Brasil irá à OMC contra subsídios do Canadá para Bombardier

Jornal GGN – De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizou a abertura de procedimento de solução de controvérsias contra o Canadá na Organização Mundial do Comércio (OMC), em relação a subsídios dados para a Bombardier, a principal concorrente da Embraer.

O Itamaraty diz que o Brasil considera irregular o aporte de US$ 2,5 bilhões que teria sido realizado pelo governo da província de Québec. O governo também diz que há indícios de que o Canadá planeja realizar um novo “aporte significativo” em breve.

O aporte colocaria uma nova linha de aviões da Bombardier no mercado com “preços artificialmente reduzidos”, diz o governo.  “O apoio concedido pelo governo canadense à Bombardier tem afetado as condições de competitividade no mercado, de maneira incompatível com os compromissos assumidos pelo Canadá na OMC”, disse, em nota, o Itamaraty.

No mecanismo de solução de controvérsias, o governo irá pedir esclarecimentos ao Canadá. Caso as respostas não sejam satisfatórias, o país pode levar o processo adiante. O Brasil já foi à OMC em outra ocasião em razão da disputa  entre Embraer e Bombardier.

Em 2002, o organismo decidiu a favor do Brasil, confirmando que o governo do Canadá dava subsídios ilegais para exportação dos aviões.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mera propaganda de “soberania” dos entreguistas.

    As ações do Governo brasileiro têm se revelado através dos tempos como mera propaganda política para o mercado interno sobre a “defesa da soberania” nacional pois quando ganha as questões, o Brasil não sanciona seu competidor de acordo com as sentenças da OMC.

    Reforça o teor político das contestações brasileiras a países competidores na OMC o fato de que, salvo exceções, os governos brasileiros têm adotado políticas de alienação do patrimônio nacional a potências estrangeiras.

    Portanto, o tal processo “corajoso” contra os canadenses é irrelevante.

     

  2. O Canada ganha facil, a

    O Canada ganha facil, a EMBRAER já tem inimigos suficientes dentro do Brasil, que entregam a EMBRAER na bandeja para o Departamento da Justiça extorquir a empresa sob pretexto de ter infringido legislação americana fora dos EUA e ainda pedem dinheiro (multa) para limpar a Barra, sempre com gol contra do Brasil. Em novembro a Embraer pagou US$208 milhões ao Departamento de Justiça, da Bombardier não cobraram nada.

     

  3. Isto é coisa do tempo em que

    Isto é coisa do tempo em que o Brasil era respeitado internacionalmente. Agora, com o nosso chancelé xulé e o presidente zero à esquerda, quero ver…

  4. O Brasil deve ir à OMC é denunciar esse Cafageste com g

    Cara, não é possível que, numa crise fiscal dessas, o Governo vá abrir as pernas para as corporações e lhes dar mais de 100 bilhões de reais. Gente, a que ponto chegamos. O Cara rouba a Nação e ainda faz caridade com o chapéu do povo.

    Tudo isso acontecendo e sujeito acha pouco e vai aumentar a idade mínima para o trabalhador se aposentar, aumentar a contribuição e diminuir o valor da aposentadoria e já congelou a saúde e a educação por 20 anos.

    Que crápula ousado!

  5. Tem mais que subsidiar!

    O Canadá tem mais que subsidiar a Bombardier. E mesmo que não o façam, nós esvaziamos o caixa da Embraer em 200 milhões, melhorando a posição da Bombardier em relação à Embraer. Estamos de parabéns!!!

  6.  
    Complicado acreditar nesta

     

    Complicado acreditar nesta corja de bandidos instalados em Brasília. Quem no mundo, qual instituição Internacional vai ouvir ou respeitar, dando alguma atenção ao país que tem à frente da diplomacia um troglodita canalha como o josé serra.Um acanalhado amparado por  por um governo golpista composto de velhacos e notórios bandidos. Homi qual! Vão reclamar da FIESP/FEBRABAN ou, dos merdas da “Operação Lava-Bunda” do moro et caterva.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador