Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

Peça 1 – a desconstrução dos heróis midiáticos

Não há armadilha maior do que a ilusória sensação de poder que a mídia proporciona.

Como dona do palco, ela define o roteiro. Quando calha do personagem estar adequado ao roteiro, ela o alça ao Olimpo das celebridades. O que o sujeito fala, repercute. Em um primeiro momento, passa uma sensação única de onipotência. Os mais espertos, entendem o jogo. Os neófitos não se dão conta de que o espaço tem data de validade, não é coisa líquida e certa como um concurso público.

Essa falsa percepção liquidou com o PSDB. Desde a ascensão de Lula, o partido limitou-se a ser caudatário da mídia brasileira. E a mídia brasileira só consegue destruir. De repente, um partido que se orgulhava de seus intelectuais, passou a ter a cara raivosa de um José Serra, Aécio Neves, Aloysio Nunes, José Aníbal, todos vociferantes, raivosos, salivando como cães hidrófobos. E liquidando com a imagem do partido.

Quando a muleta foi recolhida, o partido acabou. Suas esperanças repousam, agora, nos inacreditáveis João Dória Jr e Huck.

Esse mesmo castelo de cartas foi erigido com a Lava Jato. Hoje houve a hora da verdade. E o castelo desmontou.

Cara a cara com Lula, não havia mais a blindagem das edições seletivas. Não havia mais a liberdade para construir teses abstratas, suposições alinhavadas com ilações, sendo oferecidas para um cardápio viciado dos órgãos de imprensa.

Agora, seria ferro contra ferro.

E o que se viu foi um espetáculo constrangedor.

Do lado do juiz Sérgio Moro, pegadinhas, levantamento do que Lula disse em 2005, em 2007, meramente para fornecer leads para o Jornal Nacional – já que não havia nenhuma relação com as denúncias formuladas. Da parte dos procuradores, um apego a detalhes irrelevantes, próprio de quem não tem elementos consistentes.

O mais relevante: durante anos, a opinião pública se viu ante duas posições taxativas. De um lado, a Lava Jato garantindo ter todos os elementos para incriminar Lula. De outro, Lula sustentando que não havia um só elemento sólido.

Leia também:  Supremo deve declarar suspeição de Moro contra Lula até novembro, diz jornal

Fizeram um pacto com o demônio.

Mefistófeles levou os procuradores e o juiz para o alto da montanha e ofereceu a eles a celebridade. Em troca, teriam que entregar a condenação de Lula. Saíram como vendedores de Bíblias do velho oeste, garantindo a condenação sem ter os elementos. E ambos ficaram presos à armadilha: a mídia perante seus espectadores; a Lava Jato perante a mídia.

O deslumbramento de Moro e dos procuradores fê-los apostar tudo em uma partida de poker. Quando abriram as cartas, não dispunham sequer de um par de 4.

E Lula dominou a cena no discurso final, no qual deu dados precisos da campanha intransigente da mídia, controlou as tentativas do juiz de cortar sua palavra e produziu uma denúncia que, nas redes sociais, espalhar-se-á pelo mundo.

Peça 2 – o segundo nascimento de Lula

Moro montou o cenário, mas o espetáculo foi de Lula.

Primeiro, pela impressionante corrente de pessoas que foram a Curitiba apoiá-lo. Depois, pelo depoimento em si. O entusiasmo, a maneira como mobilizou pessoas de todo o país, através das redes sociais, o acompanhamento de perto da mídia internacional e, ao final, um comício consagrador, tudo isso torna Lula mais que nunca o candidato para 2018.

No julgamento, a pessoa que saiu do governo consagrada internacionalmente, por seu trabalho de inclusão social e pela dimensão assumida pelo país no seu governo se apresentava, não como líder popular, nem como o estadista consagrado, mas como uma pessoa que perdeu a esposa, vítima dessa campanha implacável, que teve a casa invadida, sua intimidade estuprada por Sérgio Moro, as casas de seus filhos arrombadas e os netos sendo alvos de bulling na escola.

Leia também:  Sobre salsichas, processo penal e papos de botequim, por Rômulo Moreira

Nenhum de seus acusadores resistiria a dois dias de campanha de mídia. E, agora, frente a frente com eles, cobrando provas que não apareceram, documentos que nunca existiram

Depois, no comício, apresentou-se como a pessoa que poderia salvar o país, entregue pela Lava Jato e pela mídia às mãos de um presidente corrupto e medíocre e de uma grupo de poder que jamais conseguiu chegar perto de um desenho minimamente viável de país.

Um otimista diria que o evento de hoje, somado ao fastio de parte da mídia com as arbitrariedades da Lava Jato, poderia ser o início de uma tentativa de busca de consensos mínimos, visando impedir que o país caia na barbárie completa.

Um pessimista olharia para a Globo, para a maneira como radicalizou e avançou no mar revolto da subversão institucional, e ponderaria que ainda há uma longa luta pela frente, até que o bom senso se espraia pela nação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

130 comentários

  1. A primariedade das perguntas,

    A primariedade das perguntas, a pouca inteligência, a falta de provas. Tudo isto hoje explodiu. Não sei como alguém dá um tiro no próprio pé dessa forma. Esse depoimento poderia ser por vídeo conferência. Mas não, o energúmeno do “juiz” fez o palco político do lançamento da candidatura de Lula as eleições de 2018. Nem o JN com sua irresponsabilidade jornalistica ( não mostrou um único take da multidão nas prévias de gravação e quando foi ao vivo mostrou o comício quando estava findo) conseguiu omitir esse vergonha que aconteceu em curitiba hj. Esse é o ídolo dos coxinhas, o q mesmo com todo aparato de poder e da midia leva uma pisa de dialética de um retirante nordestino….

  2. CONSERTAR NO TEXTO: onde tem PMDB, colocar PSDB

    No início do 2º parágrafo, o autor colocou PMDB onde obviamente deveria estar PSDB, pois é deste partido que o referido parágrafo trata, enumenrando, inclusive, suas combalidas lideranças.

    Ótimo post!

  3. Moro foi exposto de forma nua

    Moro foi exposto de forma nua e crua como o que ele realmente é sem a edição da mídia brasileira: Um asshole. Um idiota qualquer que alega ser juíz mas não se comporta como um e muito menos têm a responsabilidade e a decência que se espera de um, um típico descendente de famílias escravocratas brasileiras sem a menor competência para exercer um cargo que lhe foi dado pelos parentes ou pelos amigos dos parentes.

    E agora eu estou curioso para ver o que o suposto juíz irá fazer. Ele irá mesmo tentar mandar prender Lula mesmo depois de ter sido exposto para o mundo inteiro que ele não têm uma prova sequer do que ele acusa? Ele é estúpido a esse ponto?

    Ou ele vai dar o assunto por encerrado (arquivar o caso por óbvia falta de provas) e fingir que não aconteceu nada, esperando ficar impune dos inúmeros crimes que ele cometeu ao fazer esse circo?

  4. Estou assistindo o depoimento

    Estou assistindo o depoimento do Cara. Ele é F_ _ _!!!!!!!!!!! Espetáculo! Pífios e medíocres esse Juiz e procuradores! Dia em que a Midiota SA proclamou que seria o dia da Lava Jato se tornou o dia do Lava Alma! Valeu, Lulão!

  5. Acho que no início você

    Acho que no início você queria se referir ao PSDB mas colocou PMDB. O resto, tá certíssimo. Essa inflexão, gosto de lembrar porque é onde nasci, começou em Monteiro. Lula lá lacrou, como hoje!

  6. Nassif

    No terceiro parágrafo, PSDB e não PMDB.

    No quarto, Huck e não Hulk.

    No mais, cinco horas de conversa mole com Lula dando o tom e o antológico round final em que encurralou Moro nas cordas e DESCEU PORRADA.

    Nunca vi isso, juiz com medo de réu. Moro só apanhou de Lula, como Maguila contra Foreman, porque além de desonesto é muito, mas muito ruim como juiz.

  7. Moro afinou.

    Moro está acuado e a espera de “orientações”….

    Lula trouxe a Globo e a mídia golpista para o centro do salão.

    Agora, são parte do processo.

    Tentarão, mas não podem mais posar de imparciais. A máscara caiu.

    Ou, radicalizam mais, ou vão ter que começar a colocar a violinha no saco…..

    As “linhas” para o Tio Sam devem estar congestionadas……

    • Eu tenho quase certeza que um

      Eu tenho quase certeza que um certo “juíz” está nesse momento providenciando outra viagem para a minha terra (USA), para receber novas instruções dos cabeças-brancas.

  8. Final Demoridor: O Cheque Mate é do Povo, Como Triplex é Armação

    Final simplesmente demoridor e quando o cínico abriu o flanco para tomar o xeque-mate, ao dizer-se não responsável pelo que faz a mídia, Lula não o deu, pois de forma brilhante, resolveu deixa-lo a cargo de cada brasileiro que assista o cínico em tal exposição.

  9. Prometeu, TEM que entregar

         Por melhor que tenha sido a performance de Lula no embate com Moro, por tudo que foi visto, pela total ausencia de provas cabais, ou mesmo circunstanciais, denuncias apenas montadas em boatos, delações e testemunhos inconfiaveis, tanto Moro como os torquemadinhas da lava-jato entraram em um jogo, não só de midia como de egos, no qual acreditaram coordenar, mas – ingenuos como são – não perceberam que são “funcionários” de um esquema muito maior, tarefeiros substituiveis, que caso não entreguem o “produto” desejado ( Lula ), serão jogados as feras.

          Portanto para salvarem-se momentaneamente, atendendo as ambições existentes, Moro achará alguma forma de condenar Lula, e em sequencia a sentença ser confirmada pelo TRF-4, ou caso contrario a “Lava-Jato” fenece, virará na midia que a apóia, uma piada, alem do que uma condenação de Lula, poderá “salvar” muitos dos encalacrados, simpáticos ao atual “governo”, pois a midia já terá seu “cadaver” mais desejado, podendo esquecer os “outros”.

    • FOI exatamente este o aviso

      FOI exatamente este o aviso dado pelo Lula ao moro(minúsculo e desonesto).

      Mas, nem precisava. O moro sabe perfeitamente que se não condenar o Lula provavelmente ele e toda sua “força tarefa” da lava rato correm sério risco de irem para a prisão.

      Motivos não faltam para isto. Serão absolvidos pela globo caso entreguem o que prometeram: LULA.

      • O problema é que a gente não

        O problema é que a gente não ganha nada com isso…

        no final, o nosso “prêmio” será ter que votar naquela bosta de Marina como alternativa menos pior…

        E o Brasil estará definitivamente morto.

    • Por mais valorosa e tecnicamente perfeita que seja a defesa…

      não vejo possibilidade de se prevalecer a Justiça em um ambiente de exceção.

      Há tempos que estou pra perguntar para alguém: milhares de pessoas, assim como Lula, enfrentam os desmandos de juízes de primeira instância, que simplesmente “seguem o clamor da turba”. Se não dá pra confiar num julgamento justo, o que resta? Explodir carros de juízes? O terrorismo?

  10. Sequências para dois filmes: O da Globo e o do povo….

    O que vi claramente ontem foi isso: Sequências para dois filmes: O da Globo e o do povo….

    Nas sequeências da Globo vi soldados urrando numa marcha palavras de ordem para a violencia….e uns 6 gatos pingados em frente ao Museu Oscar Niemeyer….a Globo parou a câmera em frente a um boneco de Lula….este é o filme da Globo, feito destas sequencias que exalam hipocrisia….e exala um fedor…

    Já a squencia feita por nós o povo se destinou ao nosso próprio deleite e por isso foi bonito….e muita gent viu: uma rede com suas audiencias especificas atingiram milhões de espectadores…só a Forum teve midia com mais de 1 milhão de vizualizações

    Sequência #MoroPersegueLula

    http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/sequencia-moroperseguelula

  11. Caraca, não conseguir
    Caraca, não conseguir dormir
    Sei que o embate não acabou
    Mas estou feliz por tudo que o Moro teve que ouvir. Mesmo tentando cortar a fala do Lula, não deve jeito, o Lula se impôs
    Aquela explanação acusando o PIG, com provas, números e dados, vai entrar para a história

  12. Moro é muito fraco, meu Deus
    Moro é muito fraco, meu Deus !
    Vai sonhar com a voz rouca do Lula nos próximos anos .
    Na boa, se eu fosse o Moro dava uma desculpa qualquer , pegava meu boné e saia de de fininho.
    Pegou mal, ficou feio

  13. Desde 1988 que eu voto nulo,
    Desde 1988 que eu voto nulo, mas em 2018 vou votar em Lula. O juiz provocou isso

  14. Encenação
    A encenação começa com a mise-en-scene: repete aquela câmera virada pro acusado, não delator dessa feita, como o povo, argh, se acostumou a ver no (argh) JN.
    Depois, posso ficar mais à vontade pra gaguejar, folhear a colinha, fazer cara de tacho, não precisar disfarçar falsa isenção na fisionomia.Ate porque meu tom cafuzo sobressairia e a socia, a sucia, não apreciaria… Nem no gestual, que não tenho porque de ser lord, hei…
    E esse cafuzo velho, raça sem vergonha​, me aguarde…
    Continua…

  15. sinceramente, nenhuma
    sinceramente, nenhuma surpresa nessa farsa mal dissimulada. A imagem do juiz cada vez mais encaixa com sua voz, tíbia, medrosa, dissimulada, deslumbrada, arrivista, insegura, meliflua …

  16. Encenação : Segundo Ato
    Loiro, sois Loiro, o Grande Mentecapto, digo, Juiz…
    Não vai ser essa Mula quem me deterá…
    Fui treinado pela CIA, sim, e agora serei magnânimo, pero no mucho… Sorry…
    Vou te pegar, Mula…
    Vou te bater mais que o Balboa.
    Vou repetir uma ladainha aqui, lá quero saber do que esse branquelo do teu lado diz…? OAB? Deixa que a gente se entende. Ou não.
    Então, aguenta, tô ganhando, você está no corner.
    Vou ganhar por nocaute.
    Vou te pegar em contradição, e aí, vocês vão ver o xadrez.
    Repito, o sítio do Guarujá, o triplex de Atibaia…

  17. Totalmente constrangedor

    Todo o interrogatorio é constrangedor dado o nivel das perguntas formuladas e reformuladas. As mesmas perguntas são refeitas varias vezes com a intenção de que o depoente mude as respostas ja dadas, que se perca no emaranhado de informação. Quanto mais se pergunta sobre o apartamento do Guaruja mais aberrante torna-se esse processo.

    Assistindo ao depoimento de Lula vem à questão: para quê tudo isso? Toda essa energia, esses gastos publicos para que Lula fale sobre ilações que a Lava a Jato lança sobre ele ?

    A fala final de Lula escancara as intenções dos procuradores e do proprio Sergio Moro, que não suportando a verdade, se sai ao final com a fala de que é atacado por blogs ‘mantidos’ por Lula. Como se esses blogs tivessem o mesmo alcance que um Jornal Nacional e, mais uma vez, acusa a Lula de algo sem que ele tenha qualquer prova de sua afirmação.

    A questão que vem à cabeça ao final do depoimento de Lula é como foi possivel chegarmos à esse ponto ? Apesar de todo apoio da imprensa, onde estavam os outros poderes?  Como as mediocridades dos procuradores e de Sergio Moro puderam levar até aqui esse teatro de marionetes?

  18. Correção

    Nassif, no segundo parágrafo, o partido citado é o PSDB e não o PMDB.

  19. Epílogo
    Afinal, é pra isso que sou pago, nababescamente: falar, fazer pegadinha, encher, fazer acordo de delação premiada, ganhar prêmios,capa da Caras, Veja, etc.
    Esses blogs sujos me ofendem, cafuzo, com seu dinheiro!
    Vão me pagar, ah se vão…
    Poxa, o combinado era levar o depoimento até o JN, mas acho que já deu.
    O que, quer me encurralar?
    Não adianta, ganhei. Ganhei, seus broncos.
    Outro round?
    É, acho que vou precisar.

  20. Implicações de uma Sentencia

    Nenhum ladrão corrupto da elite, de Cabral até Cunha, passando pelo congresso e pelo Planalto “temeroso”, e também pelos poderes paralelos da república, poderá aliviar a sua consciência e se sentir um pouco “menos culpado” se o Lula não for condenado.

    Milhões de “eu falei”, ou “eu sempre dize”, ou “eu tinha razão”, estão presos na garganta dos coxinhas, nas manchetes, nas salas de redação. Trata-se da supervivência de uma classe social e/ou a volta ao país colônia escravista.

    Desce mal o uísque importado nos clubes de São Paulo. O caviar do Dória está cada vez mais amargo. As aspirações do Aecim ficam mais evidentes. As dondocas perdendo moral perante as suas empregadas. Os “colonistas” do PIG estão aterrorizados. Barroso, Barbosa e muitos outros estão começando a ficar com vergonha das suas moradias em Miami (e o PIG sabe disso e se aproveita).

    O Sérgio Moro está acuado: Culpar o Lula sem provas para aliviar a consciência de corrupto chique; ou, num momento raro de sentimento da sua vocação de Juiz, poderá inocentar Lula, partir para os EUA de consciência tranquila e deixar às elites se corroendo como leprosos, como Dorian Grey depois de olhar para a sua imagem falsa e mentirosa, que foi mostrada para o povo, durante anos, pelo PIG.

  21. ATO FALHO DO MORO: “Padeço dos mesmos males”

    Lula reclama da atuação da imprensa e acusa Moro de estar atuando em parceria com a mídia. No final Moro se defende com o seguinte ato falho:

    Vídeo 10 aos 20:21 -MORO: “Senhor presidente, eu já sou atacado por muita gente… inclusive por blogs que supostamente patrocinam o senhor… PADEÇO DOS MESMOS MALES”. Ou seja… da mesma forma que Lula é atacado pela imprensa ligada a Moro… o juiz também seria atacado pela imprensa ligada a Lula. Admitindo que a imprensa e ele estão em uma parceria inegável. Só esqueceu que existe uma diferença: Lula é um cidadão livre e Moro é um juiz que está julgando Lula.

  22. Retrato fidedigno da

    Retrato fidedigno da realidade brasileira: de um lado o povo brasileiro sofrido e massacrado por uma elite medieval egoísta e mesquinha representado pelo presidente Lula, de outro o juiz militante de direita, topo da pirâmide social, apoiado pela globo e as forças golpistas que impedem o Brasil de se tornar uma grande nação representado pelo ‘juiz’ moro.

  23. Moro, o acusador!

    Moro escancarou sua imparcialidade ao acusar Lula de “patrocinar” blogs contra ele. Com base em que? em convicções? Será que o Moro patrocina blogs que só falam em seu favor? será que o Moro patrocina o Jorna Nacional? Passar informações privilegiadas, não tenho dúvida!

  24. Lula nocauteou o Carwash

    Mas o Noblá blá blát afirma que foi o Carwash que enquadrou o Lula.

    É assim mesmo. Para a Coruja, seus filhotes são os mais bonitos do mundo.

    Ele jamais admitirão que a jararaca engoliu o pato travestido de principe.

    Dá-lhe, Lula!

  25. Moro inocenta Lula.

    A certa altura do interrogatório não se se todos perceberam mais Moro disse o seguinte tomando a palavra do advogado de defesa: “Doutor. deixa o seu cliente falar ele está indo muito bem” Ora se um juiz admite que o depoente está indo bem somos obrigados a concluir que ele só pode ser inocente.

    Diz um velho provérbio: À mulher de César não basta ser honesta, ela tem que PARECER honesta. Lula sem dúvidas nesse depoimento me passou a certeza de um cara honesto.

    • Para um juiz que age como parte, ir muito bem significa…

      Para um juiz que age como acusador, afirmar que a parte ré está indo muito bem pode significar que não está provando que é inocente.

      Nesse processo, não é a parte autora que tem que provar a culpa do Lula, é este que deve provar sua inocência, pois por mais que não exista provas da culpa do Lula, convicções abundam.

  26. Lula pode ter falado a verdade no seu depoimento

    O Sérgio Carwash Moro disse:

    “Esse interrogatório é meramente uma oportunidade que o acusado tem de se defender no processo. O juiz pergunta, e o acusado responde. O acusado tem direito ao silêncio, e pode até faltar com a verdade. A nossa legislação não prevê crime de falso testemunho para acusado que vai em juízo e não fala a verdade”.

     

    Admitir que alguém pode mentir pressupõe a admissão de que este alguém também pode falar a verdade.

    Será que o Lula mentiu ou falou a verdade?

    Vamos ver o que o Carwashing Polígrafo dirá.

  27. Moro conseguiu reduzir a

    Moro conseguiu reduzir a burlesca farsa  jato ao mensalinho do mensalão. Sua atuação lembrou a de Joaquim Barbosa, já no final do julgamento ao dar aquelas penas que extrapolavam qualquer lógica, e, cansado, disse o que o condenou ao ostracismo. Confessou as razões de sua performance perseguidora. Nunca vou esquecer daquela foto em que ele foi à lona, mesmo tendo feiito o serviço sujo. Falando em serviço sujo, falta pouquissimo tempo para o mensalão do PSDB expirar. Sem ninguém responsabilizado. Ninguém preso, a não ser o publicitário e homem da mala, o Marco Valério . A primeira prova  do terror judiciário, a primeira e concreta prova contra a espetaculosa justiça.

    • Caro Nassif e demais

      Caro Nassif e demais comentadores: há alguma explicação para a não presença do “procurador do power point”, ontem, durante a audiência do Presidente Lula? Esperava a presença do mesmo, dado a “convicção (dele) de que o Lula é o chefe da quadrilha”.

  28. Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

    nada será como antes. o cerco a Stalingrado foi rompido. a contra-ofensiva desencadeada. a maior Greve Geral já realizada. o inimigo encurralado em seu bunker.

    como nunca antes na história deste país, está exposta a face da cleptocracia brasileira  e de seus prepostos. toda a sua vil mediocridade e incompetência infinita.

    suas muitas máscaras sempre escondem a mesma face sem rosto: Collor, FHC, Serra, Alckmin, Aécio, Bolsonaro, Dória, Huck, Moro… nenhum projeto, a não ser manter o Brasil asfixiado como uma neo-colônia e todo um Povo em condição de semi-escravidão.

    um nada insignificante. uma ausência de si mesma. um vazio que só pode ser ocupado por um Povo sem Medo.

    lutar sem temer. esta plutocracia predatória pode ser derrotada. é a lição inesquecível de 10/05/2017.

    lutar sem temer. é o Povo nas ruas que derrota o golpe. é a decorrência imprescindível de 10/05/2017.

    1. nulidade do impeachment;

    2. punição dos responsáveis pelo golpe;

    3. revogação de todos os atos e contratos do governo usurpador.

    p.s.:

    um mito tem que morrer, para que outro mais avançado possa nascer. o mito do Lulismo morre em 10/05/2017, para que Lula possa estar mais vivo do que nunca.

    vídeo: Milton e Lô Borges : Tudo que você podia ser

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=G4Q0JXmUYbU%5D

    .

      • Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

        consolida-se ontem em Curitiba mais uma grande liderança nacional: Beatriz Cerqueira. SP: Boulos. RJ: Freixo. MG: Beatriz. forma-se o eixo de uma nova Esquerda no Brasil.

        abração.

        .

        • Eu achei um absurdo aquele

          Eu achei um absurdo aquele vídeo do Freixo submetendo sua vida pessoal À um julgamento de um coletivo de mulheres ligados ao PSOL…

          Parece um refém do próprio pós-modernismo que tanto incentivou….

          Acho que o sujeito está abaixo dos outros dois…

          • Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

            -> Eu achei um absurdo aquele vídeo do Freixo

            eu poderia retrucar que foi também um absurdo a Beatriz Cerqueira agir como uma Lulete deslumbrada, ao puxar o anacrônico e equivocado coro “Lula-lá” no evento em Curitiba.

            mas não vou fazer isto, pois tanto ela quanto o Freixo, assim como o Boulos, não são, e jamais serão, mitos. são pessoas como nós, apenas em outras circunstâncias. chegou o momento de nunca mais a Esquerda brasileira forjar mitos.

            um dos mais perversos erros do Lulismo foi transformar Lula em mito.

            abraços

            vídeo: Não podemos naturalizar o machismo

            [video: https://www.youtube.com/watch?v=rMfu_sDekHI%5D

            .

    • Gostei da analogia

      apesar de preferir comparar ao cerco de LENINGRADO, onde os russos minguaram durante 900 dias e não se renderam, como está fazendo Lula.

      Mas para contrubuir, não esqueçamos, que em Stalingrado o sexto exército alemão foi totalmente cercado e foram presos nada mais que 350 mil soldados alemães e inclusive seu Comandante Gen.Paulus que era considerado um gênio militar.

       

      • Paulus não era um gênio

        Paulus não era um gênio militar, era um general para lá de medíocre. Haviam diversos generais alemães Geniais, mas Paulus estava longe de ser um deles. Dentre esses generais geniais, destaco o antecessor de Paulus no comando do 6º Exército, o General Reichenau…

      • Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

        -> apesar de preferir comparar ao cerco de LENINGRADO

        a analogia não é histórica e sim uma conexão com um dos artigos da série O Xadrez do Golpe:

        “há exatamente um ano atrás, Luis Nassif publicou um de seus artigos antológicos, e premonitórios: O xadrez da batalha de Stalingrado do impeachment.

        “Os alemães montaram uma blitzkrieg contra Stalingrado. Precisavam vencer rapidamente, caso contrário o inverno rigoroso jogaria contra a ocupação. Houve uma resistência heróica que segurou as tropas alemãs, expondo-as ao inverno russo. O fator tempo decidiu a batalha. É um quadro muito similar ao brasileiro.”

        -> como está fazendo Lula.

        Lulinha Paz e Amor prometera correr o Brasil após seu seqüestro em 04/03/2106, se o tivesse feito, e seus apoiadores o tivessem cobrado, jamais teria acontecido o golpe do impeachment. não esqueceremos.

        .

    • fim de carreira

      “o inimigo encurralado em seu bunker.”

      O problema serão as minas deixadas pelos bandidos e o saque realizado nos museus e na bolsa da viúva.

      Foi-se o pré sal, dançou a aposentadoria, milhões de desempregados, bailou a distribuidora da Petrobrás, BNDES liquidado, TODAS as linhas de pesquisa e desenvolvimento encerradas e perdidas, entrega do território nacional, tercerização da defesa, Refinaria Pasadena (que audácia!) já era, governos engessados até 2038, sepultamento das construtoras nacionais etc e tal. 

      É destruição para ninguém botar defeito!

      • Com mais alguns meses desta

        Com mais alguns meses desta gente no poder, não vai sobrar muita coisa. Estas absurdas “reformas” poderiam até ser desfeitas, revertidas ou corrigidas se um dia tivermos um congresso decente que, inclusive, reveja tudo que se refere ao poder judiciário e MPF. Mas como se vai conseguir recuperar tudo que tiver sido entregue? Além disso, estão levando adiante, a toque de caixa, a entrada dos ianques, como na reunião para tratar de “cooperação no combate ao terrorismo” e o convite para o exército dos EUA participar de manobras na Amazônia, próximo da Venezuela. Vamos virar uma nova Colômbia?

  29. E aproveitando, algo que

    E aproveitando, algo que vocês não deveriam esquecer: Lembram-se dos alertas que eu e outros comentaristas fizeram sobre Moro tentar prender Lula na audiência, sobre a possibilidade de grupos de extrema direita invadirem o local para ofenderem Lula, a possibilidade de fraude se o vídeo da audiência fosse reservado para manipulação da mídia brasileira e recusado para o cidadão comum? Quantos de vocês estão dizendo que eu e outros “pisamos na bola” porque nada disso aconteceu?

    Felizmente nada disso aconteceu, e por ter sido denunciado o risco de acontecer.

    Você não consegue manipular um vídeo ou plantar agressores quando todo mundo já está sabendo que isso irá acontecer, anula o efeito das manipulações e acaba dando munição para o oponente por provar que ele estava certo ao dizer que iria acontecer manipulação. Prosseguir com uma manipulação apesar dela ter sido denunciada é um tiro no pé certeiro.

    Logo, continuem denunciando mesmo que a denúncia não se concretize depois, porque usualmente a razão para não ter sido concretizado o fato denunciado é a própria denúncia.

  30. nossa alma foi lavada. o

    nossa alma foi lavada. o circo ficou sem graça para os golpistas, a vitória política do Cara é inconteste, Lula é o gigante que temos. é no entanto por tudo isso e muito mais que nosso medo é muito maior: eles não podem deixar o estadista livre para tomar as rédeas de novamente termos um Brasil grande, ativo e altivo. nosso medo é: ou vão matá-lo (e várias formas insidiosas são possíveis inclusive a que supostamente vitimou Chaves/Venezuela) ou “matarão” a eleição 2018. vencemos uma batalha, apenas uma batalha. nosso regojizo não deveria nos tranquilizar: é esse estranho sentimento que nos domina agora. quantos de nós estamos fumando mais, bebendo mais e conversando mais com nossos iguais por conta da ansiedade que nos envolve devido ao “processo do processo” que assistimos contra Lula? viver (no Brasil mais ainda) não é fácil, definitivamente.  

  31. O nosso

    O nosso “JUDICIÁRIO-MIDIÁTICO” ou seria MIDIÁTICO´JUDICIÁRIO” esta despreparado.

    Seria esta a razão de membros do SUPREMO  serem tão ínsipidos, razos, a ponto de declararem que condenam porque a “LEI” lhes permite condenarem?

    Para mim o mundo jurídico acabou quando um apenado foi condenado por uma rosa, que poderia ser de qualquer jardim, mas tinha que ser desta suprema e injustificavel sanha de poder.

    Nada que o tempo não fará esquecer, exceto nos futuros livros de HISTÓRIA, tal qual hoje conhecemos a “santa” INQUISIÇÃO.

    Até lá a rosa murcha e fétida talvez só conserve os seus próprios espinhos, caídos a lhe espetarem os pés.

  32. trechos
    .
    indagado ..SÁBIO

    trechos

    .

    indagado ..SÁBIO ..LULA disse que NEM ele, casa Civil, ABIN, PF, Procuradoria, órgãos de controle ou MP e SERGIO MORO sabiam dos roubos. do CARTEL ..que nunca foi avisado ..SERGIO MORO disse que não era a sua função saber dos roubos (e nem a do presidente, pensei) ..e LULA retrucou dizendo que MORO sabia mais que ele, pois BEM ANTES MANDOU GRAMPEAR envolvidos e ainda deixou-os, por exemplo, muitos deles soltos pra continuarem a delinquir.

  33. trechos
    .
    ..ABUSOS da PF,

    trechos

    .

    ..ABUSOS da PF, noticiados, que MORO DISSE DESCONHECER, e que LULA retrucou dizendo basicamente que “…NEM TUDO chega a conhecimento dum chefe ..ou nem tudo o que o chefe determina é obedecido ..ou o chefe toma conhecimento de como as coisas se dão fora das suas vistas ..tipo a violência em que se deram as tais conduções e visitas da polícia a sua casa e na dos filhos..” ..até de visitas de atores no cárcere pra fazerem um filme de final com sentença antecipada em mais de ano, eu complementaria

  34. O nosso

    O nosso “JUDICIÁRIO-MIDIÁTICO” ou seria MIDIÁTICO´JUDICIÁRIO” esta despreparado.

    Seria esta a razão de membros do SUPREMO  serem tão ínsipidos, razos, a ponto de declararem que condenam porque a “LEI” lhes permite condenarem?

    Para mim o mundo jurídico acabou quando um apenado foi condenado por uma rosa, que poderia ser de qualquer jardim, mas tinha que ser desta suprema e injustificavel sanha de poder.

    Nada que o tempo não fará esquecer, exceto nos futuros livros de HISTÓRIA, tal qual hoje conhecemos a “santa” INQUISIÇÃO.

    Até lá a rosa murcha e fétida talvez só conserve os seus próprios espinhos, caídos a lhe espetarem os pés.

  35. trechos
    .
    Moro – tomando no

    trechos

    .

    Moro – tomando no mínimo uma hora do tempo – pediu explicações sobre o SÍTIO ..sobre o MENSALÃO ..sobre o INSTITUTO LULA ..sobre MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS de LULA ..sobre OPINIÕES pessoais, fugidas do tema, opiniões do cidadão LULA ..sobre palavras ditas quer em ENTREVISTAS de 2007, e/ou mesmo em DISCURSOS de PALANQUE quando o clima entorpece ..sobre documentos tratados e/ou assinados POR TERCEIROS ..tudo fugindo do tema.

  36. Sempre achei…

    E continuo achando, que não iriam e não vão prender o Lula…………….por inépcia,soberba e estupidez pura e simples, conseguiram dar a Lula o protagonismo deste imbroglio….O papel de heroi,martir e unica saida cai como uma luva, para um “animal” politico da envergadura de Lula, …… inabilitar para as eleições de 2018 ou que as eleições sejam “anuladas”, me parecem as unicas saidas para os gopistas….. Pig e lavajatenses usam a mais antiga tecnica de caça utilizada pelos humanos desde o tempo das cavernas….a caça por “exaustão”, os caçadores perseguem a presa até a exaustão da mesma, mas regras são fundamentais
    1-So partir para o ataque final quando a presa não tiver mais condiões de defesa.
    2-Nunca acuar o animal, uma presa acuada se “sublima”, e parte para o ataque com todas as suas forças e armas.
    3-Conhecer muito bem a “potencia” de sua presa.
    Os golpistas,na minha opinião, no papel de caçadores, ignoraram as regras…..por ignorancia e preconceito, foram a caça de uma gazelinha, acuram a presa, e se deram conta que a gazela era um mamute……..E o mamute, que estava tranquilo no seu canto, deu-se conta se sua propria força e reagiu pisando os minusculos caçadores…..pisou um….dois…..tres…..

  37. Em 2018 será uma verdadeira briga de foice. Com setores obscuros
    Em 2018 será uma verdadeira briga de foice. Com setores obscuros que promoveram o golpe controlando as contes superiores como o STF e o TSE, passando pelo ministério público, toda a mídia corporativa, a maioria absoluta do Congresso Nacional dominada pelo baixo clero,… Enfim, no horizonte não haverá tréguas ao Lula e ao PT. Os setores golpistas possuem muitas cartas marcadas a disposição, como adiar as eleições gerais, impor o parlamentarismo, mudar qualquer dispositivo da Constituição que represente entraves ao impedimento da candidatura do Lula. Não existe a menor possibilidade de uma saída conciliatória.

  38. A condenação de Lula já está

    A condenação de Lula já está encomendada. Tudo isto é só isso, uma farsa montada para que o massacre da mídia justifique o veredito. 1984 poderia ter como cenário o brasil de 2017, tranquilamente. A mídia, especialmente a globo, bem como golpistas no setor empresarial, bancário, político e judiciário chegaram áquele ponto em que os piratas chegavam na hora da abordagem da presa: dispararam contra o próprio casco para que não reste outra alternativa a não ser o famoso “vencer ou morrer”. Sem eliminar este grupo da cena, quem pretende realizar um acordo colocando o futuro do país acima de tudo não conseguirá sucesso.

  39. A música ESSES MOÇOS

    A música ESSES MOÇOS realmente parece ter sido feita por Lula aos procuradores da Lava Jato. 

  40. República do Galeão?

    O depoimento de ontem me fez imaginar o que teria acontecido se Getúlio tivesse ido depor no aeroporto. Deu a impressão de que a história engasgou por 63 anos e agora foi retomada. O peso de 200 milhões de habitantes abateu-se sobre os golpistas como um piano de cauda caído do décimo andar; vão virar pastinha, meleca grudada ao chão. Poder econômico era tudo na idade média; não no século 21…

    • Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

      -> O depoimento de ontem me fez imaginar o que teria acontecido se Getúlio tivesse ido depor no aeroporto. Deu a impressão de que a história engasgou por 63 anos e agora foi retomada.

      e também deve fazer imaginar o que teria acontecido se Lula não tivesse se borrado todo no segundo debate com Collor, nas eleições de 1989. também dá impressão da História estar sendo retomado deste outro “engasgo”, quando Lula entregou aquela eleição.

      .

  41. Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

    D. Marisa se interessou pelo apartamento, mas nada demais. Lula não tava nem aí, envolvido com questões macro. os puxa-saco das empreiteiras começaram a tentar agradar. nem podiam supor o merdelê em que estavam se metendo. depois que explodiu tudo, D. Mariza sentiu-se culpada, agravando seu estado de saúde. não esqueceremos.

    “Prepare-se. Porque os ataques ao senhor vai ser muito mais forte do que eles fazem até a Ministros da Suprema Corte que não pensa como pensa a imprensa brasileira hoje.”

    Lula – depoimento a Sérgio Moro – Curitiba 10/05/2017

    .

    • Arkx

      Você externalizou o que todo mundo, ou todos com capacidade de compreensão de uma situação, viu no que dizia Lula. Quanto mais Sergio Moro insistia na compra do apartamento do Guaruja, mas pensava com meus botões o quanto aquilo feria Lula, o quanto dona Marisa deve ter se martirizado por um dia ter-se interessado na compra de um imovel, em que uma grande construtora os queria enquanto clientes…. Eu nunca vi ninguém condenado porque um dia se interessou em comprar um imovel em que os construtores promenteram melhorias caso a compra fosse efetivada. Isso acontece todo dia, em todo mundo e não precisa ser conhecido ou oferecer contrapartida para tal compromisso. Ademais Lula ja não era mais presidente na época da possivel compra e todo a narrativa criada pela Lava Jato de [eventual] troca de favores é inexistente, a não ser na cabeça dos procuradores e do juiz de acusação, que acreditam que a corrupção na Petrobras se deve, também, à esses miseros pretensos favores à familia de Lula. Toda essa historia seria risivel não fosse tragica.

      Que Dona Marisa descanse em Paz.

      • Xadrez do segundo nascimento do mito Lula

        -> o quanto aquilo feria Lula, o quanto dona Marisa deve ter se martirizado

        perdoe-me, seria muito conveniente apenas concordar contigo, mas não posso fazer isto.

        assim como não esqueceremos a tortura psicológica da Lava Jato & Associados sobre Marisa Letícia, também JAMAIS ESQUECEREMOS que Lula foi incapaz de respeitar a morte cerebral da própria esposa, e se abraçou com seus algozes suplicando pelo Pacto à La Brasil.

        .

  42. “Aquilo que é, tem muita força”
    “Fizeram um pacto com o demônio.

    Mefistófeles levou os procuradores e o juiz para o alto da montanha e ofereceu a eles a celebridade. Em troca, teriam que entregar a condenação de Lula. Saíram como vendedores de Bíblias do velho oeste, garantindo a condenação sem ter os elementos.”

    Nassif, seu texto me remeteu à famosa frase de Guimarães Rosa: “O que tem de ser, tem muita força” – que modifico em textos que escrevo para: “Aquilo que é, tem muita força”

    Creio que todos fomos pegos de surpresa, porque mesmo os totalmente conscientes da sordidez da mídia, somos influenciados pelas ações e reações do mundo à nossa volta, oriundos do massacre midiático. Não poderíamos prever, diante de tanto horror acontecendo no Brasil, que diante dos nossos olhos o castelo de areia desmoronasse tão vexaminosamente.

    O que vimos ontem foi uma das mais claras demonstrações do vigor, da prevalência da sentença de Guimarães: “Aquilo que é” se impôs de modo tão natural quanto selvagem, foi uma surra da verdade, da realidade, sobre as fantasias criadas pela “matrix jurídico-midiática” para seu rebanho cativo, os que se deixam manipular pelos paroxismos criados, aumentando em si mesmos preconceitos, fanatismos, e por fim o ódio, que cega!

    E o que vimos foi o quanto Mefistófeles-Globo, usando sua expressão, iludiu mais uma vez os seus servos. Não tinham nada a oferecer de concreto para viabilizarem seu intento, emparedar Lula, colher dele incoerências, espremer de última hora alguma fala que pudesse ser distorcida, nada de nada. Perderam-se, sem as edições da Globo, o apoio dos Mervais e Catanhedes, Moro chegando a apelar para documentos sem assinatura, uma coisa patética!

    A tarde de ontem foi redentora! Uma redenção do que é digno, justo, verdadeiro. Concordo inteiramente, que ontem, os algozes de Lula lhe deram de bandeja o momento histórico que todos precisávamos: o renascimento do mito Lula!

    Moro não pode prendê-lo, Moro não pode soltá-lo, declarar-lhe a inocência. Desmoraliza-se em ambas as situações, Lula vence em ambas!

    Moralmente falando, foi o fim da lava jato, de seu tão almejado ápice. O castelo ruiu, e nada sobrou.

    • Parabéns! Belo texto, tanto o

      Parabéns! Belo texto, tanto o seu quanto o do Nassif. Um consolo para nossas almas doloridas diante de tanta safadeza espalhada por nosso querido Brasil. Um dito diz “Deus ė pai e não padastro”. Esperemos portanto.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      • Um dia de redenção, Edna!!! É

        Um dia de redenção, Edna!!! É nítida a sensação de renovação do sentimento de luta e esperança dos brasileiros conscientes…..  A lava jato nunca mais será a mesma, ela foi publicamente envergonhada, diga o que disser a grande mídia.  Devemos essa ao Lula. Abraço!!!!

  43. Otimismo demais

    Concordo que Lula expôs, a quem quer ver, toda a falaciosa e frágil arquitetura político-jurídica do atual aparato golpista triunfante. Mas minha preocupação, para qual não consigo vislumbrar saídas e equacionamentos adequados, está no pós-golpe.

    Fica cada vez mais evidente a macrocefalia política do sistema de justiça – a decisão do juiz que MANDOU fechar o Instituto Lula é emblemático dessa macrocefalia política.

    A decisão  do STF que depositou poder absoluto ao STJ, subodinando TODOS os governadores à Corte, sepulta de vez o ordenamento federativo da nossa esfera política.

    O voto não vale mais nada diante do macrocéfalo poder judiciário. Tornou-se apenas um rito de passagem; a primeira e insignificante fase de seleção dos representantes do povo: estes, devem se submeter aos que, por meio de concurso público, foram ungidos como os ÚNICOS DONOS  da República.

    Então: como encolher esse macrocéfalo poder e recolocá-lo em seus devidos tamanho e lugar?

    Há uma via democrática possível de depuração do autoritário, recalcitrante, elitista, corporativo e ensimesmado sitema de justiça brasileiro? Ou, infelizmente, só há a via “turca”? E, nesse último caso, que será o Erdogan brasileiro?

  44. Quem fala o que quer…

    Moro avisou a Lula que as perguntas poderiam ser desconfortáveis ao petista mas que tinham que ser feitas assim mesmo. Faltou Lula avisar a Moro que as respostas poderiam ser desconfortáveis ao juiz mas que tinham que ser ouvidas mesmo assim.

    ***

    Moro não teve saída: quando Lula denunciou o massacre de que tem sido vítima, o juiz tentou eximir-se de responsabilidade, tentou culpar unicamente a imprensa. Mas Lula não o deixou esquecer-se de que foi ele, Moro, que apelou para a imprensa. Na verdade não se trata de Jornalismo o que essas empresas da imprensa fazem. Espetáculo grosseiro, um tipo de datena ou marcelorrezende numa embalagem discreta…

    ***

    Moro tentou calar Lula em vão: Pensa que só o juiz é que pode contextualizar, é?

    ***

    Levar Moro a se calar, a mudar de assunto na hora, é fácil: basta mencionar a colaboração entre o juiz e os EUA.

  45. Um País com um sistema

    Um País com um sistema político eleitoral sob medida para funcionar somente à base de falcatruas e picaretagens, tornando os eleitos refens desse sistema, um judiciário medíocre e covarde que aos poucos vai perdendo o respeito do povo, porque deixa de cumprir o seu principal papel de resguardo à constituição, instituições comprometidas e aparelhadas por incompetentes que deixam o povo desamparado e à deriva, uma mídia venal e incompetente que vive à base de favores do estado dando sustenção a este circo de horrores que envergonha a nação perante o resto do mundo, uma elite alienada, preconceituosa e ignorante, que serve de escudo aos verdadeiros corruptos que sequer são investigados e de estímulo às injustiças praticadas contra aqueles que realmente tem espírito público e ideais republicanos, pobre Brasil.

  46. Um País com um sistema

    Um País com um sistema político eleitoral sob medida para funcionar somente à base de falcatruas e picaretagens, tornando os eleitos refens desse sistema, um judiciário medíocre e covarde que aos poucos vai perdendo o respeito do povo, porque deixa de cumprir o seu principal papel de resguardo à constituição, instituições comprometidas e aparelhadas por incompetentes que deixam o povo desamparado e à deriva, uma mídia venal e incompetente que vive à base de favores do estado dando sustenção a este circo de horrores que envergonha a nação perante o resto do mundo, uma elite alienada, preconceituosa e ignorante, que serve de escudo aos verdadeiros corruptos que sequer são investigados e de estímulo às injustiças praticadas contra aqueles que realmente tem espírito público e ideais republicanos, pobre Brasil.

  47. Zeitgeist

    Nassif  foi na veia do acontecimento.  Dando voz ao  espírito do tempo  expõe corajosamente  e fundamentado em fatos o que as cabeças ligadas e pensantes  reconheceram :  a mídia,  o  juiz e o  mp  estão nus.  Nada mais sustenta as perseguições políticas  a Lula senão  o apoio da mídia e as atecipações de juizo pela mídia com o objetivo de  oberter – com a simulaçao de narrativas –  consenso jàs vítimas  da desinformação.  Curitiba é uma cidade nublada, mas vejo  surgir  entre as nuvens que passamnesse momento algum sol. Difícil é prever como será o tempo, o que irá acontecer  enquanto vêmos a ruína do país,  a falência do sistema juduciário, o  último bastião que deveria proteger o seu povo de aventureiros mercenários e farsantes.

  48.    Moro mostrou o que é ;

       Moro mostrou o que é ; pequeno , miúdo ,quase insignificante , aliás como nós. Só não o é ,por que Deus assim não quer.

  49. O meio e a mensagem

    Porque a mídia assusta, porque a mídia é execrada, porque a mídia é temida:

    “Não há armadilha maior do que a ilusória sensação de poder que a mídia proporciona.”

    ” Em um primeiro momento, passa uma sensação única de onipotência. Os mais espertos, entendem o jogo.”

    No nosso país e supostamente em todos os outros países onde há imprensa livre a maioria do povo não é dos “mais espertos.”

  50. Infelizmente, a visão

    Infelizmente, a visão pessimista prevalece. Aquilo que não aparece e é omitido pela mídia não tem repercussão alguma naqueles acostumados a tomar como realidade o que se passa nos canais principais de notícias. Não vai ser diferente quanto a esse depoimento. A notícia passa pela mesma receita. Ela é toda picada, bem temperada e mastigada ao gosto dos leitores e telespectadores que não esperam nada mais do que a confirmação de seus preconceitos. A intenção nunca foi examinar fatos. O que se quer são motivos para malhar um judas nos confins de suas masmorras mentais. Um culpado para simplificar a explicação de toda complexidade de problemas pessoais e políticos. A facilidade de absorver é maior e, portanto, mais atraente a qualquer um, independente do patamar social.

     

    Esperar que a disposição das pessoas se altere para analisarem e desconfiarem do que é ou não é notícia será menos eficaz do que corrigir as fontes dessas mesmas notícias. O problema estará em fazê-las chegar ao leitor comum. Pena que a dificuldade de mudar, substituir e competir com a mídia padrão seja tão difícil e exaustiva.

     

    Persistamos na batalha.

    • É verdade. Tudo que é

      É verdade. Tudo que é insólito, desmancha-se no ar, já que solidez aqui não vem ao caso.

  51. Concordo com o texto, mas não

    Concordo com o texto, mas não com as concluões.

    É óbvio e não há a menor dúvida de que a sentença será condenatória, mesmo que não existam provas.

    E a condenação em segunda instância também é certa. 

    E inclusive rápida o suficiente para retirar Lula da eleição de 2018.

    Portanto, em que pese tudo que ele falou e tudo que de falso ou real existe, ele é carta fora do baralho da disputa.

    Claro que pode ter papel decisivo e até eleger alguém.

    Mas ele mesmo, pessoalmente, está fora do jogo. 

     

  52. “Tempos excepcionais
    “Tempos excepcionais necessitam de ATITUDES EXCEPCIONAIS”,Lula não tem condições de bater de frente com o CORPORATIVISMO do judiciário, a questão se tornou o seguinte,ou Lula ou o judiciário (na pessoa de Moro,sei sei,tem o MPF q não é o judiciário,mas para o povão (eu)TD é judiciário) então não há lei,mesmo q tenha lei,tudo uma questão de orgulho deles, não vão dar o braço a torcer(vejam o caso da interdição do instituto, ninguém vai fazer nada) então proponho (quem,eu?)(fazer o quê!!)CHEGA DE CIRCO,Lula aceite a condenação desde já,ela é CERTA e fique em silêncio(proposta com todo o respeito)seja rebelde contra todo o sistema e birrento mesmo como um menino,Lula preso é a glória,pra quê esquentar a cabeça mais?Esteja ao lado de Gandhi,Mandela e etc… QUE PREVILÉGIO!VIVA O LULA E VIVA O BRASIL!!

  53. Lula tem que dizer o que

    Lula tem que dizer o que pretende fazer a respeito da PEC do Teto.

    Não tem como ela fazer nada do que diz se essa merda tiver em vigor em 2019.

    • Na verdade…

      Na verdade, tem. Baixar os juros na marra e redirecionar o dinheiro que normalmente iria para os juros.

      A desvantagem é que isso provavelmente provocaria uma desvalorização do Real forte o suficiente para causar repique inflacionário, se bem que até isso teria um ponto positivo porque torna as exportações brasileiras mais competitivas.

  54. a “novela” Lava Jato
    É evidente a articulação entre mídia e lava jato. Para a globo é um presente do céu.Com audiência em queda, passou a ter um novo produto, o “seriado lava jato”. Um seriado interminável – operação 1, 2, 3….n. Sempre renovado. A toda hora um novo capítulo a apresentar ao público noveleiro apaixonado e ávido por novos capítulos, especialmente de escândalos, operações policiais, o grotesco, aferecendo ao público um arremedo de democracia, a que nos é tirado sistematicamente pelo Congresso antipopular que hoje temos. A lavajato comporta-se tal como um assistente de produção de novos episódios que os patrões da mídia ficam ansiosos por receber diante da audiência em queda dos demais produtos que oferecem.

  55. a “novela” Lava Jato
    É evidente a articulação entre mídia e lava jato. Para a globo é um presente do céu.Com audiência em queda, passou a ter um novo produto, o “seriado lava jato”. Um seriado interminável – operação 1, 2, 3….n. Sempre renovado. A toda hora um novo capítulo a apresentar ao público noveleiro apaixonado e ávido por novos capítulos, especialmente de escândalos, operações policiais, o grotesco, aferecendo ao público um arremedo de democracia, a que nos é tirado sistematicamente pelo Congresso antipopular que hoje temos. A lavajato comporta-se tal como um assistente de produção de novos episódios que os patrões da mídia ficam ansiosos por receber diante da audiência em queda dos demais produtos que oferecem.

  56. Moro definitivamente não se

    Moro definitivamente não se comporta como juiz.

    Fez várias perguntas pegadinhas a lula, e fugindo claramente do tema.

    Fez várias perguntas específicas de encontros e datas, coisas de 15 anos atrás, que ninguem se lembraria para poder dizer com exatidão.

    Atuou claramente como auxiliar de acusação.

    Ora, a questão toda é com relação ao triplex. Só seria crime se a OAS tivesse dado o ape reformado a Lula em troca de algum contrato vantajoso na Petrobrás.

    Para se provar isso, teria que haver dois pontos.

    1) O apartamente ter sido efetivamente dado a Lula.

    2) Haver efetiva conexão que Lula determinou a algum diretor ou funcionário da Petrobras que a OAS obtivesse vantagem em algum contrato com a estatal.

    Ora, o obejtivo seria busca esses dois pontos e nada mais do que isso.

    Por que é preciso que os dois pontos acima sejam atendidos para que se caracterize o crime de corrupção passiva.

    Quanto à lavagem de dinheiro é crime de ficção, que se ele não se utilizaou do ape já não há a lavagem.

    O resto é conversa fiada que o Moro fez para dar audiência no JN.

    Mas é óbvio, apesar de tudo,  que o Moro condenará Lula.

     

  57. Midiotas

    Grande Lula, sempre perseguido lutando por um Brasil e Globosta querendo ser presidente de fato, manda em todos eles abaixam o topete e falam fino com a tal do plim plim a luta parece ser eternamente desigual, povo anestesiado brasileiros que não merecem a nação que os hospedam, gente que arrota grandeza e permanecem sabichões eternamente gratos pela Xuxa, Ratinho, Datena, incapazes de investigar uma só noticia eles a comprar como se fossem a uma boutique e se acham grandes com noticias falsas como seus próprios pensamentos homúnculos.

  58. Diretas ja’!

    Eu aproveito para convidar as pessoas de bom senso que restam neste pais a manter os olhos abertos e a mente alerta, o que ja’ aconteceu desde a posse do Temer (e vem de antes) esta’ durando demasiado. E’ hora dos homens e mulheres, trabalhadores, estudantes, populaçao em geral sairem ‘as ruas e lutar pelas eleiçoes diretas ja’! O atual governo e’ ilegitimo, o nosso pais nao merece isto. O presidente Lula,a presidente Dilma nao mercem isto e no’s nao vamos permitir que esta farsa dure muito mais do que ja durou. Diretas ja’!

  59. Crise e Oportunidade

    (1) Já temos um Projeto de Nação, apoiado pela maior parte dos democratas.

    (2) Lula se consolidou como a maior liderança política contemporânea.

    Está faltando apenas uma pessoa que seria o vice de Lula, mas que no futuro governo seria uma espécie de “Primeiro Ministro” . Assim Lula ficaria livre para a mobilização e articulação política, visando a reconstruir, com nova forma, o Estado Democrático de Direito.

    Essa crise criou a oportunidade do Brasil evoluir como Nação. Depende apenas da união dos democratas (de todas as ideologias).

    • Me espanta saber que há

      Me espanta saber que há democratas querendo fazer o país crescer. É possível falar mais de quem são essa turma esperando o momento? Grato

  60. Na encruzilhada

    Na encruzilhada

     

    Os maus políticos brasileiros foram levados, especialmente, pela falta de estrategistas no seu campo (Lajaveteiros e toda a espécie de anti-Lulistas), a uma encruzilhada onde só restam dois caminhos: (a) Aliar-se a Lula ou a seu eleito em 2018; ou (b) não permitir que as eleições aconteçam no ano que vem e sim, tão somente, nas “unificadas em 2020”.

    Se houver 2018 Lula não tem mais o que fazer. Seu depoimento em Curitiba garante a vitória praticamente por “WO”. Não tem prá ninguém.  Os Dallagnois e Morinhos e todos os demais “juvenis de Curitiba”, com suas vozes de eunucos, sucumbiram e levaram consigo todas as esperanças dos homens maus (aqueles que se dizem cidadãos de bem), e que não aceitam a demo (povo) cracia (governo).

    O plano “b” está sendo preparado em paralelo ao “a” que mesmo tendo a condenação de Lula até mesmo em segunda instância (e ai depois de Moro é com João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região com sede em Porto Alegre) como consequência. Isto não é mais sinônimo de desfecho positivo para tais golpistas. O mito está redivivo e basta a unção de Lula para que até os “postes” sejam eleitos.

    O que está em curso: a opção “b” e que atende por alguns apelidos como “eleições unificadas” ou “simultaneidade das eleições” é na verdade o Golpe 2.0. Não preciso discorrer sobre como votariam os parlamentares que irão ganhar mais dois anos de presente. Perguntem ao estúpido e esquálido Gringo se ele não quer ficar mais dos anos e deixar os servidores seis anos sem reposição da inflação.

    O que resta a nós democratas? E me desculpem os que eleitores dos Perondis. Os que não se arrependeram não há porque ouvirem o meu apelo. A nós outros resta aproveitar a liderança e a energia do mito somando a ela todo nosso vigor (em democracia somos “muy jovenes”) e lutar pela nova campanha das Diretas. A luxuosa “zona de conforto” é algo que não nos diz respeito. Companheiros! A Luta sempre continua!

  61. O Maior Presidente

    que o Brasil já teve, ensinando o amigo do traficante  a ser juiz:

    MORO: Tem um documento aqui que fala do triplex….
    LULA: Tá assinado por quem?”
    MORO: Hmm… A assinatura tá em branco…
    LULA: Então o senhor pode guardar por gentileza!

  62. Filme da semana: o rato que

    Filme da semana: o rato que ruge, estrelando um certo juiz…. E, nesse caso, Lula deverá ser condenado por não saber quem rasurou o papelzinho que o juico apresentou. Crime hediondo. Muita coisa ainda pela frente. Eles não desistem de se grudar no Lula

  63. é FANTÁSTICO

    O do norte enviado, o  xerife caipira, o caçador de calangos e jararacas, por duas vezes durante o depoimento do presidente citou um programa chamado fantàstico !

    “O senhor, numa entrevista ao fantástico………….”

    Seria cômico, e è.

    E ridìculo e revoltante.

  64. A Globo não vai morrer

    A Globo não vai morrer conformada, vai gastar até o último cartucho, lutar até o último homem, algo parecido com o VI exército alemão em Stalingrado, avançou como se o inimigo já estivesse derrotado, empacou quando encontrou uma resistência aguerrida, ao invés de recuar para uma posição mais defensavel apostou tudo na derrota de um simbolo, a cidade de Stalin, alongou demais suas linhas, confiou em flancos vulneraveis, acabou cercado e destruido, não sem antes causar muita dor e destruição.

    • Dito isto,conclui-se que tem

      Dito isto,conclui-se que tem que partir para cima do general(Globo), e não ficar gastando munição com um réles soldado (Moro).

  65.  
    Magnífco este capítulo do

     

    Magnífco este capítulo do Xadrez do Nassif.

    Realmente, o Presidente Lula desnudou a indigência de uns tantos concurseiros da PF, do MP e do Judiciário. Que papelão em Moro? Ainda bem que escondeu a cara por trás da câmera (doutor Moro! A de filmar é câmera).

    Com isso, restou exposto a penúria mental desse bando de deslumbrados eunucos. Ora, engajados, ou melhor, embaraçados nesta louca cruzada justiceira, à moda dos fanáticosTemplários da idade Média. Esquisito que a santa ignorância medieval, tenha passado por tal malfadado recall em pleno século XXI, no Brasil. Que vergonha!

    Dava pena ouvir o som débil das vozes, a denotar embaraço juvenil. Por certo, pela constrangedora peça acusatória, ainda por conta da idiotia e da mais absoluta carência de conteudo  e racionalidade, ou, de indícios fáticos consistentes. Foi o que se ouviu, ao longo de mais de 4h de platitudes da acusação. Um desastre a enodoar o PGR, PF, e o judiciário de piso. Um horror!

    Que dirão no futuro, os netinhos desses fanáticos…

    Orlando

  66. o depoimento de lula

    Excelente análise do acontecimento protagonizado por Lula e secundado pelo juiz Moro.

    Este último chega ao termo de uma de suas acusações contra o Presidente espicaçado pelos temores de sua personalidade de Inspetor de Quarteirão. Como afastar a incógnita das ameaças desconhecidas que rondam nas ruas vizinhas às suas, onde exerce sua caprichosa e irritadiça jurisdição? Questão insolúvel para quem como ele se deixou levar por seus impulsos de demagogo provinciano…  

  67. a verdade da TV aberta e hora secreta do voto

    A verdade é uma só: O povo tem certeza que o triplex, sítio de Atibaia e a Friboi é do Lula.

    Essa afirmação ninguém consegue extirpar do cerebro do cidadão brasileiro por serem reféns de 3 a 4 horas diárias de TV aberta (e assistem a todos os canais para terem embasamento total), por isso com o sem condenação penal o ex-presidente e sua família ficaram vinculados a esses patrimônios.

    Por outro lado, é contundente a escolha da população em Lula/18. Contudo, em outubro do ano que vem na hora secreta da votação para presidente do Brasil, ninguém terá receio em ser vítima de ‘bullying político’ ao votar no ex-presidente ou em quem ele escolher em seu lugar. 

     

  68. Midia aliada e Fachin entraram em ação para salvar Moro
    Hà um ringue em que o Judiciário a reboque da Globo disputa a opinião publica e o Facin segurou a delação para ser liberada no momento oportuno de dar uma resposta a ruound, como esse  foi aplicado  neste dia 10 por Lula no lombo do  Moro. Na maior ressaca da deerrota, a Globo mandou o Facin leberar a delação que a Dilma já havia pedido que fosse liberada no momento oportuno, sendo que, sendo liberada agora, só serve mesmo para a disputa da opinião publica, mais uma vez com balse em delações feitas por presos torturados.

    A Globo é o verdadeiro juiz da Lava Jato e do STF. Teori não ficaria de quatro como tem feito Facin(ho) e por isso deram um jeito de matar o homi, imagina só atrapalhar as sequências do filme da Globo…como e mesmo no nome do filme, a sim o A Lei é Para Todos (Menos para Tucanos)

    Fachin e João Santana: o golpe mantém o mesmo roteiro http://www.ocafezinho.com/2017/05/11/fachin-e-joao-santana-o-golpe-mantem-o-mesmo-roteiro/

  69. TRIPLEX……….

    Vamos mostrar nas urnas que se  Lula não tem chacaras, triplex, barcos para pescar, temos o povo dar a ele então por gratidão por o que ele fez pelo país em dois mandatos, estão duvidando que lula é dono exatamente muito mais que isso  ele merecia pelo que fez pela classe média e pobres deste país……….

  70. as considerações finais de

    as considerações finais de lula contextualizando as infamias do conluio midiático e a lava-jato et caterva deveria ser repetido omcamsavelmente pelos  sites progressistas….

  71. E se o objetivo da

    E se o objetivo da conveniente liberação da ‘delação’ de João Santana for… garantir a cassação da chapa no TSE? Com uma intervenção do STF dizendo que deverá haver eleição indireta para completar o período até 1/1/2019 e… no meio, assim, esticam o mandato do presidente indireto?

    Afinal, a campanha de 2018 já está na rua e, a não ser que surja um fato novíssimo, Dória e Huck podem não ser suficientes contra Lula.

  72. Roteiro claro

    Uma das minhas leituras prediletas é o Xadrez do Nassif, fico aguardando as novas edições. Sempre uma abordagem inteligente e bastante original,parabéns.

    Agora gostaria que Nassif refletisse sobre um roteiro que ja esta posto. A condenação injusta do Lula pelo Moro. Qual será o movimento seguinte? Dará tempo de evitar uma condenação em segindo grau e a inelegibilidade? Essas são as grandes questóes. Nosso pais ja afastou uma presidente sem crime de responsabilidade e se rebaixará mais ainda? o maior lider politico impossibilitado de exercer cargo político? Quanta tristeza.

    O método da lava jato é claro. Condena pela impresa para depois condenar pela “justiça”. Levar o Lula para esse desiderato será mais um pà de cal na nossa democracia. 

     

     

  73. Imagina num debate…

    Dado o que se viu no depoimento, imagina o que seria um debate Moro vs Lula para a eleição de 2018, onde o Moro não mais teria todo o controle do ambiente e das perguntas. Se ele podendo escolher tudo o que seria perguntado levou uma sova, imagina numa situação em que ambos estejam em igualdade de condições.

  74. Sem a menor dúvida

     

    O açodamento da extrema direita em tomar o poder na marra e no peito, de modo fulminante e a qualquer custo – basicamente – com poderosas forças de facções da comunidade da informação, Justiça, Congresso e grande mídia “livre”, acabou jogando o Brasil na pior crise, jamais vista: econômica, financeira, moral e espiritual, de toda a nossa história.

    A desmoralização dos golpistas é ampla e geral, aqui e no exterior. A descrença tomou conta do Brasil. E, antes que tome rumo de sangrenta e incontrolável guerra civil, somente Lula/PT reúne forças populares e nacionalistas que tanto precisamos para reaquecer a economia, retomar o desenvolvimento e a justiça social. Fora com os traidores da Pátria.

     

  75. 99%

    A justiça é parte do golpe.

    Só que o mundo da justiça é grande!

    Há juízes e juízes…

    A aparência, o formalismo é fundamental no mundo jurídico!

    Estão mais presos a forma, que ao conteúdo, que abre brecha para os 2 pesos e 2 medidas e está na sabedoria popular – Cada juiz, uma sentença…

    Então é mais palatável ao mundo jurídico a formalização como no caso do mensalão do PSDB – dito como crime ainda que não haja condenação que pode ser entendido como fatos inerentes ao cotidiano da justiça, grande volume de processos que estende prazos, vários níveis de interpelações e etc…

    Deve ter chamado a atenção na forma em que o mensalão do PT teve prazos rigorosos cobrados diariamente pela globo, mesmo modo de ação feito pelo Cunha com o processo de impeachment na câmara…

    Os juízes sabem da preferência da justiça pela globo, que não deixa de ser uma forma de corrupção!

    Mas há uma parte que respeita a lei…

    Mas é a parte que não age, por que respeita a lei e os valores de um bom juiz!

    E quem, fora o LULA enfrentaria a mídia?

    Já estão nos colocando na fila para o abate, como num matadouro!

    Cada um em sua realidade pode buscar uma solução para aposentadoria, para precarização do trabalho, para o juros e etc…

    Mas a maioria não conseguirá!

    E se olharmos em nossa volta, o nosso dia a dia é passado no meio da maioria…

    Se a maioria perder, todos perderão, menos o 1%!

     

  76. De mistificação em mistificação, a esquerda desaparece

    A mistificação de Lula fez a esquerda cegar-se para todos os erros em que o PT se envolveu durante seus mandatos. Resultado: o partido está sendo varrido do mapa. Pior, não aprenderam: insistem na mistificação, assim como em negar os erros e em abraçar noções econômicas equivocadas. O “renascimento” de Lula é mais uma pá de cal sobre uma esquerda cada vez mais obsoleta no país. Como a direita por aqui não está tão longe em termos de obsolescência, estamos perdidos.

  77. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome