Caixa lidera ranking do BC de reclamações de clientes

Jornal GGN – Segundo o Banco Central, a Caixa Econômica Federal foi o banco que mais recebeu reclamações de clientes entre os meses de julho e agosto. Foram feitas 1.364 reclamações contra a Caixa que foram consideradas procedentes pelo BC neste período.

O ranking divide as reclamações pelo número de clientes da instituição e as multiplica por 1 milhão, gerando um índice que representa o número de reclamações de cada banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

A  metodologia do BC também separa as instituições bancárias em dois grupos, um com os bancos com mais de 4 milhões de clientes e os que com menos de 4 milhões.

Com mais de 81 milhões de clientes, a Caixa ficou com um índice de 16,60, seguido da Santander, com 15,86, e o Bradesco, com 15,75.

O Banco Central inclui, agora, as informações de operações de clientes com crédito acima de R$ 200, sendo que o parâmetro anterior era de R$ 1 mil. Com isso, a base de clientes para elaborar o ranking teve um aumento significativo. 

A oferta ou prestação de informação a respeito de produtos serviços foram a maior queixa dos clientes nos dois últimos meses, seguida de reclamações sobre irregularidades quanto à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.

Os clientes insatisfeitos podem registrar suas reclamações no Banco Central, mas o próprio recomenda que a queixa seja rehristrada, antes, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atedimento ao consumidor da instituição bancária.

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