Presidente da Caixa diz que banco precisa vender ativos para não pedir ajuda ao governo

Jornal GGN – Gilberto Occhi, novo presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou que a instituição precisa vender ativos e cortar dividendos para não ter de pedir um injeção de capital para o governo em 2018.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Occhi afirmou que estão sendo adotadas medidas para reduzir a possibilidade de precisar pedir ajuda para o governo. Ele afirma que, provavelmente, o banco não vai precisar de capital neste ano nem em 2017.

Uma das medidas é uma negociação para diminuir o dividendo obrigatório que a Caixa tem de pagar para o governo. Além disso, a instituição pode vender sua divisão de loterias, e também outros ativos, para melhorar suas contas.

Com a crise econômica, o banco tem de lidar com um aumento da inadimplência nos empréstimos e com a redução de sua receita líquida. “Precisamos avaliar o cenário, ver se o governo concordará em reduzir o dividendo e também o avanço de nossos planos de vendas de ativos”, disse o presidente do banco.

Gilberto Occhi assumiu o cargo em junho deste ano. Funcionário de carreira da Caixa, ele foi ministro das Cidades e também da Integração Nacional durante a segunda gestão de Dilma Rousseff. Ele deixou o ministério após seu partido, o PP, ter decidido apoiar o processo de impeachment.

Em entrevista ao Estadão em junho, logo após assumir a presidência da Caixa, Occhi afirmou que a privatização do banco “está fora das discussões”, e também descartou abrir o capital para a participação privada.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “tá vendendo tudo? vc tá

    “tá vendendo tudo? vc tá maluco?

    tu tá cracuko!!!!”

     

    ô temerário, faz assim não q machuca o povo. a história não irá lhe esquecer jamais – claro q obviamente bem alocado do lado errado e horrível da história. 

    vc, os seus e suas famílias.

     

  2. São os primeiros sinais de

    São os primeiros sinais de que daqui a pouquíssimo tempo o governo vai começar a torrar as jóias da coroa. O discurso justificador já começou a ser apresentado.

  3. Gilberto Ochhi não é aquele

    Gilberto Ochhi não é aquele que já foi pego em diversas irregularidades na Caixa e por onde passou???? Esse mineiro tem muita carta na manga para estar em todos os governos, da esquerda à extrema-direita. É um gênio.

  4. impiti

    “Gilberto Occhi assumiu o cargo em junho deste ano. Funcionário de carreira da Caixa, ele foi ministro das Cidades e também da Integração Nacional durante a segunda gestão de Dilma Rousseff.”

    Não podia dar certo.

    Dilma estava todo o tempo cercada de trairas por todos os lados!

      1. Um funcionario de carreira

        Um funcionario de carreira filiado ao PP, por isso era ministro. Pizzolato, funcionario de carreira na direção do BB filiado ao PT, foi condenado por praticas legais se realizadas por um funcionario tucano(seu antecessor no BB). Qualquer presidente ou auto funcionario de carreira, sendo filiado a algum partido ele fara uma gestão partidarizada. A missão desse funcionario de carreira na presidencia da CEF é vender, vender e vender.

  5. Mentira descarada:  NAO

    Mentira descarada:  NAO EXISTE banco brasileiro que esta “em apuros” e MUITO MENOS a CEF:  os bancos brasileiros estao entre os mais lucrativos do planeta inteiro.

    1. Não é bem assim. O problema é
      Não é bem assim. O problema é que a midia procura distorcer tudo. A matéria da ggn informou corretamente a matéria. Mas acredito que o Presidente Occhi refere-se a necessidade de injetar dinheiro para manutenção do índice de basileia. Apesar do banco estar sadio, se ele não capitalizar não poderá emprestar mais dinheiro, ficando engessado. As opções são vender ativos, diminuir dividendos ou pegar do governo. Trabalho na Caixa e sou contra o Governo Temer, mas acho que o presidente occhi não falou nenhum absurdo. Somente tratou de matéria complexa que pode ser manipulada aos olhos de um leigo obs.: também sou contra a venda de ativos da caixa. Especialmente a loteria que é uma galinha dos ovos de ouro. Muitos empresarios safados adorariam lavar dinheiro nesse segmento.

  6. São golpistas traidores da

    São golpistas traidores da pátria … de repente, não mais do que de repente, tudo tem que ser vendido. De preferência tudo que for lucrativo. Jogam no lixo o patrimõnio público e todo trabalho sério realizado, por muitos, durante tanto tempo.  A questão das loterias está relacionadoa à abertura dos jogos de azar para o mercado. Difícil de controlar.

  7. Sou um aposentado da Caixa

    Sou um aposentado da Caixa que acompanhou de perto a empresa nos últimos anos antes da aposentadoria. Tem um monte de coisa ali pra vender, Loterias é somente uma delas. Quem não quer?

     

    ET: Com relação ao que falo no início, me parece que depois o Bradesco em sua última aquisição ultrapassou a Caixa em ativos.

     

    “For sale?

     

    A Caixa Economica Federal já é segundo  maior banco brasileiro em ativos, e só perde para o Banco do Brasil.

    É o banco com a maior capilaridade de rede no país. Tem um representante em  cada município do Brasil, se não tiver uma agência, tem uma casa lotérica ou ponto Caixa Aqui em algum estabelecimento seja numa venda ou num supermercado.

    Em regiões ribeirinhas do Amazonas possui duas agencias-barcos que correm as comunidades, ou agências-ônibus que tem condições de atendimento em qualquer local e situação onde haja acesso rodoviário. Em São Luiz do Paraitinga, pra citar uma tragédia mais conhecida, operou com uma agência-ônibus para atendimento da população na liberação de FGTS por calamidade até que fosse reestabelecido o atendimento normal de sua rede.

    Entre outras coisas é graças a Caixa que você pode pagar suas contas na lotérica ali da esquina.

    Ela foi obrigada a investir pesadamente em tecnologia, e em muitos casos em  desenvolvimento de tecnologia pois fez coisas que ninguém nunca tinha feito pra chegar em todos os rincões do Brasil para cumprimento de sua função de braço direito do Governo Federal em Políticas Sociais urbanas, e recebe do Governo tarifa por cada um que paga.

    Quem não quer?

     

    É a gestora do FGTS, ou seja, administra seu patrimônio. Recebeu uma zona geral do extinto BNH que levou anos para organizar, organizou, e hoje você recebe a confirmação do deposito do seu FGTS por SMS se cadastrar lá na sua conta, e estrato trimestralmente em seu endereço, o que lhe dá a tranquilidade de não ter que ficar esperando que o MT vá lá à sua empresa ver se está recolhendo direitinho. E tem a arrecadação e o volume de $, de saldos de milhões de contas que é desagregado do balanço da Caixa, administrado e contabilizado a parte, e quem manda neles é o Conselho Curador do FGTS. Esse que o Cunha colocou um cara lá dentro e negociou dinheiro do Fundo de Investimento do FGTS para projetos de empresas amigas a troco de módicos milhões depositados diretamente na Suíça.

    Quem não quer?

     

    A caixa é a gestora das Loterias. Um dinheirão, que você deve imaginar. Há anos os bancos estão querendo.

    Quem não quer?

     

    Tem uma Seguradora em que é majoritária e opera nessa sua rede enorme, o mesmo em relação à Capitalização e Previdência, a Caixa Cartões, e um Banco Comercial ao qual agrega toda a facilidade dessa rede além de uma gama enorme de produtos e serviços bancários, sejam em contas, investimentos ou operações de crédito PF e PJ. Reformulou toda sua rede de agências, e investiu em autoatendimento como todo o mercado bancário. Integrada ao Banco 24HS e salas de autoatendimento das 7:00 as 22:00 hs inclusive feriados e fins de semana.    

    Quem não quer?

     

    Tem uma invejável carteira imobiliária, que carregava problemas sérios de créditos podres gerados por descompassos de planos de reajuste passados, empreendimentos problemas, e de tudo que se possa imaginar em carteiras deficitárias. Foi saneada quando da criação da ENGEA, empresa do Governo Federal criada na gestão do FHC para receber os créditos podres das instituições que ele queria vender. Foi da Caixa, do BB, e outras instituições de menor porte. Não deu tempo de vender a Caixa, ela ficou com sua carteira saneada, e hoje até vende parte da carteira de crédito no mercado para instituições que compram, e ninguém compra crédito ruim.

    Tirante os programas de acesso à moradia que ela opera, tipo o Minha Casa Minha Vida e recursos de FGTS para baixa e baixíssima renda, qualquer um quer.

    Quem não quer?

     

    Juntamente com o Banco do Brasil tem exclusividade no recebimento e gestão de depósitos judicias.  Dos mil de um pedido de garantia de qualquer juiz, aos milhões provenientes de recursos de instância de grandes processos civis, tributários e trabalhistas. Um dinheirão que fica a um custo baixíssimo por quanto tempo durar a pendenga.

    Quem não quer?

     

    Tudo isso tá aí, prontinho e operante.

     

    Banco do Brasil é uma S/A, tem Conselho, tem acionistas.

    A Caixa é do Governo. Basta uma canetada.

    Pergunta pro Bradesco e pro Itaú pra ver se eles querem.”

     

    29/04/2016.

      

  8. Loteria só aceita dinheiro vivo nas apostas.

    Desde quando a loteria está dando prejuízo? Sempre deu lucros gordos, inclusive há uma bolada de dinheiro gigantesca de prêmios não reclamados, que deve estar sendo aplicada, esperamos.  Até parece o pré-sal, concessão ou partilha? Concessao onde ela for mais lucrativa, e a partilha idem.  O índice de sucesso da exploração no mundo, na indústria do petróleo, está em torno de 25%. Ou seja, no mundo, (((de cada 100 perfurações, em 25 mais ou menos, encontra-se petróleo))), então todos os países aplicam a concessão, pois o risco é maior. No Brasil o índice é um pouco melhor, em torno de 30%, a concessão ainda vale a pena, e na área do pré-sal a incidência sobe para 75%, opa! Aqui, nessas área, concessão já começa a ser burrice ou subserviência à capitais internacionais. No cluster do pré-sal a incidência é perto de 100%, Furou, o éleo sai, risco zero, o Serra querer fazer concessão nessa área Filet Mignon, e retirar o regime de partilha, é atentado à Patria, ação lesiva aos interesses do povo brasileiro, deveria pegar prisão perpétua, esse canalha. Esse artigo “A Petrobras não será a Petrobrax!” é da deputada federal Luciana Santos, muito lúcido.

     

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/luciana-enfrenta-a-chevron

     

  9. Mais um mal intencionado.

    Cachoeira deve estar se movendo para comprar as loterias. Todos sabemos que as loterias são lucrativas e com certeza parte dos altíssimos premios vão para políticas publicas e sociais. Agora uma figura suspeita  que nada entende de banco anuncia que um dos maiores bancos brasileiros, está agora em dificuldades, num momento onde uma das causas centrais do golpe, ( isto é do apoio dos bancos privados ) foi exatamente que os bancos privados querem destruir a força dos bancos públicos. Já tomaram conta do Banco Central, o proximo passo sera sucatear ou colocar entraves ou destruir as políticas dos Bancos publicos BB e Caixa. Estas como a Petrobrás são jóias da coroa , cobiçadas por todo o mercado.  Em outras palavras, enquanto todo o mercado inveja a situação dos bancos publicos, o presidente da Caixa fala em pedir uma ajuda desnecessária , que ele sabe que não virá. Mais uma vez uma mentira deslavada que vai aparecer na mídia como uma verdade. Da mesma forma a companhia petrolífera que mais cresceu nos últimos anos em ativos e passivos é a Petrobrás, mas para a grande mídia e para o tal de Parente, é preciso salvá-la.

    Isto é um roubo a mão armada a luz do dia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador