Coletivas e jatinhos desviam foco de votações para abertura de mercado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Enquanto o noticiário estava pautado, primeiro, pela operação da Polícia Federal sobre a aeronave que transportava Eduardo Campos, depois pelo pronunciamento do interino Michel Temer sobre negociação da dívida com os Estados e, em seguida, pela coletiva de imprensa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negando renúncia e defendendo inocência, Comissões da Câmara votam a abertura do mercado nacional ao investimento estrangeiro.
 
Entre as propostas mais impactantes, a Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal já tinha agendado para às 11h, desta terça-feira (21), a análise sobre a exclusividade da estatal. A reunião, entretanto, foi suspensa às 11h45 para a análise de outro projeto de abertura de mercado: a Medida Provisória do Setor Aéreo (714/16). 
 
A intenção de parlamentares do PSOL e do PT era tentar adiar a MP que aumenta a participação de capital estrangeiro em companhias aéreas. Para isso, o PSOL propôs um requerimento de que a votação seguisse artigo por artigo, mas foi rejeitado, impedindo a prorrogação e dando início, de imediato, à votação do projeto que aumenta de 20% para 49% o máximo de investimento estrangeiro com direito a voto nas empresas aéreas brasileiras.
 
A urgência dessa votação paralisou a análise da comissão que retira do poder nacional brasileiro a exclusividade da exploração da Petrobras no pré-sal. Mas ela terá início logo após o fim da votação da MP do Setor Aéreo. Nessa segunda sessão, a Comissão Especial espera já votar o parecer do relator José Carlos Aleluia (DEM-BA), que remove a obrigatoriedade da Petrobras de participar da extração de petróleo da camada. 
 
Hoje, o regime de partilha estabelece que a estatal brasileira seja a operadora exclusiva de todas as etapas da exploração, desde a avaliação dos poços até a instalação e desativação dos equipamentos de produção. 
 
O deputado do DEM preparou um relatório favorável ao autor do projeto – o atual ministro das Relações Exteriores José Serra. Além de acabar com a exclusividade, a proposta desobriga a estatal de participar de pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração.
 
Aleluia tentou minimizar o impacto na proteção do mercado nacional: disse que o projeto de Serra não abandona o regime de partilha, mas “apenas a exclusividade” da estatal como operadora, substituindo essa preferência para a exploração dos blocos.
 
Na mesma tese defendida pelo tucano, o parlamentar afirmou que a Petrobras não tem hoje capacidade financeira, considerando o prejuízo líquido de R$ 34,8 bilhões no ano passado e a dívida bruta atingindo R$ 450 bilhões no primeiro trimestre deste ano. “Não resta dúvida, portanto, que ela não pode arcar sozinha com todos os investimentos requeridos para o tempestivo aproveitamento do pré-sal”, disse o relator.
 
Ao passo que Eduardo Cunha chama os holofotes para a sua coletiva de imprensa sem grandes novidades, apenas em auto-defesa dos processos da Lava Jato, investigadores da Polícia Federal recuperam caso antigo e com os indícios já levantados no último ano, deflagrando operação na manhã de hoje, e o interino tenta desviar o foco com a negociação das dívidas dos Estados, a Câmara avança em projetos de abertura econômica.
 
Acompanhe aqui as votações:
 
https://www.youtube.com/watch?v=zbhB_qmnu7k width:700 height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entregar o público ao privado é o projeto Golpista

    O golpe do PSDB vai serrando o que dá. Foi assim com a Vale, vendendo abaixo do que vale.

    Foi assim com o ensino superior, submeteu o sistema público à vergonha de não ter recurso para água energia e telefones entre 1995 e 2002 enquanto Baeta e o bem instruído e mal educado ministro do PSDB leiloavam o ensino privado que hoje configura a rede Kroton.

    Escrotos sairam dos esgotos e entraram de volta no planalto central pelo canal.

    De dentro do canal deram o golpe. O PMDB é canal.

    Os ratos sorriem com sorrizinho de um do lados da boca sem mostrar os dentes. Ratos acordam quando apagam as luzes!

    O discurso de que somos incapazes é só o que tem. O Finantial Times cantou a bola (mostrou a charge dos galões de petróleo distribuídos aos pobres e os ricos só olhando) e abriu o canal. Veja como operar um país e esgotar seus recursos. Este milêncio tem sido assim! Os galões estão voltando pra mão dos ricos. O preço do petróleo vai subir…..!

    Assim será?!

    Pra SEMPRE??

  2. Agora era o momento de a esquerda, os movimentos sociais e todo

    Agora era o momento de a esquerda, os movimentos sociais e todo o campo progressista encampar de vez a luta pelo pré-sal. Uma espécie de nova versão da campanha o “petróleo é nosso” liderada por Getúlio Vargas. Essa é uma ótima oportunidade para que um novo estadista, que tanto necessitamos, surgisse no país. 

  3. GRAVÍSSIMO

        É isso mesmo que os jornalistas e blogs independentes devem fazer. Noticiar e denunciar aquilo que o PIG e os golpistas fazem na surdina, na calada da noite.

         Desde que li o texto do PLS-131/2015 do JS tarja-preta, eu denunciei a todos quantos tenho acesso. O relator do substitutivo aprovado no início do ano – agora rearranjado para o teor entreguista original – foi Romero Jucá.

         O privatismo corrupto, criminoso e entreguista tem o DNA e as digitais dio tucanato,derrotado nas quatro últimas eleições presidenciais. O caso é de polícia, ou melhor de Segurança Nacional. Se o golpe for revertido, é preciso que a presidente Dilma convoque as FAs e prenda TODOS os conspiradores e golpitas, sejam eles policiais federais, procuradores do MP, ministros do STF, deputados ou senadores. Todos devem ser julgados e condenados por crimes de lesa-Pátria e lesa-Democracia.

     

     

  4. Cambada de facínoras, ladrões de nossas riquezas

    Cafajestes , facínoras, malditos lesa-patria. O povo precisa acordar, expulsar das ruas estes movimentos tipo mbl, o do coreano idiota, etc, que são bancados por fiesp e outros assaltantes

    É agora ou nunca! Expulsar os golpistas

  5. Perfeito

    A notícia não pderia ser melhor: se a Petrobrás não tem como explorar ou por não ter capacidade ou dinheiro, que seja dado ao conselho administrativo a prerrogativa de abrir mão da exploração. Qual o perigo disso? Os indicados são sempre do Poder Executivo!

    1. perfeito…

      O perigo é que a solução para a empresa mal administrada é ser bem administrada . E não ser doada ( é a piada do sofá mesmo!!!). Empregos de vanguarda tecnológica, salários de país industrializado serão todos importados. O que é uma aberração é não termos uma gasolina decente com preço baixissimo. SOMOS PRODUTORES, os maiores do mundo. Nossa empresas deviam dar satisfações à sociedade e não à banca da Bolsa de Valores de algum país estrangeiro. Temos dezenas e montadoras de carro, mercado livre e privado, um dos maiores mercados do planeta e temos que comprar CARROÇAS ( e não me venha com carga tributária/tire todos impostos dos carros nacionais e ainda são mais caros que vendidos nas matrizes) Exija o que é seu direito Brasil. Abra os olhos. Acorde!!! 

    2. perfeito…

      O perigo é que a solução para a empresa mal administrada é ser bem administrada . E não ser doada ( é a piada do sofá mesmo!!!). Empregos de vanguarda tecnológica, salários de país industrializado serão todos importados. O que é uma aberração é não termos uma gasolina decente com preço baixissimo. SOMOS PRODUTORES, os maiores do mundo. Nossa empresas deviam dar satisfações à sociedade e não à banca da Bolsa de Valores de algum país estrangeiro. Temos dezenas e montadoras de carro, mercado livre e privado, um dos maiores mercados do planeta e temos que comprar CARROÇAS ( e não me venha com carga tributária/tire todos impostos dos carros nacionais e ainda são mais caros que vendidos nas matrizes) Exija o que é seu direito Brasil. Abra os olhos. Acorde!!! 

    3. De onde a ideia de que a

      De onde a ideia de que a Petrobras não tem como explorar nosso petróleo?

      A notícia da abertura da Petrobras para capital estrangeiro só é boa para estrangeiros e para brasileiros com complexo de vira-latas, com pouquíssimo senso de patriotismo, não é isso?

      1. Eu também sou da opinião que

        Eu também sou da opinião que não se deve abrir a Petrobrás para estrangeiros, mas mesmo dentro PT isso não é consenso. . E há o áudio vazado da conversa de Lula com Wagner sobre o oré sal, onde ele fala que Dilma deveria fazer um acordo esteatégico com os chineses, já que a Petrobrás não tem condição financeira para bancar sozinha.

        https://m.youtube.com/watch?v=Z1NeHEQ1ths

  6. Uma pergunta

        Ainda existe empresa aerea brasileira ? 

        NÃO.

        Senhores deputados esta MP 714/16 já foi atropelada faz tempo, a discussão dela é tão inócua quanto um discurso de defesa proferido por Eduardo Cunha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador