Inadimplência cai 0,4% em 2013

Jornal GGN – Os registros de inadimplência caíram 0,4% em 2013, descontados os efeitos sazonais, de acordo com pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em dezembro, houve redução de 4,5%, em relação ao mês anterior.

Nos seis primeiros meses de 2013, os registros de inadimplência mantiveram a queda iniciada no final de 2012. Mas foi no segundo semestre que ocorreu uma reversão da tendência, deixando o indicador com nível menor que o registrado em dezembro do ano anterior.
 
A melhoria do quadro da inadimplência pode ser justificada pela continuidade de fatores como aumento dos rendimentos reais, baixo desemprego, queda dos juros, entre outros. Além disso, em 2013 houve um grande ajuste do mercado de crédito, tornando-o mais saudável, com credores mais seletivos e consumidores mais cautelosos em relação ao uso do crédito.
 
O valor médio das dívidas vencidas e não pagas registradas em dezembro de 2013 foi de R$1.386.
 
No varejo, a queda foi de 1,2% do total de registros em 2013, contra 2012.  A região que mais se destacou foi a Centro-Oeste, com queda de 5,4%. No Sul e Nordeste, recuo de 1,2% para ambas regiões, enquanto para as demais, Norte e Sudeste, quedas de 0,1% e 0,7%, respectivamente.
 
No resultado acumulado de 2013 com 2012, a região Sudeste foi a única a apresentar retração (-3,4%), trazendo o indicador geral para baixo. As elevações mais relevantes ocorreram no Nordeste (7,2%) e no Norte (4,7%). 
 
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gato por lebre

    Provavelmente a queda da inadimplência se deve ao excessivo aumento de novos devedores, se não me engano 7,5% a mais de devedores, que como não têm prestações vencidas ainda não impactaram o número dos inadimplentes e diluiram os atuais, fazendo com que o número de inadimplentes percentualmente fosse menor.

    Estatistica e números relativos é para quem é atento e têm familiaridade com a álgebra, senão compra gato por lebre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador