimentará o antipetismo.

  2. Quanto mais antipetismo, mais poder se confere aos porões.

  3. O antipetismo é o alimento mais estimulador de fantasias de intervenção militar.

No extremo, poderá ocorrer o mesmo que no pós-impeachment, o mesmo que no golpe de 64: os civis que alimentaram a fera serem os primeiros a serem devorados por ela.

Por tudo isso, chegará um momento em que o bom-senso se imporá. Resta saber quanto tempo terá pela frente para impedir a grande fogueira.

 

Luis Nassif

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Se o GGN quiser entrar em

     

    Se o GGN quiser entrar em contato comigo, estou pronto para ser apoiador com R$100,00 mês.

    Ficarei no aguardo.

    1. Assinatura

      Cara Lourdes Nassif:

      Eu também leio o  GGN diariamente e estou disposto a fazer a assinatura anual. Basta mandar o boleto via email.

  2. Alckmin é a lagartixa sem

    Alckmin é a lagartixa sem rabo que mia. Do PSDB não sai nem traque de velha.

    Se os militares não tomaram o poder deve ser porque o serviço de inteligência das Forças Armadas sabe que perderia muita gente e teria de abater muitos civis. 2017 é bem diferente de 1964.

  3. De perder o fôlego esse

    De perder o fôlego esse xadrez. ….!

    Mas, essa ambição de Temer está mais pelo desespero em perder a imunidade. 

    Mas pra economia se recuperar forte em 2018 só se o mundo inteiro ajudar. E isso é bastante improvável. 

    Vai continuar a crescer timidamente, pois pior que tá não fica.  De qualquer forma, se Lula ficar impedido,  as chances de Temer atropelar pela direita é pule de dez.

  4. Alckimin….
    … Acho que Alckmin conseguirá votos do Bolsonaro, Bolsonaro tem intenções de voto até o momento em que ele abrir a boca e nessa Alckmin, com discurso igual ao de Bolsonaro, porém, polido conseguirá roubar os votos dele. Acho que o bom senso não imperará, a única solução seria uma constituinte ou mini reforma constituinte, colocando cada instituição no seu devido lugar.

  5. Para o “bom senso se impor” é

    Para o “bom senso se impor” é necessário que ele exista.

    Ora, Nassif, já mandaram às favas o bom senso há muito.

    Infelizmente é preciso repetir. 2014 terminou com emprego recorde e inflação dentro do combinado. Uma rapida implantação de medidas para a recuperação das receitas, e a vida seguiria.

    E foi este o problema: não queriam que a vida seguisse coisa nenhuma; perderam uma, duas, tres, quatro vezes, e partiram pra ignorancia: literalmente.

    Os negócios não iam mal. Queriam simplesmente MAN-DAR (é impresoionante como os doutores cientistas políticos se enrolam tanto pra explicar isso). E como vão mandar se não ganham eleições? Ora, só mesmo na base golpe, da manobra, da desinformação, da manipulação, da mentira.

    Portanto, esperar bom senso de quem, cara pálida, do centrão, do PMDB, dos tucanos, de FHC, dos donos da comunicação, dos molecões concurseiros, dos palermas do STF, dos mercadistas ignorantes?

    O antipetismo é anterior ao proprio PT, PT, PT. Em meio às várias crises que o país passou sempre era alardeado o medo de que com eles, comedores de criancinhas, seria tudo muito pior.

    O Lula é o unico que sabe falar naquele partido. Quando ele afirma que o odio que é ribombado por aí advém dos acertos, e não dos erros, ele está coberto de razão.

    É perda de tempo ignorar que a eleição de 2014 por muito pouco não foi ganha pelo antipetismo. Também isso concorreu para o golpe: ficaram com muita raiva de ter sido por pouco.

    Não podiam parar…

    E tiveram ordem de não parar a partir de fora. Tanta mobilização de fundos e mundos desde 2012, pra, no final, dar uma de cavalheiro?

    Não, não pra essa gente de quem você espera bom senso, Nassif.

    O consórcio golpista já implentou quase toda a agenda do PSDB. Não adianta, agora, os tucanos tirarem o corpinho fora e não apoiarem a agenda do centrão, que é a de estancar ainda mais a sangria – a principal medida é encabrestar o abuso de autoridade – e as negociatas de sempre. É isso que está em discussão no “texto” da reforma da previdência. Em poucas palavras: sem apoio dos tucanos, da mídia, do mercado pra estancar de vez “essa porra”, esqueçam a entrega da previdência.

    Nem na Legislatura seguinte. Seja lá quem for eleito.

    É isso que significa o “fator marun” no lugar do tucano Imbassaí.

    Eu não trato esse pessoal do centrão como bobos. São uns estúpidos, mas de bobos não têm nada.

    Não vão ficar “esperando” os coxinhas do MP, PF e judiciário mais a mídia partirem pra cima deles ad libidum.

    Ainda mais sabendo – como qualquer um que queira saber sabe – o que os tucanos fizeram nos verões passados.

    “Bom senso”…

    Já era.

     

    1. “É perda de tempo ignorar que

      “É perda de tempo ignorar que a eleição de 2014 por muito pouco não foi ganha pelo antipetismo. Também isso concorreu para o golpe: ficaram com muita raiva de ter sido por pouco.”

      Mas não foi por pouco. Foram 3 milhões e meio de votos de diferença, mais de 3 pontos percentuais – e Aécio perdeu em todos os estados que Serra também tinha perdido em 2010, exceto o Distrito Federal. Foi um resultado menos folgado do que o de 2010, mas a diferença foi grande e irretorquível.

      Eles não ficaram com raiva por que perderam por pouco; eles perceberam, de forma clara e “racional”, que seria impossível ganhar eleições no Brasil fazendo campanha apenas nos seis meses anteriores à eleição. E tiraram daí a conclusão lógica: era necessário fazer campanha ininterrupta, durante quatro anos, aproveitando o tempo durante o qual o PT não tem acesso gratuito aos meios de comunicação de massa.

      Mas eu concordo com você no fundamental. Não haverá bom-senso. Bom senso é algo que se exige dos de baixo – dos trabalhadores e do povo comum. Os donos do país não tem nem podem ter bom-senso, até por que o bom-senso indicaria o óbvio – um país não deve ter donos. Colocada essa premissa básica, a zelite não quer nem ouvir falar de bom-senso. É contrário aos interesses deles.

      1. Bom, continuo achando que

        Bom, continuo achando que três milhões num universo de cento e cinquenta milhões é pouco, embora não fizesse diferença se a elição fosse decidida por um único voto. Como você bem lembrou, pra essa zelite que não tem nenhuma civilidade qualquer coisa serve pra “justificar” o fato de não saber perder.

  6. PT-PSB com LULA em 2018

    Antes que os xiitas petistas, precipitados e inconsequentes como sempre, comecem o xingamento de sempre visando desmerecer os aliados (indispensáveis). E ficam em silêncio com as alianças espúrias – bancadas B,B,B – (Bíblia, Bala e Boi), e diante do ´xadrez´ nacional, tasco aqui uma análise de conjuntura do PSB que poderá agradar ao PT.

    As forças de centro-direita estão muito bem articuladas. A candidatura Alckimin disputará com o Bolsonorá a ida ao segundo turno. A centro-esquerda dividida não chegará a maioria no segundo turno. Certo?

    Eis então um cenário possível e factível. PT e PSB poderão (e deverão) caminhar juntos.

    Único partido de centro-esquerda com boa base em diversos estados e forte candidatura a governdor em São Paulo (Márcio França atual Vice governador que assume no final de março/18 com a candidatura de Alckimin a Presidente) já tem uma forte aliança com as bases municipais do estado.

    Porém, para ajuda-lo o PSB precisa de uma forte aliança nacional e o PT/LULA – por nossas afinidades histórias com LULA desde 1989 – nome nacional. 

    A provável filiação do ex-Ministro Joaquim Barbosa viabiliza ao PSB oferecer um nome nacional consolidade. O melhor VICE numa chapa com LULA PRESIDENTE, pois ele seria para o povão das regiões sul, sudeste e centro-oeste o mesmo que foi ZÉ ALENCAR para a classe média em 2002. Um fator de centro com garantia e credibilidade popular.

    Será uma demonstração que o PT aprendeu a não ´conviver com o inimigo´ – a quadrilha do PMDB – e que não vacilará mais com a corrupção dos grandes grupos econômicos nem com partidos fisiológicos.

    Com apoio de uma forte Chapa a Presidente – PT-PSB, viabiliza uma aliança com o PT em São Paulo, elegendo o governador do PSB em São Paulo e a Prsidência da República.

    Lembro que o LULA jamais teve o apoio de São Paulo. Imaginemos um governo LULA com apoio do governo de São Paulo, de Minas e do Rio de Janeiro, além do nordeste e outros estados medianos?

    Quem viver, ou quem sobreviver às fortes emoções de 2018, verá!

      1. Respeito o senhor pela
        Respeito o senhor pela polivalência dos seus comentários,por isso mesmo me arrisco a uma pergunta:O senhor acha mesmo que,pelo andar das diligências,vamos ter mesmo segundo turno?

        1. Estamos de limiar de um novo

          Estamos de limiar de um novo periodo autoritario. Ou será do complexo repressivo atual ou será um novo regime que fará o Estado recuperar o poder perdido para as corporações. No contexto atual o complexo repressivo decidirá quem vai para o segundo turno mas não terá o poder de decidir o emabte final.

          1. Ainda nao sera dessa vez que
            Ainda nao sera dessa vez que fumaremos o Cachimbo da Paz.Havendo eleições presidenciais,e Lula nela estando,seja contra quem for,desafio o senhor para apostarmos uma caixa de Whisky 12 anos,a sua escolha,que ela não passará do primeiro turno.Se aceitar,as tratativas finais serão feitas pela linha interna,isto é,email’s,tendo Dona Lourdes Nassif como única testemunha.Estou as suas ordens.

          2. Estamos nos aproximando das
            Estamos nos aproximando das 10 horas e o senhor ainda não se manifestou.Continuarei aguardando.

          3. Meu caro Junior, não entendi

            Meu caro Junior, não entendi o que vc quer apostar, de qualquer modo não é de meu estilo ter certezas absolutas sobre nada,

            então não vou apostar  um prognostico que não posso em hipotese alguma garantir, nada é certo em politica, ainda mais um ano à frente. Quanto ao whisky tenho gosto bem mais modesto, tenho verdadeiro horror a qualquer whisky acima de 8 anos,

            não é por economia e porque me fazem mal, enquanto os blends tipo Cutty Sark, White Horse, JB, Black & Wgite, Famous Grouse, Dewars, aprecio muito com bastante club soda e muito gelo. Ja ganhei Chivas e Glenfidich de presente e distribui na familia porque não tomo, tambem curto os nacionalizados como Passport, Teachers e Bells, 12 anos jamais.

            De qualquer modo agradeço a intenção e continuaremos a trocar ideias, é um prazer;

          4. Por partes,não é tão dificil

            Por partes,não é tão dificil assim;1)Eu aposto que Lula candidato a Presidente nas eleições de 2018,por obvio,se houverem e dela ele não for retirado por mais um Golpe,Contragolpe ou Quarteleda,ele ganha no primeiro turno;2)Quem aposta,via de regra,não tem certeza sobre nada;3)Não é a toa que o senhor é o comentarista do Blog para Assuntos Internacionais,basta se verificar o desfile de marcas de Whisky’s importados que indicou;4)O senhor comenteu uma heresia:Os escoceses passaram 500 anos para tirar o acuçar do puro malte,e o senhor com menos de um segundo jogou uma soda dentro,e pos tudo a perder.Gosto não se discute.5)Eu não bebo alccol há 18 anos.Minha cota na sociedade Papai comprou.6)Se o senhor topasse,e eu ganhasse,distribuiria os 12 litros entre a familia Nassif,Eduardo Outro,Dr. Clever Mendes de Oliveira,um pouco mais parcimonioso,arrx,para sorver ´depois de uma adubação e ANALU se crente não se tornou.Eu acho que o senhor decidiu não apostar depois que passou os olhos na caravana de Lula no Rio de Janeiro.Fica para a proxima.Está fumado o cachimbo da paz.Pode ter certeza,vosmece pulou uma fogueira.Forte abraço..

          5. Faltou incluir o comentarista
            Faltou incluir o comentarista RUI,afinal de contas foi quem afirmou peremptoriamente que essas estrelas que se distribui por aqui,tem as digitais da família Vieira Lima,de fio a pavio.

      2. Mesmo que o Blog envolva o
        Mesmo que o Blog envolva o senhor uma proteção até então não concedida nem a mim,peço vênia para uma simples indagação :Pelo andar das diligências,o senhor acredita mesmo em segundo turno nas presidenciais de 2018?A depender da sua resposta,fumaremos o Cachimbo da Paz.

    1. Neófito

      Nossa! 

      Esse cara viajou, divagou, fumou maconha.

      Vá fazer previsões política mais estapafúrdia do  que a Eliane Tucanhêde.

    2. Viajem

      Aliança PT / PSB? Com Marcio França, alkimista de primeira? Joaquim Teoria do fato Barbosa vice? Viagem!

      O PSB não tem condição nenhuma de uma alainça com o PT, pelas duas razões acima, porque tanto Marcio França como J Barbosa não aceitaram isso, muito menos o PT.

    3. Papa Francisco estará com

      Papa Francisco estará com Lula em 2018, quando se filiará ao PT. Dizem, mas há controvérsias, que Trump publicamente apoiará Bolsonaro, mas a grana mesmo ele vai mandar para Marina, é um dos “bons” com  quem ela pretende governar. Tudo isso é só uma enorme bobagem, a Economia está em franca recuperação, MT vem subindo nas pesquisas, as últimas, não divulgadas mas vazadas, já apontam aprovação de mais de 80%. Talvez seja reeleito por aclamação, nem precisará de eleição, já que brasileiro não sabe votar.

  7. Dificilmente o Lula conseguirá ser presidente em 2018.

    Dificilmente o Lula conseguirá ser presidente em 2018. Os golpistas estão no controle de todo o aparato eleitoral institucional do Estado brasileiro. Eles não deram um golpe para depois devolver o poder ao Lula e ao PT. Não cultivem ilusões de que haverá um surto de lucidez nos ministros do Supremo. A corte está empenhada em finalizar o golpe.

    Com certeza, vão impugnar a candidatura do Lula ou impedir sua posse ao Planalto. É certo que será algo extremamente constrangedor e traumático. O que transformará o Lula em um mártir e essa derrota jurídica se transformará em vitória política, consolidando ainda mais sua influência política.

    O Lula é um animal político, extremamente habilidoso, e sabe exatamente o que está fazendo. Como as caravanas têm demonstrado. Mesmo se for inabilitado sua influência política estará assombrando o Planalto e o Congresso Nacional.

    Nesse contexto, diante do provável impedimento do Lula, a candidatura do Ciro Gomes deve ser considerada seriamente. O Lula poderia propor uma aliança com o ex-ministro nos seguintes termos: pedir o seu apoio para a eleição de 2018 em troca de se comprometer em apoiá-lo em 2022 como sucessor ao Planalto.

    Dessa forma, se o Lula for inabilitado já em 2018 o Ciro Gomes automaticamente herdaria todos os votos do Lula e teria o apoio de toda a base social do PT e da esquerda organizada. 

    1. Desastre Federal: Dois

      Lula candidato não depende da vontade dos inimigos, depende da nossa vontade de lutarmos para isso acontecer. Portanto, ajudar a colocarem Lula fora do jogo, pensando em Ciro, é fazer o jogo da golpista classe dominante, pois sem Lula, ‘Inês é morta’, ainda mais lembrando como se saiu Ciro nas duas candidaturas anteriores a presidente: À primeira escorregada na campanha, foi fulminado pela mídia e posto fora de jogo, em menos de duas semanas. Dois desastres federais, resistência zero e reação nenhuma.

      Agora é Lula, no A, B, C, D e Z, o resto é ceder aos desejos do inimigo, que adora e conta com isso.

      1. Como diria o próprio Lula: “o Supremo está acovardado”. Não dá p

        Como diria o próprio Lula: “o Supremo está acovardado”. Não dá para esperar muita coisa de figuras como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Celso de Melo, Rosa Weber, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

        Essas eleições de 2018 é um jogo de cartas marcadas. Qualquer fraude promovida pela turma do Gilmar Mendes será endossada pela corte. Outro fator preocupante é a sucessão da presidência do TSE que será do Luiz Fux.

  8. política partidária

    Centro, direita e esquerda, não existem, são somente divergências derivativas do conviver em sociedade usados para definir oposicionistas cretinos demagogos. Os oportunistas usam as possíveis divergências e os imbecilizados as compram como se verdades fossem.

      1. Tomou gosto pela coisa em
        Tomou gosto pela coisa em amigão.Deixe essa ACCEBLON de lado.Nas AGE sai até ameaça de morte.Parece reunião de Torcida Organizada.

  9. O falta de tudo ao Joaquim
    O falta de tudo ao Joaquim Barbosa é uma esperança… O JB tem tudo pra.ser.apoiado.pela.classe.media! Prende.e.arrebenta e.nao causaria a vergonha ao dizerem votar nele como ocorre com o Bolsonaro…pode-se não gostar.dele.e do que fez no.mensalao, mas seria mais difícil combate-lo do que ao Bolsonaro, a não ser.que exista uma bala.de.prata.escondida aí que.nao usaram no mensalão..lula.se eleito.nao toma.posse, os.recados.sao.claros… e acho que.ele.espera.por.isso…

  10. Mesmo acamado,mas sempre
    Mesmo acamado,mas sempre antenado e vigilante desde a aurora,chega-nos a informação,a nós pobres e infelizes baianos,de que Geddel Vieira Lima encontra-se em profunda depressão,considerando-se até a hipótese de suicídio.Dai que o bom Xadrez do Moreno poderá sofrer algumas cruciais modificações,inclusive nada.A considerar também que o Moreno mais Vivo do que nunca,tenha a informação privilegiada de que já se descobriu o medicamento para a cura da depressão.

  11. Mesmo acamado,mas sempre
    Mesmo acamado,mas sempre antenado e vigilante desde a aurora,chega-nos a informação,a nós pobres e infelizes baianos,de que Geddel Vieira Lima encontra-se em profunda depressão,considerando-se até a hipótese de suicídio.Dai que o bom Xadrez do Moreno poderá sofrer algumas cruciais modificações,inclusive nada.A considerar também que o Moreno mais Vivo do que nunca,tenha a informação privilegiada de que já se descobriu o medicamento para a cura da depressão.

    1. Um aditivo ao comentário
      Um aditivo ao comentário acima,com reflexos decisivos sobre o Xadrez do Moreno,além de embananar a porra toda.A personagem em questão responde pelo nome de Marluce Quadros Vieira Lima.Mandava no falecido esposo Afrisio Vieira Lima (o único político baiano que deu um tapa no peito do então Governador Antonio Carlos Magalhães dentro do Palácio de Ondina),e Mãe de Geddel,o Jacaré,e Lucio Vieira Lima,o Bitelo.Se a turma do Golpe,vide Judiciário,capitaneada por Carmen Lúcia,a Benta Carneiro,ficarem pianinho em relação a Dona Marluce,a coisa poderá acontecer,mais ou menos,dentro do Xadrez do Moreno.Se mexerem em um fio de cabelo de Da.Marluce,o Moreno vai ter que escrever um Xadrez nosso de cada dia por dia.A conferir.

  12. Prezados Nassif e

    Prezados Nassif e camaradas

    Tenho a audácia de discordar do útimo ponto de sua análise, caro Nassif, de que o bom senso se imporá:

    Você, em vários de seus artigos, sempre dizia que o “Sr. Crise” iria arrumar a bagunça na área econômica

    Bem, estamos afundando há 3 anos, com a destruição do que restava do parque industrial, existe um notório Estado Repressivo, enjaulando professores e críticos; sem falar na aplicação bastarda de um neoliberalismo tosco, selvagem,agressivo e feito nas coxas.

    Lamneto, mas as democracias européias achavam que Hitler era um palhaço; e o bom senso dos alemães (cultos e educados) dariam um fim naquela desgraça….ea desgraça cobrou seu preço em sangue para ser superada

    Não vejo outra saída, infelizmente: esses juízes e procuradores se comportam como Aristocratas do Antigo Regime; com privilégios e mordomias que escandalizam os Céus; e nosso Primeiro Estado é o capitalismo financeiro (improdutivo, inútil e voraz). Estes dois “estados” consomem a Sociedade.

    E sabemos com esses “estados” (ou estamentos) acabaram em 1789

    Perdoem a análise vulgar, mas é a opinião de um simples engenheiro

    1. O problema é que, na Alemanha

      O problema é que, na Alemanha nazista, a política de Hjalmar Schaft, “o mago da política de Weimar e do II Reich”, recuperou a indústria alemã e valorizou o emprego mediante políticas que valorizavam o trabalho e o setor produtivo, acabando assim com a inflação e fortalecendo a economia. E nem isso a direita tosca brasileira, aliada ao capitalismo financeiro mais predador e selvagem,  se propõe a oferecer. O que vemos é o capitão Bolsonaro assessorar-se do que há de mais conservador e reacionário em economia para traçar, em cima da perna, alguns rumos para seu programa de governo. No quadro atual, não tenho esperança de que nosso rico e generoso país possa ser alguma coisa além de simples feitoria do mercado internacional.

  13. Estou pessimista

    Eu estou totalmente pessimista. Não vejo, no horizonte de curto prazo, a menor possibilidade para estar otimista.

    Os golpistas estão com domínio praticamente total das principais instituições Judiciais e Policiais, e estão com folgada maioria no Congresso Nacional, Senado e Câmara dos Deputados. E, claro, encastelados no Poder Executivo. O STF apoiou silenciosamente o golpe, e o Ministério Público e os tribunais de contas o fizeram de forma ativa. Com esse domínio todo, é quase certeza de que conseguirão inabilitar Lula, não tenho a menor dúvida disso. 

    Além disso, acho provável que consigam emplacar a consolidação maior do golpe, que será a instituição de um semi-presidencialismo ou mesmo de um parlamentarismo por inteiro. Imaginem o Congresso Nacional instituindo o primeiro-ministro no país…

    É sempre bom lembrar que nós, os leitores de blogs como este, fazemos parte de um percentual muito pequeno de pessoas que se interessam por acompanhar a política no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, de se informar de uma maneira mais pluralista.

    Num ambiente assim, de tanto desinteresse pela política, ou mesmo de ignorância política, a presença de uma mídia oligopolista, dominada por meia dúzia de famílias que fazem parte da plutocracia, consegue influenciar um enorme contingente de pessoas, especialmente as parcelas que um cientista político do porte de Jessé Souza chama de classes médias liberais e protofascistas, que se comportam como o capataz da plutocracia na arena política nacional, encampando os interesses da oligarquia contra qualquer representante das camadas trabalhadoras ou populares. 

    Portanto, além da inabilitação do Lula, que considero já definida, eu acho que, apesar da sua mediocridade, um político amorfo como Geraldo Alckmin será o grande favorito da eleição de 2018, infelizmente. Ele será vendido como um político sério, moderado, de centro, e de moral elevada, como sempre foi. E acho que, com Lula inabilitado, a maioria das pessoas será convencida de que ele é o mais indicado para o momento (já que Jair Bolsonaro seduz de verdade apenas a camada protofascista da classe média). A presidência provavelmente vai cair no colo de uma mediocridade autoritária como Geraldo Alckmin. 

    Não vejo, portanto, nenhuma razão para estar minimamente otimista.

     

  14. Nassif é brilhante quando
    Nassif é brilhante quando escreve “direita estatal” e “fake prosecution” já o PT com estas denúncias do MPF pode se considerar um perseguido político em tempos de estado de exceção e isso pode piorar tudo dependerá se o STF imporá limites, mas pela falta de noção deles, medo da Globo e a CONTAMINAÇÃO imposta pelo IMPERADOR JURÍDICO Dom Gilmar Mendes provavelmente já era o caos será chancelado,este povo aí gostou é do poder,estão cegos,não andam nas ruas do Brasil,vivem o seu mundo próprio e sua Constituição própria,aqui está se gestando algo pior q o nazismo para o mundo,esse pessoal vão querer submeter a todos a seus caprichos e principalmente os políticos,os TSE’S já estão aparelhados ideologicamente e políticos todos acuados,as pessoas do mundo jurídico e MPF em sua grande maioria são empresários ou são amigos deles,estão contaminados,há muito dinheiro envolvido e a forma mesquinha deles pensarem “escravagisticamente” tipo “se pagar pouco licrarei muito mais”,não deixa perspectivas boas,eles vão fazer o inferno por um real tirado do pobre tb por isso sem chances ao PT,serão sempre perseguidos até se enquadrar!

    1. Depois que o senhor ameaçou
      Depois que o senhor ameaçou me matar com sua .Bolsonaro,a turma da ACCEBLON tem jogado duro com vosmece.As 5 estrelas mais fáceis da face da Terra,não tem lhe sorrido ultimamente.

  15. A saída do Brasil…

    … é o aeroporto ou a secessão.

    Somente uma guerra em que milhões morram vai ensinar esse povo a ser um povo.

    Fora isso, o Brasil vai ser sempre isso:

     – Golpe

     – Estabilização

     – Algum crescimento

     – Estado policial/ditadura

     – Luta pela liberdade

     – Governos que pensam na população

     – População achando que é a elite

     – Protestos pra tirar o governo que ajudou a população

     – Golpe

  16. Temer se candidatar a

    Temer se candidatar a reeleição é a coisa mais absurda que li. Ele só continua se der outro golpe ou se fraudar as urnas eletrônicas.

  17. A “estratégia” de Alckmin de

    A “estratégia” de Alckmin de sair atacando Lula é óbvia, ou seja, esperada, mas nem por isso deixa de ser burra. E por uma razão simples: não rende um voto sequer para ele. Ao contrário, pode subtrair.

    Razões: 1º) Não tem nenhuma moral para isso. O PSDB está tão encalacrado em termos de imagem como o PT, o PMDB, e des resto todo o quadro partidário. Ele, pessoalmente, foi citado em várias denúncias. Sua imagem de “bom” moço é coisa do passado. 2º) Criou uma Lula dependência em todas as variantes: a) Se este não for condenado e concorrer em nada uma candidatura Alckmin irá fazer diferença. O eleitorado do governador de São Paulo não se mescla com o de Lula; b) Já o contrário, ele – Alckmin, poderia, sim, herdar alguns votos do eleitorado de Lula. Especialmente o de perfil mais conservador que só daria o voto no Lula, ou seja, não no PT e na Esquerda. 

    Quais as chances de uma eventual candidatura Temer? Talvez a mesma que tenho de ganhar sozinho na loto de final de ano. Isso, claro, se não mudarem as atuais CNTP. Agora, seria ótima para Lula porque iria dividir ainda mais o eleitorado anti-lulista. 

    No que se refere a esse cenário, que vai do horror ao patético, do repugnante ao ridículo, protagonizado pelo sistema de repressão, vale ressaltar: inadmissível para uma país que se gaba ser uma democracia e possuir uma das constituições mais avançadas do Mundo. 

    O ridículo fica por conta do aparato bélico empregado pela PF para prender pacíficos, barrigudos e prosaicos professores das universidades públicas. Imagina se fossem perigosos marginais. Levariam tanques, foquetes e, quem sabe, até uma bomba atômica. 

     

    1. Corte meu pescoço se o senhor
      Corte meu pescoço se o senhor não for melhor que esse tal de Elsinho Mouco.Tem mais.Eu nunca vi um comentarista ganhar tantas estrelas como tu.Causa-me a impressão que o senhor já Sócio Remido da ACCEBLON.

  18. “Ser ou não ser, eis a questão”

    Sempre achei que Temer ambiciona sair candidato no proximo ano. Acho que a explicação é mais simples que aparenta. Um homem que conseguiu o cargo maximo da Nação e que não foi reconhecido popularmente como presidente… Humilhado, destratado, acossad; quando ele esta la no banheiro de sua casa, fazendo a barba, divaga, dizendo que ainda vai dar a volta por cima e se vingar de todos que o humilharam; vai ser então o Legitimo Presidente do Brasil. Claro que entra os outros fatores citados no texto acima, mas um homem que concede tanta importância às aparências, passar para a Historia como golpista de terceira, não é aceitavel facilmente. Mas ai depende tamvez menos dele mesmo que da conjuntura.

    Quanto ao PSB… Perda de rumo total. Devem ter pensado no Sergio Moro, mas como este ainda não terminou o serviço, não da para esta eleição. Estão apostando no “candidato anti-corrupção”. O problema e que se forem atras da vida do Barbosão, toda essa historia de moralizador publico se desmacha no ar, além de não saber dialogar. So se fez uma psicanalise intensiva desde sua saida do STF.

    Sobre o momento atual de perda de controle das instituições judiciais, isso so se resolvera com um governo forte. Não necessariamente autoritario. Mas como nossa tendência é oscilar para o conservadorismo-autoriatio, vamos terminar com o picolé de chuchu na presidência e a continuidade das politicas de precariedades do governo Temer.

  19. Três ponderações sobre este post sobre o governo atual

     

    Luis Nassif,

    Aqui penso fazer três ponderações em que, entretanto, eu não vou explicitar a intenção do presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer. É claro que não explicitarei porque está implícito em quem tem a possibilidade de candidatar o desejo de o fazer.

    Há uma frase no item “Peça 2 – as fantasias de Michel Temer” que parece fazer um detalhamento do título, mas sendo crítica e estando associada a várias idéias, não se sabe exatamente o que se critica. Transcrevo-a a seguir:

    “Temer foi convencido de que a recuperação econômica é consistente. Acha que o mérito é dele e que Henrique Meirelles é apenas um usurpador.”

    Pela frase o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, não é capaz de achar nada sobre a economia, precisando ser convencido. E convencido de algo que implícito na sua afirmação pode não ser verdade, qual seja, de que a recuperação econômica é consistente. E ainda se alega que ele está errado em considerar que o mérito é dele. E é possível ainda inferir uma crítica ao fato de ele achar que Henrique Meireles é um usurpador.

    Há então muita informação na frase, e fora outros questionamentos que eu poderia fazer, menciono que pelo enunciado da frase deixa-se subentendido que, uma vez o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, esteja errado a respeito de tudo, o Henrique Meirelles não seria usurpador.

    Primeiro, é preciso considerar como bem razoável supor que a recuperação econômica é consistente. É impossível o Brasil ter um saldo econômico, por sinal só agora ele parece ser levemente decrescente nos saldos mensais, de mais de 60 bilhões de dólares no ano, sem que a economia já tenha iniciado um processo de reação.

    E segundo não há nada de errado supor que Henrique Meirelles seja um usurpador. A recuperação econômica é decorrente do saldo da balança comercial algo já previsível em 2015, com a desvalorização do real no final de 2014 e início de 2015 e com a perspectiva de redução do juro que se daria no final de 2015.

    A redução do juro, infelizmente, não ocorreu porque no meados de 2015 tivemos uma nova queda nos preços de commodities inclusive minério de ferro o petróleo o que pressionou por mais desvalorização das moedas dos países de periferia e no final de 2015 tivemos a primeira subida do juro americano com promessa de três a quatro elevações em 2016.

    A elevação do juro pelo FED em dezembro de 2015 com a promessa de três ou quatro elevações ao longo de 2016 provocou desvalorização das moedas de periferia que foram recuperando durante o ano de 2016, à medida que as promessas de novas elevações não se concretizavam, salvo a elevação no final de 2016. O prolongamento do processo de desvalorizações ao longo de 2015 reduziu a possibilidade de diminuição do juro interno e criou mais incertezas sobre o futuro e sem recuperação da economia as demissões aumentavam e o que mantinha a economia em estágio de letargia.

    Quem acompanha a economia pelos dados trimestrais do PIB vai verificar que a queda da economia em 2015 foi de 8% se se tomado do ponto em 31 de dezembro de 2014 para o ponto em 31 de dezembro de 2015. E que, portanto, as informações sobre a queda do PIB em 2015 e 2016 em torno de 4% em cada ano refletem apenas a metodologia de cálculo.

    Assim não houve queda da economia em 2016. Em 2016, a economia ficou estacionada. O que houve foi que comparando o ponto médio de 2016 com o ponto médio de 2015 aparecia a queda de 4% em 2016, assim como aparecia a queda de 4% em 2015 quando se comparava o ponto médio de 2015 com o ponto médio de 2014 ano em que a economia esteve praticamente parada..

    Então com saldo na Balança comercial de mais de 60 bilhões de dólares e com o déficit público nas alturas não há como a nossa economia não crescer. E crescimento consistente, pois ocorreu pelo lado dos investimentos, sendo que os investimentos vinham caindo desde o terceiro trimestre de 2013. Crescimento que sempre ocorre quando a economia é puxada pelo comércio exterior.

    Aliás, só agora o terceiro trimestre de 2013 voltou a ser lembrando e assim mesmo de modo bem dissimulado e sem que ninguém tenha falado que nos três trimestres anteriores ao terceiro de 2013, os investimentos vinham crescendo a taxas extremamente elevadas.

    Não sou economista e, portanto, é também possível que mesmo não sendo economista, que o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer, saiba de tudo isso, sem precisar de ser convencido por outra pessoa. E não há equívoco ele supor que o Henrique Meirelles seja um usurpador. Um juízo mais isento vai-se constatar que ele apropriou do processo de recuperação da economia que se dá sempre que ocorre saldo elevado no Balanço de Pagamentos.

    A segunda ponderação diz respeito a seguinte frase que aparece no item “Peça 6 – o fake prosecution”:

    Peça 6 – o fake prosecution

    “Os últimos integrantes desse jogo são os procuradores Claudio Gheventer, Gino Augusto de Oliveira Liccione, André Bueno da Silveira e José Silva Nunes, do MPF-RJ, que denunciaram Dilma Rousseff, Graça Foster e Guido Mantega, entre outros, pelo congelamento dos preços dos combustíveis, com vistas às eleições de 2014 – medida condenável, do ponto de vista econômico, mas a léguas de distância de ilícito penal ou administrativo.”

    Aqui trago duas observações. A primeira em relação ao seguinte trecho de todo o parágrafo transcrito acima:

    “congelamento dos preços dos combustíveis, com vistas às eleições de 2014 – medida condenável, do ponto de vista econômico”

    Não tenho visto o Diogo Costa que provavelmente já cansou de fazer correções nessas afirmações suas e de outrem que insistem em falar no congelamento dos preços de gasolina e certamente teria alguns dados mais concretos sobre o suposto congelamento do preço de combustíveis em 2014. Aliás, a última vez que tive contato com um texto dele foi no post “O Grande Mal Estar, por Diogo Costa” de quarta-feira, 25/10/2017 às 07:58, aqui no blog de Luis Nassif. Enviei para ele um comentário na sexta-feira, 27/10/2017 às 14:16, e tanto o texto dele como o meu comentário podem ser vistos no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/diogo-costa/o-grande-mal-estar-por-diogo-costa

    Penso que tanto o texto de Diogo Costa como o meu comentário, que fora feito com o intuito de complementar as ideias de Diogo Costa, embora não estejam diretamente ligados ao discutido neste seu post “Xadrez do fator Marun e dos fake prosecution, por Luis Nassif” de sábado, 09/12/2017 às 19:54 , servem para esclarecer a realidade do atual momento político brasileiro.

    De todo modo, ainda que tenha havido congelamento dos preços de combustíveis em 2014, qual é a prova inconteste que existe na literatura econômica de que tal medida seja condenável.

    E a segunda observação diz respeito de como o governo da ex-presidenta, às custas do golpe, Dilma Rousseff, poderia proceder em relação à acusação criminal de congelamento do preço de combustíveis, ainda que tal congelamento possa não ter ocorrido.

    Na contestação, a defesa faria constar que se houve o congelamento ele existiu para se contrapor à inércia do Ministério Público Federal que, desde a denúncia de Paulo Francis na última década do século XX, sabia que havia corrupção na Petrobras e não tomou nenhuma medida para a combater. Assim, só restou ao governo congelar os preços dos combustíveis e assim evitar que sobrasse mais dinheiro para, com essa sobra, os corruptos realizarem mais das suas falcatruas.

    E a terceira ponderação e que também não parece muito ligada com o assunto desenvolvido pelo post, mas guarda relação com o título tanto no que diz respeito ao Xadrez, um jogo estratégico por excelência, como com relação com a expressão “fake prosecution“. O que quero lembrar aqui é uma observação de Ciro lá no blog de Romulus a respeito do general Sérgio Westphalen Etchegoyen junto ao post “”Acordão”: Aécio solto? E “com Supremo com tudo”, Jucá?” de sexta-feira, 23/06/2017, publicado terça-feira, 20/06/2017 às 14:16 e atualizado quarta-feira, 21 e 23/6/2017 às 10:45, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www.romulusbr.com/2017/06/aecio-preso-hora-da-verdade-sobre.html

    Houve dois problemas recentes na agenda do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, ministro de estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que já havia fracassado de proteger o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe, Michel Temer da gravação de Joesley Batista.

    Primeiro houve o furo de revelar sexta-feira, 09/06/2017, a identidade de Duyane Norman – Chefe do Posto da CIA em Brasília. E o segundo equívoco foi colocar na agenda do Presidente da República na segunda-feira, 19 de junho de 2017, a informação de que o Presidente da República estava em partida para a República Socialista Federativa Soviética da Rússia.

    No final da primeira terça-parte do post “”Acordão”: Aécio solto? E “com Supremo com tudo”, Jucá?”  , contestando a seguinte afirmação de Romulus, “[n]em o cavalo do Etchegoyen pode ser tão burro: – 2 vezes!” , Ciro, um dos interlocutores do Romulus na montagem do seu post, diz o seguinte:

    “Desculpa, mas pode. . . . Olha, você tem duas opções: numa o Etchegoyen é um excepcional estrategista internacional, na outra ele tem um QI de ameba. Pense em qual é a mais provável dado o que se sabe a respeito dele.”

    No que consta como último comentário meu de uma série que enviei para Romulus em um post seguinte intitulado “”Com Supremo com tudo”: Globo e MPF chantageiam Ministros do STF à luz do dia!” de sexta-feira, 23/06/2017, e publicado sexta-feira, 23/06/2017 às 11:16 e atualizado (final) também na sexta-feira, 23/06/2017 às 13:25, eu fiz uma referência aos dois episódios da aparente mancada do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, mencionado outro episódio semelhante de revelação de identidade de agente da CIA, mas agora provocado pelo governo dos Estados Unidos. O endereço do post “”Com Supremo com tudo”: Globo e MPF chantageiam Ministros do STF à luz do dia!” é:

    http://www.romulusbr.com/2017/06/com-supremo-com-tudo-globo-e-mpf.html

    E a íntegra o meu comentário que está datado de 26/06/2017 é o seguinte:

    “Romulus,

    Um acréscimo. A exposição do oficial da CIA Duyane Norman pelo General Sérgio Westphalen Etchegoyen e que já ocorrera antes tem precedentes em outras ocasiões. O próprio governo dos Estados Unidos já cometeu sem intenção essa falha, embora o caso mais relevante e famoso – o de Valerie Palme – fora feito intencionalmente pelo presidente George Walker Bush, o filho. No site da Reuters esse assunto é tratado na matéria de terça-feira, 20/06/2017, intitulada “Brazilian govt may have blown cover of local CIA chief” e tendo o seguinte link

    https://www.rt.com/usa/393271-brazil-blown-identity-cia-chief/

    O site da Reuters me impressionou pela quantidade de notícias que não me pareceram bem orientadas por Washington como é comum ver as notícias na CNN. A reportagem sobre o oficial da CIA pareceu-me de ótima qualidade.

    Abraços,”

    Fiz algumas correções no original do meu comentário no blog de Romulus e além disso, como eu não deixara o link completo, na reprodução acima eu deixo o link todo.

    O que me interessa discutir aqui nesta terceira ponderação é avaliar o quanto de possibilidade que se tem no entendimento da condução coercitiva do reitor da UFMG na operação denominada “Esperança Equilibrista”. Existe a possibilidade de a operação ter o dedo do general Sérgio Westphalen Etchegoyen.

    Penso nessa possibilidade levando em conta o nome da operação e pelo fato de trecho – “UMA DOR ASSIM PUNGENTE NÃO HÁ DE SER INULTILMENTE” – da letra da música “O Bêbado e a Equilibrista” ter sido utilizada na manifestação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCar) em homenagem póstuma ao reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

    E acrescento que há a birra do Exército contra a Anistia no que tange a lembrar os que foram esquecidos e os que foram anistiados mesmo cometendo crimes hediondos. E a música “O Bêbado e a Equilibrista” é a música da Anistia. Então pareceu-me uma forma de atuar com o intuito de desmoralizar a luta dos que querem lembrar os esquecidos e querem lembrar os que cometeram crimes hediondos. Assim fizeram realizar essas operações nas universidades. E a segunda da série, esta ocorrida na Universidade Federal de Minas Gerais. teve a escolha de um nome ideal para quem está impregnado do espírito de vingança.

    Bem, pode ter tido o dedo do general Sérgio Westphalen Etchegoyen como pode não ter tido, mas de qualquer modo foi um erro gigantesco a escolha do nome. Criou muito animosidade em relação ao tipo de operação e em relação ao nome da operação. Uma animosidade gratuita.

    Ai surge a indagação: foi um erro fortuito que criou uma animosidade gratuita ou há alguma estratégia em dar o nome que foi dado à operação na UFMG? Mesmo que se imagina que não há o dedo do Sérgio Westphalen Etchegoyen, a idéia de uma estratégia torna-se mais pertinente, ainda mais quando se sabe que há estratégias que se revelam de uma  estupidez sem tamanho. Aqui, entretanto, eu imagino uma estratégia que não seria estúpida e teria dois objetivos.

    Podemos considerar como estratégia dessa operação “Esperança Equilibrista” até três objetivos. Um agradar a direita que fica satisfeita com as campanhas contra as universidades. Dois criar um ponto de conflito na sociedade com a ideia de universidade pública gratuita, de tal modo a facilitar a cobrança de anuidade. E três e que me parece que como estratégia eu avalio como inteligente foi que o nome foi escolhido para criar exatamente essa resistência na sociedade contra essa forma de agir da Polícia Federal com o apoio do Poder Judiciário.

    Desmoralizadas essas operações contra a Universidade, por princípio da isonomia, fica mais fácil desmoralizar operações semelhantes intentadas contra os políticos.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 10/11/2017

    1. Dr.Clever,ainda que eu seja

      Dr.Clever,ainda que eu seja condescendente com o amigo,não posso concordar da forma que o senhor se utuliza das redes sociais para fazer comentarios.O seu direito de faze-lo é inalienavel.Pode ter certeza,menos de 5% os leem pela sua extensão e confusão,principalmente os associados da ACCEBLON,indolentes que só eles,exceto meu também amigo arkx que acorda às 5 da manhã para adubar e ainda encontra tempo de fazer comentarios,mais ou menos como o senhor.

  20. Do factual ao fantasista

    Nassif faz como Temer, parte dos fatos para terminar na fantasia.
    O Brasil é o novo oriente médio do Ocidente (a Venezuela ainda resiste como pode). O antigo está migrando de influência, já fez as malas e está abanando a mão em despedida.
    E como no antigo, o Brasil será administrado pelo caos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador