Base do Governo esvazia Comissão para blindar Guedes, por Adelle B.

Com pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, pendente, parlamentares tem usado a tática de fuga para impedir a discussão de pautas que coloquem em xeque a falta de soluções para a pesquisa no país.

Foto Agência Brasil

Base do Governo esvazia Comissão para blindar Guedes, por Adelle B.

Pela segunda semana consecutiva, nesta quarta-feira (4) parlamentares da Base do Governo obstruíram a sessão, impedindo a votação de requerimentos na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Com pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, pendente, parlamentares tem usado a tática de fuga para impedir a discussão de pautas que coloquem em xeque a falta de soluções para a pesquisa no país.

Mesmo sem abrir a sessão, o presidente da Comissão, deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) destacou a ausência de representantes do Ministério da Economia na última audiência que debateu a crise na área e o risco de ruptura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os mais de 80 mil pesquisadores que estão na iminência de não receber os proventos deste mês, esperavam que o ministério da Economia nos apresentasse uma solução”, comentou. “Vamos manter essa pauta enquanto for necessária. A pauta não será mudada por interferência do Governo, afirmou.

Autor de dois requerimentos que seriam apreciados na Comissão, o vice-líder do PCdoB, Márcio Jerry (MA), criticou o desmonte em curso no país. “Absurdo total de um governo das trevas, inimigo do conhecimento, da ciência, educação e tecnologia”, disse. Jerry assinou um pedido de convocação de Paulo Guedes para explicar os cortes orçamentários e para realização de uma audiência pública que debateria a privatização do Serpro e da Dataprev, que não puderam ser votados.

Para o líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), a ausência de representantes da base governista aponta o descaso do Governo com o setor. “Segunda vez que a bancada se ausenta, não dá quórum, compromete a realização dessa sessão de Ciência e Tecnologia, mostrando que o nosso país continua sem rumo e a ciência e tecnologia é mais uma vítima desse desdém que o Ministério da Economia trata os investimentos no nosso país. Preocupação corroborada pelo companheiro de partido, Gustavo Fruet (PDT-PR). “É raríssimo o que está acontecendo”, disse.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Operação Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador