Após liberar pauta, oposição deve mirar Lula e Dilma nas sessões da Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Apesar de o ano já começar com três Medidas Provisórias e dois Projetos de Lei trancando a pauta da Câmara, o interesse da bancada de oposição na Casa tem outra mira: não deixar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff esfriar e, se possível, incluir o ex-presidente Lula nas manchetes negativas da imprensa.
 
Para isso, deputados do PSDB querem apresentar diversos convites para ouvir Luiz Inácio Lula da Silva. Na contramão da bancada governista, que deverá despachar esforços contra os pedidos que virão dos parlamentares tucanos, os deputados admitem que irão tentar as oitivas a fim de “constranger” o ex-presidente.
 
Ainda que iniciada na tarde desta terça (02), a retomada das atividades da Câmara deve ocorrer apenas depois do carnaval e as intenções dos deputados são brecadas, ainda, por três Medidas Provisórias e dois Projetos de Lei que trancam as sessões de votação. 
 
Pauta trancada
 
Uma delas é a MP 692/15, que eleva o Imposto de Renda da Pessoa Física sobre o ganho de capital. A medida integra o ajuste fiscal proposto pelo governo. Apesar de valer desde o dia 1° de janeiro, ela precisa ser votada pelo Congresso até o dia 29 de fevereiro para não perder a validade.
 
Outra Medida Provisória é a nº nº 695/15, que amplia as chamadas “raspadinhas”, a loteria instantânea Lotex, podendo explorar agora eventos de grande apelo popular, datas comemorativas e outras temáticas além do futebol, e trava a pauta desde o dia 19 de novembro. A terceira, a MP nº 696/15 foi a que reduziu o número de ministérios de 39 para 31, anunciado em outubro pela presidente Dilma.
 
Já os Projetos de Lei são o 3.123/15, que reduz gastos com supersalários e estabelece regras para o cálculo do teto salarial de servidores públicos e o PL 2.016/15, que define crimes de terrorismo e prevê penas de até 30 anos de prisão.
 
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já convocou reunião de líderes para as 10h desta quarta-feira (03), para definir a pauta de votações. Apesar de a expectativa para o início das votações começar após o feriado do carnaval, Cunha sinalizou que pretende dar início ainda nesta quarta e seguir na quinta-feira (04) pela manhã, para liberar as matérias que hoje trancam as atividades.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que bom que o congresso está

    Que bom que o congresso está comprometido em ajudar a melhorar a economia e não totalmente envolvido em interesses mesquinhos…

  2. Presentão

    A oposição inútil e vagaba; os barões da mídia iletrados e os arrogantes irmãos Koch estão conseguindo o que anos de militância sindical e petista nunca conseguiram: empurrar o Lula para a esquerda.

  3. Como se não bastasse

    Para estes caras não basta ser apenas anti-PT e, portanto, não apresentar soluções melhores para o Brasil. Também, ao invés de apresentar ao povo novos políticos de melhor qualidade (será que há?), ficam apenas tentando derrubar o Lula.

    Temos no Brasil uma oposição por oposição, sem propostas nem candidatos optativos.

    O único que explica isso é que o poder que está por trás não precisa de partido nem candidato nenhum para a oposição, qualquer um serve, desde que obedeça ordens dos EUA.

  4. Esses caras vão acabar dando

    Esses caras vão acabar dando tiro no pé convocando o Lula para oitivas.

    Aquele bando de zé mané da oposição que não tem proposta nenhuma para os país, ouvindo o Lula, e querendo debater.

    Coitados !!! terá efeito Agripino Maia/Dilma

     

  5. “…Para isso, deputados do

    “…Para isso, deputados do PSDB querem apresentar diversos convites para ouvir Luiz Inácio Lula da Silva. Na contramão da bancada governista, que deverá despachar esforços contra os pedidos que virão dos parlamentares tucanos, os deputados admitem que irão tentar as oitivas a fim de “constranger” o ex-presidente…”

      É inacreditável! A oposição – ou melhor, os golpistas – atuarem na Câmara com a finalidade de constranger o ex-presidente Lula. Não importa para eles se, na oitiva  do ex-presidente, o interesse para tanto tenha uma finalidade concreta e pertinente. Não se trata disso, o único objetivo é continuar a persegui-lo e incluí-lo nas manchetes negativas da imprensa. O mesmo acontece em relação à presidenta Dilma, em que as manobras para o impechment, mesmo sem qualquer fundamento, continuem com o objetivo de desgastá-la perante o país. Isso tudo não está no campo da política, pois é puro golpismo e, portanto, uma afronta direta ao Estado de Direito. Diante disso, torna-se evidente que o STF necessita agir independemente de qualquer provocação, pois cuida-se de assegurar, no mínimo, a estabilidade institucional, que se encontra seriamente abalada.   

  6. ninguém constrange ou derruba ex…

    a alma no alvo é a Dilma

    não dou duas semanas para lava jato/MPF passar a reescrever todo o amontoado

    e não se surpreendam com os novatos, novos personagens, que saírão das gavetas

  7. Explícito

    Quando se lê uma notícia destas, eu me enojo. Afinal de contas é um descalabro, feito abertamente e com cobertura da imprensa. Isto é porpaganda eleitoral paga com o dinheiro publico. Gasta-se dinheiros e mais dinheiros para constranger uma figura publica como Lula numa casa governada por uma figura  …………., como Cunha.  A câmara e o Senado não pertencem a estas figuras, se querem fazer campanha usem os meios corretos. Sem  financiamento privado estas figuras vão  usar e abusar do dinheiro publico.  O mais vergonhoso é que nesta campanha , vão continuar paralisando o país, gerando mais e mais recessão, gerando mais e mais desconfiança, gerando caos. E tudo isto porque querem de qualquer forma , usando quaisquer meios, voltar ao poder.  E o pior , a imprensa propagandiza  isto se, nenhuma crítica funciona apenas como palco  para colocar no ar a ameaça.  A imprensa não mostra nenhuma indignação e de fato parece torcer para que isto aconteça.  Estas pessoas não estão sangrando apenas Dilma Lula e o PT elas estão ferindo de morte o país.  

    Eu pediria para quem sabe fazer estes cálculos , contabilizar todos os gastos do judiciário, do ministério publico , da poliícia Federal e da camâra     para atacar, Lula e o PT.  Eu gostaria que alguém juntasse a esta contabilidade todas as consequências  desta  operação  eleitoral para o país. A soma disto tudo  vai ser muito grande  e positivamente não se trata de prender corruptos ( a delação premiada os solta, ou muda o foco como na Zelotes, ou Furnas etc…), se trata apenas  de poder.

     O  mais vergonhoso, é que tudo isto é explcito.  Como num filme pornô, estas figuras perderam o pudor e afirmam e propagandizam o que vão fazer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador