Após tentativa de manobra, Alexandre de Moraes será sabatinado em uma semana

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A sabatina do indicado por Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ocorrerá na próxima terça-feira (21). Após parlamentares governistas prepararem o nomeado por Temer, senadores do PMDB tentaram uma manobra para antecipar a entrevista para esta quarta-feira (15).
 
O líder do governo no Congresso e um dos braços direitos de Temer, Romero Jucá (PMDB-RR), comandou a tentativa de manobra, ao lado do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Ambos são alvos da Operação Lava Jato e apoiam Moraes no Supremo, onde o indicado assumirá o posto de revisor da investigação.
 
O regimento interno do Senado determina que a apresentação do relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a indicação do presidente da República deve ocorrer cinco dias antes da realização da sabatina.
 
Por isso, os parlamentares não podem, pelas regras do Senado, antecipar para amanhã a entrevista da CCJ a Alexandre de Moraes. Antonio Anastasia (PSDB-MG), que comandava a sessão desta manhã, negou a medida.
 
Os peemedebistas se respaldavam por decisão de 2016, quando a sabatina da Comissão de Assuntos Econômicas de Ilan Goldfajn foi antecipada. Mas a medida ocorreu porque Goldfajn participaria da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).
 
Ainda assim, os senadores governistas tentaram justificar que a manobra era para dar “rapidez” à Lava Jato. “Queremos rapidez na Lava Jato, rápida investigação e, por isso, o pleno do Supremo completo”, disse Jucá. “Vossa excelência e o PMDB proporem isso aqui é gravíssimo. É um escândalo”, contestou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
 
Após a negativa, o senador braço direito de Temer respondeu que seu empenho era apenas para “marcar posição” e mostrar que não haveria atrasos para a sabatina. “Discutimos, marcamos uma posição e terça-feira faremos um debate aqui sem nenhum tipo de prejuízo. O governo marcou sua posição e a oposição também entendeu que nós vamos votar para valer e não vai haver procrastinação”, disse.
 
A preocupação do governo Michel Temer, entretanto, é outra. Além de Moraes ser responsável pela revisão da Operação Lava Jato, se aprovado ao Supremo Tribunal Federal, o presidente tem receios do desgaste na imagem de Alexandre de Moraes, enquanto não é sabatinado e aprovado pelo Congresso. 
 
Além disso, Temer quer decidir um nome para ocupar o antigo posto de Moraes, no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública e apenas o fará quando Alexandre de Moraes for aprovado.
 
Com a sessão de hoje no Senado, ficou decidido que a sabatina de Alexandre de Moraes ocorrerá na próxima terça-feira (21), um dia antes do previsto pelo Jornal GGN. Outras análises davam conta de que o ministro seria sabatinado apenas no dia 28 ou 1o de fevereiro.
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Tentativa de manobra” – soou

    “Tentativa de manobra” – soou muito suave…

    Quem manobrou quem!

    Há interesses divergentes?

    Tem um termo “ganha ganha” que se aplica facilmente ai…

    Todos eles sairão ganhando…

    Quem perderá serão os mais pobres, os mais fracos…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador