Movimento do comércio caiu 4,1% em 2016

Jornal GGN – O movimento do comércio em 2016 teve queda de 4,1%, com variação negativa de 2,3% em dezembro na comparação com novembro, segundo dados do varejo coletados pela Boa Vista SCPC.

Na comparação de dezembro de 2016 com o mesmo mês do ano anterior, o recuo foi de 0,8%. Para a Boa Vista, os juros elevados, a inflação, o desemprego provocaram uma queda no consumo das famílias que contribuiu diretamente para a queda das vendas no varejo ao longo do ano passado.

A consultoria acredita que o cenário deve melhorar em 2017, com a perspectiva de desaceleração tanto dos preços quantos dos juros, esperando um patamar positivo já no primeiro semestre.

Entre os setores, ‘Móveis e Eletrodomésticos’ teve queda de 5,7% na comparação entre dezembro e novembro, descontados os efeitos sazonais. No indicador sem ajuste sazonal, a queda acumulada em 12 meses foi de 5,1%.

‘Tecidos, Vestuários e Calçados’ caiu 0,2% no mês, com recuo de 9,2% em 12 meses. ‘Supermercados, Alimentos e Bebidas’ teve redução de 0,6% em dezembro, com queda de 3,3% no ano passado.

Já o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” recuou 5,6% nos últimos doze meses, com queda de 0,3% em dezembro.

 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu acho irônico como os

    Eu acho irônico como os empresários que ajudaram a financiar o golpe de estado são os exatos mesmos empresários que agora estão sendo sistematicamente eliminados pelos conspiradores, sendo entregues em uma bandeja de prata para os competidores estrangeiros.

    Algum de vocês ainda duvida de mim quando eu disse tempos atrás (e continuo dizendo) que os empresários brasileiros são estúpidos?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador