Xadrez dos embargadores da verdade de Lula, por Luis Nassif

Por baixo dos data vênias, do latim, das citações, o direito, assim como a economia, tem que obedecer à lógica. Às vezes, há temas complexos, exigindo desenvolver conceitos mais sofisticados. Em outros casos, são situações corriqueiras, que exigem apenas decifrar os pontos centrais do que está em julgamento. É o caso do julgamento de Lula.

Nele, havia um conjunto de indícios e duas narrativas possíveis.

Peça 1 – Os fatos

Marisa Lula tinha uma cota em um apartamento da Bancoop cooperativa que entrou em crise.

Anos atrás, OAS assumiu o edifício e negociou com os moradores a transformação das cotas em apartamentos.

Marisa tinha um apartamento menor. Na divisão foi-lhe facultado adquirir um maior.

O triplex foi reformado pela OAS de acordo com o gosto do casal.

Em determinado momento Lula desistiu do apartamento e Marisa pediu o dinheiro de volta.

Esses são os fatos.

Os pontos de dúvida

1.     Qual a motivação da OAS reformando o apartamento para o casal Lula?

2.     O casal chegou ou não a ter a propriedade do imóvel?

Peça 2 – A narrativa lógica

1.     Na política econômica dos campeões nacionais, as empreiteiras foram o setor mais beneficiado. Ao mesmo tempo, Lula saiu do governo como o mais popular estadista do planeta, com imagem pública e relacionamentos consolidados nos países de interesse da empreiteira.

2.     Por tudo isso, a OAS pretendeu oferecer um mimo a Lula, turbinando a cota de apartamento que tinha no edifício Solaris.

3.     Após duas reuniões, Lula desistiu do apartamento. Ou porque se deu conta da exploração política que poderia advir do episódio, ou porque se desinteressou do apartamento.

Peça 3 – A narrativa da Lava Jato

1.     A OAS tinha uma conta-corrente de propina com o PT proveniente de contratos com a Petrobras.

2.     Descontou da conta R$ 3 milhões para fazer as reformas do apartamento.

3.     Passou o apartamento para Lula, mas manteve em seu nome para esconder o novo proprietário.

As evidências apresentadas

Ponto  1 – O tratamento diferenciado concedido a Lula, em relação aos demais condôminos.

Ponto 2 – Vários depoimentos dando conta de que o apartamento estava sendo preparado para a família Lula.

Ponto 3 – Depoimento de Léo Pinheiro, presidente da OAS, de que a diferença entre o que foi gasto e o que foi recebido da família Lula saiu da conta do PT.

Peça 4 – Sobre a relevância das evidências

Entre as três, apenas o terceiro ponto tem relevância para o processo.

Leia também:  A insistência em um ajuste fiscal impossível, por Luis Nassif

Ponto 1 – se em lugar de Lula fosse uma atriz de novela da Globo, o tratamento seria igualmente diferenciado. Uma personalidade pública é, por definição, uma personalidade diferenciada. Qualquer empreendimento gostaria de ter o casal Lula como condômino.

Ponto 2 – nunca houve a menor dúvida sobre o interesse inicial do casal Lula pelo tríplex durante determinado período. O ponto central é se o casal ficou ou não com a posse.

Ponto 3 – Esse é o cerne da acusação. As dezenas de evidências recolhidas pela Lava Jato se referem apenas aos Pontos 1 e 2, que não são condições suficientes para confirmar o Ponto 3.

A lógica canhestra da manipulação consiste em juntar uma enxurrada de depoimentos que apenas reafirmam dois pontos incontroversos: Lula estava sendo um tratamento especial; e em determinado período, a OAS estava preparando o apartamento para o casal Lula. Morre aí, totalmente insuficiente para a condenação.

Peça 5 – a prova definitiva

Aí entra o depoimento de Léo Pinheiro, trazendo a prova considerada definitiva pelos juízes: uma mera declaração de que o apartamento era de Lula e o valor foi descontado das propinas devidas ao PT.

A prova decisiva: uma conversa entre Léo Pinheiro e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Coloco em negrito e sublinhado porque toda a construção da acusação se baseia nesse ponto.

A denúncia de Léo Pinheiro obedeceu à seguinte trajetória:

1.     01/06/2016 Delação de Léo Pinheiro trava após inocentar Lula (https://goo.gl/kp3whZ).

2.     23/11/2016 recebeu sentença de 26 anos de prisão confirmado pelo TRF4 (https://goo.gl/qFEvgB).

3.     12/07/2017 por ter ajudado no processo contra Lula, Sérgio Moro reduz a pena de Léo Pinheiro a 10 anos e 8 meses.

4.     21/09/2017 Procuradoria Geral da República não aceita a delação de Léo Pinheiro por não ter apresentado nenhum elemento de prova (https://goo.gl/4kn7tF).

5.     Mesmo assim, Moro mantém o depoimento de Léo Pinheiro e o TRF4 reduz sua pena para três anos e seis meses. Como já cumpriu uma parte, deverá ser solto em breve (https://goo.gl/TaY6kp).

Leia também:  Porque a renda básica vai ajudar na recuperação do PIB, por Luis Nassif

E toda a acusação se baseou apenas nisso, declarações de Léo Pinheiro, de que o gasto foi descontado da conta de propina do PT, claramente, nitidamente em troca da redução da sua pena. Sem o acerto, ele passaria o resto de sua vida na prisão.

O tal acerto teria sido combinado em uma reunião com o tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Apenas duas pessoas poderiam confirma a conversa: ele e Vaccari. Vaccari não foi ouvido. Léo não apresentou um documento sequer. No ano passado, declarou não possuir documentos porque Lula teria aconselhado a se desfazer deles.

Nem se entre em outros detalhes, como a desproporção entre a suposta propina ao suposto chefe maior do esquema e o que era pago ao terceiro escalão da Petrobras.

O ponto central foi esse.

Ponto 6 – a retórica midiática de defesa da condenação

Entendido isso, leia agora o artigo “Questão de ordem: Provas, sim, e claríssimas”, de Marcelo Coelho na fonte. É interessante para comprovar a maneira como a mídia em geral constrói seus sofismas.

O artigo tem 4.058 caracteres, divididos da seguinte maneira.

4058

100,0%

toques

758

18,7%

sobre isenção de Moro

256

6,3%

sobre não cerceamento da defesa

398

9,8%

sobre não encontrar o caminho do dinheiro

619

15,3%

sobre o ap não estar em nome de Lula

654

16,1%

para dizer que Lula se interessou pelo ap

804

19,8%

se Lula nomeou os diretores da Petrobras,  ele é o responsável pela corrupção

377

9,3%

para reafirmar que “as provas eram claríssimas”

 

Marcelo é um dos bons colunistas da Folha. No artigo, extenso, falou de todas as preliminares, mas não consumou o ato: a prova “acima de qualquer dúvida” de que o apartamento era de fato de Lula. Limitou-se a endossar todas as afirmações dos desembargadores, como se fossem verdades comprovadas, de fontes intelectualmente idôneas.

O editorial da Folha, “Condenado”:

2573

100,0%

 

1378

53,6%

Para enaltecer o comportamento dos magistrados

537

20,9%

para atacar a irracionalidade de quem é contra

243

9,4%

mostra o interesse de Léo Pinheiro na obra como prova

162

6,3%

para enfatizar que Lula nomeou diretores da Petrobras

253

9,8%

para afirmar que a democracia se fortalece

 

Leia também:  Molon diz que vai acionar Justiça contra ameaça do general Heleno

Editorial do Estadão, “Acima de qualquer dúvida

4323

100,0%

 

856

19,8%

para descrever o julgamento

1788

41,4%

se foi 3×0, logo Lula é corrupto

1679

38,8%

para enaltecer mais uma vez os desembargadores

 

 

 

 

Ponto 7 – sobre a nova retórica

Todo o jogo é esse, uma sucessão de argumentos retóricos em que o objetivo final não é a busca da verdade, mas o convencimento do público.

A propósito, é um dos temas desenvolvidos por Chain Perelman, pensador já falecido, que estudou as implicações da “Nova Lógica”, no pensamento jurídico (https://goo.gl/2auhPn)

“Para os retóricos não existe nada em absoluto. As coisas estão mais ou menos corretas, mais ou menos entendidas, mais ou menos aceitas. O embate retórico contra a certeza e contra a objetividade fez-se projetar como teoria do aproximado, do inconcluso, do relativo. […] Não se espera convencer através de um argumento específico em qualquer debate gerado pela vida quotidiana ou jurídica, a práxis dos falantes revela que o argumentador não sabe ao certo qual dos seus argumentos –perante o auditório ou o juiz- pesará mais. Então ele busca a quantidade, a diversidade e espera, desta forma, ser mais persuasivo.

Entende PERELMAN que para a solução de problemas cotidianos que tenham envolvimento com valores a melhor forma de se buscar uma solução é através da chamada arte da discussão.

O objeto da retórica, segundo PERELMAN, “é o estudo das técnicas discursivas que visam provocar ou a aumentar a adesão das mentes às teses apresentadas a seu assentimento

Destarte, podemos dizer que a Retórica é a adesão intelectual de um ou mais espíritos apenas com o uso da argumentação; é o preocupar-se mais com a adesão dos interlocutores do que com a verdade; é não transmitir noções neutras, mas procurar modificar não só as convicções daqueles espíritos, como as suas atitudes”.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

150 comentários

  1. Até ontem a Justiça
    Até ontem a Justiça brasileira era supostamente cega. Hoje temos certeza de que ela sofre de Alzheimer, pois os juízes que julgaram Lula no TRF-4 esqueceram a Lei, criaram novas regras e substituíram as provas pelas fábulas que eles inventaram.

  2. E a reedição dos antigos

    E a reedição dos antigos sofismáticos. O que importa é o discurso, não o conteúdo.

     

    Ou, mais precisamente, é a fábula do lobo rio acima da ovelha, que mata a ovelha (que está mais abaixo no rio) por “sujar” sua água. 

     

    Só aumenta a vontade de qualquer ser pensante de emigrar desta terra selvagem amaldiçoada por Deus.

    • Emigrar para onde? O Brasil

      Emigrar para onde? O Brasil sofre uma ofensiva global dos banqueiros e mega corporações contra seu Estado. Assim como a França, que está oficialmente em estado de sítio há muitos meses e cujas reformas “do Macron” curiosamente são muito parecidas com as reformas “do Temer”.

      E é assim na Itália.

      E é assim na Espanha.

      (E em vários outros países cujo noticiário não chega até mim, provavelmente)

      É preciso lutar. Se você pensa em emigrar para um lugar “civilizado”, saiba que esse lugar só é civilizado só porque os que lá moram aprenderam com um período de selvageria e abusos (que toda sociedade já teve), e lutaram contra a tirania.

  3. Clareza

    Nassif,

    Muito obrigado pela clareza na análise do que ocorreu ontem, dia muito triste da nossa história. Fábio

  4. A verdade de Lula é que foi o

    A verdade de Lula é que foi o primeiro a bater de frente em Moro e na Lava Jato, arrancando a máscara da operação.

    Agora é o primeiro a lançar “ofocialmente” sua candidatura e batendo de frente com os desembargadores fraquinhos.

    Ele sabe que será preso e usará isso para unir a esquerda em torno de uma chapa forte. 

    Acredito que Ciro/Haddad leva no primeiro turno e transformam o Lula (após sua soltura) em Chefe da Casa Civil, rsrs.

    • Quem dera.

      Meu sonho seria exatamente essa chapa, mas vejo que blogs como o DCM se encarregam de rotineiramente criar fofocas entre Ciro e Lula. Coisa de gente que é petista antes de progressista.

      • Meu comentário acima vale

        Meu comentário acima vale para você também: Assista a entrevista do Ciro no Conversa Afiada, e veja porque muitos de nós petistas não sairemos de casa para votar no Ciro, e muito menos fazer campanha.

    • Por que o PT tem que

      Por que o PT tem que transferir o seu cacife politico para o falastrão Ciro Gomes? No PT existem politicos com biografia mais robustas que a do Ciro, e até mesmo do Hadad. Acrediter se quiser: o Ciro nunca colocaria o Lula como Chefe da Casa Civil.Se você quiser saber mesmo o que pensa o boquirroto Ciro Gomes sobre o Lula e PT, assista a entrevista dele no Conversa Afiada do PHA. O candidato é Lula. Se ele for impedido o PT tem outro nome.

  5. Esse é o Xadrez da consumação

    Esse é o Xadrez da consumação do golpe, acabam as chances do PT levar alguma coisa no executivo, agora há um bom espaço de tempo para o ataque as lideranças legislativas para reduzir a participação da esquerda na política para algo bem inexpressivo, algo entre 50 deputados e 5-6 senadores

    Se preparem

     

     

  6. E pensar quando servi as

    E pensar quando servi as Forças armadas daria a vida sem pensar por este país!

    Hoje vejo que a Boeing vai acabar com os jatos encomendados da força aérea e trocar por F16 obsoletos, pois não teremos dinheiro para nada!

    Não chegará ao fim a construção dos submarinos nucleares, também por falta de verbas!

    E o serra vai sair dessa, assim como o aécio, o jucá numa boa…

    O atestado de corrupção do país passado pelo judiciário, correrá os quatro cantos do mundo!

    O publico que absorve dados jurídicos vai saber não pela Rede globo ou folha, sobre o que se passou neste julgamento e isso vai influenciar decisões de outros países!

    Ah! Você leu a repercussão do julgamento divulgadas pelo PIG?

    Os correspondentes internacionais se abastecem no PIG!

    Agora, os especialistas, os membros de governos estrangeiros não leem no nosso PIG e suas noticias…

    Eles não são trouxas como nós…

    Mentir aos brasileiros é sopa – somos um povo de merda – isso pouco importa – eles fazem isso toda hora, todo dia, os especialistas estrangeiros assistem a nossa fragilidade enquanto nação!

    As portas do nacionalismo do brasil estão mal trancadas, são fáceis de serem arrombadas!

    A alienação bate nas alturas!

    Não há coesão fora do nome LULA!

    Em 10 anos perderemos parte de nosso território, não para a Venezuela, mas para o G5!

    Aprenderemos a dura lição, que não se pode ser governados por governantes sem alma, por governantes canalhas, por um parlamento e um judiciário fisiológicos!

  7. Respostas aos sofismas dos defensores da sentença

    Sugiro que adotemos uma tática semelhante ao MBL.

    Devemos saber quais são todas os ‘argumentos’ dos defensores dessa sentança descabida e que tenhamos respostas prontas, simples, de fácil entendimento e com o mínimo possível de caracteres que desmontem pra qualquer observador a falácia que está sendo usada. À diferença do grupo protofascista, as respostas deveriam ser logicamente perfeitas e sem desonestidade intelectual.

    É assim que se tem ganhado o jogo político no último ano, memes e frases prontas.

    • Não são necessários

      Não são necessários argumentos. Eles tem o poder de condenar e pronto. Podiam dizer que Lula era culpado da morte do Elvis. Quando você é o dono da bola, precisa dar justificativa se parar o jogo e lavá-la embora?

      Ficou claro que não era só a turma de Curitiba. A epidemia “Lava Jato” se infiltrou por todo o judiciário brasileiro. Se depender do poder judiciário, pode esquecer a candidatura de Lula.

      Agora a defesa quer anular o julgamento porque a acusação teve bem mais tempo que a defesa. Mesmo se a acusação tivesse 5 horas e a defesa 5 minutos, o julgamento seria anulado? De forma alguma. Os donos da bola decidem e pronto.

      A ONU vai condenar o Brasil? Provavelmente. Isso vai mudar alguma coisa? Vai gerar sanções? Vai obrigar a revisão do processo? Não. Simplesmente porque os donos da bola não se importam.

  8. Nassif, não é a construtora

    Nassif, não é a construtora quem “passa” o imóvel pro comprador, mas sim o comprador quem passa o imóvel para o seu nome.

    Quem já comprou um imóvel sabe disso de cor e salteado. Uma pessoa pode comprar um imóvel e demorar para registrar a compra e lavrar a escritura.

    E mais, Marisa declarava no imposto de renda. Como não dizer que não eram deles o imóvel?

    Dizer que tinham “cotas” também não é correto. Documento apreendido naa casa do Lula mostra unidade, numero do apartamento, e não cotas.

      • Talves porque pararam de

        Talves porque pararam de pagar as prestações por 4 anos?

        Ou porque foi atribuído um triplex quando originalmente tinham comprado um apartamento simples?

        Estou mostrando que a tese de defesa de Lula pelos seus advogados tem muitos furos.

        Em mensagens anteriores eu já disse da mediocridade desse adevogado do Lula.

        Tivesse em 2015 ficado com o imóvel E PAGO A DIFERENÇA E AS REFORMAS, Lula estaria livre leve e solto. Sequer iria responder processo pelo triplex, quanto mais ser condenado.

    • Essa anta nunca comprou um

      Essa anta nunca comprou um imóvel direto do construtor. Imbecil como alguém pode se apresentar num cartório e registrar um imóvel sem documento do construtor? O Leo Pinheiro ou a OAS, apresentou documento de transferência de posse para a D. Marisa ou Lula. VTNC

      • VTNC PRA VOCÊ.
        O que tem a

        VTNC PRA VOCÊ.

        O que tem a ver a posse com a propriedade. Claro que Lula não teve a posse, não pegou as chaves porque desistiu antes.

        Mas declarou no imposto a aquisição de um apartamento na planta.

        De que adianta montar uma casa sob fundações fracas. Essalinha de argumentação ´´e um desastre. Deixa nas mãos do Juiz a livre apreciação das provas e foi o que Moro e o TRF4 fizeram.

        Tivesse Lula ficado com o triplex e pago a diferença e as reformas NADA TERIA ACONTECIDO.

        Quem foi a besta que disse pra ele devolver, não aceitar, sei lá? Só pode ter sido os adevogados.

         

        • Vá lamber sabão. Você sabe

          Vá lamber sabão. Você sabe que tudo isto é uma farsa, mas como a farsa é contra um “inimigo”, você não se importa e ainda defende os farsantes. Se você ainda não percebeu que é uma farsa… pelamordedeus!

    • “Uma pessoa pode comprar um

      “Uma pessoa pode comprar um imóvel e demorar para registrar a compra e lavrar a escritura.” Quantas pessoas você conhece que procedem assim?

    • correto que o comprador quem
      correto que o comprador quem registra a transferência do imóvel,mas de posse da escritura ainda não averbada no registro de imóvel. O “passar” refere-se a esta escritura. Não tem nada. Se quer contrato de gaveta, promessa de compra e venda, nada… Deixe sofisma para sofistas mais astutos.

    • desistencia de compra

      Se desistiram da compra, iriam tranferir para seus nomes o quê?  A unica coisa que sobrou é o dominio da propriedade… sob a garantia de um fio de bigode. Cara, voce tem certeza estar no 3o milenio? Ou ainda, de que máquina do tempo voce veio do passado?

    • Respondo à senhora para

      Respondo à senhora para exercitar minha paciência. Primeiro, não há cotas, mas quotas. Quotas foram declaradas ao Leão (pessoalmente, considero-o mais como hiena). Segundamente, que espécie de documento foi encontrado mencionando “unidade tal” e não quotas? Se temos uma quota em um empreendimento, ela terá de se transformar em algo mais concreto, e nesse momento o concreto terá de ser identificado. Um empreendedor lança um prédio a ser construido com 50 apartamentos, eu lhe compro uma quota de 1/50 do prédio. Um dia essa quota terá o número do apartamento que me foi destinado, um dos cinquenta. Se tudo estiver nos trinques, haverá um documento consolidando o negócio e, no caso de imóveis, tal documnto precisará ser aceito e registrado no cartório competente. Comprador que deixar seu imóvel, pago ou sob financiamento,  em nome do vendedor, o antigo proprietário, aquele empreendedor lá de trás, indefinidamente, será muito ingênuo ou de uma imprudência astronômica. Abraço.

    • Vocês eleitores tucanos e

      Vocês eleitores tucanos e bolsonarianos deviam é enfiar a cara numa privada. Espalharam mentiras sobre o Lula duranfe anos dizendo que ele era dono de friboi, fazendas, ferraris, jatinhos e o escambau e agora tentam se apegar a essa merda de apto que nunca foi usado por ninguém e que está registrado em nome da OAS. Vocês são canalhas, desonestos, mentirosos e deviam ser bloqueados pra comentar nesse espaço. 

  9. Antecipar jogadas

    Nassif, brilhante artigo. Um entendimento claro do julgamento que nao tem como refutar os aprendizes de Carlos Lacerda (Merval, Mainardi, Elio Gaspari, Noblat, Miriam Leitão, Josias de Souza, Otavio Frias, Eliane Catenhede).  Estamos no meio de uma guerra e está faltando astúcia, esperteza e pensamento estratégico nos movimentos da esquerda. Não falo nem do governo Dilma onde, por exemplo, apesar da caneta, não conseguiu nem concluir uma simples sindicancia sobre grampos na cela do Youssef. Falo dos momentos mais recentes que exigem indetificar movimentos das peças e antecipar jogadas. No momento que o TRF 4 pulou tantos processos para pautar Lula a posição deles sobre os votos já estava organicamente pronta. Trez a zero com aumento de pena e dosiometria única acompanhando o relator de modo a evitar embargos infringentes e prescrição. Bastava ter revelado essa estratégia dos desembargadores (sic) antes da votação  e o vexame do dia 24 seria maior ainda. 

    • Toda Farsa Tem Que Ser Esculachada, Ainda Mais Essa do TRF4

      Exatamente o que pensava que seria feito, considerando-se que todo mundo esperava o 3 a 0 e o aumento da pena para deixar moro numa ‘boa’.

      A defesa diria que não utilizaria seu exiguo tempo com detalhes do processo, pois a manobra de aceleração do mesmo, aliada a declaração do juiz presidente do TRF4 a Globo, elogiando a sentença, sem falar da atuação militante para condenar Lula da assessora direta do mesmo, mais a leitura dinâmica do processo por um dos juizes visando agenda-lo conforme interesses eleitorais de partidos da preferência de procuradores e delegados da PF, envolvidos no mesmo, em redes sociais e manifestações de ruas, e sobretudo pelo fato do relator ser amigo do peito do juiz da sentença, antecipava estarem já definidos os votos dos três juizes, 3 a 0 pró condenação, com aumento da pena, curiosamente iguais (essa era a maior probabilidade, se certa atingiria o objetivo e se errada também), portanto sendo inútil utiliza-lo, o que foi comunicado a Lula, que aceitou essa nossa decisão, solicitando apenas que fosse lida no lugar, uma confissão de culpa que justificasse tal resultado antecipado:

      “Atendendo ao desejo desse tribunal em confirmar a sentença definida pelos que hoje de forma inconstitucional governam o país, antes mesmo de sequer existir o processo, confesso-me culpado pelo fato de meus governos, terem tirado da miséria milhões de brasileiros, confesso-me culpado, na educação, ……. na saúde……, na economia…., etc., etc., etc.,…. (e se interrompido durante a leitura, pelos juizes, dizendo ser inapropriado, colocariam os pápeis na pasta e toda a defesa retirava-se daquela farsa de julgamento, recusando a continuar participando daquela palhaçada.

      Tudo que viria depois, seria constrangedor, principalmente por que os 3 x 0, com aumento da pena para 12 anos, dificilmente não confirmariam-se.

      Faltou azedar a farsa, que mesmo sem esse fecho, irá cheirar mal cada vez mais ao passar dos dias, quem viver verá.              

  10. Marcelo Coelho é mais um que morreu intelectualmente

    É isso que restou do Marcelo Coelho, que até alguns anos atrás ainda era um dos poucos colunistas inteligentes da Folha? Parece um artigo de um assessor de imprensa do tribunal, é tão pueril e medíocre como os votos dos nossos “desembargadores”. É triste ver como a mediocridade e a sabujice ao patrão atraem quase todo mundo supostamente pensante

  11. teoria do domínio do fato
    O “grande argumento” do julgamento-farsa foi a chamada teoria do domínio do fato. Pelo que disseram os 3 patetas, foi aí que se justificaram para a condenação de Lula. Mas também parece que abusaram no entendimento da mesma. Gostaria de entende-la melhor, uma vez que o próprio autor-criador de tal teoria, ter afirmado que a estão empregando de maneira distorcida no Direito brasileiro.

  12. teoria do domínio do fato
    O “grande argumento” do julgamento-farsa foi a chamada teoria do domínio do fato. Pelo que disseram os 3 patetas, foi aí que se justificaram para a condenação de Lula. Mas também parece que abusaram no entendimento da mesma. Gostaria de entende-la melhor, uma vez que o próprio autor-criador de tal teoria, ter afirmado que a estão empregando de maneira distorcida no Direito brasileiro.

    • A tal teoria só foi usada

      A tal teoria só foi usada duas vezes em toda a história do judiciário brasileiro. Adivinhe contra qual partido.

      Até o Reinaldo Azevedo (quem diria), abomina o uso dessa teoria “adaptada” ao novo direito brasileiro. Ele disse que ela nunca foi usada no direito penal, apenas no civil. E, como todo mundo que leva o assunto minimamente a sério, ele também aponta que ela não se sustenta sozinha, sem provas.

  13. Nassif, a mídia tenta até

    Nassif, a mídia tenta até convencer as pessoas de que a prisão de Lula foi justa, mas não consegue. 

    Quem é que eles querem convencer? Os mesmos que eram chamados de “burros” por essa mesma mídia, por exaltarem os feitos do governo petista? Os mesmos que viam a mídia se esquecer de erros do PSDB, e dos processos esquecidos nos tempos do “engavetador-mór” da República?

    A quem querem convencer? Aos que já se convenceram de que o julgamento foi uma farsa?

    Globo, Folha e congêneres deveriam estar é com muito medo, porque não conseguem fazer com que seus “queridinhos” decolem. Lula representa um projeto aprovado por 40% do eleitorado, e Bolsonaro, seu “anti”, tem 20% de eleitores fieis – que podem aumentar, caso o antipetismo continue em alta no mercado eleitoral (e isso VAI acontecer, considerando-se a estupidez dos tuiteiros que insistem em “3×0” e outras coisas que só reforçam o desejo do petista de votar no PT).

    A se continuar assim, a mídia terá um inimigo fortíssimo na Presidência – e será muito engraçado ver eles puxando o saco de um petista ou do “Bolsomito”. Para nós, poderá ser ruim – mas para eles será MUITO pior…

    • Qualquer um sabe que o

      Qualquer um sabe que o processo é uma farsa.

      Até os coxinhas sabem que é uma perseguição – o problema é que eles não só apoiam como têm orgasmos com essa perseguição. Muitos, apesar de saberem, continua com aquela hipocrisia que é peculiar ao coxinha.

  14. Prezado Nassif, o ponto é que

    Prezado Nassif, o ponto é que nenhuma construtora personaliza um apartamento que não esteja já vendido, ainda mais tratando-se de valores elevados, talvez maiores que o preço do imóvel. Lula e sua família aprovaram a reforma, que foi feita. Muito bem, e o pagamento? Lula não pagou nada, nem existe qualquer documento de que ele assumiria essa despesa, o que foge de qualquer contrato típico. Devemos imaginar, candidamente, que depois ele pagaria? Difícil de engolir… A reforma do sítio deve ser semelhante.

  15. Estamos vivendo num regime ditatorial

    A “Operação Lava Jato”, gestada no mensalão, é o braço operacional da Ditadura implantada com o golpe de 2016. É preciso ter clareza de que houve um golpe e que estamos numa ditadura.

    Há um grupo de pessoas debatendo uma agenda golpista e operando-a, a margem da Constituição. Esse núcleo duro golpista que está no mercado financeiro nacional e internacional e na Globo, faz o meio de campo com o Estado oficial (Presidência da República, Congresso, Supremo/GM, Juízes e Promotores da “Lava Jato”) por meio do BC e do Ministério da Fazenda.

    E é esse núcleo duro quem define a agenda da “Operação Lava Jato”, que age como uma força paramilitar para fazer o trabalho sujo. A “Lava Jato” foi pensada para por em prática as medidas de exceção, necessárias para a perpetuação da agenda golpista. Daí a razão de vivermos uma ditadura.

    Esse foi o grande pacto, com Supremo e com tudo, inclusive com a “Operação Lava Jato” – braço ditatorial do golpe. Um golpe cujo objetivo é a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, a entrega à iniciativa privada dos ativos nacionais (Petrobrás, Eletrobrás, BB, CEF, Correios, Embraer), venda a preços vis dos recursos minerais, venda de ilimitada de terras, redução do poder geopolítico do Estado nacional, etc.

    Nesse processo, os eleitores, à direita com Bolsonaro e à esquerda com Lula, que representam 80% das intenções de voto, estão fazendo papel de trouxa. A “Operação Lava Jato”, com apoio da grande mídia, Globo à frente, não deixarão que esses candidatos concorram, vençam ou governem.

    Saindo Temer do poder, quem assume é Huck, Meireles, Maia, Alckmin, ou outro de confiança do núcleo duro golpista.

    Quem espera eleições livres e democráticas em 2018 está, ingenuamente, fortalecendo o golpe. Hoje, o nome a ser impedido é Lula. Amanhã, Bolsonaro. Depois, quem ousar ameaçar os interesses do poder golpista.

    O desafio, portanto, para derrotar o golpe é unificar essa grande massa de eleitores que pretendem votar em Lula e Bolsonaro, e estão sendo feitos de idiotas pelos golpistas. Com a “Lava Jato” e a grande mídia os golpistas têm-se os meios legais e ilegais de impedir qualquer que ameça ao seu poder.

    E a possibilidade de unificar esses 80% da população pobre e remediada se dá pela simples razão de que eles não estão contemplados pela agenda golpista.

    Aliás, Bolsonaro foi construído para colocar as camadas conservadoras da classe média como cão de guarda contra a parcela organizada dos trabalhadores e, além disso, dividir a parcela população mais pobre. No momento certo, pós Lula, ele também será descartado. É preciso alertar seus eleitores. Assim como será alvejado qualquer outro candidato que não represente o projeto golpista. Hoje, o alvo é o Lula porque é a maior ameaça. Tirando ele do páreo, impedir qualquer outro será como tirar doce de criança. É preciso ter clareza disso. Mercado financeiro, Globo, PF, MPF, Judiciário tem em suas mãos uma arma poderosa, o Estado de exceção da “Lava Jato”, que pode tudo. Hoje, exceto uma grande revolta de massas (que não se vislumbra), só as Forças Armadas têm força para enfrentar essa ditadura golpista. Para impor outra, certamente.

    Por fim, a agenda do golpe não interessa a grande massa de eleitores de Lula e Bolsonaro. Ou será que interessa aos policiais militares, ao “baixo clero” das forças armadas, aos trabalhadores conservadores e a classe média baixa, o desmonte do SUS, o fim FIES e do Ciência Sem Fronteira, dos programas habitacionais, a redução do salário mínimo, o aumento da energia, do gás e da gasolina, a alta carga tributária sobre o consumo e a reduzida carga sobre renda e herança?

    Ou a maioria da população, em especial os trabalhadores organizados (de esquerda) e os agentes públicos do aparato repressivo do Estado e das Forças Armadas (de direita), acorda para o fato de que estão sendo passados para trás, ou este golpe durará mais dez ou vinte anos.

    É preciso não esquecer que em 1962, na campanha da Legalidade, o Palácio Piratini onde Brizola se encontrava com milhares de apoiadores, inclusive a Brigada Militar, só não foi bombardeado porque os sargentos da aeronáutica, que apoiavam o governador e sua campanha, esvaziaram, na madruga do dia anterior, os pneus dos jatos que iriam ao amanhecer lançar bombas no Palácio.

    Por tudo isso, o desafio para derrotar o golpe é os eleitores de Lula e Bolsonaro, conversarem entre si e tomarem consciência de que, ou eles se unem para garantir a democracia e para impor uma agenda distinta da atual, ou farão papel de tolos, acreditando que podem eleger livremente seu Presidente da República.

    Caso todos fiquem esperando o dia da eleição, acreditando que impera no Brasil uma democracia e não uma ditadura, todos pagarão um alto preço por isso.

  16. Substituto de Lula
    Acho que confiar em Ciro Gomes está fora de qualquer cogitação. A sagacidade de Lula jamais o deixaria cair nessa cilada, ainda mais depois de tantos reveses sofridos nos últimos tempos. É imperativo insistir na candidatura de Lula, em quem o PT deve apostar todas as cartas, até o último instante. Esgotadas todas as possibilidades, se inviabilizado o registro de candidatura, a opção clara a ser seguida é a substituição de Lula por Jaques Wagner, no último minuto, no último segundo permitido pela legislação eleitoral. Nenhum candidato se parece mais com Lula do que o ex-governador da Bahia e nenhuma liderança política atual, do PT e de toda a esquerda, tem o preparo, a experiência e o carisma do político baiano. Para além disso, Jaques Wagner é um articulador político de méritos inquestionáveis. Pesa a seu favor não apenas ter derrotado o carlismo na Bahia, mas também suas seguidas vitórias eleitorais no âmbito estadual, só comparáveis às de Lula no plano nacional. Apesar de ter realizado um governo apagado (na minha opinião), conseguiu se reeleger e emplacar seu substituto, o qual, apesar de ser um político de pouca expressividade (minha opinião novamente), chega ao final do mandato com força suficiente para conseguir sua reeleição. Quanto a Fernando Haddad, apesar de ser um grande quadro político e de ter realizado uma administração com reconhecíveis méritos frente à Prefeitura paulistana, ficou marcado eleitoralmente por uma fragorosa derrota diante de um medíocre candidato (opinião pessoal também), um outsider da política, um impostor com um discurso artificial e midiático. Por isso, não tenho dúvidas que Jaques Wagner é a opção cristalina que se apresenta. Conseguirá, se eleito, fazer um bom governo? Capacidade pessoal, acho que não falta, mas me parece que essa resposta depende de fatores diversos, cujo elemento essencial está em torno da capacidade de reaglutinação da esquerda e de composição de um novo governo para o qual será imprescindível repetir alianças táticas até com setores da direita. Para tanto, o novo presidente e a esquerda de modo geral somente serão bem sucedidos se forem capazes de realizar uma severa autocrítica com o intuito de evitar cometer os mesmos erros, os mesmos equívocos, os mesmos deslizes vistos nos governos de Lula e Dilma.

  17. Moro e Globo comandam a
    Moro e Globo comandam a massa….assim como a imprensa, o judiciario eh parte da superestrutura ou seja com suas decisoes faz a cabeça do povo….e quando midia e justiça tramam juntas, sai de baixo…quando Dilma era presidente o alvo do ódio foram os petistas….a imprensa culpou Dilma pela febre amarela….como agora a mesma imprensa aponta os macacos como os culpados, os miquinhos sao alvo de odio sendo espancados e mortos: estranho o comportamento das massas refens da Globo e congeneres

  18. Que o objetivo era convencer

    Que o objetivo era convencer sem provar nada ficou claro desde o início.

    Como já postei em outro comentário, durante 9 horas esses Três Patetas utilizaram da verborragia mais inútil e vazia para tentar, desesperadamente, esconder o fato de que não haviam provas… Todavia abundavam as convicções… Qualquer tapado com o mínimo de imparcialidade se deu conta disso logo de cara. E patético foi ver o esforço da imprensa canalha em afirmar que o julgamento foi “técnico” e na leitura do script da Globo apareciam as tais “provas”. Ridículo.

    Ficou claro que nada houve de técnico no julgamento. Os Três Patetas deram a sua OPINIÃO (que não duvido, repito, que tenha sido escrito por um roteirista da Globo), uma opinião que expressa o sentimento da classe média mais reacionária, ou seja, saturada depreconceito, ódio, ignorância, burrice e privitimismo. Trocando em mínudos, expressaram fartamente e muito bem o primarismo mais obtuso do seu lugar de origem.

    É com gente assim que se espera contruir um país? Duvido e faço pouco.

     

  19. URGENTE! Aécio condenado

    Fakenews!

    O Aécio Neves está sendo condenado pelo assassinato do seu primo.

    A acusação sustenta como prova a gravação do Aécio em que dizia que o intermediário de corrupção teria que ser alguém que podia ser morto

    Aécio se defende dizendo que não há crime, mas apenas uma manifestação figurativa dentro de conversa telefônica, pois o seu primo está vivo e respondendo por outro caso na justiça.

    Mas o Juiz diz que isso não importa. Aécio não está sendo acusado pelo crime propriamente dito, mas sim pela transferência de domínio do seu desejo de matar (algo parecido com isso).

  20. …do desespero de se viver num mundo surreal…
    “Todo o jogo é esse, uma sucessão de argumentos retóricos em que o objetivo final não é a busca da verdade, mas o convencimento do público.” (ponto 7 do artigo do Nassif)

    Ao demonstrar o absoluto vazio do conteúdo dos discursos midiáticos em relação ao julgamento de Lula, Nassif, você trouxe parte da verdade. A outra é óbvia, não precisava ser manifesta: manipula-se uma sociedade nesse nível, a ponto de levá-la à cegueira, ao fanatismo, por interesses claros de poder – a destruição do inimigo e o fortalecimento de todos os segmentos de força da sociedade que estejam afinados com esses interesses finais. A RETÓRICA, ou o discurso, nesse caso, jamais são um fim em si mesmos, atinge-se a finalidade do apaziguamento social, via manipulação das mentes porque só assim evita-se a reação da sociedade àquele projeto de PODER – cuja “instalação” e manutenção são os grandes objetivos.

    Nesse aspecto, a grande mídia foi diabolicamente eficaz: aproveitou-se da indiferença, ignorância e da grotesca falta de conhecimento mínimo dos fatores sociais e políticos que fazem do nosso país um dos “campeões” mundiais de miséria, injustiças de toda sorte, opressão selvagem e diversificada sobre milhões de seres humanos há séculos, e RECRIOU uma “nova realidade”, um mundo surreal, um “mundo-matrix”, com direito a heróis e demônios, o bem e o mal, algo facilmente digerível pelas mentes simplórias de uma elite social e classes médias absurdamente desacostumadas ao pensamento crítico aprofundado, independente, livre…. – o que essas pessoas são incapazes de enxergar em si mesmas por se olharem no espelho e receberem de volta uma imagem INFLADA pelo “NARCISISMO DE CLASSE” – “Eu, ignorante, preconceituoso, manipulado e levado ao fanatismo? Ora, fiz faculdade, sou um vencedor, não voto por bolsa esmola como os nordestinos ou favelados, não voto no ladrão analfabeto e tosco chamado Lula…” – pensamento e sentimento comuns a esses brasileiros – que confundem o sucesso profissional e financeiro e o precário verniz cultural adquirido ao longo da vida, com “superioridade intelectual e existencial” diante de um povo miserável, sofrido e sem Educação formal….. – um prato cheio para a formação de uma sociedade medíocre, narcísica, vazia e indiferente – portanto, ALTAMENTE manipulável!

    Não se domina uma sociedade sem FRATURÁ-LA primeiro, e uma das condições para essa fratura é a criação de um “DEMÔNIO SOCIAL A SER ODIADO”, a ser pensado e sentido como “O MAL EM SI” – nada mais natural que esse demônio fosse apontado como Lula e seu partido, logo depois estendido o conceito a qualquer apoiador desse “lixo humano”, esse “chefe de quadrilha”, esse “cínico enganador da pobretaiada ignorante brasileira”, e logo tínhamos artistas agredidos verbalmente nas ruas, por sua falta de caráter, por serem canalhas, ou “merdas”, a ponto de apoiarem Lula e o PT.

    Se temos demônios, precisamos de “EXORCISTAS”, além de bons candidatos para os cargos públicos. À essa altura, uma sociedade levada a paroxismos, histeria coletiva, “nojo do mal”, abraça como uma “FÉ FUNDAMENTALISTA” todos os mantras neles incutidos pelos “PASTORES DO REBANHO”. De quebra, ainda ganham a agradável sensação de “pertencimento à classe social superior”, basta ver as expressões corporais, os risinhos de deboche e “esperteza” de qualquer brasileiro de classe média ou rico, numa roda social em que a conversa seja sobre o Brasil – todos reverberam os mesmos conceitos, e cada um tenta exibir mais fortemente que o outro sua AVERSÃO ao que “é chulo”, “é desprezível”, “é nojento”….. – Lula, Dilma, PT, e as ideologias “esquerdopatas” em geral.

    Então, temos uma sequência de heróis: Joaquim Barbosa é o Batman, Aécio na capa da Veja é o “super-homem”, Moro, “o justiceiro”, a Polícia Federal chegando ao ponto patético de usar vestimentas quase que de “guerra contra terroristas ativos”, para prenderem um político, um professor universitário, ou conduzirem Lula para depor coercitivamente, com cem homens armados até os dentes em sua porta……. A “República de Curitiba”, o bem, contra o mal, Lula, o PT, a classe política como um todo – ressalvados os “dignos”, os intocáveis de sempre…….

    Vivemos portanto, enquanto “sociedade ativa, enquanto força social”, no pior dos pesadelos: um MUNDO SURREAL, criado pela mídia, abraçado ferozmente, esse mundo e suas crenças e valores, pela parcela da sociedade que tem força e voz políticas, e onde TODOS OS FEITOS do maior líder popular mundial nos últimos vinte anos, são execrados, desqualificados, tornados nulos, enquanto ele mesmo, Lula, é TORNADO a fórceps de bombas semióticas, num “ladrão comum”, um “patife”, um ser ordinário que se locupletou no poder “para chefiar a quadrilha petralha”. Só uma sociedade tornada tosca a esse ponto, daria 50 milhões de votos a um ser abjeto e medíocre como Aécio Neves. Só uma sociedade com a razão INTERDITADA, respeitaria e celebraria um homem perverso, sádico, um PSICOPATA DA PIOR ESPÉCIE, como Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato. Porque no mundo-matrix, isso faz todo sentido, no mundo real, é o que é: essa mistura triste, trágica, de doenças mentais e morais, de seres que já não respondem por si livremente, FANÁTICOS que se tornaram, sob o PESO do discurso, da retórica desse “novo-velho-Brasil”.

    A coisa toda tomou proporções tão inacreditáveis, tão dantescas, o quadro é tão desesperador, que a FARSA já assume de modo “natural” o lugar da verdade…… Homens com a responsabilidade imensa sobre seus ombros, como esses três desembargadores, sem pudor algum, sem dúvidas na alma, rendem-se ao “mundo-matrix” e suas exigências de aniquilamento total do inimigo, Lula – sem que suas consciências pesem, pelo horror da injustiça, pela perversidade de destruírem um homem inocente, um homem que é respeitado e admirado em todo o mundo por sua obra, seu governo. A doença vai ao ponto do discurso elogiar a patifaria, e todos os envolvidos na farsa, fingirem que há qualquer resquício de verdade na ficção patética, nonsense, imoral…..

    Como se vive num mundo assim? Como se vive num mundo onde a FARSA passa a ser o chão onde se caminha todos os dias, o ar que se respira? Não vive-se, desespera-se! A questão passa a ser “qual o nível que podemos suportar de violência à verdade e à justiça, e o consequente DESESPERO, até não valer mais a pena viver assim….?” – ESSA É A QUESTÃO!

    Por fim, um “detalhe” – a impressão que dá a essa altura, é que mesmo nós, os lúcidos de todo o horror, meio que seguimos os passos de Lula e Dilma: ingenuamente, inacreditavelmente, é como se vivêssemos nós em nosso “mundo surreal à parte” – onde enxergamos os males, os vícios, a violência deles, o cinismo….. MAS SEGUIMOS EM FRENTE, como se nos bastassem os “Nassifs, Hortas, Azenhas, Aragões”, e tantos outros, que nos trazem suas excelentes análises, para que “saibamos mais da realidade…..” – É quase como um grande aquário masoquista, onde nos empanturramos de ESPANTOS, indignações, mas sem sairmos do aquário, esperando o que mesmo…..? que “as instituições tomem vergonha e salvem Lula da prisão?” que algum juiz cesse a venda dos nossos ativos, a entrega da Eletrobras, do Pré-sal, e até dos nossos aquíferos? A letargia e a catatonia, nessa sofrida “espera de Godot”, tornou-se o “nosso mundo surreal”, nosso “mundo-matrix dos brasileiros indignados”.

    Requião, Lindbergh, Bresser Pereira, Eugênio Aragão, Lula, Boulos, senhores articulistas, todo brasileiro enfim, com voz, lucidez e alguma representatividade política e/ou social, têm a partir de agora, que a FARSA ultrapassou todos os limites aceitáveis, que se levantar e indicar caminhos de resistência e luta.

    No mundo real, estamos em GUERRA! A ditadura midiático-judiciária já está instalada, segue destruindo tudo e todos do nosso lado, não basta mais a lucidez, a indignação, a dor, o desespero, o “saber o que estão fazendo ao meu país”….. – Não podemos ser “republicanos”, como Lula e Dilma foram. O nosso “mundo-matrix”, no momento, é essa rendição apática de nossa parte – mesmo reconhecendo que foi linda e forte a união em torno de Lula. Mas a questão, é que “eles não pararam….” e não vão parar, porque eles não têm limites, nem escrúpulos. E a sociedade à nossa volta sequer sabe o que estamos vivendo. Chega de nos desesperarmos por causa do mundo surreal, farsesco, selvagem e perverso que eles criaram. A hora é de ter coragem!

  21. Em qualquer tribunal do mundo

    Em qualquer tribunal do mundo civilizado Lula sequer seria processado pela absoluta ausência de provas, o Brasil como eterna republiqueta sem lei comandado por uma família dona de um emissora de televisão e meia dúzia de paus mandados o fato gera uma condenação.

    O fato é que o MP e judiciário brasileiros não conseguem mais viver sem a teoria do domínio do fato, isto é, o componente ideológico passou a ser suficiente porque provas de crime já não são mais necessárias.

  22. O poder do povo

    Um abismo separa o povo do poder judiciário. A justiça, a rigor, reflete um conjunto normativo de usos e costumes de uma nação. Tanto é assim que são os representantes do povo os que escrevem e aprovam as leis que o poder judiciário se limitaria apenas a supervisionar no seu cumprimento. Ocorre que a justiça cada vez está mais distante do povo usuário desta. Juízes estão vestindo uma roupagem que não lhes foi conferida e estão agindo não apenas em causa própria e parcial, mas também o fazem de forma extremamente criativa, procurando adaptações pessoais na legislação que nunca o povo lhes autorizou a fazer. Apenas o povo pode mudar as coisas no Brasil. A saída está nas ruas.

    • Para complementar

      Júri popular de milhões

      Existe um mecanismo dentro do sistema judiciário que permite a chamada de 25 cidadãos para comporem o chamado júri popular, em crimes contra a vida. Pela relevância, o Juiz chama a 25 cidadãos para lhes transferir a responsabilidade do julgamento, provando com isso a importância da opinião pública e, ainda, o poder que do povo emana. O clamor popular poderia ter essa interpretação, em casos como este e, pelo que se observa nas pesquisas, o povo brasileiro está inocentando o Lula. Por isso o Nassif foi muito feliz ao comentar que: “o objetivo final (do TRF4) não é a busca da verdade, mas o convencimento do público”.

  23. Depois de tudo que aconteceu

    Depois de tudo que aconteceu posso tirar duas conclusões:

    1 – O MPF e o judiciário são golpistas e em associação com a globo bandida foram os principais responsáveis pela destruição econômica e social do país após a vitória do PT nas eleições de 2014;

    2 – NUNCA foi do interesse do MPF nem do judiciário o combate a corrupção, haja visto que levaram a maior quadrilha de corruptos da história do país ao governo central e JAMAIS tomaram qualquer iniciativa de verdade contra os políticos de PMDB e PSDB, vários deles delatados e com provas cabais de cometimento de crimes, tais como extratos de depósitos(serra) vídeos, gravações e malas de dinheiro(aécio), apartamentos lotados de dinheiro não declarado e de origem desconhecida(geddel), contas no exterior com mais de R$ 500 milhões de mvimentação não declarada e de origem desconhecida(cunha, que inclusive está solto), helicoptero com 500 kilos de paste base de cocaína(perrela, senador mineiro pelo psdb)etc etc

    Conclusão: O judiciário em associação com empresa comprovadamente bandida e corrupta(globo*) destruiu a economia, os projetos nacionais, a boa convivência entre cidadãos, a incipiente democracia brasileira, a projeção internacional que o país estava conquistando a duras penas, o pré-sal, milhões de mepregos de país de família, e o pior de todos, os sonhos e esperanças de milhões de brasileiros que acreditavam que em pouco tempo poderia estar vivendo em um pa´´is melhor. Em TRÊS ANOS a lava jato e a globo destruíram tudo isto.

    Para mim isto é um crime inafiancável e imperdoável em que só a prisão e fuzilamento de todos os responsáveis poderiam começar o reparo de estrago feito e que servisse de lição para frear futuras tentativas de golpe como este.

    Bandidos miseráveis que NUNCA receberam um voto sequer da população para resolver o seu destino;

    Bandidos miseráveis que NUNCA fabricaram um parafuso sequer;

    Bandidos miseráveis pagos com dinheiro suado do povo;

    Bandidos miseráveis que odeiam os pobres do país;

    Bandidos miseráveis que só pensam em suas mordomias e privilégios;

    este é o judiciário brasileiro.

    *globo – a lava rato provou que esta empresa é bandida ao invadir o escritório da mossack fonseca e descobrir inadvertidamente um enorme lava jato de dinheiro dos marinho. Ao invés de investigar virou as costas e saiu correndo, afinal não poderia denúnciar o sócio.

    • Nobre motivo

      “Para mim isto é um crime inafiancável e imperdoável em que só a prisão e fuzilamento de todos os responsáveis poderiam começar o reparo de estrago feito e que servisse de lição para frear futuras tentativas de golpe como este.”

      E para fazer isso, o que precisamos começar a fazer?

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

  24.  
    O comando golpista já

     

    O comando golpista já mandou prender Lula até o final das eleiçoes. Se o povo reagir, as eleições serão suspensas. 

  25. Crime de ocultação de provas

    O MPF foi incompetente até na definição dos crimes praticados. Está claro, na lógica lavajatista, que Lula destruiu as provas da transferencia da propriedade quando pede para o co-réu destruir os documentos. A prova é o inconteste delator que após 1 ano se entregou á verdade dos fatos: ou delata ou irá apodrecer na prisão “comum” (*)

    (*) sim, existe a prisão para pessoas comuns e para as pessoas MAIS comuns!

  26. retórica, proselitismo e “marketing pessoal”

    Sob o conhecimento do Sr Perelman, fica nitida e cristalina a estratégia, o planejamento e o marketing adotados na dita lavajato (palavras do Dr Laus)

    – estética impecavel da ação da PF, enaltecida pela midia e com direito a filme (triller) holiwoodiano

    – policiais e promotores impecáveis, “baby face”, “good guy”, “evangélicos”, com moral acima de qualquer suspeita.

    – selinhos nos automóveis como se fossem designados “sob medida” para os automóveis “classe média”.

    – no hemisfério norte só faltou o tapete vermelho para os valentes oficiais de justica com o envolvimento DIRETO do PGR e do “DoJ” americano.

    – Powerpoint impecável, com direito a 1,5 h de televisão e digno de Eliot Ness!

    – Capas de revistas milimétricamente desenhadas como se fossem posteres de lançamento de oscares.

    – Insertos em telejornais destacando o maior acontecimento do dia  -foram encontradas as provas: iate e pedalinhos “customizados” para os netinhos da primeira dama!

    – etc, etc. Se fosse me alongar teriamos uma peça de cinema!

    a proposito, excelente filme de holiwood com atores de primeira descrevendo o marketing na politica: “wag the dog” ou mera coincidencia em portugues. Uma excelente obra de semiótica.

    Comentei com minha esposa que se um alienigena aparecesse na Terra e visse o “fenomeno”, com certeza ele gostaria de falar com a excelente equipe, disciplinada e recatada, que estava por detraz de evento tão significativo na vida dos humanos. É a arte do marketing que fez tantos cabeças de planilha (tartarugas) escalarem arvores!

     

    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes  feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” Mt, 23:15.

    • Filósofos

      Fazem filosolia, dão a direção certa ou não, dependendo de quem é.

      Na sua grande maioria foram os que nortearam os caminhos para a busca do bem comum, da paz e/ou da guerra.

      Então é só nós escolhermos a quem trilhar.

      Na atual situação a solução começa a passar por aqui:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

  27. Reforma de Acordo com o Gosto do Casal – PISO CERÂMICO?
    Acredito que ERREI em Post Anterior – ao escrever que – o EX-Executivo da OAS Sr Agenor Franklin Magalhães Medeiros – Fez Referencia em seu depoimento a REFORMA DO TRIPLEX – Foi o  Arquiteto PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – que FEZ REFERENCIA REFORMA DO TRIPLEX – Estou Revendo o Depoimento no YOU TUBE  do Arquiiteto PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – QUE ACOMPANHOU A – SEGUNDA- VISITA DE DONA MARISA  ao apartamento. O Arquiteto PAULO GORDILHO – NÃO ESTEVE NA PRIMEIRA VISITA AO APARTAMENTO O Arquiteto PAULO GORDILHO, disse no depoimento ao Juiz Moro, que OLHANDO-VENDO A foto de Lula com Leo Pinheiro – ele observou que O CHÃO – PISO do apartamenbto – estava APENAS NO CONCRETO –  Posteriormente a Visita de LULA E MARISA foi Pedido pela OAS a “CUSTOMIZAÇÃO” do Apartamento – e o Arquiteto Sr Paulo Gordilho USOU A  – PALAVRA “CUSTOMIZAÇÃO” – PARA SE REFERIR  que foi pedido por pessoas da OAS a colocação de – PISO CERAMICO-. Paulo Gordilho diz que, quando Dona Marisa VOLTA NA SEGUNDA VISITA, acompanhada do Arquiteto Paulo Gordilho – já existia o PISO CERAMICO . PORTANTO, Paulo Gordilho, faz referencia a “CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA PELA OAS”. É PRECISO SABER ENTÃO – qual foi a CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA POR  DONA MARISA VENDO OS VIDEOS – PARTE 2 – E PARTE 3 –  

     

  28. …enquanto isso, claudia

    …enquanto isso, claudia cruz continua livre, leve, solta e com passaporte pra gastar nosso dinheiro a vontade.  Ah! essa justica imparcial!

  29. Reforma de Acordo com o Gosto do Casal – PISO CERÂMICO?
    Acredito que ERREI em Post Anterior – ao escrever que – o EX-Executivo da OAS Sr Agenor Franklin Magalhães Medeiros – Fez Referencia em seu depoimento a REFORMA DO TRIPLEX – Foi o  Arquiteto PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – que FEZ REFERENCIA REFORMA DO TRIPLEX – Estou Revendo o Depoimento no YOU TUBE  do Arquiiteto PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – QUE ACOMPANHOU A – SEGUNDA- VISITA DE DONA MARISA  ao apartamento. O Arquiteto PAULO GORDILHO – NÃO ESTEVE NA PRIMEIRA VISITA AO APRTAMENTO O Arquiteto PAULO GORDILHO, disse no depoimento ao Juiz Moro, que OLHANDO-VENDO A foto de Lula com Leo Pinheiro – ele observou que O CHÃO – PISO do apartamenbto – estava APENAS NO CONCRETO –  Posteriormente a Visita de LULA E MARISA foi Pedido pela OAS a “CUSTOMIZAÇÃO” do Apartamento – e o Arquiteto Sr Paulo Gordilho USOU A  – PALAVRA “CUSTOMIZAÇÃO” – PARA SE REFERIR  que foi pedido por pessoas da OAS a colocação de – PISO CERAMICO-. Paulo Gordilho diz que, quando Dona Marisa VOLTA NA SEGUNDA VISITA, acompanhada do Arquiteto Paulo Gordilho – já existia o PISO CERAMICO . PORTANTO, Paulo Gordilho, faz referencia a “CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA PELA OAS”. É PRECISO SABER ENTÃO – qual foi a CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA POR  DONA MARISA VENDO OS VIDEOS – PARTE 2 – E PARTE 3 –  

     

  30. É HORA SE SER CLARO
    A Lava

    É HORA SE SER CLARO

    A Lava Jato é instrumento, peça e mecanismo do maior assalto ocorrido no país.

    Lava Jato, um breve resumo do assalto:

    – indústria da delações

    – balcão de benefícios penais e pecuniários

    – honorários fabulosos

    – prevaricação: aos comparsas, “nada a ver”

    – corrupção da Constituição Federal, do Direito, das leis (materiais e processuais)

    – indústria das indenizações (ex. acordo da Petrobrás nos EUA de mais de 9,6 bilhões de reais)

    – desvalorização dos ativos e valores da empresas denunciadas

    – ataque à soberania nacional

    – privatizações

    – Temer e entourage

    Um mega golpe bem superior ao golpes financeiros do assim chamados chamados Encilhamentos (quando da passagem da monarquia para a república e da implementação e execução do plano real).

    Superior ao dos golpes do  Banestado (desvios de dinheiro e evasões de divisas que atingiram – segundo Requião- a cifra de 124 bilhões de dólares, ao do Sudan, ao das privatizações…

    É o que se pode deduzir da vastíssima publicação de matérias, fatos, narrativas, artigos e entrevistas produzidos por autores sérios e responsáveis das mais diversas correntes.

    • A “Operação Lava Jato” é uma

      A “Operação Lava Jato” é uma instituição paraestatal, que atua ao arrepio da Constituição.

      Ela representa o braço operacional e, pode-se dizer, ditatorial do golpe de 2016.

      Mais ou menos nesses termos. Quando você tem uma missão impossível, isto é, ilegal, apele para a “Operação Lava Jato”, pois ela, com apoio da grande mídia, tendo a Globo à frente, pode TUDO.

      Em suma, a “Operação Lava Jato” é, na prática, o braço da ditadura dentro do golpe.

      Portanto, partidos, candidatos a presidente e eleitores não alinhados a agenda golpista, esqueçam eleições livres em 2018. Não haverá.

      O golpe está aí, é uma ditadura e a “Operação Lava Jato” é sua maior evidência. Através dela os golpistas (com Supremo e com tudo) prendem, soltam, condenam quem eles querem, quando querem, onde querem e o tempo que acharem necessário.

      No Brasil de hoje impera a lei da “Operação Lava Jato”, que está a serviço da vontade da agenda golpista.

      E tem um grupo de pessoas definindo essa grande agenda golpista. Há na prática, portanto, um Estado Paralelo. E o “monopólio da violência” deste Estado é praticado pela “Operação Lava Jato” – que se esconde por trás de um mando de legalidade Estatal oficial, que na prática não existe. Afinal, quando necessário à imposição da agenda golpista, as leis do Estado Democrático de Direito são deixadas de lado. As favas os escrúpulos.

    • Em 2015 o prejuizo dado pela
      Em 2015 o prejuizo dado pela Lava Jato ao Brasil já ultrapassavam os 150 bi….se for computar destruiçao de industria naval, projetos na area nuclear, e de roldao o Moro e Globo resolveram destruir Embraer..foram milhões de vagas de emprego cortadas….o prejuizo vai alem do trilhao de reais…do ponto de vista da nossa existencia como pais, qual o valor disso..
      e o golpe dado as custas da Lava Jato para levar ao poder os verdadeiramente corruptos, calcule ai….

      http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/impacto-da-lava-jato-no-pib-pode-passar-de-r-140-bilhoes-diz-estudo.html

    • Resistência ?

      Pela via judicial, em qualquer nível, inexiste qualquer possibilidade de superar tantas injustiças e tantas infâmias. 

      Ilude-se quem entender que qualquer recurso processual possa estabelecer um ponto mínimo de decência da parte do poder judiciário, com suas cúpulas e pisos completamente mobilizadas pelo golpe, pelas chantagens e pela desfasatez.

      O supremo stf, submetido às determinações de juízes de piso, às determinações da globo e do departamento de estado americano, deixa evidente a quem servem, de joelhos ou de quatro, estabelecendo um fosso profundo entre a constituição e as leis e sua aplicação; um fracasso retumbante que envergonha a todos que têm um mínimo de civilidade e decência.

      Desnecessário dizer algo sobre o estado do executivo e suas quadrilhas, e tampouco sobre o legislativo, antro de corruptos, maus caráter e canalhas.

      Sobre as forças armadas, apenas por se submeterem às ordens do ministro jungman, notório corrupto, deixa absolutamente transparente a sua completa submissão aos interesses americanos e seus satélites, desprezando sua própria patria e seu próprio povo: sempre agiram assim e continuam a serviço de interesses estrangeiros; estão e sempre estiveram preparados para combater a própria população do país, na defesa do patrimônio e interesses das elites e dos sistemas corruptos dos quais suas cúpulas sempre estiveram integradas.

      Resta às esquerdas e suas lideranças irem se preparando para a prisão ou para a clandestinidade.

      O horizonte é de muita dor, muito sangue, e de muita vergonha.

    • E ai?

      Tá. Tudo bem.

      Sabemos tudo isso.

      O que devemos fazer?

      Continuar escrevendo, escrevendo e escrevendo?

      E os candidatos da esquerda(?), com a inabilitação de Lula, acham que vão levar o butim.

      Eu sempre disse desde o início dessa desgraça, que tinha os dedos dos EUA.

      Há outra solução, sem essa do Lindberg que sempre advoguei, como senha para início da luta no braço?

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

    • Proponho um novo xadrez , ” O

      Proponho um novo xadrez , ” O Xadrez das Ilegalidades contra o Lula

      As diversas olegalidades cometidas ao Presidente Lula seriam suficientes para anular as 2 instancias e os 2 julgamentos;

      Peça 1 – No inicio das investigações contra o Lula os procuradores foram tentando incluir varios indicios sem qualquer diretriz apenas seria o bastante a relação de Lula com qualquer fato para que o MPF iniciasse diversas investigações. Não seria ilegalidade se indicios de outros politicos e principalmente ex-politicos ( FHC ) fossem tambem averiguadas.

      Peça 2 – Principio de Juiz natural – Como não existe conexão da Petrobras com o Triplex , não existe porque o caso ser julgado em Curitiba. Alias porque  ate aquele momento so o Juiz Moro julgava casos da Petrobras, sendo a sede da Petrobras é no RJ? 

      Peça 3 – Condução coercitiva – A desculpa do Moro foi bisonha seria para proteger o proprio Lula. E se deu desculpa recomheceu o erro.

      Peça 4 – Interceptações telefônicas – A interceptação ultrapassou o horario designado e justamente neste horario fora foi onde ocorreu a conversa sobre a posse de ministro. Não bastasse a Presidenta ter seu sigilo exposto ( caso de segurança nacional) o direito a nomeação foi usurpado. Vejam agora os casos do Moreira Franco ( teve uma MP para sutentar a nomeação) e o da Cristiane Brasil ( apesar de ser anti-etico o direito do presidente deve prevalecer ).

      Peça 5 – O julgamento em 1a instancia – As irregularidades cometidas ali ja são bastantes conhecidas e destaca-se principalmente a mudança de versão do Leo Pinheiro que como sagacidade do Juiz e do MPF não fez acordo de delação ( explicito ) pois senão o Leo seria obrigado a falar a verdade. Como ficou provado foi diminuida a condenação ( sem acordo de delação) – veja que a partir da JBS pode-se desfazer acordos.

      Peça 6 –  Julgamento em 2a instancia – A principal irregularidade foi na dosimetria do aumento da Pena, conforme o Flavio Dino explicou os 12 anos não foram a toa, somente para fortalecer a sentença, foi porque o MPF teve que retroceder o crime de corrupção passiva para a eopca que o Lula era presidente ( 2010 )  e agora pela idade do Lula e com a pena aplicada pelo Moro iria haver uma prescrição então aumentaram a pena para que não houvesse essa prescrição.

      Com essas a outras irregularidades pode-se pedir a nulidade dos julgamentos e tambem dos outros inqueritos em andamento com ( provado ) argumento de perseguição e imparcialidade dos juizes.

       

  31. Não sei porque fazem tanta

    Não sei porque fazem tanta celeuma com megassena.Qual a dificuldade de acertar, são só 6 números ? O retrovisor da História não é como o do automóvel, que nos dá uma nuance rápida e passageira do caminho que fica atrás. Ao contrário, nos apresenta todo o panorama,  estático, do passado. Lula acertou 1 número, talvez 2. Lewandowski, mesmo tomando alguma medida  não de nosso agrado, jamais poderá ser chamado de traidor. Menezes Direito poderia ter sido o outro número. Preciso falar de Grau, Peluzo, Ayres, Carmen, Joaquim e Toffoli ? Sim, Eros Grau, PSDB, não tomou medida alguma que escancarasse parcialidade; Toffoli, PT, bons serviços prestados, deu no que deu. E Dilma ? Teori poderia ser invocado como acerto não tivesse sido o protagonista do caso Cunha. E fica a dúvida sobre Heleno Torres, defenestrado por uma língua de trapo de um “globonews”. Para ganhar na megassena basta saber quais serão os 6 números, que não mudarão. Mais difícil indicar ministros do STF, que poderão ser birutas, no sentido daquelas de aeroporto, transmutando, por exemplo, “matar no peito”, por “solo de guitarra em noite de luar”. Hoje fica claro que a geração do golpe vem desde o primeiro dia do governo Lula, esses “números errados” do STF são errados só para quem os indicou, não foram colocados lá por acaso. Uma INTELIGÊNCIA golpista já atuava, “ghost”, inaparente, dissimulada,  hoje vemos claramente,  facilmente identificada. Tristíssimos trópicos !  Não como lenitivo, mas com pena, sofrimento e tristeza, veremos esses peões de infantaria da INTELIGÊNCIA, ora fantasiados de presidente, de juízes, procuradores, embargadores-da-verdade, desembargadores, entre outros, com os nomes registrados na História para sempre, como o foram Calabar, Silvério do Reis, Medici, Goebbels, Hitler, entre outros.

    • Ola meu querido amigo
      Ola meu querido amigo Duduoutro,meu maior fã a quem dou a liberdade de tratar-me de Juninho.A recíproca e verdadeira,gosto muito de você.Prescisa focar melhor o objetivo dos seus comentários,como por exemplo esse acima,quando você pulou etapas e entrou direto e sem pedir licença na parte mais resplandecente do Golpe,o chiqueiro do STF de forma correta,mas não o encaixou adequadamente.Voce fez aquilo que Tio Rei chama de piruetas.Golpes como esse é planejado com anos de antecedência,fecha-se o pacote e espera-se o momento mais adequado para acionar o botão vermelho.O meu faro que recentemente me pregou uma peça pecuniária significativa,me diz que o Golpe foi idealizado em 2006 durante o segundo mandato de Lula.O momento adequadissimo para deflagra-lo foi logo no início do segundo mandato de Dilma,a cereja do bolo.O chiqueiro resplandecente foi o ponto de partida para a deflagração do Golpe, CIA/Globo/Judiciário.Posso lhe afirmar peremptoriamente que a grana que está rolando nisso,por debaixo dos panos,da-se ao que Don Altobello torrou dos cofres públicos para manter a ORCRIM por ele chefiada no poder, a condição de gorjeta.Um abraço.

      • Juninho, meu amigo, você está

        Juninho, meu amigo, você está muito exigente, quem nasceu Eduardo Outro jamais será Moreno-de-Poços-de-Caldas. E se  colocar Dona Maria Inês Nassif na jogada o comentário sairá branco, de vergonha: Caminhãozinho de areia grossa diante de uma aluvião de grânulos finos resplandecentes. Fico contente em ter pelo menos um, principalmente se se chamar Junior 5 Estrelas, rondando meu veículo mequetrefe. E um abraço grande. 

  32. CUSTOMIZAÇÃO-REFORMA NÃO FOI SOLICITADO POR DONA MARISA
    O Arquiteto  PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – ESCLARECE – QUE FOI A “CONSTRUTORA OAS” QUE SOLICITOU A CUSTOMIZAÇÃO DO TRIPLEX – O Arquiteto USA A PALAVRA  – “CUSTOMIZAÇÃO” – PARA SE REFERIR  A COLOCAÇÃO DE PISO CERAMICO – SOLICITADA PELA OAS – APÓS A PRIMEIRA VISITA DE DONA MARISA -Revendo o Depoimento no YOU TUBE  do Arquiteto PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – QUE ACOMPANHOU A – SEGUNDA- VISITA DE DONA MARISA  ao apartamento.O Arquiteto PAULO GORDILHO – NÃO ESTEVE NA PRIMEIRA VISITA AO APARTAMENTO.O Arquiteto PAULO GORDILHO, disse no depoimento ao Juiz Moro, que OLHANDO-VENDO A foto de Lula com Leo Pinheiro – ele observou que O CHÃO – PISO do apartamenbto – estava APENAS NO CONCRETO –  Posteriormente a Visita de LULA E MARISA foi Pedido pela OAS a “CUSTOMIZAÇÃO” do Apartamento – e o Arquiteto Sr Paulo Gordilho USOU A  – PALAVRA “CUSTOMIZAÇÃO” – PARA SE REFERIR  que foi pedido por pessoas da OAS a colocação de – PISO CERAMICO-. Paulo Gordilho diz que, quando Dona Marisa VOLTA NA SEGUNDA VISITA, acompanhada do Arquiteto Paulo Gordilho – já existia o PISO CERAMICO . PORTANTO, Paulo Gordilho, faz referencia a “CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA PELA OAS”. É PRECISO SABER ENTÃO – qual foi a CUSTOMIZAÇÃO SOLICITADA POR  DONA MARISA VENDO OS VIDEOS – PARTE 2 – E PARTE 3 – Procure no You Tube:  Lava Jato -Depoimento de PAULO ROBERTO VALENTE GORDILHO – PARTE 1 – PARTE 2 e PARTE 3  

  33. Alguém conhece um bom

    Alguém conhece um bom “adevogado”? Eu vou entrar na justiça pedindo a posse da casa do meu vizinho. Vou apresentar várias testemunhas confirmando que me viram entrar várias vezes naquela casa.

  34. Proposta de abertura da
    Proposta de abertura da reflexão para os seguintes pontos: Peça 2 – item 3 – Ou porque vislumbrou que algumas informações poderiam ser interligadas de modo a compromete-lo, fazendo com que após 2015 rescindisse (quando depois de pronto e, pior, personalizado) a “compra e venda” feita até então sem registro e que formalizasse a desistência muito tempo depois do razoável. Isso tudo transcorrendo em um lapso temporal totalmente fora dos padrões. Ou não foi assim? Peça 4. Ponto 3. Uma atriz global teria tal deferência, a menos que fosse amante do dono da OAS. Além disso, das 102 unidades do prédio, apenas uma não havia sido vendida, o triplex em discussão – logo, a quem queriam agradar se não havia mais o que vender? Não havia motivo comercial algum, pelo contrário, havia prejuízo – isso me parece indiscutível, mas fica em aberto. Por que o ponto 1 (a deferência sem precedência pro caso lula) e o ponto 2 (depoimento de pessoas envolvidas com o caso mas que não respondem processo criminal ou são delatores) não devem ser levados em consideração? Nos quadros em que provas são rarefeitas pelas circunstâncias do caso as provas existentes devem ser sopesadas diante desta realizadade e valorizadas. O caso triplex não é simples, a menos que se queira fazer um esforço para absolver os réus sumariamente.Comprovado que lula recebeu ainda que a promessa de um triplex 0800, um benefício, reforça-se a ideia de que participou do esquema de corrupção – o que foi feito pela teoria do domínio do fato – parte mais frágil da denúncia e julgamentos.  

  35. Caótico

    Eu li a tal sentença do moro. Acho engraçado chamarem de frágil o que é uma grande m. .   A OAS  que construiu o triplex não é a  que pagou propina da petrobrás. São empresas diferentes com diretoria diferente,  balancete diferente e  publicado em jornal com auditoria. Não basta dizer que o dinheiro foi para o triplex, tem que mostrar como o dinheiro foi de uma conta para a outra, ou então relacionar o dinheiro com a cef que financiou a obra. Com coaf, receita, pf, axílio internacional e a conta dos envolvidos disponível não apresentaram qq prova. A sentença virou um insuportável relatório de mexericos e disse-que-disse, deplorável. Deplorável para quem ganha o que ganha e com as prerrogativas que tem. Presenciamos a crescente interferência da justiça na vida pública, um ente caótico com péssimos atores políticos criando ainda mais insegurança. Tão confiáveis como peido de mula, a muito as leis já deixaram de ser um limitador a boçalidade e a falta de limites. 

  36. A tática nem nova é: na

    A tática nem nova é: na década de 60 Juscelino também foi perseguido por causa de um apartamento em Ipanema.

    As empreiteiras sempre estiveram aí. Com uns ela “pode” fazer de tudo. Com outros, nada. Nem financiamento declarado na Justiça eleitoral.

    A implicancia com os “campeões nacionais” nao deixa claro se o “chique” seria a estratégia dos “campeões estrangeiros”.

    O que foi julgado foi a validade de uma “tioria” política extraida de jornais e revistas. É ela, e somente ela, que dá liga aos pontos 1, 2  e 3.

    Ficou tudo muito claro no powerpoit em que muitos viram só graça: o presidencialismo de coalizão estava muito bem, obrigado, até que veio o PT, PT, PT e desgraçou tudo.

    Repito: somente essa subideologia “justifica” tantas barbaridades jurídicas. Juizes, Desembargadore, Promotores, Delegados pre-ci-sam acreditar nisso (assim como a trouxinhada de um modo geral). Para eles o Lula deveria morar na favela; os filhos deveriam ser operários também. Afinal, eles não falam as coisas que o pessoal da beira da praia fala.

    Pra entrar no clube tem que fazer juramento. Alguns diriam “lealdade de classe”.

    • Dinheiro

      Sabe Lucinei, o que o PT deveria ter feito?

      Quando eu disse num comentário a um comentário, que a direita nunca teve problemas de dinheiro – e o fato é óbvio – o PT quando decidiu jogar o jogo com as regras que a direita sempre usou, deveria ter arrecadado até as tampas para um projeto de poder, comprando todos esses que a direita sempre comprou, para não ficar agora a ver navios e depender de uma mobilização como essa proposta por Lindberg, que sempre advoguei.

      Aliás, sem ter feito, o PT foi acusado pela besta do Gilmar Mendes, baseado no AP 470, quando foi discutido e aprovado o fim do financiamento de empresa para as campanhas eleitorais, ele disse que a luta seria desigual porque o PT tinha dinheiro para as campanhas até 2030.

      O PT foi acusado pelo que não fez, então deveria ter feito.

      Agora o único jeito é esse:

       

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

      • O principal foi ter perdido a comunicação3
        O principal foi ter perdido a comunicaçao por W.O. Até mesmo a imensa maioria dos analistas e cientistas politicos passam ao largo disso que estamos falando.

        Mas a direita parlamentar, os donos da comunicação e o big money sabem disso muito bem. Nao foi à toa que o golpe começou ainda em 2012, com artigo de jornal e tudo do Sr. FH falando em “bater bumbo pra classe media”, recursos e tudo mais. Ali eles falaram basta. Os funcionários a Petrobras (e Furnas) foram mandados embora, a infra estrutura estava contratada, juros bem mais baixos, preço da energia até desonerado…

        Nao foi a toa que 2013 começou com colar de tomate, nao vai ter copa, etc.

        E a bancada de palermas do PT, PT, PT não enxergou nada de lá de dentro dos gabinetes.

        Agora, já era.

        No minimo duas geraçoes.

        Saudaçoes.

  37. Tautologia jurídica e o uso político da justiça

    Tautologia jurídica e o uso político da justiça, ou como a epidemia do ontologismo a priori contamina o meio jurídico e acadêmico

     

    Na falta de provas concretas, capazes de fundamentar um juízo legal de caráter formal – próprio do estado de direito – o Moro fez um apanhado geral das denúncias criando – quase como uma premissa de verdade a priori, criada pela articulação das três denúncias, nas quais cada uma dá sustentação “ontológica” a outra – uma prova que dispensa o caráter formal, capaz de ser refutado pela defesa. É uma forma específica de um processo que demanda uma base que possa ser utilizada politicamente. Quando a ciência social (e a jurídica) descobre cada vez mais a necessidade da formalização da lei como forma de fugir ao ontologismo a priori, em nosso país se faz política e administração a base de puro achismos de base política-ideológica. Mas isso parece uma epidemia que percorre da direita para a esquerda, na qual eventualmente submerge o pensamento acadêmico, também. Estamos todos indo para o buraco onde está se enterrando o estado de direito da democracia.

     

    Quanto à evidência desse ontologismo na academia, isso é bem claro na área de humanas, quando vemos pesquisas e teses que partem de uma teoria e tentam encaixar dados para provar que é válida a teoria, quando o correto, o científico, era fazer o inverso.

     

    Trata-se de um tautologismo, onde a teoria se afirma – se repete – ante a realidade estudada. Com isso, a realidade é reduzida às possibilidades explicativas da teoria. Esses teóricos não conseguem nem compreender as relações entre a teoria e a pratica social, supondo que a primeira é autônoma à segunda, que não faz parte do processo social total. Com isso se institui um ontologismo teórico que recusa – e agride – quem, no âmbito do processo social, questiona posições contrárias e possíveis.

    • Fuleiros

      Os caras são tão fuleiros, primários – estou me referindo a essa turminha da lava jato e o TRF4 – que qualquer analfabeto funcional consegue entender o que eles dizem.

      Nem a empolação, suprassumo do jurisdiques eles conseguem fazer, de tão tacanhos que são.

      Por isso estão sendo manipulados – como disse um colega ai em cima – na base do fuzil.

      Então o caminho é este:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

  38. faço 2 acusações

    1 – se tinha tanta convicção que o apartamento era propina, o MPF se antecipou e estragou o caso. Se tivesse esperado alguém da familia usar o apartamento, então a convicção poderia até virar prova. Precipitou-se e pode ter arruinado a ação, caso em que o próprio MPF poderá ser cobrado, afinal o que se espera dele é a promoção da justiça;

    2 –  a delação de Leo Pinheiro só não foi aceita, depois que resolveu incriminar Lula, para poderem dizer que não negociaram vantagens para ele. Os desembargadores do TRF4 tiveram a petulância de dizer que Leo não teve nenhum benefício em troca de seu depoimento, apenas porque não tinha delação formalizada. Então, o que levou Moro e o TRF4 darem a Leo uma pena ridícula? Delação informal com promessa de que os juízes o livrariam de pena correta? Não teria a justiça dado uma “vantagem indevida” a um réu? Se deu, também é corrupção!

  39. texto claro  ..MAS cuidado

    texto claro  ..MAS cuidado com a simplificação dos termos usados

    MUITO cuidado ao cair na mesmice de dizer que haveria um caixa de PROPINA pro PT

    Por acaso esta verba (real ou contábil) não poderia derivar do fato da empreiteira APOIAR e defender o projeto do partido ?

    Aonde houve favorecimento direcionado a esta empreiteira e comprovado nos autos ?

    Que mal há em se apoiar e contribuir legalmente, de forma registrada, como foi o caso, de acordo com a lei ?

    Então toda e qq contribuição pra partido pode ser encarada agora como propina  ..inclusive do Itau pra Marina ?

    Pra se falar em PROPINA há que se provar que algo de ilícito, de lesivo na atuação da empreiteira, tenha sido cometido ?

    Mesmo o fato de se fixar um percentual das obras a titulo de contribuição eleitoral, isso em si não nos obriga a admitir que tal parametrização carregue em si algo de ilícito !? Que se obrigue a se fraudar o valor das obras sujeitas a licitação por exemplo.

    FATO é que ANTES de qq ilicitude do partido, FATO é que houve a comprovação da formação dum CARTEL de empresários, admitido pelos próprios nos autos  ..e isso, independente duma contribuição partidária ser “fixada” a posteriore (pois não há garantias de recebimento) que girasse em em 0,5%, ou 60%

    Olha, essa tese de que contribuição registrada pra partido é sinonimo de propina (ou tentar se confundir com enriquecimento pessoal) ou de ato atentatório ao BRASIL, é coisa de quem quer confundir tudo e CRIMINALIZAR a política e o PODER que emanda destes poderes em favor do outro, de NABABOS, que deriva de concursos e corporativismo toscos.

    definição de propina: 

    1.gratificação extra por serviço normal prestado a alguém; gorjeta, emolumento

    2.quantia que se oferece ou paga a alguém para induzi-lo a praticar atos ilícitos; suborno.

     

    • A direita

      Pois é.

      A direita nunca teve problema de dinheiro para financiar os seus candidatos.

      Quando a esquerda assume o poder jogando com as mesmas regras, é nisso que dá.

      Tem outro jeito, além de ficar escrevendo, escrevendo e escrevendo?

      O único jeito é esse, para início de conversa:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

  40. Xadres dum Julgamento Sulista no Palco Polítco

    “O Brasil não tem Povo. Tem público” — Lima Barreto.

     

    Moro-FHC (brancas) x LULA (pretas)

     

    Lance 1 – P4BD.

    Por 3×0 Lula é condenado e a pena aumenta para semi-perpétua, pelo novo Código de Segurança Nacional, lançado pelo Serviço de Inteligência do Jaburu.

     

    Lance 2 – p4r.

    Embargos de Declaração, onde a Corte de Suplicação, politizada até a raiz dos cabelos, fica sensibilizada pelas petrolíferas estrangeiras e outras, projeto negociado num certo Palacete da Av. Foch, em Paris. Diz o relator que o Embargante deseja a infringência do decisum, o que é inadmissível em face do caso específico. O mesmo 3×0 continua.

     

    Lance 3 – C3BR.

    Enfrentamento por REsp. Agora são os do fuzil que avisam aos nobilíssimos julgadores, num tête-à-tête. E já vão avisando — “quero ver quem vai assinar HC prá vocês”. Instruem placar na Turma Superior de 2×1 pela condenação, para não dar muito na cara (Presidente foi o relator).

     

    Lance 4 – p4d.

    Infringentes. Tribunal resolve acatar recurso e permitir os autos sigam à Corte Plena, em vista da pressão internacional, mesmo já redigido todos os julgados (sentença e acórdãos) de condenação, pela grande mídia.

     

    Lance 5 – P x p.

    Alvoroço no sul. O Judiciário regional ameaça separar-se do Brasil (projeto antigo). Conta com apoio da banda podre da FIESP, que dizem à boca miúda que Norte e Nordeste deveriam sumir do mapa. A grande mídia põe fogo na lenha e vendem mais espaços comerciais. As Forças Armadas, agora que têm autorização de atirar para matar, avisam que a tropa tá prontinha. Os ladrões congressistas se entusiasmam e assinam manifesto redigido pelo alcagueta Jefferson. Por 8 x 7 (Presidente relator) Lula finalmente é condenado e imediatamente preso. Deveria vir para Curitiba. Mas aquela Agência norteamericana, especialista em “casos da aviação”, resolve (inexplicavelmente) que a aeronave fará uma pequena alteração de rota, uma “parada técnica” em Parati, mesmo cenário onde foi protagonista o ministro Teori…

     

    O mercado e os Bancos se acalmam. As elites comemoram com champanha. Os políticos, como de hábito, voltam as suas rotinas gatuneiras. A miríada podre o empresariado redigem contratos com o governo. E aquela maioria já conhecida do Judiciário tece loas aos da Caserna, pela atenção e apoio, e vão tomar água de coco com Scotch 12 anos numa praia paradisíaca, aproveitando os 60 dias de férias a que tem direito…

    Cai a cortina…

    • Novo

      Você apontou coisa nova: separação do sul.

      Você diz que agora é na base do fuzil para que os nossos vira latas cumpram as ordens.

      E ai?

      Vamos ficar de braços cruzados?

      Eu sempre disse desde o início dessa desgraça, que tinha os dedos dos EUA.

      Há outra solução, sem essa do Lindberg que sempre advoguei, como senha para início da luta no braço?

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=W0W6b3hRdKw%5D

      • Cara,você já vociferou tanta
        Cara,você já vociferou tanta carga d’água que acabou me convencendo.Está correto você,só vai na bala.Você é o mais completo e competente Goebbels da esquerda.

        • Esquerda?

          Se você tiver como parâmentro o que ai está, sim sou de esquerda.

          Quem não seria o extremo oposto com tantas safadezas do conservadorismo que sempre vigiu neste país?

          O esfacelamento do país num curto período de avanços triviais, modestos – lutas contra as desigualdades, o direito de qualquer cidadão ter direito a três refeições, moradia dígna, melhor poder de consumo etc., é o que eu sempre disse: política feijão com arroz.

          E nem isso eles toleraram.

          E você me considera um radical?

          E eles, são o que então?

          E vou te dizer mais. 

          É uma questão de princípios, pois pela minha posição socioeconômica, poderia não dar a mínima pelo o que vem ocorrendo.

          E é exatamente o contrário que alguns ex colegas de faculdade vem fazendo. Montados numa situação atual confortável, negando todo o seu passado.

          Nós vivemos uma vida inteira, e não conseguimos entender as pessoas mais próximas, quem dirá das mais distantes.

  41. Estou aqui levantando a tese

    Estou aqui levantando a tese que grande parte da culpa pela condenação de Lula foram dos adevogados dele. Simplesmente imprestáveis para tamanha responsabilidade.

    A tática sempre foi a de politizar, quando deveriam se concentrar na defesa.

    PRIMEIRO ERRO: Aconselhar o casal a declinar do imóvel.

    Se Lula tivesse aceitado o imóvel e pago as reformas e e diferença de preço, essa ação sequer existiria.

     

    SEGUNDO ERRO: Tratar a ação como perseguição política.e hostilizar o Juiz Sérgio Moro.

    Nunca, jamais, em tempo algum, é boa a tática de hostilizar o Juiz. Achar que o juiz vai se acovardar é burrice pura.

     

    TERCEIRO ERRO: Concentrar a defesa na ausencia de provas.

    Mesmo que não haja uma prova definitiva existem fartos documentos e depoimentos a respeito da conduta atípica da operação. Como o juiz tem a faculdade de livremente apreciar as provas, deixou-se nas mão do juiz a condenação sem ter de prestar contas de seu entendimento, pois ele pode apreciar as provas e valorá-las livremente.

     

    QUARTO ERRO. Inundar o TRF4 com os mais variados pedidos descabidos.

    Os adevogados inundaram o TRF4 com tudo quanto é tipo de questionamento. Toda a matéria preliminar já havia sido pré-julgada, o que facilitou e muito o TRF4 a passar por cima das preliminares como um trator.

     

    QUINTO ERRO. Acusar o Tribunal de parcial.

    Agora, em fase de recursos, para um Tribunal superior reverter a decisão do TRF4, será quase como admitir isso, o que torna mais difícil reverter uma decisão pelo próprio espírito corporativista.

     

    Esse adevogado Zanini, está mais para Aqueronte, o barqueiro do inferno, conduzindo Lula para a outra margem.

     

  42. “Os ventos do Norte não movem moinho”

    Estamos vivendo uma luta entre qual versão entrara para a Historia. E o que parece que por ora vai prevalecer é essa narrativa da parceria da velha imprensa com o Judiciario. Digo por ora porque sabemos que ainda tem muita agua para passar embaixo dessa ponte e que todas as evidências falarão mais alto que qualquer manipulação a que se pretenda o judiciario ou a velha e tendenciosa imprensa nacional. 

    O excelente artigo ontem sobre o caso Juscelino Kubitschek mostra que se mesmo que por determinado momento quase todos se deixem manipular, o tempo sempre restabelece a verdade dos fatos. Os juizes que dia 24 condenaram Lula com base em suas proprias ideologias virarão exemplo de como o Direito desses tempos perdeu totalmente a razão e tornou-se refém dos desejos e enganos politicos e ideologicos de magistrados no Brasil de Norte a Sul.

  43. A mídia apelou para a

    A mídia apelou para a intransponibilidade da sentença para os leigos, mas seu grupo especialistas verificaram tudinho e chagaram a conclusão unanime, discordam da sentença apenas quem não tem acesso privilegiado a mídia e seu grupo de especialistas. Afinal é uma sentença intocável.

    • Não sei se você sabe,mas para
      Não sei se você sabe,mas para quem gosta de doce de coco,essas estrelas daqui é um prato substituível a altura.Nesses tempos de puro canibalismo não lhe conceder 5 estrelas pelo seu comentário é uma sacanagem tamanho família,e o acima assinado não está levando em consideração seu nome,o que levaria a desmoraliza-las ainda mais.PQP meu louro.

  44. Com Dias Tóffoli na presidência do STF e Luiz Fux na presidência

    Com Dias Tóffoli na presidência do STF e Luiz Fux na presidência do TSE é melhor não esperar nenhum tipo de coerência das supremas cortes brasileira. Dois dos mais hipócritas e obscuros ministros do supremo assumem a presidência dessas corte num momento decisivo para a história do país. A Casa Grande, que manda no país, já decidiu: o Lula não será presidente!

    Resta ao Lula e ao PT apoiar alguém para a presidência em 2018. Num primeiro momento o Lula deve insistir até a véspera das eleições na sua candidatura para acumular força eleitoral, para num segundo momento apoiar algum candidato. 

    Pessoalmente preferiria que o Lula e o PT apoiasse o Requião como candidato ao Planalto em 2018. No entanto, não descartaria o Ciro Gomes. Seria interessante o PT, PDT, PCdoB e PSB estabelecer canais de diálogo para formar uma chapa única para as eleições de 2018, que será uma verdadeira guerra.

    Infelizmente o Lula e o PT não têm condições para superar toda a estrutura montada pela direita para impedir a volta do ex-presidente ao Planalto. É como se as corporações públicas brasileira, ligadas ao sistema de justiça, gerassem anticórpios contra o PT e o Lula. O STF, STJ, TSE, TCU, MPF, PF, todo o judiciário, a maioria absluta do Congresso Nacional e todas as corporações de mídia estão empenhadas em impedir a volta do Lula, sendo que a esquerda não possui força suficiente pra se contrapor a toda essa estrutura montada.

    Se o Roberto Requião superasse esse apego doentio ao PMDB e se filiasse ao PT seria uma alternativa à altura do Lula em 2018.

  45. Condenação Injusta do Lula
    A verdade é que após a condenação injusta, o apoio ao Lula continuará crescendo, o povão já percebeu a perseguição implacável.

  46. Triplex só rima com Dura lex

    Triplex só rima com Dura lex sed lex, no cabelo só gumex. E como arrepia os cabelos da INjustiça!

  47. Condenação Injusta do Lula
    A verdade é que o povão já percebeu a implacável perseguição ao Lula e isto faz com que ele seja retribuído com crescimento de apoio nas próximas pesquisas, estejam certo disto. Afinal de contas, o povo tem na lembrança o bom governo do Lula, isto é fato.

  48. O golpe de 2016 é um castelo

    O golpe de 2016 é um castelo de cartas construído sobre o castelo de cartas da oligarquia financeira global. O primeiro desaba se e quando o segundo ruir. 

  49. Sr Nassif:Peça 1 – Os fatos:-
    Sr Nassif:Peça 1 – Os fatos:- Quando se faz o impeachment de um presidente baseado em argumentos tão banais como as tais “pedaladas”, não há a necessidade de se dizer ou escrever mais nada, já se sabe como o grupo sócio/politico protagonista irá jogar;- Quando um juiz de 1ª. Instancia divulga conversas ilegais de um presidente e ratifica o golpe, não há a necessidade de se dizer ou escrever mais nada, já se sabe como essa justiça irá jogar.Peça 2 – O que já não mais acrescenta- Belas matérias como esta sua já não acrescentam mais, não leva a nada ficar gastando energia repetindo indefinidamente constatações óbvias de que o impeachment foi golpe e de que a justiça julgou sem provas.Peça 3 – O que pode acrescentar muito- O que pode acrescentar muito, com certeza, é discorrer para unir as forças de esquerda, aparar os egos de cada um e ir para uma eleição vencedora, quase certa. A base golpista não tem votos, a eles só restará outro golpe.Peça 4 – O desafio- O desafio para mentes privilegiadas e bem informadas como a sua é esquecer o “O que já não mais acrescenta” e, doravante, dedicar-se ao “O que pode acrescentar muito”. Chega de ilusão. 

  50. Aprendizes de Carlos Lacerda

    Os aprendizes de Carlos Lacerda (Mainardi, Noblat, Merval, Josias de Souza, Miriam Leitão, Eliane Catenhede,Elio Gaspari, Otavio Frias) alimentados pelas narrativas mentirosas da Policia Federal, Ministério Público e Judiciário não conseguiram em três anos afetar a reputação do Lula. Humilha o Lula, humilha o Silva, ou seja, humilha o povo. Eles com a cegueira do ódio e de classes nunca entenderão esse processo. Os anões morais do TRF 4 (Gebran, Paulsen e Laus) maltrataram por nove horas a paciência do povo brasileiro e não convenceram. Nem publicaram ainda os votos e o acordão, quando o fizerem tomarão uma surra da logica, da hermenêutica e da jurisprudência assim como Moro tomou. OAS, laranja de Lula, propriedade do triplex porque o imóvel foi reservado a Lula, registro da propriedade dada pela matéria do Globo, O brasileiro de boa fé não se convence desses votos do TRF 4. Um voto homogêneo num colegiado de três pessoas. A vergonha está na unanimidade, mas está mais ainda num colegiado votando num processo complexo de forma homogênea nas preliminares, no mérito e na dosiometria. Votos porcos e combinados. Existem provas que a OAS trabalhou na oferta de um apartamento triplex para Lula, mas não existem provas que ele aceitou. Logo caem por terra corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do Lula é uma farsa judicial. Simples assim

  51. Acabou

    A justiça corrompida pela Casa Grande mergulhou no esgoto, sem volta.

    Quando o réu é preto, desembargadores escrevem votos ANTES de ouvir as partes e os votos são um castelo de fake news. Somos brancos, ricos, sudestinos: nós podemos, gritam os deuses.

    É a noite da ditadura togada.

  52. Xadrez dos embargadores da verdade de Lula 2

    além deste artigo, há diversas matérias postadas hoje aqui neste Blog do Nassif sobre o avanço da crise brasileira, entre elas:

    Procurador e juiz que retiraram passaporte de Lula são conhecidos por práticas abusivas

    A ditadura só tolera Lula preso. Ou morto, por Jeferson Miola

    Lula e os caquinhos do velho mundo, por Carlos Coimbra

    NYT: Uma estratégia para enterrar Lula, por Hernán Bruera

    O Novo, a Frente e um Programa: o que se espera para o pós 24 de janeiro de 2018?, por Giovana Paiva

    Lições de luta de Fortaleza, por Urariano Mota

    Um novo AI-5. O que fazer?, por Ricardo Cappelli

    Judiciário ‘rompe com a institucionalidade’, diz Eugênio Aragão

    Eleições: debates devem se concentrar na ‘questão Lula’

    Lula, Evo, Maduro, as esquerdas brasileiras e as questões democrática e nacional, por Roberto Bitencourt da Silva

    Lula, Evo, Maduro, as esquerdas brasileiras e as questões democrática e nacional, por Roberto Bitencourt da Silva

    O Pacto que pode ter destruído de vez o Estado do Direito no Brasil

    uma quantidade e qualidade de análises que revelam, sem qualquer mínima margem de dúvida, uma plena tomada de consciência quanto a gravidade da situação atual no Brasil.

    perdoem-me novamente a franqueza: finalmente o Alzheimer político vigente em 13 anos de Lulismo no governo foi superado.

    o dique da interdição da crítica e do auto-engano se rompeu. é natural que sobrevenha reações desde o desânimo até ímpetos de rebelião.

    a reconciliação com a realidade é apenas o primeiro passo. a luta contra a nova Ditadura e reconstrução da Democracia vai ser uma árdua e grande marcha, mas não exatamente longa no tempo.

    os passos seguintes exigem um imediato reposicionamento da Esquerda. 

    o que seria isto? a própria dinâmica do processo, através de uma implacável e constante auto-crítica e de um franco e continuado diálogo, fornecerá a melhor resposta.

     

    • Caldas
      Veja como é a vida meu amigo arkx.Tenho sacaneado Nassifão(ainda teve a disposição de ir a Sarau no dia 24.Vai gostar de Bandolim assim em Poços de Caldas),a não mais poder de ter caído na lábia maleamolente de Pai Uzeda que lhe bafou 200 mangos sem proferir mais de 20 palavras,e eu cobra criada,cão chupando manga verde,limão balão,gilo maduro,macaco velho do ramo das descarações e molecagens, faro de cão perdigueiro,me pico para Porto Alegre com minha irmã para para assistir uma patifaria,sacanagem,com a permissão de Ivan de Union,uma escrotidão daquele calibre,e eu com a cara de FDP não dei nem um tirinho para cima.Você é da opinião que devo mandar minhas despesas para o PT me reembolsar ou você acha que eu tomei mesmo naquele lugar que veio a sua “fertilizantemente” agora?

      • Xadrez dos embargadores da verdade de Lula

        na foto, a diferença entre a transferência de Cabral, conduzido por ao menos 2 agentes da CIA, e a de um grupo de presos de facções.

        -> ou você acha que eu tomei mesmo naquele lugar que veio a sua “fertilizantemente” agora?

        já que falamos em adubação, vamos revirar as caldas de merda:

        pois então, veja como estou desde antes da posse de 2003 argumentando que vai dar merda. que uma hora vai dar merda. e tenho que escutar o tempo todo que estou “fazendo o jogo da Direita”, até que sou “infiltrado” e outras boçalidades imbecis no limite do déficit mental!

        já era prá ter dado merda em 2005, com o Mensalão. mas enquanto todos se derretiam no choro, Lula soube segurar a barra, e honra lhe seja feita, ainda que sob um preço que apenas adiou a merda.

        em 2008 a Crise quebrou a espinha dorsal do grande empresariado brasileiro, esta ancestral classe de parasitas, deixando a merda em suspenso no molho.

        em 2013, ao contrário do que reza a lenda, foi a grande oportunidade perdida, com as massas nas ruas era a hora de invadir a Globo e os bancos. iria dar merda? com certeza? mas merda iria dar do mesmo jeito, como acabou dando. então que sejamos nós a espalhar o esterco prá todo lado…

        em 2014 Dilma conseguiu se reeleger às custas de muita luta de quem a apoiou, mas fez merda antes mesmo de assumir, lançando a pedra fundamental do impeachment: o Plano Levy.

        em maio de 2015 voltei a postar neste Blog do Nassif, dada a gravidade do cenário antevisto. o resultado foi a mesma baboseira de sempre: criticar é fazer o jogo da Direita. tem cada besteira arquivada que daria um amplo estudo sobre a capacidade da Esquerda em se auto-iludir.

        em 17/01, uma semana antes da data fatal, postei o seguinte:

        “em 24-JAN-2018 o TRF-4 confirma uma decisão longamente anunciada: Lula é culpado. e como “decorrência natural” da condenação, sua prisão é decretada.

        este é o pior cenário. é sempre para o pior cenário que se deve estar preparado. ao se capacitar para se posicionar frente ao pior cenário, todos os demais, de menor gravidade, podem ser enfrentados.

        qual o planejamento em curso para o pior cenário: a prisão de Lula?”

        mas prosseguiram cândidas esperanças quanto a um placar minimamente favorável. um 2×1 que manteria aberta a possibilidade recurso à instância superior. e isto vindo até mesmo de quem esteve a vida inteira enfiado no meio da merda deste Judiciário das elites…

        agora veio a brutal queda na merda abundante como areia do deserto do real.

        insisto: Lula precisa urgentemente ter um plano de contingência para asilo político.

        .

        • Porra arkx,não me diga que
          Porra arkx,não me diga que você também está preocupado com essas estrelas que são encontradas em profusão no local onde Mister Colby entende juntamente com Donald Trump,que o Brasil é.Você corretamente falou tanto em merda(sobre isso outras avenças leia meu comentário no post sobre Raquel Dodge onde eu faço simplesmente desaparecer esses engenheiros de obras prontas daqui),mas não deu uma palavra se eu devo ou não ficar no prejuízo.

  53. Acho, sinceramente, que Lula

    O jogo é sujo e pesadíssimo, portanto, não dá para acreditar em saídas legais, quando o sistema em si está inteiramente corrompido. É disso que se trata. O próximo ataque agora é tentar calá-lo, impedi-lo de fazer aquilo que ele faz de melhor.

    Acho, sinceramente, que Lula só tem uma saída: cair para cima. Esquecer a candidatura e assumir o papel de liderança mundial que é, pedir asilo em qualquer embaixada – pois não vão lhe faltar – e dali fazer uma campanha denunciando as forças globais por trás dos golpes sucessivos no mundo. De quebra aglutinar a resistência à cretinocracia no Brasil. 

    Dessa forma, infelizmente, vai ficar confinado, mas falando alto e grosso. 

  54. O cara já está em uma
    O cara já está em uma reguenguela desgraçada e ainda para adoçar a boca tem seu comentário bloqueado.Em certas situações quando o ser humano perde a noção de civilidade,acontece o que está acontecendo no Brasil,segundo palavra atribuídas a um certo Mister Colby quando aqui esteve,ecoando opinião de alcova de Donald Trump,isso aqui não passa de um chiqueiro.Reclamações,indignações e xiliques dirijam-se a Embaixada dos EUA,não tenho porra nenhuma a ver com isso.

    • Falar em xiliques,alguma
      Falar em xiliques,alguma notícia,entrevista,opinião,notas,comunicado,o que acha o deixou de achar sobre o assassinato político de Lula do cantor Caetano Veloso.Aquilo ali não vale o que gato enterra e seu caráter está classificado como latrinal.Gil preguiçoso até para falar,espera ardentemente que a Bláblárina volte para selva para tomar o lugar dela.

      • Pelo andar do andor o
        Pelo andar do andor o político Caetano Veloso tem mais fãs aqui no Blog que em sua terra natal,Santo Amaro da Purificação,que conheço como a palma das minhas mãos.A linhagem que adoto não permite que eu revele o porquê que ele não gosta de Santo Amaro e o povo de Santo Amaro detesta ele.Provavelmente são sabedores do ele fazia em tempos de priscas eras.

  55. Necessário se faz Lula
    Necessário se faz Lula começar a”causar mais”(para repercurtir)tipo tirar fotos algemado na frente da Globo,fóruns da injustiça,com mendigos na rua,com marmita vazia,na frente de galpões vazios q outrora eram cheios e etc…será q o Sebastião Salgado topa?
    Obs:Nós do povão fazemos muito coisas tipo isso, estamos lascados sem um real no bolso e estamos felizes brincando com a nossa própria situação!

  56. Um amigo disse que são
    Um amigo disse que são idiotas aqueles que defendem Lula. Eu ia vestindo a carapuça, mas percebi há tempos que não defendo APENAS o Lula. O que eu defendo são os tais DIREITOS IGUAIS pra TODOS. Esse mesmo amigo perguntou se eu acho que o que fizeram com o Lula é um complô. Se eu não acho que ele tenha culpa. Ora, em Direito Penal não basta achar, não pode haver a mínima dúvida, ou dúvida razoável. Havendo, é inocente. O que houve com Lula foi um complô, um golpe, uma conspiração, que começou com o Mensalão do PT – porque o do PSDB ainda não foi julgado. Prova de que não há direitos iguais porra nenhuma. Ainda que o Lula fosse culpado eu o perdoaria e o absolveria. E pediria perdão a ele, por toda a escrotice das pessoas que chegam até a desejar sua morte, depois de tudo que ele fez de bom pelo País. O Lula não teve direitos iguais aos políticos que o antecederam e nem aos que o sucederam. Trata-se de caso único, em todos os sentidos. Basta ver e perguntar a si mesmo qual foi o outro. Aécio? Temer? Collor? Sarney? Nem a Dilma tá nessa situação, sabem por quê? Porque ela não tem a mesma intenção de voto do Lula. Tivesse e estaria condenada. Pensem comigo: demora 20, 30, 40 anos ou mais pra surgir um político que pense primeiro no povo. E quando surge, passa a ser perseguido até ser morto ou derrubado. Foi assim com Jango, JK, Getúlio, acho mesmo que isso começou com D. Pedro II. Querem me chamar de idiota, fazer o quê? Idiota é quem me diz… Esse complô foi feito pra tirar o Lula do páreo em 2018 e facilitar o saque ao Brasil. Apenas isso.  Conforme-se, meu amigo, ou se junte à defesa dele…

    PS: enquanto discutimos isso o cartel das empreiteiras se diverte…

  57. Permitam-me,certa mesmo quem
    Permitam-me,certa mesmo quem está é Analu,uma espécie de Lou Andreas Paraguaia,que mandou literalmente o mundo político daquilo que Mister Colby taxou de chiqueiro(sem gracinhas,é com a Embaixada dos EUA,atolada até o cabelo na Lava Jato),e foi cuidar dos queijos e goiabada cascão da dona Maricotinha.O Moreno Vivo ainda deu uma mãozona,plagiando Tide,o compadre duas vezes do Papai,que avisou-lhe certa ocasião que geladeira é uma mera invenção da humanidade.Se se tivesse atendado melhor para os conselhos deles,eu estaria livre de uma possível depressão.Aliás,nesse Xadrez de hoje o Moreno Vivo não estava nos seus melhores dias.Deve ser perdoado,tocou bandolim até aquilo fazer bico.A irmã dele,Maria Inês deu nele de chapéu.Talvez tenha sido por essa incoveniente revelação que meu comentário anterior foi guilhotinado.Estou dando minha opinião,são irmãos e se entendem.

  58. A insustentável leveza do meu
    A insustentável leveza do meu ser,está desconfiada de que teve gente hoje se recolhendo cedo.PQP,ninguém é de ferro pessoa.

  59. Xadrez dos embargadores da verdade de Lula, por Luis Nassif

    Certa vez o Presidente Putin, da Federação Russia perguntou a Presidenta Dilma se ela acreditava em DEMOCRACIA e ela respondeu que sim, bem … este resultado responde de forma categorica sobre a questão da dita “DEMOCRACIA OCIDENTAL” uma FARÇA,, uma HIPOCRISIA, uma ENGANAÇÃO PARA TOLOS … ou seja somos uma Nação de 207 000 000 (duzentos e sete milhões) de cidadãos fazendo o papel de TOLOS e PALHAÇOS … !!!

  60. Importante esclarecer um

    Importante esclarecer um aspecto da questão.

    Na década de 1970, foi proibida em Santos a construção de edifícios de mais de 3 pavimentos (c. de 10 metros), por conta da inclinação que alguns edifícios dos anos 1950/60 apresentavam.

    No final da década de 70, os vereadores santistas liberaram a construção até c. de 40 metros (9 pavimentos). Santos foi coberta de prédios de 5 e 9 andares, fazendo a festa das construtoras locais (dado que as empresas de SP não se interessavam à época na cidade, tida como estagnada).

    Diante da limitação em 9 pavimentos, os construtores criaram um ardil: usar a laje do teto do último andar de apartamentos para instalar um solarium, uma pequena (coisa de 2 x 2,5 metros) piscina de fibra de vidro e uma churrasqueira. 

    A ideia era justamente criar essa área de lazer acima de cada apartamento do último andar (a ligação entre os dois pisos se dava por uma escada metálica em forma de hélice, na sala de visitas do apto., que passava por uma abertura redonda na laje do teto). 

    Em tese, por não apresentar um telhado, essa área de lazer no “telhado” não seria contada como pavimento, não desrespeitando a lei (houve interpretações contrárias e a questão foi parar na Câmara Municipal, que abafou o caso). E aumentaria o valor dos apartamentos do último andar, transformados em “coberturas duplex”.

    O título de “cobertura duplex” remete a um cenário nababesco, coisa de multimilionário, porque normalmente significa que um enorme apartamento de 300 ou 400 m2 (ou mais) possui acima dele outro piso, duplicando o tamanho que já era grande.

    No caso das “coberturas” de Santos, a realidade era outra. 

    A maioria dos edifícios de 9 pavimentos que se construíam em Santos não era de luxo, do tipo 1 apartamento por andar, nada disso. Eram prédios de classe média.

    Havia em média de 4 a 6 apartamentos por andar (às vezes mais). Apartamentos comuns, de 2 ou 3 dormitários, 1 deles suíte, wc social, sala de estar, cozinha e dependências de serviço. Coisa de no máximo 120 m2 (eram os anos 70, mais generosos que hoje). 

    Como havia perdas inevitáveis de área útil na última laje (espaço para a caixa d’água, casa de máquinas dos elevadores etc.), a parte superior da “cobertura” não reproduzia a área abaixo. Se o apartamento tem 120m2 na parte de baixo, na parte de cima tem uns 80m2, ou menos.

    Trata-se, portanto, de “coberturas duplex” simplórias, nada lembrando os palácios nas alturas das coberturas tradicionais.

    Ora, o Guarujá é uma colônia (literalmente) de duas metrópoles: São Paulo e a vizinha Santos.

    As construtoras santistas há muito investem no Guarujá e levaram para lá esse conceito de usar a última laje para criar coberturas como forma de incrementar os lucros. E essa moda pegou nas praias guarujaenses.

    A tal “cobertura triplex” da OAS é um desses casos. Não vi as plantas, mas desconfio mesmo desse título “triplex”. Porque há casos em que (até para caber a piscina com 1,5m de profundidade) existem desníveis na tal cobertura, com pequenas escadas etc. Seriam esses desníveis os responsáveis pelo título de “triplex”?

    Seja como for, a imprensa martela o rótulo de “cobertura triplex” (mais que duplex!) para criar no povão um clima de indignação com um luxo desmesurado, coisa de nababo mesmo, marajá, príncipe, imperador.

    Quando a gente lembra de histórias de políticos paulistas que vivem em palácios de centenas de metros quadrados pairando nos bairros mais caros da capital, e ninguém nem comenta…

  61. Oi Nassif
    Quando irás tratar
    Oi Nassif
    Quando irás tratar do vazamento do resultado da palhaçada (me recuso a chamar aquilo de julgamento) do dia 24 de janeiro? Quem sabia antes ganhou uma boa grana não? Tens informações sobre isto?

  62. Se eu fosse o PIG/Elites o q
    Se eu fosse o PIG/Elites o q mais me irritaria seria o Lulão tirar fotos com aquelas ODIOSAS homenagens de doutor honoris causa,estas universidades,estes médicos,engenheiros formados,estas capas de jornais estrangeiros elogiando-o,estas personalidades mundiais q o respeitam e ficaria mais brabo ainda se fossem fotos com algemas e na testa escrito “eu mereço”

  63. Julgamento de Lula

    Pelo menos, no julgamento de Dilma pela Ditadura, os juíses sentiram vergonha e taparam os rostos.

  64. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome