Xadrez do tribunal para a Lava Jato

 
Peça 1 – o xadrez e as análises estratégicas
 
Adotei o nome Xadrez na série sobre o golpe por duas razões:
 
1. Analisar realidades complexas. 
 
Eventos dessa abrangência, que mexem com a vida e o futuro do país,  têm  inúmeros fatores de influência se entrelaçando, a crise econômica global, a política econômica interna, a geopolítica internacional, os interesses corporativos internos. 
 
O desafio consiste em identificar as grandes linhas de mudança globais, a maneira como se interrelacionam no Brasil, os personagens locais protagonistas desse jogo e a resultante final.
 
2. Estimar efeitos sobre o futuro.
 
Trata-se de um exercício complexo, que depende em parte de informação, e muito de intuição, de tentar identificar os desdobramentos de fatos atuais, de processos políticos, sociais e econômicos, as linhas que prevalecerão.
 
Os estrategistas se valem dessa metodologia para prevenir desastres, acertar rumos, minimizar custos e riscos, desenhar o futuro.

 
O desafio aqui é de fundo jornalístico, mais modesto. Não se pretende ter as respostas definitivas, mas criar uma moldura, uma forma organizada  para que a discussão possa fluir de maneira mais ordenada, aprimorando, confirmando ou retificando cada peça e mesmo as correlações entre elas, com a inestimável contribuição de vocês. 
 
Peça 2 – os funcionários e as autoridades públicas
 
Autoridade é todo aquele que exerce parcela de poder. Isso envolve uma responsabilidade adicional. Por isso mesmo não pode se ater exclusivamente aos fatos do momento, mas aos desdobramentos presentes e futuros. 
 
O exercício de previsão dos atos presentes, os desdobramentos futuros, são parte inerente da responsabilidade e de obrigação dos que exercem poder de Estado.
 
É a diferença do mero servidor público, que age de acordo com o princípio da legalidade, e à visão estática dos fatos.
Transportando as definições para a Lava Jato, a Procuradoria Geral da República é a autoridade. Não é um dos poderes originais do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário -, mas detém parcela de poder, como a Polícia, pela margem de discricionariedade na aplicação da lei. A discricionariedade existe para que se tenha o poder de decisão para aplicar melhor o que diz a lei. Se fosse um exercício mecânico, bastaria um manual e um computador.
 
Já os membros da força-tarefa são funcionários públicos e, como tal, limitam-se ao cumprimento burocrático da lei. Mas, por ter atribuições específicas de poder, também incorrem em um grau de responsabilidade.
 
Peça 3 – a responsabilidade da Lava Jato
 
Voltemos ao tema do último Xadrez, o “Xadrez do Assassinato Político e o MPF” (https://goo.gl/2Z5KOG).
 
Lá se mostra que a Lava Jato e o Procurador Geral da República Rodrigo Janot exerceram um papel antinacional, de pacto com autoridades norte-americanas visando ações contra uma estatal brasileira.
 
Não apenas isso.
 
O enorme estrago promovido na cadeia do petróleo e gás, a destruição das empreiteiras, o desmonte da indústria de defesa, a tentativa de criminalizar as ações comerciais e diplomáticas na África, tudo isso configura claramente uma ação antinacional, embrulhada no pacote da anticorrupção. Era perfeitamente possível apurar os crimes, punir os corruptores e corruptos preservando as empresas. Mas optou-se por um trabalho meticuloso de destruição.
 
Por ora, a enorme barreira ideológica de pós-verdade imposta pela mídia tratou essa destruição como inevitável. 
 
Mas a história não acaba em 2016. Em um ponto qualquer do futuro, quando recomeçar o processo de reconstrução do país, haverá o balanço inevitável desses anos de destruição. E não haverá como não se apurar as responsabilidades. 
 
De um lado, da parte dos que se darão conta dos enormes prejuízos para o desenvolvimento nacional; de outra, dos que estão atrás de revanche, políticos corruptos ou não, empresários presos, inocentes desmoralizados.
 
Se, ao contrário dos tempos atuais, a força tarefa tiver a sorte de ser julgada dentro das normas do estado de direito, serão condenados com atenuantes. Como funcionários públicos, cumpriram apenas o que dizia a lei. E se avançaram nos limites de lei, e os avanços foram endossados por tribunais superiores, estarão a salvo de punições maiores. 
 
São figuras menores que cresceram porque as instituições se tornaram menores. No máximo serão personagens de crônicas de costumes sobre o deslumbramento de mentes provincianas, quando o destino coloca em suas mãos o martelo de Thor.
 
Peça 4 – a responsabilidade de Rodrigo Janot
 
Mas não haverá como eximir de responsabilidade o PGR Rodrigo Janot.
 
Ele é a autoridade, a quem compete o discernimento  para impedir os enormes malefícios que a operação trouxe para o presente e o futuro do país, impor o freio na ação da força tarefa, a definição de estratégias que assegurassem a punição dos culpados sem a destruição da economia.
 
Daqui a alguns anos, quando o país estiver se esfalfando para recuperar o tempo perdido, tentando desenvolver setores competitivos para a luta da globalização, deparando-se com a regressão dos indicadores sociais, de avanços tecnológicos, de modernização do trabalho, ficará mais nítida a percepção de desperdício, da destruição inútil ocorrida nesses tempos de dissipação. E não haverá como levantar mais o álibi da inevitabilidade dos danos colaterais.
 
Juízes técnicos, isentos, como não são os de agora, constatarão facilmente os inúmeros caminhos que havia para se coibir a corrupção e punir os corruptos sem destruir a economia.
 
Disporão dos sucessivos alertas do que estaria ocorrendo. Haverá condições de se ter acesso aos documentos e trocas de mensagens da cooperação internacional e dos acordos montados individualmente pela Lava Jato.
 
Certamente Janot alegará, em sua defesa, que as pressões foram enormes, que não houve como enfrentá-las. E a acusação constatará que ele falhou com seus deveres funcionais, com sua responsabilidade em relação ao país.
 
Serão levadas à sua responsabilidade os milhões de brasileiros que perderão oportunidade de sair da miséria pela destruição da economia brasileira, os atrasos na infraestrutura, a perda de qualidade dos empregos.
 
Durante algum tempo Janot dirigiu a Escola Superior do Ministério Público da União. Nela, organizou diversos seminários sobre problemas nacionais, onde foram esmiuçados cada um dos fatores de desenvolvimento.
 
O trabalho meritório de antes será o agravante quando tiver de responder a um tribunal. Não poderá acenar sequer com o álibi da ignorância.
 
Que a maldição da nacionalidade abortada recaia sobre ele e parceiros, como o ex-Ministro José Eduardo Cardozo, que viram as tropas bárbaras avançando e, por cumplicidade, acomodamento ou medo, deixaram de cumprir com seu dever perante o Brasil e perante a história.

 

Luis Nassif

135 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por uma questâo de justiça a
    Por uma questâo de justiça a todos os poucos que como nós leitores desse blog, Espero que esse dia chegue. E que esse que é maior traidor da pátria que comanda o pgr pague por tudo que fez atrasar esse nosso tão sofrido país.

  2. Impossivel dizer o que levou

    Impossivel dizer o que levou Cardozo a nao ser o que tinha que ser, mas quanto a Rodrigo Janot, ele foi cumplice mesmo.  Nao ha maneira de negar isso.

  3. Uma visao otimista !

                  Assim como os crimes do estado do passado , (inconfidencia , queima de doctos sobre a escravidao, Canudos, Quilombos, Lampiao e seu bando, estado novo, e mais recente os crimes da ditadura civil midiatica militar, massacre de jovens na periferia, etc) esses episódios se perderao no tempo , afinal a História é contada somente na versao dos   ‘ vencedores”, como salientou bem Darcy Ribeiro .

    Parabéns pela visao otimista de um futuro improvável !

    1. Esses caras ainda por cima

      Esses caras ainda por cima contam com a morte como uma anistia próxima. Aproveitarão tudo o que puderem e depois os netinhos estarão em Miami se preparando para voltar como concurseiros. Sabe, o que estamos assistindo é a vitória dos maiores filhos das putas (sem nenhuma ofensa a elas) que esse país já viu passar por aqui.

  4. no invisível futuro não há justiça…

    pois quando se zera o presente, o Brasil, a justiça não se desloca………………………………….

    o caos não se desloca

    o que perdemos hoje, em um presente zerado, perdemos para sempre

    desenhando:

    nossos pais precisaram recomeçar

    nós precisaremos recomeçar

    e nossos filhos netos precisarão

    O Brasil tinha tudo para estar numa posíção muito incômoda, muito independente para o gosto dos USA em 2030

    perdemos tudo

    e a Justiça também se perde com o tempo

    1. pior erro que um povo pode cometer…

      e já cometemos duas vezes

      é dar tempo ao “zero”

      ou quebramos essa porra toda imediatamente, a começar pela Globo

      ou nossos descendentes estarão escrevendo o mesmo que escrevemos agora

  5. Os Jateiros matam o cavalo para livrá-lo do carrapato

    Os Jateiros estão destruindo a Petrobrás para acabar com a corrupção da qual a referida empresa é vítima, Tem gente que mata o cavalo para livrá-lo do carrapato.

  6. Nassif, nessa sua visão tão

    Nassif, nessa sua visão tão otimista, só tome o cuidado de não incluir o Paraná.

    Por aqui a culpa de todo esse desmonte ainda é do Lula. 

     

    1. E por aqui… Em SC…

      …a culpada na boca da MAIORIA ABSOLUTA é a Dona Dilma…

      Falam que foi ela quem ^começou toda essa crise, politica e economica”… E que deveria OU nao ter ganha a eleicao (que pra eles sempre tera’ sido uma fraude) OU deveria ter renunciado logo, pois o ^impeachment^ pra eles, foi ela quem quis para desencadear tudo de mal que ocorre, hoje, no país.

      Ouço isso, diariamente, de colegas de trabalho, na familia, e nas ruas…

  7. Nassif, No xadrez anterior

    Nassif, No xadrez anterior voce fala em “informações” trazidas pelo Janot dos EUA como moeda de troca.

    Não vejo assim. Se… existissem as tais informações, elas estariam postas nas denuncias ofertadas. Não li nenhuma com “tais informações”.

     

  8. Moro e globo e tucanos “não ta batendo”

    Nassif, a inércia letal de José. E. Cadozo, assim como de Janot são fatos incontestáveis, no entanto, a parceria Moro-velha mídia-tucanos ainda paira uma névoa densa, visto que, o enredo globo/folha recente é o ‘fora Temer’ para os tucanos o suceder, porque o ‘Centrão’ com uma idologia ultraconservadora de bala e religião é menos interessante que o próprio PT no comando do poder para os Marinhos e Frias. 

    Isso conclui que a mídia guiada pela globo só tem até o momento como futuro presidenciável o Moro ou um cacique tucano.

    Mas, para que o plano de por um presidente do Brasil ‘global’ que consiga engabelar o povo é imprescindível acertar todas as proposições matemáticas a seguir:

    (  ) Moro não deve aceitar ser candidato a presidente da globo em respeito ao poder tucanato atual

    (  ) Se Moro aceitar, o PSDB aceita

    (  ) A mídia aceita defenestrar um ou dois caciques tucanos em nome da imparcialidade (melhora econômica)

    (  ) O PSDB aceita, se a globo aceitar o começo do fim da sigla tucana com Moro candidato preferencial

    (  ) A aceita sacríficar Aécio politicamente para ascensão de Moro

    (  ) A máquina ‘status quo’ tucana dentro do funcionalismo público é maior que a classe média de Moro

     

     

  9. Que a maldição da nacionalidade abortada recaia sobre ele …

    “Que a maldição da nacionalidade abortada recaia sobre ele e parceiros…”

    No último parágrafo, o mais contundente, faltou incluir um nome, certamente o principal, mas deixa para lá. 

  10. Que o ex-ministro José se

    Que o ex-ministro José se comportou como mais um José ao invés de um ministro… Me parece claro… Mas faltou falar no texto que a pretoleira estatal norueguesa vai levar ativos minerais nosso, ou levou, sendo uma estatal… Ou seja, transferência de riqueza de nosso povo para o norueguês… Seriamos o povo mais altruista do mundo? Mesmo precisando damos tudo o que é nosso e morremos de fome… OU estamos sendo saqueados por supostos representantes do povo… Quando na verdade são lesmas mutantes que também sugam sangue como uma sangue suga? Ou seja… A Petrobrás desenvolveu a tecnologia… Não tinha pressa nenhuma para vender ativos ou explorar todo este petróleo, ainda mais com o preço do barril atual… E vendeu as reservas para o povo da Noruega? Qual o problema com estes políticos? Não têm respeito ao povo que o elegeu? Não tem respeito ao país que servem? Não tem respeito ao povo brasileiro? Pelo jeito a resposta deles seria um sonoro não, um não mergulhado com uma lama negra cheia de petroleo saindo das entranhas deste pessoal que não tem nada de representante de nosso povo! Quem em sã consciência se desfazeria de uma riqueza dessa? Ainda mais com um povo tão necessitado de instimentos… Que está perdendo o pouco que tem para a gradar o mercado e os investidores estrangeiros que levam todos os nossos impostos! Qual é esta pressa de se desfazer disso? Quem esta ganahndo e o que esta ganhando. Seria a favor de investigar todos os que estão a favor ainda mais aqueles que foram lá para os EUA fortalecer estes negócios. Se eu tivesse uma mina de ouro eu dividiria com outros mineradores? Sim! Se eles fizessem o mesmo! E fosse um consenso ou um pré acordo mundial de que a cada descoberto cada petroleira ficará com uma determinada porcentagem. Vamos ver se estas petroleiras como esta estatal já se desfizeram de alguma jazida por um precinho camarada… Vamos ver se a Shell faz isto… Se fizerem de bom grado… Acreditaria que o mundo esta caminhando para um caminho certo…

    http://www.blogdacidadania.com.br/2016/07/estatal-norueguesa-agarrou-correndo-petroleo-que-golpistas-jogaram-fora/

  11. Eu acho muito otimismo LN
    Eu acho muito otimismo LN achar que haverá algum julgamento ou condenação dos membros que compõea a Lava-Jatao por lesa-patria no futuro. Até hoje há quem sauda o golpe de 64 como aquele que nos salvou do comunismo e assim será para aqueles que apoiaram o golpe de 16 como aquele que nos livrou o pais do PT. A nossa midia construirá uma narrativa de endeusamento dos membros da Lava Jata que continuarão a ser vistos como herois pela classe média UDNista que compõe uma parcela expressiva em nossa sociedade. A única instituição com moral para fazer esta condenação na visão deste extrato da sociedade seria (bato na madeira tres vezes) as Forças Armadas.

    1. A notícia abaixo fará você

      A notícia abaixo fará você pensar a respeito se é das forças armadas que virá algum ataque aos pseudo-heróis construídos pela imprensa nacional. De nossas forças armadas não se espere nada que não seja a criminalização de nosso povo pois nosso inimigo é interno e não externo.

      http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/08/juiz-sergio-moro-recebe-medalha-de-condecoracao-do-exercito.html

      1. Concordo. Há tempos digo que

        Concordo. Há tempos digo que o nosso pior inimigo é interno.

        Se não o eliminarmos com urgência seremos eliminados por ele.

    1. A Chance de qualquer crtino

      A Chance de qualquer crtino desses ver um dia de cadeia é 0.

      Se tudo, absolutamente TUDO, der errado. Sempre haverá aposentadoria integral e prisão domiciliar.

  12. Para chegar lá

    Nassif, compartilho de seu “otimismo”. Mas para chegar lá há um abismo a ser transposto: 

    O que condeno nas gestões Lula-Dilma é a conciliação com o capital financeiro. Continuaram o desembolso de 2,4 BI POR DIA para o serviço da dívida, como fez FHC. Esse círculo vicioso precisa ser quebrado. E isso só ocorrerá  com a auditoria da dívida. Não basta trabalhar na superficie, os juros, é preciso atacar o principal, como fez o Equador.

    Bem, minha questão: será que a casa grande (o capital financeiro), ao perceber-se sem saída, não tentará nova conciliação? Que seria desastrosa no atual quadro recessivo – muito diferente do boom das commodities da era Lula.

    Em outras palavras, os setores populares, a começar por Lula, não podem cair nessa armadilha. Todos possíveis presidenciaveis de nosso campo devem assumir posições contra os traidores da pátria (os golpistas) e contra os traidores dos direitos do povo (os financistas – notem que os dois grupos tem uma enorme intersecção). Cabe a nós exigir o compromisso dos futuros candidatos progressistas com a auditoria da dívida!

    1. Não só isso, mas…

      Desfazer os inúmeros crimes de lesa-pátria cometidos por esses golpistas, no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e, principalmente, no PIG (inclusive as piratizações promovidas na indigestão FHC), que deverão ser processados e pagar pelos prejuízos ao Estado e à população. Nada de governo de conciliação. Com golpistas e traidores da pátria, não se concilia. Para eles, não há que se dar quartel.

      O Golpe de Estado de 2016 foi uma declaração de guerra contra o Brasil, o povo e a democracia. É isso o que muita gente ainda não se deu conta: estamos em guerra. E, em época de guerra, o crime de traição à pátria é a pena de morte.

  13. Se os militares de 64 não

    Se os militares de 64 não foram punidos…

    Se os privatas dos anos 90 nãoforam punidos…

     

    Por que os lesa-pátria dos anos 10 seriam punidos, hein?

  14. Apesar de desejar que todos
    Apesar de desejar que todos os agentes públicos que ajudaram no desmantelamento do Estado brasileiro sejam punidos futuramente. Me vem a lembrança que sádicos torturadores, partícipes do infame ciclo dos 21 anos de regime militar, foram brindados com a anistia de seus crimes no âmbito da redemocratização. Portanto, Moros, Dallagnols e Cia devem ficar tranquilos, que nossa história de impunidade é pródiga para com os representantes do establishment por aqui.

  15. O tribunal deve ser o de Nüremberg

    Caro nassif, caros leitores.

    Para os integrantes da Fraude a Jato, para o PGR e para os membros da PF, do MP e do PJ que integram essa ORCRIM institucioanal o tribunal que deve jugá-los pelos crimes de lesa-pátria, lesa-soberania, que arruinaram o projeto de desenvollvimento soberano do Brasil, o qual promovia a inclusão social e a redução da desigualdade, a ser instalado deve ser semelhante ao de Nüremberg, que julgou de forma implacável os nazistas.

  16. Tribunal da história

    Aguardemos o veredito da história quando a ave pousar lá na frente. Gostei especialmente de uma frase do artigo:  Punição aos corruptos sem destruição da economia. Isto porque tem me parecido que neste e em outros sites os articulistas esqueceram  da corrupção, ou tem se referido a ela como epifenomeno menor do Estado. Ora, sei que drogas, prostiuição e corrupção existirão sempre, mas o Brasil não precisa ser o quarto país mais corrupto do mundo. Punição a todos de todos os partidos. Outra coisa, muita leniência com o PT, partido que milito dede 1980. A cúpula deu um golpe na militância ao aderir a governabilidade do dinheiro que sempre vigorou no país. Queríamos mudar a política com ética, principalmente controles sociais.  Lembrem-se que foi no governo do PT que a Petrobrás foi esquartejada e privatizada da forma mais sórdida. 

    1. É por pensamentos como este

      É por pensamentos como este que o PT está fodido e provavelemente nunca mais terá o protagonismo que já teve.

      O jogo do poder é bruto, não tem nada de republicano.

       

      1. Os fins justificam os meios?

        Se “o jogo do poder é bruto, não tem nada de republicano”, então qualquer meio para permanecer no poder justifica o fim e aí fica difícil, todos os gatos ficam pardos, não importa o partido.  Não foi isto que uma geração de petistas e eleitores do partido imaginou. O fato é que a cúpula no poder pisou na bola e deixou a bola quicando para o golpe da mídia e da direita. Não refletir e criticar os erros cometidos não ajuda em nada, ao contrário, e foram muitos e graves os erros do PT, no poder.       

      2. Esse aí é da Turma da

        Esse aí é da Turma da auto-crítica. Deve achar o PMDB e o PSDB os partidos mais honestos do mundo, afinal, o PT perde a eleição por falta de auto-crítica !!!

        É republicano como o Zé da Justiça !!! 

        luiz cezare vieira, vem fazer Ciranda aqui do lado de fora do BBB PT !!! Vc é o eliminado de Hoje !!!!

         

        1. Intolerância e irresponsabilidade

          Este tipo de post é apropriado para as redes sociais do ódio e intolerância que se proliferam no país, não para um site sério, destinado a promover um debate de alto nível da conjuntura conturbada que vivenciamos. O detrator começa me incluindo numa  turma da auto crítica que não sei o que é isto, aliás não utilizo o termo auto-crítica, de origem stalinista. Também nunca achei que o PMDB e o PSDB são os partidos mais honestos do mundo. Ao contrário passei a minha vida de petista e sindicalista combatendo a ideologia privatista e a corrupção especialmente do PSDB da era FHC.  também nunca falei que o PT perde a eleição por falta de auto-crítica. Agora aprendi sim em inúmeras reuniões do partido o exercício da crítica, do espírito crítico, do pensamento próprio, da aprendizagem coletiva no debate com outros. Agora uma coisa você . disse certo, sou republicano sim e acredito que a resposta á pergunta “o que fazer” hoje passa por uma Revolução Republicana.

          E o lamentável pos,t escrito sem pensar  do Marcelo33 termina com uma referência ao BBB a miséria cultural do país,  me eliminando do debate. Nada mais fascista. Da próxima vez antes de vomitar bobagens pense um pouco mais. Não seja tão irresponsável..       

    2. Luis Cezare Vieira, o lobo em pele de cordeiro

      O Comentarista Cezare Vieira é um tucano se fingindo petista. Quase todo o PT na cadeia, e o anta vem falar de leniência com o PT.

      Ele não quer acabar com a corrupção, quer apenas reduzí-la. Quer apenas livrar os Tucanos da concorrência dos outros corruptos.

  17. bom, muito bom!

    Nassif, Bom post ainda que melancolico.

    Não sou tão otimista assim!

    A historia os condenará mas NÃO a justiça brasileira!

    Os historiadores ficarão pasmos com a mediocridade dessa geração… e como chegaram tão  longe.

  18. Xadrez para o tribunal da Lava Jato

    Se formos esperar o julgamento da história, tal como não aconteceu relativamente à ditadura militar, ficaremos, mais uma vez, extramemente decepcionados!!!! SOMOS TODOS LENIENTES QUANTO À JUSTIÇA!

  19. Só pra entender…

    Permitam-me uma pergunta: qual a diferença entre sermos escravos de um poder nacional e de um inter-nacional??? As elites não têm pátria.

  20. Com a nomeação de Rex

    Com a nomeação de Rex Tillerson, Presidente do Conselho da EXXON MOBIL para Secretario de Estado do governo Trump

    o caso PETROBRAS nos EUA toma um rumo para lá de perigoso.

    Tillerson não é apenas CEO da EXXON MOBIL, é tambem um de seus maiores acionistas individuais.

    A questão da PETROBRAS no Departamento de Justiça fica ainda mais complicada. A PETROBRAS  processada, fatalmente multada em bilhões de dolares e depois monitorada por dez anos (é parte da Lei FCPA) pelo mesmo governo que tem a EXXON no gabinete. A PETROBRAS já está sendo investigada por dentro por dois escritorios de advocacia americanos aprovados pelo Departamento de Justiça a um custo até agora de R$400 milhões em honorarios.

    Tudo muito estranho, coisa repulsiva. Isso jamais poderia acontecer, é um roteiro do absurdo. Como o Governo brasileiro pode aceitar essa situação sem lutar, sem contestar, sendo um dos maiores paises do mundo e a empresa ser estatal?

    Não posso imaginar a venezuelana  PDVSA, que tem vastas operações nos EUA, a mexicana  PEMEX, a saudita  ARAMCO, maior petroleira do mundo, o triplo da EXXON em faturamento,

    a russa GAZPROM, a angolana  SONANGOL, onde corrupção é lendaria, a algeriana SONATRACH, a IRAQ NATIONAL OIL

    sobre a qual tenho um livro de 500 paginas descrevendo a corrupção DEPOIS da invasão americana e com a conivencia de

    americanos, a ECOPETROL colombiana,  não imagino essas empresas se submetendo à humilhação dessa devassa pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos numa empresa estatal brasileira, colocada nessa situação sem um pio do Governo brasileiro, marcham como carneiros para o abetedouro, impressionante a fragilidade de todos, parecem colonos do Imperio Britanico.

    1. Vc está certo em muito de sua

      Vc está certo em muito de sua abordagem. Mas convém não esquecer o “tsunami” que atingiu o Brasil a partir de 2013 e das malditas manifestações ali iniciadas, MUITO BEM PLANEJADAS. O Congresso que surgiu das urnas em 2014, completamente hostil ao governo e disposto a sabotar tudo, o que fez o tempo todo até o absurdo impeachment. A Lava Jato e sua força tarefa (aí incluído super Juiz), onde só a PF fazia parte do poder executivo, um grupo com um poder jamais contido pelas instâncias superiores da justiça, que a tudo endossava. Enfim, uma chefe de governo completamente encurralada pelos demais poderes da República e pelo poderoso MP. Sem desconhecer eventuais erros da presidenta eleita e retirada do poder por um golpe, me pergunto: que Presidente da República nesse contexto e num ambiente democrático teria força para deter essa avalanche e salvar o Brasil desse caos milimetricamente programado?

    2. O que eu não consigo entender

      O que eu não consigo entender é como nossas Forças Armadas, ao presenciar uma invasão desta magnitude em nossa soberania, possam se considerar neutras encarando esse projeto de destruição (que agora é público e notório) da nação como se fosse apenas um embate normal entre poderes civis. Quem pretende se enganar ou enganar a quem? Não é possível que cidadãos comuns como nós tenham percebido isso com clareza e os profissionais treinados para detetar conspirações, guerras assimétricas, etc, não consigam ver que estamos caminhando celeremente para a recolonização do país. Não dá para se eximir desta responsabilidade. Ninguém (a não ser alguns tresloucados) deseja a volta de uma ditadura militar. O que a maioria da população quer é uma espécie de “reset” dessa loucura que aí está e a convocação de uma Constituinte e eleições gerais em todos os níveis. 

    3. Tudo isso acontece porquê

      Tudo isso acontece porquê infelizmente eu estou vendo que o brasileiro é um frouxo, alguém que se borra de medo diante de uma ameaça real e que prefere se deixar escravizar do que lutar.

  21. Nunca serão!!!
     
    Os

    Nunca serão!!!

     

    Os destruidores da patria, seja o pgr, os curitiba´s boys (já que toda hora vão pedir a benção pro tio sam) nenhum deles será julgado pelos desastres que estão cometendo; somos um país onde a “justissa” é uma falácia montada para acorbertar os malfeitos da elite, o banco de um certo cidadão deu um tombo de 5 bi e este está todo domingo pimposo cheio de dentes na tv, e ainda querem que eu acredite que haverá Justiça (com maisculas)?.

  22. Triste

    Pode ser que eu esteja enganado mas me parece que esse desmonte da soberania, da independência do nosso país é uma sucessão de oportunistas explorando as fragilidades que temos no sentimento de patriotismo. Se tiver realmente algo disso, que nos sirva de lição, senão para nós pessoalmente, para os que virão depois de nós: que nunca mais caiamos na balela da globalização e que saibamos impedir o estouro do dique quando há apenas um buraquinho no muro de contenção. Nenhuma concessão é admissível, nem a mais aparentemente irrisória e inocente como “enquanto não estão jogando bomba na gente, a gente continua imitando trejeitos artificiais de personagens das séries de TV dos EUA, tão descolados e inteligentes que são”. Temos nosso próprio país a construir e isso demanda soberania e independência, mesmo.

  23. A comunidade acadêmica brasileira terá muitas questões para…

    A comunidade acadêmica brasileira terá muitas questões para estudar sobre o que ocorreu no país nesses últimos anos. E uma coisa é certa, a história será implacável com todos os traidores da pátria. Todos esses canalhas vão direto para a lata do lixo da história.

    1. Se sobrar vida inteligente nesse pais desmontado

      peça por peça pelo judiciário que obviamente com representante das elites e do poderio financeiro estrangeiro quebrou o pais, tudo isso para promover a ca(ç)a e a criminalização do PT em nome de um falso pretexto de combate a corrupção.

      1. Ana, desculpe-me, mas a vida inteligente está despertando.

        Eu sou e sempre fui um otimista, apesar de sempre ver o pior que pode acontecer, sempre confio na humanidade. Esta minha confiança está representada na evolução que uma parte significativa das pessoas que pensam estão amadurecendo nesta crise. É fantástico, porém começamos a pensar como foi interrompido em 1964, porém diria mais a capacidade latente do pensamento inteligente evoluiu muito mais do que se pensava naquela época.

        Vou dar um exemplo, o próprio Luis Nassif, acompanho o turquinho desde o início do seu Portal Luis Nassif, tanto as intervenções de Nassif como as minhas e os demais que participavam daquele portal eram quase que infantis em relações as atuais, nestes oito anos a evolução de todos é espantosa, havia uma discussão politiqueira e uma discussão de economia de mercado, coisas que nos dias atuais se tornaram anacrônicas.

        As posições políticas, num sentido mais amplo, está ressurgindo como uma erupção de um vulcão, o Nassif melhorou muito (eu também) quando ele não for sensível as críticas que leva para o lado pessoal será o máximo, mas um dia chega lá.

      2. Não se esqueça que os estudantes que ocuparam suas escolas e…

        Não se esqueça que os estudantes que ocuparam suas escolas e universidades serão os interpretes de tudo o que está ocorrendo no país hoje. O futuro dependerá muito mais dessa moçada que veio para ficar.

    2. Essa noite minah filha estava

      Essa noite minah filha estava o terror na hora de dormir. Queria brincar e ficou pertubando a noite toda. PErdi nessa noite mais noites de sono do que MAzzili, Mourão, Castelo Branco, Costa e Silva e Medici perderam juntos com receio de parar na lata de lixo da história !!! E duvido que os golpistas atuais se preocupem com isso.

      A única pessoa que se preocupa com Biografia é a Dilma, que inclusive se preocupa mais com biografia do que com o país.

  24. Nunca li em livro de história

    Nunca li em livro de história nem assisti em telejornal qualquer julgamento contra autores de crime de lesa pátria na terra papagali, desde o grito que não houve às margens do ipiranga até dias recentes. Portanto, acho que no fim tudo vai acabar em uma grande orgia plutocrática com indultos e absolvições generalizadas. A fatura da destruição da economia do bananão? Como sempre vai para o povo.  Ainda assim, espero, com  todas as minhas forças, que a “profecia” do nobre blogueiro se concretize. 

    1. Pra não dizer que não falei das flores

      Acredito que você deva conhecer o verso:

      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Na época, Vandré fez essa poesia, mas muito poucos fizeram a hora, e outros não souberam fazê-la, e muitos nem fizeram e nem quiseram fazer a hora.

      Os resultados amargamos até hoje.

      Você espera que os outros façam a hora para você?

  25. Golpe de estado da Usura

    A PEC da Usura (PEC 55) é busca de institucionalizar o crime perfeito!

    As empreiteiras roubavam dinheiro publico junto com agente públicos e políticos, mas o sistema financeiro drena a maior parte dos impostos.

    A perda é muito maior!

    Nos EUA e Japão têm os juros básicos da economia atualmente próximo de zero!

    Da forma como vão nos comprometer nos próximos 20 anos com esta PEC, da forma como ela atuará na economia – teriam que dizer ao povo, que se tornará um sonho acreditar que iremos alcançar, um dia, juros zero!

    No dia em que o Brasil tiver juros ZERO e não houver golpe de estado, nos tornaremos uma democracia madura!

    Antes do golpe, havia um cenário em que o ritmo do crescimento da economia e das despesas do governo, chegaria a um impasse: Teria que “mexer” na “divida pública” quer seja nos juros, quer fosse em sua composição – algo teria que ser feito ali, e resumindo – teria que fazer algo para reduzir o desembolso em relação ao PIB…

    E eles sabem que a Dilma, se precisasse colocaria o dedo lá…

    Nunca haverá algo como a Lava-jato para os juros no Brasil, que são mais vergonhosos que todas empreiteiras juntas!

    Não há crime para os juros – tudo no sistema financeiro anda de acordo com lei!

    Por isso uma nova lei – a PEC 55 dará mais poderes ao sistema financeiro!

    Este será o crime perfeito…

    É imoral, mas será legal!

    Qualquer empresa ou pessoa com um minimo de bom senso vai chegar a conclusão: Se os juros serão intocáveis, do que eu preciso para sobreviver nos próximos 20 anos?

    Precisarei comprar papeis do governo – precisarei compor minha renda com juros!

    Quem vai investir em empresas, criar produtos, imóveis para alugar – sem antes levar em conta a tranquilidade dos juros?

    O juros irá competir com geração de empregos, investimentos e retomada do crescimento…

    Onde vamos chegar assim?

    Vamos ter um dia de olhar e fazer essa reforma financeira, que é a NOSSA GRANDE reforma – levar nossa economia a ter estruturas a assemelhar com a do Japão em relação a dívida pública, por exemplo!

    É avançar dentro da economia, não retroceder, como estamos fazendo!

    Nossa estrutura financeira tem que trabalhar e se tornar rentável como no resto do mundo, e não depender da maneira como dependemos hoje dos juros de uma maneira bruta e estúpida!

    1. Síntese

      “Nunca haverá algo como a Lava-jato para os juros no Brasil, que são mais vergonhosos que todas empreiteiras juntas!”

      Essa é a sintese.

      1. Não há mal que sempre dure !!!

        É justamente por causa da corrupta lava jato, que abafa  os podres dos maiores ladrões do país : ( “políticos”, “religiosos”, “mídia”, “empresários” e toda a corja ), que os JUROS cobrados no Brasil são coisas de agiotas, ladrões, narcotraficantes, terroristas,assassinos….

         

         

  26. triste é derrotar mais de uma vez…

    e não vencer nunca ( com a política )

    povo brasileiro é otário, sempre foi

    foi guiado, pela TV,  para um tipo de luta, um engodo, em que o mais importante é derrotar pelo voto

    enquanto os gigantes do mercado entram nesta mesma luta para dar fim

    entre derrotar, vencer e dar fim, só o terceiro tem valor e convence quem fica ou escapa

  27. Nassif em minha percepção das
    Nassif em minha percepção das ruas,acredito q não está longe de acontecer,pois
    o povo percebe q não foi bom essa história toda, já é o primeiro passo , conforme
    a verdade vir aparecendo e surgir novos protagonistas será inevitável sim a condenação destes Lesa-pátrias,os paneleiros tdos estão calados com vergonha!!

  28. tempos estranhos mesmo, AA…

    enquanto nos obrigam a colocar anôes sobre os ombros, os estados unidos colocam gigantes…………………….

    foi a “zerada” que falei…………………………..colocaram anões sobre os ombros do Brasil e…………………….

    como se não bastasse o povo aceitar, está concordando em perder tudo, o próprio futuro dos seus entes queridos

    quando um gigante quer enxergar mais longe, 2030, ele retira o anão dos seus ombros e coloca um gigante

  29. Nassif.
    Na minha terra, que

    Nassif.

    Na minha terra, que vocês conhecem como exemplo de democracia e de liberdade, nós condenamos à morte os que traem a pátria. Porque vocês Brasileiros deveriam fazer diferente? Vocês se borram tanto de medo de tomarem atitudes drásticas quando é preciso que fazem com que todos os outros países se acham no direito de agredir o seu país, por eles saberem que vocês não vão ter balls para fazer nada se eles forem pegos com a mão na botija.

    Janot, Moro, Mendes e cia são traidores, vocês têm provas mais do que suficientes sobre isso. Agora é hora de tratá-los como se trata traidores se vocês quiserem continuar sendo um país.

  30. A rede globo tambem

    Essa será imediatamente colocada sob intervenção e os crimes julgados, inclusive de lesa pátria. Não ficaria surpreso se ela fosse encampada e estatizada para pagar as supermultas que advirão de toda essa traição. Os Marinho terão que fugir do país para não serem enterrados numa masmorra (figurativo eheh)

  31. mas de que adiantará, Wilton!?

    se o que mais sabem fazer, nossa justiça e a globo, é limpar lixeiras?

    não pense que estão atuando em nós………………………………..

    em dúvida? vai pra rua e pergunte aos jovens sobre o nosso passado recente

  32. Tese

    Este post pode ser sintetizado por este raciocínio plausível , mas supostamente visto por um ângulo subjetivo.

    ” Era perfeitamente possível apurar os crimes, punir os corruptores e corruptos preservando as empresas. Mas optou-se por um trabalho meticuloso de destruição.”

  33. O futuro da

    O futuro da civilização

     

    …“1. Analisar realidades complexas. 

    Eventos dessa abrangência, que mexem com a vida e o futuro do país,  têm  inúmeros fatores de influência se entrelaçando, a crise econômica global, a política econômica interna, a geopolítica internacional, os interesses corporativos internos. 

    O desafio consiste em identificar as grandes linhas de mudança globais, a maneira como se interrelacionam no Brasil, os personagens locais protagonistas desse jogo e a resultante final.

    2. Estimar efeitos sobre o futuro.

    Trata-se de um exercício complexo, que depende em parte de informação, e muito de intuição, de tentar identificar os desdobramentos de fatos atuais, de processos políticos, sociais e econômicos, as linhas que prevalecerão.

    Os estrategistas se valem dessa metodologia para prevenir desastres, acertar rumos, minimizar custos e riscos, desenhar o futuro.”…

     

    Para tentar lançar luzes, no muito próximo desfecho da civilização, faz-se necessário buscar compreensão das causas das desesperadas pressões desencadeadas pela atual grande crise do sistema capitalista, consolidadas em perigosas ameaças e ações dos EUA, mundão afora, gerando aqui no Brasil, a destrutiva operação “Lava Jato” com o golpe de agosto de 2016, de fulminantes intensões de destruições de grandes empresas brasileiras, privadas e estatais, visando estratégicos  interesses dos EUA.

    A compreensão  de tudo de altamente perigoso que vem ocorrendo no mundo, passa pela análise de dois vetores de extermínio da sociedade de consumo, demitindo e afastando do trabalho,  em velocidades crescentes, milhares e milhares de trabalhadores, braçais e intelectuais, em todo o Planeta, atuando, separadamente ou unidos: a inteligência artificial e a robótica. Sem dúvida alguma, a deslumbrante e cobiçada Dona Tecnologia não convive bem com o sistema capitalista.

     

  34. Agora

    Olha, não sei se vai ser agora, mas um dia e com certeza não estarei mais vivo, haverá de acontecer a condenação dos traíras do momento.

    Gostaria muito que fosse ontem.

  35. “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”, A SÉRIE

    “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS: PRIMEIRO A GENTE TIRA A DILMA! DEPOIS A GENTE ENFIA O DEDO … E RASGA ATÉ NA NUCA
    >   
    https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/11/corruptos-mas-integros-primeiro-a-gente-tira-a-dilma-depois-a-gente-enfia-o-dedo-e-rasga-ate-na-nuca/

    CADÊ O (PCC)SDB? POR QUE OMITEM QUE ESTÃO TODOS DENUNCIADOS?
    VOCÊ SABE QUE ENTRE OS DENUNCIADOS ESTÃO TODOS OS GOLPISTAS?

    T O D O S ! ! !

    coxinha-traidores-da-patria-402“CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”: Planilhas Odebrecht apontam R$ 15 milhões para Aécio e 2,5 milhões para Kassab/ ESTÁ PROVADO – DILMA, A HONESTA, FOI AFASTADA PELO GOLPE DOS CORRUPTOS

     

    https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/11/corruptos-mas-integros-planilhas-odebrecht-apontam-r-15-milhoes-para-aecio-e-25-milhoes-para-kassab-esta-provado-dilma-a-honesta-foi-afastada-pelo-golpe-dos-corruptos/

    Featured Image -- 14773Featured Image -- 14712coxinha-traidores-da-patria-395va-se-fuder

    “A capa deste sábado do jornal O Globo desmoraliza o golpe de 2016 e todas as forças que o apoiaram – incluindo a própria Globo; a manchete é a prova de que Dilma foi afastada “por uma assembleia de bandidos, presidida por um bandido”, como definiu o escritor português Miguel Sousa Tavares; os personagens que feriram a democracia brasileira para sempre e hoje aparecem delatados por corrupção nem cabem na primeira página do jornal: Temer, Renan, Maia, Padilha, Moreira, Alckmin, Serra; e agora: vão pedir desculpas e devolver o poder a quem o conquistou pelo voto? Ou o Brasil será governador por réus e candidatos a réus?”

     

     

    PRIMEIRO A GENTE TIRA A DILMA! DEPOIS A GENTE ENFIA O DEDO … E RASGA ATÉ NA NUCA

     

    coxinha-traidores-da-patria-403

  36. O Brasil ameaça se tornar um caso de país que não quis dar certo

    Acho que lá pra 2035 a 2040 teremos diversos intelectuais que estudarão os últimos anos e se perguntarão porque o Brasil, ou melhor, a elite do Brasil decidiu “não dar certo”.

    Porque não é apenas três anos de recessão violenta (2017 já tá na conta e a minha dúvida é se vamos para 2018), ou a destruição das cadeias produtivas que ainda sobravam no país, ou mesmo o Estado entrando em guerra de extermínio contra seus próprios súditos; mas, também, a volta de um clima que não se via desde o tenebroso período Collor, de que o Brasil fracassou “na nossa vez” e a única saída para quem está acima da média é migrar para algum país onde possa ter alguma chance.

  37. Qual

    Nesse contexto, qual seria a penalidade para a imprensa (Rede Globo)?

    Afinal, o próprio Moro afirma que, sem a imprensa, a Vaza Jato não permanece de pé.

     

     

     

     

  38. O julgamento dos lesa patria

    Queria acreditar que a “injustiça” ou a historia julgarão esses traidores mas a verdade é que não acredito. O tal julgamento da historia ocorrerá nas teses acadêmicas e, francamente, isto não serve para a revolta que sinto com tudo o que estão fazendo com o nosso país. O julgamento da justiça este sim é que não ocorrerá. Queria ver esses caras pendurados numa forca ou deitados esperando a lamina da guilhotina cortar suas cabeças, principalmente o PGR, FHC, Temer, Aécio e todos do STF (não salvaria nenhum pela ação o pela omissão, são golpistas ou bananas). De verdade imagino esta cena.

    Vivo momento de muita tristeza desde semana passada quando tive a certeza que a PEC da maldade vai ser aprovada e me dei conta também que desde que Cunha ganhou a presidência da câmara todos os dias procuro em internet noticias que mostrem que vamos conseguir reverter o retrocesso e a coisa só piora. Não sei onde vamos parar mas o otimismo acabou (Maestri, te invejo). Escutei semana passada em youtube em um seminário onde estava Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia que em 15 anos mais com esta PEC, segundo projeção dos economistas, vamos estar no mesmo nível de um país africano subdesenvolvido. Triste, para um país que estava chegando a 5ª posição com políticas de inclusão, ainda que insuficientes e com uma política externa ativa e altiva. 

  39. Dilma Rousseff, por sua

    Dilma Rousseff, por sua condescendência ao manter José Eduardo Cardoso como ministro da justiça e indiferença com a ação destrutiva da lava jato também deverá ser julgada pela história. Não são somente os traidores da pátria que merecem condenação, os covardes também.

    Dilma Roussef foi até o limite na ação demagógica de sustentação das arbitrariedades cometidas pela Lava Jato. Se manteve sempre na linha traçada pela imprensa e pelos golpistas esperando por um lado indulgência, e por outro mantendo a sua biografia de honesta, republicana e democrata. Esqueceu-se do Brasil e do povo que a elegeu para preservar-se. Quando elegemos um presidente esperamos dele atitudes corajosas que se sobrepõe à preservação da sua biografia. 

    Um exemplo esta sendo dado por Lula no enfrentamento das arbitriedades da Lava Jato.

    1. Essa posição sobre o

      Essa posição sobre o comportamento de Dilma é muito injusta.

      Getúlio Vargas preferiu o suicídio. Jango foi obrigado a refugiar-se no Uruguai, pois preferiu não oferecer resistência armada às forças golpistas.

      Allende resistiu armado ao bombardeio e à invasão do Palácio de La Moneda e foi fuzilado.

      Dilma, traída pelo seu vice-presidente e por sua base aliada, não renunciou e resistiu, dentro da legalidade democrática, à farsa do processo de impeachment e enfrentou com altivez o julgamento de seus algozes.

      Nunca ela e José Eduardo Cardozo deixaram de denunciar o golpe e alertar para as consequências nefastas para o país.

      Talvez, a sua longa resistência estivesse à espera de uma reação popular a seu favor.

      Isto não aconteceu porque a conjuntura era totalmente desfavorável, tanto no Congresso, quanto nas ruas. Grande parte dos 54,5 milhões de eleitores que a elegeram em 2014 a abandonaram.

      Estes são os fatos.

      A outra alternativa para Dilma era renunciar, facilitando a vida dos golpistas e tornando´se uma personagem menor na história.

      Mas, agora, e isto não vai tardar muito mais, as pessoas já estão começando a reconhecer que cometeram um erro histórico ao apoiar o impeachment.

      Dilma, provavelmente não voltará, mas, ao fim e ao cabo, sairá reconhecida, respeitada e vitoriosa. .

      1. analise correta

        Dilma cometeu erros, mas sua analise é correta. nessa historia toda quem esta em melhor posiçao é a dilma, pois tem todo respeito e admiraçao do brasileiro que não é alienado. Nunca me esqueço da defesa que ela fez no senado. Deu uma surra nos golpistas, apesar das várias horas de uma quase tortura que ela foi submetida. 

      2. analise correta

        Dilma cometeu erros, mas sua analise é correta. nessa historia toda quem esta em melhor posiçao é a dilma, pois tem todo respeito e admiraçao do brasileiro que não é alienado. Nunca me esqueço da defesa que ela fez no senado. Deu uma surra nos golpistas, apesar das várias horas de uma quase tortura que ela foi submetida. 

      3. O problema é como o país

        O problema é como o país sairá disso ?? Não tem como o país sair menor (que é o que vai acontecer) e Dilma sair maior…

        Digamos que a PEC dure os 20 anos, O Brasil vai virar um país Africano. Não tem como não responsabilizar Dilma pelo menos em parte por essa catástrofe, Principalmente quando vir a Luz o papel do Zé dA Justiça no golpe.

        A propósito, leu a Isto é ??? A Namorada do Zé da Justiça aprontou denovo !!!!

    2. Vera, muitas pessoas em 1964 achavam que Jango devia resistir!

      Vera, muitas pessoas em 1964 achavam que Jango devia resistir! Só depois que viemos saber que já havia uma frota norte-americana a caminho, o que teria acontecido se ele resistisse, um banho de sangue com a derrubada de Jango, ele preferiu ser derrubado sem o banho de sangue. Isto é ser um patriota que colocou a sua segurança abaixo do povo brasileiro (depois foi assassinado).

      Dilma Rousseff estava encurralada e recebendo pedradas por todos os lados depois de 2013. Agora que fica claro que 2013 já era o início do golpe e que o PT (Partidos dos Trabalhadores) se acovardou e deixou Dilma dependurada no pincel quais eram as suas opções, decretar estado de emergência? Mandar prender o Moro? ….

      Ou seja, o  apoio a Dilma só começou a vir quando ela já estava no fim da possibilidade de resistência, é simples jogar pedras no telhado do vizinho. É extremamente simples acusar, porém o difícil é dizer o que fazer!

      1. PT se acovardou ?

        Como o PT se acovardou. ?

        O PT, acossado pela mídia velhaca, mpf e stf, devido as falsas denúncias e conspiração do mensalão, foi à luta e ganhou as eleições de 2006, 2010 e 2014.

        Imagina se ele fosse mais ousado e corajoso ?

        É verdade que ele não saiu por aí batendo e atirando em ninguém e muito menos sendo irresponsável.

        A maior coragem de um partido político, que defende os interesses da classe trabalhadora, em um sistema político em que a classe hegemônica é a burguesia, é ganhar eleições limpas no voto.

        Isto significa ganhar corações e mentes para as causas da igualdade, fraternidade e solidariedade entre os homens.

        Porque isto, no momento, se perdeu é outra história. Mas, com certeza, não se trata de covardia..

      2. As gravações de Sérgio

        As gravações de Sérgio Machado nos revelaram algo muito importante que explica o comportamento de Dilma:  “…ela (Dilma) não faz nada (para parar a Lava Jato) porque ela não tem o rabo preso”.

        Ela não poderia interferir ou coibir as investigações. Confiou no seu taco, uma vez que tinha as mãos impas.

        Ela jamais poderia imaginar que isso iria se encaminhar para um golpe de estado. Quando percebeu já era tarde.

        Agora, é muito triste que pessoas progressistas venham dizer que Dilma deve ser responsabilizada pelo que aconteceu.

        Afinal, pelo andar da carruagem, ela era a ÚNICA pessoa nessa história toda, que estava com as mãos limpas.

    3. Prezada Vera, permita-me:

      Prezada Vera, permita-me:  Pode-se ainda comentar os erros da Presidenta para que ninguém mais, nem ela própria, os cometa. Mas levá-la para o julgamento da História já com o veredicto de culpada parece-me incorreto. Assim sendo nós também já estaríamos condenados nesse julgamento pois fomos nós que a elegemos, e por duas vezes. E classificar o seu, dela, erro como covardia e tentativa de manutenção de sua, dela, biografia para preservar-se, parece-me pura ofensa de boca de coxinha, não de uma pessoa que costuma fazer comentários maravilhosos neste blog.

  40. Conforme Rezas e Roteiros Deles… Segue a Procissão

    Impressiona saber que sabemos, há muito, que anulada a Globo junto aos milhões de desinformados  o resto da Casa Grande desmorona e continuamos poupando-a de ser o alvo principal a ser atacado de forma consistente, sistemática e permanente, para que não deixe de ocupar o cenário do confronto político como protagonista e inimiga pública número um do Brasil, que é, e não como órgão de informação como é  vista e compreendida pelos que desinforma, exatamente para lhe sustentar os objetivos que representa, ao ser poupada por nós, como agora, quando focamos a figura de Temer e asseclas, deixando a Globo à vontade, à sombra. 

    Enquanto pensamos xadorez e o PT, em particular, e a esquerda, em geral, não conseguem sequer organizar a reação de forma estruturada e em ação permanente, eles jogam as pós-verdades, todo santo dia, diretamente nas cabeças dos desinformados, através do JN, com manutenção dos demais noticiosos globais e das co-irmãs do millenium. 

    Enquanto pensamos o que eles estão a fazer, eles fazem e nos mantém seguindo a procissão conforme rezas e roteiro deles.

    Que tal mesclar o xadrez com ações concretas que visem consolidar a Globo e os Marinho, como parte interessada dos acontecimentos e não como isento órgão de informação,  inimigos públicos número um do Brasil, que são, mas a imensa maioria de desinformados não sabem e não sentem?

  41. como punir os corruptores e salvar a empresa da qual ele é dono?

    Essa foi uma pergunta que me fizeram e eu não soube responder. Já que é uma empresa privada, como a Odebrecht, como funcionaria o caso do salvamento da empresa, dar a sua continuidade e importância para a economia brasileira e punir os proprietários? Essa parte que me confunde. Se houver algum texto que exemplifica, de modo simples, didático e eficiente, ajudaria muito a repassar a informação à quem me perguntou. Obrigado!

    1. Pessoa juridica não pode ser

      Pessoa juridica não pode ser levada a falencia por causa de possiveis crimes cometidos por seus diretores,  que estes sejam punidos, já a empresa faz parte da vida nacional, movimenta a economia, produz e cria empregos. Mas o sistema midiático-penal brasileiro fez o contrário: poupou e até premiou com liberdade e muita grana os diretores e os verdadeiramente corruptos envolvidos no cartel das empreiteiras e, para completar a bizarrice, puniu as empresas com a falência,  se bem que foi intencional: em 2004 Moro prescreveu que seria necessário ajuda da midia para destruir a economia brasileira, para isso fez cursos de treinamento nos EUA, aonde estará quando o circo pegar fogo…

      Nassif: a Lava Jato pensada como operação de guerra

      https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

    2. O Nassif bem que poderia

      O Nassif bem que poderia escrever um artigo sobre isso.

      http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38172725

      Normalmente, autoridades americanas e as empresas investigadas fecham a um acordo para que o caso não seja resolvido na Justiça. Nesses acordos, as companhias costumam se comprometer a pagar uma multa, cooperar com as investigações e mudar suas práticas. Em troca, as autoridades abrem mão de denunciá-las judicialmente e manter sob sigilo irregularidades descobertas nas investigações.

      Em palestra na Procuradoria Geral da República em São Paulo em maio, um representante do FBI disse que, desde 2005, a lei anti-corrupção americana já levou ao pagamento de US$ 6,2 bilhões (R$ 21 bilhões) em multas.

      Segundo especialistas, boa parte do dinheiro vai para o Tesouro americano. Em alguns casos, o montante é usado para indenizar acionistas lesados pelas práticas das empresas.

      Para Michael Koehler, especialista na lei anticorrupção e professor da Southern Illionis University School of Law, esses casos são altamente lucrativos para o Tesouro americano. Ele diz que empresas estrangeiras respondem pelas multas mais altas negociadas com autoridades americanas por violações.

      Entre as empresas que já negociaram acordos com o Departamento de Justiça estão a alemã Siemens, a brasileira Embraer e a francesa Alcatel-Lucent.

      1. Normalmente, autoridades

        Normalmente, autoridades americanas e as empresas investigadas fecham a um acordo para que o caso não seja resolvido na Justiça. 

         

        Isso num país em que o combate contra a corrupção é regra. Mas no Brasil é exceção.

        1. Essa eu não sabia, essa pra

          Essa eu não sabia, essa pra mim é nova. É verdade que nesse país, não no da exceção, o combate à corrupção é um ciclo menstrual feminino? Conta outra !

  42. Vi ontem no facebook o Dep.

    Vi ontem no facebook o Dep. Ivan Valente berrando a plenos pulmões que a câmara (minúscula mesmo) estava pronta a aprovar uma MP do vampiro executivo autorizando a impressão de papel moeda do Brasil nos EUA. Só nos faltava essa…Quer dizer que iremos enviar nossas matrizes para os EUA para que eles possam nos sabotar a economia quando quizerem? Já esqueceram do que fizeram os EUA no Iraque de Sadam quando atolaram a economia destes com montanhas de dinheiro falso. Se isto não é a tomada da nação minha avó era uma bicicleta…

    1. As ações de desmonte geral

      As ações de desmonte geral são muito rápidas e lembra a rapinagem tomando de conta das riquezas do Iraque e Libia tão logo os invasores se sagraram vitoriosos com trouxinhas iraquianos e líbios comemorando nas praças e hoje devidamente arrependidos e os motivos são estes que no momento assistimos em nossa pátria: a destruição de uma nação

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=KRyJDTdBmCI%5D

  43. Aguardo ansiosamente o próximo Xadrez…

    Nessa area de análise sobre a politica, a leitura do Xadrez do Nassif é imprescindível. Nunca me esqueco que o Nassif foi o primeiro analista a colocar o papel central do Janot no golpe dando cobertura para as ilegalidades cometidas pela República de Curitiba. Como estou na casa dos 40 anos tenho a esperança de assistir esse tribunal num futuro proximo a julgar Janot, Moro, Dalagnol, delegados aecistas e etc. 

  44. Aguardo ansiosamente o próximo Xadrez…

    Nessa area de análise sobre a politica, a leitura do Xadrez do Nassif é imprescindível. Nunca me esqueco que o Nassif foi o primeiro analista a colocar o papel central do Janot no golpe dando cobertura para as ilegalidades cometidas pela República de Curitiba. Como estou na casa dos 40 anos tenho a esperança de assistir esse tribunal num futuro proximo a julgar Janot, Moro, Dalagnol, delegados aecistas e etc. 

  45. Dilma e Lula agiram

    Dilma e Lula agiram corretmente: fortaleceram e criaram instituições encarregadas do combate à corrupção de quem quer que fosse. Inclusive de petistas. Falo da polícia federal, ministério público, controladoria da unição e poder judiciário. Se estas instituições eventualmente se desviaram do leito do Estado Democrático de Direito, não se pode culpar os dois. 

  46. Dilma e Lula agiram

    Dilma e Lula agiram corretmente: fortaleceram e criaram instituições encarregadas do combate à corrupção de quem quer que fosse. Inclusive de petistas. Falo da polícia federal, ministério público, controladoria da unição e poder judiciário. Se estas instituições eventualmente se desviaram do leito do Estado Democrático de Direito, não se pode culpar os dois. 

    1. Algumas considerações

      Acelino, é indiscutível a tentativa de avanço nos governos Lula e Dilma com relação ao fortalecimento a estes orgãos. No entanto, há um componente, ao meu ver, que não foi considerado com a devida prudência. Diferentemente de fortalecer estas instituições a partir e tão somente de seu próprio interior, penso que este desenvolvimento deveria ter tido a preocupação de contar com a participação de outros agentes e, inclusive, a participação popular.

      A dificuldade de crescer e crescer com a qualidade necessária está na “contaminação” interna destes orgãos. A PF, o MP, PGR e a própria Justiça, assim como todo segmento da sociedade, padecem do mesmo mal: o nepotismo entre seus pares. Desconfio, ou melhor, tenho algumas “convicções” de que o caminho interno para avançar verticalmente nestas instituções não seja exclusivamente a competência funcional. Diante disto, posso imaginar que tipo de promoção da auto imagem alguns personagens sujeitam-se a fazer para alcançar o cume da montanha. Digo isso porque minhas “convicções” amparam-se no fato de que, segundo conhecimento geral, determinados Ministros, preocupados com a concorrência que o cargo proporciona, levaram pessoalmente seus curriculum à Casa Civil. Lembro que um deles, inclusive, foi reprovado em teste psicológico para ingresso na carreira diplomática. Outro já era mais íntimo das peladas e dizia não ter problemas em matar no peito certos problemas jurídicos do governo. Também não seria menos importante lembrar o fato de que outro Ministro da Suprema Corte, segundo o que está registrado no livro “Código da Vida”, foi chamado de “juiz de m…” pelo famoso jurista Saulo Ramos. Já o controverso ingresso de Gilmar Mendes para o STF dispensa maiores comentários.

      Em suma, se infelizmente nos deparamos com situações como estas na mais alta Corte do país, creio não ser difícil imaginar a engenharia laborativa existente nos demais orgãos do aparato judicial do Estado com vistas a ascensão funcional. Dito isso, veja dentro de que caldeirão Lula e Dilma resolveram colocar fermento para fazer crescer o ensopado. Pense agora que o tipo de sabor preponderou e a qual paladar agradou?

      Não tenho dúvidas de que eles identificaram corretamente o problema e tentaram corrigi-lo, mas também não tenho dúvidas de que pecaram ao delegar a responsabilidade desta correção as próprias instituições sem o devido acompanhamento por parte de outros atores.       

       

  47. Temer: refém consentido da Lava-Jato.

    Pensei na situação atual e busquei uma narrativa para entender porque a Política se tornou refém da Lava-Jato. Coloco aqui.

    Temer: refém consentido da Rede Globo e da Lava-Jato. 

    Acima de tudo é preciso compreender que o Temer foi convidado para o Golpe de Estado, lhe deram uma senha chamada “Ponte para o futuro”.

    Esta senha não vem por acaso, é o Sistema Lava-Jato que lhe ofereceu tal senha em troca de não ser indiciado na Operação, de não se tornar réu da Justiça Morista.

    É assim que funciona o sistema/processo da Lava-Jato.

    Velha mídia capitaneada pela Rede Globo + seus tentáculos no Judiciário por detrás das câmeras ameaçam a reputação, a permanência em suas funções políticas e a liberdade de inúmeros deputados e senadores envolvidos em relações de caixa dois ou de doações de campanha legalizadas, tornadas ilegais, com empresas privadas.

    Este processo de ameaça tem dois parâmetros básicos: a coação e a produção de reféns midiáticos.

    Com a Lava-Jato a classe política se tornou refém da dobradinha Mídia e Judiciário capitaneada pelo Poder oligopólico da Rede Globo de Televisão e demais mídias aliadas.

    Temer recebeu a proposta no escurinho do cinema midiático: se livrem da Lava-Jato você e quem mais você quiser com a “Ponte para o futuro”. Ele aceitou.

    Sabe Temer que o processo é claro, a senha é seguir a risca a tal ponte e garantir que a Lava-Jato não o atingirá. Sabe Temer que a ponte lhe garante: não o importunarão jamais, mesmo que tenha seu mandato abreviado, para a manutenção do Golpe de Estado, sabe que pode até ser preso por algum tempo, para manter as aparências de Justiça de Moro & procuradores da Lava-Jato.

    Ou seja, Temer sabe que não tem o Poder tem apenas uma ponte para seguir. Esta é a dura realidade. E ele aceita a situação tranquilamente.

    E sabe, se trocará o timoneiro da “Ponte para o futuro”, se necessário for, antes de 2019, para a ponte não ruir ao meio.

    A Lava-Jato não vai mexer com o Temer, só na hipótese remota dele renunciar antes de 31 de dezembro deste ano e provocar uma nova Eleição Direta em 2017.

    Temer não vai fazer isto. Vai deixar as coisas acontecerem sem nenhum medo, porque o combinado é um trato que não tem descumprimento se Temer seguir a senha dada.

    A Lava-Jato é apenas um instrumento de Poder do Capitalismo Financeiro e do Imperialismo. Ela tem sua existência vinculada à Rede Globo e o partido do Império no Brasil, o PSDB.

    Todos cabem na Lava-Jato, todos que impuserem alguma independência aos seus ditames, menos o PSDB.

    Quem segue a risca o que a Lava-Jato determina pode fazer o que bem entender, até roubar na cara dura, não será importunado nem será processado para valer. Caso seja preso, liberado será no tempo certo, por uma necessidade de manter a ideia de imparcialidade da Operação. Os casos de Cunha e Cabral são exemplos claros do que digo.

    Veja que se prendeu o Youssef e ele já está solto, como outros diretores da Petrobrás que prestaram o serviço sujo de destruir a Empresa, derrubar Dilma e destruir a reputação do Estado, da Petrobrás, do PT e dos Governos Lula e Dilma.

    Acontecerá com Cunha e Cabral a mesma coisa, é só eles seguirem o que manda o figurino.

    As perguntas de Cunha a Temer são exemplos do que é a Lava-Jato. Pergunta o que quiser (vazaram as perguntas), eu indefiro várias (o Moro) e, assim, lembram o Temer: é para correr com a “Ponte para o futuro”, não titubeia senão o trato de não lhe sobrar nenhuma punição significativa se desfaz.

    Não pode haver titubeio. A ponte tem a pressa de não se chegar ao ponto da população acordar para seus malefícios econômicos e sociais.

    A Lava-Jato é uma construção simbólica não tem norte real honesto, é arquitetada para impedir de um Brasil desenvolvido e soberano surgir. Ela não combate a corrupção. Combate desenvolvimento, progresso, soberania e o Brasil da esquerda e dos defensores dos interesses nacionais.

    Forjada fora do Brasil e possível de existir por existir a Rede Globo de Televisão e seu Poder quase Soberano e partes do Judiciário que a ela se subordinam por completo.

    O plano do Golpe de Estado era manter Temer até 2018 e entregar o Poder via Eleição Direta para o PSDB, com o sistema partidário sendo sabotado por completo com a destruição da Política e dos políticos que defendem um Brasil independente, ou seja, dos adversários dos tucanos. Eles ganhariam a Eleição por W.O., na falta de candidatos fortes para além deles. Uma espécie de vitória como a do João Dória, com menos votos que a soma das abstenções e dos votos nulos e brancos.

    Temer, por sua incompetência nata, pode estar antecipando a tomada do Poder pelo PSDB, o partido do Império no Brasil, numa situação de desespero porque os dois motes principais do Golpe de Estado ruíram em três tempos: retomada imediata do crescimento econômico e fim da corrupção com o Impeachment de Dilma, e estes motes cresceram exponencialmente para o lado negativo, bem sabemos.

    Surgiram, então, as delações da Odebrecht, um caminho para a coação da Política frente ao Judiciário e a “Ponte para o futuro” não saírem do prumo.

    A Globo deu sinal verde e a delação chegou. Temer pode estar destruindo o Golpe por dentro dele. Sigamos para o PSDB, antes da hora, pelo que tudo indica, assim, vê a situação as forças que comandam o Golpe internamente e externamente.

    Como todos cabem na Lava-Jato é só começar com uma delação premiada deste porte e todos continuam coagidos a seguir para o rumo da “Ponte para o futuro”, buscam salvar suas próprias peles, não se rebelam diante da Lava-Jato.

    As delações da Odebrecht não visam ruir o Sistema Político como um todo, visam controlar as suas ações. Visam não perder o controle da narrativa perante a sociedade midiotizada. Servem de distração do povo brasileiro, este crendo que tudo o que ocorre com a economia brasileira é culpa da corrupção, enquanto a coação da Lava-Jato e do MPF e suas delações vazadas à velha mídia colocam o medo na classe política de serem a bola da vez.

    Faz parte da Organização básica da Lava-Jato coagir e tornar refém a classe política da “Ponte para o futuro”. E distrair a população com prisões espetaculares, transmitidas ao vivo para o gáudio de uma plateia ávida por linchamentos + as delações com suas cifras de milhões doados para os políticos X, Y e Z.

    Imaginemos cifras de milhões de reais como adentram na mente do midiotizado, que viagem fazem no inconsciente dele.

    Nesta distração a população se dispersa, se desloca das reais necessidades de discussão e luta em seu próprio benefício; as Diretas Já se distanciam por deslocamento da sistematização do Tema.

    E, enquanto, se distrai a população com prisões e delações se votam no Congresso coagido a PEC 55, a entrega do Pré-Sal, a Reforma da Previdência, a Reforma Educacional sem participação da sociedade organizada, etc. e o Golpe dentro do Golpe se articula no lugar da solução mais prudente que seria a Diretas Já: pactuada e com regras estabelecidas de modo a não favorecer nenhuma candidatura. 

     

    1. Parabéns ao GGN e aos que aqui comentam

      Senhores, o GGN é uma ilha de inteligência e de Discussão de Política (assim mesmo, em maiúsculas) em um mar de mediocridade e ignorância. Dá prazer de ler e frequentar.

       

      1. Com todo o respeito….

        aos demais batalhadores em defesa dos fatos, esse espaço realmente destaca-se e nos surpreende sendo cada dia melhor. Temos que unir esforços para garantir sua estabilidade contra os ataques que vem e virão cada vez mais descabidos justamente em função da clareza com que a realidade aqui se  nos apresenta. Cumprimentos ao Bravo Nassif e seus comentaristas. (PS – Deve haver um jeiro mais fácil de fazer contribuição com o site, além do modelo proposto?)

    2. Muito bom!

      Alexandre, achei excelente seu texto. Não com a mesma inteligência com a qual descreve o atual quadro de crise do Estado brasileiro, são estas também minhas percepções sobre ela. Parabéns pelo discernimento e clareza.

    3. a esquerda também

      Análise muito boa. Apenas acrescentando: não só os midiotas ficam hipinotizados com prisões, cifras, delações e afins da operação Lava a Jato. Também parte da esquerda progressista fica feliz a cada nova delação, acreditando na moralidade do MPF e até mesmo de Moro, na esperança de que “desta vez a casa cai pra direita corrupta”. Tal é o poder da Rede Globo que até mesmo gente que está a par do poder de manipulação da Globo, acredita no fundo que o PMDB vai dançar e que vão chegar no PSDB também. 

  48. Perguntar não ofende

    Respondam-me os juristas/legisladores: o crime de traição ao país foi revogado de nossa legislação? Para mim em qualquer país do mundo os autores da Farsa a Jato e quem a criou, apoiou e acobertou são passíveis de serem acusados de traição e serem pesadamente condenados. Nunca vi um país que não tipifica o crime de traição. E que dúvida pode haver quanto ao que a lava jato está fazendo? Se isto não é traição ao país, então o que é? O que fazem as Forças Armadas que parece fechar os olhos para tudo isso e para a entrega da PETROBRAS, diante de sua missão?

     

    A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal http://www.defesa.gov.br/):

    “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais,

    da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a  SALVAGUARDA DOS INTERESSES  NACIONAIS  e o incremento da inserção

    do Brasil no cenário internacional.”

     

     

    1. Nossas forças armadas são

      Nossas forças armadas são nacionalistas. O único problema é que o país a quem elas dividem a sua devoção não é o Brasil, e sim, a pátria do Norte. A essa pátria é que nossos militares são fieis…

      Quando ao ministério da Defesa, diziam que Aldo REbello tinha bom transito com as FA !!! E as FA conspiraram com os golpistas embaixo do bigode dele !! É outro incompetente !!!

  49. Quando um enxadrista move uma

    Quando um enxadrista move uma peça para atacar, sua defesa poderá ficar desguarnecida. No caso do golpe, uma boa parte da direitona subiu à tona, veio subindo latrina acima até vazar e enlamear boa parte do solo brasileiro, a ponto do mau cheiro se espalhar pelos ares do país. Os estrategistas do golpe se esqueceram da fossa de onde são provenientes, e a latrina da denominada Casa Grande entupiu, o dispositivo de descarga emperrou. Embora a incomensurável tragédia trazida pelos golpistas, hoje sabemos, por via do olfato, quem são e de onde se originam.

    Evidentemente que já sabíamos quem eram, mas desconhecíamos de que material são feitos. Seus ternos caríssimos e seus perfumes franceses não dão conta de amenizar o odor fétido que espalham. A Lava Jato Moro-Janot-Rede Globo-psdb & Cia. Ltda. foi estrategicamente montada para limpar o material que subia pela latrina, porém, sendo ela própria proveniente de tal local, seu jato mais sujou do que limpou as golfadas que despejavam os golpistas país afora. O fato é que não há mais nenhuma possibilidade de desentupir a latrina. Uma das indagações que, a meu ver, consta do post é: A latrina irá explodir? Certamente que sim, mais cedo ou mais tarde.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=LTCixXldRm4%5D

    A comilança, filme de Michelangelo Antonioni.

  50. Num futuro não muito distante

    Num futuro não muito distante será instalada uma Comissão da Verdade para apurar os crimes de lesa-pátria cometidos pela Lava Jato, com a apuração das respectivas responsabilidades de cada um dos seus atores, e não adianta o sr. Moro buscar refúgio nos EUA…em 2008 o presidente Lula conseguiu a aprovação do Projeto de Defesa, incluido ai o Submarino movido a propulsão nuclear. Naquele ano  os EUA ficaram de orelha em pé e isso somente veio à torna por causa do Wikileaks….os EUA trabalham e conspiram em silêncio e não tem data marcada para o golpe de Estado que sempre vem, agora na versão 4.0…Brasil, triste pais bananeiro com sua elite bizarra, que prefere este pais na condição de colônia a ser pais forte e indepedente

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=gWtBgystVU4%5D

    Vale a pena ler de novo

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-anarquia-dos-poderes-e-a-entrega-de-segredos-do-brasil-para-a-cia-por-j-carlos-de-assis

     

    1. Comissão da Verdade não

      Comissão da Verdade não adianta nada !!! É uma nulidade !!! A comissão da verdade não tacou ninguém na cadeia e ainda desagradou os militares !!!

      A Anistia se mostrou uma armadilha na qual a esquerda desse país caiu. Era melhor mais alguns anos de ditadura e tacar todo mundo que ainda tivesse vivo na cadeia. Fizemos um acordão, livramos a cara de todo mundo, e quando se falou um pouco mais nisso, o Exército se enfureceu e apoiou  o golpe veladamente. 

       

  51. Xadrez do Nassif, perfeito !

    Xadrez do Nassif, perfeito !  Com o comentário de Alexandre Tambeli, perfeitíssimo ! Parece mesmo uma partida, um com as brancas outro com as negras, por óbvio, outra cor não poderia ser. Não necessariamente se enfrentando, com ataques e defesas e um vencedor no final. Mais para um empate glorioso do que um embate inócuo. O triste, tristíssimo, é vermos a inversão dos Poderes. “Todo Poder emana do povo e em seu nome será exercido”. Só outra das grandes mentiras da humanidade, tal qual “Dinheiro não traz felicidade”, “O trabalho enobrece”, “We can”. O poder emanado do povo não segurou um impeachment sem causa. Os que realmente têm o poder realizaram o golpe, trocam e trocarão o substituto de plantão no dia e hora que assinalarem, com ponte até sem futuro. “Todo poder emana de nós, obedece quem tem juizo e aos desobedientes alexandre moraes, beto richa e geraldo alkmin e muitos outros”. E mais triste do que tristíssimo é o que já foi dito aqui por comentarista: a História já condenou esses canalhas mas eles não serão atingidos em vida pelos seus crimes.

  52. Um contraponto
    A classe média brasileira não tem discernimento para fazer uma leitura da situação brasileira com a abrangência que Nassif almeja.

    Falta-nos cognição e amadurecimento para entender o alcance do que seja política e juridicamente uma democracia.

    Foi por esta deficiência analítica que somos um dos raros países que não realizamos o julgamento dos que nos impuseram a ditadura como fizeram os nossos vizinhos.

    Para que se tenha a lucidez de se entender a gravidade dos golpes que derrubam governos é preciso um mínimo de sentimento de nacionalidade e cidadania.

    Não há um sentido se nacionalidade onde a imprensa propaga diuturnamente a divisão regional, criando uma segregação divisionária.

    Não por acaso, a política dos governos Lula/Dilma de inclusão do norte e nordeste foi terrivelmente bombardeada.

    Não há sentimento de cidadania em qualquer país que mantenha enormes taxa de desigualdade, e somos os campeões neste quesito.

    Não é por acaso, que as políticas de inclusão foram tão criticadas e estão sendo deverias pelo grupo usurpador.

    Não há sentimento de nacionalidade e cidadania sem educação que ensine a pensar.

    Não é por acaso, que uma das primeiras medidas do governo usurpador seja desmontar as áreas da educação e cultura como fizeram em 64 e estão fazendo agora.

    O Brasil é um país que nasceu para ser subalterno.

    Não por acaso, continuamos a sermos fornecedores de commodities.

    Não por acaso, somos subservientes, política e academicamente, de países centrais.

    Entende por que Janot foi entregar de bandeja as nossas informações ao governo americano e a imprensa notificou como normal e sob aplausos?

    Entende porquê ações de um juiz primeira instância pode destruir ou enfraquecer todas as nossas empresas formadoras de tecnologias como as greves empreiteiras, a Petrobrás, a derrubada do projeto do submarino nuclear e agora as fecundidade favorecimento de Lula ao contrato que inclui transferência de tecnologia dos caças Gripen, sem que o país como um todo se msnifeste tomando as redeas conta o desmonte antinacional?

    Para modificarmos este quadro teremos que matar o Brasil e fazermos ressucitá -lo. É exatamente isso que os usurpadores estão fazendo. Deveríamos impedi – los?

  53. Aguardem: a delação do fim do universo!

    Vai sair a lista dos que receberam cartão de natal da Odebrecht!

    Mas, sério, aprendi durante 2016 que existem duas expressões maneiras: ‘causa estranheza’ e ‘a quem interessa’.

    Não causa estranheza que haja somente políticos na lista da Odebrecht? A quem interessa?

    Quero ver! Estou esperando sonegação ser punida com pena de morte. Não tem projeto disso ainda?

  54. Esperando Godot…

    Para o bem ou para o mal, nossa idealização sobre autoridade sempre recaiu na fantasia do paternalismo esclarecido…

    Seria difícil diagnosticar uma causa única para essa inclinação a submissão, que em contrapartida excita a autoridade e o poder decorrente dela ao abuso…

    Esse sistema de subordinação-abuso nos remete a uma lógica marota dos envolvidos: quem abusa o faz sob a justificativa da imaturidade dos comandados, tese atual (e perene), quando a suposta ignorância seria o combustível do sucesso eleitoral do PT, mas que também já foi utilizada por setores da esquerda (muito pelo próprio PT) como argumento de deslegitimação dos resultados desfavoráveis nas urnas, por outro lado, quem é abusado pode excluir-se da culpa de ter feito escolhas ruins. 

    Por motivos óbvios, esse sistema subordinação-abuso funciona muito melhor para a prevalência dos interesses hegemônicos.

    Em 2002, pela primeira vez na História um partido contra-hegemônico, mas muito bem “adaptado” às regras hegemônicas, considerou o empoderamento do chamado senso comum, aproximando-se do centro político, e dizendo, de certa forma, que medo popular do PT, de outrora, era correto e que para governar era preciso ceder ao conservadorismo atávico desse senso médio.

    Até aí estava tudo bem…esse medo do PT, que era transclassista, mas que se expressava em cada classe por motivos distintos, embora conectados, deu conforto e margem de governabilidade a Lula.

    A questão central não foi o ódio visceral dos setores urbanos de classe média que sentiram-se traídos quando o PT deixou de ser a UDN de macacão…não foi só isso…

    É certo que a agenda política e de comunicação do governo de então pecou em não trabalhar a hipocrisia dessa classe recalcada, que adora falar de moralidade enquanto se locupleta, pois tal estratégia exigia um cansativo e delicado trabalho teórico e intelectual associado a uma práxis política ainda inédita no país da sublimação dos conflitos.

    Ao invés de desmistificarmos a autoridade e o poder, aumentamos a mistificação com outro viés, e incorremos em uma ingenuidade atroz: o PT abriu mão da relação subordinação-abuso mas não colocou nada em seu lugar, acreditando em outro mito, ou seja, que o cacife eleitoral traria uma autoridade baseada na solidariedade política automática e decorrente da satisfação pelo conforto econômico proporcionado.

    Nesse vácuo cresceram o judiciário/polícia e certos setores do legislativo, mas principalmente os dois primeiros.

    É preciso então retomar a compreensão de como judiciário (incluído o mp) e a polícia sempre foram vistos pela população, em um misto de medo e respeito (muito mais medo), que no fim das contas significava uma categoria acima da relação subordinação-culpa, porque aqui falta o elemento voto-mandato.

    A essa relação do PT com os “subordinados” eu chamo de quimera republicana.

    Em um Estado que desde sua criação (1808) o papel da polícia e das instituições de persecução penais sempre foram centrais na defesa das classes que controlavam e ainda controlam esse Estado, a existência de uma quimera republicana no Poder Executivo central era mel na chupeta dos fascistas togados.

    Olhemos nossa história republicana.

    Não basta dizer que boa parte dela transcorreu fora de regimes democráticos, isso ajuda, mas não resolve.

    Sempre o estamento judiciário esteve ou silente ou cúmplice dos períodos de exceção, que de tão longos e repetidos nos permitem concluir que a Democracia é que é excepcional nessas plagas.

    Mas eles sempre foram peças auxiliares.

    No entanto, todas as (duas) vezes nas quais o judicário se rebelou contra o poder central (Executivo/Presidência) é porque seus titulares desconstruiram a relação autoridade-subordinado e nada colocaram no lugar.

    Falo de Jango e Dilma.

    Com Vargas, seus golpes foram dados por eles mesmo (30 e 37), culimando com o gesto dramático de 54 que impediu o golpe. Mas até para dar o desfecho trágico, ele não abriu mão de sua posíção na relação autoridade-subordinação-abuso, ficando até o fim com a iniciativa.

    O golpe dentro do golpe (AI-5) também obedeceu essa lógica. Não houve espaço a ser tomado por instâncias estranhas a essa relação, cabendo ao judiciário apenas assentir.

    Podemos então concluir que o atual estado de coisas é, para uns, “estado da arte” e para outros (nós) a tempestade perfeita, porque pela primeira vez a relação abuso-subordinação advém de uma instância que não usa a força física (militar), nem pode ser arguida com o processo eleitoral (que desequilibra de tempos em tempos essa relação), mas que se mantém graças a uma percepção de que são detentores de um saber (Direito) e de um fazer (julgar) que no fim das contas dá sentido a própria noção de Estado.

    Não à toa chamamos Estado Democrático de Direito.

    O que a sociedade brasileira (a seu modo) e todas as demais (aos seus modos) procuram é uma estabilidade, uma segurança que pode ser consequência de supressão de certas liberdades (principalmente se estes abusos ficarem restritas a certas castas ou a certos casos específicos), onde caberá a Autoridade a discricionariedade de decidir o melhor por nós, seja baseada em saber, força ou carisma (ou tudo junto).

    Por isso foi tão fácil golpear Dilma e o PT.

    Dentro da percepção geopolítica dos EUA, Dilma poderia ser o passo adiante, a maturação de uma Autoridade que ocuparia o vácuo do período “paz e amor” de Lula.

    Não por acaso, todas as tentaivas dela de exercer essa Autoridade foram bombardeadas por todos os lados (inclusive esse blog), como mau-humor, “recalque de mulher mal amada”, incapacidade de negociar, inabilidade, incompetência técnica, etc.

    Tudo bobagem, se enxergarmos que todos esses “defeitos” campearam em cada governo desse país, ou de qualquer outro do mundo.

    E de certa forma faltou a ela a percepção sobre o momento certo, sobre a hora de avançar e recuar, o que na minha modesta e rasa opinião, se devia mais a falta de espaço para agir em um jogo que já estava decidido. 

    O problema agora é acertar a mão para destruir a imagem da autoridade judiciária sem levar junto a ideia e a submissão dos conflitos a um poder judicante.

    Vamos esperar Godot…

  55. Eu acho que a chance de
    Eu acho que a chance de alguém ser punido beira à 0 A Rcionalidade voltará, provavelmente tarde demais para eu com meus 35 anos vem um país altivo e soberano ainda… LEvaremos DÉCADAS para chegar aonde estávamos em 2012. E os outros países não ficarão parados. Para recuperar o prejuizo relativo, talvez levemos mais de século.  E aí temos o seguinte obstáculo  1-Iremos sempre dar prioridade a conciliação Nacional. O Nassif sempre fala de pactos aqui. E acho que até pela perspectiva do tempo perdido, haverá uma grande pacto entre esquerda e direita, para começarmos o qanto antes a recuperação.  Teremos Anistia Ampla, geral e irrestrita !!! Como ninguém faz pacto para ir para a cadeia, logo, teremos nosso país de volta, destruído, mas de volta. E a direita nos dará ele com a condição de ninguém ir para a cadeia e de nenhuma reforma liberal ser desfeita. A direita tem poder, ela devolverá o país de volta quando e como quiser 2-Rodrigo Janot tem 60 anos. FHC tem 85, Hélio Bicudo 94. Se a Maré revertesse HOJE, Bicudo e FHC já estariam livres da cadeia !!! E todo mundo vai ficar com peninha desses velhinhos cretinos !!! Até a coisa chegar nesse ponto, Bicudo, Serra, FHC, Temer, Padilha estarão mortos !! E se estiverem vivos, dificilmente irão para a cadeia. Caso sejam julgados e condenados, vão cumprir prisão domiciliar em mansões.  Se tudo der certo e a coisa for violenta, sempre haverá Paris e Miami. O trabalhador vai levar décadas para se aposentar, afinal, não desfazer as reformas será condição que a direita imporá sobre o país, mas essa gentalha toda será velha demais para ir para a cadeia… e sempre tem um médico amigo para livrar a cara de um cretino como Moro, que nessa época deverá estar com sus 50 e poucos anos… 3-Para mostrar que o país está redemocratizado, o direito será extremamente garantista. A corrupção da “Novíssima República”(Nome para referência a essa nova pós-democratização) será muito maior do que a atual. Trocaremos combate a corrupção por democracia. Digamos que a Novíssima República venha em 2027 (Estou dando 10 anos de brinde em relação ao tempo que a Nova república demorou para surgir). Janot com 71 anos, FHC com 96 e Bicudo com 105. Responderão aos seus crimes em liberdade, com ampla defesa. Até cada um ser condenado na última instância, põe 10 anos aí… 81, 106 e 115. Ninguém vai botar esses trastes numa forca ou numa cadeia !! Vai todo mundo cumprir pena em casa, recebendo aposentadoria integral, afinal, ninguém é de ferro !!! 4-A única chance de punir essa gentalha é uma revolta violenta e rápida, algo para um ou dois anos, mas duvido que será rápida o suficiente para evitar que esses crtinos peguem um avião da FAB e vão para a pátria-mãe. E caso eles sejam pegos, só serão mortos se forem pegos por uma turba enfurecida. Não esperem nada da justiça.  Elogio a menção ao Zé da Justiça, que é traidor e merece ser punido também !!! A namoradinha dele andou aprontando de novo esse FDS, inclusive.

  56. Nassif se refere ao tribunal da História …

    Só o tribunal da História  condenará esses personagens. Nenhum outro. A propósito, o presidente postiço deveria fazer um jantar, um rega bofe  bem farto, pra discutir  medidas contra os codinomes e a delação da Odebrecht. Ninguem merece ser chamado de “angorá”, “todo feio” “carangueijo”… Um absurdo. 

    1. Tribunal da história é inútil

      Tribunal da história é inútil !!!

      Médici, se ainda existe em algum lugar, a essa altura está pouco se f… ´para ele, por exemplo. 

      E enquanto golpistas forem condenados pelo tribunal da história só, esse país vai ser uma sucessão de golpes.

      Eu acho impossivel punir esses caras na terra e em vida, mas deve ser o objetivo de todos nós !!! Enquanto um golpe no Brasil não acabar com golpistas na cadeia, sem prisão domiciliar, tornozeleira, aposentadoria compulsória com vencimentos integrais, ou com golpistas morrendo por idade avançada, eteramente daremos 3 passos para frente e 10 para trás…

      Esse Brasil para ir para a frente tem que tacar esses golpistas na cadeia e executar uma boa parte deles !!! E nada de livrar os sujeitos pela idade !!! Se tiverem que enforcar Hélio Bicudo com 120 anos, que enforquem !!!! 

       

       

  57. Que tenham o fim que mereçam

    Espero ver o circo que armaram no Brasil com a Lava Jato, desde as manipuladas manifestações anticorrupção de 2013, todo sendo desmontado, desconstruido e posteriormente julgado. Pensando um pouco sobre nossa Historia, poucos foram os traidores que pagaram por suas traições ou os golpistas que responderam por seu atos. Na nossa Historia os condenados quase sempre foram aqueles que lutaram contra a tirania e o mainstream. Até mesmo na literatura, temos o heroi ou quase heroi, condenado por imaginar que estaria lutando pelo bem maior e por sua patria. Triste Fim de Policarpo Quaresmo é um dos mais significativos: nessa obra, o major Quaresma, por discordar das injustiças praticadas contra os prisioneiros, é preso e condenado ao fuzilamento, ordem dada pelo seu ídolo, Marechal Floriano Peixoto, por quem lutara.

    No Brasil de ontem e de hoje, não são os tiranos, traidores, os lesa-patrias que pagam, mas quase sempre os idealistas. Eh ai que a esqueda precisa mudar de tatica e suas estratégias. Não é possivel combater Instituições que sempre sobreviveram e se retro-alimentam por meio da corrupção, com seus codigos proprios e proteção de seus iguais (a escandalosa foto de Sérgio Moro e Aécio prova de que Moro pensa fazer parte do mundo dos herdeiros de uma certa elite, tal qual Aécio, ainda que este seja um imoral). A esquerda e todos que almejam um Pais grande e para todos, precisam mudar o discurso de vitimas de um golpe e da Lava Jato (ele é real, mas não unico). Começamos partir para o ataque e isso é muito bom. Afinal, o que não faltam nas nossas instituições são calcanhares de Aquiles.

  58. Há uma metodologia processual
    Há uma metodologia processual penal para os chamados crimes complexos, que é dividir o processo por núcleos.

    Foi exatamente como fez o então ministro do STF Joaquim Barbosa na AP 470

    Há um grande risco para o liberalismo jurídico é que o de estreitar as possibilidades de defesa e de criminalizar não por provas, mas por dedução .

    Não é por acaso que Moro e a área criminal da justiça luta pela aprovação das dez draconianas medidas.

    Tão esdrúxulas, antidemocráticas e anti liberal que até Gilmar Mendes as criticou com veemência, inclusive com petardos conta o juiz Moro en audiência no Senado.

    O pior, que a própria sociedade, à reboquee da mídia, endossa esse movimento que por certo se voltará contra o cidadão comum.

    Para que haja aceitação de medidas draconianas que agridem todos os princípios democráticos e liberais é preciso de um processo amplo de convencimento, daí a ligação de Barbosa, à época da AP 470 e agora na Lava a Jato de Moro, a ligação com a grande imprensa é umbilical e criminosa por ser uma cobertura por adesão, sem crítica.

  59. Respostando

    Respostando rediagramado

     

     

    Eu acho que a chance de alguém ser punido beira à 0

     

     

    A Rcionalidade voltará, provavelmente tarde demais para eu com meus 35 anos vem um país altivo e soberano ainda… LEvaremos DÉCADAS para chegar aonde estávamos em 2012. E os outros países não ficarão parados. Para recuperar o prejuizo relativo, talvez levemos mais de século.

     

     

     

    E aí temos o seguinte obstáculo 

     

     

    1-Iremos sempre dar prioridade a conciliação Nacional. O Nassif sempre fala de pactos aqui. E acho que até pela perspectiva do tempo perdido, haverá uma grande pacto entre esquerda e direita, para começarmos o qanto antes a recuperação. 

     

     

    Teremos Anistia Ampla, geral e irrestrita !!! Como ninguém faz pacto para ir para a cadeia, logo, teremos nosso país de volta, destruído, mas de volta. E a direita nos dará ele com a condição de ninguém ir para a cadeia e de nenhuma reforma liberal ser desfeita. A direita tem poder, ela devolverá o país de volta quando e como quiser

     

     

    2-Rodrigo Janot tem 60 anos. FHC tem 85, Hélio Bicudo 94. Se a Maré revertesse HOJE, Bicudo e FHC já estariam livres da cadeia !!! E todo mundo vai ficar com peninha desses velhinhos cretinos !!! Até a coisa chegar nesse ponto, Bicudo, Serra, FHC, Temer, Padilha, por ex estarão mortos !! E se estiverem vivos, dificilmente irão para a cadeia. Caso sejam julgados e condenados, vão cumprir prisão domiciliar em mansões. 

     

     

    Se tudo der errado e a coisa for violenta, sempre haverá Paris e Miami.

     

     

    O trabalhador vai levar décadas para se aposentar, afinal, não desfazer as reformas será condição que a direita imporá sobre o país, mas essa gentalha toda será velha demais para ir para a cadeia… e sempre tem um médico amigo para livrar a cara de um cretino como Moro, que nessa época deverá estar com sus 50 e poucos anos…

     

     

    3-Para mostrar que o país está redemocratizado, o direito será extremamente garantista. A corrupção da “Novíssima República”(Nome para referência a essa nova pós-democratização) será muito maior do que a atual. Trocaremos combate a corrupção por democracia. Digamos que a Novíssima República venha em 2027 (Estou dando 10 anos de brinde em relação ao tempo que a Nova república demorou para surgir). Janot com 71 anos, FHC com 96 e Bicudo com 105. Responderão aos seus crimes em liberdade, com ampla defesa. Até cada um ser condenado na última instância, põe 10 anos aí… 81, 106 e 115. Ninguém vai botar esses trastes numa forca ou numa cadeia !! Vai todo mundo cumprir pena em casa, recebendo aposentadoria integral, afinal, ninguém é de ferro !!!

     

     

    4-A única chance de punir essa gentalha é uma revolta violenta e rápida, algo para um ou dois anos, mas duvido que será rápida o suficiente para evitar que esses crtinos peguem um avião da FAB e vão para a pátria-mãe. E caso eles sejam pegos, só serão mortos se forem pegos por uma turba enfurecida. Não esperem nada da justiça. 

     

  60. Não é por sermos paranóicos que não estão nos perseguindo…

    No meu raso palpite,  e já que o jogo da moda é a especulação, há em curso o processamento de uma lógica em relação ao PMDB, PSDB e, principalmente Lula…

    O Departamento de Estado dos EUA já entendeu que com o PMDB o jogo sai mais caro e muito mais instável, tendo que lidar com as oscilações da opinião “publicada” a todo tempo em razão do apetite pragmático do partido que comanda a governabilidade desde a reinvenção da nossa Democracia em 1985…

    Não à toa também foi o PMDB o maior conspirador contra as Diretas Já, para depois então construir seu nicho amplo e profundo de poder no Parlamento, na Constituinte de 88…

    Claro que não podemos culpar o PMDB sozinho pelo incidente Tancredo (será que podemos culpar alguém?).

    Mas é fato que o partido se especializou em conspirações e se colocar como fiel da balança.

    Não por acaso o partido serviu tanto a uma tímida reforma do capitalismo com Lula e o PT, e agora serve ao desmonte desse projeto assassinado pelo golpe.

    Uma vez no governo a coisa desanda, e a memória do Departamento de Estado é o caos Sarney, que desembocou na barafunda Collor.

    Os tucanos são vistos como caipiras latinos arrogantes, e do alto de sua reivindicada “superioridade intelectual”, servem melhor aos propósitos da banca. Essa vaidade confere confiabilidade para toca o projeto de desmonte do que restou de Estado e proteção social por aqui.

    Tucanos também são vistos como mais confiáveis porque não pedem tutu na boca do caixa, mas aceitam se associar às empresas e consultorias a troco de comissões que nunca serão levadas à investigação.

    O livro Privataria de Amaury Jr teria outro destino de fosse a Privataria Petista…

    Outro fator desestabilizante no PMDB é sua capilaridade, que por mais paradoxal que seja, lhe confere uma base social que o torna mais suscetível às pressões populares que o PSDB.

    O que destoa disso tudo é o fator Lula, que falaremos abaixo.

    Sendo assim temos:

    01- O conglomerado da mídia PIG vai jogar no caos nos próximos dias, com dois objetivos que não são excludentes, mas alternativos:

    a) eleição indireta, quando aa eleição direta será vendida como ameaça e não como remédio para a crise;

    b) eleição direta com a candidatira do juiz de Curitiba, aos moldes do que foi tentado com joaquim barbosa durante a ação 470.

     

    O fator Lula é que atrapalho tudo, e por isso eu entendo que para retirá-lo do páreo, o Departamento de Estado sabe que não foi possível pela incriminação, e jogá-lo em uma cadeia sem provas é dotá-lo de capital político extra, atraindo inclusive para o jogo a atenção internacional e os interesses geopolíticos contrários do Dep. de Estado (leia-se China e Rússia).

    Aí entram no jogo os cretinos e imbecis como alexandres frotas e outros muares, capazes de operar um jogo que o Dep. de Estado tem expertise: o assassinato de Lula.

    Um desses imbecis seria o Lee Oswald necessário para criar um clima tal de consternação que a saída seria (depois de identificados e culpados e eliminados,motivados por um ato solitário de histeria, como na tese de Wilson Ferreira sobre os lobos solitários), a saída seria um governo acima dos governos.

    Está aí minha modesta contribuição para um xadrez das teorias conspiratórias.

     

  61. O Controle ideológico do judiciário

    Existe um controle ideológico fortíssimo dos e entre os servidores do judiciário

    De delegados a juízes que participaram das investigações da lava jato que se dispuseram a fazer campanha para o PSDB na época da disputa presidencial a eventos homenageando o PSDB com a particpação de juíz da lava jato

    Porque essas categorias apóiam um partido que não possui histórico de lutas em favor das categorias de menor poder aquisitivo?

    Porque essa categorias insistem em querer vender um país que não existe (o neoliberalismo massacrante do PSDB)? Por que destruir algo que foi conquistado a duras penas e com o suor de muitos brasileiros?

    Porque transformar empresas brasileiras lucrativas em desastres de gestão? 

    Pelo mesmo motivo que a petrobrás foi rifada pelo governo Temer: ideologia e controle desse poder

    E contra isso não há remédio a não ser uma única coisa: a realidade

    É por isso que tem de existir veículos enormes de divulgação de pós-verdades: a rede globo de televisão, Veja e Estadão

    Veículos mentirosos para uma platéia branca, rica e cega pelo poder

     

    http://antigo.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=66

    http://www.trt6.jus.br/portal/wp-content/uploads/portal/noticias/2014/06/17/relatorio-apresenta-o-perfil-de-magistrados-e-servidores-do-brasil/vide-censo-final.pdf

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/12/sergio-moro-mostra-sua-imparcialidade-em-eventos-com-tucanos-envolvidos-em-corrupcao-5618.html

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/07/em-evento-com-temer-e-outros-politicos-moro-e-ovacionado-e-faz-selfie-coletiva.htm

    https://jornalggn.com.br/blog/alexandre-tambelli/temer-refem-consentido-da-rede-globo-e-da-lava-jato

     

  62. Como a Lava-Jato passou a ter tanto Poder.

    Precisamos entender que a Lava-Jato é um processo.

    Em uma primeira etapa ela fez a seleção de quem deveria ter sua reputação destruída, quem deveria ser poupado e como seria possível a partir do processo criar as condições de Aécio e a “Ponte para o futuro” vencerem em 2014.

    Não deu o resultado esperado, porém, venceu a condição da seleção no Legislativo, onde, se elegeram centenas de deputados e senadores implicados com a Justiça e/ou caixa-dois no Congresso.

    O processo seletivo pré-eleição, via Lava-Jato e velha mídia, destruía a reputação de políticos honestos e defensores da Justiça Social e dos interesses nacionais e exaltava políticos antinacionais e corruptos em telejornais, revistas, jornais e rádios do oligopólio midiático brasileiro capitaneado pela Rede Globo e velha mídia.

    Desejou-se e se concretizou a produção deste Congresso reacionário e sujo via velha mídia e seletividade da Lava-Jato.

    Votou-se em Dilma, mas na hora de escolher um Deputado ou Senador, supostamente a população votou em um candidato honesto, na verdade, o honesto fabricado (não honesto no mundo real) pela velha mídia. Criou-se o anti-petismo gigantesco em 2014.

    Depois ficou fácil de tornar o Legislativo refém da Rede Globo e coagido pela Lava-Jato. Estão, a maioria absoluto, implicados com a Justiça. Justiça que não os julga, apenas ameaça se alguém quiser sair do caminho da “Ponte para o futuro”.

    O caso mais evidente hoje é o do Renan Calheiros, e sua tentativa de votar um limite para os supersalários do Judiciário e fazer uma Lei contra o abuso de autoridades no Judiciário e modificar as 10 medidas dos procuradores da Lava-Jato.

    Tentou fugir do script da ponte e em três tempos Renan virou réu no Supremo. 9 anos em 9 dias e ele voltou pianinho para a “Ponte para o futuro”.

    A Lava-Jato só perdoa quem não fugir da “Ponte para o futuro”, fez a lição de casa está liberado da Justiça. Esta é a triste realidade do Brasil de dezembro de 2016.

  63. Cuidado Lula

    A cada dia que passa, o traidor da patria, Moro, fica mais exposto e a possibilidade de Lula ser preso, diminui

    Fica a cada dia mais favorito para 2018

    Com isso o Golpe, patrocinado pelos EUA, não se sustenta e mais dia, menos dia, acabará.

    Então, a unica solução, para os golpistas, é um acidente fatal com o Lula.

    Cuidado Lula.

  64. Agiotas

    Essa sempre foi a intenção: acabar com as fontes legítimas de renda da economia brasileira como um todo para então todo o capital se concentrar nas mãos dos Agiotas…

  65. Pedro Parente e o Pré-sal: O Assalto..

    Pedro Parente e o Pré-sall: o tamanho do assalto.

     

    (Nassif desculpe-me pelo email mas prefiro permanecer anônimo.)

     

    http://www.economiahoy.mx/mercados-eAm-mexico/noticias/8011631/12/16/El-precio-del-petroleo-subira-un-30-en-2017-y-un-60-en-2019-segun-Barclays.html

    Previsão da Barclays para aumento de precos (Obs: teclado sem c cedilha) d0 petróleo:

    2017 aumento de 30%,

    2019 aumento de 60%.

  66. O Dia do Roque Grande do rei Pequeno

    A essa altura do lamentável match em que se meteu, Temer, alçado a rei no tabuleiro, sabe que mil vezes melhor a obscuridade de um reles bispo coletor da república, que rei dominado pela rainha e acossado pela torre a lhe espetar e aos seus, flechas tanto pontiagudas, quanto envenenadas, apontando-lhe a desonra, a masmorra e o degredo, se não cumprir o comprometido. 

    Para cair como rei, mesmo que pequeno, e salvar o bispo coletor, e não como cavalo manco chafurdando na lama midiática, só lhe resta o sacrifício do roque grande, com guitarras a anunciar que, “entre, manter o poder e a Globo continuar desmanchando o Brasil e perde-lo para o povo poder traçar o seu próprio destino, no voto, anuncio a nação que renuncio e eleições diretas devem ser urgentemente marcadas, conforme desejo do povo brasileiro.

    Boa noite e até mais ver, pois parto em exílio voluntário.

    Obrigado!”     

  67. O Tribunal de Nuremberg

    Falando sobre julgamentos históricos, recomendo verem o filme “O Tribunal de Nuremberg” que é muito interessante. Refiro-me ao primeiro, em que juízes alemães são condenados por terem servido ao Poder Midiático e atendido aos clamores das ruas, durante a ditadura período nazista. Conta com desempenhos fantásticos e é preto e branco. O segundo, mais recente, com Alec Baldwin também é bem instigante. Neste, a personagem de Göring é de um cinismo tão realista, ao separar direito da política, que não podemos sair do filme sem refletir sobre a História Ocidental recente. Ambas as películas deveriam constar de disciplinas obrigatórias nos cursos da área de humanas, inclusive direito. Outro muito bom é “O Caso dos Irmãos Naves”, brasileiro.

  68. As Campanhas “Moralistas”,

    As Campanhas “Moralistas”, desencadeadas desde o tempo da metralhadora giratória municiada pelo Corvo Carlos Lacerda, das varridas (nos dois sentidos – de limpo com vassouras e doido varrido) do Vassourinha Jânio, chegando agora ao moralismo provinciano de procuradores e juízes que querem permanecer acima de qualquer lei, não mereceram e não merecem nenhuma confiabilidade ou credibilidade.

    Só aduzem para um lado. Buscam propositalmente, através da difusão midiática, a criação banal de um rebanho sem vontade própria e facilmente manipulável, para atender objetivos pessoais escusos e sem nenhuma ligação com o bem da coletividade.

    São sim, em menor ou maior grau, criminosas. As atuais, então, altamente autocráticas e destrutivas por serem conduzidas por pessoas deformadas, com poder e autoridade conferidas pelas próprias instituições do Estado.

    Sabe-se lá se consciente ou inconscientemente, acabaram por destruir, em menor escala, a Engenharia Nacional, e em escala absurda, o próprio Desenvolvimento da Nação. Se os executivos destas empresas faziam lobby, formavam cartel, ou remuneravam políticos e gestores de estatais corruptos para obter contratos, geravam enormes oportunidades de trabalho para milhões de empregados, capazes de realizar obras de grande porte, com surpreendente competência técnica, aqui e no exterior.

    E agora? Enquanto todos os trabalhadores estão desempregados, os corruptos pegadores de bola continuam a nos governar, com a tranquilidade que eles próprios se dão entre si. O que é pior, nos governam sem nenhuma grandeza nacional, sem nenhum plano de desenvolvimento futuro e buscam apenas números e taxas que só interessam a banqueiros, rentistas e potências estrangeiras.

    Cruzada moralista? Putz!

    Pela volta das Urnas, Já! Se erramos, queremos corrigir através delas. Não precisamos de moralistas do pau oco a nos socorrer.

  69. Xadrez do tribunal para a Lava Jato

    ->Trata-se de um exercício complexo, que depende em parte de informação, e muito de intuição, de tentar identificar os desdobramentos de fatos atuais, de processos políticos, sociais e econômicos, as linhas que prevalecerão. Os estrategistas se valem dessa metodologia para prevenir desastres, acertar rumos, minimizar custos e riscos, desenhar o futuro.

    ->Daqui a alguns anos, quando o país estiver se esfalfando para recuperar o tempo perdido, tentando desenvolver setores competitivos para a luta da globalização, deparando-se com a regressão dos indicadores sociais, de avanços tecnológicos, de modernização do trabalho, ficará mais nítida a percepção de desperdício, da destruição inútil ocorrida nesses tempos de dissipação. E não haverá como levantar mais o álibi da inevitabilidade dos danos colaterais.

    ->No futuro, assim que se sair do estado de exceção atual, não haverá como não denunciar o Procurador Geral Janot, o juiz Moro e os procuradores da Lava Jato por crime contra o país. E, aí, haverá ampla documentação devidamente registrada e que possivelmente será requisitada pelo primeiro governo democrático brasileiro, pós-golpe, junto à cooperação internacional.

    “Quando só, ele se consolava com o sonho dos quartos infinitos. Sonhava que se levantava da cama, abria a porta e passava para outro quarto igual, com a mesma cama de cabeceira de ferro batido, a mesma poltrona de vime e o mesmo quadrinho da Virgem dos Remedios na parede do fundo. Desse quarto passava para outro exatamente igual, cuja porta abria para passar para outro exatamente igual, e em seguida para outro exatamente igual, até o infinito. […] Uma noite, porém, duas semanas depois de o terem levado para a cama, Prudencio Aguilar tocou-lhe o ombro num quarto intermediário, e ele ficou ali para sempre, pensando que era o quarto real.”

     “[…] e começou a decifrar o instante que estava vivendo, decifrando-o à medida que o vivia, profetizando-se a si mesmo no ato de decifrar a última página dos pergaminhos, como se estivesse vendo a si mesmo num espelho falado.”

    nos pergaminhos do cigano Melquíades está escrito nosso destino. as tentativas de decifrá-los tem sido prematuras. se nos tornarmos capazes, a cidade dos espelhos e das miragens será arrasada pelo vento, para que José Arcadio Buendía enfim desperte de seu sonho com quartos infinitos.

    .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador