Comissão da Câmara vai convidar ex-diretores da Petrobras para falar sobre refinarias

Do G1

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir ex-diretores da Petrobras
 
Deputados querem detalhes sobre refinarias de Pasadena e Abreu e Lima. Por se tratar de convites, ex-diretores não são obrigados a ir a sessão.
 
Felipe Néri

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) convites para ouvir os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa. Por se tratar de convites, os dois não têm obrigação de ir ao Congresso.

Os parlamentares querem esclarecer com Nestor Cerveró os detalhes da compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobras, em 2006. A unidade custou aos cofres da estatal brasileira US$ 1,3 bilhão. A compra é investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF). Cerveró foi diretor da área internacional da estatal em 2006.

Já o convite para Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal no último dia 20, é para que ele preste esclarecimentos sobre o envolvimento na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A PF investiga se Costa recebeu propina do doleiro Alberto Youssef para favorecer empresas em contratos para a construção da refinaria. Segundo a investigação, os pagamentos teriam sido feitos entre julho de 2011 e julho de 2012.

O ex-diretor também é investigado pela compra supostamente superfaturada pela Petrobras da refinaria de petróleo de Pasadena, no Texas (EUA), segundo o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro. Após uma disputa judicial com a sócia belga Astra Oil, a estatal brasileira foi obrigada a adquirir a totalidade da planta norte-americana por US$ 1,3 bilhão.

O caso tem sido alvo de diversos pedidos de investigação no Legislativo. Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), formada por deputados e senadores, pode ser criada para apurar o caso. Nas últimas semanas, uma série de requerimentos foram aprovados na Câmara e no Senado com pedidos de informação sobre a compra feita pela estatal, além de convites e convocações de autoridades para esclarecer o caso.

Na sessão desta quarta, apenas o deputado Josias Gomes (PT-BA), votou contra o convite a Paulo Roberto Costa. “Já existe uma discussão na casa sobre um tema que é correlato a este. Julgo que é prudente aguardar os procedimentos que estão sendo tomados sobre a criação da CPI. Não é que não devamos debater, mas se terá fórum especifico sobre o caso, o ideal é que seja discutido lá”, disse Gomes.

Na semana passada, foram aprovados na Câmara convites para esclarecimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que sejam dados esclarecimentos sobre o mesmo caso. Mantega é o atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Ministros
Os deputados aprovaram, ainda, requerimento que solicita audiência pública com os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Defesa, Celso Amorim. O pedido é para que eles discutam com os parlamentares a política salarial de militares na ativa e na reserva. A data ainda do encontro ainda não foi marcada e os ministros não são obrigados a comparecer.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “PF investiga se Costa

    “PF investiga se Costa recebeu propina do doleiro Alberto Youssef para favorecer empresas em contratos para a construção da refinaria. Segundo a investigação, os pagamentos teriam sido feitos entre julho de 2011 e julho de 2012”:

    O que ha de errado com quebra de sigilo bancario a esse ponto?  Que porcaria eh essa de “pagamentos teriam sido feitos” numa historia que envolve a PF?

  2. Pois é, o PT como sempre,

    Pois é, o PT como sempre, dormiu de touca. Caso fossem mais espertos, teriam chamado o pessoal que vendeu a Vale para explicar porque venderam por 3 bilhões um patrimônio nosso que valia trocentas vezes mais. Chamaria para explicar cada venda do nosso patrimônio “no limite da irresponsabilidade”. Mas, como o PT quando desce do palanque esquece de tudo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador