Após eleição de Trump, Brasil quer proximidade comercial com Canadá

Jornal GGN – Devido à perspectiva de que os Estados Unidos adotem uma postura protecionista e contrária aos acordos comerciais na gestão de Donald Trump, o Brasil deve se aproximar do Canadá para parceiras comerciais.

Marcos Pereira, ministro da Indústria Comércio Exterior e Serviços, afirmam que o país e o Mercosul devem apostar em acordos “adormecidos”.  Ele afirma que indústria brasileira tem apoiado a realização de acordos e tem mostrado seu interesse na aproximação com o Canadá, que tem a décima maior economia do mundo.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), existem oportunidades em pelo menos 321 tipos de produtos, representando um mercado de US$ 109 bilhões anuais.

Entre estas oportunidades, estão os setores de máquinas, de alimentos, químico, de metalurgia e automotivo.

Atualmente, o Canadá é o 18º destino de exportações brasileiras, com desempenho melhor do que outros países. As exportações para o Canadá cresceram 2% entre janeiro a outubro deste ano, enquanto as vendas totais tiveram queda de quase 5%.

O ministro ressalta, entretanto, que o objetivo atual são as negociações com a União Europeia, em um esforço para finalizar as bases do acordo entre a UE e o Mercosul.

Com informações da Folha

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Canadá dará guarida ao

    E o Canadá dará guarida ao Brasil? E aos europeus não darão?  Por essas burrices que as piadas de “português” acabaram… Temos muitos mais burros aqui!

    A, dita, elite nacional “adora ser o cachorrinho do rei, nunca o rei dos cachorros”.

    PS 1 – E as informações de dolar e bolsa nunca mais… Imagino que havia algum patrocinador que usava o blog para fazer mais pressão… Seria bom saber se essa minha ideia é verdadeira. 

    PS 2 – Acompanho você Nassif desde os tempos do “Dinheiro Vivo”, mas minha melhor lembrança é sobre a canção Guacira, que seria a mais bela da música brasileira. De fato ela é belissima.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador