Escassez de carne bovina pode levantar exportações do Brasil para a China

Jornal GGN – Fontes da indústria estimam que centenas de toneladas de carne bovina de países como Brasil e Índia foram contrabandeadas para a China por meio de seus vizinhos, Hong Kong e Vietnã. Tudo para evitar as restrições de Pequim às importações do produto – que quadruplicaram em 2013.

Todo esse esforço se deve por conta das restrições à importação de carne bovina do Brasil relacionadas ao registro de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como “mal da vaca louca”.

A China também deve finalizar em breve um acordo para permitir a entrada de carne de búfalo importada da Índia, uma vez que outros canais de fornecimento estão encolhendo.

Como a Austrália, que respondeu por cerca de metade das importações oficiais da China no ano passado, enfrenta uma grave queda na produção, Brasil e a Índia lutam para conseguir uma fatia maior do mercado de carne bovina da China e preencher a lacuna deixada pelo país próximo.
 
A seca australiana obrigou os criadores de gado a abater vacas. Além disso, o rebanho norte-americano, principal concorrente do país oceânico, está no menor tamanho em seis décadas, também por conta das condições climáticas que se abateram no país no último inverno.
 
A estimativa é a de que as importações de carne bovina no mercado paralelo sejam superiores às importações oficiais, de 400 mil toneladas no ano passado.
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador