Caso Bolsonaro repercute com campanha de boicote e defesa de Sheherazade

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A agressão verbal que a deputada federal Maria do Rosário (PT) sofreu, mais uma vez, por parte de Jair Bolsonaro (PP)  – o deputado repetiu, na tribuna da Câmara Federal, que só não estupra a ex-ministra da secretaria nacional de Direitos Humanos porque ela “não merece” – repercute intensamente nas redes sociais nesta quarta-feira (10), com direito a uma campanha de boicote às empresas que ajudaram na reeleição do pepista, além de críticas a um texto da jornalista Rachel Sheherazade, que acusa Maria do Rosário de ser traída pelas próprias palavras.

No caso da campanha, circula na internet uma tabela com empresas que destinaram recursos financeiros ao partido de Bolsonaro. Os indignados com a agressividade do deputado fluminense pedem o boicote aos lucros das companhias registradas como doadoras no Tribunal Superior Eleitoral. “Se você é mais um dos brasileiros cuja sanidade mental e respeito ao próximo ainda não foram danificados, sugiro boicote aos produtos e serviços das empresas abaixo”, disse um internauta.

A origem da polêmica entre Bolsonaro e Maria do Rosário data de mais de 10 anos atrás. Em 2003, em um dos corredores do Congresso, o deputado concedia entrevista à Rede TV! sobre o projeto que reduz a maioridade penal, quando foi interropido por Maria do Rosário. Crítica à proposta, ela indicou que Bolsonaro, com seu discurso de ódio e preconceito já conhecido do público, também é responsável por fomentar crimes contra os direitos humanos.

Bolsonaro, então, tomou para si a impressão de ser taxado de estuprador. A jornalista Rachel Sheherazade, em seu artigo de proteção a Bolsonaro, cravou que Maria do Rosário chamou, sim, o pepista de “estuprador”. A jornalista, também conhecida por suas opiniões polêmicas, ainda usou uma informação falsa sobre Maria do Rosário para endossar a tese de que a deputada petista foi quem falou sem pensar primeiro, e depois não aguentou. (Leia mais aqui)

Na tribuna da Câmara, uma década depois, Bolsonaro relembrou o que disse à Maria do Rosário: “Eu não vou te estuprar porque você não merece”. No vídeo acima, é possível entender que Maria do Rosário, indignada, respondeu que “espero que não, porque eu lhe dou uma bofetada”. Bolsonaro rebateu: “Dá que eu lhe dou outra”, com o dedo em riste, na cara da parlamentar. Ele ainda a empurrou, ato denunciado por Mário do Rosário aos seguranças.

O ex-militar ainda disse que a família de Maria do Rosário é que possui estuprador em seus quadros, e chamou a deputada de “vagabunda” quando ela disse que ele era um “descompensado”. Inúmeras manifestações de repúdio foram feitas à época, mas nenhuma punição por quebra de decoro parlamentar aconteceu.

Nesta quarta-feira, comentando o assunto, Maria do Rosário disse que tomará as medidas cabíveis. E não foi muito além, porque não tinha condições psicológicas de seguir com a entrevista a uma rádio gaúcha. “Fui agredida como mulher, como parlamentar, como mãe. Chego em casa e tenho que explicar isso para a minha filha”, afirmou. “Vou processá-lo criminalmente. (…) Não quero meu nome na voz de alguém que tem uma atitude como esta. (…) Sugiro que as mulheres tenham força e dignidade para seguir esta luta”, finalizou.

Quebra de decoro

O PT e seus deputados sairam em defesa de Maria do Rosário. Afirmam que entrarão com uma representação contra Bolsonaro na Comissão de Ética. Nas redes sociais, a cassação do mandato dele por quebra de decoro parlamentar é pleiteada. 

A deputada Jandira Feghali (PCdoB) fez um discurso incisivo avaliando como “inadmissível” que um parlamentar use o microfone da Câmara para ameaçar de estupro uma outra deputada. 

“Este parlamento não pode ter um estuprador em seus quadros, ou que se admita como tal, ou que se reconheça como criminoso. Isso aqui virou o que? Esta Casa vai conceber a presença de um deputado que ameaça de estupro uma parlamentar que dá sua opinião nesta tribuna? E o parlamentar uso o microfone do Parlamento brasileiro para ameaçar de estupro uma parlamentar e se reconhece como criminoso, e ainda diz que não estupraria porque ela não merece. Nenhum deputado aqui, mulher ou homem, pode admitir um comportamento desse tipo. Aqui não é problema de governo ou oposição. É mais grave. Estamos convivendo aqui com um criminoso explícito que precisa ter uma punição do parlamento brasileiro!”, exclamou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bolsonaro e Sheherazade

    Talvez quando Bolsonaro matar um adversáro político aí então se tome uma providência mais drástica.

    E essa moça, Sheherazade???  O que pretende???

    Qual é a dela?

     

    1. Manter o emprego e ganhar dinheiro

      Ser reacionário, homofóbico e elitista no Brasil de hoje rende muito dinheiro. Até músico esquecido ganha coluna em revista e jornal quando começa a bestializar falas de direitista…

  2. Brucutu

    Nassif,

    Foi justamente nesta cavalgadura, que a população do RJ votou maciçamente na última eleição, foi do alucinado reaça prá xuxu a maior votação do Estado para uma vaga de deputado federal, mais de 400.00 mi votos.

    Alô alô meu povo da Cidade Maravilhosa, socooooorro – Saem de casa prá votar, pregam o voto consciente e coisa e tal, é uma expressiva quantidade de puliticamente corretos e emplacam este brucutu das antigas. Vão votar bem assim lá na pqp.

     

    1. Votei, voto e continuarei… Bolsonaro Deputado Federal…

      O único com colhões no Congresso Nacional para enfrentar a máfia do Foro de São Paulo!

      1. Desqualificado nota 11

        Jorge,

        O fato de você ter votado no desqualificado nota 11 não quer dizer nada, pois cada um vota em quem mais simpatiza para os cargos em dsputa.

        Além do mais, você não está sozinho, muito pelo contrário, fez parte do grupo campeão de votos, parabéns.

  3. Tudo que se diz dela… ou a ela, Maria do Ossário, é pouco…

    Essa mulher, defensora lacrimosa de bandidos, não vale absolutamente NADA!

    Quando se encontrava com o estuprador petista Eduardo Gaievsky, ex-prefeito e durante um bom tempo assessor da então ministra Barbie parananese, Glesi Hoffmann, o quê Maria do Ossário falava com ele? 

    O estuprador petista Eduardo Gaievski foi mantido em altos cargos do governo petista, pior ainda, no núcleo duro da petista Dilma Rousseff, onde Gleisi era uma da principais figuras, respondendo dezenas de processos por abuso, assédio sexual e ESTUPRO, muita das vítimas menores de 14 anos. As provas contra ele eram e são tão contundentes que já foi condenado a quase trinta anos de prisão e ainda não acabaram os processos.

    O quê a deputada petista e ex-ministra Maria do Ossário falou a respeito do estuprador serial petista Eduardo Gaievsky além do comentáriozinho ridículo no twitter?

    Ao autor do texto: opor-se às infâmias petista e esquerdistas em geral não é crime de ódio, aliás qual artigo do CP tipifica a conduta?

    Crime de ódio para a esquerda é qualquer declaração contrário à sua ideologia.

    E se é para ocorrer cassação do mandato de alguém deve ser o da petista Maria do Ossário. A gravação é um forte indício de crime eleitoral cometido pela deputada petista Maria do Ossário. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=m7_RtiWsib8%5D

      1. Vamos lá Alan… onde está a minha essência direitista?

        A) Esfregar na cara da Maria do Ossário o estuprador no alto escalão do governo do qual também participava.

        B) Mostrar o aúdio de uma acusação de crime eleitoral contra a deputada Maria do Ossário.

        C) Dizer que o tal crime de ódio é uma invenção esquerdista para tentar amedrontar os que se opõem a ideologia que impõem.

        D) Dizer que o tratamento para a Maria do Ossário não deve ser mocinha, mas megera, mulher perversa, é muito duro para alguém que chora a morte de um assaltante e não a de um trabalhador.

        E) Chamar a deputada petista de Maria do Ossário, de Ossário, coisa que tem muito mais a ver com ela que o Rosário, afinal de cristã a indigitada nada tem.

        1. Respondo:

          A) Esfregar o que seja na cara de alguém – essa violência gratuita estilo Bolsonaro é típica do direitista;

          B) Enxergar crimes em qualquer suspiro da esquerda, e nunca os ver na direita – essa indignação seletiva é típica do direitista;

          C) Achar que não existe crime de ódio, pois o alvo da acusação desse crime é um direitista – defender os seus a qualquer custo e mesmo diante de um crime é típico do direitista;

          D) Achar que quem defende direitos humanos só se importa com bandidos e não liga pra trabalhadores – essa é o diploma de ensino secundário do direitista!

          E) Definir que só quem é como ele presta (“Maria do Rosário não é cristã devota como eu, logo não presta”…) – isso é o curso universitário do direitista.

    1. Você deveria ter vergonha de

      Você deveria ter vergonha de usar argumentos tão vis para defender Bolsonaro. E se procura argumentos para defendê-lo é porque tem o mesmo nível moral. Nada justifica uma ameaça de estupro. Mais grave ainda é que esta ameaça foi feita dentro de uma das casas da República.  Este covarde agressor dos direitos humanos e das minorias só age com tal desenvoltura porque conta com a impunidade e cumplicidade da mídia e dos partidos oposicionistas, os únicos que tem voz atualmente no Brasil.

      Se olhe no espelho e tente encontrar a ironia que existe na troca do nome de Maria do Rosário para Maria do Ossário. Espero que tenha vergonha do que encontrar dentro desta reflexão.

       

      1. Não estou defendendo o Bolsonaro…

        …apenas colocando os pingos nos “is” e cortando os “Ts”, ele não cometeu nenhum crime, portanto não necessita de defesa.

        A troca é realmente uma ironia:

        O ossário, da Maria, é onde ingressaram apenas os mortos pela ditadura militar, cerca de 380, mas é vetado o ingresso dos restos dos 120 assassinados pelo terrorismo de esquerda no Brasil.

        Rosário é um objeto de culto católico, cristão. E a Maria não é católica na acepção correta do termo e muito menos cristã!

        Um Cristão não defende a legalização do aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o enfraquecimento do papel da família na educação dos filhos e muito menos o ensino da libertinagem sexual nas escolas para crianças de 4 ou 5 anos.

        1. Sr. Rebolla…

          É válido julgar/classificar alguém pelo nome??

          Como vc praticamente afirma que Maria do Rosario deveria ser uma freira porque tem esse nome…

          Você deveria ser dançarina de axé, sr. REBOLA?

          kkkkkkkkkkkkkk

    2. Análise semiológica

      A foto do Rebolla é uma imagem de John III Sobieski, principe da Polônia e Lituana, venceu as tropas turcas em 1675. Segundo o princípe foi Deus que o levou a lutar e que devia somente a ele sua vitória. As informações constam da Catholic Encyclopedia.

      nos anos 2000, foi lançado um manifesto autodenominado de ‘profamilia’ por católicos fundamentalistas da Polônia. Há várias referências a Sobieski, colocando a Polônia como o bastiao capaz de salvar a Europa e resgatar os valores medievais da cristandade. Sobieski é uma referência na ultradireita católica fundamentalista e retrógada da Polônia.Informações constante do livro “Inside the Christina Patriach Movement” com visualização disponivel na internet.

      Rebolla deixou o rabo (com trocadilho) à mostra: é um fundamentalista, fanático e reacionário que quer ver o mundo de volta a Idade Média.

  4. Cada vez que vejo esse

    Cada vez que vejo esse “cidadão”, não consigo deixar de associá-lo ao Alfredo Astiz, militar da repressão argentina, o 

    “Anjo Louro da Morte”. 

    Fama de mau, durão, e  excelente atirador, fez muitas vítimas na ditadura argentina, entre eles freiras francesas, uma jovem sueca e senhoras fundadoras das “mães da praça de maio”.

    Foi a combate na guerra das malvinas afrouxou, se acovardou, afinou, bundou, fraquejou, se entregou aos ingleses sem nenhuma resistência. 

    Era machão com as freiras. Contra soldados armados e preparados, mostrou-se uma galinhazinha.

    E tem gente que apoia esses covardes.

    1. Punhos de renda …

      KKKKKK muito engraçado o emersonbrasileiro punhos de renda. Qualquer hora dessas ele chega ao Brasil. Por enquanto ele espera que isso mude.

  5. Será que Sheherazade é filha

    Será que Sheherazade é filha ou neta de um militar? Essa moçoila quer aparecer de qualquer jeito, e sempre em favor do indefensável. Tão bonitinha e tão ordinária. Só faltava ser um amante do estuprador, ou ter sido estuprada por ele e estar sofrendo daquele mal de quem se apaixona por seu algoz. 

    Enfim, Bolsonaro voltou ao Plenário da Câmara pra prosseguir com suas frustrações pelo fato de não aceitar o fim da ditaura, e querer, a todo custo, que o Brasil se orgulhe daqueles anos tenebrosos. Cadê os tucanos que não dão suas opiniões contra ese canalha?

  6. Cassação do Deputado Jair Bolsonaro

    No site da AVAAZ.org foi aberta uma Petição que já conta com mais de 70.000 assinaturas eletrônicas. Não podemos tolerar esse tipo de atitude de um cidadão brasileiro, quanto menos de um parlamentar, e, sendo assim, não podemos deixar passar mais uma vez, devemos agir, participando da Petição e exigindo a sua cassação. Link para o abaixo-assinado no Avaaz que pede a cassação do deputado: https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_dos_Deputados_Cassacao_do_Deputado_Jair_Bolsonaro_PPRJ/?sKBXieb

    1. Acabei de assinar!

      No Blog ” Vi o mundo”, do Azenha, tem o link para assinar. Ontem tive a oportunidade de ver o vídeo, no qual esse senhor que, infelizmente faz parte de nosso Congresso,  ataca como um animal a ex-ministra. Fiquei indignada com o insulto torpe à Maria do Rosário. Assinei, e já há mais de 73.000 assinaturas. Não podemos deixar passar essa ofensa.

      1. É né, roubar pode! Olhá só, o

        É né, roubar pode! Olhá só, o que ele fala, é pouco, perto daquilo que aqueles políticos teriam que ouvir. Se você realmente é uma pessoa democratica, lute pelo direito de todos falarem o que pensam, principalmente quando contrário à sua opinião, caso contrário, no que você seria melhor do que ele. Cuidado, não se deixe manipular, é sempre importante ouvir, não precisa concordar, basta ouvir e refletir. Pense bem? porque querem tanto calar o Bolsonaro? Você é uma defensora cega do PT, ou uma pessoa que gosta de se informar, pensar e formular sua opinião. Caso você prefira ter sua própria opinião, não tente calar ninguém, ouça à todos. Um abraço. Conto com você na luta pela manutenção da democracia.

  7. Duplo crime

    A meu ver Bolsonaro cometeu 2 crimes no seu discurso: pregou a violação dos artigos 1º e 4º da Constituição (clásulas pétreas) ao pregar o desrespeito ao valor dos direitos humanos, que é um dos fundamentos da República. E ameaçou com o crime de estupro (ameaça é crime) a deputada Maria do Rosário, dando vazão à sua misoginia doentia.

    Com o primeiro crime, desonrou o Congresso, desonrou a Constituição e desonrou a pátria. Com o segundo, como representante de todos os brasileiros, agrediu a todas as mulheres brasileiras representadas na figura da deputada, além de diretamente a própria.

    Tem que ser punido.

      1. Rebolla / Falhas LOGIN/

        Rebolla, ser´qa que você tem hipótese sobre o meu caso de não estar conseguindo fazer login Nem sequer consigo ir ao meu arquivo, pois surge uma mensagem de acesso negado) coo se eu não existisse mais no blog. / Eis toda a mensagem que postei e enveii sinteticamente ao Contato do Blog, mas eles não retornam nada, isto dese a manhã. Alôs: é NICKNAME / (Tive que enviar como visitante acrescentando o dígito “2”, pois se eu tento enviar coo nickname, surge mensagem de que outro usuário já está usando este nome… ) Falhas ao logar, meu PC t´qa todo OK. Recebi mensgem privada mas não pude abrir pra ler. Continuo sem poder fazer login, nao é falha de tecla maiúscula ou minúscula, seja pra apelido seja pra senha. Estou enviando pelo “contato”. Se eu tntar entrar com meu nickname e senha, surge aviso de que outro usuráio está usando nome, senha. Se algúem souber hipóteses (ou estiver co falhas semelhantes) por gentieza, pote encadeado, isto é, sob est meu comentário, somente assim ( enão como mensgem privaa) é que eu retornarei pra ver se há alguma mensagem. O Blog não me responde.

          1. Nassif, passei 2 vezes por esse problema e agora há outro

            Consegui de volta a minha senha e me logar, mas nao estou sendo tratada como cadastrada que sou. Meus comentários nao sao publicados nem inseridos imediatamente na minha página. Fico impedida de participar de diálogos, isso é muito chato e é discriminatório. Por favor peça à sua equipe que resolva, que já reclamei várias vezes e eles nao respondem. 

  8. O mais grave nesta agressão

    O mais grave nesta agressão de Bolsonaro é que dentro de uma das Casas da República ele usou da mesma vergasta que torturadores do regime militar usavam para estuprar e torturar mulheres durante o regime militar.  E só agiu com tal desenvoltura porque conta com a impunidade e cumplicidade da mídia e partidos de oposição, os únicos que tem voz no Brasil atualmente.

    Não é possível admitirmos déspotas como este deputado numa casa de leis do nosso país.

  9. Por que a extrema estupidez é

    Por que a extrema estupidez é tomada e incorporada pela Direita brasileira como uma ferramenta de luta política-ideológica/ Por que a necessidade, quase obsessão, de apelar para a virulência verbal, o machismo, a postura e os trejeitos de sargentões que desaguam seus ódios aos oficiais em cima da soldadesca? 

    Esse deputado é indigno de frequentar qualquer Parlamento do mundo civilizado. Aliás, qualquer ambiente. Agrega radicalismo político, indigência intelectual, falta de educação e humanidade, com o oportunismo político porque sabe que sempre haverá outros degenerados que o apoiarão. Sejam nas urnas, seja nas redes sociais, seja até aqui mesmo neste espaço.

    Morrerei sem entender como uma ideologia política pode ser tão mesquinha ao ponto de desdenhar do maior salto civilizatório de todos os tempos que foi exatamente a incorporação no debate e na práxis política os chamados Direitos Humanos, onde se inclui o respeito às minorias, a repulsa a qualquer tratamento cruel ou degradante, a assistência judiciária universal; enfim, medidas que resguardem a integralidade física, psíquica e moral das pessoas. 

    A única solução que efetivamente serve ao Parlamento, e de resto ao estamento político do país, é excluir esse mentecapto que não só defende, exalta, sublima, posições há tempos expurgadas, porque repudiadas, das sociedades democráticas, mas o faz de maneira truculenta e absolutamente desumana. 

  10. E o PSDB de Aécio, o

    E o PSDB de Aécio, o Democratas, o PPS, nenhum PIO!  Nenhuma palavra para condenar a atitude desse sujeito! Esses partidos não tem qualquer respeito pelas mulheres, mesmo as mulheres que integram seus quadros! 

  11. O que Bolsonaro faz é testar

    O que Bolsonaro faz é testar os limites da Democracia brasileira, que ele tanto odeia, por isso o resto da direita o protege: Bolsonaro é a ponta de lança-do-golpe.

    Por que uma Democracia que permite a parlamentares usar seu mandato para ameaçar mulheres com estupro faria alguma coisa com uma quebra institucional do regime democrático?

    Uma Democracia que não se defende de fato não merece existir, e a fraqueza institucional é o calcanhar de Aquiles da Democracia brasileira.

     

  12. Cadê as mulheres corajosas

    Cadê as mulheres corajosas brasileira para fazerem um abaixo assinado nacional para pedir o impecheament desse safado, reacionário e preconceituoso.

    Sinceramente essa cara passou dos limites.

    As mulheres do PT, vereadoras, dep. estadul, dep. federal, senadoras poderiam liderar essa campanha.

    Vamos lá mulheres de fibra, vamos dá uma resṕosta a esse safado.

  13. Bolsonaro é a cara do PIG

    Enquanto tivermos o PIG e as redes sociais a disseminar preconceitos, defendendo uma conduta sem qualquer civilidade, figuras como este aí serão mais e mais frequentes no nosso parlamento e em diversos cargos eletivos pelo país. A nossa sociedade, devido a grande ignorância e abandono do estado, é, em grande parte, retrógrada e reacionária.

    Precisamos contra-atacar, disseminar a civilidade e o respeito. Onde foi que nos perdemos? Nosso país é campeão mundial em número de homicídios. Por que? Porque somos, em grande parte, bárbaros e violentos. Quem não é precisa estar atento e exigir do governo um combate efetivo a essa cultura de morte.

     

  14. É o que dá agir tarde demais.

    É o que dá agir tarde demais. Esses malucos sempre estiveram por aí, só que agora perderam a modéstia. Se o partido dela não tivesse feito pose de salão quando ela foi chamada de vagabunda (diante de cameras de tv em um debate trivial); se tivessem pelo menos, pelo menos protocolado uma queixa no conselho de ética…

    Qual a diferença daquela ofensa pra essa agora? Só que ele tem mais votos hoje do que tinha naquela ocasião.

  15. Favor corrigir o post:

    Sheherazade divulga notícia falsa para tentar defender Bolsonaro

    FORUM

    Sheherazade divulga notícia falsa para tentar defender Bolsonaro

     

    Na tentativa apressada de desqualificar a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a jornalista Rachel Sheherazade não checou suas fontes e publicou notícia de um site de humor como se fosse verdade

    Por Redação

    As polêmicas envolvendo as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a também deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocorreram ontem (9) na Câmara, têm repercutido em todo o país.

    Após discurso da ex-ministra de Direitos Humanos, Bolsonaro se dirigiu à parlamentar com ofensas machistas. “Não saia não, Maria do Rosário, fica aí. Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, ‘tu’ me chamou de estuprador no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui para ouvir!”, bradou no plenário.

    Nesta quarta-feira, a jornalista Rachel Sheherazade se posicionou sobre o assunto. Como era de se esperar, ela defendeu o deputado. Em uma postagem em seu blog, a apresentadora do SBT lembrou que essa não é a primeira vez que os parlamentares se desentendem. No entanto, negou a responsabilidade de Bolsonaro no caso.

    “Fica claro que a dona Maria começou a provocação e, quando instigou à ira o seu oponente, não aguentou o tranco. Sem mais argumentos, acabou se vitimizando depois do episódio”, afirmou, ao comentar uma discussão entre eles anos atrás.

    Porém, o que chamou a atenção na publicação de Sheherazade foi o fato de ter divulgado uma notícia falsa para embasar seu ponto de vista. No texto, ela reproduziu uma nota do site de humor Joselito Muller, que atribuiu à Maria do Rosário a frase “Quem cometer um crime contra um gay merece a pena de morte”. O site é conhecido por inventar histórias para ironizar fatos cotidianos da política.

    A notícia era tão absurda que dizia que a ex-ministra tentou despistar jornalistas fingindo estar em uma ligação. Porém, teria descoberto depois que o telefone era, na verdade, um controle remoto. “Mais uma vez, Rosário falou sem pensar”, escreveu a apresentadora sobre a confusão com Bolsonaro. Mas parece que a jornalista, apesar de bastante experiente, desta vez, foi quem publicou “sem pensar”.

    O comentário foi divulgado por ela também na Rádio Jovem Pan

    1. Afirmam os biólogos que a

      Afirmam os biólogos que a Evolução é “cega”. Acredito piamente. Como explicar ter desaguado em “evoluídos” do tipo dessa moça? 

  16. Talvez seja por isso que o Jair Bolsonaro defenda tanto…

    Talvez seja por isso que o Jair Bolsonaro defenda tanto a ditadura militar, pois naquela época os militares e agentes da repressão podiam estuprar presas políticas impunimente.

    Quanta à Rachel Sheherazade, só fala besteira. Gostaria de saber o que ela tem a dizer sobre aqueles jovens de classe média que foram presos por tráfico de drogas, e que ela havia defendido anteriormente por terem amarrado e espancado um garoto num poste. 

  17. Essa Rachel Sheherazade

    Essa Rachel Sheherazade calada é uma poetisa (e eu pronúncio sempre “Raxel”, e não “Raquel”).

    Será que ela levou pra casa aqueles “jovens” classe média do Rio presos por tráfico?

  18. BolsonaroXMaria do Rosário

    Concordo com a acusação de crime de difamação contra o Bolsonaro, mas também concordo que a ela também seja imputada. Afinal no vídeo se ver claramente que ela o chama primeiro de estuprador. Várias vezes. E Ces’t fini !!

  19. E vocês, deputadas da oposição?
     

    De acordo com a notícia do 247:

    “ENGROSSA O MOVIMENTO PARA CASSAR BOLSONARO”

    http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/163307/Engrossa-o-movimento-para-cassar-Bolsonaro.htm

     

    As seguintes deputadas abaixo vão se solidarizar com a Maria do Rosário?

     

    ALINE CORRÊA – PP-SP

    ANDREIA ZITO – PSDB-RJ

    ANTÔNIA LÚCIA – PSC-AC

    BRUNA FURLAN – PSDB-SP

    CIDA BORGHETTI – PROS-PR

    ELCIONE BARBALHO – PMDB-PA

    FÁTIMA PELAES – PMDB-AP

    FLÁVIA MORAIS – PDT-GO

    GORETE PEREIRA – PR-CE

    IRACEMA PORTELLA – PP-PI

    ÍRIS DE ARAÚJO – PMDB-GO

    JAQUELINE RORIZ – PMN-DF

    LAURIETE – PSC-ES

    LILIAN SÀ – PROS-RJ

    MAGDA MOFATTO – PR-GO

    MARA GABRILLI – PSDB-SP

    MARINHA RAUPP – PMDB-RO

    NICE LOBÃO – PSD-MA

    NILDA GONDIM – PMDB-PB

    PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE – DEM-TO

    REBECCA GARCIA – PP-AM

    ROSE DE FREITAS – PMDB-ES

    ROSINHA DA ADEFAL – PT do B-AL

    SUELY VIDIGAL – PDT-ES

     

    Obs.: http://www.camara.gov.br/internet/deputado/Dep_Lista.asp?Legislatura=54&Partido=QQ&SX=F&Todos=None&UF=QQ&condic=QQ&forma=lista

     

    1. JBS Friboi é cria da

      JBS Friboi é cria da fantástica política de “campeões nacionais” do governo…

      Não critica não, pra não virar “demotucana” como eu…

      1. Longe de mim criticar a

        Longe de mim criticar a impoluta JBS. Só gostaria de lembrar que foi uma das maiores financiadoras de campanhas nesse última eleição. E pratica um verdadeiro ecumenismo político.

        Vão boicotar ? Sei.

  20. Se não cassarem esse sujeito

    Se não cassarem esse sujeito e cassarem o Andre Vargas, por exemplo, pode acaber com esse congresse e o judiciário, que não valem de nada.

  21. Alôs a Todos / Falhas LOGIN/ mensagem privada mas nao pude abrir

    Alôs: é NICKNAME / (Tive que enviar como visitante acrescentando o dígito “2”, pois se eu tento enviar coo nickname, surge mensagem de que outro usuário já está usando este nome… ) Falhas ao logar, meu PC t´qa todo OK. Recebi mensgem privada mas não pude abrir pra ler. Continuo sem poder fazer login, nao é falha de tecla maiúscula ou minúscula, seja pra apelido seja pra senha. Estou enviando pelo “contato”. Se eu tntar entrar com meu nickname e senha, surge aviso de que outro usuráio está usando nome, senha. Se algúem souber hipóteses (ou estiver co falhas semelhantes) por gentieza, pote encadeado, isto é, sob est meu comentário, somente assim ( enão como mensgem privaa) é que eu retornarei pra ver se há alguma mensagem. O Blog não me responde.

  22. Franquia

    Jair Bolsonaro, hoje, é dono e mentor de uma franquia familiar.

    Arruma – junto com os filhos, e pelo jeito em breve com netos e bisnetos – grossos trocados por cabeça parlamentar, mandando carrtinhas para pensionistas e reservistas das FFAA, em que simula luta renhida pelos direitos – os legítimos e os cartoriais – da curiosa casta castrense. 

    Para manter e ampliar seu eleitorado vale-se ainda de verborragia grosseira e desfundamentada. 

    Desastroso em todos os sentidos, o humano em particular, no dia de hoje, deu mais uma exibição de sua ignorância. 

    Foi longe demais. 

    De quantos Bolsos é feita essa família? 

  23. Duas observações:
    1. pra

    Duas observações:

    1. pra variar, a covardia crônica do governo e do PT é co-responsável por isso; Bolsonaro cometeu óbvia e ululante quebra de decoro parlamentar, caso para cassação. Isso lá em 2003. O governo SEMPRE TEVE maioria no Congresso, poderia ter cassado o boçal tranquilamente. Mas, resolveram “deixar pra lá”. A cobra se criou é hoje é o parlamentar mais votado de seu Estado; 

    2. pior, a cobra já começa a dar cria: SP elegeu seu filho, Flávio Bolsonaro, Deputado Federal. Flávio é um obscuro Escrivão de Polícia, sem qualquer passado de militância política. Se elegeu apenas com o nome do pai. 

    Podem botar mais esse monstrengo na conta da incompetencia politica do governo.

  24. O que o sujeito precisa fazer

    O que o sujeito precisa fazer a mais do que isso para caracterizar quebra de decoro? Quebra de decoro é para valer ou é uma lei decorativa? Os parlamentares devem essa explicação não só às mulheres, mas para todos que levam o Congresso a sério

  25. O que falta

    Desculpe, eu sou apenas um idiota que não entende nada de leis, mas não seria o caso de perda de mandato por total falta de decoro de um representante do povo?

     

  26. Um covarde

    Jair Bolsonaro é um grande covarde, tira muita onda com mulheres, minorias…, mas o dia que o general Leônidas Pires Gonçalves colocou ele no colinho pra conversar o sujeito falou bem fininho, mentiu descaradamente e se acovardou.

  27. Bolsonaro “se explica” e afunda o pé na jaca

    Tenho até dificuldade em acreditar na reportagem que compartilho abaixo, tal é o grau de insanidade.

    Mas, segundo o site ZH, o deputado Bolsonaro conseguiu piorar ainda mais as coisas, ao tentar explicar suas palavras à deputada Maria do Rosário. É estarrecedor. No final, ele ainda dá sua visão sobre o problema da mulher e os direitos trabalhistas, defendendo os pobres empresários que tanto sofrem com a gravidez de suas empregadas.

    Tem áudios no meio, para a gente ter de acreditar (aqui não saíram).

    É de cair pra trás:

    No ZH, 10.12.14:

    Bolsonaro diz que não teme processos e faz nova ofensa: “Não merece ser estuprada porque é muito feia”

    Ex-ministra de Direitos Humanos e PT prometem entrar com representações contra o deputado federal do PP

    por Gustavo Foster
    10/12/2014 | 19p

    Dizer que “não estupraria” a deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merece” não foi suficiente para o também deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Nesta terça, em entrevista a ZH, o candidato mais votado no Rio de Janeiro nas eleições deste ano “explicou” a declaração:

    – Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria – disse, por telefone, Bolsonaro.

    Na conversa de quase uma hora, o paulista diz que respondeu uma frase da deputada, dita em 2003 (“o senhor é quem promove essas violências”), e garante não se importar com a representação feita pelo PT contra ele, muito menos com o possível processo judicial prometido por Maria do Rosário na manhã desta terça. Bolsonaro parece tranquilo com o que disse. Para ele, foi “uma ironia”:

    – Eu sou a vítima. Ela é a agressora.

    Leia a entrevista com o deputado federal Jair Bolsonaro:

    Deputado, o que o senhor quis dizer com aquela frase?
    Que eu não sou estuprador.

    Mas por que a deputada Maria do Rosário “não merece” ser estuprada?
    Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece.

    Mas o senhor acha que tem gente que “merece” ser estuprada? 
    O estuprador é um psicopata, ele escolhe suas vítimas. Não pega aleatoriamente. Não é a primeira mulher que passa ali numa área de penumbra que ele vai pegar e estuprar. Foi uma resposta, uma ironia naquele momento.

     

    Em seus discursos e atitudes, o assunto que mais lhe parece caro é a segurança e a ordem. Porém, no discurso de ontem, o senhor trata com ironia um dos mais graves problemas de violência no Brasil. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, uma mulher sofre violência a cada 12 segundos no país. O discurso do senhor não diminui a gravidade desse crime? 
    Você está usando a mesma linguagem de quando se fala em homofobia. O projeto 5398, de 2013, de minha autoria, aumenta a pena para estupro e propõe a castração química para estuprador. Aumento a pena para estupro de vulneráveis, até 14 anos, pedofilia.

    Ok, mas o senhor entende que são duas coisas diferentes? O senhor fala de penalização para quem comete crimes, eu falo de uma cultura de diminuição da mulher. Não lhe parece que o senhor acaba fazendo com que o estupro se torne um assunto menos problemático do que ele de fato é? 
    Concordo, mas quem começou foi ela. 

    Mas isso importa?
    Importa, sim. O que eu falei foi ironia.

    Mas estupro é um assunto passível de ironia? 
    Lógico que é passível de ironia. Para cima dela… Ora, ela me chamou de estuprador, você queria que eu respondesse como? Ela, como mulher, pode diminuir a questão chamando qualquer um de estuprador? Ela que começou o negócio.

    Ouça parte da resposta de Bolsonaro sobre ironia e estupro:

    Mas não era o caso de tratar seriamente o assunto? 
    Mas como? Ela é uma desequilibrada!

    Mas o senhor respondeu com equilíbrio naquele momento? 
    Ô, companheiro, a minha reação não foi maior que a ação dela. Eu sou homem e não tenho nenhum prazer de ser chamado de estuprador. Tenho filho, tenho família.

    Deputado, esse discurso não trata a mulher como objeto e acaba perpetuando uma cultura de estupro? 
    Olha, vou te dizer uma coisa… Vou renunciar o meu mandato, porque já me acusaram de ser responsável por uma porrada de crimes no Brasil, por causa da minha conduta. E eu sou o cara que mais bate nessa questão de segurança. Se eu for começar a pensar em palavras politicamente corretas, vai ficar difícil de conversar. Não sou politicamente correto.

    Ouça parte da declaração do deputado sobre ser politicamente correto:

    O senhor é muito criticado pela forma agressiva com que trata seus opositores. O que acha dessas acusações?
    Não é agressiva. Se eu dou uma martelada em você por trás, você vai levantar puto, xingar minha mãe. E eu vou falar que é você que está sendo agressivo. A esquerda é especialista nisso, se vitimizam, igualzinho ao período militar: invertem de réu para vítima. Todo mundo foi preso sob tortura, mas ninguém fala o que fez antes de ser preso. Ninguém fala nada. É a especialidade deles, e é o que fizeram agora.

    Ouça a opinião do deputado sobre a esquerda brasileira:

    O senhor está sendo processado pelo PT, e a deputada Maria do Rosário disse que vai processá-lo judicialmente. 
    Tudo bem. É um direito dela. Pode recorrer à vontade, representação, conselho de ética, corregedoria, Justiça. Não quero me defender, não. Eu estava na tribuna da Câmara debatendo um fato passado.

    O senhor acha que a sua frase configura quebra de decoro? 
    Não. Eu recordei um fato passado, nada além disso.

    Mas deputado, a quebra de decoro se configura por “tratar com desrespeito os colegas”. O senhor acha que não aconteceu isso? 
    Não, negativo. Tratei com verdade. A verdade tortura esses caras da esquerda. PT, PSOL, PC do B não podem ouvir a verdade.

    O senhor, como deputado progressista, não tem o papel de trazer a discussão sobre os direitos das mulheres à tona?
    Eu sou liberal. Defendo a propriedade privada. Se você tem um comércio que emprega 30 pessoas, eu não posso obrigá-lo a empregar 15 mulheres. A mulher luta muito por direitos iguais, legal, tudo bem. Mas eu tenho pena do empresário no Brasil, porque é uma desgraça você ser patrão no nosso país, com tantos direitos trabalhistas. Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? “Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade…” Bonito pra c…, pra c…! Quem que vai pagar a conta? O empregador. No final, ele abate no INSS, mas quebrou o ritmo de trabalho. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano.

    Mas qual seria a solução?
    Por isso que o cara paga menos para a mulher! É muito fácil eu, que sou empregado, falar que é injusto, que tem que pagar salário igual. Só que o cara que está produzindo, com todos os encargos trabalhistas, perde produtividade. O produto dele vai ser posto mais caro na rua, ele vai ser quebrado pelo cara da esquina. Eu sou um liberal, se eu quero empregar você na minha empresa ganhando R$ 2 mil por mês e a Dona Maria ganhando R$ 1,5 mil, se a Dona Maria não quiser ganhar isso, que procure outro emprego! O patrão sou eu.

    Ouça o que Bolsonaro tem a dizer sobre os direitos trabalhistas femininos:

    Mas aí a mulher se ferra porque engravida?
    É liberdade, pô. A mulher competente… Ou você quer dar cota para mulher? Eu não quero ser carrasco das mulheres, mas, pô…

     

    Fonte – ZH:

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/12/bolsonaro-diz-que-nao-teme-processos-e-faz-nova-ofensa-nao-merece-ser-estuprada-porque-e-muito-feia-4660531.html

     

     

  28. Olha as mega empreiteiras no
    Olha as mega empreiteiras no meio! Ela novamente! Multi cornos essas empresas… Olha a Gerdau também! Tá ela lá no Instituto Millenium. Patota boa, tudo começou ganhar dinheiro a todo na ditadura e , logicamente, sobrava umas arestas. Quando não em valores, cargos para a árvore genealógica vindoura. Se ganhassem verbas sem toma-lá-dá-cá, tudo bem. Lá tem gente muito boa mesmo, mas, aninhar esses carcarás sanguinolentos e seus afins, por exigências e garantias, foi um grande erro. Enfim, uma corriola surfou nas ondas dos outros… Por falar em “onda dos outros”, percebam: 2014, 50 anos do golpe. 2015, 50 anos da Globo. Precisa de explicação?

  29. BOLSONARO
    Bem, devido a educação e criação recebida de meus pais eu não sou a favor de nenhum tipo de desrespeito ou abuso seja por parte de homens ou mulheres, onde se formos desdobrar o assunto vai dar pano pra manga, quanta coisa a ser discutida. Mais o fato é que Jair neste episódio foi inocente e baixou o nível, mordeu a chumbada, com relação aos ditos direitos humanos, aqui no Brasil pelo menos, ele apita muito mais que em qualquer outro país sério. Pergunte a qualquer família que teve um ente querido morto, estuprado ou humilhado por bandidos se ele receberam apoio, seja psicológico, financeiro ou jurídico por parte de alguém dos direitos humanos, eu, assim como Jair, defendo ordem nas coisas, primeiramente defender as pessoas de bem, bons filhos, pais, mães, contribuintes e por fim os que de certa forma por culpa dos próprios legisladores se encontram fora de qualquer perspectiva de dias melhores, onde a violência é a sua forma de se fazer ser visto e ouvido.

  30. Discurso de ódio

    Vergonhosamente um homem público (eleito pelo povo) e assim representa o povo, está sem compostura nenhuma.  Educação é uma responsabilidade da família, da comunidade e do Estado. Acredito que faltou aí alguma coisa. Deve ser encaminhado a um psiquiatra para avaliar sua postura e com urgência tratar sua saúde mental.

     

  31. Curioso. A maioria dos

    Curioso. A maioria dos comentários aqui, parece, não tenho certeza, dá a impressão de que ter coragem para falar e se defender, mesmo de modo destrambelhado,  é um crime mil vezes pior do que aqueles que roubam o dinheiro público com decoro.Talvez, por isto o Brasil não cresça mais nem 1%.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador