Xadrez do fim das ilusões, por Luis Nassif

Ilustração LeMonde Brasil

Le Monde

Ilusão 1 – o fim do Estado de Exceção

Alguns sonhadores acreditavam que, consumado o objetivo do golpe – o impeachment e a inabilitação de Lula como candidato – haveria um refluxo do Estado de Exceção. Hoje em dia, apenas Fernando Henrique Cardoso sustenta essa falácia – sabendo que as pessoas acreditam que ele não acredita em uma vírgula do que fala.

Hoje em dia, qualquer pessoa contrária ao sistema está sob ameaça. Os exemplos são diários:

  1.  Busca e apreensão na casa de um advogado crítico da Lava Jato, porque foi flagrado em uma escuta telefônica, na qual seu cliente sugeria a ele não falar ao telefone.
  2. Busca e apreensão na casa do ex-Ministro Delfim Neto, que está há mais de 30 anos fora do poder. Delfim vive de consultoria, mas o que recebeu por uma delas foi classificado como “propina”. O que ele tinha a oferecer, não tendo cargos? Dilma Roussef irritou-se com a intransigência das construtoras de Belo Monte e a falta de competição nas licitações. Delfim foi contratado pelas empreiteiras para montar um pool que garantisse a disputa. Uma delação que chamou o pagamento da consultoria de propina bastou para que invadissem sua casa e seu escritório. E houve quem celebrasse porque Delfim representaria a “ditadura” – aquela, que acabou com a eleição de Tancredo.
  3. A persistência de invasões em universidades e outros centros de resistência.
  4. A prisão de um ex-presidente da BRF por manipulação de teste sanitários. Liberou geral e não há força que consiga conter os abusos. As únicas declarações da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal)  Carmen Lúcia são de defesa genérica da corporação dos juízes.
  5. A incapacidade do sistema legal de impedir as maiores negociatas da história, articuladas à luz do dia. Só atuam em episódios menores, à altura da compreensão do populacho: como a candidata a Ministra que faz selfie com fortões. Fogem dos temas centrais, como a venda da Eletrobrás, como o diabo da cruz.
  6. Uma presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) completamente a reboque dos fatos, recebendo em casa – e servindo pão de queijo – um presidente prestes a ser indiciado. Como uma presidente débil como Carmen Lúcia, as tentativas de impedir abusos – como o das conduções coercitivas – resulta na operação BRF: várias prisões temporárias, arrostando claramente a proibição do Ministro Gilmar Mendes de conduções coercitivas. Depois de entregar ao Senado uma atribuição do STF – o julgamento de políticos acusados de corrupção – Carmen Lúcia agora se nega a antecipar a discussão sobre a prisão em 2ª instância unicamente devido ao fato de que poderia beneficiar Lula.
  7. Ampliação da presença militar no governo.

Ilusão 2 – o fator Lula

Nos próximos dias, se desfará de vez a ilusão de que quem deu o golpe permitirá a candidatura de Lula. Enquanto a oposição pensa o P4R, a situação – que tem o jogo na mão – já planeja o cheque-pastor.

Não se limitará a impedir a candidatura de Lula, mas sua própria participação na campanha. Constatou o óbvio: que Lula é não apenas o candidato mais forte, mas também o eleitor mais influente. Por isso, há versões sustentando que haverá prisão – sim – e de prazo suficientemente prolongado para tirar Lula da campanha, vetando até seus depoimentos de apoio a candidatos.

Ilusão 3 – a vitória fácil sobre Temer

Há a ilusão de que o desastre Temer é suficientemente eloquente para inviabilizar candidaturas de direita – de Bolsonaro a Geraldo Alckmin. É possível, mas com um mínimo de articulação. Oposição não nasce das cinzas, como uma fênix.

O fator Lula – na condição de maior força da esquerda – até certo ponto minimizava as quizílias entre partidos de oposição. Quando se constatar a impossibilidade de Lula candidato, haverá choro e ranger de dentes – e tiros para todo lado, uma corrida para ver quem sai na pole position que, se não houver conversas e acordos prévios, poderá ser fratricida.

Será uma eleição dificílima, mesmo tendo do outro lado a sombra do mais execrável presidente da história.

No TSE (Tribunal Superior Eleitoral) haverá um general implacável, Luiz Fux, que já ameaçou com prisão prévia, busca e apreensão, os produtores de “fake News” – podendo interpretar, a seu talante, o que considera por tal. No pós-mensalão, assim que viu-se com poder, Fux afrontou o Congresso, no episódio dos royalties do petróleo, denotando uma vocação explícita para atos arbitrários. E no TSE, montado em uma legislação que deixa por sua conta definir o que é “fase News”?

Além disso, não se deve apostar tudo na fraqueza dos candidatos de direita. Luciano Huck sempre é uma possibilidade, principalmente se Geraldo Alckmin não alçar voo – e nada indica que voará. É possível que, à luz de pesquisas atuais, o sistema acabe convencendo Huck a beber do cálice da candidatura.

Em suma, para o segundo turno haverá um candidato que independe de mídia – Bolsonaro – e existe a possibilidade concreta de seu adversário ser alguém dito de centro-direita.

Conclusão – recompor o foco

À medida que vai se caminhando para um desfecho, e que cai a esperança de Lula candidato, se não houver uma ocupação rápida de espaço, as oposições serão presas fáceis de manipulações de toda ordem. Hoje em dia, qualquer intriga provoca incêndios violentos. O desespero induz a crenças em balas de prata e chás do Santo Daime.

O Brasil já provou definitivamente que a atual geração de homens públicos é a mais medíocre da história – talvez com algumas exceções na República Velha. Mas a esquerda terá que demonstrar que, pelo menos no seu quintal, há análise estratégica, bom senso e desprendimento.

Suas lideranças terão que, rapidamente, sentar e começar a negociar.

Talvez esta seja a grande contribuição de Lula, antes de consumado seu sacrifício.

 

Luis Nassif

121 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não contem com o PT para um capitulacionismo vil

    1. Não tem a mais remota importância o que vai acontecer nos próximos dias e ou semanas. A decisão do Partido dos Trabalhadores já está tomada: Luiz Inácio Lula da Silva será inscrito como o candidato do partido no dia 15 de agosto de 2018. 

    2. Quem quiser capitular e se ajoelhar na frente do golpe e dos golpistas, que o faça por sua própria conta e risco. Só não conte com o PT para isso. 

    3. O verme Fux fica no TSE até 14 de agosto de 2018, quando termina o seu patético biênio naquele tribunal. Sequer vai participar do julgamento da candidatura do Lula, que, como foi dito, será inscrita em 15 de agosto de 2018.

    4. Lula será o grande eleitor desse pleito, independentemente do que a ditadura faça com ele. E bastará uma palavra ou um aceno para que dezenas de milhões de pessoas saibam o que fazer no dia 07 de outubro de 2018. 

    5. A única solução para essa corja de golpistas é MATAR Lula. Fora disso, quanto mais o perseguirem, mais ele vai crescer. 

    E que siga o baile. Quem estiver cansado ou com vontade de se ajoelhar, que vá para casa e se esconda embaixo da cama. Para quem quiser lutar, e muita gente quer, o campo estará aberto. 

    1. Erro monumental da análise do Nassif
      Impedir lula de falar é mais um tiro no pé dos golpistas
      O discurso já fica pronto:”sequer querem que ele fale, querem impedir que vcs se lembrem do período de governo dele”
      É só fazer campanha dizendo de 2002 a 2010: o salário subiu, etc e tal
      Lembrar esse período.
      Lula preso e incomunicável é um banho de votos no PT
      O Nassif talvez esteja se esquecendo do episódio da CSN e o efeito nas eleições.
      O povo brasileiro, despolitizado, adora tomar partido em casos de injustiça. Até em BBB.
      Sinto muito, mas calar o lula hj é impossível. Antes dele ter governado , até seria possível.
      O porteiro aqui do prédio, despolitizado , agora me pergunta “se o homem volta”.
      Não necessita discurso do lula. Essa proibição agucaria mais a percepção de “estão atacando ele pois ganhamos algo dele”. Raciocínio simplorio de camadas despolitizado e mal informadas, nas se a globo sempre apostou em manter a população assim, muitas vezes o remédio tem efeito adverso.

    2. Não contem com o PT…
      ESPERO, COM TODAS AS MINHAS ESPERANÇAS, QUE VOCÊ ESTEJA CERTO.
      SÓ QUANDO O PT RESSURGIR DAS ESCARAMUÇAS DOS GOLPISTAS, PODERÁ SE SENTAR À MESA PARA COMANDAR UMA FRENTE DAS ESQUERDAS PARA A ” EVENTUALIDADE” DE ALGUMA ELEIÇÃO FUTURA…
      PORQUE ESSA…

    3. “A única solução para essa
      “A única solução para essa corja de golpistas é MATAR Lula. Fora disso, quanto mais o perseguirem, mais ele vai crescer. ”

      E você acha que isso não está nos planos deles? Lula “suicidado” na prisão?
      Não quero Lula mártir. É preferível que peça asilo político. Não é nenhuma vergonha; ainda mais se tratando de alguém que tanto fez pelo Brasil.

      1. Asilo sim

        Estou de acordo. Lula pediria asilo no Uruguai e transmitiria livremente mensagens políticas diárias em apoio ao candidato apoiado pelo PT: Haddad? Requião? 

        Caso aceite a prisão passivamente será silenciado, pelo menos até as eleições (se acontecerem).

    4. Teoria do fato consumado?

      Não Diogo, o campo não está aberto. 

      Pelo menos não o campo onde Lula escolheu lutar.

      Admiro sua capacidade militante de argumentação, há tempos!

      Mas o fato é:

      As escolhas de Lula (e quem sou eu para duvidar da honestidade delas?) nos levaram a um ponto de não-retorno.

      E não foi de agora.

      Vem lá de 2006.

      Não adianta o contorcionismo teleológico de dizer que só falamos isso agora que os fatos estão na mesa!

      Sim, isso é óbvio, a na História, só sabemos se é suicídio ou tentativa de suicídio depois que o tempo afirma o evento como verdade.

      Mas o fato de conhecermos as supostas causas e efeitos de eventos históricos não implica em concordar, de antemão, que eles sempre se comportariam da mesma maneira, caso os eventos pudessem se repetir.

      Então, você irá me perguntar: Qual o sentido de ficar perguntando se poderia ser diferente, uma vez que não foi?

      É justamente esse vício teleologista que nos impede de alterar as condições históricas as quais ainda podemos manipular.

      Onde estamos, caro Diogo, tanto faz se é Lula, ou qualquer pessoa ungida por ele, se teremos ou não teremos eleições.

      Não faz mais sentido lutar dentro dos limites da institucionalidade consentida.

      Quando abrimos mão de debater sequer a chance de imaginar um outro cenário qualquer, abrimos mão da subjetividade que impregna a História.

      A realidade não pode ser (e não é) uma interdição. Uma sentença definitiva!

      Por mais que eu reconehça (e eu reconheço, isso não ironia) a grandeza do Lula e seu papel nas nossas vidas, eu não posso acreditar que dada a grandeza do que vivemos (no mundo todo, e principalmente no “mundo” chamado Barsil) que tudo se resuma a se Lula vai ser preso ou não, e se pode ser candidato ou não.

      Acreidtar nisso é desumanizar Lula, tal e qual pretendem seus algozes, mas com intenções diversas (é claro) e com sinal trocado.

      Alguém de nós precisa pagar o “resgate” de Lula, resgatá-lo à força, ou deixar que os sequestradores definam seu fim.

      Lula não pode fazer nenhuma das três hipóteses.

      Podia em 2006. 

      Agora Inês é morta.

    5. Solução? Matar Lula? Pegue o

      Solução? Matar Lula? Pegue o efeito do suicídio do Getúlio no povão e multiplique por 10. Muitos que agora parecem ser apenas um eleitor passivo do Lula serão mais petistas e lulistas que o Diogo Costa.

      Matar um líder dessa natureza é criar um mártir eterno. Aí não se livram nunca dele. Estará na dimensão mítica de um Che. Prisão também não serve. Só assassinato de reputação. Teriam que conseguir que o próprio Dirceu, sob tortura, delatasse o Lula. Só assim, nem mais um Palocci serve.

  2. Nâo vai acontecer nada de bom…

    Ninguém vai se unir ou planejar coisa alguma!

    Estão paralizados como esquilos surpreendidos por uma lanterna forte.

    Só vão sair do transe para brigar entre si e reclamar de tudo, mas sem apresentar soluções.

    O Golpe não vai deixar pedra sobre pedra.

    O Brasil acabou. E para sempre.

    1. Para sempre eu não sei, acho
      Para sempre eu não sei, acho que é muito tempo, agora que o país está acabado e sendo reduzido a uma grande colônia, isso tá. Até quando isso vai durar não há como prevê. A História é imprevisível.

    2. Vão brigar e chegar as vias

      Vão brigar e chegar as vias de fato pelo aumento de privilégio(s).

      Talvez a emissora oficial de qualquer golpe faça um realuty show com eles trancafiados num resort de algum deles tramando quem vai esgoelar quem. 

       

  3.  Queremos Barrabás…Ecco

    Imagem relacionada

     

    Queremos Barrabás…Ecco Homo…Ecce Homo…. este é o Homem… este foi o grito que brotou do meio daquela multidão de manifestoches manipulados pelos escribas, que hoje se chamam jornazistas…

     

    …Homem de Exceção

     

    Queremos Barrabás….Carmem Lúcia aos pés da Shell e Globo…..se os golpistas quiserem, darão um jeito de prolongar a estadia de Fux frente ao TSE, caso não enquadrem Rosa Weber, o que de fato ocorrerá: esta é facílima de ser enquadrada: acabou de arquivar mais um processo contra Serra….talvez a esquerda se una na cadeia:  não se uniu na disputa para a prefeitura de SP – Haddad para um lado e Erundina prá outro –  : ao que tudo indica, não será neste ano que ocorrerá a união do campo progressista.

     

     

    A elite do atraso nada de braçada…

     

    A elite do atraso, escravista, vira-lata,  colonial,  tem um Know-how  em dar golpes em conluio com os EUA….sim, nossa classe dominante entende do bordado: a cada 20 anos tem um golpe de estado para destituir o campo progressista e zerar o pais, como está ocorrendo neste momento: não está ficando pedra sobre pedra, pois tudo está sendo entregue aos vencedores desta guerra: energia, pré-sal, aquíferos, biodiversidade, ciência e tecnologia, saúde, previdência, base de Alcântara, Embraer….não sobra nem mesmo a Casa da Moeda, o que nos faz crer que nem no Iraque pós-invasão foi assim: lá, as províncias ficaram com parte do petróleo para manutenção do Estado, enquanto que aqui nem isso…dizem que o vencedores desta guerra deixarão que o Brasil ficará com 10% do pré-sal, será…

     

    Falou o lider do golpe…

     

    Resultado de imagem para fhc e bill clinton

     

    FHC no papel de escória do mundo: na foto, feliz sendo traçado por Clinton, o comelão…

     

    Dias atrás, quando FHC soltou mais uma de suas bravatas ao se compadecer de Lula na cadeia, vi naquilo nada mais nada menos do que uma teatralização: ele estava repetindo, mas so da boca prá fora, o Carlos Lacerda arrependido de ter liderado o golpe e, derrotado, procurando Jango… nem isso FHC fará: vai de táxi…quer dizer, de Luciano Huck….

     

    De JK = Lula. Eu só vi a tomar conhecimento da existência de JK em algum livro de história, onde estava escrito que ele havia construído Brasília e nada sobre outras dados, como por exemplo que ele havia sido acusado de ser corrupto e de ter apartamento ou mesmo de ter sido cassado pela ditadura, de forma que, como nascido em 1959, só sabia disso sobre o ex-presidente, achava estranho aquele nome difícil de escrever: apenas isso…e isso se repetirá com as novas gerações em relação a Lula..o golpe havia colocado em ação a Operação Amnésia para que JK fosse esquecido pela população: ninguém sabia que, como Lula, ele seria imbatível nas eleições de 65: que foram suspensas para atender aos caprichos dos donos do golpe, a Globo e EUA…

     

    Ontem a Panair do Brasil, hoje a Odebrecht, Embraer, OAS: tudo está virando pó….quanto a Lula, a saida são os Comitês em sua defesa e em defesa da democracia….a luta pela democracia será longa  mas, como disse Lula, a luta continua….não sabemos em que condições se dará essa luta, mas o que noto é que o México é aqui….queremos Barrabás…em termos de redes sociais como imprensa alternativa, há o pretexto de “combate às fake news” para combater a verdade: se não sair no JN não é verdade…

     

    Importante pensar nos próximos passos do adversário para, assim, contê-lo….por essa falta de visão com base em alguma lógica, nem mesmo um sistema de informação o campo progressista colocou em prática e muito menos preparou a população para que fosse evitado o golpe que, nesse país, estando o trabalhismo no poder, é inevitável….quadros na área militar: cadê…

     

    Honoré Daumier|: a caricatura como denúncia social

     

    https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/835704

     

    Sobre a engenharia social….

     

    Ficha Youtube:

     

    Ecce Homo é uma série televisiva em forma de documentário composta por 26 episódios que foi produzida pela empresa canadense “Coscient Group Inc.”. Ela apresenta as múltiplas formas de expressão e organização das sociedades humanas, como o trabalho, a escrita, a religião, a família e o amor, por exemplo.

     

     

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLHySNN1ecBoEHGTlB6Z0GxU05KAorShZg

     

    Outra forma de análise do presente e de antevisão do futuro é o materialismo histórico e dialético e suas categorias, como por exemplo a luta de classes.

     

    https://www.marxists.org/portugues/stalin/1938/09/mat-dia-hist.htm

     

    “Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles, ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.” (Wiki).

     

  4. Lula não será mártir..

    Essa ideia sempre esteve completamente equivocada, eu acho.. Lula não vai se tornar um mártir.. um Mandela brasileiro.. isso é infantil..

    A prisão de Lula, combinada com a inação do PT, está destruindo a imagem do líder, não construíndo.. até hoje, o PT se comportou como um vampiro, em relação ao Lula, não sei nem se por incentivo do próprio Lula..

    .. mas o fato é que ele está enfraquecendo..

    .. o PT está entrando para história como um partido incapaz, formado por gente incapaz para o jogo político..

    .. o cara que perdeu o emprego e está com a família debaixo da ponte, enxerga muito mal essa falta de combatividade do PT..

    .. eu diria que o PT se tornou – apenas – um jogador mal sucedido, em meio a tanta sacanagem.. e não um partido do povo, como deveria ser..

    .. conclusão: a destruição do Lula será a destruição de toda a esquerda..

    .. PC do B, Psol, Boulos, Ciro (faz me rir), isso não vale nada para o povo, não significa nada nesse jogo político..

    .. são um bando de espertinhos que tomaram conta das esquerdas e tentam se dar bem numa suposta reação popular no voto..

    .. eu acho que – de novo, né? – quem vai ganhar as próximas eleições serão a abstenção, o voto nulo e em branco..

    .. e vamos passar os próximos 20 anos ruminando nossa incapacidade.. a melhor saída para o Brasil será, de novo, o aeroporto.

  5. Sem Lula é fraude!

    Lula, o PT, a esquerda e o povo têm seguido as normas jurídicas vigentes, mesmo conscientes de que a sentença é injusta, sem provas e sem crime. Isso é próprio de um povo honesto e ordeiro.

    Quando acabem as instâncias da justiça (STF) aí sim haverá um impasse, o povo não acredita na culpa do Lula e as ruas deverão exigir as “provas” e um resumo consistente da sentencia, caso contrário deverá haver ruptura e desobediência civil. Sem Lula a eleição é fraude e ponto, até eles não demonstrarem a culpabilidade.

  6. O Brasil se tornou uma coisa

    O Brasil se tornou uma coisa tão irracional que sinceramente nessa altura do campeonato não tenho a mínima ideia não só de quem vai governar o país mas como se dará essa ingovernabilidade. Na prática, o Braisil hoje, com a estrutura política que tem, é ingovernável. 

  7. O centro democrático (e a democracia) acabou

    É fenômeno mundial: as nações estão (ou vão entrar) numa espécie de estado de excessão prenamente, às vezes mais explícito, como aqui, às vezes disfarçado, como França e EUA. No Brasil a situação é pior, por conta da desigualdade.

    A centro-direita e a centro-esquerda formava governos de administração de crise “civilizados”, fazendo o amortecimento entre o povão e o neoliberalismo e seus representantes (banca, corporações, agronegócio, classes médias, mídia, judiciário). Eram regimes polidos, que jogavam o jogo institucional e democrático.

    Este jogo acabou com a crise do capitalismo neoliberal. Com algumas excessões (como Alemnaha que ainda têm gordura econômica para queimar) os únicos regimes que mantêm alguma ordem são governos autoritários ou semi-autoritários.

    Os cenários futuros para o Brasil são 3:

    1 – O caos econômico, social e institucional continua por vários anos, com ou sem eleições.  É o mais provável, ainda mais porque beneficia das aves de rapina econômica: China, EUA, Europa, Banca, Corporações e aliados internos neoliberais e clientelistas.

    2 -Governo autoritário de direita. Segundo mais provável. A rapina continua, mas com certa ordem. Alguém como Bolsonaro, Alckmin ou um outsider (como Huck) compõe com as forças neoliberais e faz um coverno neoliberal na economia, conservador nos costumes e repressor com o povoo, para controlar a insatisfação social com a crise que vai se aprofundar.

    3- Gverno autoritário de esquerda. Pouco provável. Apenas Ciro tem este perfil, mas dioficilmente deixam alguem como el chegar lá. Seria declarado inimigo pelos EUA, Europa e aliados internos e enfrentaria uma guerra híbrida imediatamente, muito mais feroz do a que empreenderam contra Dilma. Teria que controlar a mídia, o judiciário e a banca e se aliar ao exército num projeto nacionalista-desenvolvimentista. Seria próximo do que é a Rússia, hoje. É a opção menos pior para o povo, mas improvável.

    Sejamos realistas. Esqueçam a democracia, as instituições, o estado de direitos. São falsas ilusões. Este tempo acabou.

    1. Um pequeno, porém importante senão…

      Permita-me.

      Nunca houve senão alguma ilusão de Democracia nos sistemas capitalistas.

      Ora bolas, Democracia é, essencialmente, a possibilidade de alteração das estruturas de poder vigente pelo voto e dos sistemas indiretos de representatividade (mandatos).

      Em nenhum tempo da História houve essa ruptura possibilitada pela via democrática, e quando ela apontava para tanto, foi rompida a ordem que a permitia, com exemplo clássico no Chile de 73.

      Sequer os arranjos capitalistas foram respeitados, como em Jango 64 e Dilma 2016.

      Bastou a ameaça a imposição dos papeis relativos às nações no tabuleiro geopolítico internacional, para que as castas de interesses se movimentassem para apear dos governos os intrusos reformistas.

      O que a esquerda, ao longo dos séculos, tem feito é tentar emergir da sufocante ditadura do capital e do controle ideológico cruel que leva a maioria a crer que vive “em liberdade”.

      Bem, às vezes nem a esquerda consegue escapar de si mesma…

  8. As ilusões têm que ser

    As ilusões têm que ser mantidas até se tornarem realidades. Seja daqui a 1 mês, 1 ano, 1 século. Não teve uma tal de guerra dos cem anos ? Claro que as esquerdas já deveriam estar reunidas, mas em torno de Lula e não para Plano B. Isto não é seita, não é religião, não é achar que Lula é o único, ele só é o melhor no momento e tem demonstrado QUERER o protagonismo. Cair fora por vontade própria é  fraqueza, pior, covardia, e dar tudo de graça. Vai ser alijado ? Vai, sobre isso não há ilusões. Mas não será gratuito, o golpe pagará um preço. Daqui a cem anos ? Conjecturas !  Peloponeso, guerra interna da Grécia antiga durou quase 30 anos. Mais recente, no oriente médio, entre países, durou 6 dias. Ambas, na minha visão, foram vencidas pelo lado errado, mas isso é outra estória. Ilusão é achar  que Lula não terá saída e ESSE golpe terá. Em 64, apesar da ilegitimidade, das fake News, da violência, o que não é pouca coisa, o golpe foi bem aceito no início por ter apresentado resultados. Tinha cabeça, tronco e membros. Só 2 comparações: Castelo Branco/Temer; Golbery/Etchegoyen. Mesmo assim se exauriu. A cada dia se torna mais evidente que ninguém, NINGUÉM, está ganhando com essa quadrilha. Nem ela própria, seus ganhos não são ganhos, são produto de rapina. Minha tese (não comprovada) é de que não se exauriu ainda devido a gordura que todas as classes tinham para queimar, acumulada a partir de 2002. Mas que está chegando ao fim e ao ranço. Ilusão que tem que findar é a de que Huck ou Bolsonaro ou Alkmin possam oferecer algo melhor do que a quadrilha. Finalizo com uma afirmativa do Arkx, que tomo emprestada, pois concordo plenamente com ele: “Ninguém conseguirá superar a atual crise, nem Lula, nem as FFAA, ou qualquer outro candidato, sem aplicar as medidas populares”. 

    1. O Setor externo está

      O Setor externo está ganhando, e muito !!!!

      É só ensaiarmos sair desse buraco que o mundo despejará bombas aqui a fim do nos mantermos neles. E os contratos assinados pela quadrilha serão as justificativas. 

      Se ver se que ninguém estar ganhando e chegarmos ao consenso, rasgaremos os contratos, e as bombas começarão a cair nas nossas cabeças, e começaremos a matarmos-no uns aos outros, até porque nossas FA´s são polícias de estrangeiros aqui.

      Isso aqui vai virar Síria, com a diferença que Assad vai perder aqui feio.

      1. Sim, Marcelo, o setor

        Sim, Marcelo, o setor externo, parte importante do golpe, está ganhando. É difícil num comentário abordar todos os aspectos. Eu quis me referir apenas aos internos, onde a ralé dos novos escravos sempre sofre mais mas a “elite do atraso” não vai ficar imune, muito menos o recheio desse sanduiche. Só que entendo pelo que você diz que você considera que não há saída, vamos perder com Lula, com FFAA, com quem quer que seja. Isso eu não concordo. A saída não tem materialidade definida, ela tem que ser construída dia a dia, e NESTE momento, Lula se me afigura como o melhor artífice. 

  9. Sempre achei………….

    remota a possibilidade de Lula ser preso, afirmei isto varias vezes neste espaço………..Quanto a inabilitação à eleição, não tinha nenhuma duvida a respeito, deixar Lula participar ao pleito so se ele tivesse um nivel de intenção de voto muito baixo e em nome de uma “aparencia” de democracia.

    Devo dar a mão a palmatoria e confessar que a “remota possibilidade” não me parece tão remota assim, neste momento….. A tal da ditadura (com supremo, com tudo…), vai tirando os veus, um a um, e mostra a sua carranca monstruosa sem vergonhas e sem complexos…..

    Mas na minha opinião, a capacidade de mobilização de Lula e aliados, e o risco do “Lula martir”, continua a fazer parte dos calculos dos golpista, e é dado fundamental a se levar em conta….

    “Puxando pela memoria”, lembro que ja houve uma outra tentativa de prisão de Lula(março 2016, coercitiva..), que não foi a diante por motivos algo obscuros….Talvez não fosse o momento?A turminha da lavarato foi com muita sede ao pote?Talvez…

    Algumas ideias me passam pela cabeça…….talvez todo esse “teatrinho judicial” (Curitiba, Porto Alegre e Brasilia)com uma dramartuguia digna de novela da globo, tivesse objetivos “secundarios e dissimulados”……..Testar a capacidade de resistencia e mobilização do campo progressista e ao mesmo tempo cansar/enfraquecer a resistencia no tempo e no espaço….Acho que chegaram a conclusão que a resistencia, neste momento, é “controlavel/gerenciavel” e que podem seguir com o plano……O que me leva a supor que essa(s) intervenção militar, no Rio, seja algo(tambem) como uma prevenção/propaganda contra quaquer tipo de manifestação da resistencia com a prisão de Lula…Se tiver manif, tome milico nas fuças……..

    Pensado num futuro a medio prazo pois o a curto prazo ne parece sombrio, e se penso na ultima ditadura que tivemos, me pergunto o que eles pensam no medio/longo prazo….A ditadura de 64/68 teve  o “milagre economico” para manter a boa parte da população(sobretudo a classe media) no sonho “Brasil que vai pra frente”…..Hoje, não se tem a menor possibilidade de algo desse tipo……Como manter esse golpe em pé, me parece, a medio prazo, impossivel…

     

     

     

  10. Um xadrez ruim.

    Primeiro e grave erro:

    Considerar que o que acontece hoje no judiciário é um desvio, uma exceção.

    Não!

    Essa é a essência do judiciário, desde sempre.

    Não só do judiciário, é verdade, mas de todo o estamento que lhe dá causa.

    A famigerada legislação que permite a prisão preventiva (e que tão bem serve ao enjaulamento dos indesejáveis de sempre) só passou a ser considerada por nós uma aberração (salvo honrosas exceções) quando passou a atacar os indesejáveis de agora (PT, Lula e aliados).

    Está lá no 312 do CPP: “(…) para garantir a ordem pública(…)”. Mais “subjetivo e heremenêutico” que isso, impossível.

    O problema é que antes, a impressão é que havia alguma normalidade (e de fato, nunca houve), e agora imaginamos viver um drama.

    Desde 1889, raros foram os momentos de eleições e dentre esses momentos, poucas eleições poderiam ser assim consideradas (boa parte foi de voto censitário, sem voto universal e secreto).

    Dos eleitos, poucos concluíram seus mandatos.

    Durante a ditadura recente, o stf e o judiciário seguiram dando aparência legal ao autoritarismo.

    Se é verdade que nossa comissão da verdade emperrou com os militares, mais verdade ainda é que nunca chegou (nem chegará) ao judiciário, assim como as delações de hoje.

    Cadê a delação de régis fichtner (ex-secretário de gabinete de cabral, o homem que articulava com os advogados e juízes e procuradores)?

    Cadê a delação de joninhas (jonas lopes de carvalho filho ou jr), ex-presidente do TCE-RJ?

    Isso só para citar o RJ, território de influência de zveiter e fux.

    Foi justamente essa crença difundida por Nassif, que levou a boa parte do PT a acreditar que poderia lidar com esses “desvios”, sem alterar a estrutura.

    Considerar o funcionamento do judiciário brasileiro em algum tempo como algo “normal” é assentir o projeto das elites que o controlam.

    Outro ponto crucial do xadrez:

    Considerar Lula uma vítima desse “processo”.

    Não!

    Ele escolheu esse caminho desde 2006, quando jogou peças importantes de seu esquema político às feras, como se pudesse conter o pantagruélico apetite daqueles que já sabiam que teriamos o pré-sal, por exemplo!

    Lula imagina poder negociar as condições de seu próprio sequestro e resgate.

    É da natureza dele.

    Faz parte de sua “ambiguidade” (e todos nós não temos ambiguidades?).

    E a prova de nossa ambiguidades está aí acima, nesse xadrez:

    Queremos acreditar que haverá eleições, e havendo, temos espaço para manobrar seu resultado!

    Mesmo que haja, fica a pergunta:

    Quem da esquerda se coloca para governar (mandato de apenas 4 anos) com o “futuro” congresso e esse mesmo judiciário?

    Vai servir para quê mesmo?

    Queremos a omelete, mas com ovos intactos!

  11. Já emiti minha opinião aqui

    Já emiti minha opinião aqui em outras oportunidades: seria dolorido demais ver Lula preso por tudo o que ele fez pelo país. Ainda mais preso por esses golpistas asquerosos.

    Lula deveria pedir asilo político em algum país amigo e comandar a oposição do exílio. Gravar uma enorme quantidade de vídeos se dirirgindo ao povo e influir nas eleições. Sei que não quer passar à história como fugitivo mas, como especulado acima, é capaz de ser “suicidado” na cadeia.

     

    1. A armadilha dos mitos.

       

      O mito se baseia em algumas premissas, e no campo político podemos destacar:

      – a infalibilidade: ainda que cometendo erros, há toda uma narrativa ao redor dos mitos políticos, delegando a responsabilidade dos “erros” a terceiros, ou impondo uma lógica de fatalidade irrecorrível, ou seja, nada que fosse feito daria resultado melhor;

      – a invencibilidade: o mito é morto ou se mata, mas não se entrega!

      – a coragem e o destemor: associado a condição anterior, o mito não foge!

      – a instranscenbilidade do mito: as qualidades do mito não são herdadas ou transferidas, a não ser que o sucessor o mate (simbolicamente) e “coma” suas qualidades.

      – a tentativa do controle do tempo dos demais: as ações do mito obedecem ao tempo que imaginam necessário para concluírem seus ciclos. Napoleão e Hitler não podiam (e nem queriam) esperar pelo fim do inverno russo. 

      É essa triste lógica que faz com que os mitos (como Lula) não peçam asilo, nem saiam do campo de conflito.

      Nenhum dos grandes personagens de 64, quando exilados, conseguiram manter seu capital político e poder de influência.

      O maior deles, Brizola, amargou mesmo entre nós (da esquerda) a fama de fujão e em 89, nós da Juventude Petista cantávamos para a irritação dos brizolistas em desafio suicida quando panfletávamos na SAARA e arredores, para o comício de Lula na Cinelândia: “lá, lá, lá Brizola, de calcinha e camisola”.

      Alusão a lenda de que ele teria fugido disfarçado de mulher.

      Quem nos entregou os panfletos foi o nosso “comandante” Zé Dirceu. Bons tempos!

      Quem nos entregou os panfletos foi o nosso “comandante” Zé Dirceu. Bons tempos!

    2. Quem destruir a imagem do Presidente Lula. Farão qualquer coisa.

      Apoio esta ideia sensata já exposta aqui pelo jornalista Cristiano Scarpelli. Querem humilhar o ex-Presidente de uma forma mais vil do que fizeram como o Reitor Cancellier da UFSC. Vão colocar algemas nos punhos e nos pés, raspar sua cabeça e sua barba, colocá-lo em uniforme de presidiário igual dos irmãos metralha e aí vai chegar a Globo fazendo uma “reporcagem” pior do que uma condenação à morte, vão repetí-la exaustivamente, vão distribuí-la para todas as agências estrangeiras, com o máximo de humilhação possível. Depois vão proibi-lo de abrir a boca, escrever cartas de apoio e, finalmente, vão colocá-lo num presídio de presos perigosos (talvez a cúpula do golpe, os EUA, levem-no para Guantánamo) e homicidas e então um “acidente” ocorrerá e ficarão livres dele para sempre. Os golpistas são capazes de tudo! Já provaram isso.

       

      https://jornalggn.com.br/blog/cristianoscarpelli/corra-lula-corra-por-cristiano-scarpelli

  12. Se for isso que pretendem,

    Se for isso que pretendem, colocar o Lula incomunicável numa masmorra, impedido de apoiar candidato, até por osmose, a coisa complica de vez. Aiinda mais pretendendo que nós de esquerda vá de “voto útil” no candidato deles, Huk, Alkimin ou sei lá quem, contra a “ameaça Bolsonaro”. Não rola, é wishful thinking do Merval. 

    Acho que muitos eleitores do Lula estão até dispostos a aceitar a inviabilidade da candidatura dele, e aceitem uma eleição com um forte subsituto apoiado por ele. Agora, inviabilizar o candidato apoiado por Lula, é não deixar outra saída para a esquerda senão boicotar as eleições, buscar formas de desobediência civil e sei lá mais o que.

    Se as Forças Armadas não se prontificarem a reprimir os movimentos sociais o próprio PT, suas lideranças e parlamentares, haverá um impasse, um nó que não se desata. Se as FA se prontificarem aí sim, temos a solução, a paz dos cemitérios.

  13. Professor Wanderley está entre os aflitos que se precipitam…

    … ao embarcar na onda Ciro, e culpar Lula pela própria perseguição que vem sofrendo. O que ele, Wanderley, faria, se estivesse no lugar do Lula? Fugiria para… (onde???) e designaria Ciro Gomes como o candidato apoiado por Lula? Isso, após todo o falatório do Ciro dizendo que “fere a inteligência do cidadão médio” dizer que houve golpe e acreditar que o Judiciário está perseguindo Lula? Se Lula se refugiar noutro país, não duvido nada que o Ciro comece a dar entrevistas acusando-o de covarde, fujão, etc. Ciro parece mais interessado em conquistar o eleitorado classe média (1/5 da população, no máximo) que as massas lulistas. Vai entender!

    A multiplicidade de candidaturas presidenciais de esquerda atende também a uma necessidade que ninguém menciona: aumentar ao máximo a presença da esquerda na Câmara e no Senado. O PDT não é um partido de esquerda digno desse nome, haja vista seu comportamento durante as votações do Golpe. PC do B e PSOL, sim; PT, obviamente, também.
    Ciro, caso ganhe as eleições, se não tiver maioria sólida no parlamento, em menos de um ano, será impixado facilmente com qualquer pretexto idiota – a menos, é claro, que traia o próprio discurso e faça um governo ao agrado do capital financeiro internacional.

    Será que ele acredita que poderia governar apenas com o apoio dos deputados do PDT? O (P)MDB, que Ciro não perde a chance de fustigar em bloco, pode muito bem manter a força no Parlamento.

    Espero que Lula esteja levando a sério a ameaça de que o prendam e o mantenham incomunicável. Espero que tome providências preventivas. Vídeos pré-gravados por ele podem ser divulgados na Internet a partir de computadores de brasileiros simpáticos a ele no estrangeiro – nem ditaduras conseguem impedir a circulação de material na Internet.

    Se estivesse refugiado numa embaixada estrangeira, poderia mesmo assim inscrever-se como candidato? Perderia a chance de fazer suas lindas Caravanas, mas não a de gravar vídeos e entrevistas e tê-los divulgados. Presos, provavelmente perderá tudo isso, além da liberdade.

    Que país aceitaria conceder refúgio a Lula nessas condições? Inglaterra? Venezuela? Uruguai? Cuba?

     

     

     

    1. ciro é minúsculo

      Não vamos esquecer que o Ciro após as inúmeras saídas de governos e trocas de partido, foi em ano sabático em Harvard para conseguir selo de validade do tio sam.

      Ciro é instável e inconfiável até para Ciro.

    1. Pois é. Em 1899, o governo

      Pois é. Em 1899, o governo chinês passou com os tanques por cima dos “junhistas” deles e hoje a China é tudo isso que estamos vendo. Por aqui, em 2013, todo mundo foi republicano e democrático, todo mundo achou bonita aquela juventude nas ruas… Deu no que deu.

  14. A solução está com os
    A solução está com os loucos(irracionais) não é isso q o stf e políticos estão fazendo!?(ou desfazendo!?Sei lá)Gilmar Mendes e Aécio q o digam(fizeram escola!)

  15. Paranoia?

    Já existem múltiplos indícios de que setores sem voto desejam melar as eleições deste ano.

    O próximo dia 31 deve ser um momento a ser visto com preocupação.

    O governo fraco de MT, refém das FFAA, nada fará quando setores militares, inclusive da ativa, resolverem comemorar o golpe de 1964.

    O Ministério da Defesa, agora sob a batuta de um General, deve dar seu apoio discreto à provocação, fingir que não viu, ou até subir o tom.

    As reações, evidentemente, são esperadas e fazem parte da estratégia de provocação.

    Não surpreenderiam se fabricassem um “Márcio Moreira Alves” fake para ser o estopim capaz de criar o clima propício à “suspensão” das eleições de outubro, ou, “na melhor das hipóteses”, alavancar a candidatura Bolsonaro que poderia crescer em um clima de confronto explícito.

    1. E pur si muove

      Galila, transmissão de pensamento. Hoje de manhã pensei exatamente nisso, vamos acompanhar atentamente como será o dia 31 de março nos quartéis e a ordem do dia. Andou meio apagado nos últimos anos, mas agora, devido ao protagonismo dos militares no atual governo, é de se esperar que os comandantes resolvam botar as mangas e os braços de fora. E, claro, não está descartado um novo Mrcio Moreira Alves. 

      Subscrevo teu comentário com exceção da parte do Bolsonaro. O Etchegoyen jamais – jamais – fará continência para um capitão. Fora de questão. Atenção 31 de março. 

  16. O fantoche do imperialismo acabou de vender o céu…

    O regime golpista, fantoche viralata a serviço dos interesses do imperialismo, acaba de entregar aos americanos nosso espaço aėreo: para nós, nem o cėu restou 

    http://www.robertorequiao.com.br/senado-aprova-a-toque-de-caixa-cessao-do-espaco-aereo-denuncia-requiao/

    Precisamos urgentemente nos transformar, cada um de nós, num Lula Livre, Comitê em Defesa de Lula e da Democracia. 

    https://ptnacamara.org.br/portal/2018/01/18/ja-sao-dois-mil-comites-populares-em-defesa-de-lula-e-da-democracia/

    Eu também quero ser um Comitê em Defesa de Lula e da Democracia

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/eu-tambem-quero-ser-um-comite-em-defesa-de-lula-e-da-democracia

    Famílias se mobilizam e criam Comitês de Apoio a Lula em suas casas

    https://blogdacidadania.com.br/2018/01/familias-se-mobilizam-e-criam-comites-de-apoio-lula-em-suas-casas/

     

  17. Todos já sabem há tempos que

    Todos já sabem há tempos que o Lula não será candidato, não permitirão. Petistas e o próprio estão ciente disso, só jogam pra militância o discurso pra tentar capitalizar ao máximo possível o martírio do ex-presidente. Só que a estratégia é arriscada e como bem disse o Nassif talvez não deixem nem ele influenciar a eleição. A solução Ciro Gomes é óbvia e está posta a tempos e dá um cheque-mate nos golpistas que pouco poderão fazer pra impedir sua eleição. Fica complicado dizer que ele é corrupto, tratora quaquer um dos oponentes em debates e com apoio do Lula vira pule de dez, talvez até para um primeiro turno. Até sua incontinência verbal no ambiente que o país vive não lhe atrapalha como antes, o povo hoje interpreta isso mais como sinceridade e firmeza, atributos necessários para o momento de anarquia institucional que o país vive, o discurso de conciliação não cola atualmente, Ciro é homem certo para o país hoje.

    1. Eleito, Ciro vai governar com o PDT?

      Sem base parlamentar, vai ser impixado em 6 meses.

      Se você tem interlocução com o Ciro, por favor, diga a ele pra parar de dar tiro no pé metendo o pau no Lula e no PT.

      Boulos e Manu mantêm suas candidaturas sem deixar de reconhecer que: a) o impíxi foi golpe; e que b) Lula tem direito a disputar as eleições. Com isso, agradam aos eleitores de Lula. Manifestam lealdade, e acima de tudo, inteligência ao fazê-lo.

      Avise o Ciro que a direita não vai votar nele, por mais que ele banque o Macron. Avise que muitos eleitores de Lula têm extrema dificuldade para votar noutro candidato, por não confiarem em mais ninguém. Avise que os eleitores de Lula são muito mais numerosos que a classe média conservadora. Avise que o PT é o partido que detém a maior simpatia do eleitorado brasileiro (dez vezes mais que o PDT). Diga a ele que, até por pragmatismo eleitoreiro, é burrice cortejar a direita detonando Lula e o PT.

      Avise o Ciro pra tomar cuidado e não soltar nenhuma fala machista ao estilo que lhe é próprio se for debater com Manu!

      Prefiro Ciro a Huck e Alckmin… pena que Ciro não ajude Ciro.

      1. O cenário é complexo e os

        O cenário é complexo e os atores políticos pisam em ovos nesta caminhada eleitoral. O Ciro acerta muitas vezes com suas declarações, outra vezes derrapa. Não fixar sua candidatura a de Lula num primeiro momento tem o sentido de não tornar-se alvo dos ataques que obviamente receberia se colocasse nesta situação. Por isso às vezes exagera na acidez das críticas que faz a Lula, que convenhamos, assim como o PT, tem seus erros, e alguns forma bem grandes, neste processo todo.

        E o sentido da crítica não deve ser de quem culpabiliza a vítima, mas de quem deseja corrigir o equívoco da rota a ser seguida. De todo modo a militância petista poderia ser um pouco mais condecendentes com os demais atores de esquerda, pois sempre que o PT de alguma forma não é o protagonista a resistência é muito grande para se aderiar a uma outra sigla. Curiosamente essa necessidade atávica de querer sempre liderar os as chapas quando a coligação é de esquerda não se verifica quando o campo de alianças é menos rigoroso do ponto de vista ideológico e o argumento é a governabilidade, a adesão ao PMDB do Rio é um exemplo disso.

        Certas declarações de parte a parte PT/Lula e Ciro parecem ser fruto de que eestão puxando a corda de lado a lado para negociarem uma composição em melhores condições, e o melhor momento para haver a composição. Mas me parece inevitável que isso aconteça em algum momento da campanha.

        É chegada a hora do PT e de sua militância compreender o momento histórico em que passamos e abrir mão de parte do seu protagonismo no campo da esquerda neste processo eleitoral. Afinal o PT sempre argumentou em favor do pragmatismo quando recebia críticas de parceiros no campo da esquerda, pensando no país a hora é essa de apoiar outro partido,  lembrando que o PDT lhe apoia desde 2002.

         

    2. “Fica complicado dizer que

      “Fica complicado dizer que ele é corrupto”. Também é complicado dizer que Lula é corrupto, mas como uma mentira repetida mil vezes vira verdade, então se tornou fácil. E não foi só mil vezes, foram vários milhares, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Um massacre, todo dia dizendo que Lula era corrupto. A própria Justiça, que deveria ser mais séria que a imprensa, articulou-se para prosseguir com o processo fraudulento e ilegal contra Lula.

      Olha, precisamos parar de sonhar com soluções mágicas, como se fosse possível “enganar” os golpistas, sendo que eles não só tiraram do poder, como vão prender, o líder mais popular da nossa história. Eles estão com toda a força. A única forma de impor uma derrota a eles é frustrar o seu plano de prender o Lula. Isso é de uma obviedade que a esquerda “intelequitual” não consegue entender, pois tem o pensamento confuso e não enxerga o que está na frente. 

      É preciso denunciar que Lula está sendo vítima de uma ilegalidade, de um bando de criminosos que se arvoraram no Ministério Público e no Judiciário para cometer crimes e para fraudar um processo contra Lula. Ele tem imensa popularidade e credibilidade junto ao povo, portanto há chances muito boas de a denúncia repercutir. Mas ninguém faz nada e só fica chorando. A História vai cobrar a conta dessa dita esquerda aí.

      O que vai acontecer nos próximos meses terá impacto por cédadas. Quem tiver mais de 40, nunca mais vai pisar num Brasil democrático de novo.

      Tiraram a Dilma, deixaram… e falava-se, “ah, mas com o Lula seria diferente, o Lula não é a Dilma”. Agora abatem o Lula e tudo bem. Está tudo certo, temos o Ciro, temos o Cicrano, temos o Beltrano. Quando vamos acordar para a realidade? Ah, mas eles tem força? A luta é difícil? E qual luta por acaso já foi fácil?

      A direita morre de medo do Lula e de uma reação, pois ao contrário da esquerda de classe média, a direita tem um sentimento de classe aguçado, sabe que pertencem a uma elite e defendem seus interesses. Por se identificarem como classe, sabem que existe um outro polo, dito “proletariado” ou “povo” (vai do gosto do freguês, não me importo com nomenclaturas), só que a esquerda de classe média, como vive no “meio campo” (é “pequeno-burguesa”, como diria um marxista), não consegue enxergar essa unidade de classe e o seu potencial explosivo.

      A direita é marxista com sinais invertidos e por isso sabem, com toda a clareza, que estão sentados sobre um vulcão. O povo hoje está mais avançado que certa dita classe média “politizada” e tem demonstrado entender o momento, fazendo a leitura correta dele – e apoiam Lula por isso. Só a esquerda de classe média, suas lideranças e porta-vozes, que deveriam ter um papel de qualificar melhor isso e de organizar o povo, jogam para trás. Estão cometendo grave erro histórico, de consequências que não poderão ser medidas. 

  18. LULA PRESO E INCOMUNICÁVEL??

    Espero que Lula esteja levando a sério a ameaça de que o prendam e o mantenham incomunicável. Espero que tome providências preventivas. Vídeos pré-gravados por ele podem ser divulgados na Internet a partir de computadores de brasileiros simpáticos a ele no estrangeiro – nem ditaduras conseguem impedir a circulação de material na Internet.

    Se estivesse refugiado numa embaixada estrangeira, poderia mesmo assim inscrever-se como candidato? Perderia a chance de fazer suas lindas Caravanas, mas não a de gravar vídeos e entrevistas e tê-los divulgados. Preso, provavelmente perderá tudo isso, além da liberdade.

    Que país aceitaria conceder refúgio a Lula nessas condições? Inglaterra? Venezuela? Uruguai? Cuba?

     

     

    1. Golpistas/Globo querem humilhar o Presidente Lula

      A ditadura midiática-judicial, leia-se Globo, quer a prisão do Presidente Lula com o único intuito de humilhá-lo da forma mais covarde possível. No mínimo farão com ele o que fizeram com o Reitor Cancellier, rasparão sua cabeça, colocarão uniforme de detento, algemas nos punhos e nos pés e será conduzido com violência pela milícia da Gestapo brasileira e tudo devidamente filmado pela Globo, sadicamente, no horário nobre de seu asqueroso noticiário, repetido de hora em hora à exaustão e distribuído gratuitamente para as agências internacionais. Chegamos a este ponto de fascismo sem vergonha e sem freios. E tudo por vingança pura e simples pelo crime que Lula não poderia ter cometido: provar que um ex-operário tem muito mais competência para governar o país do que um acadêmico poliglota e pós-graduado e que o país ía muito bem economicamente fora das receitas austericidas do FMI e do “consenso de Washington”. E, como já sabemos, os golpistas são capazes de tudo e não me surpreenderia se Lula já preso sofresse um “acidente” fatal dentro de um presídio, misturado a presos homicidas. A ridícula e medíocre presidenta temporária do “çupremo” já deu a senha: no seu tribunalzinho Lula não terá vez porquê ela não agendará qualquer discussão sobre a presunção de inocência de uma Constituição já descartada pelos golpistas na qual ela era CLÁUSULA PÉTREA; portanto só resta ao ex-Presidente pedir asilo político a um país civilizado onde possa receber um tratamento que deve ser dado a qualquer pessoa, mormente a um líder nacional e mundial como Lula:

      https://jornalggn.com.br/blog/cristianoscarpelli/corra-lula-corra-por-cristiano-scarpelli

       

      PS – Desde o golpe, ou seja, desde a aprovação ilegal do impedimento da Presidenta Dilma (COM O APOIO DO PDT) que venho chamando o atual regime de ditadura midiático-judicial. O tempo confirmou que sob essa ditadura que estamos vivendo.

  19. Não foi dos mais felizes o

    Não foi dos mais felizes o artigo do Editor do Blog,acima de tudo desalentador,pessimista,e o que se convencionou-se chamar de balde de agua fria.Como previ em comentario anterior,Nassif já acenava ou perfilava-se com os artigos do Prof.Santos que,sutilmente e enviesadamente embarcaram na Candidatura de Ciro Gomes.O Xadrez vai muito mais na direção de querer do que prever.O do Fim das Ilusões é a cereja do bolo.Lula será encarcerado,para ir ao sanitario o fará acompanhado por um agente da Policia Federal,e de lá deverá sair somente em 2030.As reações que prevê,não passará de ranger de dentes,uma ou outra manifestação de no maximo 100 pessoas e alguns tiros de festim.Nassif na verdade nunca foi um Lulista.Arrisco-me a dizer,foi ou é muito mais Dilmista.Deveria ser um pouco mais prudente e comedido.A prisão de Lula não será como tomar pirulito de criança,e alguns chamados de cobras criadas,preveeem que o País poderá mergulhar na maior crise institucional da sua historia com a instalação do reino do caos,e o Editor errará da mesma forma quando afirmou nesse espaço que Antonio Anastasia era ou é um politiico acima de qualquer suspeita.Aonde está escrito que cientistas politicos e jornalistas não erram?Aliás,sobre esses assuntos quem pouco tem errado aqui é o acima assinado.arkx está aí para provar a verdade da minha afirmação.

    1. Como o Blog é

      Como o Blog é democratico,permito-me a recomendar a leitura do artigo do jornalista Fernando Brito,A Calmaria e a Tempestade,inclusive ao Editor do Blog.As previsões de ambos chocam-se da mesma forma como o Titanic foi de encontro ao iceberg.

      1. Da mesma forma,alinha-se ao

        Da mesma forma,alinha-se ao meu comentário a opinião do jornalista Kennedy de Alencar.Agora mano,com toda certeza Nassif tem o controle de mais 90% do Blog.Quase a totalidade já abandoram o barco e ingressaram no navio de Ciro Gomes.Nada mais natural que eu os alcunhe de autenticos “bumbeiros”.Contam-se nos dedos os que aqui teem opinião´propria.Efeito manada é isso aí e olhando para frente é que se anda.

        1. Quem está afirmando

          Quem está afirmando peremptoriamente que Lula,pode vir a morrer nas masmorras de Curitiba,mas nunca,jamais,em tempo algum,vai indicar voto em Ciro Gomes,são Luiz Marinho,a bela e desteminada Senadora Gleisi Hoffmann,o galego Jacques Wagner e o acima assinado.Fernando Haddad desde que engrossou o pescoço e deblaterou que para falar com Ciro Gomes não prescisava de autorização de Lula,a carta branca dele ficou amarela.De Lula entendemos nós,e o Moreno Vivo que eu pensei que conhesse alguma coisa,não conhece nada.

  20. Abismo

    O que me abisma, são as forças armadas!

    Em algum lugar nas Escolas militares teria que ter havido noções claras sobre o que é o nacionalismo!

    A segurança física das fronteiras, do espaço aéreo, do solo e sub-solo da nação não poderiam ser ensinadas dissociadas de coisas “Imateriais” como justiça!

    E que o povo desta nação tenha os melhores acessos principalmente a educação!

    É triste ver que as forças armadas estão ocupando os espaço dos remendos de um governo fraudulento!

    Uma nação se faz com nacionalismo, justiça e seu povo!

    Hoje nenhum dos três tem força de valor!

    Então os dias estão se passando, o tempo está passando e não estamos construindo uma nação!

    Uma nação só permanece se seu povo se orgulha dela, se seu povo a vê com indispensável!

    Ser governado por malta de ladrões, cursos de politica “Saiba como governar um pais em 2 semanas”!

    Politica é relação de anos e construída tete a tete…

    Nenhuma nação que quer seu povo apenas como pagadores de impostos, permanece…

    Os EUA são uma nação!

    A história nos ensina que estados, povos desaparecem enquanto outros permanecem!

    Estamos fadados ao desaparecimento melancólico…

    1. Nada mudou, de fato.

      Militares ainda veem a liderança americana como natural.

      Há generais no youtube pedindo apoio aos manifantoches para acabar com o comunismo. 

      A luta contra esse tal de comunismo nada mais é que uma justificativa para a verdadeira luta deles que objetiva manter privilégios de classe – militares, classe média, juízes, bancadas recionárias no Congresso, mídia.

      Já passou da hora de reconhecer que lidamos com uma extrema-direita putrefata que se entregou completamente a fazer uma guerra híbrida, onde a Constituição, a verdade, o conceito de pátria simplesmente morreram.

      Restabelecer nossas utopias não e tarefa simples, não quando chegamos ao ponto de reconhecer que mesmo a direita do Regime Militar tinha um projeto de nação.

      O que nos resta? Um New Labour? Um Macron tupinquim ( a direita adora copias os modelitos estrangeiros)?

      Será que Lula, inviabilizado pelo Golpe, vai se aliar a uma centro-esquerda subserviente (Haddad, Ciro) na esperança de dias melhores, ou vai apoiar alguém mais a esquerda (Boulos), que falando sinceramente, é uma incógnita.

       

  21. Para mim o nome é Ciro Gomes,

    Para mim o nome é Ciro Gomes, é o único que teria condições de vencer, possui um discurso desenvolvimentista e contrário à atual política econômica, e não há motivos para achar que vá cometer estelionato eleitoral. Mas a histeria da polarização não permite nenhuma composiçao em torno dele. Basta ver os ataques que recebe nos comentários deste blog, curioso que ele também recebe ataques nos blogs da direita.

    Disse em outro comentário que Alckmin leva, se houver segundo turno vai ser entre ele e o Bozo.

    A esquerda vai entregar essa eleição de bandeja.

    1. Você é amigo do Ciro?

      Se você tem interlocução com o Ciro, por favor, diga a ele pra parar de dar tiro no pé metendo o pau no Lula e no PT.

      Boulos e Manu mantêm suas candidaturas sem deixar de reconhecer que: a) o impíxi foi golpe; e que b) Lula tem direito a disputar as eleições. Com isso, agradam aos eleitores de Lula. Manifestam lealdade, e acima de tudo, inteligência ao fazê-lo.

      Avise o Ciro que a direita não vai votar nele, por mais que ele banque o Macron. Avise que muitos eleitores de Lula têm extrema dificuldade para votar noutro candidato, por não confiarem em mais ninguém. Avise que os eleitores de Lula são muito mais numerosos que a classe média conservadora. Avise que o PT é o partido que detém a maior simpatia do eleitorado brasileiro (dez vezes mais que o PDT). Diga a ele que, até por pragmatismo eleitoreiro, é burrice cortejar a direita detonando Lula e o PT.

      Avise o Ciro pra tomar cuidado e não soltar nenhuma fala machista ao estilo que lhe é próprio se for debater com Manu!

      Prefiro Ciro a Huck e Alckmin… pena que Ciro não ajude Ciro.

    2. A mim, C. Gomes parece um cavalo de Troia,

      um desfarce para mais do mesmo: globo mandando, judiciário e gestapo tupiniquim enchendo as masmorras de gente que não pensam “certo”. E os brasileiros de classe merdia achando que moram num pais “civilizado”.

      Para aprender, esses merecem algo mais boçal mesmo, a cara deles, tipo assim o Bolsobaro.

    3. Prefiro entregar de bandeja
      Prefiro entregar de bandeja do que votar em candidato do PDT.

      Vocês ainda não entenderam que nestas eleições terá influência a maneira como o golpe do impeachment foi conduzido, os partidos que apoiaram e traíram. Vocês acham que o golpe não existiu, ou se existiu é coisa do passado.

      Claro que o povão em geral, na hora de votar tá nem aí pro golpe. Mas os formadores de opinião, aquela parcela progressista que se sentiu traída pelo PDT, não vai defender a candidatura Ciro nem em conversa de botequim. Além disso, o PT sofre influência de seus simpatizantes mais ativos, que são contra composição com hienas golpistas.

      Para refrescar sua memória:

      GOLPE PDT Câmara: 12 votos contra o golpe, 6 a favor. PDT Senado: 0 votos contra o golpe, 3 a favor.

      PEC DO TETO DOS GASTOS: Senado: todos senadores do PDT a favor.

      Prefiro anular a votar em PDT num segundo turno.

  22. Sendo petista o autor do pedido de habeas corpus…

    Semiótica criada pela superestrutura vigente: ele é petista! Matem-no! Os alvos já foram judeus…comunistas….

    Hoje os alvos são os…petistas

    E sendo alvos do ódio os petistas, Dona Carmem Lúcia pode muito bem sentar o bundão em cima do pedido de habeas corpus de um….petista

    Ao mesmo tempo em que processos de tucanos são arquivados apesar dos caminhões de provas que não param de chegar da Suiça….mas estes não são petistas: podem roubar no atacado que ninguém se importa: o problema é ser….petista….

    Sendo petista o autor do pedido de habeas corpus, a Suprema Corte pode se dar ao luxo de, para acalmar a Globo, liberar a pauta de abril, maio, junho: para demonstrar que o pedido de HC de Lula não será apreciado….

    Sendo petista o réu, a presidenta do STF pode sentar o bundão em cima do HC ao mesmo tempo em que recebe em casa, em traje de dormir, o Vampirão….e faz pão de queijo para ele: ah se fosse o Lula…

    Sendo petista, a mesma presidenta que recebe o Vampirão, não pode receber o advogado de Lula, conforme manda o regimento da Suprema Corte, um puxadinho da Globo….

    E hoje fazem isso com petistas, amanhã pode ser qualquer um de nós o alvo, pois quem defende o uso do Direito Penal do Inimigo está cavando a própria cova, aliás, já há muitos casos de manifestoches indo para a cadeia após delação de bandidos querendo se safar perante um juiz qualquer:  sem direito a recorrer além da segunda instancia….

    Para petistas e não petistas…ou seja, para democratas….

    O regime golpista, fantoche viralata a serviço dos interesses do imperialismo, acaba de entregar aos americanos nosso espaço aėreo: para nós, nem o cėu restou 

    http://www.robertorequiao.com.br/senado-aprova-a-toque-de-caixa-cessao-do-espaco-aereo-denuncia-requiao/

    Precisamos urgentemente nos transformar, cada um de nós, num Lula Livre, Comitê em Defesa de Lula e da Democracia. 

    https://ptnacamara.org.br/portal/2018/01/18/ja-sao-dois-mil-comites-populares-em-defesa-de-lula-e-da-democracia/

    Eu também quero ser um Comitê em Defesa de Lula e da Democracia

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/eu-tambem-quero-ser-um-comite-em-defesa-de-lula-e-da-democracia

    Famílias se mobilizam e criam Comitês de Apoio a Lula em suas casas

    https://blogdacidadania.com.br/2018/01/familias-se-mobilizam-e-criam-comites-de-apoio-lula-em-suas-casas/

  23. Sou fã de rugby há muitos

    Sou fã de rugby há muitos anos e meu interesse pelo esporte cresceu na exata proporção de meu desinteresse por futebol. Quem gosta e acompanha, conhece a máxima “o rugby é um esporte de brutos jogado por cavalheiros; o futebol é um esporte de cavalheiros jogado por brutos”. O presidente Lula sempre comparou a política com o futebol – esporte que adora, aliás – e tirou  daí suas alusões, metáforas, estratégias, práticas. Pois bem, me atrevo a dizer que ele praticava a política e ainda pratica – acreditando-se disputar partidas entre brutos, mas com uma fé inabalável num cavalheirismo, digamos, esotérico. Ou seja, pensava jogar futebol, como quem jogava rugby. 

    Passou do tempo de nos darmos conta, tanto ele, quanto muitos de nós – olha eu aí! -, que se disputa o pior campeonato de futebol do mundo – made in CBF -, contra um time de várzea de torcida única – contra! -, que é dono da bola, do campo, do(s) juiz(es), e que estabelece e manda nas regras do jogo e as muda ao seu bel-prazer. São brutos e nada estúpidos, pois a estupidez, como uma espécie de ausência defeituosa da inteligência, nos permitiria acreditar em alguma docilidade, encontrada até entre as feras mais selvagens. Não, são acintosa, explícita e prazeirosamente brutos; são mais, são brutais.  

    Presidente Lula: Não se denuncia um campeonato corrompido e calhorda ‘jogando o jogo’. É tempo de dar um ‘cavalo de pau’ e inverter o tabuleiro, ou mesmo, se der tempo, fazer um ‘roque’.

     

    PS: Sei que Lula teme imensamente por sua família e acredita que entregando-se ao leões conseguirá poupar os seus. Não vai, pelas razões acima expostas e pelo comportamento já apresentado com relação à sua esposa.

     

    PPS: Que charge magistral do Le Monde! Ah, é verdade… fora yanks, quem sabe do Brasil são os brasileiros. Ai, ai…

     

      

  24. Ilusão eu nunca tive. Desde

    Ilusão eu nunca tive. Desde os primeiros movimentos da Lava Jato ficou claro que o jogo de xadrez era para pegar o Rei/Lula. E se não tinha ilusões antes, menos ainda tenho agora que se confirmou o jogo. 

    E sim salabim. 

    Quem é o candidato que as esquerdas devem apoiar? O candidato do “mestre Wanderlei”, aquele que se lançou na politica pelo PDS/DEM e já passou por 7 partidos tal o seu compromisso com um  programa partidário. Aquele que emite claros sinais para a Globo e establishment batendo nos petistas, PT e Lula a cada entrevista. Aquele que não vê conspiração no Judiciário brasileiro na condenação do Lula.

    E mesmo que  Ciro fosse o candidato ideal, se todas as peças do xadrez estão com os americanos/lemanns/morosdalagnois-judiciário/marinhos e asseclas porque eles deixariam virar o jogo agora? Ora, se Ciro for autêntico vai entrar na ripa também.

    Está na hora do enfrentamento, não da conciliação. O PT, partido trabalhista,  tem que ter candidato proprio nas eleições gerais senão vai desaparecer como partido assim como desapareceram com o PTB de Vargas. 

    No mais, o povo brasileiro tem que aprender sofrendo. 

    Na semana passada a Mondelez fechou a planta de Bauru com a demissão de 1027 trabalhadores. O deputado Pedro Tobias, presidente do Psdb paulista, e que esteve envolvido no escandalo de desvio de verbas da Santa Casa de Bauru, apoiou o golpe e é o deputado mais votado em Bauru e região. Na região de Bauru Aécio teve 70% dos votos na última eleição. 

    PS1 – Sobre o aparelhamento do Judiciário brasileiro  com os interesses americanos na prisão de Lula dá para entender porque o Erdogan afastou 2745 juizes e promotores quando tentaram dar o golpe a mando dos americanos na Turquia. Foi avisado pelo serviço secreto russo e teve apoio popular e de boa parte das Forças Armadas. É bom observar que Dilma, mesmo que tentasse, jamais conseguiria mover uma peça do poder porque nossa elite militar, financeira, judiciária, jornalistica é a que está aí destruindo o país. 

    PS2 – A planta da Mondelez de Piracicaba também fechou e demitiu 800 trabalhadores. O prefeito de Piracicaba é o Barjas Negri do Psdb e das ambulâncias do Serra. Foi eleito para o terceirto mandato com 70,31% dos votos na última eleição.

    PS3 – Em Piracicaba e em Bauru tiveram passeatas gigantes contra a corrupção. Todos vestidos com camisas da seleção e entoando o coro de Fora Dilma. Que façam bom proveito.

    1. “No mais, o povo brasileiro tem que aprender sofrendo.”

      Perfeito, cara Vera Lúcia! O problema é que “por conta do nosso destino”, formação, história, latinidade colonial e cultura, a gente tende a rir da nossa desgraça. E cai em desgraça junto ao vulgo aquele que não ri, que se recusa a compacturar com a vulgarização do sofrimento, talvez até a “pontinha de prazer” que alguns encontram no sofrimento católico.

      Vou dizer algo pelo qual serei execrado: a gente precisa aprender a reagir com seriedade contra o sofrimento porque sofrendo estamos já desde, desde… desde faz tempo, e reagir com falta de seriedade, jocosidade e até com paródia de personagem televisivo local não tem funcionado. Lutar de verdade pode doer, machucar até matar mas…

      “A fome tem que ter raiva prá interromper.”

      1. Será?

        Se bem que… às vezes penso que em lugar de ficar desperdiçando munição contra um inimigo muito forte, talvez faça algum sentido adotar a postura que o capital adotou durante os anos PT: recuo estratégico. Inclusive porque talvez levasse aquele capital a abaixar um pouco as armas. Mas, da mesma forma como o capital fez, não parar de preparar o terreno para um ataque em momento mais propício, mais adiante. Isso se faria preparando as novas gerações… ou melhor, aproveitando o preparo que as novas gerações já mostraram que se dispõe, por exemplo, na ocupação das escolas públicas, para questionamento sobre o capital desregulado x estado com orientação social. Talvez os da nossa geração já tenhamos perdido essa batalha, inebriados pela ilusão de que poderíamos, a um tempo, “melhorar de vida” através de aumento de consumo mas sem piorá-la combatendo o capital. Talvez o momento clame por desapego, por trabalho do qual não veremos os frutos. Sabe aquela história árabe de que “quem planta tâmaras não colhe tâmaras”? Então…

        Não sei… será?

    2. Oi Vera

      Obrigada pela exposição do curriculum do “Mestre  Wanderley”.

      Quanto ao Erdogan, voce tem toda razão, também. Por ocasião das tentativas de Golpe na Turquia, expressei meu apoio a ele, mesmo consciente de que Erdogan é um autocrata que não teme lançar mão de qualquer recurso para se manter no poder. Não temos ninguém que se pareça com ele por aqui. O jogo político é pesado e o PT jamais vai estar à altura da tarefa de enfrentar seriamente as corporações nacionais e internacionais. 

      Todos comentam que a direita não tem candidato e que está perdida, mas tudo o que precisam e de alguém que seja palatável aos eleitores do Lula, não importa que seja alguém que saiu da esquerda. Nós é que estamos suspensos à beira do abismo.

      Veja o caso do PS francês, foi destruído por Hollande e entregue de bandeja a alguém do mercado, Macron.

      Eu também acho que se o PT não insistir com Lula até o fim – e isso só porque Lula sofre perseguição política – será destruído. E o PSOL, espertamente, já encontrou um líder popular para ocupar o espaço.

       

    3. Candidato do PT com discurso radical

      Acho também que o PT deve ter candidato, por quê não Haddad?, com um programa radical: Constituinte, fim de qualquer resquício de austericídio, grandes investimentos estatais, bancos públicos investindo apenas em médio, pequeno e micro-empreendedor (os grandes que procurem os bancos privados), auditoria da “dívida pública”, desconexão total do BC de qualquer interferência estrangeira, estatização total da Petrobrás, Eletrobrás, Aquífero Guarani, riquezas minerais, da telefonia, etc., reforma tributária com imposto progressivo e taxação de grandes fortunas, cobrança implacável dos grandes devedores da União com ampliação exponencial da Procuradoria da Fazenda Nacional, proibição de qualquer devedor da União de participar de obras públicas, restabelecimento total do Estado Democrático de Direito, corregedoria do CNJ na vara do juizeco de Curitiba e no TRF4, mudança nos critérios de seleção das carreiras de Estado, escolha do PGR exclusiva do presidente da república, uma PF concentrada na investigação e prisão dos grandes atacadistas de cocaína, sua importação, transporte, etc. E por aí vai…

    4. Que todos lancem seus candidatos

      O PT não quer apoiar o Ciro? Melhor o PT lançar o seu candidado, quando julgar ser o momento certo. Não adianta buscar apoio ao Ciro nesse momento, apenas se Ciro/PDT tivessem o poder de um PMDB alguns comentaristas aqui do blog deixariam de ser “puristas”… e se renderiam à realpolitik como já fizeram alegremente em outras oportunidades no passado. Todos os “de esquerda” “sindicalistas” “socialistas” “liberais nos costumes” “fabianos” “desenvolvimentistas” “trabalhistas” (quaquá…) lancem seus candidatos e apoiem o melhor colocado no segundo turno… Por que ser pessimista? Se eu julgasse que as cartas marcadas fossem definitivas…. The answer is blowin in the wind. Os ventos mudam.

      “…E mesmo que  Ciro fosse o candidato ideal, se todas as peças do xadrez estão com os americanos/lemanns/morosdalagnois-judiciário/marinhos e asseclas porque eles deixariam virar o jogo agora…” Verdade, mas teriam que reposicionar suas peças, perderiam força e precisariam de mais tempo. O jogo continuaria.

      (PS.: Advirto que sou apenas eleitor, e que conheço a diferença entre a pequena política (do meu interesse e do interesse do meu grupo social) e a grande política. Por isso, como eleitor (e não como militante) digo que nada é definitivo. 

      1. Com relação ao seu PS informo

        Com relação ao seu PS informo que também sou eleitora. Eleitora do Lula que o Ciro disse que prefere votar no Bolsonaro,  sem conhecer os meus principios e o meu compromisso com as causas sociais e as minorias. 

        E sabe qual é a minha desconfiança com relação ao comportamento do Ciro Gomes? Que ele seja a Marina Silva dessa eleição. Só não sei se consciente ou inconsciente. A Marina Silva sabia do papel dela na última eleição: tirar voto da Dilma para favorecer o Aécio. O papel do Ciro nessa eleição seria dissolver o PT, o maior partido da oposição. As criticas constantes ao PT me faz desconfiar que ele sabe do papel que esperam dele. E ele assume esse papel tranquilamente em nome da ambição de ser presidente. 

    5. A senhora merece meu respeito

      A senhora merece meu respeito dona Vera.Nunca foi Mario nem Maria vai com as outras ou com os outros.É que essa é a cara do Brasil,do jeitinho,do suborno,das aparencias,da indecência,da indolência,da preguiça,de perder 100 para o igual não ganhar 50,e acima de tudo da covardia.A tese do Prof.Santos,e me parece também de Nassif,seria de salvar as aparências com Ciro Gomes,um camaleão carreirista,amigo “in pectore” do Coronel Jereissati,e conversivel e conversavel da midia nativa. Nunca,jamais,em tempo algum,Lula indicará ele como seu candidato.Por que a senhora acha que o Prof.Santos e afiliados estão tão nervosinhos?Sem a indicação de Lula a jangada dele nem sairá da Praia de Iracema.Ele sabe disso.

  25. Muito bom!

    Acho só que faltaram, na ilustração, a corruptora* iniciativa privada do dólar e o corrompido* estado nacional dos EUA… que afinal são a mesma força.

    Penso que as forças nacionais no golpe – judiciário, parlamento, forças armadas, polícia federal e firmas privadas de comunicação em massa – não surgiram agora. Apenas estavam em recuo estratégico, juntando armas para novo ataque, esperando o capital chegar aqui, depois de ter passado pela Grécia, Espanha… a Europa toda. A marolinha foi o prenúncio do tsunami.

    E o capital chegou aqui mais esfomeado ainda, trazendo nas costas derrotas como na Islândia e aparentemente Portugal. Mesmo assim os golpistas saudaram sua chegada com a alegria do cachorro que “sorri latindo” ao dono, por mais que esse dono lhe reserve apenas restos e ossos.

    Mas temos tradição socialista no sangue e na religião, na latinidade. Assim, não é estranho que brasileiros coxinhas estejam preferindo Portugal, algo caminhando para um estado de bem estar social, uma social-democracia, algo assim. A diferença é que Portugal não tem o ouro – e a água, a capacidade de indústria, as commodities, corações e mentes – que o capital deseja, o que o faz deixar prá lá no ataque. Aqui é muito grande para ficar em mãos democratas, lá pequeno suficiente para deixar transformar em opositor.

     

    * – Corrupção: para além de roubar dinheiro do estado, é a deturpação, o desvirtuamento, a prostituição da vocação do estado democrático de direito, vertendo-o, da atenção a todas as pessoas, à atenção ao capital. `que o capital não é de todos, é de poucos e de cada vez menos pessoas.

  26. A ilustração vale por mil

    A ilustração vale por mil palavras. Há muito as ilusões se foram. A única coisa que resta é acreditar que o povo poderá se revoltar um dia, não se sabe quando. Ou os morros descem para o asfalto ou serão substituiídos por novos moradores, ou seja, pela classe média baixa e até mesmo a média mesmo.

  27. Eu havia feito este

    Eu havia feito este comentário no artigo de Aldo Fornazieri, mas acho que ele também é apropriado aqui.

    Spoilers de filmes velhos: No final do filme “Brazil”, dos anos 80, o protagonista (Jonathan Pryce) entra em delírio quando está sob tortura e sonha com um final feliz. A realidade é outra. No final do filme “Dançando no escuro”, a protagonista  quase cega (Bjork) tem um delíro no momento de sua execução e sonha um final feliz. A realidade é outra.

    Spoiler do nosso futuro: Estamos sonhando com algum final feliz para o brazil. A realidade será que nos tornaremos um Paraguai, Haiti, ou num daqueles infelizes países africanos que vivem na miséria. Nossa realidade é nos tornarmos uma espécie de colônia dos EUA como qualquer república de bananas da América Central das primeiras décadas do século 21.

  28. Lembra

    Alguém lembra daquele ensinamento do Maquiavel: “Ao assumir o poder, deve-se extinguir todo o sangue anterior, para que ele não tenha chance de voltar-se contra ti”. Quando a ditadura caiu, ninguém procedeu a nada. Deixaram torturadores e assassinos, livres, leves e soltos, e aí está todo o resultado!!! Há um matador que tem até vídeo no Youtube, e hoje é um respeitado evangélico, servidor de JIsuis!!! Bolsonaro, em pleno congresso, elogia torturadores e assassinos e ainda diz que fizeram pouco, quer dizer, deviam ter matado mais. Está tudo aí para quem quiser ver, o que dá essa visão de perdão em política, de não haver punição a crimes passados.Pior é que está apenas começando, porque o saco de maldades é muito maior.

  29. Pior do que impedir que o

    Pior do que impedir que o principal nome possa disputar a eleição – Lula – e ver que os rentistas que financiam o golpe deixaram bem claro = só aceitam nomes que tornem de vez o brasil um país agrícola, indústria zero, e que seja uma espécie de ilhas caymã tamanho família e seja o bordel do rentismo como foi a Argentina no governo Menen e a sua insanidade de, ao tornar o peso e o dólar o valor de 1 por 1, na prática fez a Argentina abdicar de ter uma moeda – maior símbolo de um estado nacional. E se essa primeira fase falhar e de repente se eleja alguém que não deixe claro que seguirá essa cartilha, a partir de 02 de janeiro se iniciará o impeachment desse governo. O Brasil será uma espécie de ditadura parlamentarista. 

  30. só tem uma saída, ao lado do povo…

    esquerda está do lado do povo, não resta dúvida, mas não está ao lado…………………..

    digam que estarão ao lado e o povo ocupará as ruas

    mas que não seja para simplesmente se elegerem, mas sim e principalmente para se livrar desses golpistas traidores

  31. A direita tem medo do povo e

    A direita tem medo do povo e a direita tem medo do Lula. O problema dessas análises é que elas não penetram na psicologia da direita. É como se eles fossem alguma espécie de deuses, imbatíveis. Não. Todo esse processo se dá por medo do Lula e por medo de uma sublevação popular. A gente precisa se afastar daquela tese neoliberal de “fim da história” e entender que o papel da revolta do povo ainda pode ser muito presente, como motor da história.

    A crise não encontra o seu desfecho com a prisão do Lula. Lula vai continuar como uma sombra, e assim será por muitos anos. Lula é o espinho entalado na garganta da direita. E quanto a isso eles não tem uma solução. Na verdade, eles só vão prender o Lula – medida de alto risco, com grande potencial de ebulição – porque as outras opções envolvem perdas maiores para eles. Então eles não tem outra saída. O que não significa que é uma derrota ou o fim para a esquerda, nem que seja mesmo uma boa solução para a direita.

    O fator que faltou aí no xadrez foi o seguinte: com os ataques dos golpistas à população, o nível de insatisfação social tende a crescer muito. Haveria passividade se fosse até 2003. Mas quem já provou o gosto de ter alguma coisa na vida não quer voltar atrás. Os efeitos do golpe ainda não foram suficientes para provocar essa insatisfação. A direita neste momento está sentada sobre um vulcão, que pode implodir na menor das faíscas, tornando aquelas manifestações massivas de junho de 2013 uma mera brincadeira. 

    Muitos não estão vendo a calmaria que antecede a tempestade. Repito: a direita tem medo do povo e medo de Lula. É um trunfo que a esquerda está jogando fora: por medo, por leitura incorreta da situação, por confusão, por oportunismo, etc. É preciso retomar o foco, mas este não é o da negociação.

    1. O mais revoltante é ver

      O mais revoltante é ver figuras televisivas como o homem do bau e o ultrapassado da dança dos “famosos”, defenderem a reforma da previdencia, gente que não depende de salários e nem de aposentadorias, quer que o povo trabalhe até morrer, o ultimo reclama do governo corrupto e insensível, mas atacou dia e noito os governos de Lula e Dilma, então essa grita só pode ser isso mesmo: medo da revolta popular, o que está incomodando essa escumalha é a falta de influencia do governo corrupto sobre a população.

  32. “Leninismo” na veia

    Inicialmente, perdão para generalização pretensiosa do título deste post.

    Mas a hora é essa: analisar friamente o papel que Lula poder ter agora, já, não na salvação do seu próprio partido, que se agarra a ele num grande abraço de afogados.

    Mas sim, agora, já, analisar o seu papel num momento histórico que pode definri por muito tempo, os detinos de um amplo espectro da histótria das lutas populares.

    É hora de colocar a personalidade individual à serviço da História, da maneira como ele pode contribuir objetivamente para o avanço das lutas no geral.

    Insistir na “candidatura até o fim” é ter certeza apenas de termos um coro carpideiro a velar o “cadáver” político de um Lula, preso, amordaçado e neutralizado. É embalsamá-lo ainda em vida, com o manto de uam esécie de culto à personalidade, mais ou menos como Stálin fez com Lênin. Só que Stalin estava no poder e o manteve até a sua morte, ao contrário do PT.

    Lula é, ou deveria ser, o grande articulador de uma candidatura alternativa de esquerda/centro-esquerda, com base num programa de aprofundamente de suas próprias políticas, associado à reversão radical do golpe e ao mesmo tempo, abrindo espaço para que as demais correntes políticas possam exercer seus respectivos papéis também.

    Neste momento, recuar da candidatura é na verdade, avançar.

    Às favas com os carpideiros, com os edificadores de cultos à personalidade, com os que vislumbram como crentes fanáticos, a martirização de lideranças.

    Aliás para o bem geral de todos nós, Lula deve resistir à prisão, no limite procurando o exílio de onde poderá falar à vontade e exercer seu poderio político com muito mais força do que jogado nuam cela, exposto ao opróbio midiático que a globo aguarda com voracidade.

    Chega de ingenuidade e sebastianismos.

    Ou lamentaremos o caos que como bem colocou Nassif, já se despona no horizonte.     

      

     

    1. Vá se catar com a sua menção

      Vá se catar com a sua menção ao sebastianismo e ingenuidade. A manutenção de uma candidatura  do PT nessas eleições é pragmatismo e estratégia. Sem candidato a presidencia puxando voto no primeiro turno a bancada do PT, maior partido de oposição à esquerda, desaparece. E quem ocupa esse lugar? O PDT que apoiou o golpe? 

       

       

  33. Adeus às Ilusões
    [video:https://youtu.be/T9bsXWTpYkM%5D

    É… Maçarico breve vai voltar a voar.

    Qto às nossas ilusões: alguém ainda? Estamos acabados. Se a próxima geração for esperta, vai preparar o terreno, e olhe lá! Mais 50 anos no mínimo. Nós só veremos o ruir final, o derradeiro ato.

    Já já os verdadeiros donos do poder – MT é um fantoche mas não está sozinho, não mesmo! – assumirão, formalmente. De fato já o fizeram…

    Alivia a consciência mas é perda se tempo.

    É. Super amarga e absolutamente incrédula.

  34. 1/4 – OPERAÇÃO COMBINADA, ENVOLVERÁ TODAS AS FORÇAS

    O encontro definiu data e como se dará o encarceramento, todas as forças serão usadas e em alerta, as pessoas não poderão sair as ruas por dois dias. Há resistência no judiciário. Envolverá intervenção em MG.  Aguardem, jornais e nem nenhum veículo de comunicação poderá comunicar mortes por homicídio e nem violenta. No Brasil de hoje não podemos descartar hipótese nenhuma.  O breu envolveu até aventais sujos.

  35. Dar a mão para não perder os braços

    Já passou da hora das esquerdas ter lucidez suficiente para entender que não vai haver eleição com Lula e de que não irá existir governabilidade caso o candidato que o Lula indicar em seu lugar for do PT e vença as eleições presidenciais 2018. É chegada a hora do petismo dar a mão a uma candidatura de outro partido progressista para não perder os braços de vez. 

  36. Precisamos ir ao encontro do eleitorado de Lula.

    Precisamos ir ao encontro de nosso eleitorado, o de Lula, para barrar a continuidade do Golpe e não aceitar como inexorável tudo o que é imposto pelos golpistas. 

    Como reposicionar as esquerdas no direito de transformar seus eleitores em votos e não transformar candidatos com votos em reféns do Sistema? Esta deveria ser uma reflexão importante para nossa militância.

    Dois pontos chamam atenção nos tempos atuais.

    1) A narrativa midiática da Globo, do Brasil em franca recuperação, superando em “Poder” a narrativa do Brasil real, que é caótico.

    2) As esquerdas institucionalizadas e presencialmente localizadas nos espaços geográficos e equipamentos das elites, da classe média e médio-alta tradicionais, que as querem ver pelas costas.

    Penso que nossa movimentação prioritária pelo caminho Institucional do Parlamento e da crença na imparcialidade da Justiça burguesa, composta, majoritariamente, pelas duas classes sociais, que querem ver as esquerdas pelas costas, sendo esse conjunto de pessoas dessas classes sociais, capatazes da burguesia e exército de reserva da burguesia, um grande erro.

    Precisamos transformar a narrativa do real em movimentação dentro do real. E como se faz isto? Arregimentando o nosso tecido social, dos remediados, dos pobres e da classe trabalhadora desorganizada para a Luta pela solidificação da nossa narrativa, esta, tendo mais força que a falaciosa da Globo em prol dos interesses do Sistema, enfraquecendo a “Justiça” parcial de Moro, Carmen Lucia, Gilmar Mendes, Dallagnol, etc.

    E como se pode abrir este caminho?

    De formas mais inteligentes e menos acomodadas.

    Pensemos se não é justo ocupar as periferias do País, as pequenas cidades, onde, se mostram mais claras as intenções de voto em Lula.

    Por que não nos colocarmos ali, buscando nestes locais a força propulsora de um contra-ataque contra os desmandos do Poder golpista? Temos que sinalizar ao povo que sofre com as consequências do Golpe, que estamos lá, junto deles e de lá oferecer resistência eleitoral e cívica contra a Ditadura que se quer impor a todos nós.

    São 70, 75% da população brasileira que vivem nesses espaços geográficos. Saiamos da bolha geográfica de eventos, de comunicação, de comícios, de manifestos, de manifestações centralizadas nos espaços geográficos dos golpistas e seus eleitores e comecemos do ponto central nosso, que não é o mesmo centro da Burguesia e dos golpistas e paneleiros.

    E saiamos da bolha comunicacional exclusiva dos blogs e portais da esquerda, criando mecanismos de comunicação periféricos, que casem interesses das comunidades, dos moradores esquecidos dos rincões brasileiros com uma análise didática da realidade produzindo conscientização popular dos caminhos de resistência e Luta.

    Lula não é o candidato da Avenida Paulista e pouco é em números absolutos do Parlamento, das universidades, dos grandes sindicatos e da classe artística. Ele é e pode ser do pequeno Agricultor, do sem-terra, do assentado, da Caixa do supermercado, da Balconista, do Empacotador, do Motorista de ônibus, do Gari, da Faxineira, da Copeira, do aposentado, da juventude negra das periferias, do LGBT, do secundarista, do habitante do sertão nordestino, dos moradores das palafitas na Amazônia, do Vale do Ribeira, do Vale do Jequitinhonha, da Região do Bico do Papagaio no Tocantins, e assim por diante.

    Seria simbólico se todas as esquerdas se concentrassem em ter seus diretórios e sua militância e seus eventos espalhados nestas periferias, pequenas cidades e rincões brasileiros, abrindo espaços para o povo destes lugares adentrarem e discutirem suas realidades, organizando a resistência junto de quem poderá nos dar a condição de movimentar as peças do xadrez da narrativa do Brasil e garantir um outro Brasil mais rapidamente do que a queixa e fatalismo do não tem jeito.

    Manifestos de Brasília, eventos com Dilma na Av. Paulista (por que não em um CEU na periferia? – evento da APEOESP), da Frente Brasil Popular, eventos com Lula, enquanto estiver em liberdade, simbolicamente e de maneira prática devem ser organizados e realizados nas periferias e pequenas cidades brasileiras. Praticamente, tudo lá. Só um evento final na campanha eleitoral nos pontos centrais e que se confundem com os espaços geográficos das elites.

    A resistência do povo, que quer votar no Lula, precisa nascer junto desse povo, ela não vai nascer em locais estruturados à perfeição, equipamentos das elites, porque estão afastados do povo e afugentam o povo, por motivos de desorganização deste e motivos financeiros, familiares e logísticos.

    E façamos um mutirão para colocar à-serviço do povo os instrumentos de organização e Luta. Sites, portais, pequenos comitês, jornal (panfletagem) voltados exclusivamente para a classe trabalhadora, o povo pobre e remediado, na mescla de uma linguagem acessível, conscientização política e de prestação de serviços.

    A periferia organizada e ativa, capaz de defender nas ruas os seus direitos de cidadania, acua o centro, dá forças para a narrativa do real vencer a da Globo e do Sistema.

    Nós não somos parte do Sistema, enquanto esquerda, apenas, somos, parte de nós é claro, enquanto, classe social, trabalhador organizado, movimento social organizado e com formação e ou consciência intelectual e educacional privilegiada, e só.

    Sejamos realistas: querem nos destruir, junto com a submissão continuada dos pobres, dos remediados e dos trabalhadores desorganizados. Saiamos da bolha esquerdista e vamos, como faz Lula, para junto de onde o povo está.

    Se o Lula for preso não deixaremos o povo desassistido, certo? Sem Lula não se poderá encontrar caminhos de mover as multidões de eleitores de nosso maior Líder popular em direção ao centro ou ganhando nas ruas o direito da vitória eleitoral do candidato/proposta de Governo que a maioria do povo brasileiro quer? Candidato de nome LULA?!

    Lula preso ou solto, Lula candidato e tomando posse ou não é diretamente proporcional ao tamanho da nossa capacidade de mobilização social nas ruas e até na Internet, mobilização para além da formada pelos manifestantes pré e pós-impeachment que são os estudantes e intelectuais universitários, os militantes e simpatizantes da esquerda partidária, movimentos sociais organizados e sindicalistas. É trazer para dentro da militância social e política e para as ruas o povo trabalhador desorganizado, os remediados e os pobres em defesa dos seus direitos de cidadania, de uma vida digna e de um Brasil desenvolvido e soberano.

    Movimentar o Xadrez eleitoral é derrubar as peças que encurralam o REI e evitar o xeque-mate e vencer a Eleição, aquele que o povo escolher, sem interferência externa do Capital Financeiro internacionalizado, do Departamento de Estado Norte-Americano, da Globo e deste nosso “Judiciário” parcial refém e parceiro do Sistema e formado por capatazes da Burguesia.

    P.S: A Luta de resistência não é somente parlamentar, institucional e de discurso acalorado e das ideias; ela é visual, também. Tem um simbolismo gigante estar e ocupar nas/as periferias e pequenas cidades e sinalizar que estamos junto do povo e que somos a favor do povo.

     

    1. Quem tem medo de Carmem & Súcia?

      Bravo! Na veia da “racionalidade” política aburguesada e espasmódica: alguém já perguntou na rua ao cidadão comum o que ele pensa e sente sobre o que está acontecendo? Aposto que não. 

      Enquanto o povo não for incluído como tal nas mobilizações de rua – “o artista tem de ir aonde o povo está” -, nada tenderá a mudar o curso das coisas de modo a interromper ou alterar a via crúcis do golpe de maneira significativa, por razões óbvias tão bem expostas no seu argumento que pulsa com a percepção de quem vive a realidade e suas possibilidades não abrangidas na “racionalidade” de quem entrega o jogo na iminência de uma derrota parcial por medo, vergonha ou pragmatismo – cínico de alguns, calejado de outros, desanimador de qualquer forma porque denota que a verdadeira e mais irrecuperável perda é a da disposição de luta, por não mais acreditar que alternativas, se não existentes nas atuais condições de temperatura e pressão, devem ser criadas exatamente pela impossibilidade de aceitar as coisas como estão. 

      Acredito que Lula deve decidir o que fazer de sua vida pessoal e política, e ser um líder não lhe obriga a se sacrificar por quem, cinicamente, renega ou desdenha sua importância histórica, ou quando a reconhece é apenas para se arrogar no “direito”, naturalizado por tortas construções ideológicas, de herdar seu eleitorado – parece que é a única coisa que importa a quem discursivamente realiza extorsão da mesma natureza que os golpistas que, em suas chicanas velhas como a luta de classes, pretendem impedir sua candidatura. Se parte da esquerda não fosse tão urubulina e interesseira, o golpe não teria ido tão longe – e talvez nem os golpistas sejam tão predatórios de Lula e do que ele representa quanto esses revolucionários de sofá que não fizeram pelo país – nem por si mesmos – um milionésimo do que Lula foi e é capaz de mobilizar nas pessoas em todo o mundo onde o povo é mais que um avalista de ambições políticas mesquinhas. Querem logo se livrar de seus despojos para terem tempo de disputar quem herdará o que pesquisas apontam como vitória certa, quando podiam usar esse tempo e tamanho espaço para desenvolver sua proposta e ao menos tentar o que já sabem que não são capazes nem talvez estejam interessados, que é serem ouvidos pelo povo com a credibilidade de que este não será negociado no dia seguinte. A pergunta que devem tratar de se preparar para responder é: se fazem isso com Lula em momento crítico e que põe à prova lealdades e ambições, por que não fariam com o povo? – e pressões não vão faltar… Pode explicar porque muita gente embarca na direita e desconfia da(s) esquerda(s), preferem lobos conhecidos aos que se disfarçam de cordeiros, e conhecem seus apetites… 

       

      Não pretendo, nem acho impositivo, repetir o que já disse sobre o que penso sobre Lula, sua importância e independência em relação a decisões a serem pautadas por sua consciência política – sempre mais confiável que toneladas de tinta e bits de opinadores sob os mais diversos interesses e compromissos -, mas quero dizer o que acho sobre as questões mais importantes neste momento:

      1 – sobre exílio – acho a melhor opção para impedir o gozo sádico dos golpistas e, mais importante que o resto, preservar a integridade física e moral do maior líder da história deste país, mas apoio qualquer decisão que ele tome porque confio em suas razões e decisões, afinal, são seu corpo e sua história que estão sob ameaça – aos que exigem vorazmente sua entrega em sacrifício, tamanha covardia e oportunismo são a prova de que não merecem tamanha abnegação. Querem o que Lula representa em votos e poder político: vão à luta! 

      2 – sobre outras candidaturas – sendo impossível de manter a candidatura de Lula, minha escolha é uma chapa de Haddad e Requião, este como vice pelos seguintes motivos: tem que resolver sua situação partidária pois o (p)mdb não é admissível sob qualquer hipótese; poderá exercer um tipo diferente e mais ativo de vice-mandato como chefe da casa civil, por exemplo, colocando sua experiência confiável a serviço de operacionalizar politicamente o governo; Haddad é um realizador que já mostrou sua competência executiva no ministério da educação – das poucas coisas que se enraizaram socialmente a ponto de não serem totalmente desmanteladas na atual congestão golpista são as da área da educação – e na prefeitura de São Paulo; e pertence ao único partido que, apesar de toda a burocratização e perda de contato com suas raízes sociais populares, mantém sua estrutura e militância relativamente coesas, seus compromissos e relações com outros partidos de esquerda podem ser dinamizados e já são razoavelmente sólidos em alguns aspectos, e ainda mantém capacidade de organização, representação e renovação (como se vê pelas pesquisas de opinião e aumento de filiação após o início do golpe). Em caso de impossibilidade, temos excelentes opções nos governadores do Nordeste, e Flávio Dino é uma alternativa, política e eleitoralmente viável, com potencial para ser uma grande liderança política nacional à esquerda (a esquerda sudestina precisa começar a olhar para o nordeste com mais respeito sob pena de esvaziamento e descrédito). 

      3 – prisão e STF – acho que este é o momento em que alguns ministros que ainda mantenham algum resquício de bom senso e amor próprio podem agir sem medo de serem considerados ativistas políticos: Celso de Mello já deu declarações recentes e enfáticas em favor da Constituição contra a antecipação de pena (que interessa muito mais aos golpistas que a qualquer perseguido político da esquerda), Marco Aurélio Mello decidiu recentemente neste sentido, Lewandowski e Rosa Weber já se manifestaram sobre o assunto contrariamente à antecipação em votação anterior e não há motivos jurídicos ou políticos para que mudem de opinião sem sérias suspeitas de adesão escancarada ao golpismo em lances galopantes de militarização; dos recalcitrantes, Toffoli – próximo presidente da Corte – e seu mentor Gilmar Mendes, por interesses próprios, vêm se opondo a algumas decisões do Estado de Exceção em sua vertente jurídico-penal e podem, diante do contexto e destes interesses, votar em favor da Constituição: já que a corte é criticada por seu monocratismo e falta de atuação colegiada, este é um bom momento para que as individualidades em acordo e em maioria se juntem em uma movimentação semi-colegiada para desafiar a indecisão da patética ministra Súcia, não apenas para defender as próprias biografias em momento de pré-ditadura militar mas para demonstrar ao cidadão comum e à comunidade jurídica nacional – internacional também porque nenhum ego é de ferro – que os ministros do STF ainda detêm algum poder e sabem como exercê-lo em momento crítico para o país e para a segurança jurídica, que é o cerne de sua existência e atuação, ao menos quando justificam seus privilégios. Do contrário, se preparem para obedecer ordens de qualquer general mais pífio que a atual presidente da Corte ou mais implacável que Gilmar Mendes, sempre é possível se apequenar mais e mais de maneira infinita, olha a nanotecnologia aí chegando ao judiciário mais caro, elitista e vergonhoso do mundo! 

      Se permitirem a prisão de Lula, preso ele não fica. E sua saída, caso não opte pelo exílio antes e se entregue para desmoralização final de seus inimigos, será mais gloriosa e simbólica do que qualquer efeito midiático globótico, ou não se lembram do que aconteceu na tentativa anterior em março de 2016? 

      Quem só se lança numa luta com chances de vitória é um perdedor essencial que não ganha nada quando vence porque nada teve de arriscar, mero abutre do destino. 

      Não tenhamos medo do caos, tenhamos medo apenas de nos acovardarmos diante de adversário tão tosco e sombrio. 

       

      P.S. Ministra Súcia, já leu As viagens de Gulliver? 

       

       

      Sampa/SP, 12/03/2018 – 18:01 (alterado às 18:20).

      1. Cristiane!
        Será que não

        Cristiane!

        Será que não estamos abandonando a Luta e sonhando com Lula Mártir para ficarmos com os escombros dele? 

        Tenho sentido um discurso do não tem jeito muito crescente e uma acomodação eleitoral, das candidaturas de esquerda cuidando do seu quadrado, seja no Legislativo, seja no Executivo.

        Lula parece estar lutando uma Luta solitária! 

        As ruas estão silenciosas. Deveríamos ter 40/50 manifestações diárias nas ruas em pontos remotos do Brasil, cada dia em pontos diferentes, exigindo Lula Livre e com direito de ser candidato, com direito de tomar posse e de Governar. 

        O povo se não é o Lula ir ao seu encontro me parece esquecido e não os mobilizamos e é ele quem sofre mais as consequências de uma Luta prioritariamente do discurso acalorado, do combate acadêmico, da denúncia jurídica no Tribunal das cartas marcadas e no Congresso de minoria não-Golpista. 

        Por isto que vejo na presença concreta das esquerdas nas periferias, pequenas cidades, rincões mesmo que junto de evangélicos, carismáticos, em alguns lugares até do crime organizado um alento, uma luz no final do túnel, uma chance de mostrar de que não abandonamos o povo, que somos a favor do povo e que como Lula e Dilma queremos o retorno no tempo da inclusão e ascensão social possíveis, do direito mesmo que ainda em construção, de ter um bom emprego, um salário que vai além de matar a fome e que promove lazer, uma viagem legal, uma praia mesmo que em casa alugada, um bom almoço no shopping, etc. Estão tirando tudo de todos do povo, aos poucos.

        E a referência do povo: Lula, para piorar, pode se tornar rarefeita, se diluir em diversos aproveitadores se passando por seu aliado sem o ser. 

        Temos que manter viva a memória do povo, também. Este Governo Golpista diariamente desfaz/destrói cada programa e marca registrada de benefício aos pobres dos governos Lula e Dilma; vamos até apagar todos os vestígios de direitos sociais e de programas que visam a melhoria das condições de vida da população mais pobre, dos remediados e do trabalhador? 

        O Golpe se puder vai riscar dos livros de História os anos entre 2003 e abril de 2016!

        Abraço,

        Alexandre!

  37. O último sacrifício

    “Talvez esta seja a grande contribuição de Lula, antes de consumado seu sacrifício.”

    Qual seria essa “grande” contribuição? Aceitar o “sacrifício”? Convencer o PT a apoiar Cirgo Gomes? Felizmente, Lula não dá ouvidos para certos conselhos!

    A grande missão de Lula é lutar até o fim, retirar qualquer resquício de máscara sobre a face do golpe. E, para isso, precisa ser intransigente. Não pode jamais desistir de sua candidatura (mesmo que preso). Que todos os poderes e órgãos sujem suas mãos (STJ, TSE, STF…).

    Há que inistir nessa “luta institucional” até o último minuto. Se não deixarem Lula aparecer no horário eleitoral gratuito, coloquem na TV uma tela preta com a mensagem dizendo que estão impedindo Lula de dialogar com o povo brasileiro. Nada mais forte, mais contundente do que isso. Seria a melhor denúncia do golpe. Podem ter certeza.

    Não há outra saída.

     

     

  38. Esse debate é bom pois nós do
    Esse debate é bom pois nós do povão (eu)teremos q ter a iniciativa de escolha da ação,o q não é fácil pra nós pq não acostumamos a pensar por nós mesmos,esse é o momento de jogar nós(o povão) contra a parede mesmo e isso se fará com informação (o bicho vai pegar!)

  39. O centro de gravidade se locomoveu

    Já não se trata de garantir ou lutar pelo direito de Lula ser candidato. Trata-se de tentar livrá-lo e defendê-lo do monstruoso e desumano ardil montado para liquidá-lo.

    Vê-se há tempos perfeitamente, a cada lance conectado entre a toga e a mídia, que o objetivo é excluí-lo fisicamente de qualquer atividade política, mesmo que para isso a consequência da perseguição seja sua morte. A vida pessoal e particular de Lula está destruida, sua familia dizimada, os filhos com graves problemas e dona Marisa sucumbiu.

    O que a direita vil, cega e burra tem praticado é uma carnificina sem precedentes na história do Brasil e não há mais tempo ou motivo para discutir sua candidatura, mas de como preservá-lo com vida. Lula é o maior líder popular vivo da América Latina e nada deterá os inimigos, literalmente com sangue nos olhos, no seu encalço, atingindo permanentemente sua pessoa e sua dignidade.

    Discutir candidatura agora é tarde e contraprodutivo. A discussão tem que ser como protegê-lo da sanha assassina de seus algozes.

  40. Salvador Allende no Chile

    Salvador Allende no Chile resistiu até o final e pagou com a sua própria vida na esperança de que tal resistência impedisse o golpe neoliberal contra o país. Não foi o suficiente. Os golpistas venceram mesmo assim e só depois de muitos anos o Chile se livrou daquele canalha do Pinochet.

    É esse exemplo de situação que deveria fazer Lula reconsiderar o asilo político em país amigo: sair do país enquanto há tempo, resistir no exílio, dar uma banana colossal a esses entreguistas bandidos a serviço dos EUA tipo o Moro e Globo, denuciá-los todos, gravar vídeos se dirigindo à população mais simples e escolher alguém de confiança para ser o seu candidato. Tal situação cairia como uma bomba na situação política e estragaria os planos dos quintas-colunas que contam com sua prisão. Duvido muito que ele perdesse apoio por conta de um ato extremo como esse.

    Duvido muito que tratem Lula com cordialidade na prisão: basta olhar o que estão fazendo com Cabral e Maluf. 

     

  41. SERÁ QUE NÃO EXISTE UM

    SERÁ QUE NÃO EXISTE UM JORNALISTA,UM ARTICULISTA,UM CIENTISTA POLÍTICO,UM SOCIÓLOGO,UM QUE SE ACREDITE FORMADOR DE OPINIÃO DE ESQUERDA COM A CORAGEM DE DIZER QUE REBELAR,REAGIR E OCUPAR É UM DEVER?TODOS FALAM DE PRISÃO,DE IMPEDIMENTO,DE DITADURA E NEM UNZINHO TEM CULHÕES DE FALAR EM REVOLUÇÃO,REVOLTA,REBELIÃO,REAÇÃO?QUAL É A COR QUE DEFINE A ESQUERDA NO MUNDO E ESSA COR REPRESENTA O QUE? SOMOS 2 MILHÕES DE FILIADOS,MILHÕES DE MILITANTES,OUTROS MILHÕES DE SIMPATIZANTES E VAMOS PERMITIR O IMPEDIMENTO,A CASSAÇÃO DE CIDADANIA DO MAIOR CIDADÃO,MAIOR LÍDER DESSE PAÍS SENDO ELE INOCENTE? ISSO OCORRENDO DEVEMOS NOS CALAR ETERNAMENTE E USAR ÓCULOS ESCUROS PARA QUE OS QUE DEPENDEM DE NÓS NUNCA VEJAM NELES A VERGONHOSA COVARDIA DOS OMISSOS.

    1. Meu caro, não é mais hora de se esperar que atuem…..

      Meu caro, não é mais hora de se esperar que atuem pelo povo, é hora que o povo os façam atuar.

  42. Meus pitacos

    Para entender nosso golpe e seus desdobramento devemos olhar o que aconteceu em Honduras e no Paraguai.

    A ideia de uma candidatura unica das esquerdas neste momento é bobagem e por isso acredito que Lula esta certo em apoiar as candidaturas do Boulos, Manoela e talves do Ciro.

    Explico, Lula e o PT ao escolherem um candidato, criam automaticamente um alvo para as forças do golpe, qualquer candidato do PT vai ser massacrado, por isto acho que é interessante postergar a definição ao maximo.

    A midia vai “adotar” um candidato de esquerda, abrindo espaço na programação e com enfoque positivo para desidratar o PT, a pessoa ideal para este papel seria a Marina, mas acho que não vai rolar, então devem escolher outro.

    Algumas coisas devem ficar claras, 2018 com ou sem Lula, não vai ser uma eleição normal, (vide Honduras).

    O PT deve focar no mito Lula, no 13, deve articular movimentos supra-partidarios, internacionais, etc.

    Previsões para final do ano.

    Acho que economia vai continuar indo mal, a direita e o golpe vão ser cada vez mais questionados pelo povão independente de ideologia.

    A intervenção federal no RJ vai ser desacreditada.

    O poder judiciario e a Lava-jato vão ser cada vez mais desacreditados.

    Pontos de atenção:

    Julgamento do Lula na ONU – A ONU é uma entidade politica e não devemos ser ingenuos, mas uma decisão favoravel ao Lula teria efeitos muito fortes.

    Nobel da Paz – Possibilidade remota, o Nobel da Paz é premio politico e os americanos mandam e desmandam, pouco provavel que seja ganho pelo Lula, mas se for vai ser terremoto no golpe (o vencedor normalmente é divulgado em 2 de outubro).

    1. O “ungido”  pela rede golpe é

      O “ungido”  pela rede golpe é o amigão dos coronéis cearenses, 

       

      não a fadinha da floresta, o tucano enrustido já até foi pedir a benção pra eles, não á toa tem jornalistas incrementando a sua candidatura, os mesmos que deram com os burros nágua com o vampirão e o minerinho.

      Quanto á onu e o nobel esqueçam, não á toa a onu é em solo americano e tem um conselho que é uma piada, e o nobel que seria de Lula, para alivio dos jornalixos, foi parar nas mãos do obama, e nem ele acreditou, já que dirigia um governo denunciado como assassino. Essa associação é mais uma fraude, daquelas que servem apenas ao autoeleogio.

      Pra resumir, eleição sem Lula é fraude e quem a avaliza é golpista também, independente de qual o resulta, quem joga o mesmo jogo de larápios está aceitando a patranha……

      E se mesmo a esquerda ( e o povo não quer votar na esquerda e sim votar em Lula) perder? As eleições serão consideradas legitimas?

       

       

       

       

       

  43. Campanha:Politize-se ou
    Campanha:Politize-se ou cale-se!O q vc quer?(Lançada por mim agora sem direitos autorais(entenderam?)!)
    Minha resposta:Eu voto Lula mas se não der voto Ciro!

  44. Não há mais espaços para conchavos.

    O único grande erro que Nassif comete nesta análise é resumido na penúltima frase:

    “Suas lideranças terão que, rapidamente, sentar e começar a negociar.”

    Em todo o raciocínio de Nassif, como de dezenas de bons e excelentes jornalistas, é que esquecem que há um elemento que é desprezado em muitas análises, mas é levado em conta por quem tem visão do conjunto, o POVO.

    Todo o jornalista bem informado tem um estoque imenso de fatos relatados e presenciados da ação dos mais diversos agentes públicos e privados que os levaram a vitórias hábeis que parecem terem surgidos meramente dos gabinetes.

    Todas estas brilhantes histórias são o produto da mentalidade de um “jogador compulsivo”, ou seja, jogadores que ao longo de sua vida, que na maior parte das vezes termina em tragédia, mas antes que essa se consume, há as histórias das grandes vitórias.

    Ao relatarem grandes jogadas, os nossos jogadores sociais (não os jogadores, propriamente ditos) simplesmente esquecem que para cada grande vitória há uma série de derrotas, e pior estes jogadores sociais esquecem que aproveitam situações excepcionais que lhes deram chance a vitória, ou seja, no caso dos políticos a movimentos mais amplos que começam na geopolítica das nações e chegam a premiar o mais humilde do candidato a vereador do interior do estado.

    Um fato político que todos esquecem, mas que serve para confirmar a linha de raciocínio que prego, foram as famosas eleições de 1974, estas eleições, ainda sobre um governo ditatorial, com uma oposição manietada pela famosa lei Falcão, com uma censura de imprensa incrível, simplesmente a oposição não tomou praticamente todos os governos dos estados simplesmente porque não houveram eleições para tanto. O voto era indireto com um falso colégio eleitoral que era composto pelos deputados que já estavam em fim de mandato e a maioria não se reelegeu.

    As eleições de 1974 é a cara da vontade popular, sem nada de acesso a propaganda, ou pior contra a propaganda governamental, foram eleitos nos estados em eleições não proporcionais, senadores que eram de pensamento de direita, mas que por serem de oposição foram tomados como tal. No caso do Rio Grande do Sul, uma figura como Paulo Brossard de Souza Pinto, que estava quilômetros de ser alguém com espírito progressista foi eleito. Os discursos da chamada oposição na época, eram moderadíssimos, e por conta desta moderação a oposição brasileira ficou infiltrada por elementos nada democráticos e progressistas, que com o tempo vieram a trair e revelar as suas reais posições.

    Mas o mais importante das eleições de 1974 foi a demonstração que mesmo oprimidas as forças populares elas reagem dentro das condições que as permitem.

    Na morte de Getúlio Vargas, mais uma vez se enxerga que mesmo acabrunhadas a população reage com violência quando vê os seus interesses grotescamente violados. Os apoiadores de Getúlio estavam encurralados, envergonhados pela campanha no mar de lama feito pela mesma imprensa golpista que já existia na época, mas apesar de tudo, vendo a coragem do líder que ofereceu a sua morte aos seus liderados como forma de redenção, os mesmos reagiram.

    O povo está aí, ele a cada dia mais fica ciente que estão lhe roubando o seu futuro, e reagirá, independente dos conchavos que os jogadores da política façam, pois a solução não é o conchavo ou uma união de cima para baixo, pois o baixo exigirá, sob penas piores do que perda de mandatos, ações das lideranças, e ações estas que não se combina em uma mesa.

     

  45. E a herança?

    Pena que a conclusão do nassif seja tão pobre. Ainda vem com esta de “ocupação dos espaços…”, etc, etc.

    Vou fazer minha conclusão: O golpe foi dado e vão prender o Lula, mas e o que resta, o que sobra, o que fica? já aí aos nossos olhos (esquece a história, é agora)? Sobra desgraça.

    Pais arrasado, arrasado econômicamente (nassif, um balanço por favor), 13 milhões de desempregados, 54 milhões de votantes se sentindo roubados, a impossibilidade de apontar o crime do Lula, desastre econômico estável como desastre, país sem soberania, judiciário em julgamento pemanente, entrega do pré sal, todas as obras interrompidas, um temer na presidência, etc, etc, etc.

    O que resta, se resta, é pedir ao stf, responsável direto por tudo isso desde quando abandonou a constituição, totalmente sem credibilidade, sofrendo desmoralização por parte dos que acorrentam e exibem preso acorrentado e ainda prendem compulsóriamente, até reitores, perdido no tiroteio, etc, etc, que renuncie em bloco o quanto antes.

    Ninguém sabe o que será em final de 2018, além de mais desgraça. Só que tem ideia é o poderoso que comandou isto tudo e a todos ordenou que se humilhassem e acovardassem, e é quem manda na globo.

    Para que o pt perdesse tiveram que fazer que todo o país perdesse. E eles são os responsáveis e responsabilizados por tudo isso. É inevitável.

    O que tornou a tarefa deles tão complicada e desastrosa como herança foi o mesmo torneiro mecânico que nos encantou como presidente.

  46. Eu já havia pensado com os

    Eu já havia pensado com os meus botões que Lula deveria gravar uma série de vídeos com os eventuais candidatos que seriam indicados para substituí-lo, deixandos-os prontos no caso de não estar disponível (eufemismo para “preso”) durante a campanha.

    Seria um “seguro campanha”.

    1. Mas…

      Mas sempre há a possibilidade do grande Fux decidir que vídeo de “criminoso condenado e preso” não poder ir ao ar no horário eleitoral. ‘Cês acham que eles são bestas?

  47. Já que tive meu comentário
    Já que tive meu comentário interceptado pelo Blog,gostaria de saber o que pensam o Prof.Santos e o Moreno Vivo,mais afinados que a viola de Paulinho,sobre a declaração de Mino Carta:”Eleição sem Lula ê puro golpe”.

    1. Eu gostaria de saber quem

      Eu gostaria de saber quem anda “surrupiando” minhas estrelas.Não lhes digo é nada,se Lava Jato der uma busca na casas de hum de vocês,estarão fumados.Elas são corruptas até na cor.

  48. Um cenário de confronto social
    Neste cenário, que no momento parece ser o mais provável, teremos um confronto social aberto, com enorme potencial de mobilizar a grande maioria dos trabalhadores do campo e da cidade.

    Vai sair na frente aquele, que defender o fim da reforma da previdência social e trabalhista, ao mesmo tempo que defender a libertação de Lula.

    As mobilizações pela libertação de Lula podem ser muito maior do que a mobilização pelo fim da reforma da previdência social e da reforma trabalhista.

    Além de demarcar os campos na disputa eleitoral, pode fazer o trabalhador e a trabalhadora a comparecer nas eleições e votar naqueles que defendem a libertação de Lula.

    O PT sai na frente neste quesito, mas Guilherme Boulos pode surpreender, principalmente pela capacidade de mobilizar os trabalhadores do campo.

       

     

  49. Radicalizar é preciso

    Neste cenário o PT precisa dar uma demonstração de medicalização, ou se aliando com o PSOL, com Guilherme Boulos na cabeça da chapa, e além de defender o fim da reforma da previdência social, a revogação da reforma trabalhista, a libertação de Lula, defender também a redução da jornada trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários.

    O PT também pode apresentar o Senador Paulo Renato Paim do Rio Grande Sul, como candidato a Presidente, já que ele é um dos maiores defensores no congresso da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários.

  50. Não permitam que te calem, Lula! Aja enquanto há tempo!!

    Lula: se te levarem preso você não terá como gravar vídeos apoiando quem quer que seja de dentro da cadeia. Não conseguirá apoiar plenamente  um candidato de esquerda.

    Para o bem do país, não deixe isso acontecer: Vá ao Uruguai ou simplesmente entre numa embaixada de país amigo e de lá aguarde esse maldito STF julgar o seu HC.   Só assim você conseguirá emplacar o seu candidato a presidente.

    Não se trata de fugir da prisão mas sim de não cair nessa armadilha contra a democracia. E isso pode ser muito bem explicado por seus vídeos enquanto estiver no “exílio”.

    Te prender significa te deixar incomunicável durante as eleições, e isso não podemos permitir!!!

     

  51. 5.000.000

    O certo, o certo mesmo, é juntar cinco milhões de mulheres e homens e levar nos ombros o Lula até aquela cadeira em Brasília.

    Uma caminhada cívica e pacífica de São Bernardo até a capital federal.

    Não é impossível, muito pelo contrário.

    Ao vivo e a cores para o mundo.

    O que fariam os jagunços, o EB, da casa grande?

  52. ..sobre os fanáticos de
    ..sobre os fanáticos de esquerda…
    .
    Em 2009 escrevi no meu blog no “advivo – Brasilianas”, do Nassif, um artigo duríssimo contra Lula por ter indicado de modo ditatorial Dilma Rousseff como a candidata do PT para sua sucessora. Minha irritação – ira, na verdade… – era pelo modo que ele atropelou Ciro Gomes, na época, disparado, o melhor candidato para sucedê-lo, na opinião de milhões de brasileiros, e por considerar Dilma uma das PIORES escolhas POLÍTICAS, para um cargo EMINENTEMENTE POLÍTICO, como é a presidência de um país.
    .
    Um dos argumentos que usei foi o fato de Dilma ter o óbvio perfil de uma GERENTE DE OBRAS, uma excepcional ministra, por exemplo, jamais uma presidente. E não é que eu “pensasse mal” de Dilma, ela seria uma presidente ou primeira ministra MAGNÍFICA num país europeu, de primeiro mundo e instituições sólidas, escrevi sobre isso várias vezes, Dilma era inadequada para presidir um país de um Judiciário cujo coronel se chama Gilmar Mendes, e quem MANDAVA no Congresso era um moço chamado Eduardo Cunha. Uma pessoa com a dignidade, a seriedade, a respeitabilidade de Dilma, JAMAIS conseguiria antever o grau e a virulência desses canalhas, aliados à uma mídia que deve ser a mais ordinária do planeta…..
    .
    Portanto, não sou desses que “critica depois da História passar na minha frente….” – não é preciso ser gênio para antever que Dilma seria engolida por essas raposas em último grau de calhordice.
    .
    Fui massacrado à época, disse que não votaria em Dilma de modo algum, o que obviamente arrependi-me, quando a outra opção era José Serra no poder. Abracei a candidatura Dilma com toda a disposição, e comemoro profundamente várias de suas medidas e tentativas de mudar nosso país. É uma mulher que admiro mais hoje, do que era capaz de admirar no passado….
    .
    Hoje, nada me dá a mínima esperança que Lula concorra. Sua prisão ocorrerá em breve, mídia, Judiciário e nossa classe média aguardam esse momento como a “cereja do bolo” de suas catarses doentias……
    .
    Nassif faz bem em expressar sua preocupação com a guerra fratricida que poderá desalojar a esquerda de um segundo turno.
    .
    Vejo pessoas afirmando que “rasgarão seus títulos” antes de votarem no candidato “X” ou “Y”, Ciro Gomes, de longe, o mais detestado, por conta de suas desastrosas declarações – que misturam meias verdades com bazófias desagregadoras e infantis. Tornou-se uma imensa decepção pessoal e política para mim.
    .
    Mas, me desculpem os fanáticos….. se a alternativa entre Luciano Huck, Bolsonaro ou Marina Silva for Ciro Gomes, só quem coloca o desprezo pessoal por um candidato acima do bem do Brasil – que seja o “mal menor” – deixará de votar em Ciro Gomes……
    .
    O Brasil está sendo destruído, fatiado, entregue, desmantelado, o futuro de gerações está em jogo.
    .
    O candidato de esquerda que tiver chances eleitorais, esse terá o meu voto.
    Seja quem for!
    .
    Em tempo: se o PT não lançar candidato próprio no caso do impedimento legal de Lula, cometerá um dos mais toscos erros de sua História – porque deixaria na mão os candidatos a governadores, senadores, deputados…….

  53. Xadrez do fim das ilusões

    Brasil em Transe: a negação da realidade

    na Convenção do PSOL, realizada em 10/03/2018, Nildo Ouriques manteve-se fiel a proposta de realização de prévias e retirou sua candidatura, recusando-se a participar do colégio eleitoral.

    em sua intervenção, afirmou algo que diz respeito a todos nós: por não termos um diagnóstico da crise, estamos sendo atropelados pela conjuntura.

    assim como antes todos sabíamos que haveria impeachment, haveria o Golpe de 2016, haveria a condenação de Lula, haveria a confirmação da condenação pelo TRF-4, haveria a negação do habeas corpus pelo STJ, haveria a protelação no STF… e agora, apesar da última quimera das ilusões perdidas: haverá a prisão de Lula!

    contudo, o debate político continua em estado de negação da realidade, ainda girando em torno das Eleições de 2018, as quais todos sabemos que jamais acontecerão! e caso aconteçam, será apenas como farsa!

    enquanto isto, a realidade se esgoela diante de nós, aos berros desesperados nos convoca:

    – o sistema político faliu!

    – a institucionalidade está irremediavelmente dissociada do poder instituinte: a soberania popular!

    – a democracia liberal representativa esgotou seu tempo histórico!

    – a forma-partido expirou seu poder de instrumento de transformação social, mesmo que de baixa-intensidade!

    – o Estado Pós-Democrático se fundamenta num regime de exceção permanente!

    – o exército industrial de reserva tornou-se obsoleto e descartável, numa sociedade governado pelo paradigma da informática de controle e sob a égide do capitalismo cognitivo;

    nenhuma pax nos salvará. estamos no epicentro de uma Guerra Mundial Híbrida. queiramos ou não, aceitemos ou não, já estamos de qualquer jeito num guerra de extermínio. só nos cabe lutar por nossa sobrevivência.

    e isto só pode ser feito coletivamente e de modo organizado, a partir de um correto diagnóstico da crise.

    .

      1. Xadrez do fim das ilusões

        os mesmos de sempre insistem em atirar a bola no esgoto, mas não tem a dignidade para ir buscá-la e colocar de novo o jogo em movimento.

        enquanto isto, o exército dos mortos avança sobre os últimos dos vivos…

        .

  54. Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

    Se querem destruir Lula candidato, e Lula eleitor, óbviamente que estamos falando que querem destruir o PT e todos os petistas. As perseguições, com assassinatos como a de D.Marisa, deixam claro que é um golpe-nazista ordenado pelos norte americanos & sócios alemães / europeus, com as táticas e know-how adotados por hitler na alemanha para assassinar hediondamente 6 milhões de seres humanos apenas por que eram judeus. Petistas não estão sendo assassinatos por esses golpistas nazistas porque somos muitos, em torno de 70 milhões de eleitores que com seus filhos ainda não eleitores beiram os 200 milhões de petistas não golpistas democráticos não nazistas. Temos que lembrar tambem que, a atuação dos blogs sujos tambem ajudam a impedir os assassinatos, com denúncias relâmpago como a do caso do querido blogueiro Eduardo Guimarães, que poderia ter sido um início de matança de jornalistas petistas ou simpatizantes.

    Resultado de imagem para suástica imagens           Resultado de imagem para suástica imagens

    Resultado de imagem para bandeira usa imagens  Resultado de imagem para bandeira alemanha imagens  Resultado de imagem para bandeira espanha imagens  Resultado de imagem para donald trump imagens       Resultado de imagem para angela merkel imagens      Resultado de imagem para fhc aecio imagens

  55. Oxalá, como diz o Gilson, o

    Oxalá, como diz o Gilson, o imponderável aconteça! Isso se o fenômeno natural do caos que acompanha todos os processos naturais complexos não tiver sido completamente simulado nos supercomputadores gringos.

    O mundo está, presentemente, vivendo o estertor (?) de um Império que sonhava controlá-lo e de certa forma impor uma vingança à humanidade. O rápido crescimento militar da China e o recente, inesperado, murro na mesa de Putin em 01/03 deste ano, quando este demonstrou armas quase de ficção científica em seu discurso à Duma, parecem encaminhar o planeta para uma divisão tri-partite orwelliana. Como consequência, para nossa infelicidade por algum tempo, a América Latina será aprisionada nas garras do Império Maçônico.

    Das três potências centrais, a saber: Américas, Europa com a Rússia e a Ásia, a primeira se configura como a mais problemática, por razões que exponho a seguir.

    Oxalá, como diz o Gilson, o imponderável aconteça! Isso se o fenômeno natural do caos que acompanha todos os processos naturais complexos não tiver sido completamente simulado nos supercomputadores gringos.

    O mundo está, presentemente, vivendo o estertor (?) de um Império que sonhava controlá-lo e de certa forma impor uma vingança à humanidade. O rápido crescimento militar da China e o recente, inesperado, murro na mesa de Putin em 01/03 deste ano, quando este demonstrou armas quase de ficção científica em seu discurso à Duma, parecem encaminhar o planeta para uma divisão tri-partite orwelliana. Como consequência, para nossa infelicidade por algum tempo, a América Latina será aprisionada nas garras do Império Maçônico.

    Das três potências centrais, a saber: Américas, Europa com a Rússia e a Ásia, a primeira se configura como a mais problemática, por razões que exponho a seguir.

    A Europa compõe-se de países bastante acomodados e ricos (sem grande vontade de trabalhar duro) , porém com a anexação dos países do leste, da antiga cortina de ferro, o enorme conhecimento científico disponível, tanto no oeste, como no leste (Rússia), o poder militar e as vastas riquesas da Rússia, tende a ter um papel importante ainda por gerações.

    A Ásia com 3/5 da população do planeta é um indiscutível “player” nesse jogo. Acho que a atual aliança estratégica entre a China e a Rússia perderá sua razão de ser no momento em que os norte-americanos retraírem seu poder rumo às Américas. A África será palco de disputa entre a Europa e a Ásia. Quanto ao Islã, não consigo fazer prognósticos.

    A América do Norte, mesmo ostentando o maior poder militar do planeta, atualmente é incapaz de derrotar a aliança: Rússia, China, Irã e Coreia do Norte. Seu povo hedonista, cheio de gordalhudos quase incapazes de transportar o próprio peso, jovens inutilizados por drogas pesadas e que “emburreceram” nas técnicas de produção em grande escala, terá muita dificuldade de competir economicamente com as outras duas potências, e, ao cravar as garras sobre a América Latina, terá duas escolhas que selarão sua própria sobrevivência: escravizando-nos e provocando o genocídio de nossos povos para colher o território nú (como colocou Maestri), ou instalar suas fábricas por aqui, permitindo o enriquecimento de nosso povo (a opção ganha-ganha). Na hipótese mais burra, a primeira opção, iremos todos americanos, do norte ou do sul perecer num inferno, na segunda há a possibilidade de sobrevivermos por bom tempo, e, quem sabe nos vermos representados numa eventual unificação da humanidade…

  56. É o fim

    Vivemos o momento mais tenebroso da história do país (que na verdade nunca foi um país de verdade!). Sairemos dessa algum dia? Tenho seríssimas dúvidas! Acho que colocarei à venda minha “cidadania” de fancaria para algum desesperado africano ou asiático e me tornarei apátrida. E,sim, o que me resta agora é somente o deboche e a vergonha!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador