Base está dividida em apoiar recondução de Maia à Presidência da Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenta, ao lado de seu bloco, se manter no cargo em 2017 com a reeleição. Nesta quinta-feira (15), Maia encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas nem todos os deputados estão satisfeitos com o objetivo do deputado do DEM.

Logo após a crise do governo de Michel Temer, após a sequência de quedas de ministros e secretários do Planalto e uma possibilidade de derrocada da gestão peemedebista na Presidência da República, foi a vez dos deputados e senadores de reagirem a cenários prováveis.

Um deles foi a ameaça de partidos de abandonaram a grande base aliada da Câmara. A maior crise foi desencadeada com a escolha de Temer pelo nome tucano de Imbahassy na Secretaria de Governo.

Siglas do “centrão”, incluindo PP, PSD e PTB analisaram inclusive o boicote a medidas do governo futuras, como a reforma da Previdência e outras consideradas impopulares. Além disso, o PSB também estuda sair da base de apoio, por não concordar com a gestão de Michel Temer.

Agora, a tentativa de recandidatura de Maia à Presidência da Câmara não foi recebida com bons olhos por todos os parlamentares. O líder do PSD, Rogerio Rosso (DF), quer também o posto e pediu esclarecimentos à CCJ sobre se membro da Mesa eleito para mandato suplementar pode ou não ser reconduzido ao cargo em eleição subsequente e na mesma legislatura.

Segundo informações do Painel, a decisão dos deputados do centrão de ir ao STF impedir a reeleição de Maia tampouco é unanime. Enquanto alguns parlamentares ameaçam e querem ter o cargo de comando, a cúpula de partidos do bloco e outros dirigentes e ministros dos partidos desejam que o deputado do DEM seja reconduzido em 2017.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem estiver chegando agora,

    Quem estiver chegando agora, não se engane com essa matéria golpista, como se tudo estivesse correndo normalmente! Na verdade estamos na pior democracia que o Brasil, e talvez o mundo, já viu! E como qualquer bozó sabe, em ditaduras não existem bases, existem conluios golpistas. O Brasil está tomado pela máfia demotucana em parceria com a máfica peemedebista. Demotucanos comandados pelo chefão fhc clinton e sua gang, e os peemedebistas pelo temer e sua gang. Deram o golpes de estado em Dilma Roussef, presidenta eleita democraticamente em igualdade de condições com aécio perdedor néves, empresário da área de helicópteros em MG (não é a Helibras de Itajubá não, é outra lá em Claudio). O Brasil está cercado por picaretas mafiosos da pior espécie! Os mafiosos estão alojados nos tres poderes, no stf e nas instancias municipais e estaduais, na globo & associados etc…

  2. Bem, se a recondução é

    Bem, se a recondução é ilegal, então o maia está no caminho (in)certo: GOLPISTAS por excrecência só pode querer GOLPEAR a câmara de deputados-picaretas: a fissura na tal base é apenas questão de preço: afinal, pra aprovar o “fim do mundo” o GOLPISTA temerista pagou 1,2 bilhões de reais para a “base” senatorial (então, janot(a), vai nessa?). Quando bandos se alvoroçam pela carniça…

  3. Que figura exótica… dono de

    Que figura exótica… dono de escola,  Julio Lopes é a cara do Paulo Roberto Costa… apenas mais magro.

    Vou dar uma olhada nos convenios que mantem na sua escola…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador