O contra-ataque do governo na CPI da Petrobras

Já se delineou no Senado e começa a ser montada na Câmara o contra-ataque do governo à CPI da Petrobras.

Partem-se de dois pontos iniciais.

O primeiro, o que o Planalto entende como articulação mídia-oposição em torno da CPI. Ficou claro ontem – segundo fonte do Palácio – com o Jornal Nacional preparando o terreno para o pronunciamento, em horário eleitoral, de Eduardo Campos e Marina Silva.

O JN enfatizou a perda de valor de mercado da Petrobras, abrindo espaço para o discurso da dupla.

No Planalto, foi visto como irresponsabilidade, desconsiderando contribuições da Petrobras ao país, em seus 60 anos de existência, o fato de ter desenvolvido o setor petroquímico, a produção interna de combustíveis, a prospecção petrolífera, as riquezas do pré-Sal – que, só no campo de Libra, gerou US$ 15 bilhões para o país.

O segundo ponto – segundo o Planalto – seria a intenção de, mais uma vez, enfraquecer a Petrobras com vistas a uma futura privatização.

Por que não o foco na Alstom e Siemens, em um escândalo de corrupção  que já envolveu trinta altos funcionários do governo de São Paulo, que contou com a complacência do próprio Tribunal de Contas do Estado?, indaga-se por lá.

Em 2009 o governo encarou uma CPI às vésperas das eleições. Agora, outra. Só que desta vez haverá o contra-ataque, que consistirá nos seguintes passos:

1.     A CPI terá 20 parlamentares da base e 6 da oposição. Segundo a fonte, serão escalados quadros qualificados para aprofundar nos temas.

2.     Segundo a fonte, já há jurisprudência permitindo o aditamento de CPIs, visando incluir outros temas.

3.     Os temas que se pretende agregar são o Metrô de São Paulo (que tem recursos do BNDES e do Banco Mundial); o porto de Suape, em Pernambuco; a Copergas de Pernambuco, que faz uma ponte estreita entre o porto e a Refinaria Abreu Lima.

A ideia será começar pelo Metrô de São Paulo, por ser o episódio mais antigo. E convocar, de cara, o ex-governador José Serra, o atual governador Geraldo Alckmin e políticos paulistas, como Aloizio Nunes e José Aníbal.

Segundo a fonte, essa estratégia foi acatada de forma majoritária pela bancada.

O fator Eduardo Cunha

Considera-se, no Planalto, que os últimos episódios isolaram o líder do PMDB na Câmara Eduardo Cunha. Outros partidos negociaram com o governo, assim como a bancada do PMDB no Senado. Os seguidores de Cunha acabaram ao relento e ele começa a ficar gradativamente isolado.

Luis Nassif

273 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Também acho que os “conselheiros” de dilma

      são fracos principalmente quando se trata de combater a estrategia midiatica de calunia, de mentiras montada pelo pig. A turma de dilma nesta questão de defesa/ataque da midia contra o governo me lembra a metafora da freirinha incauta administrando prostibulo… As reações do governo são fracas, argumentos sem força, enquanto a oposição grita, mente e rosna alto o pessoal do governo pede desculpa com argumentos mediocres, e ainda dão entrevista para globo…não acredito!!! Guerra é guerra, a oposição joga sujo principalmente agora com os antigos aliados eduardo/marina cheios de vontade de pegar o poder a qualquer preço.

      Se o povo engolir a historia que a oposição está montando de que o governo de dilma está quebrando a petrobras,que dilma faz parte do esquema,aí amigos, não é somente dilma que vai sobrar é todo o projeto social petista que tirou o pais da miséria.. 

      Conchavo tem limite, é hora de jogar pesado contra a oposição,se o governo  não reagir e fizer sua parte com garra,ousadia, coragem e inteligencia estara seriamente ameaçado, não somente pela oposição mas  pelos seus proprios e inumeros erros.É hora de agitar, de virar o jogo, buscar aliados de peso, organizar a militancia, informar ao povo sobre o que acontece de verdade, deixar os inimigos temerosos,dividi-los, pois todos tem “rabo-preso”, principalmente o eduardo campos agora capitaneado pela marina(afff), sem falar nos tucanos fracassados mas doidos para retornar ao poder. Pobre Brasil!!   

  1. “Eu tenho certeza que o PSDB

    “Eu tenho certeza que o PSDB vai concordar (abertura de CPI da Alston) porque ele é favorável à transparência”
    Vicentinho – Deputado Federal – Líder do PT na Câmara dos Deputados

     

    Líder do PT quer adendos sobre cartel de trens na CPI da Petrobras

    7

    Bruna Borges
    Do UOL, em Brasília

    27/03/201417p8 > Atualizada 27/03/201418p4 

     

    O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), afirmou nesta quinta-feira (27) que vai propor à bancada petista que sejam feitos adendos aos requerimentos que pedem a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista para investigar a Petrobras no Congresso. O parlamentar quer que sejam apuradas as denúncias sobre as suspeitas de cartel de trens em São Paulo.

    Vicentinho anuncia a proposta no mesmo dia em que foi protocolado o pedido de abertura da CPI no Senado para apurar as denúncias de irregularidades envolvendo a estatal de petróleo.

    CONTRA CPI DA PETROBRAS, LÍDER DO PT AMEAÇA COM CPI DO CARTEL DOS TRENS

    A compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006, pela Petrobras é alvo de investigação do Ministério Público, da Polícia Federal e do TCU (Tribunal de Contas da União) por suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas.

    Parlamentares favoráveis à CPI questionam o preço da operação. O valor que a Petrobras pagou em 2006 à Astra Oil para a compra de 50% da refinaria – US$ 360 milhões – é oito vezes maior do que a empresa belga havia pago, no ano anterior, pela unidade inteira.

    “Essa CPI tem um grande ingrediente eleitoreiro porque algo que aconteceu há seis ou oito anos atrás aparece em período das eleições. Queremos apresentar um adendo para incluir as questões da Alston, do metrô. Essas questões com casos concretos de corrupção, que envolvem o PSDB, se for o caso, procurar informações sobre Cemig [Companhia Enérgica de Minas Gerais] e Suape [Complexo Industrial de Portuário de Pernambuco]”, disse Vicentinho ao fazer uma menção aos pré-candidatos à Presidência e concorrentes de Dilma Rousseff nas eleições de outubro Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE). O líder, no entanto, não explica os motivos que justificariam as investigações.

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/03/27/lider-do-pt-quer-adendos-sobre-cartel-de-metro-em-sp-a-cpi-da-petrobras.htm

    1. Tiro no pé

      Essa estratégia, que só apareceu depois que a denúncia tomou corpo, corre o sério risco de ser um tiro no pé. Em termos de opinião pública. Isto é, corre o sério risco de ser vista, por boa parte do eleitorado, dado o desgaste (merecidíssimo) da tal “classe política” e do Congresso, como responder a um sopapo com outro. Briga de malandro. E o pior, se me permitem, de malandro agulha.

  2. Quadros qualificados?

    Quadros qualificados?  Só se forem de outro planeta. Na equipe de Dilma, quem podemos chamar de qualificado? No Gongresso? Outro dia vi e ouvi o Vicentinho encaminhar o voto do PT. Com todo o respeito mas o nobre deputado não tem o menor perfil de liderança. Oh! Querem saber de uma coisa? Bem feito para a Dilma e para o PT.  Sem dúvida, ela vai reeleger-se, mas até lá ela vai comer o pão que diabo amassou com rabo.

  3. “E convocar, de cara, o

    “E convocar, de cara, o ex-governador José Serra, o atual governador Geraldo Alckmin e políticos paulistas, como Aloizio Nunes e José Aníbal.”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não tiveram nem coragem de convocar o “caneta”, jornalistinha meia boca e sem mandato, vão convocar e botar contra a parede tucano de alta plumagem….

    Cada um acredita no que quer…

  4. Sinceramente o cara que

    Sinceramente o cara que falar, que vai privatizar a Petrobras, já sai perdendo um caminhão de votos! Eu que estou pesando anular o meu voto, pelos projetos engavetados, que enviei para a presidenta Dilma, mudo na hora, e  voto contra a privatização.  

  5. Ou o pessoal do governo

    Ou o pessoal do governo começou a assistir House of Cards 
    Ou esse é um blefe daqueles mega arriscados
    Se o governo for até o final, haverá sangue para todos os lados.
    No fundo, o país precisa disso.
    Mas acredito que TUDO isso vai acabar em pizza, antes das eleições.

  6. Petrobras governo Lula x FHC

    Vale e Petrobras lucram mais no governo Lula, diz pesquisa

    Brasil Econômico

    http://www.brasileconomico.com.br/noticias/vale-e-petrobras-lucram-mais-no-governo-lula-diz-pequisa_98715.html

     

    Privataria: Ano a ano, os estragos que FHC fez na Petrobras

    http://limpinhoecheiroso.com/2014/03/26/privataria-ano-a-ano-os-estragos-que-fhc-fez-na-petrobras/

     

    Negócio mais polêmico da Petrobras vem da era FHC

    http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/133838/Neg%C3%B3cio-mais-pol%C3%AAmico-da-Petrobras-vem-da-era-FHC.htm

     

    Por enquanto, é só. Mas se quiserem, podemos falar de Furnas, Banco do Brasil, Privatarias, Pedágios,….

  7. Quem viver verá…

    Por ora, fica uma indagação: por que o gov. insiste em apenas reagir às manobras oposicionistas? por que não mata a serpente no ninho? No sentido metafórico, claro, assim: mal aparece uma “denúncia”, dar na lata os esclarecimentos necessários, desmontando-a antes que o caldo engrosse. Esclarecimentos públicos, entenda-se, discurso no desgastadérrimo (merecidamente) Congresso Nacional não conta. Pra que a mudança na Secom, se é para continuar igualzinha a antes? Quando a Dilma vai aceitar que não foi eleita para ministra da Casa Civil, e sim para presidenta da República, que é um cargo político por natureza? Haja amadorismo!

    1. Esclarecimento básico.

      O esclarecimento básico de qualquer denúncia é, verificaremos, mas…

      “Tudo o aqui vamos comentar leva em conta que temos uma mídia de dez família que é dona da verdade/mentira e mais desinforma do que desinforma, atendendo a interesse do mercado e outros, e a seu bel prazer”

      Assim sendo, …

  8. Pobre Brasil !
    Se tem uma

    Pobre Brasil !

    Se tem uma coisa que certamente não querem com todas essas CPIs é apurar e acabar com os podres do país .

  9. É óbvio que a imprensa e a

    É óbvio que a imprensa e a oposição vão passar a ideia com mais força de que “não aconteceu nada demais” e que é evidente que é eleitoreira, pra mitigar a da Petrobras, etc. Deviam, no priimeiro momento que começou o bate boca diversionista com o rio de janeiro, ter criado a cpi do secarrão. Mas perderam mais essa oportunidade.

    Perdi tempo vendo aquele entre aspas da glabonews com o Aloísio nunes e um tal Zaratini do pt, pt, pt.

    É impressionante como esse pessoal do pt, pt, pt parece que quer ser tratado como cavalheiro por quem cavalheiro não é. O senador tucano tratando ele e o governo com o maior desdém e ele fazendo pose… Em nenhum momento usou a palavra incompetente, eleitoreiro…

  10. Não acredito

    O proprio psdb/pig sabe que não vai ter cpi porque ele no final do processo vai inviabiliza-la. Se o fhc endoçou é porque sabe que não ia dar nada: já pensou trensalão, privataria, etc.

    Tudo isso é para ganhar terreno, inclusive com pesquisas falsas para a pancada que vai ser a falta de agua em sp e os desdobramentos do trensalão, embora a mp de sp já esteja se focando nos diretores que moram na suiça, interessante.

    E depois o pt é muuito fraco para responder; nem tem senador, parece que tem um senadora e é só.

  11. Será que o “rito de passagem”

    Será que o “rito de passagem” de Dilma esta acabando? Há quem diga

    que na hipótese de um segundo mandato a coisa “pega.Quanto sofrer…

  12. Pra ter paz, começa-se pela guerra.

    Eh isso mesmo. A base aliada (humm), pelo menos os deputados do PT têm a obrigação dessa vez de fazer bloco (ministros também) e contra-atacar. Todo ano eleitoral, saem com um CPI em cima do governo. Essa da Petrobras, faz tempo que procuravam um motivo, qualquer um, para atacar a estatal e assim demonstrar ao mesmo tempo que o governo é corrupto e incompetente e que a Petrobras estaria melhor nas mãos de gringos. Eh guerra o que eles querem? Eh guerra que eles vão ter. E eles sabem o quanto têm a perder. 

  13. “Os temas que se pretende

    “Os temas que se pretende agregar são o Metrô de São Paulo (que tem recursos do BNDES e do Banco Mundial); o porto de Suape, em Pernambuco; a Comgás de Pernambuco, que faz uma ponte estreita entre o porto e a Refinaria Abreu Lima.”

    Pq o governo precisa de uma CPI para investigar estes fatos ?

    CPI é instrumento da minoria.

    Tão fazendo papel de palhaço frente a opinião publica.

    “No Planalto, foi visto como irresponsabilidade, desconsiderando contribuições da Petrobras ao país”

    Se é contra o PT é contra o país? tenta outra pra vê se cola.

     

     

      1. Ainda temos muito caminho a

        Ainda temos muito caminho a ser percorido ate que a democracia seja de fato uma realidade comum no país.

        O Sr Alan Sousa tem uma visão equivocada e se deixa levar pela soberba.

        “E essa de “CPI é instrumento da minoria”, essa sim é que não cola…Leia o art. 58, § 3° da Constituição e aprenda o que é uma CPI.”

        Vamos ver então:

        “Existe, no sistema político-jurídico brasileiro, um verdadeiro estatuto constitucional das minorias parlamentares, cujas prerrogativas – notadamente aquelas pertinentes ao direito de investigar – devem ser preservadas pelo Poder Judiciário, a quem incumbe proclamar o alto significado que assume, para o regime democrático, a essencialidade da proteção jurisdicional a ser dispensada ao direito de oposição, analisado na perspectiva da prática republicana das instituições parlamentares.

        A norma inscrita no art. 58, § 3º, da Constituição da República destina-se a ensejar a participação ativa das minorias parlamentares no processo de investigação legislativa, sem que, para tanto, mostre-se necessária a concordância das agremiações que compõem a maioria parlamentar.

        O direito de oposição, especialmente aquele reconhecido às minorias legislativas, para que não se transforme numa prerrogativa constitucional inconsequente, há de ser aparelhado com instrumentos de atuação que viabilizem a sua prática efetiva e concreta no âmbito de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

        A maioria legislativa não pode frustrar o exercício, pelos grupos minoritários que atuam no Congresso Nacional, do direito público subjetivo que lhes é assegurado pelo art. 58, § 3º, da Constituição e que lhes confere a prerrogativa de ver efetivamente instaurada a investigação parlamentar, por período certo, sobre fato determinado. Precedentes: MS 24.847/DF, Rel. Min. Celso de Mello.

        http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=86195

         

    1. Alfabetizando

      A – E – I – O – U são vogais,o resto do alfabeto  é composto por consoantes.

      B+A = BA,  B+E+ BE.   BO+ BO= BOBO .

      1+1= 2 ,  2+2= 4.

      Aprenda primeiro o básico pra depois tentar entender o mais simples.O complexo talvez quem sabe com um pouco de esforço um dia vc conseguirá entender?

    2. O PT é minoria no Estado de

      O PT é minoria no Estado de São paulo. Se fosse maioria, essa CPI já existiria em São paulo a uns dez anos, pelo menos.

      E muito dinheiro não teria sido roubado…

  14. Lembro do mensalão. Quando

    Lembro do mensalão. Quando surgiu a notícia no UOL das ligações do Aécio com um policial civil mineiro que sacava dinheiro no banco Rural, eu, muito inocente naquela época, achei que a mídia, pelo menos a Falha, trataria todos os partidos da mesma forma. Mas isso durou 2 dias apenas. Depois todas as informações que ligavam  Marcos Valério e seu sócio Cristiano Paz (que era secretário de governo do Aócio) com o psdb mineiro foram desaparecendo. Foi quando eu cancelei minha assinatura do UOL.

    E é o que vai acontecer de novo. 

  15. Este é o melhor plano que o

    Este é o melhor plano que o PT tem para a situação atual de estar apanhando de tudo quanto é lado?

    Se mesmo assim acontecer, capaz do PIG denunciar as intenções eleitoreras destas ações do governo na CPI da Petrobrás.

     

    Sim, de grão em grão da SECOM chegamos a isso!

     

    É minha gente, ja começo a ficar preocupado.

     

     

  16. Agora sim…

    Surge a oportunidade de colocar na cadeia: José Serra, Alckmin, José Aníbal e o Senador Aloysio Nunes Ferreira, (comprado pelo Paulo Preto por R$300.000,00). Todos foram beneficiados pelos desvios bilionários no Metrô, e trens de S. Paulo. O Mario Covas fica de fora por já ter morrido.

    1. Muito dificil que isto

      Muito dificil que isto ocorra, pois vão ser julgados na primeira instância, que é bem diferente da última istância (STF). Na primeira instância eles terão mais contrôle e poder de pressão.

  17. O Golpe da Informação

    “Se você não acredita em mim, acredite na CIA quando ela mesma admite manipulação da mídia brasileira” – Mauro Santayana

    Historiador a serviço da CIA revela como ideias e recursos dos Estados Unidos seduziram a imprensa brasileira nos anos 1950 e semearam o golpe

     

      

    Pra quem não quer acreditar, a própria CIA conta a história

    Há 48 anos, quando o Brasil vislumbrava reformas constitucionais necessárias a seu desenvolvimento, os Estados Unidos financiaram e orientaram o golpe militar. E interromperam uma vez mais um projeto nacional proposto em 1930 por Vargas. Os acadêmicos podem construir teses sofisticadas sobre a superioridade dos países nórdicos para explicar o desenvolvimento da Europa e dos norte-americanos e as dificuldades dos demais povos em acompanhá-los, mas a razão é outra. Com superioridade bélica, desde sempre, impuseram-se como conquistadores do espaço e saqueadores dos bens alheios, os quais lhes permitiram o grande desenvolvimento científico e militar nos séculos 19 e 20 e sua supremacia sobre o resto do mundo.

    Podemos ver a origem do golpe de 1964 mais próxima uma década antes. Em 1953, diante da resistência de Getúlio, que quis limitar as remessas de lucros e criou a Petrobras e a Eletrobrás para nos dar autonomia energética, a ação “diplomática” dos Estados Unidos cercou o governo. Com o aliciamento de alguns jornalistas e dinheiro vivo distribuído aos grandes barões da imprensa da época, construiu a crise política interna. Entre a lei que criou a Petrobras e a morte de Getúlio, em 24 de agosto de 1954, o Brasil viveu período conturbado igual aos três anos entre a renúncia de Jânio e 1964.

    A propósito do projeto de Getúlio, seria importante a tradução no Brasil de um livro no qual essa operação é narrada em detalhes: The Americanization of Brazil – A Study of US Cold War Diplomacy in The Third World, 1945-1954. Um estudo sobre a diplomacia americana para o Terceiro Mundo em tempos de Guerra Fria. O autor, Gerald K. Haines, é identificado pela editora SR Books como historiador sênior a serviço da CIA, o que lhe confere toda a credibilidade.

    Haines mostra como os donos dos grandes jornais da época foram “convencidos” a combater o monopólio estatal, até mesmo com textos produzidos na própria embaixada, no Rio. E lembra a visita ao Brasil do secretário de Estado Edward Miller, com a missão de pressionar o governo a abrir a exploração do petróleo às empresas norte-americanas. O presidente da Standard Oil nos Estados Unidos, Eugene Holman, orientou Miller a nos vender a ideia de que só assim o Brasil se desenvolveria. Mas o povo foi às ruas e obrigou o Congresso a impor o monopólio.

    A domesticação dos meios de informação do Brasil começara ainda no governo Dutra. Os americanos usaram as excelentes relações entre os intelectuais e jornalistas e o embaixador Jefferson Caffery, nos meses em que o Brasil decidira por aliar-se aos Estados Unidos na luta contra o nazifascismo, em benefício de sua expansão neocolonialista.

    A criação da Petrobras levou os ianques ao paroxismo contra Vargas, e os meios de comunicação acompanhavam a histeria americana. A estatal era vista como empresa feita com o amadorismo irresponsável dos ignorantes.

    A morte de Vargas não esmoreceu os grupos que tentaram, em 11 de novembro do ano seguinte, impedir a posse de Juscelino. O golpe de Estado foi frustrado pela ação rápida do general Teixeira Lott. Em 1964, a desorganização das forças populares favoreceu a vitória dos norte-americanos, que voltaram a domesticar a imprensa e o Parlamento e manipularam os chefes militares brasileiros.

    Os êxitos do governo atual e a nova arregimentação antinacional contra a Petrobras – agora com o pré-sal – devem mobilizar os trabalhadores que não estão dispostos a viver o que já conhecemos. Sabem que a situação internacional tende para a direita, e não podemos repetir apenas que o povo esmagará os golpistas. É necessário não só exercer a vigilância, mas agir, de forma organizada e já, para promover a unidade nacional em defesa do desenvolvimento de nosso país.

  18. Nassif e companheirada, qual

    Nassif e companheirada, qual das duas virá ?

    – Um banho de água geladérrima na CPI ?

    – Ou uma invertida na oposição que ficará para a história ?

     

  19. Não acredito que fuçarão na

    Não acredito que fuçarão na lama.  Não existe cadeia para prender todo mundo! Além de sobrar muita pouca gente dentro do Judiciário para julgar tudo. Esta esperança eu não tenho!

    Adoraria ver este país passado a limpo, mas, isto só será em sonhos. Existem pedras que não podem ser mexidas, seria um caos politico e institucional do país. Peixes grandes não vão para cadeia, só vão testas de ferro e laranjas.

  20. mais do mesmo, já vi senador

    mais do mesmo, já vi senador esbaforrido quando “descobriram” que as empreiteiras mandavam no país, um desse s alegou que era um Estado dentro do Estado e que iam abrir uma cpi outro alegou (mais uma vez) que se tudo fosse apurado a republica cairia, agora veem com esse papinho de novo; vai haver a cpi do fim do mundo 2 justamente para deixar tudo exatamente o mesmo.

    1. Falta incentivar alguém a falar

      Como são coisas secretas, exceto que o dinheiro desaparece, se não contar ninguém sabe.

      O negócio é “incentivar” algumas delações, ai fica mole mole.

      Uma turba com uns 2 milhões de manifestantes, p. ex., fazendo pressão deve conseguir resultados surpreendentes e inesperados.

      Donos de meios de comunicação são pessoas bem informadas normalmente e poderiam apoiar tal iniciativa.

  21. Qual das duas ?

    Nassif e companheirada, então qual das duas virá ???

    – O banho de água geladérrima na CPI ?

    – Ou uma invertida na oposição que ficará para a história ?

  22.  
    Conta- ataque?
      Isso é

     

    Conta- ataque?

      Isso é chantagem grosseira e porca.

       Bem do nível do PT;

      Ora,ora…desde sempre o PT foi assim;

      Não me surpreende.

    1. kaolho

      Pois  é,pra tipos como vc,no dos outros é refresco.,Porque vc não está indignado e não  cita que mais uma vez a assembléia paulista barrou mais uma CPI,que  iria investigar os emplumados corruptos paulistas? Sabe não? Porque é um kaolho e como o PIG,vc só consegue enxergar os fatos enviesados e distorcidos.

      1.  
        Sei sim Tô ligado.
          E acho

         

        Sei sim Tô ligado.

          E acho essa atitude peesedibista um descalabro que já perdura 20 anos;Urge acabar com isso.

          Mas ,os absurdos cometidos pelo PSDB justificam os do PT?

           Que tal mandarmos os dois partidos pra casa do CAR….valho?

  23. Conjunções…

    Petrobrás ou Siemens/Alstom não. A conjunção certa é “E”.

    Quanto às teorias conspiratórias sobre a Petrobrás (enfraquecer, privatização, etc.) dizer o quê? Não foi a oposição que a aparelhou e a desvalorizou e muito menos tem o controle sobre seu destino. Ou será que não é o próprio governo que vê aí uma oportunidade de, como é que se diz hoje em dia mesmo?, “concedê-la” à iniciativa privada? Mais: o cotejo da história de 60 anos da empresa frente ao ocorrido nos últimos, sei lá, 6, pode ser usado para municiar ambos os lados.

  24. Seria muito bom isso, mas

    Seria muito bom isso, mas acho pouco provável. Conhecendo-se a frouxidão do PT no congresso basta a Globo ameaçar com mais um escândalo da tapioca qualquer  e todos os parlamentares petistas e peemedebistas saem correndo.

    E sobre a dobradinha do JN com o PSB eu não vi, nem um, nem outro. Outros 93% da população brasileira também não.

    Vcs não estão achando que alguém tem paciência para ouvir a Marina falando né?

     

  25. Quando se trata da rede

    Quando se trata da rede globo, que é um braço poderoso da oposição, e vice-e-versa, o PT e o governo ficam cheios de dedos. Imaginemos se os que são oposição hoje fossem a situação e o PT fosse uma oposição ajudada pela globo, o que aconteceria? Não tenho a menor dúvida de que a concessão da globo já teria sido cassada. Portanto, o PT e o governo têm de usar os dedos e os braços de outra forma em relação à globo. Para o bem do país, essa asquerosa rede de televisão é um entulho que precisa ser retirado e jogado no lixo urgentemente.

     

    1. Imaginar, como???

      Consegue, mesmo em sonhos, imaginar uma Globo abraçada ao PT, aos movimentos sociais? E a oposição de hoje, eventualmente no poder, ser abandonada pelos Marinhos e por todo o PIG? Fico irritado, frustrado, perco o sono por conta disso, mas já abandonei a esperança de termos uma Lei de Meios. Ciente disso, o PIG segue tranquilo, propondo golpes atrás de golpes, apoiando fascistas e nazistas de plantão. Não tenho dúvida de que ninguém mexe neste ninho e a razão é simples: fogo morro acima, se não queima, pelo menos chamusca a todos.     

  26. Volta Lula…

    Nassif,

    A CPI é tiro amigo…O grupo “Volta Lula”, continua aguardando uma decisão da Presidente Dilma: 1) Ou ela vai pra cima de tudo e de todos e começa a realmente fazer política;2) Ou assume que não aguenta mais tudo isso(inclusive a ojeriza no convívio diário com políticos em geral), e retira sua candidatura à Presidência da República dando espaço para a volta do ex-presidente Lula. Lembrando que o movimento “Volta Lula” é formado por 90% de toda base do Congresso. Já a oposição vive esse dilema, ou seja, tem que bater na Dilma por ser ano eleitoral, mas corre o risco com isso de acontecer o já famoso movimento “Volta Lula”.

    1. Por isso que o FHC disse que

      Por isso que o FHC disse que não queria a CPI.

      Depois teve que recuar, pois começaram a pensar que ele teria alguma coisa a esconder da gestão da empresaa na época do seu próprio governo… Ficou entre a cruz e a espada, e arriscou.

  27. Os senadores petistas são uma vergonha

    Requião apresentou a CPI do Transporte coletivo para investigar as máfias pelo país, as tramoias nas planilhas de contabilidade, privataria e as tarifas bem acima da média.

    Uma oportunidade de ouro para devassar os políticos lobistas dos empresários ou concessionários do transporte público (a maioria parlamentares da oposição e do Blocão), mas os cagões do PT fugiram da investigação.

    Vejam quem assinou e retirou a assinatura:

    Roberto Requião PMDB  Morazildo Cavalcanti PTB  Jader Barbalho PMDB  Álvaro Dias PSDB

    Fernando Collor PTB  Christovam Buarque PDT  Mário Couto PSDB  Jarbas Vasconcellos PMDB Pedro Simon PMDB  Flexa Ribeiro (retirou) PSDB  Benedito de Lira PP  Randolfe Rodrigues PSOL Wilder Morais (retirou) DEM  Waldemir Moka PMDB  Paulo Paim PT  Lobão Filho (retirou) PMDB Renan Calheiros PMDB  Sérgio Petecão (retirou) PSD  Cássio Cunha Lima PSDB   Pedro Taques PDT  Antonio Carlos Valadares PSB  Lídice da Matta PSB   Lindeberg Faria (retirou) PT   Casildo Maldaner PMDB  Ricardo Ferraço (retirou) PMDB   João Durval PDT  José Agripino DEM  Magno Malta (retirou) PR  Ivo Cassol (retirou) PP   Osvaldo Sobrinho PTB  Cícero Lucena PSDB  João Alberto Souza (retirou) PMDB   Vanessa Grazziotin (retirou) PC do B  Zezé Perrela (retirou) PDT  Vital do Rego PMDB   João Vicente Claudino (retirou) PTB  Eduardo Lopes (retirou) PRB  Luiz Henrique PMDB Acir Gurgacz (retirou) PDT  Eduardo Suplicy PT  Ruben Figueiró PSDB  Eduardo Amorim PSC

  28. Já passou da hora do PT

    Já passou da hora do PT partir para o contra-ataque. Não dá mais não se ter uma “agenda positiva” em razão de “pirotecnia-midiatáica-tucana-globo”.

     

    Coloquem o metrô de SP nesa jogada…. e verão como vão pensar duas vezes em novos “ataques.”

  29. Este post poderia ser

    Este post poderia ser sintetizado na seguinte forma :  parem de investigar nossos roubos, senão investigaremos os de voces.

    Outra mais, o fator eduardo cunha. Para que existe abin? Se como dizem, o mesmo é herdeiro do esquema Janene, tem coisa ahi.  Negociar com o mesmo só tinha que dar nisso.E quais lideranças do PT foram responsaveis pelas negociações com eduardo cunha? Há 12 anos o PT administra o país, está na hora da mea culpa, de uma profunda revisão nos rumos pantanosos e fedidos que o partido seguiu. 

     

        1. Desenhe em crayon pra nos o

          Desenhe em crayon pra nos o que isso significa:

          “sintetizado na seguinte forma :  parem de investigar nossos roubos, senão investigaremos os de voces”

          A ultima vez que eu olhei, a Petrobras tinha conseguido TUDO que queria do governo Lula/Dilma, enquanto o PSDB tentou tirar deles ate mesmo o que eles nao tinham pra oferecer:  ate o “s” no nome que ia ser mudado pra “x”, entre inumeras outras coisas que a direita tentou roubar deles.

  30. O governo e o PT estão

    O governo e o PT estão querendo fazer o que deveriam ter feito há tempos atrás. A oposição e seu batalhão midiático são mais podres do que um lanche do McDonalds jogado num lixo de semanas. Estão se desfarelando, bastando soprar para que se transformem em milhões de migalhas. O governo e o PT têm de começar a usar a boca  para assoprá-los e mostrar o lixo de que são formados. Em todo e qualquer microfone, as denúncias precisam ser lançadas.

  31. “Por que não o foco na Alstom

    “Por que não o foco na Alstom e Siemens….”?

    Ora, já se fala disso há meses. Todo mundo quer é novidade… 

  32. Contra-ataque:

    Nassif,

    É bem possível que este bloco de providências não traga qualquer resultado positivo para o governo federal.

    Esta CPI poderá esvaziar com o resultado da sindicância interna comandada por Graça Foster, isto caso os vinte parlamentares qualificados ( agora fiquei curioso) não repitam o fiasco da CPI de CCachoeira, bem mais fácil do que esta da Petrobras e de resultado vergonhoso. 

    A idéia de aplicar penduricalhos como o relativo aos desmandos na contratação do Metrô-SP soa como apelação desnecessária por parte do Planalto, que deve ter inúmeros trunfos dele próprio para enfrentar a oposição.

    Quanto às reclamações a respeito da atuação da grande mídia, que todos os descontentes peguem o controle remoto e troquem de canal, mas sem falar nada prá ninguém porque a turma dos Marinho não pode ficar sabendo.

    É isto.

     

  33. Seria muito bom se fizessem

    Seria muito bom se fizessem pelo menos isso, mas depois que vimos a CPI da Privataria Tucana, prontinha, ser engavetada, não tenho muitas esperanças. Esse pessoal da Dilma é fraco demaaaaais. E uma Gleisi só não faz verão. Eita povo frouxo, siô!!! Acontece que eles estão empurrando o PT, nestas horas ou o PT reage de verdade e sai das cordas ou será esmagado. REAGE PT!!! ACORDA PRA CUSPIR!!!

    1. Se o PT depender de gente que

      Se o PT depender de gente que nem a Gleisi (evangélica-ruralista e mulher do bernardinho rede globo) vai longe viu… Coitado do povo do Paraná…

      1. Gleisi

        Pelo jeito você sabe muito sobre a Gleisi. Conta mais sobre ela. Sou do Paraná e, já que ela dever ser uma das candidatas ao governo, gostaria de saber detalhes de tudo o que você diz nas entrelinhas .

  34. Que eduardo cunha tá mortinho

    Que eduardo cunha tá mortinho isso todo mundo já sabe e já viu, mas não é somente ele que corre perigo, o tal Costa que já está preso tá metido com repasses de dinheiro a políticos principalmente do RJ, tem gente que assinou a cpi para aparecer para a torcida, mas está a base de calmantes. Vamos ver quais serão os novos movimentos das peças nesse xadrez exótico. FHC e Aecim estão caladinhos, depois de fazerem tanto barulho. Vamos ver quantos ovos de serpente sairá desse ninho, e quantos lobos sairão desse covil.

  35. O raciocínio do povo e o escândalo Petrobras

    O povo agora acreditou que  conseguiu-se provar  o nexo que  presidente da repúbica e militante do PT ROUBAM SIM. 

  36. Dobradinha

    Muitos, além de mim, perceberam a dobradinha JN e programa político do PSB. A Marina de escada para o Eduardo lembrou-me Paulo Gracindo e Brandão Filho, em excepcional quadro humorístico da TV. Nem o famoso clássico japonês “Império dos Sentidos” poderia ter sido mais explícito. 

  37. A moralidade tucana não

    A moralidade tucana não resiste 20 segundos de exposição dos crimes em série que o PSDB têm cometido. Quando os políticos desta legenda não estão traficando cocaína ou furtando dinheiro público, eles estão espionando o Brasil a serviço dos EUA ou querendo entregar tudo que tem valor no país aos seus “amigos malcheirosos” norte-americanos e europeus. Em tempos idos, esta canalha tucana seria posta a ferros, chicoteada e degolada sem piedade. Mas agora temos que tolerar estes pulhas que se dizem nacionalistas honestos quando são apenas traidores celerados. Bah… 

  38. Não vamos esquecer que o PT

    Não vamos esquecer que o PT perdeu a mais incrível oportunidade da história para virar do avesso a mídia e a oposição na trágica CPI do Cachoeira.

    Lançaram a bola, o atacante deu uma “caneta” no zagueiro, passou pelo goleiro, ficou frente a frente com o gol, sozinho, a torcida já comemorando e o centroavante petista apenas voltou e entregou a bola de novo ao goleiro.

    Depois dessa, vai ser difícil retomar a confiança da torcida. Infelizmente.

    1. O cavalo já passou celado

      O cavalo já passou celado várias vezes diante do PT e do governo Lula e Dilma e eles perderam a oportunidade.

      Uma das quais foi assim que assumiu o governo federal quando Lula deveria ter feito o que LEONEL BRIZOLA lhe suplicou; AUDITORIA DA DIVIDA e uma INVESTIGAÇÃO PROFUNDA PARA ANULAR A PRIVATARIA.

      São tantos os prejuízos causados ao Brasil alem da quebra(tres vezes) que fizeram o país ir ao FMI diversas vezes.

      Uma dos prejuízos já tem relatório  do TCU:  APAGÃO DE ENERGIA ELETRICA.

      om sete anos de atraso, o TCU quantificou os prejuízos que o apagão elétrico da era FHC impôs ao país: R$ 45,2 bilhões.

      A cifra consta de relatório aprovado pelo tribunal em sessão realizada nesta quarta (15). Redigiu o texto o ministro Walton Alencar Rodrigues.

      É a primeira vez que as perdas do apagão, ocorrido entre 2001 e 2002, é quantificada.

      De acordo com as conclusões do tribunal, o prejuízo infelicitou o bolso do brasileiro –direta ou indiretamente.

      O grosso do dano (60%) – R$ 27,12 bilhões — veio na forma de aumentos cobrados nas contas de luz de empresas e pessoas físicas.

       

  39. Não se iludam com a fraqueza do Eduardo Cunha

    Este Eduardo Cunha é muito mais esperto que vocês pensam . Cria política e agente ativo do Deputado Francisco Dornelles , atuou na privataria do Banerj , na Cia Estadual de Gás do Rio de Janeiro e na extinta Telerj . Ficou rapidamente milionário . Era figura fácil no oitavo andar do Edifçio De Paolli no Rio de Janeiro onde funcionava o Banco Central dos Doleiros naquela época comandado pelo Doleiro Dario Messer e o antigo Banco Israel Discount Bank depois do escândalo Banestado virou apenas Discount Bank, com sede no Uruguai . Devido a motivos realcionados a mulheres rápidas e cavalos lentos , envolveu-se amorosamente com a antiga apresentadora da Rede Globo Cláudia Cruz . Descoberto pela esposa , levou uma surra em pública da mulher em plena Praia de Ipanema e teve que ir morar por um tempo no extinto Hotel Marina Palace . Perdeu boa parte da riqueza mas continuava muito bem relacionado . Tirou dinheiro de antigos comparasas da Privataria que lderou no Estado do Rio , pis afinal de contas ele era um arquivo vivo , recuperou-se um pouco e se aproximou da bancada evangélica da ALERJ sendo logo após vinculado a quadrilha que se instalou no Palácio Guanabara no Governo Garotinho e as milícias que mandavam na ALERJ e na secretaria de segurança . Recuperou prestígio e dinheiro , muito dinheiro e conseguiu financiar/comprar uma eleição para Deputado tranquila . Obviamente dentro do PMDB do Rio logo alcançou a Olimpo , associando-se ao Moreira Franco e a banda podre do Sérgio Cabral .

    Não se iludam que ele sempre ressurge das cinzas , é inteligente , bem relacionado e ainda tem muito dinheiro , além de uma esposa bonita e que cuida da Relações Públicas dele junto a mídia . Ele está aparentemente isolado , mas tenham certeza não será por muito tempo. O cara tem um apetite enorme por mulheres rápidas e cavalos lentos !! 

    1. Marcus, parabens você deu a ficha completa!

      Agora o que o Nassif quer dizer que o peso político dele em Brasília deu uma boa diminuída. Mas certamente na política local (RJ) ele sempre terá peso.

    2. Parabéns Marcus!

      Desnudou esse péssimo político, embora com cara de bobo alegre, ( ô homem feio) , ele faz parte da escória de políticos do Rio de janeiro.

  40. De tudo que tenho lido até o

    De tudo que tenho lido até o momento não muito se aproveita até por alguns exercicios de futurologia. Mas, vamos lá. Politica é uma atividade humana mais racional do que se imagina. Em situações limitrofes os lados olham o que podem perder e não mais o que podem ganhar. Na arte da guerra SUN TSUN prega que nunca se deve acuar o inimigo/adversário sem deixar uma fuga honrosa, pois esse inimigo não terá mais o perder do que já está perdido e terá muito a ganhar. Estamos em ano de copa do mundo e daqui a pouco querendo ou não o brasileiro e aqueles que tem muito a perder sem a copa. Midia, marcas de cerveja, de artigos esportivos,  hotelaria e etc, vão começar suas campanhas. O brasileiro sempre foi muito critico com sua seleção assim como com seus governos, nunca confia em nenhum dois. Mas quando começa o jogo, então este pais se transforma. Já vi isto inumeras vezes. E depois começam as campanhas e aqueles que estão no congresso vão começar a voltar para seus redutos pois nenhum eleitor aguenta ver horário politico e CPI na camara. O PMDB partido sem o que nada anda nas casas legislativas, e lembrem que foi este PMDB que salvou a VEJA/POLICARPO na CPI  do cachoeira. Ele (PMDB) sabe que se perder o planalto vai ganhar o governo que vier, sempre é assim desde COLLOR. Quando a campanha chegar vamos ver uma oposição sem projeto e sem futuro, a não ser a ética, mas dessa o BRASILEIRO DESCONFIA MAIS QUE TUDO. E não podemos esquecer que esta eleição corre o risco já anunciado na anterior de bater recordes de abstenção e votos em branco. Abraços a todos que se preocupam com este país.

  41. Seria ótimo ! Se o PT e o

    Seria ótimo ! Se o PT e o governo não repetirem o vegonhoso comportamento na CPI do Cachoeira. 

    PS: antes das pedradas, sou PT e não um troll.

    1. CPI sem fim definido é para quem gosta de confusão.

       

      Arthur Araujo (sexta-feira, 28/03/2014 às 17:37),

      Não acho uma boa esta CPI sem fim específico. Não há problema nenhum da presidenta Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena. Ela talvez tenha se excedido na nota que ela deu, embora seja bem provável que ela fez a nota com uma segunda intenção.

      Uma CPI com um objetivo específico pode deixar tudo isto transparente. E será bom para o governo.

      A CPI sem fim específico só interessa a turma da direita que quer que Lula surja para tirar a possibilidade de reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ocorre se Lula sair em razão de fracasso da presidenta Dilma Rousseff, tudo vai respingar em Lula. E muito provavelmente ele perde. Aliás a candidatura Lula só serve se for para perder em que ele sai candidato sem coligação para fazer uma grande bancado para o PT no Brasil.

      Enfim, a CPI sem fim específico seria o maior tiro no pé do PT. É uma CPI que não vai terminar e vai apenas criar confusão sem achar nenhum culpado. A candidatura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff é o que há de melhor para o PT. É preciso só manter a economia no ritmo atual, e segurar um pouco mais a inflação, coisa que 1 a 2 pontos na taxa Selic resolvem a contento.

      O que há é muito trabalho para queimar o filme da presidenta Dilma Rousseff. É preciso ver se o filme queima junto ao povão. Eu penso que o filme só queima entre os que pensam que são bem informados. A este respeito vale ver o post “A questão das duas pesquisas do Ibope” de sexta-feira, 28/03/2014 às 14:43, aqui no blog de Luis Nassif com a sugestão de Webster Franklin para o texto de Fernando Brito no Tijolaço, apresentando a seguinte chamada “Por dados do Ibope, Dilma não perdeu popularidade. Pesquisa de hoje é mais antiga que a dos 43%. Aliás, estava pronta quando esta foi publicada”. O endereço do post “A questão das duas pesquisas do Ibope” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/a-questao-das-duas-pesquisas-do-ibope

      É preciso ver direito quando foram feitas as duas últimas pesquisas uma sobre a popularidade do governo de Dilma Rousseff e outra sobre as perspectivas das candidaturas. Parece que se segurou a pesquisa que foi feita primeiro (A aprovação do governo) e só a apresentou após se ter apresentado a segunda pesquisa. Enfim, o que se observaria se a ordem de apresentação das pesquisas fosse a correta era que a presidenta Dilma Rousseff é de longe a mais forte candidata. Ao apresentar em ordem invertida criou-se uma expectativa ruim para a candidatura da Dilma Rousseff. É entretanto uma expectativa falsa.

      O povão tem uma reação diversa dos que pensam que são bem informados. Os bem informados ou os que pensão que são vão com a informação. O povão escuta a informação e vê a economia. No momento da informação eles ficam com medo, mas mais à frente se a informação não se confirma e a economia vai bem eles ficam com o que a economia diz. Economia ir bem para o povão é em primeiro lugar não ter inflação e em segundo lugar a geração de emprego (Só quando o desemprego é muito alto é que este indicador passa a ser o principal).

      Atualmente a reação diante de tanta notícia ruim tem sido de temor. Só que isto ocorreu também com Fernando Henrique Cardoso em 1998. É só ver os gráficos de popularidade do governo na época. A cada notícia ruim ele caia nas pesquisas. Em 1998 houve a crise na Rússia que ressoava no Brasil e havia a expectativa de que tudo sairia do rumo. No final, como a inflação, o grande temor da população, não vinha, Fernando Henrique Cardoso ganhou no primeiro turno.

      E indico um texto de Alexandre Schwartsman que saiu na Folha de S. Paulo esta semana. O título é “Imunes” e foi publicado quarta-feira, 26/03/2014 na página B6. O endereço do artigo “Imunes” é:

      http://www1.folha.uol.com.br/colunas/alexandreschwartsman/2014/03/1431002-imunes.shtml

      Ocorre que eu indico o artigo não pelo texto, mas em razão do gráfico Inflação vs Taxa real de juros (2006-14) calculado para o núcleo de inflação 12 meses à frente. Infelizmente o gráfico não está visível no endereço indicado. Na semana que vem, Alexandre Schwartsman publica o artigo com o desenho e o gráfico pertinentes lá no blog dele. É inacreditável o tanto que os que vivem de juros reais perderam no governo da presidenta Dilma Rousseff. Esta é a razão maior para toda a pressão em cima do governo. Também há gente dentro e fora da Petrobras insatisfeitos com a política a meu ver correta de não dar aumento de preço de derivados de petróleo. E entre que estão fora da Petrobras tanto há brasileiros como há estrangeiros.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 28/03/2014

    1. muito bom, sr. Chico.

      muito bom, sr. Chico. Parabéns pelo comentário 5 estrelas.  Costuma frequentar os comentários do  UOL? Nota-se. Enquanto o sr diz que a roubalheira corre solta na Petrobrás, no silêncio ensurdecedor da mídia o Pó de Minas vira pó e para um novo trem “remodelado” pelos tucanos paulistas a preços de um novo. E os paulistas pobres, é que sofrem por tanto silêncio.

  42. Onde está o dinheiro?

    O ataque é a melhor defesa, põe medo no opositor.

    Agora, da briga de dois o terceiro leva vantagem.

    Na última eleição para prefeito em São Vicente, aqui em São Paulo, foi assim, afinal, o segredo é a alma do negócio.

    E a Petrobrás oooooohhhhhh!!!!!!!!!!!!

    Cadê a grana? quem meteu a mão nela? Vai devolver?

    O povo surrupiado quer saber!!!!!

        1. Do povo que paga regularmente

          Do povo que paga regularmente seus impostos, é claro. E aqueles participantes do sonegômetro, entram com o que ? Mas este não é povo, não é sr. Alexandre. Estão acima dessas cositas e contam com advogados de alto nível.

          1. Dinheiro do povo

            Não entendi seu argumento de sonegômetro, que ponto voce quer provar, ou ressaltar com isto que tenha a ver com o desvio de dinheiro na transação da Petrobras?

            Povo é povo, são todos os brasileiros com residência e domicílio no Brasil, com a inflação e a miríade de impostos diretos e indiretos que incidem sobre todas as mercadorias, não existe ninguém no Brasil, residêntes ou não, que não pague e recolha impostos. Todo o dinheiro arrecadado é gerido nos Governos e gastos com a rúbrica de dinheiro do povo, dinheiro arrrecadado pelo Estado e que não provém de exação fiscal é excessão no tesouro.

            Este argumento de que eu roubo, mas o outro também rouba é coisa de cadeiro cumprindo pena. Por outro lado, a função de arrecadar e coibir a sonegação é tarefa do executivo e do judiciário, colocar a culpa nos advogados me parece totalmente fora da ótica legal.

          2. Leia com mais atenção, por

            Leia com mais atenção, por favor. Se precisar dê mais uma lida . Quanto à sua aula , não necessito dela, mas agradeço a boa vontade.

          3. Eu li e continuo sem entender

            Posso estar enganado, mas como você não apontou a relevância ou pertinência do sonegômetro, penso que foi usado só para demonstrar a total falta de entendimento, de sua parte, de como funciona o aparato fiscal tributário nacional. Não é?

          4. Até onde se sabe, não houve

            Até onde se sabe, não houve desvio de dinheiro da Petrobras. Poderia ter havido talvez um mau negócio, mas ao que tudo indica nem isso sequer houve. Estes torpedos da oposição e da mídia são lançados de bases que não se sustentam. A compra da Pasadena pela Astra, por exemplo, não foi um negócio de apenas 42 milhões de dólares, como se berra por ai, Foram 42 milhões pela refinaria, mais a transferência da dívida da empresa e mais os estoques, que são a parte mais cara da compra e que foram pagos pela Astra certamente bem a mais do que os 42 milhões. Há cálculos sobre o valor pago por estes estoques que vâo de 100 milhões de dólares até 1 bilhão. A astra não é uma petroleira, é um corretora. Ela tem interesse em manter certos segredos sobre seus negócios. Ela faz folders coloridos e maravilhosos sobre seus lucros e os distribui aos acionistas, tentando causar a impressão de que sempre faz negócios ultravantajosos. Mas nem sempre os faz. A Globo pegou um destes folders e o exibiu descolando em close targetas telegráficas, como se aquilo fosse um valioso documento. A Astra estava bem, como sócia da Petrobras, mas veio a crise de 2007/2008 e abalou todo o negócio de refinariaas nos Estados Unidos. A Astra se valeu da cláusula de venda ao sócio, uma cláusula comum em negócios desta monta, para tentar escapar com vantagem das repentinas adversidades. Houve divergências sobre o preço e arbitragem, depois do que a Petrobras adquiriu a metade da Astra e mais os estoques, não se deve esquecer destes, que são de valor elevado. Ao fim não houve nenhuma tragédia, o negócio ainda ficou na casa do razoável. Mas houve muito mais do que má fé por parte da mídia e dos políticos de oposição, quando decidiram tirar proveito do episódio. Houve uma armação, onde deliberadamente se omitiu trechos cruciais do enredo. Foi omitido o efeito gigantesco da crise sobre setores econômicos dos Estados Unidos, inclusive energia. Foram embaralhados propositalmente os feitos anteriores e posteriores de um funcionário que se tornou doleiro, e que muito pouco a ver tinha antes, antes de ser doleiro, com as altas decisões da sua empresa. Foi ressaltada a importância de Dilma como presidente de um conselho, mas se omitiu os nomes do grande empresário Gerdau e do presidente da Edtora Abril, que também eram do conselho e também deram seu aval para a compra da refinaria.

          5. Que se esclareçam tudo e deem o nome de quem ficou com a grana

            Crise de 2008 deu preujízo na Refinaria e o dinheiro desapareceu?

            Cláusula Marlin, cláusula de lucro +20 % ,ou algumas mais que aparecerão conforme se escarafuncha este negócio?

            Por enquanto a Dilma e eu achamos que tudo está mal e porcamente explicado e cada defesa confunde mais do que explica, o que me parece de acordo para um processo de 6 anos onde os que se locupletaram estão estudando a melhor forma de esconder o que fizeram. Isto explica, é claro, toda a barafunda de informações conflitantes, contraditórias, insignificantes, confusas, despistantes e outras que foram sendo juntadas à discussão midiática e que só serão esclarecidas seguindo-se o fio da meada, cujo elemento visível e denunciador é o dinheiro.

            Quem meteu a mão na grana é suspeito!

            Espero que se esclareça tudo o mais rapidamente possível, o que tornaria a CPI dispensável, a Petrobras deveria colaborar abrindo seus arquivos e promovendo a transparência, afinal em última análise é o Dinheiro do Povo que está indo embora.

            Um delator premiado e tudo muda de figura, na minha opinião.

             

          6. Seu racícinio parte do

            Seu racícinio parte do pressuposto que houve má-fé.Mas qual a base?Você não tem nada que comprove a má-fé.E como seria desviado o dinheiro?Via Astra? Arrogante!

          7. No assunto nada , só trollagem

            Me chamar de arrogante não explica o desvio do dinheiro.

            Como ele ocorreu é o que se discute até agora. Se alguém já tivesse confessado não precisariam ficar montando comissões no Senado e na Petrobrás para descobrir que ficou com a grana desviada.

            Agora ofender e ameaçar para tentar parar as investigações e descobrir os larápios está dando um trabalho danado aos que têm interesse em deixar a coisa “como esta”.

            A peça de relações públicas, com fotos e linguagem jurídica, recheada de números é um exemplo claro de que estão escondendo algo de muito sério e comprometedor, afinal, ninguém iria montar uma defesa sofisticada e complexa daquelas, divulgá-la em meios de comunicação para não esclarecer nada e só confundir mais.

            Onde têm fumaça, têm fogo.

            Muitos vão arder nesta fogueira, na minha opinião.

      1. Ilmo sr. Iron, o pior é que

        Ilmo sr. Iron, o pior é que os tucanos  estão doidinhos  prá saber onde foi parar o dinheiro dos irmãos METRÔLHAS. Para ver se não foram surrupiados por alguem, que levou mais que o outro.

        1. Exma sra lenita, quando eu

          Exma sra lenita, quando eu disse caciques, me referia a todas as tribos. A senhora provavelmente eh da tribo petista e recei e lamento seu  pouco discernimento do que sejam tribos.Ha sim que apurar-se os tucanos. Enquantk isto reze a Tupan para acalmar os ses caciques.

    1. Andes do Eduardo traíra, vocês já comiam na mão do Alckmin

      Você, e toda corja do PSB de S. Paulo, estão proximos o suficiente dos tucanos corruptos para saber onde está  a grana do Metrô e trens. Vai lá Alexandre, diz onde está a grana. Se ela está chegando até você, e você não sabe de onde vem, perguntsa ao seu chefe Márcio França.

      1. Penso que este post é ofensivo

        Primeiro que o PSB não é corja, é a quarta legenda mais votada no Brasil, assim você está ofendendo grande número de filiados e simpatizantes do partido pelo Brasil.

        Segundo o Márcio França não é e nunca foi meu chefe, quem têm chefe é índio, ele é o presidênte estadual da legenda, mais ainda, sou contra o apoio ao PSDB, que estão sim, enfiados até o pescoço nestes contratos dos trens e metrôs, onde a Siemens e a Aston são réus confessos no exterior. Nunca apoiei este tipo de negócios e penso que a apuração deve ser feita de maneira a não deixar pairar quaisquer dúvidas sobre a lisura dos negócios desenvolvidos, respondendo todos que se locupletaram de maneira indevida.

        Nunca estiive próximo dos tucanos, desconheço toda e qualquer destinação do dinheiro pago em contratos, dê onde você tirou que eu sei está só na sua cabeça, mas se puder esclarecer será interessante, pois não acredito que você está acusando de forma tão veemente só porque você acha ou lhe veia à telha.

        Em todo caso, se for esta a motivação, penso que você agiu de forma leviana, irresponsável e temerária.

  43. Nota ” A – ” para o Brasil !

    Nassif, veja essa !!!

     

    Sex , 28/03/2014 às 06:27 | Atualizado em: 28/03/2014 às 12:39

    Agência chinesa dá nota ‘A’ ao Brasil

    Fernando Nakagawa, correspondente | Agência Estado

    Tags: rating Dagong Brasil China destaque do dia COMENTÁRIOS (7) -AA+

    A milhares de quilômetros de Nova York, uma agência de classificação de risco vê o Brasil em posição muito mais confortável do que a Standard & Poor’s, a Moody’s e a Fitch. Para a chinesa Dagong Global Credit Rating, o Brasil tem rating “A-“. Assim, a agência de classificação de risco estatal da China coloca o Brasil três patamares acima da avaliação anunciada, na segunda-feira, 24, pela Standard & Poor’s.

    Ao contrário dos comentários duros contra o governo brasileiro, a Dagong tem avaliação mais amena. A última revisão da nota brasileira foi feita em janeiro, quando reafirmou a nota “A-” e disse que o ambiente para a dívida brasileira é relativamente estável. “A situação política basicamente estável do Brasil e a vantagem da atual presidente Dilma Rousseff na eleição presidencial são fatores favoráveis para a continuidade e estabilidade das políticas”, diz relatório divulgado em Pequim.

    Os analistas chineses reconhecem, porém, que nem tudo são flores. “O ambiente político interno complexo constrange as reformas estruturais de longo prazo, que são repletas de grandes dificuldades.”

    Saiba mais

    28/03/2014 | Comentários(0)

    S&P mantém notas da Suécia e de Luxemburgo em AAA

    27/03/2014 | Comentários(0)

    S&P vê piora no cenário de dívida para empresas na Ásia

    26/03/2014 | Comentários(0)

    S&P: emergentes concentram risco ao crescimento global

    26/03/2014 | Comentários(0)

    Brasil não deve ter novo rebaixamento, diz economista

    26/03/2014 | Comentários(0)

    S&P rebaixa ratings de 13 bancos brasileiros

    25/03/2014 | Comentários(0)

    Rebaixamento pela S&P é retrocesso, diz FHC

     

    Em um ponto Dagong e S&P concordam: a política fiscal. “O déficit fiscal e a situação da dívida pioraram de forma consistente. Afetados pelo gasto que aumentou significativamente, o déficit público aumentou para o equivalente a 3% do PIB em 2013”, diz a Dagong. Economistas da agência preveem que a dívida pública subirá para 68,2% do PIB em 2014.

    Criada em 1994 pelo governo, a Dagong é a resposta de Pequim às agências ocidentais. Com critérios diferentes dos usados pelas concorrentes, a agência se gaba de ter sido a primeira a rebaixar a nota soberana dos EUA – movimento seguido por S&P, Moody’s e Fitch. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

     

  44. A omissão é cumpliciato

    A covardia dos governos Lula e Dilma, relativamente à mídia gorda, particularmente à Rede Globo, pode ser vista como espécie de cúmplice. Desde o debate Lula-Collor e o escândalo Globo-Brizola ficou cristalino que a Globo está a serviço do capital estrangeiro. E o que fizeram esses dois governos? O tempo todo agradando a mídia, nada fazendo quanto à lei dos meios de comunicação, ingenuamente acreditando que essa “imprensa” seria sensível e abrandaria as atitudes beligerantes. Cristina, a argentina, delicada daquele jeito, e mais macho que os nossos dois governantes. Lula e Dilma foram covardes ou ingênuos? Agora, esse é só o começo com vistas a outubro. Então ,toma! Toma! Toma!

  45.  Depois da demonstração de

     Depois da demonstração de garra da militância e da indignação de tanta gente em relação ao pagamento das multas dos reús da AP 470, o mínimo que o PT pode fazer é colocar gente igualmente aguerrida nessa cpi e levá-la adiante. Vai voar muita pena!

  46. Demorô. Se vingar a tese de

    Demorô. Se vingar a tese de agregar o Trensalão Tucano à CPI da petrobras, a mídia golpista e tucana vai parar de falar no assunto. Quem viver verá.

  47. Excelente iniciativa do PT, o

    Excelente iniciativa do PT, o telhado de vidro da corja é enorme e eles querem parecer fiscais da ética nacional.

    Quando os queridinhos da globo Serra, Alckmin e cia. forem chamados a depor a bola da mídia oposicionista vai murchar.

     

     

  48. Já era!!!

    Perdeu, perdeu!!!

    Que contra ataque? Do PT?

    Não tem deputado nem senador com culhões para fazer qualquer contra ataque à CPI da Petrobrás.

    Que Deus nos acuda, será novo processo do mensalão…

  49. CPI

    Se o governo adotar esta estratégia de incluir novas investigações na CPI , o PSDB/DEM de nada podem reclamar, pois na época do  mensalão, este assunto entrou como aditivo na CPI dos Correios, lembram?. Agora vão ter que engolir do próprio veneno.

    CPI é e sempre será política. Quem perde sempre é o POVO.

  50. A comunicação do governo é

    A comunicação do governo é muito, muito, muito ruim. DIlma está pagando pelo erro que Lula, e ela também, cometeu: patrocinar, em nome de mídia técnica, essa mídia maldita. 

  51. nada adianta se não houver vozes na imprensa

    Nada adiantará, se não houver vozes na imprensa. Ela edita o que quer. E publica o que quer. E o pior: a conta cai nas mãos do governo e das estatais.

  52. Nem a g roubo e comparsas

    Nem a g roubo e comparsas conseguirão afrontar os petroleiros e os nacionalistas que a defendem ..

    Esqueçam o governo, aliados ou politiqueiros vendilhões, o significado da palavra Petrobras, aglutina e rompe barreiras, significa riquezas no solo brasileiro .

    É uma coisa muito séria .

     

  53. A ordem é contratacar com a mesma proporção dos ataques.

    O tão criticado silêncio do governo, com relação aos achaques que os últimos governantes estaduais paulistas, fizeram com a Siemens, a Alstom, e outras empresas fornecedoras de produtos e serviços aos governos paulistas, serão agora escancarados e destrinchados, com a mesma fôrça demolidora, com que esta CPI, atacar ao governo federal que nem sequer tem alguma acusação, de qualquer desvío, de recurso do Tesouro, na compra da refinaria, que vai gerar a CPI da Petrobrás. Esperem e verão.

  54. Comissionados!!!

    Aê turma comissionada em Brasilia. Vão colocando as barbas de molho…

    PT, aliados, oposição e PIG contra o Governo da Dilma. Esta parada vai ser dura.

  55. No caso da Petrobrás,

    No caso da Petrobrás, suspeitas. No caso da Alston/Siemens, tudo comprovado, documentado, sacramentado, até pelos gringos. O corruptor já confessou!

    O PSDB pode passar da condição de partido em encolhimento para partido inexistente.

    De todo modo, continuo com minha cantilena: Dilma, minha filha, incorpora às próximas eleições um plebiscito sobre contribuição de pessoa juridica para campanha politica! “Sim” ou “não”.

    Pauta a próxima elição, minha linda… Bota o povo para discutir coisa que preste e não para perder tempo com aborto e bolinha de papel!

    Algum dia o PT vai entender que tem a caneta?

  56. Sensacional! Primeiro, a CPI

    Sensacional! Primeiro, a CPI vai ficar conhecida mesmo como CPI da Petrobrás. Segundo, a Globo só vai noticiar mesmo quando começar a CPI da Petrobrás…

  57. CPI

    Tem que ter a CPI da CVM.
    Quem ganhou dinheiro com ações do BB, da Eletrobrás e da Petrobrás com a CPI e a divulgação de 2 pesquisas do IBOPE manipuladas?
    Cadê os mecanismos da CVM?
    Cadê o MP?

  58. Infantilidade!!!
    Mais uma vez

    Infantilidade!!!

    Mais uma vez tentam esconder as atrocidades, ingerencias e absurdos desse governo e partido.

    Mais ridiculo e a imprensa chapa branca que estimula esse comportamento no país.

    Me pergunto onde vai trabalhar quando chegar ao fim.

  59. Preço de uma refinaria

    Estranho a demora e vacilo do governo e da Petrobrás em responder uma questão relativamente simples. 

    A grande pegada da mídia e oposição neste caso é a seguinte: A Petrobrás comprou uma refinaria nos USA e gastou mais de 1 bi de dólares no total, sendo que uma empresa belga comprou esta usina alguns anos antes por 40 milhões de dólares.

    Uma questão bastante simples para quem entende um pouco do assunto: Uma refinaria de petróleo, por menor que seja, custa ALGUNS BILHÕES DE DÓLARES. Se a Petrobrás comprou por menos, fez na verdade um bom negócio. 40 milhões de dólares não pagam nem o projeto de engenharia para construir uma refinaria, nem o terreno, nem nada. Se a empresa belga comprou por este valor realmente, certamente a comrpou com um grande endividamente e muito sucateada, gastando muito para colocá-la em ordem e revendê-la com lucro. Parabéns para ela. Uma das empresas do Eike foi vendida recentemente por valor simbólico de 1,00. Certamente será saneada e vendida por alguns bilhões de dólares e quem comprar não será um idiota. 

    Se alguém tem dúvidas sobre quanto custa uma refinaria, basta dar uma pesquisada. Veja por exemplo quanto está custando uma atualmente em construção pela Petrobrás mesmo …

    Assunto fácil de ser explorado por jornalistas pouco preparados (a imensa maioria) e que não gostam de pesquisar e se julgam os donos da verdade, ou alguns mal intencionados ou patrocinados mesmo. O que impressiona mais é mesmo o vacilo do governo e Petrobrás em responder. Parece que querem realmente esta polêmica por alguma outra razão obscura …

     

  60. Essa vou pagar pra ver

    Essa vou pagar pra ver sentado no camarote e comendo pipoca, os intocáveis da “grande imprensa” sendo chamados pra depor. Impagável. Tremei tucanalhas.

  61. Pasadena é só o começo(do fim).

    Se o objetivo é passar o país à limpo, por que não incluir neste requerimento as denúncias sobre as irregularidades na refinaria de Abreu e Lima e no Comperj? Não entendo esses apoiadores do governo petista que insistem(até mesmo de uma maneira doentia) em defender os descalabros desta gestão. A Petrobras, antes um modelo de pujança e orgulho nacional, hoje está reduzida à pó de traque pela ação direta daqueles que proclamaram aos quatro ventos que estavam alçando a empresa à posição de equivalência entre as gigantes do ramo petrolífero no mundo. Tudo que mostraram foi irresponsabilidade e incompetência. 

    1. tucano parece que não sabe somar

      Não entendo esses apoiadores dos tucanos que repetem como papagaios as mentiras da velha mídia golpista. Parece que perderam a capacidade de pesquisar, analisar, pensar, somar, subtrir. Para eles, transformar uma Petrobrax de 15 bi em uma Petrobrás de 214 bi é transformá-la em pó. Achei engraçada foi a referência ao pó. É o Aécio fazendo escola.

       

      1. As verdades que os petistas relutam em aceitar

        As contas da Abreu e Lima já ultrapassam os 20 Bilhões de dólares e ainda há muito por fazer para torná-la operacional. Falhas de planejamento, unidades mal dimensionadas e tubovias com erros crassos  de execução. Tudo isto está lá para quem quiser ver e se informar. No Comperj é a mesma coisa. Quem trabalha no ramo sabe muito bem. O prejuízo é bastante real, a irresponsabilidade e a incompetência pelo esbanjamento de recursos também. O verdadeiro golpe está vindo justamente daqueles que querem mascarar essa vergonha. É como a farsa da auto-suficiência, demorou um pouco mas a ficha caiu. O atual valor da estatal é de 186 bilhões, seu endividamento corresponde a 36% de seus ativos. Se continuarem comprando combustível mais caro no exterior para revendê-lo aqui dentro a preços subsidiados a coisa só tende a piorar. O setor elétrico segue destino semelhante.  A nação…o povo… pouco importam. O poder e somente o poder é o objetivo maior.

    2. Concordo Celso ! Prá mim tb

      Concordo Celso ! Prá mim tb deveriam colocar a compra de votos p/ reeleição do FHC, no congresso. Quem sabe ele iria prá cadeia e nos deixaria em paz ?

  62. Nassif, confesso desde já

    Nassif, confesso desde já minha ignorância e inépcia de investigar ou mesmo articular um raciocínio um pouco mais elaborado (os que faço, como o que segue, provavelmente é falho). 

    Pois bem, a presidente possuia toda uma estrutura da Petrobrás para acessorá-la e esclarece-la sobre os trocentos ítens desta negociação.

    A atual presidente foi por ela indicada e, acredito eu, a ela subiordinada, poderia ter sido chamada a restar, digams, alguns esclarecimentos, ou quem sabe, entrarem em acordo sobre  o que dizer.

    O ex presidente da Petrobrás, é membro do PT, trabalha para um governpo do PT e, novamente, acredito que não estaria em nada interesado em se ver envolvido em negócios escusos.

    Então por que cargas dágua parece que está cada um por si?

  63. Benefício para o país

    Acredito que estas ameaças e acusações de ambas as partes é benefíca para o país, pois vemos claramente o quanto sujos são os nossos políticos. Se há ameaças de revide sobre determinadas acusações é porque houve situações “irregulares” de ambas as partes!!! Tá bom assim meu comentário Sr. Nassif!!!

  64. Ampliar o período

    Essa atitude é o mínimo que os governistas têm de fazer, para enfrentar essa CPI que, além de eleitoreira, tem o objetivo de enfraquecer o máximo possível a Petrobrás. Mas, na minha opinião, além de abrir o leque da Comissão, para inclusão de obras não relacionadas com a empresa, poderiam os aliados, preferencialmente, ampliar o periodo de análise do assunto Petrobrás, começando de 1995. Ficaria, facilmente, demonstrado que, mesmo que Pasadena fosse um péssimo negócio e, até mesmo, irregular, seria um problema muito pequeno, diante do que fez o governo com a empresa, no governo FHC. Certamente, os “indigados” autores da atual CPI se arrependeriam. e o “feitiço” se voltaria contra os “feiticeiros”.

    No post aí abaixo, relacionam-se alguns absurdos:

    http://limpinhoecheiroso.com/2014/03/26/privataria-ano-a-ano-os-estragos-que-fhc-fez-na-petrobras/

    1. Também acho isso. Inclusive,

      Também acho isso. Inclusive, se a compra da refinaria de Pasadena obedeceu a uma estratégia adotada ainda na gestão do governo de Fernando Henrique, por aí se deveria começarr as iinvestigações, ressaltando este ponto. Então, a CPI seria jogada para dentro do governo tucano. Aquela política adotada por uma Petrobras extremamente fragilizada de maneira deliberada pelos desbastes patrocinados pelo governo dos tucanos precisa ser entendida em seu contexto maior. Daí se partiria para uma investigação das supostas tentativas de sabotagem da empresa, como o acidente do oleoduto no Paraná que tinha por objetivo fazer as cataratas do Iguaçu desceram enegrecidas pelo óleo vazado, e o muito suspeito ncêncio e afundamento da plataforma P37, todo reportado e filmado por uma equipe da Globo, que muito por acaso estava distraidamente passando por alí, no meio do oceano azul. Mas a investigação mais séria deveria se dar sobre os negócios com ações, que venderam grande parte da empresa com toda a liberdade para fazê-lo e onde talvez se venha a encontrar terríveis revelações, como soi acontecer em negócios semelhantes. 

  65. É isso que dá abaixar demais!

    Só a Presidenta e o PT acreditam que a imprensa (PIG) vai mudar o tratamento em relação ao seu Governo. Quanto mais atrasarem uma resposta dura e, de preferência, abaixo da linha da cintura mais a oposição/imprensa vai se achar intocável. Sugiro que a resposta seja imediata, pois a eleição está muito próxima para recuperar popularidade/votos.

  66. PT=roubalheira+incompetência

    Nassif,

    O PT está destruindo o Brasil a Petrobras, a Vale a Eletrobras e além disso estão roubando muito o dinheiro público.

    Nunca na história  deste Pais….  se roubou tanto e com tanta avidez

    O tempo vai julgar estas pessoas 

      1. Desinformação não tem limite

        Desinformação não tem limite não? Avisa pro moço que a Vale, entre outras foi “vendida” há muito tempo e, até hoje, ninguém fora do círculo dos amigos, viu a cor do dinheiro!

  67. Veja crucificou o Robson Marinho!

    Eu li a Veja no consultório médico – claro – e eles disseram que as empresas agiam no Brasil todo e que o culpado é só o Robson Marinho!!!!

    Quanto será que ele tá levando pra ser cristianizado?????

    Pior que isso só a versão Veja do golpe!!!

  68. Finalmente, uma luz no fim do

    Finalmente, uma luz no fim do túnel, ou melhor, no metrô de São Paulo. Por que a Globo escondeu um esquema de ladroagem de mais de vinte anos que tragou uma centena de mensalões?

  69. Impressionante

    O governo está sob suspeita de corrupção na petrobrás. Aí ele pega casos de corrupção do PSDB e põe na CPI, como quem diz, se nos punir vocês também serão punidos. Assim, a CPI, que era pra ser um instrumento de controle da democracia não pune ninguém. E ainda chamam isso de democracia, e comemoram essas ações como se fossem política. Pra mim isso tem outro nome. MÁU CARÁTER!

      1. Tenho. Não foi esse o “contra

        Tenho. Não foi esse o “contra ataque” do título da reportagem? Tinham que estar todos na cadeia, todos esses corruptos do PT e do PSDB.

    1. A sua sugestão é não punir
      A sua sugestão é não punir ninguém, punir todos ou só punir quem não usou todas as armas do fisiologismo para impedir a CPI? Porque o PSDB impede CPI em todo lugar, sempre impediu. Por isso, não são punidos por tudo que sabemos que fizeram.

    2. Quem disse que não pune

      Quem disse que não pune ninguém? Se você diz que a inclusão de nomes do PSDB fará com que ninguém seja punido, é porque você tem certeza de que os pessedebistas são blindados e só é punível pela justiça quem for petista ou do governo petista. Em suma, você também quer e pretende que apenas petistas sejam punidos. Parece entretanto que este tempo de justiça coxa está acabando. Uma nova justiça com mais noção de imparcialidade talvez esteja nascendo, depois da queda espetacular do ex-herói Barbosa.

      1. Amigo, essa estratégia é mais

        Amigo, essa estratégia é mais velha que a Serra. Essa CPI terá o mesmo destino de todas as outras, nenhuma conclusão. Ninguém nunca foi punido por uma CPI, nem a CPI levou a denúncia a outro orgão. E você está deturpando as minhas palavras. Pra mim todos esses figurões aí do PSDB e do PT deviam estar na cadeia. Outra coisa, chamar algúem de coxinha é carecer de base de argumentação sólida. 

        1. Adimite a farça

              então a preocupação com o “instrumento da democracia”  é de mentirinha ehe pegadinha do malandro!  apesar da visão privilegiada o “observador das alturas” é que não apontou argumento nenhum até agora seja sobre o blablabla sobre a petrobrás ou as armações dos tucanos, fica nessa conversa de elevador contra “os políticos”, alías será que vai chover em SP ? rs. como sempre esses vomitadores do senso comum fabricado contra o PT são rasos como um pires.

      1. CPI

        qualquer instrumento com poder de investigação e punição é um instrumento a serviço da democracia pois zela pela ética e pela boa representação do povo brasileiro por parte daqueles que ocupam cargos públicos ou se relacionam com ocupantes desses cargos, cobrando dos arguidos, através dos inquéritos, tal conduta. Mas não é o que acontece, pois os próprios parlamentares que compõe a CPI não zelam por uma boa representatividade do povo mas sim por seus próprios interesses ou interesses de seu partido.

        1. Então estamos de acordo,

          Então estamos de acordo, precisamos apurar as maracutais dos tucanos de São Paulo, Minas, Goiás e Paraná.

    3. Uma questão de caráter sim – que a força esteja com vc Luke

      Realmente criar CPI para tirar a corda do pescoço dos tucanos paulistas além da chantagem contra o marco civil é dose, mas é de se esperar apoio de gente com caráter semelhante, tipo assim:

         Alien-nados vindo de uma galáxia distante por meio de portais IG cósmicos não devem mesmo saber, do alto de seu disco voador,  o que é democracia, já que vencem a enquete do IG votando contra a punição de torturadores da ditadura, aquela que criou malufs, sarneys… etc.. 

  70. melhor ataque é o inesperado…

    coisa toda pode se tornar muito interessante…………..

    é possível uma CPI das CPIs, independentemente de terem sido implantadas ou não?

     

    para casos de investigações já finalizadas, pode ser que sim, considerando que a finalidade é denunciar

     

    seria muito bom para tabelar com o STF pela sua intenção de zerar tudo que contribui para a impunidade

  71. O Poder e o fator PMDB.

    Por óbvio que Eduardo Cunha é elemento indispensável na avaliação do PT com o PMDB, e a própria dinâmica dos interesses de corporações e grupos dentro do ambiente político nacional e regionais.

    Mas não é só isto. O exercício da política cotidiana requer gente como Cunha, mas até sua capacidade e influência têm limites.

    A questão é mais densa e deriva da natureza da aliança por governabilidade que se montou desde 2002, e que naquela época, não tinha o PMDB como sócio privilegiado.

    Não por acaso, o desfecho da aproximação se deu com a explosão da CPI dos Correios e a ação 470.

    No governo, havia uma disputa entre os que pretendiam acordos pontuais e no varejo da base (baixo clero) e os que defendiam um acordão de porteiras fechadas, no atacado.

    Zé Dirceu desejava esvaziar o poder central do PMDB, e negociar no “picadinho”. Havia gente grande que, por razões óbvias, desejava as coisas como sempre foram.

    Os cardeais do PMDB não aceitariam a fragmentação do seu poder de chantagem.

    Boa parte da mitologia sobre sua arrogância e inacessibilidade vem daí. Esta bobagem da consideração de seus aspectos privados dentro da lógica de um ministro da casa civil (o mais poderoso de todos) serviu apenas para inclinar a opinião pública e dos aliados para isolar aquele que desejava dividir os carteis de poder de Brasília, dando mais poder a base do Parlamento que aos caciques.

    O resto é história, e aquela merreca de três mil reais pagos a um barnabé do Correios, vazada por Jefferson, e que depois teve a felicidade de dar a marca “mensalão” ao evento que se seguiu, quase varreram o governo mais popular da História.

    É preciso relembrar a estrutura de poder do PMDB, que sempre abdicou de disputar o poder central nacional, e por isto optou por mantê-lo sob controle do peso de bancadas majoritárias, e de sua capilaridade nacional, nos estados e municípios, de preferência, aqueles menores, onde a possibilidade de eleger deputados, a partir do apoio de prefeitos leais, é muito maior que nos grandes centros.

    Neste sentido, a atual crise nasceu dentro do PMDB, pois a oposição NUNCA teria condições de emplacar uma CPI.

    Tem razão o Nassif quando fala em negócios e chantagens.

    Mas o eixo central é a eleição de governadores e a formação das chapas proporcionais.

    Com a disputa dos petistas favoritos em boa parte do país, embalados por uma presidenta e um ex-presidente que juntos têm grande potencial de transferência, e mais: com a ausência da oposição (quase inexistente), acabou a margem de manobra peemedebista para chatangear o governo com uma possível “traição” nos estados e até na candidatura nacional.

    Por outro lado, nos estados onde os candidatos estão ameaçados, a chance de eleger deputados é pouca.

    Todos sabem que chapas proporcionais só vingam com candidaturas majoritárias fortes, salvo exceções…raras.

    Então, cabe ao PMDB tirar os candidatos ao governo do PT, forçar alianças e aumentar o espaço de seus candidatos parlamentares.

    É uma questão de sobrevivência para o PMDB que reivindica ser o centro da política nacional. Se mantidas as coisas neste rumo, o centro vai se deslocar para dentro do próprio PT, que deve aumentar sua bancada, e diminuir sua dependência do PMDB.

    Este ponto crucial é que está na disputa. Não tem nada (ou pouco) a ver com mais cargos, indicações ou emendas. O problema agora é a estrutura do Poder em si, que uma vez alterada, pode permitir avanços em algumas áreas, que têm sido barrados por séculos.

    Parece claro que agora sim temos um embate grave na pauta do Planalto.

    Manifestações de Junho de 2013, ação 470, mídia, apagão, Petrobrás, refinaria, etc, tudo isto foi pesado e medido pelo governo, que avaliou que o impacto e as maneiras de reverter o quadro, sem grandes alardes.

    O resultado não é ruim. Mesmo sob ataque constante, os resultados do governo e na manutenção de seu capital político e eleitoral são consideráveis.

    No entanto, agora o jogo é bem mais pesado, e Cunha é só mais um peão…ainda que de peso, mas um peão, um intermediário.

    Os patrões resolveram pilotar o PMDB (e Cunha) para dizer ao PT os limites permitidos para governos de esquerda.

    1. Análise com algum mérito

      Não deixa de ser verdade que os humanos vivem em hierarquias e estas implicam necessariamente na luta pelo poder.

      Que este poder se mantenha conforme toca a música, também me parece racional, pois não fosse o caso e o Lula nunca teria escrito a Carta aos Brasileiros.

      Por outro lado, reclamar que o Governo da Dilma não consegue implementar reformas e que estas estão travadas pela luta intestina pelo poder, na minha humilde opinião, não corresponde a toda a verdade.

      O governo Dilma, vêm, no meu juizo, sem rumo, sem norte e sem estrela desde o primeiro dia.

      Querer governar um país continental e heterogêneo como o nosso, a gritos e voluntarismo é de dar dó.

      O resultado não poderia ser outro, do que este que vemos agora, negócios  sendo articulados por políticos à base de chantagens e outras pressões. Tivesse a Presidênta feito a reforma ministerial, colocado em ordém a administração pública, engajada em projetos e realizações, tarefas que teriam o condão de promover seus auxiliares e não estaria agora tendo que debelar revoltas em sua “base” de apoio no Congresso.

      A falta de renovação nas práticas republicanas democráticas que orientam o processo eleitoral brasileiro derivam desta falta de racionalidade e resultados, uma vêz que sobra poucas opções aos que buscam se eleger dentro do atual cenário.

      Mas a reflexão é boa e o debate irá aclarar mais pontos, com certeza.

  72. É pouco ou querem mais?

    Fonte: Conversa Afiada

    Publicado em 28/03/2014

    Argumentos para
    defender a Petrobras

    A Globo vai convocar o Fabio Barbosa, o Gerdau e o Claudio Haddad para depor ?

    Compartilhe

    O Conversa Afiada reproduz importantes argumentos para o PT – será que o PT tem senadores do sexo masculino ? – usar na CPI do Fim do Mundo – II.

    (Clique aqui para ver como o PT pode enfrentar a CPI da Petrobras.)

    REFINARIA DE PASADENA


     

    ARGUMENTOS PARA RELACIONAMENTO NAS REDES E DEBATES PÚBLICOS

    10 VERDADES QUE NINGUÉM DIZ…

    1 – A Petrobras pagou pela refinaria de Pasadena um preço bem menor se comparado com outros negócios fechados também em 2006;

    2 – A refinaria custou, ao todo, US$ 486 milhões e não US$ 1,18 bilhão como afirmam. O preço final equivale a US$ 4.860 por capacidade de barril processado por dia. A média do preço de compra e venda de refinaria naquele ano nos EUA foi de US$ 9.734 por barril. Pasadena custou, portanto, menos da metade do valor pago por outras refinarias.

    3 – A decisão de comprar a refinaria atendia ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, que previa investir em refino no exterior para lucrar com a venda de derivados de petróleo sobretudo no mercado americano.

    4 – A proposta foi aprovada pelo Conselho de Administração porque era vantajosa para a companhia e atendia ao planejamento estratégico. Uma instituição financeira contratada apenas para avaliar o negócio recomendou a compra. Empresários que participavam do Conselho e não pertenciam ao governo foram favoráveis à compra porque entenderam que o negócio era bom e o preço, justo;

    5 – A cláusula de ‘put option’ não é motivo para polêmica alguma. A opção de a Astra Oil vender sua parte à Petrobras só existiu porque a estatal brasileira tinha direito à palavra final sobre os rumos e os investimentos futuros na refinaria. Se a Astra não estivesse de acordo, teria a opção de vender e a Petrobras, que como já se viu tinha o interesse em ficar à frente do negócio, teria a opção de comprar.

    6 – O mesmo vale para a cláusula Marlim: a Petrobras levaria a Pasadena 70 mil barris/dia produzidos no campo de Marlim, porém só tinha comprado 50% da refinaria, ou seja, uma cota de refino de 50 mil barris/dia. Para processar os 20 mil barris/dia excedentes, a Petrobras pagaria 6,9% de rentabilidade para “alugar” parte da capacidade que pertencia aos belgas.

    7 – A refinaria está operando e dando lucro para a Petrobras;

    8 – Somente depois de 2006, quando se descobriu o Pré-Sal e a demanda no mercado brasileiro aumentou, o Conselho de Administração da Petrobras mudou o planejamento estratégico. O foco passou a ser a exploração do Pré-Sal e a construção de refinarias no Brasil.

    9 – A crise financeira mundial, a partir de 2008, esfriou o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos e, por tabela, o preço das refinarias instaladas naquele país.

    10 – A decisão de vender a refinaria de Pasadena faz parte do plano de desinvestimento, anunciado pela companhia em 2011, para concentrar investimentos na exploração do pré-sal e nas novas refinarias no Brasil. Mas a empresa não pretende vender no período de baixa. No último ano, no entanto, o mercado norte-americano já dá sinais de novo aquecimento por refinaria com o perfil de Pasadena.

    1) POR QUE COMPRAR UMA REFINARIA NOS EUA EM 2006?

    A decisão de investir em refino fora do Brasil estava alinhada ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, e é anterior a dois fatores que mudaram o cenário após 2006: a descoberta do Pré-Sal e a crise financeira mundial de 2008.

    Desde 1998, o planejamento estratégico da Petrobras já previa expandir sua capacidade de refino adquirindo refinaria no exterior. Na época, o consumo de derivados no Brasil estava estagnado e a companhia decidiu investir em refino fora do país, facilitando a exportação para mercados mais aquecidos.

    Conselho dá aval para busca por refinaria

    Em 2004, o Conselho de Administração aprovou a identificação de oportunidades de processamento no exterior. O cenário era de margens de refino positivas, demanda crescente e excedente de petróleo pesado. Era o boom da ‘Época de Ouro’ do refino de derivados nos Estados Unidos.

    Como estava ‘sobrando’ (excesso de oferta) óleo pesado no mundo – como o brasileiro, o venezuelano e o mexicano – e seguia crescente a demanda por derivados leves, sobretudo nos Estados Unidos, a Petrobras seguiu a mesma estratégia de outros grandes produtores globais de óleo pesado à época: pagar mais barato por uma refinaria de óleo leve nos Estados Unidos e adaptá-la para processar óleo pesado.

    2) POR QUE PASADENA ERA UM BOM NEGÓCIO?

    Naquele cenário pré-2006, a refinaria de Pasadena era uma oportunidade para bom investimento por duas razões:

    1) o preço, que estava abaixo da média para refinarias do mesmo padrão;

    2) a localização, em Houston, no Texas, era estratégica: além de facilitar a exportação dos derivados para o mercado norte-americano, é próxima ao Golfo do México, região que passou a ser foco da Petrobras para exploração e produção.

    Compra é aprovada pelo Conselho em 2006

    A compra foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras porque atendia ao planejamento da companhia e a proposta era vantajosa, segundo estudo contratado para avaliar a viabilidade do negócio.

    Eis o que membros do Conselho à época afirmam sobre a operação:

    Cláudio Haddad, presidente do Insper e acionista da Ambev, afirma: “Havia a opinião do Citibank dizendo que o preço era condizente e a operação se justificava estrategicamente”.

    Fábio Barbosa, presidente da Abril e ex-presidente da Febraban, diz: “A proposta de compra de Pasadena submetida ao Conselho em fevereiro de 2006, da qual eu fazia parte, estava inteiramente alinhada com o plano estratégico vigente para a empresa, e o valor da operação estava dentro dos parâmetros do mercado, conforme atestou então um grande banco americano, contratado para esse fim.  A operação foi aprovada naquela reunião nos termos do relatório executivo apresentado.”

    Jorge Gerdau, presidente do Grupo Gerdau, diz: o negócio foi decidido com base em “avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio.”

    3) O PREÇO DE PASADENA ERA CARO OU BARATO?

    O crescimento da demanda de derivados nos EUA (especialmente de 2004 a 2007) levaram a um aumento médio e progressivo no preço das refinarias. Mesmo assim, o preço pago por Pasadena foi bem inferior à média das transações em 2006.

    A referência para saber se o preço de uma refinaria é “barato ou caro” é o custo em dólar por barril processado por dia. Exemplo: uma refinaria que processa 100 mil barris por dia e custa US$ 500 milhões de dólares tem um índice de US$/bbl 5.000,00. É assim que se valora e se compara aquisições de refinarias que têm características similares de produção.

    Em 2006, a Petrobras pagou por 50% da refinaria de Pasadena US$ 3.800 por barril de capacidade de processamento/dia.

    O valor médio das aquisições em 2006 foi de US$ 9.734 por barril.


     

    4) QUANTO CUSTOU, DE FATO, A REFINARIA DE PASADENA?

    Foi noticiado que a refinaria de Pasadena teria custado US$ 1,18 bilhão de dólares para a Petrobras. Na verdade, a refinaria custou cerca de 40% desse valor. Vejamos:

    US$ 190 milhões, em 2006, para a compra de 50% da refinaria, que tem capacidade para refinar 100 mil barris de petróleo por dia. Portanto, a Petrobras adquiriu a capacidade de refinar 50 mil barris/dia.

    US$ 296 milhões, em 2009, para a compra dos 50% restantes que pertencia à Astra, da Bélgica, valor estipulado pela arbitragem internacional.

    Portanto, a Petrobras pagou US$ 486 milhões à Astra para comprar 100% da refinaria. Nada mais. Este é o preço real do negócio. Um índice de 4.860 dólares por barril de capacidadede processamento/dia.

    Ao fechar o negócio, em 2006, a Petrobras também comprou por US$ 170 milhões metade do estoque de petróleo que a refinaria possuía. O óleo, no entanto, é matéria-prima, foi processado e vendido como derivado, gerando receita e lucro para a companhia.

    Ao comprar os 50% restantes da refinaria, a Petrobras também adquiriu novo estoque de petróleo, que pertencia à Astra, também no valor de US$ 170 milhões. Novamente, o óleo foi processado e vendido.

    Portanto, são US$ 340 milhões que foram gastos para comprar matéria-prima. Não tem relação com o investimento em si na refinaria.

    A Petrobras pagou também US$ 156 milhões em garantias bancárias ao BNP. É importante que fique claro que tais garantias não se referem à compra da refinaria, mas sim um recurso necessário para sua atividade operacional regular. Arcar com garantias bancárias faz parte da operação de qualquer refinaria. Não é custo para compra nem investimento. Não faz parte do preço.

    A Petrobras só pagou todo o valor das garantias bancárias de uma só vez, em 2012, porque os contratos estavam em nome da Astra e, durante a fase de litígio, a estatal não poderia pagar diretamente ao BNP. Concluído o acordo, acertou o pagamento devido.

    As despesas geradas pelo litígio com a Astra somaram US$ 5 milhões em honorários de advogados e US$ 150 milhões em juros. A disputa judicial, no entanto, como afirmamos, foi uma decisão para garantir que a Petrobras pudesse investir na ampliação da capacidade de refino e ser a única dona da refinaria, pagando o preço que julgava o correto e não o valor pedido pela Astra.

    Por último, foram gastos cerca de US$ 44 milhões nos ajustes finais para o rompimento da sociedade.

    5) O QUE PREVIA O CONTRATO? POR QUE A SOCIEDADE NÃO DEU CERTO?

    O contrato assinado com a Astra, ao adquirir os 50% de Pasadena por US$ 190 milhões, em 2006, previa a necessidade de investimento para capacitar a refinaria a processar óleo pesado.

    O contrato também previa a criação do Comitê de Proprietários, formado um representante de cada sócio, que seria responsável pelas decisões estratégicas para operação e investimentos na refinaria. Esta é uma solução comum quando se trata de empresas com vários sócios e ainda mais comum quando as participações são iguais (caso de Pasadena).

    A cláusula de ‘put option’

    Caberia ao Comitê de Proprietários a palavra final nas decisões, desde que os dois sócios estivessem de acordo. Em caso de impasse, a Petrobras poderia decidir sozinha.

    O acordo, portanto, previa à Petrobras à prerrogativa e decidir as estratégias e os rumos da companhia. Em contrapartida, o contrato previu a cláusula do ‘put option’, que dava o direito à Astra de exigir que a estatal brasileira comprasse sua participação caso não estivesse de acordo com as decisões tomadas pela sócia. Este tipo de cláusula de opção de venda é comum em sociedade entre empresas.

    A cláusula Marlim

    Pelo acordo assinado em 2006, 70% do óleo processado na refinaria seria brasileiro, procedente do campo Marlim. Ou seja, a Petrobras estava comprando 50% da refinaria, portanto uma capacidade de refinar 50 mil barris/dia, porém o óleo de Marlim demandaria uma capacidade de refino de 70 mil barris/dia.

    Na prática, a Petrobras excederia sua cota em 20 mil barris/dia e teria de usar parte da cota da Astra. Seria preciso pagar uma espécie de “aluguel” à empresa belga. Para isso, o contrato previu a chamada cláusula Marlim: a garantia de remuneração de 6,9% à Astra pelos 20 mil barris/dia que excediam à capacidade comprada pela Petrobras inicialmente.

    Cláusula sem efeito

    Mas essa garantia só teria valor e o pagamento seria feito se o investimento na reforma da refinaria para processamento de petróleo pesado fosse realizado em conjunto pelos sócios. Como isso não aconteceu, a cláusula não teve qualquer validade, como ratificou a Justiça americana ao final do processo litigioso.

    Início do litígio –  Astra se recusa a ampliar a capacidade de refinaria

    Estudos de viabilidade econômica mostraram, no entanto, que a refinaria seria mais rentável no longo prazo se sua capacidade de refino fosse expandida para 200 mil barris/dia.

    A Petrobras defendeu o duplo investimento: adaptação ao óleo pesado e o aumento da capacidade de processamento. A Astra se negou a investir e abandonou a empresa. Começa aí o litígio.

    Recursos à arbitragem, que estabelece valor pelos 50% da Astra

    A Petrobras recorreu primeiramente à Câmara de Arbitragem, em junho de 2008, e posteriormente à Justiça dos Estados Unidos porque a Astra se negou a fazer o investimento inicialmente previsto em contrato, isto é, a adaptação para processamento de óleo pesado e também de ampliar a capacidade de refino.

    A Astra, por sua vez, como não concordou com a decisão da Petrobras de ampliar os investimentos, recorreu diretamente à Justiça para fazer valer a cláusula de ‘opção de venda’.

    O trâmite foi longo, mas ao fim do processo judicial chegou-se ao montante de US$ 296 milhões pelos 50% restantes da refinaria. A Petrobras também comprou da Astra, por US$ 170 milhões sua parte nos estoques de petróleo.

    6 – A CARTA DE INTENÇÕES PARA ENCERRAR A DISPUTA

    Antes da decisão final da Justiça, no entanto, a Diretoria Internacional da Petrobras preparou uma ‘carta de intenções’, elaborada por Nestor Cerveró, para tentar antecipar um acordo amigável.

    O documento também previa que qualquer proposta só teria valor na mesa de negociação mediante aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Petrobras. Só depois deste aval é que poderia ser entendida como uma proposta oficial da Petrobras. A carta não foi analisada pelo Conselho e, portanto, nunca teve valor de contrato – como a própria Justiça americana ratificou ao final do processo.

    7 – A NOMEAÇÃO DO ‘PRIMO’ DE GABRIELLI PARA A PETROBRAS AMÉRICA

    José Orlando é engenheiro, sempre trabalhou na área de exploração e produção e está na Petrobras há quase 40 anos. Ele não teve qualquer envolvimento na compra da refinaria de Pasadena. Passou a comandar a Petrobras América (PAI) em outubro de 2008, portanto mais de dois anos após a Petrobras assumir a operação de Pasadena e já na fase de litígio com a Astra. A gestão de Pasadena sempre esteve aos cuidados das diretorias Internacional e de Abastecimento, ambas sediadas no Rio de Janeiro.

    Importante ressaltar também que o foco da Petrobras América, dirigida por ele, é a atuação em E&P no Golfo do México.

    8 – CENÁRIO MUDA COM PRÉ-SAL E CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

    O cenário para investimento em Pasadena é anterior à descoberta do Pré-Sal pela Petrobras. Outro dado que muda a partir de 2006 é o crescimento do consumo de derivados no Brasil.

    Diante desses dois cenários, a Petrobras decide em reunião do Conselho de Administração concentrar seus investimentos pós-2006 na exploração e produção do Pré-Sal e na ampliação do parque de refino no Brasil.

    Investimento em refino sobe 12 vezes a partir de 2006

    Entre 1998 e 2005, a Petrobras investia internamente US$ 200 milhões por ano em refino.  De 2006 a 2011, a empresa passou a investir US$ 200 milhões por mês – US$ 2,4 bilhões por ano -, 12 vezes mais que o período anterior.

    Crise de 2008 provoca queda brutal das margens do refino nos EUA

    Enquanto a demanda crescia internamente, o cenário externo mudou radicalmente após a crise financeira de 2008. O consumo de derivados de petróleo nos Estados Unidos foi fortemente afetado pela crise, encerrando-se o ciclo da ‘Época de Ouro’ do refino no país.

    As margens para venda de derivados de petróleo caíram sensivelmente, afetando o preço  das refinarias instaladas no país.

    9 – O PLANO DE DESINVESTIMENTO E A OFERTA DA VALERO

    Em 2011, com a mudança de cenário do mercado externo após a crise financeira de 2008, e diante da necessidade de investir em pesquisa e tecnologia para manter o cronograma de exploração e produção do Pré-Sal, a Petrobras decidiu vender ativos no exterior para fazer US$ 14,5 bilhões em caixa.

    É importante prestar atenção em um ponto: por ser uma decisão estratégica e planejada, foram mapeados os ativos fora do Brasil que poderiam ser negociados, porém sem pressa e procurando encontrar o melhor preço possível na venda.

    A refinaria de Pasadena é um dos ativos mapeados no exterior, porém não pode ter pressa para fazer qualquer negociação. As condições do mercado em 2012 não favoreceriam um bom preço, uma vez que as margens de rentabilidade do refino nos Estados Unidos caíram sensivelmente após a crise de 2008.

    Podemos dizer que em 2012, quando a Valero fez a oferta de US$ 180 milhões, vivíamos um momento de baixa, portanto não atraente para o negócio.

    Entretanto, o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos começou a se aquecer agora em 2013, o que, com certeza, elevará o valor de revenda da refinaria.

  73. Caro Nassif e demais 
    Se

    Caro Nassif e demais 

    Se apenas 1% do que já foi julgado o PT, o PSDB, DEM entre outros, o fossem também, muitos destes partidos estaria na cadeia.

    PSDB e DEM já estariam proscrito.

    Saudações

  74. Nassif, 
    As denúncias sobre

    Nassif, 

    As denúncias sobre corrupção no metrô de São Paulo são contra a Companhia do Metropolitano de São Paulo, e tem por objetivo enfraquecer essa companhia com vistas a sua privatização?

    1. caso não saiba

       essas “denúncias” são confissões de quem participou do esquema, o caso atinge outros países onde investigações também apontam para os corruptos paulistas.

      1. E a SIEMENS e Altsom por

        E a SIEMENS e Altsom por conta da corrupção praticada no governo tucano de SP foram punidas na Alemanha, Suiça e USA. Neste ultimo país pagaram enorme multa.  So no Brasil é que continuam impunes os corruptos e os corruptores.

      2. No caso da Petrobrás, a

        No caso da Petrobrás, a Presidente da República disse que o parecer omitiu cláusulas e por isso demitiu um diretor da Petrobrás, enquanto outro está preso por envolvimento com um doleiro que lava dinheiro.

  75. Os mais corruptos do Brasil

    E olha lá que muitos casos de roubalheira envolvendo esses partidos são abafados, lembram-se do Engavetador Geral da República, os rolos de FHC nunca foram denununciados

    tabela-de-cassac3a7c3b5es

      1. Alguns dos que os condenou é que deveriam estar na Papuda

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Preste atenção na entonação da voz de Gilmar Mendes,,,incrível como uma pessoa pode ser tão cínica e hipócrita ao mesmo tempo.,,.tá no minuto 0:20…vejam só que é a mesma figura que soltou Daniel Dantas duas vezes em 48 horas e deu um jeito de abocanhar milhões reais do TJ/BA através do seu IDP num contrato de comadres…que nojo

        [video:http://www.youtube.com/watch?v=R_aoUPiXIxU%5D

        Segue link para coletânea O “mensalão” não existiu

        http://www.lexometro5.blogspot.com.br/2013/11/serie-especial-sobre-ap470-o-mensalao.html

  76. CPI Petrobras

    Esse papo que não sabia das clausulas do contrato é coisa infantil ,idiota .coisa do lulua que não sabia de nada.;são justamentes essa clausulas que deram a oportunidade do superfaturamento .são essas clausula que deram a oportunidade de um negocio de 42 milhoes se transformar em um bilhão e tal. o pt é muito esperto .o que a CPI tem que fazer é seguir o caminho do dinheiro …..  Que ivestigue, psdb, pss,pp,pqp, qualquer coisa…. o que não pode é o pais ser roubado desse jeito, por quem quer que seja .CHEGA! 

     

    1. O rola bosta não disse BASTA

      O rola bosta não disse BASTA quando FHC deu prejuizo de 45,2 BILÕES com o apagão.

      Apagão da era FHC deu prejuízo R$ 45 bilhões, diz TCU

      Quinta-feira, 16 de Julho de 2009 – 11:15 hs. Deixe um comentário.

      LampadaFoto230

      Com sete anos de atraso, o TCU quantificou os prejuízos que o apagão elétrico da era FHC impôs ao país: R$ 45,2 bilhões. A cifra consta de relatório aprovado pelo tribunal em sessão realizada ontem. Redigiu o texto o ministro Walton Alencar Rodrigues.

      É a primeira vez que as perdas do apagão, ocorrido entre 2001 e 2002, é quantificada. De acordo com as conclusões do tribunal, o prejuízo infelicitou o bolso do brasileiro –direta ou indiretamente. O grosso do dano (60%) –R$ 27,12 bilhões— veio na forma de aumentos cobrados nas contas de luz de empresas e pessoas físicas.

       

  77. Se fosse presidente ou

    Se fosse presidente ou Diretor de Comunicação da Petrobras eu suspenderia por prazo indeterminado todas as propagandas da empresa na Globo. Estamos em guerra, porque vamos dar munição ao inimigo? Ninguém mais tem dúvida de que a Globo é o maior inimigo a ser vencido. Os candidatos e partidos de oposição são uma caganeira rala, sem significado algum. Apenas a imprensa, Globo à frente, tem poder para influenciar. E nós, através do governo e das estatais damos milhões pra Globo continuar nos ferrando diariamente. Isso tem que acabar. 

    1. Globo é inimiga? O PT deu 6

      Globo é inimiga? O PT deu 6 bilhões pra globo em publicidade nos úlitmos 10 anos. Vai lá ver se a globo tá noticiando que acabaram de punir o juiz que tava investigando regalias aos presos do mensalão. Não tá não. Só a folha. O TJ do DF, a pedido do governador do PT agnelo queiroz,  transferiu o juiz para um juizado de pequenas causas. E ainda chamam isso de democracia.

      1. Dissimulado !!

        O Juiz da VEP do DF foi transferido porque usurpou seu cargo para afrontar ilegalmente um governador de estado e por não apresentar uma evidência qualquer das acusações que vinha fazendo ao sistema prisional do DF. O TJDF interpelou o Juiz e as respostas dele foram evazivas, o que justificou sua transferência. Portanto, isto é mesmo pura democracia e você um manipulador.

    2. Globo é inimiga? O PT deu 6

      Globo é inimiga? O PT deu 6 bilhões pra globo em publicidade nos úlitmos 10 anos. Vai lá ver se a globo tá noticiando que acabaram de punir o juiz que tava investigando regalias aos presos do mensalão. Não tá não. Só a folha. O TJ do DF, a pedido do governador do PT agnelo queiroz,  transferiu o juiz para um juizado de pequenas causas. E ainda chamam isso de democracia.

    3. Nós?
      Nós quem cara palida?
      O

      Nós?

      Nós quem cara palida?

      O governo nao é do partido, se voce nao gosta da globo problema seu , tem que ter muita cara de pau mesmo para achar qeu o estado seja a mesma coisa que o partido a ponto de dizer quem vai ou nao receber dinheiro do Estado NAO DO PT atraves de anuncio

      Incrivel como se entregam no seu afã de tomar tudo para o deus partido e se achar a unica voz a ser expressao da vontade divina…rs

      1. Mas o govenro tucano deixou a

        Mas o govenro tucano deixou a pão e agua os governos que não eram aliados como Pernambuco de Miguel Arraes. Aí o Estado era o PSDNB e vice versa. Quem manda é a Dilma otario coxinha. E a distribuição de verbas de propagaganda é ela que determina. E pode sim determinar que a Globo fique a pão e agua.

      2. o problema é que esqueceram de governar
        Ai fica essa história de pig, de lei de mídia etc. Com a maioria que o governo tem nao há como haver cpi. Aí eles ameaçam colocar a oposição. Ou seja, fica uma impressão de “se mostrar o meu roubo eu mostro o seu”. Estarrecedor ninguem perceber que isso é tiro no pé, e altamente favorável ao Campos, que não é de ambas as quadrilhas envolvidas nos últimos 20 anos.
        Sem dúvida o mais engraçado e falar o papo de privatização da Petrobras novamente. Eles fazem um monte de m na condução da empresa e querem requentar essa história.
        O problema do governo Dilma não é a Petrobras, não é a refinaria, não é o pib, não é a inflação e nem as alianças duvidosas. O problema desse governo é um só: A própria Dilma. Até os fanáticos já perceberam isso. Nessa altura em 2006 o Lula morria de rir da situação. Mas a Dilma não é o Lula.
        PS: concordo com você, essa mania de confundir o Brasil com o PT o tempo todo enche o saco.

  78. CONTRA ATAQUE TARDIO

    O PT infelizmente se tornou covarde. Votei no PT para enfrentarem os poderosos, mas uma vez no poder, fez o jogo deles.

    Quando trabalhava no Bradesco, pude acompanhar a euforia do banco com a privatização da VALE DO RIO DOCE.

    Como poderia um banco ser contratado para precificar a mineradora e o mesmo banco comprar grande parte das ações ?

    Uma ilegalidade absurda, não ? Jogou o preço lá em baixo para poder comprar…

    Este sim foi o maior roubo de todos os tempos ao povo brasileiro !

    Há várias ações na justiça contra esta privatização, que mofam nas prateleiras dos tribunais aguardando a prescrição…

    PT perdeu o bonde da história e agora é tarde demais para fazer a “LEI DOS MÉDIOS” como já foi feito na Argentina e no México.

    PT covarde ! A estrela vermelha deveria ser substituida por uma amarela !

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=T-eukqC0iOg align:center]

    1. Assino em baixo

      Desde os meus 15 anos de idade luto pelo PT no intuito de ter um país justo para todos e hoje  o que  vejo é um partido composto por um bando de frouxos. Creio  que os únicos do partdo que não são frouxos estão presos: Dirceu e Jenuino e partido quer  que os dois morram  na cadeia. 

    2. Não são todos como “Genoino”

      90% dos 3,7 milhões consultados sobre a reestatização da VALE, em 2007, responderam afirmativamente (três vezes mais que os assinantes da “ficha limpa”, que “justificou” a transferência de parte do nosso direito ao poder judiciário), mas isso não importou. O episódio do Daniel Dantas (que ninguém quer abrir o jogo) e, recentemente, a timidez demonstrada na implantação da CPI sobre a “Privataria Tucana”, refletem alguma parcela de rabo preso e, principalmente, os limites da nossa atual “esquerda possível”. Sempre há um Pizzolato que faz amarelar o sentimento do outro PT, com o punho em alto.

       

  79. Bateu o desespero na tucanalhada, iCPI só para investigar o pt.

    Oposição tenta no STF CPI só sobre Petrobras

     

    PSDB e PSB estudam a possibilidade de ir até ao Supremo Tribunal Federal para barrar a orientação dada pelo Palácio do Planalto de retaliar os pré-candidatos de oposição Aécio Neves e Eduardo Campos, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, com a ampliação das investigações, incluindo tanto o rumoroso caso do cartel do metrô nos governos tucanos em São Paulo quanto as possíveis irregularidades na construção do Porto de Suape, em Pernambuco; “É uma manobra diversionista. Não pode desvirtuar, mudar o objeto à revelia daqueles que o propuseram”, afirma o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes

     

    28 de Março de 2014 às 22:14

    247 – A oposição estuda a possibilidade de ir até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a orientação dada pelo Palácio do Planalto de retaliar os pré-candidatos do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, com a ampliação das investigações, incluindo tanto o rumoroso caso do cartel do metrô em São Paulo quanto as possíveis irregularidades na construção do Porto de Suape, em Pernambuco.

    Para o governo, tirar a presidente Dilma Rousseff do foco e neutralizar o envolvimento dela na rumorosa compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, é a prioridade do momento. Líderes da base se reúnem no início da semana para definir o melhor momento para apresentar um adendo à CPI e, assim, incluir nas investigações o caso que envolve tucanos no cartel do metrô de São Paulo e possíveis irregularidades na construção do Porto de Suape, em Pernambuco, Estado governado por Campos.

    Os aliados se apoiam no precedente da CPI dos Bingos, que em 2005 tinha como objetivo inicial de apurar o jogo ilegal no País, mas investigou até o assassinato do ex-prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel, e acabou apelidada de CPI do “Fim do Mundo”.

    Contra isto, a oposição irá primeiro ao próprio Senado questionar a ampliação do foco, podendo usar recursos em plenário e na Comissão de Constituição e Justiça. Em minoria na Casa, já esperando a derrota, outro caminho é recorrer ao Supremo. “É uma manobra diversionista. Tenho certeza que a Mesa do Senado não vai abrigar algo que é apenas uma ameaça à oposição. Não pode desvirtuar, mudar o objeto à revelia daqueles que o propuseram”, afirmou o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP). O tucano garante que apoiaria uma CPI do metrô de São Paulo separadamente.

     

  80. Incrível

    Incrível que até hoje os petistas acham que se o PSDB roubou, isso daria ao PT o direito de roubar, e se o PSDB não é punido por seus roubos, então o PT não deve ser punido por seus roubos também. Vocês são iguais. Todos iguais. Iguais ao Sarney também, ao Collor, ao Maluf, ao Renan Calheiros, etc.

    1. Petrobrax

      Fake não cadastrado,

      Vosmecê deve estar certo, quem não é tucano deve apanhar calado.

      Esta sua interpretação equivocada indica que você estava bem longe nos últiomos dias, quem sabe passeando em Anchorage, no Alasca, que dizem ser ótimo lugar prá apreciar os céus.  

    2. Gringo de araque = discurso de araque

         Unbelievable  essa historinha pra boi dormir que os dois partidos são iguais , se o PT tivesse lá pra roubar, o Brasil estaria na mesma  situação que os tucanos deixaram, alías teriamos racionamento de água(como agora em SP) e de energia(como fez FHC), uma beleza. in crível, inacreditável estas palhaçadas contra a petrobrás e o governo petista, o povo não cai nessa.

    3. A premissa “Incrível que até

      A premissa “Incrível que até hoje os petistas acham que se o PSDB roubou, isso daria ao PT o direito de roubar”, é falsa!

      As conclusões são apenas suas….

      Como papel aceita qualquer coisa…

  81. Errata

    . Do jeito que a coisa vai, se por hipótese o governo conseguir trazer à baila com a devida ênfase os podres da oposição, no dia seguinte a grande imprensa pedirá o impeachment da Dilma por ter sido desidiosa ou por ter prevaricado a esse respeito…

  82.  
    Recordar é viver…….O

     

    Recordar é viver…….O contrato de leasing da plataforma P-36, que explodiu e afundou em março na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, com a morte de 11 petroleiros, foi firmado por meio de negociação direta entre a Petrobras e a Marítima Petróleo e Engenharia Ltda., leia-se German Efromovich, sem processo de licitação.  Na época, o presidente da estatal era Joel Mendes Rennó.  Agora vem a parte mais engraçada e lamentável da história toda…….A Marítima, empresa de GErman,  ganhou de presente, um pacote de US$ 2,5 bilhões em encomendas de equipamentos da estatal durante a presidência do engenheiro Joel Rennó. A empresa de Efromovich nunca construiu ou operou uma plataforma marítima, ou seja, não tinha tradição nenhuma no ramo,mas atuou como intermediária na contratação de pelo menos oito, entre elas a P-36, que custou US$ 500 milhões e afundou na Bacia de Campos. Tudo isso aconteceu durante a presidência do famoso FHC….o que foi sem nunca ter sido!! 

    1. Um prato transbordante para

      Um prato transbordante para uma CPI… Mas isso ainda puxa muita gente, o que hoje seria fatal para a imagem da oposição.

  83. Credo! Está chovendo troll

    Credo! Está chovendo troll coxinha no Blog. Mas o que dá gosto de ver é o desespero da tucanada quando viram que a CPI pode virar para o lado deles também. CPI do Fim do Mundo no quintal dos outros é ótimo né tucanada? Quando soube que pode entrar na pauta Suape, o traíra do Eduardo amarelou. O Aécio está lá cuspindo fogo e repetindo: “assim não vale” e está querendo correr para pedir penico para o Joaquim lá no STF. A trollaiada saiu desnorteada e alguns cairam aqui no Blog. Que esta engraçado, está!

      1. Acorda PT

        PSDB contrata “militantes virtuais”

        Cerca de 9 mil pessoas foram contratadas para falar bem de Aécio Neves na internet

        Por Leonardo Simões 

        Dispostos a vitaminar a candidatura de Aécio Neves, o PSDB contratou nove mil militantes virtuais. O objetivo é que a tropa atue nas redes sociais em favor do mineiro.

        Até o fim de maio, eles passarão por 300 sessões de treinamentos.

        Os tucanos vão bancar os equipamentos e custos. A ordem para os militantes é espalhar notícias favoráveis ao mineiro, e todo tipo de crítica negativa ao governo Dilma.

        Segundo um dirigente tucano, muitos são voluntários. Mas, reservadamente, admitiu que o partido dá uma ajuda de custo para incentivar a adesão.

        Essa não é a primeira vez que Aécio contrata pessoas para falar bem dele. A ideia de manter um QG é antiga, e recentemente ele acionou a Justiça para retirar do ar links que tivessem matérias ruins relacionadas ao seu nome. A Justiça negou o pedido.

         

         

        http://brasildiario.com/noticias/politica-e-economia/psdb-contrata-militantes-virtuais/

    1. Cara Malú
      Os trolls estão

      Cara Malú

      Os trolls estão invadindo os blogues de esquerda e progressista, é um verdadeiro batalhão, a grande maioria desinformado. Batem a mesma tecla.

      Deve ser ainda lição daquele guru indiano, preso nos EUA, por maracutaia, idolatrado pelas direitas.

      A derrota deles será, como sempre, a vitória do povo.

      Saudações

       

    1. Pasadena, num ponto estratégico dos EUA, é nossa e dá lucro

      Como disse o Papa Francisco, a mídia é desinformadora, daí o quão é importante o cidadão não se ater aos veículos tradicionais de informação, como se sabe, o JN chegou a absurdo de fraudar essa entrevista do Gabrielli ao GN para passar sua versão mentirosa para os brasileiros, se a Globo fosse uma concessionária de transporte coletivo só transportava tucano

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=0U1BQ9-nFWc%5D

      A refinaria é nossa e dá lucro, processa 100 mil barris/dia, não ´compensa vendê-la

      http://www.ocafezinho.com/2014/03/21/pasadena-ainda-funciona-alo-petrobras-nao-vai-dizer-nada/

       

       

      1. “daí o quão é importante o

        “daí o quão é importante o cidadão não se ater aos veículos tradicionais de informação,”

        Ate para para ti esta afirmação é escandalosa, denuncia o seu sectarismo.

        Quer dizer que a verdade esta no partido?

         

         

        1. “Quer dizer que a verdade

          “Quer dizer que a verdade estÁ no partido?”

          Não, não  está, mas para o caso a única afirmação que  existe (e até agora não contestada por nínguém) é esta:

          “A refinaria (de Pasadena) é nossa e dá lucro” 

          O resto são suposições, ilações e essas coisas que a sua midia partidarizada é mestra.

          1. “”A refinaria (de Pasadena) é

            “”A refinaria (de Pasadena) é nossa e dá lucro” 

            Ninguém disse que ela não é “nossa” e ninguém afirmou que não dá lucro.

            ” contestada por nínguém”

            Como contestar o que ninguém afirmou?

            Nota:

            Não sei quem é o “nossa”, talvez vc seja funcionário da petrobrás ou um cidadão comum que se acha dono da petrobrás, ou “nossa” no sentido de ser brasileira.

            E estou lhe dando fé na afirmação que dá lucro.

          2. A afirmação é do José Sergio

            A afirmação é do José Sergio Gabrielli, a qual foi surrupiada na edição da Globo. Por isso você diz que essa afirmação não foi feita. Não o culpo. Sua única fonte de inforamão é o que neste blog se chama PIG.

            O “nossa” é uma força de expressão, pela Petrobrás ser uma empresa brasileira e pública.

            Mas gostei muito, caro partidário do movimento getulista de 1930, de você ter admitido que a refinaria dá lucro, ou em outras palavras, a refinaria existe sim (não é uma sucata como quer fazer crer a midia), produz e custou o valor normal de mercado. Os movimentos societários e as cláusulas contratuais são detalhes, que somente os técnicos no assunto tem condições de discutir.

            Pode ter havido alguma barbeiragem gerencial (atenção falei PODE) no caminho ou algum erro de avaliação estratégica (como ocorre em TODAS as grandes empresas no mundo), mais que isso não acredito e a tal CPI não vai ter como concluir de maneira diferente.

            Abraços

  84. Indignação contida

    Queremos um PT e um Governo de cara limpa e valente; de punho em alto; que erre pelo desejo de acertar e não por conduta errada.

    Somos cheios de amor pelo Brasil, com boas idéias, com sensibilidade social, apoiadores de um Governo bem sucedido e democrático, com vontade de sair na rua para declarar o nosso apoio, de dar o troco ao PIG e ao STF. A gente quer se indignar contra toda esta sequência de arbitrariedades, mas sempre tem alguém do nosso time que compromete e que freia este impulso. A toda hora, alguma pessoa ou político ligado ao Governo ou ao PT parece conspirar (embora involuntariamente, na maioria das vezes) contra todo esse desejo preso nas nossas gargantas. Existe uma força que está aprisionada na garganta e no coração do povo.

    Embora com quadros infinitamente melhores que os opositores – que ainda contam com o apoio do PIG e dos tribunais, o PT e aliados, justamente por causa de não contar com o mesmo apoio desses poderes sem voto, permitem que esses poderes abusem e extrapolem qualquer leve defeito nas nossas fileiras para nos diminuir, para nos frear, sujando rapidamente a nossa luta e fazendo perder força às nossas legitimas reivindicações. A rua foi tomada por meninos sem noção, por “sininhos”, por advogados “gratuitos” infiltrados. O PT deve recuperar forças, levantar a moral e ocupar novamente as ruas.

    São muitos os casos de negligencia, prevaricação ou de “senilidade irresponsável” de alguns políticos do PT, que acho desnecessário aqui citar, pois seria uma lista interminável de pequenas bolinhas de papel que o PIG converte em tijolo.

    O PT estourou o seu direito de errar, em acordos políticos torpes (Minas Gerais, por exemplo, em todos estes anos recentes), em claudicação perante os poderes sem voto (PIG e STF, principalmente), escolha de ministros fracos, indicação de dirigentes sindicais sem preparo para cargos importantes, e etc. O PT deve reestudar os seus quadros, criar uma auditoria interna e iniciar urgentemente uma temporada de caça aos petistas que comprometam ou ajudem a dar munição ao PIG.

    A sensação de rabo preso é assustadora, e nem o PT peita mais, perante as injustiças que cada dia são cometidas. São centenas de fatos e mais fatos que deixam a sensação de que o Governo e o PT não possuem argumentos nem força para rebater. Agora, até uma CPI.

    Tem muita gente que deveria aposentar; sair da vida pública e abrir espaço para novas figuras, que acordem o PT adormecido e que façam florescer o melhor de nós e a nossa força. Chega de concessões por conta de alianças espúrias.

  85. A Petrobras e a mídia

    Não consigo entender a estratégia de propaganda da Petrobras: financia com recursos imensos os grandes grupos da mídia corporativa que só faz  sabotar e depreciar seus negócios e patrimônio.

    Qual é a lógica disso?

    Por que gastar dinheiro dessa forma?

    O mesmo vale para as demais Estatais e Governo Federal.

    Quando vão parar de desperdiçar dinheiro do contribuinte com essa mídia corporativa, golpista e apátrida?

    A Petrobras deveria cancelar todos contratos publicitários com a mídia corporativa. Todos!

    1. Isto se explica pela Síndrome de Estocolmo!

      É um caso raro desta síndrome em que o vilipendiado se apaixona perdidamente pelo vilipendiador. Os sintomas são característicos e é um quadro muito sério.  Há riscos do vilependiado tentar o suicídio caso o vilependiador pare de o vilependiar.  Outro caso recente e uma nova variante desta síndrome foi a do Joaquim que se deixou tomar por um ódio sepulcral por aqueles que o tentaram transformar numa referência a ser seguida pelos seus iguais na sociedade brasileira.  Uma tentativa de criar referências diferentes das atuais: cozinheiro, motorista, zelador, jogador de futebol, traficante dono de boca de fumo, entre outras referências muito usadas por nossa “grande” imprensa.  O caso do Joaquim é descrito como um ataque retro-circular, em que o amor é tanto que se transforma em ódio.

    2. O estado não é o partido

      O estado não é o partido apesar das suas crenças.

      Se é contra o PT é contra o Brasil, contra a petrobrás?

      Esta argumentação, melhor propaganda é frequente na esquerda.

      Quero te informar  vocês não detêm o monopólio da virtude.

  86. Política

    Os aliados, simpatizantes e outros defensores do governo de todos os naipes se esforçam ao máximo para justificar, explicar e aceitar a razoabilidade desta transação da Petrobrás.Nada mais usual do que acontece nestes sobressaltos em qualquer gestão executiva da república, independentemente do viéis ideológico dos envolvidos. Comovente, lamentável mas , para muitos  , por auto engano, é a realidade que não se questiona.

    1. Eh mesmo…

       

       

      ARGUMENTOS PARA 

      DEFENDER A PETROBRAS

      A Globo vai convocar o Fabio Barbosa, o Gerdau e o Claudio Haddad para depor ?

       

       

      O Conversa Afiada reproduz importantes argumentos para o PT – será que o PT tem senadores do sexo masculino ? – usar na CPI do Fim do Mundo – II.

      (Clique aqui para ver como o PT pode enfrentar a CPI da Petrobras.)

      REFINARIA DE PASADENA


       

      ARGUMENTOS PARA RELACIONAMENTO NAS REDES E DEBATES PÚBLICOS

      10 VERDADES QUE NINGUÉM DIZ…

      1 – A Petrobras pagou pela refinaria de Pasadena um preço bem menor se comparado com outros negócios fechados também em 2006;

      2 – A refinaria custou, ao todo, US$ 486 milhões e não US$ 1,18 bilhão como afirmam. O preço final equivale a US$ 4.860 por capacidade de barril processado por dia. A média do preço de compra e venda de refinaria naquele ano nos EUA foi de US$ 9.734 por barril. Pasadena custou, portanto, menos da metade do valor pago por outras refinarias.

      3 – A decisão de comprar a refinaria atendia ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, que previa investir em refino no exterior para lucrar com a venda de derivados de petróleo sobretudo no mercado americano.

      4 – A proposta foi aprovada pelo Conselho de Administração porque era vantajosa para a companhia e atendia ao planejamento estratégico. Uma instituição financeira contratada apenas para avaliar o negócio recomendou a compra. Empresários que participavam do Conselho e não pertenciam ao governo foram favoráveis à compra porque entenderam que o negócio era bom e o preço, justo;

      5 – A cláusula de ‘put option’ não é motivo para polêmica alguma. A opção de a Astra Oil vender sua parte à Petrobras só existiu porque a estatal brasileira tinha direito à palavra final sobre os rumos e os investimentos futuros na refinaria. Se a Astra não estivesse de acordo, teria a opção de vender e a Petrobras, que como já se viu tinha o interesse em ficar à frente do negócio, teria a opção de comprar. 

      6 – O mesmo vale para a cláusula Marlim: a Petrobras levaria a Pasadena 70 mil barris/dia produzidos no campo de Marlim, porém só tinha comprado 50% da refinaria, ou seja, uma cota de refino de 50 mil barris/dia. Para processar os 20 mil barris/dia excedentes, a Petrobras pagaria 6,9% de rentabilidade para “alugar” parte da capacidade que pertencia aos belgas.

      7 – A refinaria está operando e dando lucro para a Petrobras;

      8 – Somente depois de 2006, quando se descobriu o Pré-Sal e a demanda no mercado brasileiro aumentou, o Conselho de Administração da Petrobras mudou o planejamento estratégico. O foco passou a ser a exploração do Pré-Sal e a construção de refinarias no Brasil.

      9 – A crise financeira mundial, a partir de 2008, esfriou o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos e, por tabela, o preço das refinarias instaladas naquele país.

      10 – A decisão de vender a refinaria de Pasadena faz parte do plano de desinvestimento, anunciado pela companhia em 2011, para concentrar investimentos na exploração do pré-sal e nas novas refinarias no Brasil. Mas a empresa não pretende vender no período de baixa. No último ano, no entanto, o mercado norte-americano já dá sinais de novo aquecimento por refinaria com o perfil de Pasadena.

      1) POR QUE COMPRAR UMA REFINARIA NOS EUA EM 2006?

      A decisão de investir em refino fora do Brasil estava alinhada ao planejamento estratégico da companhia, definido ainda no governo Fernando Henrique, e é anterior a dois fatores que mudaram o cenário após 2006: a descoberta do Pré-Sal e a crise financeira mundial de 2008.

      Desde 1998, o planejamento estratégico da Petrobras já previa expandir sua capacidade de refino adquirindo refinaria no exterior. Na época, o consumo de derivados no Brasil estava estagnado e a companhia decidiu investir em refino fora do país, facilitando a exportação para mercados mais aquecidos.

      Conselho dá aval para busca por refinaria

      Em 2004, o Conselho de Administração aprovou a identificação de oportunidades de processamento no exterior. O cenário era de margens de refino positivas, demanda crescente e excedente de petróleo pesado. Era o boom da ‘Época de Ouro’ do refino de derivados nos Estados Unidos.

      Como estava ‘sobrando’ (excesso de oferta) óleo pesado no mundo – como o brasileiro, o venezuelano e o mexicano – e seguia crescente a demanda por derivados leves, sobretudo nos Estados Unidos, a Petrobras seguiu a mesma estratégia de outros grandes produtores globais de óleo pesado à época: pagar mais barato por uma refinaria de óleo leve nos Estados Unidos e adaptá-la para processar óleo pesado. 

      2) POR QUE PASADENA ERA UM BOM NEGÓCIO?

      Naquele cenário pré-2006, a refinaria de Pasadena era uma oportunidade para bom investimento por duas razões:

      1) o preço, que estava abaixo da média para refinarias do mesmo padrão;

      2) a localização, em Houston, no Texas, era estratégica: além de facilitar a exportação dos derivados para o mercado norte-americano, é próxima ao Golfo do México, região que passou a ser foco da Petrobras para exploração e produção.

      Compra é aprovada pelo Conselho em 2006

      A compra foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras porque atendia ao planejamento da companhia e a proposta era vantajosa, segundo estudo contratado para avaliar a viabilidade do negócio. 

      Eis o que membros do Conselho à época afirmam sobre a operação:

      Cláudio Haddad, presidente do Insper e acionista da Ambev, afirma: “Havia a opinião do Citibank dizendo que o preço era condizente e a operação se justificava estrategicamente”. 

      Fábio Barbosa, presidente da Abril e ex-presidente da Febraban, diz: “A proposta de compra de Pasadena submetida ao Conselho em fevereiro de 2006, da qual eu fazia parte, estava inteiramente alinhada com o plano estratégico vigente para a empresa, e o valor da operação estava dentro dos parâmetros do mercado, conforme atestou então um grande banco americano, contratado para esse fim.  A operação foi aprovada naquela reunião nos termos do relatório executivo apresentado.” 

      Jorge Gerdau, presidente do Grupo Gerdau, diz: o negócio foi decidido com base em “avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio.” 

      3) O PREÇO DE PASADENA ERA CARO OU BARATO?

      O crescimento da demanda de derivados nos EUA (especialmente de 2004 a 2007) levaram a um aumento médio e progressivo no preço das refinarias. Mesmo assim, o preço pago por Pasadena foi bem inferior à média das transações em 2006.

      A referência para saber se o preço de uma refinaria é “barato ou caro” é o custo em dólar por barril processado por dia. Exemplo: uma refinaria que processa 100 mil barris por dia e custa US$ 500 milhões de dólares tem um índice de US$/bbl 5.000,00. É assim que se valora e se compara aquisições de refinarias que têm características similares de produção.

      Em 2006, a Petrobras pagou por 50% da refinaria de Pasadena US$ 3.800 por barril de capacidade de processamento/dia.

      O valor médio das aquisições em 2006 foi de US$ 9.734 por barril.


       

      4) QUANTO CUSTOU, DE FATO, A REFINARIA DE PASADENA?

      Foi noticiado que a refinaria de Pasadena teria custado US$ 1,18 bilhão de dólares para a Petrobras. Na verdade, a refinaria custou cerca de 40% desse valor. Vejamos:

      US$ 190 milhões, em 2006, para a compra de 50% da refinaria, que tem capacidade para refinar 100 mil barris de petróleo por dia. Portanto, a Petrobras adquiriu a capacidade de refinar 50 mil barris/dia.

      US$ 296 milhões, em 2009, para a compra dos 50% restantes que pertencia à Astra, da Bélgica, valor estipulado pela arbitragem internacional.

      Portanto, a Petrobras pagou US$ 486 milhões à Astra para comprar 100% da refinaria. Nada mais. Este é o preço real do negócio. Um índice de 4.860 dólares por barril de capacidadede processamento/dia. 

      Ao fechar o negócio, em 2006, a Petrobras também comprou por US$ 170 milhões metade do estoque de petróleo que a refinaria possuía. O óleo, no entanto, é matéria-prima, foi processado e vendido como derivado, gerando receita e lucro para a companhia.

      Ao comprar os 50% restantes da refinaria, a Petrobras também adquiriu novo estoque de petróleo, que pertencia à Astra, também no valor de US$ 170 milhões. Novamente, o óleo foi processado e vendido.

      Portanto, são US$ 340 milhões que foram gastos para comprar matéria-prima. Não tem relação com o investimento em si na refinaria.

      A Petrobras pagou também US$ 156 milhões em garantias bancárias ao BNP. É importante que fique claro que tais garantias não se referem à compra da refinaria, mas sim um recurso necessário para sua atividade operacional regular. Arcar com garantias bancárias faz parte da operação de qualquer refinaria. Não é custo para compra nem investimento. Não faz parte do preço.

      A Petrobras só pagou todo o valor das garantias bancárias de uma só vez, em 2012, porque os contratos estavam em nome da Astra e, durante a fase de litígio, a estatal não poderia pagar diretamente ao BNP. Concluído o acordo, acertou o pagamento devido.

      As despesas geradas pelo litígio com a Astra somaram US$ 5 milhões em honorários de advogados e US$ 150 milhões em juros. A disputa judicial, no entanto, como afirmamos, foi uma decisão para garantir que a Petrobras pudesse investir na ampliação da capacidade de refino e ser a única dona da refinaria, pagando o preço que julgava o correto e não o valor pedido pela Astra.

      Por último, foram gastos cerca de US$ 44 milhões nos ajustes finais para o rompimento da sociedade.

      5) O QUE PREVIA O CONTRATO? POR QUE A SOCIEDADE NÃO DEU CERTO? 

      O contrato assinado com a Astra, ao adquirir os 50% de Pasadena por US$ 190 milhões, em 2006, previa a necessidade de investimento para capacitar a refinaria a processar óleo pesado.

      O contrato também previa a criação do Comitê de Proprietários, formado um representante de cada sócio, que seria responsável pelas decisões estratégicas para operação e investimentos na refinaria. Esta é uma solução comum quando se trata de empresas com vários sócios e ainda mais comum quando as participações são iguais (caso de Pasadena).

      A cláusula de ‘put option’

      Caberia ao Comitê de Proprietários a palavra final nas decisões, desde que os dois sócios estivessem de acordo. Em caso de impasse, a Petrobras poderia decidir sozinha.

      O acordo, portanto, previa à Petrobras à prerrogativa e decidir as estratégias e os rumos da companhia. Em contrapartida, o contrato previu a cláusula do ‘put option’, que dava o direito à Astra de exigir que a estatal brasileira comprasse sua participação caso não estivesse de acordo com as decisões tomadas pela sócia. Este tipo de cláusula de opção de venda é comum em sociedade entre empresas. 

      A cláusula Marlim

      Pelo acordo assinado em 2006, 70% do óleo processado na refinaria seria brasileiro, procedente do campo Marlim. Ou seja, a Petrobras estava comprando 50% da refinaria, portanto uma capacidade de refinar 50 mil barris/dia, porém o óleo de Marlim demandaria uma capacidade de refino de 70 mil barris/dia.

      Na prática, a Petrobras excederia sua cota em 20 mil barris/dia e teria de usar parte da cota da Astra. Seria preciso pagar uma espécie de “aluguel” à empresa belga. Para isso, o contrato previu a chamada cláusula Marlim: a garantia de remuneração de 6,9% à Astra pelos 20 mil barris/dia que excediam à capacidade comprada pela Petrobras inicialmente.

      Cláusula sem efeito

      Mas essa garantia só teria valor e o pagamento seria feito se o investimento na reforma da refinaria para processamento de petróleo pesado fosse realizado em conjunto pelos sócios. Como isso não aconteceu, a cláusula não teve qualquer validade, como ratificou a Justiça americana ao final do processo litigioso.

      Início do litígio –  Astra se recusa a ampliar a capacidade de refinaria

      Estudos de viabilidade econômica mostraram, no entanto, que a refinaria seria mais rentável no longo prazo se sua capacidade de refino fosse expandida para 200 mil barris/dia. 

      A Petrobras defendeu o duplo investimento: adaptação ao óleo pesado e o aumento da capacidade de processamento. A Astra se negou a investir e abandonou a empresa. Começa aí o litígio.

      Recursos à arbitragem, que estabelece valor pelos 50% da Astra

      A Petrobras recorreu primeiramente à Câmara de Arbitragem, em junho de 2008, e posteriormente à Justiça dos Estados Unidos porque a Astra se negou a fazer o investimento inicialmente previsto em contrato, isto é, a adaptação para processamento de óleo pesado e também de ampliar a capacidade de refino.

      A Astra, por sua vez, como não concordou com a decisão da Petrobras de ampliar os investimentos, recorreu diretamente à Justiça para fazer valer a cláusula de ‘opção de venda’. 

      O trâmite foi longo, mas ao fim do processo judicial chegou-se ao montante de US$ 296 milhões pelos 50% restantes da refinaria. A Petrobras também comprou da Astra, por US$ 170 milhões sua parte nos estoques de petróleo.

      6 – A CARTA DE INTENÇÕES PARA ENCERRAR A DISPUTA

      Antes da decisão final da Justiça, no entanto, a Diretoria Internacional da Petrobras preparou uma ‘carta de intenções’, elaborada por Nestor Cerveró, para tentar antecipar um acordo amigável. 

      O documento também previa que qualquer proposta só teria valor na mesa de negociação mediante aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Petrobras. Só depois deste aval é que poderia ser entendida como uma proposta oficial da Petrobras. A carta não foi analisada pelo Conselho e, portanto, nunca teve valor de contrato – como a própria Justiça americana ratificou ao final do processo.

      7 – A NOMEAÇÃO DO ‘PRIMO’ DE GABRIELLI PARA A PETROBRAS AMÉRICA 

      José Orlando é engenheiro, sempre trabalhou na área de exploração e produção e está na Petrobras há quase 40 anos. Ele não teve qualquer envolvimento na compra da refinaria de Pasadena. Passou a comandar a Petrobras América (PAI) em outubro de 2008, portanto mais de dois anos após a Petrobras assumir a operação de Pasadena e já na fase de litígio com a Astra. A gestão de Pasadena sempre esteve aos cuidados das diretorias Internacional e de Abastecimento, ambas sediadas no Rio de Janeiro.

      Importante ressaltar também que o foco da Petrobras América, dirigida por ele, é a atuação em E&P no Golfo do México.

      8 – CENÁRIO MUDA COM PRÉ-SAL E CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

      O cenário para investimento em Pasadena é anterior à descoberta do Pré-Sal pela Petrobras. Outro dado que muda a partir de 2006 é o crescimento do consumo de derivados no Brasil.

      Diante desses dois cenários, a Petrobras decide em reunião do Conselho de Administração concentrar seus investimentos pós-2006 na exploração e produção do Pré-Sal e na ampliação do parque de refino no Brasil. 

      Investimento em refino sobe 12 vezes a partir de 2006

      Entre 1998 e 2005, a Petrobras investia internamente US$ 200 milhões por ano em refino.  De 2006 a 2011, a empresa passou a investir US$ 200 milhões por mês – US$ 2,4 bilhões por ano -, 12 vezes mais que o período anterior.

      Crise de 2008 provoca queda brutal das margens do refino nos EUA

      Enquanto a demanda crescia internamente, o cenário externo mudou radicalmente após a crise financeira de 2008. O consumo de derivados de petróleo nos Estados Unidos foi fortemente afetado pela crise, encerrando-se o ciclo da ‘Época de Ouro’ do refino no país. 

      As margens para venda de derivados de petróleo caíram sensivelmente, afetando o preço  das refinarias instaladas no país.

      9 – O PLANO DE DESINVESTIMENTO E A OFERTA DA VALERO

      Em 2011, com a mudança de cenário do mercado externo após a crise financeira de 2008, e diante da necessidade de investir em pesquisa e tecnologia para manter o cronograma de exploração e produção do Pré-Sal, a Petrobras decidiu vender ativos no exterior para fazer US$ 14,5 bilhões em caixa.

      É importante prestar atenção em um ponto: por ser uma decisão estratégica e planejada, foram mapeados os ativos fora do Brasil que poderiam ser negociados, porém sem pressa e procurando encontrar o melhor preço possível na venda.

      A refinaria de Pasadena é um dos ativos mapeados no exterior, porém não pode ter pressa para fazer qualquer negociação. As condições do mercado em 2012 não favoreceriam um bom preço, uma vez que as margens de rentabilidade do refino nos Estados Unidos caíram sensivelmente após a crise de 2008.

      Podemos dizer que em 2012, quando a Valero fez a oferta de US$ 180 milhões, vivíamos um momento de baixa, portanto não atraente para o negócio.

      Entretanto, o mercado de derivados de petróleo nos Estados Unidos começou a se aquecer agora em 2013, o que, com certeza, elevará o valor de revenda da refinaria.
       

       

      ARTIGOS RELACIONADOS

      Nassif: Cerra é 
      o “pai” da CPI

      (89)

      Conheça os que querem 
      afundar a Petrobras

      (124)

      A eleição é a Petrobras. 
      A Globo erra mais

      (108)

      CPI vai ferrar o Governo ? 
      Parece que o Governo quer

      (95)

      O neovendilhão Dudu 
      e os velhos entreguistas

      (27)

       

      1. Avatar…queria muito lhe dar

        Avatar…queria muito lhe dar estrelinhas mas não sei o porquê..o blog não permite estrelinhas para o seu comentário e de outras pessoas aqui. Então…lá vai…

        1. NASSIF.
           
          O comentário do IV

          NASSIF.

           

          O comentário do IV AVATAR merece um post específico.

           

          Peço verifiar com ele e coloque em destaque!

           

          AGORA, PARA FAZER ESSA cpi FERVER, BASTA INCLUIR O ACORDO “TAKE-OR-PAY” ASSINADO PELO psdb EM 1995 QUE ENCHEU A ENRON DE $$$$ E DEU PREJUÍZO DE BILHÕES DE DÓLARES PARA A PETROBRÁS… BILHÕES!

          O PT DÁ CADA BOBEIRA. EU NÃO ESQUEÇO NÃO. TENHO TUDO NA CABEÇA…

          A MARACUTAIA TUCANA DO TAKE-OR-PAY;

          A MARACUTAIA TUCANA DA ENTREGA DA CTEEP PRA COLÔMBIA POR 1/7 DO QUE VALIA (R$250 milhões de caixa 2 tucano)

          As ambulâncias superfaturadas pelo Serra e PSDB no escândalo sanguessugas: pagar R$96.000,00 numa Fiat Fiorino? O quie quié isso, meu Deus?

          E a PiG ainda engabelou os paulistas dizendo que o dossiê era falso. Era tudo VERDADE!

           

           

      2. Querido Avatar! Tenho a grata

        Querido Avatar! Tenho a grata satisfação e orgulho em compartilhar convosco, o amor genuíno por nosso país. Viva o BRASIL!!!! Parabéns pelo monumental comentário. Abraço fraterno.

    2. “auto engano” faz tempo que

      “auto engano” faz tempo que deixei de acreditar que “eles” a esquerda tem boas intenções e são apenas vitimas dos demagogos, e mau carater mesmo.

      1. Falou o troll mais SAFADO do

        Falou o troll mais SAFADO do blog. Aquele que vive fazendo proselitismo com mentiras, insídia e má-fé.

        Não dá nem para chamar de mau caráter, pois não tem caráter algum. É um paga-sapo profissional sustentado por uma corja de corruptos que quer manter a exploração do povo brasileiro a todo custo.

         

        1. Putz, ainda nesta de acusar

          Putz, ainda nesta de acusar os outros de troll e/ou tucano.

          O PT não é o Brasil.

          Não existe só PT e PSDB.

          E Ruy lamento te informar vc é o maior troll deste blog e em outros

          Vc confirma a regra.

          1. Mentiroso SAFADO que se diz

            Mentiroso SAFADO que se diz apartidário mas sempre ataca só o PT e sempre defende o PSDB.

            Odeio gente mentirosa e você é um mentiroso descarado.

            Troll mentiroso.

    3. Esforço zero, zero argumentos.

         Somente praticando esse esporte besta de falar mal do governo e de governistas a toa. lamentações existenciais inúteis de quem não tem o que falar, existem formas melhores de combater o tédio.

    4. Reclamam quando explicações

      Reclamam quando explicações não são dadas e reclamam quando elas são dadas.

      Enfim, a questão não é a compra da refinaria, que por sinal não tem nada de errado, a questão é arrumar uma desculpa para atacar o governo.

      E essa tucanalha SAFADA nunca dá explicações de nada. Estão mais sujos que poleiro de tucano com caganeira, mas não dão nenhuma satisfação à sociedade dos muitos casos de roubalheira em que estão envolvidos do bico até a ponta de seus rabos sujos.

      Só resta mesmo mandar essa escumalha À merda (e eles vão sujar a merda).

  87. Uma coisa eu sei os tucanos

    Uma coisa eu sei os tucanos deram prejuízos de trilhões ao Brasil com as privatizações e as “mamatas” d Min Comunicações Tucano Mendonça de Barros” com as “teles”, nada foi apurado pela justiça nem julgados, o escandalo de deputados afirmando que foram pagos para reeleição de FHC, nada foi apurado nem julgado, o escândalo de   propinas do “metrô” paulista fala-se de 500 milhoes de desvios, os tucanos permanecem ilesos, sem falar do Mensalão Tucanos mineiro que se arrasta a décadas, . Então , este PSDB é o mais corrupto e hipóclita  da história do Brasil.

  88. É por ai o caminho a ser

    É por ai o caminho a ser trilhado. Vamos juntar os movimentos sociais, todos. Não vamos esquecer de incluir o afundamento da P-36.

  89. Claro que tem jurisprudência.

    Claro que tem jurisprudência. A CPI dos Correios foi tudo, tudo relacionado à derrubar Lula, menos CPI dos Correios. Não sei se essa manobra vai vingar, pois até hoje quem pauta as CPIs é o pig.

    De qualquer forma louvo a atitude do governo em reagir. Política não é chá das cinco*. É porrada pura.

    *Preferia que fosse. Mas o candidato do Gunter não quer nem saber desse papo 

  90. Então é isso: “socialistas” e

    Então é isso: “socialistas” e extremistas de direita se unem, contratam 9 mil “penas amestradas” para promoverem difamação contra Dilma na internet, geram uma crise atirando diretamente na maior empresa brasileira, a Petrobras, tentam incendiar o país, transformam o país do futebol no país do ódio à Copa do Mundo, tudo isso num plano maquiavélico de iludir o povo e tomar o poder. Sim, porque é disso que se trata, um plano de sabotar o país. Não há uma só proposta que não seja a já conhecida de “desfazimento” de tudo que o PT e o povo construíram. Vai dar certo? Se der, o país estará, mais uma vez, nas mãos dos pedradores, dos entreguistas, dos que odeiam seu solo e sua gente. 

  91. Há algum tempo, a Petrobras

    Há algum tempo, a Petrobras criou um blog onde, de bate pronto, respondia aos ataques contra ela. O blog funcionou muio bem e serviu de antídoto às mentiras que estavam sendo perpetradas. Proque agora não faz o mesmo? Porque não vem a público com as contas na ponta do lápis e explicações fáceis de entender?

    1. Outros Tempos

      Isso foi no tempo de Lula/Gabrielli, Spok. Agora, o tempo é de Dilma/Graça. A mentalidade agora é  a de delegar ao maior partido de oposição, a “grande” mídia, a exclusividade da versão sobre tudo o que se refira ao governo e à Petrobras.

       

  92. Se formos falar da Petrobras,

    Se formos falar da Petrobras, a primeira questão na fila do que deve ser esclarecido, está o naufrágio da plataforma P36, que provocou um prejuízo de US$ 1 Bilhão à empresa. Essa história está por ser esclarecida desde 2001 e a tucanalha ainda não deu nenhuma explicação minimamente verossímil.

    1. “a primeira questão na fila

      “a primeira questão na fila do que deve ser esclarecido, está o naufrágio da plataforma P36”

      Boa idéia quando vcs tomarem o poder tudo será esclarecido e os culpados mediante processo e julgamento poderão pagar pelos crimes que cometeram.

      Ops, mas vcs não estão no poder a 13 anos?

      1. Você não é burro mas finge

        Você não é burro mas finge ser, então é desonesto porque age de má-fé.

        A farsa do mensalão, onde a imprensa uniu-se ao mais corrupto dos poders da rapública, o judiciário, para forjar condenações falsas e ilegais contra petistas em um julgamento de exceção farsesco, típico das mais ferrenhas ditaduras, mostra que o PT não tem o poder total.

        Então essa sua mentira safada para defender a incompetência de seus patrões tucanos é uma mentira descarada. O que aliás é típico de vocẽ, um troll SAFADO que age espalhando mentiras para todo lado.

        O PT não conseguiu fazer a investigação necessária sobre o afundamento da P36 porque a burocracia estatal e os políticos tradicionais tem medo da mídia com suas chantagens.

        Notável é que você que diz se preocupar tanto com a Petrobras, não querer que esse fato seja investigado. Foi o maior prejuízo que a Petrobras já teve e a causa foi um festival de incompetência (mais um entre tantos- alô cantareira) dos tucanalhas. Fica clara a diferença entre suas baboseiras e sua atitude. Diz que é apartidário mas sempre defende os tucanos.

        Seu tucanalha mentiroso (com o perdão do pleonasmo)!

        1. Meu Deus onde que esta

          Meu Deus onde que esta escrito ” não querer que esse fato seja investigado.” 

          Tu inventa espantalho para bater, ta com parafuso solto Ruy, a critica é que o discurso parece de oposição sendo situação, estão a 13 anos no poder e não descem do palanque.

          Investiguem, quem é culpado condenem, agora fica neste blá blá blá de que “O PT não conseguiu fazer a investigação necessária sobre o afundamento da P36 porque a burocracia estatal”.

          Nao cola.

          “corrupto dos poders da rapública, o judiciário” Só PT presta neste país, a verdade esta no partido nada fora do partido, nada contra o partido.

          1. É ridícula sua tentativa de

            É ridícula sua tentativa de atribuir a mim aquilo que você faz.

            Você só entra no blog para atacar o PT e SÓ o PT.

            Quando eu o confronto com sua atitude você muda de assunto e passa a acusar a mime a outros que tem opinião diferente da sua de ser “chapa-branca”, fanático e o escambau.

            Você realmente pensa que as pessoas acreditam na sua patacoada?

            Vive acusando o PT das maiores picuinhas, mas quando se fala de uma denuncia GRAVE contra os tucanos o que o troll SAFADO faz? Põe no PT a culpa daquilo que os tucanos fizeram.

            Para você os tucanos podem tudo porque o que eles fazem TAMBÉm é culpa do PT.

            Pare de ser desonesto e mentiroso e assuma qque está defendendo o PSDB aqui. Seria o honesto a se fazer.

            Mas eu sei que honestidade aí passa longe. Você é um mentiros que só entra no blog para trollar, fazendo propaganda antipetista e defendendo os tucanos. Seria direito seu expressar sua opinião, se não usase de mentiras e má-fé. Tu inventa espantalho para baocÊ é desonesto e SAFADO. Sua única atitude é postar mwentiras e mais mentiras e qundo alguém PROVA que você está mentindo você simplesmente coloca mais mentiras ainda.

            É um MENTIROSO que por diversas vezes colocu neste mesmo blog que o governo é uma coisa e o PT é outra, mas AGORA como lhe interessa para suas mentiras está confundindo o PT com o governo por pura má-fé, pois lhe interessa a MENTIRA de que o PT poderia investigar o que quisesse por estar no poder.

            É assim mesmo seu mentiroso sem vergonha, uma hora o PT não pode tudo, pois lhe interessa limitar o que o partido poderia fazer, para manter suas mentiras. AGORA que a mentira é outra e você quer culpar o PT pelo que o PSDB fez para proteger seus patrões bicudos, então você muda completamente o que disse e passa a MENTIRA de que o PT tudo pode, portanto o que o PSDB roubou  e mentiu seria culpa do PT.

            Você é mentiroso, desonesto e safado, um troll que não tem um mínimo de seriedade e só busca fazer proselitismo barato, só que é manjadíssimo e não convence ninguém porque sua desonestidade é flagrante.

  93. Em primeiro lugar estou

    Em primeiro lugar estou pagando para ver a concretização desta estratégia. Depois do recuo na CPI do Cachoeira só acredito vendo. Em segundo lugar, de que adianta incluir isto ou aquilo na CPI se a mídia só divulga o que quer ? Vai ser meia hora para a divulgação da CPI da Petrobrás e dez segundos para a doi Trensalão.

  94. Eleições 2014

    Nas eleições de 2010, o candidato José Serra conseguiu atrair uma boa parte dos votos conservadores dos evangélicos. Em 2014 temos algumas questões sobre o comportamento do eleitor:

    1) O candidato Aécio Neves conseguirá atrair votos dos evangélicos?

    2) Silas Malafaia apoiaria o Aécio Neves?

    3) As igrejas evangélicas vão dar palanque ao Aécio nas suas concentrações?

    O estilo de vida do senhor Aécio não é bem visto pela população evangélica, e seria muito difícil ele conseguir esses votos. A Marina e o Eduardo Campos vão crescer nas pesquisas e terão com certeza o apoio de boa parte dos evangélicos do Brasil.

    1. 1) O candidato Aécio Neves

      1) O candidato Aécio Neves conseguirá atrair votos dos evangélicos? Sim.

      2) Silas Malafaia apoiaria o Aécio Neves? Sim.

      3) As igrejas evangélicas vão dar palanque ao Aécio nas suas concentrações?Sim.

      Se votaram na Dilma que “não era bem vista pela população evangélica”, pq não votariam em Aécio Neves. 

  95. Petrobras

    Sou contra qualquer CPI para não dar em nada. Mas, já que foi instalada, minha opinião que deveria iniciar  com as vendas das açoes da Petrobras no início de 2000, ou seja, privatização.

    Sou favorável a um julgamento popular das ações de governos, que até algumas viraram CPI. Estes julgamentos teriam que ter poder de abrir as caixas pretas e fazer o retorno do desvio e com a prisão dos culpados. Teria tantas perguntas, começaria porque o aumento do aço após a privatização da Usiminas? para não valorizar o preço dela? e o canal de fuga de dinheiro via Banestado?  e a privatização da Vale do Rio Doce? e a Petrobras a compra dos ativos da Perez Companc na Argentina/Bolívia?

    1.  
      Quinta-feira, 17 de Outubro

       

      Quinta-feira, 17 de Outubro de 2002, 20:04 | Online
      Petrobras compra Pérez Companc por US$ 1,027 bilhão
      Tamanho do texto? A A A A
      A Petrobras comprou nesta quinta-feira 58,62% das ações da empresa petrolífera Pérez Companc e 47,1% da Fundação Pérez Companc. A Pecom, como é conhecida, é a maior empresa petrolífera independente da América Latina.

      A assinatura do acordo de compra foi realizada na sede da empresa argentina, com a presença do presidente da Petrobras, Francisco Gros, e de executivos da Pérez Companc.

      Segundo Gros, a Petrobras pagou US$ 1,027 bilhão pela Pérez Companc. Deste total, US$ 689 milhões foram entregues em espécie, enquanto os restantes US$ 338,4 milhões serão pagos através de uma letra emitida para a Fundação Pérez Companc. Estes títulos vencem em 2007, com juros anuais de 4,7%.

      A compra ainda precisa ser aprovada pela Secretaria de Defesa da Concorrência. No entanto, especula-se em Buenos Aires que a análise da secretaria não encontraria obstáculo algum que pudesse impedir a compra. A Secretaria tem o período de um ano para a aprovação.

      Apesar do período prolongado, Gros sustentou que não prevê qualquer tipo de reversão da compra. E mesmo que isso ocorresse, afirmou, “nós lhes devolvemos a empresa, e eles nos dão de volta o dinheiro. Mas essa seria uma situação in extremis”.

      O anúncio de que a Petrobras pretendia adquirir a Pecom havia sido feito em julho deste ano. A principal complicação nas negociações era a dívida que a Pecom tinha. No entanto, esta questão foi resolvida dias atrás, quando a Pecom conseguiu o refinanciamento da dívida, de quase US$ 2 bilhões.

      A empresa conseguiu a reestruturação de 100% da dívida com os bancos, e 92% da dívida com os bônus. Com a venda da Pecom, deixa de estar em mãos argentinas a última grande empresa petrolífera que ainda era de capital local.

      A venda gerou protestos nos setores mais nacionalistas do país. Além disso, diversos grupos empresariais tentaram pressionar o governo do presidente Eduardo Duhalde, alegando que, com a venda da Pérez Companc, a Argentina estava cedendo áreas estratégicas para o país.

      Um dos representantes da Petrobras afirmou em off ao Estado que era incompreensível a atitude de alguns setores da mídia argentina, que atacaram a compra: “Se vem uma companhia inglesa ou espanhola, tudo bem. Mas se é o Brasil, o vizinho que vem comprar, aí já dá problema. É um absurdo”.

      Esta é a segunda grande operação de compra de empresas que o Brasil realiza neste ano na Argentina. A anterior foi a aquisição da empresa cervejeira Quilmes, por parte da AmBev. Segundo Elói de Almeida, presidente do Grupo Brasil, associação que reúne 200 empresas brasileiras instaladas na Argentina, este é o momento de comprar empresas argentinas de alta qualidade.

      Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Pecom no centro de Buenos Aires, Gros explicou que a intenção da Petrobras é ficar na Argentina. “Há dez anos estamos investindo neste país. E recentemente, há dez dias, estive aqui inaugurando o primeiro posto de gasolina da Petrobras”, ilustrou.

      No total, serão 40 postos da Petrobras nos próximos três meses, como resultado da troca de ativos com a empresa espanhola Repsol, que cedeu a EG3 à empresa brasileira. A Pecom possui uma centena de postos na Argentina. A princípio, durante um ano, estes postos manteriam a marca atual, mas, posteriormente, passariam a ostentar a marca da Petrobras.

      Gros sustentou que, por enquanto, apesar da compra da Pecom, não existe nenhuma intenção de integrar de forma imediata os negócios das duas empresas, que continuariam sendo independentes, por algum tempo.

      Gros afirmou que a mudança que ocorrerá em breve nos governos tanto do Brasil como da Argentina não o preocupam. Em relação ao Brasil, afirmou que se sentia “bem”. Segundo ele, seja lá qual for o candidato vitorioso no segundo turno das eleições presidenciais, o rumo da Petrobras não será alterado. Sobre a Argentina, sustentou que se sentia “tranqüilo”.

      A Petrobras informou que vai investir US$ 2 bilhões na petrolífera argentina Pérez Companc durante os próximos cinco anos para impulsionar a produção.

      Jorge Camargo, diretor internacional da Petrobras, disse à agência Dow Jones que a companhia está aumentando seus gastos na Pérez Companc porque está à procura de novas reservas de petróleo na América Latina. “A Pérez Companc será um motivo de crescimento”, disse ele.

      Este ano, a empresa argentina reduziu investimentos após seus lucros terem despencado por causa dos impostos do governo sobre suas exportações e da acentuada desvalorização do peso em janeiro. Camargo acrescentou que a média de investimentos da Petrobras será de US$ 400 milhões por ano.

      Sem citar um número específico, o executivo afirmou que a companhia brasileira vai revisar sua meta de produção de 300 mil barris de petróleo por dia fora do Brasil em 2005, pois a aquisição da Pérez já vai ampliar a produção da Petrobras para cerca de 250 mil barris por dia.

      Atualmente, a petrolífera brasileira produz 70 mil barris por dia em operações estrangeiras e agora está acrescentando a esse valor 180 mil barris por dia com a produção da Pérez.

      Gros, disse há pouco que a compra da Perez Companc é a consagração do objetivo estratégico de expansão dos ativos da companhia. Segundo ele, pelo contrato fechado nesta quinta-feira com a empresa argentina, a Secretaria de Defesa da Concorrência, órgão similar ao Cade no Brasil, terá um prazo de até um ano para avaliar e aprovar o negócio.

      Gros se mostrou confiante na aprovação. Pelas regras argentinas, se ocorrer algum problema aos olhos da autoridade de concorrência, a transação acaba sendo desfeita. “Estamos confiantes de que essa aprovação virá em breve e temos toda a documentação”, disse em entrevista coletiva em Buenos Aires.

      O novo CEO da Pecom será o atual diretor-gerente
      de novos negócios da Petrobras, Alberto Guimarães. Gros afirmou à Agência Estado
      que, por pelo menos um prazo de seis meses, não haverá grandes alterações nas estratégias de negócios da Pecom, nem em seu quadro funcional.

      Segundo ele, será necessário um período de avaliação de toda a estrutura da empresa e seu
      funcionamento. “A Pecom tem acionistas minoritários e não chegamos com uma idéia
      pré-concebida. A princípio, não vejo motivos para fazer qualquer mudança”, disse.

      “Temos negócios comuns na Bolívia, Colômbia, no Equador e no Brasil, e as companhias
      serão administradas independentemente.” Ele afirmou que terá de avaliar “país por país
      e negócio a negócio para verificar as sinergias a fim de realizar as melhores
      transações”. 

       

       

  96. Qual valor de mercado de Passadena?

    Quanto custa hoje a refinaria de Passadena? Qual seu valor de mercado? Até hoje não sei a resposta. Se o seu valor de mercado na época de aquisição ou o atual é igual ou maior que o valor de compra (sem as interferências da justiça) não houve prejuízo, o ex-proprietário Belga é que fez um bom negócio. Aliás, quem garante que o Belga quando comprou dos americanos não pagou mais que o valor divulgado? Pagamento por fora só existe no Brasil?

    1. Quem garante que o Belga

      Quem garante que o Belga quando comprou dos americanos não pagou mais que o valor divulgado? Pagou sim, e deve ter sido muito mais. Os belgas pagaram por fora as dívidas da empresa, que estava pendurada, e mais os estoques de petróleo. Há razões para crer que estes últimos custaram bem mais até que a própria refinaria. A razão da empresa omitir estes valores em seus comunicados aos fregueses e talvez a seus acionistas, comunicados estes usados pela imprensa brasileira para alardear o preço omitindo a omissão dos gastos adicionais, vem do fato de que a empresa é uma corretora, não uma petroleira. Seus negócios dependem de causar nos fregueses sempre uma ótima impressão, ainda que por meios um pouco exagerados, sobre suas compras e vendas.

    1. Papagaio velho não aprende

      Vou te explicar como isso é possível de acontecer

      1- Se o Fusquinha tiver um estoque de uns 170 mil dólares de petróleo em estoque

      2- Se o Fusquinha, que era sucata, tiver passado por uma recauchutagem perto de 200 mil dólares

      3- Se o Fusquinha tiver uma perspectiva de uma produção de 100 mil barris por dia

      4- Se este valor exorbitante do Fusquinha for uma decorrência de uma sentença judicial

      Enfim….ensinar a um papagaio velho como vc é meio complicado

      1. Quem tem que explicar esta

        Quem tem que explicar esta perdendo.

        Não importa sua argumentação, o que importa é o que o eleitor pensa.

        ……………………………..

        Rules for Radicals 

         

        Rules for Radicals: A Pragmatic Primer for Realistic Radicals is the late work of community organizer Saul D. Alinsky, 

         

        http://en.wikipedia.org/wiki/Rules_for_Radicals

         

        The rules:

         

        “Power is not only what you have, but what the enemy thinks you have.”

        “Never go outside the expertise of your people.”

        “Whenever possible, go outside the expertise of the enemy.”

        “Make the enemy live up to its own book of rules.”

        “Ridicule is man’s most potent weapon.”

        “A good tactic is one your people enjoy.”

        “A tactic that drags on too long becomes a drag.”

        “Keep the pressure on. Never let up.”

        “The threat is usually more terrifying than the thing itself.”

        “The major premise for tactics is the development of operations that will maintain a constant pressure upon the opposition.”

        “If you push a negative hard enough, it will push through and become a positive.”

        “The price of a successful attack is a constructive alternative.”

        “Pick the target, freeze it, personalize it, and polarize it.”

         

    1. Lucro aparente vs valor de mercado

      Sim. E parte do lucro foi obtido à partir de manobras contábeis,ou aquilo que se convencionou chamar de ‘contabilidade criativa. Só que este valor ‘expressivo’ acaba desaparecendo frente aos gastos com a importação de combustíveis e a perda do valor da empresa no mercado. Aí não há milagre financeiro que de jeito.

  97. Investiguem o David Zilberzstagn Petrobrax, ex-genro de FHC

    entregaram áreas para as multinacionais

    entregaram o mercado brasileiros  das teles para as multinacioinais.

    desativaram o centro de pesquisa da Telebras era o quinto maior do mundo na area da microeletronica e telecomunicações responsavel pelodesenvolvimento das fibras ópticas e outros feitos mais.

    hoje importamos centrais telefonicas , equipamentos de transmissão e recepção para comunicaçao da China Coréia uma vergonha

    Eles venderam nosso futuro e nos endividaram.

    O quê fizeram: Venderam estatais, aumentaram a selic a cinquenta por cento e com os lucros as multinacionais compraram tudo e ainda viraram nossos credores ,pois, oi FHc e sua trupe nos imnpos um brutal endividamento da conta pública .

    Essa benesse aos agiotas internacionais deve ter sobrado bilhoes em contas Suiças pros familiares da corja..

    Paredon pra FHC e seus asceclas!

     

     

  98. Entalado na garganta deles: Pré-Sal e resgate da Indústria Naval
    FHC e oposição ainda sonha com a entrega da Petrob´ras.
    Pra lembrar>l eles deram a construção de navios e plataformas pra outros Países, quanto dinheiro houve debaixo desse pano?
    -Eles compravam quase tudo: Não tinha a Obrigação de Conteúdo Nacional.
    È isso que está em jogo e nós temos a obrigação de fazer esse debate na internet , pois, a Porca-Mídia nacional não tem nenhum interesse que o assunto enverede pra esse lado.

  99. Agora vai ter a disputa de

    Agora vai ter a disputa de quem deu o rombo maior, PSDB ou PT, parece briga de comadre , e não fica nada esclarescido, depois de 13 anos de governo já da para ver os acertos e os erros do PT.

    1. Qual o preço de Pasadena

      http://www.jornalggn.com.br/noticia/para-gabrielli-acusacoes-do-caso-pasadena-sao-eleitoreiras

      Para quem está interessado em saber sobre o tal “prejuizo” com a aquisição de Pasadena, a empresa dá lucro de mais de R$ 3 bilhões,….não há prejuizo nenhum, o que está faltando é a Petrobrás abrir a boca e falar, usar seu blog prá isso, usar o Youtube, não dá para ficar levando porrada dessa turma que se julga um “poço de ética” e quer igular colocar o PT na mesma vala do esgoto em que se encontra o PSDB mas que a mídia não mostra, e não pense que há uma “terceira via” santa com a Santa Marina que não existe não, o marido de Marina é um devastador de florestas, o Dudu e família tem um rolos no currículo, estava na lona por causa dos roubo no caso dos precatórios e Lula o salvou, o reergeu, fico com o PT, pelo menos esse partido é fiscalizado pela mídia no mínimos detalhes, e PF, TCU da esposa do Dudu etc

       

  100. CORRUPÇÃO COM O AVAL DE LULA E DILMA
    LADRÕES: GABRIELLI, O MAIOR LADRÃO DO BRASIL
     
    O Crime Organizado, suas Quadrilhas, seus Chefes e Operadores no Poder, e com Poder de DECISÃO de mando para agir e decidir com o aval do Palácio do Planalto.
     
    DILMA ROUSSEFF-PLATAFORMA P-56 2

    José Sérgio Gabrielli, Graça Foster, Dilma Rousseff e Paulo Roberto Costa em visita à Plataforma P-56, em Angra dos Reis, em junho de 2011

     
    Quem é Quem no PODER?
     
    Paulo Roberto Costa, que era diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, um dos autores do contrato de compra da refinaria de Pasadena, preso pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato, foi nomeado por um acordo entre José Dirceu, (ministro chefe da Casa Civil à época), Pedro Corrêa (Presidente do PP, Deputado Federal à época),e José Janene, Líder do PP,na Câmara dos Deputados a época,um dos réus do esquema do mensalão. Já Falecido. E que foi substituido pelo operante Pedro Henry, também condenado na Ação 470 do Memsalão. Esse ramo dentro do PP se estende como um câncer que devemos extirpar combatendo a impunidade. Hoje você tem o Líder no Partido na Câmara, Eduardo da Fonte, sobrinho de Severino Cavalcanti, e cria de Pedro Corrêa, e de toda essa gente. Pois do contrário não seria Líder do Partido.

    Na época, o caso de Pedro Corrêa foi examinado pela Corregedoria da Câmara e terminou arquivado, mesmo diante de muita polêmica e das denúncias do relator da CPI, deputado Luiz Antônio de Medeiros (PL-SP), de estar sofrendo forte pressão política para inocentá-lo. A filha do ex-deputado, Aline Corrêa, hoje deputada federal pelo Estado de São Paulo, também esteve envolvida naquele processo, assim como seu marido,à época, José Antônio Newald, mas asdenúncias foram igualmente arquivadas. É Operadora do Esquema de Paulo Roberto Costa com as empresas que atuam no segmento de Abastecimento da PETROBRAS.

    A derrocada das empresas de Eike Batista é um dos motivos que colaboraram para um deficit milionário dos fundos de pensão no Brasil, e tudo feito com a ordem direta de Lula e Dilma. Não existe precedente em toda a História de fatos como esses. E nada foi feito. O Chefe Oculto de tudo é LULA. Todos sabem, e nada é feito contra o Crime de Lesa-Pátria. Os Ministros do PT, no Supremo Tribunal Federal, tem que enchergar que ao julgarem ideologicamente e não a luz do direito, colocaram o Brasil, em trevas a beira do abismo. E vão pagar caro por isso. Roubo é Roubo, Ladrão é Ladrão, Quadrilha é Quadrilha!

    Veja ainda, as empreiteiras que fazem doação fora do período de campanha. Tudo isso é Lavagem de Dinheiro, dentro de um esquema de lavagem novo, onde o dinheiro não sai das empresas para não chamar a atenção e ficar no sistema financeiro de forma quente e legitima. Isso foi organizado pelo ex-presidente da Petrobras JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI DE AZEVEDO.

    Nas solenidades no Palácio do Planalto, no 3 andar, onde esta o Gabinete Presidencial, por várias vezes, quando presente as Solenidades, Pedro Crorrêa, acompanhava ao término do evento a presidenta Dilma ao seu gabinete. Basta ver as fitas: Ela na frente, ele a um passo atras e a segurança. Para se reunirem e discutirem assuntos relacionados a Paulo Roberto Costa e seus interesses em sua área. Vejam ainda, quem era o diretor-adjunto de Paulo Roberto Costa, na diretoria de Abastecimento da Petrobras.  Alan Kardec Duailibe, homem de confiança e operador de Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, que ocupou cargo de ministro de relações institucionais do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Walfrido, é um dos mentores do Mensalão mineiro. A Justiça de Minas Gerais decretou extinta a punibilidade de Walfrido dos Mares Guia, acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro público em 1998 para a campanha do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

    Nas ações penais 536 e 606 são apurados possíveis desvios de dinheiro público durante a campanha de Azeredo. Segundo a Procuradoria Geral da República, o então candidato teria se beneficiado de recursos procedentes de um esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP&B, de propriedade do publicitário Marcos Valério, condenado a Ação Penal 470, o processo do mensalão, por fatos semelhantes. De acordo com a procuradoria,  R$ 3,5 milhões foram desviados de empresas estatais mineiras para a campanha.

    A juíza Neide da Silva Martins, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, entendeu que as acusações de peculato e formação de quadrilha prescreveram em 2012, quando Mares Guia completou 70 anos. “Tendo transcorrido prazo superior a oito anos entre os fatos e o recebimento da denúncia, declaro extinta a punibilidade do réu Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, qualificado nos autos, pela ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado”, decidiu a juíza.

    A Refinaria de Pasadena, é café pequeno, se comparado a desmobilização e venda de ativos da Petrobras feita por Graça Foster com o aval da Presidenta DILMA, depois de um final de semana no Palácio da Alvorada. Sem consulta ao Conselho de Administração da empresa.
     
    A PDVSA e a Refinaria ABREU e LIMA
    A Refinaria de Abreu e Lima, a PDVSA, não aceitou vir a participar da Refinaria, devido ao sobrepreço do custo político Brasil, para fazer caixa, de mais de Us$ 2 bilhões, para os envolvidos no esquema. Diga-se PT e PP, sobre o comando de Pedro Corrêa. Só na terraplenagem ouve sobrepreço de mais de R$ 250 milhões de reais para esse time. Portanto a PDVSA, não aceitou participar do esquema de corrupção montado por LULA, Dirceu e Corrêa.
     
    Amigas Perigosas da Presidente DILMA
    Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) preocupa os palacianos próximos à presidente Dilma Rousseff, muitos pensaram ser um exagero, mas isso vem se confirmando a cada dia. E se fizemos tal afirmação é porque as informações recebidas dão conta que essa é de fato a situação que reina no Palácio do Planalto quando surge em alguma conversa o nome de Denise Abreu ou Erenice Guerra. Erenice e Denise, tem visitado empresários do setor de P&G, para pedir dinheiro em nome de Dilma, e propor negócios na área de Paulo Roberto Costa. Nesse assunto a presidente tem tido o seu nome usado de forma indevida, mais a situação é muito séria.
     
    Contrato Bilionário dado por Gabrielli a WTORRES, de US$ 25 bilhões de dólares sem licitação, a época, a uma empresa sem tradição no setor de Petróleo e Gás, foi o maior crime já cometido por essa gestão do PT. Palocci, na época conselheiro da Petrobras, foi contratado pela empreiteira para fechar o contrato.

    Tudo isso já existia, mais piorou muito com a chegada de Lula e Dilma ao Poder. É hora de acabar com essa farra!

    LULA É O REI DOS LADRÕES
    http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2014/03/operacao-lava-jato-desarticula-rede-de-lavagem-de-dinheiro-em-7-estados

     

  101. Algum comentário sobre esse

    Algum comentário sobre esse estudo da Consultoria da Câmara? Será que é obra do PIG também?

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/estudo-denuncia-ilegalidades-no-leilao-do-pre-sal/

    A Petrobrás é a maior fonte de recursos para partidos e poliíticos no Brasil, R$ 100 bi em investimentos….imagina quanta dinheirama não escorre nesses contratos…..

    Impressionante como a ideologia cega as pessoas…..

     

  102. Um contra-ataque demoralizante

    Nassif!

    A meu ver, se essa possível reação do governo vier a acontecer, não passará de uma medida desmoralizante porque, fosse um governo sério, independente dessa CPI da Petrobrás, há muito que teria feito o seu dever de acionar os mecanismos de defesa do patrimônio público e não essa conduta matreira de ficar estocando os crimes alheios para futuras negociações escabrosas.

    1. Lembra do nome Paulo Lacerda,

      Lembra do nome Paulo Lacerda, depois das inúmeras operações da Plícia Federal?

      A direita não sossegou, juntamente com a quadrilha máfiomidiática, até defenestrarem o ínclito Delegado Lacerda.

      Já leu A Privataria Tucana?

      Já Leu Operação Banqueiro?

      Sobra a pergunta: Como assim, o PT não fez nada para combater a corrupção?

      O que aconteceu quando chegaram os inquéritos na justiça ( em minúsculo mesmo )??

      Lembra dos HC Cangurus?

      A luta é feroz, mas continua.

  103. Gostaria que tema “barão belga” entrasse na CPI

     

    Como se sabe, os papagaios do PSDB estão enchendo as páginas da internet e redes sociais dizendo que o tal “barão belga” é como se fosse um “barão petralha” que ganhou dinheiro com conxavos entre ele e o PT no caso de Pasadena.

    Também, como se sabe, esses “papagaios do PSDB” tem o bico grande e a memória curta. Basta pesquisar um pouco e logo se descobre que o tal “barão belga”, ganhou fortunas foi com o PSDB, pois foi na privatização da Eletropaulo que a empresa Trectebel Energia se tornou a maior empresa privada do Brasil no ramo de Energia.

    Detalhe, 68% da Trectebel Energia pertence a A GDF-Suez, o barão tem gorda participação acionária. Então fica assim os tucanos transformaram a Trectebel Energia na maior empresa privada de energia do país, sendo que a empresa e 68% de propriedade da GDF-Suez, na qual o tal barão tinha gorda participação acionária, pelo menos até 2013, quando vendeu por mais de um bilhão de euros sua participação no grupo, mas agora eles dizem que é “barão petralha”, não sei, mas acho que se puxar pela corda ese barão nasceu e vitaminou-se aqui no Brasil como “barão tucano”, mas os “papagaios tucanos” têm memória curta.

    Isso sem falar da MENTIRA DESCARADA que eles espalham sobre o valor de Pasadena quando a Astra Oil a comprou, falam em U$ 45 milhões, omitem que também junto foram U$ 199 mihões em dívidas assumidas pela Astra Oil, mais U$ 180 milhões em estoques e um percentual ainda não esclarecido do valor que teria que investir na modernização da empresa. Ou seja, o valor total da operação fica na casa dos U$ 700 milhões, muito maiores do que os U$ 45 milhões que “os papagaios tucanos” espalham pela internet e redes sociais.

    1. A CPI sem fim específico não deveria interessar ao PT

       

       

      Eduardo Pereira da Silva (segunda-feira, 31/03/2014 às 12:55),

      Sua observação é correta, mas não seria mais interessante para o Brasil que se fizesse uma CPI específica para tratar da relação do barão belga com o governo brasileiro e também a relação dele com outros cidadãos brasileiros? Ao expandir o objetivo da CPI que deverá analisar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, muito provavelmente se vai perder o foco. Em uma situação assim não haverá informação, mas desinformação.

      O PSDB nunca quis informar o povo brasileiro. Todos os slogans que o PSDB criou foram slogans de desinformação. É só lembrar do slogan de que a inflação é o mais injusto dos tributos. Não é verdade. Nem a inflação é tributo nem há prova de que ela recaia mais sobre os mais pobres. O que recai mais sobre os mais pobres é o desemprego. E em todos os países em que a inflação é mais alta e há crescimento (o que favorece os mais pobres), o retorno dos títulos públicos é inferior a taxa de inflação (o que desfavorece aos rentistas, normalmente os mais ricos).

      Outro slogan do PSDB é que governo bom fica e governo ruim sai. Trata-se de slogan sem nenhuma comprovação científica. Aliás, é um slogan anti democrático porque se se provar que o slogan é falso então não se admitiria a democracia. O verdadeiro democrata é aquele que defende a democracia ainda que desconfie que o slogan tenha pouca possibilidade de ser verdadeiro. E o que se sabe é que este slogan foi usado pelo PSDB para defender o parlamentarismo que é um regime em que o povo não escolhe diretamente o seu governante máximo. Em outras palavras é quase certo que este slogan apenas encobria o temor do PSDB em relação ao voto popular.

      Então o que o PSDB quer é a desinformação. Transformar uma CPI que foi criada para averiguar a compra da refinaria de Pasadena em uma CPI com vários objetivos, que não chegará a lugar nenhum, mas deixará tudo na penumbra é tudo que o PSDB quer. Na situação atual deixar as coisas na penumbra é tudo que o PT precisa evitar.

      O governo tem tudo nas mãos para mostrar resultados do governo nos últimos anos. A este respeito eu menciono a apresentação do ministro Guido Mantega na Aula Magna da Escola de Economia de SP da FGV em 28/03/2014. O endereço da apresentação segue no link abaixo:

      http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/apresentacao-do-ministro-guido-mantega-na-aula-magna/at_download/arquivo

      Além disso, como eu disse em comentário que enviei sexta-feira, 28/03/2014 às 18:57, para junto do comentário de Arthur Araujo enviado sexta-feira, 28/03/2014 às 17:37, aqui neste post “O contra-ataque do governo na CPI da Petrobras”, sexta-feira, 28/03/2014 às 15:17, o governo pode manobrar mediante juros os índices de inflação de tal modo que assegure inflação bem baixa em setembro e outubro deste ano. E a população não importa com juros, mas importa com a inflação. Toda ela, seja rica ou pobre, não gosta da inflação. Então, se o governo conduzir a economia este ano como vem conduzindo desde que o PT assumiu o poder, o governo poderá contar com amplo apoio popular quando da eleição de outubro.

      Sobre o controle da inflação, eu menciono no meu comentário para Arthur Araujo, o artigo “Imunes” de Alexandre Schwartsman que foi publicado quarta-feira, 26/03/2014, no jornal Folha de S. Paulo e que deverá ser divulgado no blog dele amanhã, terça-feira, 01/04/2014. Há no artigo um quadro que infelizmente não apareceu no link que eu deixei lá no comentário para o artigo na Folha de S. Paulo, mas que deverá aparecer quando ele publicar o texto no blog dele A Mão Visível. O quadro mostra uma correlação entre juro real e inflação. Pelo quadro se sinaliza que o governo tem condições de levar a inflação em setembro e outubro deste ano para o patamar mais favorável à candidatura de Dilma Rousseff.

      Com cerca de 264 comentários, o meu comentário para Arthur Araujo se encontra na página 4 deste post “O contra-ataque do governo na CPI da Petrobras” podendo ser acessado diretamente no link ao pé da página.

      Para Luis Nassif como se infere pelo título do post a reação à CPI da Petrobras é do governo. O governo tem dado prova de muita habilidade conduzindo a economia em águas turvas sem afetar a grande massa de trabalhadores, algo que talvez somente a China tem sido mais competente, mas administrando um governo sem nenhuma das limitações da democracia. Não creio que o governo demonstrando esta competência econômica tenha patrocinado este contra-ataque que é de uma incompetência política a toda prova. É mais provável que este contra-ataque seja obra de grupo de amadores no PT e não do governo.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 31/03/2014

      1. Ver o post “Dilma está ficando barata no momento certo”

         

        Eduardo Pereira da Silva (segunda-feira, 31/03/2014 às 12:55)

        A confusão é instrumento de luta que pode ser utilizada na arena política. A melhor lição sobre isto é de um prócer do PSDB, o filósofo José Arthur Giannotti. Trata-se do artigo “Acusar o inimigo de imoral é arma política, instrumento para anular o ser político do adversário” que saiu publicado no jornal Folha de São Paulo de 17/05/2001 e que pode ser encontrado no seguinte endereço:

        http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/artigogiannottigerapolemica.html

        Prometi em comentários que eu fiz junto ao post “Chauí e Giannotti” de quarta-feira, 24/08/2005, no blog de Na Prática a Economia é Outra que iria comentar o artigo de José Arthur Giannotti. Ainda não o fiz, mas espero que venha a fazer. De todo modo, este artigo de José Arthur Giannotti foi comentado por João Vergílio Gallerani Cuter assinando, como as vezes assina quando comenta aqui, Jotavê, lá no post “Mais Política Pós-Ética” de sábado, 31/07/2010, também no blog de Na Prática a Teoria é Outra. Não gosto de José Arthur Giannotti, mas concordo com o título do artigo dele. De todo modo, minha análise do artigo de José Arthur Giannotti seria mais dura do que a de João Vergilio Gallerani Cutter que é colega de José Arthur Giannotti.

        O blog de Na Prática a Teoria é Outra, o NPTO, está em hibernação, mas tanto é possível fazer consulta nele como também enviar comentários. Deixo então a seguir o link tanto para “Chauí e Giannotti” como para “Mais Política Pós-Ética”. O endereço do post “Chauí e Giannotti” é:

        http://napraticaateoriaeoutra.org/?p=300

        E o endereço do post “Mais Política Pós-Ética” é:

        http://napraticaateoriaeoutra.org/?p=6586

        E o comentário de João Vergílio Gallerani Cuter se bem que instrutivo não é requisito fundamental para entender o artigo de José Arthur Giannotti, para os fins que ele foi mencionado aqui, pois o artigo se auto explica no próprio título.

        E acrescento deixando o link para três post aqui no blog de Luis Nassif que ajudam a entender a minha defesa de que não interessa ao governo diante das perspectivas eleitorais criar confusão como realmente ocorreria se viesse a surgir uma CPI da Petrobras sem propósito definido.

        O primeiro link é para o post “Para cientista político, avaliação de Dilma não surpreende” de domingo, 30/03/2014 às 12:00, com a transcrição do artigo “Análise: Fragilmente Favorecida” de Carlos Melo, cientista político e professor do INSPER e publicado no Estadão. O endereço do post “Para cientista político, avaliação de Dilma não surpreende” é;

        https://jornalggn.com.br/noticia/para-cientista-politico-avaliacao-de-dilma-nao-surpreende#comment-268423

        Quem ler o artigo de Carlos Melo “Análise: Fragilmente Favorecida” sem utilizar um pouco do senso crítico realmente fica com a impressão de que a perspectiva eleitoral do governo é ruim.

        O segundo link é para o post “O mito dos 16 anos de ouro do capitalismo brasileiro” de domingo, 30/03/2014 às 17:58, também aqui no seu blog, contendo texto do professor Wagner Iglecias e que pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/o-mito-dos-16-anos-de-ouro-do-capitalismo-brasileiro

        O texto do professor Wagner Iglecias é uma crítica ao artigo “Análise: Fragilmente Favorecida” do também professor Carlos Melo. Wagner Iglecias não fez uma crítica rigorosa o que se explica por tratar-se de crítica de professor para professor, mas já vale como ensaio para mostrar que a crítica de Carlos Melo é mais um desiderato.

        E o terceiro link é para o post “Dilma está ficando barata no momento certo”, também aqui no blog de Luis Nassif e que pode ser encontrado no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/dilma-esta-ficando-barata-no-momento-certo

        Ao que parece, Luis Nassif também não vê vantagem de se fazer a CPI de múltiplos propósitos e ele faz a análise considerando que a perspectiva da presidenta Dilma Rousseff na reeleição em 2014 é melhor do que as apresentadas por cientistas políticos de matiz mais oposicionista.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 02/04/2014

  104. A CPI poderia começar

    A CPI poderia começar convocando os publicitários e designers contratados para fazer a mudança de nome e logomarca para Petrobrax. Alguém poderia perguntar qual foi o briefing que norteou o projeto e qual era o objetivo alegado pelo cliente (no caso, o governo fhc) com isto. De quebra poderiam perguntar quanto custaram os serviços e atualizar os valores. Como aquilo não deu nada, dará pra saber quanto dinheiro aquela turma jogou no lixo (ou na conta bancária da agência de publicidade/escritório de design) com a brincadeira e também quais são as verdadeiras (e permanentes) intenções dos  tucanos em relação à Petrobrax… Oops, Petrobras.

    1. De PETROBRAS para PetroBrax, de Marlboro para Maconha.

      CB, o custo na época para a mudança do nome da PETROBRAS para PetroBrax foi de R$ 700 mil. Mas ficaria em R$ 50 milhões, se tivessem mudado todas as placas, paineis, impressos, cartões, etc. Basta aplicar o IPC de lá para cá, vai dar uns R$ 2 milhões, mais ou menos.

  105. Kd o blog da Petrobrás com sua função original

    Sei não mas dizem meus botões que o blog da petrobrás não entra no caso Pasadena para não desagradar a grande midia que, como se sabe, nunca aceitou o blog da petrobrás da forma como era no inicio: Para desmentir a imprensa,,,,alguém se lembra disso,,,..essa coisa de agradar o pig não funciona…o pig não quer saber de poliitica da boa vizinhança não, quer só a derrota da Dilma, como disse o capo Civita: NÃO VAI TER ARREGO..,..Bobagem da minha parte, deve ser nada não…é que houve uma mudança de URL do blog…não fizeram a migração do conteúdo…não quero pensar no que estava pensando, ou seja, que é politica de boa vizinhança essa coisa de não querer usar o blog para informar temendo a gritaria da imprensa que quer continuar mentindo

  106. CPI

    Concordo com o comentário do Aldo Cardoso, se existisse seriedade por parte do governo os mecanismos de controle e proteção do patrimônio público já deveriam, há muito, ter sido acionados e não, como agora, utilizar o conhecimento prévio de desvios e improbidade como elementos de sórdida barganha!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador