A mobilização de Cunha para presidir a Câmara, como oposição

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em esquema de revezamento, as Casas Legislativas hoje presididas pelo PMDB deveriam ter a posse do PT em 2015
 
 
Jornal GGN – As articulações de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já tiveram início na Câmara, mobilizando o chamado “blocão”, uma reunião de partidos para sustentar uma nova oposição na Casa Legislativa. 
 
Mas a intenção de Cunha é mais objetiva e tem data: o peemedebista quer estruturar a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados em 2015. Para isso, convocou no “blocão” líderes do PTB, PR, PSC e Solidariedade, além do próprio PMDB, com peso para conquistar cargos em comissões e na Mesa Diretora, derrubando a tentativa de assumir uma liderança do PT.
 
Entretanto, apesar do posicionamento de Eduardo Cunha, o PMDB como aliado do partido da presidente e maioria na bancada formou uma aliança que possibilitou, entre outros acordos, o comando do Congresso e Senado, em sistema de revezamento com o PT.
 
Hoje, a sigla de Cunha lidera as duas casas no Congresso. Com a vez, o PT não aliviará a posse dos cargos, uma vez que o segundo mandato de Dilma concentrará maiores articulações com os parlamentares para aprovar seus projetos.

 
Por outro lado, a justificativa usada pelo PMDB é que não é saudável o PT comandar o Executivo e o Legislativo pelos próximos anos. Com a deixa, Cunha – que não é afeto ao Palácio do Planalto, agindo como líder da oposição na Câmara em outras já tentativas de frente contrária do “blocão” – anuncia resistência contra o futuro nome petista para disputar a presidência da Casa.
 
Nomes como Arlindo Chinaglia (SP), Marco Maia (RS) e José GUimarães (CE) são levantados para o PT. Mas, sem força de sustentação, o partido pode optar por apoiar um candidato competitivo de outra sigla.
 
Oposição de Cunha
 
Em recente resistência, a proposta defendida pela presidente Dilma Rousseff da instalação de um plebiscito para consultar a população sobre pontos da reforma política foi rejeitada por Cunha. Ele é relator da proposta na Comissão de Finanças e Tributação. 
 
Para o líder do PMDB, o plebiscito tira as prerrogativas do Parlamento. O papel da participação popular, segundo ele, deve ser através de um referendo depois de passar pela aprovação dos deputados.
 
O projeto (PDC 1258/13) foi apresentado pelo PT no ano passado, após as manifestações sociais em junho, e contou com a assinatura de deputados do PCdoB, PDT e PSB. O tema volta a ser discutido no Congresso, com as intenções de reforma mais uma vez defendidas pela presidente.
 
“No plebiscito o povo vai dizer o que quer que esta Casa vote. É fundamental que o povo decida. Nós não somos representantes do povo, por que o povo não pode interferir diretamente nesta questão?”, disse o líder petista Vicentinho, contrariando Cunha.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Das duas, uma: ou o Michel

    Das duas, uma: ou o Michel Temer é um grande “bunda mole”, que não consegue botar ordem no partido que preside, ou ele é do tipo Sarney, que faz campanha para a Dilma, mas na hora H, crava o punhal nas costas dela.

  2. Não é de hoje que esse

    Não é de hoje que esse deputado tenta desestabilizar a aliança PT e PMDB, inclusive se mobilizando na câmara para derrotar projetos do governo, como já aconteceu em outra ocasião.

  3. O PMDB já avisou que vai ter

    O PMDB já avisou que vai ter candidato à presidência da República em 2018. Esse é o gancho de toda história. O prefeito de Salvador do clã Magalhães já anunciou que deverá ir para o PMDB, já que seu partido desmilinguiu. Outros do partido devem ter a mesma ambição: Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, talvez até Michel Temmer. Quanto ao PT, falta um nome mais forte do que os apresentados  (Chinaglia, Maia e José Guimarães). O irmão de Genoíno , se for indicado vai acabar sendo um saco de pancada. A Dilma precisa urgentemente de um articulador político dentro da Câmara. O jogo mal acabou, já vai recomeçar  na força bruta. A inteligência política está atualmente na UTI, terá que ser recuperada. 

  4. É preciso que entrem grandes

    É preciso que entrem grandes articuladores em cena, pois a presidência da camara é um cargo crucial para este segundo mandato de Dilma.

    Aliás, Dilma precisa começar a falar menos e agir mais, o segundo mandato ja começou é hora de trabalhar duro.

    1. A Dilma precisa enquadrar o

      A Dilma precisa enquadrar o Michel Temer.

      Ou o PMDB é ALIADO, e portanto ele não faz oposição ao governo, ou ele é OPOSIÇÂO.

      Não dá pra ser aliado na hora de ganhar cargos e oposição na hora de votar no congresso.

      Michel Temer é presidente do partido, pombas! Ele que faça alguma coisa. Ou então, que o PMDB entregue todos os cargos (inclusive a vice-presidência) e vá de uma vez para a oposição.

      1. Também acho exatamente isso.

        Também acho exatamente isso. Ou da, ou desce!

         

        Ou o PMDB ajuda nos PRINCIPAIS pontos, ou o PT deve articular outra base com os nanicos e mais a esquerda.

        Se o PT ameaçar, eles amarelam. 

         

        Parece até que a briga é só do PT. A parte do PMDB de dentro do Governo tem que mostrar a cara e se posicionar!

  5. Esse deputado é um dos mais

    Esse deputado é um dos mais corruptos do Congresso. Protógenes Queiroz nele, pega a ficha pregressa dele e joga pesado. Chega de apanhar PT. É a transparência democrática que pede a cassação e exposição pública de um deputado corrupto e operador do Dantas. Além de amigo do safado do Sergio Cabral que esta envolvido no escândalo da Petrobrás.

    1. E quem vai divulgar as

      E quem vai divulgar as denúncias? A Veja? O Jornal Nacional?

      O que a blogosfera divulga ou eventualmente sai na Carta Capital, fica imediatamente classificada como “matéria chapa branca”, e se bobear, ainda ganha desmentido na grande mídia.

      1. Já passou da hora de montar

        Já passou da hora de montar um jornal do governo como Getúlio fez a Ultima Hora. Franklin cuida disso pelo amor de Deus.

    2. Safado do Sérgio Cabral?

      O safado do Sérgio Cabral foi apoiado pelo PT durante praticamente todo seu governo… O PT só pulou fora quando a popularidade do Cabral despencou. 

      1. O PT não apoiou o Sérgio

        O PT não apoiou o Sérgio Cabral tanto que ele apoiou o Aécio na eleição. E já tinha rachado com o Pt quando apoiou o Cunha para lider do Pmdb e isso aconteceu antes das manifestações. O Sérgio Cabral foi um aliado tipo Sarney, aquele prega o distintivo no peito mas trabalha contra.

        E quer saber: Cabral, Eduardo Campos, Sarney (que tinha domínio no Ministéria da Minas e Energia), todos romperam com Dilma quando ela afastou o Paulo Roberto Costa.

  6. É só o governo tratar de

    É só o governo tratar de divulgar alguns podres do nobre deputado (ele tem muitos) que inviabilizará por completo a candidatura do probo parlamentar.  

    1. Wikipédia…

      Na wikipédia podemos conhecer alguns predicados de Eduardo Cunha. Vergonha de ter esse político representando meu Estado. Um Estado que abriga um excelente nome como Alessandro Molon, não poderia abrigar essa figura nefasta! 

    2. E quem vai divulgar?

      A Veja? A Isto é? A Globo?!?!

      Eles querem mais é ver a caveira da Presidenta! Se vazar algum dossiê, transforma Eduardo Cunha em herói!

       

      1. Só para lembrar.  As

        Só para lembrar.  As denúncias contra Cabral, as fotos das farras em Paris com guardanapos na cabeça dançando boquinha da garrafa e que posteriormente levaram blackblocks a acampar defronte sua residência pedindo sua cabeça ,partiu de um famoso blog da internet.  A imprensa não teve como não repercutir, tal a gravidade das denúncias.  O mesmo se deu com o envolvimento  de Ronaldo fenômeno com os travestis quando a globo divulgou, o país inteiro já sabia por outros meios de mídia.  Eu mesma soube da podridão de ronaldo quando cheguei em casa a noitinha, e a tv do vizinho berrava em altas vozes que o prédio inteiro ouvia, parece que fizeram de propósito.

  7. Não sou grande conhecedor das

    Não sou grande conhecedor das articularções  Câmera Federal.

    Alguém poderiam expor situações benéficas so PT.

    Alguma negociação que não venha prejudicar ao governo Dilma. 

    Nomes  fortes até mesmo de outras siglas , que o Pt poderia apoiar e bater de  frente contra Cunha ?

     

     

     

  8. Liquidificador…

    O PMDB e “aliados” (eheheheheheheheheheheheheeh) vão espremer Rousseff como uma laranja no liquidificador…VAI SOBRAR SÓ O BAGAÇO…quem viver, verá!!!!!!!!!!

  9. O que está faltando ao PT é

    O que está faltando ao PT é um nome forte e bom de “discurso” tb. Pq os mencionados são todos “fraquinhos” neste quesito. Não temos ninguém com o porte e a loquacidade  de um Ciro Gomes ou mesmo do PMDBista Requião do Paraná, que sabem falar grosso quando necessário. O Vicentinho é fraco demais e o Chinaglia e o Marcos Maia com seus discursinhos moderados, não convence ninguém. Isso é um fato e não uma fofoca. O Pain, quando o vejo substituindo o Renan, me dá pena.

  10. Caro Nassif e demais
    Nesta

    Caro Nassif e demais

    Nesta eleição e nos próximos 4 anos da Dilma,  ela tem avançar as propostas mais a esquerda, e já pode começar a esperar traição do PMDB. 

    EC é um lixo, direitista roxo, chega junto com o Lobão. Nada de dar a ele nenhum destaque.Os miltantes petistas, vivenciaram uma guerra, durante essa eleição. Acredito que estão preparados para muita coisa. Tem que ser feito que nem com o Aécio, desmontar a vida política desse infeliz, para verem quem é o santo.

    Saudações

     

  11. Eduardo Cunha é o novo Demóstenes Torres

    O Eduardo Cunha é o novo Demóstenes Torres. É só a Policia Federal cumprir o seu papel e investigá-lo para expor todas suas conexões criminosas. Assim Eduardo Cunha acabará sendo expulso do PMDB.

    Para que isso ocorra a Dilma vai precisar de um Ministro da Justiça de verdade.

  12. Seria a suprema humilhação

    Seria a suprema humilhação para a Câmara ter o Zé Guimarães na sua presidência.

    Por isso mesmo, nem que ele equipe todos seus assessores com cuecas samba-canção conseguirá o cargo.

    Como diria o Magula, esse pessoal do PT parece que não tem senso de noção.

     

     

  13. Não sei se o GGN viu a foto

    Não sei se o GGN viu a foto do filho do Bolsonaro, deputado eleito por São Paulo, na passeata de sábado, em cima do caminhão de som com uma arma na cintura  bem visível. Deu no Tijolaço. E aí, ainda tem ou tá vago o posto de ministro da justiça? TSE, um político pode intimidar pessoas com armas na cintura numa passeata em espaço público? Governador Alckmin, não havia polícia militar que impedisse uma insanidade dessas, ou são todos farinha do mesmo saco?! ISSO É UMA AFRONTA! A Assembléia legislativa de São Paulo vai ter que repensar sobre seus valores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador