Comissão de Ética começa hoje a decidir o futuro de Cunha

Jornal GGN – O processo de cassação do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, estará em pauta na reunião de hoje (1º) do Conselho de Ética. Às 14h, os deputados devem começar a leitura do relatório de 84 páginas. Em seguida vem a votação.

Já se espera que algum aliado de Cunha peça vistas do processo. Caso essa hipótese se confirme, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo, diz que os votos só serão dados na próxima terça-feira (7).

Ontem (31), o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão encaminhou uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça sobre o rito de cassação de deputados federais. Ele fala em termos gerais, sem tratar especificamente do processo contra Cunha, mas a iniciativa ocorre na reta final da apreciação da representação contra o deputado.

Para os opositores de Cunha na Câmara, a consulta é mais uma manobra com o objetivo de atrapalhar o andamento do processo no Conselho de Ética. Eles lembram que em outras ocasiões, Maranhão deu pareceres favoráveis a Cunha, atendendo a requerimentos de aliados do presidente afastado.

Na reunião de ontem, José Carlos Araújo recebeu três representações da Corregedoria da Câmara buscando o seu afastamento da presidência do Conselho de Ética. Para ele, trata-se de mais uma estratégia para atrapalhar o andamento do processo contra Cunha. “Fui notificado de que tenho cinco dias para responder para a Corregedoria, que encaminhará à Mesa, para votar. Se avaliar procedente, a Mesa encaminha ao presidente do Conselho de Ética, que terá de se afastar. É isso o que querem aqueles que articularam essas representações”, disse.

O parecer do relator Marcos Rogério (que levou quase seis meses para ser finalizado), diz que Cunha quebrou o decoro parlamentar ao mentir na CPI da Petrobras. Na ocasião, o deputado negou que tinha contas no exterior em seu nome. Depois, documentos vindos do Ministério Público da Suíça comprovaram que era mentira.

Com informações da Agência Brasil

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vai dá em nada

    Vamos ter outro teatro. O afastamento (que será por pouco tempo) do cunha foi só para o stf mostrar para a sociedade que é sério, mas não passa de mais um dos tentáculos do golpe.  Está tudo dominado. Etapa por etapa o golpe está se construindo.

     

  2. Já torço para que não cassem

    Já torço para que não cassem o Cunha e deixem esse safado solto.

    Quero ver o Moro explicar a prisão do Lula à sociedade.

    Quero ver esse país pegar fogo, explodir para cima desses traíras golpistas e tendenciosos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador