Exportações de veículos aumentam 17% na comparação com maio

Enviado por Roberto São Paulo – SP

Exportações de veículos seguem em expansão
 
Acordos comerciais e desvalorização do real impulsionam resultado
 
GIOVANNA RIATO, AB

Do Automotive Business

As exportações de veículos permaneceram em junho como o único índice positivo registrado pelas montadoras, que enfrentam queda na produção e nas vendas ao mercado interno. Os negócios com outros países cresceram 17,9% na comparação com maio e expressivos 96,8% sobre junho de 2014, para 48 mil veículos exportados. Os dados foram divulgados pela Anfavea, associação dos fabricantes do setor. 
-Veja aqui os dados da Anfavea 

No acumulado dos seis primeiros meses do ano as vendas a outros mercados somaram 197,3 mil unidades, com alta de 16,6%. A entidade credita a boa performance aos acordos comerciais estabelecidos ou revisados recentemente. Como exemplo, Luiz Moan, presidente da associação, cita o crescimento de 70% nas vendas ao México. Além disso ele garante que a indústria local tem obtido bons resultados com a Argentina e com o Peru. “Em breve devemos fechar outros acordos importantes”, destaca sem dar detalhes. 

Outro fator que impulsionou as exportações de veículos brasileiros é a desvalorização do real, que torna os carros nacionais mais baratos em outros países. “Essa nova relação cambial nos devolve alguma condição de competir no mercado internacional”, aponta Moan. 

O resultado, no entanto, foi negativo em valor, com US$ 5,54 bilhões em faturamento com exportações de janeiro a junho, montante 7,4% inferior ao do mesmo período do ano passado. Em junho as receitas obtidas com vendas internacionais chegaram a 1,01 bilhão, 19,7% menor do que o resultado de maio e 20,1% superior do de junho do ano anterior. A Anfavea explica que a diferença é reflexo do mix de produtos, com volume menor de itens com maior valor unitário, como caminhões e máquinas agrícolas. 

PROGRAMA NACIONAL DE EXPORTAÇÕES 

Moan comemorou a definição do Plano Nacional de Exportações, anunciado no fim de junho (leia aqui). “O projeto está correto e mostra um bom caminho, Cabe a nós trabalhar dentro deste cenário”, aponta. Segundo ele, o setor automotivo já tem feito esforço grande para elevar o patamar de exportações ao buscar novos acordos comerciais. Há necessidade de estabelecer novas parcerias além das já estruturadas com México e Argentina. Entre os alvos estão a União Europeia e até mesmo os Estados Unidos. 

Assista à entrevista exclusiva com Luiz Moan, presidente da Anfavea:

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A última página do relatório

    A última página do relatório da ANFAVEA é a mais interessante(Previsões)…enquanto a produção acumulada de veículos caiu 17,8% a exportação aumentou 1,1%…pode isso Arnaldo ?

     

  2. preço

    Por quanto é vendido um carro destes?

    Por esse preço sou comprador. 

    Pago com a mesma  moeda estrangeira.

    Dispenso assistência técnica.

  3. Aumento das exportações de veículos e ajuste de estoque

    A produção de veículos em junho foi de 184 mil veículos,  sendo que as vendas para o mercado externo mais as exportações somaram 228 mil veículos, indicando um ajuste de estoques.

    Depois do ajuste a produção de veículos deve subir para um patamar em torno de 230 mil, isto sem considerar um aumento nas exportações, o que que deve ter um impacto significativo na produção industrial nos próximos trimestres, já que o setor automobilístico representa cerca 20% do PIB industrial.

     

    Carta da Anfavea—–   Julho/2015 pdf

    A Carta da Anfavea é uma publicação mensal que reúne informações estatísticas mensais e acumuladas da indústria automobilística brasileira sobre autoveículos e máquinas agrícolas automotrizes.

    URL:

    http://www.anfavea.com.br/carta.html

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador